SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - 20/01/2017
www.uniaonet.com/africasaotome.htm
www.facebook.com/photo.php?fbid=680049875351469



... localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes. Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria... (Wikipedia)

Contexto Descobertas e reclamadas por Portugal no fim do século XV, as ilhas (cujas economias eram baseadas na produção de açúcar) passaram a viver da produção de café e cacau, sendo essas culturas desenvolvidas em plantações com trabalho escravo, que perdurou inclusive no século XX. Ainda que a independência tenha sido alcançada em 1975, as reformas democráticas não foram instituídas até o fim dos anos 80. E mesmo tendo havido eleições em 1991, o ambiente político seguiu sendo de instabilidade, com freqüentes mudanças no governo e tentivas de golpes em 1995 e 2003. A recente descoberta de petróleo no Golfo da Guiné possivelmente terá um significante impacto na economia do país.
Segunda, 09
A grande parte da população é católica nominal. A grande maioria da população é católica, mas a moral da ilha não reflete isso. Noventa por cento das crianças nascem como filhos ilegítimos, a mais alta taxa do mundo. Ore para que a Igreja possa experimentar uma renovação que desafie o vazio da religião do povo.
Terça, 10
- Missionários Ore pelo Pr. Amaury Braga. O Pr. Amaury Braga é um dos líderes da DAWN (AD2000) e tem estado envolvido com grandes projetos de interecessão, implatação de Igrejas e do Ide. Ele está neste momento entre a Tailândia e a Índia. Ore para que o Senhor abençoe essa viagem e todos os alvos sejam atingidos. Interceda também por sua família, em Pouso Alegre - MG, ministério e por proteção e direcionamento do Senhor em todo o tempo.
Quarta, 11
Ore por um impacto evangelístico duradouro em S. Tomé e Príncipe. O crescimento evangélico acelerou desde a independência, principalmente por causa do trabalho de igrejas portuguesas, e mais recentemente de brasileiros e nigerianos; tendo se intensificado a partir do fim dos anos 90. Ore para que esses missionários possam causar um grande impacto evangelístico e de implantação de Igrejas nestas ilhas.
Quinta, 12
- Missionários Intercedamos pelas eleições na Índia. Seguem os pedidos de oração que o Pr. Amaury passou para que intercedêssemos: "As eleições estão chegando e se o partido do governo for maioria e ganhar as eleiçõoes, os cristãos e a Igreja que já estão debaixo de muitas ameaças poderão passar por muitas retaliações. Sabemos que a oração do justo tudo pode e que 1 Tm 2:1-4 é real quando o povo de Deus busca o trono por situações como estas. Aqui estão algumas razões para estarmos orando, pois o governo tem prometido o seguinte: a - Eles irão banir a possibilidade de conversão de hinduísmo para Cristianismo; b - Eles banirão toda e qualquer ajuda financeira de entrar no país, para a igreja e obra missionária; c - Banirão a matanca de vaca; d - Construirão um templo a deusa ayodhya e imporão idolatria; e - Perseguirão os Cristãos de forma sistemática.
Sexta, 13
Ore pelo desenvolvimento da liderança local no arquipélago. Interceda pelo desenvolvimento de congregações lideradas pelo povo local, com líderes cristãos treinados de maneira efetiva e que treinem a outros também. Ore pelo sustento local dos obreiros nacionais e pelo lançamento de um centro de treinamento interdenominacional. Ore também para que obreiros maduros de outras nações possam ir servir no treinamento e fortalecimento da Igreja de São Tomé e Príncipe.
Sábado, 14
- Estados Brasileiros Ore pela Bahia. Com a proximidade do carnaval, a Bahia torna-se centro das atenções do país pela festa à carne que ali acontece. Ore para que isso se reverta e que Salvador venha a ser conhecida pelo Salvador dos Povos, o Senhor Jesus Cristo, e não pela promiscuidade que invade as ruas dali e é transmitida para todo o Brasil e o mundo. Interceda também pelos ministério que desenvolverão trabalhos evangelísticos naquele estado (especialmente em cidades como Salvador, Ilhéus, região da Linha Verde, Porto Seguro e outras litorâneas), afim que sejam muito prósperos e muitas vidas sejam salvas do inferno através deles.
Domingo, 15
Ore pelos menos alcançados em São Tomé e Príncipe. Os segmentos menos alcançados da população são os insulanos de Príncipe, os angolanos rurais e os trabalhadores braçais contratados; tendo cada grupo seu próprio dialeto crioulo. Ore pela salvação deles, e também para que sejam desenvolvidos trabalhos específicos e duradouros para com eles. Ore para que convertidos de dentro desses grupos possam ser discipuladores de seu próprio povo.

pelospovos@grupos.com.br : 09/02/2004 Boletim 068 - São Tomé e Príncipe Queridos, graça e paz! Dando seguimento a nosso projeto de oração pelos países de população falante (total ou parcial) da Língua Portuguesa, nesta semana oraremos pelo pequeno arquipélago de São Tomé e Príncipe. Um abração forte, o Senhor os fortalça e faça resplandecer sobre nós o Seu Rosto. Seu irmão e servo, Leandro

Amilton, Adriana e Asafe _ 10/02/06

Olá irmãos,
 
Orem pela situação política de São tomé e Príncipe. As eleições legislativas se aproximam e o clima de confusão já se faz sentir. Estas eleições coincidem com o início da exploração de petróleo. Ja se sabe que aqui no golfo da Guiné se encontra a maior reserva de petróleo não explorada do mundo. Por isso todos querem chegar ao poder. Além disso há interesses internacionais (EUA, China, Europa) em jogo. Cada potencia interessada no petróleo financia a campanha dos seus representantes. Temos medo que a campanha tome áres de guerra. A compra de votos, por aqui é chamada de "banho", envolve tanto dinheiro que chega a ativar a economia do país. A evangelização está altamente prejudicada. Tememos pela integridade dos crentes que vivem no limiar da miséria e que em ocasião como estas são tentados à corrupção. Estou trabalhando com alguns líderes comunitários (alguns deles são crentes), para que procurem canalizar as ajudas eleitoreiras de modo a que resulte em benfícios coletivos para as suas comunidades.  A Associação comunitária de uma vila  próxima da nossa casa aceitou esta orientação e decidiu não aceitar dinheiro e ajudas individuais, mas apresentou um projeto por escrito pedindo a imediata instalação da rede de energia  elétrica, água potável,  e a construção de uma ponte de acesso a vila. E hoje os líderes da vila vieram a minha casa dizer que pelos vistos terão seus pedidos atendidos em breve, inclusive foram hoje recebidos no palacio presidencial. Isto parece esquisito, mas  esta é a única época em que o povo tem acesso aos políticos. Ou pior ainda,  esta é a única época em que os políticos  fazem algum investimento na área social.
 
Um abraço
 
Amilton C. Bernardo
= =

26/01/06 Alô, Saudações desde São Tomé e Príncipe deste lado de cá do Oceano Atlântico, agradecemos imensamente vossas orações. Uso a Internet e estou pronto para dizer alguma coisa sobre STP aqueles que nos solicitarem. Estamos aqui a oito anos e temos uma visão ampla da obra e das suas necessidades. Um grande abraço Vosso conservo Amilton  C. Bernardo
= = =
www.actosministry.net ACTOS Ministry_ Pr.Josenildo Muller February 02, 2006  Olá amados, gostaria imenso que nos dessem o endereço de e-mail do pastor Amilton C. Bernardo de São Tomé e Príncipe. Obrigado, P.O. Box 166 Rosettenville 2130 Johannesburg South Africa tel: +27114351363 fax: +27114352257 mobile: +27823653262
= =

Cláudio Martinowski _ 20/01/06  Estimados irmãos,
Saudações.
Estou enviando as últimas informações sobre o trabalho em São Tomé e Príncipe a pedido da irmã Laura Feliz; são informações sobre o andamento do trabalho porém se ela precisa de informações gerais sobre o país ou outras, poderei lhe enviar.
No Amor de Jesus,
Cláudio Martinowski
 
From: familia-bernardo To: OBREIROS Sent: January 18, 2006 
 
Estimados irmãos e irmãs, a finalidade desta é expressar a nossa profunda gratidão pelo seu constante apoio à nossa família e ao trabalho do Senhor aqui em São Tomé e Príncipe. É verdade que estamos em dívida no que se refere às informações. Pedimos que nos perdoem e nos compreendam. Não é falta de tempo, nem de vontade, mas de concentração para ordenar os pensamentos e, às vezes, de equipamentos funcionais. Assim esperamos através deste Boletim suprir esta falta. FAMÍLIA: Temos passado por uma fase de lutas, desânimo e fraquezas, mas o Senhor nos tem sustentado. 2005 foi o ano que mais recebemos visitas e nisto percebemos o amor e o cuidado do Senhor em nos prover companhia e cooperação. O alívio decorrente da ajuda destes amados irmãos nos permitiu terminar o ano de cabeça erguida e com coragem para planejar e incentivar as atividades ministeriais para o corrente ano. A Adriana e as crianças desfrutam de boa disposição e saúde. Asafe, freqüenta a primeira classe da escola primária e está animado, pois já consegue ler algumas palavrinhas. A Aninha continua cheia de apetite e, como é típico das mulheres, fala muito. Ela tem orgulho da sua naturalidade portuguesa e consegue reconhecer a bandeira e as cores de Portugal sem, porém, nunca esquecer de ressaltar: "sou do ebil", sua maneira de dizer sou do Brasil. Planejamos deixar São Tomé no segundo semestre deste ano. Ainda não sabemos por quanto tempo, nem para onde ir ou o que fazer, Mas precisamos de um "ano sabático" em nosso ministério. Apenas aguardaremos o retorno do casal Ivanor e D´jamila para nos substituírem. IGREJAS: A igreja na capital prossegue com um bom crescimento quantitativo, porém a árvore que cresce precisa aprofundar suas raízes e isto não vem acontecendo. Como estamos afastados de lá a cinco anos e dispomos de pouco tempo para trabalhar com a igreja, já não exercemos a influência dos primeiros anos. Temos encontrado certa resistência ao confrontarmos certas práticas que inibem o crescimento e a vida normal da igreja. OREM pelos novos convertidos e pelo casal Agapito e Eunice para que tenham saúde e capacitação para o ministério que desenvolvem. A congregação na Pinheira vai bem e já conta com mais de 30 pessoas convertidas. A igreja em Ribeira Afonso enfrenta muitas dificuldades. O jugo desigual no amor tem colocado metade dos irmãos em disciplina e o processo de restauração está sendo penoso, ocupando grande parte do nosso tempo e preocupações. OREM pelo irmão Inácio Quaresma, nosso cooperador ali. A igreja em Nova Canaã, vai bem, tem havido bom crescimento e compromisso em servir. Visitamos semanalmente três vilas nas proximidades da casa de oração onde tem havido muito interesse e bons resultados. Iniciamos recentemente um programa evangelístico para adolescentes com idade ente 13 e 19 anos. É a "Operação Timóteo" pois o propósito é evangelizar, ganhar e discipular adolescentes. Para atingir este fim, iniciamos recentemente atividades esportivas e educativas com os rapazes e uma classe voltada para aprendizagem de atividades domésticas como forma de atingir as moças. Em breve iniciaremos duas classes de alfabetização com 28 alunos cada uma, é o nosso desejo o ensino e a prática do artesanato e quando tivermos espaço físico e equipamentos poderemos ensinar Informática. Pretendemos atingir 150 adolescentes das vilas e aldeias próximas a Nova Canaã. Todos os nossos obreiros são voluntários da própria igreja local. Esta é uma região muito pobre e com nenhuma assistência do governo, estamos certos que a operação Timóteo abrirá muitas portas e atrairá muitas pessoas para Cristo. Temos servido uma refeição como complemento alimentar para aproximadamente 300 crianças que freqüentam uma das nossas classes bíblicas dominicais, pois temos observado que nos arredores de Nova Canaã existem muitas crianças desnutridas e anêmicas. Pensamos em concentrar este atendimento na região de Nova Canaã, atendendo diariamente 120 crianças. Precisamos construir um refeitório e uma cozinha para este fim, para isto pedimos suas ORAÇÕES. No Amor do Senhor, seu conservo em Cristo, Amilton Cardoso Bernardo, São Tomé e Príncipe, África

Cláudio Martinowski _ 20/12 Estimados irmãos, Obrigado pelas informações missionárias, Sou missionário na cidade de São José dos Pinhais - PR, e estarei viajando para São Tomé e Príncipe, na Àfrica, passarei o mes de Janeiro e iníciode Fevereiro lá. O Propósito é auxiliar o missionário Amilton Cardoso Bernardo em diversas atividades. O Projeto é construir uma casa para o missionário, já recebemos ofertas que correspondem a aproximadamente 30% do valor necessario para a construção. Orem por nós. No amor do Senhor

Celso Luiz _ 01/12 Notícias Urgentes de São Tomé e Príncipe, África Natal, 1 de Dezembro de 2002 Amados irmãos, colegas de ministério. Acabamos de receber esta mensagem, enviada ontem, sobre o irmão AMILTON CARDOSO BERNARDO, que é missionário em São Tomé e Principe- Africa. Ele tem tido um problema que a princípio até suspeitava ser malária ( paludismo - comumente chamado lá), ma o fato é que sentia imobilidade nas pernas. A medicina lá é precária. Faz 6 meses que ele e família estiveram no Brasil e depois que retornaram, além de uma grande oposição, estão enfrentando este problema. Solicitamos aos amados irmãos que orem para que Deus levante o Amilton. Ele é um um valente, com o coração na obra de Deus. Faz dois anos que um casal que o ajudava teve que deixar o país, por sérios problemas de doença. Cremos que o Senhor é o Médico dos médicos e pode curá-lo para Sua honra e glória, incluindo a sálvação de muitos sãotomenses. Compartilhe nas vossas igrejas hoje à noite e orem por este irmão e família! Ele é bem jovem ainda. Contamos convosco! Vamos mantê-los informados! Informações podem ser obtidas com eles diretamente ou comigo ou ainda com o irmão Claudio _ Martinowski . Compartilhem com o povo de Deus! Desde já lhes agradeço! Em Cristo,

Aqui é Adriana. As coisas não estão muito bem, Amilton está de cama novamente todo adormecido, não tem forças para se movimentar, foi só ele forçar um pouco na sexta-feira e hoje amanheceu desta forma. Nem iremos aos trabalhos neste fim de semana, pois ele está sem condições de conduzir o carro. Asafe e eu estamos bem graças a Deus... Estejam ORANDO pela situação que estamos enfrentando e que Deus nos mostre como devemos tratar isto. OREM pelos trabalhos e que Deus sustente cada filho d'Ele, salvo em Cristo Jesus... Obrigada, um abraço Adriana, São Tomé e Príncipe, _ África, "

17/10 NOTICIAS DA FAMÍLIA BERNARDO DE SÃO TOME E PRÍNCIPE

Amados irmãos, agradecemos a todos vocês que tem orado, contribuído e se preocupado conosco.
Saúde: Estamos bem. Asafe esta restabelecido de uma sequência de 5 malarias. Agradeçam a Deus por isto.
Residência: Moramos na cidade de Trindade distante 30 quilómetros do local onde estamos a trabalhar. Isto tem trazido muitos transtornos. Como não conseguimos arrendamento em local mais próximo, estamos decididos a construir uma casa em Nova Canaa, no terreno da Igreja. Ali não há agua, energia eléctrica, nem telefone, mas alem do privilegio que teremos de viver no meio das pessoas com quem trabalhamos, estaremos também nos readaptando ao orçamento financeiro que o Senhor nos tem dado. Para arrecadar o dinheiro necessário, para esta obra, colocamos nosso carro a venda e estamos a espera de um bom negocio. Orem para que o Senhor nos oriente neste assunto.
Perspectivas ministeriais: As portas continuam abertas para o Evangelho. Presenciamos porem, um crescimento assustador das seitas e uma adesão ativa e crescente ao catolicismo por parte dos jovens. Continuamos convictos de que o Senhor nos chamou para servi-lo em São Tome e Príncipe. O desafio que Ele nos tem dado e a implantação de igrejas. Igrejas teologicamente fundamentadas no Novo Testamento, autóctones na sua funcionalidade e missionarias na sua pratica. Temos avançado neste propósito. No entanto, chegamos ao limite da nossa capacidade. Estamos certos de que para ir mais longe precisaremos investir no treinamento e envio, de obreiros nacionais. Este e um grande desafio. Estamos a dividir as nossas responsabilidades nas áreas da evangelização e do discipulado com outros irmãos. Desejamos chegar ao ponto de estarmos disponíveis para com exclusividade desenvolver o treinamento de lideres e obreiros. Planejamos estabelecer um Centro de Treinamento Bíblico intensivo em nossa casa a partir do primeiro semestre do ano 2004. Orem para que o Senhor nos capacite e nos de os recursos necessários.
Como nos sentimos no ministério: As lutas, as opressões internas e externas são constantes. Vivemos dias tão difíceis como nunca antes. Isto tem nos desgastado bastante. Nos sentimos sozinhos e incapacitados. Ao sermos confrontados com situações diversas, temos descoberto a nossa inexperiência e a falta de preparo para um trabalho pioneiro e transncultural. Cremos que um missionário pioneiro será mais bem sucedido se trabalhar em equipe e se tiver uma assistência e uma supervisão comprometida da igreja que o enviou. Mas o que fazer quando nossas igrejas e nossos lideres não tem visão missionaria e nem querem se comprometer? Estamos a repensar a nossa responsabilidade na obra que o Senhor tem colocado diante de nos. Cresce em nosso coração o desejo e a necessidade de um afastamento do ministério por um período de tempo, para nos reciclarmos e redefinirmos nossa visão e prioridade ministerial. E, sinceramente, se ainda não o fizemos, e porque não temos para onde ir. Orem por nos e pelo futuro do nosso ministério.
Trabalhos: A igreja na cidade capital continua a crescer e os trabalhos estão bem animados. Em Ribeira Afonso os crentes mais antigos estão bem firmes e animados, mas os crentes novos estão a sofrer pesada perseguição e alguns estão retrocedendo. O irmão Ivanor Luiz Rizzo, foi restabelecido a plena comunhão da igreja local desde Janeiro/2002. Ele trabalha secularmente na cidade capital mas recentemente passou a morar em Ribeira Afonso para ajudar nos trabalhos da igreja ali. O ímpeto missionário dos irmãos diminuiu bastante e eles estão a evangelizar em apenas duas localidades nos arredores da vila. O trabalho em Nova Canaa, foi o que mais sofreu com a nossa viagem ao Brasil. A frequência as reuniões e muito boa mas o mau testemunho de alguns crentes durante o tempo da nossa estadia no Brasil, prejudicou bastante o avanço da obra. A casa de oração esta em fase de acabamentos, faltando o reboco, o forro do teto, o piso, os vidros e a pintura. Esperamos no Senhor, os recursos financeiros para a conclusão da obra. Temos deixado d visitar diversas localidades onde inicialmente trabalhávamos. Sabemos que a Palavra de Deus não volta vazia, mas nos entristece saber que muitas daquelas pessoas estão sendo seduzidas pelas seitas.
Projecto: O maior desafio de envergadura financeira que se nos apresenta neste momento e a compra de um terreno na cidade capital. O valor de um terreno em boa localização fica próximo dos vinte mil Euros. Associa-te a nos na realização desta obra.

Bênçãos do Senhor Amilton, Adriana e Asafe


 Profª Remédios _ 10/12/05 Graça e Paz!
É com alegria que escrevo a vocês, este veículo de grande importância para aqueles que anunciam as boas novas.
O meu coração exulta , pois há ainda um povo separado dentre os cristãos de nossa terra, tão místicamente envolvidos e esquecidos da ordenança simples e clara dada por Jesus Cristo a de "Levar as Boas Novas do Evangelho"a toda criatura.
A IPI Liberdade (Maringá/Pr) não tem se omitido  a isso, e juntamente com a Jocum/Pr está enviando 3 irmãos que se dispuseram a treinar pessoas para evangelizar  as crianças durante 2 meses eme São Tomé e Príncipe. Farão também trabalhos de Evangelismo e atenderão as igrejas evangélicas do país.
Pedimos orações pela saúde desses irmãos:Francisco, Dulcinéia e Remédios, para que Deus capacite e ilumine no Curso Introdutivo; Ore também pelos recursos que ainda faltam.
Partiremos no dia 31 de dezembro.
Em Cristo
 Profª Remédios _
10/12/05  Pela Salvação das Crianças de São Tomé e Príncipe

( Nosso coração se fortalece com a sua mensagem Prof. Remédios ... e encontramos em voces o grupo que buscamos ...  os disponíveis a vontade do nosso Deus .
Que suas informaçòes continuem chegando até nós permitindo assim nossa edificação e participação no trabalho de São Tomé e Príncipe
Yrorrito )


18/01/06 Boa noite,
 Sou residente franceza de origem portugueza , gostaria ter informaçoes sobre Sao Tomé.
 Aceitei Jesus como meu salvador em 1997, estou procurando a vontade de Deus para  a minha vida .Entao gostaria saber se ha necessidades em pessoas, numa missao ou O.N.G.
Trabalho no para medical. 
Obrigado. _ Laura 


Cláudio Martinowski _ 20/01/06  Estimados irmãos,
Saudações.
Estou enviando as últimas informações sobre o trabalho em São Tomé e Príncipe a pedido da irmã Laura Feliz; são informações sobre o andamento do trabalho porém se ela precisa de informações gerais sobre o país ou outras, poderei lhe enviar.
No Amor de Jesus,
Cláudio Martinowski

22/01/06 Muito obrigado, por todas as informaçoes que me transmitirao. Nao falo, nem escrevo portugues ha muitos anos, entao peço-lhes a voça indulegencia. Vou tentar explicar -me o mais claro possivel. E verdada que gostaria ter informaçoes sobre o pais, assima disso, queria saber se em Sao Tomé existe orfelinados, hospitais, que precisao de pessoas, (por um tempo)ou entao medicamentos ... De que precisa o pais ,e particularmente as missons? Presisao de pessoas para evangelisar exteriores ao Pais? Estou sobre tudo en contato com francezes ,americanos, e inglezes. Depois verai o que se pode fazer. O Senhor os fortaleza. Laura


Missão Internacional Luz do Mundo _ Pastor Elias Vieira
27/01/06 Graça e paz, quero perguntar ao irmão Amilton Bernardo:
1- como viajar do Brasil para São Tomé e Principe: existe necessidade de visto prévio?
2- o vôo tem escala em que país?
3- da Europa para lá quais as companhiasáéreas que operam?
4- qual é a situação do governo em relação às igrejas evangélicas: neutra, cooperativa, exigências acima da média?
5- Existem brasileiros no país? muitos?
6- que tipos de dificuldades são mais comuns para os missionários?
7- existe campo para uma escola (indenominacional) de formação de obreiros e líderes?
8- existe alguma representação diplomática brasileira?
9- o país necessita de professores ou de projetos de educação e receberia isto como forma de cooperação?
10- os cristãos locais participam maciçamente da liderança da igreja nacional ou são mais dependentes e apreciam a presença e a direção de missionários?
Obrigado pela cooperação e pelas respostas. Pastor Elias Vieira Missão Luz do Mundo

 Familia Bernardo  , February 03, 2006 : Resposta ao Pator Elias Vieira
Estimado irmão,
Graça e Paz!!
Esta e a quarta vez que escrevo esta mensagem na esperança que chegue ao irmão. Temos internet mas ainda vamos na fase do "leve leve", como dizem por aqui. Então tentarei responder vossas questões por ordem:
1. Como viajar a STP: Via Lisboa-Portugal. Tens que pegar visto na embaixada de STP em Lisboa, para isso terá que parar lá dois ou 3 dias. A TAP e a Air Luxor são as duas empresas que ligam Lisboa a São Tomé, somando 3 voos semanais.
2. Sitaução do governo em relação ao evangelho e as igrejas: completa neutralidade. Não ajuda e nem mostra simpatia, porém não temos nenhum tipo de restrição ao trabalho missionário.
3.Existem brasileiros no país, por volta de 30, são missionários, funcionários do governo brasileiro e alguns poucos comerciantes. Há uma embaixada do Brasil cá e um escritório da Agencia Brasileira de cooperação, uma instituição ligada ao Iatamarati. Eles tem projetos sociais aqui, bolsa escola, Alfabetização, agricultura, formação de professores, etc.
4.DIficuldades que os missionários enfrentam: Isolamento, faltam bíblias e livros que ajudem na edificação dos crentes.
5. Escola de obreiros: Há uma grande necessidade, até urgencia. Acho que o futuro da obra missionária depende da formação de obreiros e líderes nacionais. Porém o campo tem que ser trabalhado. Ainda é uma capoeira cerrada. O vigor denominacionalista, e o sectarismo pessoal de alguns líderes impedem o avanço de qualquer trabalho interdenonimacional ou adnominacional. Mas embora não atingindo os que mais necessitam, certamente poderá ter um bom princípio entre os grupos mais abertos e trabalhos novos.
6.Liderança de nacionais: Os nacionais participam efetivamente na liderança das igrejas, mas penso que falta maturidade, preparo bíblico e visão correta do "Fazer discípulos". 
7. Necessidade de um projeto na área da educação: Neste momento há campo, para uma escola particular cristã. Nosso filho de 6 anos tem aulas em casa com professor particular por não conseguir uma vaga nas duas pequenas escolas particulares do país (uma da diocese, outra para portugueses). O ensino público vai de mal a pior. Penso que por parte das autoridades haveria simpatia a um projeto neste sentido. Não há muitas exigências e restrições.
A vossa disposição
 
Amilton Cardoso Bernardo
= =
Grato pelo esforço irmão Amilton , repassamos sua mensagem ao Pr.Elias e a Todo Grupo de São Tomé e Príncipe  : Yrorrito
= =
ALELUIA
FOI A RESPOSTA MAIS LÚCIDA E OBJETIVA QUE RECEBI ATÉ O MOMENTO SOBRE SÃO
TOMÉ E PRÍNCIPE.
QUE TRABALHO MARAVILHOSO ESSE DO IRMÃO YORRITO - ICEUNIÃO.
VOU PRECISAR DAR SEQUENCIA A ESTE DIÁLOGO, QUERIDOS IRMÃOS.
A ISENÇÃO COMO A REALIDADE FOI COLOCADA É ELOGIÁVEL SOB TODOS OS ASPECTOS.
A OBRA MISSIONÁRIA SOMENTE AVANÇARÁ EM PAÍSES ASSIM, NA MEDIDA EM QUE OS
MISSIONÁRIOS TOMAREM CONSCIÊNCIA DE QUE ESTÃO -- ACIMA DE TUDO -- A SERVIÇO
DO REINO DE DEUS, DO CRESCIMENTO DA IGREJA, ANTES DO QUE A SERVIÇO DO
RANÇOSO PROSELITISMO MERAMENTE DENOMINACIONAL E SECTARISTA.
COMO É SALUTAR ENCONTRAR QUEM PENSA EM ALTO NIVEL E TEM ESSA VISÃO
PRIVILEGIADA DA OBRA DE DEUS.
MARAVILHA.
QUERO SABER MAIS, CONVERSAR MAIS COM ESSE NAIPE DE SERVO DO SENHOR.
ABERTO À COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA E EDUCACIONAL EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE,
PASTOR ELIAS VIEIRA
MISSÃO INTERNACIONAL LUZ DO MUNDO
BRASIL
Amém Pr.Elias , acreditamos em nossa visão de corpo de Cristo em uma forma homogênea da Evangelização ...
Em nome de Jesus , que possamos ser usados para tranferir recursos que estão sobrando em grandes centros p/ locais onde através de informações como as do irmão Amilton carecem de necessidades básicas .
Sempre que a internet falhar podem usar nossa Cx.Postal 67 , Cep.74001-970 Goiânia-Go Yrorrito
= =

Pastor Elias Vieira _
20/01/06 Prezado irmão Yorrito,
Continuamos com dificuldades para estabelecer contato com missionários que atuam -- atualmente -- nas ilhas africanas de SÃO TOMÉ E PRINCIPE.
Por sua amável atenção recebemos algumas notas, porém, os contatos não se efetivam com essas pessoas.
Suponho que sejam dificuldades naturais de comunicação, pouco acesso à internet, e até mesmo dificuldades financeiras (quem sabe?) para acessar a rede.
Porém, como tenho convicção de que Deus está me levando a uma justa preocupação com a obra missionária naquele país, conto com sua inestimável ajuda para chegar, finalmente, a estabelecer uma ponte sólida com lideranças evangélicas daquele país.
Esperamos que alguém seja tocado para nos prestar todas as informações de que necessitamos, visto que, de alguma forma, nosso coração está inquieto há alguns meses com esse país.
Uma vez mais, parabenizo seu gigantesco trabalho missionário virtual.
Deus o recompense... endereço que pode ser "adicionado" por quem tem compromisso sério com missões mundiais
= =

10/11/05 Prezados irmãos,
graça e paz vos sejam multiplicadas.
Parabéns pelo trabalho cuja divulgação lí no uniaonet.
 
preciso informações de como chegar a STP
pois fui muito estimulado por um colega para conhecer as ilhas e o mover de
Deus aí.Preciso muito obter informações para viajar até lá para visitar igrejas uns 30 a 40 dias no finalzinho de 2005 começo de 2006. Todas as informações que puder obter são muito válidas. Inclusive sobre vistos, porque é país pequeno e soube que só têm embaixada na ONU, não haveria contato no Brasil. Quem poderá me ajudar? Na paz do Senhor Jesus, muitíssimo obrigado Pastor Elias Vieira

Instituto Bíblico e Missionário Macedônia, da Missão Novas Tribos .

Prezados irmaos, O endereco eletronico do Amilton Cardoso Bernardo, missionario em Sao Tome e Principe e: ... e o do Ivanor Rizzo e o mesmo que esta numa das noticias abaixo. Ivanor e D'Jamila estao em Mairipora, no Acampamento Boas Novas da APEC, fazendo o Curso de Lideranca. Voces poderao ler algumas reportagens do ministerio no site: www.obreiros.net ou www.obreiros.com. Neste site voces podem clicar no item INDICE COM FOTOS e visualizar o nome de Amilton. Gostaria de aproveitar o ensejo para solicitar que orem pelo sustento de Ivanor e D' Jamila e suprimentos de recursos para passagem deles para retornar a STP a partir de junho, bem como recursos para o parto de D'Jamila, que esta previsto para maio. Mais informacoes poderao ser obtidas via APEC, Pr. Gilberto Celeti. Um grande abraco! Atenciosamente_ Pr. Celso Luiz Castro

Caro irmão Intercessor,
 Segue anexo o relatório missionário do irmão Ivanor Luís Rizzo e família. Eles recém-saíram do Instituto Bíblico e Missionário Macedônia, da Missão Novas Tribos, onde se prepararam. Agora estarão tomando as providências de retornar ao pais. Estes irmãos vieram pra o Macedônia, num passo de fé. Nossa igreja os acompanhou neste tempo de preparo aqui no Nordeste.
Eles apreciarão muito as vossas intercessões por eles e pelo retorno deles.
Desde já lhes agradecemos! Desejando-lhes um Feliz Ano de 2006.
 Fraternalmente em Cristo_ Celso Luiz Castro


Natal, 27 de Dezembro de 2005.
 
Irmãos,
 
Graça e paz!
Estes são os nossos sinceros votos de Boas Festas a todos os que de uma ou de outra forma foram motivo de bênção para nós.
Confiamos que o Senhor liberalmente derramou sobre cada um as Suas bênçãos durante o ano de 2005, especialmente neste tempo que costumeiramente relembramos o nascimento do nosso mestre, Salvador Jesus.
Neste fim de ano concluímos antecipadamente o nosso curso no Instituto Bíblico e Missionário Macedônia, em Paudalho-PE. Louvamos ao Senhor que nos sustentou e nos treinou de forma maravilhosa. O tempo que passamos estudando foi proveitoso: para nos revigorar e nos preparar melhor para o campo missionário. Agora acreditamos que seremos uma ferramenta, um pouco mais preparada, nas mãos do nosso mestre. Este mês de dezembro temos passado com os irmãos que nos acolheram e nos apoiaram aqui no Rio Grande do Norte. Já nos despedimos daqueles que amamos e aprendemos amar. Louvamos a Deus que nos deu a graça de conhecer estas igrejas. A partir de agora, estaremos nos preparando para o regresso a São Tomé e Príncipe-África, onde querendo o Senhor, daremos continuidade ao ministério que Deus nos tem chamado, para isto contamos com as vossas orações. Temos desejado retornar até o fim de fevereiro de 2006. Entretanto, temos alguns desafios: o primeiro é o curso de liderança da APEC, para o qual fomos desafios pelo irmão Gilberto Celeti, a fazê-lo. O segundo é que a D’Jamila está grávida e então, teríamos que retornar antes de março ou então após o nascimento da criança. Quanto ao curso, precisamos de uma confirmação do irmão Gilberto Celeti. E em relação ao retorno em fevereiro, temos que resolver a questão das passagens, para as quais não dispomos ainda de recursos. Necessitamos retornar a STP no máximo até julho de 2006, para termos um tempo com irmão Amilton C. Bernardo, antes que ele venha pro Brasil, para termos um tempo juntos. Orem para que Deus no oriente no melhor e nos supra do que necessitamos.
Durante o tempo em que estivemos no IBMM, fizemos um trabalho evangelistico, nos fins de semana, no povoado de Mussurepe (Paudalho-PE) e deixamos o embrião de uma igreja que cremos poderá se concretizar numa igreja. O irmão Celso L. Castro, através da SEARA e também o irmão Ivan Ramos, darão continuidade a este trabalho que temos iniciado nesta localidade desafiadora.
Irmãos, por hora não temos um endereço fixo nem mesmo telefone. Mas temos o endereço eletrônico: ivanorrizzo@hotmail.com, e ainda os endereços dos irmãos que nos tem apoiado: Cláudio Martinowski, em Curitiba-PR: c.martinowski@uol.com.br , (41) 3383-2107 e/ou Celso Luiz Castro, em Natal-RN: celsoluiz.castro@interjato.com.br e/ou seara_nordeste@yahoo.com.br, (84) 3218.5188 ou Joneri G. Lima, em Realeza-PR seara_sul@yahoo.com.br, (46) 3543-2954.
Estejam orando por nós, para que a vontade de Deus seja cumprida.
 
Desejamos a todos um Feliz Ano de 2006!
 
Fraternalmente em Cristo,
 
Ivanor Luís Rizzo e família  _ Domicilio Bancário: BRADESCO
Agência 343-3 - Conta Corrente: 121.125-0.
= = =
20/12/04 Estimados irmãos,
 
Em anexo segue carta relatório dos irmãos obreiros: Ivanor e D'Jamila Rizzo, de São Tomé e Principe - África e que estão se preparando melhor para servir ao Senhor no referido país de onde vieram, no Instituto Bíblico e Missionário Macedônia, da Missão Novas Tribos, em Paudalho-PE.
Apreciaríamos muito as vossas orações e apoio a estes irmãos e diretamente à obra missionária Sãotomense.
Orem pela nossa viagem nesta madrugada para Curitiba. Serão 3270 km que deveremos percorrer!
Um grande abraço!
 
Em Cristo _
Celso Luiz Castro
Caixa Postal 65 – 55825 - 970 – PAUDALHO - PE
 = = =
Natal, 19 de Dezembro de 2004.
  Amados irmãos,
 
Saudações no precioso nome de Cristo.
 
“E o que de mina parte ouviste através de muitas testemunhas, isto mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros. Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus”. 2 Tm 2: 2, 3
 
Com a graça de Deus, findamos mais um semestre aqui no Instituto Bíblico e Missionário Macedônia, onde todos estamos nos preparando para continuarmos testemunhando sobre a Palavra de Deus, como nos é ordenado.
Estamos já concluindo metade do curso, o qual nos propomos fazer, para estarmos servindo ao Senhor com maior firmeza e sabedoria.
 
Desde que chegamos de São Tomé e Príncipe, temos recebido o apoio espiritual e na medida do possível até financeiro da Igreja Cristã do Planalto, em Natal-RN. Esses irmãos verdadeiramente têm nos estendido à destra de comunhão e também participam de nossas necessidades. E louvamos a Deus pois através do irmão Celso Castro, que lidera o trabalho, outros irmãos têm sido desafiados a colaborar conosco neste ano que findou.
 
Além  de estudarmos, estamos trabalhando numa comunidade vizinha ao IBMM, visando começarmos uma igreja ali. Já temos alguns contatos e, oramos para que pessoas possam chegar ao conhecimento do Senhor.
 
Neste período de férias, estamos em Natal, aproveitando o tempo para descansar das atividades do Instituto e também aproveitando para desfrutarmos a comunhão com a igreja. Cada dia temos aprendido mais sobre Deus e como Ele mantêm os que se colocam sobre os seus cuidados. Deus cuida dos seus como dos passarinhos, mas os passarinhos Ele os sustenta com o arrozal do agricultor, e nós, Ele realmente deseja usar os Seus filhos.
 
Queridos, estejam orando por nós neste novo ano, para que possamos prosseguir nesta etapa de preparo e também para que tenhamos vitórias no evangelismo, a fim de que vidas sejam alcançadas na comunidade de Mussurepe.
Agradecemos as vossas orações e apoio! Aproveitando o ensejo do momento, desejamos a todos os irmãos e igrejas um Feliz Natal e Abençoado ano de 2005.
 
No amor de Cristo,
 
Ivanor, D’jamila e Rutr Rizzo
Domicilio bancário:
BRADESCO - Ag. 343-3 – C/Poup. 121.125-0

Estimados irmãos, Temos recebido os vossos e-mails com as informações sobre os vários trabalhos missionários e de diversas denominações. Seria interessante se veiculassem as informações sobre o Projeto AME São Tomé - Africa. Em Cristo, Celso Luiz Castro SEARA/Natal/RN


Missão Evangélica Luz - MEL Caixa postal 01.0271 Vitória – ES 29001-970 Vitória, 04 de Julho de 2003. “Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém” (Rm 15:26 ). Amados irmãos, Desde o ano passado sentimos o desejo de fazer uma campanha financeira em prol do trabalho em São Tomé e Príncipe (África), mas somente agora o Senhor abriu as portas para a iniciarmos. O nome do projeto é Ame São Tomé. O nome nos possibilita meditar sobre o amor prático que devemos desenvolver pelos nossos carentes irmãos africanos. O trabalho em São Tomé é feito com muita dificuldade e precisa urgentemente do nosso apoio espiritual e financeiro. Devido a realidade econômica do país ainda não há como a nascente igreja manter-se financeiramente. Há uma enorme necessidade de adquirir uma área na capital para a construção de um local de reunião. O local onde os irmãos estão reunindo é muito precário e não oferece as mínimas condições. Quando as pessoas são convidadas para as reuniões e tomam conhecimento da localização do trabalho acabam recusando ao convite de ouvir sobre o Evangelho. Uma construção com boa localização e com uma infra-estrutura que ofereça as mínimas condições (salão para as reuniões, banheiros etc.) é de suma importância para o alcance de pessoas na capital. Além disso, o irmão Amilton necessita de um veículo para atender aos vários locais onde ele iniciou outras igrejas e também para que possa dar continuidade à expansão do Evangelho no interior do país. Para aqueles que ainda não sabem, o irmão Amilton é casado com Adriana e tem dois filhos pequenos. Eles são membros da igreja em Chapecó (SC) a qual os recomendou ao ministério em tempo integral. Junte-se a nós neste projeto espiritual e seja um contribuinte, um intercessor e um divulgador.
Leve esta necessidade ao conhecimento da igreja e dos irmãos. Ore para que Deus levante contribuintes para o projeto Ame São Tomé. Abrimos uma conta exclusiva para o projeto Ame São Tomé e todas as ofertas depositadas nesta conta serão direcionadas unicamente ao projeto. Os depósitos devem ser feitos no Banco Bradesco - Agência 2612-3 - Conta Corrente 12.609-8 em nome da Missão Evangélica Luz.
IMPORTANTE: Apesar de ser um projeto encabeçado pela MEL, buscamos e contamos com o apoio de várias igrejas locais as quais estão discriminadas no rodapé desta carta.
Mais informações: (27) 3319-2854 / 9982-3848 ou pelo e-mail: jabesmar@terra.com.br
Juntos na causa do Mestre, Jabesmar A. Guimarães Igrejas que apóiam o projeto: Igreja em São Torquato - Vila Velha (ES); Igreja em Itapoã - Vila Velha (ES); Igreja em Novo México – Vila Velha (ES); Igreja em Jabour - Vitória (ES); Igreja em Goiabeiras - Vitória (ES); Igreja em Santo Antonio - Vitória (ES); Igreja em Itararé - Vitória (ES); Igreja em Itaquari - Cariacica (ES); Igreja em Andaraí (RJ); Igreja em São Carlos (SP); Igreja na Paulista - Piracicaba (SP); Igreja em Chapecó (SC). Contamos também com o apoio da UMEAS – RJ
Obs.: Segue em anexo uma cópia do cartaz da campanha. Se ele não chegar na sua igreja até a semana que vem, faça o favor de entrar em contato que envio pra vocês. 08/08/2003


Ana Maria da Costa C. P 751 República de São Tomé e Príncipe ÁFRICA
Elias Balbino de Lima Marta de Jesus Nogueira de Lima C. P 751 República de São Tomé e Príncipe ÁFRICA
0486-3 - Bradesco ..pede oração em favor da sra. Raimunda Maria de Jesus Nogueira, mãe da missionária Marta Lima. Ela reside em Aracaju, SE, onde fará uma cirurgia para retirar um tumor do seio nesta semana. Clame ao Senhor para que esteja orientando a equipe médica e que nossa irmã fique totalmente curada. Orem também pelo casal Pr. Elias e Marta Lima para que tenha tranqüilidade pois, além deste problema na família, está de mudança para Botsuana




João Pinto/ Maria do Carmo- Priscila e Eliezer. _
19/05 _ Quinta-feira, 16 de Maio de 2002 Prezados irmãos  a paz do SEnhor,
ATé aqui nos tem ajudado o SEnhor,e confiamos firmemente naquele que é dono da obra.
Foi com muita tristeza que no outubro de 2001 despedimos definitivamente dos nossos amados lideres Gustavo e Rosalia que deram os seus 12 anos em prol da obra aqui,mas apesar de tudo sabemos que a obra de Deus tem que continuar e agora a liderança aqui são lideres nacional que o Gustavo e Rosalia formaram,e estamos firmes para o avanço da obra aqui,e precisamos muito do sustento dos irmãos em oração ,porque não é facil.
Temos  colocado vários projeto diante de Deus,para alevantar sustento para o avança da obra aqui,que são:projeto de pesca que foi projeto que O gustavo e Rosalia deixaram para continuarmos,tem projeto de criarmos porco e galinha,mas devido a falta de finança essse projeto ainda não avançou,o que está ja bem adiantado é o projeto de pesca,e o que está nos dificultando é a rede,mas ultimammente fomos para pesca com rede emprestado,mas não conseguimos nada,isso porque  o peixe está dificil de pegar,mas  esperamos que na próxima Deus possa nos mandar lançar a rede,e ela voltar cheio de peixe.
Esses projetos nasceram,isso porque além das igrejas aqui serem pioneiras,elas não têem visão missionária,e tem sido muito dificil para os obreiros aqui estarem em cooperação com a base  financeiramente.
E pedimos a oração dos irmãos para que Deus esteja abençoando esses projetos acima citada.
Neste ano temos o alvo de estar realizando a ETED(escola de treinamento e discipulado)onde o aluno aprende sobre o carater de Deus,e a conhece-lo melhor,e ter mais comunhão com ELE.
Pedimos a vossa oração,para que Deus abra as portas e supra todas as
necessidades que precisamos para realização dessa escola,e para que Deus traga as pessoas certas,e   que os pastores  liberem os obreiros da igreja que querem fazer a escola para estarem vindo. O nosso plano era para estar realizando a escola desde  abril,mas não foi possivel porque  não estavamos preparados,mas decidimos dar o passo de fé,e no dia 16 de julho    estaremos iniciando a escola.
Amados,que Deus vos abençoe.
Diretor: JOão Pinto.
Secretária:Maria do Carmo                                           


