.Fórum de Debates sobre : ISRAEL - Out 2002
http://www.uniaonet.com/asisrael.htm

.
www.brigesforpeace.com
ou www.bfpbrasil.com .


PARA: Amigos (e amigos de amigos) do Bridges For Peace
DE: Clarence H. Wagner, Jr. - Diretor Internacional - Jerusalém.
DATA: 25/10/2002

Notícias Semanais com Motivos de Oração

AVISO: Visite nossa página: www.bfpbrasil.com
Conte a seus amigos sobre nosso trabalho. Nós somos sua Conexão com Israel.

Obs: Se você quiser receber nossos estudos mensais de "Ensinos de Israel", envie-nos seu nome, endereço, incluindo o CEP, que o incluiremos em nossa lista. Estes estudos são enviados de Jerusalém e são usados em pregações e mensagens, por pastores e líderes do mundo inteiro. Venha adquirir o conhecimento! Escreva-nos, hoje!

1) EVIDÊNCIA DE JESUS ESCRITA EM PEDRA
2) NASRALLAH: FORTE SIONISMO CRISTÃO NOS EUA
3) QUATORZE MORTOS, DÚZIAS DE FERIDOS EM ATAQUE DE CARRO BOMBA
4) SHARON FALA CONTRA "MAPA DE ESTRADA" DOS EUA
5) TROCA DE FOGO AO LONGO DE ISRAEL COM A FRONTEIRA DO EGITO
6) PREPARAÇÕES DE GUERRA EGÍPCIA
7) "A PROFANA AMÉRICA É A CAPITAL DO TERROR"
8) AUTORIDADE PALESTINA ZOMBA DO FRANCO ATIRADOR DOS EUA
9) GASTOS PÚBLICOS ISRAELITAS A 55% DO PIB
10) IMIGRAÇÃO DO OESTE
11) ISRAEL COMPARTILHA PERÍCIA EM RESPOSTA DE VÍTIMA EM MASSA


1) EVIDÊNCIA DE JESUS ESCRITA EM PEDRA

Depois de quase 2.000 anos, evidência histórica da existência de Jesus veio literalmente iluminar, escrita em pedra. Uma inscrição foi achada em uma caixa de osso antiga, chamada de ossuário que se lê "Tiago, filho de José, irmão de Jesus". Este recipiente provê a única menção da era do Novo Testamento da figura central de Cristianismo e é o primeiro da descoberta arqueológica para confirmar referências Bíblicas de Jesus.

As palavras em aramaico cauterizam o espetáculo do lado da caixa uma forma cursiva de se escrever só usada de aproximadamente 10 a 70 d.C., de acordo com o notável paleógrafo André Lemaire do École Pratique Des Hautes Études (popularmente conhecido como Universidade de Sorbonne) em Paris. Lemaire verificou a autenticidade da inscrição. O ossuário foi datado de aproximadamente 63 d.C. Lemaire detalha toda sua investigação em Novembro/Dezembro 2002, assunto de Revisão de Arqueologia Bíblica, a publicação popular principal em seu campo.

Inscrições antigas são tipicamente encontradas em monumentos reais ou em tumbas pródigas, comemorando regentes e outras figuras de oficiais. Mas Jesus que foi criado por um carpinteiro era um homem do povo, então achando documentação de sua família, é duplamente inesperado.

No primeiro século d.C., os judeus seguiram o costume de transferir os ossos de seus defuntos do enterro aos ossuários . A prática foi largamente abandonada depois da destruição do Templo judeu em 70 d.C. ninguém sabe com certeza por que a prática começou ou parou, mas provê um período raro de documentação própria, na qual o cidadão como também os líderes deixaram os seus nomes esculpidos em pedra.

O novo achado também é significante, pois confirma a existência de José, pai de Jesus, e Tiago, irmão de Jesus e líder da primeira igreja Cristã em Jerusalém. As relações familiares contidas no novo achado ajudaram os peritos a averiguar que a inscrição se refere muito provável ao Tiago Bíblico, o irmão de Jesus (veja, por exemplo, Mateus 13:55-56 e Gálatas 1:18-19). Embora todos os três nomes eram antigamente comuns, a probabilidade estatística de se aparecer naquela combinação é extremamente pequena. Além disso, a menção de um irmão é incomum indicando que este Jesus deveria ter sido uma figura famosa.

Testes de laboratório executados pela Pesquisa Geológica de Israel confirmam que a pedra calcária da caixa vem da área de Jerusalém. O patina um brilho ou cobertura fina forma com o passar do tempo em pedra e outros materiais, tem a forma de um tipo de couve-flor conhecida para desenvolver em um ambiente de caverna; o mais importante, não mostra nenhum rastro de elementos modernos.

A caixa de 20 polegadas de comprimento reside em uma coleção privada em Israel. Como muitos ossuários obtidos no mercado de antiguidades, estavam vazios. Sua história antes de sua propriedade atual não é conhecida.

O recipiente é um dos muito poucos artefatos antigos que mencionam figuras do Novo Testamento. Um tal objeto é o ossuário de Caiaphas, o padre alto que virou o Jesus para os romanos, de acordo com a conta Bíblica. A tumba de Caiaphas foi descoberta em 1990. Também, uns 40 anos atrás, arqueólogos descobriram uma inscrição em um monumento que menciona Poncius Pilatos.

"O ossuário de Tiago pode ser o achado mais importante na história de arqueologia do Novo Testamento", diz Hershel Shanks, editor de Revisão de Arqueologia Bíblica. "Não tem implicações só para bolsa de estudos, mas para o mundo estar entendendo da Bíblia".

(Revisão de Arqueologia bíblica, novembro de 2002).

2) NASRALLAH: FORTE SIONISMO CRISTÃO NOS EUA

Líder Hizbullah Xeique Hassan Nasrallah acusou os EUA e os partidários Cristãos de Israel de planejar um "enredo" para liquidar os árabes e os dirigir em exílio, Beirut Daily Star informou quarta-feira.

Falando a uma cerimônia de graduação, Nasrallah disse que o "Sionismo Cristão" estão ganhando força nos EUA e que eles têm um impacto poderoso na política externa dos EUA. Grupos Cristãos na América, ele disse, são financiados por companhias de óleo e empresas de armas, e buscam encorajar os judeus a se mudar para Israel e reconstruir o templo em Jerusalém. Porém, ele disse, "se todos eles se juntarem em Israel, nos salvará da dificuldade de os perseguir mundialmente".

(Por Michael Freund, Jerusalém Post, 24 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para Deus proteger todos os cristãos que estão se levantando corajosamente e estão concordando com a Palavra de Deus que diz que a terra de Israel sempre foi dada às pessoas judias. Ore para que Deus capacite mais cristãos com o desejo de se levantar com Israel.

BÍBLIA
"Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações; da aliança que fez com Abraão e do juramento que fez com Isaque; o qual confirmou a Jacó por decreto e a Israel, por aliança perpétua, dizendo: Dar-vos-ei a terra de Canaã como quinhão da vossa liderança". (I Crônicas 16:15-18).

3) QUATORZE MORTOS, DÚZIAS DE FERIDOS EM ATAQUE DE CARRO BOMBA

Quatorze mortos e dúzias de feridos em um grande bombardeio em Wadi Aram, de Israel. A explosão aconteceu no dia 21 de outubro quando os terroristas dirigiram um carro em direção a um ônibus público que viaja de Kiryat Shmona a Tel Aviv. O ônibus subiu em chamas como resultado da grande explosão. Como resultado da explosão, partes do ônibus como também outros veículos que estavam perto foram arremessados metros de distância do local da explosão. Repórter na cena disse que não pôde ver "nada do carro cheio de explosivo".

A chama era tão intensa que só foi possível identificar oito das vítimas através de testes genéticos. Seis permanecem hospitalizados em condição séria, incluindo uma criança de dois anos.

Acredita-se que a bomba que pesou umas 200 libras é a mais pesada usada em um ataque de terror dentro da linha verde. Os terroristas usaram um jipe fora da estrada como veículo no bombardeio. Pensa-se que eles podem ter cruzado campos para evitar serem descobertos em obstáculos nas estradas israelitas.

Depois que o Jihad islâmico reivindicou a responsabilidade o IDF (Força de Defesa de Israel) libertou a seguinte informação sobre a organização:

"O Jihad islâmico tem uma infra-estrutura terrorista extensa na área de Jenin, com Ayad Swallha em seu capacete. Ele é responsável por dúzias de tiroteios e ataques de bombardeios, como também enviando bombardeios de suicídio e carros bomba em Israel. A organização Jihad islâmica levou a cabo um ataque semelhante em 5 de junho de 2002, no qual um carro bomba, dirigido por um atacante de suicídio, abordou um ônibus israelita à Junção de Megido e explodiu. Foram mortos dezessete israelitas e 45 feridos naquele ataque".

"Esta infra-estrutura terrorista também é responsável pelo 'o mega-atentado terrorista' em 4 de setembro de 2002, quando um carro bomba levava 450 quilogramas de explosivos tentou entrar em território israelita. O carro bomba foi descoberto por voluntários da defesa civil e seguramente detonado pela polícia. Um ataque mortal foi evitado assim".

"O Jihad islâmico em Jenin leva vantagem da ajuda financeira e diretiva que recebe de sua liderança no Líbano e Síria, como também sua relação íntima com Hizbollah e Irã".

Jihad islâmico também tem uma infra-estrutura vasta na Faixa de Gaza, inclusive seminários que fabricam materiais explosivos, antitanque lançadores, bombas de morteiro, e de acordo com recentes informações bombas de morteiro com calibre de 240 mm que são capazes de levar uma ogiva de combate de 21 quilogramas com um alcance de 10-15 quilômetros. Jihad islâmico opera livremente dentro de Gaza, sem qualquer obstáculo da Autoridade Palestina.

(Staff Reports, 25 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Foram mortos seiscentos e quarenta israelitas e quatro mil e seiscentos e oitenta feridos desde o início do conflito atual ao longo de dois anos. Ore para as famílias que perderam familiares, a dor nunca vai embora, está com eles dia e noite. E ore para os feridos, que Deus possa curar suas feridas e restabelecer suas vidas ao estado normal.

BÍBLIA
"Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, ó Israel, a quem escolhi. Assim diz o Senhor, que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi". (Isaias 44:1-2).

4) SHARON FALA CONTRA "MAPA DE ESTRADA" DOS EUA

O Primeiro-ministro Ariel Sharon dinamitou o "mapa de estrada" desenho do plano de paz apresentado a ele em Washington semana passada, em sua primeira referência pública, dizendo a um grupo de judeus americanos que visitavam Jerusalém, "não é acreditável que Israel dá passos irreversíveis enquanto o outro lado só faz declarações. Há um perigo que Israel enfrentará, em um período que só era exigido manter".

O governo e oficiais de defesa são amargamente críticos ao plano político que pede segurança para a reforma na Autoridade palestina que conduz a um estado palestino com fronteiras temporárias ao final de 2003, e um acordo de estado final ao final de 2005.

Assistente do Secretário de Estado dos EUA, próximo aos negócios Orientais William Burns chega hoje em Israel para reuniões sobre o plano mapa de estrada, com oficiais israelitas e palestinos. Ele deve se reunir hoje à noite com o Ministro do exterior Shimon Peres e os chefes do estabelecimento de defesa, e amanhã com Sharon e o Ministro de Defesa Benjamin Ben-Eliezer. Ele também estará com oficiais de topo palestinos - entretanto não Yasser Arafat.

O plano de seis páginas foi trabalhado fora pelo quarteto - EUA, EU, ONU, e Rússia - e os americanos estão colecionando agora, comentários regionais israelitas e palestinos e outros, antes do plano final for aprovado pelo quarteto em dezembro. Entre outras coisas, o plano pede a Israel para retirar a linhas da pré intifada, desmantela postos avançados ilegais, e cessa operações militares em áreas da AP.

