www.uniaonet.com/sepal.htm
23/01/2017
www.facebook.com/photo.php?fbid=544996545523470

www.sepal.org.br  SEPAL - Departamento Digital  Cassiano Luz _ São Paulo, 08 de Março de 2007.
Como nos tornarmos mais eficientes?
 
Segundo definição da Wikipedia, eficiência refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. A relação entre energia produzida e energia fornecida a um determinado sistema, define a chamada eficiência energética; um tema bastante atual.
 
Fico pensando que alguns textos bíblicos, como a parábola dos talentos, também expõem a relação entre o quanto se recebe e o quanto se apresenta como resultado. O "servo bom e fiel" foi aquele que transformou muito em mais ainda. Ele recebeu segundo sua capacidade que, acrescida à fidelidade, garantiu 100% de eficiência.
 
Nós da Rede Sepal, temos como propósito equipar/alimentar aqueles que se dispõem a produzir para o Reino de Deus, oferecendo recursos e ferramentas que poderão potencializar sua eficiência ministerial.
 
Há poucos dias ouvimos de uma pessoa que buscou alguns dados no IBGE, e foi orientada por eles a consultar o departamento de pesquisas da Sepal, que trabalha com dados atuais e confiáveis. O Sepal Pesquisas apresenta, entre muitos outros, dados demográficos dos evangélicos em relação aos municípios brasileiros, com a possibilidade de adoção de um município.
 
Freqüentemente ouvimos de pessoas que "descobrem" no Infobrasil uma fonte riquíssima de material para desenvolverem o ministério missionário em sua igreja local. O infobrasil disponibiliza mapas e gráficos sobre missões, além de um acervo de vídeos missionários, fotos e muitos outros recursos relacionados.
 
Queremos convidá-lo a conhecer e utilizar estes e tantos outros recursos que estão à sua disposição, gratuitamente, em nosso portal!
 
Confira, e conte conosco!
Juntos pelo Reino;

www.sepal.org.br 23 Mai  2007 _ Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO – NEWS
 
 
 
18 SEGUNDOS PARA FAZER O QUE É CERTO OU O QUE É ERRADO
 
Há alguns meses atrás, o pastor de nossa igreja (Pr. Ed René Kivitz) utilizou em sua mensagem, a ilustração da “ação do fermento, na massa que vai se transformar no pão”. Em sua pesquisa, ficou sabendo que, quando o fermento é misturado à massa, produz uma reação química e após 18 segundos, esta começa a alterar suas formas iniciais, passando a crescer.
 
 
 
O interessante é que a ilustração do fermento é mencionada na Bíblia, como exemplo tanto de coisas MÁS, quanto de coisas BOAS. Jesus identifica o fermento com o MAL, quando o compara com as “falsas doutrinas” dos fariseus e saduceus (Mt 16:6 e 12). Paulo, também segue a mesma linha em 1Co 5:6-13, quando identifica como “fermento” aqueles que praticam a malícia e têm prazer em fazer o que é errado. Paulo diz que “um pouco de fermento vai afetar toda a massa”.
 
 
 
São apenas 18 segundos, você lembra? É rápido, muito rápido, para o pecado afetar não só a própria vida, mas ter efeito sobre outras pessoas. Pode ser aquela “cantada” que você ouviu e gostou, quando o seu cônjuge não estava por perto. Em seguida, vem aquela sensação de “por que não ir em frente? Quem vai ficar sabendo?”. A química do pecado vai começar a agir: 18 segundos – é um tempo muito rápido, onde você tem que decidir: “Vou fugir do pecado, ou vou cair nele?”.
 
 
 
Realizamos no início deste ano, um Acampamento com Jovens e Adultos, convidados por uma Igreja (cujo nome não mencionaremos). Quando estávamos na metade das palestras sobre “A Família e sua batalha espiritual”, ficamos sabendo de uma tragédia, que acontecera a um dos jovens daquela comunidade, que não viera ao Acampamento. Um jovem de 20 anos, batizado um ano antes (com um testemunho que arrancara lágrimas da igreja), havia sido morto em tiroteio com a Polícia em sua cidade.
 
 
 
O que aconteceu? Aquele jovem, durante o último ano, foi “cantado” por amigos que eram traficantes, a trabalhar para eles. Com o dinheiro fácil, veio o sucesso entre os vizinhos e o desejo de poder começou a subir cada vez mais em sua cabeça. Quis tornar-se no futuro, chefe do tráfico de drogas, até que em um tiroteio com a Polícia, encontrou seu fim, crivado de balas.
 
 
 
A família nada sabia, a Igreja nada sabia. Aquele rapaz foi abordado pelos agentes do próprio diabo, foi seduzido pela conversa atrativa e enganosa. Nos 18 segundos que aquele garoto teve para escolher, decidiu erradamente plantando “sementes de morte”, que lhe causaram destruição (Gl 6:7-8).
 
 
 
Ah! Como temos que abrir os nossos olhos! Não somente devemos estar atentos com as nossas próprias vidas, mas com a de irmãos em Cristo, que estão caminhando para “abismos” bem diante deles. Muitos estão cegos pelo pecado e precisam de nossa ajuda e intervenção. São apenas 18 segundos.
 
 
 
Trabalhamos com os jovens daquela comunidade, a importância de “plantar as sementes de vida” (andando com o Senhor e desviando-se do mal), para colherem frutos de vida eterna (não apenas no futuro, mas a partir de já). A reação entre eles foi bastante positiva e muitos decidiram-se por uma vida séria com Jesus.
 
 
 
Os agentes de Deus aqui na Terra (você, nós, os líderes e pastores das Igrejas, enfim TODOS os verdadeiros discípulos de Cristo), têm que se apressar em “sinalizar o Reino de Deus” a esta geração, pois o Reino das Trevas não para de fazer seu trabalho maligno.
 
 
 
Contamos com suas orações e com seu sustento financeiro, que são fundamentais para que permaneçamos “no olho do furacão”, tentando ajudar pessoas e famílias a se manterem unidas em Cristo, por onde quer que formos chamados a falar.
 
 
 
TRABALHOS REALIZADOS EM ABRIL E MAIO
 
 
 
1.      Igreja Bat. Água Viva – Vinhedo – SP – “Escola de Pais”
 
2.      Igreja Bat. Lírio dos Vales – C. Grande – RJ – RJ – “Encontro da Família”
 
3.      Espaço SEPAL-Mulher – Igreja Betesda – SP – SP – “Mentoria de Mulheres”
 
4.      Curso de Líderes na Área de Família – SP – SP
 
5.      Curso de Líderes de Juventude – Igreja do Nazareno – Campinas – SP
 
6.      Seminários no 34º. Encontro de Pastores e Líderes SEPAL – Águas de Lindóia – SP
 
7.      Igreja Bat. do Brooklin – SP – SP – “Encontro da Família”
 
8.      PIB de Nilópolis – RJ – “Encontro da Família”
 
9.      Igreja Bat. Jardim Aeroporto – Macaé – RJ – “Encontro da Família”
 
 
 
MOTIVOS DE ORAÇÃO
 
 
 
1.      Pelos próximos trabalhos em Rio Claro, Sumaré, Cubatão (no estado de SP), Itaperuna-RJ e Araguaína-TO.
 
2.      Por nossa saúde física e também espiritual (pois a batalha é grande!).
 
3.      Pelo pagamento das mensalidades escolares da nossa filha Jéssica.
 
4.      Pelo complemento de nosso sustento financeiro.
 
 
 
“Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus.” (Max Lucado).
 
“Sempre que Deus deseja realizar algo, Ele convoca seu povo para orar.” (Charles Spurgeon).

= = =
Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO – NEWS – Julho 2007
 
 
 
CHEGANDO ANTES DO ADVERSÁRIO
 
Competições como o Pan-Americano ou as Olimpíadas, dão visibilidade a um grande número de esportes que no Brasil (conhecido como país do Futebol), não são tão valorizados, como o atletismo, a natação, o taekwondo, o remo etc.
 
 
 
De maneira geral, os esportes nos ensinamdão lições positivas como: a obediência às regras do jogo, o espírito de equipe, a definição de estratégias para vencer. Quase todas as modalidades têm algo em comum: “chegar antes do adversário”, seja ao cruzar uma linha ou para executar um ponto decisivo. Estas disputas também revelam surpresas: adversários desleais, que fogem das regras, que enganam árbitros, usando o abominável espírito do “vale tudo para ganhar”.
 
 
 
Neste 1º. semestre de 2007, estamos fazendo parte de um “time” do Reino de Deus, que está lutando com muita garra (juntamente com vários líderes cristãos) para “Fortalecer a Família”. O Senhor nos permitiu ajudar a muitas pessoas em 14 cidades de 3 estados (SP, RJ, TO). Realizamos 35 eventos com 8.205 participantes, dos quais 1.475 eram pastores e líderes, representando 6 denominações evangélicas diferentes.
 
 
 
Da mesma forma que no esporte, temos a missão de “chegar antes do adversário”. No esporte não há “inimigos”, mas adversários. Em relação à luta em favor da família, muitas vezes nosso adversário é o tradicional inimigo – Satanás.
 
 
 
Ele, entretanto, não é nosso ÚNICO inimigo. Seu “trabalho” tem sido facilitado por inimigos absolutamente HUMANOS, como: a INTOLERÂNCIA, a visão UNILATERAL dos problemas, o EGOÍSMO, a IMPACIENCIA, o DESRESPEITO, a INFIDELIDADE, entre outros. Todos estes adversários (tanto os satânicos como os humanos), são “sujos” e têm efeitos arrasadores, abalando sem piedade a MARIDOS e ESPOSAS, FILHOS e PAIS.
 
 
 
Há apenas uma forma de ajudar estas pessoas: “CHEGAR ANTES DO ADVERSÁRIO”. Ao chegamos antes, temos como informar às pessoas que o Senhor pode fazer toda a diferença, conduzindo-as a uma vida que vale a pena ser vivida, com respeito e equilíbrio, cheia de boas motivações. Deus quer ser o nosso “Supremo Conselheiro”, seja em nossa vida pessoal ou familiar. Ele quer fazer parte de nossa família e de nossas decisões.
 
 
 
Você pode participar desta luta! Ajude-nos a “chegar antes do adversário”, através de suas ORAÇÕES e CONTRIBUIÇÕES.
 
 
 
MOTIVOS DE ORAÇÃO
 
 
 
1. Agradecemos a Deus por termos realizado estes 35 trabalhos (em 14 cidades de 3 estados), indo e voltando para casa em segurança.
 
 
 
2. Louvamos a Deus por queridos irmãos em Cristo, que têm acolhido nossa filha Jéssica (como os missionários presbiterianos Mônica e Marcos Agripino, os irmãos da Comunidade Cristã de Guarulhos e os da Igr. Bat. de Água Branca). Isso ocorre, quando a Jessica não pode nos acompanhar, por razões escolares.
 
 
 
3. Ore pedindo que o Senhor, em 2008 nos dê uma igreja próxima à cidade em que moramos (São Paulo – SP), para trabalharmos em TEMPO PARCIAL. Isto nos permitiria focalizar nosso ministério em PREPARAR MAIS LÍDERES, que possam ir a muitos outros lugares que ainda não pudemos atingir. Estas pessoas nos ajudariam a desafiar igrejas de todo o país, a iniciarem (ou dinamizarem) Ministérios de Famílias em suas comunidades.
 
 
 
4. Ore também pelo complemento de nosso sustento ministerial. A Sepal exige que seus missionários levantem seu próprio sustento em 3 anos, buscando principalmente ofertas de pessoas e igrejas. Estamos muito abaixo do nosso alvo e necessitamos até Novembro deste ano, um aumento significativo do número das contribuições.
 
 
 
Caso você queira tornar-se nosso parceiro, ligue para a SEPAL (11) 2137-2544 e peça um boleto de contribuição para Sergio e Magali Leoto ou entre em contato conosco pelo e-mail smleoto@uol.com.br.
 
 
 
PRÓXIMOS TRABALHOS
 
 
 
1. Campinas – SP, (3 a 5/8), Igr. Memorial do Nazareno, Encontro da Família;
 
2. São Paulo – SP, (17 a 19/8), Ass.de Deus Bom Retiro, Casamento: Reavaliar para crescer;
 
3. Recife – PE, (24 a 26/8), Igrejas do Nazareno do NE, Casamento: Reavaliar para crescer;
 
4. Santo André – SP, (1 e 2/9), Igr. Bat. Nacional Vida Nova, Encontro da Família;
 
5. Santana – AP, (14 a 16/9), Ass. de Deus Esc. Altíssimo, Casamento: Reavaliar para crescer;
 
6. Criciúma – SC, (21 a 23/9), Igr. Luterana Renovada, Casamento: Reavaliar para crescer;
 
7. Vitória – ES, (12 a 14/10), Igreja Cristã de Vitória, Encontro da Família;
 
8. São Paulo – SP, (19 a 21/10), Igr. Presb. Hebron, Casamento: Reavaliar para crescer;
 
9. Florianópolis – SC, (26 a 28/10), Igr. Presb. Trindade, Encontro da Família;
 
10. Petrolina – PE, (9 a 11/11), 1ª. Igr. Bat., Encontro da Família;
 
11. Paragominias – PA, (30/11 a 2/12), Igr. Bat. Nacional, Encontro da Família.
 
 
 
Pr. Sergio e Magali Leoto
 
Missionários da Sepal
 
(11) 3288-2964 e 9740-9273


08/12/2007  Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO – NEWS – Dezembro 2007

 
 
QUANDO O IMPOSSÍVEL ACONTECE!
 
Aconteceu em Petrolina – PE, em Novembro deste ano. Realizamos um de nossos eventos, o “Encontro da Família” com nove palestras no total. Logo após o primeiro tema (“Perdoar é preciso”), um casal pediu para conversarmos à parte. Percebi que a fisionomia dos dois era tensa, principalmente a da esposa.
 
 
 
- “O senhor teria tempo para um aconselhamento? Nosso caso é gravíssimo”, disse a mulher. – “Claro que sim. Estou à sua disposição”, respondi. Depois de muitas reclamações, ela disse: “Estou orando e pedindo a Deus, para que Ele use as palestras deste evento, para dar um novo rumo para o nosso relacionamento. Mas pelo que já passamos, eu creio que é QUASE IMPOSSÍVEL. Esta é a última chance para que o nosso casamento não acabe em divórcio”. Respirei fundo e fiz aquela oração silenciosa relâmpago, pedindo sabedoria ao Senhor.
 
 
 
- “Meus queridos, fico feliz com a posição de vocês, pois se estivessem com corações endurecidos e só pensando em divórcio, eu tentaria remover esta idéia, mas pouco poderia fazer. Como estão abertos ao que Deus pode lhes falar neste fim de semana, vamos em frente, pois o trabalho em que Ele nos tem usado é o de RECONCILIAR casais”.
 
 
 
Tivemos conversas com os cônjuges juntos e separados e após a última das nove palestras, ouvi do marido a declaração: “Após as palestras, percebemos como somos diferentes. E essas diferenças são maravilhosas e nos complementam. Não se pode exigir que o outro aja exatamente como nós agiríamos. Temos que olhar o mundo com os olhos do nosso cônjuge, para entender melhor nossa companheira e dar espaço para que ela se desenvolva”. Aí veio a coisa mais importante. Ele disse: “Eu pedi perdão pelo modo como agi e também, que ela me desse uma nova oportunidade, para ser o cônjuge que ela merece”. O IMPOSSÍVEL ACONTECEU!! GLÓRIAS A DEUS!!
 
 
 
Como estamos na época do Natal, recordando o nascimento de Jesus, aplicamos a este testemunho o texto de Lc 1:37, quando o anjo diz a Maria: “POIS NADA É IMPOSSÍVEL PARA DEUS”.
 
 
 
2007 – UM ANO ABENÇOADO!
 
Vimos, várias vezes neste ano, Deus transformando “impossíveis” em POSSÍVEIS, na vida de muitas famílias. Dos casos menos complicados, até os mais difíceis, o Senhor foi respondendo ao clamor dos que O buscaram. Algumas destas vezes, Ele usou nossas palestras, outras vezes um aconselhamento que fizemos, mas muitas vezes usou testemunhos e orações de irmãos dedicados, que se dispuseram a “batalhar” pela RECONCILIAÇÃO de um casal amigo.
 
 
 
Conversamos até mesmo com um casal em Vila Velha – ES, com um caso curioso: antes de se converter, permaneceram casados por poucos anos e se divorciaram pelo espaço de 18 anos. Neste tempo de separação, vivendo em cidades diferentes, eles se converteram e VOLTARAM A CASAR-SE, estando hoje em seu 5º. ano de “novas núpcias”!! INCRÍVEL, mas é verdade! Eles têm um ministério em sua igreja, que visa buscar a reconciliação de casais.
 
 
 
Veja onde estivemos realizando ministério este ano:
 
 
 
1. Fomos a 22 cidades em 8 Estados: Pará (Belém e Paragominas), Pernambuco (Recife e Petrolina), Tocantins (Araguaína), Espírito Santo (Vila Velha), Rio de Janeiro (capital, Nilópolis e Macaé), São Paulo (capital, Guarulhos, Santo André, São Caetano, Cubatão, Rio Claro, Vinhedo, Campinas, Sumaré, Birigui), Santa Catarina (Florianópolis e Criciúma), Rio Grande do Sul: (Torres).
 
 
 
2. Participamos como preletores, em 51 eventos:
 
a) Assistiram às programações: 19.035 pessoas;
 
b) Presentes a estes eventos: 3.488 pastores e líderes;
 
c) Estes trabalhos foram organizados por: 10 diferentes denominações.
 
 
 
PARCEIROS MISSIONÁRIOS TAMBÉM NAS FÉRIAS
 
Agradecemos a você, que tem orado por nossas vidas durante este ano! Existem certos momentos em que as dificuldades são tão grandes, que pensamos em desistir! Nestas horas, OLHAMOS PARA CIMA e lembramos do chamado de Deus para este ministério; OLHAMOS PARA TRÁS e lembramos de vocês que oram e contribuem conosco; OLHAMOS PARA FRENTE e vemos a multidão de famílias desestruturadas, clamando por orientação. Assim, decidimos continuar! Mas precisamos de sua ajuda.
 
 
 
Lembramos que os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, são “um drama” para todo missionário e conosco não é diferente. Isso, devido às férias que abençoam aos irmãos que contribuem e as igrejas que não realizam encontros e cursos durante este período. A maioria, só volta a contribuir em Março do ano seguinte e nossa agenda de cursos também acontece o mesmo. 
 
 
 
Como não temos um salário fixo (vivemos das ofertas), ficamos um trimestre-chave (por coincidir a incidência de: matrícula e livros escolares da Jessica, licenciamento, IPVA, etc.), praticamente sem entrada de recursos. Se o Senhor mover o seu coração para contribuir conosco neste período, estará nos ajudando imensamente. Você poderá fazer depósitos na conta:
 
BRADESCO – Agencia: 0450-2, conta poupança: 44.850-8, em nome de: Sergio Ricardo Leoto. Caso precise de outros dados, ligue para nós: (11) 3288-2964 res., ou mande um email.
 
 
 
Que Deus lhes dê um FELIZ NATAL e um abençoado ano de 2008!!!
 
 
 
É o que desejam os seus missionários,
 
 

www.bibliaworldnet.com.br/canal/smleoto Feliz ENCONTRO DA FAMÍLIA em 2008!>. ESTA É A NOSSA ORAÇÃO E A NOSSA ESPERANÇA!!! SEUS MISSIONÁRIOS Pr. SERGIO, MAGALI E JESSICA LEOTO. DESEJAMOS QUE 2008 SEJA CHEIO DA PRESENÇA DE JESUS, O FILHO DE DEUS! ASSIM, TEREMOS MAIS ALEGRIA E OUSADIA, DOADAS PELO ESPÍRITO SANTO, PARA TESTEMUNHARMOS SOBRE A NOVA VIDA COM CRISTO E TRABALHARMOS POR UM MUNDO MELHOR!!!

 
Pr. Sergio, Magali e Jessica Leoto
 
 
 
(11) 3288-2964 e 9383-7884

= = =

www.sergioemagalileoto.com.br
  Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO – NEWS – JUNHO 2008
 
 
 
CHORANDO PELOS QUE CAÍRAM, MAS PARTINDO PARA O RESGATE
 
 
 
Rm 12:15 – “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram”.
 
Tg 5:19-20 – “Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados”.
 
 
 
Muitos de nós, com certeza, temos histórias para contar, sobre amigos que “corriam bem” a jornada da vida cristã e de uma hora para outra, afastam-se de Deus, da família, da igreja, dos irmãos.  “Jogam para o alto” suas antigas convicções, passam como na parábola, a viver o papel de “filho pródigo” e desaparecem por alguns tempos.
 
 
 
Quando voltamos a ter notícias sobre estas pessoas, quase sempre são desalentadoras e passamos a chorar e orar por estes queridos. “É o que podemos fazer no momento”, dizemos. Apegamo-nos a versículos (verdadeiros e sábios), que afirmam: “(...) Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gl 6:7-8). Mas será que poderíamos fazer MAIS ALGUMA COISA? Haveria algo de concreto que poderíamos tentar, logo após as necessárias etapas de CHORAR e ORAR?
 
 
 
Encontramos, durante nossas viagens, uma comunidade que fez alguma coisa e que pode nos servir como um BOM EXEMPLO: a 2ª. Igreja Batista da Pavuna, um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Certo dia na reunião da Juventude, eles começaram a lembrar dos jovens que haviam crescido na Igreja, mas que haviam se afastado. Após muitos nomes lembrados, sabiam o paradeiro de alguns (envolvimento com drogas, sexo, prostituição etc.) e de outros, nem tinham mais notícias.
 
 
 
Choraram pelo fato e resolveram fazer alguma coisa – não podiam continuar vendo o diabo ceifando tantas vidas e por tanto tempo. Oraram pedindo a orientação de Deus. Montaram uma campanha (e envolveram toda a igreja) com o nome: “O resgate do soldado X”.
 
 
 
Aproveitando a idéia de um filme com o ator Tom Hanks (O resgate do soldado Ryan), em que um pelotão do exército tem a missão de salvar um soldado chamado Ryan. Quase todos os soldados morrem, para que Ryan voltasse vivo. O personagem interpretado por Hanks diz: “Viva uma vida que valha a pena tanto sacrifício feito por você”.
 
 
 
A campanha na igreja envolveu um DVD, mostrando momentos dos jovens desviados, quando ainda estavam na comunidade (em acampamentos, eventos) e fotos recentes, de como estavam agora – longe de Deus. Um mover de Deus fez a Igreja chorar por seus jovens e querer se envolver. Cartazes e folhetos circularam, motivando toda a igreja a orar e agir. Grupos de localização dos soldados “X” se formaram, outros entraram em contato, outros montaram estratégias de visitas. Resultado: ao final de algumas semanas, quase 20 soldados “X”, haviam retornado às fileiras do exército de Cristo.
 
 
 
Deus nos deu o privilégio de sermos usados para a volta de mais um soldado “X”. No final de semana em que lá realizamos um “Encontro da Família”, na última das nove palestras que fizemos, após o apelo final, entre as pessoas que decidiram pedir que o Senhor comandasse suas vidas, lá estava mais um soldado “X”.
 
 
 
Você tem amigos e irmãos que se afastaram do Senhor? (Como diz um hino tradicional: “quantos que corriam bem e tão longe hoje estão”). Deus comoveu seu coração? CHORE, mas também ORE, pedindo a Deus orientações sobre a melhor forma de AGIR!
 
 
 
MUITAS BÊNÇÃOS PRÁ CONTAR
 
 
 
Neste 1º. semestre estivemos falando em 19 eventos. Foram 8 “Encontros da Família”, 3 Congressos de Mulheres, 2 Retiros só para Casais, além de outros tipos de encontros (Líderes, Juventude, etc). Presentes aos trabalhos: 10.140 pessoas. Dentre estes, 1.365 eram Pastores e Líderes (formadores de opinião), que representavam 216 igrejas de 7 denominações diferentes, em 13 cidades de 6 estados (PR, SP, RJ, MG, BA e TO).
 
 
 
ORE POR ESTES TRABALHOS
 
 
 
Somos gratos a Deus pelos trabalhos realizados de Março a Junho: em Guarulhos-SP (Igr. Assembléia de Deus Nova Dimensão), Bebedouro-SP (Associação de Igrejas Batistas), Serra Negra-SP (Igr. Met. Água Fria - SP), São Paulo-SP (Igr. Cristã Pentecostal do Brasil e PIB do Brás), Rio de Janeiro-RJ (PIB de Campo Grande e SIB da Pavuna), Palmas-TO (SIB de Palmas), Belo Horizonte-MG (Igr. Bat. Barro Preto), Salvador-BA (Igr. Bat. Independente Caminho das Árvores).
 
 
 
Ore por nossa seqüência de trabalhos, principalmente de Julho a Setembro: São Vicente-SP (Igr. Bat. de Vila Joquei), Recife-PE (Catedral Anglicana), Sta. Rita do Passa Quatro-SP (Min. Vida em Cristo), São Luiz-MA (Igr. Bat. Nacional V. Fialho), Guarujá-SP (Igr. Bat. Peniel), São Paulo-SP (Igr. Bat. Cohab 1), João Pessoa-PB (Igr. Presb. Memorial), São Caetano-SP (Assembléia de Deus de V. Gerty).
 
 
 
SEJA NOSSO PARCEIRO MISSIONÁRIO
 
 
 
O trabalho missionário só se torna possível quando realizado em equipe: pessoas que planejam e executam o trabalho e outras que oram e contribuem financeiramente para a realização destes projetos. Você pode se unir ao casal Leoto sendo um “parceiro de oração”, ou um “parceiro financeiro” enviando sua oferta. As doações podem ser feitas através de depósito bancário: BRADESCO – Agência: 0450-2, conta poupança: 44.850-8, em nome de: Sergio Ricardo Leoto. Caso precise de outros dados, ligue para nós: (11) 3288-2964, ou mande-nos um email para smleoto@uol.com.br. Você receberá regularmente relatórios e informativos do trabalho realizado e motivos de oração.
 
 


Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO – NEWS – SETEMBRO 2008
 
A NECESSÁRIA ARTE DE PERSEVERAR
 
Rm 5:3-5 – “... mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”.
 
Terminada mais uma edição das Olimpíadas, ficamos surpresos com os exemplos dados por muitos atletas. Vários deles, contemplados com medalhas por seus países, foram amostras vivas de superação física e mental, lutando ao máximo pelo ponto disputado, pelo milésimo de segundo conseguido ou pelo centímetro alcançado.
 
Tudo isto foi reflexo de anos de treinamento, disciplina rígida, exigida por técnicos de altíssima qualidade. Em momentos onde a tendência dos atletas era dizer: “Não agüento mais!”, os treinadores por certo insistiram: “continue, não desista, persevere, persevere!”. Repetiram à exaustão, movimentos, gestos, posturas corporais, táticas e contra-táticas, que depois de tanta pressão fizeram a diferença nas competições, tornando-os vencedores. A perseverança produziu campeões!
 
Temos verificado em nosso ministério com famílias, que a qualidade da perseverança, tão apreciada e aplaudida no esporte, no trabalho e nos estudos, infelizmente não tem a mesma importância e escala de valor, quando o assunto é “casamento”. Dados do IBGE mostram que o índice que temos de divórcios no Brasil é o maior em 20 anos!
 
Não somente pastores, mas líderes de diversas religiões, além de conselheiros familiares, advogados e juízes da vara de família concordam em afirmar: grande parte dos divórcios acontecem por motivos banais, e que com um pouco de perseverança e sensatez, muitos casamentos poderiam ser preservados.
 
Há muito pouco tempo atrás, eram raros os divórcios no meio evangélico. Hoje no entanto, a velocidade em que casais (de todas as denominações) correm para a separação, está aumentando quase ao nível dos divórcios dos não cristãos.
 
Impressionante! Algumas pessoas que têm em si o selo e presença do Espírito Santo, podendo contar com a nova vida e os novos valores do Reino de Deus (entre eles o “fruto do Espírito” - Gl 5:22-23), têm tanta dificuldade em: conversar equilibradamente, reavaliar atitudes, ceder naquilo que é possível, parar de pensar apenas nos seus próprios interesses, refazer conceitos em benefício do cônjuge e da família, aprender a perseverar, perseverar, perseverar, utilizando o amor “ágape”, um amor sacrificial como foi o de Cristo, que nos amou quando não merecíamos, pois éramos ainda pecadores (Rm 5:8).
 
Parece que tais casais não foram doutrinados (ou se foram, se esqueceram do que aprenderam) em relação ao que Deus pensa sobre o divórcio: “Eu odeio o divórcio, diz o Senhor, o Deus de Israel, e também odeio homem que se cobre de violência (...) Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis” (Ml 2:16). O divórcio, um instrumento para ser usado em raríssimas exceções, estava sendo banalizado na época de Malaquias, como acontece hoje em dia.
 
A passagem de Rm 5:3-5 mostra que nossos problemas e tribulações são momentos de aprendizado (permitidos por Deus), pois devem produzir perseverança. E esta perseverança produzirá em nós um “caráter aprovado”, que por sua vez renovará em nós a “esperança que não decepciona”. Muitos casais querem usufruir da “esperança”, sem passar pelo doloroso processo dos problemas e tribulações.
 
Deus poderia nos poupar de passar pelos problemas? Sim, poderia, pois como Deus Ele pode todas as coisas. Mas por que Ele não tira as dificuldades de nós? Problemas e tribulações visam amadurecer- nos como seres humanos, não só para realizarmos neles o que é humanamente possível, mas para consolarmos outras pessoas, após termos passado por estas situações (2Co 1:3-4).
 
Não podemos fugir do processo: sem “perseverança” (enquanto estamos debaixo do “fogo” dos problemas), não aprenderemos a ter maturidade e nos distanciaremos de desfrutar a “esperança” que tanto desejamos.
 
Está difícil suportar a pressão? Peça a Graça e o Poder de Cristo, para ajudá-lo(a) a passar pelos problemas, manifestando o amor “ágape”, capacitando você a PERSEVERAR! Como vimos nas Olimpíadas, a perseverança produziu campeões! Lute, persevere, amadureça e seja um(a) campeão(ã) preservando o seu casamento e a sua família!
 
 
 
 
MUITAS BÊNÇÃOS PRÁ CONTAR
 
Nos meses de Julho e Agosto, estivemos realizando trabalhos em:
- São Vicente-SP (Igr. Bat. de Vila Joquei), Encontro da Família com 600 pessoas;
- Recife-PE (Catedral Anglicana), Encontro da Família com 500 pessoas;
- Sta. Rita do Passa Quatro-SP (Min. Vida em Cristo), Encontro da Família com 400 pessoas;
- São Luiz-MA (Igr. Bat. Nacional V. Fialho), Encontro da Família com 200 pessoas;
- Guarujá-SP (Igr. Bat. Peniel), Encontro da Família com 500 pessoas;
- São Paulo-SP (Igr. Pent. da Bíblia V. Bancários, Z. Leste), ciclo de palestras com 300 pessoas.
Dentre estas 2.500 pessoas presentes às palestras, tivemos muitos casais renovando votos matrimoniais, muitas conversões de cônjuges não convertidos, muitos aconselhamentos e vários casais que declararam estar “a um passo do divórcio”, que desistiram de realizá-lo.
 
ORE POR ESTES TRABALHOS
 
Ore por nossa seqüência de trabalhos, principalmente de Setembro a Novembro: São Paulo-SP (Igr. Bat. Cohab 1), João Pessoa-PB (Igr. Presb. Memorial), São Caetano-SP (Assembléia de Deus de V. Gerty), Boa Vista-RR (Igr. Bat. Regular), Ibiúna-SP (Igr. Bat. Lapa-SP), Baurú-SP (1ª.Igr. Batista), Rio de Janeiro-RJ (1ª.Igr. Bat. Madureira), Cachoeiro de Itapemirim-ES (1ª.Igr. Presbiteriana), Araras-SP (Igr. Bat. Nacional).
 
DATAS LIVRES AINDA PARA 2008
 
Ainda temos datas livres para trabalhos neste ano:
- Datas com o casal de preletores: 26 a 28 de Setembro; 03 a 05 de Outubro; 21 a 23 de Novembro; 12 a 14 de Dezembro.
- Datas somente para o Pr. Sergio: 28 a 30 de Novembro; 05 a 07 de Dezembro.
Entre em contato conosco o quanto antes: (11) 3288-2964 res. 9383-7884 cel.
 
SEJA NOSSO PARCEIRO MISSIONÁRIO
 . . .
 
AGENDAMENTOS PARA 2008 e 2009: (11) 3288-2964; 9383-7884


 
DIVULGUE NOSSOS EVENTOS PARA CASAIS
 
 
 
1. CASAMENTO: REAVALIAR PARA CRESCER
 
 
 
1. AMPLIANDO NOSSA VISÃO DO AMOR
O compromisso de Amizade, Sociedade, Romantismo e Serviço.
 
Avaliando os aspectos: físicos, emocionais, sociais, intelectuais e espirituais do relacionamento.
 
2. APRENDENDO A BRIGAR
O objetivo é diminuir  as desavenças e verificar os efeitos de uma comunicação mal entendida. Expectativas diferentes que homens e mulheres têm, e que influenciam as discussões. Dicas de como enfrentar os problemas de forma equilibrada.
 
3. LIDANDO COM AS NOSSAS DIFERENÇAS
O propósito de Deus para um relacionamento saudável. Conhecendo os  tipos de comportamento: Líder, Amigável, Analítico e Expressivo. Como lidar com as nossas diferenças e o que cada um tem que aprender.
 
4. RELACIONAMENTO SEXUAL
Espiritualidade e Sexualidade. O que o sexo significa para o homem e para a mulher. Dicas para melhorar a relação sexual.
 
 
 
2. QUERO MEU CASAMENTO DE VOLTA!
 
 
 
1.  TESTE DE AVALIAÇÃO DO RELACIONAMENTO CONJUGAL
 
Em áreas como: Relacionamento com Deus, com o cônjuge, filhos e amigos;
 
desempenho como marido/esposa, sexual, romantismo, limites, produtividade, finanças.
 
2.  QUALIDADE DE VIDA NO CASAMENTO
 
Necessidades do homem segundo alguns teóricos. O propósito de Deus para o homem na criação. Vida Abundante x Qualidade de vida. Conceito e Obstáculos à Qualidade de Vida. Avaliação da Saúdes: Física, Emocional, Intelectual, Social e Espiritual.
 
3.  LIMITES NO CASAMENTO.
 
O valor do homem e da mulher no Reino de Deus. O perigo das máscaras e dos papéis ilusórios no relacionamento. Estabelecendo limites saudáveis em áreas como: responsabilidade, respeito, exposição dos sentimentos, motivação, entre outras.
 
4.  PASSOS QUE ANTECEDEM A INFIDELIDADE
 
Em nossos dias o casamento sofre inúmeras pressões e ameaças. É necessário renovar os compromissos de fidelidade respeito e amor mútuo. Quando isso não acontece ficamos vulneráveis à infidelidade. Base bíblica e Antídoto contra a Infidelidade.
 
 
 
3. FAMÍLIA: UM DESAFIO PARA HOJE
 
 
 
1.DESAFIOS DA FAMÍLIA NO SÉCULO 21
 
A função e importância da família. Características da família na pós-modernidade: descrença nos valores, individualismo, hedonismo, relativismo, existencialismo. Vivendo o plano original de Deus para a família.
 
2.RESGATANDO VALORES
 
Homem e mulher no projeto da criação. As conseqüências da queda. O pensamento do homem sobre a mulher através dos tempos.  A redenção: de volta ao paraíso.  Teste de Avaliação sobre seus valores pessoais.
 
3.EDUCANDO FILHOS EQUILIBRADAMENTE
 
Fugindo do legalismo e da libertinagem. Tipos de atitudes dos pais. Como serem pais equilibrados. A responsabilidade de determinar limites. Corrigindo os rumos da educação dos seus filhos.
 
4.PERDOAR É PRECISO!
 
O ser humano tem muitas dificuldades em perdoar. Mas se é tão difícil, por que devemos perdoar? Existem casos onde não há perdão? Base bíblica sobre o Perdão. Orientações práticas sobre “como perdoar”.
 
 = = =
Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO – NEWS – DEZEMBRO 2008
 
E NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM !
 
Gl 6:9-10 – "E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé".
 
Acontecimentos como as inundações em Santa Catarina, têm a capacidade de promover uma comoção nacional. É impossível assistir tais cenas, sem se comover. Pessoas que trabalharam uma vida inteira perderam tudo, da noite para o dia. As entrevistas nas emissoras de TV, mostrando gente atordoada pelas perdas materiais e de seus entes queridos, reforçaram o quadro desolador.
 
Momentos como estes, levam à ação qualquer ser humano normal, fazendo-o arregaçar as mangas e dizer: "Como eu posso ajudar?". Foi assim que reagiram milhares de brasileiros, do Norte ao Sul do país, num espírito de solidariedade fantástico. Entre estes que se solidarizaram, estão muitas igrejas evangélicas, que se mobilizaram arrecadando alimentos, roupa, água, colchões, cobertores etc. e mandaram contêineres cheios de doações.
 
A melhor maneira de "evangelizar", em situações como esta, não é falando, mas agindo. Mesmo porque, pouca sabedoria haveria em usar frases como "Confie em Deus", "Ele sabe o que faz", ou "Busque o consolo do Senhor", que embora verdadeiras, são inexplicáveis e pouco compreensíveis ao coração que chora e sofre. Nestas horas, devemos é: acolher, abraçar, chorar junto, ajudar, aquecer, estender a mão, fazer o bem, fazer o bem, fazer o bem.  
 
A pessoa que viveu uma tragédia assim, num primeiro momento, está em estado de choque. Não está em condições de reflexões teológicas, psíquicas ou geológicas. Não adianta querer explicar os efeitos do rompimento da camada de ozônio, no clima do planeta. Muito possivelmente, esta pessoa esteja até culpando a Deus, pelas perdas sofridas. Não é hora de evangelizar falando. É hora de evangelizar agindo, amando e acolhendo o ser humano como está. Futuramente existirão outros momentos apropriados para a evangelização "falada".
 
Agora, cá entre nós: a maioria dos leitores talvez não tenha sofrido a tragédia mencionada. Nós temos condições de avaliar algumas das causas do que aconteceu. O ser humano está agredindo a Criação cada vez mais. O clima da Terra está sendo alterado, pelo efeito de gazes, desmatamentos, que acontecem pela ganância de alguns industriais desmiolados.
 
O apóstolo Paulo diz, em Gl 6:7-8 – "... Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna". O homem está colhendo um pouco daquilo que está plantando. Nós os cristãos, podemos nos associar ao esforço por um planeta melhor.
 
O que estamos plantando em nossa vida PESSOAL e FAMILIAR? Sementes do Espírito, como dignidade, justiça, fé, solidariedade? Decida-se a PLANTAR SÓ O QUE É CORRETO em sua vida, mesmo que para isso tenha que abandonar algumas amizades perigosas, rever costumes e conceitos. Isto poupará você de momentos altamente desagradáveis, será alívio prá cabeça, saúde para seu corpo e para sua família - e orientará sua vida, num caminho que alegra o coração de Deus.
 
BOM NATAL E QUE DEUS LHE DÊ MARAVILHOSAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2009 !!!
 
 
 = = =
Sergio Ricardo Leoto  FORTALECENDO A FAMÍLIA – MINISTÉRIO RELEVANTE
 
Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO
 
MOTIVOS DE ALEGRIA – IMAGENS 2008
 
Fortalecer a Família continua sendo um desafio URGENTE! O IBGE mostra que a taxa de divórcio cresceu 200% em 23 anos no Brasil (fonte: Agência Estado, 04/12/08). PREVENIR É SEMPRE A MELHOR ATITUDE! Em 2008, ajudamos famílias a permanecerem unidas em 24 cidades de 11 estados no BRASIL (PR,SP,MG,RJ,ES,TO,BA,PE,PB,MA,RR). Nos ESTADOS UNIDOS, foram realizados trabalhos em 3 cidades, nas igrejas de imigrantes brasileiros: Boston, Martha’s Vineyard e Hayannes (MA).
 
Realizamos 37 eventos, totalizando 18.000 participantes de 12 denominações evangélicas. Estiveram presentes a estes eventos 2.100 pastores e líderes. Fizemos 16 “ENCONTROS DA FAMÍLIA”, onde os 2 preletores falam simultaneamente a 2 públicos (casais e juventude); 5 ENCONTROS SÓ PARA CASAIS, 2 ENCONTROS DE LÍDERES, 2 CONGRESSOS DE JUVENTUDE, 5 CONGRESSOS DE MULHERES, 1 CONGRESSO DE HOMENS, 2 EVENTOS SOBRE EDUCAÇÃO DE FILHOS. Fortalecer a Família é um desafio para todo verdadeiro cristão.
 
Estamos enviando em anexo do tipo Power Point, algumas imagens dos trabalhos realizados no ano que findou. Vocês participaram destes eventos conosco, através de suas orações e contribuições. Gostaríamos de mandar muitas outras fotos, mas o anexo seria “muito pesado”. Aqueles irmãos que não conseguirem vê-lo, escrevam para smleoto@uol.com.br , pois tentaremos enviar de outra forma, OK?
 
BOAS INDICAÇÕES:
1. MÚSICAS PARA NINAR – COMPOSIÇÕES DE SHAILA KERR
Preocupada com seus filhos, Shaila Kerr fez uma série de canções de ninar, com princípios cristãos. Com isso, iniciou um ministério que está abençoando muitas igrejas. Ela é filha do Pr. Guilherme e Sandra Kerr (que marcaram a história do Gospel brasileiro) e está mostrando que “filha de peixe, peixinha é”, com voz e composições maravilhosas. Ela mora nos EUA, mas você pode comprar o CD pelo site: www.littlebabysleep.com, onde você ouve algumas músicas. Eu já comprei o meu e quero indicá-lo a vocês!
 
 
 
2. ENSINO TEOLÓGICO DE ALTA QUALIDADE
 
Caso você more ou tenha familiares próximos à capital de SP, que queiram aprofundar-se no ensino bíblico, conheça a FLAM – Fac. Latino-Americana de Teologia Integral. Com professores como Ariovaldo Ramos, Ed René Kivitz, Itamir Neves, Jasiel e Ivone Botelho, você terá uma formação prática e teórica de alta qualidade. Site: www.flam.org.br.
 3. AGENDAMENTOS “FORTALECENDO A FAMÍLIA” EM 2009
 
Muitas igrejas já estão reservando datas para o 1º. e 2º. semestres. Não perca a oportunidade de escolher as melhores datas. Entre em contato e lhe enviaremos todas as informações.

FEVEREIRO: VOCÊ PODE AJUDAR ?
  
Estes três meses, que são tradicionalmente de férias (merecidas) para tantas pessoas, continuam sendo meses de trabalho, em nosso ministério. Com uma "triste" característica: nosso sustento financeiro, que vem de através de ofertas voluntárias, cai vertiginosamente e encontramos sérias dificuldades para saldar nossos compromissos.
 = = =

FORTALECENDO A FAMÍLIA
Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO
 
GRANDES BENÇÃOS DO MINISTÉRIO EM 2011
Um ano marcante para aqueles que trabalham com “Ministérios de Famílias”! Esta é a nossa descrição para o ano de 2011. Não apenas pelos trabalhos que pudemos realizar, mas também pelas vitórias conseguidas por várias entidades evangélicas, que têm se disposto a ajudar as famílias do nosso país. Isto porque no dia 29 de Novembro de 2011, foi oficialmente fundada a ALIANÇA PRÓ-FAMÍLIA. 
 
 
 
A ALIANÇA PRÓ-FAMÍLIA é uma parceria de ministérios e organizações cristãs, que trabalham pelo bem estar da família brasileira. Ela espera ser porta-voz representativa do meio cristão evangélico, em temas pertinentes à família, junto à sociedade brasileira. Tem como missão, aperfeiçoar o Corpo de Cristo, através do incentivo e incremento de ministérios de famílias nas igrejas e advogar os valores que defendem e incentivam a preservação da família, segundo os princípios da Palavra de Deus.
 
Algumas pessoas e organizações que fazem parte desta Aliança: Pr. Jaime Kemp (Min. Lar Cristão); Pr. Gilson Bifano (Min. OIKOS); Dr. Carlos “Catito” Grzybowski (Min. EIRENE - Brasil); Pr. Dinart Barradas (Min. Universidade da Família); Pr. Fausto Brasil (Min. Apoio); Pr. Sergio e Psi. Magali Leoto (Min. Fortalecendo a Família), entre outros.
 
A reunião de lançamento desta Aliança, foi realizada na capital de São Paulo, no auditório da sede da Polícia Militar (recebendo um apoio dos “PMs de Cristo”, sob o comando do Ten. Cel. Terra). Pregou na ocasião o Pr. Jaime Kemp e a condução dos trabalhos foi do Pr. Gilson Bifano e Dr. Carlos “Catito”. Estaremos divulgando futuramente, os trabalhos realizados pela Aliança, em 2012.
 
MUITO TRABALHO REALIZADO
 
 
 
1) Fizemos trabalhos em 2 países: Estados Unidos e Brasil;
 
2) Nos Estados Unidos, falamos em 3 estados (Massachusetts, New Jersey e New York), num total de 7 igrejas de 6 cidades diferentes;
 
3) No Brasil, falamos em 11 estados (Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Piauí, Amazonas e Rondônia), mais Brasília - DF, num total de 20 cidades diferentes.
 
 
 
4) Ministramos em 26 igrejas de 10 denominações diferentes (Assembléia de Deus, Convenção Bat. Brasileira, Conv. Bat. Nacional, Igreja Batista Renovada, Min. Água Viva, Min. Pão da Vida, Igr. Presb. Independente, Igr. Presb. do Brasil, Nazarenos, Holiness).
 
5) Assistiram às nossas palestras, perto de 12.100 pessoas, sendo que entre estes estavam mais de 1.000 pastores e líderes, que são formadores de opinião e retransmissores em potencial, dos assuntos ali ministrados;
 
6) Falamos em 3 Eventos para Pastores e Esposas: 1 em Quincy-MA-EUA (Conselho de Past. Bat. brasileiros de New England), 1 em Salvador-BA (Ordem dos Past. Bat. de Salvador) e 1 em Guarulhos-SP (Conselho de Past. Bat. de Guarulhos).
 
7) Fizemos um total de 16 Encontros da Família, onde os dois preletores falam simultaneamente a dois públicos (casais e juventude).
 
8) Ministramos 4 Encontros Exclusivos para Casais.
 
9) Fomos preletores em 3 Encontros Exclusivos para Juventude.
 
10) Magali foi preletora em 2 Encontros de Mulheres.
 
11) Ministramos 1 Encontro para Líderes de Ministérios de Famílias, promovido pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. 
 
12) Realizamos na capital de São Paulo, o Projeto “Terça-Família”, que é uma espécie de “Escola da Família”, realizada às terças-feiras e com duração de 3 meses, com um total de 13 temas diferentes estudados.
 
13) Fizemos 201 palestras: 79 palestras para CASAIS; 60 para JUVENTUDE; 62 para FAMÍLIA
 
O ano de 2012 será repleto de desafios, cada vez maiores. Para que você tenha uma idéia, estaremos lançando em MAIO, um livro sobre “Histórias de Amor”, baseadas em fatos reais, onde Deus interferiu positivamente de alguma forma!
 
Além disto, juntamente com a ALIANÇA PRÓ-FAMÍLIA, participaremos da organização de um Congresso para Líderes de Ministérios de Famílias, que se realizará em OUTUBRO, que terá como preletor principal, o Pr. e Psi. JORGE MALDONADO, autoridade internacional em Terapia Familiar e escritor de vários livros já traduzidos para o portugues. Continue orando por nós e divulgando o nosso trabalho!
 
VOCÊ GOSTARIA DE LEVAR-NOS À SUA IGREJA? AGENDE UM TRABALHO PARA 2012:
 
Informações: Envie um e-mail para smleoto@uol.com.br , ou telefone para nós:
(11) 3288-2964 e 9957-0451.

Você gostaria de nos ajudar? Poderia somente nestes três meses (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) contribuir conosco? Se quiser tornar-se nosso parceiro neste momento emergencial, suas doações podem ser feitas através de depósito bancário: BRADESCO – Agência: 0450-2, conta poupança: 44.850-8, em nome de: Sergio Ricardo Leoto. Caso precise de outros dados, ligue para nós
Site: www.sergioemagalileoto.com.br
 


21 de Janeiro de 2008
 
Equipar aos que ministram em todos os níveis e contextos, motivando, desafiando, gerando reflexão, de modo a causar impacto em nossa sociedade e alcançar as nações. É nosso desafio através do ministério digital da SEPAL.
 
Na SEPAL costumamos dizer que somos chamados a sonhar grandes sonhos, orar grandes orações e planejar grandes planos. Nesse início de 2008 queremos convidá-lo a trilhar esse caminho conosco! Conheça nossa equipe e nossos ministérios, informe-se sobre os Encontos Sepal, utilize os conteúdos e ferramentas disponíveis nos sites da Rede Sepal: Liderança, Adote um Povo, Cante de Alegria, Irmãos.com, Infobrasil, MAPI, Multiplicando, Infobrasil, Sepal-Pesquisas.
 
Que sejamos auxílio mútuo no cumprimento da nossa missão! (Seja nosso colaborador)
 
Juntos pelo Reino;
Equipe Digital - SEPAL
 
Destaque da Semana:
 
Revele: onde você está?
 
Por: Mário K. Simões
 
Entrevista do Diretor Executivo da Associação Willow Creek Brasil e do Editor da Revista Cristianismo Hoje, sobre o livro Reveal, de autoria do Pr Executivo da Igreja Wllow Creek, e das recentes declarações do Pr. Bill Hybels a respeito da controvérsia gerada em torno do tema.   Leia mais>>
 
 
 
Eventos em Destaque:
35 Encontro Sepal
Aguas de Lindóia - SP 4 Encontro Sepal Sul
 5 Congresso brasileiro de missões
Aguas de Lindóia - SP

Capacitação Antropológica
16 a 20 de Junho - Belo Horizonte - MG
 Conferência Missionária para Pastores e Líderes
24 a 26 de Abril - Teresina - PI
 
 
Oficina de Idéias:
 
● O dom de línguas é prova do batismo no espirito?
● Salvação se perde ou não?
● Punição diante da igreja, certo ou errado?
● Quanto a liderança gagueja
 
● PARTICIPE DE MAIS DE 1800 ASSUNTOS COM MAIS DE 5300 PARTICIPANTES
 
* Os comentários da Oficina de Idéias são livre expressão dos usuários, e não refletem necessariamente a posição adotada pela Sepal. Nosso objetivo é contribuir e incentivar a  livre reflexão.
 
Loja Sepal:

 Confira nossos eventos em CD ou DVD;
 
● Recursos por Ariovaldo Ramos >>
● 33o Encontro Sepal Para Pastores e Líderes >>
● 34o Encontro Sepal Para Pastores e Líderes >>
● III Encontro Sepal Sul Para Pastores e Líderes >>
● VI Congresso Nacional de Educadores Cristão >>
● DVD - Nossa Música Brasileira >> www.lideranca.org

Amigos e parceiros missionários,

 

Em primeiro lugar queremos agradecer as dezenas de manifestações em relação ao nosso último e-mail. Sentimos que temos um grande grupo de amigos e mantenedores nos sustentando de diversas formas, mas especialmente em oração.

Queremos compartilhar o que Deus está fazendo.
O que aconteceu lá (Conferência Global da nossa missão)
1.    Participaram cerca de 100 líderes de todas as partes do mundo. Do Brasil fomos em 5 casais.

2.    Foi uma conferência para discutir os rumos da missão.

3.    Um dos desafios é levantar uma nova geração de missionários, na faixa dos 20 a 30 anos de idade.

4.    Outro dado interessante é que há 3 anos, na última conferência, 20% dos missionários Sepal/OC não eram americanos. Isto subiu agora para 45%.

5.    Outro foco para este novo tempo em missões denomina-se Negócios como Missões. O Brasil tem um tremendo potencial de desenvolver esta área e já temos algumas iniciativas na Sepal.

6.    O Brasil foi destacado algumas vezes, com a expressão "Deus está mudando o centro geográfico de missões, e este local agora é o Brasil". Por exemplo, a Sepal Brasil recrutou no ano passado mais missionários que a missão nos EUA, e há mais candidatos aqui atualmente do que lá.

7.   Fomos procurados por líderes de diversos países (em especial, Espanha, Indonésia, China, USA, Moçambique), visando parcerias para o envio de missionários brasileiros através da Sepal.

8.   Devemos firmar uma parceria com a Sports Ambassadors, visando um apoio para iniciarmos um ministério de esportes de apoio as igrejas através da Sepal no Brasil e também para envio de missionários nesta área para o mundo.

O que aconteceu aqui (Sepal Brasil)
1.    Em janeiro realizamos um encontro para recrutamento de missionários em São Paulo e quase 20 pessoas participaram.

2.    Em março, realizamos um encontro do mesmo tipo no Nordeste, e também cerca de 20 pessoas participaram. Nos dois casos vários já manifestaram o interesse em se tornarem missionários Sepal.

3.   Como fruto deste grupo que Deus levantou, temos hoje cerca de 13 casais no processo de candidatura para se tornarem missionários.

3.    Outro fruto é que temos 3 candidatos que serão entrevistados em abril: um casal para mobilização da igreja brasileira na área de oração, outro casal que será enviado para um país fechado ao evangelho na Ásia, um casal que iniciará a equipe Sepal Portugal e uma missionária na área de capacitação missionária.

4.   O Encontro Sepal que acontecerá de 05 a 09 de maio, em Águas de Lindóia, já atingir cerca de 1.100 inscritos. Estaremos abordando o tema família este ano.

5.   Começamos a trabalhar este ano um planejamento para a missão para 2015, procurando interpretar os vários desafios de Deus para a Sepal nesta geração.

6.   Nosso site tem atingido recordes de acesso, chegando a 180.000 pessoas por mês.
Estamos muito empolgados com tudo que Deus tem feito e com a qualidade dos missionários que Deus está trazendo para a Sepal. Como sempre diz o Ary Velloso: "Os melhores dias estão por vir".
Obrigado por fazer parte deste projeto de Deus. Continuem orando por nós.
Josué e Raquel Campanhã
Este e um boletim pessoal de oracao para amigos e mantenedores. Para qualquer contato _ www.sepal.org.br.



17/12/2009 _ Olá Amigo(a),
Nós da Equipe SEPAL DIGITAL temos algo importante a compartilhar com você que reconhece a importância atual da Internet como ferramenta para o reino de Deus. 
Há algum tempo temos orado pela necessidade da completa reformulação do site www.sepal.org.br / www.lideranca.org, com mais de 5.000 acessos diários, atualizando sua linguagem e modernizando seu visual. Trata-se de um projeto complexo, e buscávamos alguém com experiência e capacidade técnica adequada para auxiliar-nos na tarefa.
Quando cremos haver encontrado a melhor solução para a empreitada, voltamos nossos olhos para a vocação da SEPAL, de servir e equipar à liderança brasileira para desempenho do seu ministério, e decidimos estender a possibilidade de utilização deste recurso,oferecendo a você um cupom de desconto de 40% na construção do site para sua igreja ou ministério, através de uma parceria realizada com o projeto confinsdaterra.com.br. 
O confinsdaterra.com.br é um serviço de criação, manutenção, treinamento e suporte de sites exclusivo para igrejas e ministérios, mantido por uma equipe de profissionais cristãos interdenominacionais. Ao realizar o seu projeto com o confinsdaterra.com.br  você conta com:
Funcionalidades específicas para Igrejas;
Execução e entrega em 21 dias úteis;
Autonomia da Igreja na atualização dos conteúdos do seu site;
Planos Acessíveis para o seu Ministério;
Treinamento ilimitado para administradores e colaboradores do site;
Suporte profissional em horário comercial;
Atualmente centenas de ministérios tem o seu site mantido pelo confinsdaterra.com.br. Estes são alguns exemplos:
 
 
Primeira Igreja Batista de Curitiba
www.pibcuritiba.org.br
Comunhão Cristã ABBA
www.abba.org.br
Conselho Estadual de Diretores
www.portalquadrangular.org.br Vida para os Povos
www.vidaparaospovos.com.br
Igreja do Coração
www.igrejadocoração.com
Global Awakening
www.ragai.org
Se você ainda não tem um site para a sua igreja ou ministério, não perca esta oportunidade. Entre em contato através do atendimento online ou pelo  telefone (41) 40637434 .
O seu cupom de desconto é:
SEPAL40
Cupom válido até 15/01/2010
  Projeto Confins da Terra
+55 ( 41) 40637434
atendimento@confinsdaterra.com.br
www.confindaterra.com.br
"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de
= =

= = =
23 de fevereiro de 2010 Mercia escreveu: Prezados irmãos, Graça e Paz de Jesus Cristo, Salvador e Senhor! Estamos atualizando os dados do Catálogo de Agências e Juntas Missionárias que atuam no Brasil. Pedimos a gentileza de preencher os dados da Missões Mundiais, no questionário anexo em word, devolvendo até final de março. Agradecemos sua participação na atualização do Catálogo. Qualquer dúvida, por favor entre em contato. Em Cristo Mércia Mércia Carvalhaes SEPAL tel. 11 3476-1643
- - -
Querida irmã Mercia, JESUS te ama Segue em anexo Questionário - Censo Missiológico de 2010. Que a nossa colaboração para o Reino de DEUS tenha sido aceita diante dEle. DEUS a abençoe ricamente Miss Elisabeth A Campos www.missoesmundiais.org.br
= = =


Ensino a distância SEPAL e Efeito Estufa colocaram a venda vários cursos para o seu aperfeiçoamento ministerial:
MÓDULO 01 – FERRAMENTAS PARA DINAMIZAR O ENSINO BÍBLICO
Objetivo geral: equipar professores, líderes de grupos pequenos ou células, discipuladores, pregadores e ensinadores em geral para conheer a Bíblia de forma panorâmica e aprender métodos de ensiná-la de forma entusiasmada.
Cursos oferecidos: (clique sobre o curso para informações)
1. Conhecendo a Bíblia
Curso 01 - Panorama do Antigo Testamento
Curso 02 - Panorama dos Evangelhos
Curso 03 - Panorama de Atos
Curso 04 - Panorama das Epístolas I
Curso 05 - Panorama das Epístolas II
Curso 06 - Curso Completo – Panorama da Bíblia (AT, Evangelhos, Atos e Epístolas)
 
2. Ensinando a Bíblia
Curso 07 - Métodos de Ensino
Curso 08 – Hermenêutica
Curso 09 – Monte seu Currículo*
Curso completo - Hermenêutica, Métodos de Ensino, Monte seu Currículo
 
MÓDULO 02 – IGREJA E MINISTÉRIO
Objetivo geral: apresentar ferramentas práticas para auxiliar o aluno a compreender os propósitos de Deus para a Igreja e como realiza-los com eficiência.
Cursos oferecidos: (clique sobre o curso para informações)
1. Meu Lugar no Corpo de Cristo
Curso 01 - Discipulado
Curso 02 - Dons Espirituais
Curso 03 - Igreja
Curso 04 - Curso completo - Discipulado, Dons Espirituais e Igreja
 

2. Vida Cristã
Curso 05 - Integridade
Curso 06 - Mordomia Financeira
Curso 07 - Testemunhe sua fé*
Curso 08 - Curso completo – Integridade, Mordomia Financeira, Testemunhe sua Fé
MÓDULO 03 – DOUTRINAS FUNDAMENTAIS
Objetivo geral: apresentar esquematicamente algumas das principais doutrinas da Teologia Sistemática, capacitando o aluno a desenvolver por si mesmo o desejável aprofundamento nas matérias.
Cursos oferecidos: (clique sobre o curso para informações)
Curso 01 - Soteriologia I
Curso 02 - Soteriologia II
Curso 03 - Espírito Santo I
Curso 04 - Espírito Santo II
Curso 05 - Escatologia I
Curso 06 - Escatologia II
Curso Completo – Soteriologia, Pneumatologia, Escatologia


23/03/2013 _ QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS RAZÕES QUE IMPEDEM A IGREJA BRASILEIRA DE ENVIAR MAIS MISSIONÁRIOS TRANSCULTURAIS

 
Como  resultado  de  uma  iniciativa  promovida  em  2012  pelas organizações evangélicas Comibam,  Sepal,  AMTB  e o  Movimento  de  Lausanne, foi levada  à Cidade do Cabo , com cerca de 40 líderes evangélicos conhecedores da realidade brasileira, uma  pesquisa sobre  o  tema  mencionado  acima .
 
A  seguir  apresentamos  um resumo dos principais pontos mencionados nas respostas, assim como sugestões sobre os passos iniciais que deveriam ser dados para mudar a situação atual.
 
Este  resumo,  assim  como  as  sugestões  apresentadas,  foram  realizados pelos participantes da reunião que teve lugar no Seminário Servo de Cristo (SP) em novembro  de  2012,
sob  os  auspícios  do  “Centro  de  Reflexão Missiológica Martureo” e convocados pela Sepal e pelo Movimento de Lausanne.
 
Razões Bíblicas/Teológicas
Teologia da Prosperidade
Ausência da compreensão da centralidade do discipulado
Falta de disposição para o sofrimento, como resultado de uma teologia equivocada
Os três pontos mencionados acima levam ao egoísmo, individualismo e antropocentrismo, características estas totalmente antagônicas à obediência missionária
Falta de uma Teologia Bíblica da Vocação que seja clara, o que gera confusão principalmente entre os mais jovens
Pobreza bíblica: crescimento da igreja sem fundamentação bíblica e teológica, levando a uma falta de compreensão clara da Missio Dei e à compreensão equivocada de que “tudo é missão”
Desobediência e falta de compromisso para com a Palavra Missões tornou-se um departamento e não a razão de ser da igreja
O “jeitinho brasileiro” afetando a teologia: no final Deus dará um jeito,portanto não precisamos nos preocupar
Resistência ao papel da mulher solteira em missões
 
Razões Eclesiológicas
Secularização da igreja
Igrejas materialistas
Movimento de crescimento de igrejas, que enfatiza somente o crescimento local da igreja
Denominacionalismo, que leva à falta de unidade entre as igrejas
Igrejas frustradas com projetos missionários que não deram certo
Grande investimento na construção de templos em detrimento da participação no envio de missionários
Movimento de mega igrejas, que gera igrejas que gastam grande parte dasua energia e recursos financeiros no funcionamento da própria máquina
“Custo/benefício” do envio: o que a igreja local ganha com isto?
Razões Estratégicas, Treinamento e Ensino
Carência de investimento na formação missionária dos pastores; pastores
não recebem treinamento sobre a Teologia Bíblica de Missões
Teologia Bíblica de Missões não é ensinada nas igrejas, gerando falta de visão
Falta de unidade entre igrejas, agências denominacionais e agências interdenominacionais
Ausência de conscientização da responsabilidade missionária da igreja
O preparo missionário que está sendo oferecido é inadequado
A liderança das igrejas e das agências missionárias não estão sabendo como lidar com as mudanças que estão ocorrendo no cenário mundial e que afetam a forma de fazer missões
 
Geração Y:
falta de modernização das agências;
agências missionárias não se adaptaram à realidade do século XXI e mantêm metodologias e
currículos ultrapassados que não conseguem atrair a geração mais jovem
Ausência de projetos consistentes que desafiem a geração atual
A igreja não está sendo informada sobre o que está acontecendo no movimento missionário mundial
Falta de ensino sobre a diferença entre missões transculturais e missões locais
Falta de ensino sobre missões transculturais para as crianças
Não há suficientes mobilizadores de missões,levando a uma grande deficiência na mobilização; poucos missionários se tornam mobilizadores depois que retornam do campo
Seminários Teológicos não estão ensinando sobre missões
Agências missionárias que não são servas da igreja local
Falta de experiência missionária dos líderes
Envelhecimento da liderança de missões no Brasil, agravado pelo fato de que esta liderança não soube “passar o bastão”
Insistência de que é necessário saber inglês para ser um missionário
transcultural
Falta de reconhecimento de novos modelos,como, por exemplo, a missão
empresarial e missões de curto prazo
Não está havendo uma ênfase específica no despertamento vocacional das
novas gerações
Formação missionária a partir da igreja: falta programas de treinamento
dentro das igrejas
 
Razões Sociais e Econômicas
Secularização da sociedade que afeta a igreja
Desenvolvimento econômico do país que, em vez de gerar um maior envolvimento financeiro com a obra missionária,  levou os cristãos a uma atitude materialista
Falta clareza vocacional para a geração atual
Faixa etária de 25 a 35 anos mais preocupada com a ascensão profissional;
Falta disposição para deixar tudo para trás
 
SUGESTÕES
 
PASSOS INICIAIS
Diante das questões mencionadas acima, o grupo de líderes de missões que se reuniu no Seminário Servo
de Cristo entende que as lideranças eclesiásticas e missionárias precisam atuar para:
 
Produzir novos cursos e projetos que, levando em conta as dificuldades mencionadas acima,
promovam a formação missiológica de pastores e líderes das igrejas locais
 
Multiplicar o número de mobilizadores
 
Promover o ensino de missões nas centenas de instituições de ensino
bíblico/teológico ao redor do Brasil
 
Promover um revisão do currículo, metodologia e pressupostos dos centros de treinamento missionários
 
Gerar reflexão teológica para a definição e divulgação de uma Teologia Bíblica da Vocação
 
Promover a ampliação da visão missionária transcultural:
 
Nos grandes eventos nacionais para pastores e líderes, tais como
Encontro de Pastores e Líderes da Sepal, encontros para pastores e
líderes organizados pelas editoras Vida, Fiel, Hagnos, etc.
 
Entre pastores chaves
 
Organizando e publicando um livro, com capítulos escritos por
diferentes líderes evangélicos, que trate sobre a vocação missionária
 
Desenvolver cursos online para alcançar (1) pastores e líderes (2) vocacionados
 
Iniciar um processo de reflexão que ajude as agências missionárias na adaptação aos novos tempos e às características da geração jovem.
23/01/2017 - Sepal Dg 24 de janeiro 0 · Uma pesquisa Sepal / Envisionar realizada no início de 2016 revelou como os pastores investem o seu tempo. Veja o infográfico da pesquisa na matéria publicada em nosso site.


Para mais informação:
www.sepal.org.br  www.uniaonet.com/sepal.htm
 

Mensagens anteriores ver : http://www.uniaonet.com/brasil2010.htm
zzParticipe! Envie-nos seu comentário _ www.uniaonet.com/email.htm
Página Inicial : www.uniaonet.com