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PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBITRÉO
...estaremos a partir de hoje até a próxima
quarta feira, dia 14.05, disponibilizando em forma de lições
o curso em destaque, o qual apresenta ênfase sobre o Livre-Arbítrio
do Homem e as doutrinas arminianas. Aguardo os comentários dos
amados. Fraternalmente em Cristo _
Mário Arruda / IPRB
Introdução
Existem duas teorias básicas acerca da predestinação:
a Calvinista e a Arminiana. A teoria calvinista é assim chamada
por causa de João Calvino; e a teoria Arminiana é assim
denominada por causa de Armínio, que foi um dos discípulos
de Calvino.
O que ensina a doutrina calvinista?
- A salvação é inteiramente de Deus; o homem nada
tem a ver com a sua salvação. Deus dá a salvação
pra quem Ele quer e está acabado.
- Segundo essa doutrina calvinista, quando uma pessoa se arrepende,
é inteiramente pelo poder atrativo do Espírito Santo.
Para os calvinistas, a predestinação é o "decreto"
de Deus, através do qual Ele decidiu quem seria ou não
salvo.
- Os pastores que seguem as teorias de João Calvino, ensinam
que Cristo veio, não para morrer por todos, mas para aqueles
que fazem parte da Sua Igreja. Estes serão salvos porque foram
predestinados para a salvação.
- Os calvinistas afirmam: "Se fosse verdade que Jesus veio para
morrer por todas as pessoas, estariamos diante de um Deus impotente,
que foi capaz de fazer o sol, a lua, as estrêlas, a Terra e os
oceanos... mas que foi incapaz de salvar o homem". Ele não
salva a todos, porque Ele não veio para todos, mas só
para os seus". Há pessoas a quem Ele não amou porque
não eram os seus!
Questionamento: Se Deus dá a salvação para quem
Ele quer; se o homem nada tem a ver com a salvação, ou
seja, se não depende do homem, por que Deus não salva
a todos os homens? A Bíblia diz que Deus deseja que todos os
homens se salvem - veja 1 Tm 2:4: "O qual deseja que todos os homens
se salvem, e venham ao conhecimento da verdade". Se a Bíblia
diz que Deus quer que todos os homens sejam salvos, e se Deus é
Onipotente, grande em poder (pode todas as coisas), por que não
salva a todos os homens? Se a salvação é um "decreto"
de Deus, por que Ele não decretou que todos fossem salvos, se
a Bíblia diz que essa é a sua vontade? Fica subentendido,
então, que se Deus não salva a todos, é porque
nem todos crêem. Isto fortalece a teoria Arminiana. Os arminianos
afirmam que a salvação é para todos os que crêem.
O que ensina a teoria Arminiana?
A vontade de Deus é que "todos" os homens sejam salvos,
porque Cristo morreu por todos os homens.
1 Tm 2:4 - "O qual deseja que todos os homens se salvem, e venham
ao conhecimento da verdade".
Tt 2:11 - "Pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação
a todos os homens"
At 2:21 - "E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será
salvo"
Rm 5:18 - "Assim como por uma só ofensa veio o juízo
sobre todos os homens, para condenação, assim também
por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos
os homens para justificação e vida".
2 Pe 3:9 - "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que
alguns a tem por tardia. Ele é longânimo para convosco,
não querendo que ninguém se perca, senão que todos
venham a arrepender-se".
Jo 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira..."
Mt 25:41 - "Então o Rei dirá também aos que
estiverem à sua esquerda: "apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos".
Conclusão: A predestinação tem sido ensinada de
acordo com essas duas teorias básicas: O Calvinismo e o Arminianismo.
Essas teorias se opõem entre si. Isto acontece devido às
formas distintas de se interpretar alguns textos da Bíblia Sagrada.
Sabemos, no entanto, que a salvação é pela graça,
é dom de Deus, conforme Ef 2:8. Mas cremos que o homem pode resistir
a graça de Deus. Exatamente por isso, Deus não salva a
todos os homens. Porque a salvação é para aqueles
que crêem.
Aviva ó Senhor, a Tua Obra
= = = =
Já falamos que existem duas teorias fundamentais: o Calvinismo
e o Arminianismo. Vimos que essas teorias se opõem entre sí;
são interpretações distintas da Palavra de Deus,
acerca da predestinação.
- Enquanto os Calvinistas ensinam que a predestinação
é o decreto de Deus, através do qual Ele escolheu quem
seria ou não salvo, os Arminianos crêem que quando a Bíblia
fala de predestinação, está se referindo à
Igreja como um todo. Ou seja, todo aquele que crê, está
predestinado à salvação.
- Rm 8:29 - "Porquanto aos que de antemão conheceu, também
os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de
que ele seja o primogênito entre muitos irmãos".
Vamos compreender melhor este versículo! Primeiramente precisamos
esclarecer para quem Paulo estava dizendo essas palavras (veja Rm 1:7
- "A todos os amados de Deus que estais em Roma, chamados para
serdes santos")
- Quando Paulo utiliza essa expressão: "...aos que de antemão
conheceu...", obviamente está se referindo a um grupo de
pessoas; note bem que a expressão está no plural. Paulo
está dizendo que Deus, em sua presciência, "conheceu"
de antemão que um grupo de pessoas aceitaria a Palavra, e por
essa razão, foi predestinado para a salvação. Deus
disse em Is 46:10 - "...eu sou Deus, e não há outro
semelhante à mim; que desde o princípio anuncio o que
há de acontecer, e desde a antiguidade as coisas que ainda não
sucederam". O versículo não sugere que Deus "determinou"
quem seria ou não salvo, mas que a Igreja como um todo, seria
transformada conforme à imagem do Seu Filho. Quem será
a imagem do Filho de Deus? A Igreja, lavada no sangue do Cordeiro. Em
outras palavras, a Igreja está predestinada para ser conforme
a imagem do Filho de Deus.
Exatamente por se tratar da Igreja, Paulo escreveu: "...a fim de
que seja primogênito entre muitos irmãos". Jesus é
o primogênito da Igreja (o termo primogênito significa:
o mais alto dentro de uma hierarquia); por isso Jesus é o primogênito
da Igreja.
- Quando Paulo estava preso, escreveu uma carta para a Igreja que estava
em Éfeso. Veja o que está escrito em Ef 1:1 - "Paulo,
apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que
vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus". Ele estava
escrevendo uma carta para os santos de Éfeso. Paulo fez questão
de enfatizar que essa carta era para os cristãos que haviam permanecido
"fiéis".
- Agora veja o que ele escreveu em Ef 1:4,5 - "Assim como nos escolheu
nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e
irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele,
para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo
o beneplácido da sua vontade".
- Paulo era parte da Igreja, por isso usou o plural "...nos escolheu...",
porque ele era a Igreja, e estava escrevendo para a Igreja. Paulo diz
ainda: "...assim como nos escolheu nele antes da fundação
do mundo". Quer dizer, a Igreja foi escolhida "...em Cristo..."
antes da fundação do mundo. No versículo 5 Paulo
diz: "...nos predestinou para ele..." Quem está predestinado
para Cristo? A Igreja; Ele comprou a Igreja com o seu próprio
sangue. A Bíblia diz que a Igreja é a noiva de Cristo,
ou seja, ela está predestinada para o noivo.
- Observe ainda o que Paulo disse no versículo 4 - "...assim
como nos escolheu nele". O que isto quer dizer? Isto significa
que a Igreja foi escolhida porque ela é o Corpo de Cristo e Cristo
é o cabeça da Igreja. Na verdade, quem foi eleito, quem
foi escolhido, foi Jesus. A Igreja, como Paulo disse, foi escolhida
nEle. Veja o que está escrito em 1 Pe 2:4-6 - "Chegando-vos
para Ele, a Pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com
Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras
que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio
santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis
a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está
na escritura: eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita
e preciosa; e quem nele crêr, não será de modo algum
envergonhado".
- Quem é a pedra que vive? A pedra rejeitada? É Jesus!
Para Deus, pedra eleita e preciosa! Cristo é que foi eleito!
Nós, o Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor, somos também
eleitos, mas eleitos em Cristo. E eu pergunto: Quem é a Igreja?
A Igreja do Senhor são todos aqueles que crêem. Veja o
que o apóstolo Paulo fala no final do versículo 6: "...eis
que ponho em Sião uma pedra eleita e preciosa; e quem nele crêr,
não será de modo algum envergonhado".
Então, quando a Bíblia fala de "predestinados",
está se referindo àqueles que foram lavados no sangue
de Cristo; predestinados "em Cristo", como Igreja do Senhor,
desde antes da fundação do mundo. Qualquer pessoa pode,
então, ser um "predestinado". Basta crêr e confessar
a Cristo como Salvador. Por que razão Jesus precisou morrer?
