www.uniaonet.com/bbacabparaguacu.htm


CABEÇEIRAS DO PARAGUAÇU .
Cruzada Missionária em Cabaceiras do Paraguaçu _BA
 
23 a 25/09/2005
 
 
 
Tema: Jesus, o desejado das nações
 
Divisa: Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos exércitos; ele é o Rei da Glória. (Sl. 24:10)
 
Hino oficial: Exaltar-te-Ei
 
 
 
A cidade de Cabaceiras de Paraguaçu conheceu um GRANDE Poeta, chamado Castro Alves, mas até hoje, AINDA não conhece o Autor da Vida...
 
Recebemos o convite no seminário para participarmos de uma viagem missionária no último final de semana de setembro, oramos e buscamos “descobrir a vontade de Deus”, embora, na minha ótica... MISSÕES, já é por excelência o desejo de Deus para TODOS os salvos... Alguns conseguem discernir e fazer; enquanto outros ‘ainda’ não descobriram...
 
 
 
A cidade – Cabaceiras do Paraguaçu – fica aproximadamente 3h de viagem da capital baiana, localizada no sertão do estado. Região EXTREMAMENTE seca e com escassez de água, tanto para banho quanto para beber. População de aproximadamente 17.000 habitantes, não possui um comércio ativo. A renda da população vem da plantação de fumo (tabaco); o povo planta, colhe, prepara e vende.... Este tem sido o meio de vida. A religião TRADICIONAL da cidade é o Catolicismo Romano, não o tradicional conhecido, mas a facção da ‘Renovação Carismática’, o que dificulta mais ainda a entrada do Evangelho Puro, pois que eles se confundem, achando que é “quase” igual aos crentes, salvos em Jesus; pois, cantam os mesmos hinos e tudo o mais.
 
 
 
A equipe: fomos 15 pessoas (apenas) do seminário, base Salvador, onde encontraríamos seminaristas da base em Cruz das Almas e demais igrejas que apoiariam o trabalho na região. O incrível é que na base Salvador, soma-se aproximadamente 200 alunos... Note-se que NEM 10% dos seminaristas compareceram para apoiar este trabalho. Fica claro, o descaso (talvez) por parte do povo que se diz ‘chamado’, minha pergunta é: chamado para que? Onde está o interesse do povo: na ‘igreja’ (nos salvos) ou nos que estão perecendo, precisando de um abraço, da Palavra da Verdade, da salvação?
 
 
 
 
 
A VIAGEM:
 
Saímos de Salvador, no sábado pela manhã e chegamos na cidade 10:30. Guardamos a bagagem e, após a refeição, fomos trabalhar na zona rural.
 
Nossa! Não tenho dúvidas que você NÃO tem noção do que seja a vida do sertanejo. Começa com a dificuldade de locomoção, passa pela falta d’água, pela distância entre vizinhos e a “pior” de todas... Estão perecendo sem conhecer Jesus... A pergunta feita ao profeta Isaías há tanto tempo atrás, continua ecoando dos altos céus pelo Senhor: “A quem enviarei? Quem há de ir por nós?”
 
Paramos na casa de um irmão que tem cedido para fazer cultos naquela localidade, dividimos a equipe e saímos para visitação. Existe uma distância MUITO grande de uma casa para outra, é como se eles pudessem ‘ter paz’ entre vizinhos... Mantendo as distâncias. Embora muitos deles tenham “parentes” próximos, mas a distância física é notória bem como a afetiva, emocional. Trata-se de um povo que desconhece a realidade da comunhão, como se pudessem viver independentes uns dos outros... Cada um constrói a sua vida, a sua família a sua história e, se há um vizinho por perto, melhor “não ficar tão perto”, pode ser que ‘amanhã’ venhamos a nos desentender.
 
Mas, a carência é TÃO grande, que para nós, bastou visitarmos uma ou duas casas, para notar a predisposição para o afago, para um caloroso abraço, para uma palavra de amizade, carinho, mostrando claramente que o “afastamento” visível está BEM distante do desejo da alma. O homem NÃO foi criado para viver como eremita. Bom destacar isso.
 
As pessoas EXTREMAMENTE abertas ao evangelho receberam a palavra com gozo d’alma, o Senhor Jesus visitou aquele povo na tarde de sábado. O “Nito” como é chamado por sua mãe, confessou: nunca ouvi falar de Jesus. Mas, pudemos mostrar que existe alguém diferente que se preocupa com cada um deles e, naquela localidade, o nosso grupo ganhou 02 vidas para Jesus (dividimos a equipe em 4). Outros não oraram confessando a Jesus, mas compreenderam que precisam de salvação.
 
Retornamos no final da tarde, cantando louvores ao nome do Senhor e, à noite, fizemos uma celebração, um culto ao ar livre, na praça principal da cidade, onde Deus se fez presente e, toda a cidade pôde ouvir a Palavra de Deus. Foi um momento maravilhoso, pois vimos o agir de Deus sobre aquele lugar, o Senhor se agradou dos nossos louvores e, se fez presente naquele lugar. Glórias a Deus!!!
 
O sábado foi uma MARAVILHA... Fui dormir regozijada por tudo que o Senhor fez através da minha vida e, com uma inquietação no meu coração... Ora, se o grupo fosse maior, alcançaríamos um percentual maior da população. Mas, louvado seja Deus, porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.
 
Glórias sejam dadas, pois a Ele eternamente, amém!
 
Hoje – Domingo – 25/9/05
 
Após o café, demos início à nossa Escola Bíblica Dominical, onde o nosso seminário estaria na frente, para ministração... Mas, GRAÇAS a Deus que tudo Ele faz de acordo a sua vontade, Deus é soberano ‘até’ sobre a programação. Pois foi EXATAMENTE, o que aconteceu. Deus é fiel.
 
Pediram pra orar e, me voluntariei. Após a oração, continuamos o culto; o irmão da ministração disse: vamos dar as mãos e louvar ao Senhor. Note algo que já havia aprendido e, mais uma vez o Senhor testificou.
 
Salmos 133 diz que é BOM que os irmãos vivam em união, porque ALI o Senhor ordena a sua benção. E não foi diferente. De mãos dadas, louvando ao Senhor, eis que o próprio Senhor começou a mover, comover o coração do seu povo e, após a ministração do hino, através de uma irmã, Deus começou a falar com TODOS os presentes. Nossa! Sentia-me TÃO pequena e, diante de uma presença TÃO gloriosa, que a primeira impressão é que vou ser consumida pela Santidade de Deus. Mas, Deus também é misericordioso e trata com cada um de nós de maneira IMPAR e individual. Falou poderosamente ao coração da irmã que “iria” ministrar e, para Glória de Deus, ao invés dos seminaristas ficarem estudando a Palavra, havia uma feira na cidade e, saímos para o campo novamente e, ali, MUITAS vidas se renderam a Jesus, ouviram o plano de salvação, existia um carro de som que nos acompanhava. Falamos de Jesus aquele povo e, levamos mais vidas para Jesus.
 
GLORIAS A DEUS!!!
 
Vale destacar a experiência do Sr. José, que voltava da feira com suas compras e, extremamente católico romano, não conhecia a salvação em Jesus. Ele resolveu parar para nos ouvir e, após descobrir que era ‘pecador’, que precisava de perdão dos pecados, de salvação, em plena rua, ele confessou a JESUS como Senhor da sua vida. Aleluia!
 
Foi uma manhã abençoadíssima, minha MAIOR alegria, é ver pessoas se convertendo a Cristo. Poder contemplar a obra de redenção que Jesus fez no calvário, quando disse: Está consumado e, até hoje estas palavras ecoam na vida daqueles que hão de herdar a salvação.
 
À tarde, fizemos uma marcha pela cidade, DIFERENTE de tudo que você já viu... Em esquinas importantes da cidade, parávamos tudo e, uma pessoa orava pela cidade. Creio sem duvidar, que o Senhor se agradou disso.
 
Encerramos a caminhada na praça principal (novamente), onde fizemos um culto e, mais uma vez, Deus foi glorificado, através de nossas vidas, dos louvores entoados, então, foi o horário de retornar para Salvador.
 
 
 
Experiência rara:
 
Como iniciei relatando sobre a cidade onde estávamos. Ali nasceu Castro Alves, viveu pouco tempo apenas 5 anos, antes de mudar-se para outros lugares, Salvador, Recife, São Paulo e, retornando para a Fazenda onde aos 24 anos veio a falecer. MUITA coisa eu vi, outras, eu li e, ainda outras eu pude escutar naquele ‘Parque Cultural Castro Alves’.
 
Eles têm um acervo MUITO grande do jovem poeta, que viveu tão pouco, mas que IMPACTOU muito, a geração dele e, até hoje ecoa os seus versos, a sua pintura, a sua vida pela história, pelas nossas vidas e, por muito que participamos hoje. NÃO existe novidade... Tudo já foi relatado no passado.
 
Descobri algo interessante. Quando conhecemos a história de alguém, podemos entender que os seus pensamentos não eram devaneios ou utopia que nunca pudessem ser descoberta, transformada e que fosse-nos exemplo até os dias atuais.
 
Novamente, fiquei a pensar... Se na época em que viveu o poeta, não tínhamos a velocidade de informação que temos hoje, não tínhamos os recursos para capacitação, tanto que ele morreu de tuberculose. Apenas uma mente, ou algumas, quem sabe, pode influenciar TANTO uma geração, porque NÓS hoje, eu e você não podemos fazer a diferença e, anunciar a Jesus, até QUE ELE venha. Não estou falando ou discorrendo sobre algo que não temos conhecimento, mas sobre Jesus de Nazaré, o mesmo que um dia nos salvou e nos designou para que fossemos e déssemos frutos e que estes permanecessem, mas que MUITAS vezes, este desejo de sermos frutíferos tornou-se longe da realidade, porque os nossos ‘valores’ tem a cada dia mudado.
 
São TANTAS atividades que não temos tempo de cuidar de vidas. Porém, Deus também, me ensinou algo MUITO interessante nesta viagem....
 
 
 
Queres ganhar VIDAS para Jesus, amados?
 
Comece ‘conhecendo’ o Deus que tem permitido a VOCÊ ter o fôlego de vida, ter o ar necessário a cada instante. Deus que fez o céu, a terra, e tudo que nela há e, hoje permite que tenhas vida, que se relacione com outras pessoas, que possas pensar, pois o Senhor tem guardado a sua mente, de maneira que tens saúde mental. Tens capacidade física, tens boca (voz), olhos, ouvidos e, MUITAS vezes... Infelizmente também negligenciado uma palavra de consolo e conforto para os ‘miseráveis’ e, pense: os miseráveis não são APENAS os menos favorecidos, mas AQUELES que ainda não saíram do seu estado de miséria humana, distância do seu Criador e, estão caminhando a passos largos para o abismo de fogo... Você e eu tem a solução para este povo... Vamos MUDAR a nossa geração.
 
 
 
DEUS CONTA CONOSCO... Será que responderemos como Isaías?
 
 
 
Amo você, no amor do Pai Celestial, por isso, estou compartilhando contigo da minha ALEGRIA. Deus é Bom! (COMIN)

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.