Aos Palestinos é exigido nomear um primeiro-ministro, reorganizar suas forças de segurança em uma única entidade, e restabelecer coordenação de segurança e cooperação com Israel. Um novo acordo de cooperação de segurança é enfrentado. O plano poria supervisores do quarteto nos territórios para julgar quando os lados alcançaram cada fase, assim eles podem mover sobre o próximo.

O primeiro-ministro e seus ajudantes dizem que não aceitarão nenhuma divergência da fala do Presidente George W. Bush em 24 de junho.

Sharon recorreu pela primeira vez ao mapa de estrada em público ontem durante uma reunião com representantes do B'nai B'rith Liga Antidifamação, dizendo que tiveram aspectos "problemáticos". "Nós temos que aderir ao que é de acordo em relação ao Washington ao plano de Bush. É de importância extrema que qualquer progresso para cada fase seja condicionado à implementação da fase prévia".

"Todo o progresso tem que ser condicionado a determinada ação contra estímulo de terror. Se isso não acontecer, será impossível se orientar a um estado desmilitarizado sem fronteiras finais".

Fontes no Escritório do Primeiro-ministro também têm reservas sobre a inclusão árabe Saudita no plano de paz como um elemento no mapa de estrada. O Ministério Estrangeiro está inclinado a aceitar o plano, dizendo que é baseado em "gradualismos, fases, e testes de desempenho", mas no estabelecimento de defesa há oposição dura a isto, porque, dizem os oficiais, não entendem o essencial da fala de Bush que vem tudo antes da segurança.

(Por Aluf Benn, Haaretz, 23 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Nós não podemos dizer isto freqüentemente, nós precisamos interceder diariamente para nossos líderes. Ore para que eles ouçam a voz de Deus e sigam a direção dele. Ore para que os líderes do mundo se alinhem com os planos de Deus para Israel. Deus abençoe essas nações que abençoam Israel e amaldiçoam essas nações que amaldiçoam Israel.

BÍBLIA
"Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós, povos, escutai; ouça a terra e a sua plenitude, o mundo e tudo quanto produz. Porque a indignação do Senhor esta contra todas as nações, e o seu furor, contra todo o exército delas; ele as destinou para a destruição e as entregou à matança". (Isaias 34:1,2,8)
"Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o Senhor. Naquele dia, muitas nações se ajuntaram ao Senhor e serão o meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos é quem me enviou a ti". (Zacarias 2:10-11).

5) TROCA DE FOGO AO LONGO DE ISRAEL COM A FRONTEIRA DO EGITO

Antitanque e franco atirador abriram fogo contra uma força do IDF envolvida em atividades de engenharia ao longo de Israel - fronteira do Egito, perto de Rafah, no dia 17 de outubro. Como resultado do ataque, um dos veículos militares foi estragado. Forças do IDF devolveram fogo com armas pequenas e granadas às fontes de fogo.

Uma casa palestina, nas proximidades, na qual os terroristas estavam operando, foi batido pelo IDF. No exame inicial, aparece vários Palestinos que foram abatidos. O IDF lamenta qualquer dano incorrido para civis inocentes como também para a população não envolvida em terror.

É importante notar que o ataque às forças do IDF foi conduzido usando casas nos arredores de Rafah como cobertura.

(O Porta-voz de IDF, 17 de outubro de 2002).

6) PREPARAÇÕES DE GUERRA EGÍPCIAS

Egito concluiu o que chamou "grande exercício militar" na Península do Sinai. Linha de Notícias do Oriente Médio (LNOM), relatou que 10 dias de exercícios foi administrado pelo Terceiro Exército do Sinai meridional, com significado de determinar habilidades de combate e integrar novo armamento e sistemas para as forças de chão do Egito. O segundo exercício na península do Sinai durante os últimos três meses, foi assistido pelo Ministro de Defesa Hussein Tantawi e outros oficiais egípcios seniores. Tantawi disse que o Egito exige um exército poderoso para proteção e paz rural e regional.

Dr. Aryeh Stav, Diretor do Centro de Ariel de Pesquisa Política, Arutz-7 contou vários meses atrás, "eu encabeço um centro que leva uma visão estratégica de longo alcance. Egito é uma das nações mais pobres no mundo, contudo gasta 20% de seu orçamento em armamentos. Tem um dos maiores exércitos do mundo, com 450.000 soldados, e outros 400.000 armamentos auxiliares, e é equipado com alguns dos armamentos mais moderno. Não tem nenhum inimigo viável em qualquer outro lugar, e então a conclusão é que este exército está sendo construído para lutar uma guerra contra Israel. Eles anunciam isto abertamente: Tantawi disse recentemente que o exército está preparando-se para a briga com o" inimigo sionista ".

(Arutz-7, 23 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para as relações pacificas continuarem com o Egito. O tratado de paz Egito/Israel é uma paz fria, mas é uma bênção.

BÍBLIA
"O Senhor se dará a conhecer ao Egito, e os egípcios, conhecerão o Senhor naquele dia; sim, eles o adorarão com sacrifícios e ofertas de manjares, e farão votos ao Senhor, e os cumprirão. Naquele dia, haverá estrada do Egito até à Assíria; e os egípcios adorarão com os assírios. Naquele dia, Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra; porque o Senhor dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel minha herança". (Isaias 19:21,23-25).

7) "A PROFANA AMÉRICA É A CAPITAL DO TERROR"

No dia 20 de outubro 2002, os estudantes palestinos seguraram uma demonstração na cidade de Rafah, na Faixa de Gaza Meridional. Foi caracterizado por extremismo anti-Israel e antiamericano. Os estudantes demonstrando (a maioria deles recrutado pelas entidades políticas que informam a Arafat) distribuiu voadores no qual havia uma Estrela de David e uma cruz Cristã, e estava escrito em um dos voadores, a América Blasfema " é a Capital do Terror".

(O Porta-voz de IDF, 23 de outubro de 2002).

8) AUTORIDADE PALESTINA ZOMBA DO FRANCO ATIRADOR DOS EUA

A Autoridade Palestina (AP) continua a ridicularizar o sofrimento americano. Seguindo as alegres caricaturas políticas que riem de medos americanos em 911, a AP usa agora o sofrimento dos americanos de um franco atirador, como inspiração para nova política consecutiva de ataques aos EUA. Pela caricatura em Al Ayyam em 23 de outubro, na moeda Palestina George Bush "O Franco Atirador de Washington" atira em um esboço do Iraque. Na caricatura, Palestinos retratam George Bush, apontando para o Iraque, como impiedoso franco atirador. [Al-Ayyam, 23 de outubro de 2002].

(Por Itamar Marcus, Boletim do Relógio da Mídia palestina, 23 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para Presidente Bush e as pessoas americanas que na sua luta com terrorismo eles reconheçam a fonte do terrorismo, e não sejam enganados por inteligência retórica, ou um desejo de estar politicamente correto. Ore para que eles se virem para Deus e coloquem sua confiança Nele.

BÍBLIA
"Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura ferir-me; e me oprime pelejando todo o dia. Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?" (Salmo 56:1,3-4).


9) GASTOS PÚBLICOS ISRAELITAS A 55% DO PIB

Os déficits do governo aumentaram para pagar o custo da intifada e outra defesa elevará a proporção de gastos públicos substancialmente a um recorde 55% do PIB (Produto Interno Bruto).

Por padrões internacionais, isto faz o governo de Israel o maior e mais caro no mundo. Também corre contra a tendência na economia de Israel nos anos noventa, quando a relação de gastos públicos para PIB recuou.

Israel agora encabeça a lista global de governo de grande gastos. Gastos públicos excedem 50% do PIB só em três países: Suécia, Grécia e França. Gastos públicos são só 30-40% do PIB na maioria dos países desenvolvidos.

No EUA, gastos públicos são 30,4% do PIB. A relação é 36,9% no Japão, 38,4% na Inglaterra, e 45,7% na Alemanha.

(Por Zeev Klein, Globos, www.globes.co.il, 23 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Lembre a Deus das suas promessas para prover para suas crianças. A economia de Israel está em tempos difíceis e muitas pessoas estão sem trabalho, ou recebendo salários inadequados. Ore para Deus prover todas as suas necessidades.

BÍBLIA
"Tu visitas a terra e a refrescas; tu a enriqueces grandemente como rio de Deus, que está cheio de água; tu lhe dás o trigo, quando assim a tens preparada". (Salmo 65:9)

10) IMIGRAÇÃO DO OESTE

Imigração para Israel dos Estados Unidos é nitidamente acima do ano passado, mas figuras da imigração total estão abaixo. Representante do Ministério de Imigração Yuli Edelstein (Yisrael B'Aliyah) informou que ele tinha chegado a um "acordo histórico" com o Primeiro-ministro Sharon no dia 20 de outubro que isso concederia "cesta de imigração" não só beneficia o novo olim (imigrante) da antiga União Soviética e a América do Sul, mas também esses que chegam de outro lugar, inclusive os Estados Unidos e a Europa Ocidental.

"Por alguma razão", Edelstein contou para Arutz-7; há um sentimento aqui que os imigrantes de países ocidentais são todos ricos e não precisam de qualquer ajuda. Porém, o fato é que quando uma organização privada [Nefesh B'Nefesh] tomou a iniciativa este ano de criar dinheiro para pares de famílias jovens dos Estados Unidos para reembolsar alguns empréstimos, pode trazer um avião de carga cheio de mais de 400 novos imigrantes. Nossa decisão é um passo na mesma direção." Ele disse que a cesta de benefícios para alcance de novos imigrantes num total de 35.000-50.000 shekels (aproximadamente $7.400-10.500), dependendo do tamanho da família. "Nós sabemos que a antiga União Soviética não é uma cova sem fundo para novos imigrantes", ele disse, "e que se a meta do Primeiro-ministro Sharon de um milhão de olim novo durante os próximos anos for se tornar uma realidade, nós temos que olhar em outro lugar - e América do Norte e Europa são os lugares prováveis".

Arutz-7 será anfitrião em 24 de outubro, dos representantes de Aloh Naaleh, uma organização nova dedicada a construir motivação de aliyah no meio do Judeu Norte americano. Sr. David Hollander, um fundador do grupo, disse que entre os projetos do grupo estão visitas através de olim de língua inglesa - rabinos e pessoas leigas - para comunidades judias norte americanas para dar conta de suas experiências e a importância de aliyah. Também foi planejado ou já em andamento grupos de aliyah em comunidades diferentes, cursos em hebreu, e artigos semanais curtos em "Torah e Israel" disseminados em boletins informativos das sinagogas. Para mais informação, envie e-mail para <aloh-naaleh@aaci.org.il>.

(Arutz-7, 21 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para Deus chamar para casa suas crianças dos fins do mundo para Israel (inclusive o Oeste).

BÍBLIA
"Quando eu tornar a trazê-los de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e tiver vindicado neles a minha santidade perante muitas nações. Saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, quando virem que eu os fiz ir para o cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para voltarem à sua terra, e que lá não deixarei a nenhum deles". (Ezequiel 39:27-28).

11) ISRAEL COMPARTILHA PERÍCIA EM RESPOSTA DE VÍTIMAS EM MASSA

Durante os anos, tem Israel, por infeliz necessidade, perícia e experiência sem igual adquiridas lidando com situações de vítima em massa. Estas perícias não só são pertinentes para lidar com eventos terroristas, mas também por responder a desastres naturais e outras situações de emergência. Em uma iniciativa em comum com Hospital de Rambam em Haifa, MASHAV - o Centro do Ministério Estrangeiro de Israel para Cooperação Internacional, está patrocinando um curso de quatro semanas para compartilhar estas experiências com outros países.

O programa visa facilitar o desenvolvimento e administração de sistemas a resposta de desastres inclusivos que rapidamente reagem a situações de emergência. Durante o curso, participantes terão uma chance de ouvir representantes israelitas médicos e peritos de segurança de frente, turno oficial israelita de trauma e instalações de cuidado intensivas, como também participar de exercícios de simulação.

Participantes neste curso são médicos de: Argentina, Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Hungria, Índia, Quênia, Letônia, Nepal, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, África do Sul.

MASHAV - Centro de Cooperação Internacional de Israel treina mais de 8.000 profissionais ao redor do mundo anualmente em cursos em Israel e no estrangeiro como também administrando demonstração de projetos de desenvolvimento mundialmente.

(Escritório de Imprensa do Ministério Estrangeiro de Israel, 21 de outubro de 2002).


PARA: Amigos (e amigos de amigos) do Bridges For Peace
DE: Clarence H. Wagner, Jr. - Diretor Internacional - Jerusalém.
DATA: 18/10/2002

Notícias Semanais com Motivos de Oração

AVISO: Visite nossa página: www.bfpbrasil.com
Conte a seus amigos sobre nosso trabalho. Nós somos sua Conexão com Israel.

Obs: Se você quiser receber nossos estudos mensais de "Ensinos de Israel", envie-nos seu nome, endereço, incluindo o CEP, que o incluiremos em nossa lista. Estes estudos são enviados de Jerusalém e são usados em pregações e mensagens, por pastores e líderes do mundo inteiro. Venha adquirir o conhecimento! Escreva-nos, hoje!

1) PRIMEIRO-MINISTRO SHARON RETORNA OTIMISTA DEPOIS DE GARANTIAS DOS EUA
2) AL-AQSA: AS BRIGADAS JURAM RETOMAR OPERAÇÕES DE "MARTÍRIO"
3) LÍBANO INICIA OBRA QUE DESVIA ÁGUA PARA LONGE DE ISRAEL
4) AGILIDADE E SORTE PREVINEM TRAGÉDIA
5) I.D.F. PRENDEM 55 PALESTINOS PROCURADOS EM RAMALLAH
6) BARHAIM ABRE EXPOSIÇÃO QUE GLORIFICA ATAQUES DE SUICÍDIO
7) SITE DA WEB ISLÂMICO: "COMO SEQÜESTRAR OS CIDADÃOS AMERICANOS"
8) TRIBUNAL DE JERUSALÉM CONCEDE 64 MILHÕES DE NIS DE GARANTIA CONTRA AP
9) JORDÂNIA DIMINUI PEDIDOS DE CIDADANIA
10) ISRAELITAS PROCURAM TRABALHO NOS EUA
11) DISPOSITIVO TECNOLÓGICO "CACHORRO CELULAR" PARA SALVAR VIDAS
12) DESEMPREGO ISRAELITA ESTÁ EM 10,3%


1) PRIMEIRO-MINISTRO SHARON RETORNA OTIMISTA DEPOIS DE GARANTIAS DOS EUA.

O Primeiro-ministro Ariel Sharon retornou de Washington, no dia 17 de outubro, otimista depois de receber garantias de que os EUA dariam os passos adequados para minimizar qualquer ameaça a Israel, no caso de uma guerra contra o Iraque, e tendo enfrentado menos pressão que esperava para ajuda humanitária aos palestinos na Cisjordânia e Faixa de Gaza.

Ele também persuadiu o Presidente George W. Bush publicamente para destacar a força da economia de Israel e expressar a sua confiança em seu potencial em longo prazo. "Foi uma visita excelente, talvez a melhor até agora", disse um funcionário sênior.

Há preocupações sobre os problemas em potenciais que uma resposta iraquiana aos ataques dos EUA contra Saddam Hussein podem causar. Diante desta possibilidade, as conversas desta semana consistiram em "coordenação estratégica fundamental" que será necessário em qualquer guerra, disse um funcionário israelita.

Os EUA e funcionários israelitas estão relutantes em dar detalhes de tal coordenação que incluirá advertência de uma ofensiva por parte dos EUA.

O vice-coordenador James Metzger, encarregado de coordenar o diálogo de guerra entre EUA e Israel, poderia visitar logo, disseram fontes israelitas. Mas nenhuma data foi fixada. Enquanto os EUA preferiram que nenhuma resposta fosse dada a um ataque iraquiano, funcionários dos EUA não comentaram o direito de Israel a autodefesa durante as reuniões.

"Se for atacado, Israel reserva-se ao direito de autodefesa, entendem eles", disse um funcionário israelita sênior. "Eles gostariam de nos ver fora. Eles não querem que nada venha frustrar o seu esforço principal".

(Extraído de um artigo por Janine Zacharia, The Post de Jerusalém, 18 de outubro 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Muitos funcionários israelitas estão declarando publicamente que a relação de Israel com os EUA é a melhor que já houve. Louve a Deus pelo Presidente Bush e que Ele lhe dê a orientação nestes dias difíceis. Ore para que nossos líderes continuem recebendo a orientação de Deus. Ore para sua nação e líderes, que eles entendam que a bênção virá à nação deles por cooperarem com os planos de Deus.

BÍBLIA
"Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá". (Salmo 32:10)


2) AL-AQSA: AS BRIGADAS JURAM RETOMAR OPERAÇÕES DE "MARTÍRIO"

Com toda a honra, a Brigada de Mártires Al-Aqsa lamenta a morte de seu mártir e líder herói de 27 anos, Muhammad Shitaywi Ubayyat, que foi assassinado à noite pelas Forças Sionistas em 13 de outubro de 2002, explodindo uma cabine de telefone público em Belém.

Após este crime, nos consideramos anulados todos os acordos e compromissos já feitos. Nós responderemos fortemente sem qualquer restrição. Todo os locais sionistas sejam dentro das áreas ocupadas em 1948 ou esses nas áreas ocuparam em 1967, serão nosso objetivo de ataque e operações de mártires. Nós chamamos todos os nossos lutadores para estarem preparados para vingar nosso mártir e os mártires de nosso povo. Nós juramos por Deus Todo-poderoso que nós não teremos clemência dos sionistas criminosos, nem nós lhes permitiremos viver em segurança. Nós os atacaremos em Jerusalém, Tel Aviv, Haifa, Afula, Hadera, e onde quer que eles estejam.

Nós dizemos a Autoridade Palestina que apesar de seu compromisso para o acordo denominado de Gaza-Belém e apesar de seus esforços para impedir o mujahidin, os Sionistas quebraram a promessa e provaram uma vez mais que eles não deveriam receber nenhuma garantia.

A Al-Aqsa Brigada de Mártires faz o que diz e cumpre o que promete.

(IMRA "declaração Militar" pela Al-Aqsa Brigada de Mártires, 13 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para que a mão protetora de Deus esteja com Israel. Os seus inimigos se enfurecem e ameaçam destruir Israel, mas Deus tem outros planos. Ore para que o povo de Israel ponha a sua confiança em Deus.

BÍBLIA
"Destrói, Senhor, e confunde os seus conselhos, porque vejo violência e contenda na cidade. Dia e noite giram nas suas muralhas, e, muros adentram, campeia a perversidade e a malícia; há destruição no meio dela: das suas praças não se apartam a opressão e o engano". 16: "Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará". (Salmos 55:9-11,16).


3) LÍBANO INICIA OBRA QUE DESVIA ÁGUA PARA LONGE DE ISRAEL

Entre ameaças agressivas contra Israel pelo Hezbollah, organização de terror, o Líbano fez uma cerimônia pródiga, no dia 16 de outubro, para marcar o começo das operações do Rio de Wazzani que abastece a estação de água. O líder do Hezbollah Xeique Hassan Nasrallah advertiu Israel na véspera que os homens dele estão preparados para lançar os mísseis e que "dentro de minutos" deva atingir a água. A estação de água nova desviará a água para uso libanês que, até hoje, estava indo para Israel pelo Rio de Hatzbani.

Israel não mobilizou a força do exército contra a instalação, mas disse que está esperando pelos resultados de esforços da mediação dos americanos. Os oficiais americanos não participaram da cerimônia libanesa, dizendo que isto estava prejudicando os esforços para achar uma solução pacífica para o problema, mas os russos e os representantes da União Européia tomaram parte. A televisão libanesa oficial apresentou quadros da nova estação bombeando ao lado de imagens de foguetes de Katyusha, que foram lançados durante os anos contra comunidades ao norte de Israel.

O Ministro do Exterior, Shimon Peres, contou para o Knesset, "eu vejo este assunto como um teste difícil que poderia influenciar as ações tomadas pela Síria e a Autoridade Palestina relativas à água na região, e poderia fazer nossas disputas estender de 'terra' para 'água'. Este movimento unilateral do Líbano poderia causar uma escalação íngreme que o Líbano não quer, mas o Hezbollah - que continua agindo com dureza, crueldade, e violência - quer. Nós não aceitaremos estes movimentos unilaterais, e nós manteremos nossos direitos para preservar nossas fontes de água de acordo com direito internacional".

(Arutz-7, 16 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para que Deus venha suprir as necessidades de água para a nação de Israel.

BÍBLIA
"Converteu o deserto em lençóis de água, e a terra seca em mananciais. Estabeleceu aí os famintos, os quais edificaram uma cidade em que habitassem". (Salmos 107:35-36)


4) AGILIDADE E SORTE PREVINEM TRAGÉDIA

O guarda de segurança de 31 anos no Café de Tayelet, na praia de Tel Aviv, evitou um bombardeio suicida, no dia 11 de outubro, quando ele abordou um suspeito terrorista na multidão fora da boate popular. O assassino tentou fugir depois que foi descoberto, mas Mikhail Sarkisov deu início a uma perseguição. Como ele correu, o guarda chamou aos guardas de segurança do lado de fora da Embaixada dos Estados Unidos, que era perto, que vieram em sua ajuda depois que Sarkisov alcançou o terrorista.

(The Media Line, 13 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Agradeça a Deus por olhos perspicazes, corações corajosos e força às pessoas Dele. Agradeça-O por salvar muitos de danos e morte.

BÍBLIA
"Vive o Senhor, e bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvação! O Deus que por mim tomou vingança e me submeteu povos; O Deus que me livrou dos meus inimigos; sim, Tu que me exaltastes acima dos meus adversários, e me livrastes do homem violento". (Salmos 18:46-48)


5) I.D.F. PRENDEM 55 PALESTINOS PROCURADOS EM RAMALLAH

Durante a noite de nove de outubro de 2002, o I.D.F. (Israel Defesa Força) administrou uma operação especial em 23 aldeias para prender os militantes e neutralizar redes terroristas na Judéia e Samaria. Trabalhando durante a noite, Forças de IDF prenderam 55 homens procurados pelas forças de segurança na área de Ramallah.

O chefe da companhia de reserva que trabalhou na operação, Tenente Coronel Ilan, descreveu a natureza das atividades:

"Nós estamos dirigindo nossas atividades contra essas pessoas e essas casas. As ações são definir operações para localizar pessoas específicas. O objetivo é não confrontar a população palestina local, mas levar a cabo as operações sem prejudicar qualquer civil inocente. Nós pegamos de surpresa todos os militantes procurados no calado da noite; você precisa entender que até mesmo eles são seres humanos e se cansam eventualmente, e eles percebem que se esta situação continuar nós entraremos em uma guerra muito dura, mas nós não cederemos".

"Só há duas semanas atrás o batalhão descobriu-se vários cintos de explosivos, vários dispositivos explosivos e prenderam um terrorista que trabalhou com explosivos e estava a caminho de um ataque".

"Nós damos tratamento justo à população civil que não é envolvida em terrorismo. Nós fazemos uma distinção entre terroristas e a população civil que não está envolvida em terrorismo".

Há uma compreensão nos civis israelitas e reservistas sobre a situação de segurança atual que se mostra na porcentagem de reservistas que se apresentam para o dever de reserva. Atualmente, 100% dos reservistas estão se apresentando para o dever do exército deles. Quando você captura um cinto explosivo, é que você entende a importância do que você está fazendo. Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer todos os soldados em geral, o trabalho de ontem e do mês próximo.

O Tenente Coronel Aviv é o chefe da Companhia de Nahal que participou da operação: "A atividade começou próxima à meia-noite de ontem e terminou nas primeiras horas da manhã. Nós devemos o sucesso da operação à coordenação excelente entre as forças, preparação adequada, um idioma de funcionamento comum, e uma execução precisa e profissional da operação".

"Os objetivos da operação eram golpear o Hamas e sua infra-estrutura terrorista na área. A maioria de seus ativistas pertencem à filial terrorista do movimento que cometeu ou planejou cometer ataques terroristas dentro de Israel. O resto ou estava planejando ou estava provendo apoio logístico para os terroristas. Nós estávamos procurando estes terroristas por muito tempo. Os soldados que tiveram parte na operação foram dedicados e seu sucesso na prisão destes terroristas perigosos bem sucedida, contanto que os civis inocentes não foram feridos, e suas propriedades não foram estragadas. A operação era em grande parte um sucesso devido à maturidade dos soldados e chefes. E para isso é o que eles são ensinados e treinados em instruções específicas".

(Porta-voz de IDF, 10 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore pelos soldados de Israel e líderes do exército que eles possam prover segurança para o povo de Israel, judeus e palestinos. Ore para que Deus proteja estes jovens homens e os soldados femininos de dano, e os ajude a lutar contra o mal enquanto protegendo as vidas de civis inocentes cuidadosamente.

BÍBLIA
"Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos quando vier. Porque o Senhor será a tua segurança, e guardará os teus pés de serem presos". (Provérbios 3:25-26)


6) BAHRAIN ABRE EXPOSIÇÃO QUE GLORIFICA ATAQUES DE SUICÍDIO

Segundo o Ministério de Informação inaugurou uma exibição de arte de Bahrain, apontada para descrever "o assunto palestino e operações de martírio".

A exibição que consiste em 47 quadros em preto e branco pintados pelo pintor Bahrani Ibrahim Bu Saad foi exposta na Sociedade de Artes do Golfo pelo Ministro de Informações do estado árabe, Nabil Hamer. A exibição está programada para correr até 24 de outubro.

Nas observações dele ao evento, al Hamer elogiou a exibição que "descreveu a coragem e vida social do povo palestino nas terras ocupadas" declarando a um jornal.

(Por Michael Freund, The Post de Jerusalém, 13 de outubro de 2002).


7) SITE DA WEB ISLÂMICO: "COMO SEQÜESTRAR OS CIDADÃOS AMERICANOS"

Um foro extremista islâmico, via on-line, recentemente publicou um guia na Internet intitulado: "Como seqüestrar os cidadãos americanos". O guia descreve métodos de seqüestro, de escolha de local, para ajuntamento de informações sobre o local, para os modos de se levar a cabo o seqüestro.

O guia foi escrito aparentemente por alguém associado com uma organização (o guia menciona "Al-Ansar" - um nome usado por partidários de uma organização). Além disso, a influência do Hamas é evidente na própria "doutrina" de seqüestro atual. Alguns capítulos de "Um Guia para o Seqüestro de israelitas" que o Hamas publicou recentemente na Internet é usado na sua totalidade neste guia para seqüestrar os americanos. Esta conexão pode
Demonstrar a afinidade entre tal organização e o Hamas que também usa isto em sua linha islâmica extremista ideológica que é hostil para com os EUA, e que se vê como a "cabeça do terror mundial". http://www.idf.il/newsite/images/binladen.jpg

O seguinte é a primeira página do guia na página 17:
http://www.idf.il/newsite/images/binladen2.gif

Há outro foro on-line islâmico extremista, também aparentemente unida a organização que publicou guias para atividades terroristas. Este local inclui, entre outras coisas, instruções precisas em como preparar veneno para uso em ataques de terror. O seguinte é um exemplo das instruções publicado on-line para a preparação de bombas incendiárias (naturalmente, as instruções exatas em como preparar o veneno e os endereços para estes site da Web não será posto aqui): http://www.idf.il/newsite/images/binladen3.gif

(Porta-voz de IDF, 15 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para que na guerra contra o terrorismo haja uma compreensão clara de quem são os inimigos. Ore para que Deus desperte os intercessores para orar pela a crise mundial atual. Continue orando para os líderes das nações envolvidos nesta luta que Deus dirija os passos deles.

BÍBLIA
"Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer; o Senhor é o Seu nome. Invoca-me e te responderei anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas que não sabes". (Jeremias 33:2-3)


8) TRIBUNAL DE JERUSALÉM CONCEDE N.I.S. 64 MILHÕES DE GARANTIA CONTRA AP

Uma decisão inédita foi anunciada por um tribunal de Jerusalém, que indeniza as vítimas de terror com os ativos congelados de Arafat. Um tribunal de Jerusalém concedeu um pedido de NIS 64 milhões ($13,5 milhões) garantidos pelos ativos da Autoridade Palestina que está congelado em Israel. O terno está sendo representado em Tel-Aviv pelo advogado Nitsana Darshan-Leitner.

O anexo preventivo ordenou em nome da família de Vadim Novesche, um dos dois soldados de reserva que tinham sido presos ilegalmente e então brutalmente assassinados pela polícia palestina em Ramallah, há dois anos atrás em outubro de 2000.

Novesche e outro soldado dirigiam o carro deles erradamente na Autoridade Palestina e foram presos pela polícia de Ramallah. O par foi trazido para uma casa da estação local onde uma gangue frenética de policiais começaram a selvageria atacando-os com facas e pauladas. Depois de matar os dois israelitas, a polícia palestina lançou os corpos mutilados deles por uma janela para uma turma de residentes que tinham incitado para a matança. A multidão frenética atacou os corpos e os rasgaram despedaçando-os com as suas mãos.

O linchamento dos dois reservistas desarmados que tinha sido filmado por um repórter trouxe condenação internacional contra a Autoridade Palestina. Israel retaliou com um ataque aéreo e pelo mar na sede da polícia de Arafat.

Em sua decisão o Tribunal concedeu o pedido do demandante para colocar uma indenização nos termos da lei em - - NIS 64 milhões ($13,5 milhões). O Tribunal frisou a quantia expressiva de evidências, inclusive as confissões de numerosos policiais palestinos que tinham sido subseqüentemente presos por Israel e tinham envolvimento com os assassinatos.

Os demandantes tinham discutido no pedido deles que até que eles recebam um julgamento do Tribunal, os ativos palestinos podem desaparecer ou a Autoridade Palestina poderia ter se acabado. Nesse exemplo, seria extremamente difícil de localizar qualquer fundo palestino para executar o julgamento contra. O anexo assegurará que pelo menos NIS 64 milhões estará disponível quando a família de Novesche ganhar o terno de lei eventualmente contra a Autoridade Palestina.

"Esta é a primeira vez que uma ação preventiva deste tamanho foi concedida contra ativos palestinos congelados para as vítimas do terror de Arafat, disse advogado Darshan-Leitner. Os tribunais começaram a adotar nossa demanda finalmente que os Palestinos sejam forçados a compensar as famílias para os assassinatos e não os pagadores de impostos israelitas. Nós estamos determinados para continuar processando a Autoridade palestina em toda possível jurisdição ao redor do mundo até que eles estejam completamente falidos".

(IMRA, 14 de outubro de 2002).


9) JORDÂNIA DIMINUI PEDIDOS DE CIDADANIA

Aman--O Governo de Jordaniano dobrou os pedidos para cidadania por 100.000 Gazenses que viajam com seus documentos para a Jordânia. Isto está de acordo com a posição da Jordânia que adere ao direito dos refugiados palestinos de retorno e compensação.

Um funcionário do governo Al-Ra'y disse que, aproximadamente 100.000 Gazenses que residem na Jordânia pediram cidadania de Jordanianos por memorandos que eles submeteram recentemente ao governo com este propósito. De acordo com estatísticas não oficiais, aproximadamente 150,000 Gazenses viajaram para a Jordânia. Desses Gazenses, 25,000 vivem em Gaza no acampamento de refugiados Jarash Governorate.

O funcionário que pediu anonimato disse o governo diminui o pedido de cidadania dos Gazenses, enquanto "prosseguindo na posição da Jordânia constante no assunto de refugiados rejeitando a idéia de restabelecimento. Isto abala as colunas dos esforços que apóiam uma solução justa até certo ponto à pergunta da Palestina que garante os direitos palestinos legítimos a estabelecimento de um estado palestino independente com Jerusalém santa como sua capital e o retorno dos refugiados para sua pátria".

[Relatório por Taha Abu-Ridin, FBIS [EUA Governo serviço], Descrição de Fonte: Aman Al-Ra'y em árabe--jordaniano diariamente de circulação mais larga; parcialmente possuído por governo. Versão de Internet também disponível a: http://www.alrai.com /] (16 de outubro de 2002).


10) ISRAELITAS PROCURAM TRABALHO NOS EUA

Comparados: "em trabalhos nos EUA, Europa e Austrália, é possível apontar a uma tendência ascendente de israelitas nos EUA, especialmente o mestre e os estudantes em doutorados, interessados em trabalhos com companhias israelitas em Israel", disse o CEO Jobinfo Daliah Krief-Gorsetman.

Ela acrescentou que Jobinfo está considerando a abertura de um escritório no EUA para explorar este interesse. Ela disse ao invés do número pequeno de CVs (Currículos Vitae) enviados por candidatos estrangeiros todos os meses, contagens de CVs estão vindo todos os meses sistematicamente de pessoas com fundos profissionais semelhantes.

Krief-Gorsetman disse, "Quando nós buscamos uma explicação para o fenômeno, se mostrou que alguns candidatos quiseram retornar porque eles são sionistas, enquanto outros estavam considerando retornar devido à greve tartaruga na economia dos EUA".

(Por Zehava Dovrat, Globos, www.globes.co.il, 15 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para que Deus chame para Israel o povo judeu - ambos os israelitas que vivem fora de Israel e pessoas judias que nunca viveram aqui.

BÍBLIA
"Porque assim diz o Senhor: Cantai com alegria a Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, Senhor o teu povo, o restante de Israel. Eis que os trarei da terra do Norte, e os congregarei das extremidades da terra; e entre eles também os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto; em grande congregação voltarão para aqui". (Jeremias 31:7,8)


11) DISPOSITIVO TECNOLÓGICO "CACHORRO CELULAR" PARA SALVAR VIDAS

O mais recente em tecnologia de segurança de estado agora disponível foi apelidado de "cachorro celular". O dispositivo estava à mostra esta semana na feira de Segurança 2002, umas 30 companhias locais e estrangeiras que esperam chamar a atenção da polícia sênior e funcionários de segurança em freqüência, inclusive Ins. - Gen. Shlomo Aharonishky.

O cachorro celular que tem um dispositivo é produzido através da Tecnologias Tri-lógicas Ltda, para instalação debaixo do colarinho de um cachorro. É monitorado por uma máquina fotográfica e de vídeo que retransmite quadros através de um celular, enquanto dando para os chefes quadros em tempo real de uma área perigosa antes de eles decidam enviar soldados.

O cachorro celular que vale vários mil dólares aceita ordens, como "mova-se à esquerda", "mova-se à direita", ou "ande", pelo telefone.

(por Etgar Lefkovits, The Post de Jerusalém, 17 de outubro de 2002).


12) DESEMPREGO ISRAELITA ESTÁ EM 10,3%

O desemprego permaneceu em 10,3% em agosto, disse a Agência Central de Estatísticas, na quinta-feira.

As mais recentes figuras trazem o número de desempregados para aproximadamente 260.500, semelhante a isso em junho e julho. A partir de mês passado, a mão-de-obra de civil se levantou a 2,53 milhão.

O nível atual de desocupação é o mais baixo desde o começo de 2002, depois de alcançar 10,6% em fevereiro. Desde de outubro de 2001, o desemprego ultrapassou os 10%, enquanto subindo 0,1 - 0,2 porcentagem apontada até março quando começou a cair.

Enquanto CBS figura estabilidade no mercado de trabalho, os líderes do posto de Associação de Fabricantes espera pelas expectativas deles que desemprego alcançará 310.000, ou 12%, até o fim do ano.

O chefe da Associação de Fabricantes Oded Tyrah advertiu quarta-feira que a greve de Histadrut poderá descarrilar a economia inteira, enquanto abastecendo os negócios seculares.

Mais cedo esta semana, o Ministério do Trabalho e Ministério de Negócios Sociais reivindicaram o número de fiscais do trabalho registrado com o Serviço de Emprego diminuído durante o quinto mês direto em setembro, enquanto caindo 2,7% a 191.100. Os funcionários do Ministério reivindicam a queda procurando aumentar de vagas na colocação de trabalho.

De acordo com o Ministro do Trabalho Shlomo Benizri, era a maior queda nos últimos dois anos.

Nos últimos cinco meses, o número de fiscais de trabalho diminuído pelas 15.000, ou 7,6% (de acordo com a época), de 206.100.

(Por Tal Muscal, The Post Jerusalem, 17 de outubro de 2002).

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore pelos 260.500 israelitas sem trabalhos. Ore para que Deus supra as necessidades deles até que eles possam achar um bom emprego. Ore para que a Associação Pontes para a Paz tenha fundos necessários para ajudar prover as necessidades de comida deles.

BÍBLIA
Praza-te, Senhor em livrar-me; dá-te pressa, ó Senhor, em socorrer-me. Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; Tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!" (Salmo 40:13, 17).


Bfpbr@aol.com Data: 13/10/2002 09:21 Assunto: [BFP - ATUALIZAÇÃO] Atualização de Notícias de Israel com Motivos de Oração PARA: Amigos (e amigos de amigos) do Bridges For Peace DE: Clarence H. Wagner, Jr. - Diretor Internacional - Jerusalém. DATA: 14/10/2002 Notícias Semanais com Motivos de Oração AVISO: Visite nossa página: www.bfpbrasil.com Conte a seus amigos sobre nosso trabalho. Nós somos sua Conexão com Israel. Obs: Se você quiser receber nossos estudos mensais de "Ensinos de Israel", envie-nos seu nome, endereço, incluindo o CEP, que o incluiremos em nossa lista. Estes estudos são enviados de Jerusalém e são usados em pregações e mensagens, por pastores e líderes do mundo inteiro. Venha adquirir o conhecimento! Escreva-nos, hoje!

1) PASSEATA EM WASHINGTON DE CRISTÃOS AMERICANOS A FAVOR DE ISRAEL 2) UM MORTO E 30 FERIDOS EM BOMBARDEIO SUICIDA 3) ARAFAT SE RECUSA A CONDENAR ATAQUE HUMANO COM BOMBAS 4) ARAFAT DIZ QUE JERUSALÉM INTEIRA SERÁ CAPITAL PALESTINA 5) O LAMENTO DE UM PAI DE UM BOMBARDEIO SUICIDA 6) DEPARTAMENTO ESTATAL DOS EUA: LIBERDADE RELIGIOSA NA AP, NÃO NA ARÁBIA SAUDITA 7) CHAVE DE SISTEMA 'ARROW' PARA DEFESA DE PROJÉTIL DO IRAQUE 8) VOTAÇÃO DE CRISTÃOS DOS EUA DÃO FORTE APOIO A ISRAEL 9) VOANDO EM ESPAÇO AÉREO ISRAELITA 10) CALHA ISRAELITA PARA ALTOS EDIFÍCIOS 11) ISRAELITA GANHA PRÊMIO NOBEL

1) PASSEATA EM WASHINGTON DE CRISTÃOS AMERICANOS A FAVOR DE ISRAEL Estão sendo esperados milhares de cristãos americanos que chegarão em Washington para uma passeata a favor de Israel, numa reunião a ser concordada pela Coalizão Cristã, na sexta-feira, 11 de outubro das 14:00h as 16:00h disseram os organizadores. A reunião, que acontecerá em frente à Casa Branca, faz parte da coalizão "Road to Victory" (Caminho para a Vitória) e é pretendido demonstrar que as pessoas comuns e os cristãos americanos dão seu apoio a Israel. "Nós estamos organizando uma reunião para Israel durante estes tempos difíceis, deixando Israel saber que eles não estão sós, e esta reunião é para deixar o estado judeu saber que nós nos levantamos com eles", disse Roberta Combs, chefe da coalizão. "Como pessoas comuns, a maior organização cristã no país, nós fixamos nossa ordem do dia para afetar mudança social na América, e quer deixar os terroristas saberem que eles não ganharão". Outro a favor de Israel, proeminente grupo cristão, como a 'National Unity Coalition for Israel' (Coalizão da Unidade Nacional para Israel), encabeçados por Esther Levens, e Bridges For Peace (Pontes para Paz), conduzido por Clarence Wagner, está mobilizando a sociedade para assistir à reunião. Entre os convidados a participarem do ajuntamento, está o prefeito de Jerusalém, Ehud Olmert, o ex-Ministro do Turismo, Benny Elon, o senador americano, Sam Brownback, a congressista Lindsay Graham, e tele-evangelista Pat Robertson. (Por Michael Freund, The Jerusalem Post, 09 de outubro de 2002). MOTIVOS DE ORAÇÃO Como milhares (talvez mais de 80.000) de cristãos congregam em Washington DC para se levantar em solidariedade a Israel, unamos nossos corações em oração e dizer ao Todo-Poderoso que nós também estamos nos levantando com Israel, e orando para Israel. Ore por esses recolhidos a Washington DC, inclusive Clarence Wagner, Presidente do BFP, que Deus faça com que suas palavras e orações ser uma voz poderosa em nome de Israel. Ore para que eles sejam protegidos de todo o dano. BÍBLIA "Por amor de Sião, me não calarei e, por amor de Jerusalém, não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa". (Isaías 62:1)
2) UM MORTO E 30 FERIDOS EM BOMBARDEIO SUICIDA Um bombardeio suicida aconteceu na manhã do dia 10 de outubro, debaixo de uma ponte da "Coca Cola", perto da Universidade de Bar Ilan. O Rádio do Exército informou que uma mulher foi morta e 30 pessoas foram feridas, uma seriamente, na explosão. O chefe de polícia de Tel Aviv, Yossi Sedbon, disse que o terrorista escorregou ao subir em um ônibus e caiu sobre a calçada. O motorista e vários passageiros desceram do ônibus para ajudar o homem, ainda desavisados neste momento que ele estava levando explosivos. "Nesta momento, o motorista e alguns dos passageiros viram a bomba cingida no corpo dele", contou Sedbon para o Israel Channel Two. "Eles seguraram os braços dele e fizeram todo o mundo sair para longe do ônibus, e quando a área foi clareada, eles deixaram as mãos do terrorista, e fugiram, temendo que a bomba explodisse". Sedbon disse que o bombardeio conseguiu se levantar e caminhou aproximadamente 30 metros até um grupo de passageiros. "Neste momento, aconteceu à explosão". O HAMAS reivindicou a responsabilidade pelo ataque. (The Jerusalem Post O Poste de Jerusalém, Pessoal da Internet, 10 de outubro de 2002). MOTIVOS DE ORAÇÃO Ore pelos feridos, para que Deus os cure. Ore pela família da avó que foi assassinada, para que Deus os conforte e lhes dê a paz em seus corações. Ore para que outros que querem explodir objetivos israelitas retrocedam, ou que suas operações falhem. Ore para que Deus proteja Israel e seu povo. BÍBLIA "Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios". (Salmos 82:4)
3) ARAFAT SE RECUSA A CONDENAR ATAQUE HUMANO COM BOMBAS Yasser Arafat e os altos funcionários da Autoridade Palestina recusaram condenar o ataque de 10 de outubro de bomba humana em um ponto de ônibus civil israelita cheio, em de Tel Aviv. Arafat, seus oficiais e aconselhadores também fizeram questão de não chamar o mais recente ataque de um ato de terror, e eles puseram a culpa em Israel. "O Governo de Tel Aviv é culpado de tudo o que está acontecendo", proclamou Nabil Abu-Rudeineh, porta-voz pessoal de Arafat, usando o epíteto derrogatório "Governo de Tel Aviv" que está favorecido por funcionários árabes quando eles levam uma linha diplomática particularmente dura ou estão tentando insultar Israel oficialmente. "Uma pessoa foi morta e cinco feridas em uma operação explosiva perto de Bnei Brak", declarou a Arafat's Voice of Palestine, durante radiodifusões matutinas, no dia 10 de outubro. "A (palestino) Autoridade Nacional colocou a culpa pela operação e tudo aquilo está acontecendo na região, em Israel", declarou Muhammad Sanouri, o âncora da estação de rádio, funcionário de Arafat. O VOP subestimou a agressão de bombardeio suicida no princípio, enquanto preferindo dar ênfase à "massacres israelitas" e "crimes de guerra israelitas" em Gaza, onde o exército israelita tem explodido túneis e arsenais de armas usados por terroristas na organização de Tanzeem de Arafat, como também pelo HAMAS, grupo de terror islâmico. Dando ênfase aos "crimes" de Israel, Arafat está tentando impedir sua popularidade de encolher mais, depois dos estrondos quase sem precedentes esta semana em Gaza, entre suas próprias forças e HAMAS, depois do grupo islâmico publicamente ter torturado e assassinado um chefe policial da AP, que disse tinha perseguido os agentes do HAMAS. Ao mesmo tempo em que ele publicamente bate em Israel e renovando sua dura linha diplomática contra isto (exigindo o retorno dos refugiados ao que é agora Israel, por exemplo), Arafat está se movendo para disciplinar o HAMAS, porque ele não pode deixar que seus altos funcionários sejam tirado de suas casas, em tiroteios em público. Arafat está atento ao fato de que tem que equilibrar os ataques públicos dele contra Israel e a perseguição mais quieta e espasmódica dele ao HAMAS, ciente que ultrapassando em qualquer direção pode se arriscar. Uma caricatura de Arafat, no jornal Al-Hayat Al-Jadida, no dia 09 de outubro, elevou o "fino" espectro de uma guerra civil palestina. Na caricatura, um palestino tenta apagar as chamas da guerra civil com um balde de água, etiquetado "unidade" ("Wahda" em árabe). (Por Michael Widlanski, www.themedialine.org, 10 de outubro de 2002). MOTIVOS DE ORAÇÃO Os inimigos de Deus e do Seu plano estão se enfurecendo. Ore para que os planos de Deus vêm a gozo e que no processo serão protegidas Suas pessoas inocentes, das batalhas ferozes a vir. BÍBLIA "Tema ao SENHOR toda a terra, temam-no todos os habitantes do mundo. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir. O SENHOR frustra os desígnios das nações e anula os intentos dos povos. O conselho do SENHOR dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações. Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança". (Salmos 33:8-12) "Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus". (Gênesis 17:8)
4) ARAFAT DIZ QUE JERUSALÉM INTEIRA SERÁ CAPITAL PALESTINA No dia 05 de outubro, o líder da OLP, Yasser Arafat assinou uma lei na AP, cuja resolução proclama a cidade inteira de Jerusalém, como capital de um futuro estado palestino. O principal parlamentar da AP, Abu Ala, disse que o movimento vem com respeito a recente resolução do Congresso dos EUA, que chama o Departamento Estatal americano para reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Durante as negociações israelita-árabe durante os últimos anos, funcionários da Autoridade Palestina pediram o estabelecimento de um estado palestino apenas com "Jerusalém Oriental" como capital. É sentido agora que Arafat revelou suas verdadeiras intenções. (Arutz 7, 06 de outubro de 2002). MOTIVOS DE ORAÇÃO Arafat reivindica Jerusalém como capital dele, mas Deus tem uma reivindicação anterior. Muitos querem ter os benefícios de Deus sem se submeter ao Seu plano. Ore para que os palestinos entendam o valor de fazer as coisas do modo de Deus. BÍBLIA "e o SENHOR lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias". (I Reis 9:3) "Pois o SENHOR escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada: Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois o preferi. Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres". (Salmos 132:13-15)
5) O LAMENTO DE UM PAI DE UM BOMBARDEIO SUICIDA Em uma carta para o editor do jornal diário londrino, de idioma árabe, Al-Hayat,(1) Abu Saber M. G., o pai de um jovem palestino que levou a cabo um suicídio que bombardeou uma cidade israelita, escreveu: "Eu não acho nenhuma palavra melhor para começar minha carta, que as palavras de Alá, no livro precioso dele [Alcorão]: 'Ato por causa de Alá, e não se lança a destruição com suas próprias mãos.' (2) Eu escrevo esta carta com um coração adoecendo e com olhos que não deixam de lamentar. Nós devemos, hoje mais que em qualquer outro momento, obedecer a este verso de Koranic, aja por causa de Alá, e se abstenha de levar a cabo atos que nos lançarão para a destruição". "Há quatro meses atrás, eu perdi meu filho primogênito, quando os amigos dele o tentaram, elogiando o caminho da morte. Eles o persuadiram a se explodir em um das cidades de Israel. Quando o corpo puro de meu filho se espalhou por toda parte, meus últimos sinais de vida também se dispersaram, junto com a esperança e meu testamento de existir. Desde aquele dia, eu sou como [uma] aparição que caminha a terra, não mencione que eu, minha esposa, e meus outros filhos e filhas fomos deslocados desde o arrasar da casa na qual nós moramos". "Mas a gota d'água foi quando eu fui informado que os amigos de meu filho primogênito, o mártir, estavam começando a se embrulhar, como cobras, ao redor de meu outro filho, que ainda não completou 17, a dirigir o mesmo caminho para o qual eles tinham guiado o irmão dele, de forma que ele se explodiria também, para vingar o irmão dele, reivindicando que 'ele não tem nada a perder'". "Do sangue do coração ferido de um pai, que perdeu o que era mais precioso para ele no mundo, eu me viro aos líderes das facções palestinas, e aos chefes deles, os líderes do Hamas e Jihad islâmico e os seus xeiques que usam decisões religiosas e declarações para usar cada vez mais os filhos da Palestina às mortes deles - sabendo bem que enviando os jovens para se explodirem no coração de Israel, não intimida nenhum inimigo e não libera nenhuma terra. Pelo contrário, [isto] intensifica a agressão, e depois de tal operação, são mortos civis, são arrasadas casas, e cidades palestinas e aldeias são reocupadas". "Então estes líderes e porta-vozes aparecem [nas mídias] para ameaçar o inimigo com atos até mais sérios de vingança para suas ações selvagens. Eles empurram as pessoas mais jovens às mortes". "Eu pergunto, no meu nome e no nome de todo pai e mãe informados que seu filho se explodiu: 'Com qual direito enviam estes líderes os jovens, até mesmo os meninos na flor da mocidade, para suas mortes?' Quem os deu poder religioso ou qualquer outra legitimidade para tentar nossas crianças e os urgir às suas mortes?" "Sim, eu digo 'morte', não 'martírio'. Mudando e embelezando o termo, ou pagando alguns mil dólares à família do homem jovem que foi e nunca voltará, não alivia o choque ou altera o fim irrevogável. As somas de dinheiros [liquidado] para as famílias dos mártires causam dor, mais que curam; eles fazem as famílias se sentirem que eles estão sendo recompensados pelas vidas de suas crianças. As vidas das crianças têm um preço? Morte se tornou o único modo para restabelecer os direitos e liberar a terra? E se isto é o caso, por que apenas um de todos os xeiques que competem entre eles emitindo decisões de religioso ígneas, envia seu filho? Por que não faz apenas um dos líderes, que não podem se conter expressando sua alegria e êxtase toda vez que nos canais de satélite um homem palestino jovem se explodir, enviar seu filho? Por que, até este momento, nós não vimos um dos filhos, ou filhas, de qualquer destas de pessoas, com um cinto explosivo e saindo para uma ação, não em palavras, o que". sues pais oram dia e noite?"". "São restringidos Jihad, martírio, e morte insensata a um único setor [das pessoas], sem interessar outro setor? Não se aplica aos filhos e filhas do público geral o que se aplica [também] para seus [líderes] próprios filhos e filhas? Quanto tempo estas pessoas firmes continuarão pagando o preço pela política idiota que tem provocado um fracasso colossal a obter uma parte minúscula dos direitos palestinos usurpados até agora?" "Mas com lágrimas à alma, dores no coração, e trazendo lágrimas aos olhos, mais que qualquer outra coisa é a visão deste xeique e líderes de evadir que enviarão seus filhos na rixa - como Mahmoud Al-Zahar, Isma'il Abu Shanab, e Abd Al - o Aziz Al-Rantisi. No momento em que a Intifada começou, Al-Zahar enviou seu filho Khaled para a América; Abu Shanab enviou seu filho Hassan para a Inglaterra; e [como ela declarou à imprensa], a esposa de Rantisi se absteve de enviar seu filho Muhammad para que se explodisse. Ao invés, ela o enviou para o Iraque, para completar seus estudos lá". Fim de Nota: (1) Al-Hayat (Londres), 01 de outubro de 2002. (2) Alcorão 2:195. (Memri, 08 de outubro de 2002). MOTIVOS DE ORAÇÃO Nossos corações choram com esses que lamentam. Nós sabemos que Deus deseja confortar todos esses que estão lamentando. Ore pelos muitos pais, palestinos e israelitas, que estão lamentando as mortes de crianças amadas. Ore para que a mocidade palestina perceba a futilidade das ações deles. Ore para que Deus trabalhe nos corações dos povos desta região; que eles se voltarão e acharão a Ele e acham e a Sua salvação. BÍBLIA "Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham". (Provérbios 8:17)
6) DEPARTAMENTO ESTATAL DOS EUA: LIBERDADE RELIGIOSA NA AP, NÃO NA ARÁBIA SAUDITA O Departamento Estatal dos EUA liberou o Relatório em Liberdade Religiosa Internacional de 2002, no dia 07 de outubro, e já esteve sujeito a custos de conveniência política que obscurece informando a verdade. Alguns legisladores estão reclamando que embora a Arábia Saudita tenha sido listada como nação que mostra "hostilidade para minoria ou religiões não aprovadas", não há nenhuma justificação para manter a Arábia Saudita longe da lista dos países mais sérios de preocupação particular, que permitiria ao Presidente impor sanções. Alguns apontarão para a hipocrisia aparente de informar que a "Liberdade de religião não existe na Arábia Saudita", e recusando a colocá-los na categoria mais severa. O representante da Califórnia, Tom Lantos, foi mais distante e acusou a Arábia Saudita de "apoiar escolas religiosas que exportam ódio e patrocinam terroristas". Outra controvérsia acerca disto, que as organizações religiosas estão chamando o "caiado" da Autoridade Palestina. O relatório do Departamento Estatal recomenda e diz que é o "respeito da AP por liberdade religiosa na prática e seus esforços para manter boas relações com a comunidade cristã". Em geral, os críticos do relatório acusam o Departamento Estatal de escrever um documento que coloca suas metas de política acima da precisão e verdade. (The Media Line, 10 de outubro de 2002). MOTIVOS DE ORAÇÃO Ore pelos líderes dos Estados Unidos e de sua nação. Ore para que eles busquem a direção de Deus, fazendo políticas relativas a Israel. Ore para que Deus conduza e os guie nos Seus modos e que eles e suas nações sejam abençoadas. BÍBLIA "Reinos da terra, cantai a Deus, salmodiai ao Senhor, àquele que encima os céus, os céus da antiguidade; eis que ele faz ouvir a sua voz, voz poderosa. Tributai glória a Deus; a sua majestade está sobre Israel, e a sua fortaleza, nos espaços siderais. Ó Deus, tu és tremendo nos teus santuários; o Deus de Israel, ele dá força e poder ao povo. Bendito seja Deus!" (Salmos 68:32-35)
7) CHAVE DE SISTEMA 'ARROW' PARA DEFESA DE PROJÉTIL DO IRAQUE Embora os Estados Unidos aparecem equilibrados para mandar de volta a baterias míssil Patriot para Israel, para a segunda Guerra do Golfo, a confiança israelita em face de possíveis ataques de projétil de Saddam Hussein está descansando no novo sistema míssil Arrow: a arma co-desenvolvida com os Estados Unidos. O desenvolvimento valerá dois bilhões dólares. Quando as baterias adicionais estiverem completas, Israel se tornará à primeira nação do mundo a ter uma proteção de defesa de míssil completa. Ao contrário, o sistema de Patriot, a Arrow foi desenvolvida do nada a contador projéteis entrantes. Além do Iraque, Israel enfrenta ameaças de míssil do Irã, Síria e Líbia. Porém, no dia 05 de outubro, o chefe da Inteligência do Exército israelita contou à televisão de Israel que não há nenhum projétil iraquiano apontado para Israel na atualidade. (The Media Line, 06 de outubro de 2002). MOTIVOS DE ORAÇÃO Agradeça a Deus pela tecnologia que Ele deu para Israel. Ore para que Israel seja protegido de ataque de projétil, no caso de uma guerra regional. BÍBLIA "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho", (Salmos 18:30-32)
8) VOTAÇÃO DE CRISTÃOS DOS EUA DÃO FORTE APOIO A ISRAEL Os resultados da votação liberados esta semana através do Stand for Israel, um projeto da Federação Internacional de Cristãos e Judeus, indicam que 62% de conservadores cristãos americanos apóiam Israel e suas políticas. A pesquisa que foi administrada pelo Grupo de Tarrance foi projetada para determinar até que ponto vários sub-grupos da população dos EUA apóia Israel. A votação mostrou que 85% dos judeus americanos e mais de 50% de protestantes e católicos também estavam apoiando o estado judeu. Uma das coisas interessantes do resultado da votação é que o apoio a Israel entre Republicanos é maior que entre Democratas, embora muitos judeus americanos se identifiquem mais de perto com o Partido Democrata. Entre Democratas, só 46% apoiaram Israel, ao invés de 67% dos Republicanos. A pesquisa também revelou que o Presidente George W. Bush está fazendo progressos significantes entre os eleitores judeus, com 81% de judeus que vêem Bush como um partidário forte de Israel, e 46% deles dizem que são mais favoráveis a votar nele, baseado no modo em que ele está controlando a guerra com o terror. Embora Bush armazenasse menos que 20% do voto judeu nas eleições de 2002, a votação achou que 53% dos judeus americanos têm uma impressão favorável dele agora. (Por Michael Freund, The Jerusalem Post, 10 de outubro de 2002). MOTIVOS DE ORAÇÃO Nós agradecemos a Deus pelo que Ele está fazendo com os cristãos ao redor do mundo, defendendo e apoiando Israel. Centenas de Chai (palavra hebréia para "Vida") Grupos de Oração estão aumentando com os cristãos que oram a cada mês por Israel. BÍBLIA "Levantar-te-ás e terás piedade de Sião; é tempo de te compadeceres dela, e já é vinda a sua hora; porque os teus servos amam até as pedras de Sião e se condoem do seu pó". (Salmos 102:13-14)
9) VOANDO EM ESPAÇO AÉREO ISRAELITA O espaço aéreo israelita foi penetrado aproximadamente 30.000 vezes no dia 08 de outubro, quando águias voaram pelo estado durante sua migração anual da Europa para a África. Os pássaros estavam realmente atrasados, depois de terem encontrado uma demora fora do programa na Turquia devido às condições do tempo. Durante o vôo, as águias realizaram um feito diplomático raro - ornitófilos árabes israelitas e palestinos trabalharam junto em um programa que localiza a migração pelo Vale do Jordão. (The Media Line, 09 de outubro de 2002).
10) CALHA ISRAELITA PARA ALTOS EDIFÍCIOS Relatórios de Israel21C informam que uma companhia israelita projetou uma calha que trará esperanças, salvando as pessoas aos andarem em edifícios altos, no caso de um fogo, terremoto ou outro desastre. O deslizamento gigantesco foi desvelado em Washington, D.C., semana passada em Tel Aviv, pela empresa Advanced Modular Evacuation Systems, chefiados pelo empresário israelita Eli Nir. O trabalho na calha começou bem antes de 11 de setembro, mas foi incitado por aquela calamidade quando as pessoas não tiveram êxito de chegar ao chão. A calha é empacotada em um recipiente relativamente pequeno que é provido nas paredes dos edifícios. É resistente ao fogo, é apoiada por fontes e cabos que enrolam ao redor, e é ativada manualmente ou por um alarme de incêndio. Funcionários da companhia explicaram que para desdobrar o sistema, uma fonte lança e desdobra a calha a nível fundamental onde deve ser ancorada. Quinze pessoas por minuto podem escapar seguramente, protegidos do calor, fumaça, fogo e escombros perigosos. Aceleração abaixo a calha, embora correnteza, é controlado por umas séries de "passos" todo cinco chãos. Na fase final da descida, a calha aplaina sua trajetória, enquanto permitindo uma desaceleração afiada e uma parada fácil no bloco de aterrissagem. Cada sistema pode ser projetado e pode ser instalado dentro de seis meses, em edifícios velhos e novos. Funcionários da companhia disseram que o sistema que já passou por mais de 100 testes estaria no mercado antes da primavera. (Arutz 7, 09 de outubro de 2002).
11) ISRAELITA GANHA PRÊMIO NOBEL O cidadão israelita e professor da Universidade de Princeton, professor Daniel Kahneman, se tornou o primeiro israelita a ganhar o Prêmio Nobel em Economias, no dia 10 de outubro. O Comitê do Nobel escolheu honrar Kahneman pela sua realização sem igual aplicando teorias psicológicas a princípios econômicos. Kahneman se torna o quinto Laureado do Nobel israelita desde a fundação do estado de Israel. Os outros eram Shmuel Yosef Agnon (literatura), e os Primeiros-ministros Begin, Rabin e Peres (paz). Pelo menos dois outros israelitas (David Grossman e Amos Oz) esperavam que eles também poderiam ser escolhidos para o Prêmio Nobel de hoje, mas no fim foi Imre Kertesz, um judeu húngaro que sobreviveu a Auschwitz, que foi escolhido para receber o Prêmio de Literatura. Ele foi reconhecido pela sua escritura que "apóia a experiência frágil do indivíduo contra a arbitrariedade selvagem da história". Kertesz que passou um ano como um adolescente em Auschwitz e Buchenwald escreveu vários livros sobre temas relacionado ao Holocausto. "Para ele", declarou a Academia Sueca sobre Kertesz, "Auschwitz não é uma ocorrência excepcional. É a última verdade sobre degradação humana em experiência moderna''". (Arutz 7, http://www.IsraelNationalNews.com, 10 de outubro de 2002).

PARA: Amigos (e amigos de amigos) do Bridges For Peace
DE: Clarence H. Wagner, Jr. - Diretor Internacional - Jerusalém
DATA: 04/10/2002

Notícias Semanais com Motivos de Oração

AVISO: Visite nossa página: www.bridgesforpeace.com
Conte a seus amigos sobre nosso trabalho. Nós somos sua Conexão com Israel.

1) FORÇAS ISRAELITAS OPERAM DENTRO DO IRAQUE, CAÇANDO PROJÉTEIS
2) RECESSÃO CONTINUA PIORANDO
3) 145 BOMBARDEIOS SUICIDAS DESDE SETEMBRO DE 2000
4) O LÍDER DO HAMAS ADVERTE OS EUA CONTRA, ATACAR O IRAQUE
5) ARAFAT PARA REUNIÃO DE GAZA: "NÓS LIBERTAREMOS JERUSALÉM"
6) PALESTINOS TRANSFEREM SEUS ATIVOS PARA JORDÂNIA
7) TRATAMENTO DE CÂNCER NOVO E REVOLUCIONÁRIO
8) ONDA DE EXPORTAÇÃO DE DIAMANTE 49% EM SETEMBRO

Aviso aos Amigos: O HORÁRIO DE VERÃO - FIM DA ECONOMIA DE LUZ - TERMINA NO DOMINGO À NOITE.

Israel terminará horário de verão na noite de domingo próximo, 06 de outubro, anunciou o Ministério do Interior. Serão atrasados os relógios, segunda-feira a 1 da manhã para domingo meia-noite, dando para o país uma hora extra de sono.


1) FORÇAS ISRAELITAS OPERAM DENTRO DO IRAQUE, CAÇANDO PROJÉTEIS

Forças especiais israelitas estão operando no ocidente do Iraque, definindo locais onde poderiam ser posicionados lançadores de míssil, Jane's Foreign Report, disse em seu recente assunto em boletim informativo.

O boletim informativo disse que a elite da unidade de comando do Sayeret Matkal foi ordenada no Iraque "a achar e identificar lugares usados, ou prováveis a serem usados por lançadores de míssil Scud iraquiano".

"Nossa informação é que nem Israel nem os Estados Unidos têm uma pista sobre qualquer coisa que Saddam Hussein esteja escondendo", foi informado no boletim informativo. "É uma ignorância que persuadiu o Primeiro-ministro, Ariel Sharon, a nomear Sayeret Matkal para um trabalho que é sensível e perigoso".

Durante a Guerra do Golfo em 1991, o Iraque lançou um total de 39 projéteis de Scud em cima do Jordão, em Israel. Na década anterior, aviões de guerra israelitas bombardearam e destruíram um reator nuclear iraquiano perto de Bagdá.

Jane's Foreign Report havia dito que só existiam certos locais, os quais o Iraque poderia lançar projéteis de Scud em alvos israelitas, dado a limitação deles. A missão de Matkal "é descobrir as primeiras preparações", acrescentado que: "Os israelitas acreditam que os iraquianos esconderam seus lançadores de Scud, com grande cuidado".

(Ha'aretz News Service, 28 de setembro de 2002)

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore a Deus para dar proteção a forças especiais israelitas e orientação divina para localizar e destruir armas que são posicionadas para destruir vidas em Israel. Isto é especialmente importante, porque Saddam Hussein declarou freqüentemente sua intenção de usar substância química e ogiva de combate biológica.

BÍBLIA
"Põe-se de tocaia nas vilas, trucida os inocentes nos lugares ocultos; seus olhos espreitam o desamparado. Levanta-te, SENHOR! Ó Deus, ergue a mão! Não te esqueças dos pobres". (Sl 10:8,12). "Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meu dia". (Sl 91:5-6).


2) RECESSÃO CONTINUA PIORANDO

Indicadores econômicos liberados no dia 03 de outubro não mostraram nenhum sinal de que a recessão econômica esteja melhorando.

A Agência Central de Estatísticas (CBS) informou que o salário comum entre janeiro e julho caiu 4,5% do mesmo período no ano passado, para 7.300 shekels ($1.550) total. Duas semanas atrás, informou que o desemprego permaneceu a 10,3% em julho, depois de definhar a 10,6% em fevereiro.

A CBS também disse que importações caíram 6% durante julho e agosto, depois de cair 3% em junho e permanecer estagnado em julho. As vendas de varejo caíram 4% em junho e julho.

Enquanto isso, o Ministério de Finanças e VAT (imposto valor agregado) Autoridade informou no dia 03 de outubro que a importação de eletrodomésticos, eletrônicos e veículos de passageiros caíram 16% em setembro. Porém, as exportações de diamante subiram 49% durante o mês, informou a CBS.

Somando-se às aflições econômicas do país, o Histadrut [sindicato] planeja convocar uma greve geral nas próximas duas semanas, se as negociações com a Tesouraria e grupos de negócio não conduzirem a um ajuste do custo de vida, como a inflação está subindo entre 6,2% e 7%, de acordo com várias projeções. Uma greve geral fecharia aeroportos, chancelarias do governo, portos, e outros serviços de estado.

É esperado que a economia global de Israel encolha entre 0,8% a 1,5% em 2002, de acordo com várias estimativas. O Dr. Roby Nathanson, presidente do Instituto israelita de Pesquisa Econômica e Social, notou na maioria que os dois parâmetros mais importantes de mudanças, a situação de segurança e a desavença econômica, não mostram nenhum sinal de melhora. "Nós temos que olhar para outros fatores", ele disse. "Os mais importantes destes são a habilidade do governo para passar o orçamento de 2003, com suas reduções de gastos, e sua habilidade para controlar gastos e conhecer sua relação de dívida designada de 3,9% de GDP", ele disse.

Analistas se preocupam, que o fracasso para conhecer qualquer uma destas exigências poderia levar agências de avaliações internacionais a degradar a avaliação de crédito soberana de Israel, o que causaria uma elevação em taxas de juros e ataque em longo prazo de investidores institucionais empurrando custos de financiamento para cima.

(Extraído de um artigo por Zev Stub, Jerusalem Post, 04 de outubro de 2002)

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore pela provisão de Deus para a economia de Israel, por cada família e indivíduo que lutam pela sobrevivência com salários reduzidos, alto desemprego, e condições econômicas precárias.

BÍBLIA
"O Senhor te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e terão medo de ti. O SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado." (Deuteronômio 28: 9-12).


3) 145 BOMBARDEIOS SUICIDAS DESDE SETEMBRO DE 2000

Exatamente há dois anos atrás, com o começo da Guerra de Oslo, os palestinos enviaram 145 bombardeios suicidas em ataques terroristas dentro da Linha Verde e nos territórios. Dados compilados pela Shin Bet serviço de segurança israelita, mostra que houve mais de 200 terroristas suicidas desde 1993.

O último atacante suicida que explodiu um ônibus em Tel Aviv, na rua Allenby, foi o 206º ataque em menos de uma década. As estatísticas de Shin Bet não incluem tiroteios, nos quais os atacantes abrem fogo contra uma cidade ou um assentamento, com muito pouca chance de sobreviver à agressão. Os dados só aplicam a atacantes suicidas que levam bombas, ou operem veículos com explosivos. O total de 206 inclui atacantes que foram pegos com bombas em suas costas, logo antes de levarem a cabo ataques planejados; porém, o número não inclui terroristas que foram presos em suas casas ou esconderijos durante as invasões da Força de Defesa de Israel, e que não estava na hora de sua captura usando cintos explosivos.

A Shin Bet estatísticas apontou uma troca principal nas identidades de assaltantes de suicídio. Antes da guerra atual, todos os tais terroristas pertenceram a grupos islâmicos terroristas, principalmente Hamas e Jihad islâmico. Fora os 145 grevistas de suicídio na guerra atual, 52 eram homens do Hamas e 35 pertenceram ao Jihad islâmico, enquanto o Fatah enviou 40 atacantes suicidas.

(Tzemach News Service, 28 de setembro de 2002)


4) O LÍDER DO HAMAS ADVERTE OS EUA, CONTRA ATACAR O IRAQUE

Um líder do Hamas advertiu os Estados Unidos, ameaçando uma revolta volumosa pelos 1,3 bilhões de muçulmanos de Sunni, se lançar um ataque ao Iraque. "Todos os muçulmanos são irmãos, e por isto, a América será derrotada se tentar destruir o Iraque" informou ao The Jerusalem Post, o Dr. Mahmoud Zahar, um membro principal do Movimento de Resistência Islâmico do Hamas, na Faixa de Gaza. "A vingança emocional na qual nós dançamos em nossos telhados durante a Guerra do Golfo será aumentada no próximo conflito".

Enquanto a reação da Autoridade Palestina para a ameaça de guerra foi relativamente emudecida, o Hamas condenou ruidosamente os EUA de planejar atacar o Iraque e instituir uma mudança de regime. "A única mudança de regime deveria ser a instituição de um estado Islâmico no Oriente Médio", disse Zahar que chamou o Islã de agente mais construtivo na história "".

O Presidente norte-americano, George W. Bush "está cometendo um erro histórico atacando o Iraque, que poderá conduzir ao maior massacre de civis inocentes desde a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL" ele disse.

No dia 28 de setembro, dezenas de milhares marcharam em Londres, cantando slogans de antiguerra e protestando contra planos americanos e britânicos de atacar o Iraque pelo seu não-acordo com a resolução da ONU para o desarmamento. Foi uma das maiores demonstrações de antiguerra na Inglaterra, desde a erupção da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, e Zahar acredita que a demonstração representa só uma minoria pequena desses que se opõe ao ataque. "Um Estado islâmico nunca aceitará o anunciar de tropas americanas em sua terra", Zahar disse.

(Por Matthew Gutman, Jerusalem Post, 4 de outubro de 2002)


5) ARAFAT PARA REUNIÃO EM GAZA: "NÓS LIBERTAREMOS JERUSALÉM"

O presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, jurou no dia 28 de setembro, continuar sua luta para um estado palestino, com Jerusalém como sua capital. As observações foram feitas através de seu telefone, de Ramalhah, em grande parte destruída, e foi transmitido a milhares de palestinos em uma reunião em Gaza, marcando o segundo ano da Insurreição palestina (Al-Aksa Intifada). Ele também se dirigiu aos homens que protestam nas cidades Cisjordânia e Kalkilya.

Na Faixa de Gaza, mais de 10.000 foram às ruas, calcularam fontes palestinas. Entre os manifestantes incluíam mulheres, crianças, estudantes, a Fatah, OLP e ativistas do Hamas.

"Nós, o povo palestino, não nos preocupamos com o assédio [de Arafat], porque nós somos o povo mais forte!" Arafat gritou. "As pessoas estão com você, Abu Amar!" A multidão cantava usando o nome de guerra do líder de 73 anos de idade.

"Nós reiteramos neste aniversário que nós estamos marchando até a vitória e até o estabelecimento de um estado palestino com Jerusalém como sua capital", Arafat falou para as multidões.

Arafat disse que a luta continuará até "uma de nossas crianças... içar a bandeira da Palestina em cima das paredes de Jerusalém e os minaretes de Jerusalém e as igrejas de Jerusalém. Jerusalém nobre permanecerá a capital do estado palestino, as pessoas querendo isto ou não", ele disse. "Nós não só estamos defendendo nossos lugares santos, cristãos e islâmicos, mas toda polegada de nossa terra santa", continuou Arafat.

O movimento Fatah também emitiu um folheto ontem jurando que a luta contra a ocupação israelita continuará até que Israel se retire das fronteiras de 1967.

O líder espiritual do Hamas, xeique Ahmed Yassin, também jurou que seu grupo continuará seus ataques contra israelitas até que Israel se retire da terra "palestina". O Hamas considera toda a Cisjordânia, Faixa de Gaza, e a própria Israel como "território ocupado". O folheto deles pede aos palestinos para "renunciar sonhos de um arranjo político" e continuar a "resistência militar".

(Por Lamia Lahoud, The Jerusalem Post, 29 de setembro de 2002)

MOTIVOS DE ORAÇÃO
A luta em andamento dos grupos de terror palestinos é uma luta contra Deus e seus planos para Israel e os judeus. Ore para que os palestinos possam ver a maneira de Deus e a abracem. Ore para que Deus proteja a nação de Israel de bombardeios suicidas adicionais, e salve a vida de inocentes.

BÍBLIA
"Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seu laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri-se aquele que habita nos céus; O Senhor zomba deles. Na sua ira, há seu tempo, lhe há de falar e no seu furor os confundirá. Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião". (Salmo 2:2-6)


6) PALESTINOS TRANSFEREM SEUS ATIVOS PARA JORDÂNIA

AMAN: Palestinos estão mudando seus ativos financeiros quietamente da Cisjordânia e Faixa de Gaza para a Jordânia.

Fontes bancárias em Aman disseram que a tendência começou em 2001 e acelerou durante os últimos seis meses, refletindo a preocupação crescente em cima do futuro deles e a guerra com Israel.

As fontes disseram que a maioria das transferências envolveu a remoção de ativos de Bancos Jordanianos que operam na Cisjordânia. Estes ativos foram transferidos para as filiais em Aman, dos mesmos bancos.

Segundo fontes, acredita-se que os palestinos tenham transferido pelo menos $20 milhões em fundos, durante os primeiros quatro meses de 2002.

(Middle East News Line, 02 de outubro de 2002)

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore pelos palestinos que querem viver em paz. Ore para que eles coloquem sua confiança em Deus e achem a verdadeira paz e segurança.

BÍBLIA
"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?" (Salmo 27:1).


7) TRATAMENTO DE CÂNCER NOVO E REVOLUCIONÁRIO

Uma jovem companhia israelita reivindica ter desenvolvido um tratamento com um remédio que revolucionará o tratamento de câncer. Companhia farmacêutica, sediada em Karmiel, Biosight, acredita significativamente que seu sistema de tratamento, feito a base de peptídeo melhora a eficiência dos remédios anticâncer existentes. Os resultados dos testes mostram que o sistema melhora a eficiência dos remédios anticâncer a 90%, do atual 2%!

O tratamento com a droga não resulta em virtualmente nenhum dos efeitos colaterais negativos habituais associados com quimioterapia, como perda de cabelo, células vermelhas do sangue, supressão da medula óssea e náusea severa, resistência a multi-droga. Além disso, os fornecedores disseram significativamente que a droga acelera o processo de tratamento. Em vez de 6 a 12 meses, como é comum para tratamento de quimioterapia atual, BioSight trabalha em só alguns semanas.

Enquanto esta tecnologia esteve ao redor por muito tempo, até agora esteve principalmente baseada na liberação contínua da quantidade de drogas. BioSight concentra no aspecto mirando a tecnologia de tratamento da droga.

Os remédios de câncer atuais "são como bombardeios de B-17. Eles soltam grandes quantidades de drogas em todos os lugares, não importando o local do câncer", disse Adão Ruskin, chefe do desenvolvimento empresarial para BioSight. "Nosso produto é como um projétil certeiro. Ele caça seu alvo e libera sua carga útil exatamente onde o câncer está situado". Fazendo isto, a companhia entrega a droga diretamente à visão de tecidos malignos e células de câncer.

A companhia só testou em animais, mas se tudo for bem, eles planejam executar prova humana dentro de um ano a 18 meses, e trazer a tecnologia para o mercado dentro de cinco anos. A aprovação da U.S Food e Administração de Droga (FDA) não é considerado um grande problema, porque o sistema usa principalmente quimioterapia estabelecida, droga que já recebeu liberação.

A companhia está procurando novos investidores para completar o projeto e uma companhia farmacêutica para ajudar a fabricar e distribuir o produto em quantidades grandes.

BioSight foi fundada em 1999 por Dr. Stela Gengrinovitch e é baseada em Misgqv Karmiel Tecnologia Incubadora na região da Galiléia em Israel.


8) ONDA DE EXPORTAÇÃO DE DIAMANTE 49% EM SETEMBRO

O Ministério de Indústria e Comércio israelita informou que as exportações de diamantes polidos subiram 49% em setembro, comparado ao mesmo mês no ano passado.

O aumento foi atribuído parcialmente a presença israelita a um grande e recente espetáculo de diamantes em Hong Kong.

A exportação de diamantes durante o mês de setembro alcançou $482 milhões, comparado a $323 milhões durante setembro de 2001. As novas figuras trouxeram para o total de exportações de diamantes polidos para 2002 a $3,97 bilhões. Um aumento de 17% em cima do mesmo período ano passado.

== == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == ==

QUEM SOMOS NÓS?

Para aqueles que são novos na lista, Bridges For Peace é uma organização de caridade Cristã, com sede em Jerusalém, Israel. Criada desde 1977, nós temos trabalhado para construir um relacionamento cristão-judeu compreensivo e dar apoio às pessoas que chegam a Israel, imigrando de outros países. Nós temos doze projetos diferentes com o objetivo de ajudar os israelitas e cristãos sobre o ensino de nossas raízes hebraicas do cristianismo. Temos escritórios nacionais em Israel, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, África do Sul, Japão, Brasil, Austrália e Porto Rico.

Para receber mais informações e/ou nossas publicações, envie seu e.mail e endereço para o seguinte e.mail: bfpbr@aol.com

Também te convidamos a visitar nosso site na web: www.bridgesforpeace.com

Sinta-se livre para enviar esta atualização para qualquer pessoa de seu relacionamento. Você também está autorizado a fazer cópias e enviar para quem quiser.

Para receber estas atualizações semanais, basta nos solicitar no e.mail: bfpbr@aol.com
Para ser retirado desta lista, basta nos enviar um e.mail com o assunto: REMOVER

Nossa meta é enviar-lhes artigos de notícia para ajudar a orar mais eficazmente sobre Israel, conforme Salmo 122.6. Então, além dos artigos de notícias, nós estamos adicionando os MOTIVOS DE ORAÇÃO, de forma, que possamos estar orando juntos em todas as partes do mundo.

Apesar de não haver nenhum custo para receber estas atualizações, vocês estão convidados a participar de nosso ministério enviando doações. Nós somos uma organização sem fins lucrativos. Se for enviar, pode nos enviar um cheque cruzado e nominal à Associação Pontes Para a Paz, para Caixa Postal 1197. Belo Horizonte - MG - CEP 30123-970. Tel/fax: 31-3378-9350
Você também pode depositar ou fazer um DOC para nossa conta bancária:

Banco: Caixa Econômica Federal
Código: 104
Agencia: 083
Conta corrente: 502223-9
Associação Pontes Para a Paz

Sempre que recebermos seu recibo, por correio e ou fax, ou cheque enviar-lhe-emos um recibo.

Co-editores: Rebecca Brimmer e Clarence Wagner
Assistente de pesquisas: Glen Haines
Equipe de Redação: Ron Cantrell, Rebecca Brimmer e Clarence Wagner
Tradução para o português: Domingos e Elizabeth Tacchi





Participe! Envie-nos seu comentário : uniaonet@uol.com.br -www.uniaonet.com

 

 

 

 

 

 


.