Não foi para nos salvar? Salvar a quem? Salvar aqueles que não
estavam salvos! Se todos os que deveriam ser salvos já estivessem
definidos, Jesus não precisaria morrer! Eles já estavam
salvos pelo decreto de Deus! E se a salvação fosse unicamente
uma consequência do decreto de Deus, por que então Deus
não salvou a todos os homens? A Bíblia diz que Ele quer
salvar a todos os homens (1 Tm 2:4). Por que é que Deus não
salvou a todos? Porque a salvação é para "todos
os que crêem". Então predestinados, são todos
aqueles que crêem. Eleitos, são todos aqueles que crêem;
eleitos em Cristo, como Corpo de Cristo.
Aviva ó Senhor, a Tua Obra
= = =
Vamos ler 1 Jo 3:10-12 - "Nisto são manifestos os filhos
de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça
não procede de Deus, também aquele que não ama
a seu irmão. Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio
é esta, que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim,
que era do malígno e assassinou a seu irmão; e por que
o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão,
justas".
- A doutrina de João Calvino explica esse texto bíblico
da seguinte forma: os "filhos de Deus" são os predestinados
para a salvação, enquanto os "filhos do diabo"
são destinados à perdição. Segundo os Calvinistas,
Caim teria nascido destinado à perdição e por isso
matou seu irmão Abel. Dizem ainda que em Caim descendem todos
os filhos da perdição: Faraó, Judas, Herodes, etc.
Segundo essa teoria, existem hoje duas sementes no mundo: a semente
do bem e a semente do mal (os predestinados para a salvação
e os destinados à perdição).
- Vamos analisar conscientemente, porém, o texto de 1 Jo 3:10-12
destituídos de qualquer preconceito, pedindo ao Senhor que nos
dê amplo discernimento da Sua Palavra.
- É óbvio que quando Deus olha para a Terra, vê
dois tipos de pessoas: as que estão salvas e as que não
estão. Todas as pessoas que crêem e confessam que Jesus
Cristo é o Senhor, estão salvas. É exatamente o
que diz a Palavra de Deus. Veja o que está escrito em At 2:21
- "E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo".
Veja também o que diz o versículo central da Bíblia:
Jo 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu
Filho unigênito para que TODO aquele QUE NELE CRÊ não
pereça, mas tenha a vida eterna". A Bíblia é
clara, todo aquele que crê, será salvo. Em Jo 3:18 Jesus
disse: "Quem nele crê não é julgado (está
salvo); o que não crê já está julgado, porquanto
não crê no nome do unigênito Filho de Deus".
Ao contrário do que ensinam os calvinistas, a salvação
é simplesmente oferecida a qualquer um que creia. Veja ainda
em Rm 10:9,10 - "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor,
e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre
os mortos, serás salvo. Porque com o coração se
crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da
salvação". Então a salvação
é para os que crêem, e qualquer um pode crêr. Os
calvinistas afirmam que só crêem aqueles que são
atraídos pelo decreto de Deus, os chamados predestinados. Isto
não pode ser verdade, pois a Palavra de Deus diz em Tt 2:11 que
a graça de Deus se manifestou trazendo salvação
a todos os homens. A Bíblia ensina em 2 Pe 3:9 que a vontade
de Deus é que TODOS venham a arrepender-se, deixando claro que
todos podem se arrepender. Como é que Deus iria manifestar o
desejo de que todos se arrependessem, se Ele mesmo não tivesse
dado esse direito à todos? Se Ele quer que todos se arrependam,
é claro que Ele deu esse direito a TODOS. Quando uma pessoa crê,
aceita a Palavra de Deus, passa a fazer parte do Corpo de Cristo (Em
At 2:41 está escrito: "Então os que lhe aceitaram
a Palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de
quase três mil pessoas"). E aquele que crê, sendo Igreja
do Senhor, está predestinado para a salvação, porque
Deus predestinou a Igreja, eleita em Cristo para uma herança
eterna. Paulo disse em Ef 1:4 - "Assim como nos escolheu nele antes
da fundação do mundo". Quem foi eleito? Quem foi
escolhido? Cristo! 1 Pe 2:4 diz que Jesus é a pedra ELEITA e
preciosa. Ele é que foi eleito; a Igreja foi escolhida EM CRISTO
porque é o Corpo de Cristo.
- Voltando ao texto de 1 Jo 3:10,12 podemos afirmar conscientemente
que os "filhos de Deus" são aqueles que crêem;
aqueles que fazem parte do Corpo, aqueles que compõem a Igreja.
Esses são chamados "filhos de Deus"!
- 1 Jo 3:10 explica de forma clara quem são os "filhos de
Deus e quem são os "filhos do diabo": "Todo aquele
que não pratica justiça, não procede de Deus";
é "filho do diabo". Quem é "filho de Deus"?
Aquele que pratica justiça. Essa justiça significa "vida
reta", que é o resultado da salvação através
de Cristo. Pela graça de Deus o cristão age retamente
porque segundo Rm 3:22, ele foi feito justo. É como diz 1 Jo
1:7 - Aquele que anda na luz e mantém comunhão uns com
os outros, o sangue de Jesus o purifica de todo o pecado; esse é
"filho de Deus".
- Agora vamos compreender conscientemente o que está escrito
em 1 Jo 3:12 - "Não segundo Caim, que era do malígno
e asssassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as
suas obras eram más, e as de seu irmão, justas".
A teoria de João Calvino utiliza este versículo bíblico
para afirmar que Caim matou Abel porque ele era "filho do diabo".
Segundo os calvinistas, Caim era uma semente má, destinada por
Deus à perdição; Caim não teria sido criado
para a salvação; ele não era um predestinado como
o seu irmão Abel. Os calvinistas usam os dois irmãos para
ensinar que cada um deles tinha um destino traçado de antemão
pelo Senhor: um seria salvo e o outro não. A despeito do que
pensam os calvinistas, como é que nós interpretamos esse
versículo? Leia novamente o versículo 12: "Não
segundo Caim, que era do malígno..." Por que ele era do
malígno? O próprio versículo explica: "...porque
as suas obras eram más". E se as obras de Caim não
fossem más? E se Caim tivesse tido uma outra atitude? É
óbvio que aí ele não seria do malígno!
- Os calvinistas afirmam que Caim não tinha outra opção,
porque ele já estava destinado à perdição.
Eles dizem que o homem não tem livre escolha, mas isso não
é verdade. Vamos verificar na própria Bíblia o
que Deus disse para Caim ANTES QUE ELE MATASSE A SEU IRMÃO: Veja
em Gn 4:6,7 - "Por que andas irado? e por que descaiu o teu semblante?
Se procederes bem, não é certo que serás aceito?
Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o
seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo".
Amados, a Bíblia não poderia ser mais clara! Deus deu
a Caim o direito de escolha: se ele procedesse bem, seria aceito; se
procedesse mal, seria rejeitado. Deus ainda disse: "...o seu desejo
será contra ti, mas cumpre a ti dominá-lo". Quer
dizer, a decisão era dele. Cabia ao próprio Caim dominar
o seu desejo e ter uma atitude que não desonrasse a Deus. Está
claro que Caim poderia ter sido salvo, se tivesse tido uma outra atitude.
Note bem, Deus o advertiu antes que ele matasse a seu irmão.
Mas qual foi a sua atitude? No versículo 8 a Bíblia diz
que Caim matou a seu irmão Abel. E por causa dessa atitude dele,
Deus disse no versículo 11: "És AGORA (antes não
era), pois, maldito por sobre a Terra". Os calvinistas afirmam
que ele matou o seu irmão porque não era de Deus. Dizem
que o pecado aconteceu porque Caim já era maldito, mas na realidade
Caim foi maldito porque pecou. Primeiro veio o pecado, depois a maldição;
a maldição veio por causa do pecado, tal como aconteceu
com Adão e Eva. Eles foram expulsos do Éden e sofreram
maldições, exatamente por causa do pecado. Se ambos não
tivessem caído, não teriam sido expulsos.
Mt 25:41 - "Entäo dirá também aos que estiverem
à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno,
preparado para o diabo e seus anjos". O inferno não foi
preparado para homem algum, senão para o diabo e seus anjos!
Aviva ó Senhor, a Tua Obra
= = = = =
Sabemos que os calvinistas ensinam que a salvação é
um "decreto" de Deus. Sendo um decreto, não depende
do homem. Deus escolhe quem é salvo ou não. Segundo a
doutrina de João Calvino, o homem não tem direito de escolha,
quando nasce, já nasce predestinado para a salvação
ou destinado à perdição. A doutrina Arminiana,
no entanto, ensina que predestinados, são aqueles que crêem,
que aceitam a Palavra de Deus. Segundo os Arminianos, o homem tem o
direito de escolha (livre-arbítrio).
O LIVRE-ARBÍTRIO HUMANO É UM ENSINAMENTO BÍBLICO:
Toda a mensagem da Bíblia ensina que Jesus veio para salvar os
pecadores, e dos pecadores se espera o arrependimento como resposta
à chamada divina. Veja o que Pedro disse em At 2:38 - "Arrependei-vos,
e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para
remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito
Santo".
A Bíblia ensina que existe possibilidade de salvação
para todas as pessoas:
- Rm 8:32 - "Aquele que não poupou a seu próprio
Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não
nos dará graciosamente com ele todas as coisas?" (O Filho
de Deus foi entregue por todos nós).
- Rm 11:32 - "Porque Deus a todos encerrou na desobediência,
a fim de usar de misericórdia para com todos".
- Tt 2:11 - "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora
(trazendo salvação) a todos os homens".
- Jo 12:32 - (Jesus disse: "E eu, quando for levantado da Terra
(crucificação) atrairei (a quem?) todos a mim mesmo".
Os calvinistas ensinam que somente os predestinados são "atraídos"
para cumprirem o decreto de Deus e serem salvos, mas Jesus disse que
na crucificação atrairia não a alguns, mas a todos
os seres humanos.
- 1 Jo 2:2 - "E ele é a propiciação pelos
nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas
ainda pelos do mundo inteiro". João estava escrevendo para
a Igreja do Senhor; mas fez questão de esclarecer: "Ele
é a propiciação pelos nossos pecados, mas não
é só pelos nossos (da Igreja), mas também pelos
pecados do mundo inteiro".
Se há possibilidade de salvação para todos os seres
humanos, fica claro que todos os seres humanos podem vir a crer, desde
que tenham vontade. Quem quiser crer, será salvo; porque a graça
de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens.
Entretanto, quem não crer, está rejeitando a graça
de Deus e perde a salvação. O ensinamento bíblico
deixa claro que o homem tem direito de escolher o seu caminho, ou seja,
Deus deu ao homem o livre-arbítrio. Em Gênesis, o primeiro
livro da Bíblia (capítulo 3), a possibilidade da tentação
é uma demonstração de que o homem tinha o direito
de escolher entre a obediência e a transgressão. E em Apocalípse,
na última mensagem da Bíblia, mais uma vez a Palavra de
Deus não deixa dúvidas: o homem tem o direito de escolher
o seu caminho. Veja o que está escrito em Ap 22:17 - "Aquele
que tem sede, venha, e quem quiser receba de graça a água
da vida". Desde o primeiro livro da Bíblia, até o
último, Deus dá liberdade de escolha para o homem. Os
calvinistas afirmam que Caim era uma semente do mal, destinada de antemão
à perdição e por isso matou seu irmão Abel.
Mas observe o que Deus disse a Caim antes que ele matasse a seu irmão,
ou seja, antes que as suas obras fossem más: Gn 4:6,7 - "Por
que andas irado? e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem,
náo é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes
mal, eis que o pecado jaz à porta". Amados, aqui está
claro que Caim tinha o direito de opção; Deus disse a
ele: Olha, se procederes assim, serás aceito; se procederes assado,
o pecado jaz à porta. Deus ainda foi mais claro; Ele disse: "O
seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo".
Caim poderia ter dominado os seus desejos maus! É pura questão
de decisão! Veja bem, depois que ele matou o seu irmão,
aí Deus disse (v. 11): "És AGORA, pois, maldito por
sobre a Terra". (antes ele não era maldito; a maldição
veio porque Deus deu a ele o direito de decisão e ele, fazendo
uso desse direito, acabou agindo mal diante de Deus. Ele escolheu fazer
o mal). Você não encontra escrito literalmente na Bíblia
a expressão "livre-arbítrio", mas ele está
presente em todo o ensinamento bíblico. São fatos que
confirmam essa teoria!
A Bíblia ensina que o homem se afastou de Deus voluntariamente,
ou seja, porque quis. Veja o que Paulo escreveu em Rm 1:18 - "A
ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão
dos homens que detêm a verdade pela injustiça". Voluntariamente
os homens detêm a Palavra, detêm a verdade de Deus, preferindo
a injustiça. Isto acontece porque eles têm o livre-arbítrio;
o direito dado por Deus de deterem a verdade, ou seja, recusarem a graça
de Deus.
Todos têm o direito de se arrependerem. Veja At 17:30 - "Ora,
não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora,
porém, notifica aos homens, que todos, em toda a parte, se arrependam".
Arrepender significa ter uma outra mente, ou seja, mudar de mente. Raciocine
comigo: se Deus não desse o direito de todos se arrependerem,
ou seja, o direito de escolha, por que todos seriam convocados ao arrependimento?
Se Deus chama a todos, indistintamente, ao arrependimento, fica óbvio
que ele dá o direito de todos se arrependerem! A isto chamamos
LIVRE-ARBÍTRIO. Há uma graça geral, dada na cruz,
que confere a todos os homens a capacidade de buscarem a Deus, em fé,
se assim quiserem fazê-lo. Deus se apresentou diante de todos
os homens na cruz; Ele fez tudo o quanto é necessário
para que todos os homens possam crer, se assim quiserem fazê-lo.
Isto é LIVRE-ARBÍTRIO.
Muita confusão tem sido formada acerca desse assunto por causa
do aparecimento das denominações que pregam a teoria de
Calvino. Algumas pessoas chegaram a afastar-se da Igreja porque ficaram
confusas e desorientadas. Outras abandonaram suas denominações
e se aventuraram atrás de uma idéia aparentemente revolucionária;
eu tenho ouvido alguns pastores que pregam o calvinismo dizendo-se privilegiados
com uma nova revelação de Deus. Um deles chegou a dizer
que Deus o tinha escolhido para encabeçar uma nova e última
reforma protestante! Isso é um absurdo, uma vez que as doutrinas
calvinistas já eram pregadas no 4º século por santo
Agostinho. Na verdade, não há nada de novo, a não
ser o fato de que muitos líderes estão à procura
de algo novo para aquecer a Igreja. O pior é que alguns deles
sequer acreditam no que dizem; pregam o calvinismo como forma de contradizer
a maioria das denominações evangélicas. Muitos
querem ser diferentes, porque apresentando uma nova mensagem, diferente
da grande maioria das Igrejas evangélicas, conseguem atrair a
atenção de muitos crentes desatentos e imaturos. Pregam
o calvinismo, não porque de fato crêem nele, mas porque
querem os seu templos cheios. Você pode observar, por exemplo,
que alguns líderes têm surgido de uns tempos pra cá,
pregando todos os dias as doutrinas calvinistas, como se fosse uma grande
revelação que Deus deu a eles e somente a eles. Vivem
dizendo que as outras denominações estão erradas;
vivem dizendo que as outras igrejas estão sob a Lei. Qualquer
pessoa mais esclarecida, vai perceber que essa é uma forma disfarçada
de dizer para as pessoas: "Olhem, a igreja que vocês frequentam
está errada. O pastor de vocês está errado. Eu tive
uma grande revelação; venham para a graça de Deus;
a graça de Deus está aqui, na minha igreja"!
É por esta razão que precisamos compreender conscientemente
essas duas principais doutrinas da predestinação: a calvinista
e a arminiana .
Hoje nós iremos analisar as palavras de Paulo em 1 Co 9:27 -
"...mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão,
para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado..."
(algumas traduções dizem "reprovado").
Os calvinistas dizem que o apóstolo Paulo não estava se
referindo à salvação, e sim às suas recompensas,
o coroamento celestial por ter completado a sua missão. Os arminianos,
no entanto, explicam esse versículo afirmando que Paulo poderia
perder a sua salvação, ou seja, ele poderia ser reprovado,
caso tivesse uma vida diária negligente, cometendo pecados corporais
e morais.
Amados, todo texto bíblico, a princípio, precisa ser analisado
dentro do contexto. Vamos ver o que Paulo disse logo no capítulo
10, ou seja, no capítulo seguinte: ele diz que a incredulidade
do povo de Israel no deserto, a idolatria e os pecados morais que os
israelitas cometeram, acabaram atraindo o juízo de Deus. Paulo
diz que a maioria dos israelitas ficaram reprovados e prostrados no
deserto. Veja 1 Co 10:1-5. No versículo 6, entretanto, Paulo
adverte que essas coisas serviram de exemplo para nós. Para nós
quem? Para a Igreja do Senhor, afinal ele estava escrevendo para a Igreja
de Corinto. Ele disse em 1 Co 10:14 - "Amados, fugí da idolatria".
Fica claro que Paulo tinha a preocupação de que a Igreja
de Corinto agisse tal como os israelitas e, consequentemente fosse reprovada.
Veja 1 Co 10:11 - "Essas coisas lhes sobrevieram como exemplos,
e foram escritas para advertência nossa..." Advertência
de quem? Da Igreja do Senhor. Isto quer dizer que qualquer um que tenha
se convertido, pode vir a cair na fé; pode vir a apostatar-se
na fé. Veja 1 Co 10:12 - "Aquele, pois, que pensa estar
em pé, cuide para que não caia". Essas são
palavras do próprio apóstolo Paulo. Isto nos confirma
a idéia de que Paulo admitia a possibilidade da queda do cristão.
No versículo 13 ele esclarece mais ainda: "Não vos
sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus
é fiel, e não permitirá que sejais tentado além
das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação,
vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar".
Então vamos ler mais uma vez o versículo de 1 Co 9:27
- "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão,
para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo ser reprovado
(ou desqualificado)". Fica claro que Paulo temia a apostasia; ele
disse claramente: "Aquele, pois, que pensa estar em pé,
cuide para que não caia". Ora, se precisamos ter cuidado
para não cair, é claro que existe a possibilidade de cairmos.
Ao contrário do que ensinam os calvinistas, o cristão
consciente precisa crer, sim, que a salvação é
dom de Deus; é obra da graça de Deus. Mas se caimos na
fé, rejeitamos a graça salvadora de Deus, certamente somos
reprovados. Fica claro, então, que existe possibilidade de queda
para o cristão. Aliás, a própria experiência
nos ensina essa verdade: muitos autênticos cristãos acabam
olhando para trás e caem na fé. Por isso Pedro escreveu:
"Porquanto se, depois de terem escapado das corrupçöes
do mundo, pelo conhecimento do
Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos,
tornou-se-lhes
o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora
näo conhecerem o
caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo
mandamento que lhes
fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio
se diz:
O cäo voltou ao seu próprio vómito, e a porca lavada
ao espojadouro de lama".
(2 Pe 2:20-22)
Extraído do site:
http://www.portaldosevangelicos.hpg.ig.com.br/predestinacao.html
Aviva ó Senhor, a Tua Obra
= = = =
Comentário Josué/Jaraguá/GO _
Corretíssimo: A salvação é para aqueles
que crêem. Mas a fé para a salvação não
é um dom de Deus? Romanos 10:17: "A fé vem pelo ouvir,
e o ouvir da Palavra de Deus".
I Pedro 1:23: "Pois fostes gerados, não da semente corruptível,
mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus a qual vive
e é permanente".
João 1:12-13: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes
o poder de serem filhos de Deus; a saber: os que crêem no seu
nome; os quais não nasceram o sangue, nem da vontade da carne,
nem da vontade do homem, mas DE DEUS".
A resposta está aqui: Jesus dizendo: "Mas vós não
CREDES, porque não SOIS minhas ovelhas. As minhas ovelhas OUVEM
a minha voz; eu as conheço, e elas me SEGUEM. Eu lhes dou a vida
eterna; jamais perecerão eternamente, e ninguém as arrebatará
das minhas mãos. Aquilo que MEU PAI ME DEU é maior do
que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar",
João 10:26-29.
e ainda: "Manifestei o Teu nome aos homens que me deste do mundo.
Eram TEUS, Tu mos confiaste, e eles têm guardado a Tua Palavra".
Se cremos que o homem por causa do mundo está morto nos seus
delitos e pecados, como esse homem morto, cego pelo pecado, degradado
espiritualmente, pode decidir positivamente ao Evangelho, se não
houver uma intervenção de Deus em sua vida?
Conclusão: Não se pode dar respostas simplistas a estas
questões tão polêmicas. Mas é importante
que se leia obras teológicas como por exemplo Teologia Sistemática
de Louis Berkhof, e livros como Eleitos de Deus, de Sproul (cultura
cristã) e Escolhidos em Cristo de Samuel Falcão (idem),
entre tantos outros.
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