www.uniaonet.com/ocpapuadiv.htm
www.uniaonet.com/oceania.htm
PAPUA NOVA GUINÉ - DIVERSOS - 22/10/2013


Papua-Nova Guiné, é um país da Oceania que ocupa a metade oriental da ilha da Nova Guiné, e uma série de ilhas e arquipélagos, a leste e a nordeste, embora sempre na Melanésia. A única fronteira terrestre que tem é com a Indonésia, a oeste, mas tem fronteiras marítimas com Palau e os Estados Federados da Micronésia, a norte, com as Ilhas Salomão, a sudeste, e com a Austrália, através do mar de Coral, estreito de Torres e mar de Arafura, a sul. A sua capital é Port Moresby.

está subdividida em 19 províncias e um distrito:
Central (1) - Capital: Port Moresby Área: 29.500 km² População: 183.983 hab Densidade: 0,02 hab/km²

Eastern Highlands (3)

Nova Bretanha Oriental (4) - Localiza-se na parte oriental da ilha da Nova Bretanha. A capital é a cidade de Kokopo. Tem 15 816 km² e 220 133 habitantes (2000).

East Sepik (5) - Cidades - Wewak Angoram Timbunke Kaminimbit Karawari

Enga (6) Fly River (16) Gulf (7) Madang (8) Manus (9) Milne Bay (10) Morobe (11) Distrito da Capital Nacional (20) Nova Irlanda (12) North Solomons (14) Oro (13) Sandaun (19) Simbu (2) Southern Highlands (15) Planalto Ocidental (17) Nova Bretanha Ocidental (18)


A maior parte da educação é provida por instituições religiosas9 , isto inclui 500 escolas da Igreja Luterana de Papua-Nova-Guiné ... ( Wikipedia)




ðLouve a Deus pelos serviços de tradução e distribuição das escrituras. ðOre pelos trabalhos em andamento e pelos 850 grupos lingüísticos que ainda não têm a tradução começada. ðOre pelo trabalho de evangelização nas prisões.(TeuReino/Out/05)


Debaixo de domínio indonésio desde 1963, Papua (Irian Jaya) está prestes a enfrentar um grande conflito. O povo de Papua é predominante cristão. Eles anseiam por autodeterminação e por liberdade, e obtiveram uma autonomia relativa em 2001. Todavia o governo indonésio recuou e atualmente se prevê um futuro de dominação e islamização. Os militares indonésios aumentam cada vez mais provocações, esperando por um motivo para iniciar uma ofensiva e erradicar o povo de Papua. Desde que o Timor Leste alcançou sua independência, Papua vem sendo progressivamente invadida por milícias pró Indonésia, destacando-se a Jihad Laskar. Líderes cristãos de Papua temem por uma iminente genocídio. ðOre pela intervenção divina para superar e reverter este quadro. ðPeça por ampla divulgação e mobilização da comunidade internacional demandando do governo indonésio a garantia da segurança, dos direitos humanos e da liberdade em Papua. ðPeça ao Senhor que levante a sua igreja por todo o mundo para apoiar o povo de Papua em sua angústia, orando ao Senhor por eles (Rm 15:30) – eles não têm outros aliados. WorldEvangelical.org / Teu Reino 12/2003


Una de las poblaciones que han podido recibir la Biblia en su idioma en el pasado año 2002 es precisamente este estado independiente situado en la mitad oriental de Nueva Guinea, la segunda isla más grande del mundo. Sus habitantes no viven en pueblos sino en pequeños clanes esparcidos y divididos por territorios, cada cual practicando sobre su pequeña parcela de tierra una agricultura de subsistencia. La compleja estructura de clanes engendra a menudo la animosidad entre estos pobladores conocidos como los Hulis. La traducción ha sido realizada enteramente por los Hulis mismos, y se integra en la increíble historia de la transformación de granjeros guerreros en personas que pueden ahora reencontrarse en la paz. (14/04/2003)

Wycliffe Americas _ Queridos compañeros de fila.Hemos venido orando por los cuatro latinoamericanos que se encuentran en Papúa Nueva Guinea, participando en varios proyectos de investigación etnolingüística. Pero la historia no termina ahí. Para el primero de abril, regresarán a sus respectivos países...pero no para comer bombones y ver TV, sino para ir compartiendo con iglesias, institutos bíblicos, centros de capacitación, etc., de lo que vivieron y de la visión que Dios les dio allá....(mpjuruguay )

A cada uno le acompañará un(a) colega de aquellos con quienes
trabajaron en este proyecto--personas de varios años de experiencia
de campo y que tienen una carga por los grupos que aún están sin la
Palabra de Dios en sus propias lenguas.
Tendrán fotografías, hojas informativas sobre los grupos que
visitaron, folletos, presentaciones PowerPoint, y todo lo necesario
para que la iglesia--adultos, estudiantes universitarios,
adolescentes, niños, todos--lleguen a tener una visión más amplia de
la obra y urgencia de la traducción bíblica.

Las tres áreas geográficas que cubrirán son: 1) Centro América; 2)
Colombia (¿y Venezuela?); y 3) el Cono Sur (Argentina, Chile,
Paraguay, y Uruguay).

Si quieren saber más de esto e informarse sobre la posibilidad de
que estos cuatro pioneros les visiten, favor de comunicarse con su
servidor (dave_oltrogge@sil.org) lo más pronto posible, ya que armar
sus itinerarios va a llevar algún tiempo.

Si no es mucha molestia, favor de incluir la siguiente información:
1. Su(s) nombre(s) y dirección electrónica.
2. Ciudad y país
3. Fechas de preferencia

Muchas gracias, y sigamos orando por Elvira, Vivian, Liz, y Leo
mientras terminan esta primera etapa allá y se preparan para la
segunda.

INI. Dave Oltrogge WYCLIFFE AMERICAS


O CAMPO DE ABACAXIS
 
Esta é uma história verídica.
 
A história do campo de abacaxis aconteceu na Nova Guiné. Ela durou sete anos. É uma ilustração profunda de um princípio bíblico básico aplicado.
 
Ao ler este relato original, você descobrirá que ele é um exemplo clássico do tipo de lutas que cada um de nós enfrenta até que aprenda a aplicar o princípio de renúncia aos direitos pessoais.
 
"Minha família e eu trabalhamos com pessoas bem no meio da selva".
 
Um dia, resolvi levar para aquela região alguns abacaxis. O povo já tinha ouvido falar de abacaxis. Alguns já os haviam provado, mas não tinham meios de consegui-los.
 
Busquei então, mais de cem mudas de uma outra missão. Contratei um homem da aldeia, e ele plantou todas as mudas. Eu o paguei pelo serviço prestado (sal e diversas outras coisas que necessitava) e durante dias ele trabalhou.
 
Precisei ter muita paciência até que as pequenas mudas de abacaxi se tornassem arbustos grandes e produzissem abacaxis.
 
Demorou uns três anos. Lá no meio da selva, você às vezes tem saudades de comer frutas. Não é fácil conseguir frutas e verduras frescas.
 
Finalmente, no terceiro ano, pudemos ver surgir abacaxis que davam "água na boca", e só estávamos esperando o Natal chegar, porque é nesta época que eles ficam maduros.
 
No dia de Natal minha esposa e eu saímos ansiosos para ver se algum abacaxi já estava pronto para ser tirado do pé, mas tivemos uma surpresa desagradável após a outra. Não conseguimos colher nem um só abacaxi.
 
Os nativos haviam roubado todos! Eles os roubavam antes de ficarem maduros. É costume deles, roubar antes que as frutas amadureçam e assim o dono não as possa colher.
 
E aqui estou eu, um missionário, ficando com raiva dessas pessoas. Missionários não devem ficar com raiva, vocês todos sabem disto, mas fiquei e eu disse a eles: "rapazes, eu esperei três anos por estes abacaxis. Não consegui colher um único deles. Agora outros estão amadurecendo, se desaparecer mais um só destes abacaxis, fecharei a minha clínica".
 
Minha esposa dirigia a clínica. Ela dava gratuitamente todos os remédios àquela gente. Eles não pagavam nada! Nós estávamos nos desgastando tentando ajudá-los, cuidando de seus doentes e salvando as vidas de suas crianças. Os abacaxis ficaram maduros e um por um foi roubado!
 
Então achei que deveria me defender deles. Eu simplesmente não podia deixar que fizessem comigo o que queriam... Mas a verdadeira razão não era esta.
 
Eu era uma pessoa muito egoísta, que queria comer abacaxis. Fechei a clínica. As crianças começaram a adoecer, não podiam evitar, a vida era bastante difícil naquela região. Vinham pessoas com gripe, tossindo e pedindo remédio e nós dizíamos: "Não! Lembrem-se que vocês roubaram nossos abacaxis". "Não fui eu!" - eles respondiam - "foram os outros que fizeram isso". E continuaram tossindo e pedindo.
 
Não conseguimos manter mais a nossa posição; reabrimos a clínica. Abrimos a clínica e eles continuaram roubando nossos abacaxis. Fiquei novamente louco raiva e resolvi fechar o armazém.
 
No armazém eles compravam fósforos, sal, anzóis, etc. Antes eles não tinham essas coisas, por isso não iriam morrer sem elas. Comuniquei minha decisão: "vou fechar o armazém, vocês roubaram mais abacaxis".
 
Fechamos o armazém e eles começaram a resmungar: "vamos nos mudar daqui porque não temos mais sal. Se não há mais armazém, não há vantagem para ficarmos aqui com esse homem. Podemos voltar para nossas casas na selva" e se mudaram para a selva.
 
E ali estava eu, sentado comendo abacaxis, mas sem pessoas na aldeia, sem ministério, sem condições de aprender a língua para traduzir a Bíblia. Falei com minha esposa: "Podemos comer abacaxis nos Estados Unidos, se é só o que temos para fazer".
 
Um dos nativos passou por ali, e eu lhe pedi para avisar que na segunda-feira abriria novamente o armazém. Pensei e pensei em como resolver o caso dos abacaxis... Meu Deus! Deve haver um jeito o que posso fazer?
 
Chegou o tempo de minha licença e eu aproveitei para ir a um Curso Intensivo para Jovens. Lá ouvi que deveríamos entregar tudo a Deus. A Bíblia diz que se você der você terá; se quiser guardar para si, perderá tudo. Dê todas as suas coisas a Deus, e Ele zelará para que você tenha o suficiente.
 
Este é um princípio básico. Pensei o seguinte: "amigo, você não tem nada a perder. Vou entregar o caso dos abacaxis a Deus..." Eu sabia que não era fácil fazer um sacrifício! Sacrificar significa você entregar algo que você gosta muito, mas eu decidi dar a plantação de abacaxis a Deus e ver o que Ele faria.
 
Assim, saí para plantação, à noite e orei: "Pai, o Senhor está vendo estes pés de abacaxis? Eu lutei muito para colher alguns. Discuti com os nativos, exigi meus direitos. Fiz tudo errado, estou compreendendo agora. Reconheço o meu erro, e quero entregar tudo ao Senhor.
 
De agora em diante, se o Senhor quiser me deixar comer algum abacaxi, eu aceito caso contrário, tudo bem, não tem problema." Assim, eu dei os abacaxis a Deus e os nativos continuaram roubando-os como de costume.
 
Pensei com meus botões: "Deus não pôde controlá-los" Então um dia, eles vieram falar comigo:
 
- "Tu-uan (que significa estrangeiro) o senhor se tornou cristão, não é verdade?"
 
Eu estava pronto para dizer: - "Escute aqui, eu sou cristão já há vinte anos!", mas em vez disto eu perguntei: - "por que vocês estão perguntando isso?"
 
- "Porque o senhor não fica mais com raiva quando roubamos seus abacaxis", eles responderam.
 
Isso me abriu os olhos. Eu finalmente estava vivendo o que estivera pregando a eles. Eu lhes tinha dito que amassem uns aos outros, que fossem gentis, e sempre exigia os meus direitos e eles sabiam disso.
 
Depois de algum tempo alguém perguntou:
 
- "Por que o senhor não fica mais com raiva?"
 
- "Eu passei a plantação adiante", respondi, - "ela não pertence mais a mim, por isso vocês não estão mais roubando os meus abacaxis e eu não tenho motivos para ficar com raiva".
 
Um deles arriscando perguntou:
 
- "para quem o senhor deu a plantação?"
 
então eu disse:
 
- "Dei a plantação para Deus".
 
- "A Deus?" - exclamaram todos
 
- "ele não tem abacaxis onde mora!"
 
- "Eu não sei se Ele tem ou não abacaxis onde mora", respondi - "eu simplesmente lhe dei os abacaxis".
 
Eles voltaram para a aldeia e disseram para todos:
 
- "vocês sabem de quem estamos roubando os abacaxis? Tu-uam os deu a Deus" e começaram a pensar sobre o assunto...
 
E combinaram entre si:
 
- "Se os abacaxis são de Deus, agora não devemos mais roubá-los". Eles tinham medo de Deus.
 
Os abacaxis novamente começaram a amadurecer. Os nativos vieram para me avisar:
 
- "Tu-uan, seus abacaxis estão maduros".
 
- "Não são meus, eles pertencem a Deus" - respondi.
 
- "É melhor o senhor comer, pois vão apodrecer". Então colhi alguns, e deixei também para os nativos.
 
Quando me sentei à mesa com minha família para comê-los, eu orei:
 
- "Senhor, estamos comendo seus abacaxis, muito obrigado por me dar alguns.".
 
Durante todos os anos em que estive com os nativos, eles estiveram me observando, e prestando atenção às minhas palavras. Eles viam que as duas coisas não combinavam.
 
E, quando eu comecei a mudar, eles também mudaram. Em pouco tempo, muitos se tornaram cristãos.
 
O princípio da entrega a Deus, estava funcionando realmente. Eu quase não acreditei... "Mais tarde, passei a entregar outras coisas para Deus".
 
*Extraído do livro A Verdadeira Felicidade (estudo sobre As Bem Aventuranças) - Jaime Kemp - Editora Sepal) ( Via _ D.Bastos)

1 de fevereiro de 2009 _ Viagem à Papua      VIAGEM PARA MANOKWARI
 
 
Dia 20/01/09 fomos com parceiros locais para Manokwari Papua, onde os abalos sísmicos começaram desde o dia 04/01/09. O primeiro abalo foi 7.2 na escala Richter, o segundo abalo 7.6 e outros 90 tremores seguidos de até 7.8. Acordávamos todos os dias assustados pelos tremores.
 
Durante os oito dias que ficamos lá, desde o primeiro dia, fizemos levantamento com os pastores e também visitando as aldeias mais afetadas. Assim poderíamos programar a forma mais eficiente de distribuir e ministrar entre os mais carentes.

 
Atendemos 15 aldeias e 560 famílias. Distribuímos um total de 6 toneladas de alimentos. Cada cesta era composta por arroz, macarrão, sardinha em lata, açúcar, leite e chá. A AME atendeu 100 famílias nesse local.
 
 
Utilizamos dois veículos de irmãos locais que de forma solícita nos ajudaram, oferecendo até mesmo muitas vezes a gasolina para os veículos, sem receio de entrarmos em áreas florestais com estradas de barro em péssimo estado de conservação.
 
 
Durante o dia, fazíamos as distribuições e orávamos pelas famílias atingidas pelos terremotos. À noite pregávamos nas igrejas locais e nos reuníamos com os pastores.
 
 
Algo que me tocou profundamente foi o estado de uma família de outra fé. A casa foi totalmente destruída e até então não tinham uma tenda para se abrigarem. Utilizavam restos de telhas da casa destruída para fazer abrigo e dormiam no chão, juntamente com uma senhora que aparentava uns 60 anos. No primeiro dia do terremoto, ela sofreu um derrame e teve paralisia total do lado direito do corpo e ainda não tinha recebido nenhum atendimento médico.
 
Poderíamos relatar muitos casos de sobrevivência milagrosa e demonstração do cuidado do Senhor. Como o testemunho de um pastor, que no primeiro tremor, não conseguiu sair de casa, apesar de tentar com muita força abrir a porta. Logo, ocorreu o segundo tremor e o mais forte de todos, que destruiu todas as paredes do templo que estava sendo construído por “fora” do templo antigo, e que fica em frente à casa dele. Se ele tivesse conseguido sair de casa, estaria exatamente lá, na frente da casa, na área do templo... a porta que ele não conseguiu abrir, foi “rasgada” de alto a baixo por uma das vigas que desabou sobre ela, porém ele ficou ileso, dentro do quarto. Louvado seja o nome do Senhor!
 
A população vive em pequenos grupos na sua aldeia. Cada comunidade conforme seu grupo étnico tribal. OREM pela unidade das igrejas e dos pastores em Papua para que vivam como um Corpo, olhando um ao outro para além de sua identidade tribal. Em Manokwari há grandes igrejas com grandes templos. Há muitos lugares que visitamos que até então não tinham recebido assistência ou qualquer tipo de cuidado.
 
Muito acima do que aquilo que distribuímos em gênero alimentício, está o consolo de que alguém se importa com quem está desolado.
Deus abençoe e retribua a todo aquele que foi tocado para abençoar vidas nos confins da terra.
 
Em Cristo,
Alex

O DIA EM QUE A BÍBLIA CHEGOU http://youtube.com/watch?v=kQHjWLwsk3k O Pastor Elton Johnson e o Diácono Henri enviaram-me esse link. Consegui um com tradução. Um vídeo inesquecível. Uma grande vitória. Não há como não emocionar-se. Mais um povo alcançado com a Palavra de Deus em sua própria língua. Wagner Antonio de Araújo. 10/02/2011


http://usa.ntm.org - 10/07/2012 - Papua Nova Guiné: CRMS Os missionários passaram os últimos quatro meses ensinando o livro de Romanos para siares. Eles também são treinados cinco homens e nove mulheres para ensinar lições bíblicas fundações firmes. Ore para que os siares adquirir não só conhecimento, mas a responsabilidade de conduzir, orientar e ensinar os outros.
 
Os siares estão aprendendo a ser discípulos, professores e líderes (Etnia SIAR)
 
A equipa da missão é ministrar às pessoas Siar está ensinando e discipulando os crentes com o objectivo de estabelecer uma Igreja madura e firme.
"Estamos confiantes de que Deus fará o que é melhor para a maturidade e saúde espiritual dos crentes aqui", escreveu o missionário Chris Lujan.
A equipe passou os últimos quatro meses ensinando o livro de Romanos para siares. Deus usou as 100 horas de ensino de Romanos para o fortalecimento e crescimento da igreja Siar.
Para sair no final do ensino, os missionários incentivaram os ouvintes para participar de um momento de compartilhar o que o Senhor estava fazendo em suas vidas. O que se seguiu foi uma festa de comunhão espiritual.
Missionários continuar traduzindo as Escrituras para o Siar idioma. Sanford Lane está trabalhando no livro de Efésios, Jonathan Jackson está terminando algumas revisões para o livro de Romanos-polimento a tradução que os outros fizeram.
Chris Lujan está a trabalhar na preparação de aulas Empresa Fundações da Bíblia para o livro de Efésios. "Atualmente, estou no capítulo dois," disse ele, "e ontem fui novamente surpreendido com Deus e Sua graça para aqueles que já foram mortos espiritualmente, seguindo os caminhos de Satanás, e eram filhos da ira. Deus mostrou Seu grande graça e libertados e seu amor pelo indigno, você e eu. "
A equipe está discipulando os crentes com a esperança de criar uma devoção ao evangelismo e discipulado na igreja.
"Vou começar a trabalhar com três homens para se preparar para isto mesmo", disse Chris. "Como eu penso sobre esse trabalho, fui tomado por um sentimento de responsabilidade, mas também me excita a ver Deus trabalhando na vida desses homens. Por favor, orem por eles (Jon e Yowan, Tande e Kelestin, e Nelson e Paska). Eu escrevi os nomes de suas esposas também porque este não é um sacrifício e um trabalho só para os homens. "
Os homens também estão se preparando cinco homens e nove mulheres para ensinar lições bíblicas bases sólidas. Seu desejo é equipar siares crentes neste trabalho importante e necessário da igreja, o trabalho de apresentar as verdades bíblicas essenciais da salvação para os incrédulos.
Ore por Chris, e Lane Jonathan, e suas mulheres continuam dedicado e determinado como ministro entre siares.
Você recebe esses e-mails porque você assinou pessoalmente ou por recomendação de um amigo. No momento que você quiser, você pode cancelar sua inscrição.
 

- -

BOLETIM DE ORAÇÃO
15 agosto de 2012
 
Papua Nova Guiné: CRMS Quando Chris e Erin Lujan começou um curso para ajudar as pessoas Siar a estudar a Bíblia, quase todos os crentes apareceu. Fielmente atendidos e vinte e cinco pessoas foram animado para colocar isso em prática. Ore para que Deus poderosamente utilizar o estudo de Sua Palavra para dar para o crescimento da igreja. Leia a matéria completa abaixo.
- -
Os incríveis benefícios da Palavra de Deus (Corrida SIAR)
 
O missionário Chris Lujan está convencido de que um dos maiores dons que podem ser dadas ao Siar, igreja ou qualquer igreja, é ensinar e equipar os crentes para estudar a Bíblia por si mesmas.
 
Chris diz que quando ele se sentou para preparar o currículo para um seminário de três dias sobre como estudar a Bíblia, sua surpresa foi aumentando à medida que ele considerou os benefícios de estudar a Palavra de Deus e do impacto das conseqüências negativas de não estudar.
 
"Isso não pode surpreendê-lo, mas os missionários são pessoas normais que podem facilmente perder o foco", diz Chris.
 
Há alguns meses atrás, Chris estava considerando como ajudar siares homens para escrever lições bíblicas. De repente, ele percebeu que esses homens tiveram primeiro a ser equipado para estudar a Bíblia por si mesmos.
 
"Esse erro pode não parecer tão ruim no começo, mas infelizmente tem várias consequências negativas", diz Chris. "Que proveito há se discípulo de Cristo para o ministério e torna-se alguém que está longe? Isso é exatamente o que aconteceu na igreja de Éfeso, de acordo com o livro do Apocalipse. Eles perderam o primeiro amor, Cristo, que é a Palavra. "
 
Ele continua: "Então, sem perceber, eu estava me preparando para trazer a igreja Siar downhill, ao longo do caminho de perder seu primeiro amor, porque o ministério foi o foco não, o próprio Cristo."
 
Então, Chris fez planos para um curso de Bíblia disponíveis para o Siar igreja inteira, que incluía a prática docente, leitura, fazendo perguntas, escrever e compartilhar. Ele diz que introduziu três princípios para entender a Palavra de Deus: O que diz a Bíblia? O que a Bíblia e O aplicativo tem a Bíblia?
 
"Praticamente toda a Igreja apareceu ao longo do curso. Cerca de 25 pessoas compareceram com fidelidade e amor dedicado a estudar esses novos conceitos. Todo mundo estava muito animado ... praticando por si mesmos ", diz Chris.
 
"Vamos ter um currículo para toda a Igreja, a partir deste fim de semana, onde todos nós estamos estudando a mesma passagem sozinho e, em seguida, nos reuniremos para falar sobre isso. Erin e eu estamos muito entusiasmados com este tempo que temos com a igreja ", continua ele.
 
Chris está convencido de que um dos maiores dons que podem ser dadas para a igreja é ensinar e equipar Siar a estudar a Bíblia por si mesmos.
 
Chris conclui: "Você pode estar orando por este aspecto do Siar igreja."
 
Mas ele também compartilha seu próprio desejo de estudar a Palavra de Deus com fidelidade. O desejo do seu coração é que Deus usa Sua Palavra para "abrir nossas vidas para isso, para nos tornar mais semelhantes a Cristo através dela. Nós, juntamente com o Siar igreja, tornamo-nos mais semelhantes a Ele ".
 
Ore por Chris e Lujan Erin como ministro para a igreja fielmente Siar. Ore para que Deus vai usar Sua Palavra poderosamente para dar crescimento para a igreja e os missionários.
 
= =
BOLETÍN DE ORACIÓN
Agosto 15, 2012
 
Papúa Nueva Guinea: SIAR Cuando Chris y Erin Lujan iniciaron un curso para ayudar a la gente siar a estudiar la Biblia, casi todos los creyentes aparecieron. Asistieron fielmente veinticinco personas y estaban entusiasmadas de poner esto en práctica. Oren para que Dios use poderosamente el estudio de Su Palabra para dar crecimiento a la iglesia. Lea la historia completa abajo.
 
Los asombrosos beneficios de la Palabra de Dios (Etnia SIAR)
 
El misionero Chris Lujan está convencido que uno de los regalos más grandes que pueda ser dado a la iglesia siar, o a cualquier iglesia, es enseñar y equipar a los creyentes para que estudien la Biblia por sí mismos.
 
Chris dice que cuando se sentó para preparar el currículo para un seminario de tres días sobre cómo estudiar la Biblia, su asombro iba aumentando a medida que consideraba los beneficios de estudiar la Palabra de Dios y el impacto de las consecuencias negativas de no estudiarla.
 
“Quizá esto no les sorprenda a ustedes, pero los misioneros son personas normales que fácilmente pueden perder su enfoque”, comenta Chris.
 
Hace unos meses, Chris estaba considerando cómo ayudar a los hombres siares para que escribieran lecciones bíblicas. Repentinamente cayó en la cuenta de que estos hombres primero tenían que ser equipados para estudiar la Biblia por sí mismos.
 
“Ese error quizá no parezca tan grave a simple vista, pero infortunadamente tiene enormes consecuencias negativas”, explica Chris. “¿Qué provecho hay si nosotros discipulamos para el ministerio y Cristo se convierte en alguien lejano? Eso es exactamente lo que sucedió en la iglesia de los efesios, según el libro de Apocalipsis. Ellos perdieron su primer amor, Cristo, quien es la Palabra”.
 
Él continúa: “Así que, sin darme cuenta, me estaba preparando para llevar a la iglesia siar cuesta abajo, por la senda de perder su primer amor —porque el ministerio era el enfoque, no Cristo mismo”.
 
Por tanto, Chris hizo planes para realizar un curso bíblico disponible para toda la iglesia siar, el cual incluía enseñanza, prácticas, lectura, hacer preguntas, escritura y comunión. Él dice que se introdujeron tres principios para entender la Palabra de Dios: ¿Qué dice la Biblia? ¿Qué quiere decir la Biblia? y ¿Qué aplicación tiene la Biblia?
 
“Prácticamente apareció toda la iglesia a lo largo del curso. Unas veinticinco personas asistieron fielmente y se dedicaron con esmero a estudiar estos nuevos conceptos. …Todos estaban muy entusiasmados practicando esto por sí mismos”, informa Chris.
 
“Vamos a tener un plan de estudios para toda la iglesia, comenzando en este fin de semana, donde todos estaremos estudiando el mismo pasaje a solas y luego nos reuniremos para hablar de él. Erin y yo estamos muy ilusionados con ese tiempo que vamos a tener con la iglesia”, continúa él.
 
Chris está convencido que uno de los regalos más grandes que pueda ser dado a la iglesia siar es enseñarles y equiparles para que estudien la Biblia por sí mismos.
 
Chris concluye: “Ustedes pueden estar orando por este aspecto de la iglesia siar”.
 
Pero él también comparte su propio deseo de estudiar fielmente la Palabra de Dios. El deseo de su corazón es que Dios use Su Palabra para “abrir nuestras vidas a ella, para que seamos más semejantes a Cristo por medio de ella. Nosotros, junto con la iglesia siar, deseamos ser más como Él”.
 
Oren por Chris y Erin Lujan mientras ministran fielmente a la iglesia siar. Oren para que Dios use poderosamente Su Palabra para dar crecimiento a la iglesia y a los misioneros.

 

= =

BOLETÍN DE ORACIÓN
Agosto 30, 2012
 
Papúa Nueva Guinea: YEMBIYEMBI Los maestros yembiyembis recientemente enfrentaron un viaje en el océano para ir a visitar y animar a la gente biem, quienes están oyendo por primera vez las lecciones bíblicas de Fundamentos Firmes. Demos gracias a Dios por el testimonio maravilloso que estos creyentes dieron mientras hablaban y compartían con la gente biem. Oren para que la Palabra de Dios continúe siendo enseñada con poder y muchos sean transformados por el Evangelio. Leer la historia completa abajo.
- -
Buenas olas y ningún tiburón come-botes (Etnia YEMBIYEMBI)
 
El misionero Brooks Buser y cuatro maestros bíblicos yembiyembis recientemente se embarcaron en una aventura de servicio al Señor.
 
Hacía dos semanas que los misioneros de una isla vecina habían empezado a enseñar lecciones bíblicas cronológicas a la gente biem. Brooks y sus amigos yembiyembis planearon un viaje para apoyar y animar.
 
Los dos grupos étnicos realmente no tienen casi nada en común. “El pueblo yembiyembi es gente que vive en los pantanos y ríos”, informa Brooks. “El pueblo biem no tiene cerdos monteses y cultivan naranjos y pescan tiburones. Por otro lado, la tribu yembiyembi no puede imaginar un mundo sin cerdos monteses –y a los que han probado las naranjas les parece que son de otro mundo. Y casi todos los yembiyembis sienten un temor incontrolable con los tiburones”.
 
Por tanto, cuando Brooks y los cuatro maestros bíblicos abordaron el avión de la misión para hacer el viaje de cinco horas en bote hasta la isla, algunas de las esposas yembiyembis vinieron a despedirse de ellos y lloraron solemnemente: “Papá Dios sabe que todos estamos sentados en Su mano (Su soberanía). Si Él considera que ustedes deben morir en medio de grandes olas y tiburones, entonces lo mejor es que les digamos nuestras últimas palabras ahora”.
 
“Pero las olas fueron buenas y los tiburones decidieron no comerse el bote; logramos arribar a la isla”, comparte Brooks. Fue una gran oportunidad para brindar ánimo y ayuda con la enseñanza bíblica. Una vez allí, los maestros bíblicos a menudo se quedaban hasta las 2 a.m. respondiendo preguntas, recapitulando la lección bíblica y “simplemente sintiéndose felices de pasar tiempo con la gente que estaba oyendo por primera vez la enseñanza del Excelso”.
 
Brooks dice que esta visita fue un rico encuentro para los maestros yembiyembis y la gente biem, al igual que para los misioneros.
 
“Fue una gran experiencia para todos nosotros”, comenta Brooks.
 
El viaje de regreso fue un poco más complicado. Durante su ausencia, la pista aérea de los yembiyembis resultó gravemente afectada por las lluvias y la resultante inundación. El plan inicial de aterrizar allí ya no era posible. Esto significó hacer un viaje alternativo de cinco horas en un bote oceánico, un viaje en una camioneta hasta un aeropuerto, un vuelo en el avión de la misión hasta otra pista aérea, y tres horas más en un bote en el río.
 
Fue un día largo. Pero bien valió la pena, comenta Brooks.
 
Oren por la continua bendición de Dios sobre este viaje misionero que hicieron los creyentes yembiyembis para alcanzar a la gente biem. Oren para que la Palabra de Dios continúe siendo enseñada con poder a la gente biem y para que muchos corazones sean alcanzados y transformados por el Evangelio.

 

= =

   
  
Usted recibe estos correos electrónicos porque se suscribió personalmente o por recomendación de un amigo. En el momento que desee, puede cancelar su suscripción.

 
New Tribes Mission
1000 E First St
Sanford, FL 32771
 
Add us to your address book
Copyright (C) 2012 New Tribes Mission Todos los derechos reservados.
.

www.youtube.com/watch?v=int9Vh9hMcQ _ A Chegada Da #Bíblia ao povo da Indonésia - Papua - Korupun - Kimyal
 
Tribo Kimyal festejando com a chegada da Bíblia traduzida na lingua deles Tradução feita pela missionaria Rosa Kidd atravez de um plano de Deus colocado em seu coração. Atravéz de muitas dúvidas sobre o plano de Deus e 15 anos de trabalho aprendendo a lingua, a tradução se completou em março de 2010. Kimyal se encontra em Korupun, no oeste de Papua, a tribo tem mais ou menos 4 mil habitantes onde 98% (3.920 pessoas) falam apenas a lingua nativa de Kimyal. Enquanto muitos paises rejeitam a palavra de Deus, não crêem, fazem piadas, e ridicularizam as historias da bíblia em TV aberta, Deus leva a Sua palavra para aqueles que humildemente a recebem. Assim como Jesus disse: Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? Joao 5: 46,47
= =
Que choro saudável! Lavei minha alma.
Diante do que vi me senti um pobre poeta, um pregador solitário.
Mas, porque chorei tanto? Porque pobre e solitário?
Num instante esqueci o meu passado e o que faco no presente; fui incapaz de avaliar, de comparar e de entender que também me esforco para marcar a Deus. Isto foi muito bom, pois, sem comparacao, eu só queria ver e curtir a cena. Um cenário onde Jesus estava intensamente presente através daqueles que a estavam promovendo.
Tenho conhecimento de fatos que marcaram eras da civilizacao humana mas, não fui tocado no intimo.
- Vi um homem que parou com seus frágeis músculos uma coluna de tanques chineses! Surpreendente.
- Vi a posse de Barak Obama, do homem mais poderoso do planeta; o final da linha do poder. Glorioso.
- A abertura da olimpíada de Londres parecia algo futurista. Sensacional.
- O Choro e a exultacao de alegria dos medalhista; ali estavam os melhores do planeta e de todas as geracoes. Impressionante
- Nelson Mandela, 29 anos encarcerado, saiu dali para se tornar o mais venerado de todos os políticos da terra. Fabuloso.
- Tiradentes, que chamou para si toda responsabilidade; teve seu corpo dilacerado.  
- Vi vários monges budistas de imolando em prol do Tibete e daquilo que criam. Assombroso.
- Vi a renuncia de um papa… inacreditavel.
Haja livros para falar dos gênios da ciência, da literatura, da musica, da pintura, esporte, arquitetura etc. Cada qual com sua historia, seu sonho, sua luta e sua conquista.
Em nada disto meu coracao se compungiu  e nem meu espirito exultou.
Quando a Cruz não eh o alvo, então tudo eh loucura, engano e gloria funesta; pois, tudo que não eh eterno, eh eternamente fútil.
Quero crer que, ao ver este video você possa se auto-avaliar: qual seu fervor em Jesus? Seus valores e motivacoes? Qual sua participacao nestes atos eternos? Qual sera a mudança que ocorrerá em sua vida?
Não perca esta única e inestivavel oportunidade: promover a felicidade de eternos amigos.
Robson


www.uniaonet.com/jardelinez.htm _ Jardelinez da Silva _ 22/10/2013 - Indo a Jakarta Indonesia e a noite para Papua



Participe! Envie-nos seu comentário - www.uniaonet.com/email.htm
www.uniaonet.com/estatisticas.htm