"IRMÃOS, ORAI POR NÓS"
1 Tessalonicenses,5:21
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NENHUM HOMEM É UMA ILHA
Observa-se que quando o apóstolo Paulo escreveu esta epístola,
estava debaixo de perseguições e dificuldades, em Corinto. O décimo
oitavo capítulo do livro de Atos, mostra-nos que ele passava por
um
período desencorajador,e que precisou receber uma visão da parte
do Senhor para continuar lutando, o que fez, realmente.
Assim, no decurso de um ano e meio foi capaz de estabelecer
uma igreja florescente em meio ao paganismo mais
desabrido. E tudo isso nos permite entender que nenhum
homem é uma ilha, como se pudesse viver isolado de todos
os seus semelhantes; e ninguém chega ao ponto de tornar-se
independente de todos. Outrossim, o avanço do trabalho do
evangelho visa o benefício da igreja inteira; por isso mesmo,
precisamos orar uns pelos outros,a fim de que
haja sucesso espiritual em todos os aspectos da
obra cristã, porquanto também a igreja do Senhor é uma só, e sua
missão é única.
Esse pedido de oração foi uma fase de relações recíprocas entre
os apóstolos e os discípulos.
"POR ISSO, TAMBÉM NÃO CESSAMOS DE ORAR POR VÓS, PARA
QUE O NOSSO DEUS VOS TORNE DIGNOS DA SUA VOCAÇÃO E
CUMPRA COM PODER TODO PROPÓSITO DE BONDADADE E
OBRA DE FÉ". (2 Tes. 1:11).
O apóstolo Paulo apela aqui em favor da oração intercessória, que
talvez seja a forma mais nobre de orar. No Livro de Isaías
aprendemos que quando a terra estava em decadência,
DEUS "VIU QUE NÃO HAVIA AJUDADOR ALGUM E
MARAVILHOU-SE DE QUE NÃO HOUVESSE UM
INTERCESSOR...." (Isaías, 59:16).
Quantos de nós participam dessa grande experiência do
companheirismo divino e humano, às vezes tão deleitáveis
e outras vezes tão dolorosa?
Aqui temos um admirável ministério vicário do qual todos nós
nos podemos ocupar, sem importar se somos ricos ou pobres,
negros ou brancos, cultos ou iletrados.
É à luz da oração intercessória que vamos a luz. Quando falha o
senso
histórico, quando a sabedoria coletiva se torna confusa, e quando
a
inteligência pessoal não consegue furar o véu, então esse elevado
tipo
de oração nos ilumina a vereda. Grandeza,humildade e
dicernimento faziam parte da solicitação do apóstolo.
"IRMÃOS, ORAI POR NÓS"
Por fim, observamos um toque humano o pedido de Paulo
para que orassem por ele, e que mostra quão fortemente ele
se escorava sobre a simpatia pessoal de seus convertidos.
"ORAI SEM CESSAR. EM TUDO, DAI GRAÇAS, PORQUE ESTA
É A VONTADE DE DEUS EM CRISTO JESUS PARA CONVOSCO"
(1 Tes.5:17-18).
FONTES: Bíblia Sagrada
N.T. Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho
"POR ISSO,
O PENDOR DA CARNE É INIMIZADE CONTRA DEUS,POIS NÃO
ESTA SUJEITO À LEI DE DEUS,NEM MESMO PODE ESTAR"(Rm.8:7).
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...CONFLITO E OPOSIÇÃO AO REINO DA LUZ E DA VIDA
Um nimigo dificilmente se presta para agradar ao seu oponente.
Por isso mesmo, para agradar a DEUS é necessário que esteja em
foco uma qualidade dos regenerados. Nenhum homem pode agradar
a DEUS e permanecer sem a bússola da esfera conversora e santificadora
do Espírito Santo. Agradar a DEUS deve incluir a idéia de estar
alguém em harmonia com DEUS, de ser-lhe agradável tanto na natureza
de sua alma como na natureza de seus atos. Partindo dessa
premissa, o homem carnal é membro do reino das trevas, sendo governado
e controlado por princípios iníquos. Essse reino, embora algumas
vezes pareça até mesmo ser reprsentante da luz, na realidade está
em conflito e oposição ao reino da lua e da vida. Portano, o indivíduo
que é controlado pelo reino das trevas, e isso em sua própria
alma, que é membro desse reino, se encontra em uma oposição tal
a DEUS que é um inimigo de DEUS. Sob hipótese alguma tal indivíduo
está sujeto à lei do reino da luz; e nem mesmo pode estar sob
tal sujeição, enquanto permanecer como cidadão do reino da oposição.
Nenhum ser humano é neutro e independente; pelo contrário, necessariamente
faz parte de um ou outro desses sistemas em choque, desses dois
reinos ou governos que são adversários um do outro, um dos quais
é bom e o outro é mau. A história humana inteira, e até mesmo
a história dos anjos, é uma descrição desse conflito ente duas
forças universais em oposição. A vitória não está assegurada para
todos, porquanto alguns vão para a morte eterna. Isso significa
que, no que toca ao ideal, nem todos os homens atingem a vitória,
ou seja, a lealdade ao reino da luz e da vida e a participação
no mesmo. Naturalmene, com DEUS reside a última palavra, pois,
através de CRISTO, em sua missão total, certa forma de vida espiritual
é levada até mesmo no submundo, o mundo dos espíritos condenados.
"POIS, PARA ESTE FIM, FOI O EVANGELHO PREGADO TAMBÉM A MORTOS,
PARA QUE, MESMO JULGADOS NA CARNE SEGUNDO OS HOMENS, VIVAM NO
ESPÍRITO SEGUNDO DEUS". (1 Pedro, 4:6)
Essa é a característica dominante da doutrina neotestamentária,
que salva a religião cristã de ser uma fé totalmente pessimista.
Pois, na verdade, então DEUS é frustrado no que diz respeito à
redenção do homem. No entanto, o juízo divino é real, e apenas
uns poucos indivíduos são verdadeiramente eleitos.
"A FUMAÇA DO SEU TORMENTO SOBE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS, E NÃO
TÊM DESCANSO ALGUM, NEM DE DIA NEM DE NOITE, OS ADORADORES DA
BESTA E DA SUA IMAGEM E QUEM QUER QUE RECEBA A MARCA DO SEU NOME".
(Ap. 14:11).
O verdadeiro alvo dos remidos, entretanto não é serem apenas cidadãos
dos céus é desfrutar de paz com DEUS, e, sim, participarem da
própria vida de DEUS, por meio de CRSTO, conforme CRISTO igualmente
participa dessa vida.
O horror
de estar alguém perdido, portanto, é que tal indivíduo fica aquém,
muito aguém, daquele alvo excelso e elevadíssimo, que é a legítima
possessão de todos os homens, visto que o hoje foi criado à imagem
de DEUS. Tal imagem, todavia, foi maculada pela queda, tanto dos
anjos como dos homens. O autor sagrado, em sua analogia, acrescenta
ao seguintes pontos:
1 - Um indivíduo
só pode ser escravo de um senhor de cada vez.
2 -
Uma mulher só pode estar legitimamente cada a um homem de cada
vez.
3 - Um homem
só pode ser cidaão de um reino oposto de cada vez.
Essas considerações
mostram a necessidade de esclusividade. Viver na carne é prova
de escravidão ao reino das trevas, prova de que a alma que assim
vive jamais foi regenerada pelo Espírito Santo. Um outro ponto
importante pode ser observado neste versículo. É que agradar a
DEUS, através da vida de fé e justiça, é algo impossível para
o homem carnal, embora possa ser considerado como um grande vulto
entre os homens, embora talvez seja um elemento benéfico à sociedade
dos homens.
Talvez
realize boas obras autênticas, sendo uma bênção material para
muitos;mas suas obras serão meramente humanas, não sendo inspiradas
pelo Espírito Santo, não sendo aceitáveis a DEUS, por isso mesmo.
É verdade que tal indivíduo será julgado com menor rigor, porquanto
todos os homens serão julgados segundo as suas obras, porém, tal
indivíduo não será candidato a cidadão do reino da luz, e, por
isso mesmo, não pode entrar na perfeição de CRISTO, nem compartilhar
da divindade.
"PELAS
QUAIS NOS TÊM SIDO DOADAS AS SUAS PRECIOSAS E MUITO GRANDES
PROMESSAS, PARA QUE POR ELAS VOS TORNEIS CO-PARTICIPANTES DA
NATUREZA DIVINA LIVRANDO-VOS DA CORRUPÇÃO DAS PAIXÕES QUE HÁ
NO MUNDO". (2 Pedro, 1:4).
A tragédia
do homem bom, mais carnal, é assim focalizada. Tal indivíduo fracassa
no alvo de toda a vida humana. Em todas as ilustrações apresentadas
por Paulo, pois, é salientada a incompatibilidade. A mente carnal
é incompatível com inimizade ao princípio da vida. Paulo supõe
uma obra real do Espírito Santo, que eleva o homem do nível carnal
para o nível espiritual, e isso de uma maneira tão distinta que
não mais se poderá deixar de observar a diferença.
A razão pela
qual a mente ou pendor da carne termina em fatalidade é sua hostilidade
contra DEUS, que é a fonte da vida. Estar alienado de DEUS é algo
necessariamente fatal. É a carne que não se submete a DEUS; (e
nem pode), por ser a sede do pecado habitador, que se acha em
revolta permanente, razão pela qual aqueles que estão na carne
ainda substancialmente idêntica à que diz que alguns se inclina
para a carne, não podem agradar a DEUS.
"PORQUE OS
QUE SE INCLINAM PARA A CARNE COGITAM DAS COISAS DA CARNE; MAS
OS QUE SE INCLINAM PARA O ESPÍRITO, DAS COISAS DO ESPÍRITO". (Rm.
8:5).
Concluindo,
vemos que só há um remédio para a alienação, a saber, a conversão
e a regeneração verdadeira, que são atos divinos do Espírito Santo...
"PORQUE, SE
NÓS, QUANDO INIMIGOS, FOMOS RECONCILIADOS COM DEUS MEDIANTE A
MORTE DO SEU FILHO, MUITO MAIS, ESTANDO JÁ RECONCILIADOS, SEREMOS
SALVOS PELA SUA VIDA". (Rm. 5:10).
FONTES: Bíblia
Sagrada e
Livro:N.T.Interpretado.
WILSON DE
OLIVEIRA CARVALHO
PROVANDO
SEMPRE O QUE É AGRADÁVEL
AO SENHOR". (Ef. 5:10)
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PORTA ABERTA DA VONTADE
Mediante
a experiência na vida cristã diária, mediante testes, aprendemos
qual é a conduta agradável a DEUS e a seu Ungido, o "Senhor".
Como é costumeiro, o Senhor JESUS CRISTO é a pessoa aludida pelo
termo "Senhor", que aqui aparece somente quando temos a CRISTO,
verdadeiramente, como nosso Senhor, e cumprimos a sua vontade,
é que somos aprovados por ele, fazendo o que é agradável aos seus
olhos.Não existe tal coisa como um remido que não reconhece em
JESUS o seu Senhor, porquanto isso faz parte integral da salvação.
A fé consiste na entrega a alma aos braços de CRISTO; e faz parte
inerente dessa idéia o reconhecimento da realidade do senhorio
de CRISTO sobre as nossass vidas.
Antes, a nós compete examinar honestamente
a nossa própria conduta, escolhendo aquilo que é agradável ao
Senhor, para então persistir nesse caminho, negando e repelindo
os vícios do paganismo, como algo incompatível com a profissão
de fé cristã.
A vida inteira deve ser sujeita a esse
teste, para que aprendamos sempre melhor a andar santamente. Isso
é que deve caracterizar o nosso andar, segundo se lê no oitavo
versículo deste capítulo. Nossa vida cristã deve ser exercida
e levada a efeito com essa atitude e esforço.
Exames espirituais cuidadosos e diligentes
nos são recomendados aqui. O "andar" do cristão não pode ser descuidado,
mas antes, intenso. Não existem cristãos exageradamente intensos
nesse particular.
Por outro lado, observamos a expressão
"agradável", algo que dá satisfação a outrem merecendo a sua aprovação.
Ora é ao próprio Senhor que devemos agradar, e é por ele que a
nossa conduta deve ser aprovada. Mas isso é simplesmente impossível
se não andarmos no Espírito (Gál. 5: 16,25). Agradar verdadeiramente
ao Senhor é um empreendimento espiritual elevado, só se tornando
possível com a ajuda divina, com a manifestação do Espírito Santo
em nosso íntimo, por ser ele quem produz em nós o seu fruto. (Gál,
5:22).
Por conseguinte, a conduta moral é
algo que ultrapassa as forças humanas comuns, visto que só pode
tornar-se uma realidade através da comunhão mística e da influência
divina. (Efe.2:21,22). Não obstante, isso exige a porta aberta
da vontade.
Compete-nos permitir que o Espírito
Santo opere em nós; e cumpre-nos resistir ao mal. Devemos buscar
ativamente ao Espírito Santo, à sua influência, submetendo-lhe
a nossa vontade. Porque esse é o lado humano desse conflito moral
em busca da perfeição; mas a própria perfeição e o progresso em
sua direção, são algo divino, em que a natureza divina vai sendo
implantada na natureza divina, à medida em que vamos sendo transformados
segundo a imagem moral de CRISTO.
"SE VIVEMOS NO ESPÍRITO ANDEMOS TAMBÉM
NO ESPÍRITO".
(Gál. 5:25).
FONTES: Bíblia Sagrada
Livro - N. T. Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho
"Aquilo que começa em ira acaba em vergonha".
(Benjamim Franklin)
"PORTANTO,
NINGUÉM SE GLORIE NOS HOMENS, PORQUE
TUDO É VOSSO". (1 Co. 3:21).
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VASTA E CELESTIAL POSSESSÃO
Os cristãos que se estribam na sabedoria humana exaltavam homens
como Paulo, Pedro, Apolo ou algum outro mortal. Tinham escolhido
alguns heróis, aos quais veneravam até certo ponto, ao invés de
adorarem esclusivamente a DEUS. Esse foi um dos maus resultados
do espírito faccioso dos cristão da igreja de Corinto. E isso
faziam com prejuízo da glória verdadeira de CRISTO.
O apóstolo Paulo, pois, faz aqui objeção a esse furto. Uma ação
dessas só poderia mesmo ser arquitetada por mentes carnais, destituídas
de um verdadeiro conhecimento da sabedoria de DEUS, que havia
sido substituiída pela sabedoria deste século, que é passageira.
De modo geral, Paulo diz que, em CRISTO, dispomos de uma vasta
e celestial possessão; cada um de nós, os remidos, se tornou fabulosamente
rico. Os mestres cristãos, por conseguinte, nos pertencem, e são
dons de DEUS para nós.
"E A GRAÇA FOI CONCEDIDA A CADA UM DE NÓS SEGUNDO A PROPORÇÃO
DO DOM DE CRISTO". (Ef. 4:7).
Todas as pessoas dotadas são dadas à igreja de CRISTO como presentes
para benefício da mesma. Ora, posto que os mestres cristãos nos
pertencem fazendo parte de nossa herança, o mesmo tempo que não
somos nós que pertencemos aos mestres, como nos poderíamos gloriar
deles?
Gloriemo-nos antes do doador de todos os dons perfeitos e bons,
a saber, DEUS Pai, o "PAI DAS LUZES".
"TODA BOA DÁDIVA E TODO DOM PERFEITO SÃO LÁ DO ALTO, DESCENDO
DO PAI DAS LUZES, EM QUEM NÃO PODE EXISTER VARIAÇÃO OU SOMBRA
DE MUDANÇA". (Tia. 1:17).
Nessas palavras, "tudo é vosso", encontramos a declaração da dignidade
de todo o verdadeiro cristão. Quando da criação, DEUS deu ao homem
o senhorio sobre o mundo físico. No entanto, perdeu esse privilégio
quando da queda no pecado. Porém, sendo redimido em CRISTO, o
homem recupera esse senhorio, embora agora de ordem ainda mais
elevada, porquanto todos os remidos serão finalmente elevados
até a própria estatura de CRISTO.
"E TODOS NÓS, COM O ROSTO DESVENDADO,CONTEMPLANDO, COMO POR ESPELHO,
A GLÓRIA DO SENHOR, SOMOS TRANSFORMADOS, DE GLÓRIA EM GLÓRIA,
NA SUA PRÓPRIA IMAGEM, COMO PELO SENHOR, O ESPÍRITO".
(2 Co. 3:18).
E assim o cristão se tornará ..."a plenitude daquele que a tudo
enche em todas as cousas" (Ef. 1;23).
Ora, já que todo o cristão individual virá a ser assim exaltado,
então certamente é um erro terem os cristãos heróis aos quais
admirem indevidamente. Porquanto todos os líderes cristãos são
homens como nós, destinados a serem transformados segundo a imagem
de CRISTO. Tais líderes são meros inquiridores, que ainda não
atingiram o alvo colimado. E mesmo que já tenham avançado mais
do que nós, pelo caminho afora, nem por isso podem servir de substitutos
do Senhor JESUS CRISTO, o qual é o único pioneiro e capitão da
nossa salvação. O jactar-se o cristão em outro, em algum líder
de qualquer facção, é degradar tanto ao cristão comum, que assim
aceita a outro homem como seu herói, embora esse outro homem também
é degradar a dignidade de JESUS CRISTO, que é o único que merece
e que pode exigir com justiça ser exaltado pela igreja cristão
ou pelo mundo.
"PORTANTO", a palavra que vincula a mensagem do presente versículo
tanto com o que antecede como com o que segue. E isso porque a
sabedoria humana nada é, sendo reputada como algo inútil pela
avaliação divina, razão pela qual nenhum cristão deve gloriar-se
no mero homem. E, em segundo lugar, porque todas as coisas nos
pertencem. Portanto, possuímos uma elevada dignidade, sendo algo
que não nos convém nos gloriarmos no homem, o qual é apenas um
inquiridor de DEUS juntamente conosco.
"PORQUANTO AOS QUE DE ANTEMÃO CONHECI, TAMBÉM OS PREDESTINOU
PARA SEREM CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO, A FIM DE QUE ELE SEJA
O PRIMOGÊNITO ENTRE MUITOS IRMÃOS". (Rm. 8:29).
Fontes; Bíblia Sagrada
Livro. N.T. Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho
" A ira e a isensatez andam de mãos dadas; o arrependimento leva
ambas se porem de joelhos" (Benjamim Franklin)
"RESPONDEU-LHE
SIMÃO PEDRO: SENHOR, PARA QUEM IREMOS? TU TENS AS PALAVRAS DA VIDA
ETERNA"(João, 6:68)
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PARA QUEM IREMOS?
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A alma
remida anela por DEUS, que é a ponte e o sustentador de toda a
vida.
A alma
busca a DEUS e fica desassossegada em face do aparente fracasso
e desapontamento que acompanham essa busca. A alma se encotra
com CRISTO, o exemplar de DEUS para os homens, e assim ouve a
sua mensagem. E é então que a alma diz instintivamente:
"TU TENS
AS PALAVRAS DA VIDA ETERNA"
Trata-se
de uma expressão intuitiva, porquanto DEUS tem outorgado aos homens
a capacidade de reconhecerem a vereda que conduz de volta a ele;
e essa vereda surge claramente em foco, a menos que seja propositalmente
obliterada pelos homens, quando estes preferem as trevas, por
se deleitarem no pecado. E é dessa maneira que DEUS atrai homens
a CRISTO, preparando o solo de suas almas para a semeadura da
mensagem cristã. Então surge o reconhecimento da verdade, quando
a alma se aproxima da expressão da vida de DEUS neste mundo, que
se acha na pessoa de JESUS CRISTO.
Assim
também o impetuoso Pedro fez uma pergunta como porta-voz dos doze,
conforme usualmente fazia, pois estava perenemente pronto com
alguma palavra, geralmente com alguma declaração superficial e
tola; mas Pedro, representa um belo e exato quadro do que é um
homem. O homem é físico e espiritual, vacila entre o que há de
mais elevado e o que há de mais baixo. Foi assim que Pedro, com
os olhos fixos em JESUS, pode andar sobre as ondas, mas, dando
ouvidos ao ruído da tempestade, começou a afundar nas águas. E
novamente, quando muito ultrapassado em número por um grupo
armado de homens, puxou da espada e teve a ousadia de atacar o
servo do próprio sumo sacerdote. Porém, pouco depois, o mesmo
Pedro se acovardou ante as perguntas insistentes de uma criada,
e negou vergonhosamente que ao menos conhecia a JESUS. E
qual foi o homem ainda não percebeu ações semelhantes em sua própria
vida?! Algumas vezes exulta em uma vitória ou ambição espiritual;
e logo em seguida faz alguma coisa por causa do que se sente profundamente
envergonhado.
Além disso,
temos o consolo das próprias atitudes de Pedro. Pois quão humano
ele sempre se mostrou ser e como tanto fracassou quando deveria
justamente ter obtido êxito, até que finalmente triunfava, assim
parece-nos que a graça de JESUS lhe era suficiente para nós outros.
"E NÓS
TEMOS CRIDO E CONHECIDO QUE TU ÉS O SANTO DE DEUS"
(João, 6:69)
FONTES: Bíblia Sagrada
Livro. N.T. Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho
"MELHOR RESPOSTA PARA A IRA É O SILÊNCIO"
(Prov.Alemão)
23/07/2004 - DEUS É FIEL
"NÃO VOS SOBREVEIO TENTAÇÃO QUE NÃO FOSSE HUMANA; MAS DEUS É FIEL
E NÃO PERMITIRÁ QUE SEJAIS TENTADOS ALÉM DAS VOSSAS
FORÇAS; PELO CONTRÁRIO, JUNTAMENTE COM A TENTAÇÃO,
VOS PROVERÁ LIVRAMENTO, DE SORTE QUE A POSSAIS
SUPORTAR". (1 Co. 10:13))
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DEUS É FIEL
Não parece que o apóstolo Paulo estivesse contranstando duas
formas de tentação, a humana e a demoníaca,porquanto até mesmo
as tentações demoníacas assaltam aos cristãos.
"PORQUE A NOSSA LUTA NÃO É CONTRA O SANGUE E A CARNE,E
SIM CONTRA OS PRINCIPADOS E POTESTADES, CONTRA OS
DOMINADORES DESTE MUNDO TENEBROSO, CONTRA AS FORÇAS
ESPIRITUAIS DO MAL, NAS REGIÕES CELESTES". (Ef. 6:12).
Não obstante, sem importar a fonte de onde elas provêm, continuam
sendo humanas, no sentido que são comuns à experiência humana, não
transcendendo ao poder da vontade humana, contanto que o homem seja
ajudado pelo
ESPÍRITO SANTO. O apóstolo dos gentios, portanto, dizia que podemos
triunfar, mas que esse triunfo não é necessariamente inevitável
ou fácil. A experiência humana mostra-nos que tal vitória não
é fácil. DEUS exerce controle sobre todas as tentações que
sobrevêm ao cristão em sua vida, ele permite somente aquelas
tentações que podem ser toleradas, sem importar se essas assumem
a forma de testes, de sofrimentos,de perseguições ou de incitações
para a prática
do mal. Além disso, DEUS provê sempre um meio de escape,
quando somos assediados pelas tentações, desviando aquelas outras
que, de modo algum,, poderíamos suportar. Sim, DEUS é "...FIEL..."
no sentido de digno de confiança, como alguém em quem se pode confiar,
no que diz respeito a essa questão das tentações.
Mas, vejamos a fidelidade de DEUS:
- Existe o poder de DEUS, que nos guarda,escudado em sua
promessa. "QUE SOIS GUARDADOS PELO PODER DE DEUS,
MEDIANTE A FÉ, PARA A SALVAÇÃO PREPARADA PARA
REVELAR-SE NO ÚLTIMO TEMPO". (1 Pedro, 1:5).
- Os próprios castigos divinos são planejados com o propósito de
aprimorar a nossa espiritualidade, e não meramente com a
finalidade de punir-nos pelo mal que tivermos praticado. Esse
é um dos aspectos da fidelidade de DEUS para com os seus
filhos, nos quais ele está formando a imagem do Filho.
- As tentações diárias são controladas por DEUS. É fatal que
venham
essas tentações, mas não chegam a nós sem qualquer razão, e sempre
tendem para o nosso bem.
- Os pais terrenos podem castigar seus filhos por mero capricho
(Heb. 12:10), mas DEUS jamais age dessa maneira, pois todos os
problemas da vida, que envolvam ou não o pecado, são presentes
que nos são dados a fim de encorajar-nos a prosseguir
no caminho espiritual e aprimorar a nossa espiritualidadel.
"OS PATRIARCAS, INVEJOSOS DE JOSÉ, VENDERAM-NO PARA O EGITO; MAS
DEUS ESTAVA COM ELE E LIVROU-O DE TODAS AS SUAS AFLIÇÕES, CONCEDENDO-LHE
TAMBÉM GRAÇA E SABEDORIA PERANTE FARAÓ, REI DO EGITO, QUE O CONSTITUIU
GOVERNADOR DAQUELA NAÇÃO E DE TODA, A CASA REAL". (Atos, 7: 9-10).
Um cristão conta com reservas de forças até mesmo para enfrentar
os
poderes espirituais malignos. Não obstante, compete-lhe utilizar-se
de certos meios para desenvolver esses recursos, a fim de que possa
usa-los
prontamente quando isso se torna necessário. Precisa ter
certo nível de espiritualidade, desenvolvido mediante a oração,a
meditação, a comunhão com o ESPÍRITO SANTO, a transformação
segundo a imagem moral de CRISTO. O próprio CRISTO é o exemplo
supremo das reservas de forças espirituais que resguardam o
homem de DEUS contra qualquer modalidade de tentação.
"POIS, NAQUILO QUE ELE MESMO SOFREU, TENDO SIDO TENTADO, É PODEROSO
PARA SOCORRER OS QUE SÃO TENTADOS". (Heb. 2:18).
Dessa forma, nota-se que JESUS foi tentado em todos os pontos em
que também o somos, embora jamais tivesse cedido ao pecado. CRISTO
JESUS não pecou, não porque não pudesse faze-lo, pois, nesse caso,
não serviria de exemplo e de consolo para nós. Mas não pecou porque
o su desenvolvimento espiritual,
através da presença do ESPÍRITO SANTO, era tão grande que
foi capaz de resistir às formas mais diversificadas e dificeis
de
tentação, incluindo a incitação ao pecado, as tribulações,as perseguições
e os momentos dificeis.
Mas, por que é importante resistir a tentação?
- A tentação, se não for dominada, destrói a fibra moral. Mas, uma
vez que lhe oferecemos resistência, isso melhora a qualidade moral
do nosso ser.
- Há uma bem-aventurança especial prounciada em prol daqueles que
resistirem às tentação, a saber, a coroa da vida, e isso por promessa
de DEUS.
"BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE SUPORTA, COM PERSEVERANÇA,A APROVAÇÃO;
PORQUE, DEPOIS DE TER SIDO APROVADO, RECEBERÁ A COROA DA VIDA, A
QUAL, O SENHOR PROMETEU AOS QUE O AMAM".(Tia. 1:12).
- Isso significa que a santificação conduz à glória. " PORTANTO,
SEDE VÓS
PERFEITOS COMO PERFEITO É O VOSSO PAI CELESTES".(Mat.5:48).
Por conseguinte, a transformação moral é que nos leva à transformação
metafísica dentro da qual chegamos a compartilhar da própria natureza
do Filho.
"E, TODOS NÓS, COM O ROSTO DESVENDADO, CONTEMPLANDO, COMO POR ESPELHO,
A GLÓRIA DO SENHOR, SOMOS TRANSFORMADOS, DE GLÓRIA EM GLÓRIA, NA
SUA PRÓPRIA IMAGEM, COMO PELO SENHOR, O ESPIRITO.
(2 cO. 3:18).
Os testes, por si mesmos, podem ser forças que nos ajudem em nosso
desenvolvimento espiritual.
"FORTALECENDO A ALMA DOS DISCÍPULOS, EXORTANDO-OS A PERMANECER FIRMES
NA FÉ; E MOSTRANDO QUE, ATRAVÉS DE MUITAS TRIBULAÇÕES, NOS IMPORTA
ENTRAR NO REINO DE DEUS". (Atos, 14:22).
FONTES; Bíblia Sagrada
Livro. N.T. Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho
ENTÃO,
SE ALGUÉM VOS DISSER: EIS AQUI O CRISTO! OU: EI-LO ALI! NÃO ACREDITEIS"
(Mateus, 24:23)
A VERDADEIRA AURORA
Lê-se que nas áreas árticas, após a
longa noita de seis meses, algumas vezes surge a aurora; mas então
as trevas engolfam tudo novamente. Finalmente, porém, aparece
a verdadeira aurora, mas somente no tempo certo. Assim sucederá
quando da vinda de CRISTO - haverá muitas auroras falsas, muitas
reivindicações ilegítimas, muitos movimentos e milagres, muitos
sinais e prodígios, mas todos eles anunciando falsas "parousias".(segunda
vinda de CRISTO)
É interessante observar que os falsos
profetas (vs. 11) é que oferecerão saídas para essas dificuldades,
e que em seguida os falsos cristos (Vss. 23 e 24) oferecerão saídas
para essas dificuldades. Suas vítimas iludidas criarão religiões
e lançarão o grito. Eilo aqui! Contudo, os eleitos terão o dicernimento
necessário para não dar ouvidos a tais indivíduos.
A passagem que se encontra em Lucas
21:24 indica os elementos de tempo que circundarão a vinda do
verdadeiro CRISTO.
CAIRÃO A FIO DE ESPADA E SERÃO LEVADOS
CATIVOS PARA TODAS AS NAÇÕES; E, ATÉ QUE OS TEMPOS DOS GENTÍOS
SE COMPLETEM, JERUSALÉM SERÁ PISADA POR ELES".
Olhando as coisas de nosso ponto privilegiado,
podemos ver claramente agora que JESUS predisse que haveria um
considerável intervalo de tempo antes de seu reaparecimento, quando
vier para livrar o povo de Israel do domínio gentílico.
Do ponto de vista privilegiado daqueles
que viveram durante o primeiro século de nossa era, eles devem
ter percebido, ao menos, que essa parousia, não seria imediata,
mas que primeiramente se passaria algum tempo. Por conseguinte,
não deveriam dar ouvidos a falsas notícias que indicassem que
CRISTO aparecera. Naturalmente que os cristãos do primeiro século
não podiam fazer idéia do tempo exato em que aconteceram essas
coisas, e todos os cristãos, de todas as épocas, não têm podido
precisar o tempo exato de tais acontecimentos. Essa é a bendita
esperança, a esperança que purifica, e que deve animar a igreja
de todos os séculos. DEUS não encara o tempo conforme nós o encaramos,
pois a grande realidade é que para o Senhor - os intervalos -
de tempo não são uma consideração importante. Os tempos e as épocas
estão em suas mãos, conforme o trecho de Atos 1:7 nos ensina.
Não obstante, JESUS indicou que devemos esperar determinados períodos
de tempo, e que, chegando o tempo certo, todos reconhecerão que
nada é feito em segredo. JESUS também quis ensinar-nos que a destruição
de Jerusalém (que haveria de ocorrer pouco tempo depois que ele
falou) não deveria ser considerada como o fim da atual ordem de
coisas ou o arauto da parousia. Porém, apesar desse aviso. muitos
entenderam erradamente o sentido da destruição dessa cidade, e
esperaram a volta de CRISTO para imediatamente depois dessa catástrofe.
O certo é que uma maior tribulação
será o verdadeiro arauto da parousia. Mas esse acontecimento ainda
jaz no futuro. Todavia, será de proporções tão gigntescas que
ninguém deixará de compreender as implicações das ocorrências.
Entre as populações judaicas do primeiro século, alguns chegaram
a considera Vespasiano como o "messias", porquanto ele era o imperador
de Roma ao tempo da queda de Jerusalém.
"RESPONDEU-LHES: NÃO VOS COMPETE CONHECER
TEMPOS OU ÉPOCAS QUE O PAI RESERVOU PELA SUA EXCLUSIVA AUTORIDADE".(
Atos, 1:7).
FONTES: Bíblia Sagrada
Livro> N.T. Interpretado
WILSON DE OLIVEIRA CARVALHO.
"AO DIZER ALGUMA COISA, CUIDE PARA
QUE SUAS PALAVRAS NÃO SEJAM PIORES QUE O SEU SILÊNCIO" (Anônimo)
"DECLAROU-LHES,POIS,JESUS: EU SOU O PÃO DA VIDA;O QUE
Aqui
se torna finalmente claro; o pão da vida invade o mundo,
outorgando a vida eterna.Não é uma dádiva como nos tempos
passados, nem um maná milagroso, mas o próprio JESUS,
lugar e fundamento da doação da vida que DEUS faz ao
homem.. Com a imagem do "pão" está salientado, de modo
figurativo, o caráter da dádiva. Nesse sentido, a vida
eterna simbolizada por este pão é a própria vida, é
a dádiva radical e não um direito legal do homem. Além
do mais podemos dizer que este dom, o revelador em pessoa,
é ao mesmo tempo a doação, a comunicação que DEUS faz
de si mesmo ao homem. Não se trata da pretensão absoluta
e exclusiva da revelação de JEUS, mas sim e precisamente
do seu caráter de co-participação. Em JESUS, DEUS está
totalmente à disposição do homem, de tal modo que ele
compartilha da vida de DEUS, da sua salvação e do seu
amor. E isso num grau tal que DEUS que estar à diposição
do homem como quem quer se doar e quer compartilhar
sem restrição alguma. De outro modo à metáfora do pão
não eria sentido algum. Por outro lado, observamos que
aqui emos os primeiros dos grandes "EU SOU" proferido
por JESUS, neste quarto evangelho: "EU SOU O PÃO DO
CÉU" (Vs.32). "O PÃO DE DEUS" (Vs.33) "O PÃO DA VIDA"
(vc.35), "O PÃO VIVO"(Vs.51).
Tudo isso
deve ser destacado em seus diversos aspectos, quais
sejam:
- A mensagem
de CRISTO é proveniente do céu e é transmitida por autoidade
celestial, porquanto ele vive em união com o Pai. UNIÃO
- "ENTÃO, LHES FALOU JESUS: EM VERDADE,EM VERDADE VOS
DIGO QU O FILHO NADA PODE FAZER DE SI MESMO, SE NÃO
SOMENTE AQUILO QUE VIR FAZER O PAI, PORQUE TUDO O QUE
ESTE FIZER, O FILHO TAMBÉM SEMELHANTEMENTE O FAZ". (Jo.5:19).
AUTORIDADE
- "E O PAI A NINGUÉM JULGA, MAS AO FILHO CONFIOU TODO
JULGAMENTO".(Jo. 5:22).
- O caráter
distintivo da pessoa de CRISTO, que é o Filho de DEUS,
o único capaz de dar a vida eterna. Fica subentendido,
por extensão, o caráter distintivo do cristianismo.
Tudo quanto
CRISTO é em si mesmo, a sua Filiação especial e suas
qualidades especiais como doador da vida. É CRISTO que
dá e sustenta a vida eterna, e nenhum desejo insatisfeito
pode frustrar permanentemente ao cristão.
- A exclusividade
de sua doação, porque ele é o Filho do único, sendo
o único que pode fazer tais reivindicações. Por conseguinte,
essa vida reside exclusivamente nele.
O Pai tem
vida em si mesmo, porquanto não depende de outrem para
a sua existência. Assim sendo, o Pai possui vida independente. É o
mesmo que a vida necessária, por tratar-se de forma
de vida que não pode cessar de existir. Essa forma de
vida o Pai deu ao Filho, quando de sua encarnação, e
o Filho de DEUS, por sua vez, a dá a todos os homens
que dele se aproximam. Aqui, portanto, é declarada
a participação, por meio dos que crêmm em CRISTO, na
vida eterna, que é divina, necessária, independente.
"DE NOVO,
LHES FALAVA JESUS, DIZENDO: EU SOU A LUZ DO MUNDO;QUEM
ME SEGUE NÃO ANDARÁ NAS TREVAS, PELO CONTRÁRIO, TERÁ
A LUZ DA VIDA".(jO. 8:12).
"O QUE
VEM A MIM JAMAIS TERÁ FOME... O QUE CRÊ M MIM JAMAIS
TERÁ SEDE..." Com essas palavras é frisada a necessidade
de fé, conversão e regeneração. O pão natural (maná)
não satisfazia necessidade alguma, a menos que fosse
apropriado, recolhido e ingerido. É mister que o indivíduo
seja implelido pela fome para comer, e pela sede, para
beber. Aquele que não sente fome ou sede espiritual,
não se interesa por satisfazer essas condições. Isso,
naturalmente, serve de símbolo da necessidade e dos
anelos da alma. Esses anelos são ao mesmo tempo naturais
para a alma razão pela qual as Escrituras dizem que
os homens crêem em CRISTO, e são inspirados e produzidos
por Deus, na alma, através da ação do Espiríto
Santo motivo por que as Escrituras ensinam que os homens
são dados ao Filho, pelo Pai, ou são atraídos ao filho
mdiante as operações do Pai. "E A VONTADE DE QUEM ME
ENVIOU É ESTA: QUE NENHUM EU PERCA DE TODOS OS QUE ME
DEU; PELO CONTRÁRIO, EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA".
(Jo. 6:39)
A fome
e a sede são símbolos aptos para os anseios espirituais,
pois essas são experiências comuns a todos os seres
humanos. O homem reconhece, instintivamente, o que significam
essas condições. Os aldeões Galileu estavam bem familiarizados
com tais condições e costumavam passar longas horas
de trabalho árduo, a fim de satisfazerem a essas necessidades
básicas. O Senhor JESUS, pois, salientou o fato de que
é necessário que os homens sintam fome e sede dos valores
espirituais, e, mais especialmente ainda, que devem
querer diligentemente a vida eterna. A fé figura aqui,
uma vez mais, como o agente da conversão. Pois a conversão
consiste na fé e no arrependimento; e isso é o começo
da regeneração, bem como a fonte originária de tudo
que é a vida eterna. A propósito, examinai:
SOBRE
A FÉ - "ORA, A FÉ É A CERTEZA DE COISAS QUE SE ESPERAM,
A CONVICÇÃO DE FATOS QUE SE NÃO VÊEM" (Hb. 11:1)
SOBRE
A CONVERSÃO - "A ISTO, RESPONDEU JESUS: EM VERDADE
EM VERDADE TE DIGO QUE, SE ALGUÉM NÃO NASCER DE NOVO,
NÃO PODE VER O REINO DE DEUS". (Jo. 3:3).
SOBRE
O ARREPENDIMENTO - " ARREPENDEI-VOS, PORQUE ESTÁ
PRÓXIMO O REINO DOS CÉUS". Mat. 3:2).
SOBRE
A REGENERAÇÃO. (Jo. 3:3) - Vide acima.
SOBRE
A VIDA ETERNA - "PARA QUE TODO O QUE NELE CRÊ TENHA
A VIDA ETERNA". (Jo. 3:15).
FONTE: Bíblia
Sagrada
Livro: N. T. Interpretado.
WILSON DE
OLIVEIRA CARVALHO.
"Nossas
dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com
freqüência , poderíamos ganhar, por simples medo de
arriscar". (William Shakespeare)
FLUTUAÇÕES
DA FÉ (www.bacaninha.com.br)
"RESPONDEU-LHE JESUS: NÃO TE DISSE EU QUE,SE CRERES,VIRÁS A GLÓRIA
DE DEUS?" (João, 11.40)
O presente versículo é uma extensão
do versículo anterior (11.39), onde se verifica que Marta perdeu
temporariamente a grande fé que expressara, (11:22) e aqui teme
um grande fracasso, uma cena odiosa e espantosa, e sente-se profundamente
embaraçada ante a possibilidade de todos os seus amigos sentirem
o odor putrefacto do cadáver de seu irmão Lázaro.
Dessa forma, alguns estudiosos exibem
surpresa, por causa da vacilação da fé de Marta. Porém, o que
é mais comum à natureza humana do que essa atitude? Ela cria muito
mais do que superficial ou tecnicamente, isto é, a sua fé consistia
em muito mais do que a aceitação mental de certos proposições
doutrinárias, uma das quais, por acaso, teria sido a doutrina
da ressurreição dos mortos. Pelo contrário, sua fé era vívida,
no poder presente do Senhor JESUS em operar grandes feitos. Porém,
naquele instante de crise, essa fé se debilitou, porquanto veio
temer muitas coisas.
É errôneo supormos(versículo, 30)
que ela, tal como os demais circunstantes, não havia pensado na
restauração de Lázaro à vida. Mas sem dúvida os primeiros lampejos
de esperança, que haviam sido iluminados ainda pelo que JESUS
lhe dissera(Vers. 23-27), haviam sofrido um eclípse momentâneo,
ante à proposta de expor o cadáver agora indigno de ser visto.
Toda verdadeira fé está sugeita
a essas flutuações, nas horas mais sombrias, a exemplo do que
sucedeu com Jó, o que ficou perfeitamente manifesto.
Por igual modo, é verdade que aquilo
que alguém crê pode ser expresso em momentos de tranqüilidade,
momentos que não encerrem qualquer crise ou tensão, de uma maneira
muito mais fácil e fluente do que nos momentos de desespero.
Cremos na imortalidade da alma e
asseveramos que a morte nada representa para o cristão; entretanto,
no momento em que a morte de alguém realmente se avizinha, talvez
de um filho ou outro parente chegado qualquer, essa fé, por alguns
instantes pode ficar despida de seu poder consolador. Assim, pois,
a nossa fé está sujeita a flutuações, e certamente essa é uma
experiência muito comum a todos os homens.
"E TODO O
QUE VIVE E CRÊ EM MIM NÃO MORRERÁ,
ETERNAMENTE.CRÊ ISTO?(João, 11:26).
FONTES: Bíblia
Sagrada
Livro: N.T. Interpretado
28-03-04
Wilson de Oliveira Carvalho
"OLHE PARA VOCÊ, E VAI ENCONTRAR EM TODA A LONGA
JORNADA DE SUA VIDA APENAS ÓDIO, SOLIDÃO, DESESPERO, RUÍNA E DECADÊNCIA.
MAS OLHE PARA CRISTO E VOCÊ VAI ENCONTRÁ-LO, E COM ELE TUDO O
MAIS QUE VOCÊ NECESSITA".
Glive Staphes
Newis
6/2004
FELIZ
PÁSCOA
At. Maximizar
OS QUAIS DIZIAM: O SENHOR
RESSUSCITOU E JÁ APARECEU A SIMÃO" (LUCAS, 24:34)
O SENHOR RESSURECTO
O Senhor JESUS apareceu
a Pedro, evidentemente o primeiro homem a vê-lo após a ressurreição,
embora algumas mulheres tivessem recebido antes dele esse notável
privilégio. Dominado pelo medo, Pedro se ocultara. Foi impelido
a isso pelo temor,pelo desespero. Provavelmente vagueara pela
cidade, desesperado, esmagado internamente, procurando um lugar
solitário, que o ajudasse a ajustar-se às horrendas circunstâncias
daqueles dias negros. É possível que ele tivesse visitado a localidade
do sepulcro por mais de uma uma vez, e provavelmente estava voltando
de uma dessas visitas (Lc. 24.12). Já ouvira a história do túmulo
vazio, e agora indagava de si mesmo o que teria acontecido a JESUS?.
Estaria ele realmente ressuscitado? as mulheres estariam histéricas?
em que poderia alguém acreditar, naqueles instantes de turbilhão
mental? Durante essa ocasião, ou pouco depois, repentinamente,
tal como sucedera no caso das mulheres, o Senhor JESUS também
apareceu a Pedro. O que aconteceu, e o que foi dito entre os dois,
ninguém pode saber: contudo, não podemos deixar de crer que houve
algum depósito sagrado, dado a Pedro pelo Senhor, pois de outro
modo certamente ele teria espalhado a notícia desse encontro,
com todos os detalhes. Mas não, pois afirmar que ele estava realmente
ressurecto era bastante, e Pedro teve a vida inteira para provar
a sua profunda convicção da verdade dessa declaração. Nas horas
negras, em outros momentos de desespero e de perigo,e na hora
de sua excruciante morte por crucificação, a memória daquele aparecimento
do Senhor ressurrecto deve ter servido de grande consolo e um
motivo de força para Pedro. Houve ainda um outro aparecimento
de JESUS a Pedro que foi muito significativo, embora ele estivesse
na presença dos demais apóstolos. Isso ocorreu às margens do lago
de Tiberíades, e ali foi novamente investido em seus poderes apostólicos
e em sua missão apostólica. (João,21). DEUS nos leva face a face
com a vida eterna,porquanto devemos entender que se o Senhor JESUS
pode sobreviver à morte,então outros homens também têm esse destino.
JESUS mostrou-se, dando muitas provas positivas de que estava
novamente vivo, a muitas pessoas. Ele demonstrou a imortalidade
em sua própria pessoa, declarando o autor dessa vida no caso de
todos os homens.
MENSAGEM DA RESSURREIÇÃO
- Significa a nossa união espiritual com CRISTO, um aspecto da
doutrina do batismo espiritual. (Rom. 6:3).
- A ressurreição tem profundas implicações éticas. (Col. 3:1 e
ss.)
- Sobre a natureza do corpo ressurecto. (1 Co. 15:20).
"MAS, DE FATO, CRISTO RESSUSCITOU DENTRE
OS MORTOS,SENDO ELE AS PRIMICIAS DOS QUE DORMEM."(1 Co.15:20).
FONTES: Bíblia Sagrada Livro: N.T. Interpretado
"JAMAIS SE DESESPERE EM MEIO ÀS MAIS SOMBRIAS AFLIÇÕES DE SUA
VIDA, POIS DAS NUVENS MAIS NEGRAS CAI ÁGUA LÍMPIDA E FECUNDA".
(PROVÉRBIO CHINÊS)
"ELE É ANTES DE TODAS AS COISAS, NELE,
TUDO SUBSISTE". (Colossenses, 1:17). ==========================================================
CRISTO, ORGANIZADOR E SUSTENTADOR DE TUDO.
A expressão "Nele", dá a entender que a criação reside e se ergue
dentre a esfera dessa vontade e energia criadora; pelo que todos
os atos e realizações da criação dependem de CRISTO.
A igreja depende totalmente de CRISTO quanto à sua vida e sustentação.
E assim também, a criação inteira, em certo sentido, mantém esse
relacionamento com CRISTO.
A causa de toda a vida está em CRISTO, toda a existência depende
dele, ao mesmo tempo em que é uma expressão de seu ser, de uma maneira
ou de outra. Por isso é que, no trecho de Atos, 17:28, lê-se que
toda a vida e a existência se acham Nele, porquanto "...NELE VIVEMOS,
E NOS MOVEMOS E EXISTIMOS..."
O que é dito acerca de DEUS PAI, naquele lugar, é dito de CRISTO
neste versículo. Por questões óbvias, se admitirmos que DEUS é real,
a nossa vida inteira será transformada.
Dessa forma então,CRISTO será:
- A CAUSA MATERIAL - Ele é a substância na qual tudo tem seu potencial,
do que tudo o mais se desenvolve.
A CAUSA FORMAL - Em outras palavras, Nele se acha o plano de desenvolvimento
e seu potencial.
A CAUSA EFICIENTE - Pois Ele é o agente da criação, a força criadora.
A CAUSA FINAL - Por quanto Nele se cumprem todos os desenvolvimentos
ou fruição da vida; Ele é o alvo na direção do qual se move a criação.
CRISTO, por conseguinte, é o ALFA, o MU e o ÔMEGA da vida o começo,
o meio e o fim. Ele é o padrão, a razão, o agente, o sustentador
e o alvo da vida. Portanto, CRISTO é o primeiro quanto ao tempo
e à importância, "ELE É ANTES DE TODAS AS COISAS...". Isso implica
em absoluta preexistência e preeminência.
"RESPONDEU-LHES JESUS: EM VERDADE, EM VERDADE EU VOS DIGO:ANTES
QUE ABRAÂO EXISTISSE, EU SOU". (João, 8:58).
JESUS não deixa dúvidas que Ele é antes de tudo no tocante aos pontos
seguintes:
A) TEMPO - Está em pauta a preexistência de CRISTO. Mas não há qualquer
indicio que Ele mesmo tenha tido começo. CRISTO está acima do tempo
e é auto-existente. Assim sendo, Ele é distinguido de todos os seres
criados.
B) - Mas CRISTO é "ANTES" de tudo no tocante à importância, ao poder
e à autoridade. "ACIMA DE TUDO, PORÉM, TENDE AMOR INTENSO UNS PARA
COM OS OUTROS, PORQUE O AMOR COBRE MULTIDÃO DE PECADOS". (1 Pedro,
4:8).
Aqui, portanto, o amor aparece "ACIMA DE TUDO", devendo essa qualidade
caracterizar aos cristãos. Assim também aqui CRISTO é visto como
quem possui toda a prioridade quanto ao tempo e à importância. Tanto
o CRISTO preencarnado como agora, o CRISTO exaltaldo, estão em foco.
Antes de sua encarnação Ele possuia essa estatura, mas desde que
teve lugar sua missão na encarnação, que foi bem-sucedida, Ele assumiu
a mesma posição, e até suprrior.
Notemos a repetição das palavras:
"TODAS AS COISAS", referindo-se a "TUDO" quanto CRISTO criou. Trata-se
de um termo todo inclusivo. A preeminência de CRISTO não envolve
meramente posição, porquanto Ele é o criador, em contraste com os
seres criados, segundo exige o capítulo '1:16 da epístola aos Colossenses.
"POIS, NELE, FORAM CRIADAS TODAS AS COISAS NOS CÉUS E SOBRE A TERRA.AS
VISÍVEIS E AS INVISÍVEIS, SEJAM TRONOS, SEJAM SOBERANIAS, QUER PRINCIPADOS,
QUER POTESTADES. TUDO FOI CRIADO POR MEIO DELE E PARA ELE" Isso
pode ser comparado com a própria declaração de existência fora do
tempo, feita por CRISTO;
"E, AGORA, GLORIFICA-ME, Ó PAI, CONTIGO MESMO, COM A GLÓRIA QUE
EU TIVE JUNTO DE TI, ANTES QUE HOUVESSE O MUNDO". (João, 17:5).
Na eternidade passada e sem data, CRISTO já existia ou era. Mesmo
que as almas humanas sejam preexistentes, como o são os anjos, no
tocante ao tempo da criação da terra física, contudo, houve tempo
em que elas começaram; houve a individualização da substância espiritual,
que fez do homem uma espécie distinta. CRISTO, porém, nunca foi
individualizado, com base em alguma substância espiritual. Ele sempre
foi eterno em seu próprio ser, por ser divino.
Ele, o todo poderoso, o LOGOS todo-santo do Pai, espalha seu poder
sobre todas as coisas em todos os lugares, iluminando coisas visíveis
e invisíveis, encontrando e unificando a tudo, em torno de si mesmo.
Nada é deixado vazio de sua presença, mas para todas as coisas e
através de tudo, individual e coletivamente, Ele é o doador e o
sustentador da vida.
Ele, a sabedoria de DEUS, mantém o universo em sintonia. Ele é aquele
que, ligando todas as coisas umas com as outras, e pondo em ordem
a tudo, segundo sua vontade e beneplácito, produz unidade perfeita
de natureza e o reino harmonioso da lei.
Enquanto Ele permanece inabalável para sempre, junto ao PAI, ao
msmo tempo move as coisas por sua própria determinação, de acordo
com a vontade do PAI.
"TODAVIA, PARA NÓS HÁ UM SÓ DEUS, O PAI, DE QUEM SÃO TODAS AS COISAS
E PARA QUEM EXISTIMOS; E UM SÓ SENHOR, JESUS CRISTO, PELO QUAL SÃO
TODAS AS COISAS, E NÓS TAMBÉM,
POR ELE". (1 Co. 8:6).
FONTES: Bíblia Sagrada Livro> N. T. Interpretado
"OS ESPINHOS QUE COLHI SÃO DA ÁRVORE QUE PLANTEI"
(Lord Byron)
A NOSSA INTENÇÃO É HOMENAGEAR A MULHER
COM UM POEMA DE AUTORIA DO WILSON. PORTANTO, RECEBA UM BEI JO
DELE E DE MARIA JOSÉ EM SEU CORAÇÃO. OS MARIDOS, FILHOS, NETOS,
SOBRINHOS, PRIMOS QUE ESTÃO RECEBENDO ESTA MENSAGEM, POR FAVOR,
TRANSMITA ESTA MENSAGEM PARA A MULHER MAIS PRÓXIMA DE SUA VIDA.
CONTUDO, SE NÃO TIVER COM QUEM PARTICIPAR ENTREGUE A PRIMEIRA
MULHER QUE ENCONTRAR.
MARIA JOSÉ -WILSON
MULHER
MULHER TRADUÇÃO DO AMOR
QUALQUER QUE SEJA TEU NOME
MARIAS,EVAS,ESCURAS,BRANCAS E AMARELAS
TODAS ETERNAMENTE REDOMADAS DE CRISTAL
OMBRO AMIGO EM TEMPO DE GUERRA OU PAZ
ENTRE OS BRUTOS A DIFERENÇA QUE FAZ ILUMINADA
MEIGUICE QUE INDICA CAMINHO SEGURO
RESULTADO DE UM CARÁTER MADURO
COMPANHEIRA, AMANTE,BELA E TENRA
MULHER NUTRE POR NATUREZA O LÍRISMO
SONHADORA MANEIRA APAIXONADA DE SER
JEITO SIMPLES DE SENTIR E DE VIVER MÃE,
EFEITO PRÁTICO DE UM SENTIMENTO
NATO DELICADEZA, POLIDEZ NA CONDUÇÃO DE SEUS FRUTOS
ENTREGA TOTAL AO REALISMO MÃE ENFIM,
VERDADEIRO ANJO PROTETOR E ASSIM DEUS CRIOU
A MULHER A MÃE,A ESPOSA E COMPANHEIRA,
NOTAS MUSICAIS BALSÂMICAS
RAZÃO DO DIVINO TER TORNADO AGRACIADAS PARA,
TODAS ELAS, SEREM AMADAS
MULHER, TULIPAS, CRAVOS,LÍRIOS E ROSAS MULHER,
EM TODOS OS JARDINS EXPRESSIVA FLOR
PARA QUE O MUNDO SE DESLUMBRE DE SUA BELEZA MULTICOR.
Autoria. Wilson de O. Carvalho Em 01-03-04
"ROGO IGUALMENTE AOS
JOVENS: SEDE SUBMISSOS AOS QUE SÃO MAIS VELHOS; OUTROSSIM, NO
TRATO DE UNS COM OS OUTROS, CINGI-VOS TODOS DE HUMILDADE, PORQUE
DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, CONTUDO, AOS HUMILDES CONCEDE A SUA
GRAÇA". (1 Pedro, 5:5).
CINGI-VOS DE HUMILDADE
.Já tivemos ocasião de ver que os anciãos não devem
ser ditadores, e, se agirem como o Supremo Pastor, seu governo
será aceitável para os jovens. Outrossim, a humildade é ordenada
a todos, e isso acalma as águas perturbadas. Um ancião, ou homem
idoso deve ser trado como pai, e não repreendido, como se estivese
sujeito à censura dura de outros.
(1 Tim. 5: 1, 17).
Os mais idosos merecem nosso respeito, tanto por causa
de sua idade como por causa do ofício que porventura ocupem. O
termo jovem, neste caso, não deve ser entendido como indicação
de todos os membros de uma igreja, que não são numerados entre
os anciãos. Antes, o apósto Pedro falava diretamente aos jovens
que pudessem causar perturbação contra a autoridade lícita. Essa
é uma atitude comum dos jovens, que se impacientam com o que consideram
as imperfeições de qualquer indivíduo, organização, sociedade
ou nação. Faltando-lhe a experiência, dão apoio àquelas idéias
e aosindivíduos que prometem soluções rápidas. A maioria dos problemas, porém, não
admite caminho fácil; e assim os jovens, apesar de seu zelo, com
freqüência apóiam causas indignas, que eventualmente eles mesmos
abandonam, quando a idade adicional sabedoria ao seu zelo. Se
a regra apresentada pelo apóstolo Pedro fosse abedecida, ou seja,
"...CINGI-VOS TODOS DE HUMILDADE...", não haveria luta de posições
em qualquer segmento da sociedade, principlamente na igreja.
Um homem busca poder quando se exalta pelo orgulho e vê seus
irmãos como inferiores a si mesmo. Estas palavras recomendam-nos
vestir-nos de humildade.
Ao invés dos jovens combaterem contra
os mais idosos, ou vice-versa, ou ao invés do homem tornar-se
qual pequeno deus, cada homem deveria vestir-se do avental de
serviço, demonstrando assim a sua humildade e procurando servir
aos outros, ao invés de lutar contra ele. Supomos que a habilidade para tanto vem
mediante o desenvolvimento espiritual, porquanto isso é feito
através do amor e da consideração mútua, esse é um dos aspectos
do fruto do ESPÍRITO SANTO. (Gál. 5:22). Mas
o homem, sem a influência e a operação do ESPÍRITO, torna-se exaltado a
seus próprio olhos, e, em seu egoísmo, quer que sua vontade impere
de qualquer modo, embora oculte isso dizendo que defende
a fé, que combate por questões básicas, que age direito, etc.
O homem humilde tem DEUS
ao seu lado; o orgulhoso tem DEUS por seu adversário. Isso não
se evidencia quando o apóstolo pedro diz: "...PORQUE DEUS RESISTE
AOS SOBERBOS...", pois quase sempre os orgulhosos obtém o que
querem, ao passo que os humildes são humilhados.
Mas a justiça eterna de DEUS reverterá tudo isso.
Além disso, agora
mesmo no tocante ao desenvolvimento espiritual, o homem humilde
consegue muito maior progresso espiritual, ao passo que o
orgulhoso retrocede sempre. Portanto, a humildade
já tem desde agora seu galardão, e os orgulhosos desde agora sofrem
detrimento.
Lembremo-nos do Senhor, ele se cingiu
de uma toalha e lavou os pés dos discípulos. A vida inteira do
cristão deveria ser uma demonstração disso, uma humildade resultante
em serviço. Outros pecados fogem para longe de
DEUS, o orgulho se opõe diretamente a DEUS; outros pecados esmagam
aos homens; o orgulho se levanta contra DEUS.Portanto, DEUS também,
por sua vez, se opõe ao orgulhoso. "SUJEITANDO-VOS
UNS AOS OUTROS NO TEMOR DE CRISTO". (Efésios,
5:21).
FONTES:
Bíblia Sagrada
Livro:
N. T. Interpretado
"A HUMILDADE, TAL COM UM ESPÍRITO MANSO E QUIETO, É
UM ORNAMENTO DE GRANDE VALOR, UMA BELA VESTIMENTA".
(Autor desconhecido)
"DEPOIS, TRAZENDO-OS PARA FORA, DISSE: SENHORES,QUE DEVO FAZER PARA QUE
SEJA SALVO?"
O presente texto
nos transmite a conversão do carcereiro da prisão onde Paulo e
Silas foram açoitados e presos.
Assim, depois
de todos aqueles acontecimentos, (Atos,16: 19-34), mormente o
"TERREMOTO, QUE SACUDIU OS ALICERCES DA PRISÃO" (Atos, 16:26),
observamos que o citado carcereiro dispensou aos missionários
um tratamento respeitoso.
"SENHORES, QUE
DEVO FAZER PARA QUE SEJA SALVO?". Como não poderia deixar de ser,
"RESPONDERAM-LHE: CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA
CASA" (Atos, 16:31). É ao Senhor glorificado que os apóstolos
se referiam.
Na fé nele reside
a salvação, fé é uma palavra que abrange a prontidão total do
homem para a salvação, para o oferecimento salvífico de DEUS,
o qual teve sua expressão histórico-salvífica na morte e ressurreirção
de JESUS. O carcereiro deixa-se conduzir a essa fé. É um erro
supormos que o carcereiro estivesse meramente indagando: "Como
poderei escapar das conseqüências do que acaba de ocorrer aqui?"
ou então: "Como poderei conservar a minha reputação, depois do
que sucedeu essa noite?". Pelo contrário, um homem afeito à brutalidade
e à violência fora sacudido até a própria alma e agora buscava
agonizantemente a resposta para a pergunta que surgira em seu
coração, mediante o contato da Palavra pregada por Paulo e Silas.
O carcereiro já pudera perceber que o terremoto, de alguma maneira,
fora divinamente provocado, em protesto conta o tratamento que
os habitantes e as autoridades de Filipos haviam dado e continuavam
dando aos missionários Paulo e Silas; e assim demonstrando ainda
possuir uma sabedora prática, o carcereiro resolveu apelar para
o DEUS daqueles missionários cristãos, ao invés de tentar ocultar-se
mais ainda dele. O terremoto não somente sacudira os alicerces
e as paredes da masmora, mas abalara até mesmo a alma daquele
homem.
Algumas vezes
é preciso um abalo dessa natureza para que os homens se voltem,
de seus pensamentos egoistas e rebeldes, para pensamentos mais
proveitosos, em favor de suas próprias almas. Talvez houvesse
sentimentos de superstição por detrás do terror do carcereiro,
mas também havia uma evidente sinceridade. Quão reverentes e respeitosas
foram as palavras que o carcereiro dirigiu a eles, "... PROSTROU-SE
DIANTE DE PAULO E SILAS", como alguém que estava prestes a afundar
sob o peso de seu terror. E tratou-os como um título de respeito:
"SENHORES...".
Até pouco tempo
ele os tratava como vagabundos e vilões, mas agora lhes prestava
toda a assistência, quem sabe, lavando-lhes os vergões sanguinolentos
que os açoites lhes deixara marcados no corpo. A graça da conversão
modifica a linguagem das pessoas, e fá-las considerarem os outros
como pessoas de bem; e para aqueles que são plenamente, convencidos
de pecado, os próprios pés dos pregadores são belos, porquanto
anunciam eles as boas novas de CRISTO; sim, embora lamentavelmente
esses pés estejam presos ao tronco.
(Atos, 16: 24).
Por derradeiro,
e com referência a natureza da pergunta feita pelo carcereiro
filipense, só se pode oferecer uma explicação, isto é, que ele
ficara excessivamente alarmado ante a sua própria condição espiritual,
e que, embora momentos antes estivesse pronto a mergulhar na eternidade
com a culpa do suicídio sobre os ombros, sem fazer qualquer idéia
sobre o pecado que estava preste a cometer e sobre suas horríveis
conseqüências, agora, a sua incapacidade de comparecer diante
de DEUS, com sua necessidade de salvação que raira qual lampejo
em sua alma, e que arrancou das maiores profundezas de seu espírito
o grito que se acha registrado. Mas eis que o atravessou, como
um raio, a luz da nova descoberta.
Interessante
observar, como os sacolejões divinos tem uma capacidade de modificar
as atitudes mentais dos homens de um momento para outro. O carcereiro
veio correndo e se prostou de rosto em terra, no chão imundo da
prisão, diante dos soldados da CRUZ, como se eles fossem deuses.
A fé já ia despontando no coração do carcereiro, e sua mente começava
a tomar aquela atitude que leva um pecador de volta a DEUS.
Dessa maneira,
este texto sagrado ensina-nos, por inferência, que DEUS existe
e é o Criador de todas as coisas, mas ambém que ele mantém profundo
interesse por sua criação e, sobretudo, pelo homem.
Portanto amados,
"CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA"(Atos,16:31).
FONTES: Bíblia
Sagrada
Livros:
N.T.Interpretado e N.T. Comentários e Mensagens.
"AGARRA-TE AO
DIA PRESENTE,DEPENDENDO O MENOS POSSÍVEL DE QUALQUER DIA FUTURO"
(HORÁCIO)
05/01/2004
- Novo ano! Novos sonhos ! Novas esperanças! Novos destinos serão traçados!
E os já traçados serão cumpridos... Que nossos sonhos se realizem....
Que nossas esperanças continuem presentes... Que o mundo seja sempre de
paz... Que os nossos corações tenham sempre amor... Que nossa vida seja
sempre de emoções... Que os sonhos de Deus se concretizem em nossas vidas.
Querido
amigo Yrorrito e familiares,
DESEJAMOS
QUE TODOS TENHAM UM FELIZ NATAL,EXTENSÍVO
AOS
SEUS COLABORADORES.
Esta
mensagem foi
"PORQUE
APROUVE A DEUS QUE, NELE, RESIDISSE TODA A PLENITUDE".(Colossenses,
1:19).
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PLENITUDE
DE DEUS
Podemos
entender melhor o que está em foco aqui se nos valermos da comum
metáfora da origem. O sol envia os seus raios, suas emanações
ou resplendor, e quanto mais se afastam do sol, mas raros serão
esses raios, até, finalmente, tendo ido longe demais, chegaríamos
às trevas totais.
DEUS
é o grande Sol central, toda a criação seria seu resplendor. Toda
a criação, coletivamente considerada, seria a sua plenitude. Os
seres angelicais teriam glórias ornamentadas expressando a DEUS
em vários níveis, pelo que alguns seriam mais santos e poderosos
do que outros, mas cada qual, de alguma maneira, participaria
de alguma particula da plenitude de DEUS.
A
matéria também faria parte dessa plenitude, mas estaria tão distante
de DEUS que habitaria em trevas completas. O Apóstolo Paulo, entretanto,
afirma que CRISTO possui a inteira plenitude de DEUS, sendo
o seu resplendor, o possuidor de todos os seus atributos e perfeições,
com base na natureza divina. Quão elevadas verdades, portanto,
são ditas aqui a respeito de CRISTO.
Ele
não é um mero ser angelical, com algumas manifestações dos atributos
e da natureza divina. Não é apenas uma dentre muitas emanações
de DEUS. Pelo contrário, é a grande e toda-inclusiva manifestação
de DEUS, em quem habita eternamente tudo quanto DEUS é em sua
natureza e em seus atributos divinos.
O
agregado inteiro das virtude, energias e atributos de DEUS, incluindo
a sua natureza, habita em CRISTO, e isso elimina a necessidade
de darmos qualquer atenção aos seres angelicais, os quais, quando
muito, participam dessas qualidades de maneira mui limitada. Não
há limie pelo qual CRISTO participa de DEUS e de sua plenitude.
O
trecho de Col. 2:9 define essa questão como segue:
"
PORQUANTO, NELE, HABITA, CORPORALMENTE, TODA A PLENITUDE DA DIVINVDADE".
Adicionemos
a isso a tremenda declaração do versículo que vem depois (Col.
2:10), a saber, que devido à nossa união com CRISTO também ficaremos
cheios da plenitude de DEUS, e teremos uma maneira mais elaborada
de dizer aquilo que é ensinados mais diretamente em 2 Pedro, 1:4,
a saber:
"...
PARA QUE POR ELAS VOS TORNEIS CO-PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA..."
Portanto,
quanto à natureza, temos a mesma natureza de DEUS; mas, quanto
à extensão, CRISTO é infinitamente impar acima de todos.
Não
obstante, toda a eternidade envolverá a diminuição da extensão
dessa diferença. Pode-se dizer corretamente, pois, que somos filhos
de DEUS, pois um filho participa da natureza de seu progenitor.
Por isso é que com verdade se lê:
"PELO
QUE TAMBÉM DEUS O EXALTOU SOBREMANEIRA E LHE DEU O NOME QUE ESTÁ
ACIMA DE TODO NOME, PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO JOELHO,
NOS CÉUS, NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA..." (Fil. 2:9-10).
E
é dito de modo igualmente veraz que, em CRISTO, recebemos a mesma
plenitude de DEUS.
"E
CONHECER O AMOR DE CRISTO, QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO, PARA
QUE SEJAIS TOMADOS DE TODA A PLENITUDE DE DEUS". (Ef. 3:19).
Notemos
que, em Efésios, 1:23, a igreja aparece como o conjunto de todas
as coisas de CRISTO, e CRISTO é o conjunto de todas as coisas
do universo. DEUS habita em CRISTO, como se fosse seu templo,
e CRISTO habita no cosmos como seu templo, enchendo-o de bem estar
espiritual, sendo tudo para todos.
"AQUILO
QUE MEU PAI ME DEU É MAIOR DO QUE TUDO; E DA MÃO DO PAI NINGUÉM
PODE ARREBATAR, EU E O PAI SOMOS UM". (João, 10: 29-30).
FONTES:
Bíblia Sagrada
Livro:
N.T. Interpretado.
"O
AMOR É COMO UMA MADEIRA MADURA;NUNCA CEDE"
(George
Herbert)
"ENTREGA O TEU CAMINHO
AO SENHOR,CONFIA NELE, E O MAIS ELE FARÁ"
=============
PEDIMOS AO NOSSO DEUS QUE ESTA SEMANA SEJA REPLETA DE MUITA PAZ
E QUE CRISTO REINE EM SUA VIDA.
Identificação Virtual de Almas
O mundo foi crescendo, crescendo, as pessoas se distanciando cada
vez mais...
Cada uma carregando sua solidão, encobrindo seus sonhos, se esquecendo
de rir, escondendo suas lágrimas. Trancando seus melhores sentimentos
numa caixa escura, sem coragem para abri-La.
Nosso mundo interior não cabe mais no mundo exterior.
Ninguém tem tempo nem espaço.
Todos têm compromissos, horários, agendas lotadas... consigo mesmo.
Seja a trabalho, diversão, descanso...
E Deus olhando lá de cima, pensou:
- Neste mundano enorme, ainda existem pessoas que querem abrir
sua caixa escura, mostrar para uma outra o que ela guarda tão
escondido...
e ainda têm pessoas que gostariam de conhecer o conteúdo dessas
caixas e poder abrir as suas, também. Mas a terra cresceu tanto,
há tantos lugares, distâncias...
Então Deus concedeu ao homem a magia de poder estar em qualquer
lugar do planeta em segundos e de estabelecer contato imediato
com aqueles que desejavam abrir suas caixas.
Surgiu daí a INTERNET. E assim... Conheci você !!! Obrigada por
sua existência em nossa vida.... s
endo virtual ou real... Você tem seu espaço em nosso coração!!!
MARIA JOSÉ - WILSON - 25/07/2003
ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR,CONFIA NELE, E O MAIS ELE FARÁ"
"E ASSIM, SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO, É NOVA CRIATURA;AS COISAS
ANTIGAS JÁ PASSARAM; EIS QUE SE FIZERAM NOVAS".(2 Co. 5:17).
TRANSFORMAÇÃO
É
inegável que o versículo acima é citadíssimo, e que é famoso com
razão. Fala sobre a nossa transformação moral e metafísica segundo
a imagem de CRISTO. Esse é um tema Paulino central, bem como a
mais profunda doutrina do evangelho. A capacidade de nos vermos
a nós mesmos e a nossos semelhantes, como também o próprio CRISTO,
de conformidade com uma correta perspectiva espiritual, se deriva
dessa transformação operada pelo ESPÍRITO DE DEUS. Então percebemos
quão grandioso é CRISTO, quâo grandes coisas ele está fazendo
nos homens, dentro da redenção humana, e compreendemos o elevadíssimo
destino de todos os seres humanos que nele confiam, e assim abandonamos
todas as formas caprichosas e carnais de julgarmos tanto a nós
mesmos como a nossos semelhantes. Mas, notemos a expressão espiritual
"EM CRISTO" no texto acima e digam se não exprime a relação divina
que gozamos com CRISTO. Ela também exprime uma união e um companherismo
dados no nível da alma cristã, por meio do ESPÍRITO DE DEUS. Há
uma comunhão de nosso ser com o ser de CRISTO, e é através dessa
comunhão que se processa a transformação de nosso ser, na substância
de natureza essencial de JESUS CRISTO. A fé cristã não consiste
da mera fé em um credo, mas antes, de uma relação vital com CRISTO,
da transformação operada através do ESPÍRITO DE DEUS, de revestimento
e participação final em tudo quanto CRISTO é e tem. Um homem em
CRISTO é a definição do que é um cristão. Nada menos do que isso
é adequado, porquanto subentende uma transmutação íntima que equivale
a uma nova criação. Um cristão não é meramente melhorado, reformado
ou modificado em qualquer sentido que não entenda mais do que
mera modificação externa, por maior que seja essa transformação;
antes, é alguém que foi refeito. Torna-se diferente até mesmo
naquilo que ele possuia de melhor. A modificação é radical;atinge
ao próprio âmago do seu ser. A verdadeira conversão e a verdadeira
regeneração são encaradas aqui - "NOVA CRIATURA" - como uma espécie
de nova criação, mediante a instrumentalidade divina, tal como
a criação original precisou da intervenção divina. Assim sendo,
aquele que se torna uma nova criatura experimenta a força do ato
criativo do ESPÍRITO SANTO. "E ELE MORREU POR TODOS, PARA QUE
OS QUE VIVEM NÃO VIVAM MAIS PARA SI MESMOS, MAS PARA AQUELE QUE
POR ELES MORREU E RESSUSCITOU".(2 Co. 5:15) Isso resulta então
em uma nova criação, como um ato de DEUS, dando-nos a entender
que o produto é um filho de DEUS que está sendo conduzido à glória,
que compartilha da própria natureza do Filho de DEUS. No texto
acima - 2 Co. 5:17, encontramos a expressão "AS COISAS ANTIGAS
JÁ PASSARAM", a qual oferece uma breve descrição sobre os efeitos
e evidências da nova criatura de DEUS, o que produz novas criaturas
em CRISTO. "AS COISAS ANTIGAS", isto é, aquelas associadas à mera
física e carnal, sem importar se são más por si mesmas ou não,
não mais distinguem o cristão, e nem mais o caracterizam. As coisas
más foram por ele definitivamente repelidas, e as relidades boas
ou moralmente indiferentes, mas que sejm apenas materiais, ele
subjugou aos valores verdadeiros do ESPÍRITO DE DEUS. Tal cristão
começa a praticar o desligamento do mundo e o apego às realidades
celestiais e pertencentes à alma. Não mais será um cidadão deste
mundo, mas antes, transferirá a sua cidadania para os lugares
celestiais. Antes, aquele que agora é um cristão estava centralizado
em si mesmo; mas agora o centro de sua vida é ocupado por CRISTO;
e isso é evidenciado pela sua preocupação verdadeiramente cristã
pelo bem-estar alheio. Paulo pode regozijar-se que o começo da
transformação de sua alma já era uma realidade presente. Em certo
sentido, por conseguinte, o que era novo já tinha chegado, embora
não haja maneira de calcularmos a vastidão do que isso significa.
João Batista foi grande profeta; mas se ele tivesse permanecido
nessa grandeza terrena, seria o mínimo em todo o Reino dos céus.
Isso serve de pequena indicação da grande estatura daqueles que
se encontram nos lugares celestiais. Portanto, eles estão usufruindo
a completa posse de CRISTO, aquele que prenche a tudo em todos.
"E PÔS TODAS AS COISAS DEBAIXO DOS PÉS E, PARA SER O CABEÇA SOBRE
TODAS AS COISAS, O DEU À IGREJA, A QUAL É O SEU CORPO, A PLENITUDE
DAQUELE QUE TUDO ENCHE EM TODAS AS COISAS" (Ef. 1:22-23). Finalmente,
a verdade envolvida no texto acima - 2 Co. 5:17 - ainda é mais
profunda, porquanto fala sobre tudo quanto DEUS faz de um homem,
na redenção e na glorificação final. "COMO ESCAPAREMOS NÓS, SE
NEGLIGENCIARMOS TÃO GRANDE SALVAÇÃO ? A QUAL, TENDO SIDO ANUNCIADA
INICIALMENTE PELO SENHOR; FOI-NOS DEPOIS CONFIRMADA PELOS QUE
A OUVIRAM". (Hb. 2:3).
FONTES: Bíblia Sagrada Livro: N.T. Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho _ 17/07/2003
"A GERAÇÃO DIVINA É O ANTECEDENTE AO CRER, E NÃO A CONSEQÜÊNCIA
DO CRER"
(Desconheço o autor)
"ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR,CONFIA NELE,
E O MAIS ELE FARÁ" "SE SABEIS QUE ELE É JUSTO,RECONHECEI TAMBÉM
QUE TODO AQUELE QUE PRATICA A JUSTIÇA É NASCIDO DELE.(1 João, 2:29).
JESUS
É O ABSOLUTO Para que o indivíduo nasça de DEUS é mister que sua
alma seja transformada, e não meramente liberta do corpo, que é
a prisão da alma, portanto, o cristianismo requer um novo eu, um
novo nascimento. O novo nascimento é muito mais que a conversão.
Esta é apenas um de seus passos iniciais. O novo nascimento inclui
o processo inteiro da salvação, incluindo a própria glorificação.
Nesse processo somos, finalmente, nascidos no reino de DEUS, tornando-nos
novo tipo de ser, a saber, pessoas espirituais altamente exaltadas,
com um tipo de estatura de vida superior à vida dos anjos. Isso
é algo tão elevado que exige o poder de DEUS para efetuá-lo. Por
ocasião da parousia - (segunda vinda de CRISTO) 1 João, 3:2 - chegaremos
a participar do mesmo veículo celestial para nos expressarmos nos
mundos eternos, a saber, o corpo ressurreto. Isso apressará nosso
progresso espiritual, pois seremos libertos dos empecilhos da terra
e da matéria. O novo nascimento tem por seu alvo a participação
real na natureza divina. Assim nos tornaremos filhos de DEUS, conduzindos
à glória. "PORQUE CONVINHA QUE AQUELE, POR CUJA CAUSA E POR QUEM
TODAS AS COISAS EXISTEM, CONDUZINDO MUITOS FILHOS À GLÓRIA, APERFEICOASSE,
POR MEIO DE SOFRIMENTOS, O AUTOR DA SALVAÇÃO DELES".( Hb. 2:10).
Vê-se, pois, que a salvação envolve muito mais que o pérdão dos
pecados e a mudança de endereço para os céus. Essas coisas são apenas
sverdades primárias. A nossa espiritualização para participarmos
da natureza de CRISTO, é que envolve tudo quanto existe na salvação.
"PORQUANTO AOS QUE DE ANTEMÃO CONHECEU, TAMBÉM OS PREDESTINOU PARA
SEREM CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO, A FIM DE QUE ELE SEJA O PRIMOGÊNITO
ENTRE MUITOS IRMÃOS". (Rm. 8:29). A salvação, em seu aspecto de
glorificação, fará de nós filhos de DEUS no mesmo sentido glorioso
em que JESUS é o Filho de DEUS. Agora mesmo deve haver grande diferença
entre aqueles que têm crido e não têm crido em JESUS; e isso é o
que o autor sagrado está dando a entender neste versículo. Dado
que aqueles que têm crido presumivelmente já entraram nos primeiros
estágios desse processo de espiritualização é que isso é dito aqui.
Os filhos de DEUS possuem a própria natureza divina; e neles tem
emergido um novo tipo de humanidade, que o mundo não compreende
e nem acolhe... Os filhos de DEUS são aqueles que praticam o que
é reto. A religião cristã tem seu aspecto místico, mas se comprova
pelo fato inflexível de que uma característica importante do verdadeiro
cristão é, simplesmente, que ele pratica o que é reto. Disso podemos
estar certos!. Essas palavras francas e diretas são atrativas. Cortam
todos os sofismas com que os homens gostam de enganar a própria
consciência. Elas abrem uma vereda clara para o pensamento e a decisão.
Uma regra prática e últil para a vida cristã é, simplesmente, praticar
o que é reto. Mas o que é reto segundo foi revelado e definido em
JESUS - assim como ele é reto. Os homens mui frequentemente se iludem
a si mesmos, pensando que a escolha moral entre certo e o errado
é por demais complicado. O desejo de praticar o que é certo talvez
esteja presente; mas o certo, em alguma situação particular, lhes
parece difícil de determinar. JESUS é o absoluto. Ele nos ajuda
a conhecer o que é certo através de regras e mandamentos concretos,
como por exemplo: "NÃO ACUMULEIS PARA VÓS OUTROS TESOUROS SOBRE
A TERRA...(Mat.6:19). Ou através de seu exemplo: "PORQUE EU VOS
DEI O EXEMPLO, PARA QUE, COMO EU VOS FIZ, FAÇAIS VÓS TAMBÉM". (João,
13:15). Mas a maior ajuda vem da mente de CRISTO, diretamente às
nossas mentes, devido ao seu companherismo conosco. "E EIS QUE ESTOU
CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DO SÉCULO". (Mt. 28:20).
Portanto, conforme podemos observar, o novo nascimento, é efetuado
através de CRISTO, que é o grande e único meio de salvação. Dessa
forma, "FILHINHOS, AGORA, POIS, PERMANECEI NELE, PARA QUE, QUANDO
ELE SE MANIFESTAR, TENHAMOS CONFIANÇA E DELE NÃO NOS AFASTEMOS ENVERGONHADOS
NA SUA VINDA". (1 João, 2:28) FONTES: Bíblia Sagrada Livro. N.T.
Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho
OS CRISTÃOS SÃO A ESFERA ONDE OPERA O AMOR DE DEUS (02/07/2003)
ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR,CONFIA
NELE, E O MAIS ELE FARÁ"
=============
PORQUE TODOS TROPEÇAMOS EM MUITAS COISAS. SE ALGUÉM NÃO TROPEÇA
NO FALAR, É PERFEITO VARÃO, CAPAZ DE REFREAR TAMBÉM TODO O CORPO".
(TIAGO, 3:2).
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A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO A declaração que todos tropeçamos
é uma admissão de pecado universal, pois estão em foco erros morais,
e não equívocos não morais. "SE DISSERMOS QUE NÃO TEMOS PECADO NENHUM,
A NÓS MESMOS NOS ENGANAMOS, E A VERDADE NÃO ESTÁ EM NÓS". (1 João,
1:8). Os pecados constantes da língua, como aqueles a que os homens,
em sua maioria, estão sujeitos, também formam um tema dos antigos
escritores: "A LÍNGUA SERENA É ÁRVORE DA VIDA, MAS A PERVERSA QUEBRANTA
O ESPÍRITO". (Prov. 15:4). Portanto, se houver algum cristão que
não ofende com sua língua, e nem comete erro verbal, então terá
de ser, para todos os efeitos práticos, um homem perfeito, porquanto
não ofende em qualquer palavra sua. Naturalmente, esse "PERFEITO
VARÃO" (impecável) é um caso hipotético. Tiago não afirma que realmente
existe algum homem assim. O que nos é permitdo visualizar, é que
o adjetivo "Perfeito" é aqui usado para indicar a perfeição moral,
e não a maturidade espiritual, porque assim o exige o contexto.
Até mesmo um homem moralmente maduro, certamente ofende com palavras,
ocasionalmente. "PORTANTO, SEDE VÓS PERFEITOS COMO PERFEITO É O
VOSSO PAI CELESTE". (Mat. 5:48). Dessa forma, a perfeição, no sentido
neotestamentário, consiste da participação nas virtudes positivas
de DEUS, como o amor, a justiça e a bondade, e não meramente de
ser alguém impecável. A perfeição absoluta, negativa e positivamente
considerada, é o grande alvo moral de todos os cristãos; e isso
eles poderão obter mediante a transforamção segundo a imagem moral
de CRISTO, mediante o poder do ESPÍRITO SANTO. "COM VISTAS AO APERFEIÇOAMENTO
DOS SANTOS PARA O DESEMPENHO DO SEU SERVIÇO, PARA A EDIFICAÇÃO DO
CORPO DE CRISTO". (Ef. 4:12). Por outro lado e quanto ao nosso corpo,
o autor sagrado simplesmente preferiu fazer uma declaração óbvia
quando assim se expressou: "... CAPAZ DE REFREAR TAMBÉM TODO O SEU
CORPO...". O corpo é instrumento fácil do pecado e também pode ser
um escravo da justiça. O homem perfeito que controla a sua língua,
o mais incontrolável de todos os membros do corpo, também será capaz
de controlar o corpo inteiro, para que, em nenhuma instância, venha
a tornar-se veículo de ações pecaminosas. O corpo é um instrumento
pelo qual o homem se expressa nesta plana terrena e quase sempre,
é usado de alguma maneira quando da efetivação do pecado. O homem
perfeito exerce controle sobre o seu corpo como controla um cavalo
com os arreios. Os arreios estão ligados a uma peça posta na boca
do animal, que o força a obedecer. Os meios dão ao cavaleiro o controle
total sobre o cavalo, já que pode controlar suas ações desde a cabeça.
Assim também, um homem perfeito exerce completo controle sobre seu
corpo, desde a língua. Embora aqui não sejam diretamente salientados
os "mestres", devemos entender que a passagem continua tendo aplicação
a eles, se é que não somente a eles. Um bom "mestre"´é aquele que
controla e refreia a sua linguagem, e, portanto, toda a sua vida,
tornando-se um bom exemplo nesse particular, utilizando-se de sua
faculdade da fala para o bem, e não para o mal. A fala é a faculdade
que distingue o homem dos animais irracionais, e é um sinal de personalidade.
O subconsciente se manifesta somente através da fala. O pensamento
é impossível sem as palavras, que expressam as idéias. A ação é
prcedida pelo pensamento. Toda a cooperação entre os seres humanos
depende, para seu sucesso da comunicação verbal, revelando, incluisíve,
o caráter de cada um. "O HOMEM BOM DO BOM TESOURO DO CORAÇÃO TIRA
O BEM, E O MAU, DO MAU TESOURO TIRA O MAL; PORQUE A BOCA FALA DO
QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO". (Lucas, 6:45). Por conseguinte, Tiago,
o autor sagrado, não se equivocou quando deu tão grande importância
ao uso da língua. Portanto, haverá outras coisas, neste mundo, tão
potentes para o bem ou para o mal como as palavras? "DISSE COMIGO
MESMO: GUARDAREI OS MEUS CAMINHOS, PARA NÃO PECAR COM A LÍNGUA;
POREI MORDAÇA À MINHA BOCA..." (Salmo, 39:1). FONTES: Bíblia Sagrada
Livro - N.T. Interpretado Wilson de Oliveira Carvalho. "QUEM MULTIPLICA
PALAVRAS OCASIONA O PECADO"
ATENÇÃO - MAXIMIZAR
"AQUELE QUE DIZ ESTAR
NA LUZ E ODEIA A SEU IRMÃO,
ATÉ AGORA, ESTÁ NAS TREVAS". (I João,
2:9)
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AMOR E ÓDIO
A presente passagem pode ser comparada com o capítulo 12,
versículos 35-36, do evangelho de João, onde verificamos
que
os perdidos são pintados como quem está amortalhado
nas trevas
mortíferas, pois encontram-se "... OBSCURECIDOS DE
ENTENDIMENTOS,
ALHEIOS À VIDA DE DEUS POR CAUSA DA IGNORÂNCIA EM
QUE VIVEM, PELA NATUREZA DO SEU CORAÇÃO". (Ef.
2:18).
O autor desta epístola, já falara acerca dos falsos
mestres, como aqueles que se iludem a si mesmos.( 1 João,
1:8). Agora se vê seu espírito altivo e seus ares
de
superioridade, que eram manifestações de ódio
contra os irmãos, prova
de que não tinham comunhão com DEUS, não
habitando em sua luz, não tendo recebido qualquer revelação
autêntica do Senhor, pois essa revelação é
permeada
pelo amor.
O amor pertence à luz, mas o ódio pertence às
trevas. (I João, 1:5,7).
O ódio é uma força eminentemente destruidora,
tanto para quem odeia como para quem é odiado. O amor,
quando eliminado da
vida diária, só pode produzir dano.
A pessoa que não ama não sabe que não é
amorosa; imputa a outros
as falhas de si mesma. Também não sabe o desastre
inevitável a que sua
maneira de andar a leva. Em certo sentido, anda nas trevas, porque
as trevas a cegou; em outro sentido, ela está cega, porque
tem andado nas trevas.
Aquele que se recusa a ver, finalmente não pode mais ver.
O ódio constante destrói progressivamente a capacidade
para o bem.
Finalmente, aliás, como fica implícito no décimo
versículo(1 João, 2:10), faz os
outros tropeçarem. O ódio enerva outros e os faz
revidarem, a
vingança envenena os motivos que se vêem nos outros;
a hipocrisia do
cristão que diz que anda na luz, mas odeia seu irmão,
é um opróbrio
para a igreja, repelindo ao inquiridor sincero e edificando aos
cínicos.
O ódio pode prejudicar os tecidos do corpo e induzir enfermidades.
Um médico diz que meia dúzia de palavras amargas
fazem a própria
enzima do suco gástrico perder seu efeito.
O ódio desequilibra e inflama a mente. Assim como o verdadeiro
amor
consiste do altruísmo agudo, assim também o ódio
consiste do egoísmo agudo.
Quase todos os problemas humanos podem ser traçados até
alguma forma de egoísmo. O amor produz harmonia; o ódio
tem na discórdia a sua própria natureza. A ciência
médica sabe bem que nossas emoções afetam
a saúde. Aquele que odeia estará, naturalmente,
sujeito a várias doenças, porquanto seu sistema
físico entrará em mal funcionamento.
O ódio envenena o corpo físico, a mente e a própria
alma. O amor tem
sido pintado como atitude que dissipa as trevas e conquista o
terreno
por elas ocupado. Porém, uma poderosa força de ódio
pode oferecer
resistência ao amor. Algumas pessoas que se dizem religiosas
se encontram
nesse campo de resistência, ao invés de estarem avançando
para
a luz. A escolha depende de cada um de nós; podemos odiar,
podemos amar,
e o nosso caráter espiritual será respectivamente
destruído ou edificado,
dependendo dessa escolha.
Notemos que o amor é a prova de que possuímos a
verdade divina,
que é luz. Uma vez mais a teoria fica comprovada pela prática.
O conhecimento intelectual da verdade espiritual pode cegar até
mesmo
o indivíduo que o possui, levando-o a pensar que conhece
a CRISTO. Mas, se tal indivíduo vive repleto de discórdia
e ódio, na realidade, estará vivendo em trevas.
Tal pessoa terá enganado a si mesma com o seu progresso
intelectual.
Não goza de um progresso espiritual correspondente a seu
conhcimento
intelectual. O andar de CRISTO é algo que resultava em
amor.
Isso também deve suceder conosco. A luz de CRISTO resplandece
nas trevas, e gradualmente as vai dissipando.
Mas é possível que o membro de alguma igreja cristã
continue vivendo
em trevas porque, em seu egoísmo cego, continua odiando
Muito daquilo
que sucede em certos movimentos religiosos hoje em dia,
disfarçado de defesa da fé, não passa do
antigo ódio em sanção eclesiástica
oficial.
Tal como sucede entre a luz e as trevas, o amor e o ódio
se excluem
mutuamente. São as atitudes diametralmente opostas da vida;
as ações de um homem pertencem a uma categoria ou
outra...Toda a negação do amor é ódio,
e cada conquista
no terreno do ódio é amor.
"NO AMOR NÃO EXISTE MEDO; ANTES, O PERFEITO AMOR LANÇA
FORA O MEDO. ORA, O MEDO PRODUZ TORMENTO;
LOGO AQUELE QUE TEME NÃO É APERFEIÇOADO NO
AMOR"
( 1 jOÃO, 4:18).
FONTES: Bíblia Sagrada
Livro; N.T. Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho 18/06/2003
AQUELE QUE ANDA UMA MILHA, SEM SIMPATIA, ANDA PARA SEU PRÓPRIO
FUNERAL, VESTIDO EM SUA MORTALHA...(Walt Whitman)
31/7/04
Srs. Boa tarde. A PAZ.
Para o mês de agosto, estou remetendo a reflexão "PARA QUEM IREMOS"
pedindo a gentileza de ser publicada. Peço a gentileza de retornarem
caso não haja essa possibilidade.
Muito obrigado pela atenção.
NEle recebam meu abraço fraternal
Wilson