www.uniaonet.com/testemsauloexhomosexual.htm

 

Saulo Adelino Navarro _ October 12, 2004  : Homossexualidade


Graça e Paz irmãos em Cristo
Deixo meu testemunho de conversão para que possam enviar a quem precise de uma palavra de consolo e esperança. Muitas vidas, até mesmo dentro de nossas igrejas, estão clamando por ajuda em sua vida sexual, onde muitas vezes a homossexualidade tem confundido os corações.Devemos levar esperança para os que praticam a homossexualidade de forma sábia. Segue anexo e fiquem na paz.


 

 

( Hebreus 4:12,13 ) “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir  os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dEle; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” ( Hebreus 4:12,13 ) 


 “Quem sabe, o único referencial de pai que você tem, é de um pai ausente, de um pai, muitas vezes, tão áspero, tão rígido, tão duro com você. Quem sabe, um pai que até mesmo te tocou como não devia, te bateu como não devia. Um pai, que não tinha nada para poder te dar, além de amarguras, rancores, que ele mesmo recebeu. Quem sabe, você como eu, teve o privilégio de ter um bom pai, graças a Deus por isso. Mas, nem mesmo o melhor dos pais, nem mesmo o melhor dos homens, por mais que se esforçasse poderia, suprir a carência e o vazio do meu coração, do seu coração, do nosso coração. Como é bom conhecermos o Deus pai, adore-o, adore o pai que você tem, que nunca te deixa só, que nunca te abandona, que nunca te desampara, que nunca vai embora. Adore o Deus pai, que nunca te agride, mas toca, e sara as feridas da alma. Adore o Deus pai, que está sempre presente, que supre as suas necessidades, um pai que compreende, um pai que te entende, que não te acusa, mas que diz: meu filho, te amo, te amo, te amo. Quantos podem dizer: o meu pai, o meu pai é assim, o meu pai é bom, o meu pai é fiel, o meu pai é forte, o meu pai me ama, supre as minhas necessidades. O meu pai me diz quem realmente sou, eu sou, seu filho amado, não tenho falta de nada, porque o meu pai, cuida de mim, Ele sabe tudo que eu preciso, e tudo que você precisa. Quantas vezes o filho cresce, e esquece, mas nós não queremos nos esquecer. Eu amo, meu pai.”

 

Agradeço a Ana Paula Valadão por ceder este “Cântico Espontâneo”, parte integrante do CD Diante do Trono nº 5 - Nos Braços do Pai.. Ao nosso Deus seja toda Honra, Glória e Louvor, pois foi por permissão dEle  que este trabalho aconteceu.      

 

Todo ser humano precisa de Deus, até mesmo aquele que se diz ateu, que muitas vezes tenta provar através da ciência como o homem surgiu, proclamando para o mundo que Deus não tem nada a ver com isto. Em um certo momento da vida, estes que se dizem incrédulos olham para o céu e procuram por Ele. Como é maravilhoso e agradável saber que existe um Deus que fez todas as coisas, que deixou a sua Palavra para podermos hoje viver pela fé.

 

( Colossenses 1:16 ) “porque nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele.” ( Colossenses 1:16 )

 

 Eu tinha dificuldade em aceitar que Jesus veio em carne a este mundo, que foi crucificado por nossos erros, morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. Acreditava que isto fazia parte da história, acreditava em algumas partes da Bíblia, no que era conveniente, mas não em tudo, vivendo por minhas próprias vontades, desejos e decisões. Porém, em um certo momento na minha vida, que será falado aqui, a Palavra de Deus foi semeada em meu coração e o que não acreditava passei a acreditar, e não foi por força ou insistência humana, não foi por “placa” de nenhuma igreja.

Quem me convenceu do erro, do engano, da ignorância em que me encontrava foi o Espírito Santo de Deus.

 

( João 16:7,8 ) “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.” ( João 16:7,8 )

 

 Jesus bateu à minha porta através da Palavra de Deus, fez-me um convite para recebê-lo como único Senhor e Salvador, o caminho certo que leva a Deus, onde através do livre arbítrio, pude escolher entre continuar no engano em que vivia ou acertar minha vida através das verdades que se encontram na sua Palavra que está na Bíblia, que liberta, que modela nosso caráter e nos coloca em um caminho reto.

 

( Apocalipse 3:20 ) “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei  e ele comigo.” ( Apocalipse 3:20 ) 

 

( João 8:32 ) “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. ( João 8:32 )

 

Claro que aceitei Jesus em minha vida, onde passei a ter todas as promessas que Ele tem para mim. Este ato de aceitar Jesus como único caminho que leva a Deus, como meu Senhor e Salvador, não tirou de minha vida as dificuldades. Através da sua Palavra e do Espírito Santo, tenho armas para lutar contra os problemas e aflições que surgem pela frente. Irei compartilhar com você, como eu vivia, mas também irei compartilhar do mais importante, da vitória que tenho alcançado a cada dia, do homem que verdadeiramente sou, da certeza de onde vim e para onde irei. 

 

Nasci em Contagem, no Estado de Minas Gerais. Vocês não sabiam que eu existia. Deus já sabia, me conhecia, eu não conheço todos vocês, mas Ele conhece a cada um e sabe exatamente o que está em seu coração neste momento. Ele conhece as dores físicas e emocionais que já passou ou tem passado, o desprezo que já recebeu, as dificuldades do seu dia, as alegrias, desejos e vontades, enfim, não há nada encoberto diante Dele, nada. Até mesmo aquele segredo que só você sabe, que está escondido em seu coração, encoberto diante das pessoas.  Tenho que lhe dizer: não há nada encoberto diante de Deus, porque Ele nos conhece desde o ventre de nossa mãe.

 

( Jeremias 1:5 ) “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci.” ( Jeremias 1:5 )

 

Minha infância foi tímida, introvertida e insegura. Imagine o que as situações da vida podem fazer em uma criança com estas características. Procure visualizar como o inimigo pode agir nesta criança tão vulnerável as mentiras do mundo. Lembrando que o ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir. Pais, este ladrão está matando, roubando e destruindo, por causa da nossa falta de conhecimento da Palavra de Deus. É de grande importância lembrar que Deus nos promete vida abundante através de Jesus.

 

( João 10:10 ) “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.“ ( João 10:10 )

 

O contato do pai e da mãe no período da infância é de extrema importância para a formação e orientação da criança. Muitos colegas e amigos que tive, vinham de um lar onde os pais estavam separados, onde se perdeu o referencial de família, o referencial de pai e mãe. Amigos que foram criados somente pela mãe ou pelo pai, outras vezes pelos avós ou por algum parente. Que referencial de família eles podiam ter? Que tipo de carência estava se criando dentro de cada um? Tudo isto porque este ladrão que a Bíblia nos fala está atacando e roubando nossas famílias porque não estamos buscando todo o conhecimento oferecido através da palavra de Deus.

 

Durante minha infância sentia falta do meu pai. Não que ele estivesse longe ou morto, ele estava vivo e perto. Tento lembrar-me de um abraço, de um beijo, de ter sido carregado no colo por ele, de sentir sua presença paterna, onde pudesse ter um referencial de comportamento masculino para me espelhar, e não lembro. Lembro-me de uma novela que tinha uma música tema chamada “Pai”, e na abertura diária desta novela aparecia um quebra-cabeça sendo montado e no final da montagem surgia a figura de um menino caminhando em um parque de mãos dadas com seu pai. Detalhe importante: a figura do pai não foi preenchida, estava em branco, era assim que eu me sentia. 

 

Por ser tímido e introvertido, não conseguindo me comunicar com as outras crianças, escutei muitas palavras de maldição. Quantas palavras que entristeceram meu coração, quantas atitudes erradas para comigo. Por não gostar de jogar bola, corrida de fórmula 1, escutei muitos comentários maldosos, que por mais que ignorasse, ficaram guardados comigo. Muitas vezes, ao fazer algo errado, ou ter um comportamento tímido, fui chamado de “chorão, débil mental, veado, bicha, mulherzinha“.  Fui até mesmo vestido de menina, por uma pessoa próxima da minha família. Não entendo o porquê deste ato, mas lembro-me exatamente da situação em que ela me fez passar, onde as pessoas que viram esta cena, riam e faziam seus comentários. Quando descobri do que realmente estavam comentando a meu respeito, algo se quebrou dentro de mim. Há poder em nossas palavras, se não sair benção de sua boca, cale-se, porque uma  palavra  maldita pode mudar o rumo de uma vida.

 

( Tiago 3:5-9 ) “vede quão grande bosque um  pequeno fogo incendeia. A  língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, contamina todo o corpo, inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno,  com ela bendizemos à Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens feitos  a imagem de Deus.“ ( Tiago 3:5-9 )

 

Busquemos na Palavra de Deus armas para lutar contra as astutas ciladas do inimigo. Ela é bênção para nossa vida, nos faz andar por caminhos certos. Morei em Belo Horizonte até os 14 anos de idade. Devido ao desemprego de meu pai viemos para Curitiba. Aqui voltei a rotina de estudos e a refazer o círculo de colegas, que para um tímido é muito difícil. Tive minha 1º namorada, e com este namoro surgiram questionamentos. Como não tive um pai próximo para me espelhar em seu comportamento masculino, por falta de informação sexual, por falta de estrutura na comunicação familiar, eu não levava estes relacionamentos amorosos adiante. A base do mundo é a família, fundamentada na palavra de Deus. A distância que o homem vem tendo de Deus está abrindo brechas para o desequilíbrio da família, trazendo dificuldades nos relacionamentos, separação  e falta de comunicação entre pais e filhos, levando a um desvio de comportamento.

 

Olhemos à nossa volta: drogas, adultério, separação, infidelidade, violência, medo, confusão. Onde os filhos estão sendo criados, em que estrutura familiar, em que meio? Não podemos deixar que procurem o amor que podem receber em casa, na rua. O mundo tem oferecido um brilho falso, enganoso, onde na sutileza o diabo tem feito misérias na vida das crianças, jovens e adultos. Pais, como está a comunicação entre vocês? Seu filho está tendo liberdade de conversar com a família? Ele está preparado para enfrentar as situações da vida? Aquele filho que está viciado em drogas, dependente químico, que já roubou quase tudo dentro de casa para comprar mais drogas, você já se perguntou o que pode ter se quebrado dentro dele? É preciso abraçar este filho, dizer que o ama, se preocupar com o amor que ele precisa receber, conversar com ele,  saibam que se isto não for feito dentro de casa, será feito na rua da maneira mais difícil e perversa. Precisamos ensinar as crianças o caminho que devem andar. Prepará-las para enfrentar o que o mundo está oferecendo. Muitas vezes nos preocupamos com o futuro deles, com o estudo, se está na escola de inglês, balé, faculdade, seguro de vida e nos esquecemos do essencial.

( Deuteronômio 6:5-9 ) “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, te todo o teu coração,  e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal em tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.“                                                    

( Deuteronômio 6:5-9 )

 

Será que temos feito como nos diz a Palavra de Deus? Será que nossas crianças e jovens tem conhecimento da verdade e que podem se revestidos com toda armadura de Deus? Eles sabem que na Bíblia, Deus nos ensina a usar toda sua armadura, para resistir no dia mal? As igrejas precisam se preocupar com o tipo de educação cristã que está sendo oferecido ao povo de Deus. Educação esta que deve também preparar os pais e logo, a família toda. 

 

Eu não sabia lidar com as intimidades que surgiam no namoro, e uma namorada vendo que eu não queria acariciá-la de modo mais íntimo disse ao meu ouvido: “às vezes acho que você não é homem”. O que já havia sido quebrado na infância veio a se quebrar ainda mais. Decidi ficar sozinho a enfrentar a vergonha de não saber namorar e me expressar. Em casa não havia diálogo. Aos 20 anos de idade, conheci um amigo que mais tarde se declarou homossexual e, devido ao seu comportamento de risco, era portador do vírus HIV. Conheci então através de seus convites as práticas homossexuais. Aquelas palavras de maldição que escutei na infância e na adolescência causaram um efeito neste momento da minha vida, onde meus caminhos ficaram tortos através de minhas atitudes. Escolhi um caminho que parecia fácil, que mais tarde quase me levou à morte espiritual, sendo que a física faltava pouco também.

 

( Provérbios 16:25 ) “Há  caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim    são os caminhos da  morte.“ ( Provérbios 16:25 ) 

 

Passei 12 anos na prática da homossexualidade, sem contar os anos decorridos da infância até a adolescência, onde pensava que era diferente, que algo estava errado comigo. Pensei que havia descoberto a verdade, onde tudo que havia escutado de maldição se resolvia naquele mundo que descobri. Conheci pessoas de bom coração, mas para Deus não basta ser bom. Passei a ter amigos e amigas homossexuais, conviver com efeminados, travestis, Drag Queen´s, muita festa, muita risada, muita maquiagem. Quando a cortina se fechava, o vazio e a insatisfação daquela vida, por mais agitada que fosse, aparecia por trás dos bastidores. A palavra família se resumiu em duas pessoas apenas “eu e ele”, “ele e eu”, bem longe do que podemos chamar de família. Comecei a freqüentar bares, boates e ter relacionamentos homossexuais, demonstrava para as pessoas que era um comportamento normal e aceitável, pois assim eu viveria melhor, que era a resposta para tudo que sentia até então. Passei a atender as minhas necessidades físicas e emocionais desta forma, mesmo assim, esta descoberta não supriu as necessidades do meu coração, da minha alma.   

( Isaías 5:20 ) “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo! ” ( Isaías 5:20 )

 

Atualmente vivemos em uma sociedade que prega a “liberdade de expressão, de escolha”, onde escutamos muito a frase: “cuidado com o que diz que posso te processar”. A mídia em todas as suas formas anuncia naturalmente o que na Bíblia sabemos que é errado aos olhos de Deus. Como exemplo posso citar o pecado de adultério, que está sendo encarado como necessidade fisiológica. A pessoa que adulterou, tem a chance de ganhar na justiça suas causas, alegando que o ato de adultério que cometeu foi por necessidade fisiológica, pois seu/sua companheiro(a) não estava cumprindo as “atividades” sexuais como deveria. A mídia tem demonstrado em suas novelas e filmes, situações que na verdade estão degradando cada vez mais a família, mas não anuncia os estragos que tem causado na vida de milhares de pessoas, que estão sendo influenciadas por tanta informação incorreta e que por não aceitar ou desconhecer a verdadeira Palavra de Deus são levadas a viver no erro de forma tão fácil.  Devemos deixar de ouvir a voz do mundo, e passar a ouvir a voz de Deus. Agora, tudo o que fiz enquanto na ignorância, Deus não levou em conta. Eu não tinha a sua Palavra guardada no meu coração como a tenho hoje. 

 

( Atos 17:30 ) “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam.” (Atos 17:30)

 

Saí da casa de meus pais para viver com um rapaz, um “amigo“, morar com ele. Ali fiquei por quase cinco anos.

 

( Gênesis 2:24 ) “Portanto deixará o homem a seu pai e sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher e ambos serão uma só carne.” ( Gênesis 2:24 )

 

Não foi o que fiz. Deixei meus pais para viver com outro homem como se fosse com mulher. Simplesmente ignorei mais uma promessa de Deus para minha vida, porque dei crédito a uma mentira. Achando que havia nascido assim, que não tinha culpa, que morreria assim. Este era mais um dos infinitos relacionamentos homossexuais que viria a ter. Mas pela misericórdia de Deus para comigo, conheci sua verdade e fui colocado sobre uma rocha firme e segura. Jesus é fiel.

 

Posso atualmente compreender todo caminho que percorri até aqui e acertá-lo através da sua Palavra. Deus nos oferece ferramentas para acertar nossos caminhos, uma destas ferramentas é a própria ciência. As dificuldades não cessaram, mas tenho as verdades da Bíblia para poder lutar um bom combate e ter uma melhor qualidade de vida. Vivendo não como o mundo ensina, mas como ensina a Palavra de Deus. Sei que a infidelidade, o adultério, o pecado tem invadido os lares cristãos, e sei também que a vida na homossexualidade não estava acrescentando nada em meu ser.

 

( Salmo 40:2 ) “Tirou-me de um lago horrível de um charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou os meus passos.“ ( Salmo 40:2 ) 

 

Quantas vezes! Quantas vezes fechei as portas para Jesus. Eu sabia que minha vida homossexual não era aceitável diante de Deus, tanto que não lia os textos bíblicos que falavam do pecado em que vivia e raramente quando os lia, era somente para criticá-los, dizendo que a Bíblia precisava de uma revisão, mas eu não, que foi escrita por homens. Desta forma tentava justificar minha prática homossexual com as necessidades e desejos que sentia. Agindo assim eu na verdade estava dizendo para Deus que eu dirigia minha vida.  

 

Mas Jesus insistiu educadamente, continuou batendo, eu estava perdido, cego, andando por meus próprios caminhos e decisões, dono da minha vida. Tinha dentro da minha carteira um documento chamado identidade, mas no coração não havia identidade nenhuma.  Lá no fundo da minha alma, escondido de todos, eu pensava, ah! Se eu pudesse deixar esta prática que limita minha vida. Nestes 12 anos que passei na homossexualidade, foram poucos os momentos em que me senti seguro. Pelo contrário, vivia na insegurança e na busca de amor, que jamais encontraria nos rapazes com quem estive, eles não poderiam preencher o vazio do meu coração, homem nenhum poderia.

 

Saibam que alguém que está na prática da homossexualidade terá um momento na sua vida onde questionará se o que vive está correto, terá um momento de insatisfação e neste momento aquela palavra evangelística que você lançou surtirá efeito, esta pessoa se lembrará que existe um caminho verdadeiro, se lembrará de Jesus.

 

(Isaías 55:11)  “Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.” (Isaías 55:11)

 

Falo isto porque todos os rapazes com quem estive alimentam no seu íntimo, bem lá no “esconderijo” do coração, de um dia terem uma vida diferente, fora das práticas homossexuais, podem dizer que são felizes, mas desejam secretamente ter uma oportunidade para mudar. Podem bater o pé e negar com suas atitudes e palavras, mas no coração desejam mudar. A pessoa que está na prática da homossexualidade (seja efeminado, travesti, Drag Queen, transformista, michê...)  pode alterar este caminho amando Jesus e tomando uma posição definida do tipo: “Não quero viver praticando a homossexualidade, então não quero mais”, quando tomei esta decisão, depois de um tempo, percebi que eu não continuei homossexual. Sabe porque? Porque a minha essência sempre foi heterossexual, e esta essência surgiu naturalmente.

 

Devemos ter todo cuidado para não prometer uma mudança instantânea, pois deixar anos de prática homossexual exige cura das feridas da alma, é um processo gradativo. Se prometermos mudança instantânea e isto não ocorrer, esta vida poderá ir embora por não ver seus desejos e vontades transformados de um instante para outro e pior, pode desacreditar do maravilhoso evangelho de Cristo. Mesmo no erro fui muito amado pelas pessoas que me evangelizaram.  Aprendi que Jesus realmente veio ao mundo para buscar e salvar a todos que estão cativos do pecado.  Precisava me manter no caminho e ter armas para não ceder a tentação. Precisava buscar Deus de todo o meu coração, de toda minha alma e entendimento pois não há transformação se não houver busca.   

 

( Lucas 19:10 ) “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia  perdido.”

                                                                                                                                      ( Lucas 19:10 )

 

Saí da casa daquele rapaz, com quem vivi por quase cinco anos, não suportei tanta incerteza, tanta mentira e infidelidade. Nesta casa em que morava com ele, sempre havia mudança, ora havia uma parede, ora havia uma janela nesta parede, uma porta, derrubava-se outra parede. Volta e meia a casa recebia uma mudança em pouco espaço de tempo, posso compreender hoje que estas mudanças refletiam a insatisfação não com a casa em que vivíamos, mas uma insatisfação interior de nós mesmos. Havia uma necessidade de “trocar” objetos, móveis, e também pessoas. Ou aceitava viver com ele e a sujeira que estava entrando mais uma vez no relacionamento ou saía. Mas, como sair se estava preso aquela vida, enfim foram 12 anos na prática da homossexualidade. Sabia que precisava mudar mas não sabia como. Pude então perceber que realmente havia uma inversão na minha forma de amar. Eu precisava não só mudar radicalmente, mas manter-me nesta mudança, e isto encontrei nas verdades que estão na Bíblia com a ajuda do Espírito Santo de Deus e da comunhão com meus irmãos em Cristo. Mudança radical.  

 

Voltei para casa de minha mãe, meu pai já havia morrido. Entrei em depressão, passei um ano em depressão. Emagreci muito. Lutando contra solidão e angústia. Neste momento Deus moveu pessoas para serem usadas em minha restauração de vida, povo seu, e se estou aqui falando do evangelho, é porque alguém falou para mim. A semente foi lançada e caiu em boa terra. Parecia que removeram dos meus olhos escamas, que não permitiam que eu enxergasse, mas agora, pela primeira vez, eu vi e percebi quem realmente eu era. Encontrei o verdadeiro amor, e o nome dele é Jesus. Recebi um convite de um colega de trabalho, que via o meu desespero, para ir até sua casa participar de uma reunião, nem perguntei do que se tratava, se era disso ou daquilo, simplesmente precisava de ajuda. Busquei no início livrar-me da depressão e angústia, mas Deus já estava movendo tudo para me receber e restaurar todas as áreas da minha vida. Lá, conheci pessoas de uma igreja evangélica, que me receberam com muito amor, um amor sem preconceitos, isto preciso dizer com todas as letras, não enfrentei nenhum tipo de preconceito da parte deles. Eu sim, fui cheio de barreiras, armado, e com preconceito. Passei a ter amigos cristãos e reconheci que precisava de amizades sadias. Nesta igreja tive apoio de todos, o Pastor me recebeu com amor e carinho, vale também falar aqui da importância que o grupo de jovens teve neste momento. Foi necessário criar uma nova rotina e compromissos para minha vida, mais importantes do que os compromissos anteriores. Notei que a pessoa que mais teria que lutar pela minha mudança de comportamento seria eu mesmo. Procurei manter-me sempre próximo dos amigos que ali arranjei e esforcei-me ao máximo para ignorar as propostas que meus antigos amigos faziam. Precisava entender tudo que tinha vivido até então, o que levou-me a praticar a homossexualidade e através do evangelho de Cristo acertar meus caminhos, pois ele endireita os caminhos tortos. Eu ainda questionava Deus. “Deus, se eu deixar a homossexualidade vou sofrer muito, como lidar com meus sentimentos e emoções, meus desejos e vontades?“.  E na sua Palavra encontrava as respostas para tudo.  

 

( Isaías 41:10 ) “Não temas pois sou contigo, não te assombres porque sou o teu Deus, eu te esforço, eu te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça.” ( Isaías 41:10 )

 

Muitos “amigos” do meio antigo me ligavam, não para me ajudar, mas para piorar o estado em que me encontrava. Lembro-me de uma ligação que recebi logo que decidi me afastar daquele meio. A pessoa dizia: ”Como está você Saulo, neste carnaval com quantas pessoas você ficou? Respondi: nenhuma. E ela dizia: “não posso acreditar, pois eu fiquei com seis pessoas nestes dias de carnaval!”. Quanto vazio, hoje se puder falar com esta criatura novamente eu diria:  “venha conhecer a verdade, a verdade que trás paz e descanso para sua alma, saia deste abismo e venha para a luz que é viver com Jesus. Somente em Jesus poderá encontrar descanso e conforto para sua alma.”

 

Uma vez aceitei um desses convites, o risco de regredir foi altíssimo, fui em um lugar que já havia freqüentado, e pela primeira vez pude perceber como eu havia vivido. Aquele bar parecia um açougue, onde bastava olhar para o lado e tinha um pedaço de carne para se relacionar comigo. Pude perceber como aquelas pessoas buscavam se identificar com alguém, como procuravam no outro o que faltou receber do seu pai e da sua mãe. Aqui eu poderia ter conhecido mais um amor, e ter voltado a praticar a homossexualidade, mas estaria deixando para trás todas as promessas que Jesus tem para mim. Estaria deixando para trás os rios de águas cristalinas que experimentei na presença de Jesus.

 

( 2Pedro 2:20-22 ) “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora  dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama”.( 2Pedro 2:20-22 )

 

Leia também Provérbios 26:11.  Continuei a caminhada e abracei Jesus com toda minha força. Nenhum pecado está fora da redenção de Deus, nenhum. Passei a compreender a diferença entre tentação e pecado. Eu possuía o Espírito Santo que Deus me dera não para me impedir de ser tentado, mas para que me capacitasse a resistir e não ser vencido pelas tentações. Precisava de amadurecimento espiritual.  Era preciso dedicação constante de minha parte.

 

Neste momento eu precisava de amor e não de condenação. Pais, se você tem um filho que está na prática da homossexualidade ou em outra situação de erro, entreguem-no ao Senhor. Louve a Deus, ore, jejue e também o que é muito importante, vocês devem amá-lo muito. Aprendam a rejeitar o pecado e amar o pecador de forma inteligente, com sabedoria. Jesus quando esteve neste mundo fez maravilhas aos olhos de muitos, onde mudava o cativeiro do cego, mudo, coxo, prostituta, mentiroso, idólatra...  Ele é o mesmo de ontem, de hoje e o será sempre, então Ele também pode endireitar os caminhos de quem está na prática da homossexualidade.  

 

Durante muito tempo continuei recebendo ligações maldosas, relutei para não aceitar os convites para sair em bares e boates para homossexuais. Mas neste momento Deus providenciou uma mudança na minha vida. Ele olhou para mim, não gostou do que viu, e começou a trabalhar a minha volta. A depressão que já durava um ano Deus me libertou. Estava em uma BR (116), comprei um maço de cigarros e dirigindo meu carro comecei a clamar ao Senhor: “Senhor Deus, em nome do seu Filho Jesus, eu levanto um clamor a ti, quando olho para trás não gosto do que vejo, não quero mais viver na homossexualidade, mas quando olho para o dia de hoje, não suportando mais esta angústia, esta tristeza, eu não vejo saída. Ouça o meu clamor, mostra o caminho para minha libertação. Eu desejo viver contigo, me ajude”.  E Ele ouviu meu clamor, não tive mais depressão. O louvor no final deste testemunho diz exatamente sobre esta libertação que recebi. Seja também livre em Jesus. Meus caminhos estavam sendo endireitados. Afastei-me de tudo e de todos do meio antigo, precisava buscar alimento para sobreviver e depois de estar firmado na rocha levar este alimento para os que ficaram. O que antes era escuridão em minha vida passou a ser luz.

 

( 1 Pedro 2:9 ) “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa,  o povo escolhido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.” ( 1 Pedro 2:9 )

 

Hoje posso enxergar e estar aqui falando do que Deus tem feito em minha vida, para honrar e glorificar este Deus que sirvo, onde pude receber e aceitar a verdade que está em sua Palavra que liberta e dá vida. Descobri que estava alimentado por uma mentira, que acreditara em uma mentira. Quando pude perceber o que realmente eu tinha vivido, confessei que era pecador, aceitando Jesus como meu único Senhor e Salvador, precisava desaprender o comportamento errado que havia aprendido e a Palavra de Deus começou a fazer sentido.

 

( Filipenses 2:10-11 ) “para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” ( Filipenses 2:10-11 )

 

 Entendi que conheceria a verdade, e se iria conhecer a verdade o que eu vivia era mentira, era falso, ilusão, armadilha do inimigo. Esta verdade me libertou do cativeiro ao qual me encontrava. Hoje sou livre e sirvo a um Deus que muda o caminho errado e incerto de uma prostituta, de um dependente químico, adúltero, mentiroso, homossexual, travesti, ladrão, idólatra e de quem Ele quiser, e Ele quer que todos se salvem. Aquele que perder a sua vida por amor a Jesus encontrá-la-á. Lembremo-nos que Ele é o nosso Senhor, devemos nos curvar diante dEle. Ele nos dá o livre arbítrio para escolher entre a vida e a morte.

 

Hoje falo da verdade que descobri através da palavra de Deus, verdade que me libertou e me tornou livre de toda confusão que envolvia minha vida. Para você que se acha livre, que faz o que quer, cuidado, você está mais preso do que possa imaginar. A minha liberdade enquanto na homossexualidade acabou se tornando minha prisão. Há esperança para quem está nesta prática e deseja sair, não é uma vitória fácil, mas é possível. Enquanto não reconhecermos que estamos vivendo na escuridão, não teremos como reconhecer o verdadeiro e valioso brilho que vem da luz, que vem de Jesus. Em vez de se arrependerem de seus erros, muitos estão desejosos de ver que sua conduta errada, seu pecado, seja tirado da categoria de pecado. Desta forma a morte e ressurreição de Jesus não teriam servido de nada. Precisamos amar estas pessoas, mas não o erro que estão praticando.

 

O pecado é condenado, enquanto ao pecador são oferecidos perdão e reconciliação. Nossas igrejas devem estar preparadas para ajudar pessoas que queiram deixar esta prática. Digo pessoas preparadas porque estão querendo expulsar demônios de homossexuais sendo que nem todos estão possessos, cada caso é um caso a ser analisado e tratado, muitas vezes tratando as feridas da alma. 

 

A luz da Palavra de Deus trouxe a verdade, caindo toda mentira. O vazio que havia em meu coração foi preenchido pelo amor de Deus. Hoje falo da verdade que encontrei na palavra de Deus. Conforme ia aprendendo a viver com Jesus, as mentiras iam sendo descobertas.  Posicionei-me com todas as armas oferecidas na sua Palavra para resistir as imposições do mundo. Já rezei para santos. Pois via por aí tantos fazendo isto que achava certo.

 

( Êxodo 20:4, 5 ) “Não  farás para ti imagem de escultura, não te curvarás a elas nem as servirás.” ( Êxodo 20:4,5 ) 

 

Lembro-me de uma viagem que fiz para Minas Gerais, cidade de Carmópolis de Minas, lá havia uma procissão seguindo pelas ruas, fiquei olhando aquela situação, velas acessas, Jesus crucificado em uma cruz com rosto triste de derrotado, muita reza, muita repetição, uma santa sendo carregada e alisada por todos, Leia (Isaías 45:20).  O Jesus que sirvo não está preso em uma cruz com rosto triste de derrotado, o Jesus que sirvo não está morto, Ele ressuscitou ao terceiro dia, Ele reina, para que tenhamos vida. Não preciso usar de repetições e rezas para falar com Ele, não preciso de imagens de escultura para falar com Deus. O único caminho que me leva a Deus é Jesus e não há outro.

 

Eu e o rapaz que vivia comigo, tínhamos uma Bíblia aberta na cabeceira da cama de casal, aberta em algum Salmo que não falava do pecado em que vivíamos, claro. Só líamos o que nos era conveniente, é mais fácil. É mais fácil dizer que a Bíblia precisa ser revista do que mudar. Assim como é mais fácil seguir uma igreja que aceita o erro, onde não precisa haver mudança. Quando entrei na homossexualidade, aceitando esta mentira em minha vida, comecei também a freqüentar um centro espírita. Quanto engano, quanta cegueira, eu não enxergava o erro, pior, não queria enxergar.

 

( 2Coríntios 4:4 ) “nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.“

( 2Coríntios 4:4 )

 

            Hoje Posso falar das verdades que estão na Palavra do Deus que sirvo. Sei que ao morrer, não irei reencarnar em outro corpo. Morrer, reencarnar, morrer, reencarnar e assim por diante.

 

( Hebreus 9:27 ) “E, como   ao homem   está ordenado   morrer uma só vez, vindo depois   disso, o   juízo.” ( Hebreus 9:27 ) 

 

Quando meu pai morreu, passei um período sem dormir à noite, pois tinha medo de fechar os olhos para dormir e acordar com ele ao meu lado. Agora a Palavra de Deus trouxe luz, e este medo não existe mais.

 

( Eclesiástes 9:5,6 ) “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja, já pereceram e já não tem parte alguma neste século.” ( Eclesiástes 9:5,6 )

 

Se alguém que você conhece tem falado com o espírito de algum morto, fale para ele que está falando é com demônio. No segundo relacionamento homossexual que tive, passei a freqüentar um centro espírita. Ele era participante ativo deste centro, e alguém falou para ele que o espírito de uma mulher andava junto dele, até encontrar um corpo para reencarnar, por isso que era homossexual. E na época, como estava na ignorância, achei o máximo, hoje acho o máximo da falta de conhecimento Bíblico, falta de conhecimento da Palavra de Deus. E se encontrasse com este rapaz falaria para ele com toda autoridade que Deus me dá, não é o espírito de uma mulher que te acompanha, é demônio, e este demônio sai com jejum e oração em nome de Jesus. Eu lia o evangelho segundo os espíritos, segundo o demônio. Sei que não existe outro evangelho, a não ser o que fala de um Deus único, onipotente, onisciente, onipresente e que enviou seu Filho Jesus para ser crucificado pelos meus erros e que ressuscitou ao 3º dia.

 

( Gálatas 1:8 ) “mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho, além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” ( Gálatas 1:8 ) 

 

Hoje sei o que irá acontecer quando eu morrer. Já ouviram a frase: “Fui numa sortista, cartomante, benzedeira, fiz regressão e me disseram que já fui Pedro Álvares Cabral, que já fui seu pai em outra reencarnação, que já fui Cleópatra. Quem já não ouviu tamanha ignorância. Eu acreditava nestas besteiras, ignorante eu era. O nosso corpo voltará para o pó da terra, e o espírito, como foi dado por Deus voltará para Ele, não ficará vagando por ai até reencarnar em outro corpo.

 

( Eclesiástes 12:7 ) “e o  pó volte a terra, como o era, e o  espírito volte a Deus que o deu.”

( Eclesiástes 12:7)    

 

Não existe em nenhum lugar na Bíblia algo que se refira a reencarnação e sim ressurreição. Há uma grande diferença entre estas palavras. Continuei estudando a Palavra, tudo que falava do erro em que vivia passei a ler. Vale lembrar que pecado é errar o alvo. Aceitei que era pecador, que Jesus é o único caminho que leva a Deus, fui batizado e passei a seguí-lo.  Não só de ouvir falar, mas de viver a cada dia o amor que Deus tem para mim. Jesus é o caminho e a verdade e a vida.

 

( João 14:6 ) “Disse-lhe Jesus : Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao  pai senão por mim.” ( João 14:6 )

 

Por um tempo lembrava-me das festas, do falso brilho, muita risada, gente bonita em suas roupas de marca, barriga cheia de comida e um espírito vazio, mas ao raiar do dia... ao raiar do dia, o falso brilho começava  a se apagar e aí sim, vinha o vazio daquela vida. Não, não aceito mais isto em minha vida, hoje a luz que brilha em meu coração vem de Jesus. Descobri que Deus me amava, mas não ao erro que cometia. Ao mesmo tempo em que Ele me dizia para abandonar a homossexualidade Ele também dizia para que não temesse mal algum.  Deus não condenaria esta prática sem antes oferecer uma saída.  A saída está na sua Palavra que é viva e eficaz e no amor de Jesus. Através do Espírito Santo fui convencido do erro em que vivia. Somente o Espírito Santo pode nos convencer do erro, da justiça e do juízo. Compreendi e aceitei como verdade textos na Bíblia que até então eu não aceitava como verdade. Sabia que os textos estavam ali, mas achava que era somente para aquela época. Então fui convencido pelo Espírito Santo de Deus. Basta olhar para o meu corpo masculino e perceber tudo o que nele há.

 

Algum tempo atrás um travesti famoso deu uma entrevista em um programa de televisão, onde o entrevistador perguntou: “Você já colocou seios, já delimitou seu corpo com formas femininas, deixou o cabelo crescer, mudou seu rosto, seus lábios, pergunto: porque não faz uma cirurgia para tirar seu pênis e colocar uma vagina?”. Resposta: “Porque não quero fazer o que muitos travestis tem feito, passam horas com psicanalistas, horas de mutilação através de uma cirurgia, depois vão para casa se recuperar, e batem a cabeça na parede, porque sabem que foram feitos homens e pensam como  homens”. Deus os fez homem, e nada que a ciência faça vai fazer o que Deus fez, nada.

 

As leis que hoje existem em países liberais, que asseguram o relacionamento homossexual, cirurgias para troca de órgão genital, seguro de vida, podem aliviar o preconceito a sua volta, facilitar o seu dia-a-dia, mas não podem assegurar e te proteger do vazio que fica dentro de você. A partir do momento em que você sabe que Deus não aceita o erro em que está, e mesmo assim persiste nele como se fosse uma verdade, você se torna um pecador consciente perante Deus. Existe perfeição em Deus, nós homens temos que olhar para Ele e deixar sua verdade, sua perfeição inundar nosso ser. Quando aceitei a verdade do versículo abaixo, pude então compreender que a vida homossexual que eu levava estava fora do plano perfeito de Deus para mim. 

 

( Gênesis 2:22 ) “E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher, e trouxe-a para Adão.” ( Gênesis 2:22 )

 

Não está falando que Deus formou outro homem e trouxe para Adão. Para ilustrar a confusão que fica na mente de uma criatura que está sendo enganada conto este fato: durante os estudos de 2º grau tive um colega de sala que recebia muitas palavras de maldição vinda dos outros alunos, ele apresentava um jeito efeminado. Quando comecei a freqüentar as boates, vi uma mulher que me chamou a atenção, estava vestida de modo muito sensual, fui até ela para conhecê-la, ao me aproximar reconheci seu rosto. Qual minha surpresa ao ver que não era ela e sim ele, aquele rapaz do 2º grau que era efeminado.  Havia colocado silicone no seu corpo para ganhar formas femininas.

Esta porção da sociedade que disse para este rapaz se aceitar assim, é a mesma sociedade que o jogou em um caldeirão de água fervendo. Há poder na Palavra de Deus, poder que pode transformar vidas, desde que aceitem a verdade. Buscando cura para as feridas da alma e transformação no seu caráter, desabituando-se desta vida de confusão vivendo da maneira correta como prega Jesus. Você já se perguntou: Como deixar de ser drogado? Parando de se drogar! Como deixar de ser prostituta? Parando de se prostituir! Como deixar de ser mentiroso? Parando de mentir. Uma prostituta quando deixa de se prostituir não continua prostituta. Quando deixei as práticas homossexuais não continuei homossexual, deixei tratar do meu caráter, mente, emoções, corpo e alma, e amei Jesus de todo o coração, de toda minha alma e de todo o entendimento.

 

Você pode se perguntar: mas e os desejos que sentia, as vontades que sentia, que nasci assim e não tinha jeito? Com o passar do tempo, já fora da homossexualidade, a minha essência heterossexual, que nunca perdi, começou a vir á tona, naturalmente.  Fiz um propósito com Deus, onde em minhas orações eu pedia para que Ele me desse a certeza da minha heterossexualidade, e Ele me deu esta certeza, sabe como? Reencontrei uma moça que há tempos não via, e neste reencontro a surpresa, ela havia se convertido ao Senhor Jesus também. Houve um interesse de ambas as partes em se conhecer melhor, fizemos uma viagem para a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Lá ficamos hospedados na casa de familiares e irmãos em Cristo, dentro da direção de Deus houve a confirmação do meu propósito. Você pode se perguntar, mas como, o que aconteceu, que exemplo de relacionamento cristão é esse? Deus é perfeito em tudo o que faz. Estávamos conversando, já era tarde da noite, e adormecemos. Senti um leve toque em meu pé, era a mão dela que repousou ali, no meu pé. Através deste toque sutil, senti em meu corpo, a confirmação de Deus em minha vida mais uma vez. Uma lágrima de felicidade escorreu pelo meu rosto e glorifiquei a Deus. Então percebi que bastava permanecer no caminho de Jesus que tudo  mais Ele o fará. Os planos e os sonhos de Deus para nós jamais se frustrarão.

 

O mundo nos oferece uma liberdade falsa, em Jesus temos liberdade completa e verdadeira das correntes do erro. A grande dificuldade que vejo de um pecador vir para Jesus aceitando toda verdade que consta na sua palavra é o fato deste pecador não conseguir se desprender dos prazeres do mundo. O pecador olha tudo que está a sua volta, já com uma mente cauterizada pelas mentiras que lhe foram colocadas, e não crê que Jesus é real e verdadeiro. No início da minha caminhada com Jesus, eu duvidava que poderia deixar as práticas homossexuais. Minha mente estava impregnada, acostumada, habituada com a condição homossexual em que me encontrava. Ao permitir o trabalhar do Espírito Santo de Deus em minha vida, pude ver mudanças em minha forma de pensar, onde comecei a entender meu real papel masculino. 

 

( Romanos 12:2 ) “Não vos conformeis com este mundo mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”. ( Romanos 12:2 )

 

Assim como os Judeus incrédulos que questionaram as palavras de Jesus, onde de um lado Jesus oferecia liberdade completa do pecado e de outro lado os judeus incrédulos afirmando que já eram livres.  É preciso haver renovação do que está na mente, é necessário deixar a verdade de Jesus limpar esta mente cauterizada pela mentira, assim haverá transformação de vida.         

 

Hoje sou livre para falar da libertação que a Palavra de Deus trouxe para minha vida. Livre para dizer: a luta continua, no mundo terei aflições, mas também tenho a verdade de Deus no meu coração para prosseguir a caminhada. Antes eu era espírita, ascendia vela, místico, praticante da homossexualidade, vivendo em bares e boates, coração em carne moída. Hoje, lavado e remido pelo sangue derramado na cruz, sangue que me deixou branco como a neve, como a branca lã e acreditando nas promessas de Deus para minha vida.

 

( Isaías 1:18,19 ) “E ainda que vossos pecados sejam como  a escarlata, se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes e ouvirdes comereis o bem desta terra.” ( Isaías 1:18,19 )

 

Eu quero o bem desta terra e você? Muitos me chamam de louco, por ir contra o padrão deste mundo. Mas Deus escolhe as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. Escolhe os pequenos para confundir os grandes. Faz aquele que se deleita em sua própria sabedoria parecer ignorante.

 

( 1Coríntios 1:18-27 ) “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.”

( 1Coríntios 1:18-27 )

 

Para você que deseja mudança de vida, que está cansado de tudo que tem feito, saiba que há esperança para você, enquanto houver vida, haverá esperança. Faça isto agora, declare com suas palavras que Jesus é o único Senhor e Salvador de sua vida, procure um povo de Deus para receber você, um povo que pregue Jesus como único Senhor e Salvador. Busque mudança com toda sua força, passe a viver conforme a Palavra de Deus porque, assim como Jesus me chamou pelo meu nome, Ele também  te chama pelo seu nome. Amo vocês todos em Cristo Jesus.

 

Saulo Adelino Navarro

Saulonavarro@pop.com.br 

 

 

 

“Onde você vai parar com esta solidão

em seu rosto transparece a dor do coração

como um prisioneiro triste disfarçando em livre

caminhando em toda pressa sem ter onde ir

tu choras assim que alguém te vê, isto é natural

de alguém que desprezou a paz e veio o temporal

tu dizes: não tem mais remédio pra curar meu tédio

contudo  há uma esperança tu podes ser livre

livre, livre, livre, livre

entrega tua vida a Cristo e serás livre,

contigo faz uma aliança

tu nasce tal como criança e serás livre, livre

hoje sou livre, livre, livre, livre

Aleluia

entrega tua vida a Cristo e serás livre”.

 

Letra e música: Pastor Camilo

Gravado por: Irmãs Camilo

Agradeço por terem cedido a utilização do louvor “Livre” .

Ao nosso Deus seja toda Honra, Glória e Louvor para sempre.

  


Dedico este trabalho a todos os que me ajudam nesta caminhada, aos que  acreditam que pode haver mudança para o homossexual, e aos que estão buscando conhecimento para ajudar vidas que desejam deixar esta prática sexual tão destrutiva. 
SAULO ADELINO NAVARRO
HOMOSSEXUALIDADE: CONSCIENTIZANDO A IGREJA DE CRISTO
CURITIBA  _ JANEIRO - 2005
 
SUMÁRIO
 

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................................4
2 O QUE É HOMOSSEXUALIDADE...............................................................................7
3 O QUE MUDOU NO DECORRER DOS TEMPOS.....................................................13
4 UMA VIDA DETERMINADA ANTES DO NASCIMENTO..........................................14
4.1 DESVIO DE COMPORTAMENTO..................................................................15
4.2 POSSESSÃO DEMONÍACA............................................................................17
4.3 ESTILO DE VIDA ALTERNATIVO...................................................................18
5 GRANDES MITOS ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE.......................................20
5.1 O MITO DO INDIVÍDUO HOMOSSEXUAL.....................................................21
5.2 O MITO DA CAUSA GENÉTICA.....................................................................21
5.3 O MITO DA NATUREZA PERMANENTE........................................................22
5.4 O MITO DA COMPREENSÃO E DO NOVO CONHECIMENTO.....................23
5.5 O MITO DA NATUREZA BENIGNA DA HOMOSSEXUALIDADE...................23
5.6 HERMAFRODITA E HOMOSSEXUALIDADE.................................................25
6 A CRISE DA VERDADE.............................................................................................26
7 A POSIÇÃO CRISTÃ COM RELAÇÃO À HOMOSSEXUALIDADE..........................27
7.1 DA OMISSÃO A COMPAIXÃO........................................................................42
7.2 A IGREJA EVANGÉLICA E A MUDANÇA DOS HOMOSSEXUAIS...............46
7.3 EVANGÉLICO QUESTIONA PSICÓLOGO CRISTÃO....................................47 
8 DIREITOS DADOS PELO CRIADOR.........................................................................56
9 EXEGESE BÍBLICA SOBRE A QUESTÃO HOMOSSEXUAL..................................60
9.1 A BÍBLIA DIZ QUE HÁ ESPERANÇA PARA O HOMOSSEXUAL..................68 
9.2 TEOLOGIA HOMOSSEXUAL.........................................................................69
9.3 O REVISIONISMO DAS ESCRITURAS..........................................................74
10 A HOMOSSEXUALIDADE E O CRISTÃO................................................................77
10.1 O HOMOSSEXUAL COMO CRISTÃO............................................................81
11 SINTO SER DIFERENTE...........................................................................................84
11.1 CAUSAS PSICOLÓGICAS DA HOMOSSEXUALIDADE...............................85
12 TODOS NÓS ENFRENTAMOS OS MESMOS CONFLITOS....................................87
13 OS QUATRO ASPECTOS DA HOMOSSEXUALIDADE..........................................88
13.1 FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE HOMOSSEXUAL.................................90
14 AJUDANDO PESSOAS A DEIXAR O ESTILO DE VIDA HOMOSSEXUAL.............94
15 SEXUALIDADE - BÊNÇÃO EM CRISE...................................................................116
16 COMO LIDAR COM A SEXUALIDADE NA INFÂNCIA...........................................118

17 COMO LIDAR COM ATRAÇÕES PELO MESMO SEXO........................................128
17.1 DESEJOS, PROBLEMAS EMOCIONAIS E RELACIONAMENTOS.............131
18 ORIENTAÇÃO PARA PASTORES E LEIGOS........................................................138
18.1 EVANGELIZAÇÃO DE HOMOSSEXUAIS....................................................144
18.2 COMPARTILHANDO SOBRE HOMOSSEXUALIDADE...............................145
18.3 POSTURA E ATITUDES DO CONSELHEIRO..............................................147
19 QUANDO ALGUÉM QUE VOCÊ AMA SE DECLARA HOMOSSEXUAL...............149
19.1 DEUS PODE USAR VOCÊ...........................................................................159
20 CUIDADO COM AS CIRCUNSTÂNCIAS.................................................................161
21 EM BUSCA DA PESSOA CERTA............................................................................162
22 A MALDIÇÃO DOS RELACIONAMENTOS DEPENDENTES.................................166
22.1 SUPERANDO A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL...........................................168
23 HOMOSSEXUAIS PODEM MUDAR........................................................................171
24 APELAÇÃO CIENTÍFICA.........................................................................................181
24.1 PESQUISAS CIENTÍFICAS...........................................................................182
25 PORQUE DESOBRIGAR APENAS OS HOMOSSEXUAIS.....................................196
25.1 A INTOLERÂNCIA DOS TOLERANTES.......................................................196
26 CAUSAS, DESENVOLVIMENTO E CONSEQÜÊNCIAS.........................................198
27 O PREÇO DA IGUALDADE SEXUAL......................................................................202
28 REALIDADES PASSADAS E PRESENTES............................................................205
29 O PROJETO SUPLICY.............................................................................................209
30 COMO OS ATIVISTAS HOMOSSEXUAIS ESTÃO AGINDO..................................214
30.1 O MOVIMENTO HOMOSSEXUAL................................................................217
31 VIRANDO AS COSTAS PARA O PASSADO..........................................................241
32 AMOR RESTAURADO.............................................................................................246
33 O HOMEM NO ESPELHO........................................................................................273
34 TESTEMUNHO DE VIDA: SAULO ADELINO NAVARRO......................................280
35 MENSAGENS ÚTEIS................................................................................................295
36 QUAL É O NOSSO ALVO........................................................................................297
37 CONCLUSÃO...........................................................................................................300
38 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................301

Para Ver o Trabalho Clique em :  www.uniaonet.com/testemsaulotrabalho.htm
 
37 CONCLUSÃO
A ciência, até o momento, não prova nada a respeito da homossexualidade ser inata. Por mais que um dia a ciência prove ser a homossexualidade inata, esta não deixará de ser pecado. A Igreja de Cristo terá uma forte batalha nesta área, e precisa se preparar urgentemente para lutar pelas vidas que desejam sair da prática homossexual. Será com muita sabedoria que as Igrejas irão falar sobre este assunto tão polêmico, é necessário a preparação de membros, líderes, pastores, evangelistas, psicólogos, para receber estas vidas que virão cheias de feridas, buscar socorro na Igreja.  Há esperança para quem deseja sair da homossexualidade.  
Deixo um alerta para a Igreja de Cristo: Enquanto a Igreja se cala, por falta de interesse, falta de sabedoria, de amor, por medo, muitas vidas estão cada vez mais aceitando que não há saída para o homossexual. Devemos nos envergonhar, por não falar de sexualidade dentro de nossas igrejas. Enquanto isto, estas vidas estão caminhando para um abismo. A Igreja precisa ficar na posição e continuar levando o evangelho de Cristo para toda criatura, afinal de contas, Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido.
1Coríntios 13:1-3 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”.  
 

PALESTRA ANTI AIDS .
HIV/AIDS – Conscientizando a Igreja de Cristo
 

O que é AIDS e o que é HIV
 
A AIDS (é um conjunto de sinais, é a doença), ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é provocada pelo HIV que se encontra no sangue, no líquido claro que sai do pênis antes da ejaculação, no esperma, na secreção vaginal, no leite da mãe e em objetos infectados por essas substâncias. A pessoa pode ter o HIV e não ter AIDS, a doença pode levar até 10 anos para aparecer. Quando alguém tem AIDS, o HIV destrói as células de defesa do corpo (cabe 2000 vírus em uma cabeça de alfinete), os chamados glóbulos brancos, o organismo enfraquece e várias doenças podem se manifestar, são as chamadas doenças oportunistas. O portador do HIV, mesmo não tendo AIDS, pode transmitir o vírus. Por isso, a importância da camisinha em todas as relações sexuais. Além disso, deve ser acompanhado por um profissional de saúde, que irá orientá-lo e indicar quando deve ser iniciado o tratamento com os anti-retrovirais.
 

Quem pode ser contaminado com o vírus HIV?
 
Quem tem relações sexuais sem proteção (aqui podemos perceber que Deus nos deixou a melhor forma de se ter sexo seguro, Deus deixou o casamento. Fidelidade é fator importante); pessoas que usam drogas injetáveis e compartilham seringas; pessoas que têm parceiros que usem drogas injetáveis, compartilhando seringas; pessoas que recebem transfusão de sangue não testado; qualquer um - casados, solteiros, jovens, adultos, ricos ou pobres - pode pegar o HIV. O uso de drogas injetáveis é uma das principais formas de transmissão do vírus da AIDS. Uma das formas de pessoas contraírem o vírus HIV é usando objetos que furam ou cortam, sem serem esterilizados. Sendo assim, tatuadores, manicures, médicos, dentistas e todas as pessoas que trabalham com objetos que cortam ou furam precisam esterilizar seus instrumentos. “Um soropositivo pode se relacionar sexualmente com outro soropositivo?”;  “O beijo transmite o vírus HIV?”; “A saliva transmite o vírus HIV?’’; “Como o homem soropositivo pode se relacionar sexualmente com sua esposa que não é soropositivo?”;  “Como a mulher soropositivo pode se relacionar sexualmente com seu marido que não é soropositvo”?
 
 

O HIV Destrói as células de defesa
 
 
 
HIV, o vírus da AIDS.
 
Como o HIV age no corpo humano
 
Podendo ficar "invisível" no corpo humano, o vírus HIV chega a ficar incubado por muitos anos, sem que o infectado manifeste os sintomas da AIDS. O período entre a infecção pelo HIV e a manifestação dos sintomas da doença depende, principalmente, do estado de saúde da pessoa, que pode retardar, ou não, o aparecimento dos primeiros sintomas. O vírus HIV age no interior das células do sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo. Depois de entrar na célula, o HIV começa a agir e a se integrar ao código genético da célula infectada. As células mais atingidas pelo vírus são as chamadas CD4, que são usadas pelo HIV para gerar cópias de si mesmo. Infectadas pelo vírus, as células do sistema imunológico começam a funcionar com menos eficiência, até que, com o tempo, a habilidade do organismo em combater doenças comuns diminui, ficando sujeito ao aparecimento de doenças oportunistas.
 

Como saber se tenho HIV
 
Faça o teste da AIDS. Para detectar o HIV, é necessário fazer um teste de sangue em laboratório. Hoje ele pode ser realizado sem prescrição médica nos Centros de Testagem e Aconselhamento, laboratórios particulares e em serviços de saúde pública. Os CTA contam com médicos, enfermeiros e psicólogos que acompanham a pessoa antes e depois do exame. Tudo é feito de maneira sigilosa e gratuita. O exame é feito por meio da coleta simples de sangue, com material descartável, e não é preciso estar em jejum. E lembre-se: o exame só pode ser feito após 3 meses de a pessoa ter se exposto a alguma situação de risco (relação sexual sem proteção, uso de seringa de outras pessoas etc.). Ou seja, depois da janela imunológica: período em que seu corpo ainda não produziu anticorpos suficientes para serem detectados, podendo dar um resultado falso-negativo. Então, a janela imunológica é o período durante o qual o organismo, apesar de já infectado, ainda não produziu os anticorpos que são detectados pelos testes de laboratório. Nesta fase a pessoa tem muitos vírus HIV, podendo logicamente transmiti-lo, mas se fizer o teste anti-HIV ele será negativo. Os testes vão procurar os anticorpos, proteínas que o corpo produz em resposta à presença do vírus, que estão no sangue. O exame PCR-HIV procura identificar diretamente o vírus e não os anticorpos. Os sintomas da AIDS podem demorar até dez anos para aparecer, por isso não adianta ficar esperando pelos sintomas da AIDS, não vacile! Quem se ama, se cuida. Faça o teste da AIDS.
 
Até hoje muitas pessoas acreditam que a AIDS é uma doença restrita aos chamados grupos de risco, como os profissionais do sexo ou os homossexuais. Mas a epidemia de AIDS mostrou que todos têm de se prevenir: homens e mulheres, casados ou solteiros, jovens e idosos, todos, independente de cor, raça, situação econômica ou orientação sexual.
Para se prevenir da AIDS, você deve usar corretamente a camisinha nas relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis (volto a falar que a melhor maneira de se fazer sexo com segurança é o sexo deixado por Deus, sexo dentro do casamento onde existe fidelidade entre os cônjuges. Aqui tem-se a melhor maneira de se proteger das DST’s).
 
Os sintomas da AIDS (febre prolongada, diarréia prolongada a mais de um mês, emagrecimento sem causa aparente, queda e enfraquecimentos dos cabelos, presença de gânglios ‘ínguas’ palpáveis em grande quantidade, infecções comuns de repetição como no ouvidos, sinusites, pneumonias, sensação de fraqueza, cansaço, micoses, anemia, infecções oculares, infecções do sistema nervoso central, meningite, toxoplasmose, tumores malignos como sarcoma de Kaposi ‘é basicamente câncer de pele, pode ocorrer no pulmão e intestino’, linfomas) podem demorar até dez anos para aparecer, por isso não adianta ficar esperando pelos sintomas da AIDS. Se você fez sexo sem proteção, compartilhou seringa com outra pessoa, é profissional de saúde e já passou por acidente com materiais perfurocortantes, faça o teste anti-HIV. Quanto mais cedo for diagnosticado o vírus da AIDS e se iniciar o tratamento adequado, maior será sua qualidade de vida. Mas lembre-se que o teste só deve ser feito após a "janela imunológica" (até 3 meses após a exposição), período que o corpo leva para produzir anticorpos que possam ser detectados. Os exames mais utilizados são o Elisa, o Western-blot e a Imunofluorescência indireta. Também existe o teste rápido, que revela o resultado em 3 minutos. O teste anti-HIV pode ser feito em Centros de Testagem e Aconselhamento, os CTA, em laboratórios de saúde pública, de alguns hospitais públicos e em particulares. É importante saber que ninguém é obrigado a fazer o teste, a não ser se for doador de órgãos ou de sangue. As gestantes são aconselhadas a fazê-lo, já que existe o risco da transmissão da mãe para o filho.
 

Diagnóstico
 
A AIDS não tem cura, mas o diagnóstico precoce do HIV faz com que o paciente se beneficie do tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo, retardando o aparecimento da AIDS e possibilitando maior qualidade de vida ao portador do vírus. No Brasil, cerca de 400 mil pessoas estão infectadas pelo HIV e não sabem. Foi pensando nisso que o Programa de AIDS lançou no ano de 2002 o “Fique Sabendo”, movimento de mobilização da sociedade brasileira para o incentivo ao teste anti-HIV. Se você teve algum comportamento de risco, como transar sem proteção, utilizar seringas de outra pessoa e receber transfusão de sangue não testado, faça o teste que pode ser feito em Centros de Testagem e Aconselhamento, os CTA, em laboratórios de saúde pública, de alguns hospitais públicos e em particulares.
 
A epidemia de AIDS no Brasil sofreu diversas modificações desde seu surgimento, na década de 80. Traços como doença ligada a determinados grupos sociais (profissionais do sexo, homossexuais e usuários de drogas injetáveis) e regionalismos deram lugar a uma epidemia de caráter nacional, afetando uma parcela da população brasileira, principalmente a menos favorecida. A partir dessa realidade, a elaboração de políticas de diagnóstico específicas para os portadores do HIV/AIDS se faz imprescindível para a melhoria do atendimento a esses pacientes. Dessa forma, destaca-se a promoção do aconselhamento pré e pós-teste nos Centros de Testagem e Aconselhamento, os CTA, para pessoas que desejam fazer a testagem anti-HIV; a promoção do acesso da população a exames laboratoriais capazes de diagnosticar o HIV; disponibilização de testes para o monitoramento do paciente quando em tratamento com anti-retrovirais; treinamento e capacitação de profissionais de saúde; garantia da qualidade do diagnóstico laboratorial para o HIV; e, ainda, desenvolvimento de pesquisas na área do HIV/AIDS.
 

Pré-natal durante a gravidez e Transmissão da AIDS da mãe para o bebê
 
Para evitar que a AIDS passe da mãe para o filho, todas as gestantes devem começar o pré-natal o mais cedo possível e fazer o teste de AIDS. As DST podem trazer sérios problemas de saúde e ainda aumentam em até 18 vezes a chance de se contrair o HIV, vírus da AIDS. Por isso, a prevenção das DST é muito importante. Para garantir uma gestação e um parto com saúde, toda gestante precisa fazer o pré-natal. Quanto mais cedo procurar um serviço de saúde, maiores as chances de o bebê nascer saudável. Até  um ano e meio a criança elimina o vírus desde que a mãe tome toda a medicação. De cada 100 gestantes que tomam o AZT na gestação e durante o parto, mais de 90 têm chances de ter o bebê sem o HIV. O bebê também deve tomar o AZT durante as seis primeiras semanas de vida para aumentar sua proteção.  É durante o pré-natal que a mulher faz os exames necessários para saber se ela e seu filho estão bem. Peça ao seu médico para fazer o teste da AIDS.
 
O vírus da AIDS, o HIV, pode ser transmitido para o recém-nascido em três momentos: durante a gravidez, no parto ou na amamentação. O tratamento que pode evitar que o bebê tenha AIDS é feito com o remédio AZT, distribuído gratuitamente na rede pública de saúde. Quando mais cedo a gestante soropositiva iniciar o tratamento, maiores as chances de a criança nascer sem o HIV. Infelizmente ainda temos tido conhecimento de mulheres portadoras do vírus HIV, que logo após o parto enquanto aguardam no quarto de enfermaria o recebimento da alta médica, amamentam os bebês de outras mulheres que por algum motivo não têm leite no seio para amamentar seu bebê. A transmissão do vírus da mãe para o filho é responsável pela maioria dos casos de AIDS em crianças. O tratamento da gestante HIV+ aumenta em até 70% a chance de o bebê nascer sem o vírus. Por isso, a mulher precisa exigir o teste da AIDS quando fizer o pré-natal. Caso o resultado dê positivo, deve exigir o tratamento adequado.
 

Evolução Clínica
 
A contagem de células CD4 e de carga viral é fundamental para a garantia da qualidade de assistência às pessoas que vivem com o HIV/AIDS. Isso porque é a partir dos resultados dessa contagem que o profissional de saúde irá saber como o HIV está agindo no corpo do infectado, ou seja, se desenvolveu a AIDS e se é hora ou não de se iniciar o tratamento. Para detectar as mutações do HIV, foi criada uma metodologia chamada genotipagem do HIV-1. Esse teste pretende pesquisar qual o padrão da mutação responsável pela falha da terapia com ARV (anti-retrovirais), para que, assim, o médico possa recombinar ou modificar a terapia de seu paciente e, com isso, conseguir conter a evolução da doença. Existem 78 laboratórios que integram a rede de CD4; 66 laboratórios de rede de carga viral; e a rede de genotipagem que conta com 14 laboratórios em todo o País. A política de distribuição universal dos anti-retrovirais tem causado a diminuição da morbi-mortalidade e o aumento da qualidade de vida dos portadores do HIV/AIDS. Mas o aparecimento de cepas mutantes do HIV é fator que pode colocar em risco a eficácia dessa política. Essas variantes do HIV podem causar grandes danos à saúde pública, já que não respondem adequadamente aos ARV (anti-retrovirais) e podem ser transmitidas. O teste de genotipagem (metodologia para detectar as mutações do HIV) é uma ferramenta importante na identificação de mutações que determinam a resistência do HIV aos anti-retrovirais.
 

Como ter acesso ao tratamento
 
Todas as pessoas que já diagnosticaram sua soropositividade para o HIV/AIDS e que necessitam de apoio especial antes e durante o tratamento com os medicamentos anti-retrovirais devem procurar os serviços de apoio especializados próximos de sua residência.
O acompanhamento médico de pessoas em tratamento com os ARV deve ser constante, pois é nesse período que irão ocorrer as principais mudanças no organismo e dificuldades para adesão podem ocorrer. E nada melhor do que lugares especiais e profissionais de saúde devidamente treinados para prestar assistência completa às pessoas com aids.
 
Quando uma pessoa HIV+ inicia o tratamento com os medicamentos de combate à AIDS, os anti-retrovirais, é necessário que ela encare sua nova realidade e tenha consciência de que algumas mudanças ocorrerão na sua vida. A adaptação aos ARV é uma das mais importantes batalhas. Portanto, se você está fazendo uso desses medicamentos, dicas de tratamento e conhecimento dos efeitos colaterais são essenciais para uma vida mais positiva. A camisinha deve ser usada em todas as relações sexuais, mesmo entre casais soropositivos, para evitar reinfecções e, com isso, o aumento da carga viral. O convívio social do HIV+ não muda, ele tem capacidade de participar normalmente de suas atividades, como trabalho, lazer. O isolamento social pode acarretar depressões agudas e o desenvolvimento de doenças. Devemos utilizar, ao falar de uma pessoa que está com HIV, o termo soropositivo e jamais aidético. O termo aidético tem conotação preconceituosa, aqui estaremos rotulando a doença na vida da pessoa. O apoio emocional da família e dos amigos é essencial para que pessoas portadoras do HIV possam dar continuidade a suas vidas. É importante que o HIV+, diante de qualquer dificuldade e dúvida, converse com seu médico, participe de grupos de apoio e faça com que essa troca de experiências contribua para uma vida mais positiva. Até dezembro de 2003 foram notificados pelo Programa Nacional de DST e AIDS 310 mil casos de AIDS no Brasil. Cerca de 140 mil pessoas necessitam do tratamento que o programa de combate à AIDS brasileiro fornece na rede pública de saúde. A melhora da qualidade de vida dos HIV+ só se deu a partir da introdução do acesso gratuito à terapia anti-retroviral. O quadro da epidemia de AIDS passou a tomar rumos melhores com a redução da morbi-mortalidade dos portadores do HIV e o aumento da sobrevida dessas pessoas.
 
A adesão ao tratamento, que é tomar corretamente e continuamente os anti-retrovirais, é fator determinante para a garantia de um bom tratamento. Por isso, o cotidiano, como acordar, dormir, refeições, vida social, vícios etc. será importante para a adesão ao tratamento, já que pessoas com hábitos mais regulares e rotineiros tendem a seguir mais facilmente os horários indicados para a tomada dos medicamentos. Lembre-se sempre que seu tratamento depende de você. Mas a adesão aos anti-retrovirais é muito mais complexa para ser resumida em horários. Isso porque o esquema ARV exige do paciente total integração, como aceitação e cuidados com a saúde e pode causar efeitos colaterais. A terapia deve ser iniciada até que os objetivos e a necessidade de adesão sejam entendidos e aceitos pelo paciente, para que seja evitada, a todo custo, a não-adesão. Mais ainda, é necessário que o paciente HIV+ seja constantemente monitorado por seu médico para saber se o tratamento com ARV está ou não fazendo efeito e se é preciso mudar o esquema. Isso só é possível a partir da realização de exames específicos que serão pedidos pelo médico. Tem-se, então, o exame de CD4; o exame de carga viral; e por último, o exame de genotipagem. O "Seu tratamento depende de você" foi adaptado da revista "Conversa Positiva - tratamento contra a AIDS". Coordenação, edição e projeto gráfico de Silvia Chalub e Adriana Gomez.
 

Médico e paciente - parceiros contra o HIV
 
Você e seu médico são parceiros na batalha diária contra o HIV. Juntos vão traçar a melhor estratégia para enfrentar o vírus. Por isso, é imprescindível que haja um bom diálogo entre vocês. Assim como os exames laboratorial e físico, sua história de vida também é importante na hora de escolher que tipo de tratamento seguir. Para escolher os melhores horários para tomar seus medicamentos, pense primeiro na sua rotina diária: a hora em que normalmente acorda, em que dorme, o horário do trabalho, da ginástica, do banho, das refeições. É importante tentar adequar, junto com seu médico, a terapia anti-retroviral ao seu dia-a-dia. Por exemplo, tome seu medicamento sempre antes ou depois de uma atividade que você faz diariamente no mesmo horário. Assim fica mais fácil lembrar de tomar os remédios. Mesmo que sua saúde esteja ótima e você esteja tomando os remédios sem problemas, não falte às consultas médicas, que em geral são de três em três meses. Quem vive com o vírus da AIDS precisa de acompanhamento médico constante. Não deixe de esclarecer todas as suas dúvidas, a cada consulta. Seu médico sabe o quanto a terapia anti-retroviral é complexa e ele está ali para ajudar você a superar todas as dificuldades. Nas unidades de saúde também existem enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais e psicólogos capacitados a dar assistência a quem é soropositivo. Caso não esteja realmente satisfeito com o atendimento que lhe é prestado, você tem todo o direito de buscar uma outra unidade de saúde. Entender o que está acontecendo dentro do seu corpo vai deixá-lo mais tranqüilo. Pergunte ao seu médico como atua o HIV e que atitudes você pode ter para colaborar com o tratamento. Peça a ele que explique o significado dos seus exames. Leia sobre o assunto. Os cuidados que uma pessoa soropositiva deve ter com sua saúde são os mesmos que todo mundo deve ter. Seguir uma alimentação saudável, fazer exercícios regularmente, de preferência ao ar livre, e beber bastante líquidos são medidas essenciais para a saúde. Cigarro, drogas e álcool em excesso devem ser evitados. Não fique por fora! Afinal, é sua vida que está em jogo!
 
Uma boa alimentação é importante para todas as pessoas, pois é a partir dos alimentos que o organismo retira os nutrientes necessários ao seu crescimento e desenvolvimento, manutenção de tecidos, etc. Para uma pessoa com HIV ou AIDS, a alimentação correta torna-se fundamental, pois em um paciente bem nutrido o organismo tem maiores chances de defesa contra infecções e estará mais bem preparado contra os reveses que a própria doença causa (perda de peso, fadiga, etc.). Quando antes a pessoa corrigir seus hábitos, alimentando-se melhor, maiores serão suas chances de manter-se bem por um período maior. Se um indivíduo saudável deve fazer 3 refeições por dia, uma pessoa com AIDS deve fazer, no mínimo, 5 a 6 refeições por dia, conforme suas condições físicas e clínicas. Os nutrientes indispensáveis ao funcionamento orgânico, são substâncias químicas presentes nos alimentos. Os nutrientes são agrupados, conforme as funções, em construtores, reguladores, energéticos e extras. Uma pessoa com AIDS deve aumentar o consumo de alimentos construtores, reguladores e energéticos em todas as suas refeições.
 
Para facilitar e orientar a sua escolha alimentar, apresentamos uma ordem destes alimentos, uma maneira prática de conhecê-los e utilizá-los. Na base desta ordem temos os energéticos: massas, pães e cereais (arroz), biscoitos; os reguladores: verduras e legumes, frutas, água; os construtores: leite e derivados, carnes e ovos; os energéticos extras: óleos e doces. Vamos falar de cada um: Alimentos energéticos – são ricos em hidratos de carbono, nutriente responsável pelo fornecimento de energia para o organismo realizar suas funções básicas e as diversas atividades do ser humano: andar, falar, trabalhar, etc. A falta desse tipo de alimento na dieta fará com que o organismo lance mão das proteínas para obter a energia de que necessita, prejudicando a resistência da pessoa. Estão divididos em 3 grupos: cereais (se for possível, grãos integrais como arroz, cevada, trigo, etc.); tubérculos (batata, cará, mandioca, etc.); massas (pães). Alimentos reguladores – fontes de vitaminas e sais minerais, que regulam todas as funções do organismo, aumentando a resistência a infecções, além de regularizar a função intestinal e garantir um bom funcionamento do sistema nervoso. Estão presente nas frutas (laranja, pêra, maçã, uva, limão, etc.); verduras (alface, escarola, agrião, espinafre, etc.); legumes (abóbora, abobrinha, chuchu, quiabo, vagem, etc.). Alimentos construtores - são alimentos ricos em proteínas, que serão usados na construção, renovação e manutenção de tecidos e sangue, aumentando ainda a resistência do organismo a infecções. Dividem-se em dois grupos: leite e derivados (iogurte, requeijão, queijo, coalhada, etc.); carnes (frango, peixe, ovo, miúdos, carne de vaca, proteínas de origem vegetal como o feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja). Alimentos energéticos extras – devem ser consumidos com moderação. Fornecem energia para as diversas atividades do organismo. São divididos em dois grupos: alimentos ricos em gordura (óleo, azeite, margarina, manteiga); açucares (doces, mel, melado, açúcar refinado). Quando consumidos em excesso podem provocar diarréia.
 
Estas são as informações básicas para sua alimentação. É importante que uma pessoa com AIDS fique atenta a todo e qualquer sintoma, como: perda de peso, perda de apetite, diarréia, etc. Ao menor sinal desses ou de quaisquer outros sintomas, procure auxílio imediatamente. A alimentação de uma pessoa varia de acordo com o sexo, idade, atividade, peso e estado clínico. Para saber se sua alimentação está de acordo com suas necessidades, procure um nutricionista, que poderá orientar e assegurar uma dieta adequada às suas condições.           
 

A importância dos exames laboratoriais
 
O objetivo do tratamento com os anti-retrovirais é tornar a carga viral do HIV indetectável e elevar o número de células CD4 no sangue. Se a carga viral aumenta e o CD4 começa a cair, as defesas do organismo ficam debilitadas. Através dos exames laboratoriais, é possível identificar precocemente o enfraquecimento do sistema imunológico, dando, assim, ao médico a possibilidade de fazer alterações mais simples e mais eficientes na terapia. Quem toma medicação, tem CD4 acima de 200 e carga viral indetectável deve repetir seus exames de 3 em 3 meses para confirmar que continua tudo bem. Outros casos podem precisar de exames com menor tempo de intervalo.
 
CD4 (importante célula de defesa do nosso organismo)
 
As pessoas portadoras do HIV devem fazer constantemente diversos exames para saberem como está seu estado de saúde, ou seja, como o vírus está atuando no corpo. Esses exames irão determinar se esse indivíduo precisa ou não iniciar o tratamento com os anti-retrovirais.  Dentre eles, existe o de contagem de células TCD4+, que é uma importante célula de defesa do nosso organismo. O HIV atua preferencialmente nessas células (glóbulos brancos), diminuindo seu número e a capacidade da pessoa de combater diversas doenças, as chamadas oportunistas.  O exame de contagem de células TCD4+ é feito após coleta de sangue e irá determinar o nível de células de defesa do organismo. Se esse número tiver abaixo do normal, o paciente deverá iniciar o tratamento com os anti-retrovirais.
 

Carga Viral (mede a quantidade de partículas do HIV no sangue)
 
A implementação da Rede Nacional de Laboratórios para Quantificação da Carga Viral do HIV pretende disponibilizar testes para a quantificação da carga viral do HIV em todo o País. Esses testes visam o monitoramento da evolução clínica das pessoas infectadas pelo vírus da AIDS, assim como a análise da introdução de terapias com anti-retrovirais e a efetividade do tratamento no indivíduo HIV+.  O teste de contagem da carga viral é essencial para o monitoramento do tratamento com anti-retrovirais. É ele um dos parâmetros que irá determinar quando o portador do HIV deverá tomar os ARV e também se o tratamento já iniciado está funcionando ou não. O teste mede a quantidade de partículas do HIV no sangue (a carga viral, detecta a quantidade de anticorpos. O normal em uma pessoa que não tem o HIV é 800 a 1000, sendo que na pessoa que tem o HIV é 250 a 300 e até mesmo 100. Quando o CD4 está baixo a carga viral está alta) e, a partir daí, auxilia o profissional de saúde a decidir o melhor momento para iniciar o tratamento com os medicamentos anti-retrovirais. Por isso a importância do constante acompanhamento médico e da realização periódica de exames para o controle adequado da infecção pelo HIV, medidas que irão aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos portadores do vírus.
 

Genotipagem (metodologia para detectar as mutações do HIV)
 
A Rede Nacional de Genotipagem foi criada com o objetivo principal de instalar uma rede de laboratórios para realizar exames de genotipagem em pacientes da rede pública de saúde infectados pelo HIV. Esses laboratórios estarão distribuídos segundo capacidade técnica instalada e de acordo com o número de pacientes em uso de ARV, nas diferentes macro-regiões do País. A política de distribuição universal dos anti-retrovirais tem causado a diminuição da morbi-mortalidade e o aumento da qualidade de vida dos portadores do HIV/AIDS. Mas o aparecimento de variantes resistentes do HIV é fator que pode colocar em risco a eficácia dessa política, uma vez que não respondem adequadamente aos ARV e podem ser transmitidas. Para detectar as mutações do HIV, desenvolveu-se uma metodologia chamada genotipagem do HIV-1. Esse teste identifica quais são as mutações potencialmente responsáveis pela falha da terapia com ARV.
 
 Em janeiro de 2005, cientistas alemães descobriram uma nova forma de evitar a replicação do HIV, que provoca a AIDS, numa técnica que oferece uma nova esperança contra a crescente resistência do vírus aos atuais medicamentos. Uma equipe identificou uma proteína nas células humanas que é causada pelo HIV na sua reprodução e testou um composto químico que impede a ação dessa proteína. Medicamentos como o AZT e os atuais inibidores de protease perdem eficácia com o uso porque agem sobre as proteínas virais, que podem sofrer mutações durante a replicação do HIV. As células humanas são muito menos suscetíveis a mutações, e por isso os cientistas alemães se mostram otimistas com a proteína celular que foi isolada. Mas não se pode julgar esta descoberta, pois estão longe de uma nova terapia. Normalmente um medicamento passa por entre cinco e dez anos de testes antes de ser lançado. Não será uma terapia que estará disponível amanhã. O resultado mostrou que o composto bloqueava consideravelmente a multiplicação do vírus, que não apresentava sinais de desenvolver resistência à droga. Além disso não houve efeitos colaterais aparentes, o que é um grande problema em remédios contra a AIDS. Esse composto químico é uma droga experimental desenvolvida para ser usada contra o Mal de Crohn, doença que provoca uma inflamação crônica do intestino delgado. O HIV, que afeta cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, é incurável, mas coquetéis de drogas antiretrovirais podem manter a doença sob controle durante anos. 
 

Como se proteger do vírus HIV?
 
A camisinha não só serve para evitar que você transmita o HIV para outras pessoas. Usar preservativo evita também que você seja recontaminado pelo HIV e aumente sua carga viral. Existe ainda o perigo de ser contaminado por um vírus que já tenha sofrido mutações e se tornado resistente a algum medicamento, levando seu organismo a criar resistência a esse remédio também. E nunca se esqueça de que a camisinha previne doenças venéreas que podem ser ainda mais agressivas quando se tem a imunidade baixa. As mulheres podem e devem tomar a iniciativa de se proteger. A camisinha feminina tem sido cada vez mais usada por mulheres que não querem deixar sua saúde na mão do marido. Explique seu esquema terapêutico para alguém em que você confie. Familiares, parceiros ou amigos podem ajudar você a lembrar a medicação.  Conversar com pessoas que estão passando por situações parecidas ajuda a superar os obstáculos do tratamento. Participe de grupos de apoio a pessoas soropositivas em unidades de saúde ou em Organizações Não-Governamentais (ONGs). Você verá que não está sozinho! Se você está se sentindo deprimido ou ansioso demais, procure saber se esses locais possuem atendimento psicológico.
 

Direitos Humanos
 
A garantia dos direitos das pessoas que vivem com HIV/aids é prioridade do Programa Nacional de DST e AIDS que, em parceria com Organizações da Sociedade Civil, viabiliza diversos projetos de assessoria jurídica. Dessa forma, promovemos o auxílio e a orientação às vítimas de discrimação, além de disponibilizar documentos e publicações com informações úteis aos portadores de HIV.  Estão disponíveis, também, projetos de lei em andamento que são parte importante da luta pelos direitos humanos das pessoas com HIV e AIDS. O Tribunal Superior do Trabalho garante estabilidade no emprego a portadores do HIV, enquanto ele não for afastado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)."Durante o período de estabilidade, esses empregados não poderão ter seus contratos de trabalho rescindidos pelo empregador, a não ser em razão de prática de falta grave, por mútuo acordo entre o empregado e o empregador, com assistência do sindicato da categoria profissional, ou por motivo econômico, disciplinar, técnico ou financeiro".  A Seção Especializada em Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho concedeu essa garantia ao empregado portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Em seu voto, acolhido pela SDC, o ministro Rider de Brito observa que a Seção "tem mantido reiteradamente a garantia de emprego ao portador do HIV, por entendê-la justa, evitando a despedida motivada pelo preconceito, assegurando o emprego daquele que corre o risco de ser marginalizado pela sociedade, permite-lhe manter suas condições de vida até que eventualmente ocorra o afastamento determinado pelo sistema previdenciário".  O Tribunal Superior do Trabalho já criou jurisprudência sobre a matéria em inúmeras decisões similares, garantindo a manutenção do emprego aos portadores da aids, exceto nos casos citados acima. 
 

Dados de AIDS
 
Desde o início da década de 80 até dezembro de 2003, o Ministério da Saúde notificou  310 mil casos de AIDS no Brasil. Desse total, 220 mil 783 foram verificados em homens e 89 mil 527 em mulheres. Os últimos dados do Ministério da Saúde apontam uma redução de 26% no número de casos registrados: de 30 mil novos casos em 1988 para 22 mil em 2003. A desaceleração da epidemia, no entanto, não está ocorrendo com a mesma velocidade na região sul. Nos estados desta região estão 49 mil 970 casos de aids, uma incidência de 8,5 casos para cada 100 mil habitantes. Desde 2001, o Sul ultrapassou o Sudeste em registro de novos casos. Na região Sudeste a incidência é de 7,5, com 213 mil 79 ocorrências.  As regiões Sudeste e Sul concentram 84,8% dos casos. Dos 100 municípios com maior número de casos de AIDS, mais de 80 deles estão nestas regiões.
 A taxa de mortalidade por AIDS no País vem mostrando uma tendência de estabilização desde 1999, com média de 6,3 óbitos por 100 mil habitantes nos últimos três anos. Essa tendência começou a apresentar uma queda significativa a partir de 1996, quando o governo brasileiro introduziu a política de distribuição de medicamentos anti-retrovirais pelo Sistema Único de Saúde. A queda na mortalidade é duas vezes maior entre os homens do que entre as mulheres. Entre elas, a mortalidade cai apenas no Sudeste e Centro-Oeste. No Norte, Nordeste e Sul, a mortalidade entre as mulheres continua aumentando. A região mais preocupante é o norte, onde o aumento foi de 45,2%.  Dados de AIDS no Brasil (Boletim Epidemiológico). O Boletim Epidemiológico é uma publicação trimestral que contém uma base de dados de casos de HIV/AIDS e DST no Brasil por regiões e estados, por sexo, por faixa etária etc.
 

Relacionamento com o portador do vírus HIV
 
 O portador do vírus HIV não representa risco para a sociedade em geral. Ele é portador de um vírus que destrói a imunidade física e pode ocasionar doenças oportunistas, desenvolvendo assim a doença HIV/AIDS. Hoje temos muitas pessoas infectadas pelo vírus HIV há anos e que ainda não desenvolveram nenhum tipo de doença oportunista. É importante lembrar que é possível conviver com uma pessoa HIV+ sem risco de contrair o HIV. A melhor maneira de se relacionar com o portador é através do conhecimento da doença HIV/AIDS, sabendo como se contrai o vírus, para então iniciar o convívio sem medo. Deus coloca em nós o amor pela pessoa contaminada, ajudando-nos a deixar de lado o julgamento e identificando-nos com ele em sua dor. A Bíblia nos diz que “no amor não existe medo; antes o verdadeiro amor lança fora o medo”. O verdadeiro amor acolhe e restaura. O medo deixa a pessoa paralisada, sem ação e demonstra o preconceito. A quebra dos preconceitos acontece através do envolvimento e conhecimento das pessoas, e o compartilhar das nossas vidas em meio ás dores e alegrias. Com esta atitude, o portador do vírus da AIDS sente-se acolhido e amado. É importante entender as necessidades do portador do vírus HIV, pois ao receber o diagnóstico, a pessoa fica fragilizada com sua sorologia positiva, e vive momentos de crise, chegando até a negar o diagnóstico. Aceitar este diagnóstico é aceitar a dor, o sofrimento e a morte que o desenvolvimento da doença pode trazer. Ele pensa: “Estou vivo, mas a qualquer momento posso começar a sofrer e vir a morrer”. Existe, também, a preocupação com a deformação física, que pode ocorrer no desenvolvimento de doenças oportunistas, como por exemplo, o sarcoma de Kaposi.
 
 As crises emocionais são constantes, devido a instabilidade com a convivência com sua sorologia. Num momento, ele pode estar depressivo, angustiado, agressivo, pois o seu dia a dia, seu futuro é incerto. Seus sonhos e projetos futuros foram frustrados,paralisados, pois ele não sabe quanto tempo ainda tem. Ao passar pelo sofrimento, pelas crises da vida, creio que muitos tenham clamado ao Senhor por alívio e também por respostas. Talvez Ele lhe tenha dado algumas, talvez tenha ficado em silêncio. É característica de todos aqueles que amam ao Senhor Jesus fazer transbordar seu amor, e, por isso, vão ao encontro daqueles que sofrem. Mas boas intenções não bastam. É preciso saber agir e o que dizer, para não trazer problemas ao portador do vírus HIV. Como exemplo de Jó (Jó 2: 11-13): Alvo dos ataques satânicos, o fiel Jó perdeu todos os seus bens, seus dez filhos e sua saúde. Vítima de uma doença terrível, Jó também perdeu sua honra, seus amigos e vizinhos. Sua esposa condenou-o por sua fidelidade a Deus, e aconselhou-o a buscar a morte. Assim Jó passou a viver sozinho num monturo, tendo o corpo coberto de chagas. Porém, alguns amigos que moravam em terras distantes, ouvindo as más notícias, foram ao seu encontro, para o consolar. Só as boas intenções dos amigos de Jó não foram suficientes para que eles agissem como consoladores. A única atitude correta deles foi a de calarem-se diante de sua dor. Ficaram tão chocados com o estado de Jó, que emudeceram. Mas eles não aproveitaram o tempo de silêncio para buscar em Deus a sabedoria que consolaria o amigo. Ao abrirem a boca só o irritaram, e, com palavras de julgamento, aprofundaram ainda mais as suas feridas (Jó 16: 1-5).   Jó, que vivenciou tão terrível experiência, pode nos mostrar como gostaria de ter sido consolado. Esteja presente (Jó 19:19). Nossa presença amiga junto ao portador do HIV já é uma forma de consolo. Ouça-o com atenção e carinho, e deixe-o compartilhar sua tristeza. Observe a sua dor e permita que ele se expresse livremente. Precisamos aprender a lidar com nossa ansiedade e tentar justificar Deus. Ele mesmo não nos trata assim.
 
 No contato com o portador do vírus HIV, é importante: não tentar satisfazer sua curiosidade, como perguntas do tipo: “Como você pegou a AIDS?”, “Você é homossexual, prostituta ou drogado?”, “Você sabe que vai morrer, você está pronto”?, “Como é viver como aidético”? Perguntas como esta demonstram falta de sensibilidade para com o sofrimento da pessoa. Deve-se abordar a mensagem básica do evangelho, mostrando-lhe que ele não está só, que existem pessoas que compreendem sua dor e querem ajudá-lo. Apresente-lhe o amor de Jesus. Exemplo: A mulher adúltera. Jesus entendeu a dor daquela mulher, pois ela estava sendo tratada com indiferença e condenada a morte, no entanto Ele não a condenou. Ao contrário, mostrou-lhe o Seu amor, que perdoa, restaura, transforma e dá vida.  Apresente-lhe o perdão e como resultado, a paz que tem aqueles que confiam no Senhor Jesus. Apesar de sermos pecadores, Jesus resolveu nos amar e nos chamar para Si, dando-nos a Sua graça, o Seu favor, amando-nos e provendo para nós a sua salvação.           
 
*Material consultado para a realização desta palestra:
 
 AITKEN, Eleny Vassão de Paula; NETO, José Ramos Souza. Telecurso de Visitação a Enfermos. 1999.
 LLUSÁ, Raúl Francisco. Aids – uma Questão Urgente. Ed. Paulus, 1997.
 CHALUB, Silvia; GOMEZ, Adriana. Revista Conversa Positiva.
 KOOIJ, Carla Van der. Jocum – Escola de HIV/AIDS. 2002.
 TARDELLI, Deise Aparecida Cardoso. Cartilha: Alimentação Adequada.
 Ministério da Saúde. Cartilha: AIDS - Previna-se. 2001.
 SOUZA, Rosemeire Rodrigues. Cartilha – AIDS na Adolescência. 2001.
 
WWW.aids.gov.br. Ministério da Saúde e HIV/AIDS.     
 
 

HIV/AIDS - Conscientizando a Igreja de Cristo
 
1. O que é HIV?
 ___________________________________________________________________
2. O que é AIDS?
 ___________________________________________________________________
3. Quais são  os meios de transmissão?
 ___________________________________________________________________
4. O que ocorre no organismo quando infectado pelo vírus?
 ___________________________________________________________________
5. Qual é o tempo de incubação do vírus?
 ___________________________________________________________________
6. O que é janela imunológica? 
 ___________________________________________________________________
7. O que é CD4?
 ___________________________________________________________________
8. O que é carga viral?
 ___________________________________________________________________
9. Qual é a importância do diagnóstico precoce?
 ___________________________________________________________________
10. O que são doenças oportunistas?
 ___________________________________________________________________
11. Quais os sintomas da Aids?
 ___________________________________________________________________
 
12. O que é genotipagem?
 ___________________________________________________________________
 
13. Como você reagiria se um membro de sua igreja lhe disser: “tenho AIDS, preciso de ajuda”?
 ___________________________________________________________________



Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com