www.uniaonet.com/aschmacaumohratual.htm

MACAU-FAMÍLIA MOHR - 09/12/2013

http://olhosorientais.blogspot.com - Família Mohr _ Olhos Orientais (Cristian, Silvia Isabel, Jônatas Asafe e Mateus Rafael Mohr)
R. Flávio Dallegrave, 5174 Boa Vista Curitiba PR 82540-010
Fone: (0xx41) 32564613/88023549/88075782
 Se quiser nos ajudar financeiramente, a nossa conta é:
No Brasil: Cristian Mohr
Banco do Brasil ag. 0756-0 – C/C. 1719-1 – Curitiba – PR ou
Banco Itaú – ag. 0273C/C. 40120-8 – Curitiba – PR
 Fora do Brasil:
Cristian Mohr
HSBC – Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited
(Agência Central) Central Agency (Conta Poupança)
Saving Account – 001-012764-025 Avenida da Praia Grande, 639
Macau – East Asia – Telefone: 00 853 553 66


Bank of China Yunnan Branch
Costumer Name: Cristian Mohr Costumer Number: 9146 2153213
Saving Account Number: 914666020189100 (Conta Poupança)
Country: China Province/State: Yunnan City: Kunming Address: 515 Beijing Lu Zip: 650051



Cristian Mohr _ é missionário na Ásia há oito anos.Formado em Administração de Empresas pela UFPR, ele tem atuado nas áreas de treinamento e implantação de igreja. Ele é pastor auxiliar na Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba, missionário da SGM (Secretaria Geral de Missões) da Igreja do Evangelho Quadrangular e foi missionário da Missão JOCUM por 10 anos. Atualmente vive em Curitiba com sua família, mas em janeiro de 2006  retornará à Ásia. Ele é casado com Silvia Isabel Mohr e tem dois filhos, Jônatas Asafe Mohr (6 anos) e Mateus Rafael Mohr (4 anos), ambos nascidos em Macau (China).


25/12/06 _ Meus queridos amigos  e irmãos que têm tanto nos abençoado durante todos estes anos e de várias maneiras...
FELIZ NATAL
 Muito obrigado por fazer parte da nossa vida e de nosso projeto de vida para fazer com que o Natal aconteça diariamente no coração  de tantos olhos orientais neste lado do planeta.
 Tivemos uma festa de Natal e havia em nosso meio pessoas que não sabiam o significado do Natal. Pudemos então explicar isto. O nosso desejo é que aí onde você está você possa saber que o Natal não é peru, ou jantar, ou presentes, ou árvore de Natal, ou decoração de Natal (apesar destas coisas serem boas e deixarem o Natal mais bonito e atrativo). Que você possa não apenas conhecer, mas também compartilhar o verdadeiro sentido do Natal com aqueles que não  O conhecem e não experimentaram o Natal em seus corações. E que o Natal não seja um evento que aconteça apenas uma vez no ano no dia 25 de dezembro, mas que possa acontecer diariamente na sua vida e na vida daqueles ao seu e ao nosso redor.
É o desejo da Família Mohr celebrando o Emanuel aqui na China e pensando em vocês que estão celebrando o Emanuel no Brasil e outras nações.

   8 Oct 2007 1  _ Cristian Mohr Outro pedido de oração
 

Meus queridos,
 
Escrevi o último e-mail, mencionando o acampamento que tivemos aqui em Macau, e senti de espandir o pedido de oração para os jovens e adolescentes de Macau também.
 
Este acampamento que participamos foi promovido pela ICA (International Christian Assembly). Quem estava liderando era uma irmã macaense muito querida e com coração para as crianças de Macau. Estavamos ajudando na coordenação do evento, bem como trabalhando com as crianças. Foi cansativo, mas realizador. Outros irmãos ajudaram, principalmente o pastor da igreja ICA e sua família, o Pr. Olinto de Oliveira. Eles são uma família muito especial que tem nos abençoado muito aqui em Macau. Ele pastoreava a igreja de fala portuguesa de Macau, mas numa mudança radical na visão, tornou-a em uma igreja internacional, com os cultos em inglês, atraindo muitas etnias diferentes e iniciando cultos em outras línguas durante a semana também. Ele tem uma visão para alcançar os jovens, e está programando eventos com este fim, com cultos que já os estão atraindo. E esta é uma necessidade em Macau.
 
Neste fim de semana morreu um rapaz de 17 anos aqui em Macau. Ele era português e a sua morte permanece um mistério. Uns dizem que foi suicídio, outros dizem que foi atropelamento. Mas as evidências corporais não apontam nem para uma ou outra hipótese. Parece ter sido coisa de máfia mesmo.
 
A maioria dos jovens tem encontrado oportunidade para trabalhar nos cassinos, ganhando muito dinheiro e vivendo uma vida de licenciosidade. Não hã limites.
 
Isto afeta as igrejas de uma maneira muito forte, porque o dinheiro entra tão fãcil e as oportunidades de divertimento malignos aqui em Macau são tão diversas que a ala jovem das igrejas está diminuindo rapidamente. Em algumas igrejas, nunca existiu.
 
São jovens rebeldes, sem respeito pelos pais, se envolvendo com prostituição, drogas, muito dinheiro, sem respeito por nada nem ninguém.
 
No acampamento eu vi um menino de 11 anos, tão rebelde, tão violento no seu linguajar e atitudes, tão ferido, que o meu coração chorou por ele. Outro menino de uns 13 anos com trejeitos afeminados que os outros meninos falavam que ele era gay na frente dele. Crianças deixadas de lado pelos pais, espancadas, abandonadas. Sem ninguém para se importar com elas.
 
Se importe com elas junto comigo. Ore por elas junto comigo. Chore por elas junto comigo. Vamos clamar ao Pai para que haja uma transformação nos jovens, adolescentes e crianças de Macau.
 
Una-se comigo nesta jornada.
 
Em Jesus,
 
Cristian Mohr

http://www.uniaonet.com/aschmacaumohr.htm 26/06/2008 Meus queridos, Estou iniciando um “novo” ministério, chamado ministério de Comunicações! Deixem me explicar,... Andei recebendo alguns “puxões” de orelha, pelo fato de não estarmos sendo tão presentes na comunicação, e não adianta querer explicar o porquê da falta de noticias, fotos, etc..., que não vai resolver. Como eu sou a MAIS falante da família e gosto muito de contar as novidades,...
Resolvi encarar o Dpto de Comunicações da família! Isto não significa que o Cris esteja se aposentando, ele tbm estará escrevendo e participando dos e-mails que estarei enviando. Ok?! Antes de entrar na parte das novidades, creio que preciso fazer um “up-date”, para aqueles que não recebem notícias há MUITO tempo.
Atualmente estamos morando em Macau. O motivo principal da mudança foi a dificuldade na escola que nossos filhos estavam enfrentando. Assim que saímos da China, o Governo Chinês passou a dificultar a estadia de estrangeiros no território e a fiscalização aumentou.
Ainda mantemos um lugarzinho lá dentro com as nossas coisas e a cada 2 meses Cris ou eu damos um “pulinho” lá para visitar alguns irmãos, ver como tem andado a igrejinha que deixamos aos cuidados de alguns irmãos.
Aqui em Macau temos LIBERDADE para falar, escrever, tudo o que precisamos sobre o nosso Senhor Jesus e a missão para qual Ele nos comissionou. Com isto temos trabalhado “a pique” de igreja Brasileira bem ativa.
Estamos apoiando uma igreja local Internacional que é bem Pentecostal. A área que eu tenho me envolvido mais é a de EBD com crianças e adolescentes.
Mas como os obreiros são poucos, tenho que ser “Bom Bril” mil e uma utilidade. O Cris tbm ou mais até, ele tem feito discipulado com novos convertidos, material de discipulado para professores da EBD, líder de louvor, professor de EBD, sem contar as responsabilidades com os irmãos da China.
Nossos filhos,... Estão grandes, super bem com a mudança para Macau e tiveram um desenvolvimento excelente na Escola.
O Jonatas está com 9 anos e acabou de concluir a primeira série. Sim, ele está atrasado! Mas com a vinda do Brasil pra cá no meio do ano letivo e a imersão dele no chinês, ele perdeu dois anos.
Quando chegamos em Macau, ele estava falando chinês, mas não sabia ler e nem escrever, então a diretora da escola sugeriu que ele voltasse a fazer a primeira série novamente. Neste processo todo ele fez uma entrevista com vários profissionais na Secretaria de Educação e foi diagnosticado com Dificuldade de Aprendizado e Dislexia. Com isto a Secretaria de Educação colocou-o em sistema de educação inclusiva, que significa um apoio extra dentro da própria escola totalmente financiado pelo governo. Benção né?!
Passados dois meses na escola, ele já estava lendo e escrevendo em inglês.
E o Mateus com 7 anos, que antes estava apresentando umas dificuldades de adaptação a cultura chinesa, chegou na nova escola (com muitas crianças de outras nacionalidades, inclusive brasileiros ), se sentiu em casa! Ambos tiveram muitos elogios dos professores
. Amanhã será a formatura do Mateus. Ele estará indo para a primeira serie. Bom, este e-mail já ficou grandinho, e eu só fiz o up-date,....
Amanhã estarei enviando as novidades da China e Macau.. Fiquem atentos! Um grande abraço a todos, com saudade de vcs! Que Deus os Abençoe Grandemente!!!!
Silivia Mohr em nome de toda a familia
Ola meus queridos,
 
 
 
Graca e paz!
 
 
 
Eu gostaria de compartilhar com vcs rapidamente algumas coisas que aconteceram hoje por aqui.
 
 
 
Pela manha tivemos a reuniao mensal com os professores da EBD. Duas irmas Chinesas, uma irma indonesiana, uma irma da Colombia, uma irma de Cabo Verde, uma irma brasileira eu e o Cris! Quando eu escrevi sobre a igreja Internacional, eu quis dizer exatamente isto, muitas nacionalidades!!! E gracas ao nosso Deus, em sua infinita sabedoria, Ele nos concedeu a oportunidade de trabalharmos com estas irmas e atraves delas podemos alcancar muitas criancas e nas diversas linguas!
 
Atualmente temos EBD em Portugues, Ingles e ChinesCantones, mas nosso alvo eh extender para outras linguas tbm.
 
 
 
Bom, mas voltando para a reuniao,... Deus me deu uma orientacao muito expecifica de trabalhar com professores infanto-juvenil, e o que temos trabalhado com eles tem sido, vida crista, relacionamento com Deus, aperfeicoamento do ensino,... e assim por diante. Tem sido um desafio, mas ao mesmo tempo tenho sido muito ministrada. O Cris eh responsavel pela parte de Discipulado. Ele tem preparado devocionais diarias para os professores de acordo com a aula de cada domingo. Tem sido uma bencao! Com isto, o departamento tem ficado melhor equipado na palavra, professores estao se esforcando para memorizar versiculos, capitulos, textos inteiros da Biblia, porque lhes foi ensinado que isto eh bom! E consequentemente, os alunos estao memorizando muitos versiculos tbm. Estamos pensando em fazer um campeonato em outubro para ensentivar este pratica ainda mais!.
 
A reuniao durou a manha inteira e entrou atehhhhhh,... metade da tarde. Foi muito bom! Logo mais a noite, tivemos o estudo biblico da comunidade de fala inglesa aqui em casa.
 
Terminamos o estudo agora pouco com uma soupa de feijao, que deveras, estava muito boa!
 
 
 
Amanha, domingo, teremos o culto na parte da manha, nete culto temos traducoes  simultanea para portugues e chines. Normalmente temos uma media de 90-100 pessoas nos cultos. As classes de EBD comtam com cerca de 13 adolescentes, 9 idade pre-escolar, 11 idade primaria. E nas turmas de adultos, estamos com 10 de fala portugesa, e 17 de fala chinesa. Os demais tem participado dos estudos nos lares.
 
 
 
Bom pessoal, muita coisa tem acontecido por aqui, e queremos ver mais!! Cremos que a nossa vinda pra ca foi muito mais do que a necessidade dos nossos filhos por uma escola melhor, creio que Deus esta nos dando oportunidades de aperfeicoar nossas vocacoes no ministerio e tbm vejo oportunidades de implantarmos um trabalho em nome da nossa igreja que pode ter uma abertura para atuar dentro do Continente Chines.
 
 
 
Mas isto,... fica pra proxima informativa....
 
Por favor, estejam orando por isto, queremos muito que o Continente seja alcancado com a Luz do Evangelho, muita coisa ja tem sido feita, mas parece tao pouco qndo comparado com lugares que tem liberdade,... Amamos o povo chines, amamos a China, queremos ver esta nacao se voltando inteiramente pra Jesus!  Amem?
 
 
 
Um grande abraco, com muito carinho e saudades.
 
 
 
Que Jesus te abencoe neste dia!
 
 
 
Silvia e Familia
 
 
 
Ah, eu ja ia me esquecendo, ... hoje andei olhando para o Tony e acredito que vcs ainda nao conhecem o ultimo integrante da familia Mohr,...  Bom, ele esta conosco fazem 2anos e meio. Um gato muito fofo e que tem nos dado muito "trabalho" (principalmente quando troca a noite pelo dia), mas ao mesmo tempo tem sido a alegria dos nossos filhos. a foto dele segue em anexo. ()1/07/2008
Meu s Queridos,
 
 
 
É muito bom poder começar esta carta,...
 
Esta semana que passou, eu me peguei pensando várias vezes no que eu iria escrever como iria escrever, quando iria escrever,...  Hoje finalmente consegui tirar este tempo pra dedicar em palavras, a vcs!
 
No dia 27 de Junho, fomos a cerimônia de formatura do Mateus (jardim III) e descobrimos que era muito mais que isto, era também o dia de entrega dos prêmios e homenagens ao alunos de toda a escola, que se sobressaíram nos estudos e conduta.  Para a nossa surpresa o nosso filho Jonatas foi chamado para receber um certificado de Honra ao Mérito por sua excelência comportamental e acadêmica. Ele junto com mais 11 alunos, alcançaram media geral, em todas as matérias, superior a 90% e uma avaliação comportamental entre Aa A+. Pra nós foi mais uma confirmação de que fizemos a coisa certa quando nos mudamos para Macau. O acompanhamento que nossos filhos tiveram na questão de dificuldade de aprendizado e falta de atenção, era uma coisa que na China não encontramos. Por isto Glórias a Deus!!!!!
 
Estes últimos 10 dias foram muito intensos, muitas atividades na igreja e algumas situações difíceis para resolver também.  Uma Irma de nossa igreja que iria se casar neste fim de semana resolveu adiar o casamento por causa de uma series de problemas de caráter envolvendo seu noivo. Ela esta bem abalada com toda a situação e seu noivo esta muito “irado” sem se dar a chance de ser ajudado. Bom, eu acredito que não preciso descrever o estado emocional em que eles se encontram né? Estão bem abalados! Peco a vcs que estejam orando por eles, que o Espírito Santo possa trabalhar as áreas que nos não podemos e fazer a obra perfeita na vida deles.
 
Quanto a nos, estamos enfrentando um dilema,.... Mudança mais uma vez!
 
A Dona da nossa casa quer aumentar o valor do aluguel, se nos recusarmos a pagar o aumento, precisamos devolver a casa. Andamos procurando outro apartamento, mas tem sido muito difícil de encontrar algo “habitável” dentro do que podemos pagar. Isto tem sido um estresse! A data de contrato esta se aproximando, precisamos ter uma direção a este respeito até o fim deste mês. Peco a vcs que incluam mais este pedido nas orações por nos.
 
Hoje estamos de saída para um acampamento que vão durar 10 dias. Os primeiros 5 dias são em Hong Kong com ênfase no estudo da palavra, relacionamentos,.. Os outros 5 dias são voltados para a pratica dos primeiros 5 dias. Neste prático estaremos saindo de Bicicleta pelo interior da Pátria chinesa compartilhando Novas de Alegria. Este acampamento é uma iniciativa do fundador de King’s Kids. Estaremos indo em um grupo de 8 pessoas, 4 da nossa família e mais 4 adolescentes. Eis ai mais um motivo de oração! Estes 4 adolescentes são meninas e todas de diferentes nacionalidades. Temos uma chinesa-brasileira, filipina-portuguesa, Sirilanca, colombiana-portuguesa. Vai ser uma aventura com certeza, mas o nosso objetivo é que eles possam ter uma aventura inesquecível no relacionamento delas com Deus.
 
Meus queridos, contamos com as orações de vcs  nas questões que citei acima. O casal que adiaram o casamento, nossa casa e esta viagem que faremos.
 
Assim que chegarmos estaremos mandando noticias. Com certeza no dias em que estivermos La dentro do continente estaremos impossibilitados de abrir a internet, portanto, noticias mesmo, só depois do dia 21!
 
Um grande abraço, com muitas saudades sempre!
 
Que Deus os abençoe muito.
 
Silvia e Família (13/07/2008)

Amados irmaos,
 Tenho mais uns pedidos de oracao a fazer para voces. Alem do que a minha esposa ja compartilhou da nossa mudanca, do dinheiro necessario, tem algumas outras coisas que estao acontecendo aqui na China que precisam receber cobertura de oracao.
 Primeiro, com toda este evento dos Jogos Olimpicos a questao da seguranca tem sido apertada. Para entrar na China tudo tem que passar pelo raio-x. Turistas so recebem visto de 7 dias (se tiverem passagem aerea saindo da China e reserva de hotel). Para outros vistos a burocracia tem sido grande. Deus nos abencoou e por sermos residentes permanentes de Macau nos temos direito de pegar visto de 1 a 3 anos. O unico problema e que o peridodo de permanencia e de apenas 30 dias (apesar de termos ouvido que podemos extender este visto por mais tempo, mas ainda nao sabemos como isto funciona) tendo que sair da China apos este periodo. Entao a questao de transporte na China acaba saindo muito cara.
 Segundo, voces devem ter ouvido dos onibus que explodiram na China. Foi la em Kunming. Oficialmente foram 2 onibus que explodiram (com bombas caseiras) e com dois mortos e 14 feridos. Nao oficialmente sao 3 onibus que explodiram (com 3 mortos no total, mas isto ainda estapara ser confrmado pelo governo). Este atentado criou um problema muito serio pois o governo apertou a seguranca na provincia, mandou investigadores de Pequim para Kunming,   e com isto o trabalho missionario acaba sendo afetado. Para piorar a situacao houve manifestacoes populares em forma de passeatas reclamando da alta dos precos causada pelos Jogos Olimpicos. Os estrangeiros nao participaram, mas fica sempre um certo sentimento do governo de que existem forcas estrangeiras por tras destas manifestacoes de violencia e pertubacao publica. Os estrangeiros acabam sendo vigiados mais de perto pela policia e com isto o trabalho missionario acaba sendo afetado. Ate mesmo entre os chineses cristaos tem havido consequencias. Temos ouvidos de reunioes chinesas que foram interrompidas pela policia. Orem pela protecao dos missionarios estrangeiros e dos cristaos chineses,bem como da igreja chinesa.
 Terceiro, o Timoteo e sua esposa tiveram uma visita da policia em sua casa. Ainda nao estamos certos dos detalhes porque nao temos como conversar por telefone ou e-mail por motivos de seguranca. So sabemos que eles estavam tendo uma reuniao na casa deles. A polica apareceu la quando nao havia ninguem (nao sabemos se foi antes ou depois da reuniao). A esposa do Timoteo disse que eles estao bem, mas a policia esta fechando o cerco. Estejam orando por eles e outros grupos chineses se reunindo nas casas na China.
 Quarto, estou indo em uma viagem evangelistica com o meu filho mais velho. Orem pela nossa protecao e do grupo que vai estar conosco.
 Finalmente estavamos pensando em ir para o continente por algumas semanas em agosto (como familia), mas estamos reconsiderando por causa destes acontecimentos todos. Orem para que Deus nos de sabedoria sobre como agir.
 Em Jesus,
 CM
Morh Macau



Meus queridos,
Depois de 12 dias fora de casa em ritmo de congresso jovem depois nos aventurando sobre duas rodas e pregando o evangelho nos vilarejos do Continente, estamos de volta, com mais experiência e mais apaixonados pelas almas do que nunca!
Foi tremendo o tempo que passamos em Hong Kong no acampamento Gateway . Cinco dias com uma  turma de 8 pessoas da nossa igreja juntamente  com mais de 1600 pessoas de 56 diferentes países.... Podem imaginar com foi né?  Este acampamento tratou de missões é claro, de como as nações podem  impactar a China e o mundo através de Hong Kong. Também falou da importância das gerações antes e depois de nós. Os pais que abriram o caminho, nós que ajudamos na semeadura e colheita e a geração mais forte, jovem, que tem a responsabilidade de ser  colunas no templo. Foi um tempo muito bom, especialmente para as adolescentes que foram conosco. Elas foram tocadas profundamente.
O pratico deste acampamento, pro nosso grupo, ocorreu no interior do continente, onde estivemos pedalando de vila em vila levando a palavra de Deus. Nossa equipe era composta de 21 pessoas e a maioria delas eram crianças de 3-12 anos. Foram cinco dias de turnê, paramos em seis vilas e tivemos um resultado de 18 conversões fora os que foram abordados e receberam literaturas. Um bom numero no nível do que foi feito, mas pouco a nível de Brasil e dentro deste ponto, eu gostaria de ressaltar  que estes 18 que aceitaram a Jesus  receberam o "pacote completo", quero dizer, o chamado de fazer discípulos. Posso falar sem receio que este serão os novos lideres de igrejas dentro da vila deles e possivelmente do distrito. Felizmente eles não terão tempo pra "esquentar" bancos de igreja. É assim que funciona quando um chinês aceita a Jesus. A última informação que tive sobre o crescimento da igreja, era cerca de 300 mil novos convertidos POR DIA.  Isto não é maravilhoso?A viagem em si correu muito bem. Os trajetos que pedalamos (com os nossos filhos na garupa), não eram muito desafiadores. Uma das vilas que visitamos teve um pouco mais de barrancos e muita chuva no retorno, mas segundo nossos filhos, foi a parte mais emocionante das pedaladas. O Jônatas pedalou uma bicicleta por algumas vezes, ele se saiu muito bem! Os hotéis que paramos pra dormir eram bem simples eu tive um pouco de problema com mofo,... fiquei com a renite bem atacada, mas nada me impediu de fazer aquilo que saí pra fazer.
Voltando pra casa tivemos dificuldade em dizer "tchau", principalmente depois de ouvir o testemunho de um senhor ,... Ele nos contou que já havia ouvido falar de Jesus cerca de 6 anos atrás em um estação  de  rádio. Depois disto ele esperou 6 anos para que alguém fosse ate a vila deles pra poder falar mais de Jesus pra ele. O programa que ele ouviu foi bem tocante e ele nos disse que havia orado para Jesus  pedindo que fizesse morada no coração dele. Este senhor nos agradeceu  com lagrimas, por termos encontrado a vila dele. Ele reafirmou a oração que havia feito anos atrás e  recebeu uma Bíblia ,.. Foi um momento muito emocionante para todos! Daí pode-se explicar o porquê foi difícil dizer tchau...., são tantos os que precisam ouvir do amor de Deus, são tantos os que nunca ouviram,...
Meus queridos, concluindo, estes 12 dias que passamos fora de Macau foram marcantes desde o congresso, com as adolescentes da nossa igreja, até o tempo pratico nas vilas. Serviu para nos dar ânimo e mais amor pelas almas perdidas. E como se não bastasse, o Cris e o Jonatas estão de partida, amanhã bem cedo, para mais uma aventura sobre duas rodas com a missão de levar a palavra de Deus ao que ainda não a tem! Peco que estejam orando por eles. Por proteção, abertura para compartilharem, por encontros divinos!
 
Um grande abraço a todos e muito obrigada pelo carinho e orações em nosso favor! Que da mesma forma com a qual temos sido encorajados a permanecer na visão que Cristo nos deu, assim também  possam vcs ser encorajados!
Com carinho,
Família Mohr
Ah, nao esquecam de olhar as fotos..
Depois que terminei de contar sobre a nossa viagem lembrei que eu precisava compartilhar mais uma "coisinha"....
Nossa mudança!
Bom, vamos ter que mudar mesmo. Hoje conversei com a dona do nosso apartamento e ela me disse que já vendeu o apartamento e que o novo dono quer fazer umas reformas assim que terminar o nosso contrato. (isto é dia 10/10)  Antes da nossa viagem havíamos encontrado um apto que seria ideal para o que precisávamos, o único problema era o preço! Conseguimos negociar com a dona e ela abaixou um pouco mais o valor e ficou um valor bem abaixo do preço de mercado. E sabem por que? Ela é cristã e ficou tocada em saber que somos missionários na terra dela!  Isto é um dos milagres! O Outro milagre que ainda precisamos ver é pagar 4 alugueis de uma vez só! Isto é dividido da seguinte forma: 1 aluguel fica para imobiliária, 1 para o aluguel do mês corrente, e 2 alugueis ficam como deposito(calção) par caso aconteça algum problema com o apartamento, uma conta não paga,... a dona tem da onde tirar o dinheiro . Nós já temos um destes alugueis que é o calção do apartamento onde moramos, mas ainda precisamos R$ 3800,00 para o resto.
O desafio está no tempo,.... Precisamos deste dinheiro ate o dia 31 deste mês.
Gostaríamos de pedir a vcs que estivessem orando por nós a este respeito. Creio que isto será mais um testemunho da fidelidade de Deus para conosco.
Contamos com as orações de vcs!
Mais um grande abraço da família Mohr pra vcs e o nosso muito obrigado!
Com carinho,
Silvia e familia

15 de agosto de 2008  Casa, viagem,..Familia Mohr
 
Meus Queridos,
 
Jesus é muito bom! Fazem alguns dias que escrevi o ultimo e-mail contando do desafio da mudança e depois disto foi só trabalho!  Louvamos a Deus pela provisão do dinheiro que precisávamos, veio em tempo e suficiente para todas as despesas. Obrigada Jesus!  
Nosso novo apartamento é bem gostoso, arejado e tem um terraço para os meninos brincarem. É um prédio antigo por isto da vantagem do terraço.
Ainda estamos no processo de arrumação de coisas, porque só tivemos tempo de limpar e entrar na casa ate agora. Tinham vários detalhes que precisavam ser arrumados, então passamos esta semana em reforma de casa. Bênção pura!
Hoje estamos indo para a China, vamos ficar La por duas semanas, então não estaremos abrindo nosso e-mail  durante estes dias isto por motivo de segurança. Estaremos neste domingo encontrando com nosso grupo de irmãos chineses e durante estas duas semanas estaremos vendo como eles têm caminhado com Jesus. Também será um tempo de descanso posso chamar de  FÉRIAS
Peço que estejam em oração por nós, para que mesmo que descansando possamos ser bênção naquele lugar e que possamos ter oportunidades para compartilhar o evangelho.
Obrigada a todos que tem caminhado conosco, nos apoiando, encorajando, sustentando. Deus te abençoe!
Com carinho e saudades,
Silvia e Familia.

26 de setembro de 2008  Cristian Mohr Noticias da Asia Oriental Viagem Evangelistica
Meus queridos, a Paz do Senhor,
 
Bem, Muitas coisas aconteceram neste periodo desde que voces receberam as nossas ultimas noticias. Vou iniciar onde paramos, a viagem de bicicleta que eu fiz com o Jonatas. Creio que houve apenas um intervalo de uma semana entre a viagem de bicicleta que fiz com a familia toda e esta que so estavamos eu e o Jonatas. Foi uma viagem de uns 5 dias. Conversei direitinho com o Jonatas para ele entender o foco evangelistico da viagem e ele deu um retorno muito bom.
 
Foi uma viagem bem tranquila do ponto de vista do desgaste fisico. Nao haviam muitas subidas. Paramos em varias vilas beirando a rodovia. A maioria das vilas nesta regiao possuem um tipo de praca que fica ao redor de uma arvore de tronco bem grande, com bastante sombra. As pessoas sentam abaixo da arvore em bancos de concreto e ficam a conversar, brincar com as criancas, ou para ter intervalos de descanso do trabalho no campo. A maioria destas vilas eram cercadas por arroizais e este periodo foi o periodo do plantio do arroz. Era muito interessante de ver as pessoas andando nos banhados jogando mudas de arroz para o plantio. Como era periodo de ferias escolares, esperavamos encontrar varias criancas nas vilas, mas inexplicavelmente as vilas estavam vazias de criancas. Nao conseguimos descobrir o porque. Outra coisa que achamos interessante foi que nesta regiao a maioria dos jovens foi embora para o exterior (EUA, Canada, Brasil, Paraguai, Argentina, Australia, etc.) deixando muitas vezes seus filhos para serem cuidados pelos avos, ou deixando o seu conjuge, e moram no exterior por anos trabalhando e enviando dinheiro para a familia.
 
 Tivemos muita dificuldade para nos comunicar. A lingua falada na regiao e o Cantones, e alem disto as pessoas falavam dialetos locais, portanto a comunicacao com as pessoas mais velhas era quase impossivel. Os adultos de meia idade tinham um chines quebrado, falando parte em Mandarim, parte em Cantones e parte no dialeto local. So nos restava os jovens e criancas que por serem estudantes tinham que saber o mandarim (lingua oficial da China) e que acabavam por nos ajudar a comunicar com as pessoas de mais idade.
 
Muitas vezes enquanto estavamos rodando de bicicleta, paravamos no acostamento para orar por uma vila que encontravamos mas, por causa de tempo, nao podiamos parar. Oravamos para que eles pudessem encontrar a salvacao e que alguem pudesse vir e compartilhar o Evangelho com eles.
 
Quando paravamos nas vilas nos dividiamos em grupos de tres ou quatro e saiamos pela vila ate encontar alguem ou alguem falar conosco e nos convidar para sentar ou entrar em sua casa. As pessoas sao sempre muito hospitaleiras. Logo puxavam cadeiras ou banquetas, nos serviam agua quente e nos davam frutas (especialmente pitomba uma fruta bem conhecida no nordeste do Brasil).
 
O nosso grupo possuia maneiras especiais de chamar a atencao. Tinhamos muitas mocas e rapazes. As mocas sempre juntavam as meninas e criancas das vilas e comecavam a ensinar cancoes, ensinar dancas ou brincadeiras, e praticar ingles. Os rapazes pegavam a bola de futebol e logo tinhamos uma rodinha de meninos chutando bola. Tambem tinhamos baloes, brinquedinhos simples, balas, adesivos, etc., que davamos para as criancas. Ao brincar com as criancas sempre ganhavamos a confianca dos adultos. Outro ponto chave era que o Jonatas era a unica crianca no nosso grupo, e em todas as vilas as pessoas ficavam encantadas com ele, pelo fato dele estar viajando comigo, de ir na garupa da bicicleta e isto dava oportunidade para muitas conversas.
 
Em algumas vilas nos comecamos a louvar e adorar a Deus e as pessoas sentavam ao nosso redor para ouvir e aplaudiam quando terminavamos. Em uma das vilas um dos homens convidou alguns do nosso grupo para pescar. Trouxe varas e usou salcicha (em Curitiba a gente chamaria de vina) como isca. O Jonatas ficou fascinado. Uma das nossas meninas afinal conseguiu a proeza de pescar um peixe, mas foi so isto tambem.
Em outras ocasioes entravamos nas casas das pessoas e oravamos peos doentes.
Apesar de tudo isto sentimos uma resistencia muito forte por parte das pessoas. Elas eram educadas, ouviam o que tinhamos para dizer, mas diziam que acreditavam diferente. Criam nos seus proprios deuses, ou nao criam em nada. Gastamos muito tempo em oracao para tentar quebrar este espirito de apatia e resistencia.
 
Em uma das vilas encontramos uma moca que falava ingles, e que disse que ja havia tentado ler a Biblia do avo, em ingles, mas que nao havia entendido nada. Ela ouviu a mensagem, entendeu, creu e recebeu Jesus em sua vida. Demos uma Biblia, alguns cds com estudos e uns folhetos evangelisticos. Ela ficou muito feliz.
 
Para mim tambem foi bom ver o Jonatas envolvido. Ia aonde iamos, participava de tudo, comia as comidas, dormia em qualquer lugar, tomou ate banho gelado sem reclamar, e disse que quer voltar para outras viagens como esta. Fiquei feliz dele ter gostado e de entender o que estamos fazendo.
 
2 Corintios 4:16-18
 
Em um proximo e-mail continuo a falar de outras coisas que estao acontecendo conosco, da nossa viagem de ferias que nao foi ferias, de olimpiadas e perseguicao e de mudancas.

Você já se considerou, alguma vez, incapaz de fazer aquilo que era esperado de você? Principalmente quando você olha para outras pessoas ao seu redor que fazem a mesma coisa que você faz, mas muito melhor, com mais habilidade e com melhores resultados? Pois algumas vezes eu estou aqui na Ásia Oriental e sinto-me totalmente incapaz. Eu vejo outros missionários, e até empresários, que já falam o chinês e tem um ministério, ou carreira, estruturado e sinto que nunca vou chegar naquele nível.
 
Na minha mudança para Macau eu estava revendo alguns papéis e me deparei com um texto que eu escrevi alguns anos atrás e que foi um bom lembrete da parte de Deus para eu saber por que estou aqui na Ásia. Quero compartilhar com você e oro que possa ser um encorajamento para a sua vida.
 
Tanto no Egito quanto na Babilônia os soberanos tinham ao seu serviço muitos magos e feiticeiros. Eles eram os profissionais na área da magia e feitiçaria. Os magos egípcios eram instruídos nos escritos sagrados, rituais e encantamentos sendo treinados na “Casa da Vida”, que era um templo-escola de feitiçaria. Na Babilônia os feiticeiros praticavam exorcismos e adivinhação, tendo livros nestas áreas para auxiliá-los e tudo o que eles experimentavam eram transcritos nestes livros para futuro referencial. Enfim, eles  sabiam o que estavam fazendo.
 
Encontramos, então, duas circunstâncias narradas na Bíblia referentes ao Faraó do Egito e o rei Nabucodonosor da Babilônia. Ambos tiveram sonhos e nenhum dos seus magos, em seus respectivos reinos, conseguiu interpretá-los. Nabucodonosor foi ainda mais longe exigindo que, além da interpretação do sonho, os magos também lhe contassem o respectivo sonho que ele havia sonhado. Inútil, todos os anos de estudo e prática na área da feitiçaria não puderam ajudar estes profissionais da magia porque os sonhos vinham de Deus.
 
É quando surgem duas figuras na história. Um era um escravo estrangeiro, estando na prisão acusado de tentar abusar da esposa de seu mestre. O outro era um jovem trazido cativo de seu país para a Babilônia. Ambos sem treinamento ou experiência na área da feitiçaria ou adivinhação, mas a quem Deus empregou para revelar os sonhos de Faraó e Nabucodonosor. Eles eram, respectivamente, José e Daniel. Ambos eram cativos, exilados, estrangeiros em uma terra distante, e ambos foram elevados a posições importantes nos reinos onde se encontravam. Daniel ainda acabou interpretando outros sonhos em outras ocasiões, agora com mais experiência e treinamento, e até mesmo tendo visões futurísticas.
 
Deus então aquietou o meu coração, pois entendi que Ele quer nos usar com o que temos. Aquilo que não temos Ele vai nos fornecer ou capacitar. Não se preocupe em querer ser um profissional para realizar as coisas de Deus. Deus não está procurando por profissionais. Ele está procurando por servos obedientes, humildes, quebrantados, submissos, dependentes dEle. No momento certo Ele vai te elevar a posição ideal. Isto significa que não devemos nos profissionalizar? É claro que não é isto o que eu estou querendo dizer. 2 Timóteo 2:15 diz para procurarmos nos apresentar a Deus, aprovados, como um obreiro, um trabalhador, que não tem do que se envergonhar. Em 1 Pedro 1:5, Pedro lista uma lista de virtudes que são o fundamento uma da outra. Ele começa com o fundamento da fé e nos encoraja a acrescentar à nossa fé a bondade ou virtude. Esta palavra (bondade ou virtude) vem do grego “arete” que significa também excelência, valioso, excelente, o que é bom. Portanto a fé é apenas o início da nossa carreira. A partir dela temos que demonstrar excelência no que fazemos de modo a tornar o nosso serviço valioso e formar um fundamento para receber o próximo nível de virtude que é o conhecimento (não de teoria, mas o conhecimento adquirido pela experiência de vida, aquilo que vivenciamos com Deus) e assim por diante. Por sermos discípulos de Jesus temos que ser excelentes naquilo que fazemos não apenas no que se refere à fé, mas no dia-a-dia (não que eu esteja fazendo diferença aqui entre santo e secular, pois acredito que a nossa fé em Jesus é integral e tem que estar espelhada em cada área de nossas vidas diariamente). Finalmente, se você já é um profissional, tanto eclesiástico quanto no mercado de trabalho, obedecer a Deus é inevitável para resultados melhores, de outro modo Ele vai levantar outras pessoas sem treino ou experiência para fazerem o que você faz, só que melhor. Para conhecer melhor as histórias acima mencionadas de José e Daniel leia Gênesis 41 e Daniel 2 (repare o que diz os verso 21 e 22).

23 de outubro de 2008 Cristian Mohr Noticias da Asia Oriental Olimpiadas
Bem, as Olimpiadas acabaram, assim como as Para-olimpiadas.
Podemos dizer que foi um sucesso, se levarmos em conta que foi um evento organizado para o povo chines e nao para as diversas nacoes participando ou assistindo o evento.
Enquanto voce assitia o evento pela televisao, era visivel que a grande maioria eram chineses.
Os estrangeiros estavam sempre limitados a pequenos grupos.
O numero de ingressos disponiveis para estrangeiros foi muito pouco comparado a quantidade acessivel aos chineses. Alem disto quem e que conseguia visto para ir para a China? Mas para o povo chines foi um evento muito importante porque o chines saiu daquela imagem de vitima, sofredor, subdesenvolvido, sempre a merce do invasor estrangeiro para uma valorizacao da sua cidadania e um aumento de sua auto-estima.
Tanto nas olimpiadas quanto nas para-olimpiadas a China conseguiu superar no quadro de medalhas a paises como Estados Unidos e Russia que tinham tradicao e historia nos jogos, principalmente nas medalhas de ouro. A China sabe fazer um evento de grande porte? Sem sombra de duvida. Mas como tudo na China, os jogos olimpicos sao apenas ferramentas para demonstrar o poderio politico do Partido Comunista Chines.
Para o governo chines nao importa se o evento e artistico, social, religioso ou esportivo: tudo e voltado para demonstrar o poderio politico do comunismo na China. Por exemplo: os jogos olimpicos foram um meio de distrair a populacao dos problemas que o pais enfrenta com corrupcao, Tibete, os muculmanos separartistas em Xinjiang, os problemas de distribuicao de renda, etc.
Mas se o evento acabou sendo bem sucedido aos olhos dos chineses, por outro lado algo ficou muito claro para a comunidade internacional: o controle absoluto do governo chines. Seja destacado os abusos em termos de liberdade de expressao, religiosa ou mesmo social. Como alguns analistas declaram, o show foi tao perfeito que chega ao ponto do artificialismo. E tudo uma questao de aparencia. Seja a menina que apareceu dublando a verdadeira cantora porque esta era mais feia e nao condizia com a imagem que a China queria passar, ou os saguoes sofisticados dos hoteis da China para encontrar quartos sujos, banheiros horrendos, e cheiros assustadores, ou ainda as pessoas presas nas pracas por quererem protestar contra certas praticas do governo como a questao do Tibete, por exemplo, ou os excessos feitos contra a liberdade religiosa.
Em termos religiosos, muitos missionarios foram expulsos da China, outros que estavam na China como homens de negocio ou estudantes nao conseguiram renovar os seus vistos.
A China mandou muitos estrangeiros embora devido a temer o envolvimento de qualquer estrangeiros com as manifestacoes violentas que ocorreram no Tibete ou os ataques terroristas muculmanos.
Um fato memoravel e que parou nos principais jornais foram os 4 irmaos evangelicos que trouxeram 300 biblias para a China e foram parados no aeroporto de Kunming, capital da provincia de Yunnan.
O governo confiscou as biblias e os 4 irmaos se recusaram a sair da regiao da alfandega ate terem explicacoes realisticas do porque eles nao podiam levar as 300 biblias para a China. Segundo a policia eles nao podiam entrar com material impresso que pudesse trazer dano para a China. Isto e claro, sendo que o governo chines imprime ao redor de 1 milhao e meio de biblias por ano, mas o que isto para uma demanda de ao redor de 70 milhoes a 130 milhoes de cristaos que e o que se estima que exista na China?
De acordo com o governo, apenas material religioso impresso nas graficas do governo e que podem circular na China.
O governo chines havia dito que nao permitiria que houvessem apoio de capelania nem permitiria a entrada de biblias na vila olimpica, mas depois do grande barulho que esta declaracao fez na midia, voltou atras e garantiu que os atletas terem acesso a biblias e haveria, como realmente houve, locais de oracao para aderentes do cristianismo, islamismo, judaismo, hinduismo e budismo.
Espera-se que aja uma diminuicao da perseguicao e repressao apos o fim dos jogos para-olimpicos.
Mas a perseguicao existe e tem sido continua tanto para evangelicos, como para catolicos e muculmanos. Por outro lado, com o fim dos jogos olimpicos sente-se no ar uma certa atmosfera depressiva. A missao acabou, e agora?
O chines tem sentido um vacuo que tem sido agravado pela atual crise economica. Voce anda pelas ruas e sentem que as pessoas estao tristes, na expectativa de que algo aconteca, na espera de algum outro grande evento. E o momento certo de levar a mensagem do Evangelho ate elas.
Orem pelos Chineses neste momento de incerteza economica e no futuro da China. Em Jesus, Pr. Cristian Mohr

5 de novembro de 2008  _ Cristian Mohr Noticias da Asia Oriental
 
Bem, aqui estao mais algumas noticias recentes nossas. Me levou algum tempo para parar e escrever este e-mail porque eu ainda estou processando tudo o que aconteceu conosco neste periodo. Peco que esteja orando por nos e por mim pois estas situacoes me deixaram um pouco triste, frutrado, cansado e desgastado emocionalmente.
 
Bem, em julho/agosto nos mudamos de casa para uma casa maior, no centro de Macau. Foi bastante trabalho, mas uma sensacao de trabalho bem feito. Estavamos na expectativa das duas/tres semanas que tirariamos de feria no continente. Finalmente o dia veio e fomos de ferias, mas as ferias que tentamos tirar, nao foram tao ferias assim, explicando...:
 
Tivemos um tempo bem complicado la no continente. Lembra a ultima vez que a Silvia foi pra la e teve a policia cercando-a e interrogando-a por algumas vezes? Pois eh, desta vez foi um pouco diferente, mas muito mais dificil. Quando chegamos la, nao nos registramos dentro de 24 horas da nossa chegada, e por causa disto, ao encontrarmos a Delegada no nosso condominio ela teve uma reacao de furia muito grande. Nos tratou mal, foi muito grossa e nos ameacou dizendo que nao autorizaria ficarmos nem ali e nem no territorio. Depois de tentar conversar amigavelmente, fomos liberados para nos registrarmos no dia seguinte pela manha com a dona da nossa casa junto. Detalhe, a dona mora fora da cidade.
Colocamos a patrulha de oracao em acao, la da cidade, pq estavamos sem usar a internet/ e-mail ou telefone por medidas de seguranca. O pessoal orou e Deus nos livrou das ameacas da delegada, mas a dona da casa que nos estavamos, nao quis mais alugar a casa pra gente, porque disse que era muita dor de cabeca ter que alugar, vir na delegacia pra registrar os papeis da casa so pq ela tinha inquilino estrangeiro. ( Detalhe, nestes anos todos morando aqui, nos nunca tivemos uma situacao nem parecida, muito menos problemas de seguranca)
 
O estresse foi muito grande, mas na noite anterior a isto, eu e a Silvia estavamos conversando em mudar as nossas coisas pessoais, (livros, fotos, roupas,..) que estavam no continente, pra Macau, por que assim, poderiamos disponibilizar a casa para missionarios que viessem a curto prazo.
 
A Silvia ja fazia uns dois anos que estava me dizendo que ela sentia que era a hora da gente sair de la, mas eu nao conseguia aceitar. Mas quando aconteceu o que aconteceu, sentimos que o nosso tempo ali ja tinha "vencido" e que deveriamos trazer tudo pra Macau mesmo. Fui buscar uma palavra de Deus e Ele me deu uma palavra confirmando isto.
Esta sendo um processo doloroso, mas cremos que todas as provas deste ultimos anos, nos levaram a tomar a decisao mais acertada.
 
Ainda nao temos uma definicao a cerca de ministerio la em K, eu gostaria de estar voltando e visitando as vilas daquela regiao, mas futuramente, quando voltarmos pro continente, estaremos mudando para outra cidade, com certeza. Mudamos as nossas coisas para Macau e por enquanto acho que vamos estar aqui como base, ate termos uma direcao de Deus sobre o que fazer. Vou estar visitando outros lugares no continente e vendo outras possibilidades de ministerios.
 
Peco que estejam orando pela gente neste periodo que tem sido bem de transicao e bem turbulento. Eu tenho me sentido um pouco desgastado emocionalmente com tudo o que esta acontecendo, e ate mesmo frustrado, (parece que esta tudo desmoronando ao meu redor) mas ao mesmo tempo eu sinto Deus mostrando que Ele esta no controle de tudo e que tudo faz parte da vontade dele para o nosso crescimento e desenvolvimento.
 
Conto com suas oracoes e compreensao. Em breve estarei escrevendo sobre as nossas atuais condicoes.
 
Em Jesus,
 
Cristian


www.uniaonet.com/aschmacaumohr.htm Talvez você não aceite árvore de Natal (apesar de ninguém saber quem a criou e até mesmo existir uma tradição de que ela tenha sido criada por Martinho Lutero quando viu o brilho das estrelas por entre os galhos de uma árvore e resolveu acrescentar velas e outras decorações em uma árvore para celebrar o Natal com seus filhos);
Talvez você não aceite a troca de presentes no Natal (mas lembre-se que uma vez o povo de Israel fez uma celebração com troca de presentes pelo livramento da destruição, e não é isto que o Natal representa para nós? Ester 9:19-22);
Talvez você não aceite a figura do Papai Noel (apesar dele representar generosidade e ser inspirado em São Nicolau, um bispo grego que dava presente às filhas de cristãos devotos pobres para que elas não entrassem na vida de prostituição);
Talvez você não aceite a ceia de Natal como uma maneira adequada de celebrar o Natal (mas lembre-se que na noite do Êxodo, a família se reunia e ceava um cordeiro e até convidava os vizinhos se a família fosse pequena demais para um cordeiro, e a partir daí passaram a celebrar o livramento da escravidão no Egito)
Talvez eu mesmo tenha alguma discriminação para com algum dos elementos acima e os ensine para os meus filhos e alunos à luz da Palavra de Deus, de uma maneira que exalte e aponte para Jesus, de uma maneira que enfatize a cruz, a morte e a ressurreição de Jesus, afinal o Natal seria sem significado se não fosse seguido da Páscoa, e sempre que eu penso no Natal eu me lembro da Páscoa. Quando olho para os textos acima mencionados e as tradições acima mencionadas, o que me vez à mente é CELEBRAÇÃO. Jesus nem nasceu no dia 25 de Dezembro, e na Bíblia nunca encontramos uma ordenança para celebrar o Natal, e sim a Páscoa. Mas alguém teve a brilhante idéia de comemorar o nascimento da pessoa mais importante da História para que pudéssemos entender que Ele pode mudar a história da nossa vida, afinal Natal não é algo que acontece uma vez por ano, no dia 25 de Dezembro, mas a cada dia e a cada momento quando Jesus nasce no coração de alguém que diz “sim” para Ele, pois hoje (cada dia) é o dia da salvação (2 Coríntios 6:2). Portanto,
 
FELIZ NATAL
cheio de bênçãos e celebração e tradições como você as vive.
Da Família Mohr na Ásia Oriental
Em Jesus,
o menino que nos foi dado para trazer alegria, crescimento, paz sem fim, justiça e retidão (Isaías 9:2-7; João 3:16).
Amigos,
 

Hoje mesmo estava trocando um email com um grande amigo meu do Brasil, sobre essa questao.
Ele se posiciona contra o Natal e eu nao veja nada de mais, exceto nos elementos do paganismo e o excesso comercial, quando recebi esse email tao interessante, e resolvi enviar a todos voces.
Reflitam...
 

Ozeas
Japao

 5 de fevereiro de 2009  Cristian Mohr Noticias da Asia 1
 
Meus queridos irmaos e amigos,
 
Primeiramente devo pedir desculpas pela ausencia tao prolongada e pela falta de informacoes. Creio que sem contar a mensagem de fim de ano, uma das nossas ultimas mensagens foi relacionado com a nossa saida do continente e mudanca para Macau devido as pressoes governamentais. Tambem mandei alguma coisa relacionada com as Olimpiadas.
 
Bem, vou escrever uma serie de e-mails para dar uma atualizada em como estamos e o que estamos fazendo. Vou tenatr que eles nao sejam tao longos ou enfadonhos, ok? Neste primeiro eu quero falar sobre as nossas emocoes e saude.
 
Tenho que confessar que esta mudanca para Macau me afetou um pouco. O segundo semestre do ano passado foi bem dificil emocionalmente para mim, e so agora ao inicio deste ano e que comecei a me recuperar e voltar ao bom senso de mandar noticias de como estamos.
 
Quero ja de inicio dizer que realmente precisamos e dependemos de suas oracoes para poder permanecer firmes aqui na Asia. E um campo muito dificil. Semana passada eu estava conversando com uma chinesa que foi fazer um terinamento missionario na Malasia e que me disse: "Voce ja notou como a somos atacados na nossa mente aqui em Macau. Eu fui para a Malasia e para Cingapura e la eu sentia minha mente livre, sensivel ao Espirito,  com facilidade para me concentrar. Mas e so entrar aqui em Macau (China) e eu sinto a minha mente toda fechada, bloqueada, confusa." E esta e a realidade. Os casos de depressao, suicidio, supersticao, religiosidade sao muito grandes aqui. Aqui nao vemos tantos casos de pessoas endemoniadas (mas existem) como acontece na America do Sul e Africa, mas vemos potestades controlando as mentes e pensamentos de cidades e paises inteiros. Dai os blocos religiosos do Budismo, Hinduismo e Islamismo serem tao dificeis de serem penetrados. Hoje mesmo soubemos de mais um caso de suicidio de um funcionario do Consulado Portugues. Por favor, ore pela mente das pessoas para que brechas sejam feitas para que a semente do Evangelho possa penetrar e frutificar. E ore por nossas mentes e emocoes para que possamos estar revestidos do poder e equilibrio emocional do Senhor.
 
Portanto, para mim, o segundo semestre do ano passado foi muito dificil. Foi um sentimento de perda, de ficar sem chao, de ficar sem saber para onde ir ou o que fazer. Uma das coisas que me sustentou foi o apoio do Pr. Fernando Camargo, diretor da Secretaria Geral de Missoes da minha igreja que me ligou, me ouviu, me encorajou, me entendeu e que continuou a mandar noticias, e-mails, ligar para saber como estavamos e se fazer presente por nos.
 
Se por um lado as coisas estavam dificeis para mim, por outro lado para a Silvia e as criancas elas estavam muito boas. As criancas amaram a mudanca para Macau devido a escola de fala inglesa, aos amigos que eles ja tinham, e pela familiaridade do lugar. Eles estavam se desenvolvendo muito bem, e terminaram o primeiro semestre com media geral  9,0 na escola. Emocionalmente eles tambem estao muito bem. Na questao da saude tivemos algumas dificuldades. O remedio que eles estavam tomando para tratar do TDAH (Transtorno de Deficit de Atencao e Hiperatividade), dado gratuitamente pelo Servico de Saude de Macau havia acabado, e eles passaram a tomar um novo remedio que os deixou mais agitados, fez com que o rendimento na escola caisse, e mais sensiveis emocionalmente. Mas gracas a Deus ao final do ano o Hospital voltou a receber do outro remedio e eles passam muito bem agora.
 
Para a Silvia este periodo tambem tem sido bem especial, porque ela voltou a estudar. ela entrou na Universidade aqui em Macau. esta cursando Psicologia. Isto fez com que ela encontrasse uma nova vitalidade e se sentisse realizada. Ela e uma das melhores alunas da universidade, muito influente entre os alunos e professores, e tendo varias oportunidades para compartilhar o Evangelho e confrontar os valores humanos distorcidos que alguns professores e alunos tentam passar para desacreditar a fe crista. Compartilharei alguns testemunhos que ela tem vivido mais tarde.
 
Um dos pontos altos para mim foi o mes de setembro quando a igreja onde temos trabalhado realizou um es de jejum e oracao, com reunioes tres vezes ao dia (manha almoco e a noite). Foi um periodo desgastante, logo apos a mudanca, mas foi tambem um periodo de refrigerio. Foi incrivel ver Deus mover na vida de tantas pessoas, vendo respostas de oracoes, transformacoes, etc. Falarei disto mais tarde tambem, mas o ponto e que dentro das minhas fraquezas e limitacoes eu pude ver Deus falando que Ele estava no controle. Pouco a pouco eu pude ver Deus falando de novos inicios e de re-estruturacao. E finalmente ao inicio deste ano eu passo a ver novos inicios para minha vida e nosso ministerio.
 
Um ultimo ponto e a saude da Silvia. Peco que continuem a orar pelo fisico dela. A endometriose voltou, e ela tem sentido muitas dores no utero e tambem nos seios. Ela esta sendo tratada e cremos em um milagre.
 
Bem, para um primeiro e-mail creio que este esta bom, nao e? No proximo vamos falar de ministerios e o que Deus tem feito aqui e atraves de nos.
 
Deus te abencoe.
 
Pr. Cristian Mohr
Meus amados,
 
Neste sabado eu vou estar viajando para o continente, mais especificadamente para a regiao onde houve o terremoto no ano passado. Vamos ficar ali por uma semana. Somos uma equipe internacional, com pessoas de varias igrejas e ministerios. O alvo e visitar um  centro onde o terremoto ocorreu. Vamos estar levando roupas e brinquedos doados. Vamos estar fazendo um trabalho social e evangelistico. Desculpe a falta de informacoes mais detalhadas, mas e por motivo de seguranca. Na volta eu escrevo contando mais detalhes e envinaod algumas fotos.
 
 
 
Pedidos de oracao:
 
1Por protecao; vamos a um local onde houve terremoto e de tempos em tempos ha pequenos abalos sismicos; o governo tem muita resistencia para com estrangeiros ajudando naquela regiao devido a divulgacao negativa que tem sido feita por parte da midia estrangeira sobre a maneira como o governo tem cuidado das vitimas e desta crise.
2Esta pode ser uma oportunidade de comecar algo a nivel de ministerio de misericordia e evangelismo naquela regiao; peco que orem por discernimento para que possamos ver as necessidades reais e nao apenas as aparentes, e para que possamos ver as oportunidades ministeriais.
3Financas; Cada pessoa esta pagando a sua propria viagem. Este mes a gente vai tentar apertar o cinto em casa para poder abencoar as pessoas daquela regiao.
4Protecao pela minha familia que fica em Macau. Os meninos estavam de ferias e na segunda (09/02) retornam as aulas.
5A equipe e bem diversa. Orem por um bom relacionamento, por boa saude, por uma atitude de louvor e satisfacao e por um coracao de servo.
6Estou com um problema de visto. Eu peco que orem para que eu consiga a extensao do visto na viagem,ou terei que voltar um dia antes do que a equipe.
8Orem a respeito de um direcionamento de Deus sobre o nosso ministerio. Com toda esta problematica de visto, pressao da policia, crise economica, etc., as coisas estao muito nubladas sobre como trabalhar nesta regiao.
 
Em Jesus,
 
Pr. Cristian


Olhos Orientais
Família Mohr na Ásia Oriental – Julho/Setembro de 2009
Aniversário de 60 Anos do Comunismo na China
Dia 01 de outubro a China comemora 60 anos desde que o Comunismo assumiu o governo da nação chinesa. A
China cresceu em muitos aspectos, e até a designação de uma nação comunista pode ser enganosa. A China é a
nação mais populosa e industriosa do mundo, sendo a terceira maior economia e comercializadora do mundo. As
Olimpíadas de Pequim 2008 aumentaram o seu prestígio, assim como se espera que o Xangai Expo de ano que
vem faça o mesmo. Se tornou uma inovadora global em ciência e tecnologia. Hoje eles produzem 2/3 de todas as
fotocopiadoras, micro-ondas e sapatos do mundo; 60% de todos os telefones celulares; 55% dos DVDs; mais da
metade de todas as câmeras digitais; 30% dos computadores pessoais. Com a maior reserva de moeda
estrangeira do mundo (2 trilhões) estão começando a investir quantias significativas no estrangeiro. Existe uma
maior liberdade, e mais de 200 milhões de pessoas foram tiradas da pobreza, ao mesmo tempo que a crescente
classe média viaja para o exterior, investe no mercado de ações, etc. A China é praticamente 100% alfabetizada e
a expectativa de vida aumentou para 73,4 anos assim como a mortalidade infantil diminuiu para 34,2 (em cada
100 mil). Tudo isto parece maravilhoso, mas o custo do crescimento econômico tem sido que hoje o ar e água da
China estão entre os mais poluídos do mundo e ela é a nação líder em emissão de gases poluentes. O câncer
maligno é a causa de 28,5% das mortes enquanto as doenças respiratórias fazem um total de 13,1% das vítimas.
A China ainda permanece um país pobre pelos padrões internacionais em que ao redor de 207 milhões de
pessoas vivem abaixo da linha de pobreza recebendo ao redor de US$ 1,25 por dia. Com a crescente
urbanização e industrialização muito da terra arável tem sido perdida e muitas vilas tem sido despejadas à força.
Os grupos étnicos minoritários ainda sofrem nas mãos do governo como os conflitos no Tibete e em Xinjiang
demonstraram nos últimos meses. O desemprego é enorme para a enorme população flutuante de mais de 100
milhões de emigrantes (não confundir com imigrantes). Crime e corrupção continuam problemas sérios e a
disparidade salarial esta se tornando uma das maiores do mundo (novamente a China se torna uma nação de
sociedade estratificada). E no campo da religião? Bem, a China tenta manter uma imagem de liberdade, e ela
existe até certo grau. A China imprime ao redor de 1 milhão e meio de Bíblias por ano (o que não supre a
demanda de 70 a 100 milhões de cristãos que existem na China, com uma taxa de conversão entre 25 e 35 mil
pessoas por dia). Qualquer Bíblia que for pega e que não tenha sido impressa pelo governo chinês é tratada
como material ilegal. Existe uma igreja oficial que é controlada pelo governo, e que só pode pregar o que o
governo determina, o que normalmente é um ensino social (seja um bom cidadão!). Por esta razão é que existe
uma igreja clandestina, ou subterrânea (o que não quer dizer que se reúnam necessariamente debaixo da terra),
que não se registra junto ao governo e não quer ter suas reuniões controladas. É proibido ensinar religião para
qualquer pessoa abaixo de 18 anos (que durante este período são indoutrinados pelo ensino socialista/marxista),
embora hoje os jovens façam parte da grande maioria dos cristãos da China. Existe perseguição dos cristãos?
Sim, existe. Muitos cristãos e principalmente os pastores são presos, ameaçados, torturados, mandados para
campos de trabalho forçado e, finalmente, mortos, simplesmente por serem cristãos, ou possuirem uma Biblia, ou
estarem reunidos em um culto. Em alguns lugares a perseguição é mais amena do que em outros, mas ainda
assim ela existe. São 60 anos de muito estrago emocional, familiar, físico, social, profissional, educacional e
espiritual. 60 anos de muito desenvolvimento, crescimento, e expansão. São 60 anos de erros e acertos, decisões
fortes e firmes, hostilidades e reconciliação. São 60 anos tentando acabar com a igreja, impedir o crescimento da
igreja, controlar e manipular a igreja, mas ela continua firme e forte e crescendo. A expectativa agora é de uma
igreja chinesa missionária, entrando em nações fechadas, e alcançando os inalcançados. Vamos orar para que os
próximos 60 anos o Evangelho possa entrar mais firme na China, que a Igreja possa agarrar as oportunidades e
ser relevante naquela sociedade, e que chineses em missões seja um resultado dos brasileiros em missões.

Estada no Brasil
A Silvia, o Jônatas e o Mateus chegaram no Brasil no dia 19 de
junho. Foi muito especial poder rever a nossa família. Gastamos um bom
tempo em Curitiba, visitando os nossos familiares, alguns parentes e
amigos. Foi bom também poder rever a nossa igreja local, a 1ª IEQ de
Curitiba, que sempre é uma benção para nós. É claro que neste período
de junho e julho nós visitamos e pregamos em várias igrejas em vários
lugares. Em Curitiba foram várias pregações na 1ª IEQ, na Igreja Batista
Nacional Semear, no seminário da Igreja Batista Semear, na 10ª IEQ, na
Igreja Metodista Central, em uma congregação da Igreja Metodista
Central. Fui a Pouso Alegre – MG pregar no Seminário Regional de Missões ali, onde fui muito abençoado com a
resposta dos irmãos à mensagem pregada. Mas passamos a maior parte do tempo em Curitiba, na nossa igreja
local, sendo ministrados e descansando.
Neste período tiramos também para fazer vários exames e consultas médicas. A Silvia deu início ao
tratamento da endometriose, e está em processo de cura, segundo os exames tem apontado. (Quero aproveitar
para agradecer ao Pastor Eduardo Zdrojewski e a Pastora Maria Zdrojewski pelo cuidado por nossas vidas e
saúde). Fizemos tratamentos odontológicos, os meninos visitaram a neurologista, fonoaudióloga, especialista em
crescimento. No geral estamos todos bem. O Jônatas está com um pouco de atraso em seu crescimento, e com
alguma dificuldade de fala e escrita decorrente de deficiência auditiva, para o que ele já iniciou tratamento. Eu
também fiz alguns exames e acabou que estou com minha taxa de açucar um pouco acima do valor de
referencial, para o que estou fazendo tratamento.
Outras viagens que fizemos foram para Londrina, para visitar os parentes
da Silvia, e para Santo André – SP para visitar a irmã dela. Com tantas
visitas e pregações, estávamos no sentindo cansados, mas acabamos
por ter um tempo excelente de descanso em Uberlândia, visitando a
Igreja VIDE (Visão Integral do Evangelho) do nosso querido amigo Pastor
Alan de Oliveira, que tem nos apoiado desde o início da nossa carreira
missionária. Quero agradecer ao Eliaquim e a Queila que nos
hospedaram em sua casa. Obrigado Rogério e Rúbia pelos presentes.
Foi um tempo de Deus. Obrigado Alan novamente por ter os interesses
de Deus sempre em mente e por ter os olhos de Deus para nós. Amamos
você e sua família.
Congresso de Missões
Uma outra experiência incrível foi o tempo que eu
pude passar com a equipe da SGM (Secretaria Geral de
Missões da IEQ). Eles são simplesmente incríveis. Eu não
sei como eles conseguem fazer tudo e estarem em todos os
lugares ao mesmo tempo. E o interessante é que o trabalho
sai perfeito. Pessoal, obrigado por cuidarem tão bem da
gente e por serem tão pacientes conosco (as respostas que
demoram, as ligações telefônicas que não acontecem, as
cartas que demoram, todos os pedidos).
Também estive no CTMQ-PR, o Centro de
Treinamento Missionário da Quadrangular, ensinando por
uma semana sobre Comunicação Transcultural. Foi um
tempo fantástico. É bom estar no meio de tantas pessoas
que amam missões e a Jesus Cristo tão apaixonadamente.
No mês de agosto, como mencionei na carta passada, tivemos os congressos de missões. Normalmente
seria um congresso anual, mas este ano foi decidido fazer 5 congressos regionais. Então a cada fim de semana
de agosto estávamos em uma região do Brasil divulgando missões. Estivemos em Lajes –SC, Campo Grande –
MS, Aracaju – SE, Contagem – MG e Belém – PA.

Foi algo sensacional o que aconteceu. Ter contato com tantas pessoas com fome de ouvir sobre missões e querendo participar no que
está acontecendo em outros países do mundo, estar junto da equipe da
SGM (que trabalharam feito doidos para estes 5 eventos acontecerem), e
ainda estar com outros missionários trabalhando em tantas nações
diferentes. É algo indescritível ver Deus se movendo no meio de tantas
pessoas diferentes, vindo de lugares diferentes, com experiências
diferentes. Bira, Silvana, Natália e João (Angola) vocês são um exemplo
de família, cristãos e missionários. Janete (índios e ribeirinhos do Rio
Purus), foi uma honra poder estar mais perto de você. Eva (Paraguai),
que inspirador termos mulheres como você trabalhando em nosso meio.
Jair e Nildes (cracolândia-SP), eu ainda estou chocado com as cenas,
desafios, investimento e custo de vocês naquele lugar; um verdadeiro trabalho missionário. O pessoal do
MEI/MUC e AMAI, vocês nos abençoaram com a simplicidade, humildade e o serviço de vocês). Tantos outros
que eu podia ainda mencionar. Finalmente, os pastores Fernando e Jane Camargo, que têm se tornado modelo
para nós de integridade, liderança, paixão, criatividade, humildade, flexibilidade, pastoreio, etc. Poder estar tão
perto de vocês durante este tempo foi um presente de Deus.
O congresso de missões foi um tempo de Deus, pois pudemos ver missões voltando a ser interesse e
prioridade na igreja. Foi ótimo de ver a fome dos participantes por missões. Em algumas igrejas pudemos sentir
isto na igreja como um todo. Fantástico.
Retorno à Ásia
Retornamos à Ásia no dia 31 de agosto. Infelizmente não pudemos visitar todos que queríamos
visitar, mas foi um tempo abençoado. Estamos gastando um bom tempo e esforço para pôr a nossa casa
em dia. Quando saímos ela estava em reforma devido a vazamentos, canos quebrados, uma verdadeira
enchente. Quando chegamos tinha muitas coisas encaixotadas, muitas coisas mofadas, e coisas para
consertar e mudar. Tínhamos ganhado uma televisão enorme de um outro missionário mas, devido a
humidade, neste tempo que estivemos fora ela estragou e como ela era importada a empresa não tem as
peças nem aqui em Macau, nem em Hong Kong. Estamos tendo que pintar algumas peças da casa, e por
aí vai.
Neste período desde que voltamos já tivemos três tufões por aqui. Mas estamos bem. As crianças
voltaram às aulas e estão amando. Silvia também re-iniciou as aulas na Universidade.
Este mês de agosto foi o mês dos espíritos famintos, quando os chineses acreditam que as portas
do inferno se abrem e os espírito saem para assombrar as pessoas, etão muitas oferendas de comida,
papel queimado, incenso são feitas para tentar apaziguar este espíritos. Foi um mês bem pesado
espiritualmente aqui. Orem pela libertação deste povo deste jugo espiritual.
O trabalho com a Igreja em Macau continua forte. No dia 3 de outubro vamos ter um evento
musical evangelístico em uma praça de Macau. Peço que estejam orando por isto. Nosso alvo para este
período é formar uma liderança e reforçar a estrutura da Escola Dominical a fim de, então, podermos partir
para novos projetos. Peço que orem por este nosso retorno e todo este processo de transição.
“Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se
estendam, não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas
estacas. Porque transbordarão à mão direita e à esquerda; a tua
posteridade possuirá as nações, e fará que sejam habitadas as cidades
assoladas.” Isaías 54:2,3
Contato p/ Correspondência:
Cristian Mohr
P.O. Box 1101  
Macau East Asia



 






9 May 2010   Cristian Mohr Circular 04/2010
Meus queridos,
 
Aqui esta mais noticias nossas. Espero que seja bencao para vcs.
 
Saudades,
 
Cristian Mohr

Abril/2010
Pontos de Oração:
Por amizades saudáveis;
Pela implantação do projeto em Macau.
Por finanças para desenvolver o projeto.
Pelos jovens e adolescentes com quem temos trabalhado (maturidade e conversão)
Por aceitação na sociedade de Macau
Por acesso ao governo para desenvolver o nosso projeto 8.
Por proteção (saúde: alergias)

Transformando Gerações !
Continuamos nos encontrando com os jovens e tem sido muito bom ver o impacto, as mudanças e o retorno que eles tem nos dado. O tema do mês passado foi “Identidade”. Este mês estamos trabalhando o tema “Relacionamentos”. Começamos com o relacionamento com Deus que é a base para todos os outros tipos de relacionamentos.
Dali fomos para os relacionamentos com os pais, amigos e agora estamos trabalhando a questão do namoro. O interesse e a participação tem sido bons.
Em uma das reuniões, este mês, chegamos a ter 19 pessoas, mas a nossa média semanal tem sido a redor de 11 ou 12 pessoas. O nosso alvo continua sendo uma experiência com Deus, mas por enquanto o que os tem atraído às reuniões tem sido os jogos.
Esperamos mudar isto em breve. Na Páscoa alguns deles dormiram aqui em casa e tivemos uma noite culinária, onde eles assaram bolos, biscoitos, e no domingo de manhã cedo fomos à praia para celebrar a Páscoa ao ar livre e comer os bolos e biscoitos no café da manhã. Foi muito bom.
Tivemos uma reunião onde só apareceram meninas e pudemos falar sobre namoro.
Você já esteve em uma reunião onde as pessoas pedem para a reunião não acabar ou para o preletor não parar de falar?
Foi esta reunião. Normalmente inicia às 19:00 horas e termina às 21:30.
Naquela noite terminou às 23:00 horas.
Nunca ninguém havia conversado com elas como nós falamos. Ao final uma delas falou, “Puxa, acho que vou ter que repensar todo a minha maneira de me relacionar.” Depois desta reunião sentimos que o nosso relacionamento com elas mudou também.
Caíram algumas barreiras e agora elas vem e nos abraçam e querem passar mais tempo com a gente. Temos tido o cuidado de falar de questões éticas e de limites.
As meninas conversam com a Silvia, e os meninos comigo, ou com nós dois juntos. Tem sido uma experiência incrível. Dança, teatro e apresentações Continuamos com nossos ensaios de dança e dramas teatrais.
Este mês as meninas fizeram uma apresentação em uma pra ça, em um evento do governo.
Não houve nenhuma oportunidade evangelística, mas é uma maneira de começar a tirar a vergonha e criar oportunidades para elas se expressarem em público.
As músicas utilizadas tem sido o hip-hop. Já tenho até começado a apreciar ritmo, o que eu achava impossível .
Os ensaios estão acontecendo aqui em casa, na sala, que possui um espelho enorme, ótimo para danças, se não fosse pelo enorme lustre no meio do caminho (no teto,ok?).
Também estamos iniciando o ensaio de um drama evangelístico. Uma vez que o tema do mês passado foi identidade, resolvemos ensaiar o drama “Máscaras”, que é bem conhecido no Brasil.
Está sendo uma experiência nova para mim e para a Silvia, uma vez que nunca trabalhamos dirigindo teatro, apesar de já termos trabalhado com teatro amador na nossa adolescência e juventude.
A Silvia,em especial, leva jeito para a coisa.
 
Este mês eu tenho meditado muito em Sansão. Sansão não era aquele homem musculoso que
todos pensam. Era uma pessoa normal, que repentinamente ficava super forte, e esta é a razão de
seus inimigos quererem saber o segredo de sua força. Não era exercício físico, era sobrenatural. Em
Jz. 13:24 e 25 ficamos sabendo que ainda moco, o Espírito Santo começou a se mover nele. Isto significa que o Espírito Santo começou a colocar em sua mente sonhos e visões, expectativas quanto ao
futuro, a inclinar seu coração quanto a tentativas de libertação de seu povo. Mas em Jz. 14:1-3, nós
vemos Sansão passeando no território do inimigo, caminhando em terras perigosas. E ali ele se apaixona por uma mulher filistia, o inimigo de seu povo. Ele fica cego de paixão e diz aos seus pais que
quer casar com ela. Casamento é uma aliança. Sansão estava para fazer uma aliança com o povo inimigo. Talvez por estar cego de amor foi que ele passa pelas vinhas de Timna, o que ele, sendo um
nazireu, não deveria fazer (Num.6:3,4). Era solo perigoso. Ele estava só. Pode ser que seus pais ficaram na estrada principal, e ele entrou sozinho na vinha (possivelmente para comer uvas). Porque ele
estava sozinho ele estava desprotegido (Pais, protejam os seus filhos). Havia um leão que veio rugindo para cima dele, mas o Espírito de Deus veio com poder (Jz. 14:5,6). Deus tinha um propósito para a
vida de Sansão. Mas porque ele não disse nada a seus pais sobre o ataque? Será que seria uma advertência de Deus sobre o que iria acontecer se ele se casasse com uma mulher filistia? Ou contra o
seu povo? Poderia ser que era porque ele estava no lugar errado colocando a sua consagração em
risco? Mesmo assim, ele falou com a mulher, gostou dela e marcou o casamento. Ao voltar para casa
ele passa para ver a carcaça do leão, e encontra mel dentro da carcaça (Jz. 14:8,9). Ele toma o favo
de mel e vai comendo, violando novamente o seu voto de nazireado (Num. 6:6,7). Isto aconteceu depois dele estar cheio do Espírito de Deus. Consequentemente, isto nos mostra que um derramar do
Espírito não faz com que alguém se torne mais santo. Ele dá os recursos para sermos piedoso, mas
não nos torna piedosos. Uma pessoa pode ser maravilhosamente cheia de dons do Espírito Santo e,
ainda, ser muito imatura espiritualmente, sem caráter. Sansão tinha consagração (pelo menos a aparência dela) sem comunhão. Muito bom em relação à imagem pública, mas a natureza vazia de sua
consagração iria se tornar evidente. Sim, temos que buscar poder, mas antes de mais nada, temos
que buscar relacionamento e comunhão com Deus. Saul profetizava, tinha dons. Foi rejeitado. Davi
tinha caráter. Era um homem segundo o coração de Deus.
Libertação, vícios, estatuto e espera
Recentemente falamos de uma
senhora que pediu ajuda em relação as suas duas filhas que estavam perturbadas. Não tivemos
mais contato com ela. Uma de
suas filhas saiu de casa e a outra
continua doente. Tentei falar com
ela,mas não tive retorno. Orem por
ela, por favor.
 
 
 
Também estamos em contato com
outra senhora, canadense, cristã,
que nos procurou para pedir ajuda.
Ela está viciada em jogo. A Silvia
já vinha dando um acompanhamento a ela, mas recentemente ela foi ao cassino, junto com o marido, ganhou ao redor de R$ 800,00 nas máquinas de caca níqueis, e quando o marido a chamou para ir embora ela disse que não queria ir.
Iria ficar para ganhar mais, para
ajudar a família e a igreja. Mas perdeu tudo o que ganhou.
No dia seguinte procurou a
Silvia e caiu aos prantos de
vergonha por ter cedido ao
vicio. Ore pela Sandra, para
que ela possa se libertar.
Finalmente terminei o estatuto da associação no final
deste mês. Agora repassei para algumas pessoas darem uma olhada para ver se está bem elaborado e pode abrir as portas para o que queremos fazer aqui em Macau.
Portanto, ficamos na espera destas pessoas. Temos tido contatos com outras pessoas  que dizem que gostariam de ajudar no trabalho que queremos fazer.

 

O Jônatas e o Mateus estão bem. Estão indo bem na escola, com boas notas e bons amigos.
Os professores gostam deles e eles estão felizes de poderem estar morando perto da escola. Ambos estão bem de saúde, e seguindo bem nos tratamentos de TDAH.
O Jônatas continua a fazer o tratamento de crescimento. O Mateus ficou em 3o lugar na competição de corrida da escola. Ganhou uma medalha e está todo empolgado.
Família A Silvia está indo bem nos estudos na Universidade, mas tem estado insatisfeita com a Universidade que perdeu muito da sua qualidade neste ano. Esta cogitando se transferir para outra universidade em Macau. Orem por ela.
Olhos Orientais_ P. O. Box 1101 — Macau — East Asia
 
Família Mohr
na Ásia Oriental
 
Como vocês devem ter notado nós não mandamos a circular do mês de novembro.
Por isto estamos colocando as notícias destes dois meses nesta carta. Mas não se preocupem porque continuaremos a mandar notícias mensais. Em novembro participamos de uma série de eventos nos quais esperamos nos envolver como organização.
O primeiro foi uma apresentação sobre violência doméstica promovido pela Universidade de São José (PUC de

Pontos de Oração
Pelo estatuto que está para ser publicado ...
Por finanças para desenvolver os projetos ...
Pro uma sede para a associação ...
Por um compromisso maior dos jovens com Jesus ...
Pela nossa saúde (o inverno chegou) ... evento.

O que tem tomado bastante tempo nosso são as reuniões com os adolescentes e os ensaios com o grupo de dança e com a banda. A freqüência tem se mantido e temos tido pais nos ligando para saber quem somos nós e nossa organização e ficando felizes com o trabalho que fazemos com seus filhos. Finalmente levamos o estatuto para o cartório para podermos registrar a associação. Demos entrada nos papéis no início de Macau), que é um problema sério e ocultado em Macau. O segundo foi um seminário sobre “A Compreensão do Transtorno de Afeto” nas crianças. Em Dezembro Nick Vujicic, que não tem braços ou pernas, conseguiu mobilizar Macau em uma reunião de uma noite em que ele deu uma ótima palavra evangelística. Mais de 10.000 pessoas participaram do O Estatuto Está Para Sair novembro, sendo que deveríamos ter um retorno no início de dezembro. Mas houve um problema no cartório de mudança de escritórios e o estatuto só vai ficar pronto no início de janeiro. Orem por isto. A partir do momento que for registrado em cartório e publicado no Boletim Oficial de Macau poderemos dar início a outras atividades e utilizar a associação como um meio de acesso junto ao governo e às famílias de Macau. Festa de Natal dos Adolescentes No dia 17 de dezembro fizemos um culto de Natal para os adolescentes. Fizemos uma ceia, tivemos troca de presentes, convidei um amigo Indonésio para liderar o louvor, e eu preguei sobre o verdadeiro significado do Natal e Ano Novo Fomos até a China passar o Natal e Ano Novo com uns amigos. Ficamos duas semanas. Segundo a Silvia, foi o melhor Natal que já tivemos aqui na Ásia. Além de brasileiros tivemos também chineses, indonésios e um australiano. „Depois de um tempo de louvor, eu dei uma palavra em que eu preguei em três línguas (português, inglês e chinês). Não foi fácil, mas foi empolgante. As várias famílias coziNatal e sua importância para nós hoje. Tivemos ao redor de 31 pessoas participando da reunião. Eles contribuíram trazendo alguns pratos e teve direito até a alguns deles dançando hip-hop). Era para o nosso grupo de dança se apresentar também mas eles não se sentiram seguros para dançar e resolvemos nharam e tivemos uma ceia muito boa, diversificada e gostosa. Foi um tempo muito divertido. Minha amiga disse que uma das chinesas ficou bem tocada com a palavra. O Ano Novo nós passamos em uma churrascaria brasileira (depois de muito tempo) com os nossos amigos brasileiros. O meu amigo trabalha com escolinha de futebol, como esdeixar para mais tarde. Tivemos muitos visitantes e foi um período muito jóia. Também celebramos o meu aniversário, que foi no dia 15 de dezembro, e de outra adolescente com um bolo surpresa. Além disto eu e a Silvia ganhamos um quadro de presente com fotos dos adolescentes tratégia para alcançar os chineses. O Jônatas e o Mateus participaram da escolinha de futebol, tendo um tempo muito bom e se dando muito bem com outras crianças chinesas. Ali eu também conheci uns amigos chineses, que queriam praticar inglês, e que apresentei para os meus amigos para que trabalhassem com eles. Foi um tempo de Deus.
Facebook: teenpotentialmacau
Família estão indo bem na escola, com boas notas.
O Jônatas continua com o tratamento de crescimento, apesar de não gostar muito. A Silvia está muito bem no curso dela.
Tem chamado a atenção dos professores que a tem convidado para participar de vários projetos.
Neste último mês estou bem ocupado preparando um maA família está bem, tirando as alergias e gripes ocasionais. O inverno chegou e está muito frio para cá.
O Mateus está bem. Está sendo acompanhado pelos médicos e não teve nenhuma outra recaída.
Ambos o Jônatas e o Mateus Mais fotos nual para o CTMQ (Centro de Treinamento Missionário Quadrangular) sobre “A Vida do Missionário no Campo”. Não tem sido fácil, mas tem sido um tempo bem edificante.
Muito obrigado pelo seu apoio, orações, suporte financeiro e amor.
Feliz Natal e um abençoado Ano Novo!!!

Endereço: P. O. Box 1101 _ Macau — East Olhos Orientais Família Mohr na Ásia Oriental Jan/2011
Pedido de Oração _ Pela nossa saúde que tem sido bem atacada nestes últimos meses; Por finanças para desenvolver os projetos; Pela sede da associação; Pelos futuros projetos e contatos com o governo e outras associações de Macau A Associação Está Oficializada No final de janeiro, finalmente, a nossa associação nasceu com a publicação do estatuto no Boletim Oficial da Imprensa Oficial de Macau.
Foi um verdadeiro trabalho de parto, tendo que voltar ao cartório algumas vezes para fazer algumas correções e mudanças, buscando mais informações com um pastor amigo nosso,e, finalmente, estar poder dar entrada no processo de formalização da asPregando a Palavra Este mês de janeiro foi um mês de alguns convites para pregar e ministrar.
Estive pregando em um culto em uma igreja indonésia, onde ministrei a ceia e falei sobre a necessidade do Natal acontecer a cada dia em nossos corações. sociação.
O nome ficou sendo “Associação Quadrangular Internacional Alternativa de Vida”, apesar de usarmos mais o nome em inglês, Foursquare International Life Alternative Association. A sigla ficou sendo FILA (o que não tem nada a ver com a marca de esportes aqui em Macau).
Agora estamos no processo de ver outras burocracias para podermos executar novas atividades e dar vida aos projetos que Deus tem colocado em nossos corações.

Obrigado pelas suas orações, e encorajamento neste processo todo. Elas foram primordiais para esta vitória. ? Por outros documentos e burocracias que precisamos para formalizar a associação e desenvolver nossas atividades; ? Pelo relacionamento com outras igrejas e pastores; ? Pelo nosso relacionamento familiar e conjugal; ? Pela nossa vida espiritual e integridade moral.
Também fui convidado para pregar em um reunião em português liderada pelo Pr. Otacílio, para um grupo de brasileiros, portugueses, kazaks e americanos.
Também fomos os padrinhos no casamento de um casal brasileiro/ português, a quem aconselhamos e ajudamos nos preparativos do casamento.
O nosso grupo de adolescentes ministrou no casamento e na recepção. Todos ficaram abismados com a habilidade musical deles.


Página 2

Olhos Orientais Potencial Jovem Após o período do feriado de Natal e Ano Novo e do retorno às aulas, reiniciamos as atividades com os adolescentes que estavam ansiosos com o retorno das atividades do Potencial Jovem.
Eles diziam que estavam muito entediados, sem nada para fazer.
Tivemos uma ausências no retorno das reuniões, mas novos rostos apareceram.
Estamos enfrentando um problema relacionado com ciúmes.
Família O Mateus está bem. Não teve mais nenhum caso de ataque de ausência.
Ele fez uma ressonância magnética em dezembro e, segundo o médico, estão havendo pequenos ataques que duram segundos.
O médico decidiu iniciar o tratamento para epilepsia com remédios, mas como não ficamos seguros como o exame foi realizado, resolvemos buscar uma segunda opinião antes de fazer este tratamento.
A preocupação principal é sobre as Alguns adolescentes que apareceram tem conseguido chamar a atenção do grupo, e outros que se sentem intimidados acabam por não vir, por não encontrarem o seu espaço.
Temos tentado conversar com estes, mas eles justificam que estão muito ocupados.
Na última reunião do mês, chamamos os adolescentes para dormirem aqui em casa.
Brincamos, conversamos, assistimos um filme, cantamos, tocamos, jantamos, e finalmente, dormimos (ao redor das 4 da manhã) e eles foram embora no dia seguinte ao redor da 1 da tarde. Estão se sentindo parte da família.

O tema que temos trabalhado com eles neste período é sobre responsabilidade. Tivemos um casal de missionários brasileiros que ensinou alguns passos de samba e um pouco de capoeira, o que foi um sucesso na reunião.
“A verdadeira piedade não tira as pessoas do mundo, mas as capacita para viverem melhor nele e empolga os seus esforços para melhorá-lo.”
William Penn reações que o remédio pode ter no emocional e no desenvolvimento acadêmico dele.
O Jônatas está bem. Cresceu um bom tanto neste período, e continua a fazer o tratamento para o crescimento.
Ele não está satisfeito, e esperamos a próxima consulta para ver conversar com a médica sobre isto.
Academicamente, ambos os meninos estão indo bem.
A Silvia iniciou as aulas logo depois do ano novo, e tem estado bem ocupada com o curso, mas tem tido boas oportunidades de relacionamento e de fazer contatos.
Tem tido acesso a questões ligadas à educação que esperamos desenvolver a partir da associação mais tarde.
O Cristian esteve um pouco atacado da alergia, tossindo um bocado, e com alguma dificuldade de respiração e para dormir. Isto sempre acontece quando há viradas bruscas no clima.
Mas ele já tomou um anti-alérgico e tem reagido bem.

26/03/2011 _ Meus queridos irmãos e amigos, Aqui vão mais algumas notícias nossas. Que seja benção, recurso para intercessão,e inspiração para continuar a fazer a obra do Senhor e esperar o sobrenatural de Deus. Em Jesus, Cristian Mohr
= = =
Olhos Orientais (Família Mohr na Ásia Oriental) Fevereiro/2011
Ano Novo Chinês: Ano do Coelho
No mês de fevereiro os chineses celebraram a passagem de mais um ano. Por que a diferença nas datas?
É porque os chineses seguem o calendário lunar, enquanto nós seguimos o solar (gregoriano).
Cada ano chinês é ligado a um animal em um total de 12.
O animal deste ano é o coelho.
A cor do ano novo chinês é o vermelho, que eles crêem é a cor que os espíritos maus têm medo (o sangue de Jesus tem poder!). Além da cor vermelha os espíritos teriam medo de barulhos altos.
Eis a razão dos fogos de artifícios no ano novo.
Outro costume típico do ano novo é dar envelopes vermelhos com uma pequena quantia em dinheiro. Isto vem de uma tradição antiga, em que se acreditava que no ano novo os anjos que guardavam as portas do inferno subiam ao céu para celebrar o ano novo
Aniversários: Silvia e Jônatas Neste mês de fevereiro tivemos dois aniversariantes.
O Jônatas no dia 15 e a Silvia no dia 17.
Fizemos um café da manhã especial para o Jônatas, antes dele sair para a escola, e depois levamos um bolo na escola dele para ele celebrar o seu aniversário com os colegas.
No aniversário da Silvia fomos jantar em um restaurante chinês de Huo
e os espíritos maus então estavam livres para fazerem maldades.
Uma das principais maldades era seqüestrar ou matar as crianças enquanto estas estivessem dormindo.
Como se sabia que os espíritos tinham medo da cor vermelha, alguém sugeriu que se colocasse envelopes vermelhos com dinheiro dentro.
Se os espíritos viessem e vissem os envelopes, eles possivelmente não se aproximariam por medo da cor vermelha. Se arranjassem coragem para se aproximar, eles veriam o dinheiro e o receberiam como uma oferta em troca da vida das crianças.
As igrejas não concordam com esta prática, mas ela está tão enraizada na cultura que elas acabam cedendo, mas oferecem envelopes vermelhos com versículos bíblicos sobre benção, prosperidade ou proteção aos seus membros.
Estávamos saindo de casa quando vimos esta mesa ao lado, na frente de um restaurante, com toda esta comida.
Era uma oferenda aos espíritos para a proteção e prosperidade do restaurante.
É claro que depois eles levaram a comida pra dentro e comeram tudo. Muito trabalho a ser feito ainda.
Continuem orando!
Guo, um prato típico chinês, em que vamos acrescentando carnes, vegetais, e outras coisas em uma panela fervendo e comendo aos poucos.
Huo Guo significa “panela no fogo”. E na última sexta do mês celebramos os aniversários do mês. Este mês tivemos 4 dos adolescentes fazendo aniversário.
A Silvia preparou um pequeno bolo para cada um deles. Eles amam o fato de serem lembrados, terem alguém orando por eles e poder dividir o bolo com os amigos.
Olhos Orientais Uma Honra Inesperada Um dos adolescentes, filho de missionários locais, pediu pra sua mãe para fazer a sua festa de aniversário lá em casa. Nós concordamos.
Os convidados eram vários outros missionários, incluindo Jim Stier, o fundador da JOCUM no Brasil. O rapaz, que estava completando 19 anos, após um período de louvor, começou a compartilhar sobre como o amor de Deus mudou a vida dele e passou, então, a honrar algumas pessoas na reunião, destacando

Deus Fala Chinês?
Um amigo nos apresentou duas moças chinesas, universitárias, que queriam aprender inglês.
Elas vieram aqui em casa para que as conhecêssemos e fizéssemos uma avaliação do nível de inglês delas. Assim marcamos para termos aulas duas vezes por semana, na segunda e na quinta-feira. No primeiro dia de aula, elas me perguntaram se eu conversava com pessoas que tinham problemas. Eu disse que sim, que eu fazia aconse
lhamento com pessoas em dificuldade.
algumas coisas especiais em cada uma delas. Nós não estávamos entre elas.
Quando achamos que ele tinha acabado, ele vira e diz que gostaria de nos honrar, lavando os nossos pés e orando por nós. Esta era a razão porque ele queria que a festa fosse lá em casa.
Ele compartilhou algumas lembranças que o marcaram e em seguida alguém traz uma bacia com água e uma toalha e ele e alguns outros missionários passaram a lavar os nossos pés e a orar por nós.
Daí elas perguntaram se eu era um ajudante de Deus.
Eu disse que era algo parecido com isto, e comecei a falar do amor de Deus pelas nações, do pecado, do sacrifício de Jesus, do chamado, de Deus amar tanto os chineses que nos enviou para servi-los e expressar o amor dEle para o povo chinês.
Foi aí que uma delas me perguntou: “Ué, Deus fala chinês?” Eu respondi que Deus é o Criador de todas as coisas, que Ele está além das culturas e quer salvar todas
Não preciso dizer que estávamos aos prantos. Nunca esperávamos isto dele ou dos outros missionários, alguns muito mais velhos e com mais tempo de China do que nós. Sentimos um temor de Deus muito grande, ao mesmo tempo que havia um espírito de humildade no ar. Depois de nós, o mesmo foi feito com o Jimmy Stier e sua esposa. Não sei se merecíamos esta honra, mas aprouve a Deus nos honrar.
Damos toda a glória a Ele. as nações e que conhece todas as línguas e culturas.
Ele não é o deus dos ocidentais ou dos brasileiros. Ele é Criador de tudo e quer alcançar todas as nações.
Ele quer que os chineses O conheçam e O louvem e sirvam em sua própria língua.
Um amigo perguntou se elas eram cristãs, mas elas disseram que nunca ouviram falar de Deus e que nenhum dos amigos dela conhece qualquer coisa sobre Jesus.
Elas ficaram tocadas pelo nosso testemunho e disseram que querem conhecer mais sobre Deus.
Orem por elas.
O nosso trabalho com os adolescentes continua firme. Estamos com um grupo base bom que todas as semanas estão aqui em casa.
O louvor está começando a fazer sentido e a participação tem sido maior.
O grupo de louvor está crescendo e já podemos até escalar músicos para cada semana.
O grupo de dança está fixo.
Esperamos que cresça, mas já faz algum tempo que estamos com 3 meninos e 5 meninas.
Fomos convidados para dançar em uma conferência internacional que vai acontecer aqui em Macau sobre a janela 4/14, um Reunião dos adolescentes movimento para alcançar crian ças de 4 a 14 anos de idade, liderado por Luis Bush, que será o palestrante principal.
Além de dançarmos, também estaremos liderando o louvor em uma das sessões. Os adolescentes estão todos empolgados.
A maior batalha no momento é a responsabilidade com horário e o entendimento de que não é show mas adoração.
Também estamos tendo aconselhamento com alguns deles.
Um casal de namorados veio conversar porque os pais queriam que eles terminassem o namoro por motivo de um histórico de traição na família da moça.
Conversamos, oramos, e dissemos para eles conversarem com os pais de novo. Na semana seguinte eles estavam todo felizes porque ficou tudo bem com os pais. Mês que vem fará um ano desde que começamos as reuniões com os adolescentes.
Um pastor chegou a me dizer que eu já poderia me considerar bem sucedido, pois são poucas as igrejas que tem 25 pessoas em Macau, ainda mais adolescentes.
Glória a Deus!



Página 3
Pontos de Oração:
Pela nossa saúde, em especial as crianças;
Por finanças para desenvolver os projetos;
Pela sede da associação;
Pelos futuros projetos e contatos com o governo e outras associações de Macau
Paciência para lidar com as burocracias governamentais;
Pelo relacionamento com outras igrejas e pastores;
Pelo nosso relacionamento familiar e conjugal;
Pela nossa vida espiritual e integridade moral.
Pela Conferência de Março: Janela 4/14 e pela nossa participação nela
Compromisso e maturidade dos adolescentes.
Olhos Orientais Notícias da Família As cópias dos exames do Mateus não foram liberadas ainda, mas tivemos uma consulta com uma neurologista portuguesa que respondeu várias das nossas perguntas e tirou muito da nossa ansiedade.
A nossa maior preocupação era que o remédio pudesse afetar o Mateus mental e emocionalmente, e afetar os seus estudos, mas nada disto aconteceu.
Ele passou a tomar o remédio e não houve nenhuma reação contrária. Agora é orar para que não tenha nenhuma recaída e que os próximos exames indiquem normalidade.
Tanto o Mateus como o Jônatas estão bem, se desenvolvendo bem na escola, e fazendo vários amigos que eles até trazem pra casa após as aulas. Aos poucos estamos dando mais liberdade pra eles (ir e voltar da escola sozinhos), e mais responsabilidades (alimentar os gatos, arrumar o quarto) e eles tem respondido bem.
A Silvia teve um mês corrido, mas ela tem estado bem satisfeita com o tanto que tem aprendido, principalmente em termos de ferramentas para o ministério.
Este mês o Cristian esteve melhor de saúde, e bem ocupado com as reuniões, aulas, ensaios, o preparo do material de treinamento missionário, coisas da associação, etc.
Este mês foi bem produtivo, e é bom ver pessoas respondendo ao que estamos fazendo de maneira positiva.
Burocracias da Associação FILA teve um mês um pouco frustrante.
Estamos registrados no Boletim Oficial, mas descobrimos que para exercer nossas atividades precisamos estar registrados em outros departamentos do governo.
Fomos no Departamento de Finanças de Macau para nos registramos, e daí as pessoas não sabiam dar as informações, disseram que a nossa carta de registro do Serviço de Identificação estava incompleta e que precisava declarar que éramos uma associação sem fins lucrativos.
Fomos ao Serviço de Identificação para eles nos dizerem que a carta estava correta, porque naquele departamento eles só tratam das associações sem fins lucrativos.
Agora precisamos descobrir qual é a diferença que eles fazem entre uma associação sem fins lucrativos e uma com fins lucrativos.
Existem alguns formulários que precisamos preencher.
Precisamos nos desligar da associação anterior que mantém os nossos vistos aqui em Macau. Também precisamos criar um logo para a FILA.
Criamos um logo, mas é provisório. Ainda não estamos satisfeitos com ele.
Além disto tivemos que correr atrás de uma loja que fizesse carimbos, pois qualquer carta que apresentemos aos órgãos do governo precisam vir como carimbo oficial da associação.
Orem por nós.
Estamos correndo de um lado ao outro.
É preciso muita paciência e jogo de cintura.


24/04/2011 Finalmente o frio do inverno está se dissipando e o calor vem chegando
timidamente. Ainda assim, várias vezes nomes tivemos frentes frias e
algumas mudanças bruscas no clima. Isto levou a família toda a estar
muito doente durante este mês principalmente o Cristian e os meninos.
Os meninos tiveram algumas visitas ao hospital devido a uma tosse que
não passava, mesmo tomando antibióticos e outros remédios mais.
 
Quanto ao Cristian, ele foi assaltado por uma gripe alérgica que o ata-
cou por quase todo o mês de março. Tanto o incômodo da tosse quanto
as dores de cabeça, dores no peito devido ao esforço da tosse e as dores
no corpo dificultaram o desenvolvimento do trabalho no mês de março.
Até os remédios receitados pelo médico causaram dificuldades com
alguns dos antialérgicos possuindo efeito de sonolência e um mal estar
grande para ele durante todo o tratamento.
 
A Silvia também foi atacada de algo como uma gripe ou gripe alérgica,
mas foi em um período bem curto se comparado com o restante da fa-
mília.
 
Os meninos tiveram algumas consultas de rotina no hospital e estão
bem. Eles estão tendo algumas dificuldades na escola com algumas ma-
térias como chinês, ciências e estudos sociais, mas já estamos conver-
sando com a escola e buscando estar mais presente nos estudos deles.
 
Seminário de Líderes em Hong Kong
 
Estivemos em Hong Kong, no parquet
temático da Arca de Noé, no dia 01 de março
para uma sessão na conferência de pastores e
líderes de Hong Kong. O pregador da noite era
o Pr. David (Paul) Young Cho da Coréia do Sul.
ESilvia ocmentou algo que é verdade: Ele
continua firme pregando a mesma mensagem
do começo de seu ministério (para quem não
conhece recomendamos o livro “A 4a. Dimen-
são”) sobre a confissão profética (alcançando a vitória na dimen- são espiritual an- tes do plano natu- ral), buscar uma visão de Deus para viver a vida, e perseve-rança. Foi bom relembrar estes princípios.
 
Dia Cultural
 
A escola dos meninos me pediu para assumir
como o presidente da Associação dos Pais e
Professores. Este mês tivemos o dia cultural
em que os meninos apresentaram danças e
comidas de vários países. O Jônatas dançou
uma dança Indonésia e o Mateus fez um pe-
queno discurso apresentando o Brasil. Eu
ajudei na barraca da APP, vendendo comida.
Alguns dos nossos adolescentes também par-
ticiaram. Veja as fotos ao lado.
 
Concílio de Líderes em Hong
Kong
 
No fim de março estive em Hong
Kong por 4 dias para participar do
Concílio anual dos líderes da Igreja
do Evangelho Quadrangular na Ásia.
Estavam ali os presidentes da IEQ
do Japão, Taiwan, Coréia do Sul e
Hong Kong (que inclui Macau tam-
bém). Eu fui como um convidado,
representando Macau. Havia um
outro pastor que não era da IEQ,
mas com muita experiência de im-
plantação de igreja, vindo da Mon-
gólia. Além destes estavam ali tam-
bém o diretor regional da IEQ na
Ásia Norte (que era o organizador e
facilitador da reunião), o presidente
da IEQ dos EUA (Glenn Burris) e o
diretor de missões internacionais
dos EUA.
 
Foram 4 dias intensos, conversando
sobre parcerias, a nova geração,
questões administrativas, e novos
alvos. A hospedagem foi muito boa,
bem como a comida (comida chine-
sa todos os dias).
 
Nas fotos os participantes do Concílio (no al- to), fotos da IEQ de Hong Kong (acima, no meio) e uma vista pa- norâmica de Hong Kong do alto de um mi- rante (ao lado).
 
FILA - Desenvolvimento Atual
 
Ainda estamos trabalhando em aspectos burocráticos da FILA.
Não conseguimos apresentar a lista dos membros da FILA junto
ao departamento de Identificação porque dois dos membros da
diretoria não estavam em Macau no mês de março.
 
Um irmão indonésio nos emprestou uma bateria para as nossas
reuniões, enquanto não conseguimos comprar a nossa. Também
compramos um baixo e alguns suportes de guitarra e cabos. Os
adolescentes têm trazido os seus amplificadores e a qualidade de
nosso louvor tem melhorado muito.
 
Ainda não encontramos um local para a nossa sede. Um lugar que
estávamos visando acabou sendo alugado.
 
O Sangue dos Mártires
 
Enquanto no Concílio de Líderes em
Hong Kong, tiramos um dia, também,
para visitar o túmulo de Robert James
Semple, o marido de Aimee Semple
Mcpherson, fundadora da Igreja do
Evangelho Quadrangular. Eles vieram
como missionários para China, mas
logo ao chegar aqui Robert Semple
veio a falecer vítima de malária. Tira-
mos um tempo para orar pelos chine-
ses e pedir a Deus que o sangue dos
mártires venha realmente a render
uma grande colheita entre os perdi-
dos.
 
Um Ano de Teen Potential em
Macau
 
No dia 19 de março nós completa-
mos um ano de trabalho com os
adolescentes. Estamos preparando
uma reunião de aniversário especial
em abril.
 
A partir deste mês resolvemos in-
vestir mais em evangelismo direto,
discipulado e compromisso. Come-
çamos criando uma base, falando
sobre como Deus nos deu talento
para que seja usado para glorificá-lo
(parábolas dos talentos), sobre res-
ponsabilidade (o dever de influenci-
ar outros através do amor), sobre
consequências
das decisões
(parábola do homem rico e Lázaro)
e sobre como lidar com as falhas (a
estória de Samá, um dos valentes de
Davi). Mês que vem, com a vinda da
Páscoa, vamos estar direcionando o
ensino mais para salvação, transfor-
mação, libertação.
 
Este mês também gastamos bastan-
te tempo em ensaio. Tanto o nosso
grupo de dança iria apresentar duas
danças, como também iríamos lide-
rar o louvor em uma das sessões da
Conferência Janela 4/14.
 
Crescendo em Jesus
 
Se lembra das duas chinesas universi-
tárias que eu mencionei mês passado?
Pois elas vieram em uma de nossas
reuniões de adolescentes e gostaram
muito, apesar de não ser para a faixa
etária delas (ver fotos abaixo). Preguei
o Evangelho para elas, dei uns folhetos
evangelísticos, e elas responderam
dizendo que querem conhecer mais
sobre Deus.
 
Elas até participaram da Conferência
Janela 4/14, durante dois dias. Oramos
para que Deus continue trabalhando
nas vidas delas.
 
Terremoto e Tsunami no Japão
 
Ficamos chocados e continuamos a orar pelo Japão neste mo-
mento de dor e vidas perdidas. Temos amigos e missionários que
moram ali. O reator nuclear ainda é um assunto problemático.
Aqui na China ou Macau não houve nenhuma reação ou conse-
quência do terremoto ou tsunami. Os chineses estão evitando
comer frutos do mar. Houve alguns boatos sobre mudanças de
vento, chuvas radioativas, ou sobre o sal como proteção contra a
radioatividade que levou o pânico a alguns países aqui na Ásia
(Macau incluído). As pessoas saíram aos montes para comprar sal,
causando um congestionamento nos mercados até o momento
que o governo de Macau disse haver estoques suficientes de sal e
desfazer os boatos. Continuem a orar por isto. A crise ainda não
acabou.
 

TeenPotential Macau
 
Janela 4/14
 
No dia 31 de março tivemos a conferência Janela 4/14 que visa a conscientizar a igreja da importância de alcançar as crianças da idade de 4 aos
14 anos. Diferente da Janela 10/40 que é uma área geográfica de grandes
necessidades e oportunidades, a Janela 4/14 é um grupo demográfico
que é mais aberto, receptivo e moldável para qualquer forma de input
espiritual e de desenvolvimento.
 
Quem desenvolveu este projeto foi o Pr. Luis Bush, e ele foi trazido e
organizado em Macau pelo orfanato Berço da Esperança. Além do Pr.
Luis Bush tivemos também Dale Kauffman, fundador de King’s Kids e
atual diretor do projeto Gateway, baseado em Hong Kong, como pales-
trante trazendo palavras de despertamento, ensino e conscientização.
Em Macau são poucos as igrejas e ministérios que focam este grupo demográfico. E foi devido a esta necessidade que resolvemos dar início ao Projeto Teen Potential.
 
Os nossos adolescentes apresentaram duas danças durante o evento, na sexta à noite e no sábado de manhã. No sábado de manhã também lideramos o louvor. A receptividade foi muito boa e as palavras de apreciação e encorajamento foram diversas. Vários dos nossos adolescentes participaram do evento, e na sexta à noite houve um grande mover entre eles após o apelo feito por Dale Kauffman para aqueles que quises sem assumir um compromisso com Deus. Vários deles vieram nos abraçar e ficamos em uma roda por uns 5 a 10 minutos entre choro e orações.

Em seguida eu abracei um dos adolescentes mais agitados e difíceis que temos e passei a orar por ele que começou a chorar convulsivamente. Foi uma grande visitação de Deus. Ao final da reunião um dos
adolescentes, que nem é convertido ainda, veio pra mim e disse: “Tio
Cris, eu quero ser um missionário!” Deus fazendo o trabalho do jeito
dEle e no tempo dEle.
 
Pedidos de Oração
 
Continuem a orar por nossa saúde;
 
 Pelo desenvolvimento acadêmico dos meninos e da Silvia;
 
 Pela sede da associação (os locais na ilha da Taipa, onde moramos e temos as nossas reuniões, estão escassos; provalvelmente teremos que ir para o centro de Macau, que é mais longe);
 
 Paciência para lidar com as burocracias governamentais;
 
 Pelo nosso relacionamento familiar e conjugal;
 
 Pela nossa vida espiritual e integridade moral;
 
 Compromisso e maturidade dos adolescentes;
 
 Por contato e salvação nas famílias dos adolescentes.
 
Luis Bush
 
Dale Kauffman
= = =
 
15 Jun 2011   Cristian Mohr - Notícias da Ásia
Meus queridos,
 
Paz! Aqui vão novas notícias nossas da Ásia. Espero que seja benção.
 
Saudades,
 
Cristian
- - -



- - -
http://olhosorientais.blogspot.com FAMÍLIA MOHR NA ÁSIA ORIENTAL
 

End. P.O. Box 1101
_ Macau—East Asia
 
OLHOS ORIENTAIS
 
UM ANO DE VIDAS TRANSFORMADAS
 
Celebramos em março um ano desde que começamos a nos reunir
com os adolescentes, mas a festa de celebração aconteceu mesmo foi
em abril. Queríamos fazer algo diferente, e após pensarmos em dife-
rentes maneiras de fazer isto resolvemos fazer a nossa celebração no
alto de um monte que existe perto de nossa casa. Mas fizemos uma
surpresa para os adolescentes. Avisamos apenas que eles tinham que
trazer lanternas e que a reunião não seria aqui em casa. Não conta-
mos onde seria a reunião. Durante a semana, em meio à divulgação
que estávamos fazendo, fomos contatados por uma senhora do gover-
no que trabalha no Departamento de Assistência
Social— no departamento de prevenção às drogas,
que disse que gostaria de ir junto ao passeio e trouxe inclusi-
ve seu filho e os colegas dele.
 
ABRIL/2011
 
Alguns dos adolescentes chegaram cedo lá em casa, outros
nos encontraram no meio do caminho, já que era uma pe-
quena caminhada até o local. Além de nós e da senhora do
governo, conversamos também com uma outra irmã para
nos acompanhar para termos mais alguns adultos na supervisão.
 
Lá no alto, depois de uma caminhada à luz de lanternas, sen-
tamos na grama e tivemos um tempo de louvor, seguida de
uma palavra sobre a tentação de Jesus e falando das tenta-
ções que os adolescentes enfrentam hoje: concupiscência da
carne (tentações que levam a um prazer físico imediato sem
levar as consequências em consideração), concupiscência dos
olhos (tentações relacionadas ao materialismo) e soberba da
vida (tentações relacionadas com méritos pessoais — idade, diplomas, descendência, posição hierárquica, nível salarial, etc.). Finalmente tivemos um tempo de oração, pedindo que Deus nos dê discernimento e sabedoria nas decisões do dia-a-dia. Em seguida tivemos um jogo. Após isto, retornamos para casa onde Silvia havia preparado duas lasagnas (outra surpresa para os adolescentes que amam as lasagnas da Silvia) e um bolo para comemorar o aniversário do proje-to.
 
Todos amaram a reunião, e já perguntam quando teremos outra como esta. A senhora do governo gostou do evento e disse que o governo está disposto a apoiar o nosso projeto. Glória a Deus! Deus está abrindo as portas.
 
Quer nos contactar? Se torne nosso amigo no Facebook: teenpotentialmacau
ou em nossa página pessoal: Cristian Mohr ou Silvia Mohr
 
COMPETIÇÃO DE BANDAS
 
Os nossos adolescentes participa-
ram de uma competição de bandas
organizada pela Escola Portuguesa
de Macau. Eles formaram uma
banda chamada Abstrato. Nós os
encorajamos e estivemos presentes
cozinhando para eles, dirigindo
para eles, e torcendo por eles. Atra-
vés disto acabamos por conhecer os
pais de alguns deles, o que foi mui-
to bom para um primeiro contato.
Todas as bandas do evento eram
boas. Abstrato acabou pegando um
terceiro lugar. Uma banda de hip-
hop brasileira levou o primeiro lugar.
 
APOIO NAS REUNIÕES DE ABRIL
 
Este mês recebemos o apoio de uma equipe de jovens que veio da Amé-
rica. Eles vieram para trabalhar em um orfanato em Macau, e a diretora
do orfanato ofereceu os serviços deles para as nossas reuniões. Os nos-
sos adolescentes amaram o grupo. Em Macau não existem muitos jo-
vens cristãos, portanto há a falta de referências cristãs. Estes jovens
vieram, contaram os seus testemunhos de vida, gastaram tempo com os
adolescentes, jogaram jogos com eles. Foi muito bom para os nossos
adolescentes ter este tempo com eles.
 
2
 
Você pode checar o nosso blog pessoal: http://olhosorientais.blogspot.com
 
RETIRO
 
Já fazia algum mês que queríamos fazer algo em termos de um retiro
com os adolescentes. Finalmente conseguimos uma data e um local
próximo à praia. Cada adolescente contribuiu trazendo um pouco de
comida e alguns refrigerantes o que foi mais do que suficiente para to-
dos. Aproveitamos a presença da equipe da América, que serviu como
grupo de apoio.
 
Enquanto alguns estavam preparando o almoço (churrasco), tivemos
um tempo de louvor muito bom e uns jogos.
 
O almoço foi divino: caímos na carne. Nestas horas eu sinto saudade
dos churrascos do Brasil.
 
Após o almoço tivemos um tempo de louvor, seguido de um período de
compartilhamento e de um tempo de oração. O líder do grupo da Amé-
rica, um sul-coreano, compartilhou sobre a sua vida, envolvimento nas
drogas, conversão, e libertação das drogas. Ao final ele estava em lágri-
mas e nós movidos pelo amor de Deus. Eu tomei a palavra e falei sobre
a transformação que Deus pode causar na vida daqueles que se abrem
para Ele, e que este é o nosso desejo e o propósito das nossas reuniões.
Daí partimos para um tempo de oração, em que cada membro da equi-
pe saiu e passou a orar pelos adolescentes. Foi um tempo muito precioso.
 
Concluímos com uma partida de futebol mista e muitas risadas. O gru-
po tem se fortalecido.
 
PONTOS DE ORAÇÃO
 

Orem por criatividade.
Não é fácil trazer algo
novo a cada semana e
adolescente não gosta
de rotina...
 
Orem por nossa associa-
ção. Demos entrada nos
papéis para oficializar
os dirigentes, mas aca-
bou que é preciso apre-
sentar os documentos
dos dirigentes e duas
das pessoas que irão nos
ajudar não estão em
Macau, portanto só va-
mos conseguir fazer isto
me maio...
 

Ore pelas nossas finan-
ças. Precisamos com-
prar equipamentos,
cadeiras, etc...
 

Orem por um local para
a sede da associação. O
preço dos aluguéis está
muito alto e está difícil
de encontrar um local
bom, acessível e de bom
tamanho.

Maio/Junho de 2011 Família Mohr na Ásia Oriental Olhos Orientais

Pontos de Oração:
Pelo preparo e apresen- tação de nosso projeto ao governo;
Pela nossa proteção (saúde, acidentes, finan- ças, etc.);
Pelo local da sede do nosso projeto social;
Pelos nossos relaciona- mentos e por oportunida- des para evangelizar; ? Por proteção contra ataques espirituais;
Por finanças para de- senvolver os nossos pro- jetos;
Por mais obreiros para nos ajudarem (tanto de entre os que se conver- tem como de fora).

FILA— Vitória: Oficialmente Aberta Finalmente estamos oficiais.
Tivemos uma assembléia com algu- mas pessoas que são voluntários e parte da administração da FILA, e após algumas dificul- dades em maio com o livro ata, conseguimos em junho dar entrada junto ao governo de um certificado para a formalização da dire- ção da associação.
Agora temos que espe- rar até julho para o cer- tificado sair e poder- mos então abrir um livro ata para poder- Festas, Visitas e Acidentes de Carro No mês de maio tivemos a visita de alguns amigos vin- dos do interior da China.
Um dos casais ficou algumas semanas conosco enquanto esperava uns documentos para acertar o seu visto na China. Tivemos um churras- co para celebrar o aniversá- rio do marido, junto com ou- tros amigos de Macau.
Tivemos, também, um casal brasileiro e chinês nos visi- tando por uma semana.
Foi mos acertar a parte fi- nanceira e bancária da FILA e começarmos, então, as nossas ativida- des e apresentar os nos- sos projetos e associa- ção junto ao governo. Continuamos a buscar uma sede para a associ- ação, mas os preços es- tão altos e a oferta de locais adequados está escassa.
Preparamos um projeto para mostrar para alguns departamentos do gover- no de Macau.
Algumas pessoas do governo, que têm nos acompa- nhado em nossas ativi- dades ou que leram o projeto piloto, estão nos orientando em co- mo melhorar este pro- jeto de modo a ser vis- to e aceito pelo gover- no para conseguirmos um eventual apoio do governo.
Orem por is- to! um ótimo reencontro, uma vez que éramos muito pró- ximos antes de nos mudar- mos para Macau.
Uma infelicidade é que du- rante a visita deles tivemos um acidente de carro.
Está- vamos indo ao centro de Macau para comprar algu- mas coisas. Ao parar no semáforo um motorista mais desatento bateu na traseira de nosso carro.
Ninguém se machucou, mas a traseira do carro ficou bem amassada. A polícia veio logo em segui- da, e como o carro que bateu na gente era de uma empresa, então a própria empresa acionou a segura- dora que cobriu todos os gastos com o conserto do nosso carro.
Orem por nossa proteção!

Página 2

Olhos Orientais Além disto tivemos um passeio em Hong Kong com eles em um parque aquático, como uma atividade de férias. Inclusive fizemos uma competição para a escolha de um novo logo para o Potencial Jovem e a escolha de um novo nome para o trabalho com jovens.
O vencedor ganha- ria o passeio gratuitamente.
Uma adolescente Filipina/ Cingalesa (Sri Lanka) venceu mas doou o prêmio para outro adolescente que queria ir mas não possuía os meios.
Na última circular falei que tínha- mos recebido uma bateria nova emprestada.
Bem tivemos que devolver e estamos agora em uma campanha para comprar uma bateria nova para o projeto.
Ore por isto também.




Nos acesse: Facebook: TeenPotential Macau ou CristianMohr

Potencial Jovem:
Reuniões, Competição e Passeios As reuniões com os adoles- centes tem acontecido nor- malmente. Tivemos uma que- da de freqüência porque al- guns adolescentes passaram a fazer parte de um grupo de musical com dança chamado Glee (baseado na série de TV americana) que iria se apre- sentar em junho, e alguns outros estavam ensaiando para uma competição de ban- das em maio.
Os temas que desenvolvemos neste período foi sobre justi- ça, regras para a vida (os dez mandamentos), autoconfian- ça, propósito, e família & so- nhos (que é uma série que iniciamos na vida de José). T
emos tido bons resultados e mudanças na vida do adoles- centes, assim como bons contatos com os pais destes.
Estivemos em uma outra com- petição de bandas, organiza- da por uma associação filipi- na, que juntou toda a comunida- de filipina e vários dos pais dos nossos adolescentes.
Os nos- sos adolescentes participaram em duas bandas e um grupo de dança.
Eles não venceram, o que os deixou bem tristes, mas foi uma boa experiência e opor- tunidade para ministrá-los.
Nos acesse: Blog: olhosorientais.blogspot.com
Aulas de inglês, feira de Cantão e outras coisas Lembra das duas chinesas que estávamos evangelizan- do? Elas foram embora de Macau.
Orem para que a mensagem do Evangelho possa penetrar em seus corações. Silvia continua dando aulas de inglês em sua universidade para adul- tos.
Orem por oportunidades.
Estivemos em maio na Feira de Cantão ajudando alguns amigos missionários que pedi- ram que fossemos ali para trabalhar com tradução.
Tive- mos várias oportunidades para evangelizar e fazer con- tatos com alguns cristãos.
Orem pela semente lançada. Lembra que eu escrevi que havia entrado para a Associa- ção dos Pais e Professores da escola dos meninos? Fomos promovidos.
A presidente renunciou e eu fui convidado para assumir a presidência da associação.
A Silvia foi convi- dada para ser a secretária.
Aproveitei para oferecer um seminário sobre violência doméstica à escola, o que foi bem vindo. Orem por futuros projetos e para que nossa influência cresça junto aos pais e professores. Maio/Junho de 2011

Página 3

TESOL, Viagem ao Brasil e Febre Em junho também fomos ao Brasil. Silvia teve que ficar e só virá em julho por conta de um curso de um mês que irá fazer sobre como “Ensinar In- glês Como Segunda Lín- gua” (TESOL). Nossa ida não foi sem problemas. Primeiro foi que a data da saída de Macau estava marcada Doentes no Brasil e Tempo com Família e Igreja Quando chegamos ao Brasil foi a vez do Ma- teus ficar doente, com febre e tosse. E depois fui eu. Tive que ir ao médico e após alguns dias ambos o Mateus e eu melhoramos.

O tempo com a família foi bom. Ficamos,como sempre, em uma casa

Influências Malignas
Uma moça indonésia que tem nos ajudado teve problemas quando uma de suas amigas disse ter sido batizada com o Espírito Santo e passou a trazer “profecias” que trouxe- ram confusão à uma igreja local.

Ela atraiu várias moças indoné- para o fim de semana que seguia o último dia da semana de provas dos meninos. Se eles não passassem em alguma matéria não poderiam fazer recupe- ração e reprovariam. Isto estava sendo uma pressão grande para eles.
Se não bastasse isto, dois dias antes da partida (que era no domingo de manhã), o Jônatas teve uma febre inesperadamente e havia a possibilidade de não poder embarcar no avião. Compartilhamos com algumas pessoas que ficaram orando, mas no sábado de manhã ele ainda estava com febre.

Levamos ao hospital e após o almoço ele melhorou o suficiente para sair de Ma- cau para Hong Kong. No sábado à noite estava com febre de novo e tomando remédios.
Oramos e ora- mos e no domingo ele ficou melhor o suficiente para embarcarmos e chegarmos ao Brasil. nos fundos da casa do meu sogro.
Os meninos tiveram um bom tempo revendo a família, espe- cialmente os primos que são quase da mesma idade que eles.
Também visitamos am- bas as minhas avós que passam muito bem.
Além disto os meninos participaram de uma semana de EBF na nossa igreja e pude- ram reviver EBD, culto de juniores e de ado- lescentes na igreja lo- cal.
Eu participei de algu- mas reuniões de disci- pulado de pastores e pude viajar com meu pastor para uma reunião de pastores do Norte do Paraná, pregando para eles. Também foi um tempo de consultas médicas.
Tiramos este tempo para ir ao dentista e acertar coisas de banco e documentos. sias, cristãs na maioria, com suas palavras pro- féticas e tem falado con- tra pastores e líderes e se declarando como a voz de Deus.
Eu conversei com a mo- ça que nos ajuda e a fiz ver a importância de tes- tar os espíritos e até a lembrei de da moça pitonisa, que falava coisas de Deus, mas de quem Paulo expul- sou um demônio de adivinhação.
Ela pare- ce ter percebido que a sua amiga está sendo influenciada por forças malignas e tem estado a orar por ela e por es- ta situação. Orem por ela (seu nome é Serli) e pelas outras moças indonésias que tem sido enganadas por este espírito maligno.

Testemunho: A Matemática de Deus
O nosso trabalho aqui não gira apenas em torno de reuniões, evangelismo e oração. Temos sentido de Deus de sermos relevantes na comunidade em aspectos práticos.
Além do trabalho de prevenção às drogas, bebidas, jogos de azar, promiscuidade, etc., da formação de habilidades artísticas através de uma banda musical, grupo de dança, etc., de aconselhamento, etc., temos trabalhado na área educacional também, dando aula de inglês, computação e ajudando com o reforço escolar para crianças.
Eu e os meninos saímos para o Brasil no final de junho, mas a Silvia ficou por mais um mês por razões de um curso que ela faria em Hong Kong.
Infelizmente o curso não deu certo, mas ela acabou podendo dar atenção para os adolescentes. Ela estava planejando um passeio com eles na cidade vizinha de Zhuhai, mas uma das adolescentes, a Soda, disse que não poderia ir porque tinha ficado de recuperação em matemática.
A Silvia lha perguntou se ela gostaria de ajuda para estudar.
Como ela dissesse sim, Silvia passou a estudar matemática para relembrar o conteúdo de 6a série e ajudar a Soda. Às vezes eu ligava para ela às 2 ou 3 da madrugada e ela estava estudando. Um dia a Silvia ligou para a casa da Soda para acertar os detalhes das aulas, e falou com a mãe dela, que é Hindu.
A mãe da Soda ficou toda espantada que alguém estivesse ajudando a sua filha, mas ela tinha uma triste notí- cia para dar. Naquele dia ela tinha ido ao adivinho (quiromante) que lhe disse que a sua filha iria reprovar de ano.
E então veio o desafio: “Se o teu Deus é poderoso para mudar a sorte que foi lançada, eu irei a todas as minhas amigas que freqüentam o adivinho e direi a elas que o adivinho é falso e suas predições são mentiras.” A aula de matemática se tornou em Batalha Espiritual .

A Silvia me contou e nós passamos a compartilhar isto com outras pessoas para que estivessem orando. Durante a semana a Soda postava no facebook coisas como:
“Eu acho que stou começando a gostar de matemática”, ou “A tia Silvia é uma excelente professora de matemática” e, finalmente, “eu amo matemática”.
Ela foi fazer a prova, e ao fim veio até a nossa casa para dizer que achava que tinha ido bem e passado. Quando saiu a nota ela tinha tirado 98 na prova.
A Silvia ligou para a mãe para parabenizá-la da filha ter passado de ano e a mãe respondeu: “Glória ao TEU Deus!” Daí a Silvia terminou dizendo que Deus não estava interessado só na Soda. Ele também queria abençoar a mãe dela. Elas marcaram de conversar e já houveram outros pedidos de ajuda da parte desta mulher. Orem por oportunidade e conversão dela.

Testemunho: O Que Vocês Estão Fazendo Com os Nossos Filhos?

A mãe de um dos adolescentes que freqüentam o nosso trabalho, uma Filipina católica, um dia veio questionar a Silvia: “O que vocês estão fazendo com os nossos filhos?
O meu filho está tão obediente, o comportamento dele mudou. O que vocês estão falando para eles?
A Silvia simplesmente respondeu: “Estamos falando de Jesus!!!! A mãe, chocada, respondeu desta maneira: “Mas eu também falo de Jesus para ele.
O que o TEU Jesus tem que o MEU não tem?”
Ore para que mais dos pais e dos adolescentes tenham os seus sistemas de fé desafiados.
Nós não combatemos nenhum sistema religioso, simplesmente ensinamos os valores e princípios da Bíblia e apresentamos a pessoa maravilhosa de Jesus.
Isto tem sido o suficiente para fazer com que várias pessoas passem a re-avaliar o seu sistema de crença e sua maneira de pensar.

Testemunho: Como eu posso ter a mesma compaixão que vocês têm para ajudar os outros?

Lembram da Sophie e da Miyo?
Eu falei delas nas cartas de fevereiro e março deste ano. Pois é, elas foram embora de Macau.
Ficamos vários meses sem ter notícias delas.
No mês de julho elas apareceram aqui em casa.
Na medida que iam conversando e a Silvia ia contando tudo o que estávamos fazendo e os planos que tínhamos, a Miyo ia sendo ministrada e tocada.
Ela dizia que queria participar dos nossos projetos e que gostaria de ter uma equipe indo até a sua vila para poder estar servindo ali.
Mas finalmente, ela queria saber como a gente podia amar tanto assim e passou a dizer que ela também queria amar deste jeito.
A Silvia então passou a falarlhe de Jesus e de que a única maneira para amar deste jeito era primeiro recebendo a Jesus, pois Ele era a fonte deste amor. Ao que Miyo ia respondendo:
“Eu quero! Eu quero!” Finalmente a Silvia orou com ela para que ela recebesse a Jesus e para que pudesse sentir e expressar a mesma compaixão que nós tínhamos.
Então deu-lha alguns materiais evangelísticos e livretos.
Enquanto tudo isto acontecia a Sophie se mantinha silenciosa.
Se você se lembra, foi ela quem iniciou questionando o fato de Deus falar chinês e até mesmo de meu papel como pastor/missionário para ajudar/aconselhar as pessoas.
Orem para que ela também possa ser tocada pelo amor de Deus.
Orem também para que possamos ter mais contatos com elas.

Testemunho: De um Almoço Informal para um Tempo de Aconselhamento

A Silvia também teve um bom impacto na Universidade, na aula de chinês.
A professora e as colegas chinesas da turma dela se aproximaram muito dela, a ponto de mesmo após o término do módulo elas estarem se encontrando.
Elas tiveram um almoço juntas onde a Silvia compartilhou sobre valores familiares, como a dificuldade que os adolescentes têm de se relacionarem com seus pais, quando uma
de suas colegas chinesas começou a chorar.
Ela foi tocada pelo que a Silvia disse, pois ela e sua família mantém um relacionamento quebrado.
Ela cresceu na América Latina, onde o pai se encontra, mas agora está morando com a mãe em Macau, em um sistema diferente do que ela estava acostumada, recebendo muito mais pressão tanto em casa como dos amigos.
Após o almoço ela veio até a nossa casa para conversar com a Silvia e contar mais de sua vida.
A Silvia conversou e orou por ela e ela se sentiu tão bem que voltou na semana seguinte para conversar mais um pouco e receber mais ora- ção.
Elas acertaram para que quando a Silvia voltasse do Brasil elas puderem se comunicar para se encontrarem novamente e conversarem e estudarem a Bíblia juntas.

Família, Aniversários, Visitas e Amigo

O tempo no Brasil foi um tempo muito corrido.
Ficamos limitados de podermos ir a vários locais devido a varias consultas que estavam marcadas para os meninos. Isto fez com que gastássemos um bom tempo com a família e com nossa igreja local.
Durante este tempo pudemos celebrar juntos o aniversário da irmã do Cristian, Francianne, nossa sobrinha, Elisama, e em especial os 40 anos de casamento dos pais do Cristian.
Para os pais dele foi uma alegria muito grande poder ter toda a família (filhos, filhas, genros, noras, netos e netas) reunida para celebrar esta data tão especial.
O Jônatas quando chegou no Brasil pediu para a mãe da Silvia ensiná-lo hebraico, e aprendeu muito, apesar do pouco tempo e das viagens. Também foi um tempo especial para visitar e ver nossas avós (as 4 ainda vivem) e o avô materno do Cristian (o único ainda vivo).
O tempo junto com nosso pais foi muito precioso também.
Também visitamos alguns amigos especiais por motivos especiais.
Uns com chamado para a China (esperando vocês Lucas & Jeniffer), outros pela generosidade (Moisés, como eu te disse você é uma das razões de estarmos em missões hoje), outros trabalham com adolescentes (Marcélio, a gente tem que conseguir ir na sua igreja na próxima vez) e outros vêm de um passado de trevas para um presente de restauração (Jeferson, você me ensinou muito no nosso tempo juntos).
Infelizmente, deixamos de visitar vários amigos, parentes, igrejas, projetos devido ao curto tempo, consultas, viagens que tivemos que fazer e por um certo nível de desorganização da nossa parte.
Esperamos nos programar melhor na próxima ida ao Brasil, daqui a dois anos

O Presente de Ser Igreja

Foi um tempo precioso demais poder voltar ao Brasil e ser ministrado na nossa igreja local: a Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba. Às vezes nós chegávamos na hora do ensaio do louvor e as lágrimas rolavam, tanto pela alegria de adorar ao Senhor dentro da enorme estrutura da igreja e sentindo a presença do Espírito Santo naquele lugar como pela tristeza de lembrar que muitos não tem este conhecimento de Deus ou pessoas com habilidades para ministrá- los e ensiná-los a adorar.
Como gostarí- amos de levar os líderes de louvor e as bandas de louvor para a China.
Também foi muito bom poder ser ministrados na Palavra, recebendo sem a preocupação ou obrigação de ministrar alguém.
Um privilégio. Logo que chegamos em Curitiba os nossos meninos puderam participar da semana de férias (EBF) promovida por nossa igreja, onde o Cristian e o Jônatas puderam ministrar sobre a igreja perseguida (O Jônatas amou poder ajudar).
Para os meninos, às vezes igreja perde o sentido porque aqui em Macau ela acontece dentro de casa o tempo todo, então estes períodos no Brasil são importantes para que eles valorizem a igreja.
Participamos de alguns dos discipulados dos pastores, o que é uma grande oportunidade de estar mais perto dos pastores da igreja e de ter um tempo de mentoria.
O Cristian também pregou no culto dos juniores, dos adolescentes, vigília dos casais e grupo de homens e nos três cultos de domingo.
As conversas e visitas com os pastores também foram excelentes.
O Cristian fez uma viagem com o nosso pastor, Pr. Eduardo Zdrojewiski, para o norte do Paraná onde pregou para alguns pastores ali reunidos e visitou alguns locais onde existe o interesse de implantar igrejas
. Obrigado Pr. Eduardo por ser benção nas nossas vidas, pela atenção, pela generosidade, pelo cuidado e preocupação.
Fomos abençoados, também, em um jantar com o Prs. Silas e Carmem Zdrojewiski.
Foi um grande privilégio conhecer um pouco do coração, compaixão e visão de vocês.

Saúde: Um Grande Desafio no Campo

Este tem sido um grande desafio para nós, principalmente no que tange os meninos.
Cada vez que voltamos ao Brasil fazemos um check-up para ver se confirma o que nos foi dito em Macau.
Algumas especialidades só existem no Brasil, outras áreas é melhor consultar no Brasil por segurança. Fomos ao dentista e após dois anos o Cristian e o Mateus só precisaram fazer uma limpeza

O Jônatas teve duas cáries e uma restauração de um dente quebrado. Também fomos ao oftalmologista e houve uma diminuição no grau dos óculos dos meninos.
O Jônatas fez um óculos novo, o que foi caro, mas valeu a pena.
Já para o Mateus vamos esperar para fazer o novo óculos em Macau.
Os meninos pararam de tomar o conserta (o remédio para o TDAH) e estão muito bem.
Têm os seus momentos de agitação, mas dá para agüentar.
Só falta retornar às aulas para ver como fica a questão do aproveitamento escolar e concentração.
O Jônatas, que está fazendo o tratamento de crescimento, está alcançando o tamanho ideal dele.
O Mateus está bem. Não teve mais nenhum ataque de ausência.
O remédio que ele está tomando parece estar fazendo efeito, sem nenhum contra-indicação. A Silvia também fez alguns exames e tudo parece estar bem. „
A saúde é uma área que precisa de muita oração.

A reunião dos adolescentes

A nossa grande preocupação era o que fazer com a reunião e os adolescentes quando estivéssemos no Brasil.
A princípio teríamos que parar com as reuniões.
Mas na última semana antes da Silvia sair de Macau um casal, que estava viajando de férias, retornou a Macau e conversando com eles, eles aceitaram continuar as reuniões na nossa ausência.

Encontro Global de Missionários e Congresso de Missões da IEQ

A principal razão da nossa ida ao Brasil foi participar do Encontro Global de Missionários e do Congresso Nacional de Missões da IEQ.
O Encontro Global teve 37 missioná- rios que estão servindo em 14 países diferente se encontrando por 4 dias.
Foi um tempo muito especial com bons palestrantes, podendo ser ministrados e ter um tempo ótimo de comunhão com outros missioná- rios com experiências diversas.
Os filhos dos missionários também tiveram um evento preparado só para eles pelo Projeto AMAI infantil.
Foi fantástico ouvir o Mateus dizer que Deus havia falado com ele e que ele tinha sentido Deus em seu coração.
Após o Encontro tivemos o Congresso de Missões de 5 a 7 de agosto, em Sumaré. Foram 2206 pessoas participando do evento, vindas de todo o Brasil. Paralelo ao evento estava ocorrendo o Primeiro Congresso do Amai Infantil.
Os nossos m e n i n o s amaram aquele tempo e saber que eles não eram os únicos filhos de missioná- rios que quando voltavam ao Brasil se sentiam deslocados.
Parabéns equipe SGM, Pr. Fernando Camargo e IEQ Brasil.
Foi fogo puro.

Niterói: só bênçãos

Quando e s ti v e - mos em Curitiba o Jônatas precisou ir a um ortodontista, que quase nos aplicou um golpe financeiro.
O pastor da igreja onde meus cunhados freqüentam, em Niterói-RJ, o Pr. Cláudio Paranhos disse que poderia conseguir um especialista para vê-lo em Niterói.
Fomos muito abençoados por esta igreja, pelos contatos e pela consulta médica.
Obrigado Dr. Eduardo Daibes pelo atendimento, dire- ção e disponibilidade para servir o Reino. Trouxe uma tr anqüilidade ao nosso cora- ção.
O tempo com a Eliane (irmã da Silvia), o Valdecir e nossas sobrinhas Gabriela e Jéssica foi especial (agradecemos muito!).
Foi um tempo de descanso, refrigério. Eles nos levaram para visitar o Pão de Açúcar e a praia de Copacabana.
A vista do alto do Pão de Açúcar é fantástica bem como o jardim que existe no alto do rochedo.
Também tivemos a oportunidade de compartilhar o que Deus está fazendo aqui em Macau.
Fomos abençoados por irmãos muito amados e formamos mais algumas parcerias e vínculos fortes naquela cidade.



Agradecimentos Finais

Além do tempo com a família e a nossa igreja local a gente também esteve pregando e ensinando em vá- rias outras igrejas e lugares.
Pregamos na Igreja Batista Semear em Curitiba (obrigado pela oferta para comprar a bateria. Falta pouco agora!), na Igreja Presbiteriana de Piratininga e na Igreja Presbiteriana de Itaipu ambas em Niterói-RJ, na IEQ Vila Formosa em SP, no Centro de Treinamento Missionário Quadrangular (CTMQ) do PR, no seminário teológico da Igreja Batista Semear, na Faculdade Fidelis.
Também visitamos o escritório da Secretaria Geral de Missões (SGM) da IEQ em SP e rapidamente a Base Mundial da IEQ em SP também.
No caminho para Niterói passamos pelo Vale da Benção para visitar uma amiga missionária que viveu um tempo na China.
O que foi especial neste tempo no Brasil foi o tanto de material de ensino e treinamento que conseguimos.
Com a SGM/Projeto Amai/MEI nós conseguimos vários materiais voltados para o evangelismo e intercessão de crianças como: o manual do GP Kids (reunião evangelística de grupos pequenos de crianças), o projeto Construindo Valores (um ótimo material para trabalhar nas escolas), o Projeto Vida (um avental evangelístico para trabalhar em hospitais), além do Guia de Estudos para a Capacitação de Intercessores. Isto junto com o material de intercessão para crianças e juniores anteriormente desenvolvido (o Clubinho Amai e o Juni Amai) são recursos de uma excelência espetacular e que vão trazer um bom acesso e resultado no campo (obrigado Pr. Fernando, Pra. Jane, equipe da SGM, do AMAI e do MEI por investirem em nós. Na 1a IEQ eu consegui material desenvolvido para grupos pequenos (os GPs) para adultos (obrigado Pra. Miriam), e Além do tempo com a família e a nossa igreja local a gente também esteve pregando e ensinando em vá- rias outras igrejas e lugares. Pregamos na Igreja Batista Semear em Curitiba (obrigado pela oferta para comprar a bateria. Falta pouco agora!), na Igreja Presbiteriana de Piratininga e na Igreja Presbiteriana de Itaipu ambas em Niterói-RJ, na IEQ Vila Formosa em SP, no Centro de Treinamento Missionário Quadrangular (CTMQ) do PR, no seminário teológico da Igreja Batista Semear, na Faculdade Fidelis.
Também visitamos o escritório da Secretaria Geral de Missões (SGM) da IEQ em SP e rapidamente a Base Mundial da IEQ em SP também. No caminho para Niterói passamos pelo Vale da Benção para visitar uma amiga missionária que viveu um tempo na China.
O que foi especial neste tempo no Brasil foi o tanto de material de para adolescentes (obrigado Rodrigo).
Também consegui todo um currículo novo de EBD para crianças de 2 a 12 anos (obrigado Simone e Marcos) e estou na espera de um material de EBD para adultos também. Também obtivemos graciosamente o material do curso Mulher Plena (Pr. José Roberto e Pra. Jane, obrigado por um ótimo jantar e por um tempo especial de pastoreado e mentoria).
A todos aqueles que oram e investem em missões e por nós: Muito Obrigado!
Continuamos a fazer missões pela graça de Deus e por seu compromisso e envolvimento.
Deus te abençoe muito

Pedidos de oração: 1– Nossa saúde 2– Nosso retorno 3– Pelos nossos projetos a acontecer 4– Pelo contato como governo 5– Pelo local da Associação FILA (Foursquare International Life Alternative) 6– Por criatividade 7– Por proteção.



Olhos Orientais
Retorno a Macau
Saímos do Brasil no dia 31 de agosto em direção a Macau.
Foi uma viagem longa, de quase 30 horas, mas finalmen- te chegamos de volta ao nosso lar. E imagine só, chegamos algumas horas antes da reuni- ão dos adolescentes.
Estáva- mos muito cansados, mas foi muito bom poder ver os nossos adolescentes e participar da reunião.
Mas houve algumas dificulda- des no nosso retorno.
O perío- do que ficamos fora teve um impacto na reunião e nos ado- lescentes.
Houve muitos casos de problemas de relaciona- mento entre eles, e por causa disto alguns pararam de vir à reunião.
Também devido ao tempo livre que eles tiveram nas férias, muitos deles enga- jaram em outras atividades para ocuparem o tempo. Ainda outros pararam de vir porque não estávamos aqui e eles não conheciam a pessoa que estava dirigindo a reunião.
Nas palavras de um dos ado- lescentes: “Nós confiamos no tio Cris e na tia Silvia, mas não sabemos quem é esta pessoa que está dirigindo a reunião.” A moça que dirigiu a reunião, a Rita, fez um trabalho muito bom.
O fato é que o trabalho que fazemos não é acontece apenas nas sextas-feiras. Du- rante a semana mantemos contato através de ensaios da banda, do grupo de dança, no facebook, mensagem de texto, telefonemas e encontros tanto para aconselhamento como para atividades diversas.
Peço que estejam orando por nosso projeto, para que possamos recuperar os adolescentes que perdemos e ampliar aquilo que começamos e que Deus pôs em nossas mãos.
Orem pelos relacionamentos que- brados, prioridades, padrões de pecados e pelas famílias dos adolescentes. Também por nós, para que conti- nuemos perseverando no chama- do sem nos frustrar- mos.
Temos que desenvolver todo um trabalho de recupe- ração.

Encarando a Dor do Suicídio
Este mês o mal do suicídio chegou perto de casa.
Um do adolescentes que participa de nossa reunião veio até a nossa casa para conversar sobre um problema: sua irmã mais velha, de 21 anos, havia tentado se suicidar.
Era a terceira tentati- va dela desde julho/2011, após ter terminado com o namorado.
Os pais não sabiam o que fazer.
A mãe estava em nega- ção. O pai totalmente perdido. Após orarmos, falamos da necessidade da menina ter ajuda profissional, e nos ofere- cemos de ir juntos com o pai ver um conselheiro da universi- dade da Silvia e ir ao hospital para uma consulta com o psi- quiatra. A mãe da moça não quis ir.
Como a moça é de maior, ela optou por não ficar internada, dizendo precisar apenas de remédios para po- der dormir.
Como as tentativas de suicídio só ocorrem quando ela se embriaga, e ela estava bem lúcida no caminho para o hospital e durante a consulta, explicando que nunca pensaria em se suicidar, o médico apenas disse para manter as bebidas alcoólicas longe dela. Infeliz- mente no dia seguinte ela conseguiu por as mãos em algumas garrafas de cerveja e tentou o suicídio novamente.
O grande desafio é que o pai está preocu- pado com o gasto financeiro de interná-la, e está tratando a coisa como insignificante ou com a atitude de que o problema não é real e de que em breve passará.
Orem por está família e para que tenha- mos sabedoria para tratar este problema.

Para movimentar os ado- lescentes resolvemos fazer um passeio.
O passeio incluía percorrer uma trilha, chegar a uma área de pi- queniques onde teríamos o almoço, ter um tempo de louvor e, então, jogos.
A Silvia ficou para trás para esperar pelos atrasados que subiriam até a área do piquenique de carro, en- quanto eu e o pessoal que já tinha chegado subimos a trilha a pé.
Foi ao redor de 1 hora e meia de caminha- da.
O pessoal estava mor- rendo, perguntando o tem- po todo se ia demorar para chegar.
Quando chegamos encon- tramos o pessoal que tinha ido de carro, e tivemos o nosso almoço (sanduiches naturais preparados pela Silvia!) Então cantamos umas três canções e compartilhamos algo sobre a importância da amizade, da natureza, e do amor de Deus por nós. Então fomos aos jogos.
Três deles foram os mais impactantes:
1– Em grupos de 4 pesso- as deitadas no chão com as pernas levantadas pro ar, cada grupo tinha que equilibrar um balde com água nos pés enquanto tentavam tirar os seus calçados. Muitos risos e água.
2– Pôr cereal no nariz e tentar asso- prar o mais longe possível.
3– Torta na cara. Cada equipe man- dava um representante para respon- der uma pergunta.Quem respondes- se errado levava uma tortada na cara.
Ao final tivemos um bolo para cele- brar os aniversários de julho a se- tembro.
Foi um tempo muito precioso.

Família: estudos e remédios
O ano escolar iniciou em Macau (aqui o ano escolar inicia em setembro).
Estão todos empolgados para voltar às aulas: os meninos tanto quanto a Silvia. O grande desafio é que os meninos pararam de tomar o remédio para o tratamen- to do TDAH (isto desde o Brasil).
Eles estão muito bem emocionalmente e socialmente. Alegres, e fazendo muitas amizades. A grande preocupação é como isto afetará no as- pecto acadêmico.
Mais um ponto de oração. Além disto o Jônatas conti- nua fazendo o tratamento de crescimento, que está funcionando muito bem.
Ele já está maior do que a Silvia. Quanto ao Cristian, o gran- de desafio dele é a quanti- dade de material que ele precisa traduzir para o inglês e depois para o chi- nês, o que ocupa muito tempo.
Este material é para o uso com os adoles- centes e outros projetos que queremos iniciar.

O Desenvolvimento do Projeto FILA
Enquanto estávamos no Brasil, mantivemos o contato com uma senhora do governo em relação ao projeto a ser apresentado.
Recebemos algumas orientações sobre co- mo melhorar o proje- to.
Esperávamos ter uma reunião com o diretor de um dos de- partamentos do go- verno, mas infeliz- mente a pessoa que precisávamos encon- trar está de férias, portanto só podere- mos ter a reunião no retorno dela.
Orem por esta reuni- ão e pela apresenta- ção e aceitação do Projeto.


trilha e do piquenique no facebook: L.A.4Teens.
Você poderá ver fotos e vídeos de nossas reuniões.
L.A.4 Teens (Life Alternative for Teens)
significa Alternativa de Vida Para Adolescentes.

Cristian Mohr A reunião do Alternativa Pre-Teen foi ótima! Tivemos 10 juniores (somente 1 menina - onde está o poder feminino?) de idades 8 a 13. Eles se divertiram ao ponto de 8 deles ainda estarem aqui. Também tivemos a primeira reclamação do vixinho por causa de barulho (bateria)! O que fazer? Pensaremos em algo. Em breve postaremos as fotos! 03/12/2011

- -
Msg àudio : http://www.mediafire.com/?p9z22k2a9an92mq












09/04/2012 - Paz seja com vocês. Tudo bom?
Feliz Páscoa. Desculpa a demora destas cartas. O meu computador pegou vírus.
Estava uma dificuldade para fazer funcionar. Desligava sozinho, travava, não entendia os comandos, etc.
Formatei.
Perdi um bocado de coisas. Mas ainda não está funcionando bem.
Vou ter que comprar outro.
Mas vamos ver até quando consigo ainda levar com este aqui. Até fotos eu perdi, mas... tirei outras, e aqui vão as cartas de fevereiro e de março.
Vamos ter a Conferência da Janela 4/14 nesta semana e no dia 21/04 vamos ter um evento para celebrar o 2o aniversário do nosso projeto com os adolescentes.
Conseguimos uma casa no litoral de Macau e vamos passar o dia das 9am às 6pm com eles.
Vai ser uma oportunidade para alcançar outros que já não estão vindo, e alguns novos.
Orem por isto.
Saudades.
Cristian



Endereço: P.O. Box 1101 - Macau - East Asia Abril/2012
Olhos Orientais Família Mohr na Ásia Oriental
Trabalho com orfanatos.
Infeliz- mente foi muito pouco a par- No início de abril tivemos em uma praça de Macau que ticipação das igrejas de Ma- aqui em Macau a confe- contou com o apoio de vá- cau, que entendem que uma rência do Movimento Ja- rias igrejas e ministérios de vez que já possuem escola nela 4/14, que visa compar- Macau.
Nossa participação dominical infantil eles já es- tilhar a realidade e necessi- foi na organização, dirigin- tão cumprindo o seu papel de dade de alcançar crianças e do alguns dos visitantes, alcançar as crianças com o adolescentes de 4 a 14 anos hospedando alguns deles, Evangelho.
Que pena!
Mas já tanto com a mensagem do liderando algumas das reu- estamos conversando sobre o Evangelho como em outras niões, etc. Os nossos adoles- evento do ano que vem. áreas (social, legal, famili- centes também dançaram ar, emocional, etc.).
lindamente no evento Foram 3 dias de confe- evangelístico. Dale rência, inclusive com Kauffman, o fundador de participantes vindo do King’s Kids e do Movi- interior da China.
No mento Gateway, foi o sábado, dia 14, tivemos palestrante principal.
Isa- um evento evangelístico bel Zwalen falou do tra- Movimento Janela 4/14
Feliz Páscoa!
Que benção podermos compartilhar as boas no- vas de que Jesus está vi- vo.
Os povos estão se- dentos pela esperança de vida que apenas o Evan- gelho pode trazer! Va- mos compartilhar estas boas novas.
Nossos peca- dos foram lavados no sangue purificador de Jesus. Ele pagou o preço por nós.
O sepulcro está vazio! Ele vai voltar.
Celebramos a Páscoa junto com irmãos de vá- rias nacionalidades, em uma igreja local. Foi um tempo muito precioso.
Que mais pessoas pos- sam ouvir desta gloriosa novidade.
Jesus vive. Feliz Páscoa!
Olhos Orientais - Abril 2012
Página 2
Life Alternative for Teenagers (L.A.4Teens) - Alternativa de Vida para Adolescentes Além das reuniões continuamos a trabalhar com os adolescentes em outras atividades extras, como dança. Uma de nossas grandes necessidades é de pessoas que possam ensi- nar dança e música para eles. Você pode ver fotos e vídeos nossos no Fa- cebook. Procure por “L.A.4Teens”.
Pre-Teen Alternative (PT Alt) - Alternativa para Juniores Também continuamos com nossas reuniões com os juniores ou pré-adolescentes. Te- mos um grupo base que tem se mantido.
Eles são bem participativos e conseguimos ver mudanças neles.
Eles tem entendido os conceitos ensinados e vêm com muitas perguntas interessantes. Você pode ver nossos vídeos e fotos no Facebook tam- bém. Procure por “Pre-Teen Alternative”.
Acampamento Gateway - Um Pedido de Ajuda Todo ano em julho acontece em Hong Kong uma conferência chamada Gateway.
Ele é voltada para a família, mas com um enfoque nos jovens. É um evento de 5 dias seguindo de um período prático de evangelismo. Nós fomos como família em 2008 e levamos 4 adolescentes com a gente.
O prático foi uma viagem de bicicleta de 3 dias pelo interior do continente chinês, parando de vila em vila para descan- sar, fazer amizades e, é claro, evangelizar.
Foi um período muito bom. Este ano estamos querendo levar mais adolescen- tes para este evento. Será do dia 13 a 18 de julho.
O prático evangelístico será do dia 19 a 22 de julho. Queremos que o prático seja outra viagem de bicicleta. Mas estamos com um problema.
Os adolescentes querem ir, mas suas famílias só tem condição financeira para pagar a conferência, mas não o prático.
O custo só da conferência é US$ 200,00.
O custo do prático nós conseguimos baixar para US$ 270,00. Gostaríamos te desafiar como igreja, empresa, ou mesmo indivíduo que ama mis- sões a patrocinar alguns destes adolescentes (entre 5 a 8).
Qualquer quantia que você der já vai ajudar.
Entre em contato conosco pelo e-mail:
e daremos as direções sobre o depósito.
Tam- bém nos comprometermos a dar um retorno do evento com foto do adolescente patrocinado. Desde já agradecemos!
Olhos Orientais - Abril 2012
Página 3
Segundo Aniversário do L.A.4 Teens Nós celebramos em abril o segundo aniversário do nosso trabalho com ado- lescentes. Resolvemos fazer um churrasco na praia e passar o dia juntos, mas devido ao mal tempo tive- mos que mudar o programa e fazer um almoço especial em casa mes- mo.
Tivemos uma equipe dos EUA nos ajudando.
Foi um tempo muito precioso. Tivemos um louvor muito bom, boa comida, um período de testemunhos, e depois dividimos os meninos das meninas para um período de ministração.
Foi muito bom. No grupo das meninas houve um bom que- brantamento.
As histórias de cada um foram marcantes e chocantes.
Um menina chine- sa contou às lágrimas como a mãe e depois o pai disseram que não a queriam.
Agora ela vive com a avó. Estas e outras histórias marcaram os adolescentes.
Foi um bom tempo de oração. Deus está movendo, com cer- teza!
Olhos Orientais - Abril 2012
Página 4
Outras atividades e notícias Nossas reuniões continuam de vento em popa.
Houve uma queda na frequência na reunião dos adolescentes, mas o grupo que tem vindo é o gru- po que tem crescido e começado a assumir um papel de liderança.
Quanto ao casal que estávamos aconselhando, pedimos oração!
O marido está bem resistente, dizendo que se sente preso e tentando manipular a esposa a mandá-lo embora (justificar a saída como se fosse decisão dela).
Tenho pregado às vezes em algumas reuniões em uma igreja brasileira em Hong Kong, em uma igreja internacional em Macau, e em uma igreja indonesiana.
Estamos com planos de começar duas novas reuniões, mas estamos orando sobre como fazer isto. Precisamos de mais parceiros de oração e de finanças em nosso mi- nistério.
Se você é um guerreiro de oração ou gostaria de investir finan- ceiramente no projeto que estamos desenvolvendo para expandir o reino de Deus na Ásia e impactar vidas, adolescentes, famílias, ou se quer detalhes mais específicos a respeito do nosso projeto, entre em contato conosco:

. Motivos de Oração:
Por proteção;
Pelo nosso casamento (por proteção, boa comunicação, e tempo de qualidade); ? Pelos estudos dos meninos (algumas reclamações de comportamento por parte dos professores e algumas notas baixas);
Por um local para a nossa associação;
Por um compromisso dos adolescentes;
Por sabedoria para aconselhar;
Sabedoria para lidar com o problema das drogas;
Pelas famílias dos adolescentes (oportunidades, abertura,etc.);
Por foco, organização e disciplina;
Pelas nossas finanças (por novos mantenedores e sabedoria para gerir os nos- sos recursos);
Pelos recursos necessários para os adolescentes, e nós, irmos para o acampa- mento Gateway e o prático evangelístico;
Pelas novas reuniões que queremos começar;
02/09/2013 _ Cristian Mohr Meus queridos, o procedimento cirurgico foi bem sucedido. Estou em casa, bem e sem dor. Agora ficar de molho ate receber a liberacao medica para o retorno as atividades normais. Ainda contando com suas oracoes.

16/10/2013 - Cristian Mohr - Queridos amigos, irmãos e familiares, finalmente estou de partida de volta ao meu lar na Ásia Oriental. Tivemos um bom tempo aqui no Brasil, onde eu e minha familia pudemos rever nossos familiares, igreja, líderes e amigos. Participamos do Congresso de Missões da IEQ, do Encontro Global de Missionários da IEQ, pregamos em igrejas no PR, SP, MG e RS, fizemos consultas médicas, odontológicas e até uma cirurgia.
Participamos de um evento sobre o cuidado de missionários, outro sobre negócios missionários e ainda um curso de alfabetização de adultos. Visitamos Brasília e o Vale da Benção.
Tivemos falecimentos na família e visitamos parentes que se mudaram para outra cidade.
Fomos ministrados no Oásis e em nossa igreja local. Minha esposa e filhos retornaram à Ásia no fim de agosto, e agora, finalmente é minha vez.
O chamado do Pai para alcançar as nações continua. Contamos com suas orações, ofertas, divulgações, cartas, e-mails, mensagens e visitas. Vocês são nossos parceiros nesta missão.
O meu voo sai de Curitiba hoje às 13:40 hrs. Quero agradecer todo o carinho, abertura, oportunidades, ofertas, almoços e jantares, presentes, palavras de encorajamento e de exortação, orações, convites que não pudemos atender, sorrisos e lágrimas. Fica a saudades. Me perdoem aqueles que não pudemos visitar ou encontrar.
Em dois ou três anos estaremos de volta. Obrigado IEQ e SGM por terem feito isto possível para nós. Obrigado Pr. Fernando Camargo (diretor da SGM), Pr. Eduardo Zdrojewski (pastor da 1a IEQ de Ctba - nossa igreja local), Pra. Jane Alves Camargo (lider do AMAI), Pr. Julio Silva (diretor da SEM-PR), equipe SGM, AMAI e SEM-PR e demais pastores e igrejas.
Obrigado colegas missionários pela inspiração. Obrigado Pr. Mario Oliveira (presidente nacional da IEQ do Brasil) pelo seu apoio em missões e pela sua visão para a nossa igreja.


Recebemos outra caixa da SGM (Secretaria Geral de Missões da I-EQ) com várias coisas do Brasil, entre guloseimas, presentes de ani-versário (do Mateus), revistas, etc. Esta veio com vários livros enviados pelo irmão Norberto que criou o Clube do Livro Volante e nos supre (a nós e a outros missionários) fre-quentemente com vários livros. O-brigado SGM e obrigado Norberto.
Damos glórias a Deus por podermos experimentar a sua proteção sobre as nossas vidas. Este período tem sido um de muitos tufões, viagens, e de ver a mão de Deus suprindo as necessidades. Países como as Filipinas, Taiwan, ou mesmo a ilha de Hainan, no sul da China, tem enfrentado um grande desafio com os seguidos tufões, chuvas e enchentes. Orem por estes povos e nações e por nós.
Silvia está no Brasil desde fins de julho. No dia do embarque passou um tufão por Macau que a impe-diu de voar, tendo que mudar a passagem para o dia seguinte. O-rem por ela, pelos vários compro-missos, pela família dela no Brasil, por nós que ficamos em Macau e pelo seu retorno em setembro.
O Cuidado e Fidelidade de Deus
Aniversário, Reunião de Casais, Batismo e DVDs
No início de maio tivemos um encontro de casais especial-mente para casais missioná-rios. Os missionários Roland e Isabel Zwahlen foram os palestrantes. O Cristian foi convidado para dirigir o lou-vor destas reuniões. Foi um período muito edificante.
No dia 13 de junho foi o ani-versário do Mateus. Temos
como tradição fazer um café da manhã especial para os aniver-sariantes da família. Depois saí com ele para comprar um pre-sentinho. Foi um dia divertido.
Em junho um pastor amigo me pediu para ajudar no batismo de alguns irmãos novos convertidos. O batismo ocorreu na praia. Infelizmente as fotos não estão disponíveis ainda. Mas se alegrem conosco que vidas estão sendo salvas.
Também lançamos no final de maio o DVD de divulgação do L.A.4Teens, mostrando fotos e vídeos das nossas atividades de 2011. Glória a Deus pela criativi-dade dos adolescentes e pelos re-cursos para realizar este material.
Olhos Orientais
Pedidos de Oração
 Por nossa saúde (muitas alergias, infecções, e gri-pes)
 Por nossas finanças (estamos buscan-do mais parceiros para investir em nosso projeto)
 Por mais obreiros (tem sentido ne-cessidade de mais obreiros pa-ra aliviar a carga que carregamos sozinhos)
 Pela sede da FILA (precisamos de um lugar para nos reunirmos e para usar como escritó-rio)
 Pelo nosso casa-mento (proteção, comunicação, emoções)
 Pela formação de líderes entre os adolescentes
 Pelo desenvolvi-mento acadêmico do Jô, Mateus e Silvia
Família Mohr na Ásia Oriental
Maio-Julho/2012
Endereço Postal: P.O. Box 1101—Macau—East Asia
E-mail: olhosorientais@yahoo.com.br
O trabalho com o Pre-Teen Alternative tem sido uma benção. Estamos utilizando um currí-culo bíblico que trabalha o Evangelho Integral, muito dinâmico, e que tem chamado a aten-ção dos adolescentes. Vemos alguns se abrindo para Deus, mas temos alguns casos mais difíceis que só uma intervenção do Espírito Santo para trazer cura e mudanças.
Às vezes dá a impressão que tudo o que fazemos é trabalho, estudos, oração, aconselhamento, planejamento, organização, mobilização, reuniões, etc. E muitas vezes é. Mas também tiramos tempo para fazer algumas atividades para nós como família. No Dia das mães por exemplo, nossa família resolveu fazer uma caminha-da por uma trilha, perto da praia. Mateus reclamou bastante da caminhada, mas conseguiu ir e voltar.
Outra atividade que participamos foi de uma caminhada pela mata organizada pela universidade onde a Sil-via estuda. Eu, a Silvia e o Jônatas participamos desta. O Mateus não foi devido a maior distância desta tri-lha. Estamos ficando cientes que para desenvolvermos um bom trabalho temos que ter um corpo sadio, uma mente sadia, assim como investir na família. É cansativo, e fora da nossa zona de conforto, mas vale a pena!
O Trabalho com Juniores
Um Tempo Saudável para a Família

 
Página 2
Olhos Orientais
O trabalho com os adolescen-tes continua. Continuamos com várias atividades. Temos nossas reuniões semanais, aniversários, ensaios, aconse-lhamento, etc. Mas resolve-mos entrar em uma nova fase e ir mais fundo. Enquanto a reunião de sexta-feira é mais evangelística e alguns dos adolescentes já tem estado conosco a algum tempo, senti-mos que era hora de ir mais fundo e por isto começamos um estudo bíblico. É tremendo de ver o interesse e envolvi-mento.
Um dos brasileiros que estava conosco era o Pr. Carlos Ná-poli, o pastor de jovens da nossa igreja no Brasil, que estava a caminho de uma con-ferência na Malásia e passou por Macau para gastar um tempo conosco. Estivemos juntos por uns 20 dias e ele impactou por onde andou, fez uma grande diferença e muitos amigos.
Depois da conferência tive-mos uma viagem de bicicletas pela China. Queríamos levar o grupo todo, mas infelizmente por motivos de tempo, finan-
Como mencionamos na última carta, em julho estaríamos participando de uma conferên-cia em Hong Kong. Consegui-mos levar 16 pessoas para o Gateway. Além do Cristian, Jônatas e Mateus, levamos 7 adolescentes, 2 juniores, e 4 adultos. As nacionalidades variavam entre brasileiros, filipinos, portugueses, chine-ses e indonésios. Foram 5 dias muito abençoados. Especial foi o tempo devocional que tínhamos pela manhã como equipe e a nossa reunião de equipe à noite, após a última sessão para avaliar o dia.
ças e visto, só conseguimos ir em 6: Cristian, Jônatas e Mateus, o Pr. Carlos, e mais duas moças. Nós nos unimos a um outro grupo fazendo um total de mais de 20 pessoas. Passeávamos de bicicleta, parando por vilas pelo caminho, e abençoando-as de formas varia-das. Muitos bons resultados destas viagens. Foram 3 dias pedalan-do.
Retornamos a Macau por alguns poucos dias e em seguida saímos para outra viagem, indo visitar uma fazenda na China. Ajudamos na fazenda, fazendo uma calçada e misturando serragem com palha e remédio para revirar junto em uma pocilga (de porcos) cujo forra-gem estava toda coberta de esterco de porco. Cristian e um outro rapaz foi quem reviraram o esterco de porco e misturaram com a nova serragem. Também visitamos uma vila onde ficamos chocados com o tamanho da pobreza. Você pode ver tudo isto na próxima página que separei para colocar as fotos destas duas semanas de aventuras debaixo da mão do Senhor.
L.A.4Teens—A Ação Continua Sem Parar
Conferência Gateway e Impactos Evangelísticos
Olhos Orientais
“Deus quer que cresçamos em maturidade e sabedoria para que as decisões que fazemos em nossa vida possam ser direcionadas por princípios bíblicos ou ao ouvirmos a voz de Deus diretamente em nossas mentes e corações.”
Página 3
 


Agosto/2012 a Outubro/2013

 
Endereço Postal: P.O. Box 1101—Macau—East Asia
 
 
Olhos Orientais
 
Perdão Pela Demora em Comunicar!
 
Bem, não tem justificativas. Estamos devendo muitas
 
notícias. Queremos através desta e de um modo breve
 
atualizar o que aconteceu da metade do ano passado
 
até a metade deste ano de 2013. Vamos tentar isto
 
com mais fotos e poucas palavras, ok?
 
 Em agosto/2012, tivemos conosco uma equipe de
 
JOCUM da Alemanha, uma equipe de King’s Kids
 
do Brasil bem como o Pr. Carlos da 1a IEQ de
 
Curitiba compartilhando para os adolescentes.
 
 Em setembro/2012 tivemos uma equipe dos EUA nos
 
visitando. Também fizemos visitas em um hospital.
 
 Em outubro/2012 a Silvia se formou em psicologia pela Universidade de São José em Macau.
 
Pedidos de Oração:
 
 Pela nossa adaptação na
 
nova cidade.
 
 Pelas nossas finanças.
 
 Por uma sede para nossa
 
organização.
 
 Pelos adolescentes que
 
estão indo para a univer-
sidade.
 
 Pela educação do Jonatas e
 
Mateus.
 
 Pelo mestrado da Silvia.
 
 Por estratégias missioná-
 
rias.
 
 Pelo nosso casamento
 
(comunicação, proteção,
 
etc.)
 
 Pela nossa saúde (alergia,
 
gripe, etc.)
 
 Pelas nossas reuniões.
 
 Pelas famílias dos juniores e
 
adolescentes.
 
Pedido especial de oração:
 
Vamos orar pelas Filipinas.
 
Eles passaram por terremoto,
 
tufão, tempestade em pouco
 
mais de um mês. Os pre-
juízos são enormes. Muitos
 
mortos e desabrigados.
 
Página 2 Olhos Orientais
 
Pre-Teen Alternative: Conversas da Alma
 
O trabalho com os juniores tem sido fantástico, com eles abrindo o coração para
 
compartilhar feridas profundas e pedindo oração e aconselhamento.
 
 Em novembro/2012 eu fui convidado para dar 3 workshops sobre Louvor e Adoração para a equipe de louvor de uma igre-
ja chinesa. Foi um privilégio porque eles são bem fechados para líderes/missionários de fora (especialmente estrangeiros).
 
 Em novembro ainda, a Silvia e o Jonatas também participaram de uma maratona. A
 
arrecadação iria para o departamento de oncologia de um hospital e para um orfanato de
 
uma organização missionária.
 
 Neste mês também hospedamos alguns amigos
 
que vieram do conti-
nente passar um tempo
 
com a gente.
 
 Em 6 de dezembro nós celebramos 18 anos de casados. No dia 15 eu completei 40 anos de idade (ganhei um par de tênis para
 
me encorajar a me exercitar).
 
 No dia 16 de dezembro fizemos a festa de Natal dos juniores.
 
 Também participamos de uma festa de Natal com chineses.
 
 No dia 14 de dezembro nós cele-
bramos a festa de Natal dos adolescen-
tes.
 
olhosorientais Página 3
 
 Em janeiro de 2013 nós gastamos um bom tempo procurando um local para o escritório da nossa organização junto
 
com alguns dos adolescentes (mas sem sucesso).
 
 Por esta razão, e pelo alto custo dos aluguéis, tivemos
 
que nos mudar de Macau. Fomos para dentro do continen-
te, em uma cidade próxima. Gastamos fevereiro e março
 
fazendo a mudança devido a nenhuma companhia de mu-
dança ir de Macau para o continente.
 
Fomos no passo da formiguinha, carre-
gando várias malas de cada vez. Alguns
 
dos adolescentes foram nos visitar em
 
 nossa casa nova.
 
 Também tivemos alguns visitantes ficando conosco.
 
 Em 17 de fevereiro nós celebramos o aniversário da Silvia com o
 
nosso tradicional café da manhã em família.
 
 Em fevereiro a Silvia também teve que fazer uma cirurgia.
 
Tudo correu bem.
 
 A cada 3 ou 4 meses trocamos de passaporte no consulado do Brasil em Hong Kong. Maio
 
 Em abril/2013 eu e os meninos fomos para o continente fazer
 
visitas pastorais para alguns missionários, em especial para um ca-
sal cuja esposa estava com gravidez de risco. Também estive visi-
tando uns parceiros que trabalham com distribuição de Bíblias,
 
treinamento e trabalhos sociais. Através destes parceiros conseguimos enviar 3000 bíblias
 
para 2 igrejas chinesas em 2 regiões diferentes do continente através do contato de um pas-
tor chinês que é nosso amigo. Glória a Deus.
 
foi um destes meses. Olha o trabalho de arte de um artista holandês
 
em Hong Kong.
 
 Em maio estivemos visitando um amigo no hospital, e aproveita-
mos para orar por um presidiário chinês que iria fazer cirurgia na cabeça. Ele ficou muito comovido pela atenção. Umas amigas foram até lá
 
para tocar violino enquanto visitavam e oravam
 
pelos pacientes também.
 
 Aqui você vê uma das caixas que a SGM nos envia a cada 2 meses.
 
Recebemos esta perto do Dia das Mães.
 
 Em maio/2013 nós tivemos a Conferência da
 
Janela 4/14. Nos anos anteriores trabalhamos como participantes,
 
mas este ano fizemos parte do comitê organizador. Foram 3 dias de
 
conferência seguido de um impacto evangelístico.
 
 O grupo alvo eram os profissionais
 
da área educacional (professores, assistentes sociais, psicólogos, pais, pastores, etc.).
 
 Nossos adolescentes dançaram no evento.
 
Página 4
 
 No início de junho/2013
 
compartilhei na reunião dos A-
tletas de Cristo.
 
 Também auxiliei em um
 
batismo em junho.
 
No final de junho partimos ao Brasil. Gastamos este
 
tempo principalmente com nossa família e igreja local.
 
 Em julho passamos 2 semanas em GO no
 
Oásis, um centro de descanso e aconselha-
mento para pastores e missionários. Foi
 
muito especial.
 
 Em julho e agosto de 2013 estivemos também no Vale da Benção(SP), na igreja Vide (Uberlândia-MG), visitando amigos
 
em Brasília e em Bragança Paulista (SP), em diversas igrejas da IEQ no RS e em SP, na Missão Atos em Canoas (RS).
 
 Uma das principais razões para virmos ao Brasil foram dois eventos: o Encontro Global e a Conferência de Missões da IEQ.
 
O Encontro Global é uma reunião de 4 dias de todos os missionários transculturais da IEQ, pela SGM, que vêm ao Brasil
 
para este evento e para a conferencia de missões que acontece na semana seguinte. Um dos palestrantes convidados este
 
ano para o encontro foi o Dr. Russel Shedd. O evento teve uma especial atenção aos filhos dos missionários.
 
Página 5
 
 De 1 a 4 de agosto/2013
 
ocorreu a Conferência de Mis-
sões da IEQ em Sumaré-SP. Foi
 
um período muito precioso,
 
revendo amigos, conhecendo
 
novos missionários, revendo
 
pastores, divulgando informa-
 
ções nos estandes e tendo acesso aos ir-
mãos que por ali passaram.
 
Você pode checar notícias nossas no Facebook (três
 
contas): Cristian Mohr / L.A.4Teens/ Pre-Teen Alternati-
ve. No Twitter: @CristianMohr.
 
E seguir nosso blog: olhosorientais.blogspot.com
 
 Silvia e os meninos retornaram à Ásia no fim de agosto/2013 por causa das aulas. Eu fiquei para trás para uma cirurgia
 
no olho. Fiquei no Brasil até o dia 15 de outubro para me recuperar. Não pude viajar por um mês gastando tempo com a
 
família e igreja local.
 
Obrigado pelo seu apoio em orações, divulgação e
 
finanças. Isto significa muito para nós e para o Reino
 
de Deus. Esperamos a sua visita!
 
 Também fiz um curso para a alfabetização de adultos usando a Bíblia no CTMQ-PR com
 
a missionária Ana Lúcia, missionária no Haiti.
 
Lembrete de oração:
 
 06 de dezembro: nosso aniversá-
 
rio de casamento—19 anos
 
 15 de dezembro: meu aniversário
 
 
 
Feliz Natal e Abençoado Ano Novo!
 
 E participei de dois eventos em Curitiba em outubro. Um foi uma Consulta e Encontro, organizados
 
pela CIM, sobre o Cuidado Integral dos Missionários que foi muito ministrador. O outro evento foi
 
sobre BAM — Missão Empresarial. Grande aprendizado. Esclarecedor.
 
L.A.4Teens—O Trabalho com os Adolescentes




http://olhosorientais.blogspot.com _ Você pode ter mais informações sobre o
nosso trabalho no nosso blog
. Ou nos acompanhar no facebook
www.uniaonet.com/aschmacaumohratual.htm _ Olhos Orientais _ Cristian Mohr
End.: P.O. Box 1101—Macau—East Asia



Outras mensagens recebidas ver : www.uniaonet.com/aschmacaumohr.htm e www.uniaonet.com/aschmacaumohr69.htm

zParticipe! Envie-nos seu comentário - www.uniaonet.com/email.htm
www.uniaonet.com/estatisticas.htm