www.uniaonet.com/asfilipinas.htm
FILIPINAS
- 15/11/2013

As Filipinas ... é um vasto arquipélago da Insulíndia delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul.
Também Palau se situa nas imediações, para sudeste.

A sua capital é Manila

... mais de 90% da população é cristã. Cerca de 80% são fiéis da Igreja Católica Romana, enquanto os 10% restantes aderem a outras denominações cristãs, como a Igreja Filipina Independente, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Membros da Igreja de Deus International, Igreja Unida de Cristo e da Igreja Ortodoxa .
Entre 5% a 10% da população são muçulmanos, a maioria dos quais vive em Mindanao, Palawan e do arquipélago de Sulu, uma área conhecida como Bangsamoro ou da região Moro.
A maioria dos muçulmanos filipinos pratica uma forma de islamismo sunita, enquanto outros grupos tribais, como o Bajau, praticam uma forma mista com animismo. . . Wikipedia

= =

DUBAI
I En el informe 7-2003 escribimos sobre el pastor filipino, Sr. Fernando Alconga en Dubai y como en diciembre el año pasado fue detenido por haber dado literatura cristiana a un musulmán. El proceso contra él se acabó el 27 de abril 2003. Fue declarado culpable por haber "afrentado el islam" y por su "actividad de misión cristiana". Lo bueno es que recibió una pena inconmutable que significa que será detenido y deportado y la literatura será confiscada solamente si lo hace de nuevo. Fernando junto con sus hermanas y hermanos en Cristo en Dubai se gozan por el veredicto y les dan las gracias por sus oraciones. (Fuente: MEC)

La "otra madre Teresa" es de Dubai y Evangélica Dubai.- 'La madre Teresa de Dubai' es como conocen las criadas filipinas a Joy Jones. Le han dado ese título por el ministerio totalmente desinteresado y entregado que lleva a cabo Joy con miles de mujeres filipinas que trabajan sirviendo en casas. Joy nació en Filipinas y fue criada como católica. Actualmente es una cristiana evangélica de 60 años, está casada con Murria Jones, un inglés, y pasa la mayor parte de su tiempo ayudando a estas criadas con sus numerosos problemas. Joy Jones declara que encontró a Cristo como Salvador cuando se mudó a Dubai desde otro país de la región. Explica cómo las oraciones de su propia criada, unida a un grupo de criadas también creyentes, unido a una serie de problemas que vivió, la llevaron a seguir y servir al Señor. Una de las circunstancias adversas fue su hijo, Christopher, que se puso gravemente enfermo, llegando a necesitar ser intervenido quirúrgicamente de sus dos pulmones. 'Le pedí a Dios que le diera a mi hijo una oportunidad de vivir, y le dije que si le salvaba yo le serviría por le resto de mi vida.' Dios le respondió afirmativamente. Su hijo salvó la vida y ahora Joy tiene cuatro nietos. Después de eso Joy empezó a ir a la iglesia y se involucró en la Unión Cristiana de Iglesias evangélicas de Dubai. 'La iglesia me ha dado la oportunidad de servir al Señor' comenta. De ella depende una larga lista de servicios y ministerios espirituales y sociales que lleva a cabo para ayudar a otras personas de su comunidad. Joy Jones es una mujer excepcional, que busca hacer “algo bonito para Dios”. Fuente: ANS./ ICPress


COMBATENTE NO SENHOR
Acima das turbulências atuais se levanta o Senhor como o grande vencedor. Do seu trono controla todas as coisas para o bem dos que O amam.
BOMBA
Enquanto escrevo esta carta de oração ouço relatos de guerra, epidemias e da explosão de uma bomba na cidade de Davao, matando 14 pessoas e ferindo a muitos me fez lembrar que o missionário Bill Hyde foi vítima fatal de outra bomba, no aeroporto daquela cidade há cerca de um mês. Naquela ocasião outros cristãos também foram atingidos e outra missionária batista, Barbara Stevens com o filhinho Nathan, de nove meses, ficaram feridos. E.E.E. Há algumas semanas fizemos o curso de Evangelismo Explosivo Etnico(voltado para muçulmanos). A parte prática produziu mais de 100 contatos sendo que 13 pessoas se decidiram. Foi muito animador ver como esse grupo pode ser alcançado a despeito das barreiras e da situação atual. Ajude-nos em oração para dar passos concretos na continuidade desse trabalho.
DISTRIBUIÇÃO DAS ESCRITURAS
Participamos da distribuição de Bíblias e Novos Testamentos em Inglês e Tagalog em diversas escolas de uma das ilhas filipinas, juntamente com os Gideões Internacionais. Levamos 40 mil exemplares para a região e só não distribuimos tudo no mesmo dia porque um grupo paramilitar impediu que uma das equipes completasse a sua parte. Dois novos hotéis da região também passaram a ter bíblias para os hóspedes.
HUDSON TAYLOR,
O IV Quem conhece a história de missões na China sabe do papel que desempenhou Hudson Taylor no fim do século XIX. Aquele país foi alcançado pela agência que ele fundou (Missão do Interior da China) cujos métodos e princípios determinaram o êxito das maiores igrejas, mesmo nos dias de hoje. A missão mudou o nome para OMF (Sociedade Missionária Estrangeira) e alcançou vários países da Ásia. Aqui nas Filipinas a OMF já completou 50 anos e desenvolve um grande trabalho através da literatura e diversos ministérios. Na semana passada tivemos o privilégio de conhecer pessoalmente o seu bisneto, Hudson Taylor o IV, ministrando em uma conferência para "fazedores de tendas". Foi notável ver a quarta geração do Hudson Taylor ainda envolvida com missões na China. Ele tem três filhos, um dos quais herdou o nome James Hudson Taylor, o V. Vivem em Hong Kong, cidade presentemente afetada pelo surto de SARS, pneumonia atípica que já matou muitas pessoas. Oremos por eles e seu ministério na China. Perguntei-lhe se estaria aberto para a possibilidade de participar de uma conferência missionária no Brasil, se convidado e ele respondeu que sim. Oremos também para que isso se concretize.
O.F.W.
O.F.W. (Overseas Filipino Workers) são os filipinos que trabalham no exterior, principalmente Estados Unidos e Oriente Médio.As dificuldades econômicas forçaram mais de sete milhões a buscar emprego fora do país. Só no Oriente Médio há cerca de um milhão de filipinos. Diariamente saem do país algo entre dois e cinco mil trabalhadores. Este fenômeno tende a se agravar nos próximos dois anos aprofundando a dependência econômica. O lado positivo é o potencial missionário desse movimento sem precedentes. Os Filipinos são bem aceitos em todos os países por sua capacidade e formação e por serem dóceis e leais aos seus empregadores. Geralmente falam inglês e pelo menos uma outra língua nacional o que ajuda na comunicação. Considerando que cerca de 10% são cristãos que poderiam ser treinados para evangelizar como "fazedores de tendas" teríamos o maior contingente missionário da história, espalhado por lugares estratégicos, principalmente onde é proibida a entrada de missionários de carreira. O Senhor já tem usado naturalmente os cristãos filipinos que trabalham fora como verdadeiros missionários, a despeito das adversidades e falta de treinamento específico. A empregadinha doméstica relatada em II Reis 5:2 falou palavras que causaram impacto internacional. Talvez uma babá possa exercer mais influência na vida de de uma família não cristã no Oriente Médio do que muitos missionários altamente treinados. A Bíblia está cheia de exemplos de servos de Deus que enquanto "faziam tendas" foram poderosos instrumentos para moldar o futuro das nações; José do Egito, Moisés, Daniel, o apóstolo Paulo e outros. Eles foram indiscutivelmente os maiores missionários e sustentados pelo seu próprio trabalho no campo. Até recentemente o país que mais enviava missionários transculturais era os Estados Unidos, com pouco mais de 30 mil. (Muitas portas tem-se fechado para eles por causa da sua política externa intervencionista) Imagine o que seria se quase um milhão de cristãos filipinos que trabalham no exterior fossem preparados para a obra misionária. Não é necessário criar nenhuma estrutura complicada para acompanhar o seu trabalho no campo, nem despesas adicionais. Precisamos orar decisivamente por essas oportunidades (mesmo em relação aos potenciais fazedores de tendas brasileiros que também têm muitas portas abertas em todo o mundo). É nesse contexto que estamos constantemente avaliando a nossa atuação aqui para ter clareza, no Senhor, dos Seus santos designios para a nossa missão.
A FAMÍLIA
Graças ao Senhor gozamos de saúde e boa disposição. O David está em férias escolares preparando-se para começar o terceiro ano de High School. Está ativo na igreja e toca na banda. Continuamos contando com as suas orações e apoio. Abraços. Os Lopes, nas Filipinas, Por Cristo.


Ana Grego _ Noticias da Ana marco _ 6 de Marco de 2005

 
 Meus queridos irmaos.
 
 Estou novamente em Kona-Havai, apos passar 50 dias nas Filipinas.
 Estivemos em Manila, Olangapo e Baguio. Passei a maior parte do tempo em
 Olangapo , base da JOCUM, que tem o ministerio com prostitutas.
 Trabalhamos com criancas de rua e na rua, trabalhamos em um presidio, em  um orfanato.
 Falamos de Cristo a muitas pessoas por onde estivemos.
 Na base trabalhamos com as discipulas e com suas criancas. As discipulas
 sao mulheres que foram prostitutas e se converteram a Jesus.
 Durante as 6 semanas que estivemos na base, 4 mulheres sairam dos bares e
 vieram a ser discipulas . Para nos foi uma alegria poder ve-las na festa
 de despedida que fizeram para nos dancando musicas tradicionais das  Filipinas.
 Estar fora do nosso pais , longe da familha e dos amigos , nao e facil.
 Mas e fantastico poder sentir a protecao e provisao do Senhor.
 De volta para Kona estou durante 6 semanas como staff em Hospitalidade e
 Housekeeping. Estou aguardando o inicio de uma nova escola que tem a
 duracao de 3 meses - FUNDAMENTOS BIBLICOS EM EDUCACAO.
 Fui professora no Brasil durante 24 anos, trabalhei todos estes anos
 secularmente e na obra do Senhor. Agora pretendo me dedicar 100 % a obra
 do Senhor. Para que isto ocorra preciso de seu suporte em oracao e se  possivel financeiro.
 Tenho orado e tenho sentido o desejo apos minha escola voltar para o
 Brasil e trabalhar na Base da Jocum em Piratininga, como staff no DTS, que
 vai comecar em Agosto. Pelo que estou sabendo sera em INGLES E PORTUGUES.
 Ja conversei com o Beto e Raquel ,lideres da base. Preciso agora preencher
 papeis para passar pelo conselho da base .
 Tenho alguns pedidos de oracao:
 
 .. Orem pelo meu trabalho aqui como staff
 .. Orem pelo meu trabalho em Agosto no Brasil
 .. Orem pela minha saude e de minha familha. Tenho tido problemas de
 coluna e despendido dinheiro com isto.
 .. Preciso renovar seguro saude
 .. Ate o dia 31 de Marco preciso de mil dolares para comecar a escola.
 .. Preciso comprar passagem para voltar para o Brasil no final de Junho.
 
 Agradecimentos:
 .. Agradecam a Deus pois Ele de forma maravilhosa tem me guardado e
 suprido minhas necessidades.
 
 Espero em breve encontra-los para podermos compartilhar pessoalmente as
 bencaos que o Senhor nos tem concedido.
 
 Se voce sente o desejo de ser meu suporte em oracao ou financeiramente
 gostaria que me escrevesse.
 
 Tenho duas contas bancarias: BRASIL- Banco Banespa agencia 0680 c/c
 01-010845-9
 USA - First Hawaian Bank- routing number 121301015 acount number 67538757
 cidade Kailua-Kona-Hi
  Deus continue a abencoa-los
  Um forte abraco ,
  Ana Grego (Via_Comin)

Ana em Olangapo-Philippines
Meus queridos, Apos chegarmos nas Filipinas estivemos dois dias em Manila para
treinamento.
Agora estamos em Olangapo na base da JOCUM que dista 3 horas de Manila.
Esta base tem ministerio com prostitutas, seus filhoe e suas familias.
No dia de Natal eu e mais duas de minha equipe fomos  com a Virgie, lider da base, tomar lanche e conversar com uma menina que trabalha na prostituicao.
Evangelizamos, demos nosso testemunho e oferecemos ajuda. No final da conversa oramos por ela e a Virge a convidou para passar a noite na base.
Naquela noite ela veio com mais duas amigas do "bar" e seus filhos para posar na base. Na manha seguinte elas foram conosco para igreja do brother James.
Este pastor e um forte suporte para a base aqui em Olangapo.
A noite passada eu , 6 do meu grupo e 2 da equipe da base fomos para a
zona de meretricio para testemunhar e orar por aquele povo. Tive a oportunidade de conversar com uma menina de 19 anos de idade de nomeVivian.
Conversei com ela . Durante a conversa por algumas vezes lagrimas vieram aos seus olhos. Perguntei se ela gosta de trabalhar la. Ela disse nao. Nos sabemos que elas nao tem outra opcao. Disse para ela que se ela realmente quer sair de la Deus pode fazer isso por ela. Convideia para tomar cafe da manha conosco no proximo domingo, nao sei se ela ira, estou orando por isso . Depois do cafe vamos convida-las para irem a igreja conosco,
Continuem orando pois aqui e realmente uma guerra espiritual.
O lugar da zona de meretricio e afastado do centro de Olangapo. E impressionante o numero de bares e restaurantes que eles tem. As instalacoes
sao tremendamente precarias. O pais e muito pobre a comecar da capital.
Deus os abencoe.

December 24, 2004 _
Ana Grego nas Filipinas
 Queridos irmaos,
 Deus e fiel, Ele tem o tempo dele.  Tenho aprendido mais a confiar,  descansar e esperar.
 Estou a 4 dias nas Filipinas. Fiquei dois dias em Manila e agora estou em  OLANGAPO. Olangapo e uma area onde a alguns anos atras era base militar, por  isso a prostituicao e muito intensa aqui.
 O pais e muito pobre, a poluicao do ar, a poluicao sonora e intensa , o  transito e terrivel mas o povo e muito amavel .
 Hoje visitamos a area da cidade onde eles tem centenas de pequenos bares  onde ocorre a prostituicao.
 Vamos ter mais orientacoes antes de sair para evangelizar. Hoje a noite  teremos a festinha de Natal na base da JOCUM. La ha algumas ex-prostitutas  que estao sendo discipuladas.
 Peco a cobertura da igreja em oracao pois e uma  guerra espiritual grande  evangelizar estas meninas.
 Vamos ministrar tambem nas igrejas, orfanatos, hospitais e etc.
 Peco que tambem orem pela minha familia que esta no Brasil.
 Deus tem sido fiel comigo. Tem me abencoado ricamente. 

 Desejo aos irmaos muitas bencaos para o proximo ano. 
 Ana Grego

Diversos
FILIPINAS Evangelización de musulmanes en Mindanao Los misioneros están usando ingeniosas estrategias para alcanzar a los no alcanzados de Filipinas. Un grupo de estudio bíblico en Mindanao usa el Corán para compartir el evangelio de Cristo con estudiantes musulmanes. Las referencias de Cristo que aparecen en el libro santo de los musulmanes proveen una plataforma culturalmente familia para compartir las buenas nuevas de Cristo. Los misioneros se visten igual que los musulmanes al compartir sobre Cristo con miembros de dicha comunidad. Varios grupos cristianos se han combinado para organizar una clínica flotante en el Lago Lanao, por medio de la cual podrán proveer asistencia médica a los residentes que viven en las orillas del lago. Los hermanos ya compraron la embarcación y la están preparando para el comienzo de su viajes. Otro ministerio con el que Christian Aid coopera espera poder establecer un "Café Internet", proveyendo de esta manera una avenida creativa por medio de la cual los residentes locales puedan llegar a conocer el evangelio. Fuente: "Primicias" de Christian Aid Misión FEV04

 

FILIPINAS : A pesar de un convenio de paz entre el gobierno y Moro Islamic Liberation Front (Moro - Frontera Islámica de Liberación) los ataques contra los cristianos siguen. Hace dos semanas rebeldes musulmanes pararon un autobús cerca de la ciudad de Cotabato. Asesinaron seis pasajeros cristianos. Estos rebeldes son separatistas y luchan ya desde 1972 por un estado islámico independiente en el sur de las Filipinas. A menudo turistas de Europa han sido secuestrados para financiar la actividad terrorista. 80 000 de personas han tenido de huir y dejar su casa por causa de los ataques contra los cristianos. (Fuente:barnabasfund)


extremistas muçulmanos ameaçam matar um casal de missionários americanos antes da reunião da Presidente Glória Macapagal Arroyo com o Presidente dos EUA no mês que vem, se o exército não parar com a sua ofensiva contra o grupo. Um líder rebelde no sul das Filipinas, chamado Abu Sabaya, declarou que Martin e Gracia Burnham serão decapitados na hora marcada para viagem da Presidente Gloria Arroyo para o encontro com o Presidente Bush, planejada para o próximo dia 20 de novem! bro, informou a agência de notícias Associated Press. "Seria embaraçoso se a Presidente Gloria Arroyo embarcasse para os EUA com os corpos de Martin e Gracia", ironizou o Sabaya para a Rede Mindanao de Rádio, informou a AP. Martin e Gracia Burnham, que residem em Manila e são missionários norte-americanos da Missão Novas Tribos (MNT), são mantidos como reféns, juntamente com outras 18 pessoas, desde o dia 27 de maio, quando extremistas muçulmanos atacaram um balneário na ilha filipina de Palawan. Segundo o site da MNT na Internet, apesar das condições difíceis e das notícias em contrário, "o casal está bem, tanto física como emocional e espiritualmente". "Mesmo havendo pouco a informar, acreditamos estar havendo progresso (para a libertação de todos)", informou a MNT. O grupo Abu Sayyaf é suspeito de ligações com Osama bin Laden, o exilado saudita acusado de haver planejado e ordenado os ataques terroristas de 11 de setembro contra os EUA. Segundo o jornal "New York Times", as forças norte-americanas estudam a possibilidade de lançar um ataque contra a rede terrorista de bin Laden na Malásia, Indonésia e Filipinas, após completar a ofensiva militar no Afeganistão. O FBI revelou que o Abu Sayyaf é o segundo na lista dos grupos terroristas mais procurados. Por favor, ore por Martin e Gracia Burnham, por sua segurança e encorajamento. Lembre-se também de orar por seus seqüestradores, para que eles vejam a fé de Martin e Gracia e possam perceber quem é Jesus. Ore também pela situação no Afeganistão, para que não haja uma escalada da guerra, para que ela não se espalhe para as regiões vizinhas. Obrigado por sua participação na lista de oração de alerta contra a perseguição da VdM. Este serviço de notícias é parte do ministério da Missão A Voz dos Mártires Brasil.

Martíny e Gracia Burnham,
ambos de 42 anos, sequestrados por Abu Sayaf nas Filipinas no dia 27 de maio, estão vivos e em bom estado. Esta era a notícia antes desta terça-feira, quando o governo Filipino atacou o grupo de sequestradores. Eu vi a notícia na TV de que foram libertadas 3 pessoas, mas não disseram os nomes. Gracia chora com frequencia por estar longe dos filhos e Martín perdeu uma una tapadura en una muela. Esta informacão foi passada através de uma carta entregue por reféns libertados recentemente. Ainda que a comida seja pouca e pobre, tem sido suficiente. Martin tem ensinado histórias bíblicas aos reféns e mantido discussões sobre o cristianismo e o islã com seus sequestradores, mas sendo sempre amável.O casal tem aprendido o que é ser pobre e têm que caminhar dias inteiros.Contribuição de Marcos Schultz . Fonte: Boletim Comimex
Graci _ 07/06 Mano Yro, Não tenho boas notícias. Ore pela família/amigos deste missionário. Abraços, Ontem, à 1h30 da tarde, encontro do exército filipino com o grupo Abu Sayaf acabou na morte do missionário americano Martin Burnham e da enfermeira filipina Ediborah Yap, que eram reféns do grupo.
Gracia Burnham, mulher de Martin, sofreu ferimentos nas pernas, mas já está fora de pergio e se recupera na cidade de Zamboanga. Por favor, ainda hoje, ORE por ela. Por favor ORE também pelos 3 filhos do casal que estão nos E.U.A. e
ainda não sabem do acontecido.

http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2002/06/08/int015.html : Refém americano morto durante ação de resgate
Enfermeira também morre e mulher de missionário é ferida nas Filipinas

Reuters
Em imagem de televisão de novembro de 2001, Burnham ao lado da mulher Gracia,, durante o cativeiro nas selvas das Filipinas

MANILA - O missionário americano Martin Burnham, mantido como refém há mais de um ano pelo grupo extremista islâmico Abu Sayyaf, e a enfermeira filipina Deborah Yap foram mortos ontem quando um comando especial filipino, treinado pelos EUA, tentou resgatá-los de seus seqüestradores.

A mulher de Burnham, Gracia, também missionária, foi ferida na coxa direita e submetida a uma cirurgia em um hospital mititar, após ser resgatada.

Quatro membros do Abu Sayyaf foram mortos e sete soldados da força especial ficaram feridos no tiroteio, que ocorreu entre as cidades de Sibuco e Sirawai, na província sulista de Zamboanga. A troca de tiros começou quando as tropas cercaram cerca de 40 guerrilheiros e seus reféns na selva onde se escondiam.

"Fiquei tão feliz quando fui retirada da selva", declarou Gracia, de 43 anos, aos médicos que a trataram. Ela disse acreditar que o marido morreu "pela vontade de Deus".

Emissoras de tevê filipinas divulgaram ontem que Burnham, de 42 anos, teria sido executado pelos guerrilheiros durante o combate, mas o general Narciso Abaya, subcomandante do Estado-Maior filipino, disse não estar claro se o missionário foi atingido por tiros do grupo rebelde ou das tropas filipinas.

O comandante do Exército filipino, Roy Cimatu, assegurou à imprensa que as tropas americanas que estão treinando os soldados filipinos na luta contra a guerrilha não haviam participado da missão.

A família de Burnham disse estar agradecida pelo fato de Gracia ter sobrevivido. "Obviamente, não acabou do modo como esperávamos", disse Doug, irmão de Burnham, em uma declaração. "Mas estamos agradecidos por Gracia estar viva e nossa fé no Senhor ainda é a mesma."

Os Burnham, do Estado americano de Kansas, eram casados havia 19 anos, tinham três filhos e faziam parte do grupo de três americanos seqüestrados pelo grupo Abu Sayyaf em maio de 2001. O outro refém, o peruano naturalizado americano Guillermo Sobero, foi decapitado pelos rebeldes um mês depois.

Após a campanha militar no Afeganistão, os EUA decidiram que as filipinas seriam o cenário da segunda fase da luta contra o terrorismo mundial e incluíram a guerrilha Abu Sayyaf na lista de grupos ligados à rede terrorista Al-Qaeda, de Osama bin Laden.

Em janeiro, começaram a enviar tropas às Filipinas, onde atualmente há cerca de mil soldados americanos treinando as forças de segurança filipinas.

O Abu Sayyaf surgiu no cenário internacional em abril de 2000 quando seqüestrou dez turistas estrangeiros na ilha filipina de Jolo. O seqüestro terminou sete meses depois com a libertação dos reféns após pagamentos de resgates milionários. O Abu Sayyaf, criado em 1991, luta pela independência da região de Basilan e Mindanao.


Bush lamenta - A presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, disse ontem por telefone ao presidente americano, George W. Bush, que seu governo fará os rebeldes pagarem pelo assassinato do missionário americano. Bush lamentou a morte de Burnham e o Pentágono anunciou que os mais de mil soldados americanos continuarão treinando as tropas filipinos, apesar da morte do missionário.

O general filipino Emmanuel Teodosio, responsável pelas exercícios envolvendo as tropas dos EUA, disse que as manobras "tiveram bons resultados" para as tropas filipinas e deverão prosseguir. Segundo ele, os equipamentos de vigilância americanos foram fundamentais para a localização dos guerrilheiros do Abu Sayyaf. (Associated Press e Reuters)

 

http://www.icp.com.br/Resistencia46.htm
" Filipinas "

Missionário é seqüestrado e morto nas Filipinas

" Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Fp 1.21)

--------------------------------------------------------------------------------

“Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem, ao contrário, servido para o progresso do evangelho. Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo. E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor” (Fp 1.10-14).

No dia 07/06, sexta-feira, o missionário norte-americano Martin Burnham, atuando nas Filipinas pela Missão Novas Tribos (MNT), morreu depois de passar mais de um ano em cativeiro. Ele e sua esposa, Gracia Burnham, foram seqüestrados pelo Grupo Abu Sayyaf (GAS). Fora de perigo pela surpreendente graça de Deus, a viúva se recupera do tiro na coxa direita e pretende voltar aos EUA para rever os filhos: Jeff, Mindy e Zach.



Bem espiritual e emocionalmente, Gracia compartilhou um pouco da maneira como o Senhor operou milagrosamente em sua vida e da do seu esposo neste último ano. Segundo ela, enquanto no cativeiro seu marido foi tratado com muito respeito por todos os componentes do GAS. “No início, os guerrilheiros riam por não entenderem a forma como Martin reagia àquele terror. Mas, com o passar do tempo, surgiu entre eles um profundo respeito pela fé de Martin”, comentou ela.

Apesar dos sofrimentos, conta Gracia, Martin em nenhum momento deixou de demonstrar o amor e a compaixão de Cristo tanto pelos seqüestradores como pelos outros reféns, e mesmo quando era algemado todas as noites em uma árvore desejava boa noite para o guarda do GAS.

Sempre discutia com os seqüestradores e os demais reféns sobre as declarações de Cristo. Certa ocasião, ele teve uma conversa séria com Abu Sabaya a respeito do julgamento de Deus sobre o pecado e a maneira como o Senhor julgaria os pecados do próprio Sabaya. Preocupada, Gracia disse que de onde estava ficava acenando para que o marido abrandasse um pouco o seu discurso, mas ele gentilmente continuou compartilhando a verdade de Cristo com aquele perigoso guerrilheiro.

Segundo o testemunho da missionária, ele sentiu o amor de Deus sustentando-os durante todo o período de cativeiro. Conta ela que, certo dia, mesmo cansados, pois haviam caminhado o dia todo pela floresta, começaram a conversar e a agradecer ao Senhor por tudo que possuíam, inclusive pelas redes de dormir e pelas botas.

Gracia revela que, apesar das circunstâncias e tribulações, eles não perdiam a alegria de servir a Cristo. “O texto bíblico que o Senhor sempre trazia à mente e ao coração de Martin era o Salmo 100:2, que diz: ‘Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico’”, contou ela.

Disse ainda que, antes de Martin morrer, eles oraram juntos, agradeceram a fidelidade de Deus e se deitaram para dormir. Foram acordados por um tiroteio entre o GAS e os soldados filipinos. Naquele momento, Martin foi levado à presença do Senhor.

A perseverança de Martin e Gracia prendeu a atenção do mundo. O terrível sofrimento do casal de missionários terminou, mas Gracia ainda tem muitos desafios pela frente, tanto ela quanto seus filhos.

Oremos para que as milhares de pessoas que vivem nas Filipinas ouçam a respeito do maravilhoso amor de Cristo e experimentem sua graça salvadora por meio do testemunho de Gracia sobre a fidelidade de Deus.

Para maiores informações:

Portas abertas

Fone (0xx11)5181 3330 / Fax (0xx11)5181 7525

Caixa Postal 45.371 / CEP 04010-970 São Paulo/SP

Na Internet: www.portasabertas.org.br

E-mail: atendimento@portasabertas.org.br

http://www.abordo.com.br/labre-df/qtc_26_2002.htm
QTC - N° 25
4º SÁBADO DE JUNHO DE 2002
- PT2-AAA -


Confederação Brasileira de Radioamadorismo-LABRE
MISSIONÁRIO MORTO EM FILIPINAS ERA RADIOAMADOR

A ARRL informou que Martin Bumham, piloto missionário dos Estados Unidos foi preso tornando-se cativo com sua esposa mais de um ano nas Filipinas e foi morto durante uma tentativa de salvamento em 07 de junho. Era um radioamador que usava o indicativo KC0DNB de Kansas e tinha 42 anos. Site da ARRL

 


http://www.pime.org.br/pimenet/mundoemissao/evandialodio.htm
Revista "MUNDO e MISSÃO"

Evangelização - Diálogo interreligioso

Filipinas: ódio e diálogo entre cristãos e muçulmanos


Ficamos chocados pela trágica notícia da morte de pe. Rufus Halley, um dos nossos missionários em Mindanao. Era meu amigo pessoal. Tendo trabalhado naquela região, compreendo bem as dificuldades que ele encontrou para tentar resolver o conflito islâmico-cristão. Rufus dedicou-se totalmente à reconciliação entre cristãos e muçulmanos e era amado por todos. Era um homem de profunda espiritualidade e amava muito o povo filipino.” São palavras do padre Brendan O´Sullivan, superior geral da Sociedade de São Columba para as Missões Exteriores, comentando o assassinato do pe. Rufus, missionário do mesmo instituto. O padre tinha chegado às Filipinas em 1969, com mais dez missionários de São Columba. Desde 1979, trabalhava na ilha de Mindanao, para onde, espontaneamente, pediu para ser destinado a fim de poder trabalhar no campo do diálogo inter-religioso e da paz entre cristãos e muçulmanos.

Pe. Rufus foi morto na tarde de 29 de agosto, perto de sua paróquia, na cidade de Malabang. Segundo fontes locais, porque resistiu a um bando de criminosos que queriam seqüestrá-lo; mas os outros missionários não aceitam essa hipótese. Ele foi morto enquanto estava viajando, em sua motocicleta, por um grupo de sete pessoas pertencentes à Frente Islâmica de Libertação Moro. Uma dessas sete pessoas foi presa pela polícia e teria confessado que os seqüestradores queriam entregá-lo ao grupo extremista Abu Sayyaf que, nestes últimos tempos, já seqüestrou leigos, padres e até turistas estrangeiros.

Mas, nas Filipinas, não reina só o terror dos muçulmanos contra os católicos. Há também uma grande vontade de diálogo e colaboração. Acaba de nascer também o Concílio Inter-religioso de Líderes, inaugurado dia 19 de agosto, durante o encontro do movimento para o diálogo Silsilah, em Zamboanga, na ilha de Mindanao. Nessa ocasião, o missionário do Pime e presidente do Silsilah, padre Sebastiano D’Ambra, disse: “Hoje, precisamos de líderes que ponham Deus no centro de seus interesses e trabalhem juntos para o bem comum”. Na ocasião, foi celebrado o nono aniversário da morte do pe. Salvatore Carzedda, mártir do diálogo e da paz e o décimo sétimo da fundação do movimento Silsilah.

Durante o encontro, cristãos e muçulmanos discutiram sobre pobreza, compreensão e confiança entre povos de diferentes culturas e religiões, luta pelo direito e a autodeterminação dos povos, uso da violência e solução dos problemas locais.

Os participantes concluíram, afirmando que muçulmanos e cristãos não podem voltar a situações de conflito. É preciso realizar ações concretas para manter a paz. Parece, portanto, que a maioria dos cristãos e muçulmanos, nas Filipinas, quer a paz e o diálogo, enquanto uma minoria continua com a violência. Infelizmente, muitas vezes, as minorias gritam mais alto que as maiorias silenciosas.

Fides


Brasil 2010: Uma Igreja Acessível a Cada Pessoa em Todo País Nesta Geraçãowww.brasil2010.org _ Direto das Filipinas... O pastor Rubens Muzio esteve nas Filipinas, de 16 a 30 de abril/2004 , em um Fórum e Treinamento de Líderes, ministrado pelo o Dr. Jun Vencer*, ex-secretário executivo da Aliança Mundial de Igrejas Evangélicas. O evento reuniu pessoas de vários países, em sua grande maioria da Ásia. No fórum, a ênfase foi dada à importância do discipulado, através da presença de igrejas saudáveis. A igreja Filipina, numa realidade muito parecida com a brasileira, tem procurado descobrir sua identidade diante de sua responsabilidade evangelística e social. Estejamos orando por eles. *Dr. Jun Vencer será o preletor oficial da 1ª Conferência de Pastores e Líderes da Região Sul, de 10 a 12 de setembro. Testemunho: “ Tive o prazer de passar 12 dias em Manila, capital da Filipinas (mais 2 dias de ida e 2 dias de volta!). A Igreja Filipina cresceu e es expandiu como no Brasil. Milhares de Igrejas foram plantadas nas últimas três décadas. Entretanto, diante de todo sofrimento da sociedade filipina, a sua liderança evangélica, sob a liderança de Jun Vencer, tem uma visão muita clara: ver toda a nação discipulada, uma nação onde Jesus seja Senhor e haja retidão nacional, justiça pública, paz social e suficiência econômica. Juntamente com a AEvB, o Brasil 2010 está comprometido com o discipulado da nação brasileira.” Pastor Rubens Muzio
Com grupos rebeldes comunistas ao norte e extremistas muçulmanos ao sul, os cristãos filipinos geralmente se encontram no fogo cruzado das rebeliões. Missionários nativos que atuam entre grupos tribais na ilha de Luzon disseram à missão Christian Aid que o trabalho está se tornando mais arriscado, uma vez que aumentam as atividades de rebeldes comunistas nas áreas rurais. De acordo com a entidade, missionários que evangelizam tribos muçulmanas ao sul das Filipinas, que é fortemente muçulmano, vivem em constante perigo. Alguns dos líderes religiosos das tribos têm ameaçado os evangelistas caso eles não parem o trabalho missionário. ðPeça ao Senhor que as Filipinas continuem, em toda a sua extensão, a ser um país livre para a pregação do evangelho. ðOre pela populações tribais para que não sejam massa de manobra nas mãos de rebeldes.(TeuReino/Out/05)
 

Sonia Mariano _ 02/10/05 Amados do Senhor, 
gostaria de receber informações sobre um povo ou etnia (não sei bem) que se chama SAMA em Angola. Por favor gostaria de saber onde estão localizado, população e outros detalhes, pois estou orando por eles e me faltam dados e informações detalhadas para estar orando especificamente por suas necessidades.
 No amor de Cristo,
Sônia Mariano ( www.portasabertas.org.br/noticias/noticia.asp?ID=608 - Notícias. 3/2/2004 - 17h22. Cristãos samas desejam suas orações, Filipinas. FILIPINAS  (*) - No sul das Filipinas há um grupo étnico muçulmano "povo sama". ...
www.amizadegospel.com.br/missoes/estudos.php?textos=33 CRISTÃO SAMAS DESEJAM SUAS ORAÇÕES, FILIPINAS. No sul das Filipinas  há um grupo étnico muçulmano "povo sama". 
Missão Portas Abertas - Notícias - Filipinas - Cristão assassinado ...
www.portasabertas.org.br/noticias/noticia.asp?ID=1775  “Essa é A cultura do povo Sama”, disse Um Cristão A CompassDirect, “se prevermos  problema, preferimos deixar o lugar ao invés de lutar pelos nossos ... www.underground.org.br/noticias/noticia.asp?ID=1775

Notícias
 
6/6/2006 - 06h28
Obreiro cristão e sua filha são assassinados nas Filipinas
   

FILIPINAS (49º) - A Missão Portas Abertas recebeu a notícia do assassinato a tiros de um obreiro cristão e de sua filha. O nome dos dois e o lugar onde estavam não foram revelados por segurança da família. Os dois foram mortos no dia 3 de junho.

Ele servia uma tribo muçulmana há vários anos em Zamboanga do Norte. O pastor havia acabado de realizar um casamento na vila e viajava de moto com sua filha, quando assaltantes não-identificados atacaram de surpresa e atiraram na cabeça do pastor. Segundo um parente, o rosto dele explodiu com a força da bala. Certamente, atiraram nele à queima-roupa. Sua filha, uma adolescente, também foi morta. Ela recebeu quatro balas no peito.

A razão do assassinato ainda é desconhecida. Ainda não se sabe se o motivo é de natureza religiosa. Os parentes suspeitaram, a princípio, que o pastor e sua filha tivessem sido mortos em tentativa de roubo, mas quando encontraram a moto e o celular dele na delegacia, abandonaram essa hipótese.

Suspeita-se que o obreiro, que tinha um programa de rádio, possa ter atraído a ira dos radicais muçulmanos. Ele era um ex-muçulmano, e, antes de sua morte, havia rumores de que ele havia sido convidado para voltar à antiga fé.

O pastor deixou sua esposa e um filho.

Pedimos oração por:

1) Conforto para a viúva e seu filho. A viúva sofre com a perda de seu marido e de sua filha. Ela também está desempregada e não tem nenhuma renda;

2) Força mental, física e espiritual, e proteção para a equipe de obreiros cristãos que servem os muçulmanos em Zamboanga do Norte, em Mindanao do Oeste;

3) Que os assassinos sejam identificados e que a justiça seja feita;

4) Provisão, cura e coragem para os membros da família que foram deixados.

 
Encorajamento

A Portas Abertas acredita que uma campanha de cartas para Evelyn e seus filhos será um grande encorajamento. Seus filhos se chamam: Emilyn (casada com Jayson), Jun-jun e Popoy (filho adotivo).
Você pode escrever a sua carta para qualquer membro da família e enviar para:

Família Hasim
a/c Portas Abertas Brasil
Caixa Postal 55.111
CEP 04733-970

Orientações:

• Não mencione “Portas Abertas” nem "Open Doors" em sua carta;
• Cartões de cumprimentos, desenhos de crianças e cartões postais são a melhor opção;
• Encoraje, enviando uma mensagem breve, incluindo 1 ou 2 versículos bíblicos. Você pode escrever em inglês
Em inglês Tradução

God will protect and comfort you

Deus irá proteger e consolar vocês

Dear (nome), we are praying for you and your family.

Querido (nome), nós estamos orando por você e sua família.

Keep witnessing. We are at your side and pray that God will always comfort you.

Continuem testemunhando. Estamos ao seu lado e oramos que Deus conforte vocês.

We praise the Lord because you have honored your faith.

Louvamos ao Senhor porque você tem honrado sua fé.

We are praying for you.

Nós estamos orando por você.

In Brazil, we pray for the Lord to release you from the unfair prision.

No Brasil, nós oramos para que Deus o livre da prisão injusta.

Dear brother (sister), thousands of brothers in Brazil and around the world have known about your problems and all of us have prayed for you and your family.

Querido irmão (irmã), milhares de irmãos no Brasil e ao redor do mundo sabem sobre seus problemas e todos nós estamos orando por você e sua família.

We thank God for your testimony and courage.

Agradecemos a Deus por seu testemunho e coragem.

We always remember you. Keep strong and faithful.

Nós sempre lembramos de você. Mantenha-se forte e fiel.

 
• Não diga nada negativo sobre o islamismo, extremistas muçulmanos, ou sobre o governo;
• Coloque só seu nome e o seu país. Não ponha seu endereço completo;
• Não mande dinheiro com as cartas. 

 
 
Por Sebastiao Oliveira- Correspondente nos EUA


TAY TAY - MM / RAFAEL LOPES (Adila e David)


Data: 28/11/2002 01:18 Assunto: Vídeo grátis/fotos missionárias/sites
Oi gente!
Graça e Paz

Há algum tempo não se publicam mais notícias a respeito dos missionários que haviam sido seqüestrados pelos terroristas aqui das Filipinas. Depois da morte de Martin Burnham a sua esposa Gracia voltou para os Estados Unidos para se reencontrar com os filhos que não via há mais de um ano e começar a recompor a sua vida. No momento ela está trabalhando, a pedido da Tyndale House Publishers, na publicação da sua história que logo deverá vir a público. Para quebrar o silêncio a Tyndale (que publica também as Bíblias da Nova Versão Internacional) cujo diretor foi colega de escola do Martin (na Faith Academy,(escola americana nas Filipinas) onde também o nosso filho David estudou e foi aluno do tio do Martin) resolveu lançar um vídeo onde a missionária Gracia Burnham expressa a sua gratidão por todas as pessoas que os acompanharam em oração durante todo o tempo do cativeiro e que também lhes deram assistência. A fita de vídeo é enviada gratuitamente para quem pagar as despesas de correio. Quem quiser ver uma prévia(com duração de 3 minutos) pode fazer o download no site abaixo (formato MPEG). São 14 Mb, mas a imagem é de qualidade "digital" (dependendo do seu computador) quando reproduzida pelo RealOne. Dependendo da sua conexão na internet o download pode demorar um pouco, mas vale a pena. Quem sabe vocês poderiam disponibilizá-lo aí no InJesus. Talvez até se animem a pedir a fita completa.
O site do vídeo é o primeiro a seguir:

http://www.tyndale.com/video_offer.asp

O próximo site mostra o carinho dos cristãos americanos com que cercaram a família do Martin (agora a família da Gracia), a ponto de se unirem para construir uma casa para eles. Entrando aí pode-se ver a seqüência de fotos mostrando os estágios da construção.
http://www.wichitabuilders.com/buildgraciashome/index.html

Quem quiser acompanhar a situação da família e saber das coisas relacionadas àqueles trágicos (e gloriosos) eventos pode acessar o site abaixo:

http://www.ntm.org/connect/burnham/update.shtml

Se outro para o momento, abraços
Rafael Lopes
rafadilavid@skyinet.net

Adila _ 04/11/02 Olá Amados Graça e paz Que o Senhor os recompense ricamente por este trabalho. É benção para todos nós que temos o privilégio de recebê-la. Obrigado por nos manter atualizados. Continuem firmes que certamente tem recompensa as obras de vossas mãos. Com Carinho, nAquele que tudo É e tudo Pode. Adila

MARTIN, UM MÁRTIR Enquanto chamam de mártires a fanáticos religiosos que atam bombas ao seu corpo e se lançam em ataques suicidas para assasinarem indiscriminadamente eis aqui a história de um verdadeiro mártir: Martin Ray Burnham findou os seus 376 dias de cativeiro passando gloriosamente para o Senhor. Durante todo o tempo de sofrimento, nas mãos de seqüestradores sanguinários, enfrentou privações, angústia e terror, exatamente como no texto de Hebreus 11 “passaram pela prova de escárnios... acorrentados... necessitados (homens dos quais o mundo não era digno) errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra” “...não aceitando seu resgate para obterem superior ressurreição”. Isto se cumpriu literalmente na vida de Martin. A palavra mártir na Bíblia quer dizer testemunha, como em Atos 1:8: “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis “mártires”. Ou se preferir: “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis “missionários”. Martin foi a segunda geração missionária cujos pais Paul e Oreta Burnham serviram nas Filipinas com a Missão Novas Tribos. Graduou-se em High School na Faith Academy (A mesma escola onde o David terminou recentemente a Middle School) e sempre que podia convivia com os povos não alcançados onde seus pais trabalhavam. Ele deixou muitos amigos entre o povo Ibaloi. Depois de fazer a faculdade teológica na cidade de Kansas, onde conheceu a esposa Gracia Jones, tornou-se também um excelente piloto de aviação missionária, exercendo o seu ministério pela causa dos povos tribais não alcançados. No seu culto memorial aqui nas Filipinas (realizado quase simultâneamente ao seu funeral, nos Estados Unidos) muitas pessoas, cujas vidas foram tocadas pelo exemplo do Martin, testificaram da maneira inequívoca como Deus se revelava através dos seus gestos, sua palavra sempre encorajadora mesmo para os outros missionários, enfim, os frutos do Espírito que se tornaram mais evidentes durante todo o tempo em que permaneceu nas mãos dos seus cruéis captores, aos quais testificava extensivamente do evangelho. No funeral Martin foi lembrado não somente como um bom piloto, mas um bom missionário, um bom marido e um bom pai. Começou bem e terminou bem. Martin foi um exemplo também para os companheiros de seqüestro (Duas mulheres que haviam sido libertadas anteriormente estiveram também presentes testemunhando no culto memorial, inclusive a ex-noiva de Guillermo Sobero que foi decapitado pelos seqüestradores): Martin estava sempre pronto para ajudar oferecendo-se para carregar as coisas dos outros seqüestrados e até mesmo dos guerrilheiros do Abu Sayyaf, que zombavam da sua amabilidade e caráter cristão (talvez achando que fosse só por pouco tempo – mas Martin se conduziu assim enquanto viveu). “e não nos cansemos de fazer o bem”. Os guerrilheiros do Abu Sayyaf professam o islamismo e se utilizam do seqüestro para exigir resgate e com o dinheiro comprarem armas, equipamentos e suprimentos. Martin e Gracia se recusaram a considerar-se vítimas, ao contrário serviam ao Senhor com alegria a despeito das adversidades. Por causa do longo tempo de cativeiro, marcado pela brutalidade e privação eles queriam taxá-los de “vítimas”, mas os Burhams triunfaram sobre os seus algozes sustentando a heroica postura de verdadeiros cristãos, pela fé. O Pai de Martin disse: “Nós estamos orgulhosos de Martin, porque ele vivia o que pregava”. Martin e Gracia Burnham comemoravam 18 anos de casamento no dia 27 de maio de 2001 quando foram seqüestrados na ilha de Palawan e levados juntamente com outros para a ilha de Basilan (onde temos trabalho missionário). Imediatamente os seus três filhos (nascidos nas Filipinas) Jeffery (15 anos de idade), Melinda (13 anos) e Zachary (11 anos) foram levados para os Estados Unidos para serem cuidados pela família. Trataram de preencher o seu tempo com bastante atividades para afastá-los da angústia da súbita ausência dos pais. Em meio às fugas e confrontos nas selvas Martin e Gracia amargavam a ausência dos filhos transformando a sua preocupação em orações ao Senhor para que suprisse a sua falta. Martin escreveu várias cartas para os seus filhos, pensando talvez que não mais veria os seus rostos.(Gracia guardou essas cartas como um tesouro) De fato, na tentativa de resgate levada a efeito no dia 7 de junho passado Martin foi morto, bem como a enfermeira Filipina Ediborah Yap e 4 integrantes do grupo Abu Sayyaf, naquela tarde chuvosa. Gracia, com foi encontrada junto ao corpo tombado do esposo. Um dos soldados que foi ferido no confronto testemunhou que Martin teria tentado proteger a Gracia, com o próprio corpo. (Sempre que havia algum tiroteio Gracia disse que ela e Martin ficavam dizendo um para o outro: “eu te amo, eu te amo”) Um sem número de histórias emocionantes e de amor poderiam ser narrados para dar algum sentido a toda essa tragédia, atrás da qual vemos os propósitos do soberano Senhor. Espero que oportunamente alguém publique um livro com riqueza de detalhes vivenciados pelos protagonistas. Cada pessoa envolvida tinha uma grande história para contar. Ediborah Yap deixou seus filhos e como herança deixou-lhes também cartas com recomendações e um exemplo de abnegação e heroísmo. Gracia considerava Ediborah como sua própria irmã. O corpo de Martin fêz a viagem melancólica em uma urna funerária para os Estados Unidos. Gracia Burnham, que havia sido socorrida por um helicóptero e levada para um hospital começou logo a recompor a sua vida, melhorando sensivelmente a sua aparência. Quando se despediu das Filipinas para unir-se à sua família, estampava um largo sorriso que reafirmava o seu amor por essa terra e dizia não ter ressentimentos. Embora trouxesse no coração a dor da perda do esposo, a sua despedida foi marcante e deixou uma mensagem contundente do amor de Deus. Grande era também a expectativa de poder voltar para os seus queridos filhos. Só a eternidade revelará a extensão do impacto que a família Burnham causou nas Filipinas. A própria comunidade missionária foi muito enriquecida. Também nos Estados Unidos houve muita repercussão. Várias emissoras de rádio, televisão e jornais fizeram a cobertura jornalística do culto fúnebre do Martin. Espaço não nos permite falar muito mais. Se alguém quiser mais informações (em Inglês) poderá acessar http://www.ntm.org ou http://www.ntm.org.ph/index-hostages.html . Continuem orando. Rafael Lopes _ Pr.

02/01/2002 - Prezado Irmão Irorrito. Graça e Paz.! Quero agradecer-lhe pelas mensagens, pelo seu esforço e dedicação à obra do Senhor, nessa importante "fatia"do Ministério. Que o Senhor o ajude a semear e a ver muitos frutos. Oração, informação e contato são ações decisivas no âmbito da obra missionária. Que o novo ano lhe traga novas realizações para a glória do Senhor. E por aí, como vão as coisas? Já conseguiu o contato com a Rita Pereira? A julgar pela quantidade de e-mails que o irmão vem recebendo imagino que deve estar muito ocupado nesses dias. Abraços. Rafael Lopes, Pr.
18/12 - Prezado Irmão Irorrito Saudações no Amado Obrigado pela sua pronta resposta. Creio que a maneira mais rápida de entrar em contato com a Rita aí em Goiânia é passando um e-mail para ela com o seu telefone e endereço. Ela terá o maior prazer em contactar o Irmão. O E-mail dela é o seguinte: ... Quanto à equipe que está vindo do Japão a pessoa que está organizando o grupo é: Alice Daughtry, seu e-mail é ....com É melhor escrever para ela em Inglês (ou Japonês). Pode enviar os dados dos seus irmãos, ou se preferir peça que eles entrem em contato com ela. Quanto ao mais estamos aqui à disposição para qualquer coisa em que possamos ser úteis. Desejo que o novo ano lhe traga muitas realizações para a glória do Senhor. Abraços. Rafael Lopes, Pr
17/12 - Prezado Irmão Irorrito Saudações no precioso Nome. Obrigado pelo e-mail. Minha oração é que o Senhor o abençoe ricamente e à Igreja Cristã Evangélica fazendo-a prosperar continuamente, para a glória de Deus. Abaixo segue a nossa cartinha de oração.
Dezembro de 2001 Ajudante na visão e oração: Graça e Paz!
Já se foram seis meses desde que chegamos a Filipinas. É oportuno olhar para trás, agradecer a Deus pelos terrenos conquistados e fazer uma avaliação: Alguns campos foram já lavrados nos últimos 6 anos pelo pastor Claudio Machado e Família, seguidos pelo pastor (restrito_10 ) e demais membros da equipe da Kairós-Asia. Creio que a implantação foi a parte mais difícil, quando estacas foram firmadas, relações de confiança foram estabelecidas e delineou-se uma visão para a ação. Alto preço foi pago e compete a nós agora a continuidade do trabalho. O pastor eb e Família estão retornando ao Brasil com vistas a voltar, mas para a Índia. Por um tempo seremos os únicos missionários da Kairós aqui na Ásia. Temos grandes desafios à nossa frente. Sabemos que não estamos sós pois um exército cristão intercede por nós. Deus é o principal interessado nessa obra, o que nos dá mais confiança e ousadia. Uma das nossas propostas é a de ser um posto avançado de missões aqui na Ásia. Nesse sentido, a partir daqui o pastor Claudio Machado já estendeu o seu trabalho para Bangladesh segundo orientação e confirmação de Deus. Louvamos a Deus pelo progresso do trabalho naquelas áreas tão carentes em todos os sentidos. Agora mesmo estamos planejando passar uns dias ali na segunda quinzena de fevereiro (espero que até lá já tenhamos acertado a situação do nosso visto de residência que ainda está pendente dificultando a nossa saída do país – ore por nós). Hospedaremos um pequeno grupo de universitários do Japão na primeira quinzena de fevereiro. Virão para visitar famílias filipinas carentes para ajudá-las de alguma forma. Ajude-nos a orar também pela Rita Pereira, uma das missionárias da nossa equipe que regressou a Goiânia para preparar a sua ida para o Japão. Faltou mencionar dos nossos contemporâneos apenas a Telma que regressou à Bahia por enfermidade e morte na família e falta de apoio da igreja e a Lídia que ainda está de volta no Brasil, buscando condições para retornar para o campo. Oremos por elas também. A equipe filipina é transitória por natureza, de onde, a médio prazo, os missionários se espalham pela Ásia. A maior necessidade estratégica está aqui pois a Ásia (na falada janela 10/40) abriga o maior número de pessoas que nunca ouviram o Evangelho. Filipinas, por sua abertura para ainda aceitar missionários (embora não facilitem) foi escolhida para ser essa base da Kairós-Ásia. Apesar da presença de várias missões estrangeiras por aqui o campo é muito carente em termos concretos. As estatísticas revelam um quadro complicado. Oportunamente escreveremos falando como orar por isso. Há um grande potencial para grandes realizações, o que requer muito trabalho e investimento. Quanto ao mais por favor continuem orando por nós. O David, graças a Deus, apesar das dificuldades próprias da situação, tem progredido na escola. Já recebemos comunicação oficial para sair da casa (O filho da dona vai se casar) Até abril precisaremos conseguir outra com um aluguel mais barato pois o custo de alimentação e escola é mais alto do que no Brasil e precisamos de “medir a água e o fubá” (O fubá aqui custa dois dólares o quilo) A Adila precisa de controle médico e odontológico (As consultas são baratas, mas os exames e os medicamentos são caros). Documentos para os nacionais são muito baratos e para os estrangeiros muito caros. O Senhor é quem supre, mas temos que ser criteriosos. Muito agradecemos, no SENHOR. .

Rita Augusta 13/03 - Amigo , atraves deste gostaria de lhe comunicar minha volta para a Filipinas dia 15 de Marco. Mas dia 9 de Marco meu pai que ja esta muito doente veio a falecer e esta com o Senhor.... Ore por nos ...!!


= = =

Amados em Cristo, Graça e paz! Nesses últimos dias recebemos e-mails e telefonemas de alguns irmãos. Queremos agradecer e dizer que vocês não podem imaginar o quanto isto nos alegra, pois os amamos e os temos com carinho em nossas intercessões. Ficamos contentes ao receber correspondência mesmo quando não trazem as melhores notícias pois aprendemos também a chorar com os que choram sabendo que nada poderá nos separar do amor de Deus. Se você mudou o seu endereço eletrônico por favor o atualize. Registramos também os nossos votos de felicidades pelos Dia dos Pais; pelos aniversários, núpcias, pela chegada de novos herdeiros e parabenizamos os que completaram seus estudos. Agradecemos ao nosso Criador porque os motivos de louvores são muitos. Aqui seguimos na nossa jornada. David continua estudando. Rafael está dando aulas sobre missões e evangelismo em dois cursos missionários, trabalhando e orando para desenvolver um novo projeto, que é um desafio. A prioridade da Kairós é alcançar os não alcançados(70% dos não alcançados aqui nas Filipinas são muçulmanos). A economia é instável e acaba afetando a própria vida da igreja e a disposição dos obreiros. Também recentemente houve uma tentativa frustrada de golpe contra o governo trazendo muitas horas de apreensão. Muitas vezes a Presidente tem se reunido com evangélicos para orar pela nação e cremos que por isso a situação não se deteriorou. Orem: - pela situação política e estabilidade do atual governo; - para que se levantem igrejas e candidatos interessados no nosso treinamento missionário.(No final do ano passado um aluno do nosso curso por correspondência foi morto por um radical quando evangelizava); - ore pelos missionários que vivem aqui e para que a porta não se feche à pregação das Boas Novas. Filipinas é uma nação democrata e com liberdade religiosa, porém o crescimento evangélico ainda é pequeno. Abraços saudosos _ Adila Stela 8/2003

 

24/12/06 Adila _ Como agradecer, ao Senhor, por tantos benefícios que nos tem feito! Se compararmos bênçãos com lutas e provas, veremos que as bênçãos tiveram maior peso. Portanto, ao Senhor, todo nosso amor e gratidão, porque a sua fidelidade dura pra sempre. A vocês amigos e companheiros de jornada, o nosso muito obrigado por mais um ano que estivemos juntos; desejando encontrá-lo novamente no novo ano que desponta. Boas Festas e Feliz Ano N ovo.

29/03/06 Amado irmao,
Graca e paz
Este e o meu novo endereco eletronico. Por favor continuar enviando os boletins par ele.
Grata por responder-me e por nos manter informados com tao preciosas noticias.
Que o Senhor o continue abencoar rica e poderosamente junto com a equipe de trabalho.
Abracos fraternos. _ Adila

( Louvamos a Deus por manter nossa comunhão irmã Adila  , Pr.Rafael e David ...
Desde 2001 quando começamos a receber vossas informações , e sem saber como fazer para informar aos outros irmãos em Cristo que poderiam estar batalhando junto a vós na Filipinas , não imaginava que agora em 2006 Deus nos conduziria a ser instrumento da estrutura comunicativa e de arquivo de mensagens recebidas que hoje o
www.uniaonet.com possui .
Nos alegramos por saber que Deus vai continuar vos conduzindo e assim se não nos encontrarmos por aqui no arrebatamento haveremos de nos abraçar e completar nossa alegria no Senhor Jesus . Yrorrito
)

= = =
Rafael Lopes, Pr. _ REGRESSO AO BRASIL
 
Amados Companheiros de Oração.
 
Graça e paz
 
Hoje pela manhã tive uma audiência com as autoridades de imigração aqui das Filipinas atendendo a uma convocação, como parte do processo de extensão do nosso visto de permanência no pais. O nosso visto esta vencido desde o dia 14 de fevereiro mas ja haviamos solicitado a sua extensão desde o começo de janeiro. Mas parece que esta tudo dentro da “normalidade” .
 
No ano passado estava vigindo uma lei publicada que determinava a saida de missionarios portadores do nosso tipo de visto aos cinco anos. (No proximo dia 13 de junho completariamos cinco anos aqui). Por causa disto preparamos a missão Kairos-Asia aqui para que não sofresse solução de continuidade com a  nossa possivel saida. Fizemos então a nacionalização empossando um diretor filipino e criando bases para ação futura. Este seria o nosso alvo final embora não o tivessemos planejado para agora. Graças ao Senhor o trabalho esta progredindo com a nossa equipe filipina. Novos candidatos estão aguardando as condições certas para abrir novas frentes. Por favor continue orando pelo campo filipino.
 
Com isto, antes de termos uma decisão final sobre a extensão do nosso visto entendemos que este era o momento certo para deixarmos o pais e continuar apoiando o trabalho a partir do Brasil.
E praxe que missionarios tenham um periodo de “ferias” depois de passar quatro anos no campo. Posso sentir esta necessidade de perto porque neste periodo muitas coisas se acumulam na propria agenda pessoal e familiar que exigem atenção. Temos muitas coisas para acertar e atualizar no Brasil.
 
 O David acabou de completar 20 anos. Precisa de continuar a faculdade no Brasil acertar a sua situação militar e ele quer trabalhar tambem.  Atualmente com o visto de turista a Lei não lhe permite trabalhar aqui e ainda tem de pagar  R$ 180,00 mensais pela extensão do visto.
 
Estamos querendo publicar um livro sobre missões ainda antes de viajar para ajudar no sustento de obreiros filipinos  e ao mesmo tempo desafiar as igrejas a continuar o trabalho missionario. Orem.
 
Ainda não definimos a data da viagem mas deve ser no final de abril ou começo de maio. Estamos desmontando casa, terminando contrato de aluguel e fazendo as malas. A nossa querida Getsemani esta se movimentando para levantar o dinheiro das 3 passagens. O espaço e pouco para agradecer a todos que nos apoiam. Que o Senhor os recompense agora e na eternidade. Observe que estaremos desativando o nosso endereço eletrônico da Skyinet. A partir de agora por favor utilizem os seguintes e-mails:

Portanto estes são os e-mails de Rafael, Adila e David Lopes respectivamente. Continuamos tambem com o e-mail ... mas a sua caixa de entrada ainda tem limitação de espaço. Continuem em contato e orando. A obra missionaria e os desafios se extendem.
Ate breve e abraços fraternais.
Rafael Lopes, Pr.

= = =

21/12/05 Prezados Irmãos Laercio e Monica
Graça e Paz

Que o Senhor continue abençoando o seu trabalho e projetos. A perseverança
ao longo dos anos, por fim, verá frutos abundantes e permanentes.
Aproveito para lhes enviar um resumo da minha
Viagem ao Brasil



Depois de mais de quatro anos nas Filipinas tive a oportunidade de visitar o
Brasil passando uns vinte dias nos Estados Unidos. Foi uma maneira de
"quebrar" a longa viagem enquanto aproveitava para dizer "muito obrigado"
particularmente à New Covenant Fellowship, em Taylor, PA, que tem
acompanhado o nosso tempo nas Filipinas com oração e apoio. Os pastores
Joliam e Claudia Sampaio me receberam com especial carinho e hospitalidade
fazendo-me sentir em casa. Como se isso não fosse bastante ainda me
conduziram por Nova Yorque até o aeroporto de Newark. (O Prs. Joliam Sampaio
e Dalton Said haviam formulado as cartas convite para obtenção do visto) O
Pastor Dalton tem o seu ministério baseado na Primeira Igreja Batista de New
Bedford, MA onde também tive o privilégio de ministrar (Ele e sua esposa
Herta me hospedaram também por uns dias)

Havia chegado antes a Boston e levado para Lowell pelo Pastor Paulo Veiga
que atualmente já está na Africa juntamente com sua esposa Eunice realizando
a obra missionária. Tivemos o privilégio de participar da conferência
missionária do ministério do Pastor Marco Romeiro, em Lowell, que os enviou
para Moçambique. Logo à minha chegada a Lowell pude ainda participar de um
momento de intercessão por todas as nações do mundo, dirigido pelo Pastor
Rogério(que juntamente com sua esposa Alexandra me receberam em sua casa).
Essa abertura cálida marcou o tom da conferência permeada  pela manifestação
do Senhor.

Enquanto estive na região de Boston fiquei hospedado em Everett com o Casal
Messias e Marluce, pais da Débora e Adriana, família querida da Getsêmani. A
partir dali pude visitar várias igrejas em localidades como Cambridge,
Malden, Woburn, Framingham, Watertown, etc. (Uma bênção adicional foi as
igrejas cobrirem sobejamente os custos da viagem.)

Entre os múltiplos propósitos da viagem além de rever familiares e
igrejas( enquanto estava nas Filipinas passaram para o Senhor o meu sogro,
minha irmã caçula e meu pai)  Pude dar encaminhamento a várias pendências de
documentação, negócios pessoais e preparar a transferência de escola para o
nosso filho David.

Em mais de dois meses no Brasil - o tempo ainda pareceu curto diante do
corre-corre -  estive três vezes em São Paulo visitando igrejas, parentes e
a base da Missão Kairós e uma vez no interior do Rio de Janeiro, revendo
também parentes.

Passei naturalmente um maior tempo em Belo Horizonte. Graças a Deus
encontrei a nossa querida igreja Getsêmani próspera e na bênção, carinhosa
como sempre, onde  pude conhecer membros novos e rever os antigos inclusive
dentre os pioneiros da obra.



Desde que tomamos conhecimento de uma lei que limitaria a residência de
missionários estrangeiros nas Filipinas a cinco anos começamos o processo de
indigenização da liderança da Kairós-Asia. Indigenização quer dizer que a
missão é dirigida por obreiros locais e o trabalho é conduzido com métodos
mais adequados à cultura regional. Este é um processo inevitável se a missão
for bem sucedida. O quanto antes o trabalho local puder ser auto-sustentado
e auto-dirigido é melhor. Parte desse alvo já alcançamos, pois contamos
atualmente com uma diretoria inteiramente Filipina. A nossa equipe de
plantação de igrejas é composta de Filipinos. Estamos ainda trabalhando no
sentido de levantar recursos para que os novos candidatos sejam organizados
em equipes para atingir novas frentes de trabalho. Neste sentido
contemplamos como o próximo passo transferir a nossa residência para o
Brasil para dai continuar dando assistência e ampliar o escopo do trabalho.

Cheguei de volta às Filipinas no dia 02 de dezembro e encontrei a Família e
as igrejas abençoadas. Estou presentemente preparando o pedido de extensão
do visto de residência (que expira em meados de fevereiro de 2006) Por favor
ajude-nos em oração.

Felizmente a lei que tentaram implementar foi suspensa e ainda podemos pedir
a extensão da residência.

Abraços. Rafael Lopes
= = =

26/12/04 _ Prezada Irmã Virginia
 
Graça e Paz
 
Estou aproveitando a oportunidade para enviar a nossa última cartinha de oração. 
 
FILIPINAS
  Há momentos que não sabemos o que fazer exceto que podemos orar. Quando nem sabemos para onde direcionar as orações precisamos da assistência do Espírito Santo. Se julgamos que as nossas orações  são inadequadas ou insuficientes então desafiamos outros a que se alinhem conosco nesta batalha espiritual. Oremos pelas Filipinas.
 
Há alguns anos este país tinha os melhores indicadores econômicos e qualidade de vida no Sudeste Asiático. Hoje ocupa um dos últimos lugares na escala. A crise tem-se aprofundado. Cremos que é o reflexo da situação espiritual.
 
Bob Pierce orou: "Senhor, quebranta o meu coração com as coisas que quebrantam o teu coração ". Se orarmos assim pensando nas Filipinas seremos movidos pela compaixão de Deus.
 
Calamidades se abateram sobre essas ilhas; tempestades, inundações e deslizamentos de terra.
 
Milagre
 
 Há poucos dias vimos o resgate dramático de uma família de
crentes que ficou soterrada por toneladas de lama por mais de uma semana, em
completa escuridão, sem alimentos e com escassez de água,
respirando um ar viciado e malcheiroso. Encontrá-los com vida foi uma surpresa para
a equipe de resgate e para todo o país. (Na noite anterior estávamos
orando justamente em favor das vítimas desse desastre. Cremos que a
nossa oração foi uma gotinha no cálice do livramento do Senhor). Muitas
centenas de outras pessoas não tiveram igual sorte e morreram
deixando novos órfãos, viuvas e famílias em dor, desespero e descrença.
 
Profissionais
capazes e bem empregados já acham difícil vencer as crises.
Imagine pessoas em extrema pobreza e despreparo intelectual, físico e
espiritual. Como continuar sobrevivendo?
 
Terror
 
 Ainda algumas famílias estavam tentando remover a lama das suas moradias ou
recolher cadáveres em decomposição quando terroristas
detonaram uma bomba em um mercado popular matando e aleijando dezenas de pessoas, na
maioria pobres que se levantam de madrugada ainda escuro para vender os
seus produtos. E assim seguem as coisas. De um problema a outro os
noticiários seguem testemunhando as crises. 
 
Sabemos que a solução é espiritual. A igreja precisa de visão
e força para cumprir o seu papel.
 
Mártires
 
 Recentemente um obreiro foi morto a tiros. Há poucos dias tivemos notícia
de outro convertido do islamismo que foi baleado e deixado para morrer. Ele
ficou várias horas sangrando e sem cuidados médicos até
que alguém o socorresse. Ficou paraplégico mas ainda está vivo. Quantos
mártires mais precisaremos para nos sensibilizar para a oração? As
trevas cobrem a terra mas a luz resplandece sobre nós. E tem gente que ainda
está preocupada com grandezas.
 
Por favor lembre-se de interceder pelas Filipinas de vez em quando. É o
único país "cristão "aqui dessas regiões e Deus pode usar
a sua igreja para fazer a diferença, apesar da situação.
 
 
Ore também pela indigenização do nosso trabalho aqui . (Deus sabe o significado disto).
Aqui se sente o clima de Natal.
 
Quanto a nós aqui o Senhor tem cuidado e preservado do mal..
 
Muito obrigado!
 
Que o novo ano lhe traga  muitas bênçaos.  Família Lopes.
= = =

TayTay, 20 de agosto de 2004.
Amados em Cristo, 
Graça e paz (   Fl 1 3-5 )
Regressando do Brasil
Finalmente estou de volta nas Filipinas. O atraso de quatro horas no tumultuado aeroporto de Cumbicas  me obrigou a  mais um dia de permanência  em Joanesburgo, África do Sul, pois perdi o voo de conexão para a Malásia. Isto aumentou a fadiga natural da viagem e tensão que ocasionaram distúrbios digestivos. 
Deixando o frio intenso do Brasil desembarquei em Manila  no dia 31 de julho com o tempo nublado, abafado e uma  temperatura de 35ºC à sombra. (Ainda bem que não chovia e não havia tufões como é próprio da estação)
Encontrei a família bem e muito saudosos, mas  a experiência foi muito enriquecedora. Para o filho a oportunidade de ser mais adulto e para o pai o ser também dono-de-casa.
Nas últimas  semanas passei me readaptando ao fuso horário local enquanto colocava as   coisas em ordem.
Muitas pessoas aqui depois de dizerem que sentiram a minha falta me perguntam como foram as minhas as férias no Brasil. Então tenho de explicar-lhes que férias só numa próxima vez, pois passei todo o tempo com muitas atividades.
 
Motivos da Viagem
No último ano em minha família num período de três meses, três familiares chegados foram transferidos para a glória. Meu pai, Diácono Jair Lourenço, seu irmão maior, Tio Reinaldo e seu cunhado mais velho Tio Luiz. Além deles também tive a perda de duas companheiras de oração e amigas: Irmã Yolanda Paiva(RJ) e a Vó Rebeca Termeloglou.
Mais recentemente a irmã caçula do Rafael, minha cunhada Joana partiu para a eternidade.Um dos motivos da minha ida ao Brasil foi justamente  levar um pouco de conforto e consolo aos familiares, e  durante a minha visita, no começo de junho faleceu também o  meu sogro Ranulfo. O tempo do Senhor é sempre oportuno. A Ele toda honra e louvor.

Cirurgia
Aproveitei para fazer um check up médico que revelou a necessidade de uma  cirurgia na mama esquerda. Sem plano de saúde, e sofrendo anemia passei pela mesma, vendo a providência do Senhor que cuida de nós quando estamos em sua total dependência. 
 
Estadia
Recebi tratamento de anjo desfrutando da hospitalidade e carinho dos irmãos em todos os lugares onde passei.
Também recebi ofertas e presentes  que ficarão na memória porque foram feitos com todo o coração.
 
Família e Igreja
Pude estar com alguns parentes ouvir suas tristezas e oferecer algum conforto, mas pude também compartilhar das alegrias que foram em maior número, mas a maior alegria foi ver novos convertidos caminhando firmes com o Mestre.  Foi bom poder voltar ao Brasil depois de três anos  e  ver o quanto o Evangelho tem crescido. Vi a Igreja atuante e pude estar com diversos grupos unidos num único propósito de fazer o Senhor Jesus e o seu Reino conhecido em muitas nações.
 
 
Agradecimentos
. Ao Senhor que nos proporcionou a oportunidade e sempre tem nos sustentado.
. Aos que contribuiram para que essa  viagem se realizasse.
. Às Igrejas, Pastores e Irmãos que nos receberam para compartilharmos sobre o trabalho nas Filipinas.
. Em Especial à nossa Igreja Batista Getsêmani pelo carinho e calorosa recepção e a todos que se mobilizaram em todo o tempo para que nada nos faltasse.
. Aos familiares que me receberam com muito carinho, amor e atenção.
. Aos   Companheiros de Oração que enriquecem o nosso trablho com suas súplicas,  intercessão  e palavra de incentivo.
. A Todos os que fazem parte do Povo de Deus a nossa gratidão, desejando que o Senhor os recompense ricamente.
 
Motivos de Oração
. Pelo tempo que ainda devemos permanecer por aqui.
. Por renovação de forças físicas, espirituais e emocionais.
. Por um mover de Deus na Igreja Filipina e pelo novo mandato de governo que se inicia.
. Pelo “Love Muslim” – Dia de Oração e Jejum, pelas Filipinas e mundo islâmico, no próximo dia 11 de setembro. Queremos ver quebradas as cadeias espirituais para que muitos sejam salvos. Por favor, junte-se a nós nessa tarefa.
. Para que saibamos amar cada dia mais ao Senhor e aos que amam a sua vinda.
. Pelos companheiros de Oracão que estão na brecha da intercessão por nós e pelos santos sobre a face da terra.
Louvor e Honra
Ao Senhor que é o  criador e sustentador de todas as coisas todo nosso louvor, honra e glória  pelos séculos dos séculos, Amém. 
NEle e Fraternalmente _ Adila Stela Lopes

= = =

Adila Lopes _ 26/12/2007 Boas Festa & Feliz Ano Novo Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça , sobre os filhos dos filhos. Bendizei ao Senhor, vós todas as obras [dEle], em todos os lugares do seu domínio. Bendizei ao Senhor! Salmo 103 Esse é um tempo de gratidão Àquele que é o Autor da Vida. A todos vocês os meus votos de Boas Festas e um Ano Novo repleto de paz e felicidade com Ele e na presença dEle. Obrigada pelo companheirismo nesse ano, e espero encontrá-los no novo ano que logo raiará. Com Carinho Adila /Filipinas

= = =

03/03/2008 16:25 _ Carta de Oração das Filipinas   
 
Oi Amados,
 
Esta é a última carta de oração da Kairos na Asia. Para nós ela é muita importante porque representa resposta de orações e nos  mostra o quanto trabalho tem crescido por lá.
Deus é Fiel e ama muito o povo Filipino.
Obrigada por sua orações.
 
Adila e Família
 
- -

 
www.kairosasia.multiply.com KAIROS-ASIA
Association for Cross-Cultural Training
 “It has always been my ambition to preach the Gospel where Christ was not known.” Rom.15:20
God is working! Be a part.
Kairos is a New Testament word which means season or the right time of God. Christians are witnesses of Jesus to all mankind. Harvest time is here. Would you be a part of it?
 
Pastor Jaime visited Brazil
     As the executive director of K-A, Ptr. Jaime Encienzo and his wife, Lilet, went to Brazil last September-October 2007 to see God’s work in a bigger perspective.
        Pastor Jaime spoke to more than 20 Brazilian churches (which most have an average of above a thousand members per church) to encourage them to get involved in the fulfillment of the Great Commission, especially in Asia. With Christians comprising 50% of their population, Ptr. Jaime believes Brazil plays a big role in world missions. 
        As a result, many Brazilian brethren committed to be part in supporting Filipino missionaries working in Asia.
        The couple also visited Kairos-Brazil, which has over 100 cross-cultural missionaries, and the partner churches and ministries.?  
 
Plant more churches! – Zumarraga
     Obedience indeed means blessings. With the first anniversary celebration of the Maputi church (the church planted by the Zumarraga church), came the much-needed pump boat last April 2007. The Zumarraga church prayed for a pump boat to reach more souls in other barrios and for livelihood purposes. 
       As a result, more and more house churches are being opened. Seeing the need to equip the leaders and workers, Pastor Jaime conducted a Leadership Training for the Zumarraga brethren last December 2007. Ptr. Dario and his family are continually praying for more workers in the ripe field of Samar.
      It was also a blessing to see the improvements of their worship center. This is a product of the brethren’s united efforts. Bibles were also given to new house churches.?
 
WHO WE ARE
 
Kairos-Asia (K-A) is a mission organization founded in 1997 by a group of Brazilian and Filipino missionaries, pastors, and Christian leaders who are committed for the expansion of God’s kingdom in Asia.
 
Our vision is to plant churches that plant churches in places where Christ is not known.
 
Our mission is to work in partnership with mission organizations and churches in mobilizing, training and equipping, sending and supervising church-planting teams to plant churches that plant churches.
 

GOD’S TERRITORY INCREASED IN STA. RITA, SAMAR
       “We need to extend our church building to accommodate the new attendees,” Pastor Vic Olarte, the team leader, said in his recent report. Since K-A started working with Assemblies of God last June 2006, Pastor Vic reported that their Sunday service attendance doubled. It was because of the 14 house churches that were opened. Thirteen new believers were also baptized.
        Pastor Vic, together with his family, is currently the pastor the growing church there.?
 
Maasin’s houses transformed
         Maasin in Southern Leyte has been a victim of landslide and mudflow for the past years – tragedies that killed numbers of lives. These events awaken our hearts to pray and do something.
         When an opportunity opened last May 2007, K-A together with Emmanuel’s Covenant Ministries (ECM) did not let it pass. Funds were raised to redeem the lot, wherein a Catholic church supposedly was set to be built. With only an almost-shattered nipa hut that stands there for many years as their mission house, two women missionaries from ECM were sent.
         Fe and Wilma’s arrival not only raised curiosity among the people, they even faced religious issues and had a hard time establishing relationships with them. So, they just simply started caring for the children, which eventually reached their families. Now, there are already 10 houses that are homes to new believers.
        
THE GREAT KOMMISSION
  If you think the Great Commission is about proclaiming the Gospel and teaching the Scriptures, think again.
  A closer look at the words of the Great Commission reveals that the commandment of Jesus is about practical Christianity, formation rather than information.
  What will you do about the Great Commission according to this version?
   “Make disciples, baptizing them primarily simple people of all nations, teaching them to put into practice everything I have commanded you.”
   This “everything I have commanded you” includes the Great Commission, that is, you have to teach them to become missionaries, too.
 
(taken from the back cover of the book)
 
Start getting involved in missions by purchasing the book written by Pastor Rafael Lopes, former director of K-A.
Challenge your comfortable views. P100 .
 
Bicol: The Power of the Team
    When K-A knew that Pastor Melvin started reaching out to his own people in Camilig, Albay in Bicol, it was inspired to help.
       He initially did a feeding program for 50 children whose families he shares the Gospel with. K-A believes that this work could be reinforced with a team. So they sent two of their young missionaries, Dondon and Rodel, to support Pastor Melvin.
       At present, they have 10 house churches and more young people who decided to follow Jesus in discipleship.
      Continually pray for Pastor Melvin’s health and the team’s protection. They are also still praying for a motorcycle that could be used to reach to far-flung barrios.?
 
Maasin houses…
     However, the reality of our missionaries’ house stays the same. The construction of a toilet and bathroom was a great improvement. But they still have to bear with the thought of the house eventually being wrecked, especially now that there have been constant rains in the province.
   An ample amount was obtained from the mission investment program of ECM. Yet, it is still not enough. K-A envisions a training center that would usher transformation not only in houses but in the entire community as well.?
 
CONNECT WITH US!
 
Kairos-Asia (K-A) is located at
Unit 408 AD Center Square, A. Rodriguez Ave. cor. Evangelista St., Santolan, Pasig City 1600.
 
For more information or inquiries, please call (02)901-3290 or  text  at (0917)5811797
 
You could also _ visit our webpage at www.kairosasia.multiply.com
= = =
KAIROS-ÁSIA
Associação de Cross-Cultural Training
 
"Ela sempre foi minha ambição para pregar o evangelho onde Cristo não era conhecido." Rom.15: 20
 
Deus está trabalhando! Ser uma parte.
Kairos Novo Testamento é uma palavra que significa época ou o momento certo de Deus. Os cristãos são testemunhas de Jesus a todos os homens. Harvest tempo está aqui. Deseja que ser uma parte dele?
 
Pastor Jaime visitou o Brasil
      Conforme o diretor executivo do K-A, Ptr. Jaime Encienzo e sua esposa, Lilet, fui ao Brasil no passado mês de Setembro-Outubro de 2007 para ver Deus é trabalhar em uma perspectiva maior.
         Pastor Jaime falou para mais de 20 igrejas brasileira (que mais têm, em média, acima de mil membros por igreja) para incentivá-los a se envolver no cumprimento da Grande Comissão, em especial na Ásia. Com cristãos compreendendo 50% da sua população, Ptr. Jaime acredita Brasil desempenha um grande papel no mundo missões.
         Como resultado, muitos brasileiros irmãos empenhados em ser parte no apoio Filipino missionários trabalhando na Ásia.
         O casal também visitou Kairos-Brasil, que tem mais de 100 missionários multi-cultural, bem como o parceiro igrejas e ministérios. ?
 
Plantar mais igrejas! -- Zumarraga
      Obediência realmente significa bênçãos. Com a celebração do primeiro aniversário Maputi igreja (a igreja plantadas pela Zumarraga igreja), veio a necessária bomba barco no passado mês de Abril de 2007. O Zumarraga igreja oraram por uma bomba barco para atingir mais almas em outros barrios e para fins subsistência.
        Como resultado, mais e mais house igrejas estão sendo abertos. Vendo a necessidade de dotar os dirigentes e trabalhadores, o Pastor Jaime realizou uma Liderança Formação para o Zumarraga irmãos no passado mês de Dezembro de 2007. Ptr. Dario e sua família estão continuamente orando por mais trabalhadores no domínio da maduros Samar.
       Também foi uma bênção para ver as melhorias do seu culto center. Este é um produto de irmãos's unidos esforços. Bíblias receberam também a nova casa igrejas. ?
 
QUEM SOMOS
 
Kairos-Ásia (KA) é uma missão organização fundada em 1997 por um grupo de missionários brasileiros e filipinos, pastores e líderes cristãos que estão empenhados para a expansão do reino de Deus na Ásia.
 
Nossa visão é a de que a planta planta igrejas igrejas em lugares onde Cristo não é conhecido.
 
Nossa missão é trabalhar em parceria com organizações missionárias e igrejas na mobilização, treinamento e equipamento, envio e supervisão da Igreja-plantação equipas para plantar igrejas que planta igrejas.
 

Deus do território aumentou em STA. RITA, SAMAR
        "Precisamos ampliar nossa igreja para acomodar os novos participantes", Pastor Vic Olarte, o chefe da equipe, afirmou no seu relatório recente. Desde que começou a trabalhar com KA Assembléias de Deus no passado mês de Junho de 2006, o Pastor Vic informou que seu serviço de atendimento domingo duplicaram. Foi por causa dos 14 house igrejas que foram abertos. Treze novos crentes também foram batizados.
         Pastor Vic, juntamente com sua família, é, actualmente, o pastor da Igreja ali crescendo. ?
 
Maasin's casas transformou
          Maasin em Southern Leyte foi vítima de terras e mudflow, nos últimos anos - tragédias que mataram número de vidas. Estes eventos despertar nossos corações para rezar e fazer alguma coisa.
          Quando uma oportunidade abriu no passado mês de Maio de 2007, juntamente com KA Emmanuel do pacto Ministérios (ECM), não deixá-lo passar. Fundos foram levantadas para resgatar o lote, onde uma igreja católica supostamente foi definido para ser construído. Com apenas uma quase-destroçada nipa cabana que fica ali por muitos anos como sua missão casa, duas mulheres missionários de ECM foram enviados.
          Fe e Wilma's chegada, não só levantou curiosidade entre as pessoas, mesmo que eles enfrentaram questões religiosas e tinha um duro tempo estabelecendo relações com eles. Então, eles simplesmente começou a cuidar dos filhos, que acabou atingido as suas famílias. Agora, já existem 10 casas que são casas para novos crentes.
         
O grande KOMMISSION
   Se você acha que a Grande Comissão é de cerca de proclamar o Evangelho e ensinando as Escrituras, pense novamente.
   Uma análise mais atenta da expressão da Grande Comissão revela que o mandamento de Jesus é prático sobre cristianismo, formação, em vez de informação.
   O que você vai fazer com a Grande Comissão, de acordo com essa versão?
    "Faça discípulos, batizando-os principalmente simples pessoas de todas as nações, ensinando-os a pôr em prática tudo aquilo que tenho ordenado."
    Este "tudo que eu tenho ordenado" inclui a Grande Comissão, que é, você tem que ensiná-los a se tornarem missionários, também.
 
(Retirado da contracapa do livro)
 
Comece a se envolver em missões ao comprar o livro escrito pelo Pastor Rafael Lopes, ex-diretor de KA.
Desafie seus confortáveis posições. P100.
 
Bicol: O Poder da Equipe
     Quando KA sabia que Pastor Melvin começou estender-se até ao seu próprio povo em Camilig, Albay em Bicol, ele se inspirou para ajudar.
        Inicialmente ele fez um programa para alimentar 50 crianças cujas famílias com ele partilha o Evangelho. KA acredita que este trabalho poderá ser reforçada com uma equipe. Então, mandou dois de seus jovens missionários, Dondon e Rodel, para apoiar Pastor Melvin.
        Actualmente, eles têm 10 casas e igrejas mais jovens que decidiram seguir Jesus no discipulado.
       Orar continuamente para Pastor Melvin da saúde e da equipe da defesa. Eles também estão ainda rezando por uma motocicleta que poderiam ser utilizados para atingir a longínquos barrios. ?
 
Maasin casas…
      No entanto, a realidade dos nossos missionários' house permanece a mesma. A construção de um banheiro e banheiro foi uma grande melhoria. Mas eles ainda têm de suportar com o pensamento da casa acabou sendo destruído, sobretudo agora que tem havido constantes chuvas na província.
    Uma ampla montante foi obtido a partir da missão investimento programa de ECM. No entanto, ainda não é suficiente. KA prevê um centro de formação que teria início transformação, não só em casas, mas em toda a comunidade também. ?
 
Conectar com E.U.!
 
Kairos-Ásia (K-A) está localizada em
Unidade 408 dC Center Square, A. Rodriguez Ave. Cor.. Evangelista St., Santolan, Pasig City 1600.
 
Para mais informações ou dúvidas, ligue para (02) 901-3290 ou no texto (0917) 5811797
 
Você também pode _ visite nosso site em www.kairosasia.multiply.com.

= = =

Adila Lopes  22 de dezembro de 2008    - Congratulaçoes   Aos Amigos
Estamos chegando a mais um fim de ano. Certamente que muitas expectativas deixaram de ser realizar enquanto outras  nos  deixaram  deslumbrados  pelo sucesso.
A tendência humana é saltar de alegria nos êxitos, mas se frustrar profundamente com as derrotas.  Diante das situações que nos são desagradáveis o conselho é não desesperar. Se olharmos para os lados   veremos  pessoas em situações semelhantes ou até piores.
Esse é o momento de reflexão.  A Palavra nos declara que o Pai aos seus amados dá enquanto dorme.  No inicio do verso esta escrito: inútil é levantar de madrugada, repousar tarde  e comer o pão que penosamente granjeastes, Salmo 127. O não respeito a essa lei da natureza pode  levar ao cansaço físico,  esgotamento mental, depressão.  E quando se chega a essa  fase  junto vem o esgotamento espiritual, que nos remete  a falta de fé e confiança.
Este é o famoso golpe de judô aplicado por alguém que não tem nenhum escrúpulo e que deseja somente  nos  vê na lona. Deformar em nosso caráter a imagem perfeita de Cristo.
É preciso  parar  e pensar,  antes de seguir adiante e tomar atitudes imprudentes.
Levante os olhos aos céus, porque ainda há uma esperança.  No  temor ao Senhor,  o homem tem forte amparo, e isso é refúgio para seus filhos, Provérbios 14.26. 
Esse é o tempo de entrar por suas  portas  com ações de graças e em seus átrios com hinos de louvor, render graças e bendizer ao Nome daquele que é Altíssimo, Salmo 100.
Não finalize o ano com sentimento de profundas tristezas, levante os olhos e receba o novo ano com muita esperança de realizações, firmado naquele que tudo pode. Não permita que, a alegria  da comemoração de uma das datas mais importante do cristianismo, o aniversário de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,   se ofusque em sua vida. Para  louvá-lo e adorá-lo é que  nascemos e viveremos.
Boas Festas e um Ano Novo abençoado.
 
Adila Stela
Dezembro/2008


OREM PELAS CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM SOZINHAS SEM MAIS NINGUÉM - HÁ RELATO DE QUE EM TORNO DE 25 CRIANÇAS JÁ SE SUICIDARAM POR TEREM PERDIDO TODOS OS SEUS FAMILIARES. OREMOS TAMBÉM PARA QUE DEUS MOSTRE SE HÁ ALGO QUE NÓS DA IGREJA BRASILEIRA POSSA FAZER PARA REVERTER O QUADRO.
 
"Hoje estávamos atendendo no ponto zero do desastre. Quando tivemos um tempo livre fomos conhecer uma região afetada. Algumas fotos que você esta vendo agora são fotos deste local específico. Se você notar bem, tem uma casa de dois andares e na parte superior existe uma mancha que indica a altura em que chegaram as aguas do rio. Mas não é da destruição das casas e deste local que venho compartilhar com vocês neste momento.
 
O que estarei compartilhando é a história de duas garotinhas que encontramos neste lugar. Pensávamos ser apenas duas pequenas meninas que moravam ali por perto, em um local mais acima o qual não havia sido destruído. Elas aparentavam ter entre 9 a 10 anos; estavam sentadas entres os destroços, olhando para o rio. Estou enviando uma foto delas para que você possa conhecê-las. A que esta a esquerda, de cabeça baixa em uma das fotos (na verdade ela permaneceu com a cabeça abaixada por toda conversa), chama-se Zaik Ember e a que esta sentada ao seu lado, a direita, chama-se Meriklis.
 
Elas moravam exatamente naquele local. Quando perguntei onde elas moravam elas disseram: Ali..., apontando para um local em que somente havia parte do piso da casa. Elas são amigas e eram vizinhas. Perguntei então onde estavam suas famílias. Zaik respondeu primeiro: Minha mãe esta desaparecida e minhas duas irmã também estão desaparecidas. Em seguida foi a vez de Meriklis responder: Minha mãe também esta desaparecida e minha irmã e meu irmão também não foram encontrados. Quem está ficando com vocês, perguntei; e elas disseram que estavam em um abrigo, ambas com o pai (Merikils disse que um dos irmãos também se salvou e esta com ela e o pai no abrigo). Assim perguntei como elas conseguiram se salvar, e elas disseram que estavam dormindo quando aconteceu e que somente conseguiram segurar em uma árvore. Ambas foram encontradas a muitos quilômetros de distância em uma outra ilha. Passaram dois dias até serem finalmente encontradas. O que vocês estão fazendo aqui neste lugar, indaguei eu. Estamos pensando no que aconteceu, responderam elas. Até o momento elas disseram que não conseguem acreditar que isso realmente aconteceu. Disseram que ainda tem medo porque a mãe delas ainda não foram encontradas. Já fazem duas semanas desde que ocorreu o tufão. Muitas pessoas foram levadas por quilômetros de distancias e muitas outras soterradas pelos escombros.
 
Quando estávamos finalizando nossa conversa dissemos que iriamos estar orando por elas e elas disseram que gostariam sim que orássemos. Disse também que iriamos pedir que as igrejas no Brasil também orassem. Esse foi o compromisso que eu fiz com essas duas garotinhas. Por este motivo escrevo esta carta antes do que tinha programado. Saí daquele lugar com o choro engasgado na garganta e ainda agora, enquanto escrevo, fico emocionado com o triste testemunho destas duas lindas garotinhas que sobreviveram a uma dura prova e ainda precisam conviver com a duvida e a incerteza da sobrevivencia da mãe e dos irmãos. Esta noite irei dormir com a imagem da Inocência delas ao voltar – como duas amigas – ao local onde um dia foi o seu lar e o olhar triste e cabisbaixo de Zaik Ember e de sua amiga Merikils.
 
Não sei se terei a oportunidade de reencontrá-las novamente aqui na cidade. Certamente tentarei, para ver se podemos fazer mais do que simplesmente orar por elas. Nos despedimos então naquela tarde... dizendo para não esquecerem de que Jesus as amava. Assim com Zaik Ember e Meriklis, muitas outras crianças passaram pela mesma situação traumática com a perda dos pais, amigos, parentes e de tudo quanto um dia chamou de lar.
 
No terceiro dia em que estávamos aqui trabalhando com um time local nos chegou a informação de que até o momento 25 crianças haviam cometido suicídio (acredito que deveriam ser adolescentes), pois só haviam restado eles entre todos os familiares. As igrejas têm ajudado, organizações cristãs estão se envolvendo.
 
Os moradores estão começando a retornar as suas casa para limpa-las... porém ainda existem muitos abrigos para aquelas que perderam tudo. Juntasse conosco e ore por essas crianças. Não esqueça que prometi a Zaik e Meriklis que estaríamos orando por elas e por suas famílias."
 
Juntos pelo Reino,
 
Robson
AME/SOS Global
- -
Msg Áudio : http://www.mediafire.com/?dn9vidibu8snpht
- -

10/11/2013 - http://video.br.msn.com _ FILIPINAS, DESTRUIÇÃO TOTAL - DEUS É MAIOR... Tufão pode ter matado milhares nas Filipinas Autoridades estimam que até 10 mil tenham morrido em consequência do supertufão que devastou várias partes do país na sexta-feira... www.uniaonet.com/asfilipinas.htm
- -
Farias Luiz Ferreira Vamos estar juntos nessa Corrente de Fé e Ajuda pelos Povos Filipinos, na Esperanaça de Paz, Amor e muita Saúde. Deus é Maior...
- -
Ana Lucia Lamoglia , Luciano Senegal Dias , servosdasnacoes
www.aliancaevangelica.org.br
 
TUFÃO ARRASA FILIPINAS:
ALERTA DE ORAÇÃO E AJUDA
Nos solidarizamos com o povo filipino e fazemos coro com o alerta de oração lançado pela Rede Miquéias, endossado pela Aliança Evangélica Mundial.
Em 8 novembro de 2013 um dos tufões mais fortes já registrados (categoria 5, com ventos de até 379 Km/h e ondas de mais de 15 metros) atingiu as Filipinas, devastando grandes áreas do país e atingindo grandes áreas povoas, como a cidade de Tacloban, a mais atingida.
 
Estimativa de 9,5 milhões de pessoas afetadas em 9 regiões;
Mais de 600 mil pessoas estão desabrigadas, sem casa, comida e água potável;
O número de pessoas foram mortas é desconhecido, mas as estimativas oficiais dão conta de que pode passar de  10.000 pessoas;
O Tufão continua a causar danos, uma vez que atinge o Vietnã e países vizinhos.
Oração urgente
Todos os cristãos podem orar em favor das pessoas que sofrem essa tragédia. Dedique um tempo de sua ocupada agenda diária para colocar-se diante de Deus em oração solidária por essas pessoas – muitos irmãos e irmãs nossos estão sofrendo neste momento. Em especial, vamos orar sobre os seguintes problemas, pedindo a Deus pela sua intervenção:
 
O acesso às áreas afetadas é difícil.
Urgente necessidade de água limpa para alcançar aqueles afetados juntamente com o apoio alimentar.
Muitos desabrigados estão sendo colocados em locais temporários, mas com serviços limitados.
Que haja resposta para o que é solicitado: ajuda internacional, o apoio local ; acima de tudo, que uma resposta integrada e cooperativa ocorra.
Pelas pessoas de outros países afetados, também, como no Laos, Vietnã, Camboja e China.
Pelo conforto em face do trauma que sofrem aqueles que têm entes queridos desaparecidos ou mortos.
Incidentes de saques foram relatados juntamente com preocupações com a segurança.
Pelo PCEC (Conselho Filipino de Igrejas Evangélicas) para que Deus lhes dê sabedoria em como eles respondem a esta situação de emergência .
Respondendo com ações práticas
 
Peça ao Senhor como você pode responder em solidariedade às pessoas afetadas.
Contato do PCEC, se você quiser enviar apoio: ver www.pceconline.org  para mais detalhes
Rede Miquéias e Integral Alliance são parceiros globais da Aliança Evangélica Mundial (WEA). O Conselho Filipino de Igrejas Evangélicas é o órgão de membro nacional da Aliança Evangélica Mundial (WEA), nas Filipinas.
A Revista/Portal Ultimato está divulgando o site da SOS Global: http://www.ultimato.com.br/conteudo/sos-filipinas para ajuda às vítimas do tufão.

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm
www.uniaonet.com/estatisticas.htm