SATANISMO _ Confronto direto com nosso Adversário - 24/10/2009
www.uniaonet.com/espsathalloween.htm

HALLOWEEN .

        Seguem  abaixo  alguns  textos  esclarecedores  sobre   o     Halloween. Espero que lhes sejam úteis, pois nesta semana  de     outubro  muitos  eventos  serão  realizados  em  alusão    ao     Halloween. Abraços. Valter Jr.
        Aproveitando o ensejo, informo que já  a  25  dias  estou     muito melhor de saúde, o que me leva a crer que, de  fato,  a
    crise já foi embora. Obrigado por cada oração feita em  nosso     favor. Peço a Deus que lhe retribua. Agora é chegar o novo CD
    de Hinos e irmos a luta novamente. 25/10/04
    PS. Se preferir, acesse: http://intervox.nce.ufrj.br/~valterjr/hallowen.html


* ORIGEM DO HALLOWEEN

 O Halloween é uma das datas comemorativas mais antigas, cujas origens
remontam a milhares de anos.
 A comemoração que conhecemos teve influência de muitas culturas através dos
séculos. Do Dia de Pomona romano, passando pelo festival Celta de Samhain,
até as comemorações cristãs (católicas) de Todos os Santos e Todas as Almas
(Finados).
 Centenas de anos atrás, no que hoje é a Grã-Bretanha e Norte da França,
viveram os celtas. Os celtas adoravam a natureza e tinham muitos deuses, com
o deus Sol como o favorito. Era este que comandava seus trabalhos e seus
momentos de descanso. E quem fazia a terra bela e as plantações crescerem.
Os celtas celebravam seu ano novo em 1º de novembro. Era celebrado todo ano
com um festival e marcava o fim da "estação do sol" e o começo da "estação
de trevas e frio". Os celtas criam que durante o inverno o deus Sol era
aprisionado por Samhain, o "senhor dos mortos e príncipe das trevas".
 Na noite anterior ao ano novo (31 de outubro), cria-se que Samhain reunia
todas as pessoas mortas. Os mortos tomavam diferentes formas, com os maus
espíritos tomando a forma de animais. Os piores tomavam a forma de gatos.
 Em 31 de outubro, depois que as plantações eram colhidas e ajuntadas nos
celeiros, guardadas para o longo período de inverno, o fogo usado para
cozinhar nas casas devia ser extinto. Os druidas, sacerdotes celtas,
deveriam se encontrar no topo da colina em meio à escura floresta de
carvalho (o carvalho era considerado sagrado). Eles acendiam novos fogos e
ofereciam sacrifícios de animais e alimentos. Enquanto dançavam ao redor do
fogo, a estação do Sol passava e a estação das trevas tinha início.
Quando a manhã chegava, os druidas davam de seus fogos a cada família, que
deveria então levá-los para casa e acender novos fogos para cozinhar. Estes
fogos manteriam a casa aquecida e livre de maus espíritos.
 O festival de 1º de novembro foi chamado depois de "Samhain" e era em honra
do deus Sol e de Samhain. O festival duraria 3 dias. Muitas pessoas
desfilavam em vestes feitas de peles e cabeças de seus próprios animais.
Este viria a ser o primeiro Halloween.
 Durante o primeiro século os romanos invadiram a Bretanha. Trouxeram consigo
muitos de seus costumes e festas. Um deles era o festival conhecido como Dia
de Pomona, nome da deusa das frutas e jardins. Também era celebrado próximo
a 1º de novembro. Após centenas de anos de domínio romano, os costumes
celtas do festival de Samhain e do dia de Pomona romano se misturaram,
tornando-se um festival de outono maior.
 A próxima influência veio com a disseminação da religião cristã pela Europa
e Bretanha. Em 835 DC, a Igreja Católica Romana faria de 1º de novembro uma
data comemorativa, para honra de todos os santos. Este dia era chamado Dia
de Todos os Santos, ou HallowMas (Missa de Todos os Santos), ou All Hallow
(Todos os Santos). Anos após, a Igreja faria de 2 de novembro um dia santo.
Era chamado de Dia de Todas as Almas e honrava os mortos. Era celebrado com
grandes fogueiras, desfiles, e pessoas se vestindo como santos, anjos e
demônios.
 Mas a disseminação do Cristianismo não fez o povo esquecer seus costumes
antigos. Na noite de Todos os Santos (All Hallows), 31 de outubro,
continuaram a celebrar o festival de Samhain e o Dia de Pomona. Com o passar
dos anos, os costumes desses povos se misturaram. 31 de outubro se tornou
conhecida como All Hallow Even  (Noite de Todos os Santos), eventualmente
All Hallow's Eve, Hallowe'en, e então Halloween.
 O Halloween que se celebra hoje inclui todas estas influências: do dia de
Pomona, maçãs, nozes e colheitas. Do Festival de Samhain, gatos, magia, maus
espíritos e morte. E dos dias de Todos os Santos e de Todas as Almas,
fantasmas, esqueletos e caveiras.

 Informações sobre outras datas comemorativas, em inglês, em www.holidays.net


Em  breve  teremos  aqui  nos  EUA  o  tradicional  dia   do
Halloween,  a  chamada  festa  das  bruxas,  originária  das
práticas religiosas  dos  celtas,  primeiros  moradores  das
Ilhas Britânicas. Mas tal "feriado" está começando também  a
ganhar terreno no território brasileiro, apesar  de  nenhuma
relação ter com  a  cultura  nativa.  Contudo,  comerciantes
ansiosos por  encontrar  novas  alternativas  de  ganho  têm
interesse em levar o povo brasi leiro  a  acatar  mais  essa
"data especial" na expectativa de  venderem  seus  estranhos
artigos ligados ao tal "festival".

 Dia 31 de outubro é quando crianças saem de  casa  em  casa
nos EUA e outros países de língua inglesa com o seu apelo de
"treat or trick" (guloseima, ou [enfrente] travessura).  Lem
bro-me que no ano passado algumas crianças bateram já  tarde
da noite à minha porta, acompanhadas da  mãe  (por  evidente
medida  de  segurança),  com  sua  cestinha  em  busca    de
guloseimas, trajando vestimentas de bru xas ou indumentárias
que lembravam os antigos feiticeiros celtas, cultuadores  do
deus das trevas. O que essas  crianças  (e  seus  pais)  não
sabem é que tais  feiticeiros  em  eras  passadas  queimavam
dentro de um cesto pobres vítimas humanas em seus rituais, e
enquanto a população se trancava em  suas  casas  temendo  a
visita dos celebrantes dos tétricos sacrifícios, que com  um
só toque na porta (pois o número 1 era-lhes símbolo  do  que
primeiro que tudo existiu--a  escuridão)  esperavam  receber
alimentos. Caso houvesse resistência ou falha em atender  ao
pedido dos fantasmagóricos servos do senhor  das  trevas,  a
casa poderia ser incendiada ou invadida por  indivíduos  que
simplesmente castravam todos os moradores de sexo masculino.

 A própria data, 31  de  outubro,  representa  um  marco  da
prevalência das trevas sobre a luz, quando as  noites  estão
se tornando mais longas em relação ao dia, com o avanço do o
utono rumo ao inverno. Até hoje é  considerado  o  dia  mais
importante do ano para satanistas e membros da seita mística
dos wiccans, que cresce assu stadoramente nestes tempos. E

 Contudo, a tradição do Hallow een  prossegue  nesta  terra,
preservada por pais e professores. Até na  agência  bancária
onde temos nossa conta a ornamentação  é  toda  voltad  a  à
famosa festa de  origem  diabólica,  com  enormes  teias  de
aranha  artifi  ciais  pregadas  numa  parede,  formas    de
caveiras, bruxas e vassouras voadoras fixadas sobre balcões,
e abóboras plásticas pintadas com bocas e  olhos  junto  aos
caixas. É  uma  tradição  nada  inspiradora  numa  data  que
poderia ser lembrada por motivos muito mais sadios: o dia da
Reforma Protestan te .

 & Foi em 31 de outubro de 1531 que Martinho  Lutero  pregou
as  famosas  95  teses  sobre  as  portas  da  Catedral   de
Wittemberg, e as marteladas do Reformador alemão  convocando
a população para considerar seus postulados (era um  costume
da época promover reflexões  sérias  através  desse  método)
ecoaram por toda a cidade, toda a nação alemã,  toda  Europa
e, por fim,  por  todo  o  mundo.  A  mensagem  representava
exatamente o contrário do 31 de outubro do Halloween--era  o
começo da luz  da  Palavra  de  Deus  sendo  promovida  para
combater as prevalecentes trevas do império  da  apo  stasia
religiosa medieval.

 Nunca    os    princípios    protestantes    básicos     de
justificação/santificação precisaram tanto destaque como  em
nossa época dominada por  tremendo  subjetivismo  religioso,
quando a sociedade humana é induzida a olhar para dentro  de
si mesma para a  cura  das  picadas  mortais  das  serpentes
venenosas do  pecado.  Entendem  muitos--inclusive  no  meio
cristão--que a solução deve par tir de dentro do indivíduo.

 Afinal, muitos no deserto sob a liderança de Moisés  também
podem ter imaginado que não fazia  sentido  esperar  a  cura
olhando para lon ge de si próprios.  Desejavam  um  antídoto
que contrafizesse os efeitos do  veneno  atuando  dentro  de
seus próprios organismos. Mas "o justo viverá pela fé",  foi
a proclamação  de  Lutero.  A  cura  está  fora  de  nós--no
contemplar o Cristo pendente daquela cruz sobre  o  cimo  do
Calvário.

Prof. Azenilto G. Brito e
Clélia R. Scopelite Brito
Ministério Sola Scriptura
Bessemer, Ala., EUA

Pedido de exclusão atendido em 03/12/2012


* Oi Valter!

 Vc nao tem ideia de como eu estava precisando de um texto como esse sobre
o Halloween, pois voce sabe que a maioria dos americanos comemoram ate
como se fosse um evento "cristao", da pra imaginar isso!?

 A familia de americanos com quem eu moro mesmo, sao membros da Primeira
Igreja Presbiteriana de Atlanta, mas os meninos ja estao com fantasia
comprada, a casa ta cheia de aboboras e estatuetas de fantasmas, bruxas e
uma caveira bem na porta da entrada da casa!!!

 Por isso eu queria saber se voce tem esse texto em ingles, para ficar
mais facil de eles entenderem?

 Inclusive, dizem que para agradecer a colheita, eram feitos sacrificios
humanos, com garotas e criancas virgens, e me falaram que tem lugares que
fazem ate hoje!!

 Obrigada

 Priscila Goncalves (UMPnet)

 (Georgia-USA)


*AS BRUXAS DO HALLOWEEN

                      Geremias Henrique Resquetti

 A festa das bruxas começa a invadir o Brasil. De origem
céltica, comemorada nos Estados Unidos e demais países de origem
anglo-saxônica, devagar vem ganhando novos praticantes no Brasil,
principalmente entre jovens e adolescentes. Na noite de 31 de outubro,
eles invadem as ruas vestidos com roupas escuras e fantasias de bruxas e
de seres fantásticos, indo de casa em casa, batem à porta, saudando
os moradores com a expressão "trick or treat" (travessura ou bons
tratos) exigindo doces e guloseimas. Quando recebem o que pedem cantam e
desejam tudo de bom àquela família. Quando não ganham o que
querem, falam bobagens bem-humoradas e pregam peças nos "desalmados"
que não lhes deram atenção.

 Aparentemente a festa que se contrapõem ao dia mais
importante da Reforma Protestante, 31 de outubro, é uma "farra"
inofensiva e que traz alegria e descontração à noite das bruxas.
Mas, por trás desta aparente festa, escondem-se as astutas ciladas de
Satanás. A feitiçaria e a bruxaria são componentes de religiões
que há milhares de anos foram duramente reprovadas pelo Senhor Deus,
tanto no A.T. como no N.T.

 Os celtas, povo que habitava a Irlanda há séculos, acreditavam que,
na noite de 31 de outubro, as leis do tempo e do espaço eram
suspensas. Por isso, espíritos vagavam soltos e mortos visitavam seus
antigos lares. Os celtas apagavam todas as luzes das casas, vestiam-se
de maneira assustadora, carregavam nabos esculpidos de rostos humanos,
velas acesas e saíam pelas ruas fazendo barulho, com o objetivo de
espantar os maus espíritos.

 O Halloween chegou aos Estados Unidos no século 19, sofrendo algumas
mudanças. O nabo foi substituído pela abóbora, fruto mais comum no
país. Acredita-se que o Halloween é a grande noite para os
adivinhos, magos e feiticeiras. Neste dia, as bruxas poderiam contar
mais facilmente com o auxílio de fadas, gnomos e duendes que se
prestavam a se comunicar com homens e mulheres durante o festival.

 Nos Estados Unidos são oito os "dias santos" para a feitiçaria,
sendo que o Halloween (dia das bruxas) é o mais importante. Desde que
os druidas instituíram o Halloween, na Inglaterra, este continua a ser
o dia especial para a prática dos sacrifícios. O objetivo dos
sacrifícios é purificar os praticantes para que possam receber as
"bênçãos" de Satanás.

 As bruxas, um componente do Halloween, que no Brasil é denominado
"mãe-de-santo", têm um papel de destaque nessa festa, protagonizando
o papel daquela que se relaciona com a deusa-mãe, entidade que,
juntamente com o grande pai, deram origem ao universo.

 Muitas escolas, tanto públicas como particulares e cursos de língua
inglesa, estão promovendo o Halloween ou o dia das bruxas em nosso
país. No ano passado, a escola de meu filho programou "a festa do dia
das bruxas." Como cristãos, nós não podemos concordar com tal
fato. Por isso, procurei o professor responsável pela organização
da festa e lhe disse que meu filho não iria participar daquela
comemoração. Mesmo diante de sua resistência, não abri mão e
ele concordou em substituir a atividade por outra.

 A Bíblia é enfática ao afirmar que os feiticeiros e os que
praticam a feitiçaria não herdarão o reino dos céus, Ap 21: 8. A
Igreja do Senhor Jesus não pode ficar passiva diante de tal
abominação. Esteja atento. Neste 31 de outubro, eles vão voltar a
propor essa atividade! Não permita que seus filhos participem desta
festa demoníaca. Não faça coro com a sociedade. Faça como
Lutero: "Levante-se e oponha-se às forças dominadoras do reino das
trevas - Proclame que Jesus é o Senhor que liberta".

 Geremias Henrique Resquetti é presbítero da I IPR de Londrina, PR



No dia 31 de outubro muitas pessoas irão participar de festas de "Halloween", popularmente chamado de "Dia das Bruxas" no Brasil.

Sua origem data de tempos antigos, quando os druidas (magos de origem celta) realizavam cerimônias de adoração ao "deus da morte" ou ao"senhor da morte" em 31 de outubro. Isso acontecia na cerimônia "Samhain" durante o festival de inverno, na qual eram oferecidos sacrifícios humanos. Essa prática ancestral foi sofrendo alterações com o passar do tempo. A Igreja Católica posteriormente tentou cristianizar o "Samhain ", declarando o1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e o 2 de novembro com o Dia de Finados, sendo que em ambas as datas os mortos eram lembrados.

Nos Estados Unidos essa festa é muito comum e tem forte apelo comercial, sendo também tema de vários filmes de horror. A imagem de crianças vestidas com fantasias "engraçadinhas" de bruxas, fantasmas e duendes, pedindo por doces e dizendo "gostosuras ou travessuras". Há algum tempo, o Brasil tem se deixado influenciar por muitos aspectos que não fazem parte de sua cultura e tem celebrado essa festa em escolas, clubes e até em shopping centers.

A associação histórica e contemporânea do Halloween com o ocultismo causaram uma espécie de "efeito híbrido" na maior parte da sociedade.

 Mesmo que hoje em dia Halloween seja comemorado de uma maneira inocente por muitos jovens, ele é levado a sério pela maioria das bruxas e ocultistas em geral. É preocupante o quanto as superstições podem controlar ou dirigir a vida de uma pessoa de maneiras terríveis. Mais ainda, as verdadeiras práticas de adivinhação sempre trazem conseqüências. Na verdade, desde as décadas finais do século dezenove, o Halloween tem sido lembrado como um período "para se usar amuletos, lançar maldições e se fazer adivinhações"[1]. Como já dissemos, isso está relacionado aos antigos druidas, pois o "Samhain" marcava o início de ano novo, o que resultou num interesse em adivinhações e previsões sobre o que o próximo ano traria.

“As garotas criam que caso alguém ficasse diante do espelho, comendo uma maçã, à meia-noite, a imagem de seu futuro esposo apareceria de repente diante dela. Se nenhuma imagem aparecesse, isso significava que a garota ficaria solteirona".[2]

No sul dos Estados Unidos há um costume baseado na crença dos druidas de que o desespero de uma vítima de sacrifício humano podia revelar previsões para o futuro. "Punha-se fogo numa tigela com álcool, e atirava-se no fogo ‘oferendas’ tais como figos, cascas de laranja, passas, castanhas e tâmaras envoltas em papel alumínio. A garota que tirasse a melhor das oferendas do meio do fogo iria conhecer seu futuro esposo dentro de um ano".[3]

Hoje em dia outras práticas ocultistas estão presentes no Halloween. Em New Orleans o "Museu do Vodu apresenta normalmente um ritual de Halloween no qual as pessoas podem ver rituais de vodu reais"[5]. Na cidade de Salem, estado de Massachusetts, um festival de Halloween acontece de 13 a 31 de outubro incluindo uma mostra de parapsicologia.[6]

Na bruxaria moderna o Halloween também é considerado uma noite especial. Um livro conhecido sobre o movimento neo-pagão relata o seguinte sobre esses dias importantes de celebração da bruxaria: "As grandes cerimônias de sabbat são: o ‘Samhain’ (Halloween), o Ano-Novo celta (nesses dias acredita-se que os portais entre os mundos estão enfraquecidos, e então ocorrem contatos com os ancestrais), ‘Oimelc’ (1º de fevereiro, festival da purificação de inverno)... ‘Beltane’ (1º de maio, o grande festival da fertilidade)... diferentes linhas da bruxaria... tratam esses festivais de maneiras diversas.

 

Muitos grupos satânicos também consideram o Halloween uma noite especial, em parte porque ele "tornou-se o único dia do ano em que se acredita que o diabo possa ser invocado para revelar os futuros casamentos, problemas de saúde, morte, colheitas e o que acontecerá no próximo ano"[8].

 Devemos lembrar o claro ensino bíblico de que o diabo é a fonte de poder por trás da bruxaria e de todas as formas de ocultismo[10

Além disso tudo, o costume de pedir balas e doces fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas, etc., que é comum nessa festa, está relacionado com os espíritos dos mortos na tradição pagã e até católica. Por exemplo, para os antigos druidas "os espíritos que se acreditava andarem de casa em casa eram recepcionados com uma mesa farta para um banquete. No final da refeição, os habitantes da cidade fantasiados e com máscaras representando as almas dos mortos iam em procissão até os limites da cidade para guiar os fantasmas para fora".[12]

As máscaras e fantasias usadas no Halloween podem ser relacionadas também com a tentativa de certas pessoas de se esconderem para não serem vistas participando de cerimônias pagãs ou ,como no xamanismo e em outras formas de animismo, mudar a identidade de quem as usa para que possa se comunicar com o mundo espiritual. As fantasias podem ser usadas também para afugentar espíritos maus.

Qual deve ser nossa atitude em relação a essa festa, que mesmo sendo vista secularmente como um passatempo tem implicações sérias.

Se na celebração de Halloween existem atividades envolvendo práticas genuinamente ocultistas, as Escrituras são claras em afirmar que devem ser evitadas.

"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ... Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa" (Deuteronômio 18.10,11,14) .

 "[Rei Manassés de Judá] queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira" (2 Crônicas 33.6).

Extraído do livro "The Facts on Halloween" (de John Ankerberg e John Weldon).

= = =

Meus irmãos, bom dia na graça e paz de CRISTO. Acredito que essa matéria deveria circular o Brasil inteiro........Vamos tentar......????..... Marco Aurélio http://www.chamada.com.br/mensagens/artigos/halloween.shtml No dia 31 de outubro muitas pessoas irão participar de festas de "Halloween", popularmente chamado de "Dia das Bruxas" no Brasil. Mas essa festa aparentemente inocente tem estreita ligação com práticas ocultistas, mesmo que muitos não percebam isso. Sua origem data de tempos antigos, quando os druidas (magos de origem celta) realizavam cerimônias de adoração ao "deus da morte" ou ao"senhor da morte" em 31 de outubro. Isso acontecia na cerimônia "Samhain" durante o festival de inverno, na qual eram oferecidos sacrifícios humanos. Essa prática ancestral foi sofrendo alterações com o passar do tempo. A Igreja Católica posteriormente tentou cristianizar o "Samhain ", declarando o1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e o 2 de novembro com o Dia de Finados, sendo que em ambas as datas os mortos eram lembrados. Nos Estados Unidos essa festa é muito comum e tem forte apelo comercial, sendo também tema de vários filmes de horror. A imagem de crianças vestidas com fantasias "engraçadinhas" de bruxas, fantasmas e duendes, pedindo por doces e dizendo "gostosuras ou travessuras". Há algum tempo, o Brasil tem se deixado influenciar por muitos aspectos que não fazem parte de sua cultura e tem celebrado essa festa em escolas, clubes e até em shopping centers. Diante dessa realidade, devemos nos questionar: Halloween está relacionado às práticas ocultistas modernas? Mesmo que hoje em dia Halloween seja comemorado de uma maneira inocente por muitos jovens, ele é levado a sério pela maioria das bruxas, membros do movimento neo-pagão e ocultistas em geral. Antes de continuarmos, devemos destacar que a associação histórica e contemporânea do Halloween com o ocultismo causaram uma espécie de "efeito híbrido" na maior parte da sociedade, de modo que a comemoração do Halloween não é, necessariamente, uma prática totalmente inocente. Ao ler vários relatos sobre o Halloween, pode-se ficar impressionado com o grande número de práticas de superstições e de adivinhação envolvidas com ele. Algumas das superstições e todas as práticas estão relacionadas com o ocultismo. É preocupante o quanto as superstições podem controlar ou dirigir a vida de uma pessoa de maneiras terríveis. Mais ainda, as verdadeiras práticas de adivinhação sempre trazem conseqüências. Na verdade, desde as décadas finais do século dezenove, o Halloween tem sido lembrado como um período "para se usar amuletos, lançar maldições e se fazer adivinhações"[1]. Como já dissemos, isso está relacionado aos antigos druidas, pois o "Samhain" marcava o início de ano novo, o que resultou num interesse em adivinhações e previsões sobre o que o próximo ano traria. No Halloween se cria (e ainda á assim em certos lugares) que seguir um ritual em particular pode fazer com que a imagem do seu futuro cônjuge apareça atrás de você: "Muitas crenças surgiram sobre como invocar a imagem do futuro esposo ou esposa de alguém. As garotas criam que caso alguém ficasse diante do espelho, comendo uma maçã, à meia-noite, a imagem de seu futuro esposo apareceria de repente diante dela. Se nenhuma imagem aparecesse, isso significava que a garota ficaria solteirona".[2] No sul dos Estados Unidos há um costume baseado na crença dos druidas de que o desespero de uma vítima de sacrifício humano podia revelar previsões para o futuro. "Punha-se fogo numa tigela com álcool, e atirava-se no fogo 'oferendas' tais como figos, cascas de laranja, passas, castanhas e tâmaras envoltas em papel alumínio. A garota que tirasse a melhor das oferendas do meio do fogo iria conhecer seu futuro esposo dentro de um ano".[3] A preocupação com tais atividades pode ser vista na seguinte declaração do Livro Americano dos Dias (American Book of Days): "Vários meios de adivinhação do futuro eram usados no Halloween e os resultados eram aceitos com toda seriedade"[4]. Em outras palavras, quando estamos lidando com tentativas sérias de adivinhar o futuro ? seja em relação ao futuro em geral, ao futuro cônjuge, ou sobre a vida e a morte - as conseqüências na vida das pessoas podem ser muito maiores do que simples brincadeiras. Hoje em dia outras práticas ocultistas estão presentes no Halloween. Em New Orleans o "Museu do Vodu apresenta normalmente um ritual de Halloween no qual as pessoas podem ver rituais de vodu reais"[5]. Na cidade de Salem, estado de Massachusetts, um festival de Halloween acontece de 13 a 31 de outubro incluindo uma mostra de parapsicologia.[6] Na bruxaria moderna o Halloween também é considerado uma noite especial. Um livro conhecido sobre o movimento neo-pagão relata o seguinte sobre esses dias importantes de celebração da bruxaria: "As grandes cerimônias de sabbat são: o 'Samhain' (Halloween), o Ano-Novo celta (nesses dias acredita-se que os portais entre os mundos estão enfraquecidos, e então ocorrem contatos com os ancestrais), 'Oimelc' (1º de fevereiro, festival da purificação de inverno)... 'Beltane' (1º de maio, o grande festival da fertilidade)... diferentes linhas da bruxaria... tratam esses festivais de maneiras diversas. Mas quase todas as linhas celebram pelo menos o 'Semhain' e o 'Beltane'"[7]. Algumas bruxas tiram o dia de folga de seu trabalho para comemorarem essa data especial para elas, enquanto outras chegaram a tentar o fechamento das escolas para a comemoração desse grande sabbat. Muitos grupos satânicos também consideram o Halloween uma noite especial, em parte porque ele "tornou-se o único dia do ano em que se acredita que o diabo possa ser invocado para revelar os futuros casamentos, problemas de saúde, morte, colheitas e o que acontecerá no próximo ano"[8]. Na verdade a bruxaria e o satanismo têm certas semelhanças[9]. Mesmo que sejam coisas distintas, e mesmo que se dê legitimidade às declarações do movimento neo-pagão que desdenha o satanismo, devemos lembrar o claro ensino bíblico de que o diabo é a fonte de poder por trás da bruxaria e de todas as formas de ocultismo[10]. A ex-bruxa Doreen Irvine declara: "a bruxaria negra não está distante do satanismo... Praticantes da bruxaria negra têm um grande poder e não devem ser subestimados... Eles podem até exumar covas recentes e oferecer os corpos em sacrifício à Satanás".[11] Além disso tudo, o costume de pedir balas e doces fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas, etc., que é comum nessa festa, está relacionado com os espíritos dos mortos na tradição pagã e até católica. Por exemplo, para os antigos druidas "os espíritos que se acreditava andarem de casa em casa eram recepcionados com uma mesa farta para um banquete. No final da refeição, os habitantes da cidade fantasiados e com máscaras representando as almas dos mortos iam em procissão até os limites da cidade para guiar os fantasmas para fora".[12] As máscaras e fantasias usadas no Halloween podem ser relacionadas também com a tentativa de certas pessoas de se esconderem para não serem vistas participando de cerimônias pagãs ou ,como no xamanismo e em outras formas de animismo, mudar a identidade de quem as usa para que possa se comunicar com o mundo espiritual. As fantasias podem ser usadas também para afugentar espíritos maus. Depois de fazermos essas considerações sobre o assunto, tendo em vista que o Halloween está associado a práticas de bruxaria e ocultismo, devemos analisar qual deve ser nossa atitude em relação a essa festa, que mesmo sendo vista secularmente como um passatempo tem implicações sérias. Devemos nos perguntar: Que princípios bíblicos devem ser usados para discernir esse assunto? As Escrituras nos dizem que o homem espiritual julga todas as coisas e que no futuro irá também julgar os anjos. Então somos competentes o suficiente para julgar assuntos triviais agora (1 Coríntios 2,15; 6.3). Se julgarmos todas as coisas e retermos o que é bom, abstendo-nos de toda forma de mal, estaremos cumprindo com nossa obrigação (1 Tessalonicenses 5.21,22). Então vamos examinar esse assunto para chegarmos a uma posição bíblica sobre o Halloween. Se na celebração de Halloween existem atividades envolvendo práticas genuinamente ocultistas, as Escrituras são claras em afirmar que devem ser evitadas. Tanto o Antigo como o Novo Testamento fazem referência às práticas de bruxaria, encantamentos, espiritismo, contatos com os mortos, adivinhações e assim por diante ? e todas essas coisas estão potencialmente ligadas ao Halloween. "Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus" (Levítico 19.31). "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ... Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa" (Deuteronômio 18.10,11,14) . "[Rei Manassés de Judá] queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira" (2 Crônicas 33.6). Em nenhum lugar na Bíblia vemos essas coisas como sendo aceitáveis diante de Deus. À luz desses versículos, ninguém pode argumentar logicamente que a Bíblia apóia tais práticas. (John Ankerberg e John Weldon - http://www.chamada.com.br) Extraído do livro "The Facts on Halloween" (de John Ankerberg e John Weldon). _ Marco Aurélio/Wilson

= = = =

No dia 31 de outubro muitas pessoas irão participar de festas de "Halloween", popularmente chamado de "Dia das Bruxas" no Brasil. Mas essa festa aparentemente inocente tem estreita ligação com práticas ocultistas, mesmo que muitos não percebam isso.

Sua origem data de tempos antigos, quando os druidas (magos de origem celta) realizavam cerimônias de adoração ao "deus da morte" ou ao"senhor da morte" em 31 de outubro. Isso acontecia na cerimônia "Samhain" durante o festival de inverno, na qual eram oferecidos sacrifícios humanos. Essa prática ancestral foi sofrendo alterações com o passar do tempo. A Igreja Católica posteriormente tentou cristianizar o "Samhain ", declarando o1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e o 2 de novembro com o Dia de Finados, sendo que em ambas as datas os mortos eram lembrados.

Nos Estados Unidos essa festa é muito comum e tem forte apelo comercial, sendo também tema de vários filmes de horror. A imagem de crianças vestidas com fantasias "engraçadinhas" de bruxas, fantasmas e duendes, pedindo por doces e dizendo "gostosuras ou travessuras". Há algum tempo, o Brasil tem se deixado influenciar por muitos aspectos que não fazem parte de sua cultura e tem celebrado essa festa em escolas, clubes e até em shopping centers.

Diante dessa realidade, devemos nos questionar: Halloween está relacionado às práticas ocultistas modernas?

Mesmo que hoje em dia Halloween seja comemorado de uma maneira inocente por muitos jovens, ele é levado a sério pela maioria das bruxas, membros do movimento neo-pagão e ocultistas em geral. Antes de continuarmos, devemos destacar que a associação histórica e contemporânea do Halloween com o ocultismo causaram uma espécie de "efeito híbrido" na maior parte da sociedade, de modo que a comemoração do Halloween não é, necessariamente, uma prática totalmente inocente. Ao ler vários relatos sobre o Halloween, pode-se ficar impressionado com o grande número de práticas de superstições e de adivinhação envolvidas com ele. Algumas das superstições e todas as práticas estão relacionadas com o ocultismo.