21/01 - Irmaõ,todas essas pessoa sque o irmão cita abaixo nós conhecemos. O Raimundo e a Lia a ultima vez que os vimos ele nos disse que o pastor da igreja deles no brasil irá os transferir para moçambique,a filinha deles que estava doente, está bem de saúde. Flávi e Ernandes passaram um tempo aqui connosco,mas ja estão no brasil. O Pr.Elias e Marta Lima ja não se encontram também aqui,eles se encontram agora em áfrica do sul continuando a obra do Senhor. A Ana Maria continua aqui conosco fazendo um bom trabalho no hospital,e com igreja. O nosso hospital aqui é muito carente,e como ela é enfermeira ela tem ajudado muito. Amado que Deus vos abençoe.João pinto
20/01/02 - Amado irmão somos muito grato de estar recebendos so vossos informativos e queremos continuar a receber. QUe Deus vos abençoe.

Raimundo Ramos e Lia, que trabalham em São Tomé e Príncipe - África. A garota, que tem apenas cinco meses, está com febre tifóide e malária. Os missionários estão sem receber sustento, devido a problemas do banco do país... Por favor, ajudem em nome de Jesus com oração para que o socorro bem presente na angústia esteja agindo ali." *Ore pelos missionários que estão trabalhando em campos hostis, que Deus abençoe o trabalho, *Ore pela saúde dos missionários e suas famílias, bem como pelo sustento financeiro.


JOCUM_SAOTOME : Caros Irmãos ,
http://www.uniaonet.com/flaviaernandes.htm Informação, oração e ação!
 
Goiânia 12 de maio de 05.
 
Graça e paz sejam com todos!
             Reflexão:
 
            “Nenhum membro do corpo de Cristo, recebe uma tal perfeição que ele consiga suprir sozinho suas necessidades sem a assistência dos outros” João Calvino.
             Fiquei pensando comigo mesmo se valeria à pena voltar a insistir neste assunto! Mas lendo algumas reflexões já enviadas em nossas cartas informativas passada, esta me chamou atenção à afirmação de João Calvino que se encontra em negrito, afirmação esta extraída em seu conteúdo e essência das escrituras sagradas onde realmente é impossível um crente salvo em Jesus caminhar sozinho sem a ajuda de outros, ajuda esta na oração, comunhão, no partir do pão como na Igreja primitiva. Mediante a isso resolvi insistir mais uma vez em um assunto que tratei em outras cartas sobre o Missº Mendes Varela que é obreiro na Jocum em São Tomé e Príncipe África.
 
            Só o estou fazendo de novo, pois conheço o Mendes e sei de sua seriedade tanto em relação ao Senhor como sua seriedade na obra do Senhor. Ele é um rapaz dinâmico, realmente um obreiro aprovado, que tem passado por algumas dificuldades nestes dias.Você pode me perguntar se ele é realmente um bom obreiro porque então a Igreja que ele é membro não o ajuda?Poderia gastar com você um longo tempo explicando sobre a realidade da Igreja Santomense, mas este quero deixar pra outra oportunidade.A verdade é que Mendes precisa de minha, sua, nossa ajuda neste momento, como disse em outra carta, ele bateu o carro da Missão e pegou um dinheiro emprestado para pagar o concerto do outro carro, tendo em vista que o da Missão não estragou! Mas, além disso, me senti desafiado a te desafiar a não socorrer o Mendes somente nesta situação, mas sim buscar em DEUS irmãos, igrejas, conselhos missionários que queiram se envolver com o Mendes e com o ministério que ele tem realizado em São Tomé com ajuda e graça de Deus e pode colocar graça!
 
            Mendes é Santomense, descendente de Caboverdianos outro pais Africano, que já está em missões desde os 17 anos e idade, ele hoje ta com 27, e para se manter na base da Jocum em São Tomé, ele necessita de um salário mínimo vigente, veja bem estamos falando de R$ 300,00 hoje! Pode parecer muito, mas estamos falando de R$ 300,00 que pode permitir alguém continuar a sonhar os sonhos de Deus em relação a sua obra naquele país Africano de língua portuguesa, então leia esta, ore, divulgue e caso se sinta desafiado a ser um parceiro do Mendes nesta caminhada, por favor, entre em contato comigo que direi como o fazer, conto com sua oração e com sua ação! Fico por aqui aguardando seu contato! Pela causa Missionária,
 
 
 
Missº Ernandes
 
PRONASCE -Moçambique-África
 
Contato:
 
0-xx-62-289-7148 ou -0-xx-62-81376901
= = =
2/5/05 Graça e paz em Cristo Jesus !
 
     Segue abaixo um pequeno histórico do Missº Mendes Varela de São Tomé e Príncipe , ele é um bom obreiro e precisa de ajuda ! para ele se manter bem na base da Jocum em São Tomé seria necessário hoje um salário minino ou seja R$ 300,00 ou seja 10 pessoas cada uma ajudando com R$ 30,00 , o que não é muito se a gente dividir , caso vc queira fazer parte do ministério do Mendes entre em contato comigo que te direi como fazer , o mais é isso , vale lembra que ele ta precisando urgente de 705 mil Dobras ou seja U$ 75 dólares para pagar o concerto do carro , sem mais
 
Missº
Ernandes
 
Querido imão e amigo Ernandes cuma vida sá ê.
 Ernandes , apesar de dizeres para não te agradecer mais de
 
qualquer jeito tenho que te agradecer porque vc é a pessoa que
Deus tem usado para me ajudar de qualquer forma é um esforço teu e
por isso agradeço sempre a Deus e a vc também.
Qaunto a carta eu não sei se é par enviar no correio ou mesmo
no computador , e se for no computador eis ai a carta falando de
mim:
O meu nome é Mendes Monteiro Varela, tenho 27 anos de idade
sou obreiro da jocum a já a 9 anos trabalho com departamento
ifantil, agoara trabalho numa creche da jocum onde é assistiada
todos os dias mais de 100 crianças com histórias biblicas , jogos
, ensino pedagogico e pequeno lanche e tabem faço trabalho com uma
pequena igreja local onde estou instruindo alguns  jovesn no
caminho do senhor e tenho prespectivas de formar na área de louvor
e de adoração que é um don que Deus tem me dado para usar na sua
obra e na minha careira missionária .Quanto na jocum alem do que ja
tenho mensionado faço trabalho de evangelização onde estamos
alcansando algumas almas para cristo.
Ernandes quanto a essa quantia estou muito satisfeito porque vai
ajudar muito a mim na obra do senhor e também a base.saiba que
estou todos os dias orando por vcs e pelo progeto para que tudo dê
esta noite e sei que deus vai atender as minhas suplicas.
Bem fico por ai e vai grande abraço para vc Flavia e Nicole
qualquer coisa que precisar sobre a minha colaboração é só
escrever que estarei pronto a colaborar.
                                Mendes varela
= = =
Saudades , 23 Apr 2005  De Mendes Varela
 
Ernandes que saudades tuas e também da Flavia como vcs estão a vossa vida e o vosso trabalho estão indo bem ? Espero que tudo  que tudo esteja corendo bem par vcs ali no Brasil e que Deus esteja uasndo muito vcs para abençoar esse marravilhoso povo do brasil.
Ernades nós aqui sentimos muitas saudades de vc e Flavia e dos bons momntos que vcs passaram aqui principalmente do teu jeito desr e do teu temperamento saguinismo.
Ernandes eu estou escrevendo essa mensagem para compartilhar com tigo uma coisa muito importante e eu queria que ficasse entre nós os dois por enquanto. Sabe Ernandes é seguinte :segundo as escrituras sagrada dis que devemos compartilhar as nossas necessidades com os santo vc mais do que nimguém sabe como vive um missionário quando não tem sustento e para mim está sendo um pouco dificil as vezes penso até em deixar a obra do senhor mais no fundo eu sinto que Deus me quer aqui na Missão e eu tenho que confiar Nele e é aqui que entra a minha comversa com tigo ; eu tenho vindo orando a muito tempo por sustento fixo mais até então não concretizou de vez em quando aparece algumas oferta isso não posso negar mais só acontece depois de muito tempo e nesse ambito eumestava na oração um desses dias e Veio na minha mente a seguinte
frase (porquê que vc não agi) e eu senti que eu deveria agir e a Pessoa que veio na minha mente foi vc e o favor que eu queria pedir é seguinte será que da pra vc passar a visão sobre mim nas Igrejas ou os lugares onde vc é convidado pra pregar que vc pudesse falar um pouco de mim contar as minhas dificuldades quem sabe com ajuda de Deuas e das minhas oraçoes Deus pode abrir as portas eu só preciso de um impurão por fazer Ernandes faz-me esse favor que eu vou ficar muito grato a vc.
O que me disanimou mais  foi alguns dias atras quando bati com carro da base num outro carro apesar de carro da base nãom machucou mais o carro a qual eu bati me custou setecento e cinquenta mil dobras e eu tive que empretar dinheiro para pagar e agora preciso de grana para liquidar as dividas por isso meu querido irmão me dê uma força passando a visão sobre mim.
Por hoje fico por aqui e aguardo a tua resposta o mais rapido possivel vai grande abraço para vc Flavia e Nicole .
Do teu querido irmão em Cristo Mendes Varela.
= = =
_ Flávia , Ernandes e Nicole Queridos Irmãos ,
Saudações e Cristo Jesus !
 
   Esta carta abaixo é de um amigo e missionário em São Tomé e Principe- África , ele é santomense e está servindo ao Senhor de tempo integral lá na Jocum desde que era adolescente , ele foi pra Missão com 17 anos e hoje está com 25 anos . Ele sempre teve difuculdades com sustento devido a realidade das Igrejas locais lá plantadas , e agora ele está precisando de uma ajuda para o socorrer em uma emergência , e também de irmãos , igrejas e conselhos missionários que queiram participar de seu ministério o ajudando financeiramente mensalmente , quem sabe não é você que está lendo este que se tornará um parceiro de ministério do Mendes , caso se sinta chamado pra este desafio entre em contato comigo que lhe direi como o fazer , desde já agradeço pela atenção dada a este sem mais _ Missº Ernandes




http://www.uniaonet.com/flaviaernandes.htm Flávia , Ernandes e Nicole _
Yhorrito , Graça e paz ! Espero este horário pra conectar , obrigado or tudo estaremos orando por vc e família , vc tem sido mesmo uma benção , uma coluna em nossas vidas , Deus continue te abençoando Ernandes
Goiânia 20 de Março de 2004 Queridos Irmãos , Saudações em Cristo Jesus ! Reflexão : ..." À noite , sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônico estava em pé e lhe rogava , dizendo : passa a Macedônia e ajuda-nos ." At .16 : 9 Este mês recebi um convite que me chamou atenção e ao mesmo tempo mexeu muito comigo , por isto resolvi compartilhar com cada um de vocês, não foi como a visão que sobreveio a Paulo , mas o motivo é o mesmo , um pedido de ajuda de um africano de São Tomé-África . Não sei se é de seu conhecimento , mas estivemos servindo em São Tomé -África por um período de dois anos 1999/2001 e lá com ajuda e graça de Deus fizemos um bom trabalho na área de treinamento de obreiros nacionais , bem como na área de saúde atendendo 80 crianças com primeiros socorros , diagnósticos de Malária e noções básicas de saúde e higiene pessoal . Neste tempo aqui no Brasil , sempre estivemos mantendo contato com os obreiros e amigos que lá deixamos , acompanhando de perto ( via net nem tão perto assim , afinal é do outro lado do Atlântico ) todo o caminhar dos irmãos lá , bem como o andamento da obra missionária naquelas Ilhas de língua Portuguesa que aprendemos a amar e que fez e faz parte de nossas vidas . Com isto , como citei acima , recebi um convite para ir até São Tomé para participar de um Curso de Reciclagem e Treinamento aos obreiros que lá ajudamos a treinar , bem como treinar novos obreiros . Será um Curso intensivo de um mês que acontecerá no mês de agosto . O convite mexeu muito comigo , e seria um prazer estar lá este tempo com os irmãos que já conhecemos e que deixaram muitas saudades , bem como conhecer a novos irmãos , bem como somar na edificação , crescimento e treinamento dos irmãos que participarão deste curso . Mas mesmo com todo desejo de ir , estamos em oração , pois não depende somente de vontade , antes de tudo precisamos de uma aprovação vinda da parte do Senhor , além de alguns detalhes que mesmo sendo detalhes são de suma importância , entre estes o custo da viagem . Para ir à São Tomé hoje , eu necessitaria de U$ 1.400 dólares americanos o que faz um total hoje de R$ 4.000 reais , o que foge totalmente de nosso orçamento financeiro mensal , humanamente falando , isto é praticamente impossível ! e mesmo com este desafio dos custos da viagem , decidimos colocar tudo diante do Senhor em oração e ver o que Ele tem nos dizer a respeito de tudo isto . Uma convicção temos , se esta é a vontade de Deus , Ele irá abrir as portas e trazer paz ao nosso coração Por isto te convidamos a se juntarem a nós em oração , para que juntos saibamos qual é a boa , perfeita e agradável vontade de Deus em relação a este desafio , e se sintam na liberdade de compartilhar conosco o que o Senhor compartilhar com você a respeito do que relatamos neste , estaremos lhes mantendo informado de tudo , de cada passo , nosso desejo é tão somente ouvir e fazer a vontade do Senhor da seara , nos despedimos no amor e temor d'Ele que nos resgatou e comissionou para esta obra , sem mais abraços de seus missionários , Flávia , Ernandes e Nicole ( que ainda continua de botas brancas ) . A serviço do Rei Jesus

Flávia / Ernandes _ JOCUM
21/10 - Goiânia 25 de Outubro de 2001. Noticias de Flávia & Ernandes Irmãos , orai por nós. I Ts . 5. 25. Aqui estamos mais uma vez para lhes trazer notícias sobre nossas vidas e ministério , ficamos um tempinho sem nos comunicar , mas agora que estamos no Brasil temos como objetivo comunicar com mais freqüência com cada um de vocês que tem somado conosco no desafio de discipulármos as nações. Temos mantido sempre contato como São Tomé e temos nos alegrado com as boas novas, as Igrejas em Água Izé e Guadalupe tem crescido a cada dia na graça e conhecimento do Senhor , as lideranças nacionais estabelecidas tanto nas Igrejas ,Creche e Jocum tem realizado um bom trabalho! glórias ao Senhor por estas vitórias. Nós fizemos um checap geral na saúde e graças ao Senhor e estamos coma mesma em perfeita situação, visitamos nossos familiares , Igrejas e mantenedores e estamos terminando nosso tempo de descanso e preparando para voltarmos as atividades ministeriais. Como falamos em cartas anteriores, estaremos voltando para a base da Jocum em Goiânia no final deste mês e aqui serviremos nos Projetos Transculturais , e te convidamos para que você se junte a nós em oração para juntos no Senhor busquemos uma direção para nosso futuro ministerial. Estamos orando , planejando e estudando a possibilidade de servir na plantação de Igrejas Autóctones entre o povo Babinga ( Pigmeus ) no Congo-Brassaville e também recebemos um convite para desenvolvermos o mesmo projeto entre uma Tribo Indígena Intocada pelo Evangelho aqui no Brasil , sabemos que ambos os projetos são nobres e desafiadores , mas a nós importa servir onde o Senhor deseja que sirvamos ,orem conosco para que a vontade soberana de Deus se faça real e que Ele venha nos direcionar ! uma coisa temos certeza, estaremos fazendo no ano que vem como havíamos compartilhado em outras cartas um Curso de Lingüística Aplicada e Antropologia e também um Curso de Microscopia ( Parasitologia ). Outro desafio que temos será o de construir nossa casa na Jocum , estaremos residindo provisoriamente na casa de hóspedes até que a nossa fique pronta ,temos como alvo construir até o início do próximo ano , ainda não temos os recursos disponíveis mas temos confiado na fidelidade e provisão do Senhor ,vamos juntos vencer mais este desafio . Ficamos por aqui , aproveitamos para também te agradecer pelas orações e por todo carinho que vocês tem tido conosco e com o ministério que temos realizado no Senhor e saiba que tudo que conquistamos até aqui foi com ajuda e graça de Deus e o apoio de cada um de vocês quem tem se juntado a nós na grande comissão , segue-se abaixo nossos alvos de oração. Alvos > *Direção Ministerial *Recursos e materiais para construção de nossa casa (tijolos, cimento ,areia, cascalho, brita, madeiramento, telhas ,ferragens ,caixa d'água etc. *Recursos para fazermos os Cursos Lingüística e Antropologia e Microscopia . *Mantenedores e Intercessores *Sustento Financeiro ( depois que chegamos ao Brasil, nosso apoio financeiro foi suspenso por alguns mantenedores ) Abraços de seus missionários , Flávia & Ernandes Cx. .Postal 711 CEP74.001.970 Fone021. 62.581-5193 e-mail : ernandes_flavia@bol.com.br Qualquer oferta pode ser depositada na conta abaixo Conta Bancária . Ernandes e ou Flávia C.C 57634-4 Agência 0486-3 Bradesco S.A
26/08 - Queridos Irmãos , Graça e paz em Jesus Cristo !! O motivo deste é para lhes informar nesta 3ª feira estaremos deixando São Tomé rumo ao Brasil para um tempo de descanso , tratamento de saúde e reciclagem antes de voltármos ao continente africano , estaremos chegando no Brasil na 6ª feira dia 31/8 e após 5 dias no Rio de Janeiro estaremos indo para Uberlândia para tratamento de saúde , neste tempo estaremos na casa da Mãe do Ernandes , caso queira entrar em contato o fone lá é 34 - 3238-9117 , e caso queiram enviar mensagens podem o fazer em nossos emails na bol ernandes_flavia@bol.com.br ou ernandesafrica@bol.com.br , foram 2 anos de muito trabalho e conquistas aqui em São Tomé , agora é tempo de recarregar as forças para o desafio Babingas ( pigmeus ) pedimos orações para nossa viagem , nossos alvos futuros e que em tudo o Senhor esteja nos direcionando e abençoando no nome de Jesus e mito obrigado por estar conosco neste tempo aqui e fica o convite e o desafio para continuármos juntos ,
22/07 - Yrorrito , Graça e paz em Jesus Cristo ! Pra nós é sempre bom manter contato com pessoas que de alguma forma tem se preocupado com a expansão do evangelho do Reino , e assim que voltármos ao Brasil será um prazer estar ai com vcs , tendo em vista que somos membros da I.Presbiteriana Bethel ai em Gôiania , servimos na base da Jocum ai onde também está funcionando a coordenação de nosso projeto para os Babingas , no final deste vamos compartilhar com vcs alguns dados para vcs arquivarem , mas antes queremos falar um pouco mais de São Tomé , é praticamente impossível estar aqui é não pegar malária , afinal de contas estamos em uma região de constante epidemia , mas somos gratos ao Senhor , que até hoje tem nos guardado de complicações maiores e nunca precisamos de médicos ou hospitais para tratar de nossas malárias , temos sido agraciados pelo Senhor quanto a isto , aqui não tem perigo de maremoto ,pois estamos na limha do Equador que é conhecida pela calma de suas águas , uma grande dificuldade aqui é o isolamento , temos um vôo semanal que nos liga a Eupora , e ao continente africano a mesma coisa , mas em tudo somos mesmo gratos ao Senhor, e assim temos seguidi para o alvo proposto pelo Senhor da seara , discipular as nações ,a seguir vão uns dados que acreditamos serão úteis pra vcs e será mesmo um prazer quando ai estivérmos os visitar , entraremos em contato então segue-se : Flávia Souza Silva 12 / 08 / 74 Ernandes Vieira Filho 25 / 05 /70 Membros da Igreja Presbiteriana Bethel -Gôiania -Go Missionárioa na Jocum desde Flávia » 1993 Ernandes » 1995 Ambos formados em missiologia pelo SPBC -Seminário Presbiteriano do Brasil Central , cursaram o CBTM » Centro Brasleiro de Teologia e Missão deste seminário , além de mais alguns cursos feitos na Agênia Missionária Jocum , Flávia é enfermeira , Eu carpinteiro , somos casados desde 21 /11 / 97 , servimos em São Tomé na plantação de igrejas , serviços básicos de saúde , treinamento de obreiros nacionais , qualquer informação que julgar necessária favor no escrever , sem mais , abraços de seus missionários Flávia & Ernandes A serviço do Rei Jesus São Tomé-África
19/07 - Yrorrito , Graça e paz em Jesus Cristo ! Somos mesmo gratos ao Senhor pela sua diponabilidade e da Igreja em nos abençoar através de vossas orações , vai se fazer 2 anos que estamos em África e realmente estamos sendo agraciados a cada dia com a fidelidade do Senhor para com nossas vidas e ministério , e sabemos que o Senhor há de os abençoar no que diz respeito aos compromissos com os que estão sevindo além fronteiras . Aqui estamos concluindo o que planejamos para estes 2 anos , mas desde já estamos preparando e planejando nosso próximo passo no Senhor , temos como projeto servir entre os Babingas ( pigmeus ) no Congo-Brassaville , queremos plantar Igrejas entre este grupo étnico e servir no atendimento de saúde e desenvolvimento comunitário , mas antes temos como alvo irmos ao Brasil para um descanso , tratamento de saúde ( por causa das muitas malárias que aqui pegamos ) rever familiares , Igrejas , Conselhos Missionários e Imãos que nos apoiam no ministério . Após este período temos como alvo fazermos uma reciclagem em Porto Velho , reciclagem esta na área Antropologica e Linguística , devido as dificuldades deste novo desafio no Senhor , temos como objetivo fazer este curso em Porto Velho além de um curso de Microscopia que é de suma importância para a região que vamos estar servindo , com isto os convidamos a fazer parte de nosso grupo de apoio se juntando a nós neste desafio , caso desejem receber maiores informações nos escreva por favor . Estamos planejando deixármos Saão Tomé em Setembro deste ano , antes queremos concluir o que havíamos planejado para este tempo aqui , se tudo correr bem , com a ajuda e graça de Deus estaremos no BRASIL a partir de setembro e em Gôiania a partir da 2ª quinzena de Outubro , e será um prazer os visitar para compartilhámos nossos alvos no Senhor , nos despedimos por aqui , e mais uma vz obrigado pelas orações a nosso favor , sem mais Flávia & Ernandes A serviço do Rei Jesus São Tomé -África
"Queridos Amigos, Irmãos, Pastores, Igrejas e Conselhos Missionários, Saudações em Cristo Jesus!!!! "A maior loucura de um homem, é estar fora do centro da vontade de Deus, não há lugar mais seguro, ainda que cercado de perigos"  Ashbel Gree-Simoton - Esta é a convicção que temos tido neste nosso tempo aqui em São Tomé-África, estármos no centro da vontade de Deus, e temos visto a cada dia a sua fidelidade para com nossas vidas e ministério que aqui temos desenvolvido, mesmo em meio a tantas dificuldades que se encontram nesta pequena Ilha do continente africano, somos mesmos gratos ao Senhor da seara por tudo.Temos crescido a cada dia em todas as áreas de nossas vidas, é gratificante ver Deus prosperar pela sua graça e ajuda e trabalho de nossas mãos, e a Ele somos gratos por cada um de vocês que de maneira direta e indireta tem segurado as cordas e nos dado condições de servir ao Senhor aqui na África, estamos em fase final de concluirmos o que havíamos planejado para este tempo aqui, o treinamento com os nacionais tem se mostrado eficiente apesar da grande dificuldade de se formar líderes santomenses, a creche está para completar o seu 2º ano letivo e já para o próximo Flávia estará somente acompanhando a nova liderança que é formada totalmente por obreiras nacionais, tem mesmo sido gratificante ver que temos tido vitória em cumprir um grande mandamento de Jesus "fazer discípulos de todas as nações". Mas a caminhada não para por aqui, ainda temos um bom tempo para servirmos aqui, e também já temos sonhado e planejado nosso futuro no Senhor.Temos planejado assim que concluirmos esta fase aqui,voltarmos ao Brasil para um merecido descanso, rever familiares, Igrejas, mantenedores, intercessores, cuidar da saúde, temos também planejado e orado para aumentarmos a família, enfim são todos alvos que temos a cada dia apresentado diante do Senhor em oração, e lhes convidamos a se juntarem a nós, também temos planejado e orado sobre a possibilidade de servimos na plantação de Igrejas autóctones  e desenvolvimento comunitário entre os Babingas (um dos maiores grupos de pigmeus) que vivem em uma extensa faixa de floresta no norte do Congo-Brassaville sul do Gabão trata-se de um povo isolado e intocado pelo evangelho, são animistas e até onde pesquisamos não chegam há 1,45 cm, vivem em pequenas aldeias em pequenos grupos, gostam muito de cantar de dançar e vivem da caça, pesca e da coleta (Revista Amém nº2) mas tudo isto depois que voltarmos ao Brasil e também fazermos uma reciclagem, principalmente no que diz respeito a questão lingüística. Nosso maior desafio agora é concluirmos nossos alvo em relação a São Tomé. Também aproveitamos para compartilhar sobre o apoio financeiro que temos, como todos sabem, as altas do dólar aí no Brasil tem afetado de maneira considerável o nosso sustento o dos demais missionários que aqui estão conosco, hoje estamos contando com 60% do orçamento que tínhamos quando saímos do Brasil (700 usd), e com isto te chamamos mais uma vez a se juntar conosco em oração para que o nosso governo aí no Brasil faça algo para estabilizar nossa economia e desta forma trazer uma estabilidade em nossa moeda.Contamos com cada um de vocês, e desde já agradecemos a todos por todo cuidado e carinho que tem sido dado a nós e ao ministério que aqui temos desenvolvido com a graça e ajuda de Deus, nos despedimos no amor daquele que nos chamou a saber Jesus o Cristo! Sem mais, abraços de seus missionários..." - Conta Bancária: Ernandes Vieira Filho - Conta Corrente 57634-4 - Agência



PROJETO JOCUM / SÃO TOMÉ (ÁFRICA)   _ Ore e divulgue . Thais Costa Nova Aliança Adoração
 
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. _
 
Apresentam : Projeto 3C
 
O Centro de Pesquisas JOCUM 3C enviou em Maio, uma equipe a São Thomé e Príncipe, África.
Para mapeamento de campo. O que dará inicio a um período de cinco anos de retomada estratégica.
Esta equipe é responsável por estabelecer as prioridades; as  formas e o nível de abrangência das estratégias que serão traçadas para essa nova etapa.
 
 
Roberto Magalhães: Responsável pelas estratégias urbanas
Ubirajara Carley: Responsável pelas fronteiras ainda sem evangelização ou igrejas.
Silvana Silva: Responsável pelo mapeamento e formação da liderança local.
Silvana Almeida: Responsável pelo mapeamento educacional e literário.
 
Nossa meta é obter um laudo pra 1o Mobilização, formação e envio de 20 missionários para o país, 2o envolver 140 igrejas brasileiras como parceiras na segunda fase de discipulado.
 
 
 
Jovens Com  Uma Missão – JOCUM -  é solidamente formada por voluntários, sem remuneração. _   _ Cada um de nossos componentes, não importando o cargo ou projeto tem seu próprio grupo mantedor, ou patrocinadores formando assim uma equipe de trabalho. _   _ Jocum utiliza esse sistema por entender que ele gera maior inclusão e um dialogo entre missionários e colaboradores, criando um vinculo direto entre todos os engajados no cumprimento da grande comissão.  _
 
 
 

Convidamos a você que se junte a nós nesse momento especial.  _  Dia 14/07/2007 ás 19:30Hs – Sábado.
 Comunidade Cristã Shekinah, situada a Rua Josias Cassimiro, 615 Instituto Agronômico  - Belo Horizonte – Minas Gerais. Para o lançamento do Cd e Camisa do Projeto 3C, onde todos os recursos serão destinados a manunteção da equipe da Jocum em São Thomé e Príncipe.

Contatos _ Thais Costa
Fone: 31- 3077-2794
Celular: 31- 9699-6314
Rua São Joaquim, 1476 – Inst Agronômico – Belo Hte – Minas Gerais – CEP: 31035-480
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1633282412421821868
 
Roberto Magalhaes
Fone: 31-3731-3385
Celular: 31-9314-8991
Av. Barão do Rio Branco, 261 Centro Petrópolis, RJ CEP: 25-680-120
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3865817496434140549

 
 Lideres:
 
Eduardo e Ana Angelo
Fone: 24-2249-6868
Orkut São Tome e Príncipe:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30974681
 

www.missaoasa.org.br 9 de Março de 2008
   
...até aqui nos ajudou o Senhor. 1Samuel 7:12
 
Em dezembro sentamos em São Thomé para fazermos um balance de como foi o ano ministerial, e chegamso a conclusão que em 8 anos de trabalhos intensivos não deram tantos resultados positivos como foi esse ano de 2007 com o trabalho integral.
 
*Coseguimos desenvolver relacionamentos sólidos com a população nativa da cidade, tendo a oportunidade de fazermos cultos nos lares e acompanhar algumas familias de forma mais ativa e significante.
*Fomos convidados para várias atividades culturais da cidade.
*Desenvolvemos atividades culturais também, recebendo apoio da câmara de vereadores e prefeitura.
*O trabalho com os esotericos e alternativos foi de vento em polpa, com cultos e estudos da palavra na zona rural, resultando em várias conversões e o batismo de 2 pessoas em 29/09.
*Enviamos um Rastafari que se converteu com o trabalho para fazer um curso de verão de missões urbanas, o que resultou num chamado missionário do mesmo, e com isso ele ficou na escola de missões urbanas avalanche para um curso de 8 meses.
 
Enfim, o ano passado foi ótimo, apesar das batalhas diárias.
Este ano começamos sem obreiros e com grande dificuldades, e é o que gostaria de compartilhar com os irmãos (as).
Entramos com uma divida de R$ 600,00 referente a 2 meses de aluguel atrasado.Motivo? Os obreiris que estavam no trabalho sairam no fim de ano para ver a familia e não depositaram suas mensalidades. Essa situação faz com que tenhamos de mudar de casa, pois só temos um obreiro hoje em São Thomé, que não teria condições de sutentar essa estrutura.
Por tudo isso, é que buscamos através da colaboraçãso de todos os irmãos que conhecem e tem acompanhado o projeto conseguir levantar essa quantia de R$ 600,00 e quitar a divida, e depois só assim sentar e panejar as atividades para esse ano. Para Conhecer mais sobre este projeto veja as fotos nos endereço www.missaoasa.org.br/index.php
 
Motivos de oração:
 
Levantar R$ 600,00 para quitar as dividas.
 
Sustento do "DUDA", que esta fazendo curso de missões, cuja mensalidade é d eum salário
minimo mensal.
 
Por obreiros.
 
Pelo missionário Raymison (Kamundongo) que está só em São Thomé.
 
Por direção de trabalhos deste ano.
 
Paz e graça!
 
Raymison Diego F. Miranda
C/C: 0521152-2
AG: 3049-0
BRADESCO
 
 
 
Missão ASA
Montes Claros - MG / Londrina - PR

www.uniaonet.com/iceangola.htm Manuel Raimundo Da Costa  _ 21 de dezembro de 2009  Departamento Missionário da Igreja Cristã Evangélica de Angola, chega à República Democratica de São Tomé e Principe
 
Caros irmãos!
 
Há muito vimos sendo desafiados, todo cristão deseja alistar-se na Grande Comissão (Atos 1:8) …. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra, um dos nossos Ministros da Igreja Cristã Evangélica chega a República Democratica de São Tomé e Principe e implanta a Igreja Cristã Evangelica, que em menos de três meses tem quatro locais de culto.
 
                Os cristãos em São Tomé, têm necessidade de bíblias, pelo que solicito aos irmãos com possibilidade possam fazer recolha de biblias e enviá-las directamente aqueles país de expresão portuguesa.
 
                A Jocum é uma das organizções, hoje liderada por nacionais que passa por dificuldades mas nunca desesperados com em certos momentos alguns de nós tem desistido por falta de atitude. É verdade 20 Jovens obreiros da Jocum vivem levando a palavra de Deus de legua à legua, levantan-se cedo para levar a Palavra de Deus, enquantos outros no mesmo horário vão as correrias em busca de négocios e esperançoso  de em curto espaço de tempo recebam salario…. Aqueles bravos jovens mesmo vivem na base de uma refeição diária mantém convictos do trabalho.
 
                Meu apelo dirige-se a si; Passe por São Tomé a missao aguarda por si, adote um deste bravos jovens e participe da tarefa.
Em anexo algumas  fotos que retrata a tarefa diária daques jovens.
(Atos 1:8) - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.


12 Jul 2011 Falecimento de Amilton Cardoso Bernardo
Estimados irmaos companheiros de oração.
Faço contato para informar que nesta manha as 8 horas o Senhor o levou para a Gloria. Bendito seja o Nome do Senhor!
Adriana e filhos. ( Celso Luiz Castro_ www.seara.org.br )
- - -
Eu conhecia este querido irmão há mais de 10 anos quando trabalhou em São Tomé e Príncipe - África eu mandei uma videoteka missionária com mais de 30 filmes para este querido, pois ele queria ter material de qualidade para passar ao povo que tanto amava. Mais um querido guerreiro que se vai... mais um mártire que se despede fica a saudade e as orações para a família que fica.
 
                                 Marcelo, Ellen, Débora e Ana Carolina W. Taborda.
                                        Siloé Ministério em Missões.
                                    http://www.uniaonet.com/siloe.htm
 
= = =
ERa bom conhecido da Shalimar. Esteve doente há anos. Creio que o ví uma vez....por algum atempo recebia as circulares e vc, Celso,  contava dele.
 = = =
Um guerreiro, Fp 1.6 cumpriu-se hj de manhã.A obra foi terminada.Louvado seja Deus.
Beate
 
= = =
Em 13 de julho de 2011 _ Sim eu o conheci no Kinder Park junto com a esposa e mandamos uma videoteca missonário para ele no campo... eu convesei com ele há alguns anos atrás...vou mandar tb a notícea para o Celso Prando. Família Taborda.
- - -  
Ele era de Chapecó e trabalhou em São Tomé e Principe, onde iniciou algumas igrejas. Repasse pra Beate, por favor.
  Celso Luiz Castro
http://searabrasil.blogspot.com
http://correiomissionario.blogspot.com 

= = =

Queridos no Senhor,
 
Vinte Cinco Anos Depois…
 
Já em Angola, no aeroporto de Luanda, encontramos um jovem de São Tomé que, quando criança, foi discipulado e ganho para Jesus. 
 
Realmente, não sei em como começar esta carta; são muitas as ações de graças, emoções, bênçãos, e louvor ao Senhor da Seara.
 
Ao desembarcarmos no aeroporto de São Tome & Príncipe, foi claro uma possessão demoníaca de um agente/oficial da imigração, quando eu e o Saulo fomos detidos e forçados a nos instalar em um hotel caríssimo para na madrugada seguinte sermos deportados. Houve então uma providencial intervenção de amigos, missionários brasileiros, e em poucas horas estávamos livres com uma nova intervenção de um enviado do Primeiro Ministro e depois da embaixada brasileira.
 
Tudo por causa de uma má interpretação de quem chega sem o visto de entrada, sendo que o mesmo poderia ser obtido na chegada, no aeroporto.
 
No dia seguinte, após a chegada do José Maria fomos notavelmente recebidos pelo recente grupo de conselho de pastores, que estavam reunidos, formando uma associação de pastores. Foi ministrado Pelo José Maria a estes pastores um seminário de 3 dias, onde todos foram grandemente edificados e agora prontos para novas cooperações.
 
Em Julho(?) de 1987, quando chegamos aqui, eu e o Jorge Vendramine (ainda hoje missionário na China), sonhávamos com várias frentes de missões dos enviados da Igreja brasileira, a qual, São Tome, seria a primogênita de outras para este continente e principalmente para os países de língua portuguesa. Pedíamos ao Senhor 500 missionários para a África e Ásia ate o ano de 2000. Após o envio da equipe para São Tomé, em 1988, e após 5 anos de envolvimento com esta visão, nosso novo passo seria rumo a Ásia. Isto se deu a partir do ano de 1992. O Jorge e sua equipe chegara na China em 92 e em 94 eu e uma nova equipe para Goa. Com isto, Macau tornou-se o portal de entrada para o interior da China e Goa para os povos da Índia.
 
Passados 25 anos, a nossa expectativa de 500 missionários foi superada em algumas centenas.
 
Antes de tudo isto acontecer, registamos e escrevemos no livro: Missões na África – O Brasil e Sua Geração Missionária.
 
Ao rever antigos amigos e irmãos, foi surpreendente vê-los firmes na fé, multiplicando e cheios do zelo e ardor em fazer novos discípulos.
 
A Creche/escola da JOCUM com 196 lindas crianças, uma base missionaria com 10 mil mt2, a qual quando a entreguei, havia apenas mato, agora com várias casas, toda gramada, árvores frutíferas e lindas outras árvores e um prédio onde funciona a escola/creche. São uns 20 obreiros, entre professores obreiros de tempo integral. Tudo bem cuidado e ordenado. Foi extremamente admirável quando me mostraram duas caixas de Som e um amplificador, de 24 anos de uso, doados pela igreja CFC-USA, quando éramos supridos de outros bens por esta perseverante igreja em Fall-River.
 
Participamos de um casamento entre os obreiros, onde havia umas 500 pessoas; muito louvor e danças no estilo africano. Louvei muito a Deus pelos novos casamentos, pela nova ordem familiar que agora existe e pelos milhares de jovens que assumiram o padrão e a postura de um único casamento e uma única esposa. 
 
Centenas de alunos passaram pela ETED (Escola de Treinamento e Discipulado), muitos são pastores e obreiros em várias denominações. Quando sair daqui deixamos umas 12 igrejas estabelecidas, uns 150 irmaos (afora os 300 que já haviam), hoje são mais 200 grupos de irmãos, uns 12 mil; eram 0,03% (3 cristãos para cada mil pessoas), hoje são perto de 10% da população. O país conta com apenas 190 mil pessoas.
 
Foi emocionante visitar a primeira casa onde moramos e onde funcionava a missão; construída de tábua e coberta de zinco. O calor era intenso, sem aguá e energia elétrica, onde moravam uns 20 obreiros e os primeiros sete alunos africanos.
 
Foi fácil entender que teríamos que ser fiel no pouco para depois sermos estabelecidos sobre uma seara muitíssima maior.
 
O que aqui escrevi, é contado pelas fotos que vc verá abaixo. 
 
Com gratidão e muito louvor ao Senhor da seara; Ele é Fiel e Maravilhoso.
 
Robson e Polynee (Lucimar).
 
 


= =

www.uniaonet.com/robsonasia.htm ... 22/01/2014 - Apesar de estarmos trabalhando com a Índia por 22 anos, nações africanas ainda pulsa dentro de mim com intensa vontade de promover o Reino de Deus naquele continente. Seguindo este impulso, em Julho de 2012, estivemos com uma pequena equipe de pastores em S. Tomè (África). Esta viagem criou uma fonte de inspiiração e desafio missionário a esses irmãos. Conseguentimente, temos visto eles alargando suas fronteiras, promovendo e pedindo a Deus nações, povos, tribos e línguas. Nosso trabalho nesta nação Africana, iniciou-se em 1987, quando, pela JOCUM de Contagem-MG, enviamos a primeira equipe internacional. Nosso alvo e chamado era bem específico: Levar as Boas Novas onde Jesus não era conhecido. Sabendo que outros também se ingressará nessas fileiras, um amigo editou um pequeno vídeo desta viagem e então postei no facebook da minha esposa ( www.facebook.com/photo.php?v=10201603528107049 ) . Facebook: Lucimar Oliveira (há outras com o mesmo nome, mas, lucimar poderá ser identificada por uma brusa rosa, abraçada comigo) Robson . www.uniaonet.com/africasaotome.htm

www.uniaonet.com/robsonasia.htm _ Robson Oliveira  _ nossa Conta: BRADESCO - AG. 2212 / 8 - C/C: 3404 / 5


Anderson Figueiredo 07/08 Gravana
A Gravana é a estação seca em São Tomé e Príncipe. É difícil conseguir água nesta época do ano.
Os riachos quase secam. Gotejam água e as pessoas passam horas esperando na fila para encher suas vazilhas. Algumas, pagam pelo serviço e o trator pipa leva água até a residência. Mas, nem todas podem pagar por este serviço.
Estamos dispostos a facilitar a vida dessas pessoas comprando bombas d'água e canos para levar água até as residências em algumas localidades e deixar a carga mais leve para os habitantes de algumas regiões onde a seca é mais intensa.
Afinal, não é nada fácil carregar baldes na cabeça. Homens, mulheres e até crianças andam quilômetros até o rio mais próximo que tenha água suficiente para beber, tomar banho e lavar roupas. Graças a Deus pela chuva que começa a cair (e caiu a noite toda) dando fim a este período de seca.
O vento sul que sopra no Golfo da Guiné - Gravana -, especialmente nas vizinhanças de São Tomé e Príncipe torna o clima agradável, mas a falta de água é preocupante porque dificulta a vida dos habitantes das ilhas.
Aprendi que quando algumas árvores começam a florescer é sinal de que a chuva está chegando, provavelmente a partir do dia 15 do mês de Agosto. Desta vez, parece que a estação das chuvas começou antes do tempo. Que maravilha!
Você pode nos ajudar nesta obra! Qualquer pessoa pode ser um mantenedor da obra realizada pelo
PROJETO REDENÇÃO, contribuindo conforme for conveniente obedecendo um sentimento sincero de oferecer AMOR com ATITUDE.

28/01/2017 - www.uniaonet.com/africasaotome.htm - Valeriovalentim Valentim A melhor coisa que fazemos sem notarmos e colocar a alegria no rotos das pessoas agradecemos aos irmaos e na pessoa de pastor Anderson Vieira e os outros que nos ajudou a trazer alegria pra a essas crianças com ofertas de brinquedos e nao so no festejo do natal que o senhor continua a vos abensoar

Mendes Varella adicionou . 23 de janeiro2017 · Começamos já o novo ano semeando a terra .

Participe! Envie-nos seu comentário - www.uniaonet.com/email.htm
Página Inicial : www.uniaonet.com