Mensagens do ano de 2000 da Família Quirino
África/Guiné Bissau/Farim

Email recebido em 11/12/00 :

Farim Dezembro 2OOO : "...Ami N na sta ku bos tudu dia te na kabantada di tempu". Mateus 28:20b

Saudações no precioso nome de Cristo, "O Deus Conosco "

Parece que foi ontem a tão esperada entrada do "Terceiro milênio, mas de repente chegamos ao fim do ano 2000!

É tempo de fazermos uma retrospectiva dos acontecimentos, analisar os resultados e fazer novos planos para o próximo ano. Ao fazermos isto, percebermos que o tempo foi tão curto, que as dificuldades parecem ter sido maiores que os resultados, percebemos que fizemos quase nada! Porém, não podemos negar a constante presença de Deus conosco nos guardando, ajudando nas lutas, consolando, nos direcionando, enfim, controlando todas as coisas A Ele seja toda a glória!

Natal em Guiné-Bissau

Aqui o natal  é como um feriado qualquer. Poucas pessoas conhecem  o seu significado real, mas quase todas  trabalham para ter roupas novas e ter algo especial para comer com a família. Não é comum a troca de presentes e  o comércio não explora o consumismo com propagandas ou exposições de presentes atraentes, exceto em algumas lojas estrangeiras. No dia de Natal(25) as crianças vestem a melhor roupa e saem aos grupos nas ruas pedindo 'patin festa" - (me dá festa) - festa significa dinheiro balas, etc Este é um costume adquirido dos muçulmanos que fazem o mesmo nos seus dias de Festas. Neste ano nós iremos passar o Natal com alguns colegas brasileiros e Ingleses em Canchungo. ao Norte-oeste do país.

Situação Política

Guiné-Bissau volta às armas!

Desde ás eleições de nov/99 havia um clima de insegurança~a na população e desconfiam~a em âmbito internacional devido a insatisfação com o resultado das elet9óes por parte do General Ássumane, que era considerado o herói da guerra de 98, o qual apoiava o candidato do PAIGC, partido que governava o país a mais de 18 anos. No fim da guerra ele fez uma declaração pública de que não pretendia assumir nenhuma posição no governo Depois das eleições, visto que seu partido perdeu, ele fez uma declaração de que as eleições não haviam sido correta e queria a impugnação da mesma Como ele não conseguiu o objetivo, fez uma solicitação ao novo governo para que permitisse a sua permanência no comando das forçass armadas por mais 10 anos. Claro, o governo e a  popularção se opuseram . Houve em seguida uma divisão entre os militares que formavam a 'Junta Militar", a qual foi formada durante a guerra de 98199, visto que a maioria apoiavam o novo governo.

    O novo governo apesar dos esforços, após um ano de governo não conseguiu fazer quase nada devido a falta de recursos financeiros, grande dívida interna e externa, miséria no país após a guerra, falta de investimento externo devido o conflito entre Assumané e o governo, mais cobrança e crítica ao governo por partidos de oposição, fizeram com que o General Assumané uma semana após ser condecorado General de Quatro Estrelas", no dia 20/11/00, tenta um golpe militar ao governo democrático, e ferindo a legislação, declarou -se Comandante Supremo das Forças Armadas com o apoio de um grupo de oponentes ao governo Ele destituiu o Comandante nomeado pelo governo com todos os seus auxiliares prendendo-os em suas residências, trocou toda guarda colocando os seus militares. O governo tentou negociar com ele sem nenhum resultado positivo. No dia 23 ás 5:00 da manhã a guerra começou... As forças armadas leais ao governo atacou e libertou os prisioneiros e sairam á procura dos rebeldes Assumané conseguiu fugir com um grupo de 12 comandantes Foi um dia de muita tensão, não sabíamos o que fazer, pessoas começaram a deixar Bissau e procurar refúgio no interior. O medo e a tristeza era a característica de cada pessoa As dezoito horas, o governo anunciou o fim do conflito, e a democracia preservada. Houve apoio internacional ao governo e Assumané, de herói nacional passou a ser vítima do desprezo da população e procurado pela justiça. Durante uma semana, o governo, entidades religiosas e de Direitos Humanos tentaram atravéz dos meios de comunicação convencer Assumané a entregar- se, porém, não houve resposta. No dia 29/11/00, As Forças Amadas descobriram o esconderijo dos mesmos Houve trocas de tiros. Assumané resistiu a ordem de prisão e foi morto a tiros juntamente com mais três Capitães de guerra . O seu fim foi muito triste, mas o povo considera o país livre para prosseguir rumo ao progresso e estabilidade democrátIca Há ainda muita mágoa por parte da oposição, que tem tentado acusar o governo de perseguição tribal . Orem para que Deus continue dando sabedoria ao Presidente Coumba Iala, que até o momento tem conseguido conciliar este problema e para que a paz seja definitiva neste país tão sofrido.

O Que Temos Feito

Trabalho não falta aqui em Farim !Ás vezes gostaríamos de ser "Clonados"para suprir todas as necessidades. O trabalho tem intensificado após o período chuvoso e temos o "diário"cheio de atividades:

Ministério com o Filme Jesus nas tabancas duas vezes por semana; trabalho de evangelização na escola e tabanca Mandinga cada quinta-feira pela manhã e tarde; Curso de crochê/evangelhístico com mulheres duas vezes por  semana pela manhã e  á tarde; aula de Mandinga uma vez por semana e ainda trabalhos com a igreja nos fins de semana (jovens,EBD, pregações e discipulado). Em Janeiro estaremos iniciando um trabalho especial numa tabanca muçulmana na  próxima A Farim, tanto na área espiritual quanto social. Este será um trabalho experimental durante seis meses. Conforme os resultados, passaremos para outras tabancas(vilas) por um período de seis meses. O objetivo é criar laços profundos de amizade e conhecimento mútuo para facilitar a evangeilzação e para que os convertidos possam ser discipulados. Estamos orando por equipes ou voluntários de curto prazo com formação na área de saúde, educação, agricultura, etc; como também, pelo suprimento de medicamentos básicos (vermífugos,. curativos para ferimentos, anti-térmicos, anti-malarial, muitivitaminas, etc), como também sementes para hortaliças.

Desafios de Fé para 2001

Ver muçulmanos realmente convertidos e testemunhando sua fé em Jesus Cristo. Multas vezes ficamos desanimados con pessoas que dizem ser convertidas mas que o testemunho não testifica transformação de vida. Devido a rejeição e perseguição familiar ou tribal, muitos voltam ás práticas islâmicas, outros não resistem as tentaçõeses e caem em adultério/prostituição. A imoralidade é multo forte entre os muçulmanos.

Ver Deus levantando recursos para terminarmos a escola. (piso, teto, reboco e pintura, como também o mobiliário básico).

Família Quirino em Noticias

- Ver Deus levantando professores crentes. Estamos funcionando com 2 professores em 3 turmas de 1a. , 2a. e 3a.  séries. Um deles é muçulmano, ele havia feito decisão por Cristo, mas depois de algum tempo engravidou uma moça e a condição para casar seria para se converter ao islamismo. Ele é de uma tribo animista. O segundo e Mandinga, crente batizado, porém, não tem dado um bom testemunho. Ore por eles: Jamanca e Bacari

-Ver Deus abrindo as portas para alugarmos ou comprannos o local onde estamos morando para realizarmos um ministério social/evangelístico em Farim. Na última conversa o dono quena $200 mensais, tendo que pagar 6 meses adiantado. Ainda não temos condições. Ore para que Deus abra as portas pois a procura para o curso de Corte e Costura e outros e grande. Estamos funcionando em uma pequena sala em condições precárias.

-Ver frutos (convertidos) nos trabalhos realizados.

-Ver a Escola das crianças (Lucas e Lincoln) estabilizada num local própio

Os proprietários do local onde a escala está cm Dakar decidiran, estender o prazo de permanência da escola até Julho/2002, porém, após grande empreendimento em construção e melhoramento do local, os donos desejam receber um alto aluguel. o qual refletira em nosso orçamento mensal. A escola já decidiu não regressar ao Sul do país pois o conflito ainda continua. No dia 11/12 teremos uma reunião para decidirmos sobre o futuro da escola. Por favor orem intensamente por este assunto, Se a escola resolver fechar náo temos outra altemativa senão deixar o campo, e isto não está em nossos planos.

-Temos trabalhado em equipe com uma família Nigeriana, Zaqueu, Kehinde e duas filhinhas Emanuela e Josephine Eles tem sido uma benção para nós e para o trabalho do Senhor, porém, tem passado por muitas dificuldades por falta de mantenedores. Este é um desafio de fé que assumimos para ajudá-los em oração e divulgação de suas necessidades Pedimos que nossos intercessores orem por eles e se alguma Igreja deseja adotá-los entre em contato conosco.

-Devido o conflito passado ficamos impossibilitados de ir à Bissau e conseqüentemente a correspondência ficou atrasada Desculpe-nos!

Agradecemos a cada cooperador(a) na obra do Senhor em Guiné-Bissau durante o ano 2000.

Muito obrigado pela destra de comunhão e fidelidade.

Desejamos um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de vitórias!

A Luz do Evangelho brilha em Cuiné-Bissau. Por causa do seu envolvimento na obra missionária Que o Senhor recompense a cada um, segundo as suas ricas bençãos!

 

Participe! Envie-nos seu comentário : uniaonet@uol.com.br - http://sites.uol.com.br/uniaonet

.