www.uniaonet.com/espigpresb.htm
Informações Recebidas que envolvem a Igreja Presbiteriana Pr. Ashbell, Graça e Paz! Grato por ter adicionado meu e-mail à sua lista. Gostaria que me ajudasse numa dúvida: Qual a posição da igreja (existe alguma decisão?) sobre relação estável. Mandei uma pergunta para o site da IPB há algum tempo mas não obtive resposta e gostaríamos de resolver uma situação o mais breve possível. 1) Até o ano passado, quando alguém se convertia e passava pela classe de primeiros passos, se não fosse civilmente casado(a), aconselhávamos a que regularizasse a situação para então realizar o casamento. 2) Tem um jovem da igreja, membro, que está vivendo com uma moça que já tinha um filho adolescente e agora o casal teve um filho. A moça se entregou pra Jesus mas eles ainda não se casaram civilmente. Ela pode ser recebida pela profissão de fé e batismo? Abração _ Sérgio - - - Caríssimo
Pastor.
A luz das decisões da Igreja Presbiteriana do Brasil nos seus Concílios, fica evidenciado através da resolução SC-90-173 – que o SC revocou o item 2 inciso 3 das determinações contidas na Resolução SC-86-026, que afirma: “Admissão ainda que excepcionalmente à comunhão da Igreja, a critério e juízo do respectivo conselho, que também poderá apreciar outros casos semelhantes, com zelo, carinho e seriedade cristã, de pessoas não casadas civilmente ou por impossibilidade jurídica, desde que esteja vivendo em harmonia como se casados fossem, gozando de boa reputação e freqüentando regularmente a comunidade, período nunca inferior a dois anos ou tempo satisfatório pelo Conselho da Igreja que decidirá, em cada um dos casos acima, segundo os princípios estabelecidos na Confissão de Fé da IPB, dos bons costumes, face à sã moral, sempre precedido de ampla avaliação.” Cessou toda e qualquer possibilidade de receber como membros da igreja, seja por profissão de fé, profissão de fé e batismo aqueles que não contraíram civilmente o matrimônio. Portanto no que rege ao Sistema Jurídico Brasileiro, um aspecto relevante do Código Civil, é o tratamento que se dá a questão da união estável, do concubinato puro, ou seja, união não adulterina e não incestuosa entre homem e mulher que convivem sob o mesmo teto há tempo razoável, sem casamento, duradoura, contínua com intenção de constituir família. O Código Civil trata do assunto nos artigos 1.723 a 1.727, reiterando o disposto contido na CFRB/88, § 3º, do artigo 226 e na lei 9.278 de 1996 que equiparou, colocou em pé de igualdade, a união estável e a família. Em outras palavras, para a Constituição Federal e o Código Civil, a idéia de família – marido, mulher e filhos, - não, necessariamente, necessita passar pelo casamento. Bastou a união entre homem e mulher com as peculiaridades descritas acima e tem-se uma família, pronta e acabada, independente de casamento. Já a Natureza Jurídica casamento é tratado pelo Código do artigo1.511 ao artigo 1.582. Assim, a união estável é entidade familiar prevista na CFRB/88 e ratificada pelo Código Civil, protegida pela lei. Vejamos como exemplo: um casal que convivendo maritalmente há anos, com filhos, residindo sob o mesmo teto, partilhando da vida em comum, contudo, sem serem casados, postularam perante um colega pastor o direito que entendiam fazer jus de deles tornarem-se membros, inclusive participarem da Santa Ceia do Senhor e etc., alegando estarem amparados pela lei da união estável e, por tal razão, a união sexual havida entre o casal inclusive, não se tratava de ato espúrio e antibíblico já que estavam submetidos a regime familiar previsto e protegido pela legislação brasileira. Bem, nós ficaríamos em situação muito difícil, haja vista que a IPB na atualidade não reconhece a união estável e não há nenhum disposto ao contrário, isto é, depois da promulgação do Código Civil, não subiu a SC da Igreja nenhum documento referente ao assunto. Apesar das Legislação Brasileira, entendo que não posso afrontar a CI/IPB e suas resoluções, que são uma Norma peculiar da governo da IPB, a CFRB/88 proíbe no seu Art 19, à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, "estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento, ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público”. Baseado no princípio do direito adquirido, entendo que aqueles que já foram recebidos baseados na Resolução SC 86-026, deverão continuar como membros com todos os direitos e deveres elencados na CI/IPB, e que a partir de SC/90, tais possibilidades extinguiram, até mesmo aquelas que julgávamos excepcionais. Grande abraço _ Rev. Simonton ( 15/04/2007) REVITALIZAÇÃO NACIONAL de EVANGELIZAÇÃO - CNE/IPB REVITALIZANDO todos os ESTADOS .
Em
2007:
MG,
BA+(SE),
RJ+(ES),
SP+(MS),
PR,
CE+(RN+PI+MA),
MT,
DF,
PE+(AL+PB);
.
Em
2008:
SC+(RS),
RO+(AC),
PA+(AP),
GO+(TO)
e
AM+(RR)
Objetivo:
Para
haver
uma
verdadeira
revitalização
nacional,
urge
iniciar
pelos
Estados.
Cada
Estado,
reune
todos
os
pastores
e
Conselhos
(+)
CNE,
por
três
dias.
Estuda,
com
seriedade
os
grandes
desafios
para
ocupação
de
todo
o
território
ainda
sem
Igrejas
Presbiterianas.
Faz
check
up
para
saber
como
está
a
saúde
dos
obreiros
e
campos,
quanto
a
visão,
ao
crescimento,
motivação
evangelística
dos
obreiros
e
membros.
Levanta
os
potenciais
que
Deus
nos
tem
dado.
Decide:
Para
onde
vamos?
Por
onde
começar?
Até
quando
ocupar
todas
as
Cidades
e
Povoados
do
Estado?
Não
podemos
deixar
de
fora
nenhum
obreiro,
nenhum
professor
da
Escola
Dominical,
nenhuma
Igreja!
PARA
ORGANIZARMOS,
NECESSITAMOS
URGENTE:
1)
Um
encontro
com
membros
das
mesas
dos
Sínodos
e
Presbitérios
de
cada
Estado.
Vamos
agendar
logo
nosso
encontro
de
organização?
Pode
acontecer
entre
segunda
a
sexta-feira,
só
dependo
de
você.
Favor
preencher
sua
aceitação
do
desafio
no
item
4;
2)
Os
Eventos
deverão
acontecer
entre
2007
e
2008
(março
a
novembro
de
terça-feira
a
noite
à
sexta-feira
pela
manhã).
Leve
sua
agenda;
3)
Os
líderes
de
cada
Estado,
por
gentileza,
nos
tragam
sugestões
de
bons
locais
que
tenham:
Auditório,
Alimentação
e
Hospedagem
(para
toda
a
liderança
do
Estado).
Nota:a)
Melhor
local
por
menor
custo;
b)
Os
custos
serão
bancados
por
inscrições
com
subsídios
parciais
da
CNE.
4)
Decida:
PODE
CONTAR
COMIGO:
Nome:
.....
E-mail:
......................
Fone
(..
)
..........................
Cargo/Função:
...............
......
Cidade:...................
UF.....
Concílio:
....
RETORNO:
(Por
favor,
selecione
os
dados
do
"PODE
CONTAR
COMIGO"
copie,
click
cole
no
e-mail,
preencha-os
e
nos
envie).
Comissão
Nacional
de
Evangelização
-
IPB
Rev.
Cícero
Ferreira
da
Silva
/
SE
-CNE
Fone:
(31)
3551-3401.
www.cneipb.org.br
_ Igreja Presbiteriana do Brasil fortalecendo
obreiros,
reciclando
líderes,
dilatando
o
reino
A RELEVÂNCIA DO JORNAL BRASIL PRESBITERIANA PARA A IPB Em
Homenagem
ao
aniversário
do
JBP
_ *Rev. Ashbell Simonton (08/06/07)
Fundado em 1958, resultante da fusão de dois outros jornais, O Norte Evangélico e o Puritano, com sua primeira edição publicada no dia 8 de junho de 1958, é o órgão oficial de comunicação da IPB. Administrado por uma Autarquia da IPB, a Rede Presbiteriana de Comunicação (RPC), que além do JBP, administra vários outros setores de Comunicação e Marketing da Igreja Presbiteriana do Brasil. A data oficial de seu aniversário comemora-se a data de sua primeira edição. Homenageando o JBP, buscamos compreender a relevância do Jornal para a IPB. O JBP busca atingir, de forma subjacente, dois objetivos: qualidade e relevância. A qualidade refere-se ao âmbito interno da área na qual se desenvolve. Trata-se de sua profundidade, abrangência, da medida em que lança luz sobre diferentes assuntos, resolve problemas e desafios históricos. A relevância se relaciona com a aplicabilidade a áreas externas à do desenvolvimento das matérias e com sua importância para a Igreja Presbiteriana do Brasil. Tanto a qualidade quanto a relevância são medidas de maneira imperfeita, e não poderia ser de outro modo, pois não existe uma maneira exata para se medir uma ou a outra. Portanto, toda medida é aproximada e podemos apenas indicar parâmetros que, de acordo com o bom senso, parecem bastante correlacionados com uma ou outra. Com isto nos referimos aos critérios que vêm de fora da área, já que uma relevância “interna” confundir-se-ia com o que denominamos “qualidade”. A correlação entre qualidade e relevância existe, mas não deve ser superestimada. Quase tudo o que tem muita qualidade acaba sendo relevante e, provavelmente, nada que não tenha qualidade terá alguma relevância. Mas existem notáveis exceções. O fato é que a relevância se julga a partir de um ponto de vista externo à área. Quando se julga relevância, o resultado é, via de regra, tem por resultado a publicação, o prêmio, ou a citação elogiosa. A IPB encontra, no JBP, um canal direto de comunicação. Nele, são apontados problemas locais e regionais, e procuradas soluções a curto, médio e longo prazo. As perguntas e dúvidas que afligem as igrejas não ficam sem respostas. A equipe do jornal vai à busca da notícia. A Notícia vem fazendo, no geral, uma cobertura equilibrada, as resoluções do SC/IPB e da CE/IPB. Em alguns meses, apresentou mais matérias supérfluas, com pouco caráter informativo, as que fazem referências apenas aos aniversários de algumas igrejas, com fotos bastante antigas, que apresentam igrejas de “fundo de quintal”. Em outros, o material publicado sobre as igrejas reforçou o que realmente interessa a IPB, o que as Igrejas Presbiterianas estão fazendo. Os recursos gráficos enriqueceram bastante o JBP, desde a sua criação, os editores vem tentando utilizar o novo meio como instrumento para conquistar e reter leitores presbiterianos. Mas, a despeito de um início promissor, todas as tentativas de conduzir leitores para jornais e revistas das sociedades internas têm falhado. O número de leitores decresce anualmente, comparando com o crescimento da IPB e cai também a receita dos anúncios – embora não na mesma proporção. Habituados a editar o pensamento reformado para as igrejas filiadas a IPB , o JBP talvez esteja com dificuldade para retratar a múltiplas realidades que a nova complexidade religiosa nos expõe diariamente. Aliás, nos debates dos editores que sempre formaram a opinião teológica e social de um grupo da Igreja. Vale a pena o ser relevante? Vale, se tivermos ânimo para ultrapassar as fronteiras proibidas, fronteiras bloqueadas pela censura eclesiástica, pela ignorância, pela mentira. Vale, se tivermos os olhos bem atentos, para ver o delicado, o diferente, o invisível. É preciso coragem para se comprometer, para dizer o que se vê e o que se sente, sem medos nem manuais que alegram o coro dos contentes. *Rev.
Ashbell
Simonton
Rédua
–
Bacharel
em
Teologia
pelo
Seminário
Presbitério
do
Norte
(Recife-PE),
em
1989,
Bacharel
em
Teologia
com
Especialização
em
Capelania,
pelo
Seminário
Teológico
Evangélico
do
Nordeste
(Recife-PE),
1990,
Bacharel
em
Teologia
pela
Universidade
Presbiteriana
Mackenzie,
São
Paulo
(2006),
Especialização
em
Bíblia
pelo
Centro
de
Pos-Graduação
Andrew
Jumper,
Graduando
em
Direito
pela
Centro
Universitário
Plínio
Leite,
e
Especializando
em
Direito
Ambiental
pela
Universidade
Gama
Filho
Currículo
completo
http://lattes.cnpq.br/9018318255138280
.
www.revsimonton.com.br
_
Rev.
Ashbell
Simonton
Rédua
. Pastor
da
Igreja
Presbiteriana
do
Sinai
/
Niterói
_
RJ 05/10/05 (mensagem à nação brasileira) Nosso
povo está com a esperança morta.
Nós,
os brasileiros, estamos atordoados pela avassaladora
crise moral que se abateu sobre a nação. Há uma inquietação
perturbadora nos corredores do poder. Muitos dos nossos
representantes políticos estão num profundo atoleiro
moral, num charco de lama. Nosso parlamento está nu,
nossas instituições abaladas, nossa credibilidade
moral cambaleante. As investigações das comissões
parlamentares de inquérito descobrem a cada dia abismos
mais escuros, fossos mais profundos e esquemas de
corrupção ainda mais criminosos. A ganância insaciável,
o despudor moral e o senso de impunidade produziram
um esquema de corrupção vergonhoso e dantes nunca
visto em nossa nação.
O dinheiro que deveria socorrer os aflitos, construir escolas, hospitais e promover o desenvolvimento da nação é desviado para paraísos fiscais e ou para gordas contas bancárias de pessoas que se servem do poder ou nele se empoleiram, para se enriquecerem. A
crise, entretanto, é uma oportunidade de reflexão
e mudança de rumo. O nosso país está em crise, porque
tem abandonado a Deus. O pecado é o opróbrio da nação.
Temos colocado nossa confiança em homens em vez de
colocá-la no Deus vivo. A solução para sua vida,
sua família e nossa nação não está numa idelogia ou
partido político, mas em Deus. A sua maior e mais
urgente necessidade é de Deus. Mas, apesar disso,
temos abandonado a Deus, a fonte das águas vivas,
para cavarmos as cisternas rachadas de uma religiosidade
descomprometida, de um humanismo idolátrico e de uma
ética sem absolutos. Temos corrido atrás do prazer
do sexo, da ilusão do poder e da fascinação da riqueza
em vez de buscarmos a Deus. Seu coração não encontrará
paz até você repousar em Deus. Sua alma não encontrará
descanso até você correr para os braços de Jesus.
Há um vazio no seu coração do tamanho de Deus, só
ele pode prenchê-lo. Só Jesus pode dar sentido à sua
vida. Só Jesus pode mudar o curso da atual
realidade em nosso País.
Conclamamos
a nação brasileira a arrepender-se do seu pecado e
a voltar-se para Deus. Rogamos a você que se reconcilie
já com Deus, por meio de Jesus Cristo, seu Filho.
Ele é o único caminho para Deus, Ele é a porta do
céu, o único que pode perdoar os seus pecados e dar-lhe
vida abundante.
Entregue
agora mesmo a sua vida a Jesus e receba de graça,
pela fé, o dom da vida eterna.
Rev.
Hernandes Dias Lopes
Presidente da Comissão Nacional de Evangelização - CNE-IPB Nota:
Caro pastor, tenha a liberdade de divulgar esta mensagem
nos boletins, jornais, revistas, rádios e tvs de sua
região.
Central
de Atendimento - CNE-IPB (31) 3551-3401 _
www.reunindo.com
Belo Horizonte-MG, 27 de Julho de 2005. SEAP
1.0 (Antigo IPB-SI)
O
Sistema de Informação da Igreja Presbiteriana do Brasil
passou por diversos estágios e agora estamos prestes a concluir
uma versão mais atual, acompanhando o avanço pelo Sistema
Operacional Windows, principal problema encontrado na versão
2.0 do IPB-SI.
Pelo
fato de ser um sistema integrado, além de ser para o uso
da Igreja local, comunica-se com todos os concílios e federações
de nossa Igreja.
O
sistema é tão eficiente que até mesmo as versões anteriores
tem sido usadas por outras denominações.
Solicitamos
a paciência dos irmãos, pois estamos prestes a lançar a
versão mais moderna e mais eficiente.
Sabemos
que muitos recebem propagandas de outros sistemas, oferecidos
a preço. O nosso é um sistema de ponta oferecido gratuitamente
para toda a Igreja Presbiteriana do Brasil, suas Federações
e Confederações.
Aguarde!
Vale a Pena!
Rev.
Ludgero Bonilha Morais _
31 - 3222-7121 / 3273-7044 / 9203-0007.
Confira
o novo layout do SEAP
www.reunindo.com Presbiterianos
de todo o Brasil
Como
a IPB pode ajudar nossa Igreja local?
Sobretudo,
quanto ao grande desafio de levarmos a Palavra Salvadora
a todos os moradores e classes sociais de nossa Cidade,
sem exclusão?
Para
esta tarefa a IPB convoca:
Conselhos,
Pastores, Prof. da Esc. Dominical, demais Líderes e interessados
a trabalharmos juntos:
A
VISÃO, O FOCO E A MOTIVAÇÃO corretos.
Isto
acontecerá dias 21 a 24 de julho de 2005.
Juntos
venceremos este desafio!
Conheça
o local, saiba todas as informações:
Central
de Atendimento Especial CNE-IPB
Via
internet: www.reunindo.com
Visite
e examine: "Estratégia muito especial"
Via
e-mail: ciwandre@uaivip.com.br
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telefone: (031) 3551-3401 (horário comercial)
*Participe,
divulgue no Boletim, na Esc. Dominical e Cultos.
*Pedimos
orações e envolvimento de todos os Presbiterianos.
*Faça
chegar esta notícia a todos os crentes, urgente!
*Trate
este assunto no e com o Conselho. Que Deus nos abençoe.
SE/PE-CNE-IPB
COMO SUA IGREJA LOCAL PODE GANHAR A CIDADE? ESTRATÉGIA
MUITO ESPECIAL
Envie
5 representantes com objetivo de cobrir todos os Seminários,
Palestras e Mensagens do XIV Congresso;
No Evento, estes irmãos vão dar duro no sentido de pegar tudo sobre os assuntos que estão responsáveis por reproduzir; Após o Congresso, estes irmãos vão repassar todo o conteúdo do Congresso para a Igreja Local. Assim, toda a Igreja será reciclada e ganhará: Visão, foco, motivação e ferramentas para impactar e ganhar sua Cidade. • Os 5 representantes serão gratificados por terem sido graciosamente usados por Deus para abençoar o rebanho; • Todos
os membros da Igreja estarão envolvidos no projeto de ganhar
a Cidade;
• Toda
a Cidade estará agradecendo a Deus os anjos humanos que Ele
enviou às suas vidas e lares;
• A
IPB estará no rumo certo de cumprir sua tarefa de capacitar
pastores, líderes e Igrejas;
• A
Evangelização pessoal se tornando um estilo de vida! Leve,
prazeroso, presente onde estiver um ser humano;
• O
SENHOR JESUS SERÁ GLORIFICADO pela obediência e instrumentalidade
dos seus enviados. Todos seremos felizes para sempre!
• Então,
não é fantástico?
• O
que você ainda está esperando? Mãos a obra!
COMISSÃO
NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO - CNE
Promotoria
de Eventos/SE
Fone:
(31)3551-3401 ciwandre@uaivip.com.br
1º SIMPÓSIO RELÂMPAGO DE EVANGELIZAÇÃO PRESBITÉRIO
DE ITAPEVA SP e CNE-IPB
25 a 29
de maio de 2005
TEMAS
E PRELETORES:
1.
Vida e Paixão na Evangelização - Rev. Ashbel Simonton Rédua
- CNE-IPB
2.
Estratégias na Evangelização Pessoal - Rev. Cícero Ferreira
da Silva CNE-IPB
Coordenador
Regional: Rev. Francirlei Ferreira Elias Fone: (15) 3522-2555
Data/Horário
Cidade/Contato Igreja / Endereço Quarta-feira, 25 de
maio _ 19:00 hs Apiaí SP
Rev
Adélcio Sperber Santana
(15)3552-2121
IP de Apiaí
R.
19 de Novembro, 52 - Centro
Quinta-feira, 26 de maio 09:00 hs Itapeva SP Rev.
Francirlei Ferreira Elias
(15)
3522-2555
www.ipci.com.br _
Rev. Hebert S. Gonçalves
(15)3521-5367
/ 9713-4839
Presbitério de Itapeva Poliesportivo
ACM
Encontro
da Família do Presbitério
Sexta-feira, 27 de maio 19:00 hs Itararé SP Lic. Alexandre
José Magri
(15)3532-5173
/ 9776-4169 IP de Itararé
Rua XV
de Novembro, 540 - Centro
Sábado, 28 de maio 19:00 hs Itapetininga SP Rev.
Vagner Bernardi
(15)3271-2907
IP Central de Itapetininga
Rua
Monsenhor Soares, 680 - Centro
Domingo, 29 de maio 09:30 hs Itapetininga SP Rev.
Deuber Calaça
(15)3271-8204
IP Jardim Itália R. Virgílio Silveira, 246 Rev.
Cícero
Domingo, 29 de maio 19:30 hs Itapetininga SP Rev.
Milton Ravacci
(15)3275-1256
IP Vila Hungria Av.
Waldomiro de Carvalho, 574
Rev.
Simonton
* A maior
mobilização Local na Evangelização Pessoal de nossa história
em todo o Brasil.
* Cada
crente um evangelizador efetivo: Orando, Unindo, Semeando a
Palavra,
Colhendo,
fazendo Discípulo, Florescendo (frutificando).
* Parabéns
a você que já está participando! Incentive os demais irmãos
de sua Igreja!
* Se ainda
não, o que está esperando? Fale conosco!
www.executivaipb.com.br Rev. Ludgero Bonilha Morais Secretário de Estatística da IPB Telefones: 31 - 3222-7121 / 3273-7044 / 9203-0007. Belo Horizonte-MG Relatório Estatístico 2005 A
Estatística é um instrumento, entre outros, para medirmos a
vitalidade da igreja.
Aqui
vai um exercício estatístico, que mede num espaço mais prolongado
as tendências da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Caminhamos
para cerca de 500.000 membros em território nacional, o que
significa que somos cerca de 0,32% da população brasileira,
o que nos revela que temos um grande desafio pela frente. No
livro de Atos dos Apóstolos vemos a preocupação de lucas com
o crescimento numérico da Igreja, sem deixar de focalizar o
crescimento em qualidade.
Esperamos
que os irmãos, que entendem o que fazer com esses números, possam
apresentar planos e estratégias bíblicas para o avanço da Igreja
Presbiteriana do Brasil, no contexto do Reino de Deus.
Agradeceríamos
qualquer colaboração ou crítica ao nosso trabalho.
Coloco-me
à sua disposição.
Belo Horizonte_MG, 19 de Maio de 2005. Adote uma Igreja Tem
sido comum na Igreja Presbiteriana do Brasil correspondências
que são enviadas por igrejas que passam por momentos de carência
e recorrem às co-irmãs em busca de socorro.
Queremos
disponibilizar este espaço para igrejas que vivem essa situação
e ao mesmo tempo, buscar em Deus, abrir o coração de igrejas pelo
Brasil afora, que possam prestar ajudas diferenciadas, atendendo
a estes apelos.
Se
este é o caso de sua igreja, envie para sua solicitação e de preferência
com fotos que possam ilustrar o desenvolvimento do trabalho local
e as necessidades vividas.
Se
você é parte de uma igreja que tem o seu coração aberto para ajudar,
e esta ajuda tem caráter específico, nos envie o que a sua igreja
pode fazer, ou que a sua Junta Missionária local esta aberta para
atender.
Cremos
que esta troca poderá ser de grande ajuda tanto para aqueles que
oferecem tanto para aqueles que recebem. Somos uma igreja federada,
num pacto fraterno. Sabemos que em toda a parte sobeja algo e
em toda a parte há carência daquilo que sobeja para outros.
Estamos
prontos a servir à Igreja Presbiteriana do Brasil que nos confiou
essa responsabilidade na Secretaria Executiva do Supremo Concílio.
Com
nossas orações e buscando mediar soluções, colocamo-nos a serviço
do Redentor.
Acompanhe
aqui os pedidos já enviados
14/5/05 Belo Horizonte-MG - Secretaria Executiva do SC da Igreja Presbiteriana do Brasil Digesto Presbiteriano O Digesto Presbiteriano está à sua disposição para diferentes tipode de pesquisa no seguinte endereço: http://www.executivaipb.com.br/digesto/digesto.asp Estão cadastradas todas as decisões do Supremo Concílio e das suas Comissões Executivas, a partir do ano de 1900, e são elas que estabelecem os rumos que nossa denominação vem tomando no decorrer dos anos. Essa também é a nossa jurisprudência. Faça bom uso destas decisões que descrevem a nossa identidade, as nossas lutas e as nossas intenções. Rev. Ludgero Bonilha Morais _ fones: 31 - 3222-7121 / 3273-7044 / 9203-0007 28/4/05 Barbara _ Gostaria de tirar uma dúvida: Uma vez ouvi dizer que os presbiterianos só podem escutar cds de hinários, porque os outros cds com músicas mais joviais como Aline Barros, Ana Paula Valadão, contém letras com ensinamento errado. É verdade? Na Igreja que eu frequentava que era Presbiteriana nós cantavamos hinários e tb cantavamos músicas da Igreja Batista como Aline Barros, gostaria de saber se isso é errado e se for quais musicas mais jovias e quais os cds mais joviais que os jovens da mocidade pode comprar pra ouvir. Obrigada. - - - Este negocio de "ouvi dizer" é terrivel. Sds.Anisio Portugal( Via_ ipb@grupos.com.br ) - - -
Olá, Boa tarde!
É interessante ver como alguns enganos são divulgados...
- - - Na igreja Presbiteriana, ouvimos e cantamos hinos de hinários sim, mas da mesma forma temos os ministérios de louvor, que adoram a Deus com canções de inúmeros grupos e conjuntos evangélicos, inclusive os citados nessa mensagem. Além disso temos grupos de adoração, e irmãos que fazem solos de tantas canções lindas que existem na mídia cristã. Sou lider de um conjunto em minha igreja, e ministro louvor ( Sou da Igreja Presbiteriana).. possuo mais de 150 cds... Entre eles: Diante do Trono, Fernanda Brum, Aline Barros, Ludimilar feber, e inúmeros outros. Os cânticos dos mesmos uso no louvor e no conjunto. Sei que tanto a pessoa responsável pelo site, como quem questionou o assunto, desejam apenas esclarecimentos. Mas é triste ver que existem aqueles que ao invés de evangelizar e propagar a união do corpo de Cristo, usam de mentiras para tentar causar separações. Deus abençoe a cada um de vocês! (Via_Marluce) 03/05/05 Não é verdadeque os presbiterianos são impedidos de ouvir cds de outros grupos. O que pode acontecer, em uma IP local, é que o pastor ensinou sua igreja a filtrar as letras das músicas para que sua igreja não louve a Deus com "corinhos" que possuam erros teológicos. Isso geralmente acontece. Não existe preconseito, existe zelo pelo louvor a Deus. Que Deus te abençoe.(Acre_Cruz.Sul) - - - Olá!!
Boa tarde!!! Acabei de ler este e-mail e confesso que fiquei um
pouco estremecida aqui do outro lado da telinha da net. Sou presbiteriana
desde criança e jamais ouvi isto, ou seja, que presbiteriano só
escuta cd's de hinários. Temos sim, vários hinos com letras
e músicas belíssimas, mas também alguns contém letras muito questionáveis
e melodias retiradas de músicas populares americanas, inglesas,
etc, que também são questináveis. O que eu quero ressaltar é que
há tantos grupos e músicos maravilhosamente inspirados por Deus,
que quando os escuto pareço "tocar o céu" , assim como através de
suas canções eles me edificaram, creio também que edificaram toda
uma geração, quer saber quem? Olha só: Vencedores Por Cristo; Grupo
Logos, Resgate, Carlinhos Felix, Ellas, Jorge Camargo, Nelso Bomilcar,
Adhemar de Campos, Guilherme Kerr, Ronaldo Bezerra, Kleber Lucas,
Sal da Terra, Casa de Davi, e tantos outros. As letras de qualquer
música devem ser analisadas, e é muito fácil colocar heresias ou
ensinamentos que não estão de acordo com a Palavra do Senhor, então,
meditar sobre o que elas dizem é dever de todo bom cristão. Agora,
não vamos ficar julgando se "A ou B" é melhor que "C ou D",
pois cada geração tem a sua preferência de ritmos e melodias, o
importante é que o nome do Senhor Jesus seja exaltado e que a Sua
Palavra seja levada a todas as gerações. Só o Senhor Deus
é digno de louvor! Um forte abraço! Naquele que nos inspira a cada
manhã para um novo viver em Cristo Jesus!
Milane _
Jesus Cristo morreu a nossa morte para vivermos a Sua vida! JESUS
VIVE!
- - - Olá
Yrorrito!
Inicialmente, parabéns pelo ministério www.uniaonet.com. É o serviço de notícias missionárias no Brasil mais completo que conheço. O seu só não é mais completo que o www.portasabertas.org.br. Quanto a música na IPB, foi-se o tempo em que era quadradinha como os próprios hinários, onde os jovens presbiterianos só podiam cantar cânticos nos acampamentos. Os presbiterianos mais antigos devem se lembrar de que era até permitido cantar "corinho" (no diminutivo mesmo), mas sem bateria e sem bater palmas. Mexer o corpo (?) nem pensar! Mais isso só fez com que os jovens dos anos 70 e 80 criassem uma relação muito rancorosa com os hinos. Então, nos anos 90, já não mais na condição imposta, mas como os novos pastores e líderes da IPB, essa geração "pôs fogo" no hinário e "liberou geral" a liturgia dos cultos da IPB. Nos meus 32 anos de existência, aprendi que toda repressão acaba provocando uma antítese muito radical, mas o equilíbrio vem naturalmente depois. E assim aconteceu. Hoje algumas igrejas da IPB mesclam em sua liturgia os hinos tradicionais e até os mais recentes lançamentos do mercado fonográfico evangélicos. Nada imposto. Somente porque é gostoso cantar louvores a Deus. E cá entre nós, é até um charme cantarmos hinos quase tão antigos quanto a própria reforma protestante. A doutrina e a tradição presbiteriana -- não somente a que importamos do EUA, mas a que criamos ao longo de quase 150 anos -- são tão belas quanto nossa própria liturgia, cheia a cânticos novos e tradicionais. Wesley Porfírio Membro e músico da www.ipbsb.org.br _ Brasília - DF (61) 8112-4902 (Grato
Porfírio por nos abençoar e fortalecer em Jesus Cristo ...
- - -Que Deus continue nos usando para manifestar a Vontade Divina , e enquanto os sinais indicarem que é aqui no Uniaonet o nosso lugar vamos empenhando nossa vida nesta Visão . Logo te repasso todas as contribuições a este respeito e enterramos qualquer sobra de dúvida sobre a música na Presbiteriana) Yrorrito _ Durante alguns anos tive o privilégio de congregar na Igreja Presbiteriana União / Goiânia (www.uniaonet.com/presbuniaogo.htm) , e cantava junto com a família do irmão Baltazar , e nunca tivemos qualquer tipo de sensura , pois sempre adequavamos letra e rítimo ao público e ao ambiente presente . Até algumas de nossas músicas ( que não são muito convencionais ) cantavamos com liberdade e alegria de sermos filhos de Deus . Agenda REVITALIZAÇÃO
NACIONAL 2007 A 2009
Eventos IPB 2007 _ 23 Jul 2007 Prezado
irmão presbiteriano, boa tarde!
Por favor, imprima a Agenda a seguir, encaminhando-a ao Conselho de sua Igreja com urgência. Necessitamos que todas as Igrejas Presbiterianas no Brasil tenham em suas Agendas Oficiais, os Grandes Eventos da IPB nos Próximos Anos. Os detalhes destes Eventos poderão ser vistos em nosso Grande Mural na Internet. Sugerimos a partir do Mural, que o Pastor ou Editor do Boletim Dominical, copie, cole as informações e divulgue para que toda a Igreja esteja integrada nos Avanços Evangelísticos e Missionários da IPB no Brasil. Todos os esforços e Eventos estão desenhado exatamente para a IP Local. Desde já, escolha seu Estado, mobilize sua liderança, faça caravana, inscreva a todos, participe com vontade. MULTIPLICAÇÃO - Ao retornarem os participantes, com novas informações, desafios recebidos, maior Visão, Foco e Motivação, treinarão todos os crentes. Se levado a termo, sua Igreja nunca mais será a mesma. Ela haverá de crescer na graça, conhecimento, serviço e avanço do Reino de Deus. Contando com sua simpatia e boa vontade, subscrevo o presente, Fraternalmente, Ouro Preto,
20 de julho de 2007. Rev. Cícero Ferreira da Silva
Secretário Executivo-CNE-IPB 31-3551-3401 MURAL NACIONAL_ www.cneipb.org.br REVITALIZAÇÃO ESTADUAL ESTADO POR ESTADO 2007 a 2009 AGENDA PREVISTA PARA TODOS OS ESTADOS Prezado
irmão, por favor, apresente ao seu Conselho esta Agenda. Solicitamos
seja esta Agenda Oficial de todas as IPBs em todo Brasil, para:
Oração, Inscrição, Participação e Avanço Missionário por todo
Estado.
AGENDA 2007
Realizados
em 2007: MG, BA, CE (1050 líderes foram motivados)
20 a 22
de setembro de 2007 – REVITALIZAÇÃO ESTADUAL PE Confirmado
25 a 27 de outubro de 2007 – REVITALIZAÇÃO ESTADUAL PR Confirmado 08 a 10 de novembro de 2007 – REVITALIZAÇÃO ESTADUAL DF Confirmado 22 a 24 de novembro de 2007 – REVITALIZAÇÃO ESTADUAL PA Confirmado AGENDA 2008 10 a 12 de abril de 2008 – REVITALIZAÇÃO ESTADUAL DO RJ 08 a 10 de maio de 2008 – REVITALIZAÇÃO ESTADUAL DO MT 29 a 31 de maio de 2008 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL SC 30 junho a 04 de julho - CAL (Chamado Para Acordar Leigos) 75º Internacional, 2º No Brasil - Congresso de Multiplicadores para 500 Pastores da IPB (2 por Presbitério, a escolha de cada Concílio) imperdível - fique ligado! 07 a 09 de agosto de 2008 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL MS 21 a 23 de agosto de 2008 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL SP 11 a 13 de setembro de 2008 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL AC 25 a 27 setembro de 2008 – REVITALIZAÇÃO ESTADUAL TO 02 a 04 de outubro de 2008 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL SE/AL 23 a 25 de outubro de 2008 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL GO 6 a 8 de novembro de 2008 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL PB 20 a 22 de novembro de 2008 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL RS AGENDA 2009 - Grande Festa dos 150 anos da IPB, Aguarde! 02 a 03 de abril de 2009 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL PI 20 a 22 de abril de 2009 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL RR 07 a 09 de maio de 2009 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL AM 21 a 22 de maio de 2009 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL RO 04 a 06 de junho de 2009 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL RN 18 a 20 de junho de 2009 - REVITALIZAÇÃO ESTADUAL AP 02 a 04 de julho de 2009 – REVITALIZAÇÃO ESTADUAL ES PROJETO REVITALIZAÇÃO NACIONAL ESTADO POR ESTADO CNE-IPB 2007 a 2010 A chama
da paixão evangelística, missionária deve queimar na alma de cada
pastor, evangelista, missionário, presbítero, diácono, professor(a)
da escola bíblica dominical, líderes de sociedades internas, ministérios
e em cada membro de nossas amadas igrejas.
Desejosa de ver isso acontecendo, A CNE propõe um novo estilo de Evento de treinamento das nossas lideranças. Voltado para Oficiais (Presbíteros, Diáconos), Professores da Escola Dominical e demais líderes estratégicos da Igreja e Congregação Local. Trabalhando sob dois grandes temas: OS GRANDES DESAFIOS DO ESTADO. RADIOGRAFIA/CHECK-UP DA IGREJA LOCAL, com vistas a despertar Dons, Talentos e Tesouros na Evangelização. Focando: Evangelização Pessoal, Pequenos Grupos, Discipulado, Avanços Missionários, Plantação de Novas Igrejas, Assistência à Famílias enlutadas e enfermos, Mobilização dos Crentes em sua área de influência. Grande Alvo: Através dos Líderes acima mencionados, Treinar cada crente e despertar a igreja para uma arrancada missionária inédita. Estratégias: Os líderes treinarão todos os membros dentro de 3 princípios: Visão: Visualizando as ações com os olhos do Senhor; Foco: “farão tudo para ganhar o maior número possível”; Motivação: Trabalharão movidos pelo amor de Deus, coração de servos, glórias e honras ao Pai, seguindo exemplo do Senhor Jesus Cristo. Revitalizando, os crentes sairão da platéia para o Palco, como atores do reino. Das arquibancadas para o Campo, como atletas de Cristo. Treinados e fervorosos levarão a mensagem do evangelho a cada lar. Cidades inteiras poderão ser tocadas pelo poder do evangelho; distritos e povoados ouvirão as boas novas. Os que sofrem serão consolados; os doentes receberão amor e orações. Para um impacto em todo o Estado cada Conselho, após refletir, toma este projeto como seu, inscrevendo todos os oficiais, professores da E.D, e líderes estratégicos. Cada Presbitério idem, inscrevendo seus pastores, evangelistas e missionários. Os Sínodos, como exemplo maior, motivam aos Concílios Inferiores. Avante IPB! Ouro Preto,
20 de julho de 2007 Rev. Cícero Ferreira da Silva - SE/CNE-IPB
PRESBÍTEROS_GUIAS E PROTETORES
DO REBANHO
*Rev.
Ashbell Simonton Rédua
Conscientes
disso, pretendo tratar deste tema de forma mais ampla, pois sabiamente
nossa confissão reformada nos alerta para tanto outros possíveis
desvios e perigos que tange a nossa dimensão eclesiástica. Vivemos
num período histórico grandemente desafiador, no qual a minha
querida igreja sobre as quais se firmaram gerações e gerações
sofre uma crise quase sem paralelo na história no contesto da
família, enquanto o divórcio era tolerado para os membros comuns
apenas, hoje debatemos com presbíteros docentes vivendo segundo,
terceiro e até o quarto matrimônio e este também em crise. As
escolas teológicas e confessionais carecem de novas abordagens
que lhes restituam sua verdadeira função de elementos estruturais
na formação do homem pós-moderno. A cultura religiosa pós-moderna,
da religiosidade popular, da influência musical gospel, da liturgia
aberta e liberal, da insersão de novas técnicas de comunicação
na substituição da pregação expositiva, tais como corinhografia,
coreografia, danças rítmicas e shows evangélicos. A ampla comercialização
das diversas propostas espirituais, tais como : “Igrejas com propósitos”,
“Igrejas sem propósitos”, “Células”, “G12”, “Igrejas de Relacionamentos”,
“Igrejas Interdenominacionais (não sou de ninguém e todo mundo
é meu também)”. São oferecidos roteiros espirituais baratos, que
prometem um bem-estar imediato, fácil e a qualquer hora do dia
e da noite (Igrejas 24 horas), haja vista que o mundo pós-moderno
não acolhe facilmente percursos árduos, penosos, de despojamento,
contudo busca e persiste a fome de algo autêntico e verdadeiso,
mas sem a disponibilidade de passar por um caminho duro e comprometido
(escrevo aqui de crentes de horas e locais marcados).
Assim penso que os presbíteros como guias e protetores do rebanho
devam ter algumas características:
1. O Presbítero deve ser discípulo e discipulador. A questão do discipulado e do discipulador deve envolver inteiramente a vida do presbítero, levando em conta a sua maturidade cristã e humana, resultando na capacidade de desenvolver a difícil tarefa de ser discípulo. Aquele que é capaz de ouvir os outros e sobretudo o “outro”, este é capaz de levar as Boas Novas da Salvação aos outros, não por palavras, mas especialmente pelo testemunho de uma vida integra e fiel ao Senhor 2. O Presbítero deve ser capaz de conhecer em profundidade a alma humana, intuir dificuldades, ser um facilitador no relacionamento e no diálogo com outro, obter confiança e colaboração, exprimir juízos seremos e objetivos. É necessário o cultivo de uma série de qualidades humanas necessárias à construção da personalidade pastoral, tais como equilíbrio, fortaleza, liberdade, amor à verdade, lealdade, respeito pela pessoa de cada um, sentido de justiça, fidelidade à palavra dada, coerência e capacidade de suportar o peso das responsabilidades presbiteriais. 3. Os Presbíteros devem ter o seu próprio modus vivendi. Como qualquer outra pessoa, os presbíteros sofrem condicionamentos das mudanças culturais da pós-modernidade. Num processo dramático de desconstrução e reconstrução, alguns presbíteros transformam suas concepções de família, relações afetivas, a maneira de se vestir, do ato sexual, comportamento, hábitos em tendências ou possibilidade quando não como realidade. Algumas reinvidicações nos quais destaco a opção pelos grupos minoritários, discriminados, a emancipação da mulher (debates sobre diaconisa, presbíteras e pastoras), a liberação da sexualidade e do prazer (poucos se aventuram a falar com os casais da igreja sobre sexo e suas formas desvirtuadas, o direito ao orgasmo, o homossexualismo), o divórcio, a relativização da virgindade, a rediscussão da fidelidade conjugal. É certo que a onda individualista alastrou na sociedade cristã e contaminou os presbíteros, que preferem viver sua vida num relacionamento com os concílios da igreja muito diferente daquele surgido no nascedouro do cristianismo. Por muito
tempo, na Igreja, quando se tentava enfrentar essas questões em
relação aos presbíteros, projetavam-se modelos idealizados de
presbíteros, que mais se adequavam às necessidades institucionais,
mas não respondiam ao desafio da originalidade de cada um. Nas
últimas décadas, essas questões passaram a incomodar muito mais
inúmeros presbíteros, que procuravam articular sua realização
pessoal às reais necessidades da Igreja. Na perspectiva conciliar,
a identidade do presbítero passa em sua definição pela comunhão
dos presbíteros entre si e com o pastor no serviço à comunidade;.
Hoje, porém, muito se perdeu dessa perspectiva e se retoma a questão
da identidade presbiteral numa ótica muito mais subjetiva, do
direito de cada um ser
feliz.
Precisamos
prestar atenção a alguns sintomas, dentre os quais os momentos
de dúvida, quando é posta em discussão a própria identidade e
a própria vocação, o próprio papel, o modo de desempenhar o ministério
presbiterial. Este é o aspecto mais evidente. Depois a dúvida
pode ficar mais ampla e envolver mais em geral o aspecto institucional,
a Igreja na qual se exerce o ministério, a época em que vivemos.
Ao lado disso, há sintomas que dizem respeito à estrutura cotidiana
da vida: podem ser momentos de excessivo cansaço, fraqueza existencial,
momentos latentes ou não de depressão; ou o excesso de trabalho,
a procura obsessiva de atividades que parecem justificar a própria
existência, a fuga de todo espaço vazio ou sossegado de silêncio
e de reflexão.
Este último
sintoma; o excesso de trabalho; é hoje muito difundido;. Parece
que uma pessoa só se sente valorizada quando pode ostentar
uma agenda cheia, e não quando usa o tempo para aprender a contemplar,
a fazer intervalos de introspecção, até mesmo para saber avaliar
com alegria os passos dados na missão.
4. É bom lembrar que antes de ser presbítero é preciso ser cristão e antes de ser cristão, ser humano. Somente sobre fundamentos sólidos humanos se pode edificar o verdadeiro presbítero, pois este deverá ter condições de colocar a totalidade de sua vida sob o dinamismo do Espírito Santo. A capacidade de tomar decisão, de assumir a vida nas próprias mãos, confiando na presença permanente de Deus, faz parte do dinamismo do processo de maturação humana. Esta é construída a partir da tomada de posição pessoal e do relacionamento com os outros, na base do diálogo e do compartir a vida com os demais. Por outro
lado, esse processo, não pode ser tão indefinido, pois ele
tem responsabilidades inadiáveis no exercício do ministério. Para
isso, ele contará com a graça de seu estado ministerial e deverá
estar aberto para, em comunhão com os irmãos de presbiterato e
com os leigos com quem trabalha pastoralmente.
Conclusão: O presbítero deverá ter um senso profundo de realismo em relação a si mesmo, suas ambigüidades e potencialidades, e com a realidade que o cerca. Conhecer-se é fundamental no processo de auto-aceitação em vista da maturidade humana e espiritual. Só aplicamos a medicina correta quando detectamos com precisão onde estão nossos pontos fracos. Nada mais prejudicial nesse ponto do que a camuflagem do que se é, verdadeira e profundamente. Deixar aflorar o que somos, com nossas emoções e sentimentos, para resgatar tudo o que nos edifica e trabalhar o que nos destrói. A não-repressão do que se sente traz consigo a possibilidade de superação do que é negativo na pessoa e de redimensionamento das aspirações de um eu-ideal distanciado do que a pessoa realmente sente e quer, isto é, de seu eu-ideal. Podemos dizer que levamos essa riqueza de vida, contida na experiência dos presbíteros, parafraseando o apóstolo dos gentios, em vasos de barro, só assim os Presbíteros serão guias e protetores do rebanho.
Em homenagem aos Presbíteros da IPB/ 1º domingo de agosto de 2007,
este é o vosso dia.
Soli Deo Glória
*Rev. Ashbell Simonton Rédua – Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbitério do Norte (Recife-PE), em 1989, Bacharel em Teologia com Especialização em Capelania, pelo Seminário Teológico Evangélico do Nordeste (Recife-PE), 1990, Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (2006), Especialização em Bíblia pelo Centro de Pos-Graduação Andrew Jumper, Graduando em Direito pela Centro Universitário Plínio Leite, e Especializando em Direito Ambiental pela Universidade Gama Filho Currículo completo http://lattes.cnpq.br/9018318255138280 Quando me proponho a falar da dimensão do ministério presbiterial, neste primeiro domingo de agosto, quando celebramos na Igreja Presbiteriana do Brasil, “o dia do Presbítero”, logo vêm na mente os desafios atuais, sobretudo os desafios afetivos-sexuais, em um contexto marcado por escândalos de má conduta cristã e uma visão negativa de seu relacionamento cristão. IPB: 148 ANOS SERVINDO A DEUS AO BRASIL E AO MUNDO *Rev. Ashbell Simonton Rédua O presbiteriano nacional completa 148 anos de serviço à Deus, ao Brasil e ao mundo no próximo dia 12 de agosto 2007. Creio
que podemos dividir a história do presbiterianismo nacional
em seis (06) etapas importantes e relevantes na vida da Igreja
Presbiteriana do Brasil.
A implantação
foi a primeira fase postulada de 1859 a1869.. Fase essa que
inicia com o surgimento da Igreja Presbiteriana do Brasil como
resultado do esforço e trabalho missionário pioneiro articulado
pelo Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867).
A segunda
fase desse processo foi a consolidação do Presbiterianismo no
Brasil (1869-1888). Simonton e toda a equipe missionária pertenciam
a Igreja Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos (PCSA). Com
a chegada dos missionários da Igreja Presbiterian do Sul dos
Estados Unidos, George N. Morton, Edward Lane, fixando residência
em Campinas, fundaram a Igreja de Campinas e o Colégio Internacional.
Esses e outros missionários evangelizaram a região da Mogiana,
Oeste e Triângulo Mineiro e Sul de Goiás, destacando nesta obra
o Rev. John Boyle.
A Igreja
avançava em direção a todos os recantos brasileiros estendendo
a obra missio-evangelizadora no nordeste e norte do Brasil,
precisamente de Alagoas até a Amazônia, destacando nesta obra
os trabalhos de John Rochwel Smith, fundador da Igreja Presbiteriana
do Recife (1878). Delacery Wardlaw, em Fortaleza e o Dr. George
W. Butler, o “medido amado”, bem destacado na obra do Rev. Edjece
Martins, “A Bíblia e o Bisturi”. Um dos pastores mais conhecidos
nesta fase no nordeste foi o Rev. Belmiro de Araújo César, patriarca
de uma família numerosa de presbiterianos, muitos deles pastores.
A terceira
fase, a Dissenção (1888-1903), isto é, a primeira ruptura denominacional.
Neste período foram organizado o Sínodo da Igreja Presbiteriana
do Brasil jurisdicionando três presbitérios (Rio de Janeiro,
Campinas-Oeste de Minas e Pernambuco), contando com 20 missionários,
12 pastores nacionais e 59 igrejas. O Primeiro presidente foi
o Rev. Blacford. Foi criado o Seminário Presbiteriano, funcionando
em Nova Friburgo no final de 1892, sendo mais tarde (1895) transferido
para São Paulo. O Mackenzie College em 1891 (Colégio Protestante),
foi transferido para Lavras o Colégio Inernacional que mais
tarde veio a chamar-se Instituto Gammon, em homenagem ao Rev.
Samuel R. Gammon (1865-1928). No nordeste é criada a primeira
escola evangélica, o Colégio Americano de Natal (1885) e na
cidade de Garanhuns são lançadas as bases do Colégio Quinze
de Novembro e o Seminário Presbiteriano do Norte, mais tarde
transferido para Recife. No Rio de Janeiro e São Paulo foram
destaques neste período o Rev. Eduardo Carlos Pereira (1888)
e Álvaro Reis (1897). A Igreja crescia tanto para o Norte como
para o Sul do Brasil, chegando ao Pará e Amazonas, bem como
a Santa Catarina, expandindo-se também para o interior de Minas
(Alto Jequitibá). Este período foi marcado por uma grande crise
surgindo conflitos entre o Sínodo e a Junta de Missões de Nova
York. Enquanto o Sínodo media esforços e buscava apoio para
a obra evangelistica, conseqüentemente na instalação dos Seminários,
a Junta preferiu dar ênfase à obra educacional, principalmente
através do Mackenzie. Este conflito ganhou corpo principalmente
nos desentendimentos entre o Rev. Eduardo Pereira e os líderes
do Mackenzie, Horace Lane e William Wandbell. Com as posições
radicais do Rev. Eduardo C. Pereira e apoiado por um grupo de
seus colegas brasileiros, criou o jornal “O Estandarte”, enquanto
o Rev. Álvaro
Reis, criava “O Puritano” (1899). Os problemas aumentaram principalmente devido aos debates acerca da maçonaria, e por fim a crise chega ao fim com um triste desfecho em 31 de julho de 1903, durante a reunião do Sínodo. Após serem derrotados em suas propostas, o Rev. Eduardo Carlos Pereira e seus colegas desligaram-se do Sínodo e formaram a Igreja Presbiteriana Independente. Após 1903,
seguiu-se um período muito triste na vida da igreja, período
marcado por divisões de comunidades, luta pela posse de propriedades,
litígios judiciais, inquietação, estendendo este período até
1906. nesta época a IPB contava com 77 igrejas e cerca de 6500
membros, a IPI tinha 56 igrejas e 4200 membros. A reconstituição
(1903-1917) da obra presbiteriana do Brasil levou as igrejas
da IPB a trabalharem duro na evangelização e na educação. Em
1910 foi organizada a Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana
do Brasil, sendo eleito o primeiro presidente o Rev. Álvaro
Reis. Os conciliares visitam a Ilha de Villegaignon e comemoraram
o 4º centenário do nascimento de Calvino, fato importante este
que tem sido cultivado pela Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.
Em 1971 foi aprovado o Modus Operandi, um acordo entre a igreja
e as missões norte-americanas pelo qual os missionários desligaram-se
dos concílios da IPB, separando os campos nacionais (presbitérios)
dos campos das missões. Estava assim restaurada a Igreja Presbiteriana
do Brasil.
A fase
de Cooperação (1917-1932) destaca-se pela influência e relevância
da Igreja Presbiteriana do Brasil com os vários setores da vida
religiosa e social do Brasil. As principais áreas de cooperação
foram a literatura, educação cristão e educação teológica, nesta
época foi criado o Seminário Unido no Rio de Janeiro, que existiu
até 1932. O Instituto José Manoel da Conceição, fundado pelo
rev. William A. Wadbell na cidade de Jandira-SP (1928), que
tinha o objetivo de preparar os jovens que ingressariam no seminário.
A Associação Evangélica de Catequese dos índios (1928), depois
Missão Evangélica Caiuá, idealizada pelo Rev. Albert S. Maxwell
instalada em Dourados-MS, esforço cooperativo das igrejas presbiterianas,
independente, metodista e episcopal.
Nesta
época também a Missão criou o Colégio Agnes Erskine, em Recife,
o Colégio 15 de Novembro, em Garanhuns; a Escola de Ponte Nova-BA;
o Colégio 2 de Julho, em Salvador-BA; O instituto Gammon, em
Lavras-MG e o Instituto Cristão e principalmente o Mackenzie.
A última
fase, a organização (1932-1959), período em que a IPB continuou
a crescer e aperfeiçoar a sua estrutura voltando parte de sua
obra para os trabalhos específicos como as sociedades internas,
principalmente o trabalho feminino e mocidade, e o desenvolvimento
das missões estrangeiras e nacionais, literatura e ação social.
Este período logrou êxito e conclusão com o centenário da Igreja
Presbiteriana do Brasil.
Dentre
algumas convicções da IPB, destaco o Culto, no qual a igreja
procura obedecer o princípio regulador. Isto significa que o
culto deve ater-se as normas contidas nas Escrituras Sagradas.
Assim o culto caracteriza-se pela teocentricidade, simplicidade,
reverência, hinódia com base teológica bíblica e a pregação
expositiva. Por isso o culto reformado é solene, respeitoso,
fervoroso e alegre. Culto rígido, fechado e sem vida não faz
parte do padrão presbiteriano, contudo, quando não se observa
este padrão consequentemente as igrejas locais acabam se afastando
dos princípios históricos originários.
A centralidade
das Escrituras Sagradas é outra de suas marcas, a Bíblia é a
nossa regra de fé e prática.
A prática
dos sacramentos (Ceia do Senhor e batismo), marca imprescindível
a vida e comunhão da igreja, como meios de graça. A ministração
correta dos sacramentos, isto é, rejeitarmos qualquer concepção
da Ceia do Senhor que a reduza a apenas símbolo memorial e bem
como o batismo infantil e adulto.
Aproveitamos
esta oportunidade para refletirmos sobre a nossa denominação
e a nossa igreja local.
Que o
Senhor abençoe a Igreja Presbiteriana do Brasil!
Soli Deo
Gloria
Rev. Simonton
14/08/2007IPB manifesta-se a respeito das leis sobre o aborto e a homofobia Presidente
do Supremo Concílio, rev. Roberto Brasileiro publica artigo
com a posição da denominação frente a assuntos que estão mobilizando
o país
Na qualidade
de Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do
Brasil, diante do momento atual em que as forças organizadas
da sociedade manifestam sua preocupação com a possibilidade
da aprovação de leis que venham labutar contra a santidade da
vida e a cercear a liberdade constitucional de expressão das
igrejas brasileiras de todas as orientações, venho a público
me MANIFESTAR quanto à prática do aborto e a criminalização
da homofobia.
I – Quanto
à prática do aborto, a Igreja Presbiteriana do Brasil reconhece
que muitos problemas são causados pela prática clandestina de
abortos, causando a morte de muitas mulheres jovens e adultas.
Todavia, entende que a legalização do aborto não solucionará
o problema, pois o mesmo é causado basicamente pela falta de
educação adequada na área sexual, a exploração do turismo sexual,
a falta de controle da natalidade, a banalização da vida, a
decadência dos valores morais e a desvalorização do casamento
e da família.
Visto
que: (1) Deus é o Criador de todas as coisas e, como tal, somente
Ele tem direito sobre as nossas vidas; (2) ao ser formado o
ovo (novo ser), este já está com todos os caracteres de um ser
humano e que existem diferenças marcantes entre a mulher e o
feto; (3) os direitos da mulher não podem ser exercidos em detrimento
dos direitos do novo ser; (4) o nascituro tem direitos assegurados
pela Lei Civil brasileira e sua morte não irá corrigir os males
já causados no estupro e nem solucionará a maternidade ilegítima.
Por sua
doutrina, regra de fé e prática, a Igreja Presbiteriana do Brasil
MANIFESTA-SE contra a legalização do aborto, com exceção do
aborto terapêutico, quando não houver outro meio de salvar a
vida da gestante.
II – Quanto à chamada Lei da Homofobia, que parte do princípio que toda manifestação contrária à homossexualidade é homofóbica e caracteriza como crime essas manifestações, a Igreja Presbiteriana do Brasil repudia a caracterização da expressão do ensino bíblico sobre a homossexualidade como sendo homofobia, ao mesmo tempo em que repudia qualquer forma de violência contra o ser humano criado à imagem de Deus, o que inclui homossexuais e quaisquer outros cidadãos. Visto
que: (1) a promulgação da nossa Carta Magna, em 1988, já previa
direitos e garantias individuais para todos os cidadãos brasileiros;
(2) as medidas legais que surgiram visando beneficiar homossexuais,
como o reconhecimento da sua união estável, a adoção por homossexuais,
o direito patrimonial e a previsão de benefícios por parte do
INSS foram tomadas buscando resolver casos concretos sem, contudo,
observar o interesse público, o bem comum e a legislação pátria
vigente; (3) a liberdade religiosa assegura a todo cidadão brasileiro
a exposição de sua fé sem a interferência do Estado, sendo a
este vedada a interferência nas formas de culto, na subvenção
de quaisquer cultos e ainda na própria opção pela inexistência
de fé e culto; (4) a liberdade de expressão, como direito individual
e coletivo, corrobora com a mãe das liberdades, a liberdade
de consciência, mantendo o Estado eqüidistante das manifestações
cúlticas em todas as culturas e expressões religiosas do nosso
País; (5) as Escrituras Sagradas, sobre as quais a Igreja Presbiteriana
do Brasil firma suas crenças e práticas, ensinam que Deus criou
a humanidade com uma diferenciação sexual (homem e mulher) e
com propósitos heterossexuais específicos que envolvem o casamento,
a unidade sexual e a procriação; e que Jesus Cristo ratificou
esse entendimento ao dizer, “(...). desde o princípio da criação,
Deus os fez homem e mulher” (Marcos 10.6); e que os apóstolos
de Cristo entendiam que a prática homossexual era pecaminosa
e contrária aos planos originais de Deus (Romanos 1.24-27; 1
Coríntios 6.9-11).
Ante ao
exposto, por sua doutrina, regra de fé e prática, a Igreja Presbiteriana
do Brasil MANIFESTA-SE contra a aprovação da chamada Lei da
Homofobia, por entender que ensinar e pregar contra a prática
da homossexualidade não é homofobia, por entender que uma lei
dessa natureza maximiza direitos a um determinado grupo de cidadãos,
ao mesmo tempo em que minimiza, atrofia e falece direitos e
princípios já determinados principalmente pela Carta Magna e
pela Declaração Universal de Direitos Humanos; e por entender
que tal lei interfere diretamente na liberdade e na missão das
igrejas de todas as orientações de falarem, pregarem e ensinarem
sobre a conduta e o comportamento ético de todos, inclusive
dos homossexuais.
Portanto,
a Igreja Presbiteriana do Brasil não pode abrir mão do seu legítimo
direito de expressar-se, em público e em privado, sobre todo
e qualquer comportamento humano, no cumprimento de sua missão
de anunciar o Evangelho, conclamando a todos ao arrependimento
e à fé em Jesus Cristo.
Patrocínio, Minas Gerais, abril de 2007 AD. Rev. Roberto Brasileiro Presidente
do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil
www.ipb.org.br
REUNIÃO DO SUPREMO CONCÍLIO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL:
ELEIÇÕES GERAIS, PALAVRAS DO PRESIDENTE
Na qualidade de Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, por força constitucional, encarregado de presidir a sessão preparatória do Concílio, na qual acontecerá, nos termos constitucionais, a eleição da nova mesa SC-IPB/2010-2014, valho- me do presente para esclarecer que a despeito de já ter sido apresentado com candidato à reeleição por vários Concílios, não faço e nem participo de “campanhas eleitorais”, da mesma forma, como nas oportunidades anteriores, não apoio nominalmente nenhum candidato, em detrimento de outro, visto que, entendo que a Assembléia Geral, sob a orientação do Espírito Santo de Deus é absolutamente soberana e, portanto, saberá levantar os escolhidos por Deus para os devidos cargos e, nesse sentido, todos os membros da Assembléia, devidamente credenciados, são legalmente elegíveis. Creio que o sistema presbiteriano dispensa qualquer tipo de campanha eleitoral, bem como, o uso de quaisquer recursos de marketing, muito comuns no mundo político secular e, geralmente, inadequados em nosso meio. Estou certo de que devemos depender apenas da graça soberana de Jesus Cristo, Senhor nosso e da Igreja, submetendo-nos inteiramente à Sua vontade. Amo verdadeiramente a Igreja e indistintamente os seus membros e, por conseguinte, entendo que, nos termos regimentais, todos os que, diante de Deus, se acham aptos para o desempenho de qualquer função na liderança da Igreja, podem e devem se apresentar e, nesse intuito (premidos pela responsabilidade ética e pelos limites da ordem e da decência), caso optem em usar a minha amizade e/ou imagem (que indubitavelmente é pública), enquanto não houver nenhum inconveniente legal, não posso impedir. Por fim, o espírito de paz, respeito e verdadeira consideração pela Igreja, deve continuar a reinar em nosso meio, para a exclusiva honra e glória de Deus, onde todos estejam “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. Com certeza esta é a vontade de Deus! “Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (1ª João 2:17). Do servo, Rev. Roberto
Brasileiro Silva
Presidente do Supremo Concílio da IPB (Jonas Greb) 14/06/2010 Congresso Nacional 2014 Nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho de 2014, no Hotel Monte Real, na cidade de Águas de Lindóia, acontecerá mais um Congresso da Igreja Presbiteriana do Brasil, sob a responsabilidade da APECOM — Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação. O tema do Congresso é “Avivamento e Evangelização” . As inscrições já podem ser feitas pelo Portal da IPB www.ipb.org.br Programa Evangelístico “Verdade e Vida” Todos os domingos, às 11h45, veicula na BAND o programa oficial evangelístico de TV, da Igreja Presbiteriana do Brasil. Diariamente na IPBTV, às 8h, 13h e 21h (www.ipb.tv.org.br) Milhares de lares ainda não evangélicos são alcançados semanalmente com o Evangelho do Senhor Jesus tendo como instrumentalidade o programa “Verdade e Vida”. O desejo da APECOM é veicular o programa em outros canais de televisão em diferentes horários. Seja um “parceiro em missões” fazendo sua oferta. Acesse o site www.verdadeevida.com.br cadastre -se, gere seu boleto e pague em qualquer agência bancária. Rádio WEB da Igreja Presbiteriana do Brasil Você pode ouvir agora mesmo as rádios da Igreja Presbiteriana do Brasil. Na IPB1 você ouve músicas contemporâneas e tradicionais. Na IPB2, você ouve as músicas orquestradas. Baixe o aplicativo em seu tablet gratuitamente e ouça uma programação edificante. Projetos 2014 O Comitê Gestor da Igreja Presbiteriana do Brasil aprovou os projetos da APECOM para o ano de 2014. Além do programa de televisão a autarquia irá realizar se Deus permitir, muitos outros projetos tais como: Curso de evangelismo usando as redes sociais, curso prático de evangelismo “O Evangelho em Sua Mão”, Cruzadas Evangelísticas, Congresso, Evangelismo na Copa do Mundo em parceria com a União Presbiteriana de Homens, Transmissão de eventos AO VIVO pela IPBTV e muito mais. Saiba como receber a visita do representante da APECOM em sua igreja em 2014 enviando um email para o executivo Rev. Ricardo Mota (revmota@ipb.org.br). Membros do Conselho de Administração da APECOM - Presidente: Rev. George Alberto Canêlhas, Vice-Presidente: Presb. Gunnar Bedicks, Secretário: Rev. Samuel Vitalino, Tesoureiro: Presb. Alberto Bellan, Rev. Haveraldo Júnior, Rev. Augustus Nicodemus, Rev.Hernandes Dias, Rev. Jonas Zulske, Presb. Euclides de Oliveira, Presb. Daniel Sacramento, Presb. Marlon Mendonça, Presb. Haveraldo Vargas, representante da Casa Editora Presbiteriana. APECOM— Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação apecom@ipb.org.br - (11) 26191-5005 Rua Maria Antônia, 249—Vila Buarque ( Pedro CL ) http://gersonalt.net23.net/l00_rev-levi-alt.html - Rev. Levi Alt, com maior tempo de ordenação do Brasil, veio a falecer na madrugada deste domingo, 22/12/2013 . O sepultamento foi no cemitério central (S. João Batista), às 10h30. Apesar das chuvas e do dia ser uma segunda-feira, foi grande o comparecimento. Dos pastores presentes, nove usaram a palavra na cerimônia, dirigida por Gerson Alt, filho do Rev. Levi . Um abraço fraterno, Gerson Alt Rev. Levi Alt - Ministro Presbiteriano Brasileiro com maior tempo de ordenação (BP, fev. 2009, pág. 9) - 21/01/1942 - há mais de 71 anos Celebrações da vida - († 22/12/2013) A CERTEZA
DO CRENTE "Cristo mostra
à humanidade a luz de Deus refletida: vida cheia de lições, e
lições cheias de vida" (Rev. Levi Alt, em "Trovadilhos") Rev. Levi
Alt (Clique nos links para seguí-los) O Nome Precioso
(SH 530)
Num dia assim
22/12/2013 Agência Presbiteriana de Missões Transculturais 23 de novembro 2017 · Valeu, voluntários!!! Agradecemos a todos que colaboraram durante a semana dobrando, colando e envelopando 13 mil cartas!!! Mesmo que pareça uma tarefa simples, saibam que vocês foram instrumentos para mobilizar irmãos no Brasil inteiro a respeito da Obra Missionária. Pois nossa oração é para que cada carta que chegar em cada casa, seja um coração despertado para a tarefa inacabada da Grande Comissão! Deus os abençoe! Mais informações ver _ www.uniaonet.com/espigpresb02.htm |