www.uniaonet.com/amsvenezmaracaibo.htm

REVDO. MAURO DOS SANTOS _  PERU: TELF.  073- 382599 ... BRASIL: 005511- 4426-7960
( Última Mensagem : 01/02/2007)


16/09/06 Amados,
Graça e paz!
Estamos buscando servos e servas de Deus que estejam dispostos a unir-se a nós em mais esse esforço evangelistico transucltural.
 
Revdo Mauro e Marleni Canales Dos Santos
 
 
 
MISSÃO GUAJIROS– YUPAS
COLOMBO-VENEZUELANOS
 
QUANDO ?
 
DE O3 DE JANEIRO A 30 DE 2007
 
ONDE?
 
MARACAIBO – VENEZUELA
 
ALGUMAS INFORMAÇÕES
 
 
OS GUAJIROS
 
Os Guajiros, entre as várias etnias existentes em Venezuela, são a comunidade indígena  mais populosa. Esta etnia tem como habitat natural a zona fronteiriça Colombo-Venezolana mais conhecida como ALTO GUAJIRO COLOMBIANO e MÉDIO GUAJIRO VENEZOLANO.
Os habitantes do ALTO GUAJIRO possuem um índice baixo de civili-
zação e sobrevivem da criação de animais  e de práticas comerciais.
 
SUAS NECESSIDADES
 
Muitas são as necessidades dfessas comunidades, entre as quais podemos destacar as seguintes: água potável, energia elétrica, vias de acesso a comunidade, etc.
Na área de saúde existem muitas crianças desnutridas, sofrendo de diarréias e enfermidades tropicais.
Por não possuírem acesso aos recursos terapêuticos modernos, utilizam-se de métodos  primitivos, para tratar suas enfermidades, tais como o uso de plantas ou até  mesmo a terra para automedicar-se.
 
SUA CULTURA
 
Em alguns aspectos sua cultura e leis assemelham-se a cultura e sistema legal MOSAICO: ¨olho por olho¨ , ¨dente por dente¨.
Existe, entre eles, um ¨PALABREO¨ , que é uma espécie de juiz.
Exemplo: Se um Guajiro mata a um outro, o PALABREO estabelece uma quantia em dinheiro, a qual deverá ser paga pelo homicida.
Agora, se o homicida não dispõe de suficientes  recursos pecuniários para ressarcir a família da vitima, o mesmo deverá pagar com a sua própria vida.
No que diz respeito ao casamento, o mesmo somente é efetuado após o pagamento, por parte do pretendente, de um dote estipulado pela família da noiva.
 
 SUA COSMOVISIÇÃO
 
O centro de sua cultura estabelece a crença em Deus, nos espíritos (bons ou maus).Elegem um ¨PIACHE¨ - uma espécie de bruxo – como seu líder espiritual,etc.
 
OS YUPAS
 
Habitam a Serra Perijo. Essa cadeia de montanhosa  situa-se na região limítrofe Colombo Venezuelana.No que  se refere aos aspectos populacionais, os Yupas possuem um numero bem menor de habitantes que  os Guajiros; tendo como forma de subsistência a agricultura e o artesanato.
 
NOSSO MINISTÉRIO
 
O mesmo consistirá em EVANGELIZAR ditas comunidades. Ademais será nossa função ministerial CAPACITAR pastores e lideres autóctones para que eles ensinem suas próprias comunidades.
 
NOSSO DESAFIO
 
Buscar – entre vários paises de América do Sul - Selecionar, treinar e enviar 15 cristãos, visando a formação de uma equipe Missionária de CURTO PRAZO.Estamos orando a Deus para que nos envie  pessoas com os seguintes requisitos abaixo relacionados:
 
O PERFIL DO CANDIDATO
 
1.      O2 AÑOS DE CONVERSÃO – MÍNIMO.
2.      Carta de recomendação pastoral.
3.      Disposição para viver e ministrar sacrificialmente.
4.      Recomendavel formação teológica: bacharel/médio em teologia, mestrado, missiologia ou treinamento especifico.
5.      disposição para o trabalho em equipe.
6.      disposição para obedecer normas e ser liderado.
7.      Levantar um grupo de apoio espiritual(intercessores).
8.      Levantar seu próprio sustento ( viagem a Venezuela
 
