INDIA (BETESDA)

INDIA - BETESDA INTERNACIONAL Rede de Intercessao e Apoio Missionario _

07/08 _ Prezado irmão, nesta semana nós continuaremos orando pela INDÍA. Gostariamos de desafia-lo a estar junto conosco nesta Rede de Intercessão.INDIA

Idiomas:
oficialmente 25 idiomas de 2.500 dialetos. Entre eles o inglês.
Moeda:
Rúpia
População:
Aproximadamente 900 milhões
Cidades mais populosas:
Bombaim, 8,2 milhões; Nova Delhi, 7,1 milhões; Calcutá, 4,3 milhões.
Religião:
80% Hinduísta, 10% Muçulmana, o cristianismo, sikhismo, budismo, jainismo e zoroastrismo respondem pelos outros 10%.
Fuso horário:
8h30min a mais que Brasília


Vista por seus habitantes como uma mulher, cujos cabelos nascem no Himalaia, seus braços se abrem do Paquistão a Bangladesh, sua barriga é fértil e seus pés se banham no oceano.


Muito mais que simbologismo e misticismo, a Índia é mais do que isso. Para entender é preciso viver a experiência, um país que recusa todos os conceitos ocidentais de vida.
Na índia todos os números são grandes, quase 900 milhões de habitantes, 896,6 milhões para ser exato, é o segundo país mais populoso do mundo, perdendo somente para a China. De acordo com as estatísticas um em cada seis habitantes da terra é indiano.
De norte a sul, são faladas 25 idiomas e 2500 dialetos, a cada 100 quilômetros mudam-se as castas, idiomas, deuses e costumes.

O clima é aos extremos, tanto que na planície central chove torrencialmente durante 4 meses do ano, enquanto o Deserto Thar, muitas pessoas nunca viram uma gota de água cair do céu.
Nas grandes cidades indianas, como a capital Nova Delhi, os problemas de moradia fazem com que milhares de pessoas adotem as ruas como casa, fazem suas necessidades no meio ao caos que é o transito de Delhi, desde comer e dormir a urinar e defecar.
Pelas ruas, pessoas disputam espaço com carros, caminhões, motos, bicicletas, riquixás, camelos, elefantes e vacas, que por serem sagradas tem a preferência, atropelar uma vaca em quase toda índia é como matar um ser humano.

No país onde oitenta por cento da população é hindu não faltam deuses para protege-los e serem adorados, são 330 milhões de divindades. Quase tudo no país é sagrado, desde as vacas até rios.

O Rio Ganges, o mais sagrado nasce no Himalaia, dos cabelos de Shiva, a deusa que destrói as ordens enquanto dança, corta o país levando consigo misticismo e fanatismo religioso aos olhos ocidentais.

A cidade de Varanasi, que é sagrada, é um dos maiores exemplo do paradoxo que é a índia, centenas de indianos se purificam nas águas do Ganges, tomam de sua água enquanto ao lado um corpo está sendo cremado e suas cinzas jogadas no rio. Mais ao lado outro indiano se purifica enquanto seu companheiro defeca nas águas sagradas.

Varanasi é a cidade que os hindus escolhem para morrer, o que é garantia certa de reencarnação. Durante anos, quando um homem morria seu corpo era cremado junto com o da esposa, viva, em sacrifício a Deusa Sati. Hoje raramente esta pratica conjunta acontece.

Os principais deuses hindus são Brama, Deus da criação, Vishnu, Deus da Preservação e Shiva a Deusa da Destruição. Outra divindade muito popular é Ganhesh, com cabeça de elefante e corpo de homem.
Outra característica religiosa da índia é o Budismo, em todo o mundo é considerado uma religião a parte, mas no país dos contrastes, Buda considerado uma reencarnação de Vishnu, o deus da preservação.

Deuses inferiores possuem centenas de templos de adoração, enquanto Brama, um dos mais importantes tem somente um templo, em Pushkar.

A cidade cresceu em torno de um lago, que é o mais sagrado do país e que também é usado como esgoto.
De acordo com a lenda, Brama caminhava pela região e deixou cair no chão uma flor de Lótus, que deu origem ao lago.


Casamento indiano
Na índia o casamento acontece muito cedo, muitas crianças já nascem predestinadas a ser de um homem escolhido pelos pais. Em famílias modernas alguns pais deixam os filhos vetarem o primeiro pretendente, quase sempre da mesma casta.

Meninas novas se casam com meninos de mesma idade ou homens bem mais velhos. A menina está pronta para casar quando acontece a primeira menstruação.
De acordo com Mahatma Gandhi (cujo nome quer dizer alma grande), articulador da independência do país, os ocidentais deixam de amar quando se casam e os indianos passam a amar depois que se casam, ele mesmo se casou com 13 anos.

Até 1956, quando o governo proibiu, a poligamia era um ato normal na índia, hoje só é permitida para os muçulmanos, desde que cuidem bem de suas mulheres.
Um símbolo da poligamia indiana é o Palácio Rosado em Jaipur, capital do estado do Rajastão, o palácio possui inúmeras janelinhas para que as mulheres do imperador pudessem espiar as ruas sem serem vistas e cobiçadas.
As mulheres eram tratadas como objetos, hoje a situação não é muito diferente, em muitas cidades do interior elas tem que cobrir o rosto e comem depois dos homens.


Animais Venerados na Índia

Os diversos povos da Índia tiveram em comum a fascinação e o respeito pelos animais. Os hindus, budistas e jainas consideravam todas as formas de vida como igualmente importantes, pois as julgavam encarnações de uma energia ou força vital única. Acreditavam que quando uma pessoa morria essa energia era reencarnada em alguma outra forma.

Matar um ser vivo era inadmissível. Até um inseto poderia ser vitalizado pela alma de um antepassado ou amigo. Em uma forma ainda mais forte de expressar esse sentimento pelos animais, a mitologia hindu dotou os deuses de atributos animais.

As Aves

Para os antigos indianos, as aves a voar alto no céu eram uma fonte de inspiração. Associavam-nas muitas vezes com o sol. Com o desenvolvimento do hinduísmo, o poder do sol foi representado por um ser mitológico meio homem, meio ave, chamado Garuda. Milhares de anos depois, alguns imperadores mulçumanos da Índia se interessaram tanto por aves que mandavam buscar as variedades incomuns das terras distantes e determinavam aos seus pintores e escultores que as reproduzissem com realismo.

Os Macacos

De acordo com um velho mito hindu, um exército de macacos ajudou um dia o lendário herói Rama a salvar sua mulher do demônio Ravana. Como Rama era um avatar de Vishnu, os macacos foram desde então festejados. As fábulas em que os macacos pensam e falam para expor uma lição de moral também fazem parte da educação de todo o menino de origem nobre do país. Os macacos eram animais de estimação de muito desses nobres ou era um dos muitos animais pertencentes aos zoológicos do rajás.

O Gado Bovino

Essa tem sido a espécie mais essencial da Índia. Para o hindu, a veneração da vaca faz parte integrante da vida e tem raízes tradicionais profundas. Entretanto, as vacas não são realmente sagradas, a religião hindu só proíbe a matança desses animais.
Para os hindus os touros é que são os animais sagrados. Símbolo da procriação desde os tempos pré-históricos, os touros eram também associados ao deus Shiva, sendo esculpido em seus templos.

Os Elefantes


Segundo a mitologia hindu, os primeiros elefantes do mundo possuíam asas e brincavam com as nuvens. Mas um dia, um grupo de elefantes pousou nos galhos de uma árvore debaixo da qual um santo asceta falava a seus discípulos.
Os galhos se quebraram e os elefantes caíram em cima dos discípulos matando vários deles. O santo homem ficou tão zangado que pediu aos deuses que tirassem as asas dos elefantes.
Os elefantes, mesmo sem asas continuaram a ser amigos das nuvens e a ter o poder de pedir que elas tragam as chuvas, por isso os elefantes são ainda hoje venerados na Índia. Os elefantes brancos, além de tudo, são considerados símbolo de boa sorte.

****** ******* ******

O MINISTÉRIO BETESDA INTERNACIONAL é uma Rede de Intercessão e Apoio missionario, de caráter interdenominacional cujo propósito é apoiar e participar de programas e projetos missionários de evangelização e capacitação ministerial, e também atuar de forma dinâmica na edificação e despertamento de igrejas locais para missões mundiais.

procuramos::

- Trabalhar pela evangelização dos povos e pela edificação de suas igrejas;

- Mobilizar intercessão em favor da igreja perseguida, pelos missionários e missões;

- Apoiar ministérios de missionários, pastores e obreiros que atuam no Brasil e no mundo;

- Desenvolver e implantar projetos missionários voltados para evangelização, restauração e edificação de vidas;

- Realizar conferencias e eventos missionários junto às igrejas locais, visando à conscientização, o envolvimento e a sustentação missionária;

- Desenvolver e implantar projetos sócio-humanitarios;

O Que Fazemos:

Nosso propósito é apoiar direta ou indiretamente os ministérios que estão sendo desenvolvidos no campo missionário de diversas maneiras:

INDO e ministrando cursos de treinamento e capacitação, desenvolvendo e apoiando campanhas evangelisticas e promovendo eventos para edificação e crescimento espirituais. Disponibilizamos para as igrejas e missionários vários seminários e treinamentos voltado à capacitação de lideranças locais e crescimento espiritual. Cremos que somente igrejas amadurecidas podem influenciar o mundo. Nosso lema é EDIFICAR VIDAS PARA ALCANÇAR OS POVOS.

CONTRIBUINDO com ofertas financeiras, doações de material cristão e outros. Procuramos mobilizar contribuições de materiais cristãos e outros materiais, de acordo com a necessidade dos missionários e dos campos e enviamos com o propósito de minimizar as necessidades daqueles que estão atuando na obra missionária.

ORANDO e mobilizando intercessão em favor dos missionários, pastores e ministérios que atuam no campo missionário. Procuramos despertar a igreja para a necessidade de cobrir com orações a vida de missionários e ministérios que estão na linha de frente, no campo missionário. Para isto contamos com intercessores que continuamente recebem informações dos campos e se mobilizam através de reuniões de orações com propósito de interceder.

Para contactar-nos:
BETESDA INTERNACIONAL
Rede de Intercessão e Apoio Missionário
Rua Padre Bento Pacheco, 2773 - Vila Furlan
CEP 13339 -070 - INDAIATUBA - SP - BRAZIL
betesdamission@terra.com.br

Durante os meses de Agosto e Setembro de 2002
O Pastor Marcelo Satiro estará ministrando
Em eventos e conferencias missionárias na
África do Sul e em Angola. Sua agenda estará
disponivel a partir de Outubro.
Caso você queira agenda-lo para
Ministrar em sua igreja, telefone para:

( 0xx19) 3835 1439 c/ Eliane Satiro



02/08/02 Indianos casam sapos para acabar com seca Assustados com uma seca que atinge um vilarejo da Índia, os moradores adotaram uma solução curiosa para fazer chover: casaram dois sapos. Na semana passada, um sapo e uma rã, vestidos a caráter, foram casados na tradição hindu numa tentativa de comover o deus Indra, que, acreditam os indianos, comanda o tempo. A cerimônia mobilizou muitos moradores do vilarejo de Raipur. Nandi Ghosh Panda, que fez o "casamento", disse que o ritual foi uma mensagem para a deusa. "Eles irão levar a mensagem de que estamos sofrendo por causa da seca e certamenjte virá chuva", afirmou ao jornal The Times of India. "Este casamento de sapos está no topo das nossa crenças". "Acredita-se que os sapos são um Meghdoot (representantes do deus Indra)", acrescentou o jornal. Como vive na água, os sapos teriam um contato direto com o deus e poderia apelar por chuva, segundo os indianos. VAMOS ORAR PELO POVO INDIANO ÍNDIA - UM DESAFIO MISSIONÁRIO SINGULAR Na janela 10/40
--------------------------------------------------------------------------------
A Índia é o Segundo País mais Populoso do Mundo com 1 bilhão de habitantes. Isto significa 1/6 da população mundial. Atrás apenas da China, a estatística mostra ainda que uma entre sete pessoas do mundo, hoje, é indiana. A Índia é o País mais Religioso do Mundo. Mais de 700 milhões de indianos seguem o Hinduísmo; depois vem a religão Muçulmana, com mais de 100 milhões de seguidores. Ali também o Budismo teve a sua origem. A Índia é o País mais Idólatra do Mundo, há 33 milhões de deuses que são adorados pelos Hindus; dentre eles estão a vaca, o elefante, o macaco etc. Acontece como a Bíblia diz: "Eles adoram e servem as criaturas em lugar do Criador...", Romanos 1:24. A Índia é o Maior Laboratório Lingüístico do Mundo. Lá se falam mais de 1600 idiomas, entre línguas e dialetos. As cinco mais faladas são o Hindi (24% da população), Marathi, Bengali, Telegu e Tamil. O Inglês é a segunda língua de todo indiano instruído. Este tem sido um dos fatores pelo qual o Evangelho tem tido dificuldade de penetração em todos os grupos de povos da Índia. A Índia tem o Maior Número de Megacidades do Mundo. Além de Bombaim (14 milhões), Calcutá (13) e Delhi (9), a Índia possui mais 16 cidades que têm população superior a um milhão de habitantes. A Índia é Um dos Países do Mundo, mais Resistente ao Evangelho. As missões cristãs estão presentes no País há mais de 1900 anos, desde o apóstolo Tomé, na segunda metade so século, até hoje. A Índia recebeu alguns dos mais notáveis missionários do mundo, como William Carey, o Pai das missões modernas, Henry Martin, Stanley Jones, John Hyde e outros. O número de Evangélicos é pouco mais de 2%, apenas. A Índia é o País Étnico Socialmente mais Dividido do Mundo. Além das diferenças raciais, lingüísticas, culturais e religiosas, há o problema da hierarquização da sociedade hindú. Até bem pouco tempo, uma pessoa de casta inferior não podia chegar a menos de 96 passos de alguém das castas superiores. Entre tribos, castas e sub-castas, há cerca de 3.000 diferentes grupos de pessoas na Índia. A Índia tem 31% de sua População que Vive Abaixo da Linha de Pobreza e 200 milhões são mal nutridos, embora não seja um país pobre. O que existe lá, como no Brasil, é a má distribuição da riqueza. Betesda Internacional Rede de Intercessao e Apoio Missionario Pr. Marcelo Satiro

 

Participe! Envie-nos seu comentário : uniaonet@uol.com.br -www.uniaonet.com