É preocupante o quanto as superstições podem controlar ou dirigir a vida de uma pessoa de maneiras terríveis. Mais ainda, as verdadeiras práticas de adivinhação sempre trazem conseqüências. Na verdade, desde as décadas finais do século dezenove, o Halloween tem sido lembrado como um período "para se usar amuletos, lançar maldições e se fazer adivinhações"[1]. Como já dissemos, isso está relacionado aos antigos druidas, pois o "Samhain" marcava o início de ano novo, o que resultou num interesse em adivinhações e previsões sobre o que o próximo ano traria.

No Halloween se cria (e ainda á assim em certos lugares) que seguir um ritual em particular pode fazer com que a imagem do seu futuro cônjuge apareça atrás de você: "Muitas crenças surgiram sobre como invocar a imagem do futuro esposo ou esposa de alguém. As garotas criam que caso alguém ficasse diante do espelho, comendo uma maçã, à meia-noite, a imagem de seu futuro esposo apareceria de repente diante dela. Se nenhuma imagem aparecesse, isso significava que a garota ficaria solteirona".[2]

No sul dos Estados Unidos há um costume baseado na crença dos druidas de que o desespero de uma vítima de sacrifício humano podia revelar previsões para o futuro. "Punha-se fogo numa tigela com álcool, e atirava-se no fogo ‘oferendas’ tais como figos, cascas de laranja, passas, castanhas e tâmaras envoltas em papel alumínio. A garota que tirasse a melhor das oferendas do meio do fogo iria conhecer seu futuro esposo dentro de um ano".[3]

A preocupação com tais atividades pode ser vista na seguinte declaração do Livro Americano dos Dias (American Book of Days): "Vários meios de adivinhação do futuro eram usados no Halloween e os resultados eram aceitos com toda seriedade"[4]. Em outras palavras, quando estamos lidando com tentativas sérias de adivinhar o futuro – seja em relação ao futuro em geral, ao futuro cônjuge, ou sobre a vida e a morte - as conseqüências na vida das pessoas podem ser muito maiores do que simples brincadeiras.

Hoje em dia outras práticas ocultistas estão presentes no Halloween. Em New Orleans o "Museu do Vodu apresenta normalmente um ritual de Halloween no qual as pessoas podem ver rituais de vodu reais"[5]. Na cidade de Salem, estado de Massachusetts, um festival de Halloween acontece de 13 a 31 de outubro incluindo uma mostra de parapsicologia.[6]

Na bruxaria moderna o Halloween também é considerado uma noite especial. Um livro conhecido sobre o movimento neo-pagão relata o seguinte sobre esses dias importantes de celebração da bruxaria: "As grandes cerimônias de sabbat são: o ‘Samhain’ (Halloween), o Ano-Novo celta (nesses dias acredita-se que os portais entre os mundos estão enfraquecidos, e então ocorrem contatos com os ancestrais), ‘Oimelc’ (1º de fevereiro, festival da purificação de inverno)... ‘Beltane’ (1º de maio, o grande festival da fertilidade)... diferentes linhas da bruxaria... tratam esses festivais de maneiras diversas. Mas quase todas as linhas celebram pelo menos o ‘Semhain’ e o ‘Beltane’"[7]. Algumas bruxas tiram o dia de folga de seu trabalho para comemorarem essa data especial para elas, enquanto outras chegaram a tentar o fechamento das escolas para a comemoração desse grande sabbat.

Muitos grupos satânicos também consideram o Halloween uma noite especial, em parte porque ele "tornou-se o único dia do ano em que se acredita que o diabo possa ser invocado para revelar os futuros casamentos, problemas de saúde, morte, colheitas e o que acontecerá no próximo ano"[8]. Na verdade a bruxaria e o satanismo têm certas semelhanças[9]. Mesmo que sejam coisas distintas, e mesmo que se dê legitimidade às declarações do movimento neo-pagão que desdenha o satanismo, devemos lembrar o claro ensino bíblico de que o diabo é a fonte de poder por trás da bruxaria e de todas as formas de ocultismo[10]. A ex-bruxa Doreen Irvine declara: "a bruxaria negra não está distante do satanismo... Praticantes da bruxaria negra têm um grande poder e não devem ser subestimados... Eles podem até exumar covas recentes e oferecer os corpos em sacrifício à Satanás".[11]

Além disso tudo, o costume de pedir balas e doces fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas, etc., que é comum nessa festa, está relacionado com os espíritos dos mortos na tradição pagã e até católica. Por exemplo, para os antigos druidas "os espíritos que se acreditava andarem de casa em casa eram recepcionados com uma mesa farta para um banquete. No final da refeição, os habitantes da cidade fantasiados e com máscaras representando as almas dos mortos iam em procissão até os limites da cidade para guiar os fantasmas para fora".[12] As máscaras e fantasias usadas no Halloween podem ser relacionadas também com a tentativa de certas pessoas de se esconderem para não serem vistas participando de cerimônias pagãs ou ,como no xamanismo e em outras formas de animismo, mudar a identidade de quem as usa para que possa se comunicar com o mundo espiritual. As fantasias podem ser usadas também para afugentar espíritos maus.

Depois de fazermos essas considerações sobre o assunto, tendo em vista que o Halloween está associado a práticas de bruxaria e ocultismo, devemos analisar qual deve ser nossa atitude em relação a essa festa, que mesmo sendo vista secularmente como um passatempo tem implicações sérias.

Devemos nos perguntar: Que princípios bíblicos devem ser usados para discernir esse assunto?

As Escrituras nos dizem que o homem espiritual julga todas as coisas e que no futuro irá também julgar os anjos. Então somos competentes o suficiente para julgar assuntos triviais agora (1 Coríntios 2,15; 6.3). Se julgarmos todas as coisas e retermos o que é bom, abstendo-nos de toda forma de mal, estaremos cumprindo com nossa obrigação (1 Tessalonicenses 5.21,22). Então vamos examinar esse assunto para chegarmos a uma posição bíblica sobre o Halloween.

Se na celebração de Halloween existem atividades envolvendo práticas genuinamente ocultistas, as Escrituras são claras em afirmar que devem ser evitadas. Tanto o Antigo como o Novo Testamento fazem referência às práticas de bruxaria, encantamentos, espiritismo, contatos com os mortos, adivinhações e assim por diante – e todas essas coisas estão potencialmente ligadas ao Halloween.

"Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus" (Levítico 19.31).

"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ... Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa" (Deuteronômio 18.10,11,14) .

"[Rei Manassés de Judá] queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira" (2 Crônicas 33.6).

Em nenhum lugar na Bíblia vemos essas coisas como sendo aceitáveis diante de Deus. À luz desses versículos, ninguém pode argumentar logicamente que a Bíblia apóia tais práticas. (John Ankerberg e John Weldon - http://www.chamada.com.br)

Extraído do livro "The Facts on Halloween" (de John Ankerberg e John Weldon).
Clique aqui para conhecer os títulos dessa série já publicados em português.

Notas

  1. Becky Stevens Cordello, Celebrations (Butterick Publishing, 1977) p.112.
  2. Joseph Gaer, Holidays Around the World (Boston: Little Brown & Co, 1955) pp. 155-156.
  3. George William Douglas, The American Book of Days p.543
  4. Douglas p.539
  5. Sue Ellen Thompson and Barbara W. Carlson, Holidays, Festivals and celebrations of the World Dictionary (Detroit, MI: Omnigraphics Inc, 1994) p.132
  6. Jennifer DeCoursey "Monster Events for Marketers" Advertising Age, Oct, 16, 1995, pp.1,40., p.41
  7. Margot Adler, Drawing Down the Moon: Witches, Druids, Goddess-worshipers and other Pagans in America Today (New York: The Viking Press, 1979) P.108.
  8. Father Andy Costello, "Sin is a Boomerang" U.S. Catholic, Nov 1992, p.38
  9. A ênfase é divergente, das bruxas na natureza e do satanismo em Satanás, existem também certas diferenças nos rituais, etc. Essas divergências não podem ofuscar as semelhanças quanto ao poder, desenvolvimento parapsicológico, visão anti-cristã do mundo, uso de espíritos, uso do mal, e assim por diante.
  10. Qualquer estudo bíblico sério sobre demonologia revelará que Satanás é o poder por trás das falsas religiões, da bruxaria, da idolatria e do ocultismo.
  11. Doreen Irvine, Freed from Witchcraft (Nashville: Thomas Nelson, 1973) pp. 94-95.
  12. Robert J. Myers Celebrations: The Complete Book of American Holidays (Garden city, new York: Doubleday & Co. 1972, p.259

www.apec.com.br _ Com muita tristeza constatamos um interesse, cada ano maior, na comemoração deste dia. Com sutileza as crianças são envolvidas com aquilo que a Palavra de Deus considera abominação. Precisamos alertar que BRUXARIA NÃO É PEDAGOGIA! Ano passado a APEC lançou uma lição para os professores ajudarem a dizerem NÃO à comemoração do Halloween. Este ano, estamos lançando o LIVRETO PARA AS CRIANÇAS. Nosso objetivo é que os PROFESSORES, PAIS, LÍDERES presenteiem suas crianças com um livreto. Sugerimos às Escolas Evangélicas e Igrejas que invistam nas crianças, doando um livreto à cada criança para que elas possam compartilhar com seus amiguinhos. NO LIVRETO também contém alguns joguinhos para entretenimento das crianças. . . . . PEDIDOS DE LIÇÃO HALLOWEEN: PARA OS PROFESSORES Uma lição com 24 cartazes visualizados para explicar às crianças o que é a festa de Halloween e como um cristão deve agir em relação a esta “festa”. O preço da lição é R$ 25,00 (Kit com Figuras, Roteiro, Versículo e um Cântico) PARA AS CRIANÇAS A APEC também preparou um livreto sobre o mesmo assunto para ser entregue para cada criança. Além de fixar o ensino a criança terá em mãos um precioso material para compartilhar com seus amigos. O livreto inclui passatempos e 2 marca-páginas. O preço do livreto é R$ 3,50 (Cada ) _ Apec 10/2003

Paz queridos irmãos! Li esta matéria no informativo da minha igreja e meu filho levou até a escola onde freqüenta. Alguns colegas dele, que não são cristãos, pararam com a prática "da brincadeira de cartas". : . . . .As cartas de baralho foram criadas no ano de 1392, para uso pessoal do rei Carlos, da França, quando sofria de debilidade mental. O criador das cartas era um homem degenerado e mau, que escarnecia de Deus e de seus mandamentos. Para a sua criação maligna, escolheu figuras bíblicas, tais como o rei, que representava o diabo, a Dama, que representava Maria, a mãe de Jesus. Assim, de modo blasfemo, fez de Jesus o filho de Satanás e Maria. Copas e Ases representavam o sangue de Jesus, o Valete representava o próprio Jesus, Paus e outros símbolos representavam as perseguições e a destruição de todos os crentes. Seu desprezo pelos Dez Mandamentos foi expresso pelo número de dez de suas cartas. Portanto, eis um alerta oportuno ao uso pernicioso dessas diabólicas cartas. Informativo Igreja Viver em Cristo - Suzano, Sp _ Edna / web_evangelismo


29/10/07 A palavra HALLOWEEN tem origem na Igreja Católica. É uma contração de All Hallows Eve, que seria a véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1 de novembro.
 

