www.uniaonet.com/espeducacao02.htm
Educação, Cursos, Concursos, Apostilas ....

29/08/05 OLÁ
Sou Pedagoga e pretendo montar uma turma de ALFABETIZAÇÃO de adultos e
apoio pedagógico para crianças! Gostaria de trocar experiências e
idéias com educadores que já fazem este trabalho.
Ainda não escolhi o material didático que será utilizado mas pretendo
alfabetizar utilizando a bíblia por ser o grande interesse dos alunos.
Por favor, entrem em contato no meu e-mail: ..
Obrigada _ Glaucia Mizuki

OLá,
eu já cheguei a ligar e falei com o Pr.Estevão que ficou de enviar um material por e-mail e enviei 4 e-mails falando de minha intenção...mas não obtive resposta. E como não conheço ninguém que tenha aplicado o método estou sem saber o que fazer.
Terei que começar no dia 10 de setembro as aulas e ainda não tenho um método.

www.alfabetizacaopelabiblia.com.br October 17, 2005 _ Olá amada irmã; A paz do Senhor! Embora meu tempo diminui a cada dia, estou ao seu inteiro dispor para troca de experiências no trabalho educacional. Segue anexo cópia da palestra que farei amanhã a noite na Igreja El-Schadday para educadores. Vosso em Jesus. Pastor Gilberto Stevão :

EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS

O termo educação tem sido aplicado numa extensão muito grande e seu uso é bastante largo. Proponho-me responder sobre educação por princípios. Usarei da maior objetivi­dade possível, desprezando análise desnecessária, começando por definições. Assim pretendo enfocar apenas o necessário para facilitar o entendimento do que se pretende saber.
 
 
 
O ensino formal ficou submetido a um sistema globalizado, subordinado a UNESCO, (Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura), que determina formas de ensino para as nações membros da ONU. 
 
“A Unesco determina cinco funções principais no campo da ciência, educação e cultura:
 
·         Estudos prospectivos: dita as formas de educação, ciência, cultura e comunicação para o mundo de amanhã.
 
·         O avanço: a transferência e o intercâmbio dos conhecimentos, baseados primordialmente na investigação, a capacitação e o ensino.
 
·         Atividade normativa, mediante a preparação e aprovação de instrumentos internacionais e recomendações estatutárias.
 
·         Conhecimentos especializados, que se transmitem através da "cooperação técnica" aos Estados Membros, para que elaborem seus projetos e políticas de desenvolvimento.
 
·         Intercâmbio de informação especializada.” (Fonte: Site da ONU, pagina da Unesco em língua espanhola.)
 
 
 
A transmissão destes conhecimentos “reconhecidos” tem sido chamada de educação, e sua aquisição determina o grau de educação de um povo. Um homem educado é uma pessoa que foi instruída e adquiriu o conjunto deste ensinamento proposto. Como o conjunto de ensino tem sido administrado por pessoas que não crêem na existência ou não têm experiência de comunhão com o Deus criador, estes ensinos tornaram-se desligados dos valores religiosos, mo­rais ou éticos, atribuindo-lhes um simpático adjetivo “leigo”: O ensino é leigo. Embora se expressando despropositado, fugidio ao religioso, a moral, ao ético, emite juízo de valores sobre a verdade ou erro, ao certo ou ao errado, ao verdadeiro ou ao falso, caracterizando, evidentemente, seu verdadeiro propósito. Seu objetivo também é direcional, pois estabelece: o materialista sobre o teísmo, o evolucionismo sobre o criacionismo, o na­turalismo sobre o supernatural, o desvalor sobre os valores, o amoral sobre a moral, o despropósito sobre o propósito, o incompleto sobre o completo.
 
 
 
Na maioria dos países do mundo, o Estado incorporou às suas obrigações este sistema de ensino, regulamentando normais para as suas estruturas. Em nosso país, o MEC (Mi­nistério de Educação e Cultura) regulamenta, e as Secretarias de Educação Estaduais normatizam o funcionamento das estruturas de ensino.
 
 
 
Estes conhecimentos sendo a transmissão ou informação, que não atendem obrigatoriamente à formação plena do aluno, isto é, aos valo­res morais, éticos, religiosos e espirituais, mundialmente estabelecidos pelo sistema, são altamente tendenciosos, por rejeitarem outra forma de ensino. A formação acadêmica destes conhecimentos chamo de ESCOLARIZAÇÃO, reservando o termo EDUCAÇÃO para algo mais amplo. Diremos da pessoa que obteve todos os graus de ensino, que ela é uma pes­soa escolarizada. Pois, pela nossa proposição, entendemos que uma pessoa alta­mente escolarizada, pode ser uma pessoa mal educada, pois suas atitudes não revelam valores, por exemplo, de respeito ao seu semelhante.
 
 
 
A UNESCO, pelos seus próprios objetivos, garante o respeito universal da justiça, do im­pério das leis, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais que a Carta das Na­ções Unidas reconhece a todos os povos, sem distinção de raça, sexo, idioma e religião, posicionamento divergente e contraditório ao que propõe o seu sistema de ensino, que reconhece e estabelece suas linhas direcionais. Conclui-se, portanto, que cada ser humano tem seus próprios valores e o ensino não pode ser despropositado. Obrigatoriamente o ensino, para formação plena do homem, necessariamente deve ministrar valores no conjunto de suas ações educativas. Isto pode se chamar de EDUCAÇÃO. Seguindo estes conceitos, posso definir educação e princípios.
 
 
 
Defino Educação como conjunto de ações baseadas em princípios, que leva o homem a compreender plenamente o mundo e o propósito da vida; viver em harmonia com o seu semelhante e com as coisas existentes, numa convivência de paz interior e felicidade social. Por princípios entendemos: Valores primários, verdadeiros e inquestionáveis, dos quais os demais se originam ou dependem.
 
 
 
Todo conhecimento tem seu axioma: a premissa evidente, inquestionavelmente verda­deira, sem exigência de demonstração.  Exemplo está em Gênesis 1:1. No princípio criou Deus os céus e a terra. Esta premissa é inquestionável. Em algum momento os céus e a terra foram criados. O momento da criação é o início do mundo vir a existir, mas o princípio antecede este co­meço! E como criou Deus os céus e a terra? A resposta não é um princípio, mas uma ra­zão dependente.
 
 
 
Pelo definido, educação deixa de ser apenas um conjunto de ensino para ser ações plenas de práticas e ensino de conhecimentos físi­cos, morais, éticos e religiosos, capazes de preparar o ser humano para todas as situa­ções de sua existência. A educação baseada em Princípios, aquela cujos ensinos e práticas estão construídos sobre os valores primários, sobre as razões fundamentais da existência.
 
 
 
O Colégio Evangélico de Curitiba, transformado em 1979 no Colégio 19 de Dezembro, único em seus princípios, foi a primeira Instituição de educação, no Brasil, baseada em princípios, custando-lhe dois mandados de segurança para poder continuar sua vocação verdadeiramente cristã de ensino. O Colégio 19, como se tornou mais conhecido, possuí­a três princípios fundamentais. Valores acima de qualquer questionamento.  Inquestionável, não pelo temor à crítica, mas pela verdade por eles ex­pressa ser indiscutível.
 
 
 
- Princípio primeiro: Deus é o Criador dos Céus e da Terra.
 
 
 
Decorrência do princípio. Existe um Ser Criador. Todas as coisas foram criadas - o mundo tem um Criador. Somos educadores criacionistas.
 
 
 
- Princípio segundo: Deus criou o homem a sua imagem e semelhança.
 
Decorrência do princípio: O homem é um ser criado. A Criação do homem e de todos os seres viventes foi um momento único estabelecido pelo Criador, no tempo. Como a verdade é única, não há lugar para a evolução biológica dos seres vivos. O fato da evolução não ocorreu científica,  histórica ou experimentalmente, cuja razão só tem valor para questionamento teórico.
 
 
 
Princípio terceiro: De tudo que se deseja nada se compara a sabedoria.
 
 
 
Decorrência do princípio: A sabedoria tem dois princípios: o Temor do Senhor e Busque a Sabedo­ria. O temor do Senhor se traduz em aceitação do ensino revelado – Jesus, sua vida, seus ensinos; e, busque a sabedoria que se traduz no ensino pesquisado – o conheci­mento das teorias e dos fatos.
 
Só pode ser um fato tudo que é verdadeiro, senão é teoria. A teoria pode ser um fato, mas quando comprovada, deixa de ser teoria para ser um fato científico. Somente pode ser ciência tudo aquilo que foi observado, tudo o que experimentalmente foi comprovado e pode ser demonstrado. (O fato é, portanto as verdades científicas alcançadas pelo esforço de muitas gerações, através das observações, das pesquisas e das comprovadas demonstrações laboratoriais.)
 
 
 
·                     O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre. Salmos 111:10.
 
·                     O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Provérbios 4:7 
 
 
 
Por muitos anos não podia entender o princípio da sabedoria, até que adquiri o entendimento, eram dois e não apenas um. Os textos tornavam-me difícil, pois ambos  falam do princípio da sabedoria. Eu procurava saber o que vem por primeiro, qual é o princípio: temer a Deus ou adquirir a sabedoria.  Até que cheguei a compreensão que ambos falam de começo e de princípio. O começo para adquirir a sabedoria é o temor a Deus, ambos estão no mesmo lugar, no começo, todavia os princípios objetivam dois caminhos : Mais que conhecer e reconhecer a existência de Deus, é extremamente necessário ter o temor do Senhor para aceitar todo conhecimento revelado. São todos os conhecimentos que somente por fé se compreende, onde a razão jamais pode alcançar. Aquele que possui o temor do Senhor busca a sabedoria. Como sábios, rejeitam as teorias materialistas porque elas só podem ser compreendidas pela fé. Ora se é preciso crer para aceitar uma teoria é melhor e mais racional crer  no que fala a Palavra de Deus. Conhecimentos que só se entende por fé são preferíveis os da Revelação, pois transmitem a segurança da Palavra de Deus escrita. Tais conhecimentos a ciência não contraria, nem pode contrariar, porque os caminhos que levam a eles somente hipóteses chegam lá. Exemplo disto é a resposta dada quando se pergunta: Como o mundo foi criado? Como as coisas vieram a existência? Não adiante expor a teoria do bang-bang (a grande explosão), porque antes se requer a existência da matéria primeira e depois o fuzil da ignição. Ora pela revelação a resposta  satisfaz o desejo da verdade e está incontestavelmente acerta: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” Hebreus 11:3. Somente a irracionalidade em que se chega o ateísmo pode contestar que as coisas existentes vieram do nada, pela Palavra do Criador. Este é o conhecimento revelado e ponto final. De fato, o entendimento não ultrapassa, o que está Escrito. Este é o ponto limite entre a razão que termina e a fé que abrehorizontes de verdades eternas. Este é o princípio do temor do Senhor, e o outro é, adquire a sabedoria, com tudo que possuis. Não somente com dinheiro, é com tudo... Com a própria vida... Talento, dons, capacidades, razão, fé... COM TUDO! Inclusive com dinheiro! Este é o conhecimento adquirido que em nada, absolutamente contraria a fé, muito pelo contrário, nos fortalece na fé, na pureza, na sinceridade e na verdade.
 
 
 
Atuais desafios aos Educadores Cristãos:
 
 
 
Os grandes desafios atuais aos educadores de Cristo não são o ateísmo, o materialismo, o naturalismo, o humanismo, o panteísmo, as falsas religiões, as falsas doutrinas, mas o maior de todos os desafios é a união, o falar uma só língua, o ideal de: “aprender e ide e ensinai”
 
 
 
1 – Educação Cristã é nossa Proposição.
 
 
 
Desafio: Criar Estruturas educacionais baseadas em Princípios.
 
             Escolas junto às Igrejas.      
 
 
 
2 – Analfabetismos mundiais
 
 
 
Desafio – Alfabetização pela Bíblia.
 
               Reforço a todo sistema e metodologia de alfabetização.
 
 
 
3 – Analfabetismos Funcionais
 
 
 
Desafio
 
·         Projeto Felipe: Bibliotecas Cristãs nas Igrejas;
 
·         Videotecas Bíblicas nas Igrejas;
 
·         Ensino ao uso da informática e educação à distância pela internet;
 
·         Escolas Vivas, uso das estruturas educacionais existentes em todo tempo possível, inclusive aos sábados e domingos;
 
·         Escolas Dominicais de leitura da Bíblia, com aplicação de perguntas e respostas orais e escritas;
 
·         Escola de Formação Felipe (agentes administradores de educação por princípio).
 
Primeiro Princípio: Amor a Deus e seus ensinos revelados.
 
Segundo Princípio: Amor ao nosso semelhante, como a nós mesmos, por um mundo melhor.         
 
Terceiro Princípio: Amor à vida, para manutenção de todos os seres viventes e de todas as coisas criadas, para sobrevivência das gerações futuras.
 
 
 
 
 
Gilberto Stevão*
 
Curitiba 10 a 15 de outubro de 2005
 
 
 
* Gilberto Stevão é pastor desde 8 de fevereiro de 1958, foi fundador de escolas de ensino baseadas em princípios, diretor de Instituições de ensino, criador da metodologia de alfabetizaçào pela Bíblia, implantou o primeiro curso bíblico válido de lei no Brasil e em 1880 recebeu das mãos do Governador Ney Braga, o troféu de “O Melhor Educador do Paraná”, prêmio que lhe coube pelo resultado apresentado pela Empresa Brasileira de Pesquisa, em setembro de 2005 foi homenagiado pela Assembléia Legislativa do Paraná em reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados a educação.


www.alfabetizacaopelabiblia.com.br _ Gilberto Stevão _ CENTRO EVANGÉLICO BRASILEIRO -

Bom início de Semana:
 
"Um altar de terra me fará, sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as
tuas ofertas pacíficas em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu
nome, virei a ti e te abençoarei." Êxodo 20:24.
Somente uma preciosa promessa de nosso Deus e Pai: Uma palavra de bênçãos
para este dia de trabalho, que nos dá sobre a terra.
Um altar de terra, nada de grandeza, opulência ou glória, pois tudo isto é
efêmero aos olhos do Senhor.
O melhor de nossos sacrifícios sobre este altar: É sobre a Terra que vamos
ofertar nossas melhores coisas ao senhor.
Onde se fizer a memória de Seu nome, disse o Senhor: Eu virei a ti e
abençoarei.
Bom trabalho.
 
OS DEMÔNIOS QUEREM DESTRUIR ALFABETIZAÇÃO PELA BÍBLIA
 
Os demônios da noite tomaram conta de nosso provedor e usurparam o domínio
de
www.alfabetizacaopelabiblia.com.br e o endereçaram a uma página
pornográfica.  Graças ao trabalho da delegacia especializada de crime na
internet conseguimos tirar a página pornográfica de nosso domínio, pois as
pessoas que procuraram a página desde o dia 22, 23 e 24 ao invés da mensagem
de Deus, acabaram vendo promiscuidades.
 
No princípio recebi emeio do ráquer, dizendo: O MUNDO É DOS DEMÔNIOS E
DEVEMOS NOS ENTREGAR A ELE. Ahahahaha. Se quiser seu domínio de volta terá
que me pagar e pedia 75 euros. Agora continua enviando-me correspondência de
negociação, mas como estou evangelizando a maldição virou oportunidade de
evangelismo.
1 - O diabo já disse no passado para Jesus que ela podia dar este mundo a
quem desejasse, mas nós não o queremos e, no mais, não somos deste mundo.
"Não vamos nos entregar aos demônios, pelo contrário, Cristo já nos
libertou: do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do
seu amor." (Colossenses 1:13) A Bíblia diz: Todas as coisas cooperam para o
bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu
propósito. (Romanos 8:28) No dia 21 telefonei a um jovem editor solicitando
se poderia nos ajudar com a publicação de mais uma pequena edição do livro:
Chefe de Umbanda Acha Cristo, naquela madrugada o domínio da alfabetização
foi alterado. Não vamos perder o domínio, pois está no nome do Centro
Evangélico Brasileiro e meu nome como responsável, mas sempre significa
muitos transtornos.
 
2 - Devo aceitar o que o inimigo quer fazer com o trabalho do Senhor Jesus?
Jamais!...
 
3 - Portanto resolvi fazer um apelo financeiro, coisas que jamais tenho
feito, pois no ministério de Alfabetização pela Bíblia, somente o material
didático e a Bíblia são vendidos pelo preço de custo. Todos aqui são
voluntários.
 
Apelo - Preciso de adquirir um outro computador para servir de provedor. Não
é possível fazer o trabalho de Deus, cujos computadores não estejam sob o
nosso controle, onde não podemos manter vigilância através de bons programas
de segurança. O Senhor sabe que não tenho nenhum recurso financeiro e
preciso obter o computador de manutenção de domínio.
 
Senhor Jesus ajude-me através de meus Irmãos. Senhor, faça com que meus
irmãos compreendam essa necessidade de Tua Obra. Coloque em cada coração o
quanto isto vai custar. Senhor, se alguns irmãos orarem e outros
contribuírem, satanás não sairá vitorioso neste bom combate da fé. "Graças a
Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios
15:57) Amém.
 
Se puder participar, minha conta conjunta está no Banco Real, agência
0335-2, conta 3.705.997-6 em nome de Maria José de Lima Stevão ou Gilberto.
 
Agradeço as orações por estes 20 anos de ministério de evangelização através
da educação. Em 26 de junho de 2006, se o Senhor me conservar com vida e
saúde, estarei completando meio século servindo ao Senhor Jesus. "Não que
sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a
nossa capacidade vem de Deus." (2 Coríntios 3:5).
 
Vosso no Senhor
 
Pastor Gilberto Stevão
= = =

ALFABETIZAÇÃO PELA BÍBLIA

 
Olá amados:
 
Por que doar uma Bíblia ao programa de Alfabetização pela Bíblia é uma
bênção maior?
 
Quem pode doar uma Bíblia significa desejar uma vida melhor e a vida eterna
ao semelhante. Sempre foi costume entre o povo de Deus fazer doação de
Bíblias.
 
Que resultado tem doar uma Bíblia para quem não sabe ler? É como dar um
livro em branco, um livro que não se abre.
 
Doar uma Bíblia ao Programa de Alfabetização pela Bíblia é uma Bênção Maior
porque é oferecer uma Bíblia aberta. Os que recebem são os matriculados no
projeto "tomai o livro do Senhor e lede", onde irão aprender a ler com
aquela Bíblia doada, na Bíblia, pois a Bíblia é a Cartilha.
 
O preço de nossa Bíblia de letras grandes é R$ 22,90 (nas livrarias), mas a
doação de 20 Bíblias ao programa de alfabetização custa-nos apenas R$ 11,45
cada, totalizando R$ 229,00, mais o frete que é mais R$ 40,00.
 
QUANTAS BÍBLIAS VOCÊ PODERÁ DOAR ESTE MÊS?
 
Os companheiros que desejarem fazer doação retornem ente e-mails
fornecendo-nos: nome completo e cidade onde reside.
 
Clique no link e dê-nos alegria de sua visita:
www.alfabetizacaopelabiblia.com.br
 
Um pouco de ortografia: Bíblia se escreve com letras maiúsculas. Nunca será
demais dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus, o que já constituía razão
suficiente para escrever em caixa alta, mas é regra ortográfica que deve ser
aplicada aos nomes próprios.
 
Dos companheiros,
 
Pastor Gilberto Stevão e Isacir Mognon

OS DEMÔNIOS QUEREM NOS ENVERGONHAR E DESTRUIR NOSSO TRABALHO DE MEIO SÉCULO
 
 
 
Os demônios da noite tomaram conta de nosso provedor e usurparam o domínio
de
www.alfabetizacaopelabiblia.com.br e o endereçaram a uma página
pornográfica. Todas as pessoas que estão procurando criar núcleos de
alfabetização, uma metodologia de ensino bíblica, uma mensagem de Deus sobre
o ensino, um testemunho de salvação, cura, libertação e tantas coisa boas e
maravilhosas que temos ali, agora verão órgãos sexuais e sexo explicito.
 
 
 
Hoje à tarde recebi um e-meio dos ráqueis que dizia: O MUNDO É DOS DEMÔNIOS
E DEVEMOS NOS ENTREGAR A ELE. Ahahahaha. Se quiser seu domínio de volta terá
que me pagar (e diz a importância em euros), senão nunca mais o terá
novamente.
 
1 – O diabo já disse isto para Jesus há muito tempo. E nós não somos deste
mundo. “Não vamos nos entregar aos demônios, pelo contrário, Cristo já nos
libertou: do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do
seu amor.” (Colossenses 1:13) No demais, a Bíblia diz: Todas as coisas
cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados
segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)
 
 
 
2 - Devo aceitar o que o inimigo quer fazer com o trabalho do Senhor Jesus?
Jamais!...
 
 
 
3 - Portanto resolvi fazer um apelo financeiro, coisas que jamais tenho
feito, pois no  ministério de Alfabetização pela Bíblia, somente o material
didático e a Bíblia são vendidos pelo preço de custo. Todos aqui são
voluntários.
 
 
 
 Apelo - Preciso de adquirir um outro computador para servir de provedor.
Não é possível fazer o trabalho de Deus, cujos computadores não estejam sob
o nosso controle, onde não podemos manter vigilância através de bons
programas de segurança. O Senhor sabe que não tenho nenhum recurso
financeiro e preciso obter o computador de manutenção de domínio.
 
 
 
Senhor Jesus, ajude-me através de meus Irmãos. Senhor, faça com que meus
irmãos compreendam essa necessidade de Tua Obra. Coloque em cada coração o
quanto isto vai custar. Senhor, se alguns irmãos orarem e outros
contribuírem, satanás não sairá vitorioso neste bom combate da fé. “Graças a
Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Coríntios
15:57) Amém.
 
 
 
Se puder participar, minha conta conjunta está no Banco Real, agência
0335-2, conta 3.705.997-6 em nome de Maria José de Lima Stevão ou Gilberto.
 
 
 
Agradeço as orações por estes 20 anos de ministério de evangelização através
da educação. Em 26 de junho de 2006, se o Senhor me conservar com vida e
saúde, estarei completando meio século servindo ao Senhor Jesus. “Não que
sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a
nossa capacidade vem de Deus,” (2 Coríntios 3:5)
 
 
 
Vosso no Senhor
 
 
 
Pastor Gilberto Stevão
 
___________________________.
 
Breve mensagem
 

Boa Noite:
 
"Um altar de terra me fará, sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as
tuas ofertas pacíficas em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu
nome, virei a ti e te abençoarei." Êxodo 20:24
 
Somente uma preciosa promessa de nosso Deus e Pai : Uma palavra de bênçãos
para este dia de trabalho, que nos dá sobre a terra..
 
Um altar de terra, nada de grandeza, opulência ou glória, pois tudo isto é
efêmero aos olhos do Senhor..
 
O melhor de nossos sacrifícios sobre este altar: É sobre a Terra que vamos
ofertar nossas melhores coisas ao senhor.
 
Onde se fizer a memória de Seu nome, disse o Senhor: Eu virei a ti e
abençoarei.
 
Bom trabalho. _ Pastor Stevão


Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.