www.uniaonet.com/ocaustralia.htm
AUSTRÁLIA - DADOS 02

Mineração de diamantes no Platô Kimberley Em seguida à descoberta, em 1979, de diamantes no Platô Kimberley da Austrália Ocidental, o país se transformou no maior fornecedor de diamante industrial. O planalto, uma ex-região de mineração de ouro, é forrado com kimberlite, uma rocha que contém diamantes. Aqui aparece a mina Argyle, perto de Kununurra, uma nova comunidade construída para oferecer serviços na área. A Austrália é também o principal produtor de opalas do mundo.

Ao longo do grande Murray Um dos maiores rios da Austrália, o Murray flui para oeste a partir de suas cabeceiras nas Montanhas Snowy situadas nos Alpes Australianos, ao sul de Sidney. Ele segue rumo ao Oceano Pacífico, onde desemboca no mar em Victor Harbour, ao sul de Adelaide. Antes da existência da ferrovia, vapores transportavam regularmente suprimentos para o interior e fardos de lã e outros produtos do interior para o mercado. Hoje os vapores ainda cruzam o rio, mas os seus conveses viajam carregados de turistas em vez de mercadorias.

Esquiando em Passo Charlotte Construído perto da virada do século XIX no P.N. Kosciusko, o Passo Charlotte é um dos mais antigos e mais isolados centros de esqui da Austrália. Sendo o passo mais elevado da Austrália, a 1.780 metros (5.840 pés), Charlotte fica na base do Monte Kosciusko nas Montanhas Snowy. A cordilheira está situada no sudeste da Austrália, entre Sidney e Melbourne. O Monte Kosciusko, a 2.228 metros, é o pico mais elevado da Austrália. O parque é a maior reserva nacional do país e as encostas longas e abertas de seus Alpes Australianos são um paraíso para os esquiadores. Atualmente, muitos centros de esqui da área proporcionam tanto a modalidade nórdica como a alpina de esquiar.

Sydney Opera House As cintilantes velas brancas da Sydney Opera House ornam Porto Jackson, o soberbo porto natural da cidade. O impressionante centro cultural foi projetado pelo arquiteto finlandês Jorn Utzon e é reconhecido mundialmente como o símbolo da próspera cidade australiana. A Sydney Harbour Bridge, outro marco em Sydney, conecta a margem norte da baía com a área do centro.

As altas atrações de Sidney Edifícios de grande altura povoam o centro comercial de Sidney, entre os quais a Torre Sidney. Os bairros residenciais da cidade se espalham pelas áreas montanhosas em direção às Montanhas Blue. Maior cidade da Austrália e primeiro povoamento britânico no país, Sidney é um belo porto natural além de ser um dos mais importantes portos do Oceano Pacífico Sul.

Existem mais de 500 espécies de eucaliptos na Austrália, onde são conhecidas como árvores de goma. Resistentes e de crescimento rápido, os eucaliptos prosperam em diversos ambientes, até mesmo nas áreas mais quentes e secas da Austrália. As folhas das plantas contêm um óleo aromático usado em remédios para resfriados. Algumas espécies de eucalipto estão entre as árvores mais altas do mundo, chegando a alturas de 91 metros (299 pés).

A segunda maior cidade da Austrália Fundada em 1835 por pioneiros vindos da Tasmânia, Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália e capital do estado de Victoria. A sua população multicultural de aproximadamente 3 milhões de habitantes vem de sucessivas ondas de imigrantes, inclusive de países da Europa depois da II Guerra Mundial e do Sudeste asiático desde a década de 1970. É uma cidade vigorosa e próspera com bons meios de transporte público, diversas universidades importantes e um crescente centro financeiro e comercial.

Caminhando pelas Serras Macdonnell Um caminhante desfruta da solidão ensolarada das Serras Macdonnell, que traçam um curso paralelo, no sentido leste-oeste, ao longo da borda norte de Alice Springs, na Austrália central. Canyons sombreados pelas árvores, lagoas cristalinas e vegetação típica dão as boas-vindas aos visitantes das Serras Macdonnell, onde as paredes vermelhas das escarpas se erguem acima das bacias. As fantásticas gargantas das montanhas e os vales abrigam uma grande variedade de vida selvagem e de tesouros, como as esculturas dos aborígenes nas rochas, o ouro, a granada e o berilo. Além das montanhas, em direção ao sudoeste, fica Uluru (Ayers Rock), o maior monólito do mundo.

Tesouros indígenas da Ilha Lord Howe O pinheiro da Ilha de Norfolk é uma das muitas espécies de plantas encontradas em Ilha Lord Howe, a nordeste de Sidney. A pequena ilha vulcânica é conhecida por suas florestas luxuriantes, clima temperado e chuva abundante durante o ano todo. Sustenta 200 plantas vasculares nativas e 70 espécies de animais que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo e, ao largo da sua orla ocidental, se encontra o recife de coral mais austral do mundo.

A Serra Hamersley da Western Australia Na extremidade noroeste da Austrália, a Serra Hamersley se ergue da paisagem completamente vermelha da região de Pilbara da Austrália Ocidental, um dos lugares mais quentes da Terra. Durante milhões de anos, a água corrente escavou extensas gargantas coloridas nas cordilheira, e alguns açudes e árvores no fundo das ravinas proporcionam algum alívio para o calor do deserto. Embora a mineração de metais seja a principal atividade econômica do estado da Western Australia, ela não é permitida em Serra Hamersley ou no parque nacional que a rodeia.

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com