HALLOWEEN é a véspera do dia dos mortos ou de todos os santos.
 

Mas a comemoração do HALLOWEEN começou há mais de 2000 anos, e vem a nós por meio dos celtas, uma gente selvagem que vivia na Irlanda, Escócia, Inglaterra e no norte da França.
 
HALLOWEEN quer dizer: "TARDE SANTA".
 

E O QUE TEM DE SANTO?
 
Os druídas que eram os bruxos dos celtas e sacerdotes de Samhain. o deus da morte, na noite do dia 31 de outubro celebravam "A VIGÍLIA DE SAMHAIN", uma grande festa ao deus dos mortos.
 
Os celtas criam que as almas dos mortos lhes permitiam essa noite regressar às suas casas e espantar aos que viviam.
 

Se os vivos se vestissem de uma forma bastante horrível e andassem toda a noite com os espíritos, esses pensariam que eram outros espíritos e näo os fariam dano.
 
Também criam que esses espíritos visitavam suas casas, especialmente os mortos de suas próprias famílias. Então lhes preparavam a comida favorita de seus mortos, deixando-a a princípio em suas casas, mas já depois nos cemitérios. Pensavam que se não fizessem isso, o morto lhes faria uma travessura. Aqui começou a pratica de preparar comida aos mortos, algo bastante comum na parte do sul da República. Também foi o começo do que conhecemos hoje como o "tricky, tricky" (inglês: trick o treat).
 
Os druídas iam casa por casa tomando vítimas para queimá-las vivas em sacrifício a Samhain, e em troca deixavam uma abóbora iluminada com uma vela feita de gordura humana para "proteger o lugar" dos espíritos. Se não lhes dessem a vitima, pintavam um sinal macabro na casa para que os mesmos espíritos entrassem e matassem alguém.
 

Atualmente as crianças saem pelas ruas, visitando as casas dos vizinhos, pedindo doces, se não lhes dão o que pedem, o dono corre o perigo que lhe façam uma travessura, maldade ou dano. Isto fazem vestidos de diabo, bruxa, morto, monstros, vampiros e outros personagens relacionados principalmente com o mal.
 
Lembre-se que nas noites de Halloween se celebram os maiores cultos satânicos, missas negras e muitas pessoas são oferecidas a satanás, alguns invocam ao diabo ao preparar os doces que distribuem as crianças, para depois estas crianças se transformem e facilmente façam a vontade do diabo, convertendo-se em filhos rebeldes e desobedientes, bêbados, drogados, jovens grávidas, rapazes que se suicidam, etc. Além disso, muitas crianças cada ano durante o Halloween são envenenadas e feridas fisicamente por coisas colocadas nos doces, alguns resultam em morte. Outros desaparecem e não são vistos jamais. As autoridades crêem que a maioria delas são sacrificados em rituais satânicos.
 

É SANTO O DIABO E SEUS DEMONIOS, AS BRUXAS E OS BRUXOS, OS MORTOS E CADAVERES (QUE SUPOSTAMENTE SE LEVANTAM), CULTOS SATÂNICOS, CRIANÇAS QUE FAZEM MALDADES E DOCES ENVENENADOS?
 

TUDO ISSO SOMENTE ESPANTA AS CRIANÇAS.
 
ISSO AGRADA A DEUS?
 
A BÍBLIA DIZ QUE "DEUS É AMOR" E QUE... "NO AMOR NÃO EXISTE MEDO, MAS O PERFEITO AMOR LANÇA FORA O MEDO" (I Jo 4:8-18)
 

E o que fala enquanto ao Halloween?
 
Não aprendas a fazer conforme as abominações daqueles povos...
 
Não se achará entre ti...
 
Nem feiticeiro, nem adivinho, nem mago...
 
Nem quem consulte aos mortos (Dt.18:9-11)
 
Não tome parte das obras das trevas ao contrário denuncie-as
 
Deus em seu amor não nos deixou presos ao temor, mas veio para "desfazer as obras do diabo" (I Jo.3:8) Cristo tirou a autoridade do diabo e seus demônios e o humilhou publicamente "triunfando sobre eles na cruz" (col.2:15) Jesus Cristo é a Vida e com a Sua Ressurreição venceu o deus da morte, Ele dá esse mesmo Poder a todo aquele que Nele crê e O segue.
 

Farás parte do Halloween? Permitirás a seu filho?
 
Jesus disse: O que Me ama, Meu Pai o guardará. Se estás em Deus e O ama terá que obedecê-Lo
 
Cristo é o Deus da Vida, satanás o deus da morte.
 
E você celebrará vida ou morte? A decisão é sua.
 
Diga não ao Halooween!
 



Noticias de um mundo sem Cristo :
Garoto morre baleado durante brincadeira de Halloween nos EUA
Ele, o pai e os irmãos foram pedir guloseimas em casa na Carolina do Sul.
Menino de 12 anos morreu, e o pai e um irmão também foram atingidos.
 
Um garoto de 12 anos que fazia brincadeiras de Halloween com sua família foi morto a tiros em Sumter, Carolina do Sul. Seu pai e seu irmão também ficaram feridos, informaram as autoridades neste sábado (1).
 
O suspeito, de 22 anos, foi detido e deve responder por assassinato e agressão a tiros.
 
A família do garoto havia participado de uma festa na cidade e, depois, decidiu passar por algumas cidades para fazer a tradicional brincadeira de 'gostosuras ou travessuras'.
 
O pai e seus quatro filhos se aproximaram de uma casa com uma luz de lampião por volta das 20h30 locais (22h30 no horário brasileiro de verão) enquanto a mãe esperava no carro.
 
Quando a família chegou à porta, ouviu um barulho que eles pensaram ser fogos de artifício, mas na verdade eram tiros. O garoto morreu no hospital, segundo a polícia. As duas outras crianças não se feriram.
 
A polícia disse que a investigação do caso continua.
Adolescente é morta na saída de festa de Halloween no PR
Garota de 16 anos foi atingida por um tiro no abdômen.
Polícia ainda não localizou o autor do disparo.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Paranaense*
Uma adolescente de 16 anos foi morta na madrugada deste sábado (1º) depois de sair de um clube em Ponta Grossa (PR), onde participava de uma festa de Halloween.
Segundo informações da Polícia Militar, a garota estaria acompanhando um grupo de amigos que estava praticando atos de vandalismo pelas ruas da cidade.
 
O ocupante de um carro que passava pelo local teria se irritado depois que seu veículo foi atingido por uma pedra, e disparou um tiro na direção dos jovens. A bala acabou atingido a adolescente no abdômen, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
 
Segundo a Polícia Civil, ainda não há nenhum inquérito instaurado, mas já existem pistas que podem levar ao suspeito do crime. Até a tarde deste sábado, o suposto atirador ainda não tinha sido localizado pela polícia.
 
(* Com informações da Gazeta do Povo)
 
31/10/08 - 07h19 - Atualizado em 31/10/08 - 11h46
Celtas inventaram o Halloween para celebrar os espíritos de seus mortos
A festa nasceu pagã, mas foi alterada pela Igreja Católica.
Aspectos ‘assustadores’ da comemoração foram uma contribuição cristã.
Paula Adamo Idoeta Do G1, em São Paulo
 Foto: Arte/G1
O Halloween nasceu entre os celtas, que, em 31 de outubro, véspera de seu ano novo, faziam uma grande fogueira em homenagem aos mortos (Foto: Arte/G1)
Quando os celtas inventaram o Halloween, a tradição não mandava comer guloseimas nem se fantasiar de bruxa. O objetivo era celebrar o começo do inverno e homenagear os espíritos dos mortos.
 
Na região da atual Irlanda, há aproximadamente 2 mil anos (data estimada pelos historiadores), os celtas comemoravam seu ano novo em 1º de novembro, data que também marcava o fim das estações quentes do ano. Eles acreditavam que, na véspera, chamada de “Samhain”, o mundo dos vivos e dos mortos se mesclava. A festa do “Samhain” incluía o sacrifício de animais e uma grande fogueira em homenagem aos mortos.
O cristianismo é que teria injetado o ar “diabólico” ao Halloween, já que associava espíritos e fantasmas ao paganismo e ao mal. Mas a festa originalmente não tinha a intenção de ser assustadora, e sim uma celebração, segundo explicou ao G1 por telefone Jack Santino, professor de Cultura Popular dos EUA e autor do livro “Halloween and other festivals of life and death” (Halloween e outros festivais de vida ou morte).
“O Halloween como o conhecemos hoje vem da época em que os missionários cristãos tentaram mudar as práticas religiosas dos celtas”, analisa Santino. Para substituir a festa pagã do “Samhain” por uma comemoração cristã, a Igreja Católica determinou que o 1º de novembro seria o Dia de Todos os Santos (All Saint’s Day), também chamado de All-hallows. A véspera, portanto, era chamada de All-Hallows Eve, que depois virou Halloween.
Gostosuras ou travessuras
A festa se popularizou nos EUA com a chegada de um grande número de imigrantes irlandeses, no século XIX, e a ela foram agregadas diversas novidades.
 
Uma delas é o uso de fantasias. Já que os celtas acreditavam que, na noite de 31 de outubro, os espíritos dos mortos vagavam junto a fadas, bruxas e demônios, estes acabaram sendo os temas mais comuns dos disfarces de Halloween.
 
A tradição de “gostosuras ou travessuras” também pode ser creditada aos celtas, que costumavam oferecer comida aos espíritos do Halloween para aplacá-los e para indicar-lhes o caminho das casas de suas famílias.
 
Mas essa não é a única explicação. “Também acredita-se que a idéia de fazer com que as crianças pedissem doces de porta em porta nasceu nos EUA, nos anos 1930. O objetivo era dar às crianças uma participação no Halloween mas evitar que elas ficassem nas ruas fazendo bagunça”, comenta Santino.
 
As abóboras ocas e recortadas, outro ícone do Halloween, são tipicamente norte-americanas. “Uma lenda celta dizia que um espírito que não conseguia ir nem ao céu nem ao inferno usou uma lanterna para guiar-se. Os irlandeses, ao imigrar aos Estados Unidos, conheceram as abóboras e perceberam que, ocas, elas também funcionavam bem como lanternas e continuaram assim a tradição”, diz Santino.
 
31/10/08 - 07h01 - Atualizado em 31/10/08 - 10h10
Brasileiros trocam bruxa por Saci no Halloween
Sociedade de Observadores de Saci quer valorizar cultura nacional.
Data coincide com Dia das Bruxas para chamar atenção dos brasileiros.
Do G1, em São Paulo
 Foto: Ilustração: José Luiz Ohi/Divulgação Sosaci
Saci só se for com carne seca (Ilustração: José Luiz Ohi/Reprodução Sosaci)
Nesta sexta-feira, 31 de outubro, é comemorado o Dia do Saci, para homenagear um tradicional personagem do folclore brasileiro. A data escolhida coincide com o Halloween, o Dia das Bruxas, famoso nos Estados Unidos.
 
“A data foi escolhida propositalmente para chamar a atenção dos brasileiros. O Dia do Saci foi criado como movimento para defesa de mitos nacionais. Considero que temos que divulgar e promover a nossa cultura”, diz Mário Candido da Silva Filho, presidente da Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci).
Saci na pista (Ilustração: Eder Santos/Reprodução Sosaci)
De acordo com ele, a Sosaci não tem a intenção de barrar a comemoração do Halloween. “Cada vez mais as crianças fazem cursos de inglês e, por meio deles, o Dia dos Bruxas foi difundido no país. Não temos a intenção de lutar contra a cultura de outros povos, apenas lutamos a favor da nossa”, diz.
 
Lenda
De acordo com o presidente da Sosaci, desde que a lenda do Saci Pererê surgiu, ela sofreu alterações. “No início, ele era um garoto indígena, com duas pernas e que gostava de fazer brincadeiras, como dar nó na crina do cavalo, jogar sal na comida. Sem maldade, apenas traquinas”, afirma.
 
Depois, com a chegada dos negros ao Brasil, a lenda teria sofrido alterações. “Passou a ser negro, ter uma perna só, usar gorro e fumar cachimbo.”
Segundo Silva Filho, o Saci não é um personagem “do mal”, é apenas travesso. “Associar o Saci à imagem de demônio não é válido. Pela lenda, ele é um menino sapeca que preferiu ser livre em vez de viver na senzala nos tempos de colonização do Brasil. A história sofreu alterações. Cada um cria sua imagem do Saci”, completa.
 

25/10/08 - 11h17 - Atualizado em 25/10/08 - 11h17
Assassinatos do tráfico assombram crianças no México
Tragédias traumatizam as pequenas testemunhas.
Exposição à violência pode atrapalhar aprendizado e futuro.
Marc Lacey The New York Times
 Foto: The New York Times
Menino observa velas colocadas onde 12 pessoas foram encontradas mortas, em Tijuana, México (Foto: The New York Times)
Em Tijuana, México, o menininho, com seu uniforme escolar cuidadosamente passado e rodeado de amigos, levantou 10 pequenos dedos, cada um representando um corpo que ele diz ter visto do lado de fora de sua escola numa manhã recente. Mas ele ainda não tinha terminado. Ele baixou os 10 dedos e levantou outros dois. Doze corpos no total.
 
“Eles deceparam as línguas”, disse o menino, aparentemente fascinado com o que viu na cena da chacina em frente à Escola Primária Valentín Gómez Farías, três semanas atrás.
 
“Eu vi o sangue”, afirmou um colega de classe, entusiasmadamente.
 
“Eles estava amarrados”, acrescentou outro.
 
A explosão mexicana de violência relacionada ao narcotráfico ganhou a atenção das crianças do país. Peritos dizem que as atrocidades que os jovens estão escutando e, por vezes demais, testemunhando, estão tornando-os mais duros, traumatizados, preenchendo suas mentes com imagens que são duras de apagar.
 
“Infelizmente, com essa onda de violência das drogas, houve danos colaterais entre as crianças”, disse Jorge Álvarez Martínez, professor da Universidade Nacional Autônoma do México que se especializa em stress pós-traumático. Tal exposição à violência pode atrapalhar o aprendizado, interromper o sono e durar anos, disse ele.
 
Em nenhum lugar o trauma é maior do que ao longo da fronteira com os Estados Unidos, onde os cartéis de drogas enfrentam uns aos outros por um crescente mercado doméstico e as lucrativas rotas de trânsito do norte. Somente em Tijuana, uma onda de assassinatos do crime organizado deixou pelo menos 99 pessoas mortas num período de 24 dias desde 26 de setembro, uma taxa de mortes que iguala, se não ultrapassa, a de Bagdá, uma cidade destruída pela guerra que é quatro vezes maior, no mesmo período.
 
Ao longo do México, a carnificina é impossível de esconder, com cabeças decepadas e corpos decapitados aparecendo, algumas vezes quase uma dúzia por vez. Houve mais de 3.700 assassinatos relacionados ao tráfico e ao crime organizado neste ano, frente a 2.700 no ano passado, disse este mês o procurador-geral mexicano, com Chihuahua sendo o estado mais violento.
Histórias horripilantes
Trocar histórias horripilantes não é novidade para crianças, que têm uma maneira de exagerar seu contato com o perigo. Mas os 12 corpos torturados e sem línguas que dominavam a conversa no playground não eram nenhum exagero. Nas primeiras horas de 29 de setembro, os corpos de 12 homens e uma mulher, amarrados e parcialmente despidos, foram encontrados num lote abandonado em frente à escola.
 
O diretor, Miguel Ángel González Tovar, suspendeu as aulas logo que os corpos foram descobertos, mas isso não evitou que alguns estudantes conseguissem vê-los e que muitos outros ouvissem os relatos.
 
“Não há dúvidas de que essas imagens afetam as crianças”, disse González, que recentemente se reuniu com psicólogos do governo para planejar sessões de aconselhamento com os estudantes. “Alguns deles estão muito quietos agora. Outros nos perguntam, ‘por que eles morreram?’”.
 
E os corpos desovados em frente à escola são apenas um entre muitos espetáculos macabros, forçando professores a competir com os assassinos pela atenção da juventude do México.
 
Em verdade, é difícil encontrar um estudante aqui que não saiba alguns dos assustadores detalhes de matanças recentes, como os diversos barris de ácido encontrados ao lado de um restaurante de frutos do mar, contendo o que as autoridades acreditavam ser restos humanos. Ou os dois corpos embrulhados em algo parecido com celofane, encontrados perto de uma placa de estrada que dizia, “Obrigado por visitar Tijuana”.
 
Corpos estão sendo pendurados em pontes, cortados em pedaços, decapitados, queimados.
 
O maior medo de González é que as terríveis cenas se desenrolando em grande parte do México fiquem tão comuns que elas eventualmente percam seu valor de choque entre os jovens, tornando as chacinas algo esperado, ou até mesmo aceitável.
 
“Eles podem crescer com esse tipo de coisa sendo normal,” disse ele. “Eles podem dizer, ‘Eu vi doze! Quantos você viu?’. Nunca poderíamos ter imaginado isso há alguns anos”.
 
Os jovens de hoje já sabem os nomes dos traficantes de drogas, não apenas dos telejornais noturnos, mas também de músicas populares que os exaltam como heróis, e da internet, onde GRISLY chocantes cenas de homicídios podem muitas vezes ser vistas no YouTube.
 
Em Tijuana, o líder do cartel de drogas Arellano Félix é Fernando Sánchez Arellano, sobrinho dos fundadores do grupo que usa o apelido de o Engenheiro. As autoridades dizem acreditar que a “epidemia” de assassinatos aqui é obra de traficantes rivais tentando obter controle de seu território.
 
Isso explica a nota encontrada junto aos doze corpos da escola: “é isso que acontece a qualquer um associado com o Engenheiro boca-grande”.
Violência e sadismo
 
O governo do México enviou soldados a pontos problemáticos de todo o país para reforçar as agências da lei locais e, em alguns casos, erradicar a corrupção de seu meio. Mas os traficantes se mostraram mais bem armados e duros de conter. Além de violentos, eles são sádicos em seus métodos de matar e parecem ter a intenção de ostentar suas últimas matanças, não importando para quem.
 
“Eles estão enviando algum tipo de mensagem perversa”, especulou González sobre o motivo pelo qual os doze corpos teriam sido jogados perto do portão de sua escola. “Eles querem atenção, e sabem que deixar corpos em frente a uma escola tem impacto. Agora estamos preocupados que em qualquer escola, a qualquer hora, pode aparecer um corpo”.
 
Neste mês, logo antes do horário de saída de uma escola, a polícia estava na cena de outro assassinato. Dessa vez, tratava-se de um barril contendo o corpo de um homem cujos braços e pernas haviam sido arrancados. O corpo, deixado próximo da linha de primeira base de um popular campo da liga amadora de baseball não muito longe da escola, foi rapidamente levado pelas autoridades ao necrotério antes que qualquer estudante tropeçasse sobre ele.
 
Mas nem sempre é possível manter a violência das drogas escondida dos jovens.
 
Em janeiro, por exemplo, a polícia e soldados se envolveram num tiroteio de três horas contra traficantes de narcóticos do cartel Arellano Félix num bairro residencial de Tijuana, forçando a evacuação de diversas escolas. Policiais fortemente armados carregavam crianças aos prantos para locais seguros, enquanto outros agentes agachavam-se pela calçada com as armas em punho.
 
Quando os tiros silenciaram, seis supostos traficantes haviam sido mortos.
 
“Foi horrível”, disse Gloria I. Rico, diretora da Jardim de Crianças Felizes, uma pré-escola que teve de ser evacuada. “Mesmo quando havia terminado e tentamos voltar ao normal, qualquer pequeno ruído fazia as crianças pularem”.
 
Em setembro, quando houve uma rebelião num presídio local seguida de mais uma erupção de tiros, professores da pré-escola tentaram distrair os mais novos. “Dissemos a eles que eram fogos de artifício”, disse Rico, já que as comemorações da independência haviam acabado de passar. “Dissemos, ‘Não se preocupem,’ mas eles continuavam assustados”.
 
Muitas crianças, segundo Rico, agora associam qualquer um vestindo uniforme à violência – o que não é uma idéia absurda, não apenas porque eles possam estar em combate contra os traficantes, mas também porque muitos oficiais da lei no país estão na folha de pagamento dos traficantes. “As crianças vêem a polícia e ficam com medo”, diz Rico. “Eles temem que haja mais tiroteios.”
 
E provavelmente haverá, o que estimula os pais a vigiar seus filhos mais de perto do que nunca.
 
“Se ele sair, você não sabe se ele vai voltar”, disse Patrícia Beltrán, que vigiava enquanto seu filho de oito anos, Marco Antonio, brincava perto do local onde ocorrera um assassinato, com sangue ainda visível na terra.
 
Esse medo não está fora de lugar, pois jovens inocentes já foram apanhados no fogo cruzado. Além disso, a maioria das vítimas tem menos de 30 anos porque os cartéis usam pistoleiros jovens para proteger sua mercadoria e reforçar a disciplina, dizem as autoridades.
 
E dada a extensa – e muitas vezes gráfica – cobertura da mídia sobre as mortes, os pais dizem ser impossível proteger suas crianças psicologicamente.
 
“Meus filhos estão sonhando com isso”, disse Laura Leticia Quezada, que tem três crianças na escola primária perto de onde os corpos foram deixados. “Eles vêem nos jornais, e conhecem absolutamente todos os detalhes.”
Glaucia Fazani
Schenker do Brasil Transportes Internacionais Ltda.
CPQ – Customs Clearance Assistant
Av. Moraes Sales, 711 - 5º andar - Centro - Campinas/SP - Cep. 13010-001.
Fone: + 55 19 2138 8133
Fax : + 55 19 2138 8101
www.schenker.com.br
 
 
 
 
Iêmen: menina pede divórcio e ameaça se matar
Uma menina de 12 anos, obrigada a se casar com um primo que tem o triplo da sua idade, pediu o divórcio à Justiça do Iêmen. Reem casou-se há três meses e, segundo ela, foi estuprada pelo marido no terceiro dia de união, na remota aldeia em que viviam, informou nesta quinta o The Times.
Ela tentou fugir, se suicidar e por último foi para a casa da mãe, em Saana, onde procurou o tribunal para pedir o divórcio. Quando o juiz, Mohammed Alqadhi, perguntou por que ele deveria dissolver o casamento, respondeu com um fio de voz: "Se eu tiver que voltar para o meu marido, vou me matar".
Embora bastante comuns no país, casos como o de Reem ganharam visibilidade em maio deste ano, quando Nujood Ali Hasan, 10 anos, tornou-se a primeira criança a conseguir o divórcio, depois de obrigada a casar com um homem bem mais velho.
Porém, não há garantias de que o caso de Reem tenha o mesmo desfecho. O juiz já adiantou que a situação é diferente. O marido é um membro da família da menina, e isto pode complicar sua situação.
Os pais da menina são separados e, enquanto ele afirma que organizou o casamento para protegê-la da influência da mãe, esta diz que ele a uniu ao primo para não ter que sustentá-la.
O juiz decidiu adiar sua decisão até que a menina complete 15 anos, quando, ironicamente, terá idade legal para se casar. Ele acredita que então ela estará "madura o suficiente" para decidir sobre o divórcio. Até lá, Reem deverá viver com seu avô materno.
Redação Terra
Ásia
Segunda, 14 de abril de 2008, 09h49
Menina de 8 anos pede o divórcio do marido de 30
Uma menina de 8 anos fez um pedido desesperado de ajuda a um tribunal de Saná, no Iêmen. A menina quer o divórcio do homem de 30 anos com quem foi obrigada a se casar pelo pai, há dois meses, segundo informa a agência Efe.
De acordo com o site do jornal Yemem Times, Nayud Mohamad Naser fugiu da casa do marido há uma semana e conseguiu chegar ao tribunal da capital onde foi buscar ajuda. A menina afirmou ao juiz que era maltratada, agredida e obrigada a dormir com o marido.
"Eu tentava fugir, mas ele me perseguia, me pegava e fazia comigo o que desejava sem que eu entendesse o que acontecia (...) quando me via brincando também me agredia e me levava para o quarto", disse Nayud no tribunal, segundo o jornal.
"Chorava muito, mas ninguém me ajudava, até que consegui fugir e chegar até o tribunal", completou. O juiz ordenou a prisão do marido e do pai da menina, que posteriormente foi solto por problemas de saúde.
Os casamentos de crianças são freqüentes no Iêmen, assim como em algumas áreas beduínas da Arábia Saudita, onde não há legislação que proíba a união de menores de 18 anos. Um estudo feito pela Universidade de Saná mostra que a pobreza, principalmente em áreas rurais, leva muitas famílias a casarem suas filhas ainda crianças.
O estudo, divulgado em agosto de 2007, mostra que 52% das iemenitas das zonas rurais se casam antes de chegar a maioridade ¿ em muitos casos entre 7 e 10 anos de idade.
Redação Terra
 
Quinta, 10 de abril de 2008, 15h19
 
Crianças de 10 e 9 anos se casam na Arábia Saudita
Duas crianças sauditas de 10 e 9 anos se casarão hoje em uma região tribal do norte da Arábia Saudita, informa o site local Sabq.
A festa de casamento de Mohamad Marzuk e sua noiva, cujo nome não foi divulgado, será realizada na aldeia Al Ashqar, na região de Ha'il, e foram convidados à cerimônia centenas de pessoas, entre elas membros de ambas as famílias e amigos das localidades vizinhas.
Os noivos não também convidaram os colegas da escola primária onde estudam em Ha'il e durante a festa será organizado um concurso de poesia, do qual participarão vários poetas das tribos da região.
Mohamad e sua "mulher" morarão em um quarto especial na casa da família do noivo, em Al Ashqar.
O site saudita ressalta que Mohamad é um dos noivos mais novos a se casar em Ha'il, mas evita se referir à noiva, dada a natureza conservadora da sociedade saudita, principalmente das regiões beduínas.
Na Arábia Saudita, que aplica uma rígida versão da lei islâmica ou "Sharia", não há qualquer legislação que proíba o casamento de menores de idade e não é raro que em áreas beduínas as famílias permitam o casamento de meninas de 9 anos.
Vários intelectuais e ativistas pró-direitos humanos sauditas fizeram repetidos apelos nos últimos meses para aumentar a idade de casamento no reino árabe, apesar de ainda não ter sido dado nenhum passo oficial sobre isso.
EFE
 
Oriente Médio
Quinta, 6 de março de 2008, 10h40
 
Pré-adolescentes de 11 e 12 anos se casam na Arábia
Eles têm 11 e 12 anos e são primos. Além disso, a partir desta semana se tornaram marido e mulher. A Arábia Saudita foi o palco deste enlace, exaltado pela imprensa local como o mais precoce do mundo.
A cerimônia ocorreu na cidade de Gizan, nas proximidades da fronteira com o Iêmen, confirmou hoje o jornal saudita Al-Riad.
O periódico acrescentou que "muitos parentes e amigos compareceram à cerimônia no início desta semana".
Na conservadora Arábia Saudita, a idade mínima para contrair matrimônio é de 15 anos, como dita a "sharia" ou lei islâmica. A norma não foi respeitada neste caso e poderia gerar sanções por parte do governo.
Os casamentos entre menores são freqüentes no reino saudita, o que começa a trazer outro tipo de conseqüências, como o aumento das separações.
A pesquisadora Noura al-Shamlan, citada pelo jornal, assegura que nos últimos 20 anos o percentual de divórcios no país aumentou 60%, extremo que ela relaciona com a precocidade de grande parte dos casais.
EFE
Ásia
Quarta, 16 de julho de 2008, 15h46  Atualizada às 17h44
 
Menina de 10 anos consegue o divórcio no Iêmen
Uma menina de 10 anos, obrigada a se casar com um muçulmano 20 anos mais velho do que ela, conseguiu o divórcio, segundo informa nesta quarta-feira a rede americana CNN.
Nujood Ali casou-se em fevereiro obrigada pelos pais, mas conseguiu o divórcio depois de apanhar e ser estuprada pelo marido.
Brincando de bola de gude com os irmãos, a imagem inocente da menina logo se transforma ao ser mencionado o nome do ex-marido, que ela descreve como um homem velho e feio.
"Quando me casei, eu estava com medo. Não queria sair da minha casa. Queria ficar com os meus irmãos e meus pais" disse Nujood à CNN. "Eu não queria dormir com ele, mas ele me obrigava e me insultava", completou.
Os pais afirmaram acreditar que a menina estava sob a responsabilidade do marido, mas que ela não teria que dormir com ele. "Quando fiquei sabendo, meu coração queimou", disse a mãe da garota.
Nujood pediu ajuda aos pais, mas, a princípio, a mãe disse que não poderia ajudá-la. "Ele não cumpriu a sua promessa de que não chegaria perto dela até que tivesse cerca de 20 anos", disse o pai.
Embora casos como o de Nujood sejam comuns no Iêmen, a diferença deste é que a família o tornou público depois que a menina denunciou os maus tratos do marido.
No país, mais de metade das meninas se casam antes dos 18 anos, de acordo com a Oxfam International, um grupo sem fins lucrativos que combate a pobreza e a injustiça social.
Redação Terra
 
VIDEO QUE POSTEI NO YOUTUBE SOBRE ALGUNS ABSURDOS NO HINDUISMO:
 
HOMEM CASA COM UMA CACHORRA
MILHARES DE ANIMAIS SACRIFICADOS NO NEPAL
ADORACAO DE CACHORRO NO NEPAL
ADORACAO DE VACAS.
ADORACAO DE RATOS.
MENINA E OBRIGADA A CASAR COM UM CACHORRO.
 
 
http://www.youtube.com/watch?v=GUupNBnf9_I
(ILiete) 31/10/2008

TRANSFORMANDO
 
37/09 - Halloween – a ‘festa’ dos mortos
Josimar Salum
Oct 23, 2009
 
37/09 - Halloween - a 'festa' dos mortos
 
Jehozadak Pereira
 
Categoria : Artes e Entretenimento
 
A Time Magazine trouxe na edição 18 volume 160 de 28 de outubro de 2002, um dado ao mesmo tempo interessante e alarmante. Em 1995 por ocasião do Halloween, foram vendidos cerca de US$ 2,5 bilhões, com produtos que abrangem doces, guloseimas, fantasias a apetrechos. Em 2002 a expectativa superou US$ 6,9 bilhões, com as mesmas coisas.
 
O Halloween é o segundo maior evento em faturamento financeiro nos EUA, perdendo somente para o Natal, e com maior volume financeiro do que a Páscoa.
 
Casas e estabelecimentos comerciais são decorados com os motivos do Halloween. Nos trens e metrôs é possível ver vetustas senhoras e senhores com meias abóbora e a indefectível cara do Jack the pumpkin estampada nelas e em broches de lapela. As prateleiras das lojas e supermercados são inundadas por centenas de produtos com embalagens confeccionadas especialmente para a ocasião.
 
Abóboras são cultivadas especialmente para o Halloween, e depois jogadas no lixo apodrecem durante semanas a fio.
 
A grande e crucial questão é que os EUA, antes voltado à pregação do Evangelho e aos valores cristãos, hoje se volta para o paganismo e para as práticas que envolvem bruxaria e feitiçaria, e em cerimônias que cultuam os mortos - Isaías 8.19 "… não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?".
 
Algumas máscaras têm caído. A revista Época 231 de 21/10/2002 trouxe a reportagem Halloween para valer,
 
A matéria traz o perfil e conta das peripécias de algumas bruxas, que logicamente enaltecem a sua religião pagã, que chamam de wicca. O engraçado desta situação é a justificativa para as suas crenças.
 
Embora na matéria não aborde este assunto, todos os paganistas adeptos dawicca invariavelmente alegam que foram perseguidos pela inquisição, foram queimados, foram perseguidos.
 
Depois de escrever o artigo, um dia recebi um e-mail de um bruxo, com a cantilena toda. Respondi-lhe perguntando o que nós crentes em Cristo temos a ver com a perseguição que eles dizem ter sofrido? Mandei que ele lesse Hebreus 11, não preciso dizer que até hoje estou esperando uma resposta, e já faz tempo que escrevi…
 
O texto da Época a mim me parece com mais uma daquelas defesas de algo que não há o que defender. Que somente cabe porque é oportunista - a proximidade do Halloween.
 
Os maiores festivais da bruxaria moderna são sazonais
 
Todos os anos quando se aproxima o fim do mês de outubro, em alguns lugares no mundo, especialmente nos Estados Unidos e mais recentemente também no Brasil é espantoso ver o quanto as pessoas gastam em fantasias e produtos ligados ao que chamam de festa de Halloween.
 
Bolachas, refrigerantes, alimentos, roupas, máscaras, fantasias, entre outros, sem contar as toneladas de abóbora que são usadas e jogadas no lixo, ou que apodrecem nas ruas e calçadas. O Halloween é um evento que movimenta milhões de dólares nos EUA anualmente.
 
A Comemoração do Dia das Bruxas originou-se entre os celtas, povo que habitava a região da Irlanda e a Grã-Bretanha.
 
Os celtas acreditavam que na noite de 31 de outubro as leis do tempo e do espaço eram suspensas. Nesta data comemorava-se o ano novo dos feiticeiros. Por causa disto, os espíritos vagavam soltos e os mortos visitavam seus antigos lares para exigirem comida.
 
Havia também no fim de outubro o festival da colheita, conhecido como "Samhain", também chamado de "O Senhor dos mortos", onde se faziam grandes fogueiras para assustar os espíritos. Para que estes fossem embora, as pessoas saiam pelas ruas carregando velas acesas e nabos esculpidos com rostos humanos, vestidos de modo mais assustador possível. Faziam também muito barulho.
 
Nos Estados Unidos o Halloween chegou no século 19, e o nabo foi substituído pela abóbora, fruto mais comum que o nabo. Tanto o nabo quanto a abóbora são símbolos de imortalidade e juntando-se ao preto que significa a morte em muitas culturas, fazem o par perfeito para o ritualismo macabro e demoníaco.
 
Na década de 20 a antiga tradição virou brincadeira e hoje é uma das principais festas do país. Crianças saem fantasiadas pelas ruas batendo nas portas, dizendo "trick or treat" literalmente travessuras ou bons tratos, para ganhar doces, tudo isto nos dia das bruxas.
Dia das bruxas?
 
Vejamos: As bruxas modernas tendem a se referir a sua religião como wicca, a forma feminina de wicce - do inglês antigo, que significa witch - bruxa.
 
Tanto os seguidores do sexo masculino quanto do feminino são conhecidos como bruxas e bruxos, embora o culto seja decididamente matriarcal, onde a suprema sacerdotisa de cada convenção é vista como a personificação - em alguns ritos, até mesmo como encarnação - da grande mãe deusa, que é a divindade principal do movimento.
 
Os maiores festivais da bruxaria moderna são sazonais.
 
Marcam o equinócio da primavera em 21 de março, Beltane em 30 de abril, o solstício de verão em 22 de junho, Lammastide em 1º de agosto, o equinócio de outono em 21 de setembro, o Halloween em 31 de outubro, o solstício de inverno em 21 de dezembro e Candlemas em 2 de fevereiro. O culto e as atividades da bruxaria são essencialmente atribuídos às mulheres.
 
Algumas bruxas trabalham vestidas com manto, outras 'vestidas' pelo céu - isto é nuas - e outras das duas maneiras, dependendo das condições meteorológicas. Apesar dos aspectos de fertilidade do culto, há pouco sentido sexual na nudez, que é adotada por causa da crença das bruxas que as roupas interferem na emanação da energia pessoal.
 
Atribuem-se as bruxas evocar os 'poderosos', os soberanos, e os elementais da Terra, do Ar, do Fogo e da Água. Fazem parte das cerimônias os ritos de possessão mediúnica de muitas religiões xamânicas.
 
É certo que na inquisição católica, mulheres velhas, solitárias e as parteiras, entre outras eram acusadas de bruxaria, e por isso foram queimadas e torturadas simplesmente porque eram denunciadas por seus vizinhos com quem não tinham um bom relacionamento.
 
Ou seja, o Halloween, não passa de um culto aos demônios. Pais, sem o saber, levam seus filhos para este culto, realidade que vem se intensificando no Brasil a cada ano que passa.
 
Um dos focos são as escolas de inglês, que incentivam seus alunos a participarem das tais "festividades". Empresas e comunidades, entre outros, promovem o Halloween no Brasil, e é cada vez mais comum ouvirmos nas ruas frases como "feliz halloween!". Mas como pode ser feliz um procedimento que vem do inferno?
 
Nos EUA o evento é cercado de pompa e circunstância, e por anos seguidos o que se vê são personalidades e autoridades envolvidas nas celebrações do Halloween.
 
As fantasias são diferentes a cada ano. Não é possível mensurar o faturamento total do Halloween nos EUA, mas presume-se que seja altíssimo, uma vez que não se pagam direitos autorais e nem royalties sobre o nome e marca. Ainda nos EUA, o faturamento da festividade de Halloween fatura é superior ao da Páscoa.
 
Participar do halloween é brincar com uma serpente venenosa ou ainda mexer com fogo. Quem sabe do real perigo de se envolver com práticas escusas certamente vai fazer de tudo para evitar tais coisas.
 
Este artigo não vai certamente suprir a necessidade de informação a respeito da pretensa "festa", mas creio que servirá para elucidar e avisar do perigo. Há de se ficar certamente chocado por ver que rituais pagãos da antiguidade ainda hoje influenciam a vida de muitos.
 
O grande problema é que o Halloween é tomado por uma festa, quando na realidade é uma aviltante afronta a fé cristã, enquanto que o Evangelho é claro, objetivo, direto e trata de salvar o homem perdido, tais rituais jogam o homem na mais profunda escravidão e escuridade.
 
O halloween é pesado, soturno e sorumbático, carregado da atmosfera do inferno, assustando ao mesmo tempo em que quer fazer parecer que é uma inocente e pueril brincadeira.
 
E de novo os órgãos de imprensa se prestam a divulgar o evento dando a ele um viso cultural, quando na realidade é um cerimonial funesto, cujo fim será uma humanidade abatida espiritualmente e carente da Graça e da misericórdia divinas.
 
Caros pai e mãe, jovem e adulto, pelo amor de Jesus Cristo, abominem rituais como este. Não devemos nos esquecer de que o halloween é um ritual de bruxas e de bruxarias, de demônios e de espíritos malignos.
 
Participar é estar em conluio com tudo isto. Contudo o apelo para que participemos de tais atividades é intenso, lembro-me da minha infância e adolescência, quando na escola era compelido a participar das festas juninas, e meu falecido pai jamais permitiu que eu e meus irmãos tomássemos parte daqueles rituais.
 
Ele explicava a cada ano e pela graça de Deus, não participar foi uma das grandes bênçãos da minha vida. Agradeço ao meu pai, por ter me preservado daquilo. Hoje o nosso papel é o mesmo.
 
E cabe a nós alertarmos os nossos filhos, nossos amigos, lembrando-lhes de que Deus abomina os feiticeiros e todos aqueles que participam de tais rituais - Apocalipse 22.15.
 
Trago ainda à nossa memória de que aquilo que (supostamente) é bom para os EUA, necessariamente não é recomendado para nós brasileiros.
 
Que Deus nos ajude a discernir e pelo poder da Sua Palavra nos livrar destas imposturas do nosso inimigo.
 
Aviltamento. Isto é halloween!
 
Não devemos nos esquecer que o halloween é um cerimonial dedicado aos mortos, e convém lembrar que nós somos vivos. Vivos, pelo poder glorioso e restaurador do sangue do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
 
Todos direitos reservados ao autor
 
------------------------------------------------------------------
 
TRANSFORMANDO" é um periódico enviado pelo Ministério GREATER REVIVAL MINISTRIES - Advancing God's Kingdom. Transforming Society
 
VISÃO
O avanço e o domínio do Reino de Deus em toda a Terra até que os reinos deste mundo se tornem o Reino de Deus e de Seu Cristo.
 
PROPÓSITO
Desenvolver, implantar e implementar processos bíblicos de avivamento, mensurável pela presença palpável do Reino de Deus na transformação da família, do mercado de trabalho, das artes e entretenimento, da educação, do Governo, da religião e da mídia.
 
MISSÃO
Proclamar a mensagem do Evangelho do Reino de Jesus Cristo; fazer, equipar, ensinar e treinar discípulos e santos para a obra do Ministério no Mercado de Trabalho e levantar uma nova geração de jovens cristãos pensadores, empreendedores e revolucionários que assumam papéis de influência em toda a sociedade.
 
Wassalam Issá Akbar
 
Josimar Salum
 
GRM - GREATER REVIVAL MINISTRIES
ABBANET - ABBA TRANSFORMATION NETWORK
Advancing God's Kingdom, Transforming Society
P. O. Box 60.359 - Worcester, MA 01606
Tel 508-519-1773 - Fax 508-852-1168
 
 
 
 

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm