www.uniaonet.com/bachmann02.htm
SUZANA - GUINÉ BISSÁU

( Mensagens atuais a partir de Jan/2007 ver : www.uniaonet.com/bachmann.htm ) anteriores : www.uniaonet.com/afgbsusana.htm

Timóteo / Avanilde _ família Bachmann ( Mensagens do ano de 2001 a 2008)



3/12/2006 NOSSAS  COLUNAS _  I
 
Amado intercessor e participante da obra de Deus entre os felupes na Guiné Bissau, aqui apresentamos mais uma vez, depois de muito tempo, as vidas de alguns dos irmãos que desejamos deixar preparados para assumir, algum dia, a liderança da igreja que que está se formando no meio deste povo. Na próxima circular ompartilharemos sobre os outros.
 
TINO KABEMBA DJEDJO - Sua mãe até hoje duvida que ele sobreviva, pois perdeu todos os outros filhos machos que teve e por isso nem quis se dar ao trabalho de lhe dar um nome. Hoje tem nome e determinação grande de viver e servir a Deus. Está na oitava série, estudando na capital (porque aqui não temos escola depois da sexta) e quer um dia fazer o Instituto Bíblico para se preparar melhor para ser usado por Deus para alcançar mais pessoas do seu povo. Orem por sua dificuldade de estudar, e de ler, apesar de ser muito esperto. Ele faz parte da nossa equipe de tradutores, então peça a Deus que ele consiga conciliar o tempo para contribuir na tradução do livro de Lucas.
 
ARMANDO DJEMME - Sua mãe até hoje não entregou a vida a Cristo, mas talvez não esteja mais tão longe disto. Ele tem sido um testemunho tremendo para ela e para toda sua família, inclusive fazendo com que um dos seus tios que mora na cidade entregar a vida a Cristo. Ele não tem direção de Deus para servir como obreiro mas certamente pode ser muito usado por ele como um dos líderes, ajudando na administração ou coordenação dos trabalhos da igreja no futuro, SE ele voltar à sua aldeia, Budjim, depois de estudar na capital, para onde vai no fim deste ano. Peça a Deus que ele se mantenha firme nos planos de Deus para sua vida. Está comprometido com uma jovem que agora é crente, por isso peça a Deus que os dois continuem fiéis a Deus e sejam exemplo para todos os jovens crentes felupes.
 
RAIMUNDO DJEMME - Primo do Armando, foi ele quem o levou a Cristo. É um evangelista nato, e durante o estágio que fez conosco aqui de 2003-2004 apanhou bem a visão de discipulado. Concluiu em 2005 sua formação no Instituto Bíblico. Tem coração de pastor e é muito dedicado à oração... Está no estágio de dois anos que deve cumprir para sua denominação, em outra região da Guiné. Vai concluir em julho do próximo ano. Queremos muito que ele possa assumir a Igreja que engloba as várias aldeias daqui, mas ainda vai demorar pois sua futura esposa -Julieta- precisa continuar os estudos por mais uns três anos, pelo menos. Também faz parte da nossa equipe de tradutores, o que faz muito bem, mas orem para que consiga conciliar o tempo também por causa de suas muitas tarefas.
 
Um pedido especial é por um outro rapaz com problemas mentais, resultado do abuso de drogas: Cancola. Peça a Deus que ele seja totalmente restaurado e consiga seguir a Jesus, a quem entregou a vida. Ele havia se acalmado, mas talvez por ter fumado drogas de novo, tem nos perturbado em casa, tirando nossa paz.
 
Há muito mais que gostaríamos de escrever, mas queremos ser objetivos. Não esqueça nossos pedidos de sempre: saúde e sabedoría em nosso ministério aqui, a educação dos nossos filhos e um carro viável para nosso trabalho.
 
No amor de Cristo, pela causa do Mestre, Timóteo pela família Bachmann
= = =
01/11/2006 A você que nos acompanha, nossos...
Motivos de Louvor
 
Louvamos a Deus pela saúde que Deus tem nos dado. Não adoecemos tanto quanto antes e não temos tido necessidade de ir mais ao médico para fazer consultas e exames. A Agnes nos assustou um pouco com um dedão que teve alguma inflamação séria e por isso teve que tomar antibiótico, mas já está muito bem, graças a Deus.
 
Também agradecemos muito a Deus pela oportunidade de sair de Suzana para descansar um pouco. Desde que fui a Dakar por causa do passaporte e notebook novos, eu desejava ir com a família num pequeno navio até lá e voltar no mesmo dia, só pelo passeio. Graças a Deus correu muito bem, as crianças gostaram muito. Foi bom também porque pudemos acompanhar nossos colegas que estavam em viagem de volta ao Brasil. Foram de navio também por causa da nossa colega Lucimar que está com sério problema na coluna, ela não aguentaria ir de carro nem de avião...
 
Agradecemos a Deus pela vida de cada um que tem nos escrito, dando plavras de encorajamento, mostrando que estão juntos conosco, que estão sempre intercedendo, que entendem nossas lutas e que anseiam ver nossos pedidos de oração respondidos, nossas necessidades supridas.
 
 
Pedidos de Oração
 
Ore por nossos muitos irmãos que estão saindo de Suzana por falta de escola (a partir da sétima série) para estudar em outras cidades ou na capital. Peça a Deus que se mantenham firmes em Cristo.
 
Ore pela Melissa, que está terminando as últimas apostilas e provas. Continua sendo difícil para ela estudar sozinha e para nós encontrarmos tempo e condições de ajudá-la direito.
 
Ainda não temos notícia do Alexandre, aquele rapaz que andava em Suzana como o gadareno de Lucas 8, ele foi levado a uma cidade do Senegal. Mas um outro que usou tanta droga que ficou mentalmente débil e violento, acalmou-se, entregou a vida a Cristo e tem lido a Bíblia mas com muita dificuldade. Seu nome é Kankola. Ele gostaria de voltar a um centro de recuperação evangélico em outra região da Guiné, precisamos de oração em relação a isso.
 
Ore pelo processo de tradução, para que consigamos traduzir todas as porções que nos foram designadas até fevereiro de 2007. O que difficulta muito é o fato de estarmos em lugares diferentes - eu e o Ampa Januba em Suzana, o Tino em Bissau e o Raimundo Djemme em São Domingos.
 
Ore pela candidata que temos para ajudar nossos filhos na escola. Está se formando de um Instituto Bíblico e gostaria de ter experiência transcultural. Peça a Deus que nos dê direção quanto a vinda dela, e se for ela mesma que Deus quer trazer, que ela obtenha o sustento e as passagens para poder vir do Brasil e ficar um ano.
 
Continue pedindo a Deus pelo carro que precisamos. Que Deus desperte e levante aqueles que possam ofertar para a aquisição de um veículo para o transporte da nossa família e equipe, para viagens pela Guiné com equipes que vêm visitar ou fazer trabalho de assistência médica ou dentária, ou a equipe de tradução. Ele é também indispensável para retomar o trabalho de visitas às aldeias para discipulado e evangelismo. Em dezembro mesmo teremos uma equipe vinda da Igreja de Míssira, na capital, para ajudar os irmãos desta região com estudos e evangelismo em conjunto e sem carro tudo fica mais difícil. Ainda temos muito pouco em relação ao total que precisamos para fazer a compra.
 
Com muita gratidão, no amor de Cristo e pela causa do Mestre_ Timóteo pela família Bachmann

= = =
NOSSAS COLUNAS  II
 
Amado colega, continuamos aqui a compartilhar sobre os irmãos que desejamos deixar adiante da Igreja Felupe.
 
MÁRIO SUNGU - Fruto do ousado trabalho do Osvaldo, nosso colega, que em 2002 tratou da saúde de centenas de jovens durante o ritual de circuncisão, tem permanecido muito firme no caminho de Cristo, como costumam chamar a vida cristã aqui. Está bem casado com Florença, eles têm dois filhos. É um dos professores em sua aldeia, Elálab, e está no momento coordenando a construção de uma nova escola pois a que estão usando é de palha, muito precária.  Orem por ele pois está muito atarefado com tudo isso, e ainda tendo que ensinar e cuidar dos irmãos da igreja de lá. Os fundos para esta construção vieram de um irmão no Brasil que não foi insensível ao toque de Deus.
 
MARCELINO SAMBÚ - Como o Armando, já conhecia a Cristo quando chegamos aqui (por terem ido estudar na cidade). É o líder na aldeia de Edjim, está bem casado com Clementina, eles tem uma filha chamada Débora. Como os outros líderes, tem demonstrado muita fibra em seu testemunho, diante de muitas perseguições e provações. Também não sente direção de Deus para ser pastor, nem faz parte da equipe de tradução, mas tem agido como pastor, ensinando e discipulando os irmãos em sua aldeia. O Pedro, de Edjim, é que sente forte direção de Deus para serví-lo e por isso já começou seu primeiro ano no Instituto Bíblico, totalmente sustentado pela igreja felupe. Peçam a Deus que faça bom curso e se prepare bem...
 
AMPA JANUBA - Como o Tino, também é de Suzana, mas tem muito mais idade. É o nosso papai, com vários filhos, alguns aqui, também salvos em Cristo como a mãe - Angélica, mas há outros não salvos em outras partes, da outra esposa que ainda tem na capital. É o que o impede de ser uma verdadeira coluna em nossa igreja aqui, mas ele tem nos ensinado e nos ajudado muito em relação à cultura e à língua. Também faz parte da equipe de tradução e é o assistente do enfermeiro de Suzana, no posto de saúde, pois era enfermeiro na época da guerra da independência (anos 70). Peça a Deus que continue a deixar algumas coisas que ainda o atrapalham a viver de modo digno do Evangelho, e a lutar com mais determinação para vencer coisas como a falta de vir me procurar para orarmos e estudarmos a Bíblia juntos. Ore por sua saúde e para que seja melhor pai e marido.
 
Graças a Deus que desde meados de novembro o tempo está bem fresco, mas também está muito seco e com muita poeira, o que causa irritação das vias respiratórias, por isso pedimos que ore por nossa saúde...
 
Há uma turma de irmãos da igreja da capital Bissau (Igreja Evangélica de Míssira) que nos apóia nesta região da Guiné, que estão planejando vir dia 27 deste mês para nos ajudar com evangelismo e estudos bíblicos, como em todo fim de ano. Ore para que venham bem preparados, dispostos a servir. Ore para que possamos recebê-los bem e trabalharmos juntos para alcançar este povo. Também farão um retiro de três dias para passar o dia de ano novo e batizaremos vários irmãos daqui.
 
Muito agradecidos a Deus por tua vida, desejamos que tenhas um Natal muito significativo e feliz junto com a família e irmãos, e um Ano Novo recheado das bençãos de Deus!
 
No amor de Cristo, pela causa do Mestre, visando a salvação do povo Felupe,
Timóteo pela família Bachmann
= = =

04/10/06 Caminho das Pedras II
 
        Desta vez não foi um caminho tortuoso de pedras escondidas debaixo de água e lama sem fim, como no ano passado, para chegar até o local do seminário, mas para sair de Suzana, é assim que está desde agosto, quando começaram as chuvas. Desta vez eu estava sem o carro, fomos de candonga, mas pelo menos era estrada de asfalto a aprtir de São Domingos até o Centro Linguístico e de Tradução em Lendem, aqui na Guiné Bissau. No ano passado, em setembro, e em fevereiro deste ano, como este Centro não estava pronto, realizaram o seminário de tradução em outros lugares. Mas desta vez o realizaram "em casa",  no local construído para esse fim, com ofertas que vieram de muitos lugares diferentes aravés da missão SIL (Sociedade Internacional de Linguística), a qual está à frente deste Projeto LUCAS, em parceria com outras missões.
        Graças a Deus conseguimos juntos (Ampa Januba, Tino, Raimundo Djemme, eu e mais um felupe de Suzana chamado Mora) trabalhar em cima de vários trechos de Lucas que foram traduzidos por estes irmãos no intervalo entre fevereiro e setembro. Discutimos bastante a melhor forma de traduzir certas palavras, certos termos mais importantes, e certos versículos mais difíceis de exprimir em termos claros e inteligíveis a uma outra cultura bem distante dos tempos de Jesus. Ao mesmo tempo em que há muitas semelhanças com a cultura dos povos bíblicos, há também muita coisa bem diferente e estranha para eles aqui. Conseguimos traduzir ainda outro trecho durante o seminário, como forma de treinamento para poder traduzir trechos mais difíceis. Tivemos muitas lutas durante o seminário como problemas com o gerador, falta de água, muitos gripados ou até com malária, mas oramos muito, pegamos firme e terminamos, pela graça de Deus. Agora temos 5 capítulos parciais de Lucas e o capítulo 15 completo, graças a Deus!
        MUITO obrigado a você que nos tem acompanhado a cada momento em oração, e a cada dia com apoio financeiro! Que Deus te recompense por tua parte nesta obra que é dÊle e de mais ninguém.
 
Adeus, Wagam
 
Adeus, papá, até um dia nos encontrarmos na glória junto com todos nossos irmãos brasileiros e felupes, e muitos outros... Adeus, papá, descanse bem de todas tuas canseiras desta terra, das doenças e enfados deste mundo... Não te preocupes com teus filhos, pois como tú mesmo disseste, estão a salvo nas mãos de Deus e nós continuaremos a lhes ensinar e lhes orientar neste caminho no qual estamos juntos. Continuaremos também a pedir a Deus por tua esposa, para que um dia ela também entregue sua vida nas mãos do Senhor Jesus, como tú fizeste um dia. Adeus, papá, certamente um dia nos veremos no paraíso de Deus.
 
Quisera eu poder dizer estas palavas ao "grande" Wagam no momento de sua partida, mas quando cheguei de volta a Suzana, depois do seminário em Lendem, ele havia acabado de falecer. Naquela noite, oramos junto com o Lámine, o mais velho dos seus dois filhos que se entregou a Cristo este ano. Foi duro vê-lo chorar, mas foi bom ver que agora ele amava seu pai, ao contrário de antes, quando ele até queria que seu pai morresse para fazer festa, como é o costume aqui. No dia seguinte, no seu funeral, onde havia centenas de pessoas vindas de todos os bairros de Suzana e de outras aldeias porque ele era muito famoso, até havia sido muito "poderoso", fomos marcar nossa presença como cristãos e despedir-nos do nosso papai (aqui entre os felupes, todo homem idoso é chamado de pai). Nao pude conter as lágrimas de tristeza por não ter mais meu irmão em Cristo, um homem que muitos temiam, um homem que eu jamais imaginava chegar a ser tão amigo. Mas graças a Deus pelo pastor João Carlos no Brasil que levou sua igreja a orar e jejuar por ele, que veio até aqui e o visitou para lhe mostrar o amor de Deus, amor que não pôde resistir.
 
Aleluia, glórias a Deus pela obra que Ele mesmo está realizando em nós, nesse povo e neste mundo através de nós todos e apesar de nós mesmos...
 
Renovamos nossa gratidão a Deus por TUA vida, por TUA oração e contribuição a esta obra maravilhosa dÊle.
No amor de Cristo, pela causa do Mestre, Timóteo pela família Bachmann


19/08/06 ESCANTEIO E CABECEADA
Fala-se no Brasil, quando alguém tem mais encargos do que consegue dar conta, que esta pessoa tem que "chutar o escanteio e ainda correr para cabecear a bola", o que é justamente meu caso há bastante tempo, mais ainda este ano. Fico imaginando às vezes, se tivesse que preencher ficha com um quesito pedindo minha ocupação: carpinteiro metido a eletricista, fazendeiro aprendiz de predreiro, motorista feito carreteiro, arremedo de mecânico, coveiro de bicho, assasino de ratos, consertador de meia tigela, pintor de tigela inteira, bibliotecário frustrado e nas horas vagas, marido - pai - missionário - discipulador - professor - tradutor - pregador - conselheiro - colega de equipe e por aí vai...
 
Um dia "normal" pode começar com interrupções a partir do café da manhã ou do devocional em família que geralmente fazemos em seguida. Pode ser alguém vendendo banana ou ovos, ou outro pedindo tabaco, pode até ser alguém perguntando por carona para a cidade, já desconfiando ou sabendo que temos viagem planejada. Certos dias, enquanto estou tentando ajudar a Melissa em seus fascículos da escola por correspondência do Rio, tento ao mesmo tempo fazer planejamento do dia ou da semana e de repente chega um dos irmãos das aldeias (Marcelino ou Mário Sungu), com quem tenho que aproveitar a oportunidade para ver como está com Cristo, pôr a comunhão e o discipulado em dia, rever os planos, etc. Em seguida, às vezes, tenho que explicar para a Melissa que terei que continuar a aula depois e corro para a Missão Católica onde há uma antena que capta sinal da rede de celular da Guiné Bissau para tentar falar com algum colega ou pastor em outra cidade, com quem preciso verificar alguma questão. Chego de volta para almoçar com minha amada família, às vezes consigo descansar uns 40 minutos, aproveitando para ler um jornal ou um livro. À tarde, enquanto tento escrever relatórios no computador, fico esperando e torcendo para que nosso irmão Ampa Januba não falte ao nosso encontro para orarmos e trabalharmos mais na tradução. Se ele não vier, aproveito para terminar de preparar o estudo que darei à noite para os irmãos de Suzana. Quando o estudo se finda à noite, às vezes um dos irmãos me chama à parte para conversarmos e me pedir oração.
 
A falta de obreiros nos sobrecarrega muito, mas a falta de um veículo seguro e confiável também nos prejudica. O que está em meu coração para dizer é que não foi para isso (ocupações demais e falta de transporte) que eu atravessei o mar. Deus me trouxe aqui para fazer discípulos e traduzir a Bíblia. Não creio que Deus me trouxe junto com a família até este confim de mundo para ficar perdendo tempo precioso demais em oficinas tentando arrumar o carro (que agora já se foi, nem temos mais), para pelo menos conseguir chegar em algum lugar com ele, sempre com o coração na boca (às vezes na mão), pedindo a Deus o tempo todo para nos livrar de algum prego que nos deixe no meio do caminho (o que já aconteceu três vezes). Nem creio que Deus nos queira atarefados demais, sem poder realizar Sua obra como queremos e devemos.
 
Qual a solução? O que espero que aconteça como resultado desta carta?
 
Se já estás orando, pedindo a Deus por obreiros para Sua seara, continue, e insista. Além de alguém que nos ajude na área de construção (queremos construir nossa sede em Suzana este ano e não tenho "cabeça" nem tempo para isso), e outro que organize esforços evangelísticos, precisamos especificamente de um tutor para nossos filhos, que os assista em seus estudos por correspondência, acompanhando, tirando dúvidas, verificando o aproveitamento, etc. Quem estiver disposto e preparado para vir e nos ajudar desta maneira, venha. Não se preocupe com passagens e sustento, venha, sabemos que Deus vai nos suprir para que nem tenhamos que sair daqui e sacrificar o trabalho por causa da educação dos nossos filhos, nem tenhamos que ficar aqui sacrificando a educação deles e sacrificando o trabalho também porque ficamos divididos.
 
Se tens pedido a Deus por um veículo para nosso uso aqui, continue, e insista. Já conseguimos vender o carro que tínhamos, que rendeu 48oo dólares, +  500 dólares que ganhamos para o carro quando estivemos no Brasil, agora falta "apenas" 25000 dólares, que é o valor de uma pick up Toyota nova, do modelo mais simples. Quando tivermos 50% do valor total, vamos dá-lo como entrada e encomendar o carro. Com 15 a 20 dias o carro chega na Guiné e aí precisaremos de ter o restante para poder recebê-lo.
 
Pedimos encarecidamente que coloquem estas questões diante de Deuspara que em breve tenhamos resposta a essas questões. Muito agradecidos, no amor de Cristo, Timóteo pela família Bachmann

29/07/06 MOTIVOS DE LOUVOR
 
        Muito nos alegramos com a presença da nossa filha Agnes Caroline de volta a Suzana após concluir o ano letivo guineense (de outubro a junho), passando da "nona classe" para a "décima", que é como se chamam as séries aqui. Ela está visivelmente feliz demais por estar no meio dos seus amigos e irmãos em Cristo, também junto à família, ajudando muito, de boa vontade, nas faxinas e preparo de refeições. Graças a Deus que nossos colegas missionários com quem ela estava em Quebo nos disseram que ela foi uma benção no meio deles em todo o tempo, sempre pronta para ajudar.
        Também nos alegra e anima muito a presença do nosso querido Tino de volta a Suzana, também em férias escolares. Ele tem vindo sempre de manhã cedo para orarmos juntos, graças a Deus. Quero ajudá-lo nos trechos que ele ficou de traduzir e ajudá-lo também a preparar estudos bíblicos nos vários trechos que já estão traduzidos, para que os irmãos aqui de Suzana possam ouvir a Palavra de Deus sendo ensinada em sua própria língua.
        Motivo de alegria e ânimo para nós foi a chegada da nossa nova colega de trabalho, a Luzinete dos Santos. Ela veio nos ajudar tanto no ministério da formação da igreja, especialmente através do ensino e discipulado de moças, quanto na estratégia de benefício social à comunidade, através da formação dos professores das escolas desta região. Também será uma ajuda indispensável na elaboração do material e estratégia de alfabetização na língua felupe.
        Na última circular escrevemos sobre o nosso amigo e irmão Wagam, mas esquecemos de repassar as suas saudações a todos que oram por ele. Graças a Deus ele está bem, apenas não anda anda nem enxerga, e continua querendo muito ir logo estar com Deus para poder descansar.
        Louvamos muito a Deus também pela vida da nossa amada Tia Arlinda, dentista que deixou todo seu trabalho no Brasil só para vir dar assistência dentária ao povo carente da Guiné. Nestes dois meses ele esteve aqui conosco em Suzana, deixando muita gente de boca aberta com seu maravilhoso trabalho, mostrando o amor de Deus de forma tangível.
         Queremos agradecer a Deus pela resposta a um pedido que nem estávamos esperando por agora. Através do nosso colega Júlio Melo, apareceu um comprador para o carro do Projeto Felupe, graças a Deus! Mostrou-se muito interessado e até andou um pouco nele para experimentar. Ele aceitou esperar até a próxima terça feira para nos pagar e receber o carro.
        
PEDIDOS DE ORAÇÃO
 
        Peça a Deus que a venda do carro corra bem na terça, sem complicações. Agora ficamos sem carro, até que Deus toque nos corações daqueles que Ele quer usar para nos suprir com outro carro melhor.
        Um dos líderes da igreja em Elálab, um dos batizados em 2003, mesmo tendo sido aconselhado a levar a família junto consigo, foi sozinho passar meses em outra vila para pescar e acabou caindo em adultério. Ainda está com a outra, apesar de ter sido advertido, segundo os passos de Mateus 18, ao ponto de ser excluído da igreja. Pedimos orações por sua esposa e filhos que estão sofrendo com tudo isso. Que ele também sofra, se arrependa e volte a Cristo e à sua família.
        Estamos quase com a mesma sensação que os moradores de Gadara (ou Gerasa) devem ter sentido quando aquele homem cheio de milhares de demônios, que se chamavam Legião, os atribulava com seu comportamento maligno. Há um rapaz aqui em Suzana, chamado Alexandre, que chegou a vir até em nossa casa para pedir por Cristo, para saber como encontrar a Deus, mas ainda não entregou sua vida a Ele. Diz que ouve vozes que o impelem a sair e fazer vandalismo e amedrontar as pessoas. Temos orado muito por ele, temos repreendido os espíritos que o atormentam, mas precisamos muito de reforços.  Ore muito por ele, suplique a Deus por sua vida, para que seja liberto, para que o poder e a glória de Deus sejam manifestos nesta terra tão escravizada por Satanás. Peça a Deus por nós, para que tenhamos a estratégia correta para lidar com ele.
        Peça a Deus que as chuvas que começaram bem este ano, continuem a cair à vontade para que os arrozais dos nossos irmãos se encham de água e assim produzam bastante arroz. Peça a Deus que muitos bichinhos, pestes devoradoras, sejam impedidos de chegarem e dizimarem mais uma vez o arroz do povo.
        Ore pelo Tcherno, um crente antigo de Ejim mas que somente no final do ano passado finalmente decidiu negar-se a si mesmo e a tudo no mundo para seguir a Cristo. Em breve deve chegar sua noiva, com quem ele está "noivo" desde os dez anos de idade, segundo os costumes do povo felupe. Ela não é salva, mas se ele a rejeitar por isso, a exporá ao ridículo (na cultura, somente se ela o trair ou o rejeitar é que ele estaria legitimamente livre para escolher outra mulher). Por isso, como fez o Marcelino em 2003 com a Clementina, o Tcherno em breve vai receber a noiva em casamento e estaremos pedindo sempre a Deus que toque profundamente em seu coração e a traga aos Seus pés para que seja salva e se torne também uma verdadeira seguidora de Jesus e serva de Deus, como seu noivo.
 
No amor de Cristo, vos escrevemos com muita gratidão, e nos despedimos na paz do nosso Deus:
Timóteo pela família Bachmann, na África pela causa do Mestre

10/07/06 _ Prezado colega e co-participante nesta obra de Deus entre os Felupes:
        Nossos sinceros pedidos de desculpas pela demora tão grande em enviar notícias. Ficamos sem nosso computador portátil desde janeiro. Por isso, sem nossa lista de contatos e todos os arquivos não pudemos mais enviar a todos nossas circulares e nem nossos relatórios. Nossos sinceros agradecimentos pela paciência em aguardar nossas notícias. Continuamos aqui em Suzana, nossa amada aldeia, agora bem mais verdinha por causa das chuvas que pelo menos começaram bem. Nossa filhona Agnes está de volta, concluiu bem o ano letivo, passou com boas notas, graças a Deus.
 
SAGRADAS LETRAS
        Conheces alguma letra sagrada? Viste já alguma?  A língua portuguesa as têm já, há muito tempo, mas a maioria dos crentes brasileiros nem se apercebeu disso ainda. No mundo inteiro, são quase 4000 conjuntos de letras sagradas. São os alfabetos das línguas que possuem a tradução da Bíblia (ainda falta quase 2000). A meu ver, suas letras "se tornam" sagradas, pois agora são veículos da Palavra de Deus. A partir de fevereiro deste ano, quando participamos do II Seminário do Projeto LUCAS, se acrescentaram mais quatro conjuntos. São as Sagradas Letras da Palavra de Deus em Jola-Felupe, Jola-Bayote, Mansoanka e Balanta-Naga. Foram nossos irmãos Tino, Raimundo e Ampa Januba que traduziram vários textos com minha ajuda na exegese. As mesmas Letras Sagradas nas quais meu xará Timóteo meditava, as quais conheceu desde menino (II Tm 3:15), agora podem ser lidas nestas línguas, graças a Deus. Agora o povo felupe, além do povo bayote, mansoanka e balanta naga, podem ouvir Deus falar aos seus corações em sua própria língua. Agora não verão mais a Bíblia como um livro "de branco", mas como uma revelação especial de Deus, "só para eles". Agora podem conhecer as Sagradas Letras que podem torná-los sábios para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Peça a Deus  por esse trabalho de tradução, são muitos os entraves e dificuldades que surgem...
KUTSAU
        Conheces alguém com este nome? Venha até a Guiné Bissau e conhecerás, é o nome do teu irmão em Cristo, o Pr. Kutsau! Seu nome, na língua balanta, significa: "a guerra acabou". Esse seu nome se cumpriu novamente em abril deste ano, quando acabou o conflito entre os rebeldes da Casamansa (nome da sub-região da qual fazemos parte) e as tropas da Guiné Bissau. Em março, como já escrevemos aos poucos a quem pudemos enviar notícias, irrompeu uma guerra entre uma facção destes rebeldes da Casamansa e as Forças Armadas da Guiné Bissau, como forma de vingança do atual presidente "Nino" Bernardo Vieira contra estes rebeldes que ajudaram a tirá-lo do poder em '98. Por causa de uma mina (que arrebentou um carro de transporte de passageiros) colocada por estes rebeldes na única estrada que dá acesso a essa região de Suzana onde estamos, ficamos todos isolados do resto do mundo. Graças a Deus o foco do conflito estava a 32kms de nós e por isso nenhum perigo passamos, mas por causa do isolamento, o povo não tinha como comprar mais gêneros alimentícios e os dois postos de saúde desta região ficaram sem abastecimento de remédios. Tivemos a oportunidade de ajudar a população trazendo arroz de outra vila, que fica no Senegal. Eles traziam o arroz de canoa até na fronteira com a Guiné e eu o trazia no carro do projeto felupe até em Suzana, onde era vendido nas mercearias. Pudemos sair por esa mesma via, indo de canoa até uma estrada de onde pegamos carro de transporte até uma cidade do Senegal (Ziguinchor), apenas para fazer compras, ler nossos e-mails e voltar para casa. Foi até divertido para mim, matei a saudade de andar de barco no Amazonas... Mas graças a Deus que isso tudo acabou no final de abril, obrigado aos que oraram por nós naquele período. Peça a Deus que a paz permaneça nesta terra por muito tempo ainda...
 
     O PORCO DO WAGAM
Não, o Wagam não é nenhum porco, se bem que ele poderia melhorar um pouco a higiene, mas pudera, está bem velhinho, não tem força nem para andar sozinho... Quem quem acompanhado nossas cartas já conhece este homem, outrora tão temido (por causa dos muitos espíritos aos quais ele tinha acesso). Quem lê nossas notícias sabe que ele já entregou sua vida a Jesus, pedindo a Deus, no momento da entrega, que o perdoasse seus muitos pecados (confessando alguns deles, talvez os "piores"), pedindo também que Deus o levasse logo. Aliás, depois que ele sonhou que foi até o céu junto comigo (pensando ele que realmente havia morrido e que já ficaria lá), é só o que ele lamenta, que Deus não o levou ainda. Repito sempre para ele que Deus não o levou ainda porque quer que ele abra a boca e conte o que Deus fez por ele. Quando orares por ele, peça a Deus que ele ouse explicar aos seus amigos e parentes que vêm visitá-lo como Deus o salvou e lhe deu certeza de vida eterna, sem ter que recorrer mais aos terríveis e traiçoeiros espíritos. Mas e o porco? Sim, o porco era um leitãozinho que ele deu a um amigo para criar. Agora, depois de muito tempo, seu amigo mandou avisá-lo que o porco já está grande, que ele fosse buscá-lo. Mas o Wagam disse que não, que agora, como está "no caminho do Timóteo", ele não precisa mais de porco porque não vai fazer mais rituais aos espíritos. Glórias a Deus! Fico muito feliz por mais essa evidência do seu compromisso com Deus. Mesmo assim fomos buscar o porco em outra aldeia para que ele possa vendê-lo qualquer dia destes e ter um dinheirinho guardado.
 
No precioso amor do Senhor Jesus Cristo, Timóteo pela família Bachmann na África

21 Mar 2006 11:55:31Olá amados (as),
 
Graça e paz do Senhor!
 
 
 
Como vcs estão? Faço votos e oro para que estejam bem, juntamente com suas familias. Nós estamos e muiiiiiiiito contentes   e gratas com o agir de deus de um dia para  outro. Vc orou? Deus ouviu a sua oração e as nossas também, glórias a Ele!  Depois de uns dias de muita apreensão e lágrimas , a alegria veio ao amanhecer. Hoje pela manhã, Lucimar ligou para o administrador e ele nos disse que a situação foi controlada e podemos voltar para casa. Graças a Deus!
 
Amanhã iremos a São Domingos com o Pastor Joaquim, que é presidente do Conselho das Igrejas Evangélicas da Guiné Bissau, para vermos a situação  e como a Igreja pode ajudar a população local. Ele nos aconselhou a não irmos para ficar porque em se tratando de rebeldes não se sabe o que pode acontecer. Mas cremos que Deus operou o milagre.
 
Hoje o missionário Timóteo ligou e está bem, junto com os seus. Graças a Deus!
 
Queremos agradecer-lhes por suas orações, consolo e apoio. 
 
Continuem orando por nós e toda esta região.
 
Obrigada por tudo. Valeu .
 
Abraços fraternos.
 
No amor de Cristo Jesus, nosso Salvador,
 
Geane Carvalho.
 
= =
19 Mar 2006 11:37:17 -0300
 

Amados (as),
 
Graça e paz do Senhor!
 
Mais uma vez venho pedir-lhes que continuem em oração por toda a região de São Domingos e Ziguinchor e divulguem em suas igrejas e seus contatos.
 
Hoje conversamos por telefone com o administrador da cidade, Rui, que nos informou que a cada dia a situação fica mais complicada. Os rebeldes tentam entra na cidade para tomar posse da mesma e o exército guineense tenta defender o território. Os bombardeios e tiroteio estão ocorrendo com frequencia e por tempo mais longo. Muitos rebeldes estão morrendo e soldados também. Rui nos disse que a noite anterior foi terrível e hoje pela manhã já se deu início ao confronto.
 
Os rebeldes são senegaleses que ocuparam a região de Casamance, no Senegal, e querem a independencia deste território. Como São Domingos é a cidade fronteira e ficamais prómixa aos rebeldes, quando o exército senegales tenta expulsá-los eles invadem  São Domingos. Esta é a terceira vez que eles invadem a cidade.Das outras vezes eles entravam e faziam o que queriam com a população, suas casas e comércio. Desta vez o exército guineense foi avisado com antecedencia e pode se organizar para defender o território. Desde 1982, que eles se rebelaram.
 
São Domingos está vazia e poucos estão lá e esses já estão ficando sem alimento, pois o comércio está fechado, assim como as fronteiras de Guiné Bissau e Senegal. O exército ainda tem alimento, mas os civis, que teimam em protger seus bens, não.
 
Não se tem idéia de quando esta guerra acabará. O lider dos rebeldes é da etnia balanta mane. Seu nome é SALIF SADJO. Autoridades da Guiné e Senegal já tentaram vários acordos de paz e este lider não aceita negociação. Cremos que só uma intervenção divina poderá dar fim a esta guerra. Alguns militares declararam para um irmão de igreja que esta pode se estender até 6 meses. Se isto acontecer o povo que é pobre ficará em situação difícil. A base do sustento deste povo é o caju. Eles vendem a semente. E agora os cajueiros estão com flores  e não tarda muito os frutos aparecem, alguns lugares já tem caju maduro. Se eles perderem esta safra não sei como sobreviverão. Que Deus tenha misericórdia deles e de nós também.
 
Em São Domingos há vários irmãos de igreja que estão sendo tradutores no projeto Lucas (tradução do filme JESUS para vários dialetos da Guiné), igreja está fazendo uma campanha de evangelização na cidade e outras atividades que ficarão "paradas" devido a guerra. Todos corremos o risco de termos nossas casas saqueadas.
 
O missionário Timoteo e familia estão em Suzana ainda, mas estão bem (falei com ele ontem pelo telefone). Se a situação se agravar e os rebeldes tomarem a direção de Suzana ele saírá por mar. Que lhe de sabediria e discernimento.
 
Agora que estou na capital fica mais fácil acessar internet e passar as informações para vcs.
 
Contamos com suas orações.
 
Deus os abençoe.
 
Um abraço.
 

No amor de Cristo Jesus, nosso Salvador,
 
Geane Carvalho.

= =
Queridos, a missionaria Geane nos pediu para enviar esta mensagem para os ontatos dela. Pedimos suas orações. Deus está no controle.  (Etelvina)
 
Amados irmãos, graça e paz em Jesus.
 
Não para assustar nem para ficarmos ansiosos. O coração do justo é confiante no Senhor em todas as circunstâncias. A missão AMIDE tem dois projetos na região de Cacheu que faz fronteira com o sul do Senegal. O Projeto Felupe, que no momento se encontra na área a família do Timothy Bachaman, no vilarejo de Suzana, e as duas missionárias do Projeto Cobiana que se encontram na cidade de São Domingos, ambas na fronteira. No momento estão precisando das nossas orações, nossa especial atenção em intercessões. Nada grave aconteceu, mas pedimos no sentido de prevenção. Para entenderem melhor: A região sul do Senegal, há muitos anos tem um problema com um grupo de rebeldes que desejam se separar do governo senegalês. No ano de 2003, houve um acordo de paz com esses rebeldes por parte do governo, e tudo ficou calmo no lado do Senegal, onde sempre havia manifestações desse grupo. Por esses dias, esse grupo se desentendeu e uma parte dele está tentando se refugiar no lado de Guiné. Ouvimos que alguns entraram e estavam no mato. Militares guineenses chegaram para reforçar a fronteira de S. Domingos. A cidade em si está calma e a vida corre naturalmente, porém ouvindo bombas e tiros pelo lado da fronteira e muitos militares pela cidade. As missionárias Geane e Lucimar foram informadas que são militares guineenses tentando intimidar os rebeldes para que não avancem a fronteira adentro do território de Guiné. Nada mais além disso. Como eu disse, não para medos e preocupações, mas para atenção e oração:
 
 
 
As missionárias estão prontas para saírem, e que Deus lhes dê discernimento e sabedoria. Irmãos da Igreja Evangélica estão com elas. Se necessário for, que Deus mostre a elas o momento certo de se retirar da cidade;
Que Deus guarde a família do Timothy que estão em Suzana, de qualquer ação dos rebeldes. Ontem falei com ele pelo celular, pois ele estava em S. Domingos esperando por sua esposa Avanilde que saiu de Bissau. Tudo estava tranqüilo. De São Domingos a Suzana são 35 kms de estrada de terra em direção ao litoral, e de lá podemos nos comunicar, só se ele for para base da missão católica debaixo da antena do padre. De lá ele pode também comunicar com o Brasil. 
Hoje pela manhã que os tiros começaram. Como coordenador do campo, peço que orem por mim, por sabedoria de Deus para agir, se necessário for, no momento certo. De Gabu onde estou, consigo conectar de vez em quando, e qualquer informação, notícia e pedido importante, tento passar aos irmãos.
 
 
 
 
Não fui a Cacheu ontem com Geane e Lucimar, como eu havia dito que tentaria, porque o Infamara, o crente Cobiana que tem uma canoa e nos levaria à aldeia, não estava lá, e assim Deus nos dirigiu. Voltei a Gabu com minha família e elas voltaram a S. Domingos onde estão. Obrigado pela atenção e orações,
 
 
 
No amor de Cristo Jesus,
 
Júlio Melo.

= = =
 Geane Carvalho _   S.O.S_SÃO DOMINGOS.....17 Mar 2006

Amados irmãos,
 
Graça e paz do Senhor!
 
Espero que todos vcs estejam gozando de perfeita paz e saúde, juntamente com os seus. Por aqui as coisas não estão nada fácil. Estamos bem fisicamente e nos refugiamos para Bissau, capital da Guiné.
 
Peço encarecidamente que orem por São Domingos e toda a região do conflito. Os rebeldes invadiram São Domingos ontem e as tropas conseguiram fazê-los recuar. Hoje pela manhã fizeram outra tentativa de invasão, mas não conseguiram.
 
Saimos ontem da cidade depois que um militar disse que as tropas guineenses estavam perdendo força e os rebeldes avançavam. Às 16h e 30 min., partimos para Bissau. Logo depois ligamos para um irmão que estava tomando conta de nossa casa e ele nos disse que logo assim que saimos os rebeldes foram perto de nossa casa e houve confronto deles com as tropas.
 
Desde segunda-feira tivemos por lá e pudemos sentir um pouco dos horrores de uma guerra (bombas, rajadas de metralhadoras, etc.). Não é brincadeira... Deixamos nossos vizinhos e irmãos apreensivos e tristes e partimos da mesma forma.
 
Muitos conseguiram sair, mas outros tantos estão lá ainda sem ter como sair. Eles não têm carros e os de transporte público pararam de circular. Estão indo a pé ou ficando trancados dentro de casa.
 
Ontem um carro de transporte que vinha de Varela ( região próxima de São Domingos) passou por cima de uma bomba e explodiu matando 12 pessoas e deixando muitos feridos?, só neste acidente. A notícia é que os rebeldes minaram a estrada que liga Varela a São Domingos e que passa em Suzana, onde está o missionário da AMIDE, Timóteo e sua familia. Eles não podem sair devido as minas e correm o risco dos rebeldes invadirem sua tabanka uma vez que eles tentam fazer isso em São Domingos e não conseguiram ainda.
 
Todas as casas e comercio correm o risco de serem saqueadas tanto pelas tropas como pelos rebeldes. São muitos militares que estão naquela região e não sabemos até quando eles terão comida, assim como os rebeldes. O hospital que já não tinha recurso nenhum está com menos ainda. O admistrador da cidade nos disse por telefone que o chefe das tropas o procurou pedindo ajuda mas ele não tem como ajudar.
 
Pedidos de oração:
 
* Pela segurança de todos  que ainda estão na cidade e de Timóteo e familia, em Suzana.
 
* Por sabedoria, inteligência e resistência física  para os militares tanto da Guiné como os do Senegal, que estão atacando os rebeldes a partir de Ziguinchor (território senegales, onde moram os rebeldes).
 
* Por uma intervenção divina nesta situação.
 
# Louvamos a Deus pelo livramento que nos deu.
 
Contamos com as orações de vcs. Obrigada.
 
Que Deus continue abençoando  vcs grande e ricamente.
 
Abraço fraternal.
 

No amor de Cristo Jesus, nosso Salvador,
 
Geane Carvalho.
( Via_Etelvina)

18/12/05 NATAL, BODAS DE OURO, ANO NOVO, ALFABETO NOVO
e CARRO VELHO?
 
Até parece um quesito de livro em que se avalia o Q.I. das pessoas. Em meio a várias palavras ou vários objetos, pergunta-se qual ítem destoa do restante, qual o ítem que "não pertence" àquele grupo. Será que você já conseguiu descobrir qual o ítem no título que não se enquadra? Espere, deixa então explicarmos cada um para que não seja tão difícil.
 
Bom, sabemos que o Natal não é uma festa em que apenas presenteamos uns aos outros, em que comemos e nos alegramos juntos, não é apenas mais um feriado no calendário, nem se trata de um simples marco religioso na história da humanidade. É a reverente lembrança do que poderia ser o maior milagre já realizado, o próprio Deus se tornando carne e osso, se humilhando, se rebaixando até a forma humana para provar de uma vez por todas seu amor e disposição real de nos alcançar, de nos reconciliar consigo, de nos acolher, de nos tomar como seus filhos, nos servindo de modelo para quando entramos no meio de outro povo com outra língua e cultura. Que seja NATAL todo dia, no mundo todo, ao nascerem mais e mais "Cristinhos" em todos os lugares.
 
Bodas de Ouro é como se chama a comemoração de 50 de casamento. Não, eu e a Avanilde não estamos nem perto de chegar nessa marca, mas os meus pais, Alan e Bárbara Bachmann, já estão muito próximos de chegar. Será em Janeiro de 2006, quando toda a família: filhos, sobrinhos, netos e até alguns tios estarão juntos para celebrar, para agradecer e louvar a Deus por tão grande façanha que Ele mesmo promoveu e sustentou até hoje, para honra e glória dÊle. Como não poderíamos nem pensar em ficar de fora, estamos com quase tudo pronto para partirmos. Agradecemos a Deus pelas condições que Ele mesmo proveu para as passagens e estadia no Brasil durante o mês de janeiro e agradecemos também a quem lembrar de orar, pelos preparativos que faltam e por toda a viagem. Sairemos dia 5 de janeiro e estaremos de volta na Guiné Bissau dia 3 de fevereiro.
 
Ano Novo? Acho que não é preciso explicar o que é um Ano Novo, mas talvez devo dizer que não há nada de mágico ao se passar de um ano para outro, não devemos nos iludir de pensar que só porque começamos outro ano nossas resoluções vão por algum encanto se realizarem. Mas reflitamos para planejar e estabelecer alvos, quer seja no início do ano, quer seja no meio ou no final. Nosso Ano Novo por aqui já está bem recheado com planos e alvos quanto à tradução da Bíblia, discipulado e formação de líderes, mas também desafios, lutas e vitórias que nem conhecemos mas que Deus tem reservado para nós.
 
O Alfabeto Novo é o alfabeto que conseguimos definir em setembro passado, conforme escrevemos na Circular de Setembro, o Caminho de Pedras, lembra? Continuamos trabalhando em cima dele, não para acrescentar ou mudar qualquer símbolo, mas para definir aos poucos a ortografia, isto é, como formar as palavras, saber quais partes ficam juntas, quais ficam separadas e assim por diante. Em fevereiro estaremos em seminário novamente para começar a tradução de várias parábolas de Lucas, por isso essas questões todas precisam estar bem estabelecidas e todos os quatro irmãos felupes, que fazem parte da equipe de tradutores, estejam acostumados a escrever da mesma forma. Agradecemos as orações a esse favor.
 
Talvez agora fica fácil perceber qual ítem do título está destoando dos outros. Creio que não preciso explicar, mas seria bom informar quanto à situação do carro. Na época da guerra de 98, quem tinha esse carro conta que foi tomado pelas tropas para ser usado durante a guerra e depois foi devolvido. Assim é que foi usado e abusado, sofrendo até hoje as conseqüências, apresentando até hoje as seqüelas do descuido, nos fazendo também sofrer, perder tempo (horas e horas sem fim), e gastar dinheiro que poderia ser usado para fins produtivos. Tenho carinho pelo carro, ele tem sido um valente guerreiro, companheiro fiel, extremamente útil (sua missão mais recente foi levar a equipe de vacinação contra pólio a várias aldeias), acho até que eu possa chorar no dia em conseguirmos vendê-lo, mas chorarei de alegria ao ver o carro que Deus está preparando para nós. Cremos seriamente que precisamos de outro carro, ajude-nos em oração.
 
Desejamos um Natal muito Feliz a todos, louvamos a Deus pela Bodas de Ouro
dos meus pais, lutemos todos por Ano Novo mais próspero,
oremos pelo pleno uso do Alfabeto Novo no meio da Igreja Felupe
e que Deus nos dê outro carro, novo ou não, mas que sirva melhor aos Seus propósitos.
Timóteo, Avanilde, Agnes, Melissa e Arthur Bachmann
= = =

10/12/05
_  Aos que oraram pela Vívian:
 
Quanto vale uma vida?  Sofremos uma perda para nós muito dolorosa e desgostosa, o da morte da nossa amiga Vivian, dia 30/11. Sim, custamos muito a acreditar, mas ela faleceu mesmo, foi um choque para nós e motivo para muito chôro porque nos envolvemos muito com ela, oramos tanto por ela e nos alegramos tanto com sua restauração. Ela já havia melhorado tanto que já havia recuperado peso, era muito feliz, mais do que antes de adoecer e restava apenas a recuperação da pele. Não havia mais inflamação alguma na perna. Adoeceu com malária ainda no hospital, tomou tratamento mas talvez não cuidaram dela devidamente, talvez a febre subiu muito e não cuidaram, ou talvez houve algo pior que nem podemos explicar, pois nem conseguimos entender direito o quê que houve.
 
Chegamos em Bissau e os irmãos da Igreja que nos apóiam neste ministério já haviam preparado seu corpo e o levado para enterrar, pois já estava anoitecendo. Graças a Deus por eles pois se não a tivessem tomado, dificilmente seria enterrada adequadamente na cidade, visto que o povo em sua aldeia, crendo que ela ainda tinha chagas na perna, não a aceitariam de volta para ser enterrada lá. Trouxemos sua mãe de volta para Suzana, de onde ela foi junto com o marido da Vívian de volta para a aldeia dela.
 
Quanto vale uma vida? Só sabemos que ela se foi para sempre, sem entendermos os propósitos e desígnios de Deus, sem sabermos se talvez a Vívian em seu íntimo tenha entregue sua vida a Cristo, pois o Evangelho foi posto claramente para ela, a mãe e o marido... Graças a Deus que não precisamos entender, temos apenas que crer e obedecer aos Seus mandamentos. Por isso, se Ele mesmo nos mostrar outra pessoa em situação pior ou igual ao dela, estaremos prontos para ajudar e tentar resgatar das trevas em que está, pois o Seu amor é incondicional, é inesgotável, é insuperável, não o podemos deter, mesmo que queiramos... (veja o poema em anexo)
 
Não desanimemos, irmãos, de investir na obra de Deus mesmo que pareça, às vezes, em vão. Quanto vale uma vida? Não dá para medir em dólares nem em reais, nem com lágrimas, mas o vosso investimento em oração, intercessão e apoio financeiro contribui muito para que o chôro pelos mortos aqui deixe de durar dias e dias, e passe a durar apenas uma noite, sendo vencido pela alegria que vem do Senhor. Assim é que queremos expressar nossa mais profunda gratidão a cada centavo oferecido, a cada oração elevada a Deus a favor desse povo sofrido, a favor da obra de Deus nesse cantinho esquecido pela mundo, pela ONU, pelo G-7, pela geração Internet, pelos crentes de banco de igreja, mas não esquecido por Deus, que através da tua vida tem mostrado Sua luz, Seu amor e graça libertadora...
 
Neste amor de Deus é que nos despedimos, Timóteo pela família Bachmann
= = =

O AMOR EM ONDAS

 

                              sobem e                                                                    só sobe,

                      mar              descem,                                             não desce,          não 

As           do                         vão e                                    Deus                                 vai, 

     ondas                                    vem...               do meu                                                 só vem!

                                                        Mas o amor

                       se acabam                                                                           não para na praia,

                 mar            na praia,                                                Deus                 ele não

As         do                              não                                    do meu                               conhece

ondas                                       passam         Mas o amor                                                barreiras!

                                                          da areia.

 

         Este é o amor que um verdadeiro filho de Deus conhece e almeja cada dia mais desfrutar...

 

Este é o amor que um verdadeiro discípulo de Cristo experimenta e almeja compartilhar...

 

Este é o valor que um verdadeiro súdito do Reino de Deus possui e não consegue ocultar...

Timóteo Bachmann

= = =

28/11/05 _ Amado intercessor, Kassumay!
 
Aqui estão nossas
 
NOTÍCIAS DAS ‘TABANKAS’
 
 
 
Suzana – Estamos no momento com três adultos, uns quinze adolescentes e muitas crianças.  Temos estudado os Alicerces Firmes, material de estudo cronológico, aos domingos de manhã com estes irmãos, aulas de leitura em português, crioulo e agora em felupe nas segundas à noite, oração e intercessão nas quartas à noite, estudos bíblicos nas quintas à noite, ensaios de cânticos nos sábados à noite. Não tem sido fácil estar à frente de uma igreja de poucos adultos, mas cremos que estão crescendo pois têm dado alguns frutos e cremos que ainda serão muito usados por Deus para alcançar seus parentes, amigos e outras aldeias para Cristo.
 
 
 
Budjim – Onde havia muitos jovens crentes, decididos e determinados a seguirem a Cristo junto com o Armando, resta apenas um rapazinho chamado Sacó e algumas crianças que insistem em vir aos breves cultos que ele realiza aos domingos. E o Armando? Está em Bissau, faz bem em querer continuar seus estudos, quer se formar, mas precisa de nossas orações para que permaneça firme e não caia como os outros.
 
 
 
Djifunko – A aldeia mais distante de nós (onde há crentes) está desde o fim de agosto sem o nosso estagiário (Quebá) do Instituto Bíblico, pois terminou seu estágio. Por causa do surto de cólera ficaram isolados, mas agora alguns irmãos de Edjim estão lhes visitando, orando com eles e lhes ensinando a Palavra. Alguns poucos continuam firmes, graças a Deus, são frutos que o Raimundo e o Quebá deixaram.
 

Edjim – Graças a Deus o Marcelino continua muito firme com sua família e alguns irmãos de lá, reunindo sempre aos domingos e mais duas ou três vezes na semana para orar e estudar a Bíblia. Há alguns a quem eles juntos  têm confrontado quanto à vida dupla que tentam levar, no caminho de Cristo e no caminho do mundo, como eles mesmo dizem. Um deles, o Therno, agora está bem firme, decidido a negar tudo para seguir a Cristo.
 
 
 
 
 
Elálab – Depois da benção maravilhosa que foi o casamento do Sungo, testemunho muito bonito da decisão que ele e sua esposa Florença tomaram de se unirem com a benção de Deus e companhia dos irmãos, festa sem bebedeiras nem brigas como é de costume, veio a provação da cólera, quase matando o Alberto. Como ele procurou socorro em Suzana entre os Médicos sem Fronteiras, muitos outros também vieram e foram curados. Mas vários daquela aldeia morreram só porque preferiram esconder a doença e não passar a vergonha de vomitar e ter diarréia à vista dos outros.
 
 
 
Vários de cada aldeia estão em Bissau ou outras cidades por causa dos estudos, alguns em escola particular mas a maioria esperando as aulas começarem só Deus sabe quando pois até agora os professores em toda Guiné negam começar o ano letivo enquanto não receberem muitos meses de salários atrasados e vários anos de horas extras acumuladas. Além disso: o novo presidente simplesmente demitiu o primeiro ministro, eleito pela população em voto direto no ano passado e trocou quase todos os ministros. Como é que alguma coisa pode ir para frente nesse país? Só mesmo a obra de Deus! Pelo menos não há perigo de guerra civil (por enquanto).
 
 
 
Este “relatório” de atividades e situação corrente das aldeias visa apenas dar a conhecer melhor a realidade em que estamos e como anda o aspecto mais facilmente visto do trabalho. Mas, se peneirarmos isso tudo, o quê é que fica? Quantos estarão diante do trono de Cristo um dia para confessá-lO como Senhor e Salvador de suas vidas? Quantos poderei apresentar a Cristo como sendo os discípulos que Ele mesmo me mandou fazer? Não sei, mas o que para mim é este o cerne do ministério, as vidas em quem tento de todas as formas investir, a quem tento passar vida e não teoria, tentando levá-los a obedecer a tudo o que Cristo nos ordenou, a cumprir Suas ordens de pregar o Evangelho e fazer discípulos dÊle em outras nações. Se for esta a tua prioridade nesta vida também, agradeço a Deus por estares junto comigo nessa obra que não é nossa, mas dÊLe, por meio dÊle e para Ele.

31/10/05 EMITAY YOYUBÓ ('Deus está lá', quer dizer: Deus é real!)
Louvamos a Deus pela vida da Dra. Arlinda, dentista missionária que já chegou para ficar. Passou um mês conosco e além de adaptar, conhecer as línguas, costumes e cultura, também ajudou muito nossa filha Melissa na escola, graças Deus, explicando melhor as apostilas e incentivando-a nas tarefas e provas.
Agora vai passar um período em outra parte da Guiné Bissau para conhecer as outras realidades e poder preparar seu plano de trabalho.
Deus trouxe um médico da Angola, o Dr. Frederico que é também pastor, para ajudar (durante algumas semanas) a equipe dos Médicos sem Fronteiras que vieram socorrer as vítimas de cólera.
Neste dia ele esteve conosco no culto que realizamos sempre nos domingos de manhã em uma das salas da escola de Suzana.
Deu seu testemunho e aproveitou para dar uma palavra de encorajamento aos irmãos felupes e lhes exortou também a darem todo o apoio a nós missionários para que mais felupes ainda possam conhecer a Cristo.
Ao seu lado, em pé também, está nosso irmão Ampa Djenuba, que interpretou para ele do português direto para o felupe.
Ele é quem tem nos ajudado muito no aprendizado da língua. Louvamos a Deus por essa equipe dos Médicos sem Fronteiras, foi resposta às nossas orações diante do surto de cólera. Nessa casa é que ficou hospedado o Dr. Frederico junto com outros membros dos Médicos Sem Fronteiras.
Não estão poupando esforços e trouxeram muitos equipamentos e medicamentos, veículos, barracas e etc. Quando é que nós crentes vamos aprender com eles a investirmos sem medo na salvação de vidas?
Quando é que nós crentes estaremos prontos como eles a dedicar nossas vidas às populações carentes como esta aqui, na terra dos Felupes?
Uma tristeza alegre que tivemos neste mês de outubro foi viajar até o Sul da Guiné, para uma cidadezinha chamada Quebo.
No caminho até lá foi bom conhecer outro lado da Guiné, como estas belas corredeiras, chamadas de Saltinho, do Rio Corubal.
Fomos até lá para deixar nossa primeira filha, a Agnes, com uma família de missionários brasileiros, os Schafers.
Eles formaram uma escola evangélica com bons professores nacionais e estão plantando uma igreja lá também, no meio de muçulmanos, com perseguição e tudo.
Foi tristeza ter que deixá-la, apesar de sabermos que está em boas mãos, mas foi uma alegria ver como ficou contente em seu novo ambiente.
No caso, ela está terminando a oitava série pelo curso à distância, do Brasil, ao mesmo tempo em que está começando a nona classe, como é chamada aqui, pois o ano letivo aqui é como na Europa e América.
Outro rebento nosso que vai estudar em escola nacional é o Arthur, nosso caçula.
Vamos matriculá-lo na escola de Suzana, porque ele não consegue mesmo mais estudar sozinho (mesmo com nossa ajuda e tentativas de estimular).
Teremos que reforçar seus estudos em casa com o conteúdo de história, geografia e talvez português. Ore para que a escola corra bem (que o nível não seja muito fraco) e que ele consiga manter seu bom testemunho. Agradecemos suas orações por nossa família, pelos estudos da Agnes em Quebo, pela escola do Arthur aqui em Suzana, pelos estudos da Melissa em casa, por nossa saúde, nossas viagens, nossas vidas no meio desse povo, para que brilhemos sempre a luz de Cristo em seu meio, para que sejamos sempre encontrados fiéis a Deus, para que encontremos solução para o carro, para que a experimentação do novo alfabeto corra bem e os irmãos felupes queiram mesmo usar a escrita em sua própria língua.
No amor de Cristo _ família Bachmann

5/10/05 _ Caminho de Pedras
À primeira vista ninguém nem desconfia, mas debaixo daquela água toda na estrada, estão as pedras que os alunos do Instituto Bíblico da Guiné Bissau colocaram para tentar ajudar os carros a não se atolarem.  Acredite se quiser, é uma estrada que está na foto, e é esse o caminho para o Instituto onde foi realizado o primeiro de uma série de Seminários para a tradução do Evangelho de Lucas e o filme JESUS. Foi lá que passei três semanas longe da nossa aldeia e longe da minha família, mas não longe de irmãos e nem de Deus. Nesta estrada foi que aprendi que no caminho de Jesus também, mesmo que não vejamos o chão, temos que crer que as “pedras” estão lá e que se apenas nos mantivermos pela fé no caminho, não nos perderemos nem nos “atolaremos”, que é o que acontece quando se tenta passar pela beira da estrada. É o que acontece com muito crente que pensa que conhece o caminho mais do que o próprio Senhor Jesus.
 
O trabalho na língua felupe neste Seminário, junto com o Tino, Romão (Raimundo Djemme) e o Mário Sungu tem sido também um caminho de pedras. Não vemos as “pedras”, mas sabemos que estão lá. Graças a Deus pelos irmãos de várias missões diferentes que têm nos ajudado, especialmente os da ALÉM (de Brasília), a encontrar as “pedras” aos poucos e poder descobrir, finalmente, um alfabeto para a língua felupe, que agora está muito próximo de ser estabelecido. Estou pessoalmente muito feliz e antecipadamente me sentindo realizado por ter o privilégio de contribuir para que o povo felupe um dia tenha a Bíblia em sua língua, algo de precioso que nunca perderão, herança que terão para sempre, pois a Palavra de Deus jamais passará, esteja em que língua estiver! Oremos para que este processo continue nas aldeias felupes, quando estaremos testando o alfabeto através de textos para os irmãos lerem e darem seu parecer.
                                                                                                                                                  
 
Outro caminho de pedras, que ao contrário dos outros acima, tem sido muito desagradável e desgastante, são os muitos “pregos” bem grandes em que nosso carro tem ficado. Da última vez até a roda saiu, mas ninguém se machucou porque estávamos andando bem devagar, sabendo que a roda não estava bem. Estávamos a caminho do Instituto, depois de passar o sábado e domingo em Bissau, no intervalo do Seminário. O Tino e o Mário Sungu passaram a noite no carro para que não fosse depredado e no dia seguinte fiquei até à tarde ocupado acompanhando os “mecânicos”. Cada vez mais temos e teremos gastos e riscos e tempo perdido em oficinas por causa da condição das estradas, dificuldade de obter boa assistência mecânica e quase impossibilidade de se conseguir peças de qualidade. Peço oração específica para esta questão, para que Deus me dê convicção (e muita coragem) de tentar vender esse carro (talvez consigamos US$ 5000) e com muita fé procurar um outro bem melhor ou até mesmo um novo (“apenas” US$ 21000).

Louvamos a Deus pelo tratamento da Vívian. Agora ela está em um quarto melhor, mais ventilado e está sendo bem tratada, continua tomando os remédios, está sarando, vai fazer fisioterapia, já encontrou os parentes que vão lavar as roupas dela e fazer a comida. Agradecemos as orações e pedimos que continuem orando para que principalmente seja salva, ela e toda sua família.
 
Continue orando pela paz na Guiné Bissau. Dia 01 de outubro o presidente recém eleito João Bernardo “Nino” Vieira foi empossado com bastante oposição e acusações de ter vencido as eleições com fraude. Peça a Deus que ninguém se levante contra seu governo e que as coisas comecem a funcionar direito: escolas, hospitais, ministérios, etc. e que os funcionários sejam pagos.
 
 Não, ainda não temos quem venha ajudar nossos filhos com os estudos. Continuamos esperando em Deus, continuamos confiando que as “pedras” estão lá, mesmo que não estamos as vendo, crendo que Deus tem reservado o melhor para nós. Quem vai sair perdendo não serão nossos filhos, em nome de Jesus, serão os que se recusam a seguir a direção de Deus, se recusam a servi-lo, não confiam que quando se obedece a Deus nunca se perde, só se ganha...
 
Continue orando pelos nossos irmãos felupes, as crianças, os adultos, os líderes, os jovens, os rapazes, as moças... Peça a Deus que permaneçam firmes em Seu caminho, que cresçam no conhecimento e na obediência à Palavra dÊle, que aprendam a fazer outros discípulos de seus amigos, vizinhos, parentes...
 
Com muito amor e gratidão, na graça e na paz do nosso Senhor Jesus, Timóteo pela família Bachmann



Data: 05/09/2005 09:42
Assunto: Boas notícias dos Bachmanns
 
Amados colegas, Kassumay!
 
Queremos agradecer a cada um de vocês, em especial aos que escreveram,  dando palavras de encorajamento e nos certificando de
suas orações por nós. Depois que passa a tempestade,  Deus vem nos consolar e relembrar que está acima de tudo... Diante de tantos outros que estes dias perderam tudo por estarem servindo a Deus, alguns até a própria vida do corpo, eu nem perdí nada.
 
Alguns documentos do carro já consegui tirar segunda via, mas agora nem preciso mais pois telefonei para a rádio onde eu havia deixado o anúncio da perda e graças a Deus, encontrei a bolsa de novo! Aleluia! Menos o dinheiro, está tudo aqui comigo agora, só preciso "desbagunçar" os documentos. Graças a Deus, vou evitar de gastar horas e dias e mais dinheiro ainda para tirar as segundas vias. Obrigado Deus e obrigado a cada um que creu e confiou, pedindo a Deus com fé pela devolução.
 
Mas queremos compartilhar também quanto à Vivian, como pedimos orações pela viagem a Bissau. Pois bem, graças a Deus eu e Vanilde chegamos bem na quarta feira em Bissau (as crianças ficaram em outra cidade com colegas). Levamos a Vívian primeiro para uma clínica apenas para encontrar com um médico recomendado pelas freiras de Suzana. Graças a Deus ele logo cuidou bem dela, fazendo cura e limpeza mais profunda (tanto que ela chorou, mas precisava) e depois nos encaminhou ao maior hospital da Guiné, onde ele a deixou nas mãos de um outro médico ortopedista, que já cuidou de casos assim. Naquele mesmo dia foi internada, já está em seu leito, graças a Deus! Está justamente no pronto socorro, podem orar!
 
Compramos muitos remédios (que já está tomando), material para curativos, vários apetrechos para que seu marido pudesse ficar ao seu lado na enfermaria, pagamos o raio-x, várias análises, deixamos pago refeições por quinze dias até eles encontrarem os parentes que devem ajudá-los. Essas despesas chegaram a 400 dólares! Graças a Deus temos os fundos que vem de várias igrejas só para as despesas de trabalho, para os gastos do ministério, mas se alguém se sentir tocado por Deus, qualquer ajuda para ressarcir o caixa do Projeto Felupe seria bem-vindo por causa de muitas outras despesas que temos sempre. Além disso, ela deverá ficar internada alguns meses ainda, então toda ajuda será bem-vinda, ainda mais que foram 400 dólares do caixa do Projeto Felupe que foram roubados aquele dia, além de 600 dólares nossos. Quanto ao nosso, já quatro pessoas prometeram nos enviar ofertas por causa do que perdí, para ajudar suprir a falta! Aleluia! Obrigado, Senhor!
 
Oremos para que os enfermeiros e o médico cuidem bem da Vívian fazendo sempre os curativos e qualquer tratamento que precisar, até chegar no enxerto de pele que deverá ter que fazer. Oremos para que os seus parentes e os crentes felupes que moram na capital a ajudem com alimentação e lavagem de roupa, pois assim fazem aqui. O hospital não tem essas condições...
 
Que Deus esteja com nos todos e nos ajude a nos livrarmos das muitas minas nesse campo que é o mundo!
 
 Abraços, no amor de Cristo e com muita gratidão, Timoteo

30/8/05 CAMPO MINADO I
 
Não, não temos por aqui as minas usadas no tempo da guerra pela independência, mas aqui é um campo minado em vários sentidos diferentes. Queres descobrir como ? Venha conosco ! Mas, prepare-se, o caminho para chegar na terra dos felupes também está um campo minado de buracos e valetas, mini-lagoas e muita lama, por causa das chuvas, que começaram em junho. Graças a Deus que este ano choveu melhor do que o ano passado, mas ainda há muitos arrozais (alguns são de nossos irmãos) que ainda não tem água suficiente para serem lavrados. Oremos por isso, ainda há tempo...
 
A terra dos felupes é um campo minado de ilustrações e analogias que podemos fazer da vida cristã, da perdição do homem sem Cristo, e etc. Temos usado muito a figura da lagarta que só pensa em comer as folhas das plantas e que não pode e nem quer voar, mas que muda completamente de mentalidade quando se torna uma linda borboleta e já não quer mais saber de comer folhas mas sim de voar e "chupar o mel" das flores, como dizem aqui. Tudo isso pra ilustrar como éramos quando ímpios, só pensamos em fazer o que não nos leva a Deus, mas quando entregamos a vida a Jesus, nossa mentalidade deve mudar completamente para só querer "as coisas do alto", desprezando as coisas do mundo e deixando-as para trás.
 
Outra analogia que gostamos de usar é a do jacaré, pois há um ditado aqui na Guiné que diz assim: "Nin si pó tarda na yagu, i ka na bida lagartu". Quer dizer, um pau, mesmo que demore muito na água, não vira jacaré. Podemos comparar isso com o quê? É uma pessoa que, ainda que freqüente uma igreja por muito tempo e conheça todos os cânticos e saiba orar "direitinho", não significa que se tornou um filho de Deus, um discípulo do Senhor Jesus Cristo, não é verdade?
 
No momento, a terra dos felupes está um campo minado de cólera, em uma das aldeias, Djifunko, onde estava nosso estagiário Quebá (terminou seu estágio estes dias). Já passou de 40 casos lá, com 4 mortos. Graças a Deus os agentes de saúde estão sempre indo lá medicando os doentes. Oremos pelos nossos irmãos que estão lá. Houve vários casos aqui mesmo em Suzana, mas já está sob controle e nas outras aldeias também, graças a Deus. No país todo são vários milhares de casos, mas as mortes não chegam a mil. Mas em qualquer outra área da saúde, estamos num campo minado pois o acesso ao tratamento médico adequado é muito difícil. A Vívian precisa ser levada a Bissau para tentarmos encontrar hospital onde seja internada e bem tratada e operada, mas é algo tão arriscado e incerto numa terra como essa. Planejamos levá-la esta semana, orem muito por nós, que Deus nos dê graça, força e coragem para enfrentar todas as dificuldades, que serão grandes.
 
A terra dos felupes também é um campo minado de feitiços, opressão espiritual e atuação demoníaca, pois diariamente há algum ritual sendo feito em pelo menos uma das muitas 'balobas' (locais de sacrifícios) espalhados pelas aldeias. Sempre há pessoas fazendo algum pedido aos espíritos, ou pagando alguma resposta que obtiveram deles, ou procurando cura, ou ainda recebendo a "posse" de uma 'baloba'. Não ficamos sem sentir isso, de alguma forma ou de outra. Os rituais sendo realizados ou não, sentimos a opressão e notamos a ingerência do maligno sobre nossos pensamentos, relacionamentos, comunicação, planos e mente, muitas vezes tarde demais, quando o dano ja foi feito. Por isso suplicamos suas orações em guerra espiritual a nosso favor, além das orações que nós mesmos fazemos repreendendo e resistindo a Satanás e todas suas hostes.
 
Peça a Deus conosco por esse campo minado de falta de obreiros. Se incluirmos os outros colegas brasileiros de outras missões aqui na Guiné Bissau, são três os casais que tiveram que deixar o campo só este ano, o primeiro por causa de vários desgastes e desânimo e o segundo por terem sofrido um assalto a mão armada de madrugada em sua casa, como nós em janeiro de 2003. O terceiro são nossos colegas Osvaldo e Ya Min que precisaram sair, por tempo indeterminado, para obter tratamento para ajuste conjugal. Supliquemos a Deus por mais obreiros, pois já precisávamos e agora precisamos mais ainda. 
 
O último pedido de oração não é bem um campo minado, mas é algo que tem nos preocupado muito, que é a educação dos nossos filhos.  Sinceramente precisamos confessar que muito nos incomoda ver nossos filhos passar tanta dificuldade de estudarem sozinhos, com um material auto-didático que tem exigido muito deles. Especialmente a Agnes tem tido muita dificuldade por estar na oitava série já, com disciplinas bem difíceis. Se para nós já é difícil parar no meio de tanta atividades e compromissos do ministério para ajudar a Melissa e o Arthur que estão em séries menos exigentes (quarta e sexta), quanto mais para ajudar a Agnes. Confessamos que o quadro está muito desanimador para nós. Apelamos para todos orarem ainda mais por esse pedido, para que tenham estímulo para continuarem e que encontremos quem venha nos ajudar pelo menos por um mês ou dois este ano ainda.
 
Muitos gratos e certos do vosso amor e apoio incondicional em oração, família Bachmann
Campo Minado II
 
Prezado colega, sei que acabei de enviar nossas notícias mas preciso escrever de novo, pois fui relembrado de forma terrível de outro aspecto em que esta terra também é um campo minado. Penso até se devia escrever isso, mas como posso me calar?  Minha esposa e filhos estão em Suzana, nem sabem ainda de nada.
 
Neste caso as minas são bandidos como os que esta manhã, aqui em Ziguinchor no Senegal, onde vim para fazer compras, levaram a bolsa onde guardo todos os documentos do carro, cartões de banco, passaporte, cartão de identidade da Guiné, cartão de motorista da Guiné, e bastante dinheiro. Semana passada quando estivemos aqui, não pudemos fazer saques, desta vez conseguí e nem bem fiz as compras que precisava, perdí tudo de uma vez. Enquanto eu estava amarrando as botijas de gás na parte de trás da picape, pegaram a bolsa da parte da frente, nem notei movimento algum. Se da primeira vez que isso me aconteceu em Bissau, já foi experiência traumática, quanto mais agora, por ter perdido também os documentos do carro e o passaporte. Já tenho declaração de perda do passaporte, expedido pelo comissariado de polícia, mas só amanhã terei a declaração de perda de todos os documentos e cartões de banco. Já conseguí cancelar alguns, escrevi para certos irmãos para cancelarem os outros.
 
Então vou ter que dormir aqui mais uma noite, graças a Deus por um casal de missionários que conhecí por acaso há dois anos atrás,eles me emprestaram um valor em dinheiro para qualquer despesa até chegar em Suzana. Já pus um anúncio na rádio, como costumam fazer aqui, caso alguém encontre a bolsa já sem o dinheiro mas pelo menos com os documentos ainda, estou pedindo a Deus um milagre nesse sentido...
 
Não sei quando poderei escrever novamente para contar o que mais conseguí resolver, peço apenas que orem para que eu recupere, por algum milagre, até amanhã talvez, pelo menos o passaporte e documentos e cartões de banco...
 
Numa situação dessas, será que dá para refletir e tentar encontrar razão ou explicação ou algo que nos console? Creio que devemos refletir e parar para pensar no sentido mas profundo da vida. Perdí coisas muito valiosas e muito dinheiro, mas quantos outros, pela causa de Cristo, têm perdido o próprio filho ou esposa, ou a própria vida? Sou levado assim a pensar: o que mais faz falta na minha vida? Será que estou dando o devido valor ao que tenho? Estou me sentindo profundamente abalado com essa perda, mas o que tenho ainda, que é de muito maior valor, estou valorizando?
 
Não esqueço do que disse um missionário que morreu nas selvas do Equador no anos 50 junto com seus 4 colegas, todos deixando esposas e filhos: "Aquele que entrega algo que não pode guardar (sua própria vida), para receber algo que nunca poderá perder (a vida eterna), não é nenhum néscio."
Que nós todos aprendamos a cada dia, talvez sem ter pagar caro como eu hoje, a valorizar mais o que durará a eternidade em vez de valorizar o que se queimará como palha quando Cristo vier para reinar novamente.
No amor de Cristo_Timóteo

ABR2004 Amados, nossa última carta que escrevemos antes de virmos da Guiné, vocês não a receberam: Jesus fala Djola? E a última que escrevemos agora em março:.... PEDí, PEDí E DAR-SE VOS-Á...

MAR 04 Irmão, Kassumay! Qual a dificuldade?Não entend'í! É a primeira vez que o irmão me pede o número do telefone... Bom, nosso telefone aqui em Anápolis é ...., OK? Muito obrigado por todo o apoio e ajuda através do União Net, que Deus o abençoe! Em Cristo, Timóteo
( É que fora da internet sou como um peixe fora d'agua .Louvamos a Deus pelo rápido encontro Ig . de Cristo da Fama e de constatarmos que já conhecíamos a Avanílde de reuniões na casa do Pr.Gerson : Yro )

PEDí, PEDí E DAR-SE VOS-Á... Mas, pedir a quem? Amado intercessor, Kassumay!! Graças às suas orações e de tantos outros santos espalhados pelo Brasil afora, temos sido maravilhosamente abençoados por Deus, em tudo que divulgamos como pedidos de oração e mais ainda. Além de agradecer mais uma vez por todo o apoio em oração, queremos mostrar através desta circular o quanto vale a pena servir a Deus confiando plenamente nêle e nêle somente para suprir tudo o que Ele sabe que é o melhor para nós. O próprio Senhor Jesus Cristo nos mandou pedir e insistir ao pedir, prometendo que nos seria dado o que pedíssemos, se fosse em seu nome. Ele quer que peçamos sim, e pecamos se não pedimos, pois deixamos de O tratar como nosso Deus e Pai amoroso que é, mas temos que pedir a Ele, a mais ninguém. Cremos que é Deus quem nos sustenta através das igrejas e irmãos que são sensíveis ao toque e direção dEle. Assim tem sido em todas as nossas necessidades até hoje, confiando cegamente nAquele que é o Autor e Consumador da nossa fé e igualmente comissionador e sustentador dos que O servem. Da mesma forma que Deus é plenamente poderoso para nos salvar, Ele o é para nos capacitar, enviar e nos manter em Seu serviço. Caso contrário, não vale a pena de forma alguma sequer tomar o seu nome. Desde que chegamos ao Brasil estas verdades tem sido mais evidentes ainda em nossas vidas. Deus tem nos abençoado e nos suprido de forma abundante e surpreendente, muitas vezes nos suprindo o que nem esperávamos ou o que nem sabíamos que precisávamos. Jamais por mérito nosso, pelo contrário, toda honra e todo mérito cabe a Deus somente, sempre...quando se confia cegamente e exclusivamente nÊle. Até agora só contamos os "fatos", agora segure as "fotos": chegamos de volta ao Brasil com TODAS as nossas malas, fomos acolhidos de braços abertos por uma família amiga que se disse honrada em nos receber, fomos bem recebidos por uma igreja que nem conhecíamos, fomos buscados com muito carinho por nosso pastor e sua família em outra cidade distante para nos levar para nossa amada igreja em Natal onde somos membros, tivemos um ótimo carro para usar à vontade por mais de uma semana, fizemos ótima viagem para a sede da nossa missão em Brasília onde fomos recebidos como filhos amados por nossas "mães" da AMIDE, e ainda tivemos outro carro (desta vez 0 km) para usar à vontade por mais de uma semana! Já fomos abençoados em várias igrejas com a oportunidade e o privilégio de compartilhar do trabalho que temos e da nossa vida no meio do povo felupe. Recebemos muitas ofertas inesperadas que nos possibilitaram, entre outras coisas, completar o preço de uma Paratí ano 90 muito boa, bem conservada, que nos será muito útil com tantas viagens pela frente, até o dia em que a venderemos (já temos 3 pretendentes!) para ajudar com boa parte das passagens de volta aos nossos amados irmãos e amigos felupes! A mesma ortodontista abençoada (e abençoadora) já recomeçou o tratamento da Melissa por um preço muito menor do que seria e nem teremos que pagar pois uma pequena igreja da roça deu o suficiente para cobrí-lo! Meus exames de sangue, ao contrário do que apresentavam antes de irmos ao campo, estão todos ótimos! Até para a cirurgia de hérnia que eu (Timóteo) há tanto tempo esperava para fazer, já fomos supridos. Pagamos preço de plano de saúde para ficar em enfermaria mas me puseram em apartmento! Foi ontem a cirurgia que pela graçade Deus correu tudo bem, e hoje já estou em casa. Agora estou só na mordomia. Meu stress agora é se eu deito para um lado ou para outro da cama, se passeio por um lado ou por outro da casa, se primeiro coço a cabeça ou o braço, se durmo até 10 para as 8 ou até 8 e 10 ! :) Nossos filhos foram bem recebidos num colégio evangélico bem conceituado aqui em Anápolis, com bom desconto na mensalidade, isentos da matrícula e estão se adaptando muito bem... A mensalidade de uma delas foi assumida pela mesma igreja da roça, só de irmãos humildes. Isso confirma mais uma vez o quanto importa uma Igreja ter visão, ter compromisso com o Deus da obra missionária e com a obra missionária de Deus, não importando em hipótese alguma sua condição financeira. E esta carta inteira confirma o quanto é bom esperar em Deus, sem ficar preocupado, mendigando ajuda ou tentando dar um jeitinho. Prefiro deixar Deus dar o jeito dÊle, o resultado é incomparavelmente melhor!! Não basta de bençãos (quanto mais melhor), mas basta de palavras, pelo menos por enquanto... Muito gratos, no amor e na paz de Cristo, família Bachmann.
( Tão perto e tão longe , tenhos os fones de Brasília , quais são os seus em Anápolis ? Como digo aos irmãos que retornam ao Brasil , Guiné Bissau via e-mail é mais perto para mim do que Anápolis por telefone ... Mas acompanhar vossos passos e alegrar com todas as bênção relatadas nos faz chegar a presença de Deus radiante de alegria para agradecer a sua misericórdia que dura para sempre . Nossa principal referência em Anápolis é o Pr.Pedro 333-2233 .: Yro )

fev04

Amado Intercessor, Kassumay! Temos muitos Motivos de Louvor Louvamos a Deus pela boa viagem que fizemos da Guiné até Fortaleza, pois foi na Sua paz e nenhuma das nossas malas se perdeu, graças a Deus! Em Fortaleza tivemos a benção de poder rever meu irmão David e sua família, por muitos anos missionários na Bolívia, agora transferidos para lá onde trabalham no ministério de rádio. Ficamos com eles 3 dias. Também pudemos conhecer uma igreja que intercede por nós há dois anos. Louvamos a Deus pelo ótimo tempo que tivemos em Natal, a cidade onde está nossa igreja enviadora, da qual somos membros. Tivemos um ótimo tempo com nossos irmãos, dois dias numa praia com uma família da Igreja, quase todos os dias estávamos com diferentes irmãos da Igreja e até um dos irmãos nos emprestou seu carro durante aquela semana e meia para cuidarmos de muitas coisas na cidade. Aleluia! Louvamos a Deus pela boa viagem de Natal a Brasília onde agora estamos para prestar relatório do nosso trabalho em muitas igrejas que nos apoiam, divulgar nossa missão e o Projeto Felupe também. Queremos aproveitar o tempo para renovar o contato com os irmãos das igrejas de Brasília, Anápolis e Goiânia para informar melhor quanto ao campo onde trabalhamos, seus desafios e suas bençãos. Louvamos a Deus pela vida de um irmão em Natal que preparou muitas fotos que trouxemos da Guiné e os colocou no nosso computador portátil, de onde podemos projetar as fotos nas Igrejas, graças a Deus! Louvamos a Deus por tua vida, por estares envolvido nesta obra, dedicando tuas orações e teus recursos para que a glória de Deus se espalhe por toda a terra. Pedidos de Oração Pedimos a Deus pela re-adaptação dos nossos filhos à escola no Brasil, para que aproveitem bem este período, superando qualquer dificuldade. Pedimos a Deus pelo tratamento ortodôntico da Melissa, em Anápolis, Goiás, por 5 mêses, com uma irmã em Cristo, profissional muito capacitada. Cremos que correrá bem e que Deus nos suprirá as condições de pagar. Pedimos a Deus pela cirurgia de hérnia do Timóteo para que Ele nos encaminhe a um bom médico e a um hospital idem, para resolver isso o quanto antes. Cremos que correrá bem e que Deus nos suprirá as condições de pagar. Pedimos a Deus por nossos irmãos Felupes, especialmente por aqueles rapazes e crianças que estavam muito perto de nós, para que permaneçam firmes no caminho que escolheram para seguir. Também que os mais velhos estejam sempre fiéis e prontos para ensinar os mais novos. Pedimos por nosso colega Osvaldo, para Deus o renove e o fortaleça, está sozinho no campo neste período, até julho. Pedimos a Deus muita graça e coragem para enfrentar este período (até julho/2004) de muitas visitas às igrejas para compartilhar sobre o campo. Sentimo-nos honrados e satisfeitos em poder contar de viva voz o que Deus tem feito através de nós mas é bastante cansativo e um pouco desgastante para nós como família, constantemente viajando e dormindo em lugares diferentes. Estaremos no Brasil até julho e neste tempo também temos compromisso de trabalhar na sede da nossa missão AMIDE, no Lago Norte, em Brasília, no Distrito Federal. Poderemos ser contactados lá (fone [61] 468 6713 e 468 4851) ou por e-mail (o mesmo de sempre) tanto na casa dos pais do Timóteo em Anápolis como na dos pais da Avanilde em Goiânia para agendarmos as visitas nas Igrejas. Na graça e na paz do nosso mestre _ Timóteo e família.

15/12/2003Jesus fala Djola?
Foi o que um homem perguntou quando anunciamos que projetaríamos o filme JESUS em seu quintal, para ele e sua família e MUITOS vizinhos poderem assistir.
Djola é como os felupes chamam o seu próprio povo e sua própria língua. O nome Felupe (ou fulupe) é o nome dado pelas outras etnias.
No Brasil também há muitas etnias como o povo Tukano que não gosta muito do nome pelo qual são chamados pelas outras etnias ou pelos brancos.
Cada povo tem sua própria maneira de se chamar.
Como nós brasileiros não gostamos de ser chamados de argentinos pelos americanos, não é?
Bom, voltando ao homem que perguntou se Jesus fala Djola: Infelizmente naquele dia ele não pôde verificar com seus próprios ouvidos que Jesus fala sim Djola, pois tivemos problemas com o aparelho que converte a carga da bateria do carro para energia que a TV e o aparelho de vídeo podem usar.
Tivemos que adiar a exibição do filme para outro dia. Graças a Deus e ao teu investimento e de muitos em oração e em contribuição financeira muitas pessoas nas várias 'tabankas' onde temos atuação já viram o filme: muitos pela primeira vez, outros pela segunda ou terceira vez, mas quantas vezes o passarmos eles querem ver de novo e de novo, nem se tenham que andar quilômetros para assistí-lo, glória a Deus!
O filme também tem sido uma benção para os nossos irmãos pois lhes ensina mais ainda acerca de quem é Cristo e o que Ele espera de nós, lhes fortalece a fé e lhes encoraja a prosseguir, graças a Deus!
Sim, graças a Deus e ao esforço de nossos irmãos evangélicos Djolas no Senegal, JESUS FALA DJOLA, ainda que seja o Djola-Fogny (lê-se "fonhi"), pois é um dos muitos dialetos da língua Djola que existem no Senegal e Guiné-Bissau. É o dialeto para o qual foi traduzido este filme JESUS e muitas porções da Bíblia.
Por enquanto esta versão em Djola-Fogny está "quebrando o nosso galho"pois o povo daqui o entende mais ou menos como nós brasileiros entendemos o espanhol. Por isso ainda queremos traduzí-lo algum dia para o dialeto Djola que é falado aqui em Suzana. Assim entenderão mesmo, bem claramente, e Deus poderá falar ainda mais claramente aos seus corações através de seu amado Filho o Senhor Jesus, o poliglota por excelência.
Bem, voltando novamente ao homem que perguntou se Jesus fala Djola: ele tem nome e identidade e em cima disso uma grande necessidade: Seu nome: Ampa Nineu; sua identidade: é o marido da nossa querida irmã Djakór, batizada em fevereiro e pela qual pedimos sempres suas orações pois precisa muito de crescer mais na fé e entender melhor o que é seguir a Jesus. Seu marido, nosso amigo Ampa Nineu, nunca mostrou interêsse de aproximar de Cristo. Apesar de sempre se mostrar simpático, fez o contrário, assumiu o contrôle do que chamam aqui de 'baloba', local de sacrifícios e derramamento de vinho em troca da "ajuda", "proteção" ou poderes dos espíritos.
Ele tem uma GRANDE NECESSSIDADE: Conhecer o Deus da sua mulher, o Deus que já derramou o sangue de seu próprio filho em favor de todos, que não exigirá dele nenhum sacrifício de animais, o Deus que o dará verdadeira paz, ajuda, proteção e poder. Como ele, incontáveis outros felupes carecem de libertação da escravidão em que se encontram... Sim, Jesus fala Djola!
Graças aos nossos irmãos Tino e Ampa Djenuba, o Senhor Jesus Cristo fala o Djola de Suzana através do programa dominical na Rádio (comunitária) da Escola de Suzana. Temos feito os programas falando em crioulo (mistura do português antigo com as línguas locais) e um deles traduz para o Djola de Suzana, graças a Deus.
Depois de uma série em que mostramos o poder, a superioridade aos espíritos e a grandeza de Cristo através dos muitos milagres que realizou, fizemos outra série falando sobre os "mandamentos"dos anciãos felupes: Lembre do dia de descanso, Não furtarás, Não contarás mentira, Não adulterarás, Respeita teu pai e tua mãe.
Comparamos estes seus "mandamentos" com 5 dos 10 mandamentos de Moisés e assim lhes mostramos que a Palavra que pregamos não é nossa, vinda do estrangeiro, mas é a mesma que Deus já havia lhes dado há muito tempo através dos seus anciãos.
Ore para que o povo ouça mesmo estas mensagens, especialmente os anciãos, pois certamente concordarão, certamente ficarão felizes pois estão muito descontentes com o efeito da globalização que tem chegado até mesmo nas 'tabankas' destruindo os valores culturais positivos: cada vez há mais adolescentes grávidas; roubos e furtos que não havia antes; viúvas que, abandonadas por seus filhos, têm que cuidar de seus netos. Enfim, a vida comunitária tranqüila e sistema familiar de apoio mútuo que havia antes está se desfacelando, se desmoronando por influência do "desenvolvimento" e "civilização" que a cada dia chega com mais força.
Ore também pelos nossos preparativos e viagem ao Brasil: devemos chegar no início de janeiro para descansar um pouco, rever os irmãos da nossa igreja enviadora em Natal, RN e depois estaremos visitando muitas igrejas para dar relatório do trabalho e compartilhar ao vivo e a cores o que Deus tem feito através do nosso esforço em conjunto. Sim, amado intercessor, Jesus fala Djola! Ele é quem tem nos ensinado esta língua tão bonita! Criada por Ele mesmo, tinha que ser linda! Ainda falta aprender muito, mas sabemos que Ele completará Sua boa obra em nós. Através desta língua queremos te desejar tudo de bom e do melhor que Deus tem (Shalom) para tua vida: "Ulunukinê Kassumay kata Emitay dâu!" Seja esta paz do Deus Jeová Shalom o teu consolo e tua força enquanto prosseguimos nesta caminhada e nesta batalha sem tréguas! _ Timóteo e Avanilde, Agnes, Melissa e Arthur Bachmann
14/11/2003 Circular de OUTUBRO

Querido Intercessor, Kassumay!
 
Nosso irmão Romão, obreiro nacional, felupe por sinal, continua a todo vapor fazendo o acompanhamento nas 'tabankas' mais afastadas de nós como Elálab, Edjim e Djifunko. Ele nos conta que hove mais conversões ainda na 'tabanka' de Djifunko e por isso está muito contente, acompanhando-os e ensinando-os nos primeiros passos da vida cristã.
 
Tivemos um dia todo na praia da 'tabanka' de Edjim onde todos os irmãos e irmãs (só os jovens) nos encontramos para nadar e brincar juntos, para que saibam que seguir a Cristo também é brincar um pouco, que não é necessário ir ao mundo para encontrar divertimento. Gostaram demais e foi um tempo muito abençoado...
 
Amado, ficamos muitos felizes também com as muitas boas notícias que enviamos para você, mas só a gente aqui sabe como Deus tem feito isso muitas vezes APESAR de nós e das nossas falhas, como a falta de acompanhamento e discipulado aos irmãos para que cresçam firmes e fortes. Por mais que lutemos e tentemos, há várias barreiras que não conseguimos transpor, como a distância de algumas 'tabankas' ou o desencontro de horários, etc. Peça a Deus por isso, pois até agora muitos deles ainda não entenderam o que é assumir um compromisso de vida com Cristo e se deixam levar pelos outros a alguma festa em "clube de jovens"ou ritual demoníaco mais "importante".
 
Nós e Romão ficamos às vezes sem conseguir entender o quê que há, o que falta, pois não faltou para nenhum deles palavras fortes de advertência quanto ao preço do discipulado, quanto à opção única de seguir a Cristo somente, negando a tudo deste mundo. Cada vez mais deixamos os apelos à conversão e agora simplesmente permitimos que nos acompanhem e quando realmente alguém entende o que é seguir a Cristo e estiver disposto a pagar o preço para tal, que O confesse como seu Senhor e Salvador.
 
Apesar de às vezes Deus nos abençoar com tantos que se decidem por Cristo ou que se batizam, normalmente nos sentimos como se as coisas estivessem ao contrário, como se estivéssemos servindo um Deus pequeno e fraco contra os super-poderes dos demônios desta região. Talvez já seja efeito da ingerência prolongada do maligno sobre nós, mas a sensação ou impressão é que estamos sempre lutando desesperadamente para vencer o sufoco da opressão que nos domina, quando creio que deveria ser o contrário, deveríamos cavalgar sobre nossos inimigos, trucidando-os com a Espada que temos, mesmo que nos custe arranhões e pequenos golpes, contanto que estejamos por cima, que é a única posição em que Jesus pode estar... Só posso pensar que falta a Igreja (não só no Brasil mas no mundo inteiro) erguer-se de seu comodismo, triunfalismo, carnalidade e obsessão pela prosperidade para engajar-se de verdade na tremenda guerra espiritual que se trava, onde os poucos engajados estão sofrendo baixas desnecessárias por falta de contingente maior. Tenho certeza que se houvesse aqui na terra dos felupes duas dúzias de missionários, em vez de meia dúzia, a situação seria outra. Quem achar que estou sendo dramático, venha e experimente, venha sentir na pele e no coração a dor da impotência diante de tão grande idolatria, tão grande escravidão...
 
Uma das coisas que nos cansam e desgastam nesta luta é o problema do carro. Ele tem sido uma benção tremenda em muitos casos e situações para nos ajudar no transporte como família e no ministério, muitas vezes, graças a Deus. Mas... quando fica no prego aqui em Suzana é uma tristeza, pois só na Missão Católica é que pode ser consertado. Eles lá têm nos ajudado muitas vezes, lutando até para conseguir fabricar peças que não encontramos para o carro nas cidades onde as procuramos. Trabalham bem, são honestos e cobram barato. Então qual é o problema? É que demoram muito terminar o que estão fazendo para poder pegar no nosso carro. Só mesmo se o seviço que eles tem for muito insignificante é que eles pegam no nosso carro ou se tivermos esperado talvez três semanas ou um mês. Às vezes dão a clara impressão de que querem que desistamos de lhes pedir ajuda, mas só insistimos, constrangidos, porque não há outra opção. Tentamos sempre fazer toda manutenção e consertoque podemos nas cidades onde vamos, mas como no Brasil, os mecânicos que não temem a Deus às vezes não fazem o serviço direito e ocarro vem pifar logo aqui. De uma forma ou de outra, sempre vemos a mão do inimigo tornando as coisas piores do que já são. Isso, aliás, em todas as áreas da nossa vida e ministério aqui.
 
Ao olhar as fotos do Batismo, não apenas admire, ADORE ao Deus que tem feito isso e que pode fazer "infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós"(Ef. 3:20). Inclua-se nesta foto, no meio destes irmãos, você é parte deles, foi por tuas orações que Deus tocou em seus corações e será por tuas orações que eles se manterão firmes e poderão levar outros ainda aos pés de Cristo. Saiba também que isso tudo é resultado da atuação de Deus, do derramamento de Sua graça, nenhum de nós tem mérito algum, mas somos todos participantes, Deus depende do engajamento de TODOS que se chamam pelo nome do Seu Filho amado.
 

Ao ver a foto do Bantabá - onde os felupes dançam ao redor dos seus mortos lançando arroz no círculo em que andam (não é capim que vês, é arroz), pense nos incontáveis homens, mulheres, rapazes, moças e crianças que morreram sem Cristo. Quantos ainda vão morrer sem ouvir do amor de Deus que pode lhes salvar...

 

 

 
Esta foto em baixo de um cajueiro em Edjim (a 13 kms de Suzana) foi tirada em 6 de agosto, mas já fizemos outro culto no mesmo lugar com muito mais irmãos ainda, dia 5 de outubro, mas a chuva foi um pouco mais fraca desta vez, graças a Deus. Fica bem ao lado da casa do nosso amado Marcelino, cuja espôsa recentemente se converteu. Este lugar fica bem no meio de três "balobas"(terreiros) e por isso muitos o advertiam a não construir sua casa alí, mas até hoje Deus tem lhe guardado, o que tem sido honra ao Seu nome.
 
Amado, MUITO obrigado por tua oração e contribuição, o Deus eterno somente é que nos recompensará a todos...

Timóteo, Avanilde, Agnes, Melissa e Arthu

- - -

Saludes dos missionarios do Orfanato Casa Emanuel _ Bissau. Guine Bissau. Estimada Familia Bachmann em Suzana: Nos recebemos seus informes e sempre nos alegramos com a obra que Deus entre os felupes, pois temos orado muito pela conversao deles. Desejamos que se animem pois nos tambem estamos sentiendo fortemente as lutas com os poderes demoniacos. Vamos orar por esse carro e ainda mais, para que tenham todo o necesario para continuar seu trabalho. Administracao .

26/11/2003 Amados, Kassumay kata Emitay dimiol! (quer dizer: a paz de Deus para voces) Muito obrigado por esta palavra de encorajamento, sao poucas palavras, mas de grande valor. Que o nosso Deus vos fortaleca e abencoe em vosso ministe'rio tambe'm, dando coragem e perseveranca diante de tantos desafios e desgastes, dando tenacidade e ousadia diante dos ataques do maligno. Kutiom, Emitay erlakurulal! Emitay yamak, otu bukoli! (Em Felupe:Irmaos, Deus esta com todos nos. Deus e' grande, nao temas!) Acho que nao nos conhecemos ainda pesoalmente, mas se Deus nos der oportunidade, gostaria muito de ve-los pessoalmente. Timoteo pela familia Bachmann (Obs. a Expressao Kassumay em Felupe equivale a Shalom em Hebraico, quer dizer: tudo de bom [paz, saude e prosperidade]. Entao a traducao da frase Kassumay kata Emitay para o hebraico seria Shalom Adonay -lindo,ne'?) _ Tymoteo
14/10/2003 Amado intercessor, Kassumay! Nada melhor do que alguém que entende da arte da guerra para nos ajudar a colocar em perspectiva adequada o papel que devemos desempenhar nesta batalha sem tréguas em que estamos, felizmente do lado vencedor! Citamos abaixo parte do e-mail de um de nossos intercessores, membro da nossa igreja mãe em Natal (RN), pois serviu de grande encorajamento para nós: ..."nosso papel é lhe dar suporte para o cumprimento da missão, gostei de você ter usado a palavra Artilharia referindo-se a nossas orações, para mim ilustra bem a realidade da sua situação, pois em uma batalha o papel da Artilharia (Igreja orando) é preparar o campo para que a Infantaria (Missionários) possa avançar e consolidar o terreno. A Artilharia usa armas de grosso calibre, destruindo e enfraquecendo as defesas do inimigo. Outra característica da Artilharia é que ela vem na retaguarda da Infantaria e atira além da linha de frente por sobre a Infantaria, diretamente sobre o inimigo, no entanto sua eficácia depende diretamente da orientação da Infantaria sobre os alvos a destruir, por isso é que eu gostei da sua colocação, você foi específico no direcionamento de nossas orações, agora é só aguardar a salva e avançar para consolidar o terreno. Entre os combatentes, a Infantaria é considerada a mais nobre das armas, a rainha de todas elas, a entidade dos mais valentes"... Irmão, avante, sejamos todos valentes em Cristo para vencermos oValente e tomar-lhe os despojos, felupes que sofrem e cansam na escravidão aos espíritos imundos e cruéis. Só vindo aqui e vendo o grau de maldade que nosso inimigo castiga esse povo, gente de carne e osso e sentimentos como você, criado por Deus, pelo qual Cristo já verteu Seu precioso sangue! Não aceite, irmão, não aceite que essa situação continue assim, tome posse do poder e autoridade que Deus já te outorgou para repreender o inimigo e engajar-te nesta guerra na qual temos nada a perder a não ser nosso desprezível orgulho humano. Alegre recompensa que Deus já tem nos dado, a todos que estamos engajados nesta gloriosa luta é a conversão da Clementina, esposa do nosso irmão Marcelino, de Edjim. Muitos devem lembrar que havíamos pedido que orassem por ele, por ocasião de sua união com aquela com quem havia assumido compromisso de casamento há muitos anos atrás, antes de se converter. Pedimos que orassem por ela também, para que se convertesse e decidisse seguir a Jesus, como tão bem faz seu marido. Graças a Deus, Aleluias, pois ela assim o fez e agora é nossa irmã em Cristo, agora podemos fazer o que o Marcelino tanto queria, um culto especial para pedir a benção de Deus para o seu casamento. Ela demonstrou querer mesmo entregar-se a Cristo porque de sua própria iniciativa, livrou-se de seus amuletos! Regozije-se conosco por isso que Deus nos fez e ore para que seu casamento seja mesmo abençoado por Ele e baseado em Sua Palavra, a fim de dar maior testemunho do Seu poder e de Sua glória naquela 'tabanka' (aldeia). Que tenham filhos fortes e saudáveis para desfazer a crença de que, por não fazerem os devidos rituais, não os terão. Nossos filhos é que não estão tão fortes e saudáveis por causa de várias vezes que têm sofrido de malária, resfriado forte e até conjuntivite, que nos apanhou a todos. Há também suspeita de febre tifóide na Melissa, pois sempre tem dores pelo corpo. Tentamos fazer análise em Bissau, mas não foi possível. Peça a Deus que nos livre não somente das doenças mas também das canseiras e desgastes naturais do trabalho e do atrito entre nossa cultura e a do povo. Também não podemos esconder que às vezes ficamos desanimados ou nos sentimos frustrados, nos parecendo que estamos apenas marcando passo, mesmo em meio a tantas bençãos e vitórias. OBRIGADO POR SUAS ORAÇÕES ! Ao mesmo tempo que nos alegra o fato de se aproximar o tempo em que estaremos de volta ao Brasil, ficamos apreensivos também com o curto período que temos para alcançar os alvos que temos para este ano ainda. Também se apresenta o desafio de obter condições de pagar as passagens aéreas para toda a família. Precisamos estar no Brasil antes do final de janeiro/2004 e pretendemos voltar à Guiné Bissau no mês de julho do mesmo ano. Voltaremos a escrever dando mais detalhes quanto à viagem. OBRIGADO POR SUAS ORAÇÕES ! Recentemente a Guiné Bissau sofreu um golpe de estado que seria justo, devido aos desmandos, corrupção e abusos do Presidente que estava no poder, Koumba Yalá. Mas o comitê militar que o tirou é igual ou pior que ele. Felizmente, no entanto, já passaram o poder para um presidente e primeiro ministro interino aceitos pela maioria dos partidos políticos da Guiné. OBRIGADO POR SUAS ORAÇÕES, mas continue orando para que as eleições legislativas para o dia 12 de outubro corram sem problema e no próximo ano as eleições presidenciais sejam em paz. Dia 11 tivemos um batismo muito especial à beira do belo rio Buaidje, quando mais 12 irmãos se batizaram, entre eles o Tino, que deu seu testemunho muito forte e Alberto também, um dos que negou herdar de seu pai o que no Brasil seria quase o mesmo que um terreiro de macumba. Nosso querido Mário Sungu também realizou seu sonho de se batizar, com muita convicção. Nosso agradecimento especial a cada intercessor que tem se empenhado em oração, levando a Deus cada um dos nossos pedidos em intercessão a nosso favor. Também agradecemos a cada um que tem jejuado a nosso favor desde que saimos do Brasil... Deus somente pode te recompensar na eternidade! Na paz e no amor de Cristo _ Timóteo pela família Bachmann

...ALGUNS FELUPES QUE CERTAMENTE ESTARÃO DIANTE DO TRONO... Armando Djemme, cristão felupe, lavrador de arroz, batata-doce e feijão, certamente estará diante do Trono. Você o conhecerá naquele dia e terá a alegria de louvar a Deus junto com ele, pois tem dado provas de que está perdidamente comprometido com Cristo e com Seu Reino. Seu terreno, sua lavoura, sua vida e sua caminhada diária com Cristo refletem a glória do nosso Deus de uma forma inconfundível e muito bela. Muitos dos seus familiares (tios, primos e sobrinhos) vieram recentemente da capital onde moram para fazer várias cerimônias e rituais aos seus deuses, demônios aos quais Armando também estava sujeito no passado. Desde sua conversão, seus tios o tem cobrado para continuar fazendo sacrifícios de animais e derramar vinho de palmeira aos espíritos, o que Armando sempre nega fazer e lhes aborrece muito. Mas quem foi que os recebeu bem em casa, deu alimentação e hospedagem, apesar de não ajudarem com nada e passarem aqueles dias na bebedeira? Armando, é claro, colocando "brasas vivas sobre suas cabeças"... Aleluia! O que falta para que seu testemunho brilhe ainda mais é uma boa espôsa felupe, verdadeiramente cristã, temente a Deus, como ele deseja. Ele já tem os porcos que precisa para pagar as pessoas que vão cortar as vigas para sua nova casa e já está escolhendo o lugar onde vai começar a construí-la. Deus tem abençoado seus negócios e lavoura. Sua mãe, viúva, está aliviada porque vai poder ficar na casa que ele construiu ano passado. "Só" o que falta é o principal, a espôsa! Há uma candidata em outra tabanka, uma nova irmã em Cristo... OREMOS POR ELES E ESPEREMOS EM DEUS! Tino Kabemba Djedjo, ex-produtor de vinho de palmeira, estudante, cristão felupe, certamente estará diante do trono também. Você terá a satisfação de conhecê-lo naquele dia e alegrar-se conosco louvando a Deus pois ele também tem dado provas de estar decididamente comprometido com Cristo e com Seu Reino. Seus amigos o tem desdenhado por seguir a Cristo, caçoando dele de vez em quando, mas ele nem se abala... Seus familares o advertiram quanto ao trabalho que começou no período certo (preparando a terra para a lavoura de arroz em terra seca) mas que ninguém mais estava fazendo por causa do período de luto pela morte do 'régulo', chefe da aldeia. Todos temiam castigo dos espíritos, até mesmo de morte, por trabalhar neste período mas ele continuou firme. Agora, o arroz dele está bonito mas está sendo atacado por pássaros, como é natural, mas também está sendo atacado por roedores, que podem acabar com todo o arroz. Todos o repreendem dizendo que enquanto ele não puser amuletos na terra ao redor do arroz, os roedores vão continuar a comê-lo. Ele recusa fazê-lo e por isso temos orado com ele lá no meio do arroz para que Deus o guarde. Os roedores pararam, mas não sabemos até quando. Temos pedido a Deus que revele Seu poder e assim a população veja e entenda que quem guarda mesmo é Ele, e não um pedaço de palha retorcido e trançado, instrumento dos espíritos para escravidão do povo. OREMOS POR ELE E ESPEREMOS EM DEUS!

02/06/2003 _ Recomendamos leitura e divulgação deste texto _ Os filhos de Issacar e nosso novo Milênio Ronaldo Lidório : Há um provérbio Gonja, tribo no oeste africano, o qual diz que “os cachorros de ontem não conseguem caçar os coelhos de hoje” mostrando que novos problemas demandam novas abordagens e concluindo simplesmente que os coelhos de hoje são mais espertos do que os de ontem. . . . http://www.ronaldo.lidorio.com.br

Prezado Pr.João Sérgio,(http://www.uniaonet.com/apecgoias.htm )Kassumay!! ( te desejamos tudo de bom do Criador, saudação diária dos felupes) Deixe-nos apresentar: Eu sou Timóteo e minha espôsa é a Avanilde, irmã do rapaz chamado Marcos André que foi com a espôsa dele, chamada Cristiane (ou talvez ela foi só), comprar material da APEC para nosso trabalho aqui na Guiné Bissau. Foi assim que eles conheceram o irmão e mandaram-nos teu cartão para entrarmos em contato contigo, pois entenderam que o irmão vem aqui para a Guiné em Agosto. Bom, deves receber nossa circular com nossas notícias para ter uma idéia de como é a realidade aqui, pelo menos em nossa aldeia. Estamos à disposição para mandar mais informações que possam te ajudar em teu trabalho. Recomendamos muito vir à Guiné com o conhecimento e recomendação do Conselho de Igrejas Evangélicas da Guiné Bissau (maior e principal denominação evangélica deste país, a única que é autóctone). Basta mandar e-mail para o atual presidente Pr. Joaquim Correia e explicar o propósito e abrangência do vosso trabalho, assim serás mais bem recebido, terás maior participação e maior alcance... a não ser que venhas apenas para visitar e conhecer a realidade daqui e fazer planos para o futuro. Mesmo assim recomendo entrar antes em contato com o Pr.Joaquim ou procurá-lo lá emBissau quando vieres. Prepara-te para encontrares dificuldade coma falta de organização dos pastores em geral, não todos. É uma pena,mas com toda boa vontade e dedicação que eles têm, falta organização. Bom, despeço-me na graça e paz de Cristo, Timóteo


CIRCULAR MARÇO/ABRIL/2003

KASSUMAY ! Desde que chegamos a Suzana no ano passado não temos opção: Se alguém nos traz peixe para nos ofertar ou para comprarmos, aceitamos ou compramos um pouco. Raramente rejeitamos, pois não queremos ofender a pessoa que nos quis agradar, mas às vezes não temos maneira de cuidar do peixe na hora ou então já temos o bastante. Se for caça, como carne de gazela ou cabra do mato mas que raramente aparece, aí fazemos mais esforço ainda para não perder a oportunidade, mas nunca podíamos comprar muito senão se estragaria. Quando vamos a Ziguinchor, a cidade no Senegal onde fazemos nossas compras,enviamos e recebemos e-mails, compramos um bocado de carne e a colocamos no gelo para trazer até aqui em casa, mas o gelo só dura dois dias então a carne tem que ser pouca. Aliás, tinha que ser pouca, pois agora, graças a Deus, temos uma geladeira!! Um casal no Brasil nos deu uma oferta com a qual compramos uma geladeira a gás, aleluia!! Assim, muita coisa mudou, pois se alguém vier nos dando ou vendendo peixe ou carne de caça, poderemos comprar um pouco a mais para os dias em que nada aparece e assim nossa alimentação não ficará a desejar por alguns dias, como ficava. Por isso, amado intercessor, amigo e irmão em Cristo: Louvemos juntos a Deus por esta e tantas outras bençãos e respostas às nossas orações, por Sua graça e suficiência a cada momento da nossa luta aqui... * Livramento no momento que passamos e gradual restauração depois daquela noite de terror em Janeiro, em Bissau quando dois ladrões arrombaram a casa em que estávamos e levaram o dinheiro que tínhamos, nos assustando muito. * Livramento, proteção e direção divinas em todas as viagens que temos feito, a Bissau e a Ziguinchor. * Crescimento e aprendizado ministrando aulas no Instituto Bíblico da Guiné durante uma semana em Fevereiro. * Crescimento espiritual de muitos irmãos na caminhada com Cristo visto na transformação de suas vidas. * Conversão de mais um senhor de idade (Ampa Djibúa) que abandonou os ídolos e disse confiar somente em Cristo. Agora está com Cristo pois faleceu depois de sofrer há meses. * Muitos dos irmãos tem recuperado a saúde mediante a oração e imposição de mãos, inclusive nós. * “Meus” discípulos Armando Djemme e Tino tem aprendido como estudar e ensinar a Palavra de Deus a outros e eu tenho aprendido mais da língua Felupe com eles e tenho aprendido um pouco do seu trabalho de roça também. * Avanilde tem sido muito usada por Deus ensinando a Palavra de Deus e noções de higiene bucal a muitas crianças com ajuda de Tino e Forna, este último é um dos discípulos do nosso colega Osvaldo. * Nossos filhos estão muito contentes e integrados na comunidade, Agnes e Melissa ajudando as amigas em suas tarefas domésticas enquanto Arthur vive só na brincadeira com os amigos dele. Estamos chegando perto do fim da campanha de caju, como chamam aqui a colheita das castanhas para vender e ganhar um dinheirinho para comprar coisas novas para casa, roupa nova talvez e os nossos irmãos Felupes aproveitam para pagar as Bíblias que nos compraram “fiado” e separam um pouco mais para poderem participar do nosso primeiro acampamento organizado por eles, com nossa ajuda e de alguns irmãos da Igreja - mãe em Bissau. Será neste próximo fim-de-semana! Peçam a Deus conosco por este acampamento e por estes outros pedidos que apresentamos abaixo: * Organização boa, cooperação de todos e bom aproveitamento de todos os momentos de comunhão e edificação no acampamento dos irmãos Felupes na praia de Varela – também pedimos livramento do perigo do mar... * Discernimento e vigilância espiritual contra a ingerência do maligno sobre nossas mentes e comunicação entre nós como equipe, casal e família, dando bom testemunho a todos, irmãos ou não. * Pelos nossos alvos ministeriais: discipulado de tantos irmãos que temos agora, treinamento aos mais maduros visando a formação da liderança da Igreja e a tradução da Palavra de Deus para a língua materna – Felupe. * A Avanilde sempre sofreu com enxaquecas, mas agora estão mais fortes e mais freqüentes. Temos orado muito por ela, temos a ungido com óleo como ensina Tiago ao orarmos, mas ela apenas sente alívio temporário. Peça a Deus por uma cura completa e definitiva, pois ela fica às vezes dois dias sem poder fazer nada, sofrendo muito. * Pelos batizados, para que permaneçam firmes e cresçam fortes no serviço a Deus e no bom testemunho, atraindo outros a Cristo. * Pela Catarina Djakór, a primeira Felupe batizada aqui na terra dos Felupes, pois tem participado de alguns rituais aos espíritos e esteve envolvida em uma confusão com briga. Peça a Deus que entenda a decisão que tomou de seguir a Cristo e abandonar os ídolos. * Pelo Ampa Djenuba, nosso irmão e professor da língua Felupe, para que Deus o abençoe sobremaneira em suas plantações de caju e de arroz, que até hoje têm sido fracas, para que o povo veja a benção de Deus em sua vida. * Pelos muitos novos na fé, tanto os meninos de Suzana, de Varela e de Budjim quanto os rapazes de Elálab e Edjim, que eles tenham convicção para vencer as muitas lutas e provações que enfrentam. Orem para que moças também decidam seguir a Cristo. * Por nossa escola em casa, que Deus dê a mim e à Avanilde paciência, disposição e condições para ensinar nossos filhos pois eles muitas vezes sentem-se desestimulados ou se mostram resistentes ao nosso ensino como professores. Pedimos especialmente por Agnes, pois está entrando na fase da adolescência, o que não tem sido fácil administrar. * Todos nós como família e como equipe do Projeto Felupe temos sentido e percebido claramente a ingerência e ataque mais forte ainda do maligno nestes últimos dias – por favor intensifique vossa oração de guerra espiritual e intercessão a nosso favor. * Nosso computador portátil, um Toshiba Satellite simples, tem tido cada vez mais problemas de funcionamento, suplique a Deus por um milagre, para que funcione normalmente, sem nenhuma pane, senão perderemos todas as nossas correspondências e documentos, além de ficar muito mais difícil para nos corresponder com todos... * Desde o início de maio nosso carro teve problemas no motor de tal forma a deixá-lo temporariamente inútil. Está na oficina da Missão Católica onde em outras vezes nos ajudaram com consertos a preço baixo e bom serviço. Mas desta vez eles ainda não tiveram tempo para consertá-lo por causa de muito serviço próprio da Missão Católica. Peça a Deus que o conserto não demore mais, pois precisamos muito dele. Muito gratos e agradecidos a Deus por vossas vidas e envolvimento na Obra dele, nos despedimos na paz e no amor de Cristo: Timóteo, Avanilde, Agnes, Melissa e Arthur.

 


24/01/2003 Obrigado

Mui amados e queridos irmãos, agora posso e desejo
muito dizer-vos Kassumay de todo o coração!

Muito obrigado a cada um que escreveu palavras
de conforto e de encorajamento!

Muito obrigado por suas orações e suplicamos
que redobrem a vigilância a nosso favor, repreendendo
toda obra do inimigo contra nós...aqueles que se
comprometeram de jejuar por nós, agradecemos muito e
pedimos que continuem firmes neste propósito.

Ficamos muito felizes de voltar a Suzana e
encontrar tudo bem, nossos irmãos felupes estão
firmes, apesar de lutas que às vezes passam. Nossos
filhos estão muito contentes por estarem de volta, de
férias, brincando com seus coleguinhas, nós também,
agora com mais tempo, estamos aproveitando para passar
mais tempo com nossos irmãos e amigos em suas casas e
atividades.

Ainda nos lembramos de vez em quando daquela
noite de terror e o coração bate acelerado só de
lembrar daquelas cenas que passamos, mas pouco a pouco
Deus tem nos confortado e renovado em nossas almas o
amor por esta terra e este povo, pois o que o inimigo
quer é que abandonemos tudo ou que fiquemos aqui
rancorosos e ressentidos, mas em Nome de Jesus ele
está derrotado e vencido, com seus dias contados de
reinado sobre a terra dos felupes.

Temos certeza que aquela madrugada de terror
foi em retaliação ao nosso trabalho e presença aqui,
trazendo a luz e o amor de Deus no meio desta
fortaleza de Satanás, por isso precisamos todos estar
mais atentos e vigilantes para que seus propósitos e
intenções malignos sejam frustrados.

Muito gratos no amor de Deus, Timóteo pela
família Bachmann


Oralice .22/11/2002 _ Sempre recebo as noticias que você me envia, leio e acompanho tudo.
Assim descobri as noticias da Avanilde que conheci alguns anos atrás.
Seria possivel ter o e-mail dela?Nem sabia que ela estava na Africa.
Fraternalmente,

_ 15/11 Pedido de Oração Queridos irmãos, graça e paz! Estou escrevendo em nome da equipe do Projeto Felupe em Suzana no intuito de conclamar os irmãos que nos ajudem em oração a favor da campanha evangelística que será realizada no mês de dezembro nas tabankas felupes onde já temos acesso. Esse trabalho será feito em conjunto com a Igreja de Míssera, que é a igreja adotante dos felupes aqui na Guiné Bissau. Ore especificamente por: Sabedoria de Deus para dividir a equipe entre as tabankas e estratégias corretas para alcançar o coração daqueles que vão ouvir a mensagem do evangelho. Que Deus traga jovens dispostos da Igreja de Míssera e que seus testemunhos no meio do povo sejam algo que marque de maneira positiva a vida dos novos convertidos e também dos que não conhecem a Deus. Trabalho de classe bíblica com crianças durante cinco dias em Suzana. Precisamos de um gerador, uma televisão grande e um vídeo para transmitir o filme Jesus na língua Djola-Fogny ( lê-se “djola foni” - é a mais próxima da língua Djola-Felupe). Toda a equipe: Osvaldo, Tim, Avanilde, Ya Min, Agnes, Melissa, Arthur e os irmãos que vem da Igreja de Míssera em Bissau. Que Deus promova entre nós unidade de propósito, companheirismo e nos guarde dos ataques do maligno. Seu apoio em oração é muito importante para que esse povo seja impactado com a mensagem do Evangelho! Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmo 126:6 No amor de Cristo, Avanilde Bachmann -

07/10 NOTÍCIAS DOS BACHMANNS EM SUZANA
Julho/Agosto/Setembro

"Muitas coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos
alegres".

Amado irmão intercessor,
É bom poder parar um pouco os nossos outros afazeres
para escrever-te contando o que Deus tem feito aqui em
nosso meio. São muitas as bênçãos e motivos de louvor,
queremos abençoar tua vida compartilhando-os contigo,
porque com certeza você faz parte desse trabalho aqui
entre o povo Felupe juntamente conosco. Só esperamos
que esta carta não esteja longa demais para você...
Deus ouviu suas orações quando oraste pedindo a Deus
que nos desse noites tranqüilas, sem perturbações,
especialmente pelo sono do nosso filho Arthur. Ele tem
dormido tranqüilamente todas as noites, glória a Deus!
Somente uma noite esta semana ele teve a mesma
perturbação como naquela época, mas em nome de Jesus
repreendemos toda presença maligna e ele voltou a
dormir bem. Por isso, precisamos ficar sempre alertas
e não baixar a guarda.
Quanto à nossa saúde e especificamente das crianças
que adoeceram no mês de julho e agosto, ainda em
agosto já estavam muito bem, graças a Deus. Somos
gratos a Deus por tuas orações e estamos alegres
porque assim não temos que sair daqui de Suzana (é
nosso lar, onde todos preferimos estar), o nosso
trabalho não sofre interrupção e temos menos gastos e
desgaste físico. Por isso é que Timóteo foi sozinho
para Bissau para encontrar com os colegas da Missão e
se reunirem, aproveitando para fazer compras e trazer
de volta também nosso colega Osvaldo que estava
ajudando em outro ministério em outra cidade. Na
viagem, há um rio a atravessar mas desta vez não havia
balsa, por isso o carro ficou com amigos missionários
numa cidade no meio do caminho. Em Bissau, Timóteo
apanhou táxi para levar as compras para a casa da
AMIDE e esqueceu sua carteira no banco do táxi!!
Depois de vários dias esperando milagre de Deus para
reencontrá-la, ele fez a ocorrência na polícia e
começou o processo para obter os documentos guineenses
de novo, mas havia bastante coisas que ele não podia
perder como cartões de banco, coisinhas que sempre
guardamos na carteira e um bocado de dinheiro. Graças
a Deus que o Passaporte está em casa, mas peça a Deus
para nos dar paciência e força para conseguir tudo de
novo.
Se você se lembra, sabes que temos escola em casa para
nossos filhos, estamos indo bem, apesar de ser um
desafio enorme. Graças a Deus, não estamos atrasados
com o conteúdo, mesmo que adoeceram naquela época e
tivemos que paralisar as aulas algumas vezes. Louve a
Deus conosco pela graça que Ele nos tem dado para
encarar esta responsabilidade e continue lembrando
sempre de orar para que Deus nos dê muito amor,
paciência e forças renovadas a cada dia para lidar com
nossos filhos como alunos.
Como muda o aspecto da terra neste tempo de chuvas,
que por sinal atrasaram muito e estão bastante
escassas. Mas tudo está verde e há muito mato para
arrancar no nosso quintal. Várias cobras venenosas
também têm aparecido. Peça a Deus que nos livre delas!
Plantamos algumas coisas no quintal e outras
apareceram sozinhas como abóboras. Temos comido
bastante mangas grandes e deliciosas e muita
beringela, que o Osvaldo plantou ano passado. Sempre
nos trazem limões e mandiocas, sempre compramos
bananas e até da nossa própria bananeira já comemos.
Tomamos nossas refeições, temos nossas reuniões,
estudamos na escola em casa e adormecemos nos
abanando, cada um com seu abanador eo suor só
descendo... mas as crianças reclamam pouco do calor,
graças a Deus.
O carro que temos para o Projeto Felupe tem sido uma
benção em muitos aspectos. Nossa alimentação melhorou
porque com o carro podemos ir até Ziguinchor (no
Senegal, a 50km de Suzana) e comprar carne, verduras e
outros alimentos para durar pelo menos duas semanas.
Não é possível comprar mais coisas que durem mais
tempo porque não temos geladeira nem freezer a gás.
Nossos colegas têm uma geladeira e deixam-nos usá-la,
mas somos uma família. Também temos conseguido visitar
os irmãos das 'tabankas' mais distantes, indo juntos
como família e como equipe, o que deixa os irmãos mais
contentes e se sentem mais amados. Louve a Deus
conosco!!
Como deves saber, não há banco na Guiné Bissau do tipo
que nos sirva para receber o sustento vindo das
igrejas do Brasil. Então quando estamos em Ziguinchor
aproveitamos também para sacar através do sistema
eletrônico dos bancos o sustento das nossas contas no
Brasil, mas muitas vezes há problemas como a máquina
que não funciona ou dificuldade de comunicação
eletrônica. Peça a Deus que possamos sempre conseguir
nosso sustento por lá ou que venha alguém do Brasil
que traga nosso sustento em mãos.
Quanto ao nosso ministério entre o povo Felupe, o
alcance tem sido através daqueles que já conhecem a
Cristo. Na 'tabanka' de Budjim, a 3km de Suzana, nosso
irmão Armando (sobre quem já temos compartilhado
várias vezes) tem levado várias pessoas a Cristo, como
um de seus irmãos (Papis) e mais três jovens (Braima,
Aserin e Tói). Mas os menores são muitos tolhidos e
até proibidos por seus pais de se firmarem nos cultos
e discipulado informal que Armando faz ali, por isso
alguns deles se afastaram. Em Edjim são muitos meninos
que gostam de estar nas reuniões que Marcelino faz
ali, quando prega a Palavra, mas eles sofrem a mesma
perseguição dos pais e alguns também têm se deixado
levar pelas tentações do mundo. Ore por eles e pelos
de Budjim, a este respeito. Alguns dos mais velhos,
com 15 a 18 anos é que estão mais firmes e demonstram
ter muito compromisso. Aqui em Suzana, onde moramos,
há apenas três (Carlos, Tino e Forna) que decidiram
"entrar no caminho de Cristo", como dizem, mas apenas
um (Tino) demonstra ter verdadeiro desejo de seguir a
Cristo de modo sério.
Começamos uma associação entre os crentes felupes de
plantar bata-doce juntos para promover comunhão, dar
testemunho e juntar um pouco de dinheiro para quando
houver necessidade deles comprar algo para eles
mesmos. No primeiro domingo, nos encontramos todos em
Budjim onde Armando Djemme cedeu parte de sua terra e
as mudas de batata para lavrarmos juntos. Lá pelas
onze horas, como é costume deles, tomamos nosso "café
da manhã" de mandiocas, também dadas pelo Armando, e
continuaram o trabalho. Foi muito bonito vê-los todos
trabalhando juntos, alegres, em verdadeira comunhão,
inclusive com a nossa colega Ya Min ajudando arrancar
mato! Timóteo aprendeu a usar a "daba" - uma pá
gigantesca que usam para lavrar. Às 3hr da tarde,
depois de fazer um culto simples com uma breve
meditação da palavra é que almoçamos o arroz que nós e
alguns deles contribuíram e os peixes que os irmãos de
Edjim trouxeram e que Avanilde com Ya Min ajudaram
preparar. No segundo domingo, nos encontramos no
terreno de Tino, um dos irmãos de Suzana, e fizemos o
mesmo, mas desta vez almoçamos em casa, com alimento
oferecido por nós. Este é mais um motivo de louvor,
pelo qual também agradecemos suas orações.
Muito gratos, no amor de Cristo, por tua intercessão
e forte apoio em oração,
Timóteo, Avanilde, Agnes, Melissa e Arthur


21/07/02 _ "A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza..." Irmãos, como têm sido verdadeiro esse versículo nas nossas vidas - os irmãos têm acompanhado nossas circulares e são conhecedores das lutas espirituais e dificuldades que temos enfrentado para dormir bem e com isso o cansaço físico e emocional nos sobrevêm. Mas ao mesmo tempo há no nosso coração, graças às suas orações, a convicção de que Deus está conosco e somente por Ele, fortalecido por sua graça, é que vamos em frente. Temos nos sentido fortalecidos e alegres no Senhor por que é dÊle que vem a nossa força. Somos imensamente gratos a Deus por suas orações e apoio amoroso, pois assim é que Deus têm feito grandes coisas em nosso meio. Continuamos no processo de adaptação à cultura (que muitas vezes é uma prova de paciência devido às grandes diferenças na maneira de pensar e de fazer as coisas), ao clima (que agora está extremamente quente e úmido - acordamos banhados em suor de madrugada) e estabelecendo melhor nossas amizades com vizinhos, com pessoas de influência aqui em Suzana (16,30/12o). Aos poucos estamos conhecendo as reais necessidades deste povo, suprindo na medida do possível algumas delas, e pouco a pouco estamos entendendo a profundidade e extensão de sua escravidão a Satanás. Timóteo têm se dedicado ao discipulado de um dos novos convertidos da "tabanka" de Edjim que fala crioulo o bastante para estudar a Palavra, o que têm sido gratificante, pois ele já tem ensinado várias coisas sozinho aos que são mais novos ainda na fé do que ele. Especialmente com Armando, o líder do grupo de irmãos da "tabanka" de Budjim, têm sido especial e proveitoso o discipulado, pois ele não somente têm aprendido muito da Palavra, como também têm nos ensinado muito da cultura do povo Felupe e das muitas facetas do envolvimento do povo com os espíritos. Nossos filhos continuam felizes e dispostos a continuar aqui, pois têm feito muitas amizades e têm gostado de conhecer o povo e sua cultura cada vez mais. Sofrem um pouco com o calor intenso dessa época, mas agüentam bem as viagens de "candonga", poucas vezes reclamam. Damos graças a Deus porque todos têm tido uma atitude muito boa diante das privações. Já sabem falar bem o crioulo, especialmente o Arthur, mesmo que seja só nível e na realidade das crianças. Mas o que mais queremos é que não demore muito para toda a família aprender a falar a língua do povo Felupe, "Edjolay", como eles a chamam. Timóteo e as crianças já sabem fazer várias saudações, fazer algumas perguntas bem simples e conhecem muitas palavras soltas, a Avanilde é que precisa de mais oportunidade para "estudar" a língua e praticá-la. Mesmo para Timóteo não houve mais condição de continuar as aulas e sessões de coleta de dados, por vários motivos. Nosso melhor professor de Felupe perdeu seu filho mais velho que morreu por envenenamento. Como o tempo de luto é longo (de uma a oito semanas, dependendo da importância da pessoa) ficamos sem aulas por um mês. O outro professor teve vários imprevistos e Timóteo mesmo teve que viajar no dia da semana que teriam aula, então até agora não recomeçaram. Temos aprendido da língua e cultura apenas no dia-a-dia e através do discipulado. Nossa escola em casa continua um desafio, mas pouco a pouco temos nos adaptado e temos vencido esta batalha diária. Timóteo é o professor da Agnes (5a série) e Avanilde é professora de Arthur e Melissa (1a e 3a séries, respectivamente). Peçam a Deus por disposição e paciência para ensinar nossos filhos, tanto nas tarefas e aulas da nossa escola em casa, quanto nas tarefas domésticas. Arthur tanto pediu a Deus que, com ofertas especificas que irmãos lhe enviaram do Brasil, comprou já sua bicicletinha para andar em Suzana, está muito contente! Nosso sustento tem chegado, graças a Deus, através dos irmãos que vêm do Brasil e trazem os dólares correspondentes aos reais que tivermos nas contas. Mas sempre que é possível, vou a Ziguinchor (16,30/12,30o)no Senegal, a duas horas e meia de Suzana) apanhar em Francos CFA o limite diário que o banco dali estabelece. Nesta viagem em meados de julho de volta para Suzana quando alugamos um veículo novamente, creio que terminamos de levar as últimas coisas que faltavam. Uma entre várias é a bicicleta que tanto estava precisando para poder viajar às tabankas e outra é um carrinho de mão para o Projeto pois sempre precisamos para alguma coisa ou outra, além da construção da sede do Projeto Felupe. Começou o período de chuvas na terceira para quarta semana de maio, o que trouxe alívio por causa da muita poeira do tempo seco, mas também está muito úmido, como já dissemos. As chuvas estão ficando pouco a pouco mais fortes e depois será o vento que nos açoitará impiedosamente, junto com chuvas diluvianas. A estrada de terra que é nosso acesso à cidade, alimento e contato com o mundo fica quase que intransitável. Aumenta consideravelmente também a "densidade demográfica" de mosquitos que transmitem malária e aumenta o contágio de várias doenças como febre tifóide. Nossa filha Melissa acabou de fazer tratamento para febre tifóide, mas graças a Deus que seus sintomas não estavam fortes então ela melhorou logo, mas teve pequena recaída. Ninguém mais na família teve resultado positivo nos exames de laboratório. Mesmo que tomamos todos os cuidados possíveis, não tem jeito, só Deus mesmo para nos guardar. Pedimos que continuem orando para Deus nos guardar não somente por causa do nosso bem estar, mas especialmente por que estando doentes não podemos fazer o que estamos aqui para fazer. Graças a Deus que, por estarmos em Bissau (a capital) por algumas semanas, Melissa pôde ser atendida por um médico de outra missão evangélica e tomar a medicação certa. Infelizmente ela está com medo de fazer o exame novamente (para ter certeza de que a enfermidade foi eliminada) porque a pessoa que fez a primeira coleta na clínica, usou uma agulha muito grossa, teve a mão muito pesada e por isso doeu muito e ficou um hematoma que já sarou. Isso por que é clínica particular onde pagamos um pouco caro, mas vamos procurar outro "profissional" da clínica para fazer a coleta do seu sangue. Peça a Deus em oração especialmente pela saúde da Melissa. Louvamos a Deus pelo veículo que pudemos comprar ( Aleluia !!) para nosso transporte nas viagens à cidade e para dar assistência devida, em equipe, às "tabankas" (aldeias) mais distantes. As "candongas" (veículo de transporte de passageiros e carga) daqui estão sempre bem cheias, tanto de gente quanto de peixes ou cabras ou uma vaca inteira além de muitas caixas e sacas e malas (sem exagero !!). Mais parecem latas de sardinha por que desafiam as leis da física colocando cinco ou seis pessoas onde cabem apenas três ou quatro. Nem podemos reclamar, pois somos estrangeiros e mesmo quando eles próprios reclamam, fica por isso mesmo. Quando precisamos viajar, nunca sabemos se haverá "candonga" ou não, e SE houver, a que horas passará - nunca se sabe - nem eles próprios. Por isso também é muito desgastante e cansativo. Estávamos em Bissau desde o dia 25/06 para fazer algumas compras, passar alguns dias como família na cidade e para que eu possa ir ao Curso da SIL que será para preparar obreiros da etnia Balanta a utilizarem as porções da Bíblia que eles possuem em sua língua. Até hoje, depois de muitos anos já, ainda não usam as Escrituras em seus cultos. Não queremos que isso aconteça com os Felupes. Por isso, é muito importante que eu participe para que quando nós tivermos algumas porções da Bíblia em Djola-Felupe, podermos preparar e estimular nossos obreiros a empregarem a Bíblia em seu ministério e discipulado. Não queria ficar fora de Suzana um mês inteiro, a duração do curso, mas é um investimento necessário. Avanilde e as crianças passaram uma semana comigo no local do curso mas agora estão de volta a Bissau junto com Osvaldo e Ya Min onde Ya Min e Melissa estão fazendo tratamento para febre tifóide e Arthur para malária - estes são nossos maiores pedidos de oração para o momento. Em relação à saúde também pedimos pelos óculos do Timóteo que depois de várias batalhas em que quase não preestava para mais nada, finalmente sofreu sua derrota final. Ele está tentando conseguir outro par, mas está difícil devido ao fato de estar no curso e vir à capital só nos fins de semana. Peça a Deus que no próximo fim de semana o óculos novo esteja pronto. Louvamos muito a Deus pela compra do carro, mas pedimos muita oração para fazer alguns pequenos reparos, transferir a documentação do carro e colocar as carteiras de habilitação minha e do Osvaldo em dia aqui, para podermos dirigir e voltar para Suzana no final de julho após o término do Curso da SIL. Usamos nossas reservas em dólares(de toda a equipe Felupe) para a compra do carro, sabendo que através de muitos irmãos Deus tem nos suprido e ainda suprirá o que falta para o ressarcimento. Agradecemos a cada um que contribui para este carro, quer sua oferta tenha chegado ou esteja ainda a caminho! Também precisamos de suas orações para a volta, com tanta coisa para carregar, limpar e reorganizar na chegada lá.
Muito gratos no amor de Cristo, Timóteo e Avanilde pela família Bachmann em Suzana



08/01/07 _ ACAMPAMENTO, BATISMO E COLHEITA !

Alguns dias antes do Natal, realizamos uma  mini Escola Bíblica de Férias em Suzana mesmo. Louvamos a Deus pela vida da nossa irmã Kátia (à esquerda) que veio nos auxiliar no ministério infantil, ajudando a Avanilde e a Agnes a prepararem o material usado nos três dias de Escola Bíblica, a qual teve também a participação do nosso irmão Estanislau (mais conhecido como Upá, à esquerda), ensinando a história missionária. Muitas crianças vieram e ouviram o ensinamento bíblico dado pela Agnes e Avanilde, algumas pela enésima vez, outras pela primeira vez, mas todos tendo mais uma vez a oportunidade de conhecer mais da Palavra de Deus, alguns para se fortalecerem na fé, outros para conhecerem a Jesus. Ore por elas.
O Acampamento, realizado a cada ano entre os dias 30/12 e 02/01, teve maior participação e correu bem melhor, graças aos líderes da Igreja de Míssira que vieram de Bissau. A felicidade de simplesmente estarmos juntos como irmãos era muito grande, a alegria era contagiante!
Mas os irmãos também gostaram muito do ensinamento dado pelos pastores da Igreja de Míssira no livro de I Samuel (à esquerda o Pr. Carlos Quessanguê), livro também usado como base para o concurso bíblico realizado por nossa colega Luzinete e pelo irmão Upá. Ore por todos eles.

O local do acampamento é bem próximo à praia chamada Varela (a 16 kms de Suzana), onde há uma casa presidencial praticamente abandonada, na qual aproveitamos para acampar. Foram dias de muita edificação e crescimento para todos. À direita são os irmãos de Suzana apresentando uma canção...
Um dos pontos altos foi o Batismo de 14 irmãos da região de Suzana, inclusive nossa filha Melissa, para nós motivo maior ainda de alegria e gratidão a Deus. Ore por eles. Desta vez, como em fevereiro de 2003, ficamos felizes de dar a oportunidade de realizar o batismo a um dos pastores da igreja que nos apóia aqui na Guiné Bissau, a Igreja de Míssira, na pessoa do Pr. Carlos.

A Colheita foi alguns dias antes do Acampamento, em Suzana e nas outras aldeias para onde foram alguns irmãos da Igreja de Míssira ajudar os irmãos felupes na colheita do arroz, dar o ensinamento sobre o batismo e evangelizar os amigos e parentes dos irmãos felupes. À direita, visitamos também o Quartel de Suzana...
Muito gratos a cada um que tem orado e contribuído para este ministério, Timóteo pela família Bachmann, no amor de Cristo e pela causa do Mestre, até que todos os felupes ouçam.

= = =

Mui prezado intercessor,
 
Soubemos que há muitos querendo saber quantos crentes temos na região de Suzana, em nosso ministério aqui. Se me perguntassem, eu diria o seguinte:
 
Quando os discípulos de João Batista foram perguntar a Jesus se era ele mesmo o Messias ou se deveriam esperar outro, o Senhor Jesus não respondeu claramente, pelo menos não da forma que nós esperaríamos, ele apenas disse: "Conte a João o que estão ouvindo e vendo: os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres"...
 
Na terra dos felupes até hoje nenhum cego passou ainda a ver, nenhum manco passou ainda a andar, nenhum leproso ainda foi purificado, mas uma moça, chamada Rosa, que teve lepra por vários anos, cansando-se nos terreiros de cura tradicional em vão, agora já terminou o tratamento e a lepra já não progredirá, graças ao Projeto Felupe que investiu e a ajudou em seu tratamento, graças também aos irmãos que oraram muito por ela. Ela está firme no caminho do Senhor Jesus, apesar de ser rejeitada e discriminada pela família pelo fato de negar tudo por causa de Cristo, também porque acreditam que ela ainda está com essa doença que a impede de casar e trabalhar como uma pessoa normal e que a impede até mesmo de ter um dia um enterro digno de um ser humano...
 
Na terra dos felupes até hoje nenhum surdo passou ainda a ouvir, nenhum morto foi ressuscitado ainda, mas não foi apenas um ou dois que foram resgatados praticamente da morte ao serem tomados pelos irmãos e receberem cuidados e amor... E as boas novas? Estão sendo proclamadas, estão sendo declaradas e vividas através dos nossos irmãos que sofrem perseguição, escarnecimento e rejeição por causa de sua fidelidade a Cristo, pelo fato de negarem seguir as leis perversas dos maus espíritos às quais seus familiares e amigos estão acorrentados.
 
Cremos que é isso o que importa. Cremos que o que importa mais é que alguém esteja se tornando um verdadeiro seguidor do Senhor Jesus. O Senhor Jesus não nos mandou fazer convertidos (que pode ser o mal das igrejas no Brasil e no mundo), ele nos mandou fazer discípulos, isto é, pessoas que negaram-se a si mesmas, morreram para o mundo e estão procurando levar outros a fazer o mesmo.
 
Alguém poderia me perguntar dizendo: "Está bem, você venceu: Então, quantos discípulos voces têm?"
 
Só Deus sabe, somente Deus conhece os corações e sabe quem lhe é verdadeiramente fiel. O que podemos dizer é que desde fevereiro de 2003 até agora, foram 34 pessoas batizadas, e a ordem de Cristo é de batizar os discípulos que fizermos. Dois deles foram nossas filhas Agnes e Melissa, os únicos "estrangeiros". Cinco deles talvez nem haviam mesmo se decidido por Cristo, porque se desviaram depois. Em compensação, temos outros que foram batizados em outra cidade, enquanto estavam fora por causa de escola, etc.
 
Em Suzana varia entre 10 e 15 o número de pessoas, sem contar crianças, que frequentam os cultos, estudos bíblicos e reuniões de oração, todos com decisão tomada de seguir a Cristo, muitos hoje batizados, e dentre eles alguns que estão tentando levar outros a seguir a Cristo. Em Edjim e Elálab, pode variar entre 10 a 15 pessoas, um bom número decidido a seguir a Cristo, alguns batizados, alguns curiosos, sem contar muitas crianças. Em Budjim, temos apenas o Armando e uma moça batizados. Apenas um rapaz decidido, e muitas crianças que frequentam os cultos, pois é a aldeia onde quase todos se desviaram. 
 
De todas estas aldeias, há vários outros decididos mesmo por Cristo, e que estão tentando fazer outros seguidores, alguns até batizados, mas que vivem em Bissau e se reúnem mensalmente como associação (uns 15) para orarem pela salvação do seu povo.
 
Você que está tentando ser (ou se já é) um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, ore e peça a Deus que nós aqui sejamos encontrados por Jesus em Sua vinda a cumprir Sua ordem. E que os discípulos dele que fizermos aqui façam muitos outros em toda essa terra...
 
Pedido de Oração Urgente: Ficamos sem a professora das crianças que viria do Brasil. Peça a Deus que consigamos outra pessoa...
 
Sinceramente no amor de Cristo, Timóteo pela família Bachmann 15/01/2007

= = =

05/02/06 _ PEDIDOS DE ORAÇÃO
 
    Pedimos orações pelo III Seminário de Tradução em fevereiro do Projeto LUCAS. Peça a Deus pelos tradutores, que são de várias etnias da Guiné Bissau, inclusive nossos irmãos felupes (Tino, Pr.Raimundo, Ampa Januba e Mora). Peça a Deus pelo pessoal da hospedagem e alimentação e especialmente pelos instrutores, vindos do Brasil, para que possamos todos trabalhar bem e traduzir muito mais textos.
 
    Pedimos orações pelo trabalho de alfabetização na língua Jola-Felupe. Se o povo não souber ler na própria língua, de nada adianta traduzir a Bíblia. Peça a Deus pela formação da equipe de alfabetizadores, pelo preparo do material e que o povo queira ser ensinado a ler e escrever na própria língua.
 
    Pedimos a Deus pelo amadurecimento da Igreja Evangélica de Suzana. A maioria ainda é composta de adolescentes. Sabemos de muitos adultos que querem "entrar no caminho de Jesus" como eles mesmos dizem, mas não têm coragem de enfrentar a rejeição da família, dos amigos e da comunidade por causa de Cristo. Os líderes que temos também precisam muito assumir mesmo com mais determinação a função que têm.
 
    Pedimos orações pela construção do salão da Igreja Evangélica de Suzana. Há muito tempo temos reunido em uma das salas da escola, queremos poder reunir em nosso próprio espaço. Peça a Deus que todos os irmãos estejam animados e empenhados e ajudar, inclusive os que estão estudando nas cidades. Aproveitaremos o feriadão do Carnaval para prepararmos o terreno. Peça a Deus que consigamos ter um bom plano para construir ainda este ano.
 
    Pedimos orações pela vinda do estagiário do Instituto Biblico a partir de setembro deste ano. Provavelmente será um casal, talvez com filhos. Peça a Deus que sejam pessoas dispostas a servir no meio de uma etnia diferente, e que aprendam conosco, mas que nos ajudem também a alcançar este povo.
 
    Pedimos também orações pelo ano de 2008 em que deveremos estar no Brasil para visitar as igrejas intercessoras e mantenedoras. Peça a Deus que levante alguém para estar aqui com nossa colega Luzinete durante nossa ausência. Se for alguém que venha para ficar e fazer parte da equipe, melhor ainda...
 
    O que temos para agradecer a Deus é pela vida de cada um que está na nossa retaguarda, orando, intercedendo, pedindo a Deus por nós, guerreando por nós em oração contra as ciladas do Diabo, muitos até contribuindo para o nosso sustento.
 
    MUITO gratos, no amor de Cristo e pela causa do Mestre,
                            Timóteo pela família Bachmann


15.03.07 Circular de Fevereiro dos Bachmanns  
 assinado por  yahoo.com  
 enviado por  yahoo.com  
 
KAYTAKU KATA ELOBAY YATA EMITAY
 
Livro                 da                  Palavra                  de                 Deus
 
D'ÊJOLAY
 
em Jola (Felupe)
 
 
 
Este é o nome do livro de Lucas que saiu mais uma vez, em sua terceira edição, agora com os capítulos 2, 8, 10 e 15 completos, e os capítulos 6, 11 e 12 faltando concluir. Graças a Deus por essa benção, mas infelizmente não atingimos a proporção do livro de Lucas que deveríamos ter atingido. Traduzimos muito pouco no período entre setembro passado e agora. Mesmo durante este seminário de fevereiro rendemos menos que os outros grupos, que estão traduzindo para outras línguas. Levamos bem mais tempo para discutirmos os textos e para definirmos a melhor forma de por as verdades da Palavra de Deus na língua Jola-Felupe. É uma grande luta seguir os textos orginais e tentar reformulá-los para estarem em Jola de forma natural e clara mas correta. Precisamos de oração intensa para que não percamos tempo e nem deixemos os textos saírem mal traduzidos...
 
      
 
 
Como sempre, neste seminário de fevereiro também sofremos com imprevistos e contratempos, sem dúvida em parte causados por nosso inimigo que sabe muito mais do que os crentes o valor a Palavra de Deus nas línguas maternas. Tanto que ele sabe que não nos dá descanso e nos ataca de várias formas, com doenças que aparecem de repente, dificuldade de concentração, dores de cabeça e sonolência que acabam assim que acabam as sessões de trabalho. Tivemos problemas com o gerador ao ponto de serem queimados dois computadores por causa de sobrecarga, e em outras horas, corte de energia... Sim, Satanás sabe muito bem que a Palavra de Deus nas línguas do povo daqui será como uma bomba nuclear que vai lhe detonar o trabalho, por isso ele não pára quieto e ainda consegue fazer com que os cristãos e pastores não vejam valor nenhum nesse trabalho, para que não nos apoiem e até prejudiquem o esforço de quem está se sacrificando para cumprir este plano de Deus. Precisamos de orar para que Deus abra os olhos dos Seus filhos, especialmente dos pastores, no Brasil e na Guiné, para a essencialidade deste ministério...
 
 
 
Peça a Deus ainda que as muitas cópias que fizemos deste livro sejam bem utilizados, sejam lidos e estudados pelos crentes felupes, e que os leiam aos seus amigos e familiares para experimentar e ver o que falta melhorar na tradução, mas especialmente para anunciar a Palavra de Deus.
 
 
 
Foi muito duro ter que passar três longas semanas longe da família, como também foi para eles, por causa da distância e dificuldade de locomoção, mas graças a Deus na volta eu os encontrei muito bem, apesar de terem sofrido algumas provações, o que sempre é de se esperar, especialmente quando nos dedicamos mais à tradução da Palavra de Deus.
 
 
 
Por isso é que somos tão gratos a Deus por tua vida, por estares engajado nesta obra junto conosco, orando a Deus, intercedendo diariamente por nós, contribuindo fielmente com nosso sustento. Graças a Deus por tua visão e desprendimento. Saiba que terás maior alegria na glória, por teres uma parte nessa obra! Que Deus te abençoe e te recompense abundantemente, em nome do Senhor Jesus.
 
 
 
Continue a pedir a Deus pelo carro, o valor já está completo e efetuaremos a compra em breve! Que ele chegue sem demora e sem dificuldade de se desenrolar nas Alfândegas da Guiné Bissau!
 
 
 
Continue a pedir pela voluntária que deve vir nos ajudar a ensinar os filhos.  Ela é missionária de outra missão, mas já obteve permissão de vir. Que Deus confirme e que a dirija em tudo, suprindo tudo que precisar.
 
 
 
MUITO gratos, no amor de Cristo e pela causa do Mestre!
 
Timóteo pela família Bachmann
= =
EQUIPE FELUPE DE TRADUÇÃO     EQUIPE DO PROJETO LUCAS
 
    Timóteo, Mora, Pr. Raimundo           Felupes, Mansoankas, Nagas,
 
Consultora Cheryl, Ampa Januba,       Bayotes, consultores  e
 
   Consultor Arthur e Armando.                  equipe de apoio.

"QUE VENHA O TEU REINO ?"
 Amado intercessor e companheiro de oração, KASUUMAY! (Não, não errei a escrita, é assim que escrevemos em felupe a palavra para paz, saúde e tudo de bom!)
 Já paraste para pensar (é assim mesmo que eu falo, sou amazonense!) já paraste para pensar sobre essa parte da oração que o Senhor Jesus ensinou aos seus discípulos? Chegaste alguma vez a meditar sobre o que significa essa expressão? O que será que o Senhor Jesus quis dizer quando ele a enunciou? O que é que Ele queria que os seus seguidores pensassem na hora em que pedissem isso a Deus?
 Não estou escrevendo essa circular pra filosofar nem para teologizar, pois não são minhas especialidades (embora gostaria que também fossem!), mas para chamar nossa atenção ao fato de ignorarmos verdades belas e profundas da Palavra de Deus simplesmente por termos nos acostumado com elas, sem realmente as entender! Mas também desejo muito que entendamos a dificuldade de traduzir a Bíblia.
 Somente quando eu estava tentando ajudar nossos tradutores felupes a traduzir a oração do "Pai Nosso", é que notei que fazia muito tempo que eu não refletia sobre o significado destas palavras de Jesus: "venha o teu Reino"! Lembrando o que eu havia estudado e olhando o material de apoio que temos, concluímos que o que Cristo quis dizer naquele momento era que ele desejava e pedia a Deus que Ele viesse mesmo reinar sobre a terra, que o Seu domínio e soberania chegassem efetivamente ao mundo, às pessoas, ao dia-a-dia dos seus seguidores.
 Muito bem, é isso, mas como dizê-lo em jola-felupe? Simplesmente traduzir a expressão "venha o teu reino" não dá, nem em protuguês, quanto mais numa língua totalmente diferente do grego, latim, português e etc. Especialmente porque para os felupes alguma coisa abstrata não pode "vir", um reino não tem "pernas" para "vir". Por isso traduzimos essa expressão assim: 'faça com que o teu reino chegue a todos os povos'. Isso eles podem entender, especialmente porque usamos o mesmo verbo (chegar) que se usa quando um rei deles assume seu reinado. E até tem mais significado para eles do que para nós pois vivem debaixo da autoridade de um rei, não muito presente nem muito atuante em seu dia-a-dia, mas com incontestável poder espiritual...
 Espero que esta simples carta tenha te ajudado a entender um pouco mais dos desafios que temos ao traduzir a preciosa Palavra de Deus para o nosso amado povo.
 Esclarecimentos: Primeiro, na circular de fevereiro talvez eu tenha feito muitos entenderem que terminamos de traduzir o Evangelho de Lucas, mas mal começamos. Temos apenas alguns capítulos completos e algumas outras porções. Pode orar!
 Segundo, o "rei" dos felupes a quem me referí nesta carta tem poder apenas nas aldeias, na forma tradicional, como há séculos. As outras etnias tem também seus chefes ou conselhos de anciãos, mas o país em que estamos é uma república com presidente, primeiro ministro e parlamento e etc.
 Como sempre nos despedimos muito agradecidos a Deus por tua vida e envolvimento nessa obra que não é nossa mas única e exclusivamente dÊle!
Timóteo pela família Bachmann 08/04/07


05/05/2007  Circular de Abril dos Bachmanns  
 
Motivos de Louvor
Louvamos a Deus pela vinda da equipe da AMIDE na pessoa da Ana Maria, nossa presidente, dois pastores e vários irmãos de diferentes igrejas para nos ver e conhecer melhor o campo. Sua presença foi de grande alegria e encorajamento para nós.
 
Louvamos a Deus pela vinda do meu pai, o sr. Alan Bachmann, para estar conosco aqui em Suzana. Sua presença e apoio em várias áreas vai ser uma grande ajuda ao trabalho e um refrigério grande para mim pessoalmente.
 
Louvamos a Deus pela vinda da irmã Graça Santos, missionária da missão Novas Tribos, que se prontificou a vir nos ajudar na educação dos nosso filhos. Que Deus a dê graça e sabedoria nessa tarefa e também muita saúde e disposição.
 
Louvamos a Deus pela vinda do carro com o qual há tanto tempo temos sonhado, pedindo a Deus, confiando que Ele o supriria a Seu modo e a Seu tempo. Não chegou ainda, mas já está a caminho, graças a Deus! 
 
Pedidos de Oração
Ore conosco pedindo a Deus pela escola dos nossos filhos. Certamente a Graça será uma grande ajuda e encorajamento para eles, mas devido ao fato do material ser mal elaborado, precisam fazer muita força para estudarem, entenderem as disciplinas e fazerem as tarefas. A Agnes especialmente está enfrentando matérias bem difíceis.
 
Ore conosco pedindo a Deus pela formação dos líderes das aldeias: Marcelino, Armando, Tcherno  Ampa Januba e Mário Sungú (que não está na foto). Não temos conseguido mais realizar os encontros de oração, planejamento e treinamento. Há sempre muitos imprevistos e coisas que surgem para causar desencontros. Peça a Deus que sejam mais determinados e decididos a me procurarem para serem discipulados.
 
 Ore conosco pedindo a Deus pelo crescimento, em todos os sentidos, da igreja felupe em toda a região de Suzana. São muitos que são ainda imaturos, há muitos que estão desviados, todos precisam levar mais a sério o compromisso do discipulado. Há também bastante pessoas que agora conhecem a verdade e sabem que precisam entregar a vida a Cristo, mas temem a pressão dos amigos e família.
 
Ore conosco pedindo a Deus pelo trabalho de tradução. Todos que estão envolvidos tem muitos afazeres, seja do ministério, seja da roça, da casa, etc., por isso estamos atrasados. Peça a Deus que tenhamos determinação para ir em frente e que Ele nos desimpeça e nos livre de tantos atropelos e imprevistos que nos atrapalham.
 
Ore conosco pedindo a Deus pela vinda do carro. Que seja simples e sem demora a retirada dele na alfândega de Bissau, quando chegar, no final de maio.
 
No amor de Cristo, a serviço do Mestre,
 
Timóteo pela família Bachmann
 
  . .

28/05/2007  Pedidos de oração dos Bachmanns   
 
Amado intercessor, alguns pedidos breves de oração para estes dias:
 
> Graças a Deus pela vida da Graça, a irmã que está ajudando nossos filhos imensamente, mas  a AGNES está ainda enfrentando sérias dificuldades em física, química e biologia, dado o nível em que está: Segundo ano do Ensino Médio. Peçam a Deus que consigamos aqui na região alguém que possa ajudá-la esporádicamente com essas disciplinas tão difíceis.
 
> O carro está caminho, só que atrasou um pouco. Deverá chegar dia 04 de junho. Mas já vamos dar entrada amanhã no dspacho da alfândega. Continuem pedindo a Deus que todos os trâmites da alfândega sejam livres de embaraços e custos mais elevados.
 
> Continue pedindo a Deus por mais obreiros para nossa equipe. Como estaremos saindo no início de dezembro para passar um período no Brasil (família Bachmann),  a necessidade se torna ainda mais urgente, pois não podemos deixar nossa colega Luzinete aqui sem uma boa companhia. Peça a Deus que ainda este ano alguém venha, antes de partirmos...
 
O DEUS A QUEM SERVIMOS É O ÚNICO DEUS VIVO E VERDADEIRO. ELE SEMPRE FEZ E AINDA FAZ MILAGRES!

Circular de MAIO e JUNHO 2007   Timothy Bachmann  23 Jun 2007
VOVÔ McGAIVER
 
Não sei se te lembras daquela série que passsava na televisão há alguns anos atrás, com um personagem chamado McGaiver que sempre que se metia em alguma enrascada, conseguia safar-se fabricando até helicóptero a partir de um simples carrinho de mão. Bom, ele re-apareceu, só que desta vez aqui em Suzana, disfarçado como avô dos nossos filhos!
 
Foi uma alegria grande para todos nós ter meu pai, o Sr. Alan Bachmann, aqui conosco. Como ele tem muita experiência na área de rádio-comunicação, aproveitamos para aprender com ele e até gravamos alguns programas de rádio em forma de teste. Mesmo com malária nos deu aulas e acompanhou várias gravações!
 
Mas esse Vovô McGaiver não sossegou! Não se meteu em nenhuma encrenca, mas estava sempre consertando alguma coisa como um cabo novo para a nossa pá, uma “maçaneta” nova para nossa porta de trás, uma pintura nova para nosso quadro negro...
 
A simples presença do meu “velho”, como dizem aqui, foi um encorajamento muito grande para nós e uma honra muito especial para o povo felupe – muitos ficaram admirados e perguntavam várias vezes em seguida: “Esse é teu pai mesmo? Foi ele que te gerou?” E agradeciam muito sua disposição de simplesmente estar aqui entre nós.
 
O Vovô McGaiver também conseguiu decobrir o problema da bomba do poço que temos no quintal e a fez trabalhar de novo (à direita). Na expectativa de receber o carro novo que Deus nos deu mas que ainda está na alfândega (pode orar!), ele fabricou um portão novo e deixou todo o material pronto para fazer uma nova cobertura para a “garagem”. Achas pouco? Pois ainda deixou um laptop para as crianças, uma câmera digital e várias outras coisas, usadas mas em excelente estado, muito úteis para nossa casa e para o ministério.
 
E você, jovem saudável e inteligente? O que esperas para visitar um campo missionário, ajudar algum obreiro velho sobrecarregado como eu, enrolado com mil tarefas? Hein? Se ainda tinhas alguma desculpa para não se envolver na obra missionária de forma prática, agora não tens mais! Fica para todos nós o exemplo do Sr. Alan: Que Deus renove suas forças para continuar a serví-lO e que Deus te incomode a serví-lO mais!
 
No amor de Cristo, pela causa do Mestre, visando a Redenção das nações,
 
Timóteo pela família Bachmann


http://www.uniaonet.com/bachmann.htm PODE ORAR!! Amado intercessor, nosso tão esperado carrinho já está quase para sair, estamos já nas últimas dores do parto. Já pagamos as taxas do despacho da afândega, mas está um pouco enrolado e agora disseram que o contentor do carro está no meio de muitos outros e como o guindaste do porto não está funcionando, vão pedir ao maquinista da empresa à qual pertence o contentor que o remova para que, paga a taxa do porto, possamos retirar o carro. Temos esperado muito por ele, tenho vindo a Bissau muitas vezes e "perdido" muito tempo indo e vindo do escritório do despachante, pedimos a Deus que faça o carro sair logo. Eu e minha família viemos à cidade para participar de uma conferência missionária de uma Igreja daqui da capital e também para prestigiarmos o casamento do primeiro pastor Jola-Felupe: Pr. Raimundo Djemme, um dos integrantes da nossa equipe de tradução (nosso ex-estagiário). Queremos muito voltar a Suzana, nossa casa, aos nossos irmãos em Cristo e ao trabalho, mas precisamos do carro, peça a Deus que ele saia até amanhã! No amor de Cristo, com muita gratidão, Timóteo pela família Bachmann (04/07/07)
13 Jul 2007
 
EMITAY YOYU BÓ KAŊ !! 
 
 
 
Sim, graças a Deus o carro finalmente saiu segunda passada do porto de Bissau! Aleluia! Bendito seja o nome do nosso Deus e Pai!
 
 
 
Muitas graças damos a Deus por mais esta vitória tremenda que Ele nos deu! A cada momento de cada dia tenho repetido até em voz alta a todos que contemplam esta benção maravilhosa: Emitay jirejif ! (Graças a Deus) Emitay jirejif, jirejif, jirejif !!
 
 
 
Amado irmão em Cristo, pode às vezes não parecer, mas EMITAY YOYU BÓ KAŊ!!  (Deus está mesmo lá) Para nós o carro demorou sair, mas na eternidade saberemos porque chegou agora e não antes nem depois. Ansiávamos tanto tê-lo mas Deus nos supriu no Seu devido tempo. Vale a pena confiar somente nÊle e esperar nÊle para nos suprir o que Ele sabe ser melhor. Por isso gosto desse ditado frequentemente usado pelos felupes: “Emitay yoyu bó”! Acho que Francis Schaeffer (renomado teólogo contemporâneo) também teria gostado de conhecer os felupes e este ditado popular deles, pois é justamente esse o título do livro dele traduzido pela ABU intitulado “O Deus que Intervém” (The God Who is There).
 
 
 
Amado, nosso Deus “está lá”, inabalavelmente para sempre, e assim defende seus filhos e supre sempre as necessidades de seus servos! Aleluia!   Deus, obrigado!
 
 
 
Amado, com toda a alegria que temos com o carro novo, que será uma ferramenta tremenda e muito útil em nosso ministério, temos sentido a perseguição mais forte do inimigo durante as últimas semanas através daquele rapaz chamado Cankola, pelo qual pedimos orações. Ele chegou a entrar em nosso quintal de madrugada duas vezes, vindo até a varanda e tendo que ser expulso à força. Em parte devido a isso, e em parte devido a perturbação espiritual, em algumas noites não temos dormido bem... Sabemos que estamos seguros nas mãos de Deus, mas pedimos orações por um repouso noturno tranquilo e revigorador.
 
 
 
Também pedimos orações pelo nosso irmão Marcelino e sua esposa Clementina: recentemente ela deu à luz um menino, mas infelizmente nasceu morto. Que Deus os conforte e os fortaleça e lhes dê sabedoria diante dos palpites dos familiares e vizinhos lhes tentando convencer que isso ocorreu porque se recusam a fazer os “devidos” rituais aos espíritos malignos.
 
 
 
Não cansamos de agradecer a Deus por tua vida e teu envolvimento nessa obra!
 
MUITO obrigado por tua valiosa participação!
 
MUITO obrigado por tuas orações!
 
MUITO obrigado!
 
 
 
No amor de Cristo, pela causa do Mestre,
 
Timóteo e família
Separados fisicamente...
Avanilde Bachmann
 
É muito difícil aceitar a maorte, especialmente quando se trata da vida de alguém muito querida, muito amada e muito especial como a nossa querida Rosa.
 
Para aqueles que não a conheciam ou não se lembram, ela é uma irmã da nossa Igreja em Suzana, a qual conhecemos desde 2003, em Bissau, onde ela estava fazendo tratamento para lepra (hanseníase). Começamos a apoiá-la em seu tratamento, pessoalmente e como missão também, e os irmãos da igreja sempre orando por ela. Depois ela foi a Ziguinchor (cidadezinha no sul do Senegal) onde procurou e encontrou tratamento que realmente começou a fazer efeito. Continuamos a apoiá-la e ela continuou firme na igreja, participando da igreja evangélica de lá, inclusive tomando o batismo.
 
Este ano mesmo chegamos a compartilhar um pouco sobre a vida dela, contando que após esse tempo todo, ela já estava curada da doença. Apenas tinha a saúde um pouco fraca e sofria com gastrite. Assim voltou ao nosso convívio, saindo de sua aldeia (Erame), andando uns 4 kms cada fim de semana para vir participar conosco dos cultos. Quando nossa colega Luzinete começou a ter encontros aos sábados com moças, ela também vinha participar sempre. Muitas vezes a levamos de volta  para não ter que andar aquilo tudo de novo.
 
Sempre que vinha para Suzana hospedava-se em nossa casa, sempre muito firme em Cristo, muito convicta da fé que abraçou, um testemunho exemplar da vida cristã. Mais de uma vez ela pediu oração em pleno culto com todos os irmãos reunidos, confessando ter ofendido um vizinho, ou algo assim. Mesmo diante de perseguição e pressão na família por ser cristã, manteve-se firme.
 
Mesmo com as mãos deformadas pela lepra, aprendeu com a Luzinete a fazer pulseiras com miçangas junto com as moças do grupo de estudo bíblico. Com jeito para vendas, trabalhou com afinco para vender as roupas usadas que conseguimos para ela conseguir renda. Por isso é que tínhamos um plano para ajudá-la através de doadores, visando construir uma casa com loja, para ela poder sustentar-se e ajudar seus pais, de idade. Isso porque devido à sua falta de saúde e condição física, não podia ajudar a família na lavoura.
 
Mas de forma muito súbita, Deus a tomou para sí. Não queixou-se de nada no dia em que a deixamos de volta em casa, quarta passada, mas à noite teve fortes dores no peito e agonia. De manhã cedo, logo antes de falecer, disse à sua mãe: "Olha aí, Jesus veio me buscar, não estás lhe vendo?" Sua mãe respondeu: "Não estou o vendo, mas, se estás pronta para ir com ele, vá minha filha". Simplesmente não conseguimos entender porque ela, porque agora, e a dor da separação é muito grande, todos choramos muito, mas cremos que Deus tinha outros planos para ela, certamente muito melhores.
 
Rosa Sanha nos deixou um testemunho muito bonito mas muitas saudades também..
02/08/07
28/08/2007  Circular de Agosto dos Bachmanns  
 
BUROKABU BATA EMITAY
 
(Lavoura de Deus)
 
 Amado intercessor, Kasuumay!
 
 Como já deves saber, estamos em plena estação das chuvas na Guiné Bissau. Todos os guineenses que vivem nos interiores do país aproveitam para lavrar a terra, seja o mato onde precisam primeiro fazer o roçado, sejam as "bulanhas" (arrozais) as quais precisam ficar alagadas com as águas da chuva para que o arroz tenha umidade suficiente até um mês depois que as chuvas acabam.
 
 Nós os crentes nesta região do povo felupe, das aldeias de Suzana, Edjim, Budjim e Elhálab também estamos em plena lavoura. Estamos aproveitando a volta dos estudantes a esta região para lavrarem com suas famílias na roça e nos arrozais. Enquanto estavam estudando em Bissau se reuniam e começaram a sonhar com a possibilidade de evangelizar outras aldeias usando o carro novo que viria e poder passar algum filme evangelístico. Deus me deu o mesmo sonho e graças a Ele (e à tua intercessão) isso está se concretizando. Deus nos deu o mesmo plano, que é de aproveitar os dias de descanso dos felupes para encontrá-los em suas casas. A cada seis dias eles não podem lavrar, podem apenas fazer outros serviços na casa ou no quintal, em temor ao poder que é dado ao sacerdote principal da aldeia.
 
 No mês de agosto (que não é mês de desgosto, mas de alegria para mim e os meus em meu aniversário - Obrigado a cada um que me escreveu!), houve 5 dias de descanso dos felupes, mas em apenas quatro deles pudemos ir a quatro aldeias diferentes, algumas que eu nem conhecia direito ainda, nem mesmo muitos dos irmãos felupes. Foram as aldeias de Katon, Edjaten, Bulhol e Kassolol onde fomos lavrar e semear no Burokabu bata Emitay, entrando em cada casa, explanando o evangelho em felupe, a língua do povo e à noite passando o filme Paixão de Cristo de Mel Gibson, ao mesmo tempo sendo narrado e explicado em felupe por um dos irmãos, organizados por eles mesmos em equipes.
 
 Contando a outros irmãos felupes sobre o trabalho, alguém me perguntou quanto a decisões por Cristo e eu respondí perguntando se no mesmo dia em que eles vão lavrar, já trazem os feixes de arroz maduro, ao que responderam que não, esperam até que ele cresça e esteja maduro para quebrá-lo e trazê-lo à casa. Então eu disse que assim também esperamos que Deus faça germinar a semente de Sua Palavra nos seus corações e em breve possamos colher muitos frutos. No mês de setembro Tino, Ampa Januba e eu estaremos fora daqui no Seminário de Tradução e por isso não poderemos continuar evangelizando em aldeias distantes com o carro, projetor e filme, mas esperamos que os irmãos continuem no Burokabu bata Emitay em suas próprias aldeias ou aldeias vizinhas...
 
 O que mais me alegrou neste período foi ver os próprios irmãos evangelizando na sua própria língua, às vezes lendo trechos do livro que temos traduzido, sem eu ter que dizer nada, apenas dirigir o carro e montar o equipamento com a ajuda deles. Graças à tradução da Bíblia, estão aprendendo a usar os termos corretos para 'pecado', 'perdão', 'Satanás', 'reino de Deus', 'Boas Novas e outros termos importantes para a compreensão do Evangelho.
 
 A grande tristeza e dificuldade que mais uma vez enfrentamos sem conseguir entender o porquê da permissão de Deus foi a partida da nossa colega Luzinete por causa do agravamento extremo de sua saúde, obrigando-a a sair para procurar exames mais profundos e melhores condições de tratamento. Se já estávamos sobrecarregados de trabalho mesmo tendo ela aqui ajudando, quanto mais agora, sem sua ajuda. Mas é claro que nós mesmos a apoiamos em sua sáida, para seu próprio bem. Quanto ao ministério e falta de obreiros, o problema é de Deus, pois Ele é o Senhor da sua lavoura e da Sua Seara.
 
 Irmão, ajude-nos em oração. Que Deus em Sua infinita graça e bondade te recompense!!
 
 No amor de Cristo, pela causa do Mestre, visando a redenção das Nações,
 
Timóteo e família Bachman

Timothy Bachmann _  01/10/2007   Circular de Setembro dos Bachmanns  
 
MOTIVOS DE LOUVOR
 
Louvemos a Deus pela resposta de oração que tem sido o Pr. Fona, um pastor guineense que conhece bem a física e a química. Ele foi "descoberto" pela Tia Arlinda (a dentista da nossa missão) que nos contou da possibilidade de ajudar nossa filha Agnes nestas disciplinas tão difíceis. Ela completou duas semanas que lá em Gabú, no outro extremo da Guiné Bissau hospedada com a Tia Arlinda, sendo ajudada pelo pastor abençoado nas ciências exatas.
OBRIGADO TIA, OBRIGADO SENHOR!
 
Louvemos a Deus pelo bom desfecho do IV Seminário de Tradução do Projeto LUCAS, novamente em Lendem, no Centro Evangélico de Tradução. Conseguimos acrescentar mais algumas porções do evangelho de Lucas, agora temos um livro um pouco mais completo para usar na igreja felupe, graças a Deus.
OBRIGADO PESSOAL DA S.I.L. E A.L.E.M., OBRIGADO SENHOR!
 
Louvemos a Deus pela vinda do estagiário Daniel, sua esposa Deuza e seus filhos Josué, Micrela e Ezequiel. Como todo estagiário do Instituto Bíblico da Guiné Bissau que já veio traballhar conosco, ele é segundo-anista e estará conosco durante um ano, isto é, até o fim de agosto de 2008. Graças a Deus que são dispostos e diligentes, gente de oração. Seus filhos já adoeceram, mas não se afligiram, seus filhos melhoraram e mostraram determinação de ir em frente.
OBRIGADO PESSOAL DO INSTITUTO, OBRIGADO SENHOR!
 
 
 
PEDIDOS DE ORAÇÃO
 
PEÇA a DEUS que especialmente a Agnes consiga vencer estas disciplinas difíceis e vença também o mal-estar por estar atrasada no calendário de entrega de provas modulares e que nossos três filhos consigam terminar o ano com bom aproveitamento.
 
Mesmo que neste seminário de tradução conseguimos produzir mais, o período anterior teve vários fatores que nos impediram de traduzir o quanto devíamos, por isso nos faltam bastante capítulos para podermos pelo menos preparar as falas para o filme JESUS no próximo ano. PEÇA a DEUS que consigamos vencer os muitos imprevistos e atingirmos o alvo que temos até fevereiro de 2008.
 
PEÇA a DEUS que este estagiário e sua família consigam adaptar-se bem à realidade desta terra dos felupes (eles são de outra etnia da Guiné Bissau), tenham sempre saúde e nos ajudem na edificação da igreja felupe nesta área, continuando e intensificando a visão e prática do discipulado no seio da igreja, para que ela seja também igreja de oração, que seja também igreja missionária, pronta para alcançar outros povos.
 
Todos os jovens crentes da região de Suzana, os que já passaram para a 7@ série, estarão, até o fim de outubro, indo às cidades para estudarem porque as escolas daqui só tem professores para lecionarem até a 6@ série. PEÇA a DEUS que se mantenham firmes nos caminhos do Senhor e estudem direito, com responsabilidade.
 
No amor de Jesus, pela causa do Mestre, visando a redenção das nações,
Timóteo e família

11/10/2007   Circular de Outubro dos Bachmanns   
(MAIS) MOTIVOS DE LOUVOR
 
Louvemos a Deus pela benção tremenda que é mais uma vez ter o programa de rádio Elobay yata Emitay (Palavra de Deus) no ar em terras felupes! Só que agora está muito melhor porque não somos nós que o produzimos, ele é produzido e gravado pelos próprios irmãos felupes, e irradiado a partir de uma FM local, comunitária. A esta altura, três programas já saíram, em dois dos quais simularam entrevistas como se um deles fosse ainda descrente, tirando várias dúvidas que o povo tem em relação ao "caminho da AMIDE" , ao que respondem que este "caminho" em que estamos não é nem da AMIDE nem do Timóteo e nem de mais ninguém, mas de Deus. Isso tudo à maneira deles, no linguajar deles, sendo às vezes engraçado e atraindo muito os ouvintes. Graças a Deus e ao meu pai que nos veio ensinar mais sobre rádio...

Louvemos a Deus mais uma vez pela benção tremenda que é o carro que temos pois sempre que precisamos viajar ou visitar os irmãos em outra aldeia, como por exemplo nos dias da festa da Independência da GB no final de setembro em Edjim quando os irmãos realizaram um mini-acampamento, ou para ir àquela mesma aldeia para socorrer um rapaz de madrugada em agonia de morte por causa de ataque de malária, este carro enfrenta qualquer lamaceira ou areal ou lagoinha, sem reclamar nem chiar, graças a Deus e a cada um que contribuiu para esse fim!
 
 (MAIS) PEDIDOS DE ORAÇÃO
Peça a Deus que a chuva continue ainda a cair com abundância até o final do seu período que é o fim de outubro, para que os arrozais do povo estejam cheios de água e depois que a seca chegar fiquem húmidos até o seu arroz ficar pronto para colher.
Peça a Deus que o Programa Elobay yata Emitay vá ao ar sempre direito (ás vezes há problemas técnicos) e que os irmãos tenham sabedoria e direção de Deus para produzí-lo, alcançando os corações dos ouvintes, trazendo muitos aos pés de Cristo.
Peça a Deus pela vida do Armando, nosso irmão de Budjim, pois é o único crente adulto em sua aldeia e por isso sente falta de um irmão em Cristo para fazer discipulado. Ele tem sofrido muito com a perseguição imposta por seus vizinhos que lhe provocam e lhe tentam a ficar com raiva, de muitas maneiras. Ore por ele pedindo a Deus que perdoe e ame seus vizinhos e os ganhe para Cristo através de sua paciência e disposição de sofrer prejuízo.
Peça a Deus pela vida de todos os líderes e/ou tradutores, para que estejam seriamente engajados no discipulado e evangelismo pessoal: Marcelino (por sua família, pelo envolvimento da esposa Clementina no discipulado e na igreja e pelo tratamento dela, para que tenham outro filho sem complicações), Armando (veja acima), Tcherno (por sua esposa Nina, para que ela tome decisão verdadeira por Cristo e que se torne fértil e tenham o filho que tanto desejam), Tino (por seus estudos e sua família que ainda não conhece a Cristo), Ampa Januba (por sua família, para que sejam todos transformados em seu comportamento, sejam mais trabalhadores e estudiosos e assim ganhem outros para Cristo), Mário Sungú (por sua família, pelo envolvimento da esposa Florença no discipulado e na igreja), Gabriel (pelos seus estudos preparando para ir um dia ao Instituto Bíblico, pelo crescimento espiritual e formação de sua esposa Awa, pelos seus filhos).
Muito gratos a Deus por tua vida e envolvimento em nossas vidas e ministério,
 
Timóteo pela família Bachmann

07/11/2007  Circular de Novembro dos Bachmanns  
 
MOTIVOS DE LOUVOR
 
 
 
Louvamos a Deus pela oportunidade que teremos de estar de volta no Brasil, a partir de meados de dezembro, para rever muitos amados irmãos e igrejas queridas, para agradecer aos que estão empenhados na intercessão por nós e para prestar contas do nosso trabalho e relatar as muitas maneiras que temos sido abençoados no meio desse povo para onde Deus nos trouxe.
 
 
 
Louvamos a Deus pelo desenvolvimento do grupo de moças de Suzana, resposta de oração dos rapazes que pediam a Deus por mais moças crentes. Duas que estavam na Gâmbia (Antijoy e Helena) estão de volta e uma outra de Budjim que está em Suzana no momento (Jayó), aumentaram o número de participantes e a alegria delas. Elas todas, junto com nossas filhas Agnes e Melissa, se encontram aos sábados para estudo bíblico e nos domingos para fazer pulseiras (nossa colega Luzinete as ensinou) e estão continuando os encontros de duas em duas para oração entre elas.
 
 
 
PEDIDOS DE ORAÇÃO
 
 
 
Peçamos a Deus por nossa viagem ao Brasil e por todo o período de divulgação. Ainda não temos o dinheiro para as passagens, mas sabemos que Deus vai suprir. Peça a Deus que consigamos deixar todas nossas coisas aqui bem guardadas, sem  atropelos, e o trabalho bem encaminhado.
 
 
 
Peçamos a Deus pela família do Daniel e Deusa e filhos. Ele vai ficar coordenando o discipulado e ensinamento dos líderes nas aldeias. A Deusa também está bastante ativa no discipulado com as mulheres crentes de Edjim e Elalab. Ambos tem se mostrado muito dedicados, maduros e responsáveis no trabalho.
 
 
 
 
 
Peçamos a Deus pelos estudantes da Igreja Evangélica de Suzana. Quase todos, uns 25, têm que sair para estudar em outras cidades porque em Suzana só existe até a 6a série. Peça a Deus que permaneçam firmes nos caminhos do Senhor, que estudem com responsabilidade e que voltem no tempo das chuvas para ajudarem suas famílias.
 
 
 
Peçamos a Deus pela escola dos nossos filhos. O Arthur já está de férias, que se cuidem os esquilos e ratos do mato. Mas a Melissa e especialmente a Agnes têm ainda vários fascículos e provas por fazer. Peça a Deus que lhes dê perseverança e muita inteligência, pois ela têm sido benção grande em nosso ministério.
 
 
 
Queremos aproveitar bem o tempo em Natal (RN), no período de Natal e Ano Novo (até o fim de janeiro) e o resto do período (ano de 2008) no Centro-Oeste. Por isso pedimos que os irmãos que desejarem nossa presença em sua igreja nos convidem com bastante antecedência, para evitar que fiquemos desocupados no primeiros meses e atarefados demais nas últimas semanas antes da volta à Guiné Bissau, sem mesmo poder atender a todos os convites...
 
 
 
No amor de Cristo, com muita gratidão a Deus por tua vida,
 
Timóteo pela família Bachmann
17/12/2007   Circular de Dezembro dos Bachmanns  
 

COMBATENTES  1/2  COMBALIDOS
 
ALÔ, ALÔ, AQUI É A RÁDIO CIPÓ DAS SELVAS!
E ATENÇÃO PARA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
        Parte de um batalhão dos Exércitos do Deus Vivo está em retirada temporária do seu campo de batalha. Trata-se de apenas dois adultos e, por incrível que pareça, três adolescentes, lotados na área de Suzana, no noroeste da Guiné Bissau, um pequeno país da África Ocidental. Após quase três anos de lutas intensas em sua missão naquela região, e sofrerem várias enfermidades, estarão de "licença" por um ano para passarem nos vários quartéis do Brasil que lhes servem de retaguarda. Segundo o que as fontes nos informam, um dos adultos está precisando submeter-se a outra cirurgia e ambos precisam de novas lentes para seus óculos. Os adolescentes precisam continuar seus estudos na escola, e todos precisam renovar suas forças físicas.
 
        AMADO COLEGA: MUITO obrigado por tua fidelidade em todo esse tempo orando por nós fielmente, pedindo sempre a Deus, mantendo-se na "brecha" a nosso favor...
 
RESPOSTAS DE ORAÇÃO
 
        Agradecemos as orações pelos estudos dos nossos filhos. Até o final de novembro, também a Melissa e depois a Agnes conseguiram concluir seus módulos e provas finais. Agora aguardamos os resultados, crendo em Deus que serão positivos, graças à ajuda valiosíssima e indispensável da missionária Graça, de Natal, uma verdadeira prova da graça de Deus em nossas vidas.
 
        Agradecemos as orações por nossos preparativos para a viagem. Sem dúvida foi bem cansativo, mas graças a Deus que conseguimos deixar nossas coisas bem organizadas e guardadas, e principalmente deixar o ministério bem encaminhado nas mãos do estagiário Daniel.
 
        Agradecemos as orações por nossa viagem até o Brasil! Chegamos ontem, graças a Deus em paz, sem problemas, sem ter que pernoitar no caminho e sem perder as malas! Neste momento estamos em Fortaleza, visitando um dos "quartéis" que nos serve de retaguarda, para agradecer e desafiar os que tem nos apoiado...
 
PEDIDOS DE ORAÇÃO
 
        Ainda não sabemos se entraram suficientes ofertas específicas para nossa viagem. Nossas passagens foram pagas em parte com empréstimo, por isso agradecemos a todos que ofertaram e pedimos que orem para que Deus supra mais para completar as passagens e também para as outras viagens: de Fortaleza a Natal e depois, dia 14 de janeiro, de Natal a Anápolis.
 
        Peçamos a Deus que os irmãos da liderança da igreja felupe, sob coordenação do estagiário Daniel, abracem o trabalho ainda mais, lutando de todas as formas para manter o desenvolvimento do discipulado e o crescimento dos irmãos, apesar de nossa ausência. Aliás, esperamos que justamente nossa ausência contribua para que isso aconteça.
 
        Peçamos a Deus que os irmãos da igreja felupe estejam prontos para apoiar a equipe da Igreja de Míssira (uma igreja da capital Bissau) que estará com eles neste final de ano para evangelizarem juntos com eles nas aldeias. Ore para que os irmãos que estão fora (estudando nas cidades), consigam voltar nesse período de mini-férias e assim todos estejam engajados, contribuindo de todas as formas possíveis.
 
        Muito, muito gratos, no amor de Cristo, pela causa do Mestre, visando a redenção das nações.
                                    Timóteo, pela família Bachmann



CIRCULAR DE JANEIRO
 
DOS BACHMANNS
 
 
 
MOTIVOS DE LOUVOR
 
 
 
Graças a Deus , já estamos em Anápolis, na casa dos pais do Timóteo. Mas, louvamos a Deus pelas três semanas em Natal (RN) visitando várias igrejas e especialmente a nossa igreja enviadora, a Batista Filadélfia, nas casas dos irmãos, algumas vezes na praia, descansando nas varandas, apanhando a brisa do mar, foi maravilhoso! Ao lado, um momento de descontração num restaurante típico do nordeste...
 
 
 
Graças a Deus a Agnes, que estava em suspense, passou de ano!!! Também a Melissa e o Arthur, todos com boas notas. Estão conosco, com saudades dos amigos e da Guiné Bissau, mas muito felizes de estarmos com os avós deles, poderem rever outros amigos e retornar a uma escola “normal”.
 
 
 
Graças a Deus conseguimos uma casa de missionários para alugar, casa boa para onde devemos nos “mudar” em uma semana, com quase todos os móveis e ainda perto do colégio Couto Magalhães, onde nossos filhos já estão matriculados. Além disso, eu e Van fizemos exame de vista e já conseguimos óculos novos, graças a Deus...
 
 
 
 
 
PEDIDOS DE ORAÇÃO
 
 
 
Ore pela viagem do TIM à Guiné para o Seminário de Tradução. Como sempre em fevereiro e setembro de cada ano, eu e a equipe de tradutores felupes nos encontramos em Lendem (uma vila em Guiné Bissau) onde continuamos o trabalho de tradução, verificando os textos junto com os consultores que saem do Brasil para nos ajudar. Para isso deixarei a família aqui em Anápolis e estarei lá durante todo o mês de fevereiro. Após o Seminário (de 3 semanas) vou aproveitar para estar com nossos irmãos felupes em Suzana e nas outras aldeias e para acompanhar o trabalho do estagiário Daniel.
 
 
 
Pedimos oração pela aquisição do material didático e livros escolares para os nossos filhos. Estão muito caros, mas já conseguimos vários deles usados numa livraria de Anápolis. Ore também para que consigamos uma geladeira e máquina de lavar roupa, mesmo usados, para a “nova” casa e também os objetos de uso pessoal.
 
 
 
Um de nossos mantenedores nos ajudou “demais” pagando nossas passagens da África até Fortaleza. Já restituímos uma parte com o que nos foi ofertado além do que recebemos normalmente, pelo que agradecemos MUITO a Deus e aos que Ele quis usar. Gostaríamos de restituir um pouco mais. Se alguém mais quiser ser usado por Deus nesse sentido, conte-nos.
 
 
 
No amor de Cristo, com MUITA gratidão por tua vida, apoio e intercessão,
 
Timóteo pela família BACHMANN
 


03/03/2008  _ Circular de Fevereiro  
 
KÂSUUMAYAKU KEB!!
 
Era só o que eu ouvia quando cheguei em Suzana e perguntava como estavam: "Só na paz!". Graças a Deus, encontrei nosso irmãos em Cristo e amigos bem, e a viagem correu muito bem! MUITO obrigado por tua fiel intercessão a nosso favor.
 
Primeiro fiquei por três semanas no local do Seminário (oficina) de Tradução do Projeto LUCAS, que desta vez correu bem melhor, com poucos contratempos. O melhor de tudo é que conseguimos terminar de traduzir (em equipe) todos os textos de onde serão extraídas as falas para o filme JESUS, graças a Deus! Temos ainda dois seminários onde prepararemos essas falas, a introdução e a conlusão do filme. Ao mesmo tempo queremos continuar traduzindo outros capítulos de Lucas para publicarmos o livro completo, daqui a um ano, talvez.
 
Depois, em Suzana mesmo, fui recebido com muita alegria pelos irmãos que me haviam preparado um surpresa: rosquinhas e suco de "onjo", uma delícia! São poucos irmãos agora, porque a maioria está fora, nas cidades, estudando. Mas estão firmes, juntos, servindo a Deus de várias formas sob a direção do nosso amado estagiário Daniel e sua esposa Deusa. Fiquei  muito contente em ver a continuada disposição dele e dela de levarem o trabalho à frente, fazendo escalas de visitas e pregações dos irmãos nas várias aldeias, por exemplo, idéia que eu nunca tive, e o que estão todos fazendo alegremente.
 
Ele é muito determinado e disposto a servir a Deus entre os felupes, fazendo todo o esforço de ensiná-los a "andar com os próprios pés", evitando de fazer por eles o que podem fazer por sí próprios para que possam assumir o trabalho um dia. Fazem discipulado entre todos, dão tarefas aos jovens e aos líderes especialmente, procurando formá-los para servirem a Deus.
 
Ele organizou junto com os líderes um encontro onde eu poderia finalmente lhes dar, de forma mais intensiva, um treinamento que muitas vezes teve que ser adiado por causa deles mesmo. Foram dois dias e meio na aldeia de Elhalab, ensinando-os sobre as funções de liderança bíblica. Foi muito proveitoso também para a comunhão, oração e intercessão, planejamento ministerial e debate sobre questões culturais, com conclusões definidas e maduras. Correu tão bem que nem acredito, só pode ser que houve muita intercessão específica a nosso favor.
 
Nos últimos dias antes da minha volta ao Brasil na sexta dia 29, tive mais tempo com o Daniel repassando as questões do seu estágio e conseguimos também, graças a Deus e graças à fidelidade das Igrejas que sustentam este projeto, deixar os fundos para a arancada da formação dos blocos de cimento para depois construir salas para a Igreja Evangélica de Suzana. Os próprios irmãos é que vão administrar todo o trabalho junto com o Daniel, o que me faz crer que é melhor não estarmos lá neste momento para que assumam o trabalho e "se virem" para lutar pelo que é mesmo deles.
 
Apesar de toda a ajuda de fora, eles também estão arrecadando fundos para certas despesas da obra e trazendo do mato as toras de palmeira que são rachadas e servirão de vigas. Queremos que eles mesmos lutem para construir, com seu próprio suor, algo que valorizem e cuidem.
 
Agradeçam a Deus por tantas bençãos contadas e peçam a Deus junto conosco por tantas necessidades claramente vistas acima em relação ao estagiário, aos líderes e Igreja felupe, e à tradução do livro de Lucas. MUITO obrigado, e que somente Deus te recompense ricamente.
 
No amor de Cristo, pela causa do Mestre, visando a redenção das nações…
Timóteo pela família BACHMANN


28/03/2008 Cicular de Março dos Bachmanns  
Amado colega, Kâsuumay!
 
MOTIVOS DE LOUVOR
 
Graças a Deus nosso irmão Daniel, o estagiário, tem ligado para nos contar como vai o trabalho, como estão os irmãos. Graças a Deus alguns que estavam enfermos quando saí no final de fevereiro estão melhores, mas podemos continuar a orar para que Mário Sungu e uma jovem chamada Marie possam ficar completamente sãos.
 
Quando estive lhes visitando em fevereiro, fiquei muito contente em ver que haviam conseguido comprar (com fundos do Projeto) e levar até o terreno da Igreja um contentor que será muito útil para a construção, como depósito de material e ferramentas. Agora, há poucos dias atrás, ficamos muito felizes em saber que já conseguiram cobrir o contentor (para evitar danos devidos ao forte sereno dessa época) com uma parte da folhas de zinco que já estavam compradas e com parte das rachaduras de palmeira que eles mesmos já haviam tirado do mato no ano passado.
 
Louvamos a Deus pelas bençãos maravilhosas que ele continua a derramar sobre nós através de muitos irmãos, nos suprindo até mesmo as despesas que nem imaginávamos que teríamos. Mas é esse o nosso Deus, que nos ama profundamente, conhece profundamente nossas vidas e supre abundantemente as nossas necessidades, para poder abençoar a outros ainda!
 
 
    PEDIDOS DE ORAÇÃO
 
Oremos pelos líderes, para que aproveitem a presença do estagiário que quer muito investir na vida deles e lhes ensinar, lhes preparar para exercerem suas funções conforme estudamos juntos em fevereiro, no treinamento que lhes dei sobre liderança. Peça a Deus que assumam mesmo seu papel e tomem o trabalho com "as duas mãos", como eles dizem, para: a) caprichar na tradução dos trechos de Lucas que lhes foram dados e usem os textos já traduzidos em seus estudos bíblicos; b) esmerem-se em fazer discípulos, como eles têm sido feitos; e c) animem e mobilizem os irmãos para esforçarem-se juntos para conseguir mais rachaduras de palmeira para a construção e contribuam para cobrir as despesas da mesma.
 
Oremos pelo nosso estagiário Daniel e sua família, pela sua saúde. A sua esposa Deusa às vezes sofre com um fungo em um dos dedos da mão, até agora sem cura, apesar de muitos tratamentos. Seu filhinho Ezequiel terá que ir à capital Bissau amanhã com sua mãe para remover uma pequena anormalidade na língua. Peça a Deus que o Daniel tenha muita coragem, determinação e amor para continuar em frente, levando o trabalho adiante quase sozinho. Peça a Deus que os irmãos da igreja da capital, Igreja Evangélica de Míssira, continuem a lhe visitar periodicamente.
 
Ore por nossos filhos, com alguma dificuldade na escola devido à diferença entre o currículo da escola de onde recebiam as apostilas no Rio de Janeiro, que Deus dê direção e discernimento à Agnes, no último ano do Ensino Médio, em relação ao futuro.
 
Peça a Deus que abra as portas para que eu (Timóteo) consiga marcar outra cirurgia de hérnia ingüinal (agora do lado direito) e tenhamos condições de pagar as despesas hospitalares. Gostaria de me submeter a ela o quanto antes, mas que Deus nos mostre o Seu tempo e o Seu modo.
 
MUITO gratos, no amor de Cristo, pela causa do Mestre, visando a Redenção das nações,
Timóteo pela família Bachmann


17/04/2008 - CIRCULAR DE ABRIL DOS BACHMANNS
MOTIVOS DE LOUVOR
 
Louvamos a Deus pela benção de conseguir fazer as consultas ao cardiologista e ao cirurgião, e pelos resultados das análises de sangue e do coração, indicando que está tudo bem e sem problemas para a cirurgia, graças a Deus. Também agradecemos a Deus pela ajuda do Hospital Evangélico de Anápolis, cobrando apenas o preço de convênio pela cirurgia, como se tivéssemos plano de saúde.
 
Louvamos a Deus por Sua fidelidade em nos sustentar nesse período no Brasil, quando temos muito mais despesas e gastos do que teríamos se estivéssemos no campo, inclusive por causa de várias consultas para fazer exames de prevenção, tanto os meus, quanto os da Avanilde e das crianças. Agradecemos a Deus também pela benção de uma ortodontista de Anápolis, irmã em Cristo, que vai continuar o tratamento ortodôntico da Melissa por um valor muito baixo.
 
PEDIDOS DE ORAÇÃO
 
ORE por minha cirurgia de hérnia ingüinal: médicos e enfermeiras, procedimentos, cicatrização, pós operatório, etc., colocando-os todos diante de Deus, para que seja Ele o Cirurgião Mestre, o Médico dos Médicos... Peça a Deus que supra os recursos através de quem Ele quiser, para pagar a cirurgia, orçada em 1800 reais, incluindo tudo...
 
Continue orando pelo estagiário Daniel, para que tenha forças para treinar os líderes e estimular os irmãos da Igreja na região de Suzana no trabalho de formar os blocos de cimento para a construção das salas para estudos e reuniões.
 
Continue pedindo a Deus pelos tradutores felupes que ainda tem vários textos para traduzir até setembro. Ore também pelos líderes da Igreja na região de Suzana, para que continuem e desenvolvam o discipulado entre os irmãos.
 
Peça a Deus por Sua direção e provisão para uma possível viagem minha à Guiné Bissau, por duas semanas apenas, para acompanhar o trabalho do estagiário Daniel, no campo do Projeto Felupe e para acompanhar e ajudar a equipe de tradução. Precisa ser nas primeiras duas semanas de junho, senão não vale a pena ir, pois já está certa a minha ida no final de agosto para o Seminário de Tradução, cuja despesa já está coberta pelo Projeto LUCAS.
- - -
Vejam os e_mails de toda nossa família, caso queira escrever diretamente para um deles.
Avanilde: ,  Agnes:  , Melissa: Arthur:
O vídeo clip que preparamos e usamos em nossa divulgação nas Igrejas é um pouco pesado demais para ser enviado por e-mail, mas está à disposição na Internet: www.youtube.com/watch?v=-7ygiX2iBQw
 
Atendendo a pedidos, informamos novamente nossas contas bancárias, caso alguém queira nos abençoar:
 
Titular: Timothy Jon Bachmann
Conta Poupança do Banco do Brasil: 16.805-X    Ag. 1004-9
Conta Corrente do Bradesco: 81.434-2        Ag. 321-2
 
MUITO gratos, escrevemos no amor de Cristo, pela causa do Mestre, visando a redenção das nações...

25/04/2008  _ Mini-Circular dos Bachmanns   
Caro colega, graça e paz!
 
Graças a Deus a minha cirurgia de hérnia ingüinal na terça de manhã cedo correu bem, logo ás onze já estava no meu leito, numa enfermaria do Hospital Evangélico de Anápolis. Passei o dia e a noite lá, tive o incômodo da dificuldade de urinar por causa da anestesia, como da outra vez, mas logo na quarta de manhã começou a normalizar e por volta das onze da manhã, tive alta e pude ir p'ra casa, onde estou me recuperando bem, graças a Deus.
 
Agradecemos demais a Deus pela benção de uma oferta que cobriu todo o valor da cirurgia e internação, que acabou sendo de "apenas" 1700 reais... Também para as consultas e exames preprando para a cirurgia e as consultas e exames das "crianças " e da Van, todos de check-up simples, Deus tem suprido fielmente, é claro!
 
Também nos alegramos muito com a benção da presença da minha sogra, a dona Josefa, mulher de oração, nos ajudando de muitas formas em casa, deixando a Van livre para resolver muitas coisas na rua por mim...
 
Louvamos a Deus demais pelo livramento tremendo que Ele concedeu ao meu irmão Daví e minha cunhada Aldenora, que estavam visitando o campo onde estiveram por alguns anos, em Fortaleza. Sofreram um assalto de madrugada, eram 5 bandidos, atiraram duas vezes nêle, mas escapou com vida e estão bem...
 
Através de uma cirurgia, do perigo de um assalto, e de outras formas, Deus não nos deixa esquecer o quanto somos frágeis e dependentes dÊle. Por isso, "trabalhemos enquanto é dia, pois logo vem a noite, quando não poderemos mais".
 
MUITO obrigado por tua intercessão fiel e orações a nosso favor!
Timóteo pela família Bachmann
 

Sonho ou Realidade?
 
(Depende da sua fé!)
 
Como gosto de sonhar, gostaria demais de participar um dia de uma conferência missionária bem diferente, onde ao invés de ter que fazer várias preleções, apenas se compartilha sobre o ministério informalmente em grupos familiares...
 

Onde se ganha um passeio de um dia inteiro nas atrações turísticas naturais da região! Onde se fica hospedado com duas ou três famílias diferentes para poder conviver e compartilhar melhor sobre a vida missionária, ao invés de ficar sozinho num hotel!
 
 
 
Sei que parece sonhar demais, mas no último dia ganharia muitos presentes de todos os irmãos da Igreja! Será que é sonhar demais ou crer “demais” em Deus? Sonhar demais ou: Crer que Deus é Deus e que Ele faz o que quiser, e como quiser?
 

Seja como for, isso tudo não foi sonho, foi uma abençoada realidade! É tão inacreditável que realmente parece ter sido um sonho, mas estão aí as fotos que não nos deixam mentir! Foram dias de comunhão muito agradável com os irmãos de uma Igreja no Rio Grande do Sul.
 
 
Esses irmãos preocuparam-se em investir em nós ao invés de sugar de nós, até mesmo ao ponto de agendar um encontro com um pastor muito experiente e sua esposa, os quais nos ouviram e nos deram muitos conselhos. Dorme com essa!! Deus realmente é maravilhoso!!
 
 
 
Bom, depois desse “monte da transfiguração”, temos que descer e enfrentar a realidade do ministério: nesta sexta feira o Timóteo está de partida a Guiné Bissau para rever e acompanhar o trabalho do estagiário Daniel, que está cuidando da Igreja enquanto estamos no Brasil, e também para rever e acompanhar o trabalho dos tradutores.
 
 
 
Pedimos suas orações por essa viagem e pela Avanilde e nossos filhos que ficam. Também pedimos pelo filho do Daniel, que precisa passar por uma cirurgia na língua por causa de um furúnculo: Nem sabemos ainda onde e como será! Que Deus lhes dê direção e supra as condições!
 
 
 
No amor de Cristo, na causa do Mestre, visando a Redenção das Nações!
 
Timóteo pela família Bachmann (29/05/2008)

23 de junho de 2008 _ ENTRE DOIS MUNDOS
 
Asfalto, carretas, fios elétricos, viadutos, shoppings, internet, carros mil, supermercados, caixa automático, carrões importados... E em pouco mais de 24 horas, estrada de chão, picapes e caminhões, galhos e cipós da floresta, mercearias de mauritanianos, celular quase sem rede, um calor da “bixiga”, feiras de tomate e de peixe espalhados nas sombras de acácias no “centro” da aldeia...
 
É, eu realmente estava de volta a Suzana, nossa amada aldeia, onde estão nossos queridos amigos e irmãos em Cristo, ainda na luta de sempre contra as muito reais forças do mal, resistindo as perseguições e desgastes por terem decidido seguir e servir ao Senhor Jesus, que não lhes exige nem uma gota de sangue nem de vinho das palmeiras, mas que os ama e deles cuida fielmente, como a filhos amados que são, esperando que seus amigos também acreditem que vale a pena “abandonarem os ídolos e servirem ao Deus vivo e verdadeiro”.
 
A primeira coisa que ví foi ainda na estrada para Suzana, muitos caminhões levando arroz para vender e/ou trocar por castanhas de cajú. Graças a Deus, nas últimas semanas os comerciantes já estavam dando até 300 francos por um kilo de castanha, ótimo preço, o que ajudou muito a população...
 
Chegando em Suzana, parecia uma cidadezinha com tantos carros da Cruz Vermelha e caminhões com toneladas de arroz doado para as famílias mais atingidas pela estiagem precoce do ano passado. Deram-lhes ainda muito arroz “sujo” (com casca), como chamam por lá, pronto para semear, porque muitos foram obrigados a comerem o arroz que haviam reservado para sementeira. Graças a Deus, pois essa ajuda é resposta às nossas orações. Este ano a chuva novamente começou cedo, peçamos a Deus que ela não suma cedo, como no ano passado...
 
 
 
Cheguei em Suzana no mesmo dia em que nosso irmão George, um construtor quase engenheiro, mas muito crente e servo, trazendo consigo dois rapazes que ficaram por duas semanas fazendo os blocos para a construção das salas da Igreja de Suzana. Os poucos jovens e adolescentes da Igreja que estão em Suzana se revezavam trazendo água para os rapazes formarem os blocos. Até o fim de junho ele deve estar de volta com outros rapazes para levantarem as paredes. Para isso deixei mais fundos com os quais compraram mais cimento e as barras de ferro. Peçamos a Deus que nada atrase as obras...
 
Mais uma vez o nosso estagiário Daniel caprichou em organizar um mini-Seminário de dois dias para os líderes das igrejas nas aldeias. Foi muito proveitoso, ótimo para comunhão e capacitação maior para o ministério. Além do estudo mais aprofundado sobre a ordem de Cristo em Mateus 28:18-20, exibí a História da Tradução da Bíblia em Power Point, da SIL, e também uns filminhos curtos de testemunhos missionários, para que desde cedo a Igreja Felupe seja uma igreja missionária. Inclusive os jovens felupes crentes que estudam na capital estão animados programando mais um evangelismo nas outras aldeias felupes e em certas vizinhanças de Suzana. Peçamos a Deus que nada lhes impeça de ir em frente, com ousadía e muito amor...
 
Louvo a Deus porque também foi possível passar quase dois dias com o principal tradutor felupe, o Pr. Raimundo Djemme, tendo tempo de comunhão e oração com ele. Conseguimos terminar de digitar os textos que eles haviam traduzido, os quais pude depois imprimir na capital e deixar com um deles, o Tino, para poderem revisar em seu próximo encontro. Também pudemos trabalhar em outros que eles já haviam discutido e revisado, os quais eu trouxe para fazer a tradução de volta ao português para que sejam verificados pelos consultores no próximo Seminário do Projeto LUCAS em setembro deste ano.
 
Aqui em Anápolis estamos felizes demais por estarmos juntos novamente e ainda com uma novidade tremendamente maravilhosa para nós: Nossa filhona Agnes passou nos dois Vestibulares que fez, tanto o da Universidade do Estado de Goiás quanto da UniEvangélica, a maior universidade privada de Anápolis! Nesta última passou em primeiro lugar em sua área, o que é uma grande vitória para quem teve que estudar por correspondência, com material auto-didático, sem professor. O Vestibular foi apenas por experiência, ela ainda não concluiu o terceiro ano, e ainda busca a direção de Deus para o proximo ano. Nossa gratidão a Deus pela vida de cada um que tem orado, e pelas vidas da Suzy e da Luzinete Santos que a ajudaram muito em Suzana no ano passado na área de literatura, português e exatas. Também pela vida da Graça dos Santos que a ajudou muito nas outras disciplinas com estímulo e encorajamento, em Suzana, ano passado.
 
A você que tem orado, intercedido fielmente e/ou tem dado sacrificialmente para o nosso sutento, nosso MUITO obrigado! Em felupe diríamos: Jirejif, jirejif, kutiyom jirejif! M’Emitay encamul kan jak-jak!! (Obrigado, obrigado, meus irmãos obrigado! Que Deus vos recompense bem-bem mesmo!) No amor de Cristo, Timóteo e família.
. .
 
AOS INTERCESSORES DO PROJETO FELUPE:
PEDIDOS DE ORAÇÃO
Junho 2008
 
FAMÍLIA FERNANDES: Daniel e Deusa, Josué, Micrela e Ezequiel. São nossos amados estagiários, alunos do Instituto Bíblico da Guiné Bissau. No final de agosto terminarão seu estágio e voltarão ao Instituto. Agradecem a Deus pelas muitas bençãos que Deus tem lhes dado através dos irmãos felupes, pela saúde e vida que tem, e pelo ministério que Deus lhes deu. Pedem oração para que estejam sempre prontos para servir a Deus e fazer o melhor para Ele. A Deusa pede oração pelo pai dela que está desviado dos caminhos de Deus. Eles pedem especialmente a Deus pelo Ezequiel, o menorzinho dos filhos, pois ele tem um furúnculo debaixo da língua que estoura e sangra de vez em quando. Pode espalhar-se. Estão lutando para conseguir submetê-lo a uma cirurgia, mas está complicado, provavelmente terá que ser em Portugal, para isso teriam que pagar a passagem da mãe para acompanhá-lo, que é muito cara, só a dele e as despesas hospitalares são por conta do governo português. Peça a Deus por esse milagre, que Deus levante os recursos, que podem ser altos.
 
FAMÍLIA DO AMPA JANUBA: Ele é um ancião, um dos nossos tradutores. Sua esposa se chama Angélica, e tem filhos adolescentes na igreja que precisam muito assumir melhor seu compromisso de seguir a Cristo. Agradecem a Deus pela saúde que Ele lhes dá. Ela agradece pelo livramento no trabalho da roça, que fez sozinha e por tê-lo terminado. Pedem a Deus que consigam colher muito mais arroz do que ano passado, que foi quase nada. Peça especialmente a Deus que eles se entendam melhor, amadureçam como cristãos, e criem seus filhos no temor do Senhor.
 
ARMANDO: O líder dos irmãos da aldeia de Budjim, ele compartilhou sua alegria de estar frequentemente em Suzana em discipulado com o Daniel, graças a Deus. Pede oração por sua aldeia, dividida enre dois bairros que há várias gerações tem sido inimigas mortais e a cada ano que passa aumenta a inimizade e os feitiços que fazem um contra o outro. As vacas e cabras dos seus vizinhos continuam lhe causando estragos em suas plantações de vez em quando, por isso ele pede mais paciência e amor por eles. Peça a Deus especialmente por sua noiva Severina, que seja mesmo uma verdadeira seguidora de Jesus, eles estão se preparando para casarem-se em dezembro deste ano.
 
FAMÍLIA DO MARCELINO: O líder dos irmãos da aldeia de Edjim, sua esposa Clementina está grávida mais uma vez, alegria grande e vitória de Deus em suas vidas! Peça a Deus que a gravidez corra bem e que ela não perca mais esse bebê! Está com muitas varizes, eles tem trabalho pesado na aldeia. Ore por sua filha Débora que cresça no temor do Senhor, e também pela mãe do Marcelino, por sua sáude e que tome decisão de vez de seguir a Cristo. Ele está contente por ter terminado de fazer os blocos de cimento para poder construir outra casa, talvez no próximo ano. Peça a Deus especialmente pelos dois, que continuem dando bom testemunho na aldeia e tragam muitos outros discípulos e discípulas a Cristo.
 
TCHERNO E PASQUALINA: É o único outro adulto, irmão em Cristo em Edjim, que tem sido usado por Deus para alcançar muitas crianças e alguns adolescentes da escola nesta aldeia onde ele é professor. Todos os dias pedem que ele lhes conte mais histórias da Bíblia. Ele pede oração por sua saúde, pois já fez tratamento para vermes, melhorou muito, mas ainda sente dores. Ele pede oração especialmente por sua espôsa que ainda não decidiu mesmo entregar sua vida a Jesus e está há mêses na capital do Senegal para onde foi buscar trabalho e tratamento para sua esterilidade. Está muito difícil para o Tcherno ficar sozinho, os vizinhos e parentes já não acreditam na volta dela...
 
FAMÍLIA DO MÁRIO SUNGÚ: É o líder dos irmãos na aldeia de Elhálab, e é professor na escola da aldeia também. Pede a Deus pela saúde dele e dos filhos, da esposa, eles tem tido malária muitas vezes. Pede a Deus por seu sogro, o único ancião que segue a Cristo nesta aldeia, o qual tem sofrido perseguição de sua família e amigos. Ele pede oração especialmente pelo trabalho pesado que eles tem de manter os diques de barro que circundam seus arrozais, isolando-os da água do mar. Por causa do aquecimento global e da conseqüente elevação dos oceanos, o povo desta aldeia tem sofrido com a água salgada que às vezes derruba parte dos diques e prejudica sua lavoura.
 
TRADUTORES DA BÍBLIA: Pedimos orações pelos nossos tradutores felupes. Além destes mencionados acima (com exceção do Daniel e família), temos também o Tino e o Gabriel que estudam na capital, os quais precisam de oração por seus estudos e sustento, muito difícil de obter, especialmente para o Gabriel, ainda jovem mas já pai de família. Temos também o Mora que é adulto mas ainda solteiro, é de Suzana mas está na Igreja da cidade de São Domingos, onde mora atualmente e sofre muita perseguição de seus pais por servir a Cristo. Também temos o Pr. Raimundo Djemme e sua espôsa Julieta, morando na cidade de Cachéu e pastoreando a Igreja Evangélica de lá. Ela está grávida do primeiro filho e ainda estuda. Peçamos a Deus que eles consigam reunir-se e trabalharem nos textos recém traduzidos. Querem também testar os textos anteriormente traduzidos, em Suzana e nas outras aldeias felupes durante essa semana, lendo-os às pessoas para verificar a compreensão.

4 de julho de 2008 Mini-Circular dos Bachmanns
 
Amados intercessores,
 
Apenas uma cartinha noticiando que estaremos viajando amanhã ao Amazonas, vamos a Porto Velho de ônibus e desceremos o Rio Madeira de barco, devemos chegar em Manaus dia 10 ou 11, se Deus quiser. Lá estaremos visitando igrejas e revendo irmãos queridos que intercedem fielmente por nós.  Devemos retornar a Goiás dia 28 de julho. Agradecemos as orações nesse período de viagem.
 
Hoje de manhã cedo telefonei à Guiné e falei com o casal de tradutores Pr. Raimundo Djemme e Julieta. Ela está na primeira gravidez, e pecisa de nossas orações pois tem sofrido algumas complicações, esperamos que não seja grave.
 
Como sempre, MUITO gratos, no amor de Cristo,
Timóteo pela família Bachmann

OS BACHMANNS NA AMAZÔNIA
 
Êêêta Jaraquí gostoso com molho de leite de côco e farinha de mandioca! Acompanhado de um açaí saboroso tirado na hora, com farinha de tapioca! A sobremesa, doce de cupuaçú à vontade, numa bandeja cheia! Assim passamos dois dias “difíceis” da vida missionária, foi o maior “sufoco”, pois estávamos num paraíso de sítio, próximo a um igarapé de águas geladas, uma delícia no calor da selva amazônica!
 
 
 
Mas não acabaram aí as nossas “tribulações”: em Manaus nos submeteram a uma tortura chinesa servindo-nos Pirarucú à casaca, Caldeirada de tambaquí, Tucunaré assado, Vatapá do Pará com camarão, tudo regado ao verdadeiro guaraná da amazônia, sem esquecer mais litros e litros de açaí... Não faltou também um Tacacá bem quente na beira do rio Negro, na brisa fresca da noite na praia de Ponta Negra... E o melhor de tudo: um bate-papo gostoso relembrando os velhos tempos...
 
 
 
Mas não é só de durezas a vida do missionário, tivemos também a alegria de rever muitos irmãos queridos, e alcançar o propósito maior da viagem: visitar várias igrejas para agradecê-las por sua participação em nossas vidas e ministério e também para desafiá-las a envolverem-se ainda mais na obra missionária. Estivemos em um total de 7 igrejas em 2 semanas, visitando muitas famílias também, compartilhando acerca da nossa vida na Guiné Bissau e dos desafios à nossa frente. Foi um pouco cansativo devido à correria, mas fomos muito abençoados, tínhamos uma casa só para nós, podíamos descansar à vontade. Os irmãos que nos receberam, contribuíram para cobrir todas nossas despesas da viagem e da estadia em Manaus. Muito obrigado, queridos, que Deus vos recompense!
 
 
 
Agradecemos de todo coração a todos que oraram por nós neste período, especialmente durante a viagem de barco, descendo o Rio Madeira de Porto Velho até Manaus. Foram três dias de suspense devido à sobrecarga do barco, mas com muitas paisagens bonitas do beiradão, e momentos de descontração curtindo a beleza das matas, das águas, dos botos, dos pássaros...
 
 
 
Não sei como agradecer a Deus pela oportunidade dada por Ele para que nossos filhos conhecessem o Rio Madeira e um pouquinho das cidadezinhas onde fui criado, Manicoré e Humaitá, onde aprendí com meus irmãos e pais a amar o Senhor e a Sua obra, descobrindo na prática o melhor lugar para se viver: no centro de Sua Boa, Agradável e Perfeita Vontade, seja onde for...
 
 
 
De volta a Anápolis, temos uma semana para voltarmos à realidade, antes da volta às aulas de nossos filhos dia 5 de agosto. Domingo dia 10 ainda está vago, mas no seguinte, dia 17, já temos compromisso em uma igreja de Brasília, pela manhã. Após isso, estarei partindo mais uma vez à Guiné Bissau para acompanhar a conclusão do Estágio do Daniel e família e para receber o novo estagiário Pedro, também aluno do Instituto Bíblico da Guiné Bissau. Ainda na Guiné, terei 3 semanas de Seminário de Tradução do Projeto LUCAS, até o final de setembro, para continuarmos a verificação dos textos de Lucas traduzidos desde fevereiro deste ano.
 
 
 
No amor de Cristo, pela causa do Mestre, visando a Redenção das nações!
 
Timóteo, pela família Bachmann

MOTIVOS DE LOUVOR
 
Agradecemos a Deus pelo livramento e proteção em todo o tempo, em meio a tantas viagens visitando as igrejas que nos apóiam. Também pelas ofertas e ajuda de despesas, que Deus tem usado para nos suprir, sempre a tempo.
 
Nosso irmão estagiário Daniel manda agradecer a todos que tem orado por ele e sua família, especialmente pelo Ezequiel, o qual disse estar bem melhor, mas ainda precisando de oração para desentravar as portas para que possa fazer a cirurgia que ainda é necessária em sua linguinha.
 
 
PEDIDOS DE ORAÇÃO
 
Pedimos oração pela viagem de Timóteo amanhã à Guiné Bissau, via Fortaleza e Cabo Verde, como de costume. Peça a Deus pelo livramento e proteção de Deus em todo trajeto, guardando a bagagem de qualquer extravio. Que Deus me ajude com muita sabedoria e discernimento em meio a tantas tarefas e responsabilidades...
 
Serão cinco semanas na Guiné: duas semanas em Suzana para acompanhar a saída do Estagiário Daniel, Deusa e filhos: Continue pedindo a Deus pela saúde e benção de Deus sobre a família do Daniel Fernandes, especialmente pelo pequeno Ezequiel, cujo furúnculo não levantou mais, mas que agora possui vários furúnculos pequenos...
 
E três semanas no Seminário de Tradução em Lendem: Peça a Deus pelo livramento de todos os participantes, muito visados pelo inimigo, os equipamentos e sistema elétrico também, pois sempre temos panes, falta de luz, etc. Peça a Deus que consigamos trabalhar bem em todos os textos, produzindo bastante, para atingir os alvos que temos.
 
Gostaríamos de receber como estagiário o nosso irmão Pedro, também aluno do Instituto Bíblico, para trabalhar em Suzana e nas aldeias ao redor, no lugar do Daniel, por um ano. Peça a Deus que ele esteja disposto a ir e possa mesmo assumir o trabalho, pois não temos outra opção. Precisamos muito de sua ajuda, pois é felupe e muito bom pregador...
 
Peça a Deus pela saúde da Julieta, tradutora e esposa do Pr. Raimundo Djemme, um dos tradutores principais: ela está grávida, mas tem tido hemorragia. Foi ao médico, e está fazendo tratamento. Que ela consiga vencer esse problema e que isso não prejudique a particpiação deles no Seminário de Tradução.
 
Ore por minha família que fica em Anápolis, todos estudando, inclusive a Avanilde. Peça a Deus que lhes dê coragem para passarem esse tempo todo sem o homem da casa, que Deus lhes livre e guarde do mal que é vingativo e traiçoeiro. Que Deus lhes dê o consolo e conforto pela saudade que sentem...
 
Com MUITA gratidão, do fundo do nosso coração!
Timóteo pela família Bachmann
21/08
14 de setembro de 2008 Circular de Setembro dos Bachmanns
 
DAS TRINCHEIRAS EM LENDEM
 
Amado intercessor, agradeço MUITO as orações e intercessão fiel junto ao trono de Deus por mim, por minha viagem, e por meu trabalho na aldeia nas duas semanas antes do Seminário. Realmente vejo a mão de Deus me guardando e me dando forças e fazendo com que o tempo renda e as coisas concorram para a glória dEle em tudo. Fiquei muito contente em conseguir fazer muita coisa que eu nem esperava poder mesmo realizar... MAS,
 
Aqui estamos em Lendem, o Centro de Tradução da Igreja Evangélica da Guiné Bissau, onde venho sempre para participar dos Seminários de Tradução do Projeto LUCAS, trabalhando junto com nossos irmãos felupes em conjunto com os consultores que vem do Brasil para nos ajudar a verificar a naturalidade, a correção e a fidelidade do texto traduzido ao texto Sagrado, para que tenhamos também as Letras Sagradas em Jola-Felupe, a língua do povo no meio do qual vivemos e com quem trabalhamos, plantando uma igreja no meio deles.
 
Neste Seminário mais específicamente estamos adaptando o texto traduzido para preparar as falas do filme para um dia podermos gravá-las e assim podermos esperar a mixagem das vozes e a produção dos Dvds, se Deus quiser...
 
Mas a impressão que temos, nestes dias aqui, na intensidade da concentração mental, devido ao trabalho muito puxado, é que estamos em meio a um tiroteio, com algumas bombas caindo por perto, e mesmo protegidos pelas trincheiras de Deus, acabamos por sermos atingidos por alguns estilhaços. O clima é de modo geral tranquilo, sob controle, mas sentimos as consequências dos ataques do inimigo não há outra explicação! :
 
> Apesar de terem sido "consertados" várias vezes antes do Seminário, os geradores vivem falhando, cortando a energia...
> O sistema elétrico de repente dá um treco e falha de formas estranhas e precisamos chamar um técnico pra consertar e lá vai interupção de novo no trabalho...
> Vírus esquisitos aparecem nas máquinas eletrônicas que os tradutores usam e chegam nos computadores quando transferimos textos. Mesmo com os anti-vírus atualizados. Os vírus não comprometem o trabalho mas atrapalham bastante...
> Muitos dos tradutores estiveram doentes logo antes do Seminário, alguns estão ainda se recuperando e tentando trabalhar, como o Ampa Januba, Raimundo Djemme, entre outros...
> Muitos de nós, temos dores de cabeça sem aparente explicação, sono interrompido muitas vezes à noite e por isso muito sono durante o dia, especialmente eu...
>
 
Agradeço demais as orações a nosso favor, mas torno a pedir que continuem orando, e que guerreiem por nós em oração, na força e no poder do Senhor Deus Todo-Poderoso, derrubando e desfazendo as obras do Diabo neste lugar. Infelizmente ele sabe melhor do que a maioria dos evangélicos do valor da Palavra de Deus nas línguas maternas, por isso os ataques tão intensos, mas não desfaleceremos pois sabemos que a Sua vitória é certa e não falhará, em nome do Senhor Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores!
 
Agradeço também as orações a favor da minha família que continua em Anápolis, nosso filhos na escola, que sentem muito a falta de mim, e eu deles aqui...
 
Que Deus te recompense, em Sua infinita graça!
No amor de Cristo, pela causa do Mestre,
Timóteo pela família Bachmann
 Responder Responder a todos Encaminhar
 

Timothy Bachmann para Undisclosed-Re.
mostrar detalhes 14 set (4 dias atrás) Responder
 

DAS TRINCHEIRAS EM LENDEM
 
Amado colega, agradeço MUITO as orações e intercessão fiel dos nossos intercessores junto ao trono de Deus por mim, por minha viagem, e por meu trabalho na aldeia nas duas semanas antes do Seminário. Realmente vejo a mão de Deus me guardando e me dando forças e fazendo com que o tempo renda e as coisas concorram para a glória dEle em tudo. Fiquei muito contente em conseguir fazer muita coisa que eu nem esperava poder mesmo realizar... MAS,
 
Aqui estamos em Lendem, o Centro de Tradução da Igreja Evangélica da Guiné Bissau, onde venho sempre para participar dos Seminários de Tradução do Projeto LUCAS, trabalhando junto com nossos irmãos felupes em conjunto com os consultores que vem do Brasil para nos ajudar a verificar a naturalidade, a correção e a fidelidade do texto traduzido ao texto Sagrado, para que tenhamos também as Letras Sagradas em Jola-Felupe, a língua do povo no meio do qual vivemos e com quem trabalhamos, plantando uma igreja no meio deles.
 
Neste Seminário mais específicamente estamos adaptando o texto traduzido para preparar as falas do filme para um dia podermos gravá-las e assim podermos esperar a mixagem das vozes e a produção dos Dvds, se Deus quiser...
 
Mas a impressão que temos, nestes dias aqui, na intensidade da concentração mental, devido ao trabalho muito puxado, é que estamos em meio a um tiroteio, com algumas bombas caindo por perto, e mesmo protegidos pelas trincheiras de Deus, acabamos por sermos atingidos por alguns estilhaços. O clima é de modo geral tranquilo, sob controle, mas sentimos as consequências dos ataques do inimigo não há outra explicação! :
 
> Apesar de terem sido "consertados" várias vezes antes do Seminário, os geradores vivem falhando, cortando a energia...
> O sistema elétrico de repente dá um treco e falha de formas estranhas e precisamos chamar um técnico pra consertar e lá vai interupção de novo no trabalho...
> Vírus esquisitos aparecem nas máquinas eletrônicas que os tradutores usam e chegam nos computadores quando transferimos textos. Mesmo com os anti-vírus atualizados. Os vírus não comprometem o trabalho mas atrapalham bastante...
> Muitos dos tradutores estiveram doentes logo antes do Seminário, alguns estão ainda se recuperando e tentando trabalhar, como o Ampa Januba, Raimundo Djemme, entre outros...
> Muitos de nós, temos dores de cabeça sem aparente explicação, sono interrompido muitas vezes à noite e por isso muito sono durante o dia, especialmente eu...
>
 
Agradeço demais as orações a nosso favor, mas torno a pedir que nossos intercessores continuem orando, e que guerreiem por nós em oração, na força e no poder do Senhor Deus Todo-Poderoso, derrubando e desfazendo as obras do Diabo neste lugar. Infelizmente ele sabe melhor do que a maioria dos evangélicos do valor da Palavra de Deus nas línguas maternas, por isso os ataques tão intensos, mas não desfaleceremos pois sabemos que a Sua vitória é certa e não falhará, em nome do Senhor Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores!
 
Agradeço também as orações a favor da minha família que continua em Anápolis, nosso filhos na escola, que sentem muito a falta de mim, e eu deles aqui...
 
Que Deus te recompense, em Sua infinita graça!
No amor de Cristo, pela causa do Mestre,
Timóteo pela família Bachmann ( 17/09/2008)

Circular dos Bachmanns Out-Nov 
A OPORTUNIDADE É CARECA...
Por isso, quando ela passar, agarre-a com as duas mãos e com toda força! Ao contrário do que possa parecer, Deus está muito interessado em nos usar para cumprir Seu propósito eterno de alcançar pessoas de todas as  línguas e nações do mundo. Por isso Ele nos abre muitas portas e nos dá muitas oportunidades para esse fim, mas geralmente não percebemos, nem notamos, por estarmos voltados para nossos próprios reinozinhos, nossos próprios planos e aspirações...
 
Como cooperadores de Deus, colaboradores dÊLe, queremos mostrar algumas oportunidades através das quais Ele poderá te despertar para O servir, ou ao menos te usar para divulgar e despertar a outros...
 
Queremos estar de volta ao campo logo no início do próximo ano, o que significa que nossos filhos - estarão novamente estudando através do CIER (do Rio), que lhes envia os módulos para que estudem em casa conosco, agora apenas Melissa e Arthur, na aldeia de Suzana, no noroeste da Guiné Bissau. Uma oportunidade que se abre é de lhes ajudar com as tarefas escolares, tirando dúvidas e lhes dando todo o apoio por um ano ou pelo menos um semestre em seus estudos, especialmente na área das ciências exatas, as mais difíceis de estudar à distância, sem professor. Você vai nos ajudar muito, indiretamente, por nos deixar despreocupados com seus estudos e mais livres para dedicar ao ministério, e de quebra ainda ganha uma tremenda experiência transcultural, podendo voltar para tua igreja no Brasil ardendo por missões e podendo ser muito usado por Deus para despertar tua igreja mais ainda para se envolver na obra missionária! Que tal? Não esqueça, a oportunidade não tem cabelos!
 
OUTRAS OPORTUNIDADES DE CURTO PRAZO
(duas a três semanas)
 
Se és profissional da saúde poderias ajudar na formação de "enfermeiros", os chamados agentes de saúde do governo do Estado, que precisam aprender melhor a socorrer outros nos cuidados básicos de saúde, ou poderias atender diretamente à população, como outras equipes já fizeram no passado e assim mostraram de forma concreta o amor de Deus pelo povo!
 
Se és profissional na área de educação, poderias nos ajudar nessa área em Suzana, dando treinamento e reciclagem aos professores da escola do governo do Estado, ou então nos ajudando a formular o material de alfabetização que precisamos desenvolver na língua felupe, porque essa também é um dos maiores desafios que temos pela frente.
 
Se és profissional na área de agronomia, poderias ajudar o povo com técnicas agrícolas que lhes possibilitem aproveitar melhor a terra rica que tem, as chuvas que caem em menor abundância a cada ano e evitar as muitas pragas que lhes rouba a produção. A cada ano eles perdem terreno ao sal que lhes penetra os arrozais, devido à elevação dos oceanos.
 
Se és profissional na área de informática, poderias ajudar muito o Projeto LUCAS, que precisa de alguém que treine o rapaz encarregado de dar assistência à tradução da Bíblia em várias línguas ao mesmo tempo e à produção e impressão de material para a alfabetização nessas línguas.
 
Visite nosso novo site, conheça melhor nosso ministério e descubra como podes aproveitar essas oportunidades: lá estão os  pedidos de oração, nossos e de nossos irmãos em Cristo, colaboradores também do Senhor Jesus, na formação da Igreja e na tradução das Sagradas Escrituras! 
www.freewebs.com/timoteobachmannfamily/
 
Com muita gratidão por tua fiel intercessão a nosso favor,
Timóteo pela família Bachmann

24 de novembro de 2008 , CARTA DE ORAÇÃO DA FAMÍLIA BACHMANN
CARTA DE ORAÇÃO DA FAMÍLIA BACHMANN
 
Ore pelo próximo ano da Agnes, que Deus lhe dê direção, discernimento  e coragem para ter certeza do que deve fazer neste próximo ano.
Peça a Deus que desperte um(a) professor (a) voluntário (a) que vá conosco até a Guiné Bissau, morar conosco em nossa aldeia para ajudar Arthur e Melissa em seus estudos à distância, por módulos.
Peça a Deus que consigamos uma máquina de beneficiar arroz (uma nova custa 13.400 reais) para servir na cooperativa que os irmãos da Igreja desejam formar para poder investir na formação de mais obreiros. Querem usar o lucro para pagar as mensalidades dos que estão estudando no Instituto Bíblico da Guiné Bissau.
Ore pela nossa viagem de volta, queremos muito conseguir carona pela FAB, para podermos levar essa máquina e economizar as passagens. OU, que Deus nos dê os recursos para pagá-las, que são muito caras.
NOSSOS IRMÃOS NA GUINÉ:
 
AMPA JANUBA: Ele é um ancião, um dos nossos tradutores. Sua esposa se chama Angélica, e tem filhos adolescentes na igreja que precisam muito assumir melhor seu compromisso de seguir a Cristo. Agradecem a Deus pela saúde que Ele lhes dá. Ela agradece pelo livramento de Deus em seu trabalho da roça. Pedem a Deus que consigam colher muito mais arroz do que ano passado, que foi quase nada. Peça especialmente a Deus que eles se entendam melhor, amadureçam como cristãos, e criem seus filhos no temor do Senhor.
 
ARMANDO: O líder da Igreja na aldeia de Budjim, muito bom lavrador e organizador de mutirão, também nos ajuda na tradução, precisa muito de oração para preparar-se para casar agora em dezembro. Ele pede orações por causa da perseguição de seus vizinhos e parentes, e também diante da grande perseguição espiritual que ele tem passado, quase a cada noite ele ouve muito barulho pavoroso!
 
GABRIEL: Ainda jovem, já é pai de família, está estudando para poder ir ao Instituto Bíblico, como o Tino, para poder servir a Deus como obreiro. Agradece a Deus por Seu cuidado e provisão, mas eles tem passado bastante lutas como família. Peça a Deus que desperte a Igreja de Suzana para o sustentar e ele saiba criar seus filhos para que todos  sirvam a Deus com dedicação.
 
MARCELINO: O líder dos irmãos da aldeia de Edjim, sua esposa Clementina já deu à luz mais uma vez, alegria grande e vitória de Deus em suas vidas! A Clementina está com muitas varizes, eles tem trabalho pesado na aldeia. Ore por sua filha Débora que cresça no temor do Senhor, e também pela mãe do Marcelino, por sua sáude e que tome decisão de vez de seguir a Cristo. Peça a Deus especialmente pelos dois, que continuem dando bom testemunho na aldeia e tragam muitos outros discípulos e discípulas a Cristo!
 
SUNGÚ: É o líder dos irmãos na aldeia de Elhálab, e é professor na escola da aldeia também. Pede a Deus pela saúde dele e dos filhos, da esposa Florença, eles tem tido malária muitas vezes. Pede a Deus por seu sogro, o único ancião que segue a Cristo nesta aldeia, o qual tem sofrido perseguição de sua família e amigos. Ele pede oração especialmente pelo trabalho pesado que eles tem de manter os diques de barro que circundam seus arrozais, isolando-os da água do mar.
 
TCHERNO: Um dos líderes da Igreja na aldeia de Edjim, muito hábil em comunicação, nos ajuda na tradução, é um dos professores na escola da aldeia que tem sido usado por Deus para alcançar muitas crianças e alguns adolescentes desta escola. Agradece a Deus pela saúde e livramentos na vida. Pede a Deus por seu casamento, sua esposa ainda não tomou decisão séria de seguir a Cristo e ainda não conseguiu engravidar, apesar de ter feito vários tratamentos, o que é um peso para ambos.
 
TINO: Futuro líder com bastante potencial, muito dedicado, muito influente, mas ainda jovem, quer se preparar para servir a Deus. É um dos tradutores. Agradece a Deus ter conseguido passar de ano mais uma vez, agora está no décimo ano. Pede orações para que consiga continuar bem, esse ano será ainda mais difícil para ele. Pede especialmente para que Deus lhe dê determinação e não deixe de orar por alguém quando Deus o incomodar a fazer isso.
 
NOSSO EX-ESTAGIÁRIO:
 
Daniel e Deusa, Josué, Micrela e Ezequiel. No final de agosto terminaram seu estágio e voltaram ao Instituto. Agradecem a Deus pelas muitas bençãos que Deus tem lhes dado através dos irmãos felupes, pela saúde e vida que tem, e pelo ministério que Deus lhes deu. Pedem oração para que estejam sempre prontos para servir a Deus e fazer o melhor para Ele. A Deusa pede oração pelo pai dela que está desviado dos caminhos de Deus. Eles pedem especialmente a Deus pelo Ezequiel, o menorzinho dos filhos, pois ele tinha um furúnculo debaixo da língua, que já não está mais causando problemas, muitos oraram por ele, talvez foi curado! Peça a Deus que a médica seja encontrada para examinar o Ezequiel e confirme a cura.
 
Agradecemos a Deus demais pela vida de cada um que tem nos apoiado em oração, que Deus te recompense e te abençoe ricamente !
 
No amor de Cristo, Timóteo pela família Bachmann
- -
Situação «sob controlo» e Forças Armadas «subordinadas ao presidente»
 
O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau garantiu hoje que a situação no país "está sob controlo" e que as Forças Armadas "estão subordinadas ao Presidente", "Nino" Vieira, alvo de um ataque durante a madrugada de sábado a domingo.
 
"Numa sociedade não faltam bandidos. Mas podemos dizer ao mundo que as Forças Armadas da Guiné-Bissau estão solidários e subordinadas ao Presidente, que é o comandante em chefe das Forças Armadas", disse o general Tagmé Na Waié a saída da residência de "Nino" Vieira, que foi atacada esta madrugada.
O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas guineenses afirmou que cinco militares foram detidos "para os interrogatórios", escusando-se, contudo, a citar os seus nomes.
"Alguns militares estão detidos. São cinco por enquanto, mas continuam os inquéritos para saber quem está metido nisto", sublinhou o general Na Waié.
Um grupo de militares atacou hoje de madrugada a casa do presidente "Nino" Vieira, provocando um morto e um ferido, num ataque que o ministro da Administração Interna guineense considerou "uma tentativa de golpe de Estado".
Questionado sobre as unidades dos soldados envolvidos nos incidentes desta madrugada, o CEMGFA guineense disse que por enquanto esse pormenor está a ser investigado.
"Ainda não sabemos de que unidades é que são, mas podemos informar-vos que a situação está sob controlo do Estado-Maior General", referiu Tagmé Na Waié, remetendo para mais tarde mais informações.
Sobre a situação em que se encontra João Bernardo "Nino" Vieira, o CEMGFA disse que "o Presidente está calmo e na sua residência".
Fontes militares adiantaram à Agência Lusa que o ataque desta madrugada à residência de "Nino" Vieira terá sido dirigido pelo sargento N'Tcham Ialá, um fuzileiro da Marinha de Guerra Nacional, mas agora colocado no batalhão de Canchungo, no norte da Guiné-Bissau.
Entretanto, o comandante da zona militar norte, António Injai, informou que mais três militares foram detidos.
www.noticiaslusofonas.com
= = =
December 03, 2008 Orar por Felipe Boa noite, Espero que vc esteja bem. gostaria de pedir oracao por Felipe. Eh um adolescente que chegou aqui em Casa Emanuel. Felipe acordou um dia e nao podia caminhar. DEpois de muito conversar com ele, descobrimos que o pai lhe bateu muito forte por ele ter ido a igreja. Felipe teve um rompimento na coluna vertebral e agora vai ser operado em Espanha. Os medicos disseram que ha uma possiblidade muito grande de Felipe voltar a caminhar. Ja conseguimos atraves de contatos em Espanha, que Felipe viaje e faca a operacao. Tambem ha uma familia la que vai recebe-lo por este tempo. Pedimos para que tudo sai bem. Tambem necessita oracao pelo visto da Embaixada da Espanha, isso eh um tanto dificil mas cremos que Deus vai abrir as portas pois tudo ja esta arranjado para ele viajar. Tentei anexar a foto de FElipe para que voce o conheca, mas infelizmente nossa internet eh um tanto lenta. Fique na paz _ Henrique e Rose. ( Timóteo )
Gostaria de divulgar estes dois sites criados exclusivamente para servirem a Deus na obra missionária suprindo informações, dados, contatos e oportunidades para as Igrejas saberem como contribuir, interceder ou para destacar membros que queiram suprir necessidades das agências missionárias ou missionários. Seria muito bom divulgar estes sites entre os membros da igreja que querem saber como contribuir na obra missionária e não sabem como, ou para vocacionados que querem servir a Deus e não sabem como... Nós mesmos, por exemplo, estamos postados na missão BASE para anunciar a necessidade de um professor para nossos filhos neste próximo ano. www.ssam.org.br e www.base.org.br No amor de Cristo, Timóteo

Orem por este trabalho missionário... A Melissa que aparece aqui é filha de missionários. Ela é amiga da Lydia e da escola. Este trabalho é fantástico.. ORE.... CONTRIBUA... Já que você não pode ir... Edslene/James/James JR/Lydia . . . Visite o site, conheça melhor este ministério e descubra como pode aproveitar essas oportunidades: lá estão os pedidos de oração e de nossos irmãos em Cristo, colaboradores também do Senhor Jesus, na formação da Igreja e na tradução das Sagradas Escrituras! Video Youtube sobre missões: http://www.youtube.com/watch?v=-7ygiX2iBQw SUZANA - GUINÉ BISSÁU (10/12/2008)
17 de dezembro de 2008  Circular dos Bachmanns Dezembro
 
QUEMQUEMQUEM?
 
Quem é que guardaria todas suas ofertas e dízimos durante um ano para poder levá-los à sua Igreja onde é membro, em outro país remoto? Quem é que vai doar um ano de sua vida em troca duma experiência transcultural inesquecível para ajudá-los em seus estudos numa aldeia africana?
 
Quem é que adiaria o curso da universidade, depois de passar em vários vestibulares, para priorizar a formação cristã e bíblica em um seminário antes de fazer a faculdade? Quem é que vai investir seus reais no preparo dela, ao invés de deixá-los esquecidos numa conta?
 
 
RESPOSTAS DE ORAÇÃO
 
Louvamos a Deus pela aprovação dos nossos filhos na escola, obrigado por suas orações! Já estamos no processo de transferência do Arthur e da Melissa ao CIER (ensino à distância) do Rio de Janeiro, que nos enviará regularmente as apostilas para que eles estudem conosco em casa na aldeia de Suzana onde moramos. Já estão com suas ofertas e dízimos prontos para levar e deixar na Igreja de lá!  "Só falta" descobrir quem é que Deus vai levar para ajudá-los em seus estudos.
 
Louvamos a Deus pela aprovação da Agnes nos vestibulares recentes da UEG e da UFG! MUITO obrigado por suas orações! Mas, ela está é se preparando para fazer o Projeto MARCOS do Seminário Bíblico Palavra da Vida, em Atibaia, SP! Não temos ainda previsão ainda de como pagar as mensalidades, mas sabemos que Deus suprirá. Ém um curso de discipulado básico de um ano, após o qual ela pretende cursar Pedagogia para se preparar para servir melhor a Deus na Guiné Bissau. "Só falta" descobrir quem é que Deus vai usar para cobrir suas mensalidades no seminário!
 
Louvamos a Deus por nos dar o privilégio de visitar tantas igrejas e famílias espalhadas pelo Brasil que nos apóiam com oração, intercessão e/ou sustento financeiro. Louvamos a Deus pelo livramento e proteção em tantas viagens, de carro, barco, avião ou ônibus! MUITO obrigado por suas orações! "Só falta" a viagem de volta à Guiné Bissau: ou as passagens de avião comercial, ou uma carona no avião da FAB, ou de jangada, seja como Deus quiser!
 
Louvamos também a Deus por tantas consultas e exames que conseguimos este ano, minha cirurgia de hérnia ingüinal, extração de 4 sisos meus, tratamento caro da enxaqueca da Avanilde, mais um implante dentário dela, um curso de informática e um de cabeleireiro para ela (muito útil em nosso campo), tudo suprido por Deus sem stress, sem ter que mendigar nada! MUITO obrigado por suas orações! "Só falta" organizar as coisas, preparar as malas  e os corações para rever nosso queridos amigos e irmãos em Suzana, de quem já temos saudade!
 
Digo sempre "só falta", porque na verdade não é tão simples assim, mas é a forma mais simples em que posso expressar tudo que envolve nossas vidas e ministério no momento. Digo "só falta", porque na verdade falta MUITO, mas isso é problema de Deus, tudo que precisamos depende exclusivamente dÊle, por isso temos certeza que Ele dará o Seu devido jeito em Seu devido tempo!
 
Com MUITO amor e gratidão a Deus por sua vida,
Timóteo e família
 
Não esqueça de visitar nosso site:
www.freewebs.com/timoteobachmannfamily/



Amado(a) irmão(ã), apenas Duas Coisas: PRIMEIRA: Agradecemos demais a Deus por tantas bençãos nesse fim de ano, como poder passar o Natal e a virada do Ano Novo com familiares e irmãos queridos e também pelos presentes de Natal em forma de ofertas, até mesmo para nossos filhos, que escolheram algumas coisas que sempre quiseram... MUITO OBRIGADO! SEGUNDA: Ao mesmo tempo apelamos a todos que estejam orando, pedindo a Deus por nossas passagens pois tivemos que adiar a data da viagem por falta de condições de pagá-las e até o momento temos apenas 3000 reais, nos faltando ainda quase 6000. Cremos que Deus suprirá, como sempre supriu, mas estamos um pouco ansiosos apenas por questão de datas: precisamos estar na Guiné o quanto antes para continuar o trabalho e participar do Seminário de Tradução. MUITO gratos, no amor de Cristo, Timóteo pela família Bachmann (03/01/2009)

( Mensagens atuais a partir de Jan/2009 ver : www.uniaonet.com/bachmann.htm ) anteriores : www.uniaonet.com/afgbsusana.htm

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.