Ásia - TURQUIA
www.uniaonet.com/asturquia.htm _ 01/02/2017
www.facebook.com/photo.php?fbid=506345606055231



Mara Roelofse _ E com muita alegria e cheia de expectacao que quero informa-los que vamos a Turquia do dia 12/07-04/08.
 
Demoramos a ter uma definicao porque tivemos que mandar nossos passaportes para renovar o visto para o Reino Unido. Temos visto para o Reino Unido por mais um ano. Depois deste ano poderemos pedir a residencia. Assim nao prescisaremos renovar visto mais.
 
Frans prescisa de visto para ir a Turquia. No formulario tinha uma pergunta assim: "Voce ja foi deportado da Turquia? Sim ou nao?"
Disse para o Frans deixar em branco ,pois ela foi deportado. Temia que ele nao conseguisse o visto se disess a verdade.
Ele respondeu a verdade, e disse sim. Frans disse que a Verdade nos liberta, como diz em Joao.
 
Oramos. Orei para que as pessoas nao vissem a resposta do Frans, que o Senhor fizesse as pessoas na embaixada Turca ficarem cegas a esta pegunta.
 
Nao sabemos o que aconteceu, mas Frans consegui o visto.
 
As passagens estavam, claro, mais caras do que quando olhamos em abril. Julyan nosso lider nos deu air mile(ele voa muito pela KLM e ajunta milhas que deu para pagar 2 de nossas 4 passagens. So temos que pagar as taxas e compramos as outras 2 passagens ,uma para adulto e uma para Filipe (crianca, pela ultima vez pois faz 12 anos em agosto).
 
Pagamos tudo atraves da OM e cremos que o Senhor ha de prover para pagarmos tudo.
 
Nao sabemos ainda se vamos ou nao ao leste da Turquia.
 
Louve o Senhor conosco pelas vitorias.
Temos um apartamento para ficarmos em Bursa. De um obreiro que esta no USA. Aleluia! Deus e bom o tempo todo!
 
Por favor ore por nos:
 
1-Protecao e saude - mudando de ambiente, agua e comida diferentes...
 
2-Que tenhamos encontro com pessoas preparados pelo Senhor. Por muitas oportunidades de falar do Senhor e ate por conversoes de pessoas nesta viagem. Por que nao? "Agindo Eu quem impedira?"
 
3-Para que possamos compartilhar e edificar mutuamente  os irmaos da querida igreja de Bursa
 
4-Para que antigos amigos nao crentes em Bursa chegem mais perto de Jesus atraves desta nossa visita
 
Obrigada por estarem lembrando de nos nas suas oracoes,
 
Com muito carinho e gratidao pois sabemos que voces se importam com o Reino e conosco.
 
Mara




26 de abril de 2007  _ uma carta à igreja global da igreja Protestante em Esmirna
Queridos,
Recebi este email e estou repassando para vocês. É o relatório completo sobre nossos irmãos que foram mortos na semana passada e com pedidos de oração. Gostaria de incentiva-lo a imprimir e divulgar entre os grupos de oração que você conhece. A situação da Igreja neste pais, Turquia, é mais séria do que imaginamos e isso não foi um caso isolado. Veja o que o governo e pessoas ligadas à política, imprensa pensa sobre os cristãos na Turquia. Um deles chegou a dizer: “espero que tenham aprendido a lição, que nós não queremos cristãos neste país.”
 
É um texto comprido mas vale a pena ler para poder orar de forma efetiva pelos cristãos aqui.
 
 
 
Abraços,
 
 
 
Ana (Via_D.Botelho)
 - -
 
Uma carta à Igreja global da igreja Protestante de Esmirna
 
Caros amigos,
 
A semana passada foi uma semana de muito sofrimento. Muitos de você já ouviram falar de nossa devastante perda em uma tragédia ocorrida em Malatya, uma província turca, a 300 milhas do nordeste de Antioquia, a cidade onde os cristãos foram chamados pela primeira vez de cristãos (Atos 11:26).
 
Na manhã de quarta-feira, 18 de abril, 2007– um alemão missionário de 46 anos e pai de três, Tilman Geske, preparava-se para ir a seu escritório, deu um beijo de despedida em sua esposa, tirou um tempo para abraçar seu filho e deu a ele um inesquecível e inestimável, “adeus, filho. Eu te amo.”
 
Tilman alugou um espaço no escritório da Publicadora Zirve onde preparava suas anotações para a nova Bíblia Turca de estudo. Zirve era também o local do escritório da igreja Evangelista de Malatya. Um ministério da igreja, Zirve imprimia e distribuia literatura cristã para Malatya e para as cidades próximas na Turquia oriental. Em uma outra área de cidade, - o Pastor Necati Aydin, 35 anos, pai de dois, disse adeus a sua esposa, saindo para o escritório também. Eles teriam uma manhã com reunião de oração e estudo da Bíblia onde alguns cristãos da cidade também participavam. Ugur Yuksel da mesma maneira se dirigia ao estudo do Bíblia.
 
Nenhum destes três homens podia imaginar que o que os esperava no estudo da Bíblia era o último teste e uma aplicação de sua fé, que concluiria com suas entradas na glória para receber sua coroa de justiça de Cristo e a honra de todos os santos que os esperavam na presença do senhor.
 
Do outro lado da cidade, dez jovens, todos abaixo de 20 anos preparavam os arranjos finais para seu ato de fé, demonstrando seu amor por Allah e o ódio aos infieis incentivados pelo Islã.
 
No domingo da Páscoa, cinco destes homens foram ao culto evangelistico, com um convite dado pelo Pastor Necati e seus homens, preparado em uma sala de conferência no hotel da cidade. Os homens eram conhecidos pelos cristãos como “aqueles que buscam.” Ninguém sabe o que aconteceu nos corações daqueles homens enquanto escutavam o evangelho. Foram tocados pelo Espírito Santo? Convencidos pelo pecado? Ouviram o evangelho no profundo de seus corações? Hoje nós temos somente o começo desta história.
 
Estes jovens, um dos quais é o filho do prefeito da província de Malatya, são parte do ‘tarikat’, ou um grupo “de crentes fiéis” ao Islã. A sociedade de Tarikat é altamente respeitada aqui; é como uma irmandade. De fato, diz-se que ninguém conseguem um emprego público se não pertencer a sociedade tarikat. Estes jovens viviam todos no mesmo dormitório, preparando-se para o vestibular para entrarem na universidade.
 
Os jovens tinham armas, facas, cordas e toalhas preparados para seu ato final a serviço de Allah. Sabiam que haveria muito sangue. Chegaram a tempo para o estudo do Bíblia, ao redor das 10 horas.
 
Eles chegaram, quando aparentemente começava o estudo da Bíblia. Segundo consta, depois que Necati leu um capítulo do Bíblia o assalto começou. Os jovens amarraram as mãos e os pés de Ugur, Necati, e de Tilman às cadeiras e enquanto filmavam seu trabalho em seus celulares, torturaram nossos irmãos por quase três horas.
 
Os vizinhos próximos da publicadora disseram mais tarde ter ouvido gritos, mas pensaram ser uma discussão doméstica por isso não se importaram. Entrementes, um outro cristão Gokhan e sua esposa tiveram uma manhã de lazer. Dormiram até as 10, tomaram um longo café da manhã e finalmente em torno das 12:30 ele e sua esposa chegaram ao escritório. A porta estava trancada por dentro, e sua chave não abria. Ligou e embora tivesse a conexão completada ele não ouviu o telefone tocar lá dentro. Então ele ligou para o telefone celular de seus irmãos e finalmente Ugur respondeu. “Nós não estamos no escritório. Vá à reunião no hotel. Nós estamos indo para lá,” disse cripticamente. Quando Ugur falava Gokhan ouviu um choro do fundo do telefone e um som estranho parecendo um rosnado.
 
Ele ligou para a polícia, e o oficial mais próximo chegou em aproximadamente cinco minutos. Bateu na porta, “polícia, mãos para cima!” Inicialmente o oficial pensou que era um distúrbio doméstico. Nesse ponto ouviram um outro rosnado e um gemido. Os policiais compreenderam que o som era como o sofrimento humano, prepararam as balas na arma e atiraram repetidamente para estourar a fechadura da porta. Um dos assaltantes assustado destravou a porta para o polícia, que entrou e encontrou uma cena de horror.
 
Tilman e Necati mortos, decapitados com suas gargantas praticamente cortadas da orelha à orelha. A garganta de Ugur foi cortada do mesmo modo e mas estava ainda vivo.
 
Três assaltantes deixaram cair suas armas na frente da polícia.
 
Entrementes Gokhan ouviu um som de grito na rua. Alguém tinha caído do terceiro andar do escritório. Ele desceu correndo e encontrou um homem no chão, a quem mais tarde reconheceu ser Emre Gunaydin. Ele teve trauma craniano, mas estranhamente, ainda respirava. Ele tinha tentado escalar o prédio para escapar, e perdeu o equilibrio e acabou caindo no chão. Parece que era o líder principal dos atacantes. Um outro assaltante foi encontrado tentando esconder em um balcão mais abaixo.
 
Para esclarecer a rede nós necessitamos voltar seis anos. Em abril de 2001, o conselho de segurança nacional da Turquia (Milli Guvenlik Kurulu) começou a considerar os cristãos evangélicos como uma ameaça à segurança nacional, nos igualando com o Al Quaida e o terrorismo de PKK (Partido Curdo). As indicações feitas na imprensa por líderes, por colunistas e por comentadores políticos abasteceram um ódio pelos missionários reivindicando que estes subornam os jovens para mudarem de religião.
 
Depois da decisão de 2001, começaram os ataques e as ameaças às igrejas, aos pastores e aos cristãos. Os bombardeios, os ataques físicos, abusos verbais e escritos são algumas das maneiras que os cristãos estão sendo atingidos. O mais significativo é o uso da mídia.
 
Desde dezembro de 2005, após uma longa reunião a respeito da ameaça aos cristãos, a esposa do ex-Primeiro Ministro Ecevit, o historiador Ilber Ortayli, o professor Hasan Unsal, o político Ahmet Tan e o escritor/propogandista Aytunc Altindal, cada um em sua própria profissão começou uma campanha para chamar a atenção do público à ameaça dos cristãos que tentam “comprar almas dos seus filhos”. Câmeras escondidas nas igrejas tem feito dos cultos um sensacionalismo para promover o medo e o antagonismo para o cristianismo.
 
Em uma resposta oficial televisionada de Ancara, o Ministro do Interior da Turquia sorria sarcasticamente enquanto falava do ataque aos nossos irmãos. Entre o ultraje e protestos públicos contra o evento e a favor da liberdade de religião e da liberdade de pensamento, a mídia e os comentários oficiais soam a mesma mensagem, “nós esperamos que vocês aprendam sua lição. Nós não queremos cristãos aqui.”
 
Parece que este era um ataque organizado iniciado por um líder adulto desconhecido do tarikat. Como no assassinato de Hrant Dink em janeiro de 2007, e a um padre católico Andrea Santoro em fevereiro 2006, os menores estão sendo usados cometer assassinatos religiosos porque a simpatia pública para a juventude é forte e enfrentam penalidades mais baixas do que um adulto com o mesmo crime. Mesmo que os pais destes jovens não estejam o favor dos atos. A mãe do jovem de 16 anos - que matou o padre católico Andrea de Santoro olhando para as câmeras à medida que seu filho ia para a prisão disse, “ele dará seu tempo à Allah.”
 
Os jovens envolvidos na matança estão atualmente sob custódia. Hoje o jornal relatou que eles serão tratados como terroristas, sendo assim a idade deles não afetaria a pesada penalidade. O assaltante Emre Gunaydin está ainda no CTI.
 
A igreja na Turquia respondeu de uma maneira que honrou a Deus quando centenas de cristãos e dúzias de pastores voaram tão rapidamente quanto puderam para estar com a pequena igreja de Malatya e incentivar os cristãos, cuidar dos assuntos legais, e representar os cristãos na mídia.
 
Quando Susanne Tilman expressou seu desejo de enterrar seu marido em Malatya, o governador tentou impedir, e quando ele percebeu que não poderia impedir, foi espalhado um boato que “é um pecado fazer uma sepultura para um cristão.” No final, um acontecimento que ficará marcado na história cristã para sempre, que os irmãos da igreja de Adana (perto de Tarso), pegaram as pás e escavaram uma sepultura para seu irmão morto num cemitério armênio desativado há cem anos.
 
Ugur foi enterrado por sua família em uma ceremônia muçulmana Alevis em sua cidade natal de Elazig. Sua noiva evangélica assistia à sombra enquanto sua família e amigos recusavam aceitar na morte a fé que Ugur tinha professado por muito tempo e morrido por ela.
 
O funeral de Necati ocorreu em sua cidade natal Izmir, a cidade onde ele se converteu. As trevas não compreendem a luz. Embora as igrejas expressassem seu perdão pelo acontecido, os cristãos ainda não são  dignos de confiação. Antes que colocassem o caixão no avião de Malatya, ele atravessou por dois exames separados de raio X para certificarem-se de que não estava cheio de explosivos. Este não é um procedimento comum para caixões muçulmanos.
 
O funeral de Necati foi um evento bonito. Como um glimpse do céu, milhares de cristãos turcos e  missionários vieram mostrar seu amor por Cristo, e sua honra por este homem escolhido para morrer por Cristo. A esposa de Necati, Shemsa, disse para o mundo, “sua morte era cheia de significado, porque ele morreu para Cristo e viveu para Cristo… Necati foi um presente de Deus. Eu me sinto honrada por ele estar na minha vida, me sinto coroada com honra. Eu espero ser digna desta honra.”
 
Corajosamente os cristãos se levantaram no funeral de Necati, enfrentando os riscos de serem vistos  publicamente e assim tornarem-se alvos. Como esperado, a policia do anti-terror compareceu e gravou a todos que foram ao funeral para seu uso futuro. O velório foi fora da igreja Batista de Buca, e foi enterrado em um pequeno cemitério cristão no subúrbio de Izmir.
 
Dois assistentes do Governador de Izmir estavam solenemente assistindo ao evento na primeira fileira. Dúzias de agências de notícia documentavam o evento com as notícias e fotografias ao vivo. Quem sabe qual o impacto que o funeral teve na vida daqueles que assistiram? Este é o começo da história deles também. Ore por eles.
 
Em um ato que apareceu nas primeiras páginas dos maiores jornais da Turquia, Susanne Tilman em uma entrevista de televisão expressou seu perdão. Ela disse aos repórteres que não quer vingança. “Oh Deus, perdoa-lhes pois eles não sabem o que fazem,” ela disse, concordando de todo o coração com as palavras de Cristo no Calvário (Lucas 23:34).
 
Em um país onde a vingança de sangue-por-sangue é tão normal quanto respirar, muitos relatórios tem chamado a atenção da igreja de como este comentário de Susanne Tilman tem mudado vidas. Um colunista escreveu em seu comentário, “ela disse em uma sentença o que 1000 missionários em 1000 anos talvez nunca pudessem falar.”
 
Provavelmente os missionários em Malatya irão sair da cidade, já que suas famílias e filhos se tornaram publicamente identificados como alvos à hostil cidade. Os 10 cristãos restantes estão escondidos. O que acontecerá a esta igreja, esta luz nas trevas? Muito provavelmente será subterrânea. Ore por sabedoria, para que irmãos turcos de outras cidades possam liderar a igreja sem líder. Não deveríamos nos preocupar com esta grande cidade de Malatya, uma cidade que não sabe o que está fazendo? (Jonas 4:11)
 
Quando nosso Pastor Fikret Bocek foi com um irmão dar um depoimento ao Diretor da segurança na segunda-feira eles foram levados ao departamento do Anti-Terror. Na parede estava um enorme cartaz que cobria a parede inteira que alistava todas as células terroristas em Izmir, por categoria. Em uma coluna proeminente eram alistadas todas as igrejas evangélicas de Izmir. As trevas não compreendem a luz. “Estes que viraram o mundo de cabeça para baixo agora chegaram aqui também.” (Atos 17:6)
 
Ore a favor da Igreja na Turquia. “Não ore contra a perseguição, ore por perseverança,” clama o Pastor Fikret Bocek.
 
A igreja fica melhor ao perder nossos irmãos; o fruto em nossas vidas, a fé renovada, o desejo ardente de espalhar o evangelho para extinguir as trevas em Malatya… tudo isso não deve ser lamentado. Ore para que nós estejamos fortes para enfrentarmos a oposição externa e ore especialmente para que estejamos fortes contra as lutas internas com o pecado, nossa verdadeira fraqueza e debilidade.
 
Uma coisa nós sabemos. Cristo Jesus estava lá quando nossos irmãos davam suas vidas por Ele. Ele estava lá, assim como estava com Estevão quando foi apedrejado na presença de Saulo de Tarso.
 
Um dia o vídeo das mortes de nossos irmãos poderá nos revelar mais sobre a força que nós sabemos que Cristo os deu para resistir sua última cruz, sobre a paz que o Espírito de Deus os dotou para sofrer por seu querido Salvador. Mas nós sabemos que Ele não os deixou. Nós sabemos que suas mentes estavam cheias da Escritura que os fortaleceu para poder resistir, como as trevas tentam subjulgar a luz indestrutível do Evangelho. Nós sabemos que, de alguma maneira, com um olhar ou uma palavra, eles tentaram incentivar um ao outro para permanecerem fortes. Nós sabemos que eles sabiam que em breve estariam com Cristo.
 
Nós não sabemos os detalhes. Nós não sabemos que tipo de justiça haverá ou não nesta terra. Mas nós oramos-- e pedimos sua oração—que um dia pelo menos um daqueles cinco jovens que ouviram a Palavra venha à fé por causa do testemunho da morte de Tilman Geske, que deu sua vida como um missionário a seus amados turcos, e do testemunho da morte de Necati Aydin e de Ugur Yuksel, primeiros mártires para Cristo dentro da igreja turca.
 
Relatado por Darlene N. Bocek (24 de abril de 2007)
 -. -. -. -. -. -. –
Por favor passe esta mensagem a tantos cristãos quantos possíveis, a tantos países quanto você puder. Por favor mantenha sempre o título “da igreja Protestante de Esmirna” e com esta informação para contato: izmirprotestan@gmail.com // http://www.izmirprotestan.org
 

Miss Wellington e Paula Reis_1695 sokak – daire 1- apartamento 7- karsiyaka- Izmir –Turkiye.Tel.  00 90 232 368 30 64
TURQUIA JULHO 2006
 
QUERIDOS E PRECIOSOS INTERCESSORES!!!
 
QUE A PAZ DO NOSSO DEUS SEJE CONVOSCO HOJ E E SEMPRE!!
ESTAMOS CARECENDO MUITO DE SUAS ORAÇOES...POREM QUE O VOSSO CLAMOR DERRAMADO DIANTE DO TRONO DE DEUS ,SEJEM VERDADEIRAS ORAÇOES MOLHADAS!!
ESTAMOS BEM!!
MAS A CADA DIA A  SITUAÇAO SE TORNA APERTADA!!MAS UM MILAGRE VIVEREMOS EM NOME DO SENHOR JESUS!!
SEUS
MISS WELL E PAULA 

 Turquia,  julho  de 2006.
 
ORİENTE MEDİO- necessitamos de suas oraçoes molhadas!!!
 
Querido intercessor,
Graça e Paz  da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Louvamos a Deus pelo bendito e memoravel dia em que E’LE  marcou nosso encontro e nos aliançou!!!
Durante todos esses anos que temos vivido aqui na janela 10/40 , temos sido agraciados por seus   coraçoes  suplicantes ... por seus  joelhos em posiçao de sentido....por suas maos  ofertantes... de forma solicita e constante !!!
Saber que o proprio ESPİRİTO DE DEUS os impulsiona ,nos conforta , nos anima  e nos move  a seguir adiante. Hudson Taylor disse certa vez que a obra missionaria tem tres estagios: começa dificil, torna-se impossivel e entao e feita!!Concordamos com ele pois ,a  olhos nus,temos visto QUASE QUE DİARİAMENTE:
 
-as baixas de familias de obreiros.(em dois meses , cinco familias)
 -os atentados a bomba ,incluindo nossa cidade.
-a luta ...a guerrila entre governo turco e o grupo pkk(partido curdo)ceifando vidas .
-as ameaças de cortes de vistos para estrangeiros.
-a unificaçao dos povos arabes e  muçulmanos ,seu odio crescente contra americanos e estrangeiros.
-o custo de vida exorbitante,com preços fora do nosso alcance.
-a inercia da maioria de nossas igrejas.
-a policia turca investindo pesado contra as familias convertidas.
-a guerra entre İsrael e Hisbolha avançando fronteiras e envolvendo Turquia,Iran e Siria.
 
“Tem nos feito tremer na base?” - SİM !!!
Mas , a convicçao de que Deus ,e nao homens ,tem nos apartado para esta obra,tem nos impelido a nao “olhar para dias sombrios”!
Temos saido ilesos!!İsto é a maior prova que estamos no lugar de DEUS para nossas vidas!!!
Pela graça, queremos seguir “leais ao chamado”.İndependentes dos sacrificios diarios,das bombas e dos artificios usados por satanas.Em   CRİSTO,queremos avançar,pois tambem temos contemplado  que:
 
-a igreja avança para uma busca ,em vigilas , em oraçoes. Fato inedito da historia da igreja turca.
-conversoes milagrosas.
-curso de verao do alcorao para meninos com altas baixas,os  mesmos estao na escolinha de futebol(estrategicamete mesmo horario)tem lanche e amor cristao.
-conseguimos visto para o İRAN !!!Aleluias serao 10 dias em Basa e entre os Kashkai(iranianos de ligua turca).
-temos garantida residencia na Turquia ate dia 23 de março de 2007.Glorias a deus!!
 
“Pelo que nem o que planta é alguma coisa,nem o que rega, mas DEUS que da  o crescimento” 1 co 3.7
 
Amado, nos incomoda saber que vidas estao sendo ceifadas bem diante de nossos olhsos,sem uma eternidade garantida com  CRİSTO JESUS! Tira-nos o sono tranquilo do justo (Sl  4),nao os bombardeios...nao as preocupaçoes do mes seguinte...nao o perder a vida... mas saber que a cada nova noticia,cada manha ...alguem partiu sem CRİSTO!!
Nao pense, “eles sao bons”, “ eles sao  demais”, “nao parecem missionarios,mas super-herois”!!!Nao peque  pensando  assim !!!
Com toda sinceridade da  alma,NAO SOMOS NADA!!SOMOS SERVOS İNUTEİS!!!
“Nos somos apenas mensageiros,embaixadores por sua bondade,e nao por sua inteligencia”(Max Lucado- Isto nao e para mim).Nao queremos seus aplausos,queremos declina-lo,pois nossa mensagem é SOBRE ALGUM MAİS!!
Estamos necessitados de suas ORAÇOES MOLHADAS!!!!
Obrigado,por entenderem!
Obrigado,por estarem fielmente na presença de DEUS,e posicionados exatamente ao nosso lado aqui nas ruas da TURQUİA.
E verdade ,a guerra nos abate um pouco,mas manter o alvo na batalha nos levara a vitoria  em CRİSTO!!Pisar em solo Iraniano e declarar que nenhum İATOLA tem mais amor por esta naçao ,do que Aquele que se entregou por ela ,JESUS CRİSTO!!
Nos cubram de ORAÇOES MOLHADAS nesses dias!!
Necessitamos dos joelhos de voçes em posiçao de sentido!!
Necessitamos que os coraçoes de voçes estejam sensiveis a voz DO PAİ CELESTE,pois os bombardeios aqui, as vezes nos impedem de ouvi-la!!!
Porem seguiremos crendo que tudo podemos naquele que nos fortalece!!!
No grande amor de DEUS e na muita gratidao pelo vosso labutar na nossa retaguarda.
Seus da Turquia,
Miss Wellington e Paula Reis_1695 sokak – daire 1- apartamento 7- karsiyaka- Izmir –Turkiye.Tel.  00 90 232 368 30 64
. . . . . .

Michel _ January 31, 2005  : Queridos intercessores,
Graça e Paz!
Leiam com atenção e orem por favor!
A menos de dois meses atraz um obreiro da Nova Zelandia que tem servido ao
Senhor a alguns anos na cidade de Tarsus (onde o apóstolo nasceu) foi
trancado em um quarto e espancado por varias horas e ameaçado de que se não
deixasse a cidade eles o matariam. O mais chocante é que os homens que o
espancaram eram pessoas que se diziam crentes e que estavam frequentando as
reuniões a alguns anos, mas que na realidade estavam lá com más intenções e
pretendiam se livrar do obreiro para que eles pudessem tomar conta da igreja
na cidade, já que um deles declarou-se a si mesmo pastor.

Neste ultimo sábado 29, os homens que espancaram o obreiro estavam em um
programa de teve que durou varias horas e eles estavam difamando a igreja e
os obreiros com mentiras e falsas alegações a respeito de si mesmos.
 
Uma das famílias de que servem ao Senhor em Tarsus deixou o país depois
desse evento, mas o irmão que foi espancado continua na cidade e ainda não
sabe o que vai acontecer.
Sugestão de pontos para oração:
- Para que a Verdade permanceça.
- Por proteção e fortalecimento dos irmãos da igreja de Tarsus.
- Para que Deus seja glorificado atravéz do sofrimento destes irmãos.
- Para que o maligno seja envergonhado e que a Igreja de Tarsus possa
crescer mais forte e mais rapidamente depois destes ataques.
- Para que toda mentira falada na TV venha servir para despertar curiosidade
das pessoas a respeito do Evangelho.
- Contra divisão, o inimigo tem tentado atacar a Igreja em várias partes da  Turquia com divisões entre os irmãos.
Em favor da Igreja na Turquia e daqueles que ainda não ouviram as boas  novas,
Michel



GLASGOW .
Mara Roelofse, Frans, Leonardo & Filipe - OM/Operação Mobilização
WACA-PO box 7456 , Glasgow G41 2YS- UK. Tel: 0044-141-632 5619  
Cel. 0044-7986355878


Mara _ February 07, 2005 11:45 AM Subject: Ore conosco Queremos que voce ore conosco por dois motivos, ou 3: 1- Nesta quinta dia 10 estaremos fazendo uma reuniao num bairro longe onde muitos turcos moram para celebrar o dia dos namorados (Valentines). Esperamos de 12-15 mulheres turcas. Estarei falando sobre amor e amor do Pai. Ore para que as mulheres venham e que a mensagem seja ungida. Ore para que fale com poder, ore por milagres. 2- Estamos vendo apartamento nestes dias. Prescisamos ver um milagre para achar um apartamento na area que estamos, ter um bom financiamento e ter suficiente grana para o deposito. Sem duvida o Senhor prescisa agir. 3- Dia 18 viajo para o Brasil, que o Senhor me use em cada igreja que falar, tambem com minha familia. Obrigada por estar conosco em oracao, Mara (Via_Comin)

COMIN _ Carta de Oração 01/05
Glasgou, 21 de janeiro de 2005.
 
"Todo lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado." Josué 1:3
 
Com esta promessa recebida ano passado e confirmada no começo deste mês, entramos no Ano Novo cheios de esperança e expectação, porque quantas são as promessas de Deus tantas tem nele o sim (IICo.2:20). Louvamos ao Senhor pela vida e privilégio de serví-Lo aqui. Com Ele e você na retaguarda, nos apoiando, faremos proezas (Sl.60:12).
 
 FAMÍLIA
 
Tivemos um final de ano bem festivo. De todas as festa que participamos (olha que foram muitas!) quero destacar 2: a festa de Natal com os Turcos na casa de Julyan e Lenna, nossos líderes, onde 4 turcos crentes estiveram presentes com os filhos. A outra foi a festa de Ano Novo na Igreja dia 31, que começou com o culto e terminou com o Ceilidh, a dança escocesa, onde alguns homens vestiram a sainha (Kilt). Até Leonardo e Filipe estão aprendendo a dançar!
 
Já temos a fono para o Filipe. Obrigada por orar. Quanto a terapêuta do trabalho, depois de avaliá-lo, acha que Filipe já desenvolveu bem e poderá continuar sem a ajuda dela. Até certo ponto ela tem razão, mas teremos que ajudá-lo em várias áreas.
 
Foi muito bom estar com papai em nov-dez/04, pois ainda que pouco, nos comunicamos, estivemos juntos. Seu estado é instável: um dia bem, outro não tão bem.
 
Estarei retornando ao Brasil no período de 18/02-08/03/05, para uma reunião da APMT em S. Paulo. Terei a oportunidade de ficar um final de semana em S. Paulo visitando igrejas. Se você deseja se encontrar comigo, entre em contato com a APMT para saber onde estarei. Meu telefone em Jataí é 062-631 1835.
 
Quando estava em Londres alguém me pediu para escrever minha história. Se você lê Inglês pode comprar o livro (com várias histórias) True Grit (verdadeira coragem) através da internete
www.wesleyowen.com ou www.amazon.com.
 
 TURCOS
 
Tivemos uma festa de Natal na igreja para os turcos, com 15 adultos e cerca de 19 crianças. Eu contei a história do Natal com gravuras explicando porque Jesus nasceu, tivemos brincadeiras e comemos!
 
Após esta reunião começamos a nos mover no trabalho com os turcos. Não sabemos como continuar mas é mais fácil mudar de direção quando em movimento.
 
Nas quartas, as 18hs, depois de comermos juntos (algo simples) temos estudo bíblico na igreja. A participação tem sido pequena mas cremos que é apenas o começo. Só tivemos 3 reuniões.
 
Em novembro uma mulher turca (Nil) orou comigo aceitando Jesus. Ela tem vindo nas quartas mas prescisa achar tempo para estudarmos a Bíblia juntas. Ela não conseguiu asilo político e não recebe nenhuma ajuda do governo mais. Pode ser deportada a qualquer momento. Seu filho e ex-marido vivem em Londres.
 
Também comecei a discipular uma mãe solteira (Naz). Ela já é crente batizada. Um filho Yul e uma filha Mel.
 
Semana passada fui fazer visitas numa área perto de nossa casa. Uma mulher (Ket) que já tinha visitado algumas vezes, me recebeu muito animada e feliz. Conversando, me disse que tinha sonhado comigo. Perguntei o que eu estava fazendo no sonho. Ela disse que eu tinha vindo visitá-la! Tive um bom tempo falando de Jesus e orando com ela, esposo e irmão.
 
Ainda estamos esperando ver muitos milagres acontecendo em nossas vidas e ao nosso redor.
 
ORE CONOSCOS
 

 
Por maior frequência, toque do Senhor nas quartas
 
 
Que Nil, Naz e o casal de crentes (Sal/Gul) cresçam no Senhor
 
 
Por sabedoria, direção para desenvolver o trabalho com os turcos
 
 
Encontrar apartamento bom e grana suficiente
 
 
Bom tempo no Brasil com família, igrejas, APMT
 
 
Leo, Filipe, Frans , Mara conheçam mais o Senhor
 
 
Por papai e minha família que tem cuidado dele
 
Estamos cheios de LOUVOR pela saúde, provisão das necessidades, fono, muitos novos e bons amigos, pelo Senhor nas nossas vidas, por vidas que foram tocadas por Jesus através de nós e por VOCÊ que nos apoia.
 
Mara, Frans, Leonardo & Filipe
 
 
Correspondência
 
Frans & Mara Roelofse-c/o WACA-PO box 7456
 
Glasgow G41 2YS- UK. Tel: 0044-141-632 5619
 
Cel. 0044-7986355878

 
****************************************************************
 
APMT - Agência Presbiteriana de Missões Transculturais
 
Cx. Postal 15296 – Cambuci - 01519-970 - S.Paulo – SP
 
Tel/Fax:11-3207-2139 / 3341-8339
 
**************************************************************
 
Ofertas
 
Para Frans e Mara Roelofse
 
Operação Mobilização (OM) C/C n° 9522-2 – Bradesco-Ag. 1960-7 (São José dos Campos – SP)
 
Informe o escritório da OM, por correio, telefone ou Fax,
 
que a oferta é para Frans e Mara.
 
Operação Mobilização - Rua Manuel Bosco Ribeiro, 426 –
 
Jardim das Indústrias - 12241-070 - São José dos Campos - SP.
 
Tel=Fax: 12-3931-6633 ou 12-3933-1144

- Cx. postal 137 - 75800-000 Jataí - GO - Brasil _ Tel: 062-6315358 -
"...Vocês sabem que por causa de escola, principalmente para o Filipe (que tem a Sindrome de Down) estamos já há algum tempo (últimos 3 anos) pensando em mudar de Bursa. O Filipe não foi aceito na escola de Istambul, nem na de Ankara. A escola de Izmir ainda não tem professores. Assim, veio a idéia de sair da Turquia. Para onde? Após muita oração, jejum e contato com alguns líderes da OM temos visto o Senhor guiando, abrindo as portas e nos dando paz quanto à nossa mudança para a Inglaterra. Estamos pensando em mudar no fim de agosto..."
"Ainda não saimos de Bursa! Tínhamos decidido ir para Izmir, mas a escola de lá ainda não tem professores. A escola estará esperando professores até meio de agosto, caso não venha nenhum, não receberá novos alunos e assim não haverá razão para nós mudarmos. Família:Nós temos vivido dias de muita incerteza quanto ao nosso futuro. Temos tido muitas idéias mas nenhuma direção específica do Senhor ainda. Mas Ele tem nos confortado. Um dia recebi a mensagem:"o Senhor é meu Pastor e nada me faltará", 3 vezes! Outra Palavra:"Deus que trabalha para aquele que n’Ele espera". Estamos esperando e tentando ver as possibilidades.Talvez iremos para a África do Sul por volta de 5/07-1/09. Reservamos as passagem, mas não sabemos se vamos.Talvez devemos nos mudar para lá. Na África do Sul as aulas começam em janeiro. Se esta é a vontade do Senhor para nós, então não devemos ir agora, mas deveremos nos mudar em dezembro.Pensamos em mudar para a Inglaterra. Esta possibilidade parece difícil, pois as aulas começam lá em setembro e teremos que arranjar visto, casa e escola. Escrevemos para certas pessoas com a OM da Inglaterra e estamos aguardando. Poderemos continuar trabalhando com os turcos que vivem lá.Se as portas não se abrirem, poderei ensinar o Filipe em casa através de um bom programa em inglês para crianças com a Síndrome de Down. Estou investigando acerca desta possibilidade.A melhor opção ainda parece ser a escola de Izmir, se vier algum professor e este aceitar o Filipe.Graças a Deus estamos bem de saúde. O cabelo do Filipe continua caindo, mas os ouvidos e tudo o mais está em ordem! Dia vinte, ele vai ter sua formatura do Pré. Leonardo está de férias e passou com nota máxima! Em abril, estive na cama por 3 dias. Ficava tonta, tinha vômito e quase caia, se tentava levantar. O médico disse que era cansaço. Tive muito problema com alergia também. Estou bem de novo.Ministério:Tivemos nossa reunião da Páscoa no hotel e cerca de 150 pessoas participaram! O Evangelho foi apresentado através de música e curtas mensagens. No fim vários receberam o Novo Testamento. Não pude compartilhar o Evangelho na reunião com as mulheres do prédio, como queria. Tenho visitado elas e compartilhado. Todas já tem o Novo Testamento.Seda voltou dizendo que estava decidida a seguir Jesus e que seria uma cristã católica! Está firme, frequentado muitas das reuniões semanais. Estudamos a Bíblia.Tenho usado a desculpa da mudança e distribuído muitos Novos Testamentos na escola do Léo, na feira, vizinhança, como "lembrança nossa".Um dos líderes da igreja foi ordenado pastor e o obreiro alemão ficou como co-pastor. A igreja tem crescido e os crentes amadurecido. Ajudamos na formação de uma associação para apoio às famílias com crianças com a Síndrome de Down, em Bursa. Apoiamos e somos membros da mesma.A livraria Evangélica de Bursa teve 2 grandes oportunidades para venda de Bíblias (bem baratinho), em 2 feiras. Uma na Universidade e outra num Shopping Center. Houve muitas conversações exelentes!Motivos de louvor:Pela fidelidade do Senhor para conosco; direção que virá; volta de Seda; crescimento da igreja. Orem conosco:Para que possamos discernir com clareza a voz e direção do Senhor; que o cabelo do Filipe nasça totalmente; por efetividade, apesar das instabilidades. Com carinho, no Senhor..."


Geovana Soares _  Geovana Soares "...Gostaria que vocês estivessem orando pela minha família, meu pai está doente, sem poder trabalhar e como ele é autônomo não irá receber salário de nenhum lugar. Meu irmão também ficou desempregado. Ele tem um filho pequeno e está chegando outro em agosto. Por favor orem pela recuperação do meu pai e que meu irmão consiga um novo emprego..." Comin 6/2004

"...No dia 30 de abril/2004 fez um ano que estou no Brasil. Quando acordei foi a primeira coisa que lembrei: "deixei a Turquia faz um ano". Confesso que houve um pesar no meu coração, porém o Senhor tem um propósito para tudo. Tenho planejado voltar ao campo em setembro deste ano, mas necessito de um milagre. Como vocês sabem o Senhor tem me levantado para trabalhar na Turquia, um país onde 99,8% da população é muçulmana. A comunidade cristã ainda é muito pequena, para uma população de 69 milhões de habitantes, apenas 2000 crentes locais em todo o país. Entretanto, louvamos a Deus por aqueles que Ele tem resgatado. Estive de junho de 2001 a abril de 2003 na Turquia, onde pude aprender um pouco da língua e da cultura..."

Amados, pedimos que divulguem o pedido de oração do líder da Missão Horizontes na Turquia, o filho dele está com câncer, e precisa de nossas orações. No amor do Mestre, Paulo Eduardo _ Horizontes Uruguay 17/12/2003 (comin)

www.portasabertas.org.br _ Missão Portas Abertas _ June 24, 2004 _ Soner Onder está livre! ao lado de sua mãe na Turquia Wesley, louve ao Senhor por que Soner Onder foi liberto nesta terça feira, dia 22 de junho. Após doze anos preso por um crime que não cometeu, o cristão turco finalmente pôde desfrutar da companhia de sua família e amigos. Soner Onder caminhou para fora da penitenciária de segurança máxima como um homem livre e caiu nos braços de sua amada família. Sua mãe, de 74 anos, estava lá para abraçar seu filho mais novo depois de doze anos longe. Durante todo esse tempo, Soner disse que recebeu mais de onze mil cartas de cristãos do mundo todo, e que isso trouxe encorajamento e força em momentos difíceis. Para agradecer sua fidelidade e compromisso com Portas Abertas, você está recebendo este e-mail em primeira mão. Muito obrigado a você que orou e ansiou para que este dia chegasse na vida do nosso amado Soner. Continue orando para que ele se adapte à sua nova vida em liberdade e consiga refazê-la com a ajuda de Deus. Soner está livre, mas ainda precisa das nossas orações. Sabemos que podemos contar com você para isso, por causa da sua demonstração de amor por ele e por todos os cristãos que sofrem por causa da sua fé em Cristo. Hoje, em nome de Soner Onder, Portas Abertas diz: Muito obrigado!! Obs: Se você ainda não recebe nossos boletins semanais de notícias, cadastre seu e-mail agora mesmo!

É com muito prazer e louvor a Deus que anuncio a libertação de Soner Onder. Leia abaixo. Graças a Missão Portas Abertas orei todos os dias por este milagre que acabou acontecendo 3 dias antes. _ Wesley Porfírio

Em 30 dias este homem será LIVRE Soner Onder poderá ser solto da Prisão Militar de Umraniye, de segurança máxima, no dia 25 de junho de 2004 - doze anos e seis meses depois de sua prisão no dia de Natal de 1991.

11/5/2004 - Lei de educação afasta ainda mais laicistas e islamitas - Uma proposta para equiparar a educação religiosa com a laica irritou o Exército turco, fiador do laicismo na Turquia, pois considera que supõe uma ameaça direta à natureza secular da República.

Um professor americano de inglês de uma universidade de Istambul entrou com um processo contra um jornal turco por calúnia. Hans Chabra, 40, foi acusado pelo jornal de realizar trabalho "missionário" enquanto era empregado do Estado. Eritréia prende mais 18 cristãos evangélicos 26/11/2003

24 de novembro de 2003- Conselho de Diyarbakir declara "ilegal" o local de culto. Sete meses após a recém construída Igreja Evangélica de Diyarbakir ter sido aberta no sudeste da Turquia, um conselho local subordinado ao Ministério da Cultura e Turismo protestou novamente contra o uso do prédio como local de culto.

- Cristão agredido continua em coma. Quase um mês depois que três suspeitos foram presos por ferirem gravemente Yakup Cindilli, um cristão turco que distribuía a chamada "propaganda missionária", uma corte do noroeste da Turquia ordeno

 

Olá, sou secretária do ministério Jovem da PIB de Curitiba, que apoia uma irmã na Turquia ! Gostaria de saber o contato da Monica G. Oração, pois precisamos com urgencia entrar em contato com ela. O que acontece... se alguém poder nos auxiliar é que o nome dela , não pode aparecer em nenhuma rede de internet muito menos o país em que está isso pode prejudicar muito ela. Fico no aguardo, esperando um retorno. Deus Abençoe _ Isabela

Karina Ávila _ PIB Curitiba . . . . pedido referente a nossa missionária . Conversei com ela a semana passada e perguntei do que ela estava precisando. Ela disse que gostaria de receber café brasileiro e um bom pão de queijo. Creio que podemos nos mobilizar para enviar essas coisas . . . . Seria interessante se fizessemos uma cesta com algumas coisas e mandássemos pra ela. Acredito que ela ficaria muito feliz com essa demonstração de cuidado, carinho e amor! Mobilize as pessoas são próximas de vc! E me responda . . . peço também pela Dra. Bárbara Burns. Ela é uma preciosidade para a obra missionária no Brasil, foi minha professora no curso que realizei no anos passado e agora é minha orientadora na dissertação do mestrado. Há dois dias atrás ela passou por uma cirurgia delicada na coluna e agora passa por um período de recuperação. Ainda sente um pouco de dores devido ao quadro clínico que se encontrava, mas cremos que o Senhor irá recuperá-la completamente. Conto com suas orações para esse período de recuperação e reabilitação. Mônica_G.Oração


Dois cristãos turcos foram presos no dia 01/03, enquanto vendiam e distribuíam literatura cristã, fora da cidade de Izmir. Ambos eram empregados de uma distribuidora oficial de livros registrada na Turquia desde janeiro de 1996. Eles haviam trocado suas identidades religiosas, de muçulmanos para cristãos, em suas documentações oficiais. Ore por livramento na vida desses nossos irmãos. Ore para que, ainda que presos, eles venham a levar outros a Jesus. Peça a Deus para que as pessoas que receberam literatura cristã sejam impactadas pela palavra de Deus e entreguem suas vidas a Cristo. Ore para que a Turquia se renda aos pés do Senhor. ...(Teu Reino)4/2003
Turquía quiere ser miembro de la Unión Europea. Sin duda alguna ser miembro significa que la situación de la libertad religiosa sería mejor. El gobierno del país sabe que la necesidad de tener una política religiosa según las normas europeas sería muy importante. Citamos Romano Prodi, Presidente de la Comisión Europea, (partes seleccionadas de una carta enviada a Eija-Riitta Korhola, representante de Finlandia en la Comisión Europea) "La protección de las minoras étnicas y religiosas es uno de los mas grandes principios de los derechos humanos y algo que tiene el soporte total de la Comisión Europea. Cómo candidato miembro de la Unión Europea Turquía ha tomado la decisión seguir los criterios políticos comprobados en Copenhague, Dinamarca. Los criterios comprenden el principio de libertad religiosa. La Comisión supervisa la situación de los cristianos sirio-ortodoxas en Turquía. En su informe, publicado el 9 de octubre 2002, la Comisión comprobó que grupos religiosos no-musulmanes no tienen derechos jurídicos como deben. --- La Comisión continuará seguir la situación de los cristianos con ayuda de los criterios comprobados en Copenhague. Hoy en día Turquía tiene una población de 68 millones. 99,6% de ellos son musulmanes mientras unos 0,32% son cristianos. La iglesia ortodoxa consiste de 138 000 miembros y las iglesias protestantes de unos 20 000. El país es uno de los paises menos cristianos del mundo. En 1900 22% de la población era cristiana mientras hoy en día el porcentaje es menos de 1 %. (Fuente: Carta de R. Prodi y Operation World - Operación Mundo) (mpjuruguay/14i) 14/04/2003

 

Flávia/SP. _ 22/11 EU PRECISO PARA UMA EVENTUAL PESQUISA ASSUNTOS SOBRE A TURQUIA (MISSÕES) CULTURA CONTATO COM MISSIONÁRIOS DE LÁ, ENFIM TROCA DE E-MAILS ALGO ASSIM SEI QUE POR E-MAIL É UM POUCO DIFICIL MAIS...
JÁ TENHO TENTADO .
PRECISO SABER COMO FUNCIONA A IGREJA E MISSÕES OK!!!


Muitos missionários enfrentam problemas de saúde na Turquia. Um casal, dos batistas brasileiros, está em tratamento de saúde no Brasil; um obreiro argentino teve um ataque cardíaco quando saía da casa de uma de nossas missionárias; uma família de americanos descobriu que o filho adolescente está com câncer e está voltando para a América; outra família, costarriquenha, teve que deixar o trabalho porque a esposa estava com sérios problemas de saúde. Enfim, são várias pessoas e famílias sendo atacadas nesse sentido. Ore pela saúde dos missionários, para que Deus os cure segundo a Sua vontade e possam continuar com seus ministérios na Turquia. JMM219/12/2003

 

Marco Antonio Pinheiro Diógenes 22/07 Regina Sant Anna Diógenes 04/12 Endereço A/C JMM

Na última semana de abril aconteceu um terremoto na região leste do país matando 170 pessoas. Na cidade em que estão os missionários das igrejas da CBB, no domingo, dia 4 de maio, a terra tremeu também. Devido a este tremor o prédio em que moram está com muitas rachaduras; eles precisam de um novo local para morar. Interceda a Deus pelos parentes dos mortos e feridos; clame pelo ministério dos missionários e pelo problema de moradia.( JMM/CBB/197) 5/5/2003

MeM-25/12 - Falso convertido persegue cristãos na Turquia Há três semanas um canal de TV turco exibe uma série de programas falando, de forma distorcida, sobre o cristianismo e os missionários. Segundo eles, os missionários chegam à Turquia enviados pelo Vaticano e são pagos por potências mundiais para "converter" os turcos e transformar o país em cristão. Uma das principais pessoas a liderar essa campanha anticristã é um jovem que se dizia convertido e esteve participando, durante seis meses, numa igreja em Ankara. Ele conheceu e conviveu com alguns missionários para descobrir tudo a respeito deles e escreveu um livro com muitas mentiras, advertindo o povo turco contra os perigos de serem induzidos pelos cristãos. Depois que os programas foram ao ar a polícia tem visitado várias igrejas e já fechou uma em Is-tambul, prometendo não parar por aí. A Turquia está em pleno mês do Ramadam, por isso é preciso clamar a Deus para que essa batalha seja vencida. Interceda a Deus pelos nossos missionários que estão naquele país. Que o Senhor os livre do inimigo e prossigam com seus trabalhos evangelísticos para que muitas pessoas conheçam a Cristo. Governadores da Turquia perguntaram ao Ministro do Interior como tratar com os novos "lugares de adoração" (templos) dos evangélicos. A resposta veio de tal maneira que templos estão sendo fechados, autorizações de funcionamento estão sendo canceladas e pastores estão sendo levados para interrogatório. Fonte:Otoniel Chum

As audiências da corte criminal contra o cristão turco acusado de insultar o Islã foram adiadas, em 08/10, em Diyarbakir, onde a defesa enfrenta uma possível sentença de prisão de seis meses a um ano, caso o cristão seja considerado culpado. Os oficiais de polícia implicados no caso não compareceram para testemunhar contra Kemal Timur, 32. Timur está sendo julgado por ter supostamente insultado o profeta Maomé, enquanto distribuía exemplares do Novo Testamento, em 01/05/01, em frente a uma escola secundarista, em Diyarbakir, a maior cidade do sudoeste da Turquia. Convertido do Islamismo ao Cristianismo há quase cinco anos, Timur afirmou não ter ofendido o Islã. O juiz presidente adiou o caso por mais quatro meses, até 05 de fevereiro do ano 2002. "Este tem sido um tempo muito estressante para mim e para minha família", disse Timur à agência Compass, em 08/10. Casado, pai de três crianças ainda pequenas, Timur não tem encontrado emprego de tempo integral nos últimos dois anos. *Clame a Deus para que se faça justiça na vida de Kemal Timur. *Ore para que seu caso sirva para levar outras pessoas ao conhecimento da verdadeira luz, que é Jesus Cristo.

10/01/2003 _ Agradeçam a nova tradução finalmente lançada da Bíblia em turco contemporâneo. Agradecemos a Deus as doações e orações a favor desse projeto.Lembrem-se do nosso trabalho com a comunidade curda e orem pelas pessoas envolvidas na produção da tradução do Novo Testamento em curdo. Pretendemos começar a traduzir o Antigo Testamento em curdo após o término do Novo Testamento. Orem por isso e pelos projetos do Dicionário Bíblico e da Concordância Bíblica, especialmente pela obtenção de fundos. (SBB)


http://www.portasabertas.org.br _ 10/05/2003 Igreja protestante turca busca condição oficial

Retiradas as acusações formais contra pastor de Selcuk


Três anos depois que uma congregação turca protestante começou a realizar seus cultos na propriedade por ela comprada no sudoeste da Turquia, o promotor público estadual local retirou as acusações criminais pendentes contra suas atividades.

No ano passado, o governador local acusou o pastor da Igreja Protestante Éfeso de Selcuk de realizar trabalhos religiosos "sem permissão legal" e promover a educação religiosa sem autorização do Ministério da Educação.

Além disso, o pastor Kamil Musaogullari e sua igreja enfrentaram acusações legais por usarem o prédio para o culto e educação religiosa sem certificação oficial do conselho da cidade de Selcuk.

Adquirido em abril de 1999, o edifício de dois andares da Igreja Protestante Éfeso fica localizado atrás do museu arqueológico, numa esquina sossegada do setor turístico da cidade. Com uma freqüência média de quarenta pessoas, a pequena congregação enfrenta repetidas tentativas para interromper seus cultos e suas atividades. A oposição toma a forma de visitas policiais e queixas contra a igreja por informantes desconhecidos.

Em agosto último, o conselho local da cidade fez uma exigência para que a igreja retirasse da parede a tabuleta que identificava o prédio como Igreja Protestante Éfeso. Logo depois, pessoas desconhecidas enlambuzaram a placa com piche.

Depois, no dia 14 de outubro, o governador de Selcuk protocolou um conjunto de três acusações contra Musaogullari, culpando-o de realizar cultos e aulas de educação religiosa "ilegais" em local não autorizado de culto.

Antes do caso ir para a justiça, Musaogullari atendeu a intimação da polícia no dia 16 de dezembro para fazer sua declaração ao promotor público sobre as acusações pendentes.

Em sua declaração escrita registrada pelo gabinete do promotor, Musaogullari explicou que a fé cristã necessita que as igrejas ensinem textos bíblicos a seus membros. Em resposta, o promotor lhe disse que o ensino de textos religiosos não poderiam ser classificados como "treinamento religioso", o que significava que o pastor não era culpado dessa alegação.

Acusações sem base legal

Para surpresa de Musaogullari, o promotor público do estado prosseguiu dizendo que as acusações de culto ilegal e atividades de educação religiosa eram de fato infundadas de acordo com a lei turca. Como resultado, disse o promotor, o único problema não resolvido era a permissão do conselho da cidade para indicar o prédio da igreja como local autorizado de culto.

Musaogullari já havia apresentado um pedido formal por escrito ao conselho da cidade de Selcuk em meados de novembro, solicitando que a Igreja Protestante Éfeso fosse incluída como "templo autorizado" no plano de desenvolvimento da cidade. De acordo com a resposta do conselho, a aceitação do pedido da igreja dependia de obter primeiro a permissão de vários departamentos do governo, a começar com o Ministério da Cultura e Turismo.

Em fins de dezembro, o promotor público informou Musaogullari que havia cancelado o processo pendente contra ele em todos as três acusações. "Isso me diz que existem algumas pessoas que defendem as leis deste país", disse um exultante Musaogullari. "Eu creio que Deus vai abençoar o povo de Selcuk pela forma como o promotor tratou este caso".

Apesar da constituição e das leis da Turquia garantir liberdade de religião a todos os cidadãos, as autoridades locais resistem às tentativas de cerca de quarenta igrejas de cidadãos turcos que se converteram ao cristianismo de obterem o condição oficial do governo para seus locais de culto.

"Estamos agora procurando todos os meios para ter o templo da igreja reconhecido como oficial’, disse Musaogullari a Portas Abertas no início de março, enquanto rascunhava um pedido ao Ministério da Cultura e Turismo.

Localizada a 56 quilômetros ao sul de Esmirna, perto da costa do Mar Egeu, Selcuk fica a menos de dois quilômetros da antiga desenterrada cidade de Éfeso, um dos locais turísticos mais populares da Turquia.


Portas Abertas© 2003 - Todos os direitos reservados


Internacional 
 
04/10/2006 -  Seqüestro aéreo mostra o isolamento dos cristãos na Turquia
 
Por Nicolas ChevironISTAMBUL, Turquia, 4 out (AFP) - Os muçulmanos convertidos ao cristianismo constituem um grupo marginal na Turquia, o que parece explicar o comportamento do turco que na terça-feira desviou para a Itália um Boeing 737-400.
 
Hakan Ekinci, 28 anos, dissera no fim de agosto, num "blog" dirigido ao Papa Bento XVI, como um muçulmano convertido ao cristianismo em 1998, que estava decidido a não servir num "exército muçulmano", referindo-se às forças turcas.
 
A maioria dos "novos cristãos", cujo número é estimado em pouco mais de 1.000 numa população de 73 milhões (99% muçulmana), freqüenta uma das 20 igrejas evangélicas que existem no país.
 
"No conjunto de nossas igrejas, contamos com centenas de crentes, muitos turcos, mas também alguns estrangeiros. Nas cidades onde há uma só igreja cristã, nos freqüentam também armênios e católicos", explica Sait Cakir, da comunidade evangélica de Ancara.
 
As igrejas evangélicas, que não têm a existência reconhecida por lei, se encontram principalmente nas grandes cidades, como Istambul, Esmirna e Ancara.
 
"Nosso espírito aberto faz com que às vezes nos encontremos com indivíduos peculiares, em busca de mulheres e dinheiro", explica Ishan Ozbek, um pastor evangélico de Ancara.
 
Bulent, que trabalha na capital turca para uma organização internacional, explica, por sua vez, que seu cristianismo é o resultado de uma longa busca de suas origens.
 
"Meu pai sempre afirmou que descendíamos dos turcomanos da Ásia central. Um dia me interei de que procedia de uma família de judeus convertidos ao Islã", explica este jovem que prefere não revelar seu sobrenome.
 
Ferda, descendente de uma família muçulmana da Grécia deportada para Turquia em 1923, também esbarrou na dificuldade de reconhecer a identidade dominante, muçulmana e turca, e decidiu se converter ao catolicismo.
 
"Passei minha juventude num povoado de gregos muçulmanos e no culto da pátria perdida. Mais tarde, na escola, descobri até que ponto era estranho à cultura turca", relata Ferda.
 
As conversões ao catolicismo, assim como a outros cultos cristãos tradicionais na Turquia - armênio e ortodoxo -, se mantém, no entanto, como casos excepcionais.
 
No patriarcado armênio de Istambul ocorrem por volta de 20 conversões anuais, muitas delas de armênios que em sua juventude "viveram como muçulmanos" para escapar dos massacres de 1915-1917 e agora querem recuperar sua religião original antes de morrer.
 
(Via_D.Botelho)

Ana Santos CCI-Brasil Av. Monteiro Tourinho, 1335 - Tingui Curitiba - PR 82600-000 Telefone - 41-3029-4368 _ 26 de novembro de 2007 Queridos amigos da Turquia,
 
 
 
Estamos planejando uma viagem para a Turquia no próximo ano e gostaríamos de convidá-los a ir conosco. Levaremos um time de futebol para a Turquia e Líbano, em julho de 2008, por um período de 18 dias. Além da equipe para jogar futebol também levaremos pastores e líderes para conhecerem e orarem pelos paises.
 
No folder você poderá conhecer melhor quem somos.
 
 
 
Ana Santos
 
Responsável pela viagem missionária da CCI-Brasil
 
Av. Monteiro Tourinho, 1335 - Tingui
 
Curitiba - PR 82600-000
 
Telefone - 41-3029-4368

www.folhagospel.com Autoridades turcas querem fechar igreja legalizada 18/06/2008 A polícia de Ancara, capital da Turquia, acaba de informar que uma igreja reconhecida legalmente será fechada nos próximos três dias.
A Igreja Protestante Batikent, situada em Ancara, é uma das poucas igrejas protestantes que têm reconhecimento legal na Turquia depois de uma série de vitórias judiciais, de acordo com o grupo de direitos humanos baseado em Washington DC, International Christian Concern (ICC).
Entretanto, a ICC reportou no último dia 2 de junho, que dois oficiais da polícia levaram ao pastor a notícia de que o governo fecharia o prédio porque o local não teria licença para funcionar como um lugar de culto.
No ano passado, a igreja protestante Batikent ganhou um caso judicial contra o governo municipal de Yenimahalle que queria fechá-la alegando violações ao código de zoneamento.
Essa notícia agora demonstra que a igreja vai à outra batalha legal sobre um caso que já havia sido ganho.
Perseguição contínua aos cristãos
Segundo a ICC, Daniel Wickwire, que é pastor missionário em Ancara há 23 anos, disse: "É obvio que o que está acontecendo à nossa igreja é um ataque direto, premeditado, contínuo e orquestrado contra a igreja como um todo na Turquia, por parte da ala direita do governo islâmico (Partido AK) que está atualmente no controle do país."
Ele alegou que o governo municipal de Yenimahalle está trabalhando juntamente com o Ministério Nacional do Interior para tentar fechar a igreja.
Pastor audacioso
"O pastor Daniel Wickwire tem sido alvo de várias hostilidades "por ter a audácia de fazer com que a garantia de liberdade religiosa estabelecida na Constituição turca tenha valor", disse a ICC.
Daniel Wickwire tem sido forçado a permanecer na Turquia como turista pelos últimos 19 anos, o que o obriga a deixar o país a cada 90 dias. Isso porque o governo se recusa a lhe dar permissão de residência ou uma permissão de trabalho porque ele é missionário. (PORTAS ABERTAS) (Via_JOCALUTI)
= =

QUERIDO COMPANHEIRO DE ORACAO!!
QUE A PAZ DE NOSSO DEUS ESTEJE CONTIGO E COM SUA CASA!!
NECESSITAMOS DE SEUS JOELHOS POSICIONADOS EM ORACAO,POIS TEMOS VIVIDO DIAS DE PERSEGUICAO.

 

2  TIMOTEO 3. 10-11
"MAS VOCE TEM SEGUIDO DE PERTO  O MEU ENSINO, A MINHA CONDUTA, O MEU PROPOSITO, A MINHA FE, A MINHA PACIENCIA, O MEU AMOR, A MINHA PERSEVERANCA,AS PERSEGUICOES E OS SOFRIMENTOS QUE ENFRENTEI...MAS , DE TODAS ESSAS COISASO SENHOR ME LIVROU"!!
 
FALTAM DOIS DIAS PARA O INICIO DO JEJUM SAGRADO MUCULMANO "RAMAZAN" E JA TEMOS ENCONTRAMOS SERIAS DIFICULDADES.
QUEREMOS COMPARTILHAR UMA GRANDE TRISTEZA E AFRONTA DE SATANAS!!
ONTEM DEPOIS QUE  FIZEMOS A ESCOLA BIBLICA DE FERIAS (EBF), E NOSSAS CRIANCAS TURCAS ORARAM AGRADESCENDO A DEUS , DEMOS SEUS LANCHES E ESTAVAMOS GOZANDO UM TEMPO DE COLHEITA E DE MUITOS FRUTOS!!
FAMILIAS, PRINCIPALMENTE AS MAES DAS CRIANCAS ESTAVAM ACOMPANHADO AS CLASSES COM LICOES BIBLICAS PELA PRIMEIRA VEZ EM SUAS VIDAS, POIS TODOS SAO MUCULMANOS!!
INFELIZMENTE, E PARA NOSSA GRANDE TRISTEZA UM PAI TURCO ENFURECIDO NOS DENUNCIOU A POLICIA !!!
CREMOS QUE ELE QUERIA DINHEIRO,COMO NAO CEDEMOS ELE DISSE QUE ESTAVAMOS PREJUDICANDO AS CRIANCAS E COM MENTIRAS SE OPOS AO NOSSO  TRABALHO.
GUARDAMOS OS LIVROS, AS  BIBLIAS,TODO O MATERIAL RAPIDAMENTE.10 MINUTOS DEPOIS CHEGOU A POLICIA .ESTAVAMOS EM ESPIRITO DE ORACAO.FOMOS QUESTIONADOS E  INTERROGADOS.
DEPOIS DE APRESENTAR OS DOCUMENTOS E RESPONDER A TODAS AS PERGUNTAS FOMOS LIBERADOS.
FOMOS IMPEDIDOS DE SEGUIR COM O TRABALHO NAQUELE LOCAL QUE CHAMA-SE "BALTA" QUE SIGNIFICA" BURACO".LUGAR ONDE MORAM OS MAIS POBRES E MAIS FANATICOS MUCULMANOS.
NECESSITAMOS DE MUITA ORACAO.
NAO SABEMOS O QUE ACONTECERA.
IREMOS REGRESSAR AO LOCAL SEM MATERIAL ALGUM , SOMENTE PARA VERMOS AS FAMILIAS E AS CRIANCAS E EXPLICA-LAS QUE ESTAMOS BEM E QUE DEUS PROVERA UM OUTRO LUGAR PARA SEGUIRMOS JUNTOS.TODOS ELES FICARAM MUITO ASSUSTADOS.
ALGUMAS MULHERES TURCAS TENTARAM NOS DEFENDER.
HOUVE MUITA LAGRIMA, E SEGUIMOS CHORANDO E ORANDO ,ESPERANDO NO SENHOR UM  MILAGRE!!
OREM ;
1-PARA QUE NAO HAJA PROBLEMA COM A RENOVACAO DE NOSSO VISTO QUE SERA PROXIMO MES.
 2-PELAS CRIANCAS E FAMILIAS QUE JA ACEITARAM A JESUS.
3-POR NOSSOS CORACOES ABATIDOS
4-POR NOSSA PROTECAO FISICA, POIS AQUI EXISTE UMA MAFIA TURCA,QUE LUTA PARA ,OPRIMINDO OS MAIS POBRES,TENTAM MANTER A FE NO ISLAMISMO.
5-PELO MES DE AGOSTO POIS DIA 19  INICIA-SE POR 30 DIAS CONSECUTIVOS O JEJUM MUCULMANO, E EVANGELIZAR EM UMA COMUNIDADE ISLAMICA FICA PRATICAMENTE IMPOSSIVEL. SAO OS PIORES DIAS DO ANO PARA NOS OS MISSIONARIOS.
 
6-NECESSITAMOS DE OUTRO LUGAR PARA SEGUIRMOS COM O TRABALHO.
 
 
SEMPRE ESPERANDO CONTRA A ESPERANCA,
COM GRATIDAO
EM CRISTO,
SEUS MISSIONARIOS PASTOR JOSE WELLINGTON E MISSIONARIA PAULA.  ( Jocaluti)



8 de outubro de 2009_ Muculmanos...Urgente

 

ocultar detalhes 16:03 (6 minutos atrás)

 


Queridos irmaos,
Aqui a cópia de um E-Mail que recebi de uma Missionária no Brasil...

 


Pr. Eli Fernandes de Oliveira
 Estive, dias atrás, na Turquia, acompanhado  do Pr Walmir Vargas, Ministro de Educação Cristã da LIBER. Em Istambul, unimo-nos a uma caravana de 45 membros da Igreja Palavra Viva, liderada por seu pastor e meu querido amigo, Lamartine Posella,  conhecido líder evangélico no Brasil. Visitamos as cidades das sete igrejas do Apocalipse, depois do que voltamos para o Brasil em vôo da Turkiesh Airlines, Istambul/São Paulo, com escala em Dakar, capital do Senegal. Assentou-me ao meu lado um jovem universitário senegalês, muçulmano, El Hadí, com 26 anos, muito educado. Orei ao Senhor e, percebendo que ele falava também inglês, abordei-o acerca de Jesus.  El Hadí ouviu-me atentamente, também formulou algumas perguntas interessantes, e até aceitou orar comigo, erguendo suas mãos como eu, repetindo as palavras à medida em que eu orava. Pedi que Jesus Cristo entrasse no seu coração e o ajudasse em sua compreensão espiritual.
Qual não foi minha surpresa quando um homem barbudo, de sorriso estranho, maldoso, com veste e turbante brancos, veio à nossa poltrona,  dizendo que  ouvira nossa conversa.  Dirigindo-se ao jovem senegalês, perguntou-lhe: “Por que você, muçulmano, está ouvindo as palavras desse cristão que o quer converter? Você é quem deveria lhe falar de Maomé”. Aquele lugar foi tomado de uma forte opressão. A cada palavra que eu ministrava sobre Jesus, o único  Senhor e Salvador, aquele homem desprezava-O, ressaltando o nome de Maomé, sempre em tom arrogante e agressivo. Quando lhe perguntei se desceria  no Senegal, disse-me que estava indo para São Paulo. Mostrou-me umas anotações, nas quais estava escrito: Santo Amaro, de 9 a 11. Ainda falou-me o que aconteceria no bairro de Santo Amaro: um encontro de líderes muçulmanos de todo o mundo, para planejar a conversão da América do Sul   para o islamismo. “O Brasil será de Maomé em breve, a Europa também logo será muçulmana”.  “O cristianismo está para se acabar e o mundo será islâmico”. E repetiu: “Maomé é o Profeta de Deus! Noé, Abraão, Moisés e Jesus foram profetas, mas Maomé é o maior, o último e o mais importante”.
Enquanto o enfrentava, os evangélicos no avião davam-me cobertura espirirtual, percebendo a luta e orando com fervor. Deus concedeu-me, por seu poder, a firmeza e  a autoridade espiritual para encarar aquele agente de satanás. Após reafirmar-lhe que, um dia,  diante de Jesus. “ todo joelho se dobrará e toda lingua confessará que Jesus é o Senhor, para a Glória de Deus Pai” e de assegurar que Jesus “é o único caminho, verdade e vida,  e que ninguém vai ao Pai, senão por Ele”, encerrei aquela tensa conversa, ordenando-lhe que  se afastasse. Aquele homem bateu em retirada diante da autoridade com que Deus me investira para o enfrentamento firme,  e por minha inabalável convicção acerca de Jesus,
Assentado com meu amigo e colega Lamartine, e em espírito de oração, resolvemos que, ao chegar a São Paulo, quando fôssemos retirar nossas bagagens,  abordaríamos aquele líder muçulmano, declarando-lhe que o Brasil é de Jesus Cristo! E que Deus fecharia as portas para a ação evangelizadora muçulmana em nosso país.
Ontem, dia 06, tive a oportunidade de pregar na PIB de São Paulo, pela manhã, na reunião dos pastores das igrejas batistas do centro, na qual também estavam presentes 4 obreiros da Missão junto aos árabes. Ali tomei conhecimento da magnitude do Congresso Islâmico e da presença maciça de líderes de vários países do mundo, nos dias  9 a 12 de outubro.  O quadro ficou completo: Entendi que Deus nos permitiu o enfrentamento do lider muçulmano, fanático, naquele vôo, a fim de que nós cristãos obtivéssemos dele mesmo as informações privilegiadas da mega operação que vai acontecer em Santo Amaro, um verdadeiro circo armado para discutir estratégias e liberar muito petrodólar, de forma a, segundo ele, converter o Brasil e o mundo à fé islâmica. Não fosse assim, dificilmente saberíamos de tudo, com tanta antecipação.
Mas,  agora, o que fazer? O que Deus quer de nós? Sei que podemos subestimar o poder do inimigo  usando chavões inconsequentes, corriqueiros! Volto às circunstâncias em que se deu aquele episódio: A ira do kuaitiano ao me ouvir evangelizando um muçulmano senegalês durante o vôo de regresso ao Brasil.  A Bíblia  dá-nos conta de que  os crentes daquelas  sete igrejas se descuidaram, um dia, do padrão do Senhor,  não deram ouvido às advertências a elas dirigidas pelo Cristo ressurreto, e foram derrotados, banidas totalmente! E hoje, 99% dos moradores daquele país, a Turquia, são muçulmanos! Deu para entender?  Lá fomos derrotados mesmo!
À vista destes acontecimentos, quero conclamá-los a que nos unamos, neste momento, em fervorosas orações. Apelo-lhes a que reconheçam as razões pelas quais o cristianismo foi derrotado nas 7 igrejas.  Arrependamo-nos e voltemos a uma vida de santidade e de compromisso única e absolutamente com Jesus, com as Escrituras e com Sua Igreja, para que a derrota não se repita mais!  O recado do Apocalipse continua sendo o mesmo para nós, hoje: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”!
Fomos derrotados quando perdemos o primeiro amor (Ap 2.4); quando não fomos fieis até a morte (Ap 2.10); quando permitimos heresias em nosso meio (Ap 2.14,15); quando deixamos de ser como Jesus (Ap.2.20); quando matamos nossa vida espiritual (Ap. 3.1); quando não retivemos as bênçãos recebidas (Ap. 3.11); quando nos permitimos permanecer sob o jugo de dois senhores (Ap.3.15,16).
O muçulmano El Hadí desceu em Dakar, deixando-me seus telefones, e-mail, facebook e orkut, pedindo que eu não me esquecesse dele, e convidou-me a ir ao Senegal, hospedando-me em sua casa.
O fanático e agressivo Kuaitiano está agora aqui em São Paulo, ultimando os preparativos para a sua ofensiva islâmica, com outras centenas de lideres do mundo, para converter o Brasil e a América do Sul a Maomé.
 
Lá, na Turquia, terra do apóstolo Paulo e onde foi pastor, em Éfeso por cerca de dois anos e meio, onde João também exerceu profícuo pastorado – é repetido constantemente pelos guias turísticos que quando João chegou em Filadélfia a cidade inteira se converteu – , onde também Policarpo foi pastor na Igreja de Esmirna. Sim, lá na Turquia  eles mataram nossos profetas, nossos homens de Deus e nos expulsaram violentamente daquele País. Após a conquista de Constantinopla, o País inteiro se “converteu” à força ao Islamismo, e os cristãos se retiraram cabisbaixos, derrotados. Será que vamos permitir que esse desastre novamente venha se repetir, e agora em nossa amada terra e continente? Muçulmanos? Em nome de Jesus outra vez NÃO!  Para que sejamos vitoriosos contra esta investida de Satanás devemos pagar o preço, conforme está dito em II Crônicas 7.14:
“SE MEU POVO QUE SE CHAMA PELO MEU NOME ORAR, BUSCAR A MINHA FACE E SE CONVERTER DE SEUS MAUS CAMINHOS, ENTÃO EU OUVIREI DOS CÉUS, PERDOAREI OS SEUS PECADOS E SARAREI A SUA TERRA!”
Coloquemo-nos, pois, de joelhos, jejuemos, oremos a nosso Deus e Ele nos ouvirá, certamente, e o Brasil será de Jesus, até sua volta! Esse é tempo de oração, de batalha espiritual! Estejamos em oração de 9 a 12 de Outubro. Ore e divulgue essa matéria a todos os seus amigos e àqueles que fazem parte de seus grupos de e-mails. Resistamos em oração! para a glória de Deus.

( PEDIDO DE EXCLUSÃO ATENDIDO EM _ 10/10/2009 )


www.meconcern.org _ 23 de outubro de 2010   _ CÓDIGO DE CIRCULAÇÃO 3. ABERTA. A informação pode ser distribuída para listas gerais, para organizações internacionais, e citada livremente em relatos, colocando "Middle East Concern" como a fonte da informação.
 

Caros Sir/Madam
 
Saudações em nome de Jesus, nosso grande Sumo Sacerdote
 
O nosso pedido de oração agora é para Hakan e Turan, dois cristãos turcos que enfrentam um processo judicial desde 10 de junho. Hakan e Turan foram indiciados em outubro de 2006 por "insulto à identidade turca" e difamação do Islã, após participação em um curso bíblico por correspondência.
 
A última audiência foi realizada em 14 de outubro. Temos a alegria de informar que nossos irmãos foram absolvidos no processo de insulto ao Estado e seu povo, mas condenados por coletar dados de forma ilegal. A condenação ignora o fato de que os cidadãos interessados no cristianismo tenham fornecido voluntariamente suas informações para o Centro de Pesquisa da Bíblia, que fornece os cursos por correspondência. A sentença deles inicialmente foi uma pena de prisão de curto tempo, mas o tribunal decidiu que os homens devem pagar uma multa de 4.500 liras turcas (aproximadamente 3.170 dólares americanos).
 
A decisão por escrito deve ser apresentada a Hakan e Turan no prazo de um mês. Eles e seus advogados, então, podem considerar a possibilidade de recorrer da condenação e da multa. Um processo de apelação pode levar um ano.
 
Os cristãos turcos estão gratos por nossas orações e pedem a nossa intercessão contínua para que:
a. Hakan,Turan e suas famílias conheçam diariamente a força e paz de Jesus
b. Eles e os seus advogados recebam a orientação
do Espírito sobre a possibilidade do recurso
c. A Igreja em toda a Turquia seja encorajada, não intimidada, por este caso
d. Todos os funcionários envolvidos sejam atraídos para o amor de Jesus
 
Fonte aberta utilizada: Compass Direct
= = =

Os cristãos turcos pedem nossas orações, em resposta ao desenvolvimento do julgamento em curso dos cinco homens acusados pelo assassinato de três cristãos, Necati Aydin, Ugur Yuksel e Tilmann Geske, na editora cristã Zirve em Malatya, leste da Turquia, em abril de 2007. Os cinco homens, com idades entre 19 e 20 anos na época, foram presos no local e estão detidos desde então. O julgamento foi iniciado em novembro de 2007 e tornou-se complicado, pois querem identificar os responsáveis ou os mandantes pelas mortes.
 
No primeiro momento o presidente do grupo de três juízes enviou o processo a um tribunal superior, terminando assim a sua participação neste julgamento. Há grande preocupação que o juiz substituto leve algum tempo para se familiarizar com a complexidade do caso, o que pode causar atrasos. A próxima audiência está marcada para 29 de abril.
 
O segundo caso judicial é de vinte pessoas que foram presas na última quinta-feira (17) por suspeita de estarem envolvidas, neste caso ou em outros, das conspirações  Ergenekon e Plano Cage. Lembre-se que Ergenekon, dos quais o "Plano Cage" é uma parte, é uma conspiração por figuras de alto escalão destinada a desestabilizar o país e criar o contexto para um golpe militar. A conspiração inclui os assassinatos de membros de minorias religiosas. Um advogado que representa as famílias das vítimas se animou com as recentes detenções.
 
Orações foram também pedidas para um segundo caso legal de longa duração. A última vez que pedimos oração sobre o caso do Mosteiro de São Gabriel no leste da Turquia foi em outubro de 2009. Em janeiro de 2011, a Corte Suprema pronunciou-se contra o mosteiro, transferindo assim a propriedade de longa data de um terreno cercado pertencente ao Mosteiro para o Tesouro da Turquia. A decisão foi tomada após vários adiamentos. O mosteiro foi fundado no século IV. Uma opção para o mosteiro é um recurso para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Este é um dos cinco processos judiciais  em andamento envolvendo o Mosteiro.
 
No terceiro caso jurídico de longa duração, Hakan e Turan continuam esperando enquanto seu recurso contra suas condenações e multas por suposta coleta de dados de forma ilegal, uma acusação relacionada com o trabalho deles em um centro de pesquisa da Bíblia que fornece cursos por correspondência. Lembre-se que em outubro de 2010 eles foram absolvidos das acusações mais graves feitas em 2006, a de insultar o Estado e seu povo, e a de fazer comentários provocativos sobre o Islã.
 

Os cristãos turcos pedem nossas orações contínuas para que:
a. Familiares e amigos das vítimas de Malatya recebam e permaneçam com a paz de Jesus enquanto os processos dos julgamentos continuam transcorrendo
b. O novo juiz entenda rapidamente todos os aspectos do processo, e que um dos dois juízes que já constituia o grupo de juízes seja nomeado para presidir
c. A justiça será feita para os autores dos crimes e todos os que estão por trás das mortes sejam identificados
d. Haja atenção internacional renovada para o julgamento Malatya
e. Todos os que ajudaram ou cometeram os assassinatos tenham profunda convicção do mal que fizeram e entendam a profundidade do perdão de Jesus
f. O verdadeiro proprietário das áreas de terra ao redor do Mosteiro São Gabriel seja acuradamente identificado
g. Hakan e Turan sejam absolvidos
h. A Igreja em toda a Turquia seja encorajada, e não se deixe intimidar por estes casos
i. Os juízes, funcionários, advogados e jornalistas envolvidos ouçam o Evangelho de Jesus, sejam convencidos do pecado pelo Espírito Santo e sejam atraídos para o amor, o perdão e aceitação do Pai
j. Todos os cristãos envolvidos saibam que o Espírito capacita, equipa e ajuda enquanto eles perseveram em seus esforços para promover a justiça
 
 
 
Fontes abertas utilizadas: AINA, Compass Direct

25/04/2011 Queridos amigos e irmãos em Cristo,
Venho aqui lhes convidar para juntar-se a mim no propósito de fortalecer a Igreja de Jesus Cristo espalhada pelo mundo para que o Evangelho seja levado a toda criatura, a tempo e fora de tempo, para que a tarefa da Grande comissão dada por Jesus seja acabada, pois como está escrito: ”Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão Aquele em quem não creram? E como crerão nAquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Formosos são os pés dos que anunciam as Boas Novas”. (Rm. 10:14,15) “Eis-me aqui envia-me a mim”, foi à resposta que eu dei a estas perguntas há 10 anos quando Deus em sua Palavra – Is 50:4 – me chamou para o Ministério Missionário: “O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra aquele que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo”.
 
Que tal você vir junto comigo em mais essa jornada? Busque ao Senhor, pergunte a Ele qual é sua parte neste ministério e junte-se a mim, afinal... “missões são feitas com os joelhos de quem ora, com as mãos de quem contribui e com os pés de quem vai”.
 
O apóstolo Paulo disse que ninguém pode ir a guerra às suas custas (I Co 9:7). Então preciso de você para contribuir com meu ministério através de suas orações e seus recursos financeiros.
 
Esse ano minha pretensão era voltar a Moçambique, não só a Maputo, como também pretendia ir ao Norte do país para visitar Nampula onde tem uma Casa das Meninas dos Olhos de Deus que é um Ministério que amo e admiro e que minha igreja tem o privilégio de participar financeiramente.
 
Mas o Senhor mudou meus planos e me chamou para ir a Turquia dar suporte a um casal de missionários que trabalha com duas igrejas turcas (Igreja Perseguida). E como Ele já havia me falado que Ele iria me levar além da África, mais uma vez eu disse a Ele: - eis-me aqui Senhor para ir onde o Senhor quiser me levar.
E para isso o Senhor me deu algumas estratégias para levantar recursos: vender camisetas (já estão à venda por R$ 20,00); organizar almoços e jantares missionários – dia 15/05 terá um almoço missionário em minha Igreja pelo valor de R$ 15,00 e no dia 02 de julho haverá um jantar com direito a uma peça teatral que terá o valor de R$ 30,00. E se você não se interessar por comprar camiseta e nem participar do almoço e nem do jantar você também pode contribuir depositando diretamente em minha conta:
Banco SANTANDER – Ag: 3184; C/poup 60090013-1
Há também uma outra possibilidade de você contribuir com meu Ministério e com minha viagem missionária: me convidar para pregar em sua Igreja sobre Missões, sobre temas ligados a alma ou qualquer outro que o Espírito Santo lhe dirigir e nessa ocasião levantar uma oferta missionária em prol de minha viagem.
 
Ainda há uma quinta maneira de se envolver e cooperar: divulgar essa carta entre os seus amigos e irmãos em Cristo, os encorajando a se envolverem também.
 
Abra o seu coração e permita que o Espírito Santo fale com você e lhe diga de que maneira Ele quer que você participe desse Ministério.
 
Um grande abraço com a paz do Senhor das Nações,
 
Miss. Sandra Bivar Neves

= = =


Meus queridos irmãos mantenedores e intercessores,
Acabo de voltar da minha viagem missionária à Turquia. Estive lá por 35 dias. Essa viagem se dividiu em duas partes: a primeira parte durou 10 dias e tinha um caráter intercessório. Com um casal de pastores de minha Igreja – Pr Heitor e Pra Cristiane – oramos para que o Rei da Glória entrasse pelos portais eternos e pudesse assim reinar na Europa e na Ásia. Passamos 2 dias em Istambul que é a cidade europeia da Turquia e faz divisa, através do Canal de Bósforo, com a Europa e a Ásia. Então clamamos para que Jesus pudesse entrar nesses dois Continentes tão carentes da presença de Deus e pudesse entrar nos corações. A Europa completamente secularizada, idólatra e ateia, com o cristianismo morto. E a Ásia com os 3 pilares de satanás – Islamismo, Hinduísmo e Budismo – sem falar dos países comunistas como a Coréia do Norte e o Vietnan. Orávamos nos lugares estratégicos e orávamos de madrugada.
Depois fomos para Izmir e ajudados por um Pastor Missionário brasileiro que está há 13 anos na Turquia fomos aos lugares onde foram as 7 Igrejas do Apocalipse clamar pela Igreja de Jesus. Em cada lugar que pisávamos derramávamos óleo, líamos a passagem de Apocalipse referente àquela Igreja e ainda líamos partes do Estudo da Missionária Edméia Williams relacionadas às 7 Igrejas. Depois orávamos, clamávamos, chorávamos pela Igreja de Jesus espalhada pela Terra.
Depois de irmos à Éfeso Deus ainda nos presenteou. Fomos a um acampamento que fica pertinho de Éfeso – hoje, cidade de Selçuk – assistirmos a um batismo nas águas. Pudemos ver curdos e turcos, todos ex-muçulmanos descerem às águas numa demonstração maravilhosa do poder de Deus. Choramos de alegria na presença do Senhor de ver aquela cena do batismo.
E no último dia em Izmir fomos à Igreja participar do culto da Igreja Turca ali naquela cidade.
E no dia 5 de setembro os dois pastores voltaram para o Brasil e eu fui para uma cidade chamada Antálya que fica no sul da Turquia bem no Mar Mediterrâneo. Nessa cidade fui hospedada na casa de uma missionária brasileira casada com um obreiro inglês. Ali pude dar suporte espiritual e emocional a ela e à sua família. Fizemos várias visitas e reuniões em sua casa além de poder me envolver junto com ela com a Igreja Turca e com a Igreja Internacional.
Voltei com o sentimento de dever cumprido, pois tudo o que Deus colocou em minhas mãos para fazer eu fiz glorificando o Nome de Jesus consumando a obra que Ele me mandou fazer.
Quero, portanto, agradecer de todo o meu coração a todos os que se envolveram orando ou comprando camisetas, ou comparecendo ao jantar e ao almoço que minha Igreja promoveu ou ofertando sacrificialmente sem nada pedir em troca. Que todo o seu envolvimento possa redundar em muitas bênçãos para sua vida seja na área financeira ou para suprir qualquer outra necessidade. Que o Senhor Jesus esteja derramando muitas bênçãos sobre você.
Agora vou me preparar para as duas próximas viagens missionárias. Primeiro desejo terminar o Projeto de Intercessão pela África iniciado em 2009 quando fomos a África do Sul. Em 2010 fomos ao Norte da África – Tunísia, Argélia e Marrocos. E no começo do próximo ano quero terminar o Projeto indo ao oeste – Senegal – e ao leste – Djibuti, já que na Somália é impossível ir pelo constante estado de guerra que há lá. E no segundo semestre desejo voltar a Moçambique, pois é grande o clamor do meu coração para voltar a essa nação e pregar para aquele povo sedento. E desta vez não quero ir somente a capital. Se o Senhor me abençoar quero ir ao Norte de Moçambique, numa cidade chamada Nampula, para dar suporte a um Ministério chamado ‘Menina dos Olhos de Deus’, onde tem uma menina que minha Igreja adotou.
Esses são os Projetos para 2012 que o Espírito Santo colocou em meu coração.
E novamente venho pedir a sua intercessão e o seu envolvimento financeiro sabendo que “aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus. Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus”. II Coríntios 9:10-12
Continuo a vender camisetas, além de já estar programando almoços e jantares em prol dessas viagens. Quando estiverem marcados eu os avisarei.
Continuo também disponível para pregar em igrejas sobre Missões para contar minhas experiências e sobre qualquer outro assunto bíblico que seja do interesse da Igreja, especialmente temas ligados a alma.
Conta poupança: Santander – ag: 3184; c/p 60090013-1
“Missões se fazem com os joelhos de quem ora, com as mãos de quem contribui e com os pés de quem vai”.
Envio em anexo algumas fotos da viagem à Turquia.
Um grande abraço com a paz do Senhor das Nações,
Sandra


10/09/2011
Saudações em nome de Jesus, Cabeça da Igreja
 
Queremos relatar um desenvolvimento positivo a respeito da propriedade da igreja na Turquia.
 
No dia 27 de agosto o governo publicou um decreto relativo à propriedade confiscada de grupos religiosos não-muçulmanos  reconhecidos oficialmente (especificamente, comunidades de judeus, armênios e gregos ortodoxos).
 
O decreto tem quatro dispositivos principais. Primeiro, a restituição dos bens registrados em 1936 e posteriormente  confiscados. Segundo, o retorno da gestão dos cemitérios. Terceiro, a restituição de propriedades como mosteiros e escolas,  que nunca foram reconhecidas pelas autoridades como locais religiosos. Quarta, compensação financeira nos casos em que a propriedade tenha sido vendida, demolida ou indisponibilizada por parte do estado turco. Há um período de um ano para que  serem submetidas as reinvidicações.
 
Este é um desenvolvimento positivo e foi saudado pelos cristãos turcos. No entanto, existem limitações significativas.
 
Por exemplo, este decreto se aplica somente às propriedades confiscadas depois de 1936, quando foram chamados para listar seus  bens. Uma proporção significativa dos bens pertencentes a grupos cristãos armênios foram perdidos antes dessa data e por isso  não foram abrangidos pelo decreto.
 
Além disso, um número de propriedades confiscadas foram doadas pelo Estado turco. O texto do decreto exclui pagamento de  indenizações em casos em que o Estado não se beneficiou financeiramente.
 
Asia News cita o grego ortodoxo Patriarca Bartolomeu I ao expressar sua alegria com a notícia e comentando sua esperança de  que a Escola Teológica de Halki (fechada forçosamente em 1971) seja devolvida e reaberta. Não é permitido o funcionamento de  seminários no interior do país, o que tem causado uma série de desafios.
 

Cristãos turcos se alegram com o desenvolvimento e pedem as nossas orações para que:
a. O decreto seja implementado com rapidez e eficiência
b. Haja acordo sobre uma compensação justa para as propriedades que foram vendidas pelas autoridades
c. O seminário ortodoxo de Halki seja reaberto
d. Haja cada vez mais abertura quanto à liberdade religiosa na Turquia.
 


Fonte aberta utilizada: Asia News
---------------------------------

Na próxima quarta-feira, dia 18 de abril 2012 , será o quinto aniversário do assassinato dos três cristãos (Necati Aydin, Ugur Yuksel e Tilmann Geske) na Editora Cristã Zirve em Malatya, no leste da Turquia, ocorrido em abril de 2007.
Os cultos em memória deles estão previstos para os três locais onde foram sepultados, e também em uma igreja em Istambul. Lembre-se que Nacati e Tilmann eram casados, e tinham dois e três filhos, respectivamente, e que Ugur estava noivo. Sua noiva se casou recentemente com outro cristão. Cinco homens, com idades entre 19 e 20 anos na época, foram presos no local e acusados pelos assassinatos.
O julgamento deles começou em novembro de 2007 e tornou-se complicado pelos esforços para identificar os responsáveis, os mandantes dos assassinatos. Foi realizada uma audiência no dia 17 de fevereiro, a 37a desde que o julgamento começou.
O grupo de juízes anunciou que a acusação estava sendo preparada contra os suspeitos de instigar os assassinatos e estaria pronta a tempo para a próxima audiência marcada para 09 a 13 abril para dar tempo para a defesa preparar depoimentos e interrogatórios.
No entanto, no dia 9 de abril, o tribunal ouviu que a acusação ainda não estava pronta, e a audiência foi adiada para 18 de junho.
A acusação deverá nomear ex-comandantes locais e outros funcionários que já estão sob custódia.
Segundo a lei turca, os acusados deverão ser libertados, caso não sejam formalmente sentenciados e condenados no prazo de cinco anos, o que causou preocupação de que o julgamento após dia 18 de abril levaria à libertação dos autores dos crimes.
No entanto, esta lei não se aplica em casos de terrorismo, e este caso foi oficialmente designado como um caso de terrorismo. Portanto, os autores não serão libertados.

Os cristãos turcos solicitam nossas orações contínuas para que:
a. Os familiares e amigos das vítimas de Malatya continuem experimentando a paz de Jesus enquanto o processo de julgamento continua em andamento
b. A justiça seja feita, tanto para os autores, quanto para todos aqueles por trás dos executores para que sejam identificados e condenados
c. Todos os envolvidos, mandantes e assassinos, tenham uma profunda convicção do grande erro que cometeram, e compreendam as profundezas do perdão de Jesus
d. Todos os cristãos envolvidos reconheçam a permissão, capacitação e ajuda do Espírito enquanto perseveram nos seus esforços para promover a justiça
e. Todos os juízes, funcionários públicos, advogados e jornalistas envolvidos tenham oportunidade de ouvir sobre o Evangelho de Jesus, e sejam atraídos para o Pai de amor, perdão e aceitação.
Fonte aberta utilizada: Compass Direct

= =

10/09/2013 - Saudações no nome de Jesus, o Bom Pastor

 
Temos pedido oração há anos, a respeito do processo judicial em curso
inciado após o assassinato de três cristãos na Turquia, no dia 18 de abril
de 2007. Os  cristãos turcos pedem nossa intercessão para a última
audiência do processo.
 
Lembre-se que Necati Aydin, Ugur Yuksel e Tilmann Geske foram assassinados
na Editora Cristã Zirve em Malatya, no leste da Turquia. Necati e Tilmann
eram casados, e tinham dois e três filhos, respectivamente, e Ugur estava
noivo (sua noiva se casou recentemente com outro cristão).
 
Cinco homens, com idades entre 19 e 20 anos na época, foram presos no
local e acusados dos assassinatos. O julgamento deles foi iniciado em
novembro de 2007 e tem se tornado cada vez mais complicada, por causa dos
esforços para identificar os mandantes atrás dos autores.
 
Lembre-se que durante a investigação ficou evidente que este crime não foi
cometido de forma isolada, e havia sido parte de uma série de crimes
cometidos contra minorias religiosas e étnicas na Turquia. Ex-militares e
militares atuais e funcionários estaduais estão sendo julgados por
acusações relacionadas a conspiração para desestabilizar o país e criar um
pretexto para um golpe militar.
 
Os cristãos turcos que acompanham o julgamento estão esperanços que, nessa
audiência, o tribunal terá tempo suficiente para as apresentações finais
por parte da defesa culminando com a finalização do dossiê que contém
todas as provas. Espera-se, a partir disso, que o caso possa ser concluído
dentro dos próximos seis meses.
 

Os cristãos turcos pedem nossas orações para que:
a. Haja tempo suficiente para que todas declarações finais sejam feitas
b. A verdade sobre os assassinatos seja revelada, e todos culpados
envolvidos  sejam condenados
c. Os familiares e amigos das vítimas de Malatya continuem conhecendo a
paz de Jesus no decorrer do processo de julgamento
d. Todos os que ajudaram e cometeram os assassinatos tenham profunda
convicção do que fizeram, e compreendam as profundezas do perdão de Jesus
e. Todos os cristãos envolvidos sejam capacitados, auxiliados e equipados
pelo Espírito para que possam perseverar em seus esforços para promover a
justiça
f. Todos os juízes, outras autoridades, advogados e jornalistas envolvidos
possam ouvir o Evangelho de Jesus, e serem atraídos para o Pai de amor,
perdão e aceitação.

= =

05/10/2013 - Nos últimos anos temos solicitado oração pela situação do Mosteiro de São Gabriel, no leste da Turquia. Lembre-se que os tribunais turcos decidiram contra o mosteiro, concedendo a propriedade de algumas das terras dentro e adjacentes do mosteiro para o Estado, uma decisão confirmada pelo tribunal de recurso. Um tribunal descreveu o mosteiro como um "ocupante". O caso foi remetido para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

 
No dia 30 de setembro, em um anúncio relativo às reformas políticas, o primeiro-ministro Erdogan afirmou que o terreno seria devolvido ao mosteiro. No entanto, não está claro se o mosteiro terá o título de propriedade da terra ou simplesmente o acesso e uso do mesmo. Mesmo assim, o anúncio foi muito bem recebido pelos líderes cristãos.
 
Por outro lado, não tomaram medidas positivas para a reabertura do Seminário Halki da Igreja Ortodoxa, fechado por um diretório geral de educação em 1971. O fechamento tornou impossível a formação de padres ortodoxos dentro da Turquia.
 
Outras tradições da igreja foram igualmente afetadas pela recusa do Estado para alterar a legislação, ou passar por um novo diretório para facilitar instituições autônomas para a formação religiosa. O primeiro-ministro observou que novas reformas políticas serão anunciadas oportunamente.
 
Nosso pedido mais recente por oração sobre o julgamento do assassinato Malatya foi no início de setembro. Lembre-se que Necati Aydin, Ugur Yuksel e Tilmann Geske foram assassinados em 18 de abril de 2007 na editora cristã Zirve em Malatya, no leste da Turquia. Cinco homens, com idades entre 19 e 20 anos na época, foram presos no local e foram acusados dos assassinatos. O julgamento tornou-se cada vez mais complicado, como resultado de esforços para identificar os mandantes dos assassinatos.
 
Os cristãos turcos estão contentes, pois na audiência mais recente, realizada no mês passado, todas as partes tiveram a oportunidade de
resumir o testemunho e as provas que haviam apresentado anteriormente. E evidência sobre os mandantes atrás dos autores dos assassinatos foi apresentada pela primeira vez. Esta evidência veio de julgamentos de militares reformados e em ativa e de funcionários públicos que estão sendo julgados por acusações relacionadas à conspiração para desestabilizar o país, a fim de criar um pretexto para um golpe militar. A próxima audiência está marcada para 30 de outubro.
 
Os cristãos turcos se regozijam com algum progresso positivo e nos agradecem por nossas orações. Eles pedem que nossa intercessão continue, pedindo que:
a. Todas as disputas sobre as terras de propriedade do Mosteiro de São Gabriel sejam resolvidas de forma conclusiva, e sua definição amplamente aceita
b. Seja concedida permissão para a reabertura do Seminário Halki, e que os seminários de outras denominações também sejam permitidos
c. Os familiares e amigos das vítimas em Malatya continuem recebendo a paz de Jesus enquanto continua o processo de julgamento
d. A justiça seja feita para os autores dos assassinatos, e que todos aqueles por trás deles sejam identificados
e. Todos aqueles que ajudaram ou cometeram os assassinatos tenham uma profunda convicção do que fizeram, e compreendam as profundezas do perdão de Jesus
f. Todos os cristãos envolvidos recebam orientação do Espírito, equipando e ajudando-os a perseverar em seus esforços para promover a justiça
g. Todos os juízes, outras autoridades, advogados e jornalistas envolvidos possam ouvir o Evangelho de Jesus, e sejam atraídos para o Pai de amor, de perdão e da aceitação.



- -

Nos últimos anos solicitamos orações pela situação do Mosteiro São Gabriel
no leste da Turquia. Lembre-se que os tribunais turcos decidiram contra o
mosteiro, concedendo áreas dentro e adjacentes da propriedade do mosteiro
ao Estado, decisão que foi confirmada pelo tribunal depois do recurso
apresentado. No dia 30 de setembro de 2013, em um anúncio relativo a
reformas políticas, o primeiro-ministro Erdogan afirmou que a terra seria
devolvida ao mosteiro. No entanto, não ficou claro se o mosteiro receberia
o título de toda área da propriedade ou simplesmente o acesso e o uso da
mesma.
 
Temos o prazer de informar que em 25 de fevereiro de 2014, o mosteiro
recebeu o título de propriedade de cerca de 40% do território contestado.
Isso resolve alguns dos desafios que se iniciaram em 2008, quando uma
série de departamentos governamentais e moradores locais contestaram a
posse de partes da propriedade do mosteiro. O mosteiro continua com o
processo legal para recuperar os restantes 60% da terra em disputa, apesar
da declaração do Primeiro-Ministro que toda a propriedade seria devolvida.
 

Os cristãos turcos estão gratos por nossas orações e se alegram pela
resposta recebida, mas pedem que nossa intercessão continue, para que:
a. A comunidade local possa abraçar o desfecho deste caso
b. O título integral da propriedade disputada restante seja emitido
c. Todos os membros do mosteiro vivam a sua fé, com engajamento sábio e
construtivo com a comunidade local
d. As comunidades cristãs históricas em toda a Turquia sejam adotadas como
partes autênticas da sociedade turca
e. Aqueles que tentaram tomar a terra do mosteiro recebam do Espírito a
convicção de seu delito, busquem a vida nova envolvida com misericórdia
amorosa, ajam com justiça, aprendam sobre Jesus e decidam segui-lO
 

Fonte aberta utilizada: St. Gabriel Monastery

 

= =

 

20/03/2014 - Caros Sir/Madam,

 
Saudações em nome de Jesus, o Bom Pastor
 
Os cristãos turcos pedem nossas orações após uma mudança na lei.
 
No dia 06 de março o presidente Abdullah Gul assinou um projeto de lei que
permitiria a libertação de réus que passam por um longo julgamento e que
estariam detidos por um período superior a cinco anos. Antes disso, o
limite de prisão preventiva era de dez anos nos casos ligados ao
terrorismo, e cinco anos em outros casos. Há conhecimento de que 149
prisioneiros na Turquia poderiam se beneficiar dessa decisão, muitos em
julgamento por suposto envolvimento na conspiração para desestabilizar o
país criando um pretexto para um golpe militar.
 
Ontem à noite Erhan Tuncel, o homem acusado de instigar o assassinato do
proeminente jornalista armênio Hirant Dink em janeiro de 2007, foi levado
perante um tribunal local e libertado. Nenhum pedido formal para a sua
libertação havia sido feito.
 
Cinco outros potenciais beneficiários são os autores do assassinato de
três membros da Editora Zirve em Malatya em 18 de abril 2007.
 
Lembre-se que nos últimos anos temos pedido oração pelo processo judicial
em curso após a morte de Necati Aydin, Ugur Yuksel e Tilmann Geske
assassinados por suas atividades cristãs. Necati e Tilmann eram casados,
com dois e três filhos, respectivamente, e Ugur estava noivo. Sua noiva
posteriormente se casou com outro cristão. Na época, cinco homens, com
idades entre 19 e 20 anos, foram presos no local e acusados pelos
assassinatos. O julgamento foi iniciado em novembro de 2007, mas tornou-se
complicado, pois a investigação sobre os assassinatos revelou que aqueles
por trás deles, os mandantes dos crimes, tinham ligações com conspirações
mais amplas.
 
Os advogados que defendem os cinco criminosos fizeram um pedido oficial
para o tribunal em Malatya para a libertação de seus clientes. Os
advogados que representam as famílias das vítimas pediram que os
dispositivos de rastreamento eletrônico sejam anexados aos acusados se
eles forem liberados e enquanto se aguarda o resultado do julgamento.
 
Os cristãos turcos pedem nossa contínua oração para que:
 

a. As famílias e os amigos dos cristãos assassinados , especialmente as
viúvas Rakel Dink e Susanne Geske , experimentem a paz e a presença de
Jesus
b . Os juízes em toda a Turquia tenham sabedoria na aplicação desta
mudança na lei
c . Os possíveis réus libertados não consigam fugir do país para evitar
processo judicial e possível condenação
d . A verdade sobre os assassinatos de Malatya seja revelada, e todos os
culpados envolvidos sejam condenados
e. Os familiares e amigos das vítimas de Malatya continuem receber a paz
de Jesus enquanto o processo de julgamento continua
f . Todos aqueles que ajudaram ou perpetraram o assassinato tenham uma
profunda convicção sobre o que fizeram, e compreendam as profundezas do
perdão de Jesus
g . Todos os cristãos envolvidos sejam capacitados, equipados e ajudados
pelo Espírito para perseverar em seus esforços para promover a justiça
h . Todos os juízes, outros funcionários , advogados e jornalistas
envolvidos ouçam o Evangelho de Jesus, e sejam atraídos para o amor,
perdão e aceitação do Pai

= =

01/05/2014 - Dia 18 abril foi sexta-feira Santa e data do sétimo aniversário dos assassinatos de Necati Aydin, Ugur Yuksel e Tilmann Geske em Malatya, na Turquia. Centenas de fiéis turcos participaram dos cultos em memória deles realizados nos túmulos de Ugur em Elazig e Tilmann em Malatya. (Necati foi enterrado em Izmir.) A imprensa estava visivelmente presente, particularmente no culto realizado no túmulo do Ugur. Alguns dos parentes de Ugur estavam presentes e houve relações cordiais com os cristãos. Um parente aceitou um Novo Testamento como presente. Houve consequências significativas após os assassinatos e os crentes turcos expressaram seus agradecimentos pelas mudanças de atitude em relação a eles em particular, uma redução acentuada da inimizade e maior aceitação por ser parte da sociedade turca. O porta-voz de imprensa da Associação de Igrejas Protestantes da Turquia, Soner Tufan, fez uma declaração reafirmando o desconforto que a comunidade cristã na Turquia se sente em relação ao longo julgamento ainda sem veredicto e sobre o fato dos cinco homens presos na cena do crime terem sido liberados após uma mudança na lei. A declaração observou ainda que a justiça não parece ter sido feita. Lembre-se que os cinco foram libertados em março após uma mudança legal que reduziu o período máximo de detenção durante um julgamento de dez para cinco anos. Quatro dos réus estão com uma braçadeira eletrônica, e o outro deve se comunicar com a justiça diariamente ligando do telefone de sua casa. Após as alterações legais, um novo juiz e júri foram nomeados e a próxima audiência está prevista para junho. Apesar das frustrações com o processo judicial e a tristeza associada à morte dos três cristãos, houve uma atmosfera alegre na abertura de uma igreja em Malatya em sequência aos cultos memoriais. Os moradores locais se misturaram aos cristãos na abertura formal da igreja. Os cristãos turcos pedem nossas contínuas orações para que: a. As famílias e os amigos dos cristãos assassinados tenham paz e reconheçam a presença de Jesus, especialmente no processo de julgamento b . A comunidade cristã em Malatya não tema e continue sendo testemunha fiel c . O juiz e júri recém-nomeados entendam as complexidades do caso, e que a publicidade atual facilite a conclusão imediata do processo judicial com a justiça sendo vista e sendo feita, inclusive para aqueles mandantes, por trás dos perpetradores d . Todos aqueles que ajudaram ou perpetraram o assassinato tenham uma profunda convicção do erro que cometeram, e compreendam as profundezas de perdão de Jesus e. Todos os cristãos envolvidos recebam a habilitação, capacitação e ajuda do Espírito para perseverarem em seus esforços para promover a justiça f . Todos os juízes, funcionários governamentais, advogados e jornalistas envolvidos possam ouvir o Evangelho de Jesus, e sejam atraídos para o amor, perdão e aceitação do Pai..

 


- - -



da Silva @missiovivendi _ Não veja Salve Jorge para conhecer a Turquia... Vá com teus pés, representando o Mestre! #ProjetoTurquia @BrasilWH @uniaonet #Missões _ 05/01/2013

jocumbrasil · Veja um pouco do que Jocum Campinas está fazendo na Turquia #Missões Voluntários de Campinas assistem refugiados na Turquia Projeto é desenvolvido por meio da Jocum - WWW.NOTICIAS.GOSPELPRIME.COM.BR - 01/02/2017

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm
www.uniaonet.com/estatisticas.htm