www.uniaonet.com/afgbdjalma.htm
GUINÉ-BISSAU

PROJETO MISERICÓRDIA E SOCORRO.
Djalma Paiva de Santana _
12/07/05

“...Ebenezer, ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Sm 7: 14

 

Julho de 2005,

 

Amados Companheiros na Grande Comissão,

 

Amados companheiros da Grande Comissão, com muita satisfação que vos escrevo esta carta, para informar-lhes do que Deus esta fazendo aqui no campo missionário através do nosso trabalho, e que seguramente sabemos que este mover de Deus é de muita valia, através da vossa participação. Muito Obrigado mesmo, agora veja com mais um pouco de detalhes, as lutas e as muitas bênçãos recebidas durante estes dias.

 

A Amispa, (Associação Misericórdia e Socorro Portugal Africa), foi criada movida por uma instrução de Deus, que hoje podemos entender numa maior dimensão, os paraques do Senhor: A princípio, não víamos a importância de se criar uma associação, e aos poucos vimos a perceber que com o avanço da Obra, e a pressa que Deus tem para que maior numero de pessoas conheçam a Sua verdade através da pregação do Evangelho de Jesus Cristo, já começamos a usar a associação para melhor agilizar o envio de ajudas com roupas, sapatos, matérias didácticos, e utensílios a Guiné-bissau, para socorrer aos integrantes do projecto e irmãos no geral, que tanto dependem ainda dessa nossa ajuda. Louvo a Deus por essa iniciativa, e que possamos seguir levando a cabo essa missão, buscando em Deus estratégias para melhor avançar com os trabalhos, que na realidade são verdadeiros desafios a nossas vidas. E nada disso teríamos conquistado se não fosse por você, por suas orações, pela sua dedicação em contribuir e divulgar, muito obrigado, em Nome de Jesus!

 

A nossa missão, AMISPA, é uma organização internacional já registrada também no Brasil, Portugal e Africa, de assistência espiritual, social, educacional e filantrópica. Sociedade civil de fins religiosos, sem fins lucrativos ou políticos. Possui carácter evangélico e interdenominacional. Assim sendo, entendemos que o PROJETO Misericórdia e Socorro é uma oportunidade singular para expressar o amor de Cristo Jesus.

Objectivo: Demonstrar o amor de Deus pelos necessitados, alfabetizando usando a Palavra de Deus como fonte de conhecimento e confortar pacientes e familiares, prestando uma ajuda assistencial e espiritual.

Estratégia: Distribuição de alimentos pão e pão, isto é, tanto dando de comer aos que necessitam, bem como ensinando a palavra de Deus dando o pão a alma, através de mensagens bíblicas, de folhetos, músicas, coreografias, em ritmos africanos, realizando eventos e etc. Portanto, bem como nas escolas do bairro de Antula e do Bairro de Belém, as nossas 600 crianças e 18 professores, tem sido uma realidade do nosso dia-a-dia, como aos que recebem assistência na área de saúde através dos nossos obreiros que aguardam a montagem completa da nossa clínica na capital guineense.

Público alvo: Menos favorecidos e pessoas que se encontram a espera de uma solução para suas vidas.

Período: Nas escolas de segunda a sexta feira, de segunda a segunda, no hospital Simão Mendes na capital Guineense, alem de outros locais estratégicos de assistência de saúde na Guine Bissau, aos refugiados em Portugal todos os dias da semana. E nas reuniões com Grupos Familiares, espalhados por vários lares em Lisboa, através de reuniões da Comunidade Missionária (AMISPA).

Local: Guiné Bissau e Portugal

 

A minha esposa, a missionária Reny, acompanhou a visita do Pr. Israel Ferreira na Guiné Bissau, onde tivemos a bênção de recebe-lo, e ele pode constatar toda essa realidade dos trabalhos realizados, visitando cada escola, conversando com os alunos e professores, conhecendo os desafios diários que enfrentamos e uma realidade que necessitamos de muito apoio para continuar com as actividades, que neste ano, tende a crescer com a implantação das aulas noturnas, que com certeza teremos todas os lugares preenchidos, são 600 novos estudantes, a sua maioria são muçulmanos e animistas, misturados com alguns já convertidos, e para isso precisamos imediato de dois geradores de energia, ou duas placas solares, pois, não temos luz elétrica ainda na Guiné Bissau, todas estas necessidades foram vistas por nosso visitante, e seguramente, seguimos confiantes no mover de Deus através da igreja, dos amados irmãos, e da liderança que haja mais sensibilidade da urgência destas necessidades, ainda não houve na pratica nada que mudasse este desafio, mas, continuamos a rogar, que não nos deixe sozinhos nesta batalha, tanto a igreja de um modo geral, bem como você amado irmão, que esta a ler esta carta, ajude-nos a abençoar, contamos com sua participação. “Se um irmão ou uma irmã estiverem necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até ficar satisfeito, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” – Tg 2:15-17.

 

Dia 1º de Junho, é o dia Internacional da Criança, e pela misericórdia de Deus conseguimos alugar um local bem maior para realizarmos um encontro com todos nossos 600 alunos das duas escolas, conseguimos algumas doações, de brinquedos, 4 bicicletas, salgadinhos e doces que animaram a todas aquelas crianças, que tiveram um dia de muitas atividades, e o resultado deste trabalho, vemos através da admiração dos seus pais, que encorajam seus filhos a respeitarem os ensinamentos que eles tem aprendido na escola, que na realidade é a Palavra de Deus, vemos mesmo o mover do Senhor, usando estas estratégias para que eles possam valorizar a comunhão, o respeito pela Palavra de Deus, e seguimento da Fé em Cristo Jesus, nota-se claramente que a semente plantada começa a crescer, e é essa a nossa esperança, de que haja frutos, nossas crianças, seguramente, muito em breve, teremos bons governantes e bons lideres e futuros pastores na nossa Guiné-Bissau, em Nome de Jesus.

 

No dia 28 de Maio passado, realizamos aqui na Faculdade de letras de Lisboa, um evento intitulado “O Dia da Africa Evangélica”. Desde que aqui chegamos, Deus tem nos inquietado com essa visão de realizar-se no mês de Maio uma atividade voltada a divulgar uma africa pouco conhecida, uma africa redimida pelo Sangue de Jesus, que dança, que se alegra, que esta no meio da sociedade influenciando com sua forte cultura e seu grande entusiasmo em mostrar claramente que a alegria que se tem, vem de Jesus. Tremendo amados irmãos, como tem sido estes anos desde que começamos com esta actividades. Este ano mais uma vez foi realizado no anfiteatro desta faculdade, contando com a presença do Cantor Carlinhos Félix, Pr. Jair lara (Maringá), muitos líderes evangélicos portugueses e africanos que estão cá em Portugal, da igreja africana, muitos e muitos participantes, corais, grupos coreográficos, nações como: o Congo, Nigéria, Cabo Verde, São Tome e Príncipe, Guiné-bissau, Angola, Moçambique, Brasil, Portugal, marcaram presença com a representação de suas atividades, a demonstração em palco e em stands, das suas lutas, suas problemáticas, seus desafios e os trabalhos realizados pela igreja, aldeias ainda não alcançadas e o que não podia deixar de acontecer, que foi a apresentação destes povos com as maravilhas que Deus tem usado a cada um para a divulgação e edificação do evangelho nestes países. Foi um verdadeiro mover de Deus, um derramamento do espírito santo de Deus. Veio a mim, uma irmã brasileira, esposa de um pastor conhecido aqui, e comentou-me de que ela nunca na sua vida tinha visto um povo tão alegre e fervoroso em espírito como o povo africano, e na apresentação do louvor pela republica do Congo, ela não podia entender, de como através da dança, Deus movia-se poderosamente naquelas vidas, e ela mesmo estava sendo tremendamente tocada, as suas lágrimas não foram contidas, ela dedicava sua vida ao Senhor, que os usasse com desafios maiores, oferecendo-se para ir até os confins da terra, onde muitos ainda precisam conhecer a Palavra de Deus. Assim, foi amados irmãos, o resultado deste trabalho, trouxe mais união entre a liderança africana aqui em Portugal, e juntos já estamos na programação desta atividade para Maio de 2006, precisamos de suas orações. Nosso muito obrigado a todos que oraram pela realização deste evento neste ano, Deus siga a abençoa-los.

 

Motivos de Oração:

 

- Por minha família, para Deus guardar nosso lar, nossos filhos que cresceram no temor do Senhor, e hoje, já adolescentes, que haja uma boa assimilação de todos estes desafios missionários que enfrentamos diariamente.

 

- Por minha saúde: Ainda seguindo os tratamentos de cardiologia e também de diabete, que Deus interfira com suas poderosas mãos em tudo.

 

- Pelas escolas na Guiné Bissau, professores, que Deus abra as portas para podermos abençoa-los como precisam.

 

- Pela vinda de alguns missionários (Bahia/Rio/São Paulo, belém), que as portas sejas abertas e eles possam ainda chegarem antes de Setembro deste ano, para o começo das aulas noturnas.

 

- Por nossas finanças, para que possamos cumprir todos os compromissos diários e emergências.

 

Que a grandiosa presença do nosso Deus, seja contínua em sua vida, e a força do evangelho de Cristo, possa mover a cada um dos apaixonados pelas almas, de levar o evangelho a cada criatura. “ Missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que contribuem”, contamos com sua participação!

Juntos na Grande Comissão,

 

Pr. Djalma Paiva de Santana – Reny – Isabelita e Dieguito.

 

Para apoio financeiro, pode usar o: Banco do Brasil: agencia 1602-0 C/Corrente: 16606-5

16/9/04 _ Amados companheiros nesta Grande Comissão.

 Julho/Agosto de 2004,
Saudações Cristãs!
Hamessaline Silva, tem aproximadamente 40 irmãos, sendo de que 6 são filhos da mesma mãe, ele é Angolano, filhos da Santomeenses, vive a cerca de 17 anos em Portugal, onde que como muitas dificuldades, conseguiu concluir o seu curso de Psicólogo, sendo aprovado com uma das melhores notas na faculdade de Lisboa. Semana passada, este jovem trouxe a nossa casa um dos seus professores muito bem conceituados no país, onde lhe prestamos uma homenagem pelo êxito do nosso irmão, que com seu testemunho cristão tem alcançado a seus colegas e professores do Grande Amor de Deus. Este jovem, converteu-se através da Pregação da Palavra, fruto dos trabalhos realizados por nossa equipe aqui em Portugal, da Missão Comunidade Lusófona, entre eles estamos com vários jovens, estudantes preparando-se para na sua maioria para regressare m a Africa em seus países de origem. Estamos preparando-os com aulas a lideres a darem assistência a Grupo Familiares, realizado as terças-feiras aqui na nossa casa. Temos jovens de varias partes da africa, onde são discípulados e preparados para exercerem a tarefa de discipuladores em suas casas com cada grupo que esta sendo formado. O nosso irmão Hemessaline, tem em três semanas, cerca de 20 pessoas no seu grupo, a sua maioria, filhos de africanos e ele mora em uma destas grandes comunidades Africanas QUE existem aqui em Portugal, e a maioria nunca tiveram um encontro com Jesus. A irmã Nena, guineense, membro também do Projecto Misericórdia e Socorro, está com 8 pessoas no seu grupo estamos a orar pois ela tem também acesso a muitos outros guineenses muçulmanos que moram próximos da sua casa e do seu bairro ; o Irmão Darlan tem alguns colegas e vizinhos da Angola que estão a desenvolver os estudos e a forma estratégia que desenvolvemos ao estilo que é adaptável a Africa. T em dado certo, Louvamos a Deus, pois, pensamos que esse é um modelo de alcance as pessoas, muito eficaz nesta Europa, tão reprimida e com uma liberdade, que na prática não funciona, em pregar-se ao ar livre a Palavra de Deus. Em estarmos indo a casa das pessoas, Deus tem se revelado para eles, há mais comunhão, e uma integração de novos convertidos, com base na bíblica para entenderem o evangelho e poder seguir ao nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Aos domingos, temos mais de 40 membros frequentes na igreja, e a proporção do crescimento através desta estratégia em reuniões em Grupos Famílias, será grande, Dia 28 de Setembro é o nosso aniversário desta obra aqui em Portugal, a nossa igreja esta realizando uma gincana entre duas equipes e isso tem trazido um forte movimento em participação dos jovens envolvendo toda igreja para esse momento tão especial para todos nós.
Estamos no momento, dando assistência e discipulando a um Sr. que é médico, esta numa fase muito terrível na vida, (AVC e etc.) quase que desasistido pela família, que se esgotou com a situação que aquele homem se encontra, fui procurado e estou a dar assistência a ele, evangelizando, colaborando na área de enfermagem, ele esta no oxigénio, precisa de aspiração e muitos outros atendimentos que necessitam de um atendimento delicado. Tem sido uma bênção a nossa presença, a família tem respirado melhor e aberto o coração para nos aceitar, pois aqui é um pouco difícil essa situação que muito tem há ver com a côr, a raça e etc. Eles não confiam em abri as portas para que as pessoas entrem e evangelizem em suas casas, mas neste caso, estamos vendo o operar do Senhor, precisamos muito das orações da igreja para que Deus c omplete a obra na vida daquele homem e de sua família, pois de acordo como ele se encontrava, já encontra-se em 50% de melhoras. Assim que possa mobilizar-se, é o sonho dele, agradecer a Deus diante da igreja. Oremos por isso, em Nome de Jesus.
Com a vinda do Pr. Quintino Gomes, o pastor da Igreja Evangélica de Belém, a qual estamos a apoiar na Guiné-bissau, e ele ter ficado aqui em Portugal e hospedado na nossa casa, durante 1 mês, houve uma maior integração de vários outros irmãos a nossa residencia, pessoas que nem sabíamos onde estavam aqui em Portugal, muitos vinham ,foram ministrados, muita gente, e muito foi o que Deus operou. Agora com o retorno dele a Guiné, continuamos a atender a muitos irmãos, que vem a nossa casa e outros que temos dado assistência em suas casa, orando, aconselhando-os, (casais e filhos), são muitos os problemas enfrentados por quem chega da Africa por razão de saúde ou mesmo pela oportunidade de trabalhar, muitos estão afastados do Senhor por faltas de assistência, então a nossa missão é a cada dia mais intensa,
A Rney, minha esposa, recém operada (área ginecológica), mesmo nesta fase, teve que ministrar a casais e pessoas que nos procuram. Deus tem dado um renovo nas nossas forças e ânimo para seguirmos com essa obra que encarámos como primordial para todos nós.
Na Guiné estamos em férias escolar. Momento em que a estação do ano é o Inverno, chuvas e com isso muitos mosquitos que é a causador da malária que ainda prolifera no país. Estamos orando, pois neste tempo muitos dos nossos alunos não se encontram e sabemos que não tem outra oportunidade de terem 3 alimentações diárias, muitos deles, quase tomam um “tiro”, significa, uma só alimentação durante o dia, a fome, as doenças (malárias, febre tifóide, febre amarela) são as que lutamos diariamente, e não podemos está indiferente a este desafio. Precisamos das su as orações amados irmãos.
Precisamos de fazer obras nas escolas, pinturas, carteiras escolar, na escola no Bairro de Antula, já foram feitas todas as encanalizacoes e agora precisamos de 5 vasos sanitários para atender a grande demanda dos alunos e professores, que usam os lados das paredes da escola para fazerem o xixi e o coco, e tem-se que limpar quase que diariamente para evitar o mal cheiro e as doenças. Para nós têm sido uma grande preocupação tudo isso, por isso queremos compartilhar convosco destas necessidades.
Agradecemos aos amados irmãos por sua iniciativa em ajudar-nos, por suas orações, pelo ânimo que muitos tem nos dado enviando-nos seus enriquecidos e-mail, também pelas escolas dominicais que estão querendo filiar-se aos nossos alunos na Escola Projecto Misericórdia e Socorro, será uma tremenda bênção essa integração, que esta sendo aberta a todos as classes que assim desejem.
Nossa Gratidão a Deus por sua vida é imensa, peço-lhes que não esqueçam de rogar por nós, levantem clamores pela obra realizada pelo povo africanos através das nossas vidas,, as retaliações, invejas, pessoas sem um verdadeiro compromisso com Deus e sem visão missionária desejosos que toda a obra seja destruída, isso sentimos de perto e os ataques são constantes. Orem, clamem. O Dieguito e a Isabelita, fazem parte deste desafio em orações, orem para Deus proteger suas mentes, pois eles convivem e vivem estes ataques diários, não é fácil.
Vidas, têm sido convertidas e curadas, muitos estão sendo discipulados e alcançados a um compromisso ainda maior em conhecer a Deus e faze-lo conhecido, essa é a força que o Espírito Santo nos tem dado e creio que a você também, em ver que esse trabalho não é em vão no Senhor…portanto meus amados irmãos sejam firmes e constantes sempre abundantes na obra…Aleluia!
Pelo Rei das Naçoes, seus conservo,
Pr. Djalma Paiva de Santana – Miss. Reny - Isabelita e Dieguito.
Falem consoco se desejarem: desde o Brasil: 0021 – 351-9676-76964.
 (Paiva). Esperamos por você! (
frank_mensagens@grupos.com.br)

26/05/2004 Dia 1º de Junho, dia Internacional da Criança Queremos nesta dia, homenagear a cada aluno da Escola Projecto Misericórdia e Socorro, que estão localizadas nos Bairros de Belém/Bandim e Antula, no total de 600 lindas crianças, todas elas estão connosco a três anos, e Louvamos a Deus, por todas as turmas, encontramos ao invés de choro um sorriso de alegria, ao testemunharem da nova vida em Cristo Jesus. Deus tem mostrado a Sua Fidelidade para esses meninos, e a cada dia eles demonstram a Certeza de estarem seguindo aos passos do nosso Grande Mestre. A nossa festinha reunira aos seus pais, na sua maioria, muçulmanos e animistas, que verão as apresentações de coreografias, musicas e danças africanas engrandecendo ao nosso bondoso Deus. Os professores, Sábado, Honorio, Nené, Fernando, Luís entre muitos outros, estão com muito entusiasmo preparando seus alunos a esta tão esperada festa do Dia das Crianças. Precisamos oferecer uma boneca, um carrinho, uma roupa, ou um sapato, algum material didáctico alem de um saquinho de surpresas (caramelos, biscoitos e um suco) para ornamentar e completar nossa festa. Para isso, estamos orando por você, para que Deus possa usa-lo, nos ajude a fazer esta tão linda homenagem, a essas crianças na sua maioria traumatizadas de guerras, sofridas com as enfermidades que alastram a Guine Bissau, mas que não perderam a esperança, e crêem fielmente na Palavra de Deus que as ensinamos diariamente. Participe, sua ajuda será muito bem vinda. Podes usar a conta no Banco do Brasil: Ag: 1602-0 C/Corrente: 16606-5. Muito obrigado - Diarama Buy - Mercy - Deus abençoe sua vida grandemente!!! Juntos na Grande Comissao, Pr: Djalma Paiva de Santana

Pastor Djalma Paiva de Santana To: comin@yawl.com.br Sent: Friday, April 23, 2004 6:59 AM Subject: Carta Informativa - AMISPA Mas em nada tenho minha vida por preciosa, contando que cumpra com alegria a minha carreira e o meu ministério que recebi do Senhor Jesus"(At:20:24.) “De tanta sede, a língua dos bebês gruda no céu da boca; as crianças imploram pelo pão, mas ninguém as atende”. – Lm 4:4 Amados Companheiros na Grande Comissão, A Graça e Paz do Senhor! Deus é Fiel! Temos a certeza da Sua infinita bondade, ao vermos coisas que acontecem, portas que se abrem e outras que se fecham, sentimos o toque do nosso Pai Amoroso, com sua maneira especial de trabalhar com cada um de nós, actuando, e mexendo com nosso carácter, nossas vidas, modeando a Sua imagem. Óh Glória! Temos vivido dias de muitas provas, chegamos as vezes até em querer desisti diante tantos desafios que nos rodeiam. Mas em meio a toda essa tempestade, o Senhor, tem levantado Suas Mãos de Poder, e dado um basta a certas situações, o que nos leva ainda mais a Louvar o Seu Santo Nome. Desde setembro que estamos lutando para enviarmos o contentor a Guiné Bissau, contendo todos os donativos resultados de uma longa campanha, que aos poucos juntamos muitas roupas, sapatos, mateirias didácticos entre muitos brinquedos. Este contentor teria que ter seguido viagem, mas ficamos ao aguardo do navio, que a cada mês passava-se algo que não se podia encaminhar. No final ficamos a espera da liberação de uma documentação, que na verdade até hoje não saiu, dos 2 carros (usados e sem documentação em dias) que nos ofertaram. Foi quando recebemos a orientação de Deus de enviarmos imediatamente o contentor, e deixasse os carros para uma próxima vez. A principio me custou aceitar, pois o carro fará diferença nos trabalho que precisam serem realizados entre a "tabanca", aldeia, e a nossa conecção na cidade de Bissau. O Espirito Santo me convenceu e me deu paz ao coração. Apartir daí, as coisas foram mobilizadas e o contentor finalmente chegou ao destino: Guiné Bissau. Muita alegria poder ver sorrisos nos rostos daqueles irmãos que verdadeiramente necessitam daquelas roupas e sapatos, muito nem mesmo tem para comer, imaginem em comprarem roupas, ainda que sejam até mesmo usadas, por isso chegou numa boa hora e em um bom tempo. Agradeçemos a todos que nos ajudaram, se empenharam, ofertaram, e aos nossos queridos intercessores, sei que grandes são as bênçãos preparadas para cada um de vocês. Eu creio! (Tiago 5:13) "Mudou o Senhor a sorte de JÓ, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o Senhor o último estado de JÓ mais do que o primeiro; (...) Depois disto viveu JÓ cento e quarenta anos; Então, morreu JÓ, velho e farto de dias". (JÓ 42:10-12,16-17) Aqui em Portugal, estamos a desenvolver um trabalho de preparação de lideres para Grupos Familiares, tem sido muita benção, há uma expectativa muito grande e os nossos irmãos, africanos (guineenses, angolanos e santomeenses) que estão connosco, tem demonstrado um forte interesse por essa estratégia de trabalho, devido a que muitos e muitos, nem mesmo tem tempo de irem a igreja, pois seus horários de trabalho, são aqueles menos favorecidos, em dias e horas que não conciliam com os horários de culto na igreja, e com Grupos Familiares será de muita benção, comentou o Saline, um irmão, estudante de psicologia, que estamos a trabalhar com sua família, seus 6 irmãos, a sua mãe a Dona Domingas, que é muito católica e aos poucos tem aberto os ouvidos para ouvir da palavra e atenta ao que Deus esta a fazer na vida dos seus filhos que já são 3 deles que ganhamos para Cristo. Também, a Nena, nossa obreira guineense, faz parte do Projecto Misericórdia e Socorro na Guiné, atendente de enfermagem, esta aqui por acompanhar sua irmã que sofreu um acidente e ficou paralítica, ela esteve muitos meses internada, e agora esta na casa, não pode nem mesmo sair para ir ao culto, e o comentário dela, a Irmã Angelina e da Nena é o seguinte: "Todos que por ali moram, de que será mesmo bem-vindo os cultos nos lares que há muito tempo estavam a espera". Terminando uma primeira parte dos estudos e estratégias de reunião de grupos familiares, com treinamento em algumas dinâmicas ao estilo África, já começaremos oficialmente as reuniões dentro de umas 2 semanas. A Missionária Reny, minha esposa, deslocou-se a Guiné Bissau, afim de realizar uma série de compromissos que nos vinham sendo solicitados mas as condições financeiras nos impediam. Sua oferta voluntária é muito importante e através dela que demos mais esse passo de Fé, mesmo sem recursos suficientes, a minha esposa embarcou a Bissau, lá se encontra a uma semana, e está realizando uma campanha de cultos evangelisticos em diferentes locais de actuação do Projecto Misericórdia e Socorro, Deus tem operado maravilhas, muitas vidas tem sido salvas e outras sendo alcançadas pelo poder de Deus na cura e libertação. Aleluia! Esteve no hospital Simão Mendes, no centro de Bissau, o único a esta em funcionamento na capital a nível nacional, entre muitos pacientes, está o Pai do Nando Embana, um dos professores da nossa escola no Bairro de Antula, esse jovem tem se esforçado para salvar a vida do seu pai, ele está em coma e precisa do apoio financeiro para cobrir as despesas com soros diariamante,com gazóleo para o gerador quando é necessário, entre outras despesas emergenciais. A Reny, já gastou toda sua economia que levou para atender esses casos, cerca de 200 euros, e agora tem que atender ao filho do Zé, um dos nossos filhos na Fé, a criança é mais uma vitima da Febre Tifóide e malaria que estão em epidemia, está muito mal, precisa dos antibióticos para baixar a febre alta que sente neste momento, e a infecção que aos poucos generaliza todo o corpo. Cremos num milagre de Deus para essas vidas tão importantes para o Senhor. A família do Nando esta bastante sensível ao evangelho, muitos deles são animistas, mas ao verem seus resultados frustados, a Reny tem ido com a mensagem da Cruz de Cristo, e muitos deles tem aceitado a Jesus como Salvador. Hoje, teremos uma reunião importante com os pais dos nossos 600 alunos, a Reny, terá a responsabilidade de transmitir para eles de que já no próximo ano lectivo, que começa em Setembro próximo, teremos o apoio de outros missionários (na área de educação e saúde) que juntar-se-ão ao Projecto Misericórdia e Socorro. Há muita expectativa dos professores e dos alunos desta renovada nas escolas. A estratégia tem dado certo, todos os alunos foram constatados que aceitaram e seguem fielmente a Cristo, muitos deles são filhos de muçulmanos e de animistas, mas isso não significa "que filho de peixe, peixinho é", pois agora eles são mesmo filhos do Cordeiro de Deus que tira o pecado da Guiné Bissau, nação tão sofrida e sobrecarregada dos poderes das trevas, e que tem seus dias contados para uma grande explosão do evangelho naquele lugar, a começar pelos pequenos, que estão na sua base de preparo (discipulado nas escolas) para actuarem levando o evangelho aos seus pais e a toda comunidade guineense. Motivos de Oração: 1- Pela saúde da Reny e protecção da sua vida contra todos os ataques do diabo, sabedoria para nas reuniões que ainda tem que serem feitas, com o Ministério da Saúde, com o novo Presidente da Republica, o Sr: Henrique Rosas, e seus acessesóres e com o Embaixador do Brasil, a solicitar apoio a continuação do Projecto na Guiné Bissau e ampliação com a montagem da Clínica de Saúde na capital e postos de atendimentos nas aldeias circunvizinhas. 2- Para que Deus envie obreiros para Sua Seara, muito trabalho e pouquíssimos os obreiros com verdadeiro chamado e disposição da grande renuncia nos campos guineeses. 3 - Pela minha saúde, que Deus trabalhe no meu sangue diminuindo a glicose que muito me encomoda, e recuso-me a aceitar em Nome de Jesus ha vitória da diabete e pressão alta em meu corpo físico. 4 - Pela vida do Dieguito e da Isabelita, para que o Senhor os guarde, e que nesta jornada aqui em Portugal eles possam recuperar seus estudos que estavam bastantes afectados. 5 - Pelas igrejas portuguesas, que tenham mais visão de Deus em abençoar a obra missionária e os trabalhos realizados na Guiné Bissau, que não seja só a Angola, um país que tem ouro como referência, mas a Guiné, vemos ali, almas preciosas para Deus, que o Senhor esteja a levantar guerreiros valentes para nos apoiarem nesta obra tão árdua, mas que Vale a Penas. 6 - Pelo povo Guinenese, que haja uma aceitação das eleições e da vitória do partido político que ganhou as eleições realizadas no 28 de março passado. 7- Para Deus abrir as portas das finanças para a manutenção do Projecto e das despesas no geral aqui em Lisboa com a assistência aos irmãos que nos procuram e solicitam nossa ajuda. 8 - Pela saúde do filho do nosso filho na Fé, o Zé, e contra todo espirito de morte que rodeia a Guiné Bissau, ceifando vidas diariamente que precisam de uma assistência e não encontram. 9 - Pelo seguimento da AMISPA - que Deus esteja nos dando novas estratégias para o alcance de muitas vidas para Cristo, tanto no solo brasileiro, europeu e africano, em Nome de Jesus. 10 - Por todos os intercessores que clamam a Deus por nós aqui nesta obra. Louvem a Deus connosco, pois estamos certos que nossas orações serão todas ouvidas e aceitas pelo Pai, Deus é tremendo e cremos na Vitória nossa pelo poder do Nome de Jesus. As orações valem muito seus efeitos, vale a penas crê. Deus os abençoe, até muito em breve, muitíssimo obrigado amados por podermos contar convosco..._ Pr. Djalma Paiva de Santana - Miss. Reny - Isabelita e Dieguito. PS. Para dá uma mãozinha aos trabalhos realizados, use o: Banco do Brasil. Ag. 1602-0 Conta Corrente: 16606-5.


27/04/2004 Mas em nada tenho minha vida por preciosa, contando que cumpra com alegria a minha carreira e o meu ministério que recebi do Senhor Jesus"(At:20:24.) “De tanta sede, a língua dos bebês gruda no céu da boca; as crianças imploram pelo pão, mas ninguém as atende”. – Lm 4:4 Amados Companheiros na Grande Comissão, A Graça e Paz do Senhor! Deus é Fiel! Temos a certeza da Sua infinita bondade, ao vermos coisas que acontecem, portas que se abrem e outras que se fecham, sentimos o toque do nosso Pai Amoroso, com sua maneira especial de trabalhar com cada um de nós, actuando, e mexendo com nosso carácter, nossas vidas, modeando a Sua imagem. Óh Glória! Temos vivido dias de muitas provas, chegamos as vezes até em querer desisti diante tantos desafios que nos rodeiam. Mas em meio a toda essa tempestade, o Senhor, tem levantado Suas Mãos de Poder , e dado um basta a certas situações, o que nos leva ainda mais a Louvar o Seu Santo Nome. Desde setembro que estamos lutando para enviarmos o contentor a Guiné Bissau, contendo todos os donativos resultados de uma longa campanha, que aos poucos juntamos muitas roupas, sapatos, mateirias didácticos entre muitos brinquedos. Este contentor teria que ter seguido viagem, mas ficamos ao aguardo do navio, que a cada mês passava-se algo que não se podia encaminhar. No final ficamos a espera da liberação de uma documentação, que na verdade até hoje não saiu, dos 2 carros (usados e sem documentaçã o em dias) que nos ofertaram. Foi quando recebemos a orientação de Deus de enviarmos imediatamente o contentor, e deixasse os carros para uma próxima vez. A principio me custou aceitar, pois o carro fará diferença nos trabalho que precisam serem realizados entre a "tabanca", aldeia, e a nossa conecção na cidade de Bissau. O Espirito Santo me convenceu e me deu paz ao coração. Apartir daí, as coisas foram mobilizadas e o contentor finalmente chegou ao destino: Guiné Bissau. Muita alegria poder ver sorrisos nos rostos daqueles irmãos que verdadeiramente necessitam daquelas roupas e sapatos, muito nem mesmo tem para comer, imaginem em comprarem roupas, ainda que sejam até mesmo usadas, por isso chegou numa boa hora e em um bom tempo. Agradeçemos a todos que nos ajudaram, se empenharam, ofertaram, e aos nossos queridos intercessores, sei que grandes são as bênçãos preparadas para cada um de vocês. Eu creio! (Tiago 5:13) "Mudou o Senhor a sorte de JÓ, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o Senhor o último estado de JÓ mais do que o primeiro; (...) Depois disto viveu JÓ cento e quarenta anos; Então, morreu JÓ, velho e farto de dias". (JÓ 42:10-12,16-17) Aqui em Portugal, estamos a desenvolver um trabalho de preparação de lideres para Grupos Familiares, tem sido muita benção, há uma expectativa muito grande e os nossos irmãos, africanos (guineenses, angolanos e santomeenses) que estão connosco, tem demonstrado um forte interesse por essa estratégia de trabalho, devido a que muitos e muitos, nem mesmo tem tempo de irem a igreja, pois seus horários de trabalho, são aqueles menos favorecidos, em dias e horas que não conciliam com os horários de cul to na igreja, e com Grupos Familiares será de muita benção, comentou o Saline, um irmão, estudante de psicologia, que estamos a trabalhar com sua família, seus 6 irmãos, a sua mãe a Dona Domingas, que é muito católica e aos poucos tem aberto os ouvidos para ouvir da palavra e atenta ao que Deus esta a fazer na vida dos seus filhos que já são 3 deles que ganhamos para Cristo. Também, a Nena, nossa obreira guineense, faz parte do Projecto Misericórdia e Socorro na Guiné, atendente de enfermagem, esta aqui por acompanhar sua irmã que sofreu um acidente e ficou paralítica, ela esteve muitos meses internada, e agora esta na casa, não pode nem mesmo sair para ir ao culto, e o comentário dela, a Irmã Angelina e da Nena é o seguinte: "Todos que por ali moram, de que será mesmo bem-vindo os cultos nos lares que há muito tempo estavam a espera". Terminando uma primeira parte dos estudos e estratégias de reunião de grupos familiares, com treinamento em algumas dinâmicas ao estil o África, já começaremos oficialmente as reuniões dentro de umas 2 semanas. A Missionária Reny, minha esposa, deslocou-se a Guiné Bissau, afim de realizar uma série de compromissos que nos vinham sendo solicitados mas as condições financeiras nos impediam. Sua oferta voluntária é muito importante e através dela que demos mais esse passo de Fé, mesmo sem recursos suficientes, a minha esposa embarcou a Bissau, lá se encontra a uma semana, e está realizando uma campanha de cultos evangelisticos em diferentes locais de actuação do Projecto Misericórdia e Socorro, Deus tem o perado maravilhas, muitas vidas tem sido salvas e outras sendo alcançadas pelo poder de Deus na cura e libertação. Aleluia! Esteve no hospital Simão Mendes, no centro de Bissau, o único a esta em funcionamento na capital a nível nacional, entre muitos pacientes, está o Pai do Nando Embana, um dos professores da nossa escola no Bairro de Antula, esse jovem tem se esforçado para salvar a vida do seu pai, ele está em coma e precisa do apoio financeiro para cobrir as despesas com soros diariamante,com gazóleo para o gerador quando é necessário, entre outras despesas emergenciais. A Reny, já gastou toda sua economia que levou para atender esses casos, cerca de 200 euros, e agora tem que atender ao filho do Zé, um dos nossos filhos na Fé, a criança é mais uma vitima da Febre Tifóide e malaria que estão em epidemia, está muito mal, precisa dos antibióticos para baixar a febre alta que sente neste momento, e a infecção que aos poucos generaliza todo o corpo. Cremos num milagr e de Deus para essas vidas tão importantes para o Senhor. A família do Nando esta bastante sensível ao evangelho, muitos deles são animistas, mas ao verem seus resultados frustados, a Reny tem ido com a mensagem da Cruz de Cristo, e muitos deles tem aceitado a Jesus como Salvador. Hoje, teremos uma reunião importante com os pais dos nossos 600 alunos, a Reny, terá a responsabilidade de transmitir para eles de que já no próximo ano lectivo, que começa em Setembro próximo, teremos o apoio de outros missionários (na área de educação e saúde) que juntar-se-ão ao Projecto Misericórdia e Socorro. Há muita expectativa dos professores e dos alunos desta renovada nas escolas. A estratégia tem dado certo, todos os alunos foram constatados que aceitaram e seguem fielmente a Cristo, muitos deles são filhos de muçulmanos e de animistas, mas isso não significa "que filho de peixe, peixinho é", pois agora eles são mesmo filhos do Cordeiro de Deus que tira o pecado da Guiné Bissau, nação tão sofrida e sobrecarregada dos poderes das trevas, e que tem seus dias contados para uma grande explosão do evangelho naquele lugar, a começar pelos pequenos, que estão na sua base de preparo (discipulado nas escolas) para actuarem levando o evangelho aos seus pais e a toda comunidade guineense. Motivos de Oração: 1- Pela saúde da Reny e protecção da sua vida contra todos os ataques do diabo, sabedoria para nas reuniões que ainda tem que serem feitas, com o Ministério da Saúde, com o novo Presidente da Republica, o Sr: Henrique Rosas, e seus acessesóres e com o Embaixador do Brasil, a solicitar apoio a continuação do Projecto na Guiné Bissau e ampliação com a montagem da Clínica de Saúde na capital e postos de atendimentos nas aldeias circunvizinhas. 2- Para que Deus envie obreiros para Sua Seara, muito trabalho e pouquíssimos os obreiros com verdadeiro chamado e disposição da grande renuncia nos campos guineeses. 3 - Pela minha saúde, que Deus trabalhe no meu sangue diminuindo a glicose que muito me encomoda, e recuso-me a aceitar em Nome de Jesus ha vitória da diabete e pressão alta em meu corpo físico. 4 - Pela vida do Dieguito e da Isabelita, para que o Senhor os guarde, e que nesta jornada aqui em Portugal eles possam recuperar seus estudos que estavam bastantes afectados. 5 - Pelas igrejas portuguesas, que tenham mais visão de Deus em abençoar a obra missionária e os trabalhos realizados na Guiné Bissau, que não seja só a Angola, um país que tem ouro como referência, mas a Guiné, vemos ali, almas preciosas para Deus, que o Senhor esteja a levantar guerreiros valentes para nos apoiarem nesta obra tão árdua, mas que Vale a Penas. 6 - Pelo povo Guinenese, que haja uma aceitação das eleições e da vitória do partido político que ganhou as eleições realizadas no 28 de março passado. 7- Para Deus abrir as portas das finanças para a manutenção do Projecto e das despesas no geral aqui em Lisboa com a assistência aos irmãos que nos procuram e solicitam nossa ajuda. 8 - Pela saúde do filho do nosso filho na Fé, o Zé, e contra todo espirito de morte que rodeia a Guiné Bissau, ceifando vidas diariamente que precisam de uma assistência e não encontram. 9 - Pelo seguimento da AMISPA - que Deus esteja nos dando novas estratégias para o alcance de muitas vidas para Cristo, tanto no solo brasileiro, europeu e africano, em Nome de Jesus. 10 - Por todos os intercessores que clamam a Deus por nós aqui nesta obra. Louvem a Deus connosco, pois estamos certos que nossas orações serão todas ouvidas e aceitas pelo Pai, Deus é tremendo e cremos na Vitória nossa pelo poder do Nome de Jesus. As orações valem muito seus efeitos, vale a penas crê. Deus os abençoe, até muito em breve, muitíssimo obrigado amados por podermos contar convosco... Pr. Djalma Paiva de Santana - Miss. Reny - Isabelita e Dieguito. PS. Para dá uma mãozinha aos trabalhos realizados, use o: Banco do Brasil. Ag. 1602-0 Conta Corrente: 16606-5.

16/09/2003 : Orem por Guiné Bissau... ..."Mas em nada tenho minha vida por preciosa, contando que cumpra com alegria a minha carreira e o meu ministério que recebi do Senhor Jesus"(At:20:24.) Amados Companheiros, não parem de orar por Guiné Bissau... GUINÉ-BISSAU Fronteiras abertas em ambiente tranquilo Depois do golpe de Estado, a Guiné-Bissau assiste a um amanhecer tranquilo, como explicou à TSF o director da Rádio Bombalom. Um comunicado adianta que a abertura das fronteiras estava prevista para esta segunda-feira. 10:14 15 de Setembro 03 Em declarações à TSF, o director da Rádio Bombalom disse que a abertura das fronteiras estava prevista para esta segunda-feira, a partir das 07:00 locais (08:00 em Lisboa). «O último comunicado, emitido pelos militares, indica que as fronteiras serão abertas esta segunda-feira, bem como o aeroporto e as viaturas que ontem foram impedidas de circular podem fazê-lo normalmente, a partir das 07:00 de hoje», explicou o jornalista. Para o director da rádio, estes são «indicadores que os militares têm o controle da situação», adiantando que em Bissau está tudo calmo, sem alvoroço e sem patrulhas em movimento. Entretanto, Kumba Yala, regressou a casa, sob forte escolta militar, ficando agora sob vigilância. Um comunicado difundido, esta segunda-feira, pelos militares adianta que os restantes membros do governo deposto estão em casa. Conselho Nacional de Transição Os militares revoltosos anunciaram entretanto que deverá decorrer uma reunião, esta segunda-feira, destinada a criar um «Conselho Nacional de Transição». Assim, este Conselho antecede a formação de um governo que, segundo os militares, vai ser liderado por um civil. Num comunicado divulgado pela rádio, o «Comité da restituição da ordem constitucional e democrática», apelou aos representantes de todos os «partidos políticos, da sociedade civil, do poder judicial e das autoridades religiosas» a participarem nesta reunião, que vai decorrer a partir das 10:00 locais (09:00). . . .
- Informações Úteis Embaixadas Estrangeiras Consulte aqui os contactos dos consulados e embaixadas.. Documentos e Vacinas Informe-se aqui das vacinas necessárias para permanecer na Guiné-Bissau e das moradas das principais clínicas privadas... Economia e Negócios Consulte aqui as moradas das associações empresariais, dos bancos e das principais empresas do país e contacte as entidades responsáveis pelos incentivos ao investimento es trangeiro... Feriados Nacionais Informe-se dos fériados nacionais na Guiné-Bissau! Órgãos Administrativos Consulte a nossa lista dos órgãos de soberania, 16/09/2003

MARÇO / 2003

Amados Companheiros em Missões,

A Paz do Senhor!

Estes são dias muitos críticos na nossa Guiné Bissau, onde há um maior desafio para todos nós. Diante de situações complicadas que atravessa o país, a população guineense, vive o receio de algo acontecer e novamente ter que viver o drama vivido há poucos tempos atrás, onde a guerra ceifou muitas vidas, entre elas inocentes que simplismente morreram, deixando crianças orfãs e muitas famílias desfalcadas sem seus entes queridos. Hoje, nas nossas escolas atendemos muitas destas famílias, crianças traumatizadas, crianças sem terem até mesmo o que comer, o drama destas crianças nos comove muito. Dona Segunda, uma senhora que nos ajuda com a limpeza da escola de Antula, ela tem albergadas na sua casa, várias crianças, e de perto acompanhamos o dia-dia delas. Muitas até hoje asustadas (traumatizadas) com o passado recente das bombas que atravessaram as principais aldeias, e ruas da cidade, e agora com a instabilidade e falta de seguran! ça no país, deixam desde os menores aos adultos numa triste realidade de vida, muitos nem sequer conseguem dormir com mêdo do que pode acontecer durante a noite.
Temos intensificado nas escolas momento de oração, há discipulado, e um acompanhamento de perto a cada aluno e a cada familia. Deus tem operado nas suas vidas, e o que temos visto nas nossas crianças que elas tem sido usadas para encorajar aos seus pais (muitos são muculmanos e animistas - feiticeiros), e a certeza de que Jesus já faz parte deles, isso tem comovido aos pais que em reunião na nossa escola, declararam que seus filhos tem falado de Jesus e mostrado as tarefas de casa, que sempre são acompanhadas com a Palavra de Deus.

Amado irmão, o Preço é Alto, mas Vale a Pena, Deus está neste negócio, é um empreendimento de Fé, vemos em cada benção alcançada um milagre dos céus. Suas orações fazem a diferença, sua vida amado irmão nos incentiva a avançarmos...Louvamos a Deus por sua participação junto conosco neste desafio missionário da última hora.

As greves ocorridas na Guiné Bissau, não tem afastado os nossos obreiros que estão como voluntários Atendentes em Enfermagem, no hospital Simão Mendes. O trabalho da nossa equipe vem sendo de muita benção para a nação. Com carinho, amor, é a forma que levamos o evangelho aqueles pacientes internados naquela única unidade hospitalar a nível nacional. Muitas vidas tem sido salvas para Jesus, ouvimos o testemunho de muitos dos obreiros que regozijam-se em Deus por sentir-se usados pelo Senhor para ganhar almas para o Seu Reino, povos vindos de tribos longíquas da capital guineense, que nunca ouviram a falar de Jesus. Muitos muçulmanos tem escutado o evangelho e nossa equipe tem levado a cabo o que os ensinamos, e a aula tem sido: "Ide...pregai...ensinai a eles tudo que tens aprendido..."

Os desafios prosseguem, mas louvamos ao Senhor, pois sabemos que a vitória já é nossa, em Nome de Jesus! Desde Lisboa, acompanhando o desenvolvimento do projeto na Guiné, também buscando recursos entre ONGs, esse tem sido praticamente o nosso dia-dia, apesar das dificuldades pois as atenções aqui em Portugal estão voltadas para a Angola, e nosso pedidos tem ficado a espera, mas creio em um milagre, você crê meu irmão? Então junte-se a nós em oração por:

1- Levantamento de um Conteiner (Contentor), para enviarmos urgente a Guiné Bissau, com materiais didáticos, alimentos não perecíveis, roupas, sapatos e etc.

2- Por minha saúde, tenho pago um alto preço, vejo que o inimigo não esta nada satisfeito com as vitórias que temos alcançado, vidas sendo resgatadas das mãos do inimigo, estamos como se tivessemos dentro de um abismo, sustentado pelas mãos de Deus, suprido com as orações dos Santos, precisando de ajuda da igreja para não caírmos, e tirando a "força" do atoleiro pessoas completamente pressas por satanás. Orem, precisamos muito do vosso apoio espiritual, e da vossa intercessão. Aqui mesmo em Lisboa temos dado asistencia a famílias africanas em busca de Salvação.

3- Pelas respostas que precisamos das ONGs que temos feito contatos, para ajuda com donativos para a o projeto.

4- Por nossa família, nossos filhos, por suas saúde e também os tratamentos que eles estão fazendo.

Agradeço aos amados irmãos por vossa generosidade, por tua compreenção e apoio dado ao Projeto Misericórdia e Socorro.
Tenho esta matéria do Jornal, gostaria que tivesses também lendo, e sentido um pouco da confusão que se encontra o país neste momento.
__________________________________________________
DATA DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NA GUINÉ-BISSAU NÃO SERÁ ALTERADA

A data das eleições legislativas antecipadas na Guiné-Bissau, marcadas para 20 de abril, "não vai ser alterada", garantiu o presidente guineense, Kumba Ialá.O chefe de Estado da Guiné-Bissau alertou que "quem não está preparado, então que se retire" da corrida eleitoral, num momento em que a comunidade internacional, com o Conselho de Segurança da ONU na linha da frente, aconselha o adiamento das eleições para garantir a transparência e a justiça da votação.

Uma das preocupações da comunidade internacional é que as cerca de quatro semanas que faltam para a ida às urnas não permitem a realização dos requisitos legais, como o recenseamento eleitoral.

As eleições legislativas foram antecipadas para 20 de abril, depois de o presidente Kumba Ialá ter dissolvido o Parlamento em 15 de novembro do ano passado.

_____________________________________


Que o Senhor esteja a despertar em cada um de nós a Paixão Pelas Almas, que nos use como verdadeiros intrumentos para ganhar essas vidas para o Seu Reino, e cumpra-se o "Ide" de Jesus em nossas vidas. Ou seja, vindo, contribuindo, ou intercendo por Guiné Bissau. Una-se a nós por essa causa da última hora!

Juntos na Grande Comissão, seus conservos,

Pr: Djalma Paiva de Santana/ Miss. Reny _ Isabelita e Dieguito.
Para dar uma mãozinha financeira use o:
Banco do Brasil - Agencia: 1602-0 C/C. 16606-5.


Pr: Djalma Paiva de Santana/ Miss. Reny _ Isabelita (13 anos) e Dieguito (9 anos) _

03/02/2003 Graça e paz queridos, O Pr. Djalma tem um trabalho maravilhoso em Guiné Bissau com dois hospitais, ele é um homem de Deus que no momento que foi chamado por Deus deixou tudo e foi as nações falar do amor de Cristo e atender a necessidade dos pequeninos de Deus. Hoje ele está precisando da nossa ajuda não só em oração mas também financeiramente, se o corpo de Cristo não puder ajudar, quem ajudará? Pense nisso, na lista do Grupo tem 1264 nomes se cada um ajudar com R$ 1,00 poderemos ajudar o Pr. Djalma neste momento de difículdade. Segue abaixo a carta que ele me enviou e sua conta corrente para deposito. Deus os abençoe. -- Frank Medina Discípulo de Jesus Cristo S. Paulo, 04/02/03 11 9535-7416 www.ibpp.com.br --------- Mensagem Original -------- De: "Djalma Paiva de Santana Paiva de Santana" Para: "frank Assunto: Urgente...(Correção da Carta)

Data: 03/02/03 22:32 "Elevo meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra..."121:1-2. Amado irmão Frank, Paz do Senhor! Estimado irmão Frank, diante de um desafio de Fé tão grande que estamos atravesando, sentimos de parte do Senhor em compartilhar convosco, para que nos ajude em orações, a trilharmos nesta jornada missionária, pois nos sentimos carenciados de apoio de Soldados de Cristo, com uma visão de misericórdia e que possa nos entender neste momento de socorro. Como, o irmão sabe, fui acometido de dois pré-infartos na Guiné Bissau, onde desenvolvemos um projecto de ajuda humanitária (estratégia evangelistica), e devido aos corre-corre, também a muitas malárias que tive, estou a fazer uma série de tratamentos médicos aqui em Lisboa, onde fui removido por recomendações médicas desde Guiné. Enfrentamos portanto um desafio ainda maior, além de termos que levantar ajuda financeira para o sustento das duas escolas que dão asistência a 600 crianças, os 18 professores, e aos 78 obreiros que estão como atendentes em enfermagem todos voluntários, no Hosp. Simão Mendes na capital guineense, temos outro passo de Fé, que é os custos dos medicamentos, análises, alugel de casa,e gastos no geral que temos todos os meses. Neste momento preciso urgente de comprar os medicamentos cardíacos, estão em aproximadamente uns 500 reais, e por sua ausencia , estou com a pressão muito alta, muitas dores de cabeça, sem nenhum diurético, estou com edemas e outras complicações. Peço encarecidamente vossas preciosas orações, preciso muito do teu apoio, ora para que o Senhor esteja a usar servos a vencermos esse desafio de Fé. Que as mais ricas Bençãos dos Céus, seja sempre presente em vossas vidas. Pelo Rei das Nações, seus conservos, Pr: Djalma Paiva de Santana e Missionária Reny Santana. Para apoio financeiro use o: Banco do Brasil: Agencia: 1602-0 Conta Corrente: 16606-5.

20/12 Guiné-Bissau necessita de «medidas urgentes»

A Guiné-Bissau necessita de «medidas urgentes» para restabelecer a confiança e estabilidade no país. A afirmação consta no relatório do Conselho de Segurança, lida por Koffi Annan, Secretário Geral das Nações Unidas.

O impasse constitucional e a tensão latente entre vários órgãos do governo, especialmente entre o executivo e o sistema judiciário e a legislatura é uma das preocupações da ONU.

No documento lê-se ainda que «o sistema judiciário continua a ter graves insuficientes operacionais».

Orem, para que haja uma interferência, da parte do nosso Poderoso Deus, e que o povo guineense tão sofrido, possa ter um fim de ano em Paz, e que 2003, seja um ano sem sustos, para uma nação que vive como em "pavio de polvora". Neste momento as transmissões da RTP/África foram interditadas pelo governo, já passam mais de duas semanas, e o impasse foi criado com o governo português que está indignado com a medida tomada, e estamos pedindo a intervenção urgente do Senhor, que oriente o presidente Kunba Yala e seus dirigentes a que não deixem a nossa Guiné passar pelo pior novamente, a guerra seria o caos total a aquela nação. Ajude-nos nesta campanha de oração por Guiné Bissau.

Pelo Rei das Nações seus conservos,
Pr:Djalma Paiva de Santana e Missionária Reny.

25/11 Projecto Misericódia e Socorro/ Guiné Bissau/Portugal... Lisboa, 25 de novembro de 2002 Amados Companheiros em Missões, Preciosos Vasos Valorosos de Cristo Jesus, que as mais tremendas bençãos do nosso Pai Celeste esteja em suas preciosas vidas. Nesta madrugada, passamos a orar e conversando com Deus, pude sentir como dor de parto a vossa luta, sentir de perto as responsabilidades que estão sobre seus ombros, e quanto o povo de Deus espera da Igreja neste momento em que o mundo inteiro enfrenta seus inúmeros conflitos. Estender as tendas, entendemos que esta tem sido a visão da igreja, (que véla pelo nome que possue), agradeçemos sempre a Deus por vossas vidas sempre prontos a nos atender, agradeço-lhes as orações por meu pai que se encontrava internado, oramos ao Senhor e Deus decidiu o leva-lo para Si, e hoje meu pai descança com o Senhor, tem sido muito dificiel convivermos de longe com a dor da separação momentânea, mas suas orações amados irmãos, vejo que essa é a razão principal que o Senhor nunca os abandona e sempre esta presente nos vossos momentos mais críticos e desafiantes das vossas vidas Irmão Frank e equipe, temos por voces um amor especial, voces são para nós, incentivadores pela obra missionária, muito obrigado por vosso empenho as nossas vidas e pela obra missionária, através das suas orações vemos os milagres de Deus diante todo desafio financeiro em que estamos a viver diante do aumento em desparado das moedas (Dolar/Euro/Franco Cefar); Tambem os grandes livramentos de Deus, por exemplo,na semana passada, o Dieguito nosso filho de 9 anos,foi atropelado, o carro o atirou longe, e nada aconteceu com ele, foi como amparado pelos braços de Deus...Aleluia! , usando vasos valorosos e discipulos que ouvem e obedecem, as orações valem muito seus efeitos. Reconhecemos tambem, que a igreja, tem despertado muito pelas almas perdidas na África, muitos estão preoculpados com os desafios que estamos a enfrentar com o Projeto Misericòrdia e Socorro, atendendo aos 600 alunos (crianças pobres e necessitadas de ajuda imediata) na Guiné nas duas escolas uma no Bairro de Belém outra no Bairro de Antula, outros irmãos nos perguntam dos 78 obreiros que estão como atendentes no Hosp. Nacional Simão Mendes que parte dele foi destruido durante a guerra e o trabalho voluntário desses amados irmãos guineenses, além de contribuir, e muito, para o desenvolvimento da área de saúde da Guiné, temos ganho muitas vidas para Jesus, o que nos alegra muito. Fomos desafiados pelo Ministério de Saúde, a montarmos uma Clínica em uma aldeia carente, onde o índice de mortalidade, de desnutrição, é muito alto, e eles acreditam no nosso trabalho em reverter esse quadro; Louvamos ao Senhor porque mesmo estando em Lisboa, em tratamento médico, temos sido procurados pelo Minstério de Saúde da Guiné, que apresenta-nos essa tarefa importanssima, é um sonho..., mas segundo o exemplo de dois desafiadores, com uma visão de águia, eles acreditaram na visão que Deus havia lhes dado e partiram a luta, foi o caso de Calebe e Josué Igreja, o que mais me chama a atenção é a determinação daqueles dois jovens, entre os dez espias que foram à terra prometida em missão de reconhecimento. 40 dias depois o grupo voltou, opiniões divididas. Contrariamente à maioria em pânico, estes dois trouxeram um bom relatório: Dez diziam: - Não tem jeito. Mas os 2 discordavam. Disseram: Somos capazes.Devemos subir a qualquer custo e tomar posse... Os israelitas, uma enorme congragação, diziam: Voltemos ao egito, eram pessimistas, é impossivel... Os dois de pés diante da ultidão dizia: Podemos vencer... Os dez viram o problema: os dois a solução. Os dez viram os obstáculos: Os dois viram o caminho... Dez impressionaram-se com o tamanho dos gigantes; os dois o tmanho de Deus. Amados irmãos, o que me chama a atenção era que nenhum dos dois eram mais intelegentes nem talentosos do que os dez. Eles apenas possuíam determinação... Admiro as palavras de Josué e Calebe que sairam do seu coração: " Se o Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar nessa terra, e no-la dará. É uma terra que mana leite e mel...Num.14:8-9... "como pão os devoraremos. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não temais". Irmãos, a visão é essa, levarmos o pão, o nosso pão & pão, da Palavra de Deus e atendermos as suas necessidades básicas como estratégias, para esse povo sofrido, os africanos, usando a área da saúde e de educação, tem dado certo, o Senhor tem aprovado, é hora de avançarmos, os muçulmanos perdem espaço nas aldeias que estamos chegando, o nome do Senhor tem sido conhecido, muitas pessoas estão envolvendo-se com Cristo atraves do nosso programa evangelístico, crianças deixando de irem ao "Fanado", que é a circuncisão com rituais satânicos, enfrentando aos piores e respeitados feiticieiros da Guiné, por amor a Cristo e convicção do que tem aprendido em sala de aula nas nossas escolas. Vale a pena, é um investimento tremendo, podemos avançar muito mais. O propósito de Deus é tão grande com aquele povo e com nossas vidas , que mesmo nós, estando aqui em Lisboa en tratamento médico, e a equipe do Pr: Quintino estando na Bissau, ajudando-nos com os trabalhos, podemos asisti-los através da Igreja que inauguramos, (pela Fé), são 120 guineenses que congregam-se conosco aqui no Bairro de Odivelas em Lisboa, refugiados que vinheram por causa da guerra, tambem temos Ucraneanos, Angolanos, Brasileiros, Russos, Caboverdianos entre outros; Essa é a visão amados irmãos, e estamos certos que esse plano cumpri-se a Visão que Deus tem dado a igreja, profecias , em "estender as tendas", a igreja , chega na Guiné e Portugal, pisando com determinção na Europa/Àfrica, ainda que pequeninos ainda, mas a visão é de Águia, querido Irmão Frank Medina, amados professores de escolas dominicais, todo corpo diretivo da igreja, estudantes, jovens, crianças, adolecent! es, homens e senhoras, corais,departamentos de missões, intercessores, dirigentes de circulo de oração (a irmã, esposa do pastor, e sua grande equipe), e todos os demais grupos, obrigado, por suas instruções, esse avanço devemos a inspiração que Deus tem posto no vosso coração ao nosso respeito e ministério. Obrigado amados servos do Deus Altissimo. Com muitas saudades, despedimos-nos, desejosos de que quando tenhas um tempo, escreva-nos, ou telefonem para nós nosso telefone: 0023 -21.351-2077085, participem do Natal da Guiné Bissau junto conosco, faça uma das nossas crianças e nossos obreiros a sorrirem, contribua, nossa conta bancária é: Banco do Brasil:Agencia 1602-0 Conta Corrente: 16606-5. Dê-nos uma mãozinha! Deus os recompensará com muitas bençãos, é promessa do Nosso Pai, o Rei das Nações. Pelo Rei das Nações, seus conservos


Pr.Djalma e família em Missões, 16/04/02
Amado Irmão Frank, A Graça e Paz! Sempre é de muita benção para nós em sabermos de que o irmão está orando, envolvido nesta "Grande Comissão" conosco, com as missões na África, estando na retaguarda e frente da batalha, neste combate o que nos deixa como família missionária fortalecidos pois sabemos que existe de verdade um exército na ativa, pelejando contra o adversário das nossas almas. Deus realmente é tremendo, e a cada dia Louvamos o Seu Nome porque está sempre atento e não nos deixa à sós. Estamos também orando pela vida do irmão, pedindo a Deus que permita que todos os seus sonhos venham a concretizar-se e que a use em Suas poderosas mãos nesta área através da NET que encontra-se quase virgem ainda no nosso meio e que para nós tem sido de muita benção. Bálsamo, este é o efeito de um apoio, sensação de não estarmos de muitos soldados juntos, de que Deus tem realmente cumprido Sua promessa em está levantando um grande exército de guerreiros à estarem nos dando respaldo espiritual nesta jornada e tudo isto nos faz sentirmos com mais vontade de seguirmos em frente sem olhar para trás, é realmente espinhosa a batalha e precisamos de muita cobertura espiritual a cada momento.
Como o irmão já sabe, somos missionários, pertencentes a Convenção das Ass. de Deus em Salvador -BA, de onde fomos enviados a apoiarmos os trabalhos evangelisticos na África, e nos encontramos na Guiné Bissau com cerca de 1.200.000 habitantes, com 27 etnias diferentes, localizada no Oeste de África, sofreu uma recente guerra onde deixou de uma situação de pobreza para um verdadeiro caos, depois de tantas destruição e neste momento sofre sem recursos e falta de investimentos, lá estamos desde e estamos 1994, voltando ao Brasil pelo tempo da guerra e agora de regresso com nova estratégia dada pelo Senhor para alcance das vidas guineenses, e desenvolvemos um trabalho de ajuda humanitária entre o povo africano, ligados a Igreja Evangélica de Belém (Igreja Nacional - Com o Pr: Quintino Gomes - da etnia Balanta),em um projecto pelo qual gostamos de compartilhar contigo. O Projeto Misericórdia e Socorro, estratégia que o Senhor nos tem dado para trabalharmos na Guiné Bissau, está voltado para duas áreas específicas: Saúde e Educação e Treinamento.
Na área da Saúde, formamos cerca de 78 alunos (obreiros)que após passarem pelo tempo de preparo em matérias bíblica relacionadas ao preparo de obreiros (caráter, vida com Deus, evangelismo e etc),., voluntários que neste momento estão já por quase seis meses como estagiários voluntários no Hospital Nacional Simão Mendes, hospital que também foi bastante afetado durante a última guerra que tivemos nesta nação tão sofredora. O hospital encontrava-se em um estado de calamidade pública, entre os ratos, baratas, urubus, lá se encontravam pacientes acumulados pelos corredores e suas super lotação de enfermarias. Para a irmã ter uma idéia, a sala de pós parto, em cada leito encontravam-se 3 ou 4 mulheres, que não podiam deitar-se e sim sentar-se com seus bebês no colo e de lado, para que coubesse todas as outras numa mesma cama. Colchões danificados, enfermarias abandonadas devido a sujeira e etc, tudo isto enfrentamos como desafio para transformar aquele hospital, então realizamos uma campanha com lixivias (agua sanitária), vassouras e panos de chão adequados para a hinginização de todo hospital. Deus nos abençoou e vencemos esta etapa. E agora nossos irmãos voluntários continuam no hospital a realizarem uma tremenda tarefa em aplicar tudo que aprenderam durante o curso de formação que receberam, apoiado pela Cruz Vermelha Guineense e também pela O.M.S.(Organização Mundial de Saúde).
Deus seja Louvado, hoje muitos pacientes tem tomado conhecimento da Palavra da Vida Eterna, através dos nossos obreiros que sem nenhuma remuneração estão aí , todos os dias, estão por amor a Obra do Senhor. Estamos orando buscando recursos para abençoa-los financeiramente que tanto faz falta, até mesmo dinheiro para comprarem sabão para lavarem suas roupas e também alimentar-se, pelo menos para o básico, que fica em média uns 50 reais por obreiro.
Amado irmão Frank, ajude-nos em oração para Deus abrir as portas e possamos vencermos também este desafio de Fé. De uma coisa estamos seguros de que vale a penas o investimento, semear nesta boa terra o prêmio é prospero e Deus está pronto a fazer isto. São muitas vidas que tem aceitado a Jesus quase na hora da morte neste hospital, também temos conseguido conquistar a muitos lideres muçulmanos que nos dá a oportunidade de instalarmos centros de saúde nas suas aldeias e logicamente nosso enfermeiro será ele mesmo o "Pastor" desta tabanka (aldeia), esta é a estratégia.
Recentemente foi enviado ao Ministro de Saúde do Brasil, o Dr. José Serra, uma carta elaborada pelo Ministro de Saúde da Guiné Bissau, reconhecendo e elogiando a nossa iniciativa em apoio a área de saúde na Guiné Bissau, por isto não podemos parar, sabemos que há muito ainda por fazer, precisamos urgentemente montarmos nossa clinica modelo na capital em Bissau e extende-la as tabankas(aldeias) espalhadas em Guiné Bissau, lugares até que nunca foi pregado ainda o evangelho de Cristo, precisamos de obreiros voluntários profissionais ou não em todas as áreas.
Na Educação estamos com duas escolas nos bairros de Belém/Bandim e no Bairro de Antula, dois importantes e populosos bairros da capital guineense, sem assistência suficiente para atender a grande demanda de crianças e adultos analfabetos, estas escolas estão sendo bastante procuradas. Formamos 18 professores que estão dando toda assistência aos nossos 600 alunos aproximadamente. Não temos carteiras escolares, portanto cada aluno trás seus banquinhos de casa, caminham vários quilômetros muitos deles, mas vão com alegria, materiais didáticos de ensino nos faz falta também, muitas vezes temos atividades fora de sala de aula, na terra (areia), pela falta de giz ou de cadernos das crianças e também de um plano ainda que simples de acompanhamento escolar destas crianças que receberia os nossos 18 professores ainda leigos em muitas áreas e com muito esforço tentam alfabetizar a grande demanda que estão sobre suas responsabilidades. O governo não tem recursos para nos atender, portanto temos que lutar praticamente sozinhos nesta peleja, as casas que funcionam as escolas são alugadas, cerca de 50 dólares mensais cada uma das casas, por ser estrangeiro muitas coisas saem mais caras, mesmo assim este é um preço que se cobra a um guineense. A casa que funciona uma das escolas, localizada no bairro de Antula esta em frente a uma grande casa de macumba, local onde eles usam para fazem um último pacto com o diabo, coisa terrível, temos visto as cerimonias tiramos até fotos, coisas inacreditáveis, nunca vistas antes. Irmã, vemos que o diabo tem por muitos anos escravizado aquele povo e nós estamos bastante atrasados ainda no investimento, os muçulmanos tem procurado investir muito para implantarem sua visão terrível do Alcorão, muitos tem ido por este caminho. Nossa oração é para que realmente nossos alunos que são filhos destes muçulmanos e feiticeiros possam assimilar bem a Palavra de Deus que estamos ensinando a cada dia em sala de aula e possam serem os homens fortes daquela terra. Toda manhã é uma verdadeira alegria na entrada e durante as aulas que terminam por louvarem a Deus exibindo suas danças típicas e louvores compostos pelos próprios professores, uma benção! Vale a Pena querido e amado irmão em Cristo, Deus é Fiel, missões está no coração do Pai, Ele quer nos usar grandemente, fico feliz em saber que estou compartilhando com os irmãos com o coração tão ardentes pela obra de Deus. No momento estamos aqui em Lisboa realizando alguns tratamentos de saúde após termos sofridos 2 pré- infartos que Deus salvou-me a vida e nos permitiu esta em tratamento intenso e daqui de Lisboa estamos acompanhando ops trabalhos na Guiné, com discipulado e apoainando a uma abertura de uma Igreja Lusófona em Lisboa especialmente para nossos queridos irmãos guineenses que sentem algumas dificuldades em congregar-se fora de suas terras, também estamos preparando um evento junto com a Associação Guineense em Portugal que realizar-se-a no mês de maio, onde homenageia-se a África e todos os anos apenas os animistas e muçulmanos participavam, hj estamos motivando aos irmãos a envolverem-se também nesta grande oportunidade para a Igreja do Senhor ser conhecida e mostramos a Europa de que na África (G.Bissau) existe um povo diferente que com a cultura africana louva e engrandece o Nome Santo do Senhor, ajude-nos também em suas orações por este evento. Gostamos muito de sabermos da amada irmã, como podemos seguir contando convosco e pedir-lhes que oremos juntos por esta causa, se desejar contactar-se conosco, nossos telefones são:(0023)351-21.849.9248 ou (0023)351-9676.76964 , por favor nos forneça o vosso numero se possível pois o que enviaste não conseguimos nos comunicar, muito obrigado, Pelo Rei das Nações, Vossos Conservos, Pr. Miss. Djalma Paiva de Santana, Miss. Reny - Isabelita e Dieguito. Para apoio financeiro use o: Banco do Brasil: Ag.1602-0 C/C.16.606-5. Ou Bradesco: Ag: 3001-5 C/C: 0100047-0


Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br -www.uniaonet.com .