Ásia - TURCOMENISTÃO
www.uniaonet.com/asturcomenistao.htm



assinar-pelospovos@grupos.com.br Contexto Anexado pela Rússia entre 1865 e 1885, o Turcomenistão tornou-se uma República Soviética em 1925. Alcançou sua independência com a dissolução da URSS em 1991. O atual presidente (Niyazov) detém controle absoluto do país e não se admite oposição a ele. Grandes reservas de hidrocarbono e gás natural podem provocar um boom para esse país em desenvolvimento se os projetos de exploração dessas re- servas forem levados a cabo.
Terça, 30 Ore pelo fim da "adoração" ao presidente. Ele construiu uma veneração a si mesmo, como Stalin e Nabucodonosor, e construiu palácios e memoriais a si mesmo, enquanto o povo tem vivido na miséria. Ele se autodenomina "rei dos reis". Ore por uma mudança total em seu coração ou por uma mudança de governo que ponha alguém que respeite a consituição, os direitos humanos e a liberdade religiosa.
Quarta, 31 A hostilidade contra os cristãos tem aumentado desde 1997. Quase todos os cristãos estrangeiros foram expulsos. Vários pastores nacionais foram exilados, surrados, receberam pesadas multas ou foram aprisionados. Congregações têm sido intimidadas e proibidas de se reunirem. Ore por um rela- xamento da atitude das autoridades, por coragem para os cristãos do país, para que fiquem firmes, e para que os cristãos de fora se unam e levantem-se em oração e intercessão contra essas atitudes e em prol da Igreja turcomena.
Quinta, 01 Ore pelo alcance das comunidades turcomenas fora do país e pelos cristãos internacionais preocupados com os turcomenos. Existe uma rede internacional de cristãos preocupados com a evangelização do Turcomenistão. Ore para que o país se abra para receber as Boas Novas. Ore também em favor dos mais de 2,5 milhão de turcomenos que moram fora do país. Eles estão em sua maioria no Iraque, Ira, Afeganistão, Uzbequistão, Síria, Pa- quistão, Rússia e Tadjiquistão, e praticamente todas essas comunidades perma- necem não evangelizadas. Ore para que surjam ministérios direcionados a eles.
Sexta, 02 Ore pela eficácia dos meios de testemunhos. a) O Novo Testamento em turcomeno foi publicado em 1994 e o seguem os trabalhos para a edição do VT. Ore pela importação, distribuição e impacto deste material na vida dos leitores. Ore também pela disponibilidade e impacto no povo de demais edições que existem em turcomeno. b) Interceda também pelo alcance e relevância da rádio cristã, cujas emissões come- çaram em 2001. Ore pelos envolvidos no projeto, para que continue mesmo com a perseguição e seja muito frutífero. c) Ore para que o filme Jesus, disponível em áudio e vídeo, seja impactante e frutífe- ro, e que muitos o vejam. Este filme é ocasionalmente exibido na tv turcomena. Glória a Deus por isso! Ore para que seja exibido com mais freqüência e que muitos se ren- dam ao Salvador ao assistir essa produção evangelística.
Sábado, 03 O número de cristãos de etnia turcomena tem aumentado. Embora não sejam muitos, eles subiram de 1 ou 2 para provavelmente 500 a 600 nos últimos 10 anos. A maioria é de russos, ucranianos ou armênios, e entre eles há ape- nas uns 100 evangélicos. Mas eles foram conduzidos a uma unidade maior e a uma fé mais forte através da perseguição, e a Igreja continua a crescer, apesar da ameaça contra a vida, casas e empregos dos cristãos. Ore para que esses crentes permane- çam firmes na fé e ganhem outros para Cristo.



www.portasabertas.org.br A Igreja Perseguida no Turcomenistão
O  Turcomenistão   situa-se na Ásia Central, às margens do Mar Cáspio e entre o Irã e o Casaquistão.  Desertos  planos dominam quase todo o território turcomano, mas há a presença de montanhas ao sul do país.
Há pouco mais de 4 milhões de habitantes no Turcomenistão, dos quais um terço possui idade inferior a 15 anos e quase a metade vive em centros urbanos. Cerca de 75% da população é de etnia turcomana, mas há importantes minorias de russos e uzbeques, assim como de outros grupos étnicos. A capital, Ashkhabad, é a maior cidade, com 400 mil habitantes.
 Do total de habitantes, 75% professam o islamismo e a maioria dos demais segue antigas tradições ou se declara não religiosa.
Como na maior parte do continente asiático, o cristianismo difundiu-se no Turcomenistão por meio da Igreja Apostólica do Oriente, mas foi praticamente erradicado pelos exércitos de Tamerlan, que conquistaram a região e fizeram do islamismo a religião dominante. Atualmente, apenas 2,2% da população turcomana é cristã. Embora novas conversões estejam ocorrendo nas igrejas católicas, protestantes e independentes, a igreja ortodoxa tem sofrido perdas significativas, pois muitos de seus membros estão retornando para a Rússia. A grande maioria dos cristãos turcomanos mantém sua identidade religiosa em sigilo.
A história da igreja no Turcomenistão foi marcada por mártires no passado, mas atualmente há certa liberdade para a evangelização. Ainda assim, é comum que os cristãos sejam hostilizados pelos muçulmanos e enfrentem algumas restrições por parte do governo.
Motivos de Oração
1. Ore pelo firme estabelecimento da igreja no país e para que ela seja capaz de divulgar o Evangelho por todo o Turcomenistão.
2. A igreja desfruta de certa liberdade. Ore para que esta oportunidade seja aproveitada e para que ela cresça ainda mais.
3. A igreja turcomana precisa trabalhar continuamente para melhorar a sua imagem e conquistar o respeito do povo.
  (Enviado por _ www.igrejadafamilia.org.br/vila em 16/1/2005)

O Turcomenistão é uma antiga república soviética de maioria muçulmana. Seu presidente, Saparmurat Niyazov, um lider totalitário nacionalista que rege a nação no estilo soviético de opressão. Apenas 2,6% da população são cristãos, na sua maioria da Igreja Ortodoxa Russa. Todos grupos religiosos devem se registrar junto ao governo mas para tal devem ter 500 membros adultos em uma determinada localidade. Isso torna o registro impossível a não ser para os muçulmanos sunitas e para os ortodoxos. A partir de 10/11 uma nova lei tornou crime qualquer atividade religiosa não registrada. No passado os evangélicos sofreram ameaças, perseguições, imposição de multas, espancamentos, detenção, tortura e exílio. Agora também poderão enfrentar acusação criminal e prisão formal. ðOre pela mudança desta situação, pela revogação da lei e por critérios razoáveis nas exigências de registro. ðOre por coragem e sabedoria para os líderes das igrejas daquele país. WorldEvangelical.org / Teu Reino 12/2003

A polícia política do Turcomenistão, denominada como Conselho de Segurança Nacional (KNB), realizou uma batida policial numa casa, na cidade de Bezmein, onde acontecia uma reunião conduzida por uma igreja protestante, em 23/02. Durante a batida, os oficiais do KNB estavam acompanhados de oficiais de polícia e autoridades locais. Todos os que participavam da reunião foram interrogados; nomes e endereços foram gravados. Nossos irmãos receberam ordens de não voltarem a se reunir. Ore por livramento do Senhor na vida dos cristãos que se reuniam naquela casa. Ore por coragem e fortalecimento para a igreja perseguida. Clame por liberdade religiosa no Turcomenistão....(Teu Reino)

Dimity Melnichenko foi preso durante uma batida policial em sua casa pastoral, em Asghabad. No dia 18 de dezembro, ele relatou o seguinte: “Eu estava na casa do irmão Vladimir Chernov, quando 15 pessoas pularam a cerca e invadiram a casa. Eles amarraram minhas mãos e me chutaram. Disseram que eu estava na casa para roubar. Na Delegacia, houve mais torturas. Eles me pressionaram a dar nomes de crentes, e eu recusei. Eles então disseram “você vai sofrer”, ao que eu respondi: “para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Eles então me disseram: “Foi você quem escolheu.” Ore por Dimity Melnichenko, para que Deus o fortaleça cada vez mais. Peça ao Senhor por sua família. Ore para que a prisão desse irmão sirva para o crescimento do reino de Deus no Turcomenistão. ...(Teu Reino)4/2003

-
Missão Portas Abertas www.portasabertas.org.br - Giuseppe Ângelo Nava -Base Brasil - imprensa@portasabertas.org.br
20/7/04 Controle policial sobre religiosos  Os líderes religiosos continuam relatando abusos de autoridade por parte da polícia.

18/01 - Turcomenistao-Milagre de Deus, libertado o irmão Atakov Libertado o irmão Shagildy Atakov, depois de 3 anos de prisão. A sua esposa relatou depois de uma visita " Durante a visita ele estava visivelmente contundido e abatido, com os rins e fígado machucados e sofrendo de icterícia. Ele mal podia andar e perdia consciência com freqüência". Foi oferecida a liberdade a Atakov mediante anistia pelo Presidente Saparmurat Niyazov, mas o irmão refutou a anistia porque ela tinha uma clausula: recitar o credo muçulmano em uma mesquita local. Obrigados irmãos e irmãs pelas Suas preciosas orações que permitiram a liberdade do nosso querido irmão Atakov. Que Deus abençoe cada um de Vocês. Giuseppe Ângelo Nava
BOLETIM N.44/2001. Polícia secreta turcomena detém cristão russo. Enquanto isso, quatro famílias crentes fogem do Turcomenistão Um cristão russo que vive no leste do Turcomenistão foi detido no dia 9 de abril e submetido a tortura por oficiais da Agência de Segurança Nacional (KNB), supostamente porque ele nunca havia conseguido o visto de entrada no país. Evgeniy Samsonov, 26, foi apanhado em seu apartamento alugado em Turkmenabad por oficiais da polícia secreta que invadiram o seu apartamento através da sacada do apartamento do vizinho, informaram colegas do cristão russo. “Ele foi torturado várias vezes nos últimos dois dias”, disse uma fonte local à Portas Abertas no dia 11 de abril. Acredita-se que as autoridades estão tentando forçar Samsonov a assinar um documento incriminando-se como “uma pessoa que age contra o presidente Niyazov, do Turcomenistão”, disse a fonte. Procedente da cidade russa de Novosibirsk, Samsonov é membro da Igreja Palavra da Vida, com sede na Suécia. Apesar de representantes de Uppsala e Moscou confirmarem que estavam cientes da detenção, não haviam recebido informação recente e não sabiam se o cristão detido seria deportado para a Rússia. Apesar dos cidadãos russos poderem viajar livremente pelas repúblicas da Ásia Central nos tempos da União Soviética, agora o governo do Turcomenistão exige que eles obtenham visto de turista ou de residência. A polícia do Turcomenistão (ex-KGB) exerce poderes amplamente discricionários para limitar a liberdade pessoal, exercendo estrito controle sobre a sociedade obedecendo as ordens do autoritário presidente Saparmurat Niyazov. Sob as duras ordens da república mais repressiva da Ásia Central sob quanto ao aspecto religioso, os oficiais da KNB têm nos últimos três anos maltratado, detido, multado, expulso e torturado seguidores de todos os credos religiosos com exceção daqueles sancionados pelo governo, ou seja, o islamismo sunita e o russo ortodoxo. Todos os outros locais de culto estão sendo demolidos ou confiscados sem piedade. Quatro cristãos turcos de Achkhabad, todos vindos do islamismo e que foram detidos, torturados e expulsos de suas casas pela KNB em novembro e dezembro último, fugiram do país com suas famílias. Os quatro – Shokhrat Piriyev, Batir Nurov, Umit Koshkarov e Babamurat Gaebov – foram envolvidos na prática de “contrabando” de vídeos cristãos na língua turca. Outro convertido, o prisioneiro Sageldy Atakov, que é batista, tem sido tão maltratado fisicamente nos últimos três anos nas prisões turcomenas e campos de trabalhos forçados que chegou a dizer à esposa em fevereiro que não esperava sobreviver muito mais. No início de abril, a Igreja Pentecostal de Achkhabad recebeu ordens para sair de suas propriedades, com a propriedade da igreja nos lares sendo confiscada sem indenização. O pastor Victor Makrousov disse à Agência Keston de Notícias no dia 12 de abril, que a sua congregação, que não tem permissão para reunir-se na igreja desde novembro, teria de “comemorar a Páscoa em algum outro lugar”. Turcomenistão: 7 è a sua posição na CLASSIFICACÀO DOS PAÍSES POR PERSEGUICÃO.

Os cristãos não podem se reunir. Eles estão passando por perseguição. Agir abertamente e promover reuniões tem sido impossível para eles. *Por favor, ore pelos líderes turcomenos que fugiram do país. Por uma tranqüila integração social no país e pelos líderes que ficaram para trás.

 

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br -www.uniaonet.com