www.uniaonet.com/afbenin.htm

BENIN: Última atualização : 17/08/2006
Geral
 
O Benin de hoje está situado no mesmo lugar do próspero reino oeste-africano de Dahomey, cujo apogeu deu-se no Século XV. O território se tornou uma colônia francesa em 1872 e alcançou a independência em 1º de agosto de 1960, como República do Benin. Uma seqüência de governos militares terminou em 1972 com a ascensão ao poder de Mathieu Kerekou e o estabelecimento de um governo baseado em princípios marxistas-leninistas. Uma mudança em direção a um governo representativo começou em 1989. Dois anos depois, eleições livres tiveram lugar, sendo esta a primeira transferência de poder de uma ditadura para democracia que teve sucesso na África. 
 
 Povos
 
Tem cerca de 58 grupos étnicos:
 
Povos do Sul (69,2%): fon, iorubá, aja;
Povos do Norte: (30,2%): bariba, fulbe, ditamari (somba);
Estrangeiros (0,6%): franceses e outros povos não-africanos. Migrantes do Níger e Burkina Fasso somam mais de 4% da população.
 
 
Economia
 
Continua na dependência econômica da Nigéria. Reformas para o mercado livre realizadas após tentativas frustradas com os marxistas, ajudaram Benin a ter um progresso econômico significativo na última década. IDH: 0,421; 155º/174.
 
 
 
Política
 
É independente da França desde 1960. Após sete golpes e um regime marxista, uma democracia multipartidária foi formada através de eleições em 1991. Desde então, o governo tem se mantido estável sob o comando do presidente eleito.
 
 
 
Religião
 
No atual governo há total liberdade religiosa. O presidente encoraja o ministério cristão efetivamente, apesar de todas as religiões terem liberdade de praticar e divulgar suas crenças. 
 
 
 
Extras
 
Site do governo de Benin: http://www.gouv.bj/.
 
  Benin
Segunda, 20
 
Ore pelos povos menos alcançados (1):
 
Nenhum povo em Benin tem uma maioria cristã, e o número de evangélicos é pequeno. Benin tem o maior percentual, entre os países africanos, de seguidores de crenças tradicionais, e é o país não-muçulmano menos evangelizado no sul do Saara africano. Povos específicos para oração:
 
O povo fon é um povo estratégico e influente em Benin. Através do animismo fon o vodu foi desenvolvido. Eles têm uma minoria cristã significativa, mas nominal, de 20%, mas vivem no medo e na superstição. No entanto, a eficaz implantação de igrejas e as orações produziram muitos frutos nos anos 90, através do trabalho de muitas missões que experimentaram um rápido crescimento das igrejas. Há uma grande necessidade de líderes para os novos convertidos. Existe apenas um obreiro treinado para cada 10 igrejas do povo fon;
Os idacas (mais de 30.000) vivem no centro-sul de Benin. Não se tinha notícia de nenhum missionário entre eles.
 
 
Terça, 21
 
Ore pelos povos menos alcançados (2):
 
Os povos gbe, que incluem os fons e outros 19 grupos relacionados, formam uma complexa mistura de povos não alcançados e não –evangelizados com a população de mais de 3 milhões de pessoas. Dentre a maior parte destes povos, existem poucas igrejas evangélicas nativas;
Os nagôs vivem na fronteira sudeste coma Nigéria, na região de Ketou. Até pouco tempo os nagôs tinham pouco contato com o Evangelho. Mas esforços missionários estão sendo iniciados para conquistar frutos entre as igrejas evangélicas nativas implantadas entre eles;
Os povos muçulmanos. Recentemente foi iniciado um ministério entre os anii e makolé. Pouco tem sido feito entre os povos mais urbanos dierma, hausa e mossi. O islamismo está se expandindo entre muitos povos centrais e do norte, mas entre o povo fulbe (fulas) uma grande abertura vem acontecendo, e mais de 2.000 pessoas já se entregaram a Cristo.
 
 
Quarta, 22
 
Ore pelos povos menos alcançados (3):
 
Os ifés (176.000) aumentaram os limites de Benin e Togo, e estão vivendo um tempo de rápido crescimento na implantação de igrejas. As igrejas deles estão alcançando vilas vizinhas, que não têm nenhum testemunho do Evangelho, e têm trazido estas pessoas para a Palavra da Vida;
A população urbana formada por mais de um milhão de pessoas das duas capitais. Entre as décadas de 80 e 90 a comunidade evangélica quintuplicou, chegando a 4.000 pessoas, mas a maioria da população ainda não foi alcançada. Aproximadamente 1/5 da população é muçulmana, e ninguém está trabalhando em tempo integral pelo evangelismo deste povo em particular. Há missões estrangeiras e outras nigerianas fazendo evangelismo urbano em várias cidades, sendo que uma delas busca alcançar pessoas que trabalham no governo.
 
 
Quinta, 23
 
A tradução da Bíblia continua sendo um grande desafio.
 
Mais da metade das 51 línguas de Benin não têm uma Bíblia ou um NT. As equipes de tradução estão trabalhando em 18 línguas. Ore pelo centro inter-missionário de lingüística, que facilita o trabalho de tradução providenciando tecnologia e recursos. Outras literaturas também cristãs estão sendo traduzidas e impressas. Ore para que este trabalho possa ajudar a igreja a tornar-se biblicamente alfabetizada, solidamente firmada nA Palavra.
 
 
 
Sexta, 24
 
Ore pelos jovens, peça-chave da igreja beninense.
 
As conversões através de centros de juventude, acampamentos e o uso do filme JESUS, juntamente com o bom acompanhamento têm resultado em igrejas tanto em áreas urbanas, quanto nas rurais. Louve a Deus por existir testemunho de alunos por todo Benin. Graças a Deus, há mais de 700 membros ativos de grupos de alunos!
 
 
 
Sábado, 25
 
As igrejas em Benin precisam de líderes.
 
O recente crescimento da igreja trouxe muitos novos cristãos, mas levou a uma diminuição no treinamento de líderes que possam ensinar a Bíblia e demonstrar santidade. Muitas tribos e vilas pedem por pastores e missionários que mostrem um Cristianismo bíblico que substitua sua fé sincretista. Ore pelos professores e alunos que estão no instituto bíblico, cursos por correspondência e escolas bíblicas de primeiro ano (7 no idioma nativo e 1 em francês) pelos demais programas de treinamento. Essas escolas são fundamentais e precisam de pessoal e preletores, bem como de tesoureiros e bolsas de estudos para os alunos, que quase sempre são muito carentes.
 
 
 
Domingo, 26
 
Agradeça pelas respostas de oração.
 
Louve ao Senhor pela abertura espiritual durante os anos 90: O governo civil está se deparando com desafios e responsabilidades, e muitas igrejas foram implantadas por grupos de evangelização anteriores. Benin foi um país fonte de muitos escravos, e agora tem começado a experimentar liberdade através de Cristo;
O presidente é nascido de novo em Cristo: é sempre chamado de presidente-pastor e defende ativamente o ministério cristão no país. Ore para que seu testemunho não seja comprometido e que seu sucessor possa também estimular a evangelização da nação;
O crescimento da igreja está acontecendo em todas as regiões. Ore pela visão de expansão para todos os povos e comunidades não alcançadas, e pela estratégia para alcançar este objetivo.
 

Agradecemos a Deus as nossas novas propriedades, o sucesso da oficina de alfabetização com a participação dos líderes das Igrejas, o programa FVPO* e o programa Trazendo a Palavra da Vida para as Igrejas de Benin. Pedimos orações em favor da impressão das Bíblias em ditammari, fon e lokpa e do Novo Testamento em gun-alada. Essas publicações são ansiosamente aguardadas pelo nosso povo. Lembrem-se também dos programas para mulheres e pelas publicações para o público TAZI*. (SBB 07/2003
www.atletasdecristo.org _ 17/08/2006 Assunto: As igrejas em Benin precisam de líderes : O recente crescimento da igreja trouxe muitos novos cristãos, mas levou a uma diminuição no treinamento de líderes que possam ensinar a Bíblia e demonstrar santidade. Muitas tribos e vilas pedem por pastores e missionários que mostrem um Cristianismo bíblico que substitua sua fé sincretista. Ore pelos professores e alunos que estão no instituto bíblico, cursos por correspondência e escolas bíblicas de primeiro ano (7 no idioma nativo e 1 em francês) pelos demais programas de treinamento. Essas escolas são fundamentais e precisam de pessoal e preletores, bem como de tesoureiros e bolsas de estudos para os alunos, que quase sempre são muito carentes.
Eu posso Ajudar. Prezados Amados
.A Paz eu sou Missionário Editon Dias da Silva sou do Ministério Atletas de Cristo de Baltazar e João Leite Artileiro e Goleiro de Deus e sou da Assembléia de Deus na Penha-Rio de Janeiro Pastor Presidente:José Santos e Vice-Presidente:Silas Malafaia;Estive 05 Anos no Norte da Nigéria Pregando a Palavra de Deus para os Povos Mulçumanos(Islamismo),Atravês do Esporte Sou Jogador da Seleção Brasileira de Handebol e Bi-Campeão Mundial Interclubes e Para Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo Atravês da Minha Vida Ali Consagrada Ao Senhor eu Fundei 05 Igrejas Evangélicas No Norte da Nigéria e Mais de 50 Famílias Mulçumanas Aceitou A Cristo Jesus Como Seu Único e Suficiente Salvador:Hoje esse Trabalho Já Cresceu e Dobrou;bem eu me coloco a disposição para me candidata como um líder ou missionário em Benin para Ajudar o Crescimento das Igrejas Evangélicas e o Crsecimento do Reino de Deus e Também eu posso indicar pastores ,missionários e Líderes que já plantarão e fundarão Igrejas na África e Ásia,abaixo está o meu contato.
 
Missionário:Editon Dias da Silva-Ministério Atletas de Cristo e Fundador de 05 Igrejas Evangélicas no Norte da Nigéria(País Islâmico) Tel:005521-3424-8652
A Paz e a Benção de YESHUA Ramaschia vos Abençoe.

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm