http://www.uniaonet.com/afmocchokwe.htm . Projeto Arca - Moçambique : Situação do Honório _ 12/11/02 Amados irmãos: Oremos pelo irmão Honório, em Moçambique. A graça seja convosco. Ezra Ma -"Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho" Fp 1:12 Amém amado irmão Hélcio, O versículo acima, de Filipenses 1:12, descreve um pouco das várias experiências do Honório em sua última viagem ao centro e norte de Moçambique. Depois de ter cooperado com os santos em Chimoio, Catandica, Tete, Moatize, Beira e Mocuba, nosso irmão, que retornou no sábado, 09.11, por volta de 21:00 horas, não estava sentindo-se bem. Hoje, segunda-feira, ficou confirmado que nosso irmão está com malária, "quatro cruzes", segundo análise de sangue. Deverá ficar internado, recebendo os medicamentos no hospital. Como as condições de higiene são precárias, estamos vendo a possibilidade dele vir para casa, como ocorreu comigo quando tive esse problema. Mas ele está bem, lúcido e, de certa forma, sabendo quais eram as implicações de se fazer esse tipo de viagem. O Senhor tem sido conosco, inclusive nessas fases. Peço-lhe orações para que o Senhor nos mantenha com graça para enfrentar essas adversidades, que não são poucas. Inclusive pela audiência com o Diretor de Assuntos Religiosos, que ocorrerá na terça-feira, às 10:00 horas da manhã, que versará sobre o "registro da igreja". Amém! Quanto ao mais, estamos em Cristo e procurando vivê-lo à luz de Filipenses. Em Cristo, seu irmão e conservo, Evilásio.08/11 _ Amado irmão: Saudações da igreja em Maputo a todos os santos! Segue relatório abaixo dos últimos quinze dias, entre os dias 17 a 31 de outubro de 2002.
Na semana passada, numa quinta-feira, dia 24.10, com a ida do Honório, também senti de enviar o Marco para passar uma tarde em Chókwé e cumprir dois objetivos: o primeiro era visitar a irmã Leonora e abrir uma casa para reuniões aos domingos à noite. E, o segundo, contatar os pastores que ficaram de marcar o seminário e cobrar os livros que eu havia vendido a eles. Além disso, fazer essa visita, significava voltar a Chókwé depois de dois meses. Principalmente em se tratando da irmã Leonora que prontamente tinha reagido ao encargo da igreja. Pois bem, com a ida do Marco e seu retorno, o Senhor confirmou o sentimento de que tínhamos que ter ido naquela ocasião. A irmã estava esperando um contato nosso, cobrou nossa visita e ainda deixou aberto a casa de sua filha para realizarmos as reuniões. Com relação aos pastores o melhor dia é a sexta-feira, momento em que retornam das atividades relacionadas à WR. Depois de novo contato com a irmã Leonora, marcamos para retornar dia 03.11, Domingo à tarde, 15:00 horas, a qual iremos confirmar no Sábado.
COM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES DA SEMANA
Utilizamos esse dia para ter uma comunhão de coordenação com os varões. Estavam presentes nessa reunião os irmãos: Manuel, Bambissa, Romeu, Antônio Sinalo, Alfredo e Jorginho. Essa reunião tinha como finalidade vermos como iríamos concluir o livro de Efésios. Na comunhão decidimos que iríamos utilizar as duas semanas finais do mês de outubro para distribuirmos as semanas do alimento diário entre todos os irmãos. Neste caso, ficou da seguinte forma: Romeu Semana 01: Andar no Amor Manuel Semana 02: Andar na Luz Antônio Semana 03: Andar no Espírito Bambissa Semana 04: Uma Vida da Igreja no Espírito Essa distribuição refere-se ao volume 25, sob o título: Andar no Espírito. O volume 24: Andar na Graça e na Verdade", ficou a cargo das irmãs, as quais foram lideradas pelos respectivos irmãos acima, como segue abaixo:
Graças ao Senhor veio um bom número nessa reunião. Muitas caras novas apareceram na reunião. Estamos atualmente lendo o capítulo 04 do livro "Expressão Prática da Igreja". Além das orações é claro. Também nessa última quarta-feira, tivemos um bom desfrute. Todos os irmãos bem encorajados e com espírito liberado. Tem sempre vindo algum visitante, potencial irmão para reunir. Como a Telma, sobrinha da irmã Záida, e Alexandra, irmã do Dinarco. Nesta ocasião lemos o capítulo 05, sob o título "A Unidade da Igreja". Temos lido coletivamente e encorajado os irmãos a compartilharem o que ganharam.
Esse dia, a partir da próxima semana, não o usaremos para reuniões com varões, mas será agora toda Segunda. Será o dia destinado para nossas reuniões de serviço.
A partir dessa semana, retornaremos a utilizar esse dia para desfrutarmos da palavra ministerial. De maneira bem informal. Separando em grupos para leitura dos dias da semana, com compartilhar e uma breve conclusão de um ou dois irmãos. Mas o Sábado passado, 26.10, foi a comunhão de encerramento do Curso Bíblico "A Igreja em 40 Lições". Nessa comunhão pudemos desfrutar de Filipenses 3:8-14. Separamos uma porção do Estudo-Vida de Filipenses, Mensagem 19, Págs.187-189, que fala sobre "NOSSA NECESSIDADE URGENTE DE TER O CONHECIMENTO EXCELENTE DE CRISTO". Fizemos uma programação onde 11 irmãos compartilharam seu sentimento acerca de todo o curso bíblico. Muitos testemunhos ricos. Depois concluímos com a leitura dessa porção do Estudo-Vida e orações. Ficamos também de marcar uma reunião para tratar da questão de como iremos caminhar daqui pra frente. Meu sentimento, até mudanças contrárias, é que a maioria dos irmãos do curso bíblico foram influenciados pela indecisão do irmão Feliciano Antônio, que declarou indiretamente, que vai permanecer com a Igreja Nacional, com a intenção de tentar "buscar" os irmãos de lá. Disse também que irá implantar uma escola bíblica em Mavalane, com a ajuda dos demais alunos, com a finalidade de que essas palavras sejam conhecidas dos irmãos. Depois dessa declaração, senti que todos tomaram o mesmo caminho. Não tenho muita expectativa de que isso mude, mas estou aguardando essa nova comunhão, que partiu da iniciativa do próprio irmão Feliciano. Enquanto isso, nós cá, estamos prosseguindo com os irmãos que temos.
Graças ao Senhor pela conclusão do livro de Efésios. Onde, segundo aquela distribuição, todas os irmãos funcionaram e compartilharam a sua porção dentro do penúltimo volume do Alimento Diário de Efésios. Invertemos os números, porque no penúltimo Domingo, estavam conosco os irmãos de fora, e poderiam não entender a questão da participação da irmãs nesse contexto. O saldo foi muito positivo, veio um bom número de irmãos e o entremesclar está cada vez mais aumentando.
Graças ao Senhor, após a nossa ida ao Brasil, os irmãos reativaram a reunião de jovens. Tem freqüentado uma média de 12 jovens, dentre eles: Antônio Sinalo, Alan Bazagari, Lídia, Rosa, Jorginho, Linda, Telma, Mazula, Rosita, Maira, Delfina e Inês (filha do irmão Fernando),
A penúltima reunião na casa da irmã Carla foi muito encorajador. Ela prontificou-se de trazer uma visitante, amiga sua, que participou em todos os cinco pontos: invocar, ora-ler, ruminar, cantar e falar, e profetizar. Na última terça-feira, dia 29.10, foi na casa do Romeu. A irmã Emília estava bem normal e satisfeita, pois já fazia um bom tempo que não fazíamos isso em sua casa. Compartilhamos lá sobre o invocar o nome do Senhor. Nessa reunião, novamente, todos os irmãos compartilharam para edificação dos santos.
Com o que sobrou dos recursos que tínhamos, em reais, para a compra do computador, usamos integralmente para suprir o deslocamento do Honório até as cidades acima citadas. Sendo que a média de recursos que usávamos para deslocar-nos, para atender às necessidades da expansão era de MT 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil meticais), o Senhor sobejou para que pudéssemos ir além nesse mês, investindo MT 5.320.000,00 (cinco milhões trezentos e vinte mil meticais), além de contribuir para a vinda de dois jovens de Chimoio para entremesclarem-se conosco aqui em Maputo, o equivalente a MT 1.000.000,00 (um milhão de meticais). Além disso, aproveitamos os recursos que entraram da obra, para suprir as despesas de renovação de visto do Marco e Honório, assim como, aproveitando o ensejo da ida à África do Sul, suprir a ida para participarem da conferência e entremesclarem-se com os santos de lá. Também pagamos o cartão de crédito, que desde nossa saída não havíamos quitado, pois os recursos foram insuficientes na ocasião para tal. Dessa forma, estamos em dias com nossas contas, além de ter aproveitado uma promoção, na África do Sul, de impressora, HP - OfficeJet G85 - contendo: fax, copiadora, scanner e impressora. Seu preço normal era de RD 5.000,00 (cinco mil rands), como o desconto era de 50%, pedi ajuda a alguns irmãos, dentre eles um amado irmão de Piracicaba, André Mariano, o qual ofertou o valor integral, R$ 1.000,00 (um mil reais), pouco mais de USD 250,00 (duzentos e cinqüenta dólares americanos). Assim, hoje temos uma impressora que está atendendo bem nossas necessidades.
Esposo: Marcos (não reúne ainda) Filhos: dos 6 filhos, somente a Dorcas de 12 anos reúne. 2. Antônio Sinalo (jovem) 3. Cecília (mãe solteira) 4. Deo (Pai solteiro) Filho: Alan 5. Dilar Esposo: Jorge (reúne infreqüentemente) Filhos: Lídia, Rosa e Jorge Jr. (todos os filhos reúnem) 6. Dinarco Vamos aproveitar o próximo Domingo para falar aos irmãos sobre a questão da gravidez da Celinha e guardarmos a consciência dos irmãos. Noiva: Celinha 7. Fernando Esposa: Léia (não se reúne ainda) Filhos: dos 6 filhos a Silvia é a única que reúne. 8. Marina (está infreqüente) 9. Romeu Esposa: Emília (ainda não reúne) Filhos: Maria Augusta (já está reunindo), Zito e Díreo (estão freqüentando algumas reuniões) 10. Carla (filha do Romeu) Esposo: Inácio (vem a algumas reuniões) Filhos: 3 filhos pequenos (todos reúnem) 11. Guedes (está desaparecido) 12. Linda (jovem) 13. Marta (mãe solteira) Filhos: 2 (ambos reúnem) 14. Dickson (está infreqüente) 15. Zaída Filhos: 2 filhas (ambas reúnem) 16. Telma (jovem) - sobrinha da Záida 17. Alfredo (irmão da irmã Záida) 18. Elza (mãe solteira e irmã da Záida) Filhos: 1 (salinha de criança) 19. Suzana Esposo: não sei seu nome (não reúne ainda) Filhos: 6 filhos. Todos reúnem, inclusive a Mazula de pouco mais de 13 anos. 20. Bambissa Esposa: Hortência Filhos: 3 filhos pequenos 21. Manoel Esposa: Antonieta Filhos: 4 filhos pequenos 22. Ana 23. Rosita (jovem) 24. Maira (jovem) 25. Delfina (jovem)
QUANTO AO MAIS O Resultado da visita a África do Sul (Marco e Honório): Com a ida do Marco e Honório à África do Sul, avultou-se mais ainda a nossa comunhão entre eles, a ponto de irmãos de lá quererem estar conosco no período em que você vier para cá. Assim como, um irmão do Gana que está na Inglaterra, apreciou muito as experiências que estamos tendo aqui. Além de Johannesburg, os irmãos visitaram Pretória e as demais cidades onde há igreja e contatos.
Gostaria de reforçar o encargo para trazer Bíblias e Hinários, podem ser usados. As Bíblias que tínhamos aqui, levamos todas para serem distribuídas entre os irmãos de Chimoio e Catandica. Os hinários pretendemos levar para Chimoio e Beira, uma vez que aqui estamos relativamente bem supridos com os que trouxe. Se possível, peça ao irmão Pedro, para na sua ida a África do Sul, trazer e deixar com o Davi, os dois sacos de dormir que o Kim prometeu. Eles serão muito úteis para o período de sua vinda aqui.
Com a vinda de JAVs e livros, demos entrada, através de visita e carta de solicitação de um espaço na Universidade Eduardo Mondlane, a única Universidade do Estado, para, num período de uma semana, expormos os livros e jornais, além de distribuirmos cartazes de divulgação entre os alunos. Somente não marquei palestra, pois o período em que você estará conosco é época de exames. Mas, em outra ocasião, gostaríamos de contar consigo nesse sentido. Então, entre os dias 18 e 22 de novembro, entre 8:30 h e 21:30 h, estaremos ocupando o Átrio de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane. Ore por nós!
Como ela está prevista para o período entre 03 e 16 dezembro, acredito que a melhor data para sua estada no interior do país, seria a primeira semana, pois seu retorno seria para estar conosco em Maputo e daqui partir para Johannesburg e Kinshasa. Que achas?! Os detalhes estamos considerando e, enviaremos a programação em breve.
No final de semana passado, os irmãos Alfredo e Jorginho (filho da irmã Dilar) foram batizados. Graças ao Senhor! Também, aconteceu um fato curioso na praia. Aproximou-se um rapaz, que ouviu nossa comunhão na beira da praia e orações, tocado pelas palavras, acompanhou-nos até a água, onde batizamos os irmãos. Ele, impressionado com tudo, pediu para nós o batizássemos. Após pregarmos o evangelho e ter recebido o Senhor através de crer com o coração e confessado com a boca, batizamos ele para dentro do Corpo de Cristo. Seu nome é Gibson. O curioso é que seus dados para contato não conferem com o que nos deu, mas de qualquer forma é um salvo que nos deu chance de cuidá-lo. Estamos orando para que ele nos procure.
Os detalhes da viagem do Honório, mandaremos à medida que as coisas forem se consolidando.
|
Participe! Envie-nos seu comentário : uniaonet@uol.com.br - www.uniaonet.com.
.