MONTE VERDE - MG
12/03/2011

.Carlinhos, Sandra, Matheus Adrian e Sâmela Raissa. _ 22/08/02 Grace and peace my friends!
Meus irmão as coisas por aqui estão graças a Deus tudo bem.O Matheus está super bem entrosado com as criança daqui, e temos podido pegar mais no pé dele com relação ao aprendizado na escola e conseguimos uma senhora que é excelente e esta dando aula particular para ele, temos visto uma recuperação notável na leitura do Matheus e também na escrita. A Sâmela parece que já conhecia todo mundo aqui,pois ela tem conseguido se relacionar tão bem que estamos admirados.Na escola graças a Deus ela esta muito bem e também já desenvolveu muitas amizades a ponto dos pais deixarem suas amigas passar o dia aqui em casa.Na igreja também já estão se entrosando muito bem.E vocês não acreditam que no meio de uns 170 alunos nós estivemos entre os 12 melhores que estão estudando no nível avançado. Agora,quanto a mim e a Sandra estamos muito bem e temos desfrutado de um tempo muito especial pois saímos um pouco daquela correria de pastoreio e de liderança de base e isto tem sido maravilhoso.Mas temos tido bastante ocupação com o aprendizado do inglês e confesso que não tem sido fácil,mas já temos visto as respostas das orações pois nestes um mês e meio de estudo de inglês já estou podendo comunicar um pouquinho, para vocês terem uma idéia estou falando igual um garotinho de 3 anos que não tem ainda definição de gramática mas com ajuda de muitos é que agente vai melhorando e lógico que também com horas de estudo pois o aprendizado de uma língua eu tenho aprendido que são anos de estudo.Eu estou muito motivado com o estudo e até tivemos um fator muito interessante que eu vou chamar de milagre pois mesmo que eu tenho me esforçado para estudar eu bem sei de minha limitação academica e que apos ficar 15 anos sem sentar numa sala de aula para a estudar gramática é um grande desafio maravilhoso.Mas falando do milagre todos voceis devem saber que eu estive no mês de julho estudando numa escola de inglês chamada C.N.A em Uberlândia está escola foi de 25 dias e então viemos para cidade de Monte Verde-MG onde estamos estudando inglês e antes de começarmos os estudo tivemos uma prova para classificar os níveis de conhecimento e as pessoas que tirassem acima de 50% estariam fazendo o curso ao meu ver muito ,muito avançado e isto tem nos feito estudar bastante para poder acompanhar a turma.
Quero que vocês lembrem que eu disse que isto foi um milagre ou posso até ver como Deus me dizendo: Vai enfrente pois foi Eu que efetuei este querer no seu coração.É maravilhoso ver agente fazendo algo e Deus manifestando a sua maravilhosa graça imerecida a nós.Quero que todos saibam que por mais que eu estudei, foi a boa mão de nosso Deus e não mérito de ninguém pois eu tenho plena conciencia que de mim nada posso fazer e que cada dia estou convicto que de tudo que acontece é para gloria Dele, por isso eu quero que voces gritem bem alto comigo: GOD IS FAITHFUL. Amém
Por isto eu quero agradecer de coração aos:Obreiros da base de Jocum- goiânia,Mantenedores de oração e financeiro,familiares que também tem nos encorajado e nos abençoado de todas as formas e também aqueles que as vezes eu os encontros e eles me dizem que tem orado por nós sem mesmo nos conhecer e sim só de ouvir.Que o nosso bom Deus vos abençoe poderosamente e possamos juntos nos alegrar naquele dia com Aquele que nos amou primeiro.
Um abração a todos e até mais.GOD BLESS YOU.
De seus irmão em Cristo


Dirceu / Tirza,

Queridos irmãos.

Estamos enviando nosso ultimo boletim de oração e noticias. Contamos com os irmãos em nossa retaguarda.
Deus lhes abençoe. Em Cristo,

Ano II Monte Verde, Setembro de 2002 Número IV

Queridos irmãos em Cristo, Graça e Paz em nome de Jesus, nosso Senhor.



REFLEXÃO: APARÊNCIA DE DESGRAÇA, MAS ABUNDANTE GRAÇA!

I Coríntios 9: 22, 23 e 27 – “Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele”.



Creio que uma natural tendência das pessoas, ao serem confrontadas com o frutífero ministério dos personagens bíblicos, principalmente dos Apóstolos, é de imaginarem que as oportunidades fluíam naturalmente, cada contato, identificação, ou seja, cada ação ministerial acontecia de forma inconfundível e tudo se resolvia sem esforço, gerando expressões como, “com os apóstolos tudo era mais fácil, apesar das perseguições”, levando muitos a afirmarem que “até eu estaria preparado para ser apedrejado”.

No entanto as coisas não foram tão diferentes do que vivemos hoje, pois havia um esforço dos servos do Senhor, claramente demonstrado pelos Apóstolos, de uma identificação com as pessoas que clamavam.

Não foram raras as vezes que escutamos com relação à nossa vida e ministério, “ para vocês é fácil falar, pois ouviram de Deus o que fazer e não têm dúvida”. Ouvimos, porque procuramos a identificação.


Apóstolo Paulo revela que sua preocupação era ser imitador de Jesus (I Cor. 11: 1), e com isso procurava se identificar com os necessitados: “...fracos com os fracos..”

Se com o Apóstolo Paulo tudo começou num momento de perseguição e morte, promovidas por ele, para nós, o Senhor pode estar falando através de incidentes constantes que reputamos como desgraça ou “azar”, como diria o povo.

O Senhor pode estar colocando sempre à sua frente gente carente exatamente do ministério que nosso Deus lhe concedeu. Pobres, menores, viciados, prostitutas, depressivos, famílias em conflito, enfim, gente em crise que “vive” procurando você, e seu pensamento é: “Que azar, olha que tipo de gente vive me cercando”. Para nós não há azar, mas sim sinais concretos da manifestação e chamado do Senhor.

O que parece desgraça, nada mais é que abundante graça derramada através de você.

Abra seus olhos!!!



NOTÍCIAS

CURSO - Estamos em Monte Verde desde o início de Agosto, com o objetivo de fazermos mais um curso de preparação para a obra missionária, imersão em língua inglesa, que concluiremos no início de outubro.

UM CENTENA – Estamos reunidos com mais de uma centena de missionários e obreiros, alguns tendo trabalhado em países distantes como a China. Nossos professores são oriundos da Inglaterra, Irlanda e Estados Unidos, e já trabalharam em países como Turquia e Espanha.

SANTA BABEL MISSIONÁRIA – São várias a línguas com as quais trabalhamos nesse curso. A principal é o Inglês, a qual temos estudado e desenvolvido. Utilizamos também o espanhol, pois são vários os missionários de países como Paraguai, Venezuela e Argentina, que conosco fazem o curso.

CHOQUE CULTURAL – Muito temos aprendido sobre a difícil questão do choque cultural, pois não só os professores, mas também nossos companheiros missionários nos estimulam a trabalhar nossas diferenças de nacionalidade e costumes.

RETA FINAL – Já estamos aguardando nosso visto (solicitado no dia 06 de Junho) há mais de três meses, o que pode se estender a até 6 ou 7 meses. Estivemos

reunidos com a diretoria da APMT, que está


consciente desse tempo importante de espera, e todos os passos estão sendo devidamente acompanhados por nossa agência, que nos estimula à perseverança.

DIVULGAÇÃO – Continuamos viajando para divulgação do trabalho de nossa APMT e o projeto Espanha. Enquanto estivermos no Brasil, nosso trabalho será de levar ao maior número de igreja que tivermos oportunidade, as notícias de nossos campos missionários e a obra que nossa igreja tem feito em outros países.

NOSSA PARTIDA – Nosso desejo, como foi comunicado à diretoria da APMT e apoiado, é de estarmos no campo missionário no mais tardar no inicio do próximo ano. O desafio é grande, pois a espera burocrática pelo visto e o levantamento de recursos neste tempo de incertezas econômicas e políticas mundiais, traz-nos certa ansiedade, que imediatamente apresentamos ao Senhor.

ORAÇÃO – Ore conosco: 1. Gratidão pelo término de nosso curso; 2. Liberação do visto na Espanha; 3. Levantamento dos recursos necessários para viagem e instalação; 4. Estabilidade econômica e do câmbio para socorro da obra missionária; 5. Continuidade de nossa paz e entusiasmo para a obra missionária, principalmente do Mateus e Maíra, que têm demonstrado muita alegria.

Família Mendonça – Dirceu, Tirza, Mateus e Maíra


Monte Verde, novembro de 2003.

 
Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó,
e por Senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.
 
                                                                          Gênesis: 45.8    
“Uma visão para alcançar um alvo, se realiza em um processo no qual é fundamental ter horizontes
bem definidos, propostas claras e a firme decisão de implementa-las.”     
 
Vanessa Guimarães.
È com muita alegria e gratidão que compartilho com vocês das maravilhas que Deus tem realizado.
 
Muitas tem sido as lutas porém de todas Deus tem me livrado, pois como está escrito em sua palavra
”Somos mais que vencedores”. Não poderia deixar de ressaltar que muitas das vitórias que tenho obtido
é fruto das vossas orações e desde já meus sinceros agradecimentos. 
 
Este mês Deus tem falado muito a meu coração sobre o texto acima, pois ele tem o controle de todas
coisas, mesmo quando achamos que Ele está dormindo em nosso barco, justamente na hora em que
estamos enfrentando uma tempestade Lucas 8:22
 
O Senhor serve-se duma variedade infinita de agentes para realizar os Seus propósitos. A mulher de Potifar,
o copeiro do rei, os sonhos do Faraó, o cárcere, as cadeias, o sinete real, a fome, tudo está ao Seu dispor,
e tudo serve de instrumento no desenrolar dos Seus propósitos.
 
Mas a incredulidade prefere olhar para os esforços que o inimigo faz,para neutralizar os planos do nosso
Mestre, mas a confiança em Deus faz com que os nossos olhos  possam ver todos os Seus propósitos
cumpridos em nossa vida. “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.”
  Jô: 42.2.
 
E esse propósito se cumprirá em sua vida.
Informações.
Orem comigo:
Pela saúde de minha mãe, que Deus possa fazer uma milagre na sua vida.
Pela minha família que possa conhecer a Jesus Cristo como único salvador das suas vidas.
Para que Deus levante mais igrejas comprometidas com o nosso ministério.
Por minha vida, emocional, espiritual, sentimental é financeira, que sobre todos esse itens o Senhor Jesus faça um milagre.
   No Amor Daquele que deu a vida por toda tribo, língua, povo e nação._Maira Ribeiro dos Santos
Contribuições.
Banco Bradesco               
Conta P/           5245-0
Agencia            1020-0
 
Banco Real
Conta           970 71 32-1
Agencia        0078
Monte Verde – MG, final de 2010.
“Que o Cordeiro receba a recompensa do seu sofrimento através de nossas vidas". (Os Moravianos)
   Somos os Missionários Humberto e Danúbia, nascidos em Cachoeiro de Itapemirim – ES, casados há sete anos. Somos membros da Igreja Evangélica Batista Monte Moriá. Sempre trabalhamos na área de Missões em nossa cidade. Tínhamos uma vida normal, casa, trabalho, bons salários, mas em julho de 2008 viemos para Monte Verde – MG, para a Missão Horizontes América Latina, para nos prepararmos para irmos aos povos não alcançados da janela 10/40 e vendemos e demos o que tínhamos para vir para cá.
   Nosso primeiro ano aqui foi com muitas lutas e vitórias. Conseguimos concluir todo o treinamento em agosto de 2009, tanto na parte prática e também na teórica.
   Estudamos 23 matérias e nos formamos no Seminário Intensivo Teológico e Missiológico em missões transculturais.  Na Missão Horizontes aprendemos muito, tivemos problemas financeiros que nos fez nos abater um pouco, mas graças a Deus e aos nossos intercessores, a nossa Igreja conseguiu pagar todo o nosso seminário.
   Estudávamos em tempo integral, entrávamos às nove da manhã e não tínhamos hora para sair. Morávamos fora da Missão em um chalé num bairro em Monte Verde, pois somente morava dentro da Base da Horizontes os obreiros e seminaristas solteiros. A base da Missão Horizontes é dentro de uma mata aqui em Monte Verde, e fica longe do bairro da cidade, por esse motivo tínhamos que caminhar uma hora para irmos para a Missão e mais uma hora para voltarmos para casa.
   Nos primeiros meses foi bem difícil nos acostumarmos, pois, viemos de uma cidade muito quente e aqui é o oposto. Como é uma serra muito alta no momento de nossa caminhada quase não conseguíamos respirar direito, nos sentíamos muito mais cansados que o normal, às vezes o nosso nariz sangrava porque o clima daqui é muito seco pela altitude do lugar.
   Quando pela manhã tem sol ele também é muito forte, mas quando vai chegando a tarde aí o tempo muda bruscamente, chegando até a gear e acontece algo muito diferente aqui com freqüência, vai vindo das montanhas uma neblina bem branquinha que cobre toda a cidade, não dá para você enxergar nada. Algo fantástico!
   Aqui é uma cidade bem pequena com aproximadamente seis mil habitantes, a cidade é turística então nos finais de semanas e feriados vem muitos turistas para conhecer a cidade. No inverno pegamos sete graus negativos, foi muito louco, nunca imaginamos sentir tanto frio no Brasil! Nos anos 90 aqui chegava a quatorze graus negativos, mesmo quando não está no inverno aqui é sempre fresquinho com a temperatura máxima de vinte graus.
   Nesse ano estamos estudando Inglês e trabalhando para juntarmos o que precisamos para no ano de 2011 irmos para o Oriente Médio. O Humberto no ano de 2009 fez um Curso de Treinador de Futebol reconhecido pela FIFA e CBF, uma ferramenta importantíssima que estará sendo usada no campo. Como é um país em que é proibido pregar o evangelho temos que através das ferramentas falarmos das boas novas de Cristo. Esse Curso foi um presente de Deus para as nossas vidas. Ele também está desenvolvendo um Projeto aqui na cidade que se chama Crianças com Futuro, está ensinando para eles tudo sobre futebol e também sobre Jesus.
   As crianças e adolescentes que fazem parte desse projeto estão bem diferentes da forma que eram, estão muito disciplinadas. Alguns que estavam afastados da Igreja voltaram, outros estão em processo de discipulado e outros que eram envolvidos com drogas largaram e só pensam em uma vida saudável. Deus tem usado poderosamente a vida do Humberto nesse ministério. A Danúbia está aprendendo a fazer unhas e cabelos femininos também como ferramentas, estará esse ano ainda fazendo dois cursos pela Cruz Vermelha em São Paulo, um para trabalhar com crianças na parte de alfabetização e na elaboração de formas para fazer com que caia a taxa de imortalidade infantil, e o outro de primeiros socorros e controle do pânico, ferramentas para entrar no país como voluntária nessas áreas.        
   Nossos líderes nos liberaram para trabalhar, pois não estavam conseguindo nos sustentar e ao mesmo tempo guardar dinheiro para o Projeto do Oriente Médio. A Danúbia está trabalhando em uma loja e o Humberto em uma Distribuidora de Carnes. Esses trabalhos não têm nada a ver com o que fazíamos antes, eu Danúbia era secretária e o Humberto trabalhava com granito. Mas tudo que o Senhor tem colocado em nossas mãos temos aproveitado da melhor forma possível. O Humberto aprendeu a fazer lingüiça e fez amizade com um padeiro que o ensinará ainda esse ano a fazer pão. São muitas as vitórias que temos nesse tempo ganhado de nosso Senhor. Sentimos que estamos na reta final e logo estaremos no Campo Missionário sendo usados por Deus no que precisar.
   Pedimos à amada Igreja que ore por nós para que tudo aconteça na permissão de Deus. E que possamos juntos alcançar esse alvo!
   
  Que a graça de Deus esteja com todos.
  Missionários Humberto e Danúbia.
 
 
 
08 de Janeiro de 2011, Monte Vede – MG.
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31    
   Mais um ano se passou, foi um ano de muitas lutas e vitórias. Um ano de reflexão e espera de respostas. E agora vemos que estamos quase na reta final, a ansiedade aumenta, mas é pior parece que demora passar o tempo, então nós respiramos fundo e continuamos nos afazeres para a conquista dessa etapa tão esperada por todos nós.  
   O Projeto crianças com futuro continua a todo vapor, agora deu início a uma equipe de meninas de 14 a 17 anos de idade, mais uma responsabilidade que o Senhor Jesus confiou a nós.
   O Projeto agora estará também capacitando os alunos na aprendizagem de uma língua o Espanhol. Estaremos contando com a ajuda de um amigo Missionário também da Missão Horizontes no ensino dessa língua.
   Devido à época de festas a auto – escola que o Humberto está fazendo voltará a fazer as aulas práticas, pois a parte teórica ele já foi aprovado.
   O nosso Deus tem aberto portas e com isso temos colhido muitos frutos por causa da Sua fidelidade a nós.
   Esse foi o primeiro ano em que passamos o Natal aqui em Monte Verde – MG. Já estávamos pensando que seria muito triste longe da família e amigos. Mas graças a Deus minha família veio passar o Natal conosco, meus pais e meus dois irmãos. Eles ficaram três dias conosco, foram dias maravilhosos, puderam conhecer a Cidade que tanto falávamos, conheceram a Base da Missão Horizontes, alguns Missionários que estavam aqui e o Líder da Missão Horizontes David Botelho.
   Foi um tempo importante em família. 
   Agora no Ano Novo passamos nós dois a sós. Na verdade descansamos, pois chegamos do trabalho às 21h30minutos.
   Nós temos para esse ano a Esperança em Cristo Jesus que todos os sonhos Dele serão realizados através das nossas vidas.
   É o que também desejamos a todos os amigos e irmãos em Cristo.
   Até a próxima cartinha.
  Com carinho, 
Missionários Humberto e Danúbia. 
Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm