www.uniaonet.com/espigreja.htm História do Metodismo
Um pouco da História da Igreja Metodista
O Metodismo, nome derivado do "método" com que os estudantes da Universidade de Oxford organizaram suas vidas, surgiu na Inglaterra no século XVIII, como fruto de uma marcante experiência religiosa, pela qual passou o Reverendo João Wesley. A Igreja Metodista, que hoje é uma das maiores Igrejas evangélicas do mundo, nasceu como um movimento de renovação da Igreja Anglicana. A João Wesley e a seu irmão Carlos, juntaram-se outras pessoas, todas elas imbuídas do mesmo propósito: transformar a Igreja e a sociedade inglesas, espalhando a santidade bíblica por toda a terra. Os efeitos imediatos desse movimento de renovação se fizeram perceber nitidamente na realidade social e política daquele tempo, pois a alguns dos mais angustiantes problemas que afligiam o povo, os primeiros metodistas procuraram dar resposta. Questões como a desassistência dos filhos dos mineiros de carvão, bem como a escravidão de seres humanos são apenas algumas das muitas questões que podem ser mencionadas, quando se pretende expressar a intesidade dessa preocupação. Especialmente importante foi a presença evangelizadora dos metodistas na Inglaterra do século XVIII, não somente nessa época, mas também até os dias atuais. A começar por seu fundador que, na impossibilidade de pregar o Evangelho num templo da Igreja Oficial, ocupou o túmulo de seu próprio pai e fez dele seu púlpito para falar da boa nova de salvação. Os metodistas têm enorme desejo de levar adiante a mensagem de Cristo - O Evangelho do Reino de Deus. Sobre cada um deles pesa a urgente chamada de anunciar, a tempo ou fora de tempo, a redenção da humanidade por meio de Jesus Cristo. A salvação que Deus opera no coração crente, por meio de Cristo, é compreendida pelos metodistas, todavia, de uma forma integral: compreendem que Deus quer redimir a pessoa como um todo; é exatamente por isso que os metodistas têm se empenhado no mundo inteiro por edificar templos para a Pregação da Palavra libertadora de Deus, mas, também, criam instituições sociais, a fim de dar continuidade, desta forma, à mensagem redentora do Evangelho. Hoje, pode-se contar um amplo número de creches, asilos, orfanatos, hospitais, escolas e universidades, entre outros, que os metodistas têm edificado pelo mundo inteiro. O Metodismo, como organização religiosa, chegou ao Brasil vindo dos Estados Unidos da América em princípios do século XIX, mais especificamente 1835, por obra do Reverendo Fountain Pitts; a este somaram-se os Pastores Daniel Kidder e Justin Spaulding com seus respectivos familiares. O trabalho missionário sofreu, entretanto, uma interrupção, sendo continuado, somente, depois da guerra civil norte-americana por meio dos Missionários Junius Newman e João J. Ramson, os quais fundaram uma missão em 1876 na cidade do Rio de Janeiro. A Igreja Metodista passou a ser autônoma da Igreja mãe em 1930, quando foi declarada oficialmente sua autonomia. Quatro anos depois, foi eleito o primeiro bispo brasileiro: o Reverendíssimo Bispo César Dacorso Filho. Hoje, contam-se cerca de 120 mil metodistas
em todo o Brasil, dos quais 53 mil residem na área do Estado do Rio
de Janeiro (1ª Região Eclesiástica), presidida pelo Bispo Paulo Tarso
de Oliveira Lockmann.
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Ministerio Estandarte Dev. Semanal - Devocional Diario - Artigos & Estudos - Web Evangelismo - Grupo de Oracao - Grata Nova Os 300 anos de John Wesley
Renata Oliveira O ano era 1743. Um grande grupo de mineiros,
provenientes das áreas carentes de Cornwall, região norte da Inglaterra,
cercava uma casa. O interessante é que eram 3h da madrugada. A razão
de estarem naquele lugar era a seguinte: o homem que ali dormia havia
prometido que às 5h realizaria um culto, onde pregaria a respeito
da graça de Deus. Temerosos em perder a hora, os mineiros e suas famílias
chegaram antes e começaram a entoar hinos de louvor a Deus. John Wesley
levantou-se e pregou-lhes sobre o texto de Atos 16:31. O título da
mensagem era Crede no Senhor Jesus Cristo, e sereis salvos.
O episódio está registrado no diário pessoal de John Wesley, o grande pregador do século 18, a quem é creditada a formação do movimento e, posteriormente, da Igreja Metodista. Ele nasceu no dia 17 de junho de 1703 e, neste ano, metodistas do mundo inteiro estão comemorando os 300 anos de John Wesley. “Um homem completamente apaixonado pelo Senhor Jesus”, declara o bispo Paulo Lockman, presidente do Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe. Um tição arrebatado do fogo
Em 1709, quando tinha apenas seis anos,
John Wesley teve uma experiência que levou sua mãe Suzana Wesley a
acreditar que sua vida seria poderosamente usada por Deus. A casa
de Epworth, onde ele também nasceu, foi tomada por um incêndio que
a destruiu completamente. Na ocasião, o pai – Samuel Wesley – auxiliado
por uma empregada, retirou as crianças de seus quartos. Suzana, por
três vezes, tentou entrar novamente na casa para ver se todos os filhos
haviam sido salvos.
Na hora da revista, um golpe, o pequeno
John não estava lá, mas dormia em meio ao fogo. Quando todos se ajoelharam
do lado de fora para encomendar a alma do menino a Deus, ele apareceu
em uma das janelas, acenando. Um dos vizinhos subiu nos ombros do
outro e conseguiu salvar-lhe a vida. Deste momento em diante, sua
mãe entendeu que havia um propósito muito especial na vida de seu
filho.
A experiência marcou a vida de John Wesley.
Em 1755, acometido de uma grave tuberculose e pronto para receber
a morte, ele escreveu o seu próprio epitáfio: "Aqui jaz o corpo de
John Wesley, tição arrebatado do fogo: morreu de tuberculose aos 51
anos de idade, sem deixar, ao morrer, depois de pagas as sua contas,
nem dez libras; sua oração era: Deus, tem misericórdia de mim, servo
inútil”. A mensagem teve que esperar até o dia 3 de março de 1791,
quando Wesley realmente faleceu.
Os metodistas
Alguns biógrafos defendem que, se John Wesley foi o pai do Metodismo, Suzana certamente foi a mãe. Citada por inúmeras vezes no diário de Wesley e nas biografias mais prestigiadas do pregador, ela dedicou sua vida piedosa na criação dos filhos. De família puritana, casou-se com Samuel, um pastor anglicano que tinha no ministério a sua grande realização pessoal. John Wesley foi criado de uma forma simples
e, devido aos bons relacionamentos que seu pai, como pastor, cultivava,
foi admitido na Charterhouse School, em Londres, no ano de 1714. Seis
anos mais tarde, ele ingressou no Christ Church College, um dos melhores
estabelecimentos de cultura superior entre todos os internatos que
formavam a Universidade de Oxford.
Em 1725 foi ordenado diácono, o que na
Igreja Anglicana – a religião oficial da Inglaterra – é a primeira
das ordens sagradas a ser concedida. Foi nesta época que recebeu de
sua mãe uma carta, respondendo aos questionamentos do filho sobre
que carreira seguir. Suzana não lhe mandou ser pastor, apenas orientou-lhe
a ter certeza da salvação, o que lhe seria o mais importante em toda
a sua caminhada. As palavras de sua mãe iniciaram a maior de todas
as crises: como ter a certeza da salvação?
Em 1726, recebeu o grau de Mestre em Artes
(ou Humanidades) e, no ano seguinte, foi ser pastor auxiliar de seu
pai em Epworth. Em 1729, no entanto, voltava a Oxford, onde permaneceria
por mais seis anos em um período desfrutado ao lado de seu irmão Charles
e de outros companheiros com quem desenvolvia uma vida piedosa. Seus
sermões eram cheios de conhecimento, mas não disfarçavam a ausência
de uma experiência de conversão.
Os dois irmãos se juntaram a homens muito
fervorosos, como George Whitefield. Juntos, eles formavam uma espécie
de sociedade, na qual se comprometiam a orar, jejuar, comungar e zelar
pela vida ministerial uns dos outros. Nessa época, foram chamados
pela primeira vez de metodistas, pois desenvolveram, de acordo com
seus observadores, um método para atingir a santidade.
O coração aquecido
Movido pelo desejo de ter uma experiência
real, Wesley embarcou para a Geórgia, nos Estados Unidos, em 1735
a fim de trabalhar como missionário. Acreditava que, de tanto pregar,
se converteria. As experiências, no entanto, não corresponderam as
suas expectativas, apesar de ter sido muito bem recebido e ter realizado
um bom trabalho. Ele voltou a Londres dois anos depois.
No dia 24 de maio de 1738 aconteceu o que
os metodistas de todo o mundo comemoram até hoje como o Dia do Coração
Aquecido. O episódio marca o encontro com Deus, tão esperado por Wesley.
Ele comparou sua experiência à do apóstolo Paulo, que – como ele –
não tinha encontrado Deus em sua vida religiosa. “Resolvi”, disse
ele em seu diário dias antes, “buscar incansavelmente essa graça,
renunciando por completo toda a confiança, total ou parcial, em minhas
próprias obras ou em minha própria justiça que foi (ai de mim!) até
antão o único alicerce das minhas esperanças, e a dedicar-se a pedir
com orações incessantes a fé que justifica; esse abandono completo
de mim mesmo na virtude expiratória do sangue de Cristo derramado
por mim; essa confiança nele como meu Cristo, minha justificação,
minha santificação, minha redenção”.
O próprio Wesley vai dizer que sua experiência
de conversão teve uma relação direta com a aproximação dos morávios,
uma sociedade alemã, que herdara da Reforma empreendida por Lutero
o desejo de cultivar a graça em lugar dos ritos. Influenciado por
eles, Wesley começou a pregar nas igrejas não mais aqueles sermões
acadêmicos e cheios de forma como antes. Mas de um jeito fervoroso.
Até suas orações, que obedeciam a uma coerência teológica tornaram-se
clamores apaixonantes.
O homem de multidões
Não demorou muito, entretanto, para que os clérigos da Igreja Anglicana se levantassem contra as mudanças de Wesley. Os convites para pregação diminuíram até não ocorrerem mais, e aqueles que já estavam agendados começaram a ser cancelados. O mesmo acontecia com seu irmão, que também fora impactado por uma experiência semelhante. Nessa época, reencontraram Whitefield,
que iniciara um ministério de pregações nas praças. Tendo começado
um trabalho na cidade de Bristol, conhecida pelas fábricas, Whitefield
convidou John Wesley a assumir os mineiros que haviam se convertido
e não encontravam nas igrejas tradicionais um local receptivo para
desenvolverem sua fé.
Em 1739 começava o movimentos das pregações
nas ruas pelas principais cidades do país. É importante lembrar que,
nesta época, a Inglaterra vivia um período de decadência moral e,
obviamente, espiritual. De cada dez construções, seis eram tabernas,
as quais serviam homens que viviam largados pelas sarjetas. A corrupção
das autoridades, a exploração dos mais pobres e a degeneração dos
sacerdotes compunham o quadro daquela geração. A esta pessoas pregava
John Wesley, chamando-as ao arrependimento. Nos cultos, muitos eram
tomados por gemidos e choros. Pessoas caíam e se apavoravam diante
da condição de pecado em que se descobriam. As celebrações avivadas
presididas por Wesley são consideradas as grandes precursoras dos
movimentos pentecostais do início do século 20.
As conversões aconteciam em grande quantidade,
nos cultos. O público, que poderia variar de 2 mil a 10 mil pessoas,
ouvia atentamente e sedento às mensagens. Logo, houve a necessidade
de organizar as chamadas sociedades metodistas. Assim como o apóstolo
Paulo, Wesley desenvolveu um sistema de visitas e acompanhamento pastoral,
que não permitia aos novos convertidos desgarrar-se da fé. Ele também
construiu escolas para os filhos do mineiros e abriu espaço para o
chamado Ministério Leigo. Na falta de pastores anglicanos que aceitassem
o desafio de discipular tanta gente, foi necessário que aqueles sem
formação acadêmica, apenas espiritual, assumissem a liderança dos
pequenos grupos. Todos foram divididos em células.
O alto preço
Tantas foram as conquistas que, em 1744,
aconteceu a primeira Conferência Metodista. Durante uma semana, os
principais líderes do movimento se reuniram não para redigir documentos
e organizar hierarquias. O propósito do encontro era trabalhar a visão
de Deus para aquele ministério e uma forma cada vez mais eficaz de
atender aos membros que não paravam de chegar.
Alto foi o preço pago pelos irmãos Wesley
por levarem adiante um movimento que começou a ameaçar a posição da
Igreja Anglicana. Prisões, açoites, calúnias, injúrias, destruição
dos templos, perseguição por onde fossem foram alguns dos desafios
que os primeiros metodistas tiveram que enfrentar.
Mas não apenas isso. John Wesley enfrentou
inúmeras privações também em sua vida pessoal. Depois de três decepções
sentimentais (duas em sua juventude e uma depois dos 40 anos), ele
resolveu se casar com Marie Vazeille, uma jovem viúva de posses, em
1750. Apaixonada pelo pregador, ela comprometeu-se a ajudá-lo em seu
ministério. Todavia, o ciúme doentio que nutria pelo marido levou
o casamento a um triste fim.
Sozinho, ele continuou seu ministério.
Acredita-se que, até sua morte, em 1791, Wesley pregou, em média,
mais de 800 vezes por ano.
www.metodista.com _ Igreja Metodista , Sexta Região Paraná e Sta. Catarina
21/12/04 ... Novidades no site Últimas edições do Noticias da Sexta e do Suplemento Integração Decisões da COREAM, Calendário Regional, Datas Comemorativas, Cursos do Cemetre, Formação Continuada e muito mais. 30/11/04 Advento – É “Deus se agachando!”. “Cristo Jesus, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens...” Filipenses 2.5-7. Há alguns meses atrás conversava com uma irmã que usava uma cadeira de rodas. Sem outra cadeira por perto, por alguns minutos insisti em falar com ela em pé. Depois de algum tempo, entretanto, percebi que se me agachasse, a conversa ficaria mais confortável. Quando fiz isso, a irmã logo respondeu: “Assim fica melhor, meu pescoço já estava doendo. Agora estamos no mesmo nível”. Parece que as crianças também gostam quando pessoas adultas se agacham para falar com elas .... Veja no site : Agenda Episcopal , Ação de Graças (o dia) ou Ação de Graças (a atitude)? , II Encontro Regional de Escola Dominical , Últimas Notícias Retiro de Jovens em Maringá = = = 29/10/04 _ Igreja Metodista Sexta Região Encorajamento : Barnabé é um dos meus personagens bíblicos favoritos. Sua presença no Novo Testamento é singular: Nenhum livro da bíblia foi escrito por ele. Não temos o texto de nenhum sermão pregado por ele. De fato, não temos no Novo Testamento nem mesmo uma citação atribuída exclusivamente a Barnabé. Toda a informação que temos a respeito dele é biográfica e muito breve. Novidades.. Agenda Episcopal ... Carta do Colégio Episcopal sobre o movimento G12 . .. Fotos do Ministerial Regional . . .Últimas Notícias . . Novas edições www.metodista.com _ 29/06/05 Pronunciamento da Igreja Metodista pela superação
da corrupção no País
Nós, bispos e bispa integrantes do
Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil viemos a
público, com pesar, para manifestar nossa profunda preocupação
com os recentes acontecimentos que têm marcado a vida do País
a partir de denúncias de corrupção por parte de lideranças
políticas e empresariais.
O caso da corrupção nos Correios, divulgado
semanas atrás, foi um trampolim para a denúncia de um caso
de corrupção seriamente mais grave dentro do Congresso Nacional,
envolvendo setores do governo federal: o caso conhecido como “Mensalão”.
. .
17
Apr 2006 _ INFORMATIVO DA IGREJA METODISTA
LIVRE NO BRASIL
.
CONCÍLIO CENTRO OESTE ENCONTRO - Foi realizado no dia 15 de abril o terceiro encontro das Igrejas Metodistas Livres do Centro Oeste. Foram momentos de informação, Intercessão, Adoração e Comunhão. Na ocasião tivemos a missionária HOPE trazendo uma visão sobre Missões Mundiais Metodista Livre, a Pra. Mira trazendo a mensagem sobre o tema ADORAÇÃO, e grupos conduzindo o povo em louvor (Grupo da Comunidade Evangélica da Paz, Grupo da IMEL Central e Ministério YADAH da IMEL CPA II) _______________________________ CONGREGAÇÃO CONCILIAR DE SINOP Pr. Joel É um grupo muito unido e tem estabelecido metas bem definidas de desenvolvimento: Þ Adquiriram dois lotes, Þ Já tem o projeto de construção aprovado, Þ Dentro do projeto iniciaram a construção da casa pastoral. ______________________________ LUZIÂNIA É uma IGREJA que está caminhando de maneira segura e constante. Þ Está com duas congregações estabelecidas, sendo: Uma no bairro de Luziânia e outra na cidade de Patos de Minas. Þ Sua dinâmica de crescimento está baseada em: Grupos Familiares, Discipulados e Equipes de Ministérios. Þ Outro ministério eficaz na Igreja é o REVER - Restaurando Vidas e Edificando Restauradores. Þ Seus líderes estão envolvidos com o MAPI - Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas. Þ No templo está funcionando um seminário teológico inter-dedominacional. ________________________ IMEL CENTRAL em CUIABÁ Prs. Marinho e Mira Esta comunidade também tem a visão de desenvolvimento baseado nas ferramentas do MAPI, ou seja, Grupos Familiares, Discipulados, Equipes de Ministérios, REVER, Pastoreio de Pastores, e missões. Þ Cuida da CONGREGAÇÃO de GUAJARÁ MIRIM - Que a exemplo de SINOP, já adquiriu dois lotes no centro da cidade e busca recursos para a construção do seu templo. Þ A IMEL Central de Cuiabá está procurando recursos para a compra de um terreno e construção do seu templo. __________________________ IMEL da MORADA DA SERRA - CPA II Prs. J.Carlos, Jonas, Peterson É a primeira Igreja Metodista Livre do Centro Oeste. Está também desenvolvendo o ministério baseado nas ferramentas do MAPI, ou seja: Treze Ministérios, Grupos Familiares, Discipulado, REVER, e apoio Missionário. Cuida de três congregações: Þ Altos da Glória- Já tem templo próprio e está prestes a se tornar Igreja Plena. Þ Agrovila das Palmeiras - Uma vila que surgiu em função de um presídio agrícola. A nossa congregação ali enfrenta muitos desafios, mas temos experimentado vitórias da parte de Deus. Þ Dr.Fábio - É a mais nova congregação da nossa Igreja, mas tem demonstrado uma boa dinâmica de desenvolvimento. Þ Está funcionando nas dependências do templo, uma extensão da Faculdade de Teologia Metodista Livre de S.Paulo. __________ MOTIVOS DE ORAÇÃO o Equipes VISA para as Congregações de SINOP e GUAJARÁ MIRIM. o Recursos para compra de terrenos para: IMEL CENTRAL, CONG. DR. FÁBIO, o Expansão da Igreja até as cidades: RONDONÓPOLIS, VARZEA GRANDE, LUCAS DE RIO VERDE, SORRISO, VALPARAISO, TAGUATINGA, o Obreiros para estarem assumindo os novos campos. o Salvação de almas. (Via_PCorrea/SBC) 22 Jul 2006 _Igreja Metodista Livre Terceira
Escola de oração
(Livro:Como Desenvolver Uma Vida Poderosa
de Oração – Gregory Frizzell)
“Senhor Jesus, ajuda-me a fazer
do nosso relacionamento a prioridade
principal da minha vida. Ajuda-me a não colocar as atividades e ministérios à frente do relacionamento de amor contigo. Que eu nunca fique tão ocupado com as
Tuas coisas que eu não tenha tempo para Ti”
Sumário do Treinamento
08:00 hs - LOUVOR
08:15 hs- Vida poderosa de oração é para
todo crente:
. Aprendendo a ver a oração do ponto
de vista de Deus.
. O que Deus quer que você obtenha através
da Oração eficaz.
. A graça de Deus se manifestando através
da oração.
. Não se contente com nada menos.
Três fundamentos básicos de uma vida
poderosa de oração:
.1 – Você precisa ver o tempo de oração
diária como um relacionamento
com Deus e não como um dever ou uma disciplina legalista. .2 – Você deve fazer um compromisso absoluto
(inegociável) de gastar um
tempo consciente e significativo a sós com Deus em oração ininterrupta. .3 – Uma vida poderosa de oração requer
um “treino equilibrado”nos cinco
tipos de oração. Entendendo os tipos básicos de oração.
Diretrizes práticas para a oração poderosa.
(EM GRUPOS PEQUENOS – Perg . da pg.54)
09:15 – Cinco fases de uma vida poderosa
de oração
FASE UM: Aproximando-se de Deus através
do louvor e da ação de graças
diários. FASE DOIS: Purificando-se diante de Deus
“O Caminho da Santificação” –
Sete categorias de pecados a serem confessados:
1. Pecados de
pensamento.
2. Pecados de atitude. 3. Pecados de palavra. 4. Pecados nos relacionamentos. 5. Pecados de ação. 6. Pecados de omissão. 7. Pecados de autocontrole e autoconfiança. FASE TRÊS: Como fazer orações dinâmicas
de petição. A- Ore regularmente
utilizando o fruto do Espírito Santo e peça a Deus que desenvolva a imagem e a santidade de Cristo dentro de você. B-Ore regularmente através das Bem-Aventuranças e peça a Deus que molde você a que apresente essas características (Mt.5:1-10). C-Ore regularmente através de outros traços de caráter contido nas Escrituras (além do fruto do Espírito e das Bem-Aventuranças) (EM GRUPOS PEQUENOS – Perg. Da pg. 107-
Tenham um momento de oração)
10:15 hs - Intervalo
10:30hs – FASE QUATRO: Vida poderosa
em intercessão.
- Qual é o enfoque da minha intercessão?
-Como posso fazer orações de intercessão
“Específicas”?
- Doze orações específicas para sua Igreja.
-Dez orações específicas para avivamento
e despertamento espiritual
(Igrejas, cidades e nações devem orar por isto). FASE CINCO: Ouvindo a voz de Deus através
da meditação.
- Dicas práticas para a meditação diária.
Uma breve palavra sobre o jejum.
Um guia prático de oração diária
1. Comece com
um período de louvor e ação de graças.
2. Continue com confissão e arrependimento. 3. Orações de petição pessoal. 4. Oração de intercessão. 5. Meditação e avaliação. _________________________
Desafio: reunir-se em grupos de
oração semanalmente até o próximo encontro.
Orlando Carrafa dos Santos
_ 20/06/07 vídeos de pregação grátis e
Dia Nacional de Oração Contra o Câncer Nos domínos
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Cultivando as Bênçãos de Deus
Igreja Central de Cachoeiro do
Itapemirim -ES
Pr. Elon Martins - Título: O que
é preciso fazer para Deus realizar um Milagre
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Bispo Roberto Alves: Dinâmica da
Ceia do Senhor
Presidente da 4a Região Eclesiástica
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Pr. Carlos Eduardo de Castro -
Título: Uma Aliança com Deus Eterno
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