http://uniaonet.com/espigiurd.htm

Informações Recebidas que envolvem a Igreja Universal do Reino de Deus

18. SITE UNIDOS NA FÉ ( 27/09/2011
17.
denuncia contra edir macedo que teria falsificado documentos (11/08/2009)
16. Assalto . (10/11/08)
15. Nova mansão de Edir Macedo é avaliada em 6 Milhões
14. Igreja deve pagar indenização de R$ 1 milhão por morte de obreiro 24/10/07
13. devolver R$ 2 mil . . . para um fiel que se arrependeu de fazer a doação ... 10/09/07
12. ... estilos da casa que Edir Macedo, da Igreja Universal, está construindo em Campos do Jordão (10/07/07)
11. Partido da Universal em gestação (21/9/05)
10. greja Universal do Reino de Deus cria partido político
( 14/9/05)
09. As contas secretas da Igreja Universal (22/5/05)
08.
Bispo Renato Suhett e Igreja do Senhor Jesus Cristo   9 anos de polêmica
07.    SOU FUNDADOR DA "ARCAUNIVERSAL.COM". SAÍ...
06 - Segredos IURD
05 - o que acham da Universal?
04 _ TV do bispo mostrará o carnaval 2004
03 - NOS BASTIDORES DO REINO (IURD)
02 - Exorcismo é a atração da noite (Rev.Época)
01 _ Veja, edição de 19/03/2003 : MINHA IDA À IGREJA UNIVERSAL(IURD)


18. 29/09/2011
Nós, do site UNIDOSNAFE.COM.BR, estamos sempre acompanhando os sites EXERCITO UNIVERSAL, DE FÉ EM FÉ, ARCA UNIVERSAL e outros vários sites de companheiros evangélicos.
 
Nestas últimas 2 semanas percebemos um claro ATAQUE dos BLOGS da IGREJA UNIVERSAL, as outras igrejas evangélicas, principalmente a ANA PAULA VALADÃO e as igrejas ditas "PENTECOSTAIS" e ao RETETÉ.
 
Envolveram discussões já comuns dentro de igrejas evangélicas, e como JESUS CRISTO fez, ressuscitaram alguns mortos.
 
1º) O VÍDEO DA ANA PAULA VALADÃO, RASTEJANDO, COMO UM LEÃO. Existe um vídeo, de uns 2 anos atrás, onde ANA PAULA VALADÂO, sabe-se lá se estava com cólica menstrual, se ficou tonta e caiu, ou se estava procurando a lente de contato, Eu sei que ela cai e simplesmente RASTEJA pelo chão. É um vídeo que os Evangélicos de EDIR MACEDO Agora chamam de UNÇÃO DO LEÃO.
 
Ainda bem que o irmãos da UNIVERSAL ainda não viram o artigo 8 da Declaração da Bíblia Satânica, que diz que o diabo quer ver o homem como um animal, rastejando de quatro, por referência como os animais de quatro patas... Sera que era da CARNE ou do ESPÍRITO?
 
Sem dúvidas, a unção de nossa amiga é uma benção, mas eu fiquei preocupado com isto. O que realmente estaria passando na cabeça da amada Ana Paula Valadão? O que ela estaria pensando naquele momento?
 
2°) A UNÇÃO DA GALINHA, mas chamada UNÇÃO CORORICORI: Encontraram um vídeo de um pastor falando sobre a unção da galinha, sempre tem uns malucos por ai.
 
3°) MANDANDO O ESPÍRITO PARA O PORCO, um pastor, que se diz bispo, não se sabe de qual denominação mundial, universal, sabe se lá, orando para o demônio sair da pessoa e entrar em um porco.
 
4°) CAIR NO ESPÍRITO, quem já caiu no Espírito? Na minha humilde opinião, cair no Espírito é típico de quem nunca sentiu a presença do Espírito Santo, que ao recebê-la a primeira vez cai se debatendo, não sendo comum a uma pessoa que Deus usa diariamente como Ana Paula Valadão.
 
5°) DANÇAR NA IGREJA EVANGÉLICA IGUAL TERREIRO DE MACUMBA, nesta, infelizmente, sou da simplória opinião que a UNIVERSAL está certa. Conheci um pastor muito sério, que já foi macumbeiro, e ele diz que não aceita que as pessoas louvem a Deus na igreja evangélica da mesma forma que louvam aos ESPÍRITOS no centro de macumba.
 
Uma coisa muito engraçada e divertida: A BANANA DO EDIR MACEDO!!!
 
Edir Macedo oferecendo banana em seu programa de Rádio: Quem vê, acha que ele está mandando uma banana para todo mundo que é contra ele. Quem para para assistir um vídeo, ele está cordialmente colocando um CACHO DE BANANA, em seu programa, falando das qualidades nutritivas da banana, e brincando com os pastores, oferecendo para os pastores, é lógico, ele quer é mandar uma banana, mas é implícito, ninguém pode falar nada. No final do vídeo, ele fala que "BANANA TEM POTASSA", na verdade, ele quis dizer que "BANANA TEM POTASSÍO", mas que Deus o abençoe e dê sabedoria, não é mesmo?
 
E O REINO DIVIDIDO? VAMOS LÁ NA BÍBLIA, VAMOS VER O QUE ELA NOS DIZ?
 
E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel. Mas os fariseus diziam: Ele expulsa os demônios pelo príncipe dos demônios. (Mt 9:32-34)
 

Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus. Ou, como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa? Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. (Mt 12:22-30)
 
PESCANDO UNS NOS AQUÁRIOS DOS OUTROS...
 
Qual a Igreja certa?
 
A UNIVERSAL com seus altos dízimos e ofertas (Um culto na universal para normalmente 3 vezes para pedir dízimos), e a entrevista com Satanás (Jesus não ficava entrevistando Satanás, ele apenas mandava ele se calar e expulsava...)
 
A IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS PENTECOSTAL, RETETÉS, E AFINS (Um culto na Assembléia de Deus Pentecostal, as pessoas correm, se jogam no chão, se debatem, dão murro nos céu, rodam igual no centro de macumba, mas vamos lá, não é em todas as igrejas, e não são todas as igrejas Assembléia de Deus que são assim....)
 
EXISTEM IGREJAS, que fazem curas "MILAGROSAS" igual estas curas espirituais que alguns pais de santos fazem, mas e ai? Estas são as certas?
 
Vamos na Bíblia....
 
E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios. E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás? E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim. Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa. Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo (Porque diziam: Tem espírito imundo). (Mc 3:22-30)
 
E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão. Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. E outros, tentando-o, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu. E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus. Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. (Lc 11:14-23)
 
E tem mais na Bíblia, onde os apóstolos vem falar para JESUS que tem alguns expulsando pelo seu nome, vamos lá....
 
Marcos 9,38-40: A mentalidade do fechamento: “ele não anda conosco”.
 
Alguém que não era da comunidade usava o nome de Jesus para expulsar os demônios. João, o discípulo, vê e proíbe: Impedimos, porque ele não anda conosco. Em nome da comunidade ele impede que o outro possa fazer uma ação boa! Por ser discípulo, ele pensa ter o monopólio sobre Jesus e, por isso, quer proibir que outros usem o nome de Jesus para realizar o bem. Era a mentalidade fechada e antiga de “Povo eleito, Povo separado!”. Jesus responde: "Não lhe proíbam, pois ninguém faz um milagre em meu nome e depois pode falar mal de mim. Quem não está contra nós, está a nosso favor”. (Mc 9,40). Dificilmente você pode encontrar uma afirmação mais ecumênica do que esta afirmação de Jesus. Para Jesus, o que importa não é se a pessoa faz ou não faz parte da comunidade, mas sim se ela faz ou não o bem que a comunidade deve realizar.
 
A impressão que temos, sobre esta onda de acusações da UNIVERSAL é apenas que como a IGREJA UNIVERSAL, já está saturada, em quase todas as cidades, e quase não tem onde crescer, e diante das estatísticas mostrando vários crentes da Universal, deixando a UNIVERSAL e indo para outras igrejas, mais moderadas, menos preocupadas com o DÍZIMO, disparam acusações na tentativa de fazer os crentes que deixam suas denominações voltar a sua casa inicial.
 
Mas, o povo não é bobo, acredito que apesar do BISPO MACEDO está muito bem assessorado, ele realmente ainda não percebeu, que o povo pensa, o povo olha, o povo julga, e talvez as pessoas que saiam da universal, encontrem perto de sua casa, ele encontre uma igreja mais casta, mais santa, mais de acordo com a Bíblia e que nem toda igreja evangélica tem gente caindo, ou tem gente rodopiando ou tem unção galinha ou unção da leoa, e estas outras aberrações bíblicas.
 
Tem muita igreja ao pé da Bíblia, de acordo com a Bíblia, basta procurar.
 
Na Bíblia, diz que na CASA DE DEUS HÁ VÁRIAS MORADAS, procure a sua, de acordo com o que mais se aproxima da Bíblia e a que melhor lhe agradar, mas cuidado, mantenha-se a luz da Bíblia!!!!
 
Sabe um dos homens mais sábios da TV é o MISSIONÁRIO RR SOARES? O Pastor Silas Malafaia é uma benção, também, apesar de que está pedindo mais do que eu gostaria, mas se ele não pedir, não tem dinheiro para pregar, para fazer igreja, para fazer a obra de Deus, não é verdade?
 
Respeitamos muito a ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA, A ASSEMBLÉIA DE DEUS MISSÃO, A ASSEMBLÉIA DE DEUS AD SETA, A CASA DA BENÇÃO e várias outras casas de Deus, que possamos encontrar em todo o Brasil. Existem várias igrejas abençoadas que você vai sentir a presença de DEUS, que DEUS vai contribuir em sua vida, renovar seu coração, renovar e abençoar sua família, e DEUS vai te dar a Salvação.
 
Não desanime!!!! Não desista!!! SATANÁS quer é aproveitar estas brigas (BRIGA NÃO É DE DEUS), e fazer as pessoas desviarem da igreja.
 
Ora, confia, e adora o SENHOR. Quando estiver numa igreja, não esteja buscando o homem, e sim a DEUS.
 
Evangelista Daniel César
Divulgue a vontade, citando a fonte: www.unidosnafe.com.br

17. Matéria foi ao ar ontem, 11/08 no Jornal Nacional
 
http://oglobo.globo.com
 universal denuncia contra edir macedo que teria falsificado documentos reune casos de fieis coagidos doar ate cama onde dormiam
 
Abraços
 
Cida Alves
_ Tv Globo - CGOPC

16. Assalto . (10/11/08) SÃO PAULO - Funcionários da Igreja Universal do Reino de Deus foram cercados por 20 homens armados na Rua Poética Musical, na Cidade Ademar, zona sul de São Paulo, no último domingo. De acordo com as vítimas, os assaltantes estavam em quatro carros, armados com fuzis e metralhadoras, e usavam máscaras e capuzes para não serem identificados. O bando levou R$ 52 mil arrecadados de fiéis pela igreja. Uma das vítimas (funcionário), que é policial militar, teve um celular e uma arma calibre 38 levados pelos assaltantes. O caso foi registrado no 43º Distrito Policial[1].
 
O que me impressiona não é o assalto, nem a ação dos assaltantes, pois estão apenas cumprindo seu papel de meliante. O que me choca é a inversão de posições por parte de “funcionários” da igreja, chamados para anunciar, transportam valores para baixo e para cima e que valores, diga-se de passagem, além de uma escolta armada.
 
Diante disso lembrei-me de um texto de Ezequiel 28:16-18:
Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.
 
Não estamos isentos de cair no mesmo erro citado no texto acima, li ontem um artigo de Elben Cezar “Babelismo, uma doença incurável”, mostrando que este espírito não acabou e que continua em nossos dias a busca pela grandeza, suntuosidade, fama e ele nos traz um importante alerta: “Os crentes precisam tomar cuidado com as megaigrejas. Elas podem ser portas abertas para o babelismo em sua versão religiosa”.
 
As igrejas têm feito do meio (dinheiro) o fim, e do fim (pregação do evangelho) instrumento para se chegar ao meio.
 
A Deus toda glória
 

15. Nova mansão de Edir Macedo é avaliada em 6 Milhões
Edir Macedo construiu uma casa com 2.000 metros quadrados em Campos do Jordão, a revista VEJA visitou a casa e conseguiu algumas fotos.
 
A casa conta com 35 cômodos distribuidos em 4 andares. 18 Suítes com banheira de hidromassagem, um jardim réplica do Monte das Oliveiras de Jerusalém, adega, sala de cinema, quadra de squash e elevador panorâmico.
 
Foi trazido da Itália 600 m2 de mármore botticino com um custo de R$240.000. Ainda há dois pequenos viadutos de 200 metros para acesso à rua. O bispo ainda tem outra casa em Campos do Jordão de 4.000 m2, com 15 cômodos e 6 suítes, academia de ginástica e heliporto, foi adiquirida em 96 por mais de R$1 milhão.. . .
- - -
Enquanto crianças na Africa morrem de fome, ainda tem aqueles que se preocupam em comodidade pessoal.
Isso me faz chorar.
Iliete 12/02/2008)

14. http://www.revistajuridica.com.br/content/noticias.asp?id=46294 ... Esta não saiu nos notíciários da Rede Record de Televisão, TV Record News ou na Fôlha Universal, todos esses, veículos de informação de propriedade do bispo Edir Macedo que também é o dono da Igreja Universal do Reino de Deus. Também, é para cobrir despesas como esta, é que o povo que frequenta a Universal doa seus dízimos e ofertas. Danos Morais: Condenação: Igreja deve pagar indenização de R$ 1 milhão por morte de obreiro.... (Via_Camilo/Miranda/Claudionor)
13. APROVEITAR-SE DO DESESPERO DOS INGÊNUOS E IGNORANTES TEM SIDO DURANTE SÉCULOS UM MEIO DE SE FAZER FORTUNA.
CREIO QUE AGORA DEUS COMEÇA A USAR OS FORA PARA APLICAR UM CORRETIVO NOS DE DENTRO.
GLÓRIA A DEUS! ALELUIA!
h16
A Justiça condenou a Igreja Universal do Reino de Deus a devolver R$ 2 mil, acrescidos de juros e correção monetária calculados desde janeiro de 1999, para um fiel que se arrependeu de fazer a doação. A decisão é da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Os desembargadores entenderam que o motorista Luciano Rodrigo Spadacio foi induzido a erro, com a promessa de que, se entregasse o dinheiro à igreja, sua vida iria melhorar. "O aconselhamento acabou por induzir o apelante a praticar ato por ele efetivamente não desejado", decidiu o relator, desembargador José Geraldo de Jacobina Rabello, informa o site Consultor Jurídico.
O caso de Luciano, hoje com 28 anos, começou em 1º de janeiro de 1999, quando morava no município de General Salgado, na região noroeste do Estado. Naquele dia ele foi abordado por um pastor da Universal, que o convenceu a se desfazer de seus bens e entregar o que arrecadou à igreja. O motorista decidiu então vender um veículo Ford Del Rey. Obteve R$ 2,6 mil com o negócio e entregou tudo ao pastor. Dias depois, se arrependeu. Ele alega, no processo, que percebeu ter sido vítima da fragilidade e do desespero por conta das dificuldades financeiras. Conseguiu sustar um dos cheques, de R$ 600, mas outro de R$ 2 mil, foi descontado.
O motorista entrou com ação de indenização em julho de 2000, por danos morais e materiais, pedindo reparação no valor de R$ 20 mil. O caso chegou ao TJ-SP em junho de 2002. A assessoria de imprensa da Universal afirma em nota que "cabe recurso da decisão e a assessoria jurídica da instituição está providenciando as medidas necessárias". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
--
Saudações, _ PAULO ROGÉRIO
(Via_Camilo ; Claudionor e Paulo )  10/09/07
12. Normando, barroco e neoclássico O mix de estilos da casa que Edir Macedo, da Igreja Universal, está construindo em Campos do Jordão (10/07/07)
 
José Edward, de Campos do Jordão
  Fotos Marcos Fernnades/Ag. Luz
 
Acima, uma das fachadas do refúgio do bispo: quatro andares, 35 cômodos e elevador panorâmico. Abaixo, o jardim inspirado no do Monte das Oliveiras, em Jerusalém 
 
 
O bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, está construindo um paraíso na terra. Trata-se de uma casa de 2.000 metros quadrados, localizada em Campos do Jordão, o refúgio de inverno dos paulistas ricos. A casa, que deve ficar pronta dentro de dois meses, é avaliada em 6 milhões de reais. VEJA visitou os 35 cômodos do imóvel, distribuídos em quatro andares. Ao todo, são dezoito suítes, todas equipadas com banheiras de hidromassagem. A maior delas, a do bispo, tem 100 metros quadrados, sauna e uma banheira suficiente para seis pessoas. Por meio de uma escada de seu quarto, Macedo terá acesso a um mirante do qual se descortina uma vista aprazível da cidade. De lá, ele também poderá apreciar uma réplica do jardim do Monte das Oliveiras, em Jerusalém, onde Jesus Cristo foi preso pelo Sinédrio judaico. A casa conta, ainda, com adega, sala de cinema, quadra de squash e elevador panorâmico.
 
Cesar Itiberê/Folha Imagem
 
Macedo: ele se prepara para comemorar os trinta anos da Universal 
 
O projeto é um mix de estilos europeus devidamente tropicalizados. Os arquitetos mesclaram linhas normandas, típicas das construções de Campos do Jordão, com elementos neoclássicos e barrocos. O telhado pontiagudo eleva-se com molduras neoclássicas. As sacadas têm balaústres barrocos. Colunas gregas, de capitéis improváveis, ladeiam os portais da casa. Alguns tetos foram forrados com gesso, em que se destacam motivos florais. Outros foram enfeitados com detalhes de madeira. O piso das salas e das áreas de passagem dos andares superiores é de mármore botticino – 600 metros quadrados da pedra foram importados da Itália, a um custo estimado em 240.000 reais. No andar térreo e nas calçadas dos jardins optou-se por uma alternativa mais em conta: o granito brasileiro do tipo capão bonito. Como o terreno de 8.000 metros quadrados é muito acidentado, o acesso à rua se dá por duas passarelas suspensas. Juntos, esses pequenos viadutos têm 200 metros de extensão e atravessam o jardim do Monte das Oliveiras e se sobrepõem a um espelho-d'água. Um muro de 5 metros de altura resguarda a privacidade de Macedo. Ele foi recoberto com pedras-madeira de cor ocre, semelhantes às das ruínas de Jerusalém. O material foi transportado por vinte caminhões do Rio de Janeiro, onde é produzido, até Campos do Jordão.
O líder da Universal já era proprietário de um recanto em Campos do Jordão. Num terreno de 4.000 metros quadrados, contíguo ao da nova casa, há uma outra de quinze cômodos e seis suítes, adquirida por 600.000 dólares em 1996. Quando a construção terminar, a casa mais modesta será usada como ponto de apoio. Ela dispõe de academia de ginástica e de um heliponto, que, agora, está sendo ampliado. No momento, é mais usado por Ester, a mulher do bispo, que vai de helicóptero supervisionar a obra. Macedo aparece com menos freqüência. Por vezes, Ester tem a companhia do senador Marcelo Crivella, sobrinho e herdeiro do bispo. As visitas do casal Macedo são as únicas ocasiões em que os 180 operários das cinco empresas envolvidas na obra param de trabalhar. Só engenheiros e arquitetos podem continuar no local quando os proprietários estão lá. O bispo pressiona as empreiteiras a entregar a casa até o fim de julho, quando serão comemorados os trinta anos da Igreja Universal. Como o cronograma está atrasado, eles trabalham doze horas por dia de segunda a sábado. No aniversário da igreja, Macedo pretende abrir as portas do seu reino particular aos bispos mais próximos. Será uma celebração à riqueza material, que, de acordo com a teologia dessa corrente evangélica, é uma dádiva de Deus.
 
 
 
 
Cristo morreu na cruz,  entre dois ladrões. E hoje vemos o triunfo dos embusteiros, seja na política, na justiça e na fé. Apenas relembrando a bíblia que diz que nos fim dos tempos haverá vários falsos profetas. Quem for cego que não queira ver.
 

Que os fiéis que vivem em favelas, sem ter o que comer na maioria das vezes, que estes continuem a contribuir para o humilde lar do senhor bispo Edir Macedo.  (Via_Vigilante)

11. www.jb.com.br Partido da Universal em gestação
 
Sem espaço no PL, igreja planeja fundar legenda para as eleições de 2006. Crivella é o nome mais cotado para presidir a sigla
 
 
 
Bernardo Mello Franco
 
A criação de um novo partido é a solução mais provável para o impasse entre políticos ligados à Igreja Universal e o PL, que reúne bispos-parlamentares desde 1999. No último dia 11, o líder da igreja, Edir Macedo, comandou uma reunião no Rio para acertar os detalhes da fundação da nova sigla, que já tem nome e pedido de registro em tribunais eleitorais pelo país: Partido Municipalista Renovador (PMR).
 
- Em 2005, a Universal tomará um caminho diferente do PL. O partido não representa mais os interesses da igreja - resume o deputado federal Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues.
 
Segundo políticos envolvidos no projeto, Marcelo Crivella, sobrinho de Edir Macedo, é o escolhido para assumir a presidência da nova sigla. O senador diz que pretende permanecer no PL, mas confirma que membros da Universal estão em campanha para recolher as 450 mil assinaturas exigidas pela legislação eleitoral.
 
- É um sonho antigo de parlamentares da igreja que sofrem preconceito em outras siglas - conta.
 
De acordo com Rodrigues, afastado da Universal em fevereiro, um partido próprio permitiria à igreja controlar melhor sua bancada em assuntos polêmicos como aborto, casamento homossexual, ensino religioso e políticas sociais.
 
- A Universal é grande e precisa de um partido próprio para apoiar sua estrutura de comunicação. Hoje, suas necessidades colidem com os interesses do PL - analisa.
 
Como exemplo do choque de agendas, cita o deputado Edino Fonseca (PSC), pastor da Assembléia de Deus, que recentemente apresentou um projeto de ''cura'' para homossexuais. Contra a vontade de deputados evangélicos, a matéria foi derrubada em tumultuada votação na Alerj, dia 6. Segundo Rodrigues, a proposta não passaria pelo crivo da direção atual do PL.
 
O deputado não esconde a mágoa com os antigos colegas de culto. Diz torcer pela permanência de Crivella no PL, mas afirma que isso está condicionado a uma mudança de comportamento do senador. Segundo Rodrigues, a distância entre Crivella e sua legenda se acentuou quando ele votou contra projetos de interesse do governo Lula, como a reforma da Previdência e o reajuste do salário mínimo.
 
- Quem toma uma posição fora da linha do partido tem que estar pronto para arcar com suas conseqüências - afirma o deputado, lembrando que o vice-presidente, José Alencar, é filiado ao PL.
 
Políticos próximos a Crivella avaliam que seu futuro partidário depende de acordos no plano estadual. Se o senador apoiar o candidato indicado por Anthony Garotinho ao governo do estado em 2006, pode permanecer no PL e manter o PMR como sigla de apoio. Se tentar a candidatura própria - o que descarta no momento -, deve embarcar com seus aliados na nova legenda até outubro de 2005, limite para disputar as eleições de 2006.
 
Ainda não está definido se o novo partido cederá espaço para representantes de outras religiões pentecostais. Membros da Universal duvidam que Edir Macedo abra mão do controle da legenda. Este ano, uma das causas atribuídas à derrota de Crivella na eleição para a Prefeitura do Rio foi sua incapacidade de agregar evangélicos de denominações como a Assembléia de Deus, que apoiou a campanha de Luiz Paulo Conde, do PMDB.
 
Parlamentares ligados à Universal evitam falar sobre o novo partido, mas dão pistas de que o projeto é para valer. O bispo e deputado estadual, Caetano Amado, jura lealdade ao PL e afirma desconhecer o projeto de criação da sigla. Mas deixa escapar que está disponível para uma mudança.
 
- Sou evangélico, mas também sou político. Posso fazer política em qualquer partido - afirma.
 
( Vigilante)  .

10. greja Universal do Reino de Deus cria partido político
(quarta-feira, 14 de setembro de 2005 às 08:25)
 
 
A Igreja Universal do Reino de Deus, o movimento evangélico mais influente do país e com negócios avaliados em US$ 1 bilhão, criou seu próprio partido político e concorrerá às eleições do próximo ano.
 
As autoridades eleitorais confirmaram a inscrição do Partido Municipalista Renovador (PMR), que apresentou o número de 450.000 assinaturas de eleitores necessário para se tornar partido.
 
Este novo partido está em formação desde 2003, quando começou a ser articulado pelo bispo e deputado Carlos Rodrigues, um dos fundadores dessa igreja e expulso no ano passado do Conselho de Bispos por acusações de corrupção.
 
Rodrigues, além disso, renunciou ontem a seu mandato de deputado, tentando conservar seus direitos políticos, que teriam sido cortados caso fosse submetido a um processo de cassação por corrupção.
 
O bispo Rodrigues pertence ao Partido Liberal (PL), que até agora articula no Congresso a chamada "bancada evangélica", um grupo parlamentar integrado por legisladores de diferentes partidos unidos por suas crenças religiosas.
 
A Igreja Universal existe há 20 anos e foi fundada por Rodrigues e o bispo Emir Macedo. A própria igreja calcula que tem aproximadamente três milhões de fiéis no Brasil e outros três milhões nos outros 46 países em que está presente.
 
Fonte: Agencia EFE
 
 
 
 
 

Estou indignado!
Ricardo Gondim
 

As sete malas cheias de dinheiro apreendidas em Brasília provocam minha indignação. Não, não estou zangado só com a Igreja Universal do Reino de Deus e seu presidente, o deputado João Batista Ramos. Também estou com raiva de mim mesmo.
 
 
 
Eu precisava ter afirmado, com todas as letras, que essa igreja é uma empulhação medonha; seus bispos, picaretas e seu fundador, um maquiavélico estrategista.
 
 
 
Por que tive receios de denunciar suas intermináveis campanhas de libertação? Eu não notava que eram meros artifícios para extorquir o povo? Lamento não haver nomeado essa falsa igreja em artigos. Há muito, percebia que o dinheiro dos crentes era insuficiente para bancar suas mega catedrais, redes de televisão, inúmeras estações de rádio, aviões, helicópteros e financiamento de eleições. A maioria do povo brasileiro ganha salário mínimo e por mais que comparecesse a seus vários cultos e fosse espoliado, não havia como financiar tanta megalomania.
 
 
 
Não entendo porque não alardeei que esse clero da Universal é composto de lobos, que já nem se preocupam de fantasiar-se de cordeiros. Eles representam a escória nacional. Por que me embaracei com a pecha que a imprensa lhes dava de charlatões vigaristas  e estelionatários? Eu sabia que pastores obcecados pelo poder, terminam como Lúcifer.
 
 
 
Eu devia ter apontado que o sucesso da Universal é resultado da sua falta de escrúpulos. Essa empresa religiosa explora o povo que mendiga esperança. Eu precisava ter expressado, há tempo, minha convicção de que seu bom êxito advinha de uma poderosa máquina publicitária, azeitada com dinheiro sujo. Há indícios de que a organização do Edir Macedo esteja envolvida com tráfico internacional de drogas, evasão fiscal com empresas de fachada, lavagem de dinheiro e, recentemente, com suborno de políticos.
 
 
 
Chegou a hora de outras igrejas se unirem e afirmarem, como fizeram os portugueses há vários anos, que a Universal não é evangélica. Ela precisa ser apontada como um movimento apóstata, que não prega os valores do Evangelho. Lá, ensina-se a amar o que Jesus proibiu: dinheiro, ganância e glória humana. Seus cultos não buscam gerar uma espiritualidade livre. As pessoas são induzidas ao medo. Eles incutem sentimentos de culpa e geram neuróticos religiosos, que precisam aplacar seus traumas com dinheiro.
 
 
 
O Brasil vem sendo devastado por um furacão ético. De repente, soprou em nossa pátria um vendaval que espalha detritos para todo lado. A sociedade civil e a imprensa cumprem seu papel investigativo e de denúncia. Os podres que envergonham a nação brasileira estão exibidos nos telhados.
 
 
 
Sinto que não é hora de calar e que não se deve retroceder diante de tanta ignomínia. Deus ainda tem um remanescente de sete mil profetas e  eles precisam se pronunciar, caso contrário, as pedras continuarão clamando!
 
 
 
Soli Deo Gloria.
 
 
 
 
 = = =
 
       Quase ninguém denuncia a igreja Universal (e as similares), alguns temem falar qualquer coisa por motivos de pura ingenuidade e por espiritualização rasa, mas a grande maioria se acovarda mesmo, porque tem algum interesse comercial neles...Eu gosto de pesquisar o fenômeno religioso que envolve o grupo igreja Universal, e posso dizer que é muito difícil ver alguém falando a respeito e pondo a "cara para bater"... O Gondin está indignado, legal então... É importante escrever e dar os "nome aos bois", quando não se dá o nome, se generaliza e respinga a denuncia em quem é sério...Eu particularmente vejo poucos dando "nome aos bois" no púlpito, sendo transparentes com o povo...Já escutei o Pr. Paulo Romeiro falar e escrever de forma clara sobre este grupo, me lembro de ver o Pr. Ed René Kivits em sua igreja sendo claro em sua apologética a respeito deste grupo, o Reverendo Caio Fábio na minha opinião, é o cara mais corajoso em denunciar este grupo, aproveitando o espaço  privilegiado que tem no cenário geral... Mas profeta infelizmente é coisa rara na "igreja capetalista"...
 
  Meu irmão,
 
 Que o texto "Estou indignado!" seja mais uma  convocação para você!!! 
 
  Já ocorreram algumas outras a alguns outros ficaram de fora...
È uma nova oportunidade para seriedade na Igreja !!!  
Mauro
= = =
Tenho lido e visto muitas coisas por esses dias que tem me assustando e a muitos também, corrupção, lavagem de dinheiro, pessoas de destaque na sociedade sendo ligadas a traficantes de drogas, etc., mas o que mais esta me assombrando é alguns artigos de pastores conhecidos, formadores de opinião no meio evangélico, esses pastores tem acusado os nossos governantes, esses pastores tem acusado outras igrejas de serem demoníacas, etc., todos que praticam o mal serão julgados pelo Senhor Jesus Cristo, a nós cabe orar pelos nossos governantes e para todos aqueles que se desviam dos caminhos do Senhor, quero que leiam os textos bíblicos abaixo e reflitam.  Deus os abençoe e a todos nas vossas famílias. ... Frank

09. As contas secretas da Igreja Universal (22/5/05)
Documentos mostram que o
bispo/senador Crivella (PL-RJ)
seria responsável por empresas que
lavam dinheiro em paraísos fiscais
 Gilberto Nascimento
Desde 1999, um inquérito na Procuradoria da República investigava as relações de líderes da Igreja Universal do Reino de Deus com duas empresas – a Cableinvest Limited e a Investholding Limited –, ambas com sede nas Ilhas Cayman, paraíso fiscal britânico localizado no Caribe. Seis anos depois, a quebra do sigilo fiscal da igreja é pedida ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Cláudio Fonteles. O objetivo é investigar a existência de um esquema nos moldes da lavanderia montada por PC Farias.
Para a Procuradoria da República, há indícios de que o esquema foi utilizado para a compra da TV Record do Rio, em 1992, e de outras emissoras. As duas offshore (as subsidiárias criadas em paraísos fiscais para fugir da cobrança de impostos) enviaram dinheiro ao Brasil, por meio de operações irregulares, para a conta bancária de bispos da Universal e também de “laranjas”. Documentos da Receita Federal comprovam essas transações. As remessas e recebimentos totalizam US$ 18 milhões (R$ 44,6 milhões) e comprovariam a evasão de divisas.
ISTOÉ teve acesso a parte da documentação que deu início às investigações e
levou o procurador Fonteles a pedir a quebra de sigilo. A revelação mais explosiva é a identidade de um dos donos das empresas Cableinvest e Investholding. Por
trás da operação em Cayman estaria Marcelo Crivella, um economista carioca
de 43 anos, filho de Matilde Bezerra, irmã de Edir Macedo, o principal líder da igreja. Crivella é bispo da igreja e foi eleito senador pelo PL do Rio, em 2002. Segundo o relatório da Procuradoria Geral da República de maio de 2003, ao encaminhar o
caso para o STF, as investigações realizadas pela Interpol constataram que um
dos acionistas da Cableinvest é Crivella. Agora, com a quebra de sigilo, os bancos podem liberar extratos que comprovarão quem é o dono das empresas. Nos
papéis obtidos por ISTOÉ, aparecem a assinatura do senador, reconhecida por um cartório de São Paulo.
Esses documentos foram recolhidos por ex-dirigentes que tinham acesso à contabilidade da igreja, a contratos de compra e venda (de emissoras de rádio e tevê, imóveis e até de uma aeronave), além de declarações de Imposto de Renda de líderes da Universal. Crivella já depôs este ano na Polícia Federal do Rio e negou ser dono das empresas.
O império – A Igreja Universal está hoje em mais de 80 países, de acordo
com seus líderes. Mas, para alcançar esse crescimento, deixou rastros pelo caminho: enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, compra da Record
através de laranjas, acusações de curandeirismo e charlatanismo, chutes na imagem de uma santa e dissidências. Mas nada se compara a essas denúncias. Segundo a Procuradoria, há evidências de como funciona o esquema de
lavagem de dinheiro da igreja. Ele passa por uma triangulação entre doleiros no Brasil, as empresas de offshore nas Ilhas Cayman e bancos de investimento no Uruguai. Numa pequena mostra do esquema, ISTOÉ comprovou que, em 76 contratos, entre fevereiro e outubro de 1992, as duas empresas emprestaram US$ 6,3 milhões aos bispos, pastores e seletos simpatizantes da Universal. Entre
outros negócios, esse dinheiro serviu para justificar a compra da TV Rio. Os empréstimos têm um prazo de cinco anos para ser quitados, mas não há definição quanto ao número de parcelas nem data do início de pagamento. Nesses contratos, por exemplo, Alba Maria da Costa, então diretora de várias empresas do grupo Universal, recebeu um total de US$ 843 mil em dez contratos. Outros R$ 56 milhões (valores atualizados), em operações já comprovadas pela Receita Federal, foram parar nas contas de chefes da igreja, como os bispos Honorilton Gonçalves, responsável pela superintendência executiva da Rede Record; João Batista Ramos da Silva, deputado federal (PFL-SP) e ex-presidente da Record; e Carlos Rodrigues, deputado federal (PL-RJ) e hoje rompido com a Universal. Rodrigues chegou a ter um aumento em seu patrimônio de 15.000%.
 
 
Evidências: o procurador-geral Fonteles (à esq.) quer saber da participação de Crivella em empresas das Ilhas Cayman
O senador Crivella é figurinha fácil em processos que correram na Receita e no Ministério Público. Em 1990, ele e outros testas-de-ferro da Universal compraram a TV Record de Franca (SP), oficialmente, por Cr$ 45 milhões (hoje cerca de R$ 1,2 milhão). O dinheiro, como em outras aquisições do tipo, foi emprestado pela própria igreja. Na investigação de sonegação de impostos, a Receita, depois de quatro anos de trabalho, registra em seu relatório que os “empréstimos (foram) efetuados sem qualquer acréscimo, configurando-se em verdadeira doação”.
As provas do esquema de lavagem de dinheiro mostram o poder de Crivella sobre as ações das duas empresas de Cayman. Em um comunicado enviado aos diretores da Cableinvest, em nome dos “proprietários beneficiários” da empresa, Crivella autoriza o então presidente do Banco de Crédito Metropolitano (que pertencia à igreja e passou a chamar-se Credinvest), o executivo Ricardo Arruda Nunes, a movimentar “uma nova conta bancária com o Union Chelsea National Bank”. Crivella não está sozinho nesta operação. Outro brasileiro que aparece como sócio das empresas de Caymam é Álvaro Stievano Júnior. A trajetória de Stievano no reino da Universal é pouco sutil. Depois de passar pela diretoria do banco de Macedo, tornou-se diretor da New Tour Turismo, também de propriedade da igreja. Em comum com os dois cargos, o manuseio de dólares.
A dupla dinâmica assina, como acionistas e diretores da Investholding Ltd., outros dois documentos importantes, nos quais revelam suas relações com a empresa. “Eu, abaixo-assinado, sendo acionista e diretor da Companhia, por meio deste, designo Robert E. Axford ou, na sua ausência, Richard E. Douglas ou, na sua ausência, Ian A. N. Wight, ou, na sua ausência, Anne Mervyn para ser meu procurador (a ter minha procuração) para votar por mim e em meu interesse, para me representar em toda reunião anual da diretoria”, dizia a procuração. “Em cada compromisso permanecerá com totais poderes até revogação por parte do designador (abaixo-assinado) por escrito à companhia.” O documento dava poderes para votação na aprovação do balanço anual, reeleição de diretores e “outros assuntos sobre os quais o designado tenha recebido instruções expressas do designador”. Na ata da primeira reunião dos diretores da Investholding, no escritório da sede da empresa, em George Town, capital das Ilhas Cayman, ficou registrado que os dirigentes da empresa Robert Axford e Adrian Hammond seriam detentores de uma única ação da companhia cada um. Também que Axford ficaria como presidente, Crivella como diretor-vice-presidente e Stievano, diretor-secretário. Posteriormente, foi registrado o pedido de demissão dos diretores Axford e Hammond. O curioso é que o nome de Crivella aparece acima do nome do presidente da Investholding num relatório de reunião da empresa. Pelo menos até 1995, a mesma Investholding detinha cerca de 50% das ações do banco de Macedo.
Vaivém – O caminho de volta do dinheiro ao Brasil também está esmiuçado: os recursos transferidos para Cayman vinham sendo depositados em agências do Banco Holandês, em Montevidéu no Uruguai. Os dólares eram depositados em agências do Holandês nos Estados Unidos que repassavam o montante à agência de Montevidéu, além de uma operadora de câmbio uruguaia, a Cambio Val. Lá, os dólares eram convertidos em cruzeiros, com isenção de impostos, e enviados à filial brasileira, nas contas das duas empresas. Pelo menos US$ 7,5 milhões chegaram ao Brasil através do Banco Holandês e outros US$ 10 milhões por intermédio da Cambio Val, conforme registram dezenas de boletos. O certo é que o dinheiro recolhido em mais de dois mil templos da Universal voltaram ao Brasil sem pagar imposto e foram para a conta de alguns poucos escolhidos. Essas irregularidades serão apuradas agora pelo STF. E podem abalar o império do bispo.
( Via _ David)

08. Bispo Renato Suhett e Igreja do Senhor Jesus Cristo   9 anos de polêmica

Eu me importo com o irmão Renato Suhett!!!
 
 Diz a lenda que Renato Suhett, então bispo da igreja Universal nos EUA, inconformado com o método de arrecadação de dízimos e ofertas em forma de sacrifícios, abandonou o "sistema religioso" se voltando para pregação da Suficiente Graça do Senhor Jesus.
 Bela proposta.
 Meus aplausos!!!
 Como não poderia aplaudir?
 Sempre acompanhei de longe a história dele...Conheci pessoalmente dois pastores da denominação...Assisti a um culto ou outro: escutei toda aquela conversa de "materializar a fé", percebi uma completa deturpação da doutrina da eleição, incrivelmente temperada pela práxis arminiana... Foi divertido.
 O nome da denominação "Igreja do Senhor Jesus Cristo" sempre me pareceu uma reivindicação de exclusividade, ainda mais quando eles começaram a repetir muito o papo de "sistema religioso", dando a impressão que todo mundo (inclusive as outras denominações evangélicas) é bobo e só eles são os tais "descobridores da América".  
 Não batizam, não ceiam, dizem que está tudo ultrapassado para "Época da Graça"...São de classificar / sistematizar (como se fosse possível): Aqui é Graça, ali é Lei...Coisa assim...Risos... Só rindo de tal pretensão...
 Falando em pretensão, encontrei um livro deles com o titulo bem pretensioso "A Radiografia do Milagre". Li e chorei, pois encontrei uma das piores exegeses possíveis no texto de 2 Co 4.13.
  Mas na igreja deles, tudo sempre pareceu  bem normal/"evangélico" em termos estéticos, o Renato Suhett é até um "Bispo Cantor" e canta bem sim...Um cara bem arrojado, um bispo bem moderno, que segura em uma mão a  bíblia, e na outra mão a guitarra.
  Bom, nem tão moderno:
  Ele AINDA prega que pré-existimos como anjos antes de "encarnar" na terra...Em 553 no Concílio de Constantinopla II, a Igreja se reuniu e condenou a tese de Tertuliano, por influência de Platão, sobre a " pré-existência das almas", mas ele AINDA não deve saber disso.
 A pouco tempo, fiquei sabendo que ele está andando com um famoso consultor de motivação de São Paulo, que pertence a Ordem Rosa Cruz.Não fiquei preocupado, pensei que poderia ser até bom um contato com alguém de fora da "Vila Evangélica"...Lamentavelmente não foi, pelo jeito o mano está envolvido no "macro ecumenismo". E agora é a Graça misturada com reencarnação, sansara, avatar,cristo cósmico, e por incrível que possa parecer até Saint Germain está no pacote.
  Meu Deus, como pode?
  Quando rompeu com o bispo Macedo, estudou sozinho, e se orgulha em testemunhar a respeito.Eu sempre me preocupei com ele, nunca pensei que era uma boa idéia a independência dele, mas imaginava que um cara com a "envergadura eclesiástica" dele tinha uma fé razoavelmente fundamentada nas doutrinas absolutas das Escrituras.   
  Por isso, sempre afirmo que o "ministério independente" é um perigo, quando se está sozinho é muito mais fácil, ficar "inventando" modas... 
  Eu sempre soube que ele gostava de ler "Autoridade Espiritual" de Watchman Nee, mas nunca imagina que chegaria aterrissar em Teosofia e afins.
 Qual é o problema?
 Ele quer ser diferente ou quer criar uma religião comercialmente diferente(com outros atrativos)?
 Não escrevo tudo isso, porque sinto que perdi alguém do meu grupo religioso, escrevo porque me importo com o irmão Renato Suhett.
 Ele vai receber este e-mail e vou falar com ele pessoalmente.  
 Abaixo você pode conferir uma entrevista dele no site da "igreja do Senhor Jesus Cristo".
 
  Mauro Pellegrini - pastor     
= = = =
www.amoregraca.com.br  Bispo Renato Suhett e Igreja do Senhor Jesus Cristo   9 anos de polêmica (Entrevista exclusiva)
 
 
    Entende-se por polêmica a disputa em torno de questão que suscita muitas divergências. É fato notório de que há muitas controvérsias entre as religiões, pois cada uma apregoa possuir o melhor discurso a respeito da Verdade. Neste afã de mostrar a que veio as religiões divulgam a si mesmas e a Verdade fica sempre num segundo plano. O Protestantismo também nasceu de uma divergência, mas hoje sabemos que esta controvérsia tinha mais relação com a forma do que com o conteúdo. A Igreja do Senhor Jesus Cristo ao divergir, o faz por não aceitar passivamente o conteúdo doutrinário do protestantismo, cuja essência é a mesma do catolicismo e do judaísmo. À frente da Igreja do Senhor Jesus Cristo em Amor e Graça está o Bispo Renato Suhett, considerado um dos mais polêmicos líderes espirituais da nossa geração.  Nesta entrevista podemos conferir a liberdade de expressão concedida à redação do Verdades que Libertam, tendo todas as suas perguntas respondidas integralmente, sem rodeios
 ou eufemismos. Quem tiver estrutura para ler, leia.
VERDADES QUE LIBERTAM: Em janeiro de 2005 a Igreja do Senhor Jesus  Cristo completará  9 anos de fundação. A Igreja das Verdades que Libertam já nasceu polêmica?
BISPO RENATO SUHETT: Sim. Ela já nasce quebrando os dogmas e paradigmas religiosos protestantes. Só pelo seu nome - Igreja do Senhor Jesus Cristo,  a Igreja das Verdades que Libertam -,  já se torna polêmica, porque o Sistema Religioso, que temos observado, é um sistema anticrístico. Não podemos nos esquecer de que o anticristo ofereceu a Jesus todos os reinos e poderes deste mundo. E o que a igrejas do Sistema Religioso estão buscando? As coisas lá do alto como diz o Apóstolo Paulo, na Carta aos Colossenses 3.1, ou as coisas daqui de baixo, que são os reinos e os poderes deste mundo que o anticristo oferece a Cristo que o renega na sua tentação? Aquilo que Jesus negou o Sistema aceitou e hoje o Sistema Religioso vive buscando poder político e financeiro;  Igreja do Senhor Jesus Cristo vem libertar a todos nós com a mensagem espiritualista do Cristo, o unigênito Filho de Deus. 
 
