www.uniaonet.com/canontlondon.htm ONTÁRIO
. A Paz do Senhor amados irmãos, estive ontem assistindo o filme Paixão de Cristo ( The Passion of the Christ ) de Mem Gibson. O que tenho a dizer são poucas palavras, confesso que nenhum filme de Jesus até aqui tenha retratado o sofrimento tão real e comsenas tão chocantes, não me contive e chorei muito, mas é uma realidade daquilo que nos apresenta os 4 Evangelhos. Sobre a polêmica de que este filme esteja incitando o ódio contra o povo JUDEU eu não creio nisto, porque o que está escrito nos evangelhos é aquilo que ali está nas cenas do filme, mas o que me chamou mais a atenção foi a crueldade e violência com que os SOLDADOS ROMANOS usaram contra Jesus, mesmo que no filme apresente um Pilatos bonzinho e que lava as mãos, não deixa de participar das atrocidades contra Jesus, sabemos que foi os SACERDOTES quem incitou o povo a pedir a cruxificação de Jesus, mas quem castigou e usou de violência contra Jesus foi os Romanos, quem for ver o filme notarão que os dois ladrões que também foram cruxificados não foram castigados como Jesus, porquê ? porque o que aconteceu com Jesus já estava escrito pelos profetas. Na verdade como diz o filho de Billy Grahm em uma entrevista com um Judeu esta semana é que Jesus foi entregue a morte não só pelos judeus, mas sim por todos nós por causa do pecado que atingiu toda a humanidade. Com relação a violência praticada pelos romanos em Jesus, vejo este retrato também praticado pelos romanos na inquisição feita sobre todos aqueles que não aceitavam os dogmas do catolicismo romano, e as atrocidades ali praticadas as pessoas que eram contrarias a eles e eram até mesmo queimados vivos em praças publicas. Para mim é o mesmo império Romano que ainda continua vivo mas camuflado por traz de uma religião piedosa que tem o seu quartel general em Roma precisamente no Vaticano. Não vejo motivo para estar agora julgando este ou aquele, mas está nas profecias de Isaias 53 1-12 toda esta cena. Aconselho a todos os cristãos e não cristãos a assistirem a este filme, mas digo que as senas são muito fortes, e não aconselhada a crianças. Enquanto estou aqui escrevendo acabo de saber por um irmão de Toronto que me diz ter saido nas noticias de radio esta manhã que uma senhora chorou tanto durante as cenas e que veio a desmaiar e ao dar entrada no hospital veio a falecer, não tenho confirmação de outras fontes, mas creio que deverá sair esta noticia na TV e jornais se isto for mesmo real. Fiquem todos na paz de nosso Senhor Jesus. Pr. João Batista - London - Ontario - Canada A Paz do Senhor aos amados da lista Club Santo Sou o Pr. João Batista da Igreja Evangelica Ass. de Deus de London -Canada. Agora aqui em London - Canada é 4.30 da manhã ai 6,30 da manhã do dia 22 de Fevereiro de 2004, estou lhes dando estes pormenores, porque estou fazendo o meu tempo de oração de 365 dias de 2004 a estar orando todos os dias as 3.00 da manhã, e fui dispertado pelo Senhor para falar a Igreja a respeito do Juízo de Deus, face aos acontecimentos que vem cada vez mais forte nos indicando que a vinda do Senhor pode acontecer ainda nesta nossa geração e pedi ao Senhor que me desse uma palavra para hoje, e que viesse dEle, e não da minha mente e meus pensamentos e ao pegar o lapis para fazer um rascunho da mensagem e que comecei a escrever foi: o que se segue " Eis que estou as portas de mais um juízo a toda a humanidade, pois estão cada vez mais se afastando da minha presença, estão mais preocupados com seus deleites e prazeres, não estão acreditando no meu juízo e menos ainda na minha Palavra, estão ignorando o meu apelo à Salvação, estão menospresando o Sacrifício de Meu FilhoAmado à quem se deu em resgate para a vida eterna. Meu servo, pregue a minha Palavra, exorta-os e testifica-os a respeito dos meus avisos, Eu Sou o que Sou, e cumpro com as minhas Palavras, e tuto que deixei escrito pelos profetas no passado, para acontecimentos no futuro, Eu os cumprirei, pois eu não sou homem que minta e que volte atrás daquilo que prometi. Diga ao meu povo que se arrependam e voltem parta mim, pois ainda estou dando mais uma chance, antes do grande dia em que lançarei a minha íra sobre a terra. Assim diz o Senhor." Esta Palvras vieram a minha mente seguidamente sem que eu parasse para pensar o que escrever, como faço de costume para preparar um mensagem a igreja. Ao terminar pedi ao Senhor um sinal para confirmar estas palavras e ao abrir o computador para começar a prepara a mensagem para hoje 22/2/2004 li no terra noticias a explosão de um onibus em Jerusalém, e ao abrir os e-mails recebi a mensagem da Pastora Sandra da Igerja Vida Nova de Duque de Caxias RJ. que me indicava o site do Pr. Mauricio Fortunato com ricas mensagens em audio http://www.invsc.org.br/ e nestas mensagens entre todas a que me chamou a atenção para ouvir foi a mensagem do Diacono Valmir Lopes que traz o titulo de ATALAIAS . Ezeq. 3: 16-2. Senti que este era o sinal em resposta a mensagem em que recebi do Senhor. Espero que os irmãos recebam esta mensagem como um alerta ao que nos espera para um futuro muito próximo. Isto não é profecia com datas marcadas, mas são sinais que irão acontecer com mais frequências, a cada dia que se aproxima o dia do Senhor, e este tipo de mensagem de exortação e preparação está ficando no esquecimento de muitos pastores e lideres da igreja. É tempo de despertamento para o arrependimento e a santificação sem a qual ninguém verá a Deus. Pr. João Batista Domiciano da Silva 11-Rosemary Walk London - Ontario - N5Y - 2H6 Canada Fone 1-519-438-2851 ... Evangelical Assembly of God of London
Semana do Perdão : 7º Dia 7 de Junho 2003 QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR O MEU IRMÃO? TEXTO BASE: Mateus 18.21-35 Será que Jesus, alguma vez, se negou de a atender qualquer pessoa que tenha vindo a ele com um coração arrependido e com fé? Claro que não! Nunca! Não importa que pecado esta pessoa tivesse cometido. Essa é a nossa resposta. Nós sabemos isso porque "a Bíblia nos diz". Mas, quantas vezes nos esquecemos do nosso próximo? Uma coisa é Jesus perdoar alguém que tenha cometido um crime; alguém que tenha caído em adultério...; outra coisa bem diferente, é nós perdoarmos a nosso próximo que cai, constantemente, no mesmo pecado. LER: Mateus 18.21-35 ORAR "Quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?" Esta foi a pergunta de Pedro. Ele era alguém que conhecia muito bem a Bíblia (as Sagradas Escrituras que eram compostas pela Lei e pelos Profetas); ele também conhecia a tradição judaica. Ele sabia que devia perdoar o seu semelhante. Ele sabia qual era o seu dever. Mas, qual é o limite? Deve haver um momento em que eu deva dizer: basta! Um momento onde eu deva dizer: vê se te enxerga cara... Ser cristão não é sinônimo de "engolir sapo" a vida inteira... Só porque eu sou um cristão não significa que eu deva agüentar desaforo a vida inteira sem dizer nada... Mas, qual é a hora de dizer basta? Pedro pensava que deveria perdoar até sete vezes. Isto é, ele achava que sete vezes seria o suficiente, e que Jesus, provavelmente, diria algo como: - Sim, Pedro, sete (7) vezes já é o bastante. Podemos imaginar que esta pergunta que Pedro dirige a Jesus não tenha sido apenas teoria, isto é, "para o caso de...": - imagine aquele Pedro, sangüíneo do jeito que era, tendo que conviver com um irmão não muito "querido", com um irmão difícil; tendo algumas divergências com este irmão; - imagine aquele pescador rude fazendo a conta: "agora foi a quarta vez que este ou aquele cara me ofendeu; agora foi a quinta, a sexta, a sétima vez: Agora basta!"; Pedro deve ter passado por diversas situações de conflito com alguns irmãos - talvez, em muitos destes conflitos, Pedro já teve a vontade de dizer: basta! Chega! Por outro lado, se nós encostamos o ouvido à pergunta de Pedro, descobriremos um pouco de orgulho espiritual escondido por entre as palavras: ... Um homem que perdoou sete vezes! Não são todos que fazem isso! Jesus só poderia confirmar o que Pedro achava: · · Pedro, você já fez mais do que devia; · · Abandone este caso. Deixe que este seu irmão se vire sozinho; · · não ligue mais para ele; · · vira as costa para ele; · · ele não merece outra coisa; Mas, para a surpresa de Pedro, a resposta de Jesus é bem outra. Ele diz: · · Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Pedro deve ter pensado naquela hora: à o Senhor não pode estar falando sério! Eu não sou palhaço dos outros... Mas, tendo em vista que Pedro era um bom conhecedor das escrituras, ele deve ter se lembrado daquela passagem do Antigo Testamento que diz: "E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque êle me feriu; e um rapaz porque me pisou. Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete" (Gênesis 4.23-24). Talvez Pedro tenha notado que nesta questão de perdoar só há 2 caminhos a seguir: · · ou seguimos o caminho de Caim; · · ou seguimos o caminho de Jesus. O caminho de Caim paga o mal com o mal. Paga o mal com juros e correção monetária: Sete por um. E se isto não basta, é capaz de ir além: Setenta vezes sete, se for preciso! De primeira vista até parece que tem um restinho de justiça no caminho de Caim. Ele tem um código penal: Dente por dente, olho por olho. Ele só reforça um pouquinho a dose: · · Sete dentes por um dente; · · Sete homens por um homem; · · Uma cidade inteira deve ser incendiada, por um homem; Cada um deve saber, já de antemão, o que vai lhe acontecer se "brincar" com Lameque, descendente de Caim. Por sua vez, o caminho de Jesus é totalmente oposto do caminho de Caim. Caim mata o seu irmão; Jesus salva o seu irmão. E esta salvação não deve ser limitada por leizinhas, como: · · hoje eu te perdôo, mas, se você voltar a repetir o mesmo erro, se você voltar a fazer a mesma coisa... não prometo nada; · · desta vez passa, mas na próxima... A salvação que Jesus nos oferece, não é uma salvação condicional, não é uma salvação a prestações. Não! O evangelho é uma realidade que nos faz mudar de atitude em relação aos nossos semelhantes (pai, mãe, irmãos, parentes, colegas de trabalho, amigos, vizinhos, irmãos em Cristo...). A partir do momento que somos transformados pelo evangelho, nós: · · deixamos de contar os erros; · · deixamos de lançar os débitos; · · deixamos de guardar rancor, sempre com a idéia: Hoje eu perdôo, mas vai chegar o dia em que a última gota de água vai cair no balde, e então este irá transbordar. Amados! O evangelho muda o coração humano. O evangelho transforma um coração vingativo, num coração cheio de amor, de misericórdia, num coração pronto a perdoar. Jesus multiplica os dois números 7 e 10 => que simbolizam a perfeição - e acrescenta um outro sete. O que Jesus diz com a afirmação: "não sete vezes, mas setenta vezes sete" é: a perfeição vezes a perfeição mais a perfeição. Jesus indica a idéia de infinito. A misericórdia de Deus é tão grande que não pode ser medida; e, porque a misericórdia de Deus é tão grande, você, Pedro, deve também mostrar misericórdia a seu irmão. Que bom que Deus também não nos perdoa apenas sete vezes. Que bom que o amor de Deus é sem limite. Para explicar este amor misericordioso de Deus, que deve se refletir no seu povo, Jesus conta a seguinte parábola (história): Um rei reuniu seus oficiais, no dia marcado para o acerto de contas. Um deles devia ao rei a soma de 10.000 talentos. O talento era, naqueles dias, a moeda mais forte. Comparando, vemos que o valor que Herodes o grande arrecadava de impostos anualmente em todo o seu reino era 900 talentos (cf. 1 RS 10.14). Dois talento-ouro comprava um monte - no qual foi edificado uma cidade (Samaria - cf. 1 Rs 16.24). Um talento-prata comprava 10 vacas leiteiras. Tendo estes valores em mente, está claro que o ministro das finanças devia a seu senhor uma quantia muito grande. O texto bíblico não nos revela o que ele havia feito com todo este dinheiro. Certo é que ele devia 10.000 talentos, e tinha que pagar. Também é certo que ele jamais conseguiria todo aquele dinheiro no prazo determinado. Quando teve de prestar contas ao seu senhor - e não dispondo do dinheiro para pagar a dívida, ele ouviu o veredito: - você, sua mulher, seus filhos e tudo o que você possui, será vendido para pagar a tua dívida. Este preço era alto demais para ele. Tendo ouvido o veredito, ele caiu de joelhos aos pés do rei e pediu por paciência. No desespero ele promete pagar tudo: "sê paciente comigo e tudo te pagarei". Que promessa boba, aquela. Como é que ele poderá arrumar dinheiro para pagar o equivalente a 100.000 cabeças de gado ou terra suficiente para construir 5.000 cidades? Este servo implorou por misericórdia, e não por perdão. Prometeu restituição, mesmo sabendo que conseguiria pagar apenas uma pequena parte da dívida e não mais. O rei fez uma coisa que ninguém tinha previsto. Vendo o estado que este servo seu se encontrava, ele se compadeceu dele e perdoou a sua dívida. Aquele homem tinha se dirigido à presença do rei com um enorme fardo, com um enorme peso sobre os ombros e agora, pode voltar aliviado. A dívida foi perdoada. É isto mesmo meus queridos, a dívida não foi adiada, mas perdoada. A partir de agora ele está livre daquele peso; ele não precisa mais se preocupar com aquela dívida; creio que a partir daquele instante até dormir se tornou mais fácil. Inacreditável! Quanta alegria! Quanta bondade! Descendo as escadas do palácio real, este ministro das finanças absolvido, encontrou um conservo, um colega seu, dos bem pequenos, que lhe devia a importância de 100 denários. Um denário correspondia ao salário de um trabalhador simples - por um dia de serviço. Com este dinheiro era possível comprar apenas um pão. O valor que este homem lhe devia correspondia, então a 100 pães. Realmente, era muito pouco. Bastava alguns dias de trabalho e a soma seria conseguida. Mas este ministro das finanças que havia acabado de receber um presente de 100.000 cabeças de gado age de forma desumana com o seu conservo. Ele agarrou o seu colega pelo pescoço e o sufocou exigindo pagamento imediato: · · Paga-me o que me deves. Este pobre homem, apavorado, atirou-se aos pés do ministro das finanças e pediu: · · Sê paciente comigo e te pagarei. Ele não precisava dizer: Pagarei tudo, porque o total era pequeno. Estava claro que ele pagaria tudo. Mas o ministro das fianças se recusou. Lançou o homem na prisão, esperando que alguém o pusesse em liberdade sob fiança, e pagasse a dívida. É interessante como nesta história a grande compaixão foi jogada fora. O homem perdoado não transformou o grande presente recebido em troco miúdo. Ele não foi gastando a misericórdia que o rei lhe fizera. O seu coração continuou duro como uma pedra. Parece que o gesto do rei não serviu para nada - pois ele não aprendeu a pensar e agir como o rei. Continuou agindo como um homenzinho calculador e mesquinho - para o qual o ser humano é um simples número na contabilidade. Como é o homem! Este ministro das finanças, teve a oportunidade para mudar de vida, mas não mudou. E, por continuar vivendo naquela servidão, da qual o rei o quis salvar, ele volta a carregar o velho fardo; ele volta a carregar a montanha de sua dívida. Outras pessoas viram o que aconteceu e não conseguiram manter silêncio. Não demorou muito para que o rei também ficasse sabendo. Este, ao ouvir a história, ficou muito zangado. Chamou o servo e o repreendeu: "servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste, não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?" Após repreendê-lo, o rei o entregou aos carcereiros para que o torturassem até que a dívida fosse paga. Quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Meus queridos! Uma pessoa que não foi agraciada com o grande perdão de Deus em Jesus Cristo não é capaz de perdoar nem sequer uma vez, quanto mais sete. Mesmo que viesse a perdoar, esta pessoa estaria enganando, pois perdoar é doar, é dar. E só pode dar, quem tem: · · o homem que não se converteu a Deus; · · o homem que não caiu a seus pés, rogando perdão; · · o homem que não experimentou a libertação em Jesus, libertação essa que se encontra resumida nas palavras: "os teus pecados estão perdoados ", é incapaz de perdoar. Por outro lado, aquele que experimentou o perdão de Deus, o homem, de cujas costas Deus, por amor de seu filho, tirou o fardo da culpa, o fardo do pecado, este sim tem condições de perdoar. Este sim, tem condições de tratar seus irmãos assim como ele foi tratado pelo seu Senhor. Quando ele perdoa, ele não está dando do que é seu. Ele está dando do que é de Deus. Meus amigos! O cristão que não sabe perdoar; aquele cristão que diz: "perdoar sim, esquecer nunca" - não vive em Cristo. O cristão que assim age, vive em Caim. Vocês ainda estão lembrados de Caim, cuja descendência inventou a vingança com juros e correção monetária. Só existe dois caminhos. Num deles você tem que trilhar: · · ou trilhamos o caminho de Jesus; · · ou trilhamos o caminho de Caim. Não há meio termo. Conheço muitos "cristãos" que tem medo de orar o Pai Nosso, em especial a quinta prece que diz o seguinte: "perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores". A impressão que temos é, que é perigoso orar assim. Isto parece um convite dirigido a Deus para nos tratar assim como nós tratamos os nossos semelhantes. Logo, se não perdoamos, estamos pedindo a Deus para não sermos perdoados. Se olharmos para o nosso texto veremos que o Cristão é aquele servo que devia as 100.000 cabeças de gado e que foi perdoado pelo rei. Na vida dele (do cristão) ouve o grande perdão inicial, quando Cristo tomou conta da vida dele. · · Foi feito aquela faxina geral: nesta faxina todo o seu passado foi aniquilado, não ficou nada. · · Naquele dia a montanha da culpa, do pecado, foi tirada de suas costas. A oração: "perdoa as minhas dividas, como eu perdôo os meus devedores" é apenas uma conseqüência lógica do grande perdão inicial. É a contabilidade do dia a dia. Se esta contabilidade da gratidão não mais funcionar, então não se trata de um simples erro, de um simples engano, mas uma coisa fundamental está errada. Significa que o cristão saiu da comunhão com o seu Senhor. Significa que o cristão saiu da esfera do perdão e entrou na esfera da lei, do código chamado: "paga-me o que me deves". E este código é duro. Ele não perdoa nada. Para concluir: Todo aquele que recebeu o perdão em Jesus Cristo deve estar pronto também a perdoar quem quer que esteja em débito com ele, e deve fazê-lo de todo o coração. Amém! P. Volmar Saueressig Paróquia de Arroio do Padre – RS. Esta é a Ultima mensagem da Semana do Perdão Vamos colocar em nossa agenda para a Semana do Perdão de 2004 Primeira semana de Junho 2004 Estarei enviando nesta semana que se segue os testemunhos do que aconteceu na semana do perdão Pr. João Batista Domiciano da Silva London - Ontario = = = = 6º Dia 6 de junho 2003 Apegar-se a uma mágoa é como agarrar uma cascavel pelo rabo. Ela vai morder você. A peçonha da amargura causará morte à medida que vai penetrandonos diferentes aspectos da sua personalidade. Será uma morte bem mais ampla do que a morte física, pois tem o potencial para destruir as pessoas com quem você convive também. — Charles Stanley = = = = 5º DIA Quando uma mulher hindu tornou-se seguidora de Cristo, seu marido e outros parentes judiaram muito dela. Um dia um missionário perguntou-lhe o que ela fazia quando o marido ficava bravo e a maltratava. Ela respondeu: “Eu cozinho as refeições mais gostosas e varro a casa um pouco melhor. Quando ele me trata mal eu respondo com mansidão, tentando mostrar-lhe em todos os aspectos que desde que tornei-me cristã tornei-me também uma melhor esposa”. Aquele marido resistia a todos os sermões do missionário, mas não agüentava a pregação prática da esposa. O Espírito Santo usou o testemunho dessa bondosa mulher e o marido acabou aceitando Jesus. Quando somos maltratados podemos ou guardar rancor ou procurar maneiras de demonstrar o amor de Deus àquele que está contra nós Henrry G. Bosch 5 de Junho 2003 = = = = Semana do Perdão 4º Dia Guardar rancor não leva a nada. É o máximo da frustração, porque deixa-o com mais dor do que no começo. Lembre-se da dor de ser magoado, provocado, prejudicado e menosprezado. Isso não reacende o fogo da fúria? Você sente aquela dor cada vez que pensa nas pessoas que lhe fizeram mal? A sua própria memória transforma-se num playback que a sua alma toca sem parar mostrando a situação dolorosa. Será que essa desgraçada justiça de não perdoar lhe faz bem? A única maneira de curar a dor que não se cura sozinha é perdoando à pessoa que o magoou. Perdoar faz esquecer pois você altera a visão da sua memória. Quando liberta a pessoa que lhe causou mal do ato em si, é como tirar um tumor maligno do seu interior. Você liberta um prisioneiro: você mesmo. —Lewis B. Smedes 4 de Junho 2002 = = = = Semana do Perdão 3º Dia A Bíblia diz: Não guarde ódio no coração (Levítico 19:17-18).
Quando eu perdôo, não devo levar nenhuma munição na jornada. Devo retirar todos os explosivos,toda a munição de ira e vingança. Não devo guardar ódio no coração. Não tenho condições de viver à altura. É demais para mim. Posso proferir as palavras de perdão, mas não revelar um céu cláro, azul e límpido sem sinal algum de tormenta. Mas o Senhor da graça pode fazer isso por mim. Ele pode alterar o meu tempo. Pode criar um clima novo. Renovar o espírito reto dentro de mim (Salmo 51:10), e nessa nova atmosfera nada vivente procurará corromper e destruir. Os rancores morrerão e a vingança dará lugar à boa vontade, à forte presença cordial que aloja-se no novo coração. J. H. Jowett
25/05 1ª Semana de Junho 2003 Amados Irmãos estamos chegando à SEMANA DO PERDÃO e gostaria de ver a participação de todos. voces estão recebendo algumas mensagens, estudos etc... e Também alguns cartões, mas eu gostaria que todos participassem com suas idéias Os cartões que estão recebendo é para imprimir e venderem em suas Igrejas para as pessoa que querem enviar uma mensagem de Perdão para alguém ( GOSTARIA QUE USASSEM ESTES CARTÕES E AO RECEBEREM TAMBÉM QUE FIZESSEM ALGUMAS MUDANÇAS NOS TEXTOS DE ACORDO COM AS SUAS IDÉIAS E PENSAMENTOS E AO MUDAR O TEXTO SE AS FRAZES E PENSAMENTOS SÃO SEUS COLOQUE O SEU NOME OU INICIAIS DO NOME e envie para mim ) e que me enviassem até quarta feira no máximo /28 de Maio 2003/ para que eu possa mudar alguns textos e imprimi-los. Como alguns já notararm o meu portugês é muito fraco, então gostaria que me ajudassem a corrigir erros ortográficos, lembrando aos irmãos que estou escrevendo em Português (Brasil) porque há diferenças em Português (Portugal) Aguardo o pronunciamento da Nação Santa ( risos ) tudo será bem -vindo seja para concertos para correção e afins. Pr. João Batista - London - Ontario - 23/05 disponível no http://www.uniaonet.com/espcartao.htm modêlos de Cartão sobre o perdão Jesus Ensina Como Perdoar Deus nunca Se cansa de me
perdoar. Quando perdôo, estou agindo como Ele. Texto “ Perdoai e sereis
Perdoado” PERDOAR SIGNIFICA DESISTIR DA VINGANÇA Lição 13 - Vivendo a Vida de Fé (Romanos 1, Habacuque
2, Hebreus 10, Miquéias 6) Introdução: Estamos chegando ao final dos
nossos estudos sobre o perdão. Imagine que a tua vida pessoal fez
este mesmo trajeto neste trimestre. Você se arrependeu, Deus te perdoou,
você está em pe, completamente justificado diante de Deus. Parece
maravilhoso, não é? Agora, me diga, como você vai viver o minuto seguinte,
o dia seguinte, a semana seguinte? O que você faz em seguida? Vamos
mergulhar na Bíblia e descobrir as dicas para vivermos a vida da fé!
I. Vida de Fé A. Leia Romanos 1:17. Como a justiça vem até nós? (“Do
princípio ao fim”, vem pela fé.) 1. Agora a questão prática: O que
significa “viver pela fé”. B. Vamos explorar alguns textos que repetem
esta mesma frase e desta forma buscar uma ajuda para compreender o
que significa viver pela fé. Leia Habacuque 2:4. Este texto parece
definir o viver pela fé por aquilo que não é. O que não é viver pela
fé? (Ter “soberba” ou possuir desejos que não são retos.) 1. O que
é viver pela “soberba” ou orgulho e altivez, em vez de viver pela
fé? (Tua vida depende da tua própria visão (inflada) de si mesmo em
vez de depender da tua confiança em Deus.) a. Você diria que sempre
que você vive pela confiança em si mesmo, está vivendo pela “soberba”?
2. Habacuque :4 também fala de desejos que não são retos. E a tua
vida: Os teus desejos são opostos à tua fé? Vamos separar este teste
por gênero, embora eu saiba que as generalizações são apenas generalizações
– só são verdadeiras para alguns. a. Homens, quantos de vocês conhecem
uma mulher bonita no trabalho (ou na igreja, ou na vizinhança, etc.)
e passam o tempo vago imaginando como poderiam convertê-la a se tornar
uma cristã? Ou teus pensamentos sobre ela são de uma natureza diferente?
(Isto é apenas um pequeno teste a respeito dos teus desejos versus
a tua vida pela fé.) b. Senhoras, vamos imaginar a mesma mulher bonita
e acrescentar que ela é inteligente, rica e talvez um pouco arrogante.
Os teus pensamentos acerca dela são sobre como você pode convertê-la
a se tornar uma cristã? Ou teus pensamentos são mais voltados a competir
com ela? Encontrar falhas nela? Contar suas falhas para os outros?
3. A “soberba” e os desejos maus são conceitos relacionados? Se sim,
como estão relacionados? (“Soberba” é orgulho. O orgulho é a raiz
do pecado. Se você vive para edificar o teu orgulho, em vez de edificar
teu relacionamento com Jesus, então teus desejos são impróprios.)
C. Leia Hebreus 10:38. Aqui está uma outra ilustração do que significa
viver pela fé. O que significa viver pela fé aqui neste texto? (Confiar
em Deus.) 1. Deus diz que Ele não se agrada se “retrocedermos”. Você
já passou por uma experiência de “retroceder” na vida? (Cerca de seis
meses atrás eu estava passando por uma tremenda luta com a questão
de “retroceder”. Eu tinha um julgamento se aproximando, diante de
um juiz com uma reputação terrível. Continuei pedindo a Deus para
me dar coragem, mas a tarefa continuava pesando na minha mente. Deus
espera que simplesmente confiemos nEle quando enfrentamos tempos difíceis.)
2. Parte do contexto de Hebreus 10:38 está em Hebreus 10:32. Qual
é o contrário de “retroceder”? (Permanecer firme em face do sofrimento.)
a. Este texto sugere que, conforme progredimos na nossa vida cristã,
podemos ficar mais fracos em nossa vida da fé. Você já viu isto acontecer
com você ou com outras pessoas? D. Leia Gálatas 3:11 e 14. O que significa
viver pela fé nestes textos? (Viver na fé que Jesus nos salva dos
nossos pecados. Viver pela fé significa que vivemos no poder do Espírito
Santo.) 1. Por que a lei é mencionada como um contraponto no verso
11? (Isto nos leva de volta à questão da “soberba”. Orgulho em guardar
a lei ainda é orgulho. Não salvamos a nós mesmos pela guarda da lei.
Porém, viver uma vida no Espírito é viver de acordo com a lei através
do poder do Espírito Santo.) E. Que quadro mais amplo estes textos
nos ensinam sobre viver pela fé? (Eles pintam um quadro de uma vida
assim: compreendemos e aceitamos o sacrifício de Jesus em nosso favor.
Por causa do grande débito que temos para com Deus, nosso objetivo
na vida é promover Seu reino atreves da obediência e serviço. Nosso
alvo se torna realidade atreves do poder do Espírito Santo. Embora
possamos ser tentados a nos orgulhar da nossa obediência, reconhecemos
que o orgulho não é apropriado, porque não seríamos nada sem Jesus
e o Espírito Santo. Promover o reino de Deus nos coloca na linha de
fogo do Diabo e seus auxiliares. Uma vida de fidelidade significa
que confiamos em Deus, e não retrocederemos, mesmo passando por tempos
temíveis.) II. As Exigências de Deus. A. Leia Miquéias 6:6-7. Isto
me lembra da escola; uma questão de múltipla escolha. Qual presente
você deveria trazer para Deus? 1. Um bezerro para o holocausto? 2.
Dez mil carneiros e muito azeite? 3. Teu primogênito? 4. Nenhuma das
anteriores? B. Você não precisa ficar em dúvida, porque a resposta
pode ser encontrada em Miquéias 6:8. Leia. O que este texto sugere
que seja a resposta correta à questão de múltipla escolha? (“Nenhuma
das anteriores”.) 1. O que as respostas de múltipla escolha tem em
comum que dão uma pista de que todas elas são falsas? (Todas as respostas
da múltipla escolha envolvem tentar pagar pelos nossos pecados. Nós
pecamos e então trazemos a Deus alguma coisa para “compensar” pelo
pecado. Assim como não podemos nos salvar pela obediência, também
não podemos ganhar o perdão através de esforços pós-pecado.) 2. Isto
quer dizer que Deus não quer que nos arrependamos? (Não. Isto quer
dizer que o objetivo de Deus não é desculpas, justificativas, ou penitências.)
3. O que Deus quer em vez de desculpas ou justificativas? (Ele quer
obediência.) a. Se você é um pai, consegue compreender o desejo de
Deus aqui? O que você quer de teus filhos – profusas desculpas e justificativas
ou obediência? C. Vamos examinar a resposta de Miquéias 6:8 para uma
vida de fé com mais detalhes. Justiça e misericórdia são a mesma coisa?
1. Imagine que você está andando em alta velocidade e a policia te
pega. Você quer justiça ou misericórdia? 2. Imagine que eu estou andando
em alta velocidade pela tua vizinhança. Você quer justiça ou misericórdia?
3. No verso 8, estamos no papel do motorista veloz ou do pedestre,
que é a vítima? (Ambos. Penso que Deus está nos dizendo que quando
se trata dos nossos atos, precisamos ser justos. Na nossa ilustração,
isto significa não violar os direitos dos outros. Também requer misericórdia
para com os outros quando eles “correm” na nossa vizinhança. Nossa
lição tem, é claro, a ilustração perfeita: a vida de Jesus e Sua morte
na cruz pelos nossos pecados.) D. O ingrediente final para viver uma
vida de fé é “andar humildemente com o teu Deus”. Como isto se compara
com andar em “soberba”? 1. Entendi a questão da humildade. Mas o que
o acréscimo das palavras “andar” e “com o teu Deus” acrescentam ao
nosso entendimento? (Nossa “caminhada” é a direção da nossa vida.
O orgulho é um problema terrível na minha vida. Aposto que é um problema
na tua vida também, já que ele é a raiz do pecado. Conforme vivemos
pela fé, continuamos a progredir em direção ao objetivo de nos tornarmos
mais semelhantes ao ideal de Deus para nós.) 2. Há poucos meses atrás
li um editorial em um jornal da igreja que firmava (sem fornecer qualquer
prova disso) que muitos membros da igreja eram racistas. Fiquei indignado
com esta acusação deslavada e concluí corretamente que o autor do
artigo era, ele próprio, um racista. Como isto se encaixa com o requisito
de “andar humildemente”? (Você consegue ver isto como parte do problema
da “soberba”? O autor deste editorial estava orgulhoso de seu insulto
aos outros membros da igreja. Mas eu também estava orgulhoso, por
causa da minha reação de justiça própria. A verdade é que o autor
do editorial é racista, eu sou racista e você também é. Todos nós
somos pecadores e lançar insultos e acusações uns contra os outros
diz alguma coisa sobre a situação da nossa “humildade” na caminhada.)
3. O que poderia ser feito na tua igreja para promover uma atitude
humilde entre os membros? a. O que você pode fazer para promover a
humildade na tua vida? b. Humildade é uma parte importante da discussão
sobre a Bíblia? (A humildade é importante. Mas humildade não é a mesma
coisa que a noção incorreta de que todas as idéias são igualmente
válidas.) E. Amigo, viver a vida da fé não é só falar. Satanás tem
fé em Deus (Tiago 2:19). Por causa do sacrifício de Jesus, estamos
perdoados, estamos justificados e estamos no começo da nossa caminhada
em viver uma vida de fé. Você vai se comprometer com o processo de
avançar nesta caminhada? Terá consciência de se a tua vida reflete
o teu discurso? III. Na próxima semana começaremos um novo trimestre
sobre o livro de Hebreus. Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas
as referências das Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI),
copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos
que indicado de outra forma. Citações da NVI são usadas com permissão
da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas encontram-se
entre parênteses. Este comentário, bem como os anteriores, poderão
ser encontrados nos seguintes endereços, em cinco idiomas: Inglês
< http://www.gobible.org/study.php3 >, Português: < http://www.n3.com.br/user/iasdsf/noticias1.htm
>, Espanhol: < http://www.tagnet.org/azenmarcha/leccion/cameron/leccion_cam.html
>, Alemão < http://www.gobible.org/study_german.php3 >, Indonésio
< http://www.gobible.org/study_indonesian.php3 > e Romeno: < www.intercer.org/gobible
> Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas
em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode
ser encontrado semanalmente em: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2003.html
( _ Levi)
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