CUSTOS
 
R$ 2.000.00
 
OFERECEMOS
 
ALIMENTAÇÃO
HOSPEDAGEM
TREINAMENTO MISSIOLOGICO TRANSCULTURAL
OPORTUNIDADE DE CONHECER A REALIDADE DO CAMPO MISSIONÁRIO.
 INFORMAÇÕES:
 
REVDO. MAURO DOS SANTOS _  PERU: TELF.  073- 382599 ... BRASIL: 005511- 4426-7960

- - -

 Marleni Canales dos santos _ 1 Dec 2006  : CARTA MINISTERIAL
Mauro Dos Santos Dos Santos escribió:
 

Amados irmaos
Graça e Paz!
 
O desejo dos nossos coraçoes é darmos a nossa parcela de contribuiçao para que a Grande Comissao seja efetivamente cumprida em nossa geraçao. Este é o nosso sonho! Esta é a nossa paixao!
 
Assim que temos entregado todo o que somos e temos no altar do nosso bondoso Deus e Pai Celestial, anelando ser usados para que seu reino avance.
Outrossim, nao obstante as lutas do nosso diário viver, temos renovado nossa entrega e compromisso para que o trabalhar e o actuar de  Deus, em nossas vidas e ministério, nao sofram soluçao de continuidade.
América Latina está experimentando um poderoso mover do Espirito Santo. Cremos firmemente que Deus tem um projeto maravilhoso para sua igreja em Latino América. USA-LA PARA A REALIZAÇAO DA GRANDE COLHEITA, A QUAL CULMINARÁ  COM O CUMPRIMENTO DA TAREFA A NÓS DELEGADA: IR POR TODO O MUNDO E PREGAR O EVANGELHO A TODA CRIATURA.
 
De acordo com essa realidade temos desafiado irmaos de vários países Latinos, para que se unam conosco visando levar as boas novas de salcaçao a um mundo carente e necessitado.
 
PROYECTO GUAJIRO YUPAS       
 
Em junho tivemos o privilégio de levar uma equipe Missionária de Corto Prazo a Venezuela.
Agora, no mes de janeiro de 2007, estaremos dando continuidade a visao que nos foi dada por Deus, levando uma equipe composta de irmaos Brasileiros, Peruanos, Equatorianos e Colombianos, para o projeto Guajiros/Yupas, o qual será realizado na república Bolivariana de Venezuela.
Nossos objetivos, em nais esse projeto, sao única e tao somente a glória de Deus e o avançar de seu reino de paz, amor, alegria e justiça no Espirito Santo.
Louvamos a Deus porque nos está abençoando e, uma vez mais, as portas estao abertas ao nosso ministerio na Venezuela.
 
PEDIMOS SEU APOIO
 
Pelas dimensoes do referido Projeto Missionario de Curto Prazo temos um grande desafio e responsabilidade, dada a diversidade cultural dos participantes.
De igual maneira as características do ministerio que iremos desempenhar em uma, digamos, subcultura, pois os Guajiros sao uma dentre as inumeras comunidades etnicas existentes dentra da cultura e cosmovisao Venezuelana.
Isto posto afirmamos que a obra de Deus apresenta algumas necessidades as quais somente nós- os cristaos nascidos de novo, que amamos as almas perdidas, poderemos suprir.
Nenhum grupo ou organizaçao poderá cumprir a Grande Comissao sozinhos e, como citamos anteriormente, temos um grande desafio
 
NOSSO DESAFIO     
 
1. Levantar, treinar e enviar um grupo de 20 pessoas.
2.Pelos recursos financeiros para que possam viajar.
3. Por nossas vidas e ministerios.
4. Para que Deus levante lideres para as respectivas equipes missionarias.
5. Para que Deus nos de os recursos financeiros para nossa viagem a Maracaibo.
 
A obra missionaria consiste em um todo integrado. Uns sao chamados a ocupar posiçoes na retaguarda sao os intercessores, mantenedores, os que apoiam nos aspectos morais,emocionais e logisticos. Estes sao os enviadores( Romanos 10:14,15).
Outros  o nosso bom Deus chama para irem ao front de batalha - agora deixem-me dizer-lhes que ambos fazemparte de uma mesma equipe e que a recompensa, o galardao é igual para ambos os grupos. Em qual grupo voce está? Nao existe neutralidade.
RELATORIO
 
Enquanto escremos esta carta estamos em Guayquil divulgando o Projeto em algumas igrejas. Aproveitamos para enviar-lhes o nosso relatório ministerial alusivo aos meses de outubro/novembro, em que estivemos ministrando em Quito(Equador) e em Cali, Armenia e Manizales(Colombia)
 
1. MENSAGENS PREGADAS: 028
2. DECIDIDOS POR CRISTO: 015
3. RECONCILIAÇOES:            002
 
NO AMOR DO SENHOR  A TODOS OS POVOS ATÉ A ÚLTIMA ETNIA DA TERRA!
 
Seus Servidores em Cristo,
 
Mauro e Marleni


Marleni dos Santos Canales - marlenicds@hotmail.com
January 26, 2007  : INFORME MISION GUAJIRO
 
Queridos,
 No momento em que escrevo este relatório acabo de chegar do encerramento do PROJETO GUAJIROS/YUPAS realizado em Maracaibo- Venezuela.Concluímos esse esforço Missionário Transcultural com uma Conferencia Missionária denominada: DESDE AMERICA LATINA AOS CONFINS DA TERRA, onde  várias igrejas estiveram presentes e Deus nos respaldou com sua Santa presença.
Irmaos vale a pena servir ao Senhor, ainda que, as vezes, tenhamos que passar por várias dificuldades.
No começo do projeto nao comprendia porque havia  tao poucos obreiros para a realizaçao do trabalho, pois irmaos de distintos paises de nossa Sul- América  nao puderam chegar . Ao final pude entender que Deus nao permitiu a chegada de esses  irmaos pelo fato de que ele queria que os Venezuelanos participassem mais ativamente do trabalho evangelistico.
Assim que nossa equipe MISSIONÁRIA esteve composta de irmaos procedentes de EQUADOR, COLOMBIA, BRASIL E VENEZUELA, totalizando 18 pessoas.
 Informo que 38O pessoas abiram seus coraçoes e fizeram uma oraçao reconhecendo o Senhor Jesus Cristo como Salvador de suas almas e Senhor de suas vidas nas seguintes localidades: Guajira Colombiana(Maicao),Perijá e Serra dos Yupas(Venezuela). Foram muitas as bençaos que as pessoas onde estivemos ministrando receberam do Senhor.
 A abaixo lhes relatos os testemunhos de alguns obreiros que participarao do projeto:
 DENISE SANTANA DA SILVA - PROCEDENTE DE BRASIL
 
Glorifico a Deus por seu amor e infinita misericordia! Glorificado seja o  Senhor por toda a eternidade!
 O trabalho que fizemos com a Comunidade indigena MAREWA foi maravilhoso. Cheguei em essa Comunidade afonica, porém o Senhor me curou e pude pregar a palavra do Senhor todas as noites. Uma grande experiencia que tive aconteceu na primeira noite. Tive um sonho no qual um homem  batia a porta da casa donde estavamos  e pedia ajuda, pois ele tinha um filho que estava enfermo. No dia seguinte muitas pessoas vieram até onde nos estavamos e pediam que orassemos por seus filhos. Oramos e muitas crianças foram curadas.
Na segunda noite uma Senhora da Comunidade deu a luz e a enfermeira  disse que a criança  se chamaria Denise e assim sucedeu.
Nao havia os materiais necessarios para a realizacao do parto, tais como: luvas cirúrgicas e otros materias medicos. Eu, pelas misericordias de Deus,havia trazido de Brasil bastante remédios, gazes e outros materias. Nao havia tesoura cirurgica para cortar o cordao umbilical da recém-nascida. Interessante, como o Senhor faz as coisas, antes de sair de meu pais, Deus pois no meu coraçao o desejo de levar  uma tesoura, e eu nao sabia o motivo pelo qual deveria leva-la. Deus  sabia que iria haver essa emergencia. A irma Coromoto, enfermeira da tribu e  irma do Cacique, ficou muito feliz com o material que o Senhor enviou, o qual sevirá para, mais ou menos, tres meses.
ENDER ROA- VENEZUELA
 
Alguns irmaos me solicitaram que estivesse visitando uma pessoa que estaba agonizando em estado terminal. Queriam que orasse para que ela recebesse ao Senhor Jesus. Quando cheguei aonde estava  a senhora pude perceber que aquele mal que assolava o corpo daquela pobre Senhora nao era para morte. Ela tinha muita febre. Orei e no outro dia a febre a deixou. Deus a curou.
 
Ocorreu um caso especial, me deparei com um  feiticeiro e, também  ,segundo ele, muçulmano. Anunicamos o evangleho e nos disse que havia sido evangelico, porém, quando encontrou o Corao, deixou de ir a Igreja. Falei-lhe sobre o que disse o apostolo Paulo na carta aos Corintios no capitulo 13, pois ele tinha bastante odio em seu coraçao. Falei-lhe do amor e fui entrando por essa verdade. Fiz o convite para que ele chegasse ao culto da noite, ele chegou e, no momento do apelo, passou adiante e entregou sua vida a Cristo.
 
PASTOR PEDRO CACERES - PASTOR COLOMBIANO TRABALHANDO EM VENEZUELA
 
Estavamos no culto  e um travesti ingressou ao recinto. Ministramos a palavra de Deus em sua vida e ele recebeu o Senhor.
 
Deus trouxe um despertamento na Igreja com a qual  estavamos trabalhando.(LA VILLA- PERIJÁ)
 
Deus me permitiu fazer um trabalho de reconciliçao familiar como muitas familias em Perijá.
 
Uma menina nasceu com uma pequena deficiencia coronaria. Os familiares estavam esperando o momento da operaçao. A mae da menina destava desesperada. Lhe falei que Deus era poderoso para fazer um milagre na vida de sua filha. Tomei a menina nos meus braços e comecei a ministrar-lhe. A cor da sua pele voltou ao estado normal. Por meio de esse milagre as demais filhas de essa senhora receberam ao Senhor e houve um grande gozo no seio dessa familia. Por meio de esse milagre no domingo a igreja estava repleta.
Uma pesoa que visitamos tinha uma forte dor de ouvidos, inclusive nao escutava bem. Oramos por ela e Deus a curou.
 
 
RAFAEL GAVIRIA- VENEZUELA
 
Meu nome é Rafael Gaviria . O Grupo de  lideres me enviou a evangelizar o setor CARROYPIA na GUAJIRA COLOMBIANA(MAICAO).Cheguei a casa de uma irma em Cristo. Ela tinha uma filha que era perturbada por Espiritu imundo o qual a sacudia violentamente e a lançava ao chao. A menina nao falava e quando me acerquei a ela senti a presença maligna de esse demonio. Orei por ela e lhe disse: JESUS TE AMA. Continuei dizendo-lhe e, ao final, ela me disse JESUS. Irmaos me algegrei sobremaneira, porque, como lhes falei ela nao falava! Lhe disse, uma vez mais: SIM, JESUS TE AMA.Nosso Deus fez esse milagre na vida dela. Ela é uma menina de 9 anos.
 
SALOMON FREIRE VILLOTA- REPUBLICA DEL ECUADOR
 
 
No dia 8 de janeiro de 2007 ingressamos no povoado de MACHIQUES. Visitei os alrededores das COMUNIDADES YUPAS Y GUAJIROS, pertencentes ao setor:TOROMOS E SEUS ENTORNOS.
 
No meu ministerio ali, 12 pessoas foram plenamente evangelizadas e receberam ao Senhor em seus coraçoes, necessario dizer que é de fundamental importancia o seguimento a essas familias, na mesma noite preguei na Igreja de essa localidade. Regressei de essa localidade no dia 16 de janeiro com destino a Maracaibo. Nessa mesma data, antes de chegar a Maracaibo, me detive no povoado de MATICA, onde preguei na igreja de esse povoado.
Na quarta feira 17, juntamente com o Pastor Henry Cocho, visitamos, durante todo o día, o presidio nacional Maracaibo, evangelizamos a 4 pessoas(1 homem e 3 mulheres), com diferentes  problemas individuais(situaçao lamentavel de essas pessoas)
No dia 18 visitei, juntamente como o irmao Victor  Garrido, o bairro Rio Negro, evangelizamos  8 familias. A noite preguei a palavra de Deus na igreja de esse bairro. Nos dias    19,20 e 21 realizei visitas junto com o irmao Victor Garrido.
 
ATenciosamente,
Seu Servidor em Cristo,
 
Pastor Mauro dos Santos  (Comin)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.