.        O que mais diferencia a Igreja do Senhor Jesus Cristo do Sistema Religioso?
BISPO SUHETT: Seu próprio âmago, que é buscar as coisas lá do alto, as coisas do espírito, enquanto o Sistema Religioso está buscando as coisas daqui da terra.
.        Explique melhor o que é o Sistema religioso?
BISPO SUHETT: O Sistema Religioso é formado por uma tríade. Nós temos o judaísmo, o deus sanguinário dos judeus que Moisés apresenta, que para cada pecado o homem precisava matar um inocente para que este fosse perdoado e, depois derivado do sistema hebraico ou mosaico, nós temos a igreja católica, que vem trazendo um judaísmo fantasiado. A Igreja Católica repete o judaísmo e continua repetindo o mesmo deus sanguinário, que precisa de um sangue inocente  para perdoar o pecador. A partir da Igreja Católica nós temos todas as igrejas protestantes. Não nos esqueçamos de que Lutero era um monge católico. Ele sai da Igreja Católica com os mesmos costumes, os mesmos hábitos, apenas abolindo os santos e mais algumas pequenas coisas; mas mantendo a mesma base, o mesmo cerne, a mesma idéia de um deus sanguinário que necessita de um inocente para perdoar os pecados dos homens. Veja que incongruência nós temos, por exemplo, quando a Bíblia diz que Jesus morreu para salvar a todos nós, n
 o entanto na Igreja Católica quando a criança nasce diz-se que ela tem um pecado original. Tem que jogar água na criança para que ela seja batizada e, a Igreja Protestante, tem que batizar, seja  jogando água na cabeça ou por imersão para que a pessoa seja  salva. Seria como se Jesus tivesse dado um cheque sem fundo, porque ele salvou e agora o sacerdote tem que salvar novamente. São coisas incongruentes e não é o sangue de Jesus que vai purificar e perdoar mas sim a própria obra de Jesus e a sua palavra que nos perdoa. Deus não precisa do sangue de um inocente para perdoar a todos nós, Ele precisava sim, de um Ser como Jesus, que recebendo o Cristo Cósmico nele, vem nos salvar pela sua palavra e principalmente pelo seu amor. Este é o Sistema Religioso, um sistema que hoje serve ao Anticristo, que não é um homem ou uma personalidade, mas a tudo que é contra Cristo. Tudo o que é contra o que Jesus pregou é aquilo que o Sistema Religioso prega, ou seja, o mundanismo, apego às
 coisas materiais.Tudo que está no Sistema Religioso é voltado para a terra. É como se quisessem trazer Cristo para a terra enquanto a mensagem de Cristo é para fazer o homem ascensionar para ele, para as coisas do alto.
.        O que a Igreja do Senhor Jesus Cristo possui que as igrejas do Sistema Religioso não possuem?
BISPO SUHETT: A coragem de pregar o que Jesus disse sem retirar e sem acrescentar nada, de crer simplesmente na sua palavra, de acreditar que aquilo que ele disse é a verdade pura.
.        A Igreja do Senhor Jesus Cristo mudou a essência de sua pregação?
BISPO SUHETT: Não. Ela nunca mudou a essência da sua pregação, pois ela continua pregando Cristo como o único Salvador, o nosso Senhor, o  nosso maior Mestre, o Filho unigênito de Deus que vem nos salvar, mas não pelo seu sangue e sim pela sua palavra, pelo Cristianismo que ele veio implantar. É um erro pensar que era necessário que Jesus derramasse sangue inocente para que este sangue viesse nos salvar. Ele nos salvou porque com a sua bondade, com o seu amor ele se ofereceu por toda a humanidade como sacrifício, mas não pelo seu sangue. Ele nos substituiu na cruz. E foi a maldade do homem que matou a Cristo, no entanto a Igreja do Senhor Jesus Cristo sempre pregou isso: que Jesus Cristo é espírito, que devemos adora-lo em espírito e a Deus em espírito. A única coisa que a Igreja do Senhor Jesus Cristo possa parecer ter mudado é que ela por ser uma igreja que está baseada naquela passagem em que Jesus disse "tenho ainda  muitas coisas para vos dizer, mas não o podeis suportar
  agora, mas quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir" (Jo 16.12e13),  estas outras coisas maiores nos estão sendo reveladas pela sinceridade da Igreja do Senhor Jesus Cristo e aí sim, parece que está mudando mas não é que esteja mudando, ela está crescendo de glória em glória e está sendo a cada a dia a nós acrescentadas aquelas verdades que libertam, aquelas verdades que naquela época Jesus não podia falar, mas que graça a Deus, hoje, o Espírito Santo pode ensinar e nós devemos com toda a intrepidez também ensinar a todas as pessoas para que elas sejam livres.
.        A Igreja do Senhor Jesus Cristo segue uma orientação espiritualista? O que é isso?
BISPO SUHETT: É você crer que Jesus é espírito, que Deus é espírito e que nós devemos espiritualizar, dar atenção às coisas espirituais e não às coisas materiais. Isto não tem nada a ver com espiritismo. Espiritualismo é uma coisa, espiritismo é outra. Espiritismo é uma religião que também faz parte do Sistema Religioso. Espiritualismo é voltar-se para as coisas espirituais. Sabemos que somos um espírito com Deus, pois Deus é espírito, e que nós devemos cuidar das coisas espirituais.
.        Qual a diferença entre exoterismo e esoterismo?
BISPO SUHETT: Esta pergunta está relacionada com a anterior. Exoterismo é a letra da Bíblia, a letra que mata, conforme disse Jesus. É ler a Bíblia no contexto literal, sem buscar o que está por trás, sem uma interpretação espiritual da Bíblia. O esoterismo é o espírito da palavra, é muito fácil entender isso: temos o exemplo da passagem bíblica em que Jesus falou: "vocês precisam comer da minha carne e beber do meu sangue..." Se você entender isso do lado exotérico pensará que é necessário comer literalmente um pedaço do corpo de Cristo e beber do sangue dele. Analisando isto no sentido esotérico nós entendemos que precisamos absorver o Cisto para possuirmos o Cristo Interno, como disse Paulo em sua Carta aos Gálatas 4.19, para que Cristo venha nascer em nós a fim de nos tornarmos verdadeiros discípulos dele. Esse é o sentido verdadeiro, o sentido esotérico. E há muitas outras passagens, como por exemplo, quando Davi mata o gigante... Na verdade esta passagem mostra a vitóri
 a do espírito sobre a carne. Davi significa o espírito e Golias a carne. Quando em Mateus diz que Jesus ressuscitou muitos mortos  estes saíram dos sepulcros e invadiram a cidade, se a pessoa for entender isso literalmente vai pensar que estaríamos diante daquele filme "A volta dos mortos vivos", mas na verdade o que diz o contexto é que os mortos significam aqueles que não criam em Jesus, mas tendo Jesus ressuscitado dentre os mortos passaram a crer e se tornaram vivos. Deus é Deus de vivos e estes são os que crêem em Jesus, aquele não crê está adormecido, está como que morto. Esta é a diferença entre exoterismo (letra) e esoterismo (espírito).
.        Nesse caso a Igreja do Senhor Jesus Cristo é esotérica?
BISPO SUHETT: Depende, pois esta palavra esotérica também adquiriu conotações muito ruins, porque com a pecha de esotérico existe muito charlatanismo. Somos de certa maneira esotéricos sim, por sermos espiritualistas, mas no sentido puro da palavra e não no sentido deturpado.
.        O que é a GFB (Grande Fraternidade Branca)
BISPO SUHETT: É um movimento em que as pessoas se comprometem a jamais fazer o mal a seu próximo, ou seja, cumprir os mandamentos que Jesus diz que se resumem em dois: "Amar a Deus sobre todas as cosias e amar o seu semelhante como a si mesmo". Entendendo que o semelhante não é apenas o ser humano, mas todo ser criado por Deus (planta, a natureza, os animais, tudo o mais). A respeito desse tema eu possuo um CD em que explico com mais calma, com mais riqueza de detalhes o que é a GFB, em outras palavras, eu também poderei dizer que a Grande Fraternidade Branca é composta de várias pessoas que possuem o amor de Deus no coração. Estas pessoas são consideradas pontos de luz aqui na terra, pessoas que estão procurando construir um mundo melhor. Elas não estão pensando somente em si mesmas, nem somente nas suas famílias, nem somente na sua comunidade. Elas  também estão  pensando nisto, mas pensam principalmente em construir uma humanidade mais fraterna e melhor.
.        Quais as semelhanças entre o que é pregado na Igreja do Senhor Jesus Cristo e o Budismo, por exemplo?
BISPO SUHETT: Pouquíssimas coisas. O Budismo é uma religião bastante espiritualista mas ela se diferencia totalmente da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Um exemplo dessa diferença  é quando o budismo acredita numa reencarnação por metempsicose, que é o fato de a pessoas morrer e se ela não tiver boas atitudes, ela volta a este mundo como uma barata ou como um rato, cachorro; quer dizer, ela volta regredindo na escala evolutiva. Nós sabemos que na escala evolutiva nós temos os minerais, vegetais, animais, depois o homem. Então o budismo crê na metempsicose, que uma pessoa pode voltar a este mundo, dependendo dos seus maus atos, como animal. Nós não acreditamos nisso de maneira alguma. Há outra coisa também: O excesso de isolamento que o budismo prega, apesar de tudo devo dizer que tenho uma profunda admiração e respeito pelo Dalai Lama tibetano, que pratica um tipo de budismo. Considero-o um Avatar, um homem que veio com a missão de libertar o  povo do Tibet das garras do imperi
 alismo chinês. 
.        A Sociedade Teosófica exerce alguma influência sobre a Igreja do Senhor Jesus Cristo?
BISPO SUHETT: Sim. A Sociedade Teosófica exerce influencia sobre qualquer movimento que fale de Deus, porque a Sociedade Teosófica - que não é uma religião - nada mais é do que uma Sociedade  que compara a religião com a ciência e os pontos em comuns de cada religião, entendendo que esses pontos comuns formam uma verdade, a verdade de Deus. Naturalmente que a Teosofia influencia a Igreja do Senhor Jesus Cristo e a todos que buscam a verdade. O trabalho feito pela Madame Blavatsky (a fundadora da Sociedade Teosófica) é um trabalho feito com muita dignidade, honradez e muita sinceridade.   Influencia nesse sentido, qual seja, de nos mostrar as coisas espirituais, de nos mostrar os contatos com os Mestres, de nos fazer entender que eles existem, que existe toda uma hierarquia espiritual, que existe toda aquela hoste celestial que está relatada na Epístola aos Hebreus 12.22. Uma coisa fantástica que a Sociedade Teosófica prega é a não distinção entre raça nem credo entre as pesso
 as. Nós aceitamos as pessoas como elas são... Tudo isso converge para aquilo que a Sociedade Teosófica  tem como seus paradigmas. Influencia sim e é muito respeitada e querida por nós.
.        O senhor é maçom?
BISPO SUHETT: Se eu não fosse maçom obviamente que diria "não". Sendo maçom eu diria também "não", por estar sob juramento. Alguém poderia dizer: "Jesus disse que você não pode jurar!" Como é que na Epístola aos Hebreus 6.13 diz que Deus não tendo por quem jurar jurou por si mesmo? Esta pergunta se torna inócua, porque se a pessoa for maçom ela por juramento vai dizer "não", pois ela não tem o direito de dizer que é, porque somente aqueles que são conhecem quem é. Se a pessoa não é, naturalmente ela vai dizer que não é.
.        O senhor não tem receio de ser mal interpretado?
BISPO SUHETT: De jeito nenhum, pois já passei da fase em que os elogios ou críticas não me  fazem diferença. Se alguém me elogia, por uma questão de educação fico agradecido; se for elogiado ou criticado o sentimento é o mesmo, porque a mensagem que estou passando vem de Deus, faço por ordem d'Ele, então, não posso me gloriar  por algo que não vem de mim nem posso me entristecer por algo que eu disse e que também não veio de mim, mas veio por orientação do Espírito Santo. Então não tenho receio de ser mal interpretado, porque eu por mim mesmo não interpreto nada, Deus é quem traz à luz as coisas que estão ocultas através da Igreja do Senhor Jesus Cristo; aliás, nós nos tornamos "sábios" quando buscamos a sabedoria de Deus. Há um ditado da Madame Blavatsky que é fundamentalmente importante e que diz assim: "Busca a humildade para ser sábio, sê mais humilde ainda ao adquirir a sabedoria". Em outras palavras, para ser sábio sê humilde, quando fores sábio sê mais humilde ainda. Q
 uanto mais sabemos, mais sabemos que nada sabemos, como dizia Sócrates. A verdade e a sabedoria vêem de Deus, somos apenas instrumentos d'Ele.
.        Como o senhor tem reagido às criticas do Sistema Religioso?
BISPO SUHETT: Simplesmente eu não reajo. O meu princípio, como é uma das leis de Hermes Trimegisto - conforme ministrei no seminário Leis Eternas de Sabedoria -, é o princípio da não-resistência; então, eu não resisto, não há resistência e não há reação. A reação é de orar e de pedir a Deus que dê luz a estas pessoas que criticam porque ainda não conheceram a luz, não conheceram a verdade e continuo orando porque neste momento em que estou falando, o meu coração se volta em oração para que estas pessoas que nos criticam, para que encontrem a luz, encontrem a paz que não possuem, porque não encontraram ainda a luz e a verdade. Oro para que possam descobrir o tesouro que descobrimos, segundo a parábola de Jesus "um homem vendeu tudo que possuía para adquiri-lo". Nós também vendemos tudo que possuíamos em termos de conhecimento humano e posição eclesiástica, para adquirirmos esta maravilha que é o conhecimento do amor e da graça do Senhor Jesus Cristo.
.        Qual a fonte originaria de suas mensagens?
 
BISPO SUHETT: A inspiração do Espírito Santo, que pode vir por meio de uma conversa, de uma observação, um insight, um livro, uma inspiração; talvez por meio de uma canção, uma poesia, mas sempre pela inspiração do Espírito de Deus, pois a Chama Trina de Deus está dentro de nós. Quando somos escolhidos para liderar um trabalho como a Igreja do Senhor Jesus Cristo, esta inspiração se torna muito necessária, pois é preciso que eu tenha momentos com Deus, que eu busque inspiração em Deus, e a inspiração vem nos momentos em que Deus quer, nunca quando eu quero. Eu estou num lugar e sinto quando Deus está falando: "Esta é a mensagem para você levar até o meu povo". Povo de Deus, pois não somos donos do povo de Deus, somos apenas despenseiros do povo de Deus.
.        Qual a sua reação quando dizem que se tornou um espírita?
BISPO SUHETT: Minha reação é nenhuma, porque não me tornei espírita. Se isto tivesse acontecido eu diria para todo mundo, acabaria com a Igreja do Senhor Jesus Cristo e faria um centro ou qualquer outra coisa, não teria a menor vergonha. Se eu me tornasse espírita eu diria "sou espírita", mas quanto às pessoas dizerem que eu sou espírita, qual a minha reação? É zero, é nenhuma, é a mesma reação  se dissessem   para mim que eu virei o Ronaldinho, o Pelé ou o Silvio Santos. São coisas inconseqüentes, incongruentes, é como se você estivesse num sanatório ouvindo loucos falando. Não se pode dar ouvidos ao que uma pessoa que não tem senso está dizendo. Não estou querendo denegrir as pessoas que dizem isto, mas elas estão profundamente enganadas, nós não somos espíritas, nós tratamos do espiritualismo.
.        E o que o senhor acha do Espiritismo?
BISPO SUHETT: Mais uma religião do Sistema Religioso.  Nós somos contra a tudo isso que o espiritismo promulga, a Igreja do Senhor Jesus Cristo não executa nem estimula a ninguém  a fazer isso. Ainda que eu poderia fazer um adendo: Tenho profundo respeito pela figura de Francisco Cândido Xavier - já desencarnado - não posso acreditar que um homem daquele fosse um falsário ou um farsante, tendo vivido em prol de seu semelhante. É um mistério, eu não sou dono da verdade nem conhecedor de todas as coisas mas quem dera que todos os líderes religiosos tivessem a bondade, o desprendimento, o altruísmo que Francisco Cândido Xavier possuía, então  não posso deixar de dizer que admiro o trabalho que este homem fez sem nunca querer nada para si, mas sempre pensando no seu próximo. Se não me engano, este é o ensinamento de Jesus. Eu precisava fazer este adendo porque Francisco Candido Xavier é uma figura ímpar no mundo dentre tantas outras figuras ímpares, como nós citamos a Madame Blav
 atsky, o próprio Dalai Lama e outros avatares e outras pessoas assim.
.        As religiões espíritas também fazem parte do Sistema Religioso?
BISPO SUHETT: Sim
.        O senhor considera os textos psicografados confiáveis?
BISPO SUHETT: Não
.        O que senhor acha da reencarnação?
BISPO SUHETT: É um fenômeno universal que representa a evolução, não há o que achar quanto a reencarnação, eu prefiro responder com um texto de 1Co 15.19: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida somos, somos os mais  infelizes de todos os homens", e também Paulo diz assim: "e este viver que agora tenho em Cristo" ... Se ele diz "agora", então significa que ele teve um viver antes e terá um viver depois. Não há o que achar, apenas deduzir o que está claro.
 
.        Qual a diferença entre reencarnação e ressurreição?
BISPO SUHETT: Ressurreição é o que aconteceu com Jesus. Ele morreu e voltou à vida. Reencarnação, segundo o dicionário, a pessoa morre e volta em outra vida, em outro corpo, o  mesmo espírito em outro corpo de carne.
.        Nas suas mensagens recentes o senhor fala da Roda da Vida. Seria o mesmo que o Sansara (Roda da Evolução) dos budistas?
BISPO SUHETT: Mais ou menos. O ser humano deve lutar para não precisar mais passar pela segunda morte conforme o Livro do Apocalipse 2.11 diz, na carta à Igreja de Esmirna: "... O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte". Ele sai da roda da vida, pois já está completo, ele ascensiona, não precisa voltar para  corrigir carmas passados, que não significam pecados, mas são defeitos, imperfeições que precisam ser corrigidas.
.        O que o Livro do Apocalipse quer dizer com o termo "segunda morte"?
BISPO SUHETT: Exatamente isto: aquele que consegue ser um com Cristo não precisa mais retornar para aperfeiçoar, ele se torna um mestre ascensionado.
.        Quem alcança a iluminação se torna um ascensionado?
BISPO SUHETT:: Sim. Por isso nós temos os Mestres Ascensionados que trabalham hoje na terra. São sete os Mestres Ascensionados, cada um trabalhando com uma determinada cor ou raio.  El Morya é o Mestre do 1º raio, azul, que significa liderança; Mestre Kuthumi é Diretor do 2º raio, dourado, que significa sabedoria; Mestre Paolo, o Veneziano e Mestra Rowena são os Diretores do 3º raio, rosa, que vêm trazer o amor a Deus; Serapis Bey é o Diretor do 4º raio, branco, que representa pureza. São os raios do arco-íris, as sete cores de Deus, o arco-íris que está no trono de Deus; Mestre Hilarion é o Diretor do 5º raio, verde, que significa cura, sabedoria, ciência; Mestra Nada (com o seu complemento Tudo), 6o raio, rubi-dourado, que representa o amor ardente por Deus e o 7º raio, debaixo do qual estamos hoje, do nosso Amado Mestre Saint Germain, violeta, que tem o poder de transmutar os nossos pecados pelo fogo violeta. Assim, a pessoa que alcança a iluminação, se torna um ascensiona
 do e estes sete Chohans - Senhores dos raios - estão hoje trabalhando em nosso favor. A observação é a seguinte: Nunca se deve orar para eles, pois  não gostam que se orem para eles, pois eles são seres vivos que dão glórias ao Senhor Jesus, que é superior a todos eles, a todos nós. Eles dão glórias a Deus, em nome de Jesus. São apenas nossos irmãos mais velhos, que nos ajudam como os anjos  também nos ajudam ministrando em nosso favor, conforme está escrito na Epístola aos Hebreus 1.14.
.        O senhor crê que João Batista foi a reencarnação de Elias?
BISPO SUHETT: Não. Porque Elias não morreu.  Elias ascensionou e voltou como João Batista. Uma pessoa que não morreu não pode reencarnar. Eu não diria que João Batista foi a reencarnação de Elias, mas Jesus diz o seguinte, no Livro de Marcos 9.13: "Eu, porém, vos digo que Elias já veio, e fizeram com ele tudo o quiseram, como a seu respeito está escrito".
.        A Bíblia diz que Moisés era da família de Levi, porém numa de suas pregações o senhor afirma que ele era egípcio. Qual o fundamento desta afirmação?
BISPO SUHETT: É obvio que Moisés era egípcio, pois conhecia toda a Magia Branca (vamos dizer assim) e todos os mistérios dos egípcios. Porque ele respondia aos fenômenos que Faraó contrapunha a ele com outros fenômenos. Moisés era um profundo conhecedor, um hierofante dos mistérios egípcios, um grande iniciado que Deus escolheu para libertar o povo que estava cativo, o povo hebreu. Nós acreditamos que a história de Moisés numa cestinha, descendo o rio, seja apenas uma historieta da Bíblia. Nós acreditamos que a Bíblia seja a Palavra de Deus mas o homem acrescentou muitas coisas nela, principalmente a Igreja Católica, para fundamentar esse seu catolicismo dualista, absurdo, que coloca Deus de um lado, o diabo de outro; dando mais poder ao diabo do que a Deus. Nós vimos nas igrejas protestantes pastores chegando a pregar tamanhas heresias, como dizerem que Deus quer fazer uma obra maravilhosa na igreja mas não pode fazer porque o diabo está impedindo. Então eles  pedem à igreja
  que entre em jejum e oração para que Deus aja. Nesse caso seria Deus dependente do homem para destruir o diabo, daí teríamos conseqüentemente que o diabo seria mais forte que Deus, quando na verdade nem forte nem fraco ele é, porque foi destruído na cruz segundo a Epístola aos Hebreus 2.14. Aliás, o diabo nunca existiu, esta figura antropomórfica de diabo, satanás nunca existiu. Os judeus não criam nisto, apenas existe o mal que está dentro de cada ser humano - no seu lado carnal -, assim como existe o bem, que está no nosso Espírito - onde habita a Chama Trina, onde habita o Espírito de Deus. Então é por isto que nós falamos que Moisés, sem dúvida, era egípcio.
.        Quem é  Melquisedeque?
BISPO SUHETT: Sanat Kumara. E quem é Sanat Kumara? Alguém que veio, certa feita, salvar a Terra quando esta estava em grandes trevas. Sanat Kumara vem e se torna Senhor da Terra, Senhor do Mundo até certo período em que ele passa este cargo para outro Ser.
.        Por que são sete?
BISPO SUHETT: Porque sete é o número da perfeição de Deus, embora a melhor pessoa para responder isto é o próprio Deus. Porque Ele escolhe sete  cores do arco-íris, sete notas musicais, sete dias da semana? A mulher ovula num período de dois vezes sete... Sete vezes dois dá quatorze; são sete  os planetas do sistema planetário... No Livro do Apocalipse temos a palavra "sete" citada 54 vezes; são sete as cartas e as igrejas. Perdoe-me a observação (sem nenhum sarcasmo), mas o próprio Deus seria a melhor pessoa para responder isso. Este é o número da perfeição de Deus, é o número sagrado, o número da perfeição.
.        O que são Chohans e Avatares?
BISPO SUHETT: Chohans são os Senhores dos raios e Avatares são homens que Deus envia de tempo em tempo ao mundo para trazer uma nova idéia, uma nova concepção evolutiva do conhecimento de Deus, isto é um avatar.
.        Qual o raio vigente e quem é o Mestre deste raio?
BISPO SUHETT: Na Era de Aquárius o raio vigente é o raio violeta, cujo Maha Chohan chama-se Saint German  e cuja característica é de transmutar as coisas ruins em coisas boas - transmutar pecados não é perdoar pecados, pois os  pecados já foram perdoados pelo Senhor Jesus -, transmutar carmas, coisas que fazemos e não podemos voltar atrás. Podemos pedir para que a chama violeta venha queimar isto para que Deus tenha misericórdia de nós e, principalmente, a obra de Saint Germain é liberdade. É libertar o homem de todo o  Sistema Religioso, libertar o homem do jugo dos fariseus, do jugo dos exploradores, dos mercadores da fé, libertar o homem de tudo que venha tentar  interceder entre Deus   e o homem e fazer com que o homem entenda que Cristo em nós é a esperança da glória. O maior medo que o Sistema Religioso possui é que as pessoas tomem conhecimento de que Cristo está dentro de nós e que Deus está dentro de nós;  porque  sabendo disto, já não podemos ser escravos dos homens
 , das pessoas,  escravos daqueles que se diziam homens sagrados e intercessores,  sem os quais nós não poderíamos herdar a salvação. Na  verdade este é o trabalho de Saint Germain: acabar com as religiões e fazer com que se concretize  a palavra de Deus, onde nós teremos um só  rebanho e um só pastor, Deus, seu Filho unigênito - que está assentado à sua direita -, Cristo Jesus. Este é o trabalho de Saint Germain, que é o Chohan desta era chamada Era de Aquarius.
.        Estamos na Era de Aquarius? O que isso significa?
BISPO SUHETT: Nós saímos da Era de Peixes,  que significava Jesus,  onde foram formadas várias igrejas para que fosse preparada a Era de Aquarius. O homem está sendo preparado por Deus para entender as coisas mais profundas do espírito e a Igreja do Senhor Jesus Cristo é uma partícula deste plano de Deus, de fazer o homem libertar-se do jugo de outros homens e entender as coisas do Espírito de Deus.
.        O que torna Jesus superior a todos os outros Mestres?
BISPO SUHETT: Jesus é o Cristo Cósmico, é o primogênito de Deus, ele é a primeva criação de Deus, ele é o primeiro dentre todos, ele é o primeiro Ser feito à imagem e semelhança de Deus. Ele tem a primazia sobre todos e por isso todas as orações têm de ser feitas em nome de Jesus, nunca em nome de Mestres, nunca em nome de anjos, pois os Mestres e os Anjos estão aqui somente para nos ajudar, não nos esquecendo de que os Mestres querem que nós os consideremos como irmãos mais velhos, que nos ajudam,  mas que  jamais fariam o trabalho de Cristo ou o trabalho de  Deus, porque eles também dependem de Deus.
.        Qual a relação entre estes seres superiores e os anjos?
BISPO SUHETT: A relação que existe é que há uma hierarquia celestial. Existem anjos, arcanjos, serafins, querubins , mestres, e essa  é uma hierarquia espiritual; assim como é em baixo é em cima, uma das máximas de Hermes Trimegisto, que também está no seminário Leis Eternas de Sabedoria. Assim como nós temos o bispo, o pastor consagrado, o pastor ainda não consagrado, o pastor auxiliar e o colaborador, também existe uma hierarquia celestial.            
.        Como podemos classificar a posição do Apóstolo Paulo na hierarquia celestial?
BISPO SUHETT: Paulo buscou ascensionar, mas havia sobre Paulo um pesado carma, pois ele consentiu na morte de Estevão e existe o Livro de Barnabé, que está escondido a sete chaves no Vaticano (nós sabemos disso), onde está relatado que Paulo fazia parte do sinédrio na época da condenação de Jesus. Então por haver um carma muito pesado contra Paulo foi necessário que ele viesse uma segunda vez, tornando-se o Mestre Hilarion, Mestre do 5º raio. Quem tiver ouvidos ouça e possa suportar estes ensinamentos, pois estes são os ensinamentos do Espírito Santo  que só sendo um odre novo  se pode receber este ensinamento que é um vinho novo. Paulo veio com a grande missão de trazer o conhecimento da graça e que, nós, gentios, também somos filhos de Deus.
.        Qual a missão do senhor à frente da Igreja do Senhor Jesus Cristo?
BISPO SUHETT: Segundo a missão de Saint Germain, é  trazer na era de Aquários o conhecimento a todos de que Deus, o Pai, o Filho, a Chama Trina, o Espírito de Deus estão dentro de nós. Que temos Deus dentro de nós e podemos usar  toda a bondade de Deus para fazer de nós pessoas melhores; da nossa família, uma família melhor; da nossa comunidade, uma comunidade melhor; do nosso mundo, um mundo melhor, sem guerras, um mundo sem preconceitos, um mundo em que realmente  possa prevalecer o verdadeiro amor. Nós acreditamos nisto e a duras penas, porque está se iniciando a era de Aquários e estamos desempenhando com todo o ardor  a nossa missão. Tenho muito cuidado de não me desviar nem para direita nem para a esquerda nesta missão,  ainda que agrade a uns e não agrade a outros. Como eu disse, tenho que estar livre da crítica como do elogio, pois se eu depender do elogio eu vou ter que agradar as pessoas e nesse caso já não agradaria a Deus, como o Apóstolo Paulo diz na Carta aos Gá
 latas 1.10: "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse a homens, não seria servo de Cristo". Se eu dependesse das críticas desanimaria e não pregaria a verdade de Deus; aliás, se dependesse das críticas Jesus não teria dito nada, Paulo não teria dito nada,  porque eram mais criticados do que elogiados. A minha missão é esta: levar até onde Deus quiser a Sua verdade e a cada verdade que Ele me acrescentar, ter coragem e denodo, ousadia, intrepidez para falar, gostem ou não, aquilo que o Espírito Santo manda que eu fale. Sem misticismo, naturalmente, o Espírito Santo fala ao nosso coração.
.        De todas as polêmicas esta é a que mais tem incomodado os religiosos? Por quê?
BISPO SUHETT: A Igreja do Senhor Jesus Cristo incomoda os religiosos desde o seu nascimento, porque não efetuamos batismo em água, ceia, não efetuamos nenhuma cerimônia. Nós cremos que Jesus está em nós, que  somos salvos pelo amor de Deus, pela graça de Deus. Aliás, a Bíblia diz que não somos salvos pelo sangue, mas pela graça de Deus e não por nossas obras, então, de todas as polêmicas, a que mais incomoda os religiosos é dizer que Deus está dentro das pessoas, que elas não dependem do pastor, do sacerdote, porque estes querem que o povo continue dependente deles para formarem impérios. É como eu disse anteriormente, o Anticristo ofereceu os poderes deste mundo a Cristo e ele negou, mas o Sistema Religioso aceitou.  Veja o que as igrejas do Sistema Religioso estão buscando hoje em dia: poder político e poder de todas as maneiras, porém, nós estamos buscando o poder que vem do alto.
.        Qual a maior conquista da Igreja do Senhor Jesus Cristo nestes 9 anos de ministério?
BISPO SUHETT: Sem dúvida nenhuma a rádio Nossa Voz, aqui em São Paulo, e outras que virão. São 24 horas de amor, graça e verdade no ar.
.        Quais as novidades que o senhor tem para os amantes de suas canções?
BISPO SUHETT: Infelizmente nós  estamos num momento em que não estamos  produzindo tanto nessa área de canção, de músicas, pois estamos  preocupados em estruturar a Igreja. Eu me lembro de uma entrevista que dei ao Pastor Delmo, quando havia quebrado a perna há quatro anos, num acidente de carro, em que falava que a minha idéia naquela época era vir para São Paulo a fim de estruturar a Igreja, mas o Espírito Santo me impediu de vir naquela época, e hoje, tendo conseguido vir para cá, quero estruturar a igreja em São Paulo, no Rio de Janeiro, partir para o Brasil e, quiçá, para o mundo, se assim Deus permitir e o nosso Senhor  quiser.
.        O que podemos esperar da Igreja do Senhor Jesus Cristo para o próximo ano?
BISPO SUHETT: Um crescimento no mínimo quintuplicado em todos os sentidos, principalmente no que tange à área espiritual.
.       Qual a mensagem do Bispo do amor e da graça de Deus para os leitores do VERDADES QUE LIBERTAM, membros da Igreja do Senhor Jesus Cristo e ouvintes da radio NOSSA VOZ?
BISPO SUHETT: Que permaneçam em Cristo Jesus! Que permaneçam em sua graça! Que não se envergonhem do testemunho de Cristo!
Que não tenham medo dos nossos detratores, porque como disse Paulo aos Filipenses "... pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus". Um beijo carinhoso para todos. Quero sempre reiterar que os amo para sempre, pois vocês são a minha família, nós estamos intrinsecamente ligados pelos laços fraternais do amor e da graça do nosso Senhor Jesus Cristo. Um beijo no coração de todos, com  muita sinceridade, a todos os pastores, aos membros, àquele que varre a igreja, àqueles que colaboram conosco na rádio, aos operadores da rádio, do som, aos músicos, àqueles que colaboram fazendo ou trazendo uma comida não só para o Bispo mas também para os pastores, na hora em que estão com fome e sem  tempo para comer,  enfim, a todos que fazem tudo na Igreja do Senhor Jesus Cristo, não por interesse e sim por amor a Deus. Saiba que você é grande diante do Senhor, diante de nós, diante da Igreja do Senhor Jesus Cristo! Você é grande,
 você é alguém muito especial para Deus. Um forte abraço a todos e declaro o ano de 2005 como o melhor ano de nossas vidas e o final de 2004 como o melhor final de ano de nossas vidas. Muito Obrigado! 
 


07.    SOU FUNDADOR DA "ARCAUNIVERSAL.COM". SAÍ...
De: "Pr. Mauro Pellegrini _
Pergunta do irmão Wladimir no site www.caiofabio.com.br:  em 04/02/2005
          

  Até quando vamos aguentar isso? O que vamos fazer?

 
   Pastor Caio, voz quase solitária,
 
 Fui ateu durante um período de minha vida, quando militei em grupos marxistas. Depois aprendi que o cristianismo e o desejo de uma sociedade justa e solidária podem caminhar juntos. Continuei ateu, mas pelo menos deixei de ser intolerante com os cristãos.
 
Alguns anos depois, já afastado da militância, cercado de problemas, acabei indo parar na Igreja da Prosperidade - aquela mesmo, a mais famosa delas, não cito o nome porque talvez possa trazer problemas para você, caso publique no site esta mensagem. Se não tiver problemas pode escrever Igreja Universal do Reino de Deus.
 
Nesta igreja eu me converti de fato. De todo coração. Sinceramente. Fui membro, evangelista, obreiro por 5 anos, e iniciei um trabalho pioneiro para a igreja na internet, quando criei uma lista de discussão que ainda hoje está no ar e que tem centenas de membros.
 
Deste trabalho na internet, fui convidado pelo próprio bispo fundador desta igreja para trabalhar no Rio de Janeiro, na criação de um portal na internet (o ArcaUniversal.com).
 
Trabalhei lá por 3 anos, e vi, vivi e ouvi tantas coisas que acabei saindo da igreja. Depois que saí, ainda trabalhei no portal por mais dois anos, mas só como profissional, pois já havia percebido que nada do Evangelho pregado e vivido por Jesus e seus discípulos estava presente
na práxis daquela denominação.
 
Hoje estou mais firme na rocha do que antes. O Evangelho da Graça está, pra mim, claro, límpido. Embora não esteja congregando, no momento, em nenhuma denominação. Mas é questão de tempo, sei que devo fazer parte do corpo de Cristo.
 
A minha indignação Caio, é que não vejo com a freqüência que seria necessária um movimento de resistência a esses mercadores da fé.
 
Com exceção de seu site, e mais um ou outro, não há vozes se erguendo contra isso. Por quê isso ocorre?
 
Não basta falar sobre isso dentro das denominações. Isso é importante, mas é preciso falar para fora. Para aqueles que estão se perdendo, indo no "embalo", caindo no "sambary love" , como ouvi um bispo falar para outro bispo a respeito de uma "campanha" na igreja. Ele usou exatamente estes termos, "você coloca esses versículos e aí passa o sambary love".
 
Não há como aceitar isso!!!
 
Onde está a indignação? Só vejo a apatia!
 
Espero, sinceramente, não estar enganado, e gostaria de saber o que podemos fazer para mudar este triste quadro.
 
Sei que, na história do cristianismo, mesmo quando as maiores atrocidades foram cometidas, sempre houveram aqueles que não se deixaram levar pela maré e permaneceram firmes. Espero que dessa vez não seja diferente.
 

Um abraço,
 

Wladimir
= = =
Resposta:
 
Meu amado irmão Wladimir: Graça e Paz!
 
Certamente você ainda não estava na fé, ou, quem sabe, também não acompanhasse a "grande mídia" durante toda a década de 90, na qual, pessoalmente, e arcando com todos os ônus das confissões, eu declarei durante anos, em todos os jornais, revistas, televisões, rádios, e por todos os meios, que tal "igreja" não é uma igreja cristã, mas sim um "religião-sincrético-medieval"; e o fiz de tal modo que ninguém pode dizer que não foi avisado de que as coisas seriam como estão sendo, e ainda serão: muito piores ainda...
 
Naquele tempo, não só fui praticamente deixado só pelos "evangélicos", mas também até por esse cujo site eu nomeei de .... (embora você tenha mencionado o nome dele). Esse irmão é profeta de coisas realizadas, está mais para historiador tardio e sociólogo atrasado no tempo e na percepção, do que profeta. E mais: só fala o que fala para os públicos internos, visto que, posto do "lado de fora", invariavelmente faz média.
 
Isto sem falar nos "mala-qualquer-coisa" que se venderam para a IURD e me confessaram que tinham que ficar do lado deles, seja pela oportunidade na televisão, ou fosse pelo dinheiro recebido para ficarem de plantão para me bater.
 
Assim, meu amigo, lhe digo: do meio evangélico não saiu a tal resistência no tempo próprio, e, agora, todos se tornaram reféns da IURD, e nada podem fazer à respeito, até porque muitos dos chamados evangélicos se tornaram semelhantes a eles.
 
Resistência? Não tenho tempo para resistência. Estou andando numa outra direção. Resistir para quê? Para manter o "espírito evangélico"? Qual? Esse que já estava aí antes da IURD? Ora, nem aquele espírito evangélico anterior à IURD me inspirava, prova disso são os muitos livros de crítica que escrevi acerca do que havia. Depois da IURD, então, minha boca se abriu ainda muito mais explicitamente sobre o assunto. E ninguém que viveu na minha geração pode dizer que os problemas atuais não vinham sendo por mim denunciados há pelo menos 14 anos.
 
Fiquei quatro anos relativamente quieto e calado. Pergunto-lhe: o que o irmão do site .... disse nesse intervalo? E os demais? Houve algum enfrentamento da situação? Denunciaram alguma coisa? É claro que não! De fato, gastaram o seu tempo analisando meu divórcio e separação; e, investiram muito tempo celebrando o meu funeral. "O Caio morreu!", diziam eles.
 
Hoje, meu amigo, não convido você para resistir. Eu não estou acuado. Meu caminho é para frente e para o novo. E nada do que me precedeu me deixou saudades. A obra de Deus está diante de mim Hoje, e, também Amanhã. O passado foi apenas um treino para o que vem. E muito me alegro que o melhor ainda esteja para chegar.
 
Portanto, nada de resistência. Nosso chamado é para avançar, e avançar para o Novo, para as coisas maravilhosas que Deus está por fazer.
 
Convido você não para a resistência. "Esses", os que você mencionou, precisam agora ser objeto daquela resistência acerca da qual Jesus praticou contra os que se fizeram Seus "inimigos", os fariseus; ou seja: eles que corram atrás de nós; sim, que os mortos sepultem os seus mortos. Nós pregaremos o Reino de Deus!
 
Não tenho tempo para me ocupar com eles. De minha parte receberão apenas as denuncias que faço quando a ocasião pede, mas não tenho energia criativa para investir em mortos e em sepultamentos. O chamado do Reino é para a proclamação da Boa Nova. É o Evangelho puro e simples que tem que ser pregado, e não por causa da mentira que "esses tais" pregam. Minha motivação para pregar não vem deles. A tumba vazia é minha alegria e motivação. E a Palavra da Graça é o que me arde no peito.
 
Vamos juntos, irmão! Una-se a milhares cujos olhos estão se abrindo! No ano de 2005 na Graça de Deus, haverá de trazer consigo muitas e profundas transformações para milhares de pessoas neste país, e, também, no mundo.
 

Nele, cujo caminho é para frente,
 

Caio 
= = =

  Eu penso que é extremamente importante e urgente; um "Momento de Catarse", uma purificação ou purgação no exercício eclesiástico brasileiro. È necessário começar um caminho de "retomada as bases", cuja experiência pode conduzir a uma purificação da práxis teológica, ao alívio das tensões existentes no intramuro eclesiástico, ou até mesmo a uma renovação plena no quadro como um todo.
  E com certeza a melhor forma de realizar tudo isso; é olhar para as pessoas, e simplesmente pregar a Palavra simples do Evangelho da Graça.
 È como o Caio tem sempre nos lembrado: "Uma Conversão a simplicidade do Evangelho"
 
   Mauro Pelllegrini - pastor
 
www.mauropellegrini.com.br


06 - Segredos IURD _ JXL March 10, 2004 Subject: Em meados do século XIX, na cidade de Belfast, estado do Maine, EUA, havia uma pessoa com o nome P.P. Quimby, versada em hipnotismo. Aplicou o hipnotismo para a cura de doenças usando a seguinte sugestão: "Tu és filho de Deus, portanto não tens doença" Notou que houve curas com ótimo desenrolar. Entre seus clientes Mary Baker Eddy, mundialmente conhecida, veio ser a fundadora da ciência cristã. Quanto mais o tempo vai passando as Igrejas Evangélicas, como a IURD, usam técnicas avançadas de hipnotismo desde Mésmer, Milton H. Erickson e mais recentemente incorporou cursos de Neurolíngüistica criada por Richard Bandler e John Grinder. A partir daí esses truques, pela ganância de certos pastores, vem sendo usado muitas vezes para ludibriar as pessoas e arrecadar dinheiro. Certos exorcismos são aplicados em pessoas que tem a sindrome de Tourette (que faz a pessoa ser violenta em qualquer situação) e aparentemente são possuídas, outros são simplesmente pagos e ganham caches para se apresentar. As Igrejas também pagam para pessoas famosas caches para participarem dos cultos além de entusiastas (pessoas encarregadas de animar o auditório). Se esses truques podem ou não curar é difícil de se explicar já que foram pouco estudados, mais o conselho é sempre a pessoa confiar em Deus ignorando as malícias e querendo melhorar do fundo do coração. Amém! Um abraço! _ Scalet
Favor emitir parecer para publicar junto com esta msg recebida Solicitação enviada ao Grupo IURD/Uniaonet
Esta é uma confirmação de recebimento do email que você enviou para _ webmaster da arcauniversal em 10/3/2004 09:13.. foi exibida no computador do destinatário em 10/3/2004 10:36

Por que será, que tudo que é DIFAMAÇÕES E EMULAÇÕES é sempre direcionado à IURD ( Igreja Universal do Reino de Deus)? Agora, vêm uma dessas? SOBRE O HIPNOTISMO? E o que mais...(?) Hipnotismo na IURD? É esse o novo tema ou seta maligna? então... IURD, paga para pessoas manifestarem...? Iurd paga para entusiastas animarem cultos...o que mais? Sabe pessoal é uma vergonha ficar encontrando mais e mais adjetivos desconexos...sem sentido algum biblicamente falando, é lógico, isso já virou SOFISMA, que traduzindo é igual a uma mentira que pega e já pegou!! É Globo. rs Agora me respondam: O Senhor Jesus Cristo, será que naquela época, o cego foi pago? Será que naqueles tempos, Jesus praticava Hipnotismo também? Será que os endemoniados foram todos pagos??? E aquela samaritana foi uma entusiasta no Poço de Jacó? Risos+Risos Sinceramente, que Deus tenha muita misericórdia desses prejulgamentos e sofismas, desses falsos testemunhos. Que não tenham que prestar contas desses maus hábitos de meter o pau nas igrejas...e nos pastores... Sei que isso soa com tom de agressividade, mas a Mão de Deus pesa um dia...e Ele julgará isso de outra forma, COM CERTEZA NÃO POR E-MAIL! ..... _ Angela .

05 - o que acham da Universal?

fev02 Dessa frase nunca irei concordar com vc meu irmão "Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade", quer dizer que posso pregar oque eu quiser, é isso que vc diz quando escreveu essa frase, ( e eu vou trocar um pouco suas palavras fingimento para mentira) posso pregar mentira tambem?, se não poder mentir me explica a diferença de pregar com fingimento e com mentira, me de exemplos por favor. Tem quer ser pregado somente em verdade nao podemos levantar uma falsa imagem!!! Agora mudando de assunto foi lindo seu testemunho, adorei, me abriu os olhos muito olhando se testemunho, me deu mais força, obrgada! Agora queria tirar umas duvidas na ireja universa tem uma tal de foqueira santa não tem?? como é isso? è preciso pagar para participar ou para enviar seus pecados? Se precsar como fazem as pessoas que não tem dinheiro? Outra coisa tem bençãos que precisam ser pagas? E quem não tem dinheiro? Por favor me responda com clareza não me mostrando passagens na biblia, pode ate me mostrar as passagens na biblia mas me explique também com clareza e me de passagns biblicas adicionais somente como exemplos. Abraços! Julia Medeiros! Gostaria de voltar a passar meu icq 329379696, como ninguem me procurou o passo de novo para todos me procurarem inclusive vc Denis

08/01/04 Eu s´otenho uma pergunta se o dono da igreja Universal é evangelico, como ele permite apresentar programas como " a turma do gueto"? que vai no ar segunda feira as 22:30? não é desculpa ele estar longe do Brasil. Com a ra da informatica fica muito facil administrar uma rede de televisão como a Recorde Me explique por favor também o caso da "foqueira santa de israel? è porcentagem tipo dizimo ( 10 % ) ou dinheiro fixo? E as pessoas que não podem pagar, ficaram com os pecados sem serem perdoados? E as bençãos que são cobradas ( 50, 100 reais ) se isso não ocorre em outras igrejas quero dizer que na igreja universal de claudio estão ocorrendo esses fatos! na sua igreja ocorre isso? Aguardo sua resposta! Obrigada _ Julia medeiros

01/04 _ Gostaria da opnião do grupo quanto a uma coisa... Percebi que a igreja "Universal do Reino de Deus" também tem algumas coisas indevidamente ocorrendo, não vo uentrar em detalhes agora porque por enquanto to preocupada no caso "presbiterina", mas ... oque acham da Universal? _ Ju

é um absurdo ne ... Como o dono , digo dono pq é dono mesmo, fala que é evangelico e coloca varias programações na TV, que não tem nada a ver com igreja?? e tem varios programas pesados A rede vida por exemplo é uma rede catolica, e so passa progrmas evangelicos, e educativos, a Rede Record não ... tem muita coisa pesada, ate filma (erotico;0 passam de vez em quando? Esse negocio de "fogueira santa de israel", existe em todas as igrejas Do reino de Deus ou será queéso na minha, e essa fogueira santa de israel nem é porcentagem ( como o dizimo que é 10 % ) é valor fixo mesmo, o da minha cidadeera R$ 430,00 , quase dois salarios!! Uma vez também na empresa de meu pai, tinha uma funcionaria que estava ate preocupada tadinha(isso deve ter uns 4 anos) A mãe dela tava esperando ela só receber para pagar uma "Benção" poxa abenção pode cobrar, isso não é lavegem cerebral como o caso da IPB de cláudio??? eu tb, só ouvi comentario de muitos , mas vou ser cincera, não cheguei a frequentar essa igreja, mas acho que vo uaveriguar pessoalmente, Oque acham? Atenciosamente Ju

Sou apenas membro da IURD, não sou pastor nem bispo, mas acho que pelo menos pra responder sua pergunta eu devo servir... não? O Bispo Macedo hoje vive mais tempo nos Estados Unidos, por isto você vê ele muito pouco na TV. Por lá ele é pouco conhecido e pode andar na rua como uma pessoa qualquer. Quando está por aqui, como ele é muito "querido" mesmo por alguns evangélicos, ele realmente não fica dando muita sopa, mas não chega andar de papa-móvel, nem prega em redoma de vidro. Talvez ande de carro blindado, mas não é uma certeza. Mas você não vai querer criar uma polêmica por causa disto não? Que Deus guarda não há dúvida, mas você concorda que não devemos tentar a Deus? Certo? Quanto a Igreja Universal não somos uma nova religião, em linhas gerais somos apenas um grupo pentecostal peculiar. Tentamos relações com outras igrejas no passado, mas na época o Caio Fábio não quis deixar a IURD entrar pra AEVB, e sendo assim, acabou cada um na sua, ninguém quer vir pregar na IURD, e nenhum pastor da IURD se oferece pra pregar em outro lugar, pelo menos não que eu saiba. Em Cristo _ Rogério Silva ICQ: 106480189 Ribeirão Pires - SP

IURD/CTBA/PR _ Por favor, não mandar envio para minha ciaxa, eu cancelei esse serviço, favor obdecer senão isso incorrerá em penalidades diante da lei...Se insistir no erro, eu não contrarei esse serviço, favor atencionar para esta declaração... Obrigado... . . .


04 _ TV do bispo mostrará o carnaval 2004.
O dinheiro venceu a fé. Com o patrocínio da Ambev, a Rede Record vai em 2004 entrar na transmissão do Carnaval carioca. Será a primeira vez, desde que foi comprada por Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que a emissora dedicará à festa profana mais do que simples registros em seus telejornais. A Record irá mostrar os bastidores da Carnaval do Rio em um mini-estúdio montado no camarote da Brahma. O formato ainda não está definido. Poderá ser na forma de flashes ou um programa entre 22h30 e 0h30 do domingo e da segunda de Carnaval. A Ambev quer que as transmissões se estendam até as 3h, mas enfrenta oposição da Record. A partir da 0h30, a grade da emissora é tomada por programas evangélicos da Igreja Universal. As transmissões servirão para a Brahma ter maior visibilidade durante o Carnaval. A concorrente Kaiser é a patrocinadora do Carnaval na Globo. Além do Carnaval, a Ambev irá patrocinar em 2004 o futebol da Record, que irá exibir em fevereiro o Skol Rio, festival de "jam sessions". Se uma empresa de igreja pode fazer propaganda de cerveja e mostrar carnaval, o que mais falta ? (Reportagem da Folha de SP)


03 - NOS BASTIDORES DO REINO

Obsv . Antes de Disponibilizar esta mensagem que recebemos , pedimos parecer aos nossos contatos da IURD em 03/09/2003 :
Moisés Cruz _ Webmaster da Arcauniversal.com pediu para contactarmos com uma pessoa chamada _ Pr.Israel .
Rafael _ IURD/Curitiba : por favor gostaria de que não incluise o meu e-mail p.os comentários , minha caixa esta bastante cheia e não tenho tempo de abrir... POR FAVOR EXCLUIR MEU E-MAIL...

Confirmaram recebimento
:
Edilson / AL _ was read on Wed, 3 Sep 2003 16:11:37 ; , Sua mensagem Para: Pr.Israel _ Assunto: 3/9/2003 17:17 foi lida em 4/9/2003 12:03.

. Não Responderam :
Paulo Crispim _ ; IURD / SP _ Praia Grande . . . Angela _ ; IURD/ SP _ SP . . . Carlos Augusto _ ; IURD / BA /Salvador . . . Joelson _ ; IURD/ BA / Salvador . . .Leonardo.L. _ IURD / SP / Sorocaba . . . Regininha _ : IURD / RS ; Camila _ IURD/SP


A Vida Secreta na Igreja Universal do Reino de Deus Minha ida para Salvador marcou o princípio da minha ascensão na Igreja Universal. Fui escalado para ficar na sede, na ladeira do Aquidabã. A igreja era um fenômeno de público. Todos os dias centenas de Fiéis lotavam o templo. Muita gente esperava a vez de entrar e, finalmente, receber nossas bênçãos. Espalhada pela ladeira, a multidão causava transtornos no trânsito e, muitas vezes, fechava as vias de acesso à Baixa do Sapateiro e à Barroquinha. Declaramos guerra às religiões africanas, sustentáculo da fé baiana. Guerra à Igreja Católica, nossa maior inimiga. E guerra até mesmo às igrejas protestantes, como a pentecostal Deus é Amor, que nós tachávamos de "candomblé evangélico", e a Assembléia de Deus, para nós um bando de "crentões" e "fanáticos". Nas rodinhas de pastores sempre aparecia alguém contando alguma piada de profundo mau gosto sobre as mulheres da Assembléia de Deus, que, diziam, não se depilavam e não usavam desodorante por considerarem pecado. A Igreja Universal, onde era proibido proibir, era apresentada como o único caminho da felicidade. A verdadeira igreja de Cristo ou "o vinho novo", como gostávamos de anunciar. Jogávamos pesado nos programas de televisão. Quebrávamos imagens de santos católicos e, durante os cultos, queimávamos as roupas de candomblé e colares de miçangas levados pelos filhos-de-santo que se convertiam. O povo vibrava. Nós o fazíamos vibrar. Não é preciso repetir aqui que o povo gosta de pão e circo. Desenvolvi um estilo. Defini um discurso simples, mas poderosamente convincente para levar a mensagem da Igreja. Isso me rendeu o cargo de terceiro pastor no Aquidabã. Acima de mim, apenas os pastores Paulo e Gonçalves. Líder e vice-líder. A promoção me conferia um status. Por exemplo, passeia conduzir reuniões com centenas de pessoas, além de apresentar programas nas rádios Cruzeiro e Excelsior e participar do Despertar da fé, na TV Itapoan. Nos fins de semana, viajava pelo interior do estado fazendo campanhas de evangelização, lotando templos por onde quer que passasse. Considerando que eu estava na Igreja há pouco mais de um ano, minha escalada era meteórica. Meus dias de dormir sobre assoalho gélido e bancos de madeira haviam chegado ao fim. Logo passei a dividir um confortável apartamento com o pastor Gonçalves e outros dois pastores. As roupas surradas que eu usava deram lugar a ternos de grife e, num piscar de olhos, me vi freqüentando restaurantes finos e viajando de avião. A primeira vez que voltei a São Gonçalo desde que me mudara para a Bahia foi memorável. Cheguei à Boa Vista com uma mala cheia de presentes para minha família e amigos. Naquele dia, transformei-me na sensação da rua. Velhos conhec idos e vizinhos vieram só para me ver.Do alto do meu pedestal, eu criticava a poeira e o calor daquele lugar. E exaltava as maravilhas da civilização moderna. De como era confortável viver com telefone. Assistir à televisão em um aparelho que mostrava dois canais ao mesmo tempo. E, o que é o progresso, ter na cozinha uma geladeira que não precisava abrir a porta para tirar a água. Alguns me chamaram de ladrão, mas eu não dei ouvidos às "vozes da inveja", como diziam meus pais, orgulhosos do filho que estava na Bahia falando para multidões em rádio e televisão. "Graças a Deus", diziam eles, "nosso filho não é como Ney ou Denilton, que só dão desgosto aos pais". O sucesso da Igreja e dos programas de rádio e televisão estava baseado na fórmula infalível criada pelo bispo Macedo: a terapia espiritual. Trabalhávamos diretamente com as emoções das pessoas. Por isso muitas pessoas afirmam que quando ouvem o rádio sentem como se o pastor estivesse falando diretamente com elas. Na nossa programação comentávamos, ao som do piano de Richard Clayderman ou da flauta de Zamfir, os problemas que afligem a maioria dos humanos: desemprego, vícios, doenças, problemas conjugais e financeiros. Depois de um debate no qual discutíamos os efeitos desses problemas na vida das pessoas, apresentávamos a solução para tudo isso como uma única visita a um dos endereços da Igreja. Uma vez que a pessoa ia à igreja, ela era orientada a fazer uma corrente de doze semanas. Corrente na qual ela viria a se tornar emocionalmente presa. Os que quebravam essa corrente mediatamente passavam a ter visões e ouvir vozes. Como Hollywood, nós sabíamos explorar o medo infantil que as pessoas têm da figura do diabo Informado do sucesso na Bahia, o bispo Macedo resolveu marcar uma concentração no maior estádio de Salvador. Ele havia acabado de lotar o Maracanã. E estava disposto a lotar todos os estádios das grandes capitais. Dois meses antes começamos a trabalhar na promoção do que seria o maior de todos os nossos desafios: lotar o Fonte Nova. Queríamos mostrar aos padres, pastores, pais e mães-de-santo da Bahia que o reinado deles havia acabado. Éramos nós quem dávamos as cartas agora. Também queríamos mostrar aos pastores da própria Universal em outros estados que nós, da Bahia, éramos os melhores. Todos os pastores do interior ficaram incumbidos de alugar um ônibus e levar o maior número de pessoas possível. Vinhetas nas rádios e nas televisões, outdoors espalhados pelo estado prometiam curas e soluções. Durante as reuniões na igreja, distribuíamos envelopes e fazíamos com que os fiéis colocassem ali o que chamávamos de "oferta de sacrifício" (algo como o salário do mês) e um pedido de oração, que o bispo levaria para Israel, a Terra Santa. No dia dã tão propalada concentração, uma multidão já se aglomerava ao redor do estádio muito antes de os portões serem abertos, às nove da manhã. Quando, enfim, o Woodstock religioso começou, milhares de pessoas, pisoteando velhinhas e crianças, travaram uma disputa agressiva para obter um bom lugar para ouvir o bispo e receber dele os milagres, que era o que interessava àquela gente. Naquela época em que o termo yuppie estava em voga, o bispo Macedo, portando Rolex, Ray-ban, Mont Blanc e a sempre presente Hermès, subiu no palanque que fora especialmente armado para ele no centro do gramado. Não conseguia esconder sua alegria. O estádio da Fonte Nova estava completamente lotado. Repetia-se em Salvador o fenômeno do Maracanã, no Rio. Naquela tarde, depois de recolher os envelopes com o "sacrifício" e com os pedidos de oração, que seriam levados para o monte das Oliveiras, em Jerusalém, o bispo pediu aos seus seguidores baianos uma oferta especial para comprar uma emissora de rádio em Salvador, assim como seus fiéis cariocas o haviam contemplado com a rádio Copacabana. - Será que. os cariocas têm mais fé que os baianos? - perguntou o bispo à multidão. - NÃO! - a resposta retumbou como um trovão. As ofertas vieram em forma de dinheiro e jóias. Passamos três dias trancados em uma sala contando os sacos de dinheiro levantados no Fonte Nova. No final, o dinheiro foi depositado na conta da Igreja, no Bradesco, em Salvador. O ouro seria levado para o Rio de janeiro e transformado em barras. Quanto aos pedidos de oração que seriam levados para Israel - bem, eles foram queimados na praia da Boca do Rio. Quando eu era um simples fiel, não imaginava o que se passava nos bastidores, depois que a cortina cai. Os atos de alguns pastores logo me levaram a descobrir que a Igreja Universal nada mais era do que uma empresa com fins lucrativos como qualquer outra na ciranda financeira. A única diferença era o produto vendido: sal que tira vício, lencinhos molhados no "vinho curativo" --o conhecido K-Suco--, água da Embasa, que dizíamos ter vindo do Rio Jordão, azeite Galo, que dávamos ao povo como legítimo óleo ungido proveniente de Jerusalém, e uma longa lista de outros produtos tão falsos quanto as gotas de leite extraídos dos seios da Virgem Maria, que eram vendidas na Europa, nos primeiros séculos, aos otários em busca de milagres. Como ser pastor era antes de tudo uma "vocação" e jamais uma "profissão", não tínhamos vínculo empregatício com a Igreja Universal. Nossos salários eram pagos em cash, isentos de qualquer taxa ou imposto. O valor desses salários variavam: cada caso era um caso nas leis do Reino. Apesar de sermos estritamente proibidos de comentar nossos ganhos uns com os outros, sabíamos da injustiça salarial. Pois enquanto dirigentes de igrejinhas de periferia ganhavam salários minguados e insuficientes para sustentar a família, os pastores notáveis trocavam de carro a cada ano e passavam fins de semana em resorts acompanhados de suas belas mulheres trajando Chanel e portando bolsas Luis Vuitton.
* Mario Justino é ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e atualmente mora em Nova York. O texto acima faz parte do livro Nos Bastidores do Reino: A Vida Secreta na Igreja Universal do Reino de Deus, publicado em 1995. . Informativo: A publicação foi autorizada pelo autor do ensaio original. O ensaio base original está disponível no livro Nos Bastidores do Reino: A Vida Secreta na Igreja Universal do Reino de Deus
TIRE VOCÊ SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. DEUS TE ABENÇOE E COMO O PADRE MARCELO SEMPRE FALA, NÃO PODEMOS CRIAR ATRITOS ENTRE AS RELIGIÕES, E SIM TENTAR NOS UNIR! SE TODAS AS RELIGIÕES PREGAM A PAZ, PORQUE HÁ TANTAS LUTAS, TANTAS GUERRAS? REFLITA SOBRE ISSO, E PERCEBA COMO MUITAS VEZES DINHEIRO E PODER SEMPRE FALAM MAIS ALTO! _ Heitor .


02 - Reportagem da revista Época: *** O exorcismo é a atração da noite Humilhantes rituais para ganhar fiéis pela TV baseiam-se em técnicas conhecidas para produzir um transe CATARSE Nas sessões de descarrego da Igreja Universal, o fiel em transe é levado ao púlpito. O pastor puxa o seguidor pelos cabelos e interroga o suposto espírito diante de uma platéia extasiada Em pleno horário nobre da televisão, demônios e almas de má índole estrelam uma estranha atração, com ares de reality show. O programa Coisas da Vida, apresentado diariamente às 20 horas pela Rede Gazeta para São Paulo, Recife, Florianópolis e Belo Horizonte, exibe cenas super-realistas captadas em cultos da Igreja Universal do Reino de Deus. Elas mostram fiéis pretensamente possuídos, submetidos a humilhantes rituais de exorcismo. O show é entremeado por histórias de ficção, protagonizadas por atores amadores, em que os personagens têm a vida infernizada por pragas rogadas por sogras, ex-namoradas e falsos amigos. Dramas de toda sorte, martela o programa, são causados por 'encostos', almas penadas que, segundo os ditames das religiões afro-brasileiras, têm o dom de entravar a vida das pessoas. Provocam de tudo: de dores de cabeça e crises de depressão a ataques de formigas na cozinha. Às vezes, a retórica fica ainda mais macabra. Em vez de encostos, exibe-se o que seria a manifestação do próprio demônio. Num desses programas, o bispo da Igreja Universal Romualdo Panceiro interroga, no púlpito, uma fiel que se debate, como se estivesse possuída. Com voz rouca e enrolada, ela se identifica como um 'mau espírito' - a serviço de inimigos da pobre mulher. O bispo, então, a agarra, puxa seus cabelos, torce-lhe o braço e verga seus joelhos. No ponto alto da cena humilhante, Panceiro pergunta quais desgraças o anjo caído causa na vida daquela cristã. A voz gutural retruca: - Deram um bode para mim matar ela. O marido dela já ficou sem as duas pernas. Ele tem que fumar maconha até morrer. A câmera se aproxima. - Eu quero deixar o filho dela morrer primeiro. É para fazer ela sofrer - completa a voz. O bispo assegura-se de que a platéia extasiada da Catedral da Fé, maior templo da Universal em São Paulo, acompanhou o depoimento. Depois, encena a expulsão do espírito. Profere uma oração invocando o poder de Jesus e ordena que ele deixe o corpo sofredor. A fiel acorda do transe. Encerrado o espetáculo, o mesmo bispo exorcista completa a pregação. Diz que dificuldades da vida de todo tipo são causadas por olho gordo ou feitiçaria materializados nos 'encostos'. E a única coisa a fazer é correr para um templo da Universal e submeter-se a um ritual de exorcismo - as 'sessões de descarrego'. Na sexta-feira 18, o programa se superou ao exibir o exorcismo de um jovem em conflito com sua sexualidade. Ao expulsar o 'encosto', o bispo explicou que as inclinações gays do rapaz eram resultado de um 'feitiço' encomendado por um homem que se apaixonara por ele. 'Agora você pode engrossar sua voz. O encosto foi embora', disse. Esses rituais são corriqueiros em cultos da Universal e de outras igrejas neopentecostais - aquelas que acreditam em manifestações sobrenaturais e ä curas milagrosas. Mas, para não assustar, os líderes neopentecostais evitavam mostrar essas imagens na televisão. Quando muito, aventuravam-se nos horários da madrugada. A novidade é que, pela primeira vez, os exorcismos se transformam em instrumento de proselitismo eletrônico. Essa ofensiva no horário nobre é uma resposta da Igreja Universal ao crescimento de uma organização rival, a Igreja Internacional da Graça de Deus - cujo líder, o missionário R.R. Soares, tornou-se o homem que mais tempo se expõe na televisão brasileira. Os cultos televisivos de R.R. Soares são transmitidos em quatro redes de televisão e ocupam cerca de 100 horas semanais de programação da TV aberta. Até o início do ano, quem estava no horário do Coisas da Vida na Rede Gazeta era Soares - mas ele alugou o mesmo horário numa rede de alcance maior - a Bandeirantes -, onde apresenta hoje seu Show da Fé. Estima-se que pague R$ 2 milhões por mês à emissora. A igreja de Edir Macedo revidou. Comprou o horário da Rede Gazeta e passou a competir com ele. Os cultos das duas denominações evangélicas são muito parecidos. Têm, aliás, a mesma origem. No fim dos anos 70, Macedo e Soares, que são cunhados, fundaram a Igreja Universal. Depois de uma briga, houve um cisma e o missionário criou uma igreja concorrente. Onipresente na televisão, Soares conquista espaço e audiência. Se a Igreja Universal, que comprou a Rede Record em 1991, tem 2,5 milhões de fiéis, calcula-se que a Igreja Internacional da Graça de Deus já reúna 500 mil deles. R.R. Soares também promove sessões de exorcismo em seus templos, mas se abstém de exibi-las no vídeo. 'Se eu pudesse, mostraria. Mas isso assusta o espectador', justifica. Entre as denominações evangélicas do país, a Universal, a Graça de Deus e a Igreja Deus É Amor são as que mais exploram a prática do exorcismo nos cultos para captar fiéis. 'Como a Deus É Amor não usa o espaço da TV e a Graça de Deus evita exibir tais cenas no vídeo, a Universal aposta sozinha na estratégia de caçar encostos', diz Ricardo Mariano, sociólogo da PUC do Rio Grande do Sul e especialista em religiões neopentecostais. A audiência auferida pelo Ibope mostra que a estratégia de R.R. Soares atrai mais audiência. O Show da Fé, visto por 72 mil domicílios na Grande São Paulo, alcançou 1,6 ponto no Ibope no mês passado, três vezes mais que o Coisas da Vida, da Universal, com seus rituais explícitos de exorcismo. Igrejas de massa precisam dominar a televisão para sobreviver. Programas de rádio e televisão religiosos não atraem receita publicitária, mas não há modo melhor de chamar fiéis para os templos - o verdadeiro celeiro de ofertas. Oito em cada dez fiéis que chegam a um templo de Edir Macedo foram cativados pela pregação no vídeo. A cada minuto, o programa da Universal exibe o telefone do SOS Espiritual, que fornece o endereço da igreja mais próxima do espectador. 'A TV é vital para garantir que o crente vá a um templo e lá entregue dízimos e ofertas', diz Regina Novaes, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (Iser). Ainda que impressionem à primeira vista, os transes testemunhados nos templos e nas TVs da Igreja Universal recorrem a truques conhecidos. A começar por uma mensagem sedutora: o pastor diz que o fiel é uma boa pessoa e todo o mal que ele faz ou sofre é causado por um espírito maligno. Quem vive dramas insuperáveis se entrega facilmente à fantasia. 'As pessoas são sugestionadas pela voz autoritária do pastor até atingirem uma espécie de estado hipnótico', diz a psicóloga paulista Denise Ramos. A repetição das orações em voz alta, de olhos fechados, conhecida pela medicina como respiração holotrópica, produz um fenômeno de superoxigenação no cérebro. O resultado é um rebaixamento dos níveis de consciência. Quem está no meio de um agrupamento tomado pela euforia tende a se deixar contaminar pela emoção. Há um mecanismo do sistema límbico do cérebro, o mais básico da área nervosa, que induz a pessoa a se comportar segundo as atitudes da multidão que a cerca. 'É por isso que choramos em comícios ao ouvir o Hino Nacional', compara Denise Ramos. A gritaria dos milhares de fiéis que participam das sessões de descarrego contagia quem está lá carregando conflitos psicológicos. 'O povão não tem acesso à psicanálise. As pessoas procuram esses cultos populares para aplacar seu inferno interior', diz o pastor Mozart Noronha, da Igreja Luterana do Brasil. Pastores e seus auxiliares, chamados de obreiros, aprendem a induzir o transe. 'Quando a pessoa está tonta, fica mais aberta para manifestar os demônios', diz a obreira Aparecida Santos, ex-fiel da Igreja Universal, atualmente na Igreja Internacional da Graça de Deus. Ela ä costuma pôr a mão na cabeça dos fiéis e fazê-la rodar. Outro recurso que funciona é tocar músicas altas no teclado, com acordes bem tenebrosos. 'Porque o demônio não gosta de silêncio', explica a obreira. Aparecida aprendeu as técnicas do exorcismo na Universal, onde passou cinco anos como auxiliar de pastores. Está convencida de que as cenas na igreja são manifestações reais de entidades do mal. 'O diabo está lá mesmo', afirma. Só disco rda dos métodos de sua ex-igreja. 'A Universal expõe muito a privacidade da pessoa.' Nos cultos dos quais participa hoje, Aparecida identifica quem está possesso e o encaminha a um canto da igreja. A Igreja Católica vê as aparições de diabos e semelhantes nos cultos neopentecostais como fraude grosseira. 'É como se fosse um show em que os pastores exibem o diabo subjugado como se fosse um animal na jaula', diz o padre Cleodon de Lima, de 36 anos. 'Se a intenção fosse curar a pessoa, não precisaria mantê-la tanto tempo diante da platéia, sendo ridicularizada.' Até o século XIX, crises histéricas ou casos de dupla personalidade eram interpretados por padres católicos como possessões demoníacas. Com o avanço da ciência, varreu-se o obscurantismo. Na década de 60, o Concílio Vaticano II decretou que apenas alguns sacerdotes, nomeados pela Igreja, poderiam expulsar demônios. Para regulamentar os rituais quase clandestinos, o papa lançou em 2000 um manual oficial de exorcismo. Fez questão de destacar que casos suspeitos devem ser encaminhados primeiro a um psiquiatra. O MISSIONÁRIO Presente em quatro canais da TV aberta, R.R. Soares evita mostrar exorcismos. Seus programas são mais leves, com pregações e depoimentos de fiéis As igrejas evangélicas tradicionais se constrangem com o espetáculo das neopentecostais. 'A mesma cultura do medo que enche os filmes de terror no cinema também funciona para lotar as igrejas', compara o pastor luterano Mozart. Os religiosos criticam a obsessão da Universal pelos atos do demônio e a acusam de deixar Deus em segundo plano. 'A Bíblia diz que Jesus até expulsou alguns demônios, mas nunca fez disso seu ministério', afirma o pastor Israel Belo de Azevedo, reitor do Seminário Teológico Batista. Muitos evangélicos tampouco acreditam que a presença satânica seja corriqueira como prega a Universal. 'O diabo não fica roubando o marido de umas pessoas ou o emprego de outras', ironiza o pastor Ariovaldo Ramos, da Associação Evangélica Brasileira. Boa parte dos freqüentadores da Universal já recorreu a tendas de umbanda ou centros espíritas, onde conheceu o mundo dos transes e das incorporações. Curiosamente, a Universal buscou inspiração nas religiões afro-brasileiras para apimentar seus cultos. Edir Macedo, que foi umbandista, adaptou os rituais do terreiro. Os gestos no descarrego copiam a coreografia dos incorporados em tendas. Os demônios que os pastores combatem e exorcizam confundem-se com as entidades da umbanda, como Zé Pelintra, Pomba-Gira ou Tranca-Ruas. Os objetos mágicos oferecidos também foram retirados dos terreiros (leia o quadro na pág. 74). Arruda com sal grosso são usados para espantar mau-olhado. Alguns pastores adotam o branco, reproduzindo a vestimenta dos pais-de-santo. 'São elementos estranhos ao cristianismo', diz o pesquisador Leonildo Campos, da Universidade Metodista de São Paulo. 'A Universal se aproximou tanto da umbanda que precisa mover uma cruzada contra as religiões afro-brasileiras para se diferenciar', afirma. Mesmo para quem freqüenta os terreiros, a apropriação é esdrúxula. 'Em vez de afastar os demônios, a encenação acaba atraindo-os', acredita a terapeuta holística Joelma Rodrigues, de 33 anos, que até os 12 era fiel da Assembléia de Deus e hoje é umbandista. O teatro da possessão demoníaca é eficiente também porque é divertido. O paulistano Eduardo Oliveira, de 28 anos, tornou-se figura conhecida no palco da Catedral da Fé, megatemplo da Igreja Universal. Incorpora encostos e demônios quase toda semana. 'Não tenho culpa, sou mais sensível que os outros e me entrego com mais facilidade', explica. Oliveira foi batizado na Igreja Católica. Há pouco mais de um ano, abalado pela perda do emprego e pelo fim de um antigo namoro, foi atraído por um programa de TV da Igreja Universal. 'Já experimentei outras ä igrejas, mas, em matéria de libertação, não existe melhor que a Universal: a reza é forte e específica.' Oliveira fecha os olhos, une e aperta as mãos contra o peito. Começa a rezar em voz alta. Um obreiro atento aos fiéis mais exaltados se aproxima. 'Eu ordeno, se manifeste', diz o obreiro, fazendo movimentos circulares com a cabeça do fiel. Oliveira se joga no chão e começa a se debater. 'Minha perna fica bamba, meus braços amolecem, quando dou por mim estou no al tar', diz. Na guerra aos encostos, os pastores da Universal pegam carona no trabalho catequizador da própria Igreja Católica brasileira, que durante séculos trabalhou para associar as religiões africanas trazidas pelos escravos a práticas abomináveis de magia negra. Agora isso está enraizado no imaginário popular nacional, que tem uma relação ambígua com essas tradições africanas. Ao apelar para essa velha briga, Edir Macedo retoma a retórica dos anos 70, quando fundou sua igreja. É um reposicionamento do líder neopentecostal desde a malsucedida empreitada contra os católicos, na década de 90. Quando o bispo Sérgio Von Helde, da Universal, chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1995, as críticas vieram dos próprios fiéis de Macedo. Afinal, 70% deles convivem bem com o catolicismo, segundo uma pesquisa do Iser. O mesmo estudo mostra que 90% dos pentecostais associam as religiões afro-brasileiras ao demônio. 'Vemos um exército evangélico atacando de forma sistemática comunidades afro-brasileiras, que nem têm como se defender', aponta a pesquisadora Mariza Soares, da Universidade Federal Fluminense. O apelo do demônio é forte porque atende a uma grande camada da população que vive imersa em superstições. O neopentecostalismo se desenvolve nos extratos mais pobres da população. Pesquisas revelam que um terço dos fiéis sobrevive com menos de dois salários mínimos, 68% não passaram do ensino fundamental e um em cada dez é analfabeto. Em geral, acreditam em magia negra e forças ocultas. 'O povo acha que o demônio está por aí, agindo através dos incautos', diz a antropóloga Regina Novaes, do Iser. Jogar a culpa por tudo que há de errado no demônio é uma solução confortável para quem busca alívio nos cultos. As conseqüências podem ser perigosas. 'A pessoa sai da igreja acreditando que não tem responsabilidade moral pelos erros que comete', diz o pastor evangélico Ariovaldo Ramos. O crente também fica convencido de que possui uma personalidade frágil e influenciável. 'Ele está pronto para ser manipulado por qualquer líder espiritual que se apresente como solução. Escapa dos vícios para virar escravo desses pregadores', acusa. O TEATRO DA POSSESSÃO Como os pastores empregam técnicas e truques para induzir o fiel a entrar em transe nas sessões de exorcismo TRILHA SONORA O tecladista executa melodias leves nos momentos de alusão a bênçãos divinas. Mas, quando o pastor menciona as ações do demônio e de espíritos malignos, ouve-se uma sucessão de acordes pesados, que lembram filmes de terror ILUMINAÇÃO Em alguns cultos realizados à noite, os pastores apagam as luzes principais da igreja. Envoltos na penumbra, os fiéis ficam mais sugestionáveis. Os pastores também pedem às pessoas que fechem os olhos ROTEIRO Para evocar os demônios, os pastores fazem orações repetitivas. A mente humana tende a aceitar como verdadeiras as frases proferidas sucessivamente, em tom de autoridade e num ambiente emocional COREOGRAFIA Os obreiros apertam e balançam a cabeça ou o corpo do fiel em movimentos circulares. A tontura e a falta de apoio no chão são fatores que induzem o transe FIGURAÇÃO O burburinho das pessoas rezando e gritando rebaixa os níveis de consciência de fiéis suscetíveis. Quem está no meio de uma multidão é influenciado pelas emoções dos indivíduos ao redor ADEREÇOS As igrejas usam símbolos que tocam as emoções dos fiéis. Os pastores incentivam-nos a trazer objetos de valor emotivo como fotografias de parentes, currículos impressos e carteira de trabalho para ser abençoados SONOPLASTIA Em algumas igrejas, junto com a música, são reproduzidas gravações de gritos e sons de assombração. Esses ruídos estimulam o inconsciente das pessoas em transe a considerar real aquela manifestação Apetrechos do culto Objetos mágicos que embalam as 'sessões de descarrego' Para apimentar os cultos de exorcismo, os pastores da Universal distribuem objetos com supostos poderes. Para consegui-los, o fiel vai ao altar e promete fazer ofertas generosas. PEDRAS Não é só com reza que se atacam encostos. Os fiéis recebem pedras para jogar em Golias, boneco gigante que ocupa o altar da Catedral da Fé, em São Paulo LIMPEZA Sabonete de arruda é a promessa do pastor para livrar o corpo de impurezas. O suvenir é distribuído no ritual de descarrego ÓLEO O frasco com azeite bento é agitado para afastar 'maus-olhados' PROTEÇÃO O sal, que vem em pratos plásticos, é usado para 'purificar' o local de trabalho e o lar DÍZIMO Fiéis pegam o envelope vazio e têm de devolvê-lo cheio na semana seguinte. Exigem-se pelo menos R$ 30 por mês A ciência dos transes Como a psicanálise e a antropologia desvendaram os mecanismos que alimentam as possessões Transes religiosos são registrados desde a Grécia antiga, quando sacerdotisas diziam receber espíritos em rituais inspirados por música e vinho. Mas essas manifestações só começaram a ser desvendadas pela ciência no fim do século XIX, com o surgimento dos primeiros estudos em psicologia. Em 1862, o neurologista francês Jean-Martin Charcot (1825-1893) instalou-se no Hospital Salpêtrière, em Paris, convencido de que as visões de espíritos vivenciadas por alguns pacientes eram causadas por males do sistema nervoso. Para tratá-los, aperfeiçoou a técnica de induzir a pessoa ao estado de transe por meio de hipnose. Os recursos empregados, baseados na repetição de luzes ou sons, desmontaram a aura sobrenatural que cercava as possessões. Um de seus alunos, Sigmund Freud, também se interessou pela hipnose. Mas foi o suíço Carl Jung quem se dedicou a teorizar de onde vêm os 'maus espíritos' que atormentam as pessoas. Segundo ele, essas figuras aterrorizantes são imagens gravadas coletivamente na mente humana. Batizados de arquétipos, acompanham a humanidade há milhares de anos. 'O diabo, que os fiéis da Universal acreditam incorporar, é uma dessas imagens e representa forças destrutivas dentro da própria pessoa', diz a psicanalista Aurea Roitman. 'Já o chifre e o rabo são adereços acrescentados pelo imaginário cristão.' Enquanto os fundadores da psicologia descreveram como se induz um transe, foram os antropólogos que teorizaram sobre a função das possessões e dos exorcismos. Os missionários religiosos e médicos que viajaram para a África ou investigaram territórios dominados pelos índios nas Américas ficaram fascinados pelas cerimônias dirigidas para que alguns participantes recebessem os espíritos. A partir dessas narrativas, o filósofo francês Emile Durkheim (1858-1917), um dos fundadores da sociologia, foi um dos primeiros a teorizar sobre a função dos transes. Analisou em 1912 o papel do descarrego primitivo para garantir a unidade da tribo. 'Os exorcismos têm a função de provar a existência de um agente sobrenatural capaz de punir os delinqüentes, por mais poderosos que sejam', explica o antropólogo
Scott Atran, da Universidade de Michigan."Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem." Sl139:14Spurgeon - "Eu não ousaria usar uma coroa de ouro na terra onde o meu Senhor usou uma coroa de espinhos".



01 _ IGREJA UNIVERSAL

Camila _ 02/04/2003 Eu li esta matéria assim que ela saiu porque infelizmente meu pai não é convertido e assina esta revista. Mas não me importo com nenhum tipo de comentário quanto à Igreja... É assim mesmo quando a Igreja é de Deus mesmo... Que Deus abençoe a pessoa que escreveu a matéria, aos responsáveis pela revista e possa quebrantar os seus corações... Independente de qualquer coisa são almas para Jesus... Nós devemos sempre abrir os olhos, vigiar, mas tem certos tipos de comentários, reportagens e matérias que não valem nem a pena... Fiquem com Jesus...

= = = =

MINHA IDA À IGREJA UNIVERSAL
Texto de Diogo Mainardi.
Publicado na Revista Veja, edição de 19 de março de 2003, página
111.

"Quer ficar rico? Junte-se à corrente da prosperidade da Igreja
Universal. Na segunda-feira, às 7 da noite, o templo de Ipanema estava
lotado para a reunião dos empresários. Nenhum dos presentes tinha um
aspecto propriamente empresarial. Reconheci dois fiéis: a moça do pão de
queijo e o rei das embaixadinhas, que apresenta seu espetáculo futebolístico
pelas ruas do bairro. Inicialmente, o pastor Wendell explicou que Deus é
dono de todo o ouro e de toda a prata do universo, e que é inaceitável que
seu povo não possa usufruir plenamente desse tesouro. A miséria, segundo
ele, é obra do demônio, que assola a vida econômica do país, fecha as portas
do comércio, espalha o olho gordo e incute o espírito de derrota nos
vendedores de planos de saúde. Para afastar o ser maligno, o pastor Wendell
conclamou seus auxiliares, os obreiros e as obreiras, a formar um túnel de
fogo. Imediatamente, os obreiros, de gravata, e as obreiras, com o uniforme
da Viação Cometa, dispuseram-se em duas filas, uma de frente para a outra, e
entrelaçaram as mãos, como numa quadrilha.
Os fiéis, agitando sobre a cabeça carteiras de trabalho, talões
de cheques sem fundos, carnês com prestações vencidas e, no caso do rei das
embaixadinhas, uma bola de futebol, começaram a atravessar o túnel de fogo,
enquanto o pastor Wendell, acompanhando pelo órgão eletrônico, se exaltava:
"Deus responde! O Teu povo merece melhorar de vida! O Senhor prometeu"!.
À saída do túnel de fogo, os fiéis juram escrever setenta vezes
o próprio nome numa folha de papel. Depois os obreiros passaram pelos
bancos ungindo com vaselina os pequenos cetros de latão que todos os devotos
da Igreja Universal possuem. Esses cetros de latão, assegura o pastor
Wendell, funcionam como varas de condão: "Aponte-o para a casa de seus
sonhos e ela será sua! Aponte-o para sua loja e ela ficará cheia de
clientes". Quem não acredita nesses milagres precisa assistir com mais
assiduidade à TV Record. Outro dia, uma senhora testemunhou que estava à
beira da morte, com câncer terminal. Ela se filiou à Igreja Universal e o
câncer sumiu. O site da Igreja Universal oferece outros exemplos do gênero.
Oferece, igualmente, receitas para clarear os pêlos das pernas e notícias
sobre padres católicos condenados por pedofilia.
Se a primeira parte da reunião dos empresários foi dedicada a
melhorar as finanças dos fiéis, a segunda buscou uma compensação para os
cofres da Igreja Universal. O pastor Wendell mandou colocar quarenta Bíblias
no altar, e pediu que quarenta fiéis lhe entregassem um mínimo de 10 reais
cada um, "mesmo que fossem seus últimos 10 reais". Não foi fácil. O pastor
Wendell precisou suplicar por 23 minutos para angariar os doadores,
suspeitando, inclusive, que houvesse um demônio entre nós. Um dos trunfos
da Igreja Universal é a incorporação das técnicas dos programas de
auditório. Os pastores sempre invocam aplausos para Jesus Cristo, como num
show de calouros. O outro trunfo é a absoluta falta de pudor para tratar o
dinheiro. Os pastores exigem que o dízimo seja calculado sobre o salário
bruto, não sobre o líquido. E, como no boteco da esquina, aceitam até
vale-transporte. Essa gente, agora, compõe a base parlamentar do governo
Lula. Os petistas não tem a menor chance com eles".

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm