RIO GRANDE DO SUL - CIDADES
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. SÃO LEOPOLDO .

www.jair.silva.pop.com.br  _ Jair Antonio da Silva  _ 12/04/06 PAZ DE JESUS,
Gostaria de receber mais informações.
; "Se você não pode falar de Deus a uma pessoa, Então fale a Deus desta pessoa." 
"Jesus Cristo não é a segurança contra tempestades, mas Ele é a perfeita segurança nas tempestades.
Ele não nos prometeu uma viagem tranqüila, mas sim um destino seguro." www.imw.com.br ; www.wesleyana.com 
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Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil : Pr.Oneide Bobsin : Riso santo

, SAO LEOPOLDO, Brasil, Agosto 7, 2004
O culto iniciou com louvor, acompanhado por uma banda estridente. Aos poucos o som dos instrumentos foi subindo. O dirigente do culto, por sua vez, puxava os hinos e intercalava versículos bíblicos e outras frases de efeito.
Lentamente, a música empolgava a todos e o dirigente pedia insistentemente que o Espírito viesse. Depois de 20 minutos, as pessoas começaram a cair.
Possuídas pelo Espírito, ficaram deitadas por alguns momentos sem que ninguém se ocupasse delas.
No auge do louvor, abruptamente os instrumentos cessam. A calma e o silêncio produzem um ambiente de tranqüilidade. O pastor faz, então, um pedido de oferta e traz outros avisos. Segue com uma pregação sem grande empolgação, mas bem elaborada. Todas as pessoas estão atentas.
Após a pregação, voltam os cantos acompanhados com instrumentos. O pastor intercala versículos bíblicos e outras admoestações. A música sobe junto com um ritmo cada vez mais rápido.
O pastor pede que as pessoas formem duplas conforme o sexo. Uma pessoa vai orar pela outra, recomenda o pastor. O som é ensurdecedor. As pessoas abraçam-se e gritam. Choram, pulam, giram, inclinam-se, balançam o corpo, babam, dão ordens ao Senhor. E o riso toma conta do ambiente. Muitas caem ao chão. Lá ficam, como prova de que estão embriagadas pelo Espírito e no pleno gozo do Senhor.
O riso santo e a embriaguez do Espírito são a marca principal da nova onda pós-pentecostal, chamada a Bênção de Toronto, paralela à Guerra Espiritual e à Teologia da Prosperidade. O riso que toma conta do ambiente, como se estivessem "embriagados" (Atos dos Apóstolos 2.12.), incorpora a zombaria à festa de Pentecoste e dá o tom e a tonalidade ao culto.
A "nova onda do Espírito Santo", como é conhecida nos meios pentecostais, pós-pentecostais e carismáticos, iniciou-se em 1994. Na igreja de Airport-Vineyard, em Toronto, Canadá, aconteceram fenômenos estranhos, até então desconhecidos nos meios evangélicos.
Desde então, o riso santo e a embriaguez pelo Espírito se espalham pelo mundo afora, alcançando várias igrejas e, em alguns casos, como no Brasil, formando a Comunhão Ágape.
Um dos seus grandes pregadores, que reúne multidões, assim descreve a embriaguez pelo Espírito: "Foi como se alguém repentinamente houvesse se aproximado com um fósforo aceso na gasolina. Nesse momento caiu o fogo de
Deus sobre mim envolvendo-me num fogo claro e brilhante. Fiquei embriagado e fora de mim pelo Espírito Santo. Começou um riso incontido que se tornava em choro, em falar em línguas. Quatro dias estive sob a glória de Deus e quase não pude agüentá-la."
Como o Espírito sopra quando e onde quer (João 3.8), ninguém pode tolher a liberdade de se manifestar desta maneira. Estranho que ele sempre se manifesta sob condicionamentos ritualísticos, sob forte impacto de músicas e de ritmos altos e intensos. Não seria, pois, a emoção, uma tentativa, como tantas outras, de prender o Espírito?
O profeta Joel tem uma visão extremamente democrática da efusão do Espírito Santo, e não condicionada por rituais. Depois disto, o Senhor derramará o seu espírito sobre toda carne (Joel 3).
Esse texto do profeta é antecedido de uma visão de abundância material. Os animais do campo exultarão de alegria pelos pastos que se tornaram verdes por causa da chuva de outono, que se assemelha à justiça.
A chuva da primavera cairá copiosamente. As eiras estarão cheias de trigo, as tinas transbordarão de vinho e óleo novo. Enfim, comerão até se fartar e não haverá mais vergonha no meio do povo. O riso será fruto da fartura.
O louvor testemunha a fartura porque o Espírito é e será derramado sobre toda a carne, indistinta e incondicionalmente, sem privilégios. Toda a criação é e será embriagada pela justiça de Deus. Então, o riso não será apenas fruto de um momento ritual.
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Oneide Bobsin, Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e professor de Ciências das Religiões da Escola Superior de Teologia de São Leopoldo/RS/Brasil.
ALC - João Ferreira da Costa
_ 11 Sep 2004

I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO

Objetivos e justificativas
Os debates da questão de gênero constituem fundamental e privilegiada porta de acesso ao mundo das religiões. Da mesma forma, os referenciais da religião, do mundo da fé e do sagrado são instigantes chaves de acesso ao estudo das relações de gênero.

O I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO analisará relações existentes entre os referenciais gênero e religião, disseminando propostas para a desconstrução e reconstrução de identidades, de culturas, de conhecimentos e da própria religião.
A religião tem sido espaço de construção de significados existenciais no contexto latino-americano; um elemento estruturante essencial da cultura. Por sua vez, o instrumental de gênero, aplicado a diferentes áreas de conhecimento, favorece análises criteriosas dos condicionamentos que a sociedade infunde na formação da identidade humana. No que diz respeito à Teologia, o referencial de gênero tem provocado a revisão de pressupostos religiosos que fomentam a exclusão social e as assimetrias entre homens e mulheres. Nesse diálogo, há a afirmação da dignidade de toda a Criação.
Enfocando os eixos corporeidade, etnia e masculinidade, este I Congresso quer ser um espaço onde homens e mulheres, de diferentes etnias e religiões, pesquisadores e pesquisadoras da América Latina se encontram para um debate das questões gênero e religião.

Metodologia de Trabalho
O congresso oferecerá quatro modalidades de trabalho:
Conferências - palestras acerca dos eixos temáticos.
Mesas de Discussão - abordagens em resposta às conferências.
Comunicações - exposições de pesquisas ou relatos de experiências relacionadas ao tema.
Grupos de Trabalho - debate com conferencistas e aprofundamento das discussões.

Público:
Pesquisadoras, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados a igrejas, espaços educativos e ONG´s

Data: 18 a 20 de agosto de 2004

Início: 18/08/2004, às 8h e 30min
Término: 20/08/2004, às 18h
Carga horária: 30h/aulas (com certificado de participação)

Local: Escola Superior de Teologia. Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS – Brasil

Investimento
Estudantes de graduação: R$ 20,00
Estudantes de pós-graduação: R$ 35,00
Profissionais e Agentes de ONG's: R$ 50,00

Banco do Brasil - Ag. 0185-6 -- C/c. 6346-0
Banco Bradesco - Ag. 2969-6 -- C/c. 70-1

Inscrições
A inscrição será efetivada mediante envio, ao NPG, por correio postal ou fax da ficha de inscrição e da cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
O Congresso oferecerá três eixos temáticos para inscrição de trabalhos:
1.Gênero, Religião e Corporeidade
2.Gênero, Religião e Etnia
3.Gênero, Religião e Masculinidade
Cada participante poderá inscrever-se, no máximo, em dois eixos temáticos, enviando, até 10/06/2004 (apenas por correio!) ao NPG - IEPG, Caixa Postal 14, 93001-970, São Leopoldo, RS BRASIL, resumo sobre texto inédito (pesquisa ou relato de experiência), ficha de inscrição e cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição
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Mais informações consulte o site da Escola Superior de Teologia (www.est.com.br) ou pelo e-mail: npg@est